domingo, 29 de janeiro de 2017

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha 


Segundo consta, esta árvore tem seiscentos anos! 

 
     Chegar perto dos cem anos de idade, ou mesmo ultrapassar essa meta, está a ser relativamente fácil no concelho de Melgaço. A razão é simples: uma boa alimentação, ar puro, estabilidade financeira, graças sobretudo às pensões de aposentação recebidas de França, Suíça, Alemanha, etc. Além disso, os dois lares existentes, o da Santa Casa da Misericórdia e o de Paderne, e casas particulares que aceitam idosos mediante um certo pagamento, são considerados de primeira categoria, com funcionários que tratam com humanidade as pessoas idosas. Outrora as coisas eram diferentes, para pior.
 
 
 
 
Macróbios


ALVES, Venância. Filha de Manuel Alves e de Guilhermina Pires, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues; neta materna de António Luís Pires e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 22/12/1909 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano Alves, casado, lavrador, e Albina Rodrigues, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 11/4/1928 com o seu conterrâneo Manuel Afonso. // O seu marido morreu na freguesia natal a 29/3/1976. // Ela faleceu na mesma freguesia de Parada do Monte a 2/4/2007, com 97 anos de idade. 

 *

ESTEVES, Manuel. Filho de António Esteves e de Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de António Esteves e de Lina Cerqueira; neto materno de Francisco Afonso e de Maria Pereira. Nasceu em Parada do Monte a 9/6/1900 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno, casado, camponês, morador no lugar de Trigueira, e Maria Vieites, viúva, lavradeira, moradora no lugar de Aldeia Grande. // Faleceu na freguesia de Nogueira, concelho de Braga, a 11/11/1995, com 95 anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário