sábado, 3 de outubro de 2015

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO

Por Joaquim A. Rocha



MACRÓBIOS

     Mais uma vez dou a conhecer aos meus leitores um conjunto de criaturas idosas, as quais morreram com cem, ou mais anos de idade, praticamente numa altura em que pouco se recorria aos médicos e aos medicamentos. Os remédios caseiros, quase todos feitos a partir de plantas, eram a mezinha que ajudava a curar as pequenas doenças. As couves, as batatas, um pedaço de carne de porco, davam força, energia suficiente para o dia a dia. É certo que nem todas as pessoas da chamada aldeia duravam tanto tempo, mas mesmo assim esta longevidade espanta-nos.  

Cristóval

BARROS, Maria Alexandrina. Filha de Domingos José de Barros e de Maria Gonçalves. Nasceu na freguesia de Cristóval, concelho de Melgaço, a 5/12/1884. // Faleceu na freguesia da Pena, concelho de Lisboa, a 23/6/1984, quase com cem anos de idade.

DOMINGUES, Maria Augusta. Filha de António Avelino Domingues, natural da freguesia de Fiães, e de Francisca Rosa Esteves, natural da freguesia de Cristóval. Nasceu nesta última freguesia, Cristoval, a 20/7/1907. // Casou a 22/10/1924 com Manuel José Pinheiro, natural de Fiães. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/11/2009, com cento e dois anos de idade.


GOMES, Estefânia Augusta. Filha de Manuel António Gomes e de Delfina de Sousa Viana. Neta paterna de Manuel António Gomes e de Rosa Alves; neta materna de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães. Nasceu no lugar de São Gregório, Cristóval, a 21/3/1878 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria de Sousa Viana, casada, residente em São Gregório, tia materna da neófita. // Casou com Vitorino José Esteves. // Foi benemérita das obras de Santa Rita, Rouças, e do Lar Pereira de Sousa. // Embarcou para o Brasil a 20/3/1950, ficando a morar em casa de familiares. // Finou-se em São Paulo, Brasil, a 24/6/1985, com 107 anos de idade. // Mãe de Virgínia Aurora Esteves, nascida em São Gregório em 1902, e de Vitorino Manuel Esteves, nascido em São Gregório em 1908. // Era irmã do padre Manuel Bento Gomes, falecido em 1947, o primeiro arcipreste do concelho de Melgaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário