quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Parada do Monte)
 
Por Joaquim A. Rocha





// continuação

 
ALBINO VENÂNCIO. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 219, de 14/1/1934: «Respondeu no dia 10 no tribunal desta comarca, por ofensas corporais, Albino Benâncio, natural de Bragança e residente na freguesia de Parada do Monte. Foi condenado em 15 dias de prisão correcional, substituído por igual número de dias de multa a 10$00 por dia, quatro dias de multa a 2$00, 100$00 de imposto de justiça e acréscimos legais, 40$00 de indemnização à queixosa, e 100$00 ao advogado oficioso. Foi seu defensor, o senhor Dr. José Joaquim de Abreu Junior  
 
 

ALVES

 

ALVES, Albano. Filho de Joaquim Alves e de Rosalina Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913). // Sem mais notícias.

 

ALVES, Albina. Filha de ----------- Alves e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1863. // Faleceu no lugar do Carrascal, Parada do Monte, a --/--/1933, com 70 anos de idade (NM 201, de 16/7/1933).

 

ALVES, Albina. Filha de António Luís Alves e de Joana Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Manuel António Alves e de Maria Rosa Vieites (Beites). Nasceu em Parada do Monte a 27/12/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Alves, casado, rural, morador no lugar de Cortegada, e Maria Rosa Vieites, casada, lavradeira, moradora no lugar do Casal. // Casou na igreja paroquial a 18/6/1902 com o seu parente e conterrâneo Manuel Lourenço.   

 

ALVES, Albina. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Carolina Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Manuel António Alves e de Ana Pires; neta materna de Maria Alves, solteira, camponesa, do lugar do Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 1 de Maio de 1884 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Caetano Alves e Albina Rodrigues, casados, camponeses, do lugar da Trigueira.

 

ALVES, Ana. Filha de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1828. // Faleceu em Cortegada, a 8/1/1864, com 36 anos de idade, casada com Manuel Lourenço, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos. 

 

ALVES, Ana. Filha de Rosa Alves, solteira, lavradora, de Parada do Monte, residente em Coto Santo. Neta materna de Francisco José Alves e de Luísa Caetana Vieites (Beites). Nasceu a 30/5/1864 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Alves, solteiro, rural, morador em Trigueira, e Maria Engrácia da Ponte, solteira, camponesa, de Riba do Mouro.  

 

ALVES, Ana (ou Joana). Filha de Ana Alves, jornaleira, moradora no lugar de Coto Santo. Neta materna de Rosa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 28/5/1896 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Madrinha: Joaquina Domingues, viúva, lavradeira, moradora no Coto do Paço.  

 

ALVES, Angelina. Filha de Narciso Alves e de Maria Engrácia Afonso, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neta paterna de Francisco José Alves e de Maria Rosa Rodrigues; neta materna de Manuel Afonso e de Maria Rosa Cubelo. Nasceu em Parada do Monte a 12/5/1860 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Alves, casado, lavrador, residente no lugar de Aldeia Grande, e Maria Alves, casada, moradora no lugar de Casal.  

 

ALVES, António. Filho de Francisco Alves e de Ana Domingues. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1843. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar de Aldeia Grande, quando casou na igreja da sua terra, a 25/8/1869, com Albina Rodrigues, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, sua conterrânea, moradora no lugar de Trigueira, filha de Manuel Rodrigues e de Joaquina Domingues. Testemunhas: Francisco Lourenço, casado, rural, morador em Coto Santo, e José Rodrigues, solteiro, rural, morador no mesmo lugar.

 

ALVES, António. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Afonso, lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Francisco Alves e de Maria Fernandes; n.m. de Francisco Afonso e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu a 26/6/1871 e foi batizado nesse dia. Padrinho: António Afonso, solteiro, rural, morador no sobredito lugar. 

 

ALVES, António. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de Narciso Alves e de Maria Engrácia Alves; neto materno de António Caetano Alves e de Maria Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 16/3/1898 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Afonso, viúvo, camponês, e Rosa Afonso, solteira, camponesa. // Morreu a 16/3/1898.     

 

ALVES, António Caetano. Filho de --------- Alves e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1847. // Faleceu em Trigueira a --/--/1917, com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 240, de 11/3/1917).  

 

ALVES, António Luís. Filho de Manuel Alves e de Maria Joaquina Esteves, camponeses, moradores no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1830. // Camponês. // Faleceu no dito lugar a 8/8/1892, com 62 anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de casado com Rosa Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

ALVES, António Luís. Filho de Manuel José Alves e de Maria Rosa Alves, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1836. // Camponês. // Morreu no lugar de Casal a 8/2/1906, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Joana Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.    

 

ALVES, Aparício. // Filho de Manuel Alves (Cirurgião de Parada do Monte) e de Guilhermina Pires. Nasceu na freguesia de Parada do Monte a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 79, de 14/12/1913). // Casou na igreja de Parada do Monte, a --/--/1935, com Piedade Vieites (Notícias de Melgaço n.º 269, de 28/4/1935). 

 

ALVES, Armindo António (do Cirurgião). Filho de Manuel Alves (Cirurgião de Parada do Monte) e de Guilhermina Pires. // Nasceu por volta de 1904. // Morreu no lugar da Costa, freguesia de Parada do Monte, em casa de sua filha Anésia, com noventa e um anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1022, de 1/2/1995).

 

ALVES, Artur. Filho de Manuel Alves e de Maria Angélica Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. // Morreu no dito lugar a 13/2/1908, com apenas dois meses de idade, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ALVES, Belarmino Oliveiros. Filho de Germano Alves e de Rosa Vieites (Breites). Nasceu em Parada do Monte a --/--/1934 (NM 235, de 10/6/1934).

 

ALVES, Bento. Filho de Manuel José Alves e de Mariana Fernandes. Nasceu no lugar do Pereiral, Parada do Monte, por volta de 1820. // Lavrador. // Faleceu a 23/12/1880, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, apenas com o sacramento da extrema-unção, por se encontrar demente, com cerca de 60 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja da freguesia de Cousso. 

 

ALVES, Caetano. Filho de Alexandre Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Coto do Paço. N.p. de Manuel José Alves e de Maria Luísa Martins; n.m. de António Esteves e de Luísa Domingues. Nasceu a 20 de Julho de 1873 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Caetano Alves e esposa, Maria Vieites (Beites), rurais, moradores em Aldeia Grande. 

 

ALVES, Carlos Fernando. Filho de Francisco Alves e de Marcília Esteves. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Rosa da Conceição Rodrigues, também de Parada do Monte, onde residiam «acidentalmente», no lugar de Tablado (VM 1126, de 1/11/1999). // Em 1976 adquiriu – por doação verbal feita por seus pais – um prédio rústico (da Branca), sito em Aldeia Grande, Parada do Monte, a confrontar a norte com Manuel Pires, a sul com José Fernando Alves, e a nascente com José Afonso. 

 

ALVES, Carolina. Filha de ---------- Alves e de -----------------------------------------. Nasceu por volta de 1851. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1914, com 63 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 116, de 15/9/1914). 

 

ALVES, Carolina Rosa. Filha de Maria Alves, viúva, camponesa, moradora no lugar do Coto do Santo. Neta materna de Francisco Luís Alves e de ----------------- Vieites (Beites), todos de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte a 27/7/1857 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Joaquim Alves, do lugar de Barreira, e Rosa Alves, do lugar de Coto Santo. // Tinha vinte e um anos de idade, era solteira, camponesa, morava no sobredito lugar, quando casou na igreja paroquial a 6/6/1878 com Manuel Joaquim Alves, nascido na Gave a 18/3/1856, solteiro, lavrador. // O seu marido morreu na freguesia da Gave a 16/4/1941.   

 

ALVES, Clementina. Filha de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, negociantes, moradores no lugar da Trigueira. Neta paterna de Francisco José Alves e de Ana Maria Domingues, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, rurais, moradores no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 12/6/1879 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Alves e Delfina Alves, tios paternos da neófita, solteiros, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande. // Casou na CRCM a 3/10/1917 com Casimiro de Carvalho. // Ambos os cônjuges faleceram em Parada do Monte: o marido a 27/2/1953 e ela a 19 de Dezembro de 1968.  

 

ALVES, Clementina. Filha de Lino Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neta paterna de Francisco José Alves e de Maria Rosa Rodrigues, camponeses, do lugar de Coto Santo; neta materna de Manuel Esteves Carvalho e de Maria Rosa Alves, camponeses, moradores no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 23 de Junho de 1885 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves Carvalho e Rosa Esteves Carvalho, solteiros, camponeses, do lugar de Cortegada. // Faleceu a 12/5/1895. 

 

ALVES, Constância. Filha de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de Francisco José Alves e de Ana Domingues; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 2 de Junho de 1891 e foi batizada na igreja paroquial a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Alves e Maria Alves, casados, camponeses, do lugar do Carrascal. // Casou na CRCM a 27/8/1917 com Manuel Pires. // O seu marido morreu em Cubalhão no dia 22/1/1972. // Ela faleceu na sua freguesia de nascimento a 24 de Março de 1981.  

 

ALVES, Delfina. Filha de Francisco José Alves e de Ana Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1855. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 14/5/1909, com 54 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Evaristo. Filho de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de Francisco Alves e de Ana Maria Domingues, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, rurais, do dito lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 19/7/1883 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Rosa Rodrigues, solteiros, camponeses, do já citado lugar da Trigueira.

 

ALVES, Felicidade. Filha de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de Francisco José Alves e de Ana Maria Domingues, camponeses, do lugar de Aldeia Grande; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, rurais, do lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 15/5/1888 e foi batizada na igreja paroquial a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Alves e Maria Alves, casados, camponeses, do lugar do Carrascal, freguesia de Parada do Monte.

 

ALVES, Florinda. Filha de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, lavradores, paradamontenses. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1834. // Camponesa. // Faleceu a 12/2/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjaz, Cubalhão, com todos os sacramentos da igreja católica, com 73 anos de idade, viúva de Manuel José Rodrigues, seu conterrâneo, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja de Cubalhão.

 

ALVES, Florinda. Filha de Manuel Alves e de Maria Afonso, lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Francisco Alves e de Maria Fernandes; n.m. de Francisco Afonso e de Maria Rodrigues. Nasceu a 18/8/1864 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pereira, casado, rural, e Joaquina Esteves, casada, lavradeira, ambos do sobredito lugar. // Faleceu em Parada do Monte a 7 de Março de (1942?). 

 

ALVES, Florinda. Filha de Narciso Alves e de Engrácia Afonso, lavradores, residentes em Coto Santo. N.p. de Francisco Alves e de Rosa Rodrigues; n.m. de Manuel Afonso e de Maria Rosa Cubelo. Nasceu a 8/2/1865 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco Alves, casado, camponês, e Maria Alves, casada, moradores em Carrascal. // Faleceu em Parada do Monte a 15/7/1934.  

 

ALVES, Florinda. Filha de Manuel Alves e de Maria Lourenço, lavradores, residentes em Cortegada. N.p. de Manuel António Alves e de Joaquina Esteves; n.m. de Francisco Lourenço e de Teresa Maria Xavier. Nasceu a 5 de Julho de 1869 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Lourenço, viúvo, rural, e Maria Alves, solteira, camponesa, moradores no supracitado lugar. 

 

ALVES, Florinda. Filha de António Alves e de Joana Alves, lavradores, residentes no lugar de Casal. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Manuel António Alves e de Rosa Vieites (Beites). Nasceu em Parada do Monte a 25/7/1869 e foi batizada na igreja nesse dito dia. Padrinhos: Francisco Alves e Maria Alves, casados, camponeses, moradores em Carrascal. // Casou na igreja a 15/7/1895 com o seu conterrâneo Lourenço Pires. // Faleceu no lugar de Casal, Parada do Monte, a 9/2/1943 (confirmar a data).

 

ALVES, Florinda. Filha de Joaquim Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Carrascal. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria Rosa Alves, rurais, moradores no dito lugar; neta materna de Manuel Esteves e de Maria Rosa Alves, camponeses, moradores no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 27/3/1877 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o seu tio paterno, Francisco Alves, e Maria Alves, casados, rurais, residentes no lugar de Carrascal.

 

ALVES, Florinda. Filha de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Francisco José Alves e de Ana Maria Domingues, camponeses, do dito lugar; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, rurais, do lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 22/10/1885 e foi batizada na igreja paroquial a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Secundino Pereira e Maria Pereira, solteiros, camponeses, do lugar de Aldeia Grande. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 1/6/1969.  

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel Alves e de Maria Rosa Pires, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1815. // Camponês. // Faleceu no lugar de Carrascal a 3/11/1895, com 80 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Maria Alves, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Francisco. Filho de Alexandre Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no Coto do Paço. Neto paterno de Manuel José Alves e de Ana Maria Esteves (ou Maria Luísa Martins); neto materno de António Esteves e de Luísa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 31/8/1870 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: Francisco Pires e Maria Pires, solteiros, rurais, moradores no supracitado Lugar.  

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel Alves e de Maria Domingues, lavradores, residentes em (Cerdeirinha?!). Neto paterno de Manuel António Alves e de Rosa Maria Vieites (Beites), do lugar de Casal; neto materno de Manuel Vieites (Beites) e de Maria Luísa Afonso, de Cerdeirinha (!). Nasceu em Parada do Monte a 23/8/1872 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: o seu avô paterno, rural, e Maria Vieites (Beites), camponesa, moradora em Cerdeirinha (!). 

 

ALVES, Francisco. Filho de José Alves e de Maria Luísa Esteves, moradores em Coto Santo. N.p. de Raimundo José Alves e de Maria Rosa Pires, de Trigueira; n.m. de Manuel Caetano Esteves e de Mariana Domingues, de Coto Santo, todos rurais. Nasceu a 1/8/1875 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pires e Maria Joaquina Pires, casados, camponeses, moradores em Coto do Paço.    

 

ALVES, Francisco. Filho de --------- Alves e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1883. // Faleceu no lugar do Casal, freguesia de Parada do Monte, a --/--/1918, com 35 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918).

 

ALVES, Francisco. // Casou na igreja de Parada do Monte, a --/--/1939, com Marcília das Dores Esteves. 

 

ALVES, Francisco José. Filho de Manuel Alves e de Quitéria Rodrigues, lavradores, residentes em Chão do Bezerro. N.p. de João Alves e de Maria José Pereira; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 6/10/1861 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José Pires, casado, rural, morador em Tablado, e Maria Luísa Alves, casada, moradora no mesmo lugar. // Faleceu a 18/1/1862.   

 

ALVES, Francisco Luís. Filho de Francisco Alves e de Maria Fernandes, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1815. // Faleceu a 12 de Janeiro de 1899, em sua casa de morada, sita no lugar de Pomares, freguesia de Paderne, com todos os sacramentos da igreja católica, com 84 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Joana Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja de Paderne.

 

ALVES, Germana. Filha de Manuel Alves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1904. // Morreu no dito lugar a 28/9/1908, apenas com quatro anos de idade, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, Germano. Filho de Manuel Alves e de Maria Luísa Alves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Francisco Alves e de Ana Domingues; neto materno de Vitorino Alves e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 4/7/1896 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Vitorino Alves, casado, camponês, avô materno do batizando, e Maria Alves, solteira, tia materna do mesmo, ambos moradores no lugar de Aldeia Grande. // Morreu a 23/7/1896.

 

ALVES, Germano. Filho de ---------- Alves e de ----------------------------------------. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1900. // Em 1913, com apenas treze anos de idade, foi preso em Espanha, a pedido da polícia portuguesa de emigração, quando seguia para Vigo, a fim de embarcar clandestinamente para o Brasil; os espanhóis entregaram-no às autoridades portuguesas de Valença do Minho (Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913). // Casou na igreja de Parada do Monte a --/--/1919 com Albina Vieites (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).  

 

ALVES, Ildefonso. Filho de Maria Alves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Carrascal. Neto materno de Francisco Alves e de Maria Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 13/7/1893 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Alves, casado, lavrador, e Luísa Alves, solteira, camponesa. 

 

ALVES, Isabel. Filha de Domingos Alves e de Maria Rodrigues, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1807. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Coto Santo a 3/1/1910, com 103 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel Joaquim Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ALVES, Isolina Augusta. Filha de Constança Alves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1161, de 9/6/1917).

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel Alves e de Rosa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1833. // Camponês. // Morreu no lugar de Carrascal a 20/2/1911, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar da Lagarteira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1852. // Tinha trinta anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 20/9/1882, com Maria Esteves, de vinte e cinco anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Luís Esteves e Mariana Gonçalves, rurais, do lugar de Pereiral. // Testemunhas: António Luís Esteves, do dito lugar de Pereiral, e Manuel Bento Alves, de Lagarteira, casados, camponeses. // Nota: deve ser o senhor que morreu no lugar do Pereiral a --/--/1932, com oitenta anos de idade (NM 145, ou 146, de 17/4/1932).

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel José Alves e de Maria Quitéria Esteves, moradores no lugar de Chão do Bezerro. Neto paterno de João Alves e de Maria José Pereira, do dito lugar de Parada do Monte; neto materno de Maria Rosa Esteves, do lugar de Orjais, Cubalhão. Nasceu em Parada do Monte a 22/7/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Alves, de Chão do Bezerro, e Maria Luísa Alves, de Tablado. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Chão do Bezerro, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 7/11/1881, com Maria Pereira, nascida a 25/4/1850, solteira, camponesa, moradora em Aldeia Grande, filha de Manuel José Pereira e de Joaquina Domingues, rurais, desse lugar. Testemunhas: Francisco Alves, viúvo, rural, morador em Coto Santo, e Manuel António Pereira, casado, rural, morador em Tablado. 

 

ALVES, Joaquim. Filho de Alexandre Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Coto do Paço. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria Luísa Martins; neto materno de António Esteves e de Luísa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 16/6/1868 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Esteves, casado, rural, morador em Baldosa, Gave, e Maria Joaquina Esteves, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar e freguesia. // (ver Maria das Dores Esteves).   

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel António Alves e de Maria Lourenço, moradores no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel António Alves e de Joaquina Esteves; neto materno de Francisco Lourenço e de Maria Teresa Xavier, todos rurais, do dito lugar. Nasceu em Parada do Monte a 4/6/1874 e foi batizado na igreja paroquial nesse mesmo dia. Padrinhos: o seu tio materno, Manuel Lourenço, viúvo, camponês, morador no lugar de Cortegada, e sua tia paterna, Maria Alves, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar. // Lavrador. // Casou na igreja paroquial a 5/6/1901 com a sua parente Rosalina Pereira, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cortegada, filha de Justino Pereira e de Rosa Pereira, camponeses. Testemunhas presentes: Manuel Gregório e Manuel Caetano Pereira, solteiros, camponeses. // Faleceu em Cortegada, Parada do Monte, a 6/1/1940.     

 

ALVES, Joaquim. Filho de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Trigueira. Neto paterno de Francisco José Alves e de Ana Maria Domingues, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, rurais, moradores no lugar da Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 23/10/1881 e foi batizado na igreja a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Rodrigues, tio materno do batizando, solteiro, lavrador, residente no lugar da Trigueira, e Joaquina Domingues, avó materna. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, morava na sua terra natal, quando casou na igreja paroquial da Gave a 15/2/1909 com Maria Dorinda, de 20 anos de idade, solteira, natural da freguesia de São Bartolomeu de Giesta, bispado de Tui, moradora na freguesia da Gave, concelho de Melgaço, filha de José Maria Claro, natural da dita freguesia de Giesta, e de Maria José Esteves, natural da freguesia de Riba do Mouro, concelho de Monção. // Morreu na Gave a 13/11/1947.   

 

ALVES, Joaquim José. Filho de Manuel Alves e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Tabulado. Neto paterno de Manuel António Alves e de Maria Rosa Vieites, camponeses, do lugar do Casal; neto materno de António Domingues e de Mariana Vieites, rurais, do lugar de Tabulado. Nasceu em Parada do Monte a 26/12/1882 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites e Rosa Vieites, solteiros, camponeses, do lugar de Tabulado.

 

ALVES, Joaquina. Filha de Francisco Alves e de Luísa Caetana Vieites, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1834. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Coto Santo a 24/5/1907, com 73 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

ALVES, Joaquina. Filha de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1835. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Pereiral a 1/2/1909, com 73 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Francisco Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

ALVES, Joaquina. // Nasceu em Lagarteira, Parada do Monte, por volta de 1846. // Faleceu em 1935, com 89 anos de idade (NM 293).

 

ALVES, Joaquina. Filha de Manuel Alves e de Maria Lourenço, lavradores, residentes em Cortegada. N.p. de Manuel Alves e de Joaquina Esteves; n.m. de Francisco Lourenço e de Maria Teresa Xavier. Nasceu a 22/2/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Lourenço, viúvo, rural, e Maria Alves, solteira, camponesa, moradores no sobredito lugar.  

 

ALVES, José. Filho de Manuel Alves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Tabulado. Neto paterno de Manuel Alves e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Francisco António Pereira e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 11/2/1898 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 25/9/1944.

 

ALVES, José. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1900. // Morreu no dito lugar a 26/8/1901, com apenas um ano de vida, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, José. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Nasceu em Parada do Monte em 1902. // Morreu no dito lugar a 6/12/1902, com apenas seis meses de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

ALVES, José. Filho de Florinda Alves, lavradeira, moradora no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1903. // Morreu no dito lugar a 23/8/1905, com apenas dois anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, José António. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 936, de 18/6/1950: «Lamentável desastre. Ontem, quando pelas dezoito horas o senhor Álvaro Cardoso, comerciante, de São Gregório, se dirigia no seu automóvel para aquela localidade e numa curva no lugar do Escuredo, freguesia de Chaviães, surgiu-lhe em bicicleta José António Alves, solteiro, de vinte e três anos de idade, natural da freguesia de Parada do Monte, que embatendo violentamente contra o veículo, foi projetado a uns metros de distância, tendo tido morte quase instantânea. As autoridades tomaram conta da ocorrência e estão procedendo a averiguações, pois o motorista, dizendo-se sem culpa, prestou logo os necessários socorros ao sinistrado e apresentou-se imediatamente na Administração deste concelho

 

ALVES, José Augusto. Filho de ------------ Alves e de ---------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Casou com Maria Vieites Carvalho, sua conterrânea. // Em 1996 residiam no lugar da Breia, Prado (VM 1045); em 2000 ainda ali moravam (VM 1134). // Em 1975 adquiriram um terreno de cultura arvense de regadio, vinha em ramada, pinhal e mato, sito no lugar de Funtão, Prado, com a área de 16.800 m2, a confrontar a sul com António Fernandes, a nascente com Adjuto Joaquim Vaz, e a poente com Luís Eduardo Fernandes (por doação verbal feita por Justino Vieites de Carvalho e esposa, Maria Rosa Alves, do lugar da Trigueira, Parada do Monte).    

 

ALVES, José Fernando. Filho de ---------- Alves e de ------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Rosa Lourenço, também de Parada do Monte. // No ano de 1999 residiam no lugar de Casal. // Em 1976 adquiriram um prédio rústico, com a área de 180 m2, a confrontar a norte com Carlos Fernando Alves, a sul com Belarmino Alves, e a nascente com José Afonso (por doação verbal feita por Francisco Alves e esposa, Marcília Esteves, de Aldeia Grande). 

 

ALVES, José Maria. Filho de Manuel Alves e de Guilhermina Pires. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 243, de 1/4/1917).

 

ALVES, Júlia. Filha de Manuel Alves e de Maria Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).

 

ALVES, Justino. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Afonso, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Francisco Alves e de Maria Fernandes; neto materno de Francisco José Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, todos do mesmo lugar. Nasceu em Parada do Monte a 27/11/1859 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: a sua avó materna e António Afonso, tio materno. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 7/8/1907 com a sua conterrânea Maria Pires, de 40 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Trigueira, filha de Francisco Pires e de Florinda Rodrigues, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Gregório e Manuel Francisco Alves, camponeses. 

 

ALVES, Justino. Filho de Manuel António Alves e de Rosa Maria Vieites (Beites), lavradores, residentes no lugar de Cerdeirinha. N.p. de Manuel António Alves e de Rosa Maria Vieites (Beites), de Casal; n.m. de Manuel Vieites (Beites) e de Maria Luísa Afonso, de Cerdeirinha. Nasceu a 2/12/1874 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: tios paternos, Francisco Alves, rural, e esposa, Maria Alves, moradores em Barreira. 

 

ALVES, Justino. Filho de Manuel Alves e de Maria Joaquina Alves, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Francisco José Alves e de Ana Domingues; neto materno de Vitorino Alves e de Maria Luísa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 27/7/1891; e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ALVES, Justino. Filho de Manuel Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar da Lagarteira. Neto paterno de Alexandre Alves e de Maria Esteves; neto materno de Francisco Esteves e de Miquelina Alves. Nasceu em Parada do Monte a 7/4/1896 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Domingues e Maria Rosa Afonso, do lugar do Coto do Paço.

 

ALVES, Justino. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar do Carrascal. Neto paterno de António Luís Alves e de Joana Rosa Alves; neto materno de Manuel Francisco Alves e de Maria Luísa Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 22/7/1896; e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Alves e Florinda Alves, solteiros, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande, tios maternos do batizando. // Morreu a 30/7/1896.

 

ALVES, Justino. Filho de Joaquim Alves e de Rosalina Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Alves e de Maria Lourenço; neto materno de Justino Pereira e de Rosa Pereira. Nasceu em Parada do Monte a 1/3/1911; e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Pereira, casado, lavrador, e Rosa Pereira, casada, camponesa. // Casou a 12/6/1950 com a sua conterrânea Rosa Alves. // Faleceu na sua freguesia natal a 5/5/1975.  

 

ALVES, Justino. Filho de Manuel Alves e de Maria Afonso. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 216, de 17/9/1916). // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu no lugar do Coto, Parada do Monte, a --/--/2000 (VM 1132, de 15/2/2000).

 

ALVES, Justino. Filho de Germano Alves e de Rosa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1932 (NM 153, de 12/6/1932).

 

ALVES, Libânia. Filha de Manuel Alves e de Maria Pereira, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Francisco António Pereira e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 23/2/1909 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco António Pereira, casado, camponês, e Maria Pires, casada, lavradeira. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 14/9/1909 e foi sepultada no adro da igreja.   

 

ALVES, Lino. Filho de Francisco José Alves e de Maria Rosa Rodrigues, rurais, moradores no lugar de Coto Santo. Nasceu por volta de 1831. // Tinha 54 anos de idade, era lavrador, viúvo de Maria Pires, morava no lugar de Carrascal, quando casou em segundas núpcias, na igreja de Parada do Monte, a 3/1/1885, com Maria Esteves, de 41 anos de idade, viúva de Joaquim Alves, e filha de Manuel Esteves Carvalho e de Maria Rosa Alves, rurais, de Cortegada. Testemunhas: Luís Manuel de Lucena e Manuel Rodrigues, ambos de Trigueira, casados, lavradores. // Com geração.    

 

ALVES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Maria Joana de Carvalho, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 19/7/1848. // Tinha 29 anos de idade, era camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 27/6/1878 com o seu conterrâneo António Vieites, solteiro, lavrador. // Faleceu no lugar de Tabulado a 13/2/1910, com 61 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de António Vieites, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Luísa. Filha de Manuel Alves e de Maria Rosa Alves, lavradores, de Parada do Monte. Nasceu por volta de 1817. // Faleceu em Carrascal, onde morava, a 5/5/1863, com 46 anos de idade, casada com Manuel Alves, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho.

 

ALVES, Luísa. Filha de António Alves e de Joana Alves, lavradores, residentes no lugar de Casal. Neta paterna de Manuel José Alves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Manuel António Alves e de Rosa Vieites (Beites). Nasceu em Parada do Monte a 4/9/1864 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel António Alves, casado, camponês, e Rosa Vieites (Beites), casada, lavradeira, ambos moradores no sobredito lugar. // Casou na igreja paroquial a 2/6/1897 com o seu conterrâneo Joaquim Lourenço, de 29 anos de idade, solteiro, camponês.   

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Alves e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1828. // Camponês. // Faleceu no lugar de Cortegada a 8/3/1894, com 66 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ALVES, Manuel. Filho de ---------- Alves e de ------------------------------------------. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu em Carrascal a --/--/1917, com 78 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 248, de 6/5/1917).

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Pires, moradores no lugar de Carrascal. Neto paterno de Manuel António Alves e de Rosa Rodrigues, do dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Pires e de ------------------------------, do lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 25/4/1856 e foi batizado a --/--/1856. Madrinha: a sua avó paterna.

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Caetano Alves e de Maria Vieites (Beites), lavradores, residentes em Aldeia Grande. N.p. de Manuel José Alves e de Ana Esteves; n.m. de Manuel António Vieites (Beites) e de Mariana Esteves. Nasceu a 3/12/1861 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Domingues, casado, rural, morador em Trigueira, e Rosa Vieites (Beites), casada, moradora no mesmo lugar.  

 

ALVES, Manuel. Filho de Alexandre Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neto paterno de Manuel José Alves e de Ana Maria Esteves; neto materno de António Esteves e de Luísa Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 18/2/1866 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial pelo padre José Maria Soares da Silva, pároco da freguesia. Padrinhos: Manuel Pires, solteiro, camponês, morador no lugar do Pereiral, e Rosa Afonso, solteira, camponesa, moradora no lugar da Lagarteira. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja paroquial a 12/8/1890 com Maria das Dores Esteves, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Pereiral, filha de Francisco Esteves e de Miquelina Alves, lavradores. Testemunhas presentes: Joaquim Esteves, solteiro, do lugar de Lagarteira, e Francisco Esteves, casado, do lugar de Pereiral, camponeses.    

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Alves e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel António Alves e de Joaquina Esteves; neto materno de Francisco Lourenço e de Maria Xavier. Nasceu em Parada do Monte a 14/5/1866 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: Manuel Lourenço, viúvo, rural, e Maria Alves, solteira, camponesa, moradores no supracitado lugar. 

 

ALVES, Manuel. Filho de António Luís Alves e de Rosa Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel António Alves e de Joaquina Esteves; neto materno de Manuel António Pereira e de Maria Ana Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a 26/3/1867 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, rural, e Maria Pereira, solteira, camponesa, moradores no sobredito lugar. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 19/9/1898 com a sua parente Maria Angélica Pereira, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cortegada, filha de Justino Pereira e de Rosa Pereira, rurais. Testemunhas presentes: o padre Luís Manuel Marques, capelão da freguesia, natural de Cristóval, e Manuel Caetano Pereira, solteiro, lavrador, residente no lugar de Cortegada. // Faleceu em Cortegada, Parada do Monte, a 29/6/1941.

 

ALVES, Manuel. Filho de Narciso Alves e de Engrácia Afonso, lavradores, residentes em Coto Santo. N.p. de Francisco Alves e de Rosa Rodrigues; n.m. de Manuel Afonso e de Maria Cubelo. Nasceu a 25/10/1867 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Afonso, solteiro, rural, e Carolina Alves, solteira, camponesa, moradores no supracitado lugar.   

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Alves e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Casal. Neto paterno de Manuel António Alves e de Rosa Vieites; neto materno de Manuel Domingues e de Mariana Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 12/4/1869; nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial pelo padre José Maria Soares da Silva, pároco da freguesia. Padrinhos: Manuel da Rocha, lavrador, e Maria Vieites, camponesa. // Era solteiro, artista, quando casou na igreja de Penso, Melgaço, a 28/3/1897, com a sua conterrânea Maria Pereira, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco António Pereira e de Maria Pires. // Faleceu na sua freguesia natal a 1/6/1953.    

 

ALVES, Manuel. Filho de Joaquim Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria Rosa Alves, do dito lugar; neto materno de Manuel Esteves e de Maria Rosa Alves (ou Esteves), rurais, de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 5/4/1874 e foi batizado na igreja católica local nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos. // Trabalhador rural. // Casou na igreja de Fiães a 19/6/1905 com Rosa Teresa Pires, de 30 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Fiães, onde residia, filha de José Maria Pires e de Ana Luísa Alves, fenalenses. Testemunhas presentes: Manuel José Gonçalves, do lugar da Jugaria, e António José Gregório, do lugar de Candosa, casados, lavradores, fenalenses.  

 

ALVES, Manuel (Cirurgião de Parada do Monte). Filho de António Caetano Alves e de Albina Rodrigues, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de Francisco Alves e de Ana Domingues, do lugar de Aldeia Grande; neto materno de Manuel Rodrigues e de Joaquina Domingues, do lugar de Trigueira, todos rurais. Nasceu em Parada do Monte a 6/5/1874 e foi batizado na igreja da freguesia nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus tios paternos, Manuel Alves, solteiro, camponês, e Delfina Alves, solteira, camponesa, moradores no lugar de Aldeia Grande. // Casou na igreja paroquial a 4/5/1901 com a sua conterrânea Guilhermina Pires. Testemunhas presentes: Manuel Pires e António Caetano Alves, casados, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. // A sua esposa faleceu em Parada do Monte a 21/5/1949. // Foi curandeiro. Adquiriu, segundo A. Domingues (ver "A Voz de Melgaço" n.º 967, de 15/7/1992), alguma fama em todo o concelho, e até fora dele. Foi autodidacta. // Residiu no lugar de Aldeia Grande, freguesia de Parada do Monte, e teve prole numerosa – em 1992 ainda tinha três filhos vivos. // Cobrava quase sempre por avença.    



 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Alves e de Maria das Dores Esteves, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1892. // Morreu no dito lugar a 11/12/1894, com apenas dois anos de idade, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. Neto paterno de Alexandre Alves e de Maria Esteves; neto materno de Francisco Esteves e de Miquelina Alves. Nasceu em Parada do Monte a 31/1/1894 e foi batizado na igreja paroquial a 1 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel José Domingues e Maria Rosa Afonso, casados, camponeses. 

 

ALVES, Manuel. Filho de ----------- Alves e de -----------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou na igreja de Parada do Monte a --/--/1917 com Maria Rosa Domingues (Jornal de Melgaço n.º 1166, de 14/7/1917).

 

ALVES, Manuel. Filho de Florinda Alves, lavradeira, moradora no lugar de Coto Santo. Neto materno de Narciso Alves e de Maria Engrácia Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 29/7/1897 e foi batizado na igreja paroquial a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Domingues e Maria Rodrigues, casados, camponeses, moradores no lugar de Aldeia Grande. // Casou na CRCM a 24/2/1919 com Rosa Balbina Alves. // A sua esposa faleceu na freguesia de Palmeira, Braga, a 6/2/1973. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que em 1913 foi preso em Espanha, juntamente com outros conterrâneos, a pedido da polícia portuguesa de emigração, quando seguia para Vigo, a fim de embarcar clandestinamente para o Brasil; os espanhóis entregaram-no às autoridades portuguesas de Valença do Minho (ver Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913).   

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de António Luís Alves e de Joana Alves; neto materno de Manuel Francisco Alves e de Maria Afonso. Nasceu em Parada do Monte a 18/3/1910 e foi batizado na igreja paroquial a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Pereira, solteiro, camponês, e Florinda Alves, solteira, camponesa.

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1165, de 7/7/1917).

 

ALVES, Manuel (?). Filho de Maria Vieites. Nasceu na freguesia de Parada do Monte a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 370).

 

ALVES, Manuel António. Filho de ---------- Alves e de ------------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Casou com a sua conterrânea Maria da Conceição Domingues. // Em 1995 residiam no lugar de Aldeia Grande (VM 1035).

 // continua...

1 comentário:

  1. Bom dia
    E so para dizer que os senhores Aparicio Alves e Armindo Antonio Alves (cirurgiao)eram irmaos

    ResponderEliminar