sexta-feira, 9 de outubro de 2015

MELGACENSES NA GUERRA CIVIL DE ESPANHA


     Lê-se na Cronologia Enciclopédica do Mundo Moderno: «A vitória eleitoral da Frente Popular encabeçada por Manuel Azaña não foi bem aceite pelas forças conservadoras espanholas, sobretudo pelo exército. O general Francisco Franco, comandante militar no Marrocos espanhol, inicia a revolta. Durante três anos (1936-1939) republicanos e nacionalistas vão travar uma das mais violentas guerras civis da História. A União Soviética, o México e, sobretudo, voluntários de esquerda (leia-se democratas, defensores da democracia) provindos de todo o mundo apoiam as forças governamentais. A Alemanha (de Hitler), a Itália (de Mussolini), e Portugal (de Salazar), apoiam os rebeldes (de Franco). Quando os nacionalistas entram em Madrid em 1939 a Espanha era um país arrasado por uma guerra sem tréguas, em que morreram cerca de um milhão de espanhóis, e que fez partir centenas de milhares para o exílio.»            

    De Melgaço saíram alguns jovens a fim de entrarem na luta, uns ao lado das tropas de Franco e outros contra elas. Aqueles que estiveram ao lado do caudilho foram na sua maioria recrutados pelo Dr. João Durães, dono da farmácia, entre outros, ligados à legião portuguesa. Hoje vou falar de dois irmãos que se puseram ao lado dos republicanos. As razões que os levaram a entrar nessa maldita guerra civil eu as desconheço, mas suponho que seriam de ordem ideológica.  Eis os dois manos:


DOMINGUES, Abílio Augusto. Filho de José Roque Domingues, tamanqueiro, e de Maria Joaquina Dias, doméstica, naturais de São Paio, moradores no sítio do Regueiro da Ponte, Fiães. Neto paterno de Manuel Caetano Domingues e de Maria Joaquina Figueiredo; neto materno de Manuel Caetano Dias e de Rosa Emília Domingues. Nasceu em Fiães a 17/1/1906 e foi batizado na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Domingues e Ludovina Domingues, solteiros, camponeses. // Casou na igreja católica de Desteriz, Padrenda, a 6/6/1929, com Emília, de 21 anos de idade, natural de Rouças, filha de Vitorino Dias e de Ana Cardoso. // Segundo me informou António Augusto de Melo, nascido em Cavaleiros, Rouças, em 1928, o Abílio Augusto (e também o seu irmão Manuel Albano, nascido em Fiães a 6/9/1910) lutou na guerra civil de Espanha contra as tropas de Franco; como foi derrotado, teve de fugir para França.  // Nada mais sei sobre ele. Não esquecer que logo a seguir à guerra civil de Espanha começou a segunda guerra mundial.   



    




Sem comentários:

Enviar um comentário