terça-feira, 3 de janeiro de 2017

LINA, FILHA DE PÃ
 
romance
 
Por Joaquim A. Rocha 


castrejas


7.º Capítulo

 

     O tempo continuou a sua viagem interminável. Agora a Lina na intimidade já tratava o seu patrão por tu, como se fosse seu marido. A casa estava um brinco, ele andava mais limpinho, até parecia mais novo. Habituara-se a cortar a barba todos os dias «uma chatice», como ele dizia, a mudar de roupa, sobretudo interior, a dormir em lençóis lavados, a comer com outros modos mais urbanos, enfim, até já parecia um cavalheiro, homem da cidade. Os outros castrejos brincavam com ele:

 
- Ó Manuel, a tua amásia trata-te bem. Até cheiras a água-de-colónia. Daqui a pouco até te obriga a pintar as unhas!

- Que quereis! As mulheres querem-nos escorreitos e asseados. Vós sois uns porcos, cheirais a fumo e a esterco. Andais arredados da limpeza. As damas da Ribeira não vos querem por isso. Tendes que ter novos hábitos de higiene. Eu tenho à venda tudo o que precisardes, aqui na loja, por que não comprais?

- Isso era o que tu querias, que nós gastássemos o nosso dinheirinho em luxos. Custou-nos muito a ajuntá-lo. Deixa-o estar no mealheiro. Eu dou-me bem com a porcaria. Sempre vivi assim e não é agora que vou mudar. Até o gado fugia de mim, se cheirasse como tu. E a minha cara-metade? Essa ficava cheia de ciúmes, pensava logo que lhe estava a ser infiel.  

 
    E a conversa continuou, sempre naquele tom galhofeiro, com gargalhadas pelo meio. O certo é que o negócio melhorou. As raparigas de Castro da Serra gostavam de fazer compras na loja do “Ti Manel”, e algumas até lhe andavam a arrastar a asa: rico, com bom aspecto, era um bom partido. Mas aquela criada estava a levá-lo à certa, por este andar ainda casava com ela. «Não está certo», comentavam algumas. «Um castrejo deve contrair matrimónio com uma castreja, foi sempre assim». E juravam vingança.
    

     A Lina notou alguma hostilidade nos olhos das conterrâneas do amante e patrão. À ceia disse ao seu homem:
 

- Ó Manuel, as tuas patrícias parece que estão zangadas comigo. Olham-me com ódio, com inveja, até parece que lhes fiz mal.

- E fizeste. Roubaste-me o coração. Sou teu e até pode ser que venha a casar contigo. Elas invejam-te. De acordo com os nossos costumes ancestrais eu devia ter por esposa uma castreja, mulher da minha raça, mas gosto de ti e pronto. Ninguém me vai obrigar a mudar de ideias. No meu coração mando eu.   

- Temos uma maneira de mudar isto: já que gostamos um do outro, e nunca nos vamos separar, tu vendes aqui o estabelecimento e abres outro na Vila, na sede do concelho. Eu conheço bem aquele sítio e sei que vais ter êxito. Não quero que os nossos filhos vivam aqui no inferno, quer pelo clima, quer pelo ódio e desprezo das tuas conterrâneas.

- Não me digas que andas de esperanças?!

- Que esperavas, meu querido? Depois de tanto tempo a dormirmos juntos querias que isto não acontecesse? Não estás contente?

- Nesta idade já não esperava ter filhos. Que venha por bem.

- Aceitas a minha ideia? Ah! Se for rapaz pomos-lhe o nome do teu falecido pai; se for rapariga, o da tua falecida mãe.

- Do nome, aceito; mas quanto a vender isto! Nasci aqui, ausentei-me por uns anos, mas voltei sempre. É a minha terra, eu gosto de Castro da Serra, sinto-me bem neste lugar. À Vila vou só para mercar; não gosto muito daquela gente emproada, interesseira e atrevida.

- É porque não os conheces bem; depois de os conhecer vais achá-los iguais aos outros, as diferenças não são muitas, vais ver. Eu já passei por essa experiência. Por outro lado, agora com a estrada, é um salto de cabra de lá aqui. Quando quiseres podes vir à tua aldeia visitar os teus parentes e amigos. Eles também vão ver-te.

- Estás a convencer-me. Vou tratar disso. Não quero que os nossos filhos passem o frio e as dificuldades que nós passamos aqui no inverno. Está decidido, vamos viver lá para baixo, onde o clima é mais ameno.
   

     O senhor Manuel trespassou rapidamente a loja, bem afreguesada, a um seu parente afastado, do lugar de Marreco, que estava a enriquecer com o contrabando. «Cem notas, está bem?» - propôs o comprador. «É barato, mas está bem, negócio fechado!» O conterrâneo puxa da carteira, já ia preparado, e entrega-lhe o dinheiro. O vendedor nem sequer o contou. Os castrejos eram assim: confiavam cegamente uns nos outros. Não era necessário ir ao Notário, papelada, a palavra de um castrejo, a honradez secularmente provada, chegavam.    // continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário