quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(FREGUESIA DE PENSO)
 
Por Joaquim A. Rocha





// continuação...

ALVES, Francisca Rosa. Filha de João Manuel Alves e de Maria Rosa Rodrigues, jornaleiros. Nasceu em Penso por volta de 1837. // Lavradreira. // Faleceu em sua casa de Pomar, a 24/5/1876, com 39 anos de idade, casada com António Vaz, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos. 

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria José Esteves. Nasceu em Penso por volta de 1836. // Tinha 41 anos de idade, era solteiro, proprietário, morava no lugar de Barro Pequeno, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 7/1/1878 com a sua conterrânea Ana Maria Fernandes, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Rabosa, filha de Caetano Manuel Fernandes, natural de Penso, e de Maria Joana Sarandão, natural da freguesia de Sela, diocese de Tui. Testemunhas presentes: o padre Custódio Esteves Cordeiro e Domingos José Esteves Reguengo, casado, camponês, morador no lugar de Bairro Pequeno. // Nota: deve ser o mesmo senhor que morreu a --/--/1918, no lugar de Canhotos, Penso, «de moléstia repentina», com 82 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1217, de 3/8/1918)

 

ALVES, Francisco. Filho de José Joaquim Alves e de Claudina Pires, lavradores. Nasceu em Penso por volta de 1847. // Faleceu a 21/11/1869, em casa dos pais, lugar do Coto, com apenas 22 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Francisco. Filho de Maria Joaquina Alves, lavradeira, viúva, moradora no lugar de Pomar. N.m. de Luís António Alves e de Rosa Garcia. Nasceu em Penso a 18/12/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pires, rural, e Ana Luísa Afonso, solteiros, ambos de Mós. 

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel Alves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes em Casal Maninho. N.p. de Caetano Manuel Alves e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu a 9/2/1873 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: avô materno, casado, rural, de Carreira, e Maria Vitória Afonso, jornaleira. // Faleceu a 15/8/1873 e foi sepultado na capela de Felgueiras, com licença do pároco.    

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel José Alves, artista, de Valadares, Monção, e de Maria da Rocha, lavradeira, de Penso, moradores em Telhada Pequena. N.p. de Manuel José Alves e de Rosa Josefa Alves; n.m. de José da Rocha e de Rosa Esteves. Nasceu em Penso a 27/8/1898 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Joaquim Durão, solteiro, cocheiro, residente na Vila de Monção, e Maria do Patrocínio Alves, solteira, criada de servir, de Valadares, tia paterna do neófito.  

 

ALVES, Francisco Joaquim. Filho de Maria Luísa Alves. Nasceu em Penso por volta de 1814. // Lavrador. // Faleceu a 12/2/1894, no lugar do Crasto, com todos os sacramentos da igreja católica, com oitenta anos de idade, no estado de viúvo de Maria Joana Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ALVES, Gomerzinda. Filha de Júlia Alves, solteira, costureira, moradora no lugar de Crastos. Neta materna de Maria Luísa Alves. Nasceu em Penso a 16/10/1898 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José de Sousa e Castro, artista, e Maria Recordina Alves, solteira, criada de servir, tia da neófita. // Casou na CRCM a 26/11/1930 com o seu conterrâneo Amadeu Fernandes, de 28 anos de idade, filho de Vicente Fernandes e de Palmira (!) de Jesus. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Penso: o marido a 16 de Fevereiro de 1960 e ela a 25/12/1985.

 

ALVES, Guilhermina. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Ludovina Fernandes, lavradores, residentes em Santa Comba. N.p. de João Manuel Alves e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Caetana Esteves. Nasceu a 22/2/1883 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José de Sousa Lobato, solteiro, lavrador, de Rabosa, e Carlota Esteves Cordeiro, viúva, proprietária, de Cortinhas. // Faleceu em Penso a 25/1/1954.  

 

ALVES, Herculano (Herculaninho). Filho de Matilde Alves, viúva, costureira, moradora no lugar de Telhada Grande. Neto materno de Manuel José Alves e de Maria Florinda Afonso. Nasceu em Penso a 23/7/1892 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Adriano Vicente Barbeitos, sapateiro, e sua esposa, Maria Joaquina Afonso, costureira, residentes em Bairro Grande. // Faleceu aos sessenta anos de idade, no Asilo de Eiró, Rouças, a 1/9/1952. // Era um indivíduo muito popular, embora perturbado mentalmente. Todos o estimavam devido à sua educação. Empregava os substantivos e adjetivos quase sempre na forma diminutiva. Por exemplo: «Ó meu senhorzinho, dê-me um tostãozinho para eu comprar um cigarrinho      

 

ALVES, Isaura. Filha de António Alves e de Rosa Esteves Canes. Nasceu na freguesia de Penso, concelho de Melgaço, no dia 21 de Junho de 1921. // Casou no ano de 1954 com António Domingues. // Faleceu no lugar de Paranhão, freguesia de Penso, onde residia com a família, a 18 de Junho de 2003, e foi sepultada no cemitério público local. // Deixou marido e filhos. 

 

ALVES, Joaquina. Filha de Manuel Alves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes em Casal Maninho. N.p. de Caetano Manuel Alves e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu a 12/2/1883 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: avô materno, casado, rural, e Vitória Afonso, solteira, criada dos pais da neófita. // Faleceu em Penso a 1/2/1949.

 

ALVES, José. Filho de Manuel José Alves, artista, de Valadares, Monção, e de Maria da Rocha, de Penso, moradores no lugar de Telhada Pequena. N.p. de Manuel José Alves e de Rosa Josefa Alves; n.m. de José da Rocha e de Rosa Esteves, todos rurais, à exceção do pai da criança. Nasceu em Penso a 1/5/1894 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu a 27/10/1895.  

 

ALVES, José. Filho de Manuel José Alves, artista, de Valadares, Monção, e de Maria da Rocha, lavradeira, de Penso, moradores em Telhada Pequena. N.p. de Manuel José Alves e de Rosa Josefa Alves; n.m. de José da Rocha e de Rosa Esteves. Nasceu a 27/3/1896 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: avós maternos. // Casou na igreja do Santo Condestável, Lisboa, a 25 de Outubro de 1942, com Maria da Assunção, natural de Oliveira do Conde, Carregal do Sal. // Faleceu no Campo Grande, Lisboa, a 12/6/1965.  

 

ALVES, José António. Filho de José Maria Alves e de Maria Rosa Lamas, moradores no lugar do Crasto. Neto paterno de José João de Castro e de Maria Luísa Alves, de esse lugar; neto materno de Francisco da Lama e de Maria José Rodrigues, de Barro Grande. Nasceu no lugar das Lages por volta de 1830. // Jornaleiro (nos últimos anos da sua vida dedicou-se à mendicidade). // Casou na igreja de Penso a 9/10/1851 com Sinforosa Esteves, nascida no mesmo lugar do noivo, filha de Domingos Esteves e de Ana Maria Esteves, neta paterna de Ana Maria Esteves, solteira, e neta materna de Manuel José de Araújo e de Maria Esteves, todos de Lages. Testemunhas: Manuel José Esteves, casado, da Casa do Coto, Manuel José Afonso, solteiro, morador na casa da residência paroquial, e o padre Luís Manuel Domingues, de Alvaredo. // Tinha 60 anos de idade, estava viúvo de Sinforosa Esteves, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 29/12/1890 com a sua parente no 2.º grau de consanguinidade, Rosa Alves, de 42 anos de idade, viúva de Manuel Gonçalves, jornaleira, residente no dito lugar das Lages. // Morreu a 12/11/1908, no lugar das Lages, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local.  

 

ALVES, José Bento. // Faleceu em Mós, a 14/11/1859, sem o uso da razão, viúvo de Teresa de Araújo, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Deixou testamento. 

 

ALVES, José Cândido. Filho de Manuel Joaquim Alves, de Paderne, e de Juliana da Pureza Esteves, de Penso. N.p. de ------------- Alves e de --------------------------; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria de Sousa Lobato. Nasceu a 2/9/1934. // Faleceu solteiro, no hospital dos Capuchos, Lisboa, a 2 de Dezembro de 1993 e foi sepultado no cemitério de Penso, ao lado de sua mãe (1897-1973). // Deixou uma irmã, Leonor, casada com Lino Amorim.

 

ALVES, José Maria. Filho de José António Alves e de Sinforosa Esteves, jornaleiros, moradores no lugar das Lages. N.p. de José Maria Alves e de Maria Rosa Lamas, de Crasto; n.m. de Domingos Esteves e de Ana Maria Esteves, de Lages. Nasceu a 23/6/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Maria Afonso, solteiro, lavrador, de Mós, e Marcelina Lamas, viúva, de Barro Grande. // Morreu a 10/7/1864 e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Josefina. Filha de Camila Alves, solteira, jornaleira, moradora em Lages. N.m. de João Manuel Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 23/8/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Castanheira, solteiro, sapateiro, e Umbelina Ribas, solteira, tecedeira, ambos da freguesia de Penso.

 

ALVES, Júlia. Filha de Maria Luísa Alves, solteira, tecedeira, moradora no lugar do Crasto. Neta materna de Francisco Joaquim Alves e de Maria Joana Alves. Nasceu em Penso a 22/9/1878 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Fernandes, viúvo, lavrador, residente em Carreira, e Maria Alves, solteira, tia da neófita. // Faleceu em Penso a 16/10/1957. 

 

ALVES, Justina. Filha de José Maria Alves e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores. Nasceu em Penso por volta de 1851. // Faleceu a 12/6/1893, em sua casa de morada, sita no lugar do Crasto, com 42 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Domingos de Jesus Esteves, sem testamento, deixou um filho, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Leopoldina. Filha de Luís Alves, jornaleiro, natural de Penso, e de Ana Esteves, tecedeira, natural de Alvaredo, moradores no Coto de Santa Comba. N.p. de José Joaquim Alves e de Claudina Pires; n.m. de António Manuel Esteves e de Perpétua Domingues Caldas. Nasceu em Penso a 5/5/1888 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Augusto Ferreira da Rocha, solteiro, carpinteiro de profissão, de São Martinho de Sardoura, Castelo de Paiva, e Leopoldina Sanches, solteira, camponesa, de Penso.  

 

ALVES, Lino. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Maria Ludovina Fernandes, lavradores, residentes no lugar de Felgueiras. N.p. de João Alves e de Maria Rosa Rodrigues, de Lages; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Caetana Esteves, de Barreiros. Nasceu em Penso a 4/9/1877 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Bonifácio Rodrigues Marçães e Carlota Esteves Cordeiro, casados, proprietários, moradores em Cortinhas. // Casou na igreja de Alvaredo a 9/1/1911 com Amélia Rodrigues, nascida nessa freguesia a 27/6/1882. // Faleceu em Alvaredo a 20/12/1959. // Com geração.   

 

ALVES, Ludovina. Filha de Manuel José Alves, lavrador, de São João de Sá, Monção, e de Rosa Domingues, lavradeira, de Penso, moradores no lugar de Mós. N.p. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rosa de Passos; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria do Carmo Esteves. Nasceu em Penso a 16/3/1891 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os tios maternos, Manuel Joaquim Domingues, casado, e Ludovina Domingues, solteira, rurais. // Casou na 2.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 29/9/1920 com Vitorino Pires. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia dos Anjos, Lisboa: o marido a 12/2/1972 e ela a 5 de Março de 1977.    

 

ALVES, Luís. Filho de ------------------------- Alves e de --------------------- Soares. Nasceu a 2 de Agosto de 1932. // Casou com -------------------------------------. // Em 1993 foi candidato pelo Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Penso. // Faleceu a 12 de Setembro de 2002 e foi sepultado no cemitério de Penso. // Deixou viúva, filhos, noras, netos…  



ALVES, Luís António. Filho de João Luís Alves e de Marcelina Gomes, lavradores, pensenses. Nasceu em Penso por volta de 1809. // Camponês. // Faleceu no lugar de Pomar a 28/1/1884, com 75 anos de idade, casado com Maria José Rodrigues, e foi sepultado no adro da igreja. // Não deixou filhos «deste matrimónio».

 

ALVES, Luís António. Filho de José Miguel Alves e de Rosa Cordeiro, moradores no lugar das Lages. N.p. de João Luís Alves e de Mariana Gomes, de Barro Grande; n.m. de Manuel Cordeiro e de Maria de Araújo, de Lages. // Casou na igreja de Penso, a 25/6/1852, com Joaquina Rosa da Silva, de Urgezes (Santo Estêvão), Guimarães, residente em Penso, Melgaço, filha de Faustino José da Silva e de Ana Pimenta da Costa, da dita freguesia de Guimarães. Testemunhas: Manuel Joaquim Rodrigues, casado, de Barro Grande, Paulo Fernandes, solteiro, e José João Esteves Pires. // Morreu a 10/12/1899, no lugar das Lages, com todos os sacramentos da igreja católica, com 71 anos de idade, no estado de viúvo de Joaquina Rosa da Silva, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.   

 

ALVES, Luís António. Filho de Camila Alves, solteira, moradora no lugar das Lages. Neto materno de João Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Penso a 1/7/1862 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Luís António Alves e sua esposa, Joaquina Rosa da Silva, jornaleiros, de Lages. 

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria José Esteves. Nasceu em Penso por volta de 1825. // Proprietário. // Morreu a 8/12/1899, no lugar de Barro Pequeno, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, no estado de viúvo de Rosalina Maria Alves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.

 

ALVES, Manuel. Filho de Caetano Manuel Alves, de Penso, e de Maria Luísa Domingues, de Paderne. Nasceu em Penso por volta de 1836 e foi batizado na igreja de Paderne. // Tinha 34 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Casal Maninho, quando casou na igreja de Penso a 25/4/1870 com a sua conterrânea, Rosa Maria, de 19 anos de idade, solteira, residente no lugar de Carreira, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves, rurais. Testemunhas: Manuel José Domingues, casado, de Mós, e Francisco Manuel Esteves, solteiro, de Carreira, ambos camponeses.  

 

ALVES, Manuel. Filho de José Joaquim Alves e de Claudina Pires, residentes no lugar de Felgueiras. Nasceu em Penso por volta de 1843. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços, a 26/5/1870, com Ana, de 25 anos de idade, solteira,camponesa, moradora no lugar do Outeiro, Paços, filha de Miguel Salgado e de Josefa Reiganha. Testemunhas: José Meleiro e António Lopes, solteiros, de Paços.  

 

ALVES, Manuel. Filho de Camila Alves, solteira, jornaleira, moradora em Lages. N.m. de João Alves e de Maria Rosa Rodrigues, do dito lugar. Nasceu em Penso a 17/2/1870 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Castanheira, solteiro, sapateiro, e sua irmã, Maria Luísa Castanheira, jornaleira, do lugar da Gaia. // Morreu em Monção a 3/2/1943.  

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel José Alves, lavrador, de São João de Sá, Monção, e de Rosa Domingues, lavradeira, de Penso, moradores em Mós. N.p. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rosa de Passos; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria do Carmo Esteves. Nasceu em Penso a 21/3/1882 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Fernandes, casado, e sua cunhada, Rosa Maria Esteves, solteira, rurais, de Rabosa.  

 

ALVES, Manuel António. Filho de Maria Luísa Alves, solteira, lavradora, residente no lugar de Crasto. Neto materno de Francisco Joaquim Alves e de Maria Joana Alves, do dito lugar. Nasceu em Penso a 13/6/1870 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: Manuel José Esteves e irmã, Francisca Esteves, solteiros, do lugar da Gaia. // Faleceu em casa do seu avô, no lugar de Crasto, a 10/10/1873, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Manuel Augusto. Filho de ------------ Alves e de -------------- Cordeiro. Nasceu a --/--/1973. // Em 1993 era candidato à Assembleia de Freguesia de Penso (VM 997). // Motorista. // Em Dezembro de 1997 voltou a ser candidato, incluído nas listas do CDS-PP. 

 

ALVES, Manuel Caetano. Filho de Francisco Joaquim Alves e de Maria Joana Alves, moradores no lugar de Crasto. N.p. de Maria Luísa Alves, viúva, do dito lugar; n.m. de António José Alves e de Maria Josefa Rodrigues, de Telhada Grande. Nasceu em Penso a 15/5/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Manuel Esteves, viúvo, do lugar de Felgueiras, e Vitória da Costa, viúva, da Casa do Crasto, Penso. // Criado de servir. // Morreu a 31/5/1903, no lugar de Barro Grande, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério. 

 

ALVES, Manuel Francisco. Filho de Francisco Alves e de Luísa Alves, lavradores, de Santa Eulália. Nasceu em Santa Eulália de Valadares, Monção, por volta de 1793. // Camponês. // Faleceu a 13/7/1869, em sua casa de Barro Pequeno, com cerca de 76 anos, casado com Maria José Esteves, e foi sepultado na igreja de Penso. // Fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de João Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Penso por volta de 1838. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Lages, quando casou na igreja da sua freguesia a 17/3/1867, com a sua conterrânea, Maria Ludovina, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, residente em Carreira, filha de Manuel António Fernandes e de Maria Caetana Esteves. Testemunhas: padre CEC e Zeferino Vaz. 

 

ALVES, Manuel José. Filho de Domingos José Alves e de Maria Rosa da Silva, lavradores, naturais da freguesia de São Martinho de Rio Mau, concelho de Vila Verde, distrito de Braga. // «Apareceu», ou nasceu, por volta de 1807 na dita freguesia de Rio Mau, Vila Verde. // Tinha 62 anos de idade (+-), era viúvo de Eufrásia Maria Alves, jornaleiro, morava no lugar das Lages, quando casou de novo, na igreja de Penso, a 18/1/1869, com Apolónia Rodrigues, de 38 anos de idade, solteira, jornaleira, natural de Penso, residente no lugar das Lages, filha de João Manuel Rodrigues e de Maria José Gomes. Testemunhas: Manuel José Rodrigues, casado, lavrador, e Feliciano José Castanheira, casado, sapateiro, ambos residentes em Lages. // Morreu em sua casa de morada, sita no lugar das Lages, Penso, Melgaço, a 15/9/1893, com todos os sacramentos da igreja católica, com 86 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial de Penso. // Deixou uma filha.    

 

ALVES, Manuel José. Filho de António José Alves e de Maria Josefa Rodrigues, moradores no lugar de Telhada Grande. N.p. de Manuel Alves e de Maria Pires, de Felgueiras; n.m. de Constantino Rodrigues e de Rosa Cordeiro, de Telhada Grande. // Casou na igreja de Penso a 20/10/1855 com Maria Florinda, filha de Manuel António Afonso e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores em Mós, neta paterna de Manuel Afonso e de Francisca Alves, de Pereiral, Parada do Monte, e neta materna de Pedro Rodrigues e de Maria Rosa, de Mós, Penso. Testemunhas: Manuel Joaquim Esteves Cordeiro e Paulo Fernandes, solteiros, de Barro Grande.      

 

ALVES, Manuel José. Filho de Marcelina Rosa Alves. Nasceu em Penso por volta de 1848. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, carpinteiro, morava em Telhada Grande, quando casou na igreja de Penso a 21/7/1873, com a sua conterrânea, Mariana, de 36 anos de idade, solteira, costureira, residente em Lages, filha de Anastácio José [da Cunha] Lima, de São Julião de Cornes, Vila Nova de Cerveira, e de Marcelina Gonçalves, natural de Cousso, Melgaço. Testemunhas: Bonifácio Rodrigues Marçães, lavrador, de Cortinhas, e Secundino da Cunha Lima, camponês, de Lages.   

 

ALVES, Manuel José. Filho de Manuel José Alves, lavrador, e de Rosa Josefa, doméstica, naturais de Santa Eulália, Monção. Nasceu na dita freguesia de Monção por volta de 1867. // Rural. // Casou com Maria da Rocha. // Morou no lugar de Telhada Pequena, Penso. // Faleceu a 15/3/1935, de doença do coração, no referido lugar de Penso, com 68 anos de idade.

 

ALVES, Manuel Luís. Filho de -------------------- Alves e de -------------------------. Nasceu a 23 de Janeiro de 1916. // Casou com ----------------------------------. // Faleceu no lugar de Felgueiras a 19 de Outubro de 1996 e foi sepultado no cemitério de Penso. // Deixou viúva e filhos (VM 1061).

 

ALVES, Marcelina. Filha de Francisca Alves, solteira, camponesa. Nasceu por volta de 1817. // Faleceu a 24/7/1862, em sua casa de Casal Maninho, com 45 anos de idade, no estado de casada com João António Grova, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos. 

 

ALVES, Marcelina. Filha de Manuel Alves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Casal Maninho. N.p. de Caetano Manuel Alves e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Penso a 10/8/1879 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e Maria Joaquina Alves, casados, rurais, moradores em Queirão, Paderne. // Casou na igreja local a 19/4/1899 com Manuel Martins, de 26 anos de idade, solteiro, natural de Alvaredo. // O seu marido morreu em Alvaredo a 10/11/1951. // Ela faleceu no lugar de Bouças, freguesia de Alvaredo, a 10/7/1953. // Com geração.    

 

ALVES, Marcelina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Ludovina Fernandes, lavradores, residentes em Rabosa. N.p. de João Alves e de Maria Rosa Rodrigues, de Lages; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Caetana Alves. Nasceu em Penso a 25/1/1869 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, rural, de Pomar, e Marcelina Rosa Fernandes, solteira, camponesa, de Rabosa. // Casou na igreja local a 25/11/1895 com Silvino Durães, natural de Paderne. No acto do casamento declararam ao padre que eram pais de uma criança do sexo masculino, chamado Leonel (ver no apelido Durães), nascido nesse ano de 1895. // Ambos os cônjuges faleceram em Penso: o marido a 11/12/1955 e ela a 27/2/1958.     

 

ALVES, Maria. Filha de José Bento Álvares, de Gondomil, e de Teresa de Jesus, de Penso, lavradores. Nasceu em Penso por volta de 1817. // Jornaleira. // Faleceu em Mós, onde morava, a 25/10/1877, com 60 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos.    

 

ALVES, Maria. Filha de Jerónimo Alves, lavrador, de Penso, e de Luísa Maria Alves, lavradeira, de Messegães, Monção. Nasceu em Penso por volta de 1817. // Camponesa. // Faleceu em Barreiros, onde morava, a 8 de Abril de 1883, com cerca de 66 anos de idade, solteira; perdera o uso da razão. // Foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes em Casal Maninho. N.p. de Caetano Manuel Alves e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Penso a 1/6/1871 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, casado, rural, tio da neófita, e sua irmã, Maria Rosa Alves, solteira, camponesa, naturais de Queirão, Paderne.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Alves e de Rosa Maria Esteves, lavradores, residentes em Casal Maninho. Neta paterna de Caetano Manuel Alves e de Maria Luísa Domingues; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Penso a 24/3/1875 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno, casado, rural, e Maria Vitória Afonso, solteira, criada de servir. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 25 de Julho de 1906 com Justino Fernandes, lavrador, natural de Paderne. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/1/1949. 

 

ALVES, Maria. Filha adulterina de Matilde Alves, casada com Luís Manuel Gomes («o qual há dois anos a esta parte esteve ausente na cidade de Lisboa»), jornaleira, moradora em Telhada Grande. Neta materna de Manuel José Alves e de Florinda Afonso. Nasceu a 9/7/1888 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, casado, jornaleiro, do sobredito lugar, e Maria da Conceição Ferreira, solteira, jornaleira, de Mós. // À margem do assento: «Nota -> Pelo Código Civil é considerada legítima enquanto não houver sentença.» // E mais abaixo: «faleceu».     

 

ALVES, Maria Angélica. Filha de --------- Alves e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1881. // Faleceu em Casalmaninho a --/--/1917, com apenas 36 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1180, de 20/10/1917). 

 

ALVES, Maria do Carmo. Filha de Caetano Alves e de Marcelina Rosa Lamas (*), lavradores, residentes em Barro Grande. Nasceu por volta de 1845. // Era solteira, jornaleira, e morava em Penso, quando deu à luz uma criança do sexo masculino, a qual morreu logo ao nascer, a 26/9/1863, sem nome, em casa de sua mãe, Marcelina Rosa Lamas, de Barro Grande, Penso, que a sopeou em casa, sendo depois sepultada na igreja. // Faleceu em Barro Grande a 30/11/1914, com 69 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 130, de 22/12/1914). /// (*) Marcelina Rosa Lamas depois de viúva teve uma filha, Angelina Lamas, nascida em Penso em 1858.     

 

ALVES, Maria Clementina. Filha de Maria Luísa Alves, solteira, jornaleira, moradora em Crasto. N.m. de Francisco Joaquim Alves e de Maria Joana Alves. Nasceu a 22/7/1873 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Alves e sua esposa, Maria Teresa Rodrigues, lavradores, residentes em Lages. // Faleceu em casa de seu avô materno, a 12/10/1875, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Maria da Conceição. Filha de Francisco Joaquim Alves e de Maria Joana Alves, lavradores, residentes em Crasto. N.p. de Maria Luísa Alves; n.m. de António José Alves e de Maria Josefa Rodrigues. Nasceu a 24 de Março de 1855 (!) e foi batizada pelo presbítero Manuel José Esteves Cordeiro no dia seguinte. Padrinhos: Domingos Xavier de Queiroz e sua irmã, Maria da Conceição Queiroz, solteiros, proprietários, da Casa do Campo. 

 

ALVES, Maria Emília. Filha de Luís Alves, jornaleiro, natural de Penso, e de Ana Esteves, tecedeira, natural de Alvaredo, moradores em Casal Maninho. N.p. de José Joaquim Alves e de Claudina Pires; n.m. de António Manuel Esteves e de Perpétua Domingues Caldas. Nasceu em Penso a 30/8/1876 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinho: António Manuel Esteves Cordeiro, casado, lavrador, de Casal Maninho.

 

ALVES, Maria de Fátima. Filha de Glória Alves. Nasceu na freguesia de Penso a --/--/1937 (NM 363).

 

ALVES, Maria da Glória. Filha de Manuel José Alves, carpinteiro, e de Mariana da Cunha Lima, costureira, moradores em Telhada Grande. Neta paterna de Marcelina Rosa Alves, solteira; neta materna de Anastácio José de Lima e de Marcelina Gonçalves. Nasceu em Penso a 18/7/1874 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim de Queiroz, casado, negociante, e Maria da Conceição de Queiroz, casada, proprietária, pensenses. // Era solteira, costureira, quando casou na igreja local a 12/7/1897 com o seu conterrâneo Vicente Manuel Pires, negociante. // Faleceu a 4/10/1905, no lugar de São Bartolomeu, repentinamente, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local. // O seu viúvo voltou a casar.   

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de Luís Alves, jornaleiro, natural de Penso, e de Ana Esteves, tecedeira, natural de Alvaredo, moradores no lugar de Louriz. N.p. de José Joaquim Alves e de Claudina Pires; n.m. de António Esteves e de Perpétua Domingues Caldas. Nasceu em Penso a 5/4/1890 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Lourenço e esposa, Maria Luísa Rodrigues, rurais, de Felgueiras. 

 

ALVES, Maria Joana. Filha de João Luís Alves e de Mariana Gomes, jornaleiros, pensenses. Nasceu em Penso por volta de 1805. // Mendiga. // Faleceu (*) em Barro Grande a 1/12/1884, com 79 anos de idade, no estado de viúva de Joaquim Rodrigues, e foi sepultada no adro da igreja. // Não deixou filhos. /// (*) Apareceu morta.

 

ALVES, Maria Joana. Filha de António José Alves e de Maria Josefa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Penso por volta de 1827. // Camponesa. // Faleceu em sua casa, sita no lugar do Crasto, a 28/5/1873, com cerca de 46 anos de idade, casada com Francisco Joaquim Alves, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho e duas filhas.  

 

ALVES, Maria Joana. Filha de Marcelina Rosa Alves, lavradeira, pensense. Nasceu em Penso por volta de 1845. // Camponesa. // Casou em primeiras núpcias com o seu conterrâneo João Manuel Esteves, nascido por volta de 1821, de quem enviuvou em 1875. // Tinha 30 anos de idade quando casou, em segundas núpcias, na igreja da sua freguesia natal, a 27/1/1876, com Miguel José Alves, natural de Paderne. // Faleceu no lugar de Telhada Pequena, a 23/12/1879, com apenas 34 anos de idade, no estado de casada com o dito Miguel José Alves, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou filhos.  

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de António José Alves e de Maria Josefa Rodrigues, lavradores, do lugar de Telhada Grande. Nasceu em Penso por volta de 1810. // Lavradeira. // Faleceu a 13/4/1871, repentinamente, em sua casa de Pomar, com sessenta e um anos de idade, casada com Manuel Luís Vilas, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.   

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Luís António Alves e de Rosa Garcia. Nasceu em Penso por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu a 15/12/1903, no lugar do Pomar, com todos os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, no estado de casada com João Francisco Garcia, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local.

 

ALVES, Maria José. Filha de Manuel Francisco Alves e de Maria José Esteves. Nasceu em Penso por volta de 1822. // Lavradeira. // Faleceu a 18/2/1897, no lugar de Telhada Pequena, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, no estado de viúva de António Lourenço, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ALVES, Maria José. Filha de José Exposto, alfaiate, e de Maria Rosa Alves, jornaleira, moradores no lugar de Crasto. N.m. de José Maria Alves e de Rosa da Lama. Nasceu em Penso a 25/8/1880 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José de Sousa Castro, do lugar de Crasto, e Maria José Alves, de Lages, solteiros, rurais. // Faleceu a 16/9/1880 e foi sepultada na igreja.     

 

ALVES, Maria Josefa. // Faleceu em Felgueiras, a 6/8/1856, viúva, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Deixou testamento.

 

ALVES, Maria Josefa. Filha de João Alves e de Maria Teresa Pires, lavradores, de Paderne. Nasceu em Penso por volta 1786. // Lavradeira. // Faleceu em sua casa de Felgueiras, Penso, a 15/12/1876, com 90 anos de idade, viúva de Manuel José Rodrigues, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho.

 

ALVES, Maria Luísa. // Faleceu em Crasto, viúva, a 22/3/1856, e foi sepultada na igreja a 24.

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de João Alves e de Maria Teresa, camponeses, pensenses. Nasceu em Penso por volta de 1795. // Lavradreira. // Faleceu em Felgueiras, a 3/8/1880, com cerca de 85 anos de idade, viúva de Manuel António da Lama, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de José Maria Alves e de Maria Rosa Lamas. Nasceu em Penso por volta de 1809. // Faleceu a 2/9/1895, no lugar das Lages, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 86 anos de idade, solteira, jornaleira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Maria de Lurdes. Filha de ----------- Alves e de -----------------------------. Nasceu a --/--/192-. // Fez exame da 4.ª classe em 1937, ficando aprovada (Notícias de Melgaço n.º 364). // Nota: deve ser a mesma menina que faleceu em Paranhão em 1938, com apenas doze anos de idade (NM 428).  

 

ALVES, Maria do Patrocínio. Filha de -------- Alves e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1857. // Faleceu em Telhada Pequena a --/--/1915, com 58 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915).

 

ALVES, Maria Recordina. Filha de Maria Luísa Alves, tecedeira, solteira, moradora em Crasto. N.m. de Francisco Joaquim Alves e de Maria Joana Alves. Nasceu a 25/3/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: avô materno, viúvo, rural, e Maria Teresa de Sousa, viúva, lavradeira, ambos de Penso.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de José Bento Alves e de Teresa de Sousa. Nasceu em Penso por volta de 1831. // Lavradeira. // Faleceu a 27/1/1900, no lugar de Felgueiras, sem quaisquer sacramentos, com 69 anos de idade, viúva de Francisco José Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial de Penso. 

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Joana Esteves. Nasceu em Penso por volta de 1838. // Faleceu a 24/6/1905, no lugar de Barro Pequeno, com todos os sacramentos da igreja católica, com 67 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério público da sua freguesia de nascimento.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de José Maria Alves e de Rosa da Lama. Nasceu em Penso por volta de 1843. // Tinha 33 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar do Crasto, quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 27/4/1876 com José Joaquim, de 24 anos de idade, solteiro, alfaiate, exposto na roda de Valadares, freguesia de São Miguel de Messegães, morador desde criança no lugar das Lages, Penso. Testemunhas presentes: padre João Manuel Esteves Cordeiro, do lugar de Casal Maninho, e padre Manuel José Domingues, do lugar de Barro Pequeno. 

 

ALVES, Matildes Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Florinda Afonso, moradores no lugar de Telhada Grande. Neta paterna de António José Alves e de Maria Josefa Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel António Afonso e de Rosa Joaquina Rodrigues, de Mós. Nasceu em Penso a 29/4/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Bonifácio Rodrigues, solteiro, de Cortinhas, e Matildes Rosa Lourenço, solteira, de Telhada Grande. // Jornaleira. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 9/2/1885 com Luís Manuel Gomes, natural de Paderne. // Estava viúva quando casou na igreja de Penso a 16/12/1902 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Garcia, viúvo de Maria Luísa Rodrigues, camponês, morador no lugar de Alempassa.    

 

ALVES, Máxima. Filha de Manuel José Alves, lavrador, de São João de Sá, Monção, e de Rosa Domingues, de Penso, Melgaço, moradores em Mós. N.p. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rosa de Passos; n.m. de Manuel José Domingues e de Maria do Carmo Esteves. Nasceu a 10/12/1893 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: tios maternos, António Joaquim Gonçalves e mulher, Ludovina Domingues, rurais. // Casou na Conservatória de ------------ a --/--/19-- com António Júlio, de 26 anos de idade, filho de Manuel Joaquim Ferreira e de Maria de --------------. // Ambos faleceram na freguesia da Pena, Lisboa: o marido a 19 de Outubro de (1957?) e ela a 19 de Dezembro de (1968?).   

 

ALVES, Miquelina. Filha de Maria Rosa Alves, viúva, jornaleira, moradora em Lages. N.m. de João Manuel Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 24/3/1888 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Madrinha: a tia materna, Maria José Alves, solteira, jornaleira. // Faleceu a 10/4/1891.   

 

ALVES, Miquelina Rosa. Filha de Caetano Alves e de Marcelina Rosa Lamas, lavradores, residentes no lugar de Barro Grande, Penso. Nasceu em Penso por volta de 1846. // Tecedeira. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 13/11/1871 com José Joaquim Esteves, jornaleiro, de 27 anos de idade, natural de Fiães. // Faleceu no lugar das Lages a --/--/1916, com 70 anos de idade, no estado de viúva (Correio de Melgaço n.º 229, de 17/12/1916). // Com geração.

 

ALVES, Miquelina do Rosário. Filha de João Manuel Alves e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores, residentes em Lages. N.p. de José João Alves e de Maria Luísa Alves, de Crasto; n.m. de João Manuel Rodrigues e de Maria José Gomes, de Lages. Nasceu a 25/7/1863 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: João Luís Garcia, solteiro, negociante, e Maria Angelina Pereira, casada, de Paderne. // Faleceu a 13/7/1864 e foi sepultada na igreja.   

 

ALVES, Modesta. Filha de Luís António Alves, jornaleiro, natural de Penso, e de Ana Esteves, tecedeira, natural de Alvaredo. N.p. de José Joaquim Alves e de Claudina Pires; n.m. de António Esteves e de Perpétua Domingues Caldas. Nasceu a 11/7/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José Rento (?) e sua esposa, Florinda Rodrigues, jornaleiros, do lugar de Cortinhas. // Faleceu em Penso a 23/8/1944.     

 

ALVES, Otília. Filha de Júlia Alves, solteira, costureira, moradora no lugar do Crasto. Neta materna de Maria Luísa Alves. Nasceu em Penso a 25/2/1909 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, solteiro, jornaleiro, e sua mãe, Maria da Conceição Alves, casada, jornaleira, ambos naturais de Penso. // Casou na CRCM a 25/5/1927 com António Bernardes. // Enviuvou a 9/12/1984. // Faleceu em Messegães, Monção, a 23/1/1990.

 

ALVES, Paulo. Filho de Maria Rosa Alves, viúva, jornaleira, moradora em Lages. N.m. de João Manuel Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 24/8/1884 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Amália Gil, solteira, jornaleira, de Ceivães. // Faleceu a 21/12/1887. 

 

ALVES, Pulquéria. Filha de António Alves e de Maria Teresa Rodrigues, lavradores, residentes em Barro Pequeno. N.p. de Manuel Francisco Alves e de Maria José Esteves; n.m. de Nestor Rodrigues e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 19/6/1869 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Rodrigues, solteiro, rural, de Paradela, e Pulquéria Esteves, casada, lavradeira, de Lages. // Casou na igreja a 7/5/1894 com o seu conterrâneo Manuel Luís Solha. // No dia 28/1/1933, pelas três horas da madrugada, deflagrou um incêndio na sua casa, o qual foi extinto meia hora depois; ardeu parte do vigamento (Notícias de Melgaço n.º 182, de 5/2/1933). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 261, de 17/2/1935: «Vende-se em 17 de Março, pelas 15 horas, em Penso, a propriedade pertencente a Pulquéria Alves, denominada “Canhotos”. // Em Dezembro de 1937 assaltaram-lhe o canastro do milho (ver NM 382, de 9/1/1938). // Faleceu em Penso a 5 de Dezembro (de 1946?). // Com geração.    

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel José Alves, jornaleiro, da freguesia de Rio Mau, comarca e diocese de Braga, e de Eufrásia Maria Alves, jornaleira, de Penso. Nasceu na freguesia de Penso, Melgaço, por volta de 1838. // Faleceu solteira, em casa dos pais, lugar de Lages, a 18/11/1864, com 26 anos de idade, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Rosa. Filha de -------------------- Alves e de --------------------------------------------. Nasceu por volta de 1852. // Faleceu em Penso a --/--/1912, com sessenta anos de idade, no estado de viúva (Correio de Melgaço n.º 22, de 3/11/1912). 

 

ALVES, Rosa. Filha de Manuel José Alves, artista, natural de Valadares, Monção, e de Maria da Rocha, lavradeira, natural de Penso, moradores no lugar de Telhada Pequena. Neta paterna de Manuel José Alves e de Rosa Josefa Alves; neta materna de José da Rocha e de Rosa Esteves. Nasceu em Penso a 1 de Fevereiro de 1906 e foi batizado na igreja a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Eugénio Rodrigues, solteiro, camponês, e Rosa Esteves, viúva, camponesa, avó materna da neófita. // Faleceu na sua freguesia natal a 14/2/1983.   

 

ALVES, Rosa de Jesus. Filha de Manuel José Alves, carpinteiro, e de Mariana da Cunha Lima, costureira, moradores em Telhada Grande. N.p. de Marcelina Rosa Alves, solteira; n.m. de Anastácio José de Lima e de Marcelina Gonçalves. Nasceu em Penso a 27/6/1878 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim de Queiroz e sua esposa, Maria Rosa Gonçalves, proprietários, residentes em Barro Grande. // Casou na igreja de Penso a 12/7/1897 com Domingos Faro, de 21 anos de idade, seu conterrâneo, filho de José António de Faro e de Rosa Esteves Pires. // Ambos faleceram em Penso: o marido a 10/6/1961 e ela a 1/8/1961.   

 

ALVES, Rosa Maria. // Faleceu no lugar de Paranhão a 30/12/1857, no estado de viúva de Manuel Rodrigues Caldas, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Segundo o padre, ela «fez um apontamento para o bem-fazer de alma.» E mais: «declaro que na mesma (doença?) em que recebeu o sagrado viático e se confessou caiu ao depois em fraqueza de entendimento e por isso quando faleceu estava [falha] de razão e sentido 

 

ALVES, Rosa Teresa. Filha de Caetana Vasques, camponesa. Nasceu em Penso por volta de 1801. // Lavradeira. // Faleceu em Lages, onde morava, a 21/4/1877, com 76 anos de idade, viúva de João António de Faria Peixoto, e foi sepultada na igreja. // Deixou descendência. 

 

ALVES, Rosalina. Filha de Júlia Alves, costureira, moradora no lugar do Crasto. Neta materna de Maria Luísa Alves. Nasceu em Penso a 26/8/1901 e foi batizada na igreja a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José de Castro, casado, artista, e Maria Ricardina Alves, solteira, criada de servir, tia materna da neófita, moradores no dito lugar do Crasto. // Casou na 6.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 23/12/1931 com Manuel Nunes, de 30 anos de idade, natural de Fajão, Pampilhosa da Serra, filho de Maria de Nazaré. // Faleceu na freguesia de Santos-o-Velho, Lisboa, a 27/12/1983. 

 

ALVES, Rosalina Maria. Nasceu por volta de 1813. // Proprietária. // Faleceu a 2/9/1899, no lugar de Barro Pequeno, com todos os sacramentos da igreja católica, com 86 anos de idade, no estado de casada com Manuel Alves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial. 

 

ALVES, Virgínia. Filha de Manuel José Alves, lavrador, de São João de Sá, Monção, e de Rosa Domingues, lavradeira, de Penso, moradores em Mós. N.p. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rosa de Passos; n.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Maria do Carmo Esteves. Nasceu em Penso a 29/7/1888 e foi batizada na igreja nesse dia. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, rural, de Cousso, e Ludovina Domingues, solteira, camponesa, tia da neófita. // Casou na 2.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 14/8/1913 com António (Pereira?). // Enviuvou a (12?) de Junho de 194-. // Faleceu na freguesia da Pena, Lisboa, 1/8/1977.   

 

ALVES, Zulmira. Filha de Matildes Rosa Alves, viúva, costureira, moradora em Telhada Grande. Neta materna de Manuel José Alves e de Florinda Afonso. Nasceu em Penso a 2/7/1897 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Augusto Fernandes e Isménia Esteves, solteiros, criados de servir, pensenses. // Faleceu a 22/7/1897, no lugar de Telhada Grande, e foi sepultada na igreja.

// continua...  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário