domingo, 8 de dezembro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Chaviães)

                                                                                        Por Joaquim A. Rocha




// Continuação...

ALVES, Cândido António. Filho de José Manuel Alves, ferreiro, e de Lina Rosa Cortes, moradores no Cortinhal. N.p. de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; n.m. de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 24/10/1881 e foi batizado pelo padre BARP a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, e Cândida de Jesus de Araújo Azevedo, casada.   

 

ALVES, Carlos Alberto. Filho de ------------------- Alves e de --------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/19--. // Casou com Maria de Lurdes Ferreira, natural de Paços. // Em 1998 moravam em Carvalheiras, Chaviães. // Por volta de 1976 compraram, verbalmente, a Maria de Lurdes Alves, divorciada, moradora na Portela do Couto, uma casa de morada e três prédios rústicos (VM 1102).

 

ALVES, Carlos João. Filho de ------------ Alves e de -------------- Araújo, moradores em Chaviães. Nasceu a --/--/18--. // Em 1919 chegou à sua terra natal, vindo do Rio de Janeiro (Jornal de Melgaço n.º 1245, de 11/5/1919). 

 

ALVES, Carolina Augusta. Filha de José Manuel Alves e de Ana Domingues, residentes no lugar de Parada, Chaviães. Neta paterna de Manuel António Álvares e de Teresa Anes, de SMP; neta materna de António Manuel Domingues e de Andreza Maria Gomes, do lugar de Parada. Nasceu em Chaviães a 18/4/1848 e foi batizada pelo padre JLBC a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José António de Castro e Maria Joaquina, filha de José Rodrigues Soares, da Vila de Melgaço.  

 

ALVES, Carolina de Jesus. Filha de José Bento Alves, lavrador, de Alveios, Tui, e de Maria Joaquina de Sousa, de Chaviães, moradores no lugar do Casal. Neta paterna de Manuel Alves e de Jacinta Prieto, de Alveios; neta materna de Manuel José de Sousa e de Maria Josefa Esteves, do Casal. Nasceu em Chaviães a 29/9/1866 e foi batizada pelo padre JLBC a 6 de Outubro desse mesmo ano. Padrinho: José Maria Rodrigues, solteiro, mestre-carpinteiro, de São Pedro de Riba do Mouro, Monção. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 16/2/1887 com Alberto da Silva, de 25 anos de idade, solteiro, lavrador, natural da freguesia de Covas do Douro, concelho de Sabrosa, morador no lugar do Casal, Chaviães, Melgaço, filho de António Joaquim Lordelo e de Maria das Dores, transmontanos. Testemunhas: Maria de Jesus de Magalhães, solteira, do lugar de Tapada, e Antónia Maria Alves, também solteira, do lugar do Casal. // O seu marido morreu a 10/12/1889, em sua casa de morada, sita no lugar do Casal, Chaviães, com todos os sacramentos, com apenas 28 anos de idade, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial de Chaviães. // Deixou um filho, Américo Augusto.   

 

ALVES, Clara Emília. Filha de António Joaquim Álvares e de Maria Joaquina Pires, moradores no lugar de Parada, Chaviães. N.p. de Tiago Álvares e de Maria Álvares, da Vinha de Cima, Rouças; n.m. de Manuel António Pires e de Teresa Joaquina Pereira, de Parada. Nasceu em Chaviães a 29/9/1845 e foi batizada pelo padre MJGB a 5 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: José António de Castro, do lugar da Assadura, freguesia da Vila, e Jerónima Luísa, solteira, da Tapada, Chaviães.

 

ALVES, Clara Emília. Filha de António Caetano Alves, carpinteiro, e de Maria Angélica Monteiro, moradores no lugar do Barreiro. N.p. de António Joaquim Alves e de Maria Joaquina Pires; n.m. de António Manuel Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 10/7/1891, e foi batizada pelo padre BARP a 18 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, AMM, viúvo, lavrador, e Guilhermina Filomena Alves, solteira, irmã da batizanda. // Casou com Aníbal Augusto, de 22 anos de idade, de Chaviães, filho de Vitorino José Alves e de Maria Florinda de Araújo, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 24/5/1915. // Ambos os cônjuges faleceram em Chaviães: o marido a 22/1/1963 e ela a 8/4/1979. // Com geração. // Nota: na campa consta que ela nasceu a 8/4/1889 e que morreu com 89 anos de idade, sem concretizarem a data de falecimento.

 

ALVES, Clara Joaquina. Filha de João Alves e de Maria Caetana Araújo, lavradores. Nasceu no lugar de Quintas, Chaviães, por volta de 1833. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Regueiro, Cristóval (*), a 30/12/1898, com 65 anos de idade, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério de Cristóval. /// (*) Deve ter morrido em casa do filho António Evaristo Alves.

 

ALVES, Cláudia Regina. Filha de António Armindo Alves e de Maria Armanda Vaz, moradores no lugar da Igreja. Foi batizada na igreja de Chaviães a 31/7/1999.

 

ALVES, Clementina Rosa. Filha de António Caetano Alves e de Maria Angélica Monteiro, lavradores, residentes no lugar do Barreiro. Neta paterna de António Joaquim Alves e de Maria Joaquina Pires; neta materna de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 10/10/1881 e foi batizada pelo padre BARP a 16 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e a avó paterna, ele viúvo, lavrador, e ela casada. // Em 1948 foi autuada pela Guarda Nacional Republicana por andar com o seu gado em terreno alheio (NM 849, de 17/12/1948). // Faleceu na freguesia de Paços a 25/12/1960. // Mãe de José Alves (1901-1985).    

 

ALVES, Clementina Rosa. Filha de José António Alves e de Joaquina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar do Cortinhal. N.p. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rita Martins; n.m. de José Joaquim Alves e de Maria Teresa Gomes Vieira. Nasceu em Chaviães a 4/7/1882 e foi batizada pelo padre BARP a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme José Meleiro, solteiro, lavrador, e Alexandrina Rosa Rodrigues, casada. // Faleceu em Chaviães em 1913 (Correio de Melgaço n.º 43, de 30/3/1913).

 

ALVES, Clotilde da Glória. Filha de Vitorino José Alves, pedreiro, natural de Fiães, e de Maria Florinda de Araújo, lavradeira, natural de Chaviães, residentes no lugar da Portela. N.p. de Joaquim Alves e de Maria Alves; n.m. de Maria José de Araújo. Nasceu em Chaviães a 30/11/1900 e foi batizada a 8 de Dezembro desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves Rodrigues, proprietário, e sua mulher, Amélia Angelina de Magalhães, moradores na Portela de Chaviães. // Casou na CRCM a 24/10/1929 com Vitorino António Domingues. // O seu marido morreu em Fiães a 25/12/1969. // Ela faleceu na dita freguesia de Fiães a 14/3/1991, com 90 anos de idade.

 

ALVES, Constantino José. Filho de José Joaquim Alves e de Maria Teresa, moradores no lugar de Soengas. N.p. de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves, do Casal, Chaviães; n.m. de Maria Manuela da Ribeira, de Alveios, Tui. Nasceu em Chaviães a 2/2/1858 e foi batizado pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: José Narciso Pinto e sua mulher, Teresa Joaquina Alves, do Casal, Chaviães. // Nota: deve ter falecido ainda bebé, pois o irmão seguinte tem o mesmo nome. 

 

ALVES, Constantino José. Filho de José Joaquim Alves e de Maria Teresa de Jesus Gomes Vieira, moradores no lugar de Soengas. Neto paterno de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves, do lugar do Casal; neto materno de Maria Manuela da Ribeira, de Alveios, Tui, Galiza. Nasceu em Chaviães a 26/7/1859 e foi batizado pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: José Narciso Pinto e sua mulher, Teresa Joaquina Alves, do Casal. // Lavrador. // Faleceu a 31/10/1882, em casa dos pais, sita no lugar de Soengas, com todos os sacramentos, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ALVES, Daniel. Filho de --------------- Alves e de --------------- Esteves. Nasceu em Chaviães a 4/2/1972. // A 25/12/1990, à tardinha, quando ia ao lado de Paulo Jorge de Sousa Lobato Meleiro, então com vinte anos de idade, natural de Paços, que conduzia um automóvel, foram contra o veículo de Fernando Manuel Fernandes Lira, bancário, solteiro, de vinte e quatro anos de idade, natural de Paderne. O Daniel teve morte imediata; o Paulo Jorge ficou gravemente ferido; o Fernando Manuel sofreu pequenas escoriações. // Está sepultado no cemitério de Chaviães.    

 

ALVES, Delfina Caetana. Filha de Ana Ventura Álvares, do lugar Pico. Nasceu em Chaviães a 9/6/1837 e foi batizada pelo padre MJGB três dias depois. Padrinhos: João Caetano Rodrigues, das Carvalhiças, SMP, e Ana Joaquina, do Vizo, Chaviães.

 

ALVES, Deolinda Augusta. Filha de -------- Alves e de -------------------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/19--. // Casou com -----------------------------------. // Em 1999 morava na Portela do Couto (VM 1111).

 

ALVES, Deolinda Cândida. Filha de António Luís Alves, lavrador, natural de Chaviães, e de Ludovina Rosa Rodrigues, natural da Vila de Melgaço, moradores no lugar do Barraço. N.p. de José Luís Alves e de Marcelina Rosa; n.m. de António Tomás Rodrigues e de Teresa Benedita Cardoso. Nasceu em Chaviães a 1/5/1891 e foi batizada pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves, solteiro, negociante na Vila de Melgaço, e Emília Marinho, casada, natural da Vila (SMP). // Faleceu em Cristóval a 7/7/1968.   

 

ALVES, Diogo. Filho de Francisco Joaquim Alves, com loja de mercearia, e de Teresa Joaquina Alves, moradores no lugar de Bouça. Neto paterno de Diogo Manuel Alves e de Rosa Maria Alves de Abreu; neto materno de Tomásia Alves, solteira. Nasceu em Chaviães a 28/11/1875 e foi batizado pelo padre BARP a 5 de Dezembro desse ano. Padrinhos: Diogo Maria Maceira, viúvo, proprietário, e Joana Maria Alves, solteira, criada de servir.  

 

ALVES, Diogo Manuel (Padre). Irmão de Miguel Caetano Álvares, casado com Antónia Maria de Araújo Azevedo Gomes, e tio do padre Francisco Manuel Álvares Azevedo. // Foi cura de Chaviães no século XVIII e XIX.  

 

ALVES, Dionísio António. Filho de Pedro José Alves e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Chaviães por volta de 1829. // Casou com Francisca Joaquina da Silva, sua conterrânea. // Faleceu a 11/5/1896, em sua casa de morada, sita no lugar da Bouça, com 67 anos de idade, viúvo, «cego e surdo, mendigo», sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja. // Deixou uma filha, Maria José Alves.

 

ALVES, Duarte José. Filho de Caetano Maria Alves, pedreiro, e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores no lugar da Portela. Neto paterno de João Manuel Alvares e de Caetana de Araújo; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu em Chaviães a 22/5/1871 e foi batizado pelo padre BARP a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Duarte José Rodrigues, solteiro, comerciante, e Maria Joaquina Rodrigues, casada. // Rural. // Casou na igreja de Paços a 1/3/1897 com Maria José Rodrigues, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, pacense, moradora no lugar das Vinhas, filha de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues, camponeses. Testemunhas: José Joaquim Lopes, casado, e Albina Domingues, solteira, rurais, pacenses. // A sua esposa faleceu no lugar das Vinhas, Paços, a 28/8/1899. // Com geração.    

 

ALVES, Elsa. Filha de --------- Malheiro Alves e de -----------------------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/19--. // Funcionária dos CTT em Sintra. // Casou com Miguel Ramos Pires Rodrigues, engenheiro eletrotécnico da Empresa Alcatel, em Sintra. // A 20/12/1995 comemoraram os vinte e cinco anos de casados. // Mãe de Isabel Sofia (a 31/8/1996 casou em Sintra com Rui Vicente, licenciado em Matemática, filho de Oliveiros Antero Lourenço e de Ivete Vicente, funcionários públicos, tendo por padrinhos da boda o Dr. Paulo Malheiro, tio da noiva, e Isaura dos Remédios Correia, madrinha de batismo, e ainda João Lourenço, tio do noivo, e Ana Brandão; em 1997 concluiu o curso de Direito na Universidade de DireitoVM 1078).    

 

ALVES, Elvira da Glória. Filha de Maria da Conceição Alves, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Baralha. Neta materna de Joaquim Luís Alves e de Matildes de Jesus da Ribeira. Nasceu em Chaviães a 23/12/1901 e foi batizada na igreja a 29 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Augusto Alves, casado, e Elvira de Oliveira, solteira, chavianenses. // Casou a 20/12/1920 com António Augusto Esteves. // O seu marido morreu em Chaviães a 31/10/1945. // Faleceu a 17/6/1995, com 93 anos de idade, no estado de viúva, no lugar do Casal, freguesia de Chaviães. Na mesma campa está sepultado o seu marido (1900-1945). // Deixou filhos e netos. 

 

ALVES, Ermelinda de Jesus. Filha de Aníbal José Alves, natural de Chaviães, e de Olívia Carlota Rodrigues, natural de Cristóval. Nasceu - em Chaviães? - a --/--/19--. // Casou a 1/1/1941 com o Dr. Abel Varela Seixas, de Vila Nova de Cerveira, chefe da secretaria da Câmara Municipal de Vieira do Minho, assíduo colaborador do jornal «Notícias de Melgaço», salazarista convicto, atuante. // Em 1950 recebeu a visita do marido, o qual vinha de Lisboa. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 942, de 13/8/1950: «Também vindo da mesma cidade esteve de visita a sua Ex.ma esposa D. Ermelinda de Jesus Alves, o Excelentíssimo Senhor Dr. Abel Varela Seixas.» //         Faleceu ainda nova, a 19/9/1955.

 



ALVES, Escolástica Maria. Filha de João Álvares e de Antónia Maria Esteves. Nasceu por volta de 1800. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar do Senhor do Socorro, freguesia de Chaviães, a 14/9/1860, com sessenta anos de idade, no estado de viúva. // Deixou uma filha e dois filhos.

 

ALVES, Escolástica Maria. Filha de Domingos Alves e de Francisca Maria. Nasceu em Chaviães por volta de 1801. // Lavradeira. // Casou com Manuel António Simões, seu conterrâneo, lavrador. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, a 5/1/1874, com 73 anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja. // O seu viúvo morreu a 2/9/1874, na mesma casa, com todos os sacramentos, com 77 anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos.  

 

ALVES, Escolástica Maria. Filha de Diogo Manuel Alves e de Rosa Maria Alves. Nasceu em Chaviães por volta de 1826. // Lavradeira. // Faleceu a 7/9/1898, em casa de seus sobrinhos, Manuel Maria Esteves e esposa, Rosa Marques, sita no lugar do Escuredo, com todos os sacramentos, menos o sagrado viático, por não se encontrar em condições de recebe-lo, com setenta e dois anos de idade, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ALVES, Estefânia Bebiana. Filha de Teresa Joaquina Alves, solteira, moradora no lugar de Bouça. N.m. de Tomásia Alves, solteira, residente no dito lugar. Nasceu em Chaviães a 26/9/1867 e foi batizada pelo padre JLBC três dias depois. Padrinhos: António Joaquim de Araújo Azevedo, solteiro, do lugar do Outeiro, e Maria Benta Alves, solteira, da Bouça, ambos de Chaviães. // Faleceu a 6/8/1868 e foi sepultada na igreja.     

 

ALVES, Fabien. Filho de Rui Alberto Alves e de Lucília Maria Gonçalves Silva. Foi batizado na igreja de Chaviães a 7/8/1999.

 

ALVES, Felícia Rosa. Filha de Florinda Rosa Alves, solteira, de profissão incerta, moradora no lugar de Baralha. Neta materna de Maria de Jesus Alves. Nasceu em Chaviães a 29/4/1869 e foi batizada pelo padre BARP a 7 de Maio desse ano. Padrinhos: Manuel Maria de Castro e Lucrécia Rosa, solteiros, criados de servir. // Faleceu a 7/4/1870 e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Felicidade de Jesus. Filha de José Manuel Alves, ferreiro, e de Lina Rosa Cortes, moradores no lugar do Cortinhal. Neta paterna de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; neta materna de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 22/6/1883 e foi batizada pelo padre BARP a 30 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, e Cândida de Jesus de Araújo Azevedo, casada.   

 

ALVES, Felisbela Cândida. Filha de Caetano Maria Alves e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Portela. N.p. de João Manuel Alves e de Caetana de Araújo; n.m. de João Manuel Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu em Chaviães a 1/5/1875 e foi batizada pelo padre BARP a 9 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingos Rodrigues, casado, proprietário, e Carlota Maria Rodrigues, solteira, ambos da Portela de Chaviães. // Casou na igreja de Chaviães a 16/10/1892 com Aníbal dos Anjos, de 19 anos de idade, solteiro, lavrador, natural da freguesia da Vila, residente no lugar das Carvalhiças, filho de Francisco Manuel da Cunha, da Vila, e de Caetana Maria da Cunha, de Chaviães. Testemunhas: José Cândido Salgado, solteiro, fabricante, morador no lugar de Soengas, e Maria Rosa Rodrigues, solteira, lavradora, residente no lugar da Portela. // Faleceu na Lage, Chaviães, a 16/4/1940.

 

ALVES, Fernando José. Filho de -------------- Alves e de --------------- Cunha. Nasceu em ----------- a --/--/19--. // Na década de noventa do século XX era gerente bancário. // Em 1999 foi promovido a gerente da agência em Melgaço do Banco Argentaria, SA (VM 1127). // Casou com Maria Fernanda Calheiros, chefe dos CTT em Melgaço; o casal residia nas Lages, Chaviães. // Tinham uma filha, Sónia, nascida a 7/6/19--, a qual, em 1996, era estudante.  

 

ALVES, Firmina Rosa. Filha de Caetano Maria Alves e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Portela. Neta paterna de João Manuel Alves e de Caetana de Araújo; neta materna de João Manuel Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu em Chaviães a 20/8/1879 e foi batizada pelo padre BARP a 31 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingos Rodrigues, casado, proprietário, e Maria Joaquina Ribeiro, solteira. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 912, de 25/9/1949: «Atropelamento. Quando no pretérito dia 17 Firmina Rosa Alves, de 63 (?) anos de idade, do lugar da Portela do Couto, regressava do mercado semanal desta Vila, foi atropelada por uma motocicleta conduzida por um guarda-fiscal, do posto de São Gregório. A sinistrada, que é muito surda, deu entrada no hospital da SCMM por ter sofrido fratura de três costelas e várias escoriações pelo corpo, sendo o seu estado algo melindroso. O motociclista, nada sofreu; e - segundo dizem - não teve culpa no desastre, o qual seria motivado pela surdez da Firmina. É preciso que os senhores motoristas sejam prudentes e moderados na condução de seus veículos, mas também é preciso que os peões saibam transitar nas estradas. Seguir pela sua mão e pela berma e não pela faixa de rodagem, que esta é destinada exclusivamente à circulação de veículos (artigo 8.º do decreto 18406, de 31/5/1930).» // Faleceu na sua terra natal a 10/3/1959. // Mãe de Manuel Amadeu Alves e de Alberto Augusto Alves (1908-1909).  

 

ALVES, Florinda Rosa. Filha de Maria de Jesus Alves, das Redondas. Neta materna de Gregório Ventura Alves e de Maria Bernarda de Sousa, todos de Chaviães. Nasceu nesta freguesia a 7/2/1846 e foi batizada pelo padre AMR dois dias depois. Padrinhos: frei António, de Cavaleiros, e Maria Rosa, solteira, do Barraço, Chaviães. // Foi mãe solteira de Ana Maria Alves, casada com Francisco António Esteves, seu conterrâneo.   

 

ALVES, Florinda Rosa. Filha de José Joaquim Álvares, lavrador, e de Maria Teresa de Jesus Gomes Vieira, moradores no lugar de Soengas. N.p. de António Joaquim Álvares e de Antónia Maria Esteves; n.m. de Luís António Gomes Vieira e de Maria Manuela Barreiro. Nasceu em Chaviães a 8/4/1865 e foi batizada pelo padre JLBC a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Luís Alves, lavrador, e sua mulher Maria Caetana Álvares, moradores no Casal, Chaviães. // Casou na igreja a 30/9/1885 com Manuel Luís Pinto, de 29 anos de idade, solteiro, seu conterrâneo, morador no lugar do Barraço, filho de João António Pinto e de Águeda da Conceição Gomes. 

 

ALVES, Francisco. Filho de António Luís Alves, lavrador, de Chaviães, e de Ludovina Rosa Rodrigues, da Vila de Melgaço, moradores no lugar de Barraço. N.p. de José Luís Alves e de Marcelina Rosa; n.m. de António Tomás Rodrigues e de Teresa Benedita Cardoso. Nasceu em Chaviães a 20/5/1889 e foi batizado pelo padre BARP a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Pedreira, solteiro, criado de servir no Rio do Porto (SMP), e Emília Marinho, casada, da Vila de Melgaço. // Faleceu a 9/3/1892 e foi sepultado no dia seguinte na igreja de Chaviães.  

 

ALVES, Francisco Joaquim. Filho de Diogo Manuel Álvares e de Rosa Maria Álvares de Abreu. N.p. de Manuel Álvares e de Isabel Maria G. Torres, do Casal; n.m. de Ângelo Álvares de Abreu e de Maria Gertrudes Gomes, da Nogueira, todos de Chaviães. Nasceu em Chaviães a 17/11/1836 e foi batizado pelo padre MJGB no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Álvares e sua filha Francisca Álvares, da Bouça, Chaviães. // Casou na igreja da sua freguesia, a 21/4/1869, com a sua prima, Teresa Joaquina, de 29 anos de idade, moradora no lugar da Bouça, filha de Tomásia Alves. Eram solteiros. Testemunhas: Romão Fernandes e seu filho José Maria, casados, lavradores, de Chaviães. // Faleceu no sobredito lugar da Bouça a --/--/1916, com 80 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 193, de 2/4/1916). // Com geração.     

 

ALVES, Francisco José. Filho de Pedro José Alves e de Maria Joaquina Esteves. N.p. de Jerónimo José Álvares e de Maria Benta dos Ramos; n.m. de Manuel José Esteves e de Isabel Álvares. Nasceu em Chaviães a 14/3/1838 e foi batizado dois dias depois. 

 

ALVES, Francisco Luís. Filho de João Francisco Alves e de Maria Rosa Pinheiro. Nasceu em Chaviães por volta de 1824. // Lavrador. // Casou com Maria Caetana, nascida por volta de 1815, lavradeira, filha de António Alves e de Antónia Maria. // A sua esposa faleceu na sua residência do lugar do Casal, Chaviães, com todos os sacramentos, com 69 anos de idade, a 31/1/1885, e foi sepultada no adro da igreja, por inexistência de cemitério; fizera testamento e deixou um filho, Manuel Maria Alves. // Ele morreu a 17/5/1898, em sua casa, com todos os sacramentos, com setenta e quatro anos de idade, com testamento, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ALVES, Gomesinda Manuela. Filha de Ana Rosa Alves (Toupeira). Neta materna de José Alves (*) e de Guilhermina Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 9/11/19--. Casou a --/--/194- com Arlindo Augusto Esteves (Lobo), natural da Vila, SMP. // Emigraram para França. // Mãe de Samuel e de José António. /// (*) É provável que não seja neta desse senhor (ver biografia da avó materna).

 

ALVES, Graciliano Augusto. Filho de António Caetano Alves e de Maria Angélica Monteiro, lavradores, residentes no lugar do Barreiro. Neto paterno de António Joaquim Alves e de Maria Joaquina Pires; neto materno de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 7/8/1878 e foi batizado pelo padre BARP a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, lavrador, e Florinda Rosa Simões, solteira. // Casou com Josefa Garcia. // Em 1911 eram ambos emigrantes no Brasil (ver, em Chaviães, Augusto Graciliano Alves).  

 

ALVES, Gregório Ventura. Filho de José Joaquim Alves e de Maria Teresa de Jesus Gomes Vieira, lavradores, residentes em Soengas. Neto paterno de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves; neto materno do padre Luís António Gomes Vieira e de Maria Manuela Barreiro. Nasceu em Chaviães a 10/11/1868 e foi batizado pelo padre BARP a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Gregório Ventura Gomes, solteiro, lavrador, e Delfina de Sousa Viana, casada. 

 

ALVES, Guilherme. Filho de Francisco Alves, lavrador, de Alveios, Tui, e de Maria de Jesus Esteves, de Chaviães, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de José Alves e de Benta Rodrigues; n.m. de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves. Nasceu no Outeiro, Chaviães, a 19/11/1868, e foi batizado pelo padre BARP a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves, solteiro, lavrador, e Albina Rosa Gomes, solteira. // Morreu no lugar da Igreja, em casa dos seus pais, na noite de 7/12/1870.   

 

ALVES, Guilhermina Filomena. Filha de António Caetano Alves e de Maria Angélica Monteiro, lavradores, residentes em Lages da Fonte. Neta paterna de António Joaquim Alves e de Maria Joaquina Pires; neta materna de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 13/6/1874 e foi batizada pelo padre BARP a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme José Meleiro, solteiro, lavrador, e Maria Filomena Alves, casada. // Consorciou-se na CRCM, a 23/12/1912 com Manuel José, de 43 anos de idade, natural de Fiães, filho de Manuel António Alves e de Joaquina Vaz, já viúvo de Maria Joaquina Gregório, e com filhos (ver, em Fiães, Ermindo Augusto Alves). // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: o marido a 12/7/1946 e ela a 18/10/1960. // Mãe de Augusto Alves, nascido em Fiães em 1914, e de António Caetano Alves, nascido em Fiães em 1915.

    

ALVES, Guilhermina Maria (Vidinhas). Filha de Francisco Manuel Alves, lavrador, de Rouças, e de Teresa Joaquina Fernandes, de Chaviães, moradores no lugar de Carvalheiras. N.p. de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Alves; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Francisca Veloso. Nasceu em Chaviães a 21/5/1877 e foi batizada a 27 do mesmo mês e ano. Padrinhos: João Manuel Gonçalves, casado, lavrador, e Carlota Maria Rodrigues, solteira, da Portela. // Casou na igreja de Chaviães a 13/4/1896 com José, de 21 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Rouças, onde morava, no lugar de Cavaleiros, filho de Manuel José Alves e de Ludovina Rosa Fernandes. // O seu marido emigrou para o Brasil e, segundo parece, nunca mais deu notícias de si. // Faleceu na Vila (SMP) a 31/1/1962. // Mãe de Ana de Jesus Alves (Toupeira), de Armindo José Alves (1902-1919), de Manuel Faustino Alves (1916-2001), entre outros (ver, em Chaviães, Laurentino “de Castro Martins” Alves).      

 

ALVES, Helena Ana. Filha de José Luís Alves e de Marcelina Rosa Alves, moradores no lugar do Barraço. Neta paterna de Francisco Manuel Alves e de Ana da Conceição, do Escuredo; neta materna de Maria Isabel Alves, do Barraço. Nasceu em Chaviães a 23/8/1848 e foi batizada pelo padre JLBC a 27 desse mês e ano. Padrinhos: João José e sua irmã Helena Ana, filhos de Jerónimo José Ribeiro e de Antónia Teresa Rodrigues, naturais de SMP. // Camponesa. // Faleceu a 13/10/1883, numa casa do lugar do Barraço, com todos os sacramentos, solteira, com um filho, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, Henrique Augusto. Filho de -------- Alves e de ------------------------------. Nasceu - em Chaviães? - a --/--/193-. // Ainda novo emigrou para o Canadá. // Enquanto solteiro gerou uma filha, Ana Maria, em Maria Amélia Lopes (Cambada), natural da freguesia da Vila, por volta de 1950, mas não casou com a mãe da criança; casou sim, em Abril de 1961, no Sameiro, Braga, com Irene, filha de Constantino José Esteves (Zé Lobo), e de Gracinda de Araújo, moradores no lugar das Carvalhiças, SMP. Padrinhos da boda: António Augusto do Paço (Chivinho) e sua mulher, Ana de Jesus Alves (Toupeira), tios do noivo; pai da noiva e irmão, António Augusto Esteves. 

 

ALVES, Henrique Manuel. Filho de ---------- Alves e de --------------------------------------. Nasceu em Chaviães (?), a --/--/19--. // Foi cabo da Guarda-Fiscal. // Casou com Maria Emília Alves. // A sua esposa faleceu no lugar da Bouça, Chaviães, a 11/6/1996, com sessenta anos de idade, esmagada pelo tractor conduzido por ele, marido, já aposentado; o acidente ocorreu por volta das nove horas da manhã, andavam a sulfatar. // Eram pais de Maria Fernanda, emigrante em França, e de Henrique Manuel, sodado da brigada fiscal, a prestar serviço no concelho de Viana do Castelo.

 

ALVES, Henrique Manuel. Filho de Henrique Manuel Alves, cabo da Guarda-Fiscal, e de Maria Emília Alves. Nasceu a --/--/19--. // Em 1996 era soldado da Brigada Fiscal, a prestar serviço em Viana do Castelo.

 

ALVES, Hermenegildo. Filho de Teresa de Jesus Alvares, solteira, tecedeira, moradora no lugar da Fonte. Neto materno de Manuel José Alvares e de Maria José de Sousa. Nasceu em Chaviães a 5/4/1881 e foi batizado pelo padre BARP a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Camilo Gomes de Abreu, solteiro, proprietário, de SMP, e Adelina da Glória de Magalhães, solteira, da Tapada. // Faleceu a 4/4/1884 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

ALVES, Hermínia. Filha de -------- Malheiro Alves e de -----------------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/19--. // Funcionária dos CTT e proprietária da “Ourivesaria Júlio”, na cidade de Valença do Minho. // Casou com Júlio Palhares Martins, bancário. // Residiram em Viana do Castelo. // Mãe de Hugo (nasceu a 20/5/1974; em 1997 concluiu o Curso de Economia na Universidade do Porto – VM 1078); e de Pedro (nasceu a 5/2/19--; em 1996 era estudante). // Irmã do Dr. Paulo Malheiro Alves.     

 

ALVES, Idália Guilhermina. Filha de Maria Augusta Alves. Nasceu em Chaviães a --/--/1933 (NM 206, de 27/8/1933).

 

ALVES, Idalina da Felicidade. Filha de Júlia da Conceição Alves. Nasceu em Chaviães a --/--/1915 (CM 169, de 10/10/1915).

 

ALVES, Isaura Julieta. Filha de Vitorino José Alves, pedreiro, natural de Fiães, e de Maria Florinda de Araújo, natural de Chaviães, moradores no lugar da Portela. Neta paterna de Joaquim Alves e de Maria Alves; neta materna de Maria José de Araújo, solteira. Nasceu em Chaviães a 13/3/1911 e foi batizada na igreja a 3 de Abril desse ano. Padrinhos: José Maria Durães e sua mulher, Joaquina Rosa da Silva, ambos do lugar da Portela. // Faleceu a 4/10/2000 e foi sepultada na mesma campa de Gervásio Trancoso Barreiro (1907-1985), que deve ser seu marido. // Tia de Maria Olinda ….  

 

ALVES, Jerónima Luísa. Filha de João Caetano Alves e de Ana Luísa (ou Ana Rosa) Pereira, proprietários. Nasceu em Chaviães por volta de 1828. // Proprietária. // Casou com Manuel Tomás de Magalhães. // Faleceu na Praça do Comércio, Vila de Melgaço, onde morava, a 22/3/1901, com todos os sacramentos, viúva, com 73 anos de idade, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério municipal. 

 

ALVES, Jerónimo Alberto. Filho de António Joaquim Alves, soqueiro, e de Modesta das Dores Magalhães, moradores nas Lages. Neto paterno de José Joaquim Alves e de Maria Rosa Gonçalves; neto materno de Manuel Tomaz de Magalhães e de Jerónima Luísa Alves. Nasceu em Chaviães a 12/7/1880 e foi batizado pelo padre BARP a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Luís de Magalhães e Higina Cândida de Magalhães, solteiros, da Calçada, Vila de Melgaço. // Em 1918, aquando da morte do pai, encontrava-se em Pará, Brasil.  

 

ALVES, Joana. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Antónia Loeda. Nasceu em Chaviães por volta de 1815. // Lavradeira. // Faleceu a 4/11/1878, com todos os sacramentos, com sessenta e três anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Joana Maria. Filha de Manuel Alves e de Isabel Maria Gonçalves. // Casou com Manuel António Pinto. // Faleceu a 5/8/1866, na sua casa de Cotos, Chaviães, com cerca de setenta e sete anos de idade. // Fizera testamento e deixou um filho. // Foi sepultada na igreja da sua terra.

 

ALVES, Joana Maria. Filha de João Francisco Alves, lavrador, e de Rosa Pinheiro. // Casou com Luís António Cortes, seu conterrâneo. // Faleceu com cinquenta e dois anos de idade, a 22/3/1863, na sua casa de Gondufe, Chaviães, e foi sepultada na igreja. // Deixou duas filhas.

 

ALVES, João Cândido. Filho de Florinda Rosa, moradora no lugar da Bouça. Neto materno de Joaquina Álvares, do dito lugar. Nasceu a 18/12/1845 e foi batizado pelo padre MJGB dois dias depois. Padrinhos: o pároco de Chaviães e a Sr.ª do Rosário.

 

ALVES, Joaquim. Filho de Francisco Manuel Alves e de Ana da Conceição. // Jornaleiro. // Faleceu a 12/4/1871, às dezassete horas, na casa de seu irmão, José Luís Alves, do lugar do Barraço, Chaviães. // Era solteiro, e sofria de apoplexia. // Tinha 56 anos de idade. // Foi sepultado na igreja. // Sem geração.

 

ALVES, Joaquim José. Filho de Aníbal José Alves, natural de Chaviães, e de Oliva Isabel Rodrigues, natural de Cristóval, proprietários, moradores no lugar da Portela. Neto paterno de José Augusto Alves e de Carlota Maria Rodrigues; neto materno de Joaquim Luís Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Chaviães a 9/9/1910 e foi batizado na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, proprietário, e a avó paterna. // Morreu a 24/8/1911.

 

ALVES, Joaquim Luís. Filho de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa, residentes no lugar do Casal. N.p. de Manuel Alves e de Jacinta Prieta, galegos; n.m. de Manuel José de Sousa e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar do Casal. Nasceu em Chaviães a 31/3/1848 e foi batizado pelo padre Joaquim Luís de Barbosa Coutinho a 2 de Abril desse ano. Padrinhos: o padre batizante e Manuela Antónia Alves Romaia, filha de Pepa Romaia, do lugar da Bouça, freguesia de Chaviães. // Nota: deve ter morrido ainda bebé, pois os seus pais deram esse nome ao filho seguinte.

 

ALVES, Joaquim Luís. Filho de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa, moradores no lugar da Bouça. Neto paterno de Manuel Alves e de Jacinta Prieta, galegos; neto materno de Manuel José de Sousa e de Maria Josefa Esteves, do lugar do Casal, Chaviães. Nasceu em Chaviães a 13/9/1849 e foi batizado pelo padre JLBC dois dias depois. Padrinhos: o pároco de Chaviães, padre Joaquim Luís Barbosa Coutinho, e Rosa Narcisa Barros, do Barraço. // Casou com Matilde de Jesus Oliveira. // Morreu repentinamente, a 7/11/1897, à tarde, na Rua do Benformoso, n.º 156, loja, freguesia dos Anjos, Lisboa, onde morava. // Era caixeiro. // Foi sepultado no cemitério do Alto de São João. // Deixou dois filhos menores.   

 

ALVES, Joaquina Rosa. Filha de José Joaquim Alves e de Teresa de Jesus, moradores no lugar de Soengas. N.p. de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves, do lugar do Casal; n.m. de Maria Manuela Barreiro. Nasceu em Chaviães a 23/6/1849 e foi batizada pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: o avô paterno e sua filha Teresa. // Casou na igreja a 1/8/1880 com o seu conterrâneo José António Alves. // Faleceu no lugar do Cortinhal a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 184, de 30/1/1915). 

 

ALVES, Jorge Manuel. Filho de --------- Malheiro Alves e de -----------------------. Nasceu em Chaviães? - a --/--/19--. // Casou com Anabela dos Anjos Gonçalves, nascida em -----------, a 11/11/19--, professora na Escola C+S de Melgaço. Ele era 1.º sargento da Guarda Nacional Republicana, promovido em 1996. Esteve um ano na Escola de Instrução da GNR em Queluz e depois da promoção foi colocado em Valença (VM 1056, de 1/8/1996). // A esposa, a 23/1/1997, deu à luz um menino na Clínica de Santa Tecla, Braga, ao qual puseram o nome de João Miguel, e foi batizado, a 16/8/1997, na igreja matriz da Vila de Melgaço. Padrinhos: Dr. Paulo Malheiro, tio paterno, e sua esposa, Dr.ª Helena de Sousa. A festa pós batismo decorreu na casa dos avós maternos da criança, no lugar da Corredoura, Prado.

 

ALVES, Jorge Manuel. Filho de António Esteves Alves e de Justina Graça Malheiro, moradores no lugar das Lages, Chaviães. // Casou a 24/8/1991 com Eliane, filha de António Fernandes e de Isolina Pinto, residentes no Barraço, Chaviães. O ato religioso realizou-se em Santa Luzia, Viana do Castelo. Padrinhos: Júlio Palhares Martins e esposa, Hermínia do Rosário Malheiro Alves (irmã do noivo, funcionária dos CTT em Viana; irmã também do Dr. Paulo Malheiro Alves, advogado na Amadora), e Manuel Ferreira e esposa, Rosa Ferreira, emigrantes em França, estes últimos pela noiva.     

 

ALVES, José. Filho de Helena Ana Alves, solteira, moradora no lugar do Barraço. Neto materno de José Luís Alves e de Marcelina Rosa. Nasceu em Chaviães à meia-noite do dia 10 para 11/8/1883 e foi batizado pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 16 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno e Belmira Amélia Esteves, solteira, do Louridal. // Faleceu na Vila, como exposto, com um a dois meses de idade.  

 

ALVES, José. Filho de Clementina Rosa, solteira, camponesa, moradora no lugar do Barreiro. Neto materno de António Caetano Alves e de Maria Angélica Monteiro. Nasceu na freguesia de Chaviães a 13/5/1901 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: José Augusto Alves, casado, e Rosa Maria Ramos, solteira, chavianenses. // Casou a --/3/1923 com --------------------------. // A sua esposa faleceu na freguesia de Paços a 4/12/1978. // Ele morreu também em Paços a 17/1/1985.  

 

ALVES, José. Filho de Maria Joaquina Alves, solteira, camponesa, moradora no lugar da Bouça. Nasceu em Chaviães por volta de 1906. // Faleceu a 26/8/1908, em casa de morada de seus avós, sita no lugar de Bouça, com apenas dezanove meses de idade, e foi sepultado no cemitério local. 

 

ALVES, José. Filho de -------------- Alves e de ---------------------------------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/19--. // Casou com Maria da Purificação Esteves Crispim, espanhola. // Em 1999 moravam no lugar de Parada, freguesia de Chaviães. // No ano de 1975, por compra verbal, adquiriu a José Meleiro e mulher, Rosa do Rosário Meleiro, de Golães, Paderne, a «Tapada da Portela», situada no dito lugar de Parada, com 730 m2, a confrontar a norte com António Gonçalves, a nascente com Maria Fernandes, e a poente com Norberto Anil (VM 1124).

 

ALVES, José Agostinho. Filho de ---------- Alves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Faleceu em Chaviães a 28/4/1945.

 

ALVES, José Albano. Filho de Luís Caetano Álvares e de Joana Teresa Esteves, residentes no lugar do Outeiro. Neto paterno de Miguel Caetano Álvares e de Antónia Maria Gomes; neto materno de Francisco Esteves e de Maria Engrácia, de Quintas. Nasceu em Chaviães a 14/9/1840 e foi batizado pelo padre MJGB a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Castro e sua mulher, Maria Joaquina de Magalhães, da Quinta de Eiró, Rouças.

 

ALVES, José Alberto. Filho de -------- Alves e de --------------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/19--. // Casou com Francelina Alves, de Rouças. // Em 1999 moravam na Baralha, Chaviães. // Por volta de 1975, através de compra verbal feita a Beatriz Nunes Silvério, viúva, residente no dito lugar da Baralha, adquiriram uma casa de morada – r/c e 1.º andar – com palheiro, quinteiro e rossios (70 + 530 m2), sita no referido lugar, a confrontar a norte e nascente com Carlos Vasques, e a sul com Amadeu Pereira.   

 

ALVES, José Aníbal. Filho de ------------- Alves e de ----------------------------------------------. Nasceu a 7/4/1928. // Faleceu a 22/12/1974 e foi sepultado no cemitério de Chaviães, na mesma campa de Palmira Ana Pinto. 

 

ALVES, José António. Filho de José Manuel Álvares e de Ana Maria Domingues, residentes no lugar de Parada. Neto paterno de Manuel António Álvares e de Teresa Anes, de SMP; neto materno de António Manuel Domingues e de Andreza Maria Gomes, do dito lugar de Parada. Nasceu em Chaviães a 1/8/1838 e foi batizado pelo padre MJGB a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José António de Castro, da Assadura, SMP, e frei António Monteiro, de Cavaleiros, Rouças.

 

ALVES, José António. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rita Martins, moradores no lugar do Cortinhal. N.p. de João Alves e de Maria Rosa Pinheira; n.m. de Bernardo Martins e de Jerónima Maria Fernandes, de Gondufe. Nasceu em Chaviães a 12/8/1856 e foi batizado pelo padre JLBC a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Martins e sua mulher, Ana Luísa Domingues, do lugar de Gondufe. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 1/8/1880 com Joaquina Rosa, de 31 anos de idade, solteira, sua conterrânea, moradora no lugar de Soengas, filha de José Joaquim Alves e de Maria Teresa Gomes Vieira. Testemunhas: Guilherme José Meleiro, solteiro, lavrador, e Manuel José Alves, casado, lavrador, chavianenses. // Faleceu a 19/9/1899, em sua casa de morada, sita no lugar do Cortinhal, ungido e com a absolvição, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

ALVES, José Augusto. Filho de António Joaquim Alves e de Maria Joaquina Pires, moradores no lugar de Parada. Neto paterno de Tiago Alves e de Maria Manuela Álvares, de Rouças; neto materno de Manuel António Pires e de Teresa Joaquina Pereira, da Tapada. Nasceu em Chaviães a 25/5/1853 e foi batizado pelo padre JLBC a 5 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: José António de Castro, solteiro, e Maria Rita, solteira, ambos do lugar da Assadura, freguesia da Vila. // Teve a profissão de carpinteiro e também era proprietário. // Casou na igreja de Chaviães a 16/2/1879 com Carlota Maria Rodrigues, sua conterrânea, de 26 anos de idade, solteira, moradora no lugar da Portela, filha de Manuel José Rodrigues “Valença” e de Maria Joaquina Domingues. Testemunhas: Guilherme José Meleiro, solteiro, lavrador, e Francisco José Esteves, casado, lavrador, chavianenses. // Em 1912 a Câmara Municipal de Melgaço entregou-lhe a cobrança dos impostos sobre carnes verdes pela quantia de 585$00. // Foi jurado pela sua freguesia, para as causas-crime, no segundo semestre de 1913 (Correio de Melgaço n.º 56); voltou a ser nomeado para desempenhar esse cargo no 2.º semestre de 1914 (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). // Faleceu a 18/8/1914 na sua casa da Portela, vitimado por grave doença, e foi sepultado no cemitério de Chaviães. // Pai de Aníbal José, cambista.

    

ALVES, José Augusto. Filho de Vitorino José Alves, pedreiro, natural de Fiães, e de Maria Florinda de Araújo, natural de Chaviães, moradores no lugar da Portela. Neto paterno de Joaquim Alves e de Maria Alves; neto materno de Maria José de Araújo, solteira. Nasceu em Chaviães a 7/2/1896 e foi batizado pelo padre BARP a 17 do mesmo mês e ano. Padrinhos: José Maria Durães e sua mulher, Joaquina Rosa da Silva, negociantes, da Portela, Chaviães. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Esperança Alves (ver António José Alves). 

 

ALVES, José Augusto. Filho de António Jacinto Esteves Alves e de Maria Esteves. Neto paterno de Francisco Alves e de Maria da Luz Esteves; neto materno de Francisco Esteves e de Ana Nóboas. Nasceu em 1921. // Casou em Crecente, Galiza, com Aline, onde residiu. // Com geração. 

 

ALVES, José Augusto. Filho de Augusto Alves e de Palmira Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães a --/--/1935 (NM 264, de 10/3/1935).

 

ALVES, José Cândido. Filho de António Joaquim Alves, tamanqueiro, e de Modesta das Dores Magalhães, moradores no lugar da Tapada. Neto paterno de José Joaquim Alves e de Maria Rosa Gonçalves; neto materno de Manuel Tomaz de Magalhães e de Jerónima Luísa Alves. Nasceu em Chaviães a 8/3/1876 e foi batizado pelo padre BARP a 14 do mesmo mês e ano. Padrinhos: José Cândido Gomes de Abreu, solteiro, negociante, da Vila, e Ana Joaquina Vasques, solteira.

 

ALVES, José Cândido. Filho de Francisco Joaquim Alves, negociante, morador em Lisboa, e de Teresa Joaquina Alves, residente no lugar da Bouça, Chaviães. N.p. de Diogo Manuel Alves e de Rosa Maria Alves de Abreu; n.m. de Tomásia Alves, solteira. Nasceu em Chaviães a 18/1/1885 e foi batizado pelo padre BARP a 25 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rita Salgado, solteira, do lugar da Fonte, Chaviães.

 

ALVES, José Cândido. Filho de Maria Rosa Alves. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914). // Faleceu no lugar de Barraço a --/--/1914, com apenas três meses e seis dias (Correio de Melgaço n.º 132, de 12/1/1915, e Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915).

 

ALVES, José Francisco. Filho de Aníbal Augusto Alves e de Clara Emília Alves. Neto paterno de Vitorino José Alves e de Maria Florinda de Araújo; neto materno de António Caetano Alves e de Maria Angélica Monteiro. Nasceu em Chaviães a 29/1/1917. // Aos 16 anos de idade começou a tocar concertina, nos serões, embora não sabendo ler uma pauta de música. // Aos 23 anos de idade casou com Maria Alves, nascida em Rouças em 1914, filha de Manuel Alves e de Maria Domingues Alves, e foi morar para o lugar da Cabana, freguesia de Rouças. // Emigrou para França, onde permaneceu catorze anos; regressou na década de setenta. Na década de noventa fez parte, durante um ano, do Rancho Folclórico de Paderne. // Em 2001 foi homenageado como tocador, aquando do VI Encontro Nacional de Tocadores de Concertina e Cantadores ao Desafio (ver VM 1171, de 15/11/2001). // No dia 29/1/2017, domingo, completou cem anos de idade. // Pai de Carlos Augusto e de Maria Olinda Alves, casada desde 1967 com Henrique Manuel Alves.

 

ALVES, José da Glória. Filho de Maria Joaquina de Jesus Alves, solteira, moradora no lugar da Igreja. Neto materno de Maria Gertrudes Alves, viúva. Nasceu na freguesia de Chaviães a 30/5/1875 e foi batizado pelo padre BARP a 6 de Junho desse ano. // Faleceu a 31/8/1875. /// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário