segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Castro Laboreiro)
 
Por Joaquim A. Rocha




// continuação…


AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de João Afonso e de Maria José Fernandes. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Caetano Fernandes e de Rosa Afonso. Nasceu a 30/4/1862 e foi batizado a 1 de Maio desse ano. Madrinha: Ana Rosa Afonso, do Vido. // Faleceu a 10/4/1897, no Vido, casado com Helena Domingues, e foi sepultado no adro. // Com geração. 

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Afonso e de Maria de Jesus Gonçalves, ela de Corveira e ele de Bico. N.p. de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de António Joaquim Gonçalves e de Rosa Afonso. Nasceu a 4/6/1871 e foi batizado no dia 5 desse mês e ano. Madrinha: Isabel Fernandes, solteira.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Afonso e de Maria Antónia Esteves. N.p. de Sebastião Afonso e de Ana Rosa Esteves; n.m. de António Esteves e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 21/6/1880 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Sebastião Alves e mulher, Engrácia Afonso, todos do lugar de Cainheiras. // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Cainheiras a --/--/1931, com 50 anos de idade (NM 98, de 22/2/1931).

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Afonso e de Ana Rosa Domingues, ela de Dorna e ele de Laceiras, onde moravam. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Esteves. Nasceu a 1/4/1888 e foi batizado a dois desse mês e ano. Madrinha: Maria Antónia Bernardo, casada, de Covelo. // Faleceu a 4/2/1894 e foi sepultado na igreja.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de --------- Afonso e de --------------------. Nasceu a --/--/1916. // Casou com Virgínia Domingues, mais nova do que ele sete anos. // Residiram na vila de Castro. // Pais do Dr. Manuel (Carqueijo), etc.  

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de -------- Afonso e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Comerciante em Castro Laboreiro. // Em reunião da Câmara Municipal de 20/5/1960 leu-se um seu requerimento, no qual pedia licença para construir uma garagem; os vereadores autorizaram essa obra (Notícias de Melgaço n.º 1361, de 29/5/1960).

 

AFONSO, Manuel José. // Nasceu no Rodeiro, Castro Laboreiro. // Faleceu a 1/8/1858, casado com Maria Domingues, achando-se enfermo no lugar dos Casais, em casa de Belina Pires, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval a 2, com ofício de cinco padres.  

 

AFONSO, Manuel José. Filho de António Afonso e de Rosa Monteiro, moradores no lugar do Vido. Nasceu por volta de 1840. // Casou a 12/10/1863 com Joaquina, de 28 anos de idade, solteira, da vila de Castro, filha de António Luís Fernandes e de Escolástica Domingues. Testemunhas: João António Pires e António Afonso, casados, moradores na dita vila. 

 

AFONSO, Manuel José. Filho de José Pedro Afonso e de Gertrudes Conde. N.p. de João Pedro Afonso e de Teresa Afonso. Nasceu no Vido por volta de 1846. // Casou a 30/6/1869 com Rosa, de 30 anos de idade, solteira, de Laceiras, filha de Pedro Esteves e de Isabel Bernardo. Testemunhas: Manuel Domingues, casado, de Dorna, e António Afonso, casado, da vila de Castro. 

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel António Afonso e de Maria Alves, moradores no lugar do Barreiro. Nasceu por volta de 1848. // Casou a 26/5/1875 com a sua parente Isabel Maria Afonso Esteves, de 16 anos de idade, filha de Domingos Esteves e de Rosa Afonso, natural do lugar de Assureira. Testemunhas: António Esteves, casado, do lugar de Entalada, e Manuel Enes, casado, do lugar de Ramisqueira.  

 

AFONSO, Manuel José. Filho de António Afonso e de Engrácia Alves. N.p. de Domingos Afonso e de Maria Ventura Monteiro; n.m. de Manuel Alves e de Maria Rosa Domingues, todos de Portelinha. Nasceu a 9/6/1856 e foi batizado a vinte e dois desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel José Monteiro e Maria Joaquina Afonso.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel José Afonso e de Maria Domingues. N.p. de Manuel António Afonso e de Maria José Domingues, de Laceiras; n.m. de José Domingues e de Maria Alves, de João Alvo. Nasceu a 1/5/1857 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves, solteiro, e sua irmã, Maria Alves, solteira, de Ramisqueira.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Sebastião Afonso e de Maria Esteves, residentes em Varziela. N.p. de Maria Luísa Afonso, de Corveira; n.m. de António Esteves Rocha e de Rosa Fernandes. Nasceu a 23/5/1857 e foi batizado no dia 24. Padrinhos: José Esteves e mulher, Isabel Esteves, de Varziela. // Lavrador. // Faleceu em Varziela a 1/11/1897, casado com Luísa Esteves, e foi sepultado no adro no dia 3. // Deixou a esposa grávida. 

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Pedro Afonso e de Maria Rodrigues, residentes em Laceiras. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Antónia Afonso; n.m. de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves, de Alagoa. Nasceu a 14/12/1857 e foi batizado no dia 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves e mulher, Benta Esteves, de Dorna.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de António Afonso e de Vicência Fernandes, moradores na vila de Castro. N.p. de João Pedro Afonso e de Teresa Afonso, do Vido; n.m. de António Luís Fernandes e de Escolástica Domingues, da vila. Nasceu a 30/6/1858 e foi batizado a 1 de Julho desse ano. Padrinhos: José Joaquim Afonso, casado, e irmã Clara Afonso, do Vido.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel Afonso e de Benta Alves, moradores na vila de Castro. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Luísa Fernandes, do Vido; n.m. de Manuel António Alves e de Rosa Maria Fernandes, de Várzea Travessa. Nasceu a 18/7/1858 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: João Afonso, solteiro, e sua mãe Maria Luísa Fernandes, do Vido. // Faleceu a 11/11/1860, em Várzea Travessa, e foi sepultado na igreja no dia 12.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de ---------- Afonso e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1860. // Faleceu no lugar de Coriscadas a --/--/1934, com setenta e quatro anos de idade (NM 235, de 10/6/1934).

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel Afonso e de Antónia Afonso, moradores em Corveira. N.p. de Domingos Afonso e de Maria Fernandes; n.m. de Sebastião Afonso e de Ana Esteves. Nasceu a 23/6/1862 e foi batizado no dia 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso e sua filha Antónia, solteira, moradores em Bago de Baixo.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Francisco Afonso e de Antónia Alves, residentes em Dorna. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Esteves; n.m. de Manuel Luís Alves e de Ana Rosa Esteves. Nasceu a 7/4/1863 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes, solteiro, e Isabel Fernandes, solteira. // Faleceu a 13/5/1863.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Domingos Afonso e de Isabel Bernardo, ela do lugar de Mareco e ele do lugar de Bago de Baixo, onde moravam. N.p. de António Afonso e de Maria Antónia Afonso; n.m. de Manuel Bernardo e de Ângela Gonçalves. Nasceu a 19/3/1864 e foi batizado a 21 desse mesmo mês e ano. Madrinha: Antónia Afonso, solteira. // Lavrador. // Faleceu a 22/12/1897, no lugar de Bago de Baixo, no estado de solteiro, e foi sepultado no adro.    

 

AFONSO, Manuel José. Filho de José Afonso e de Ana Rosa Pires, moradores em Ramisqueira. N.p. de António Afonso e de Joaquina Pires; n.m. de Joaquina Pires, do Vido. Nasceu a 12/5/1881 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna. // Lavrador. // Casou com Maria Rosa Pires, nascida em Castro Laboreiro a 18/2/1887. // Faleceu no lugar de Barreiro, onde morava, a 12/1/1956. /// O óbito foi declarado no Posto do Registo Civil de Castro Laboreiro por Manuel Esteves, casado, camponês, domiciliado no dito lugar de Barreiro.         

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Perpétua Afonso, solteira, jornaleira, moradora na vila de Castro. N.m. de Francisco Afonso e de Ana Esteves. Nasceu a 15/2/1888 e foi batizado nesse dia. Madrinha: Maria Luísa Barros, solteira, carvoeira, da vila de Castro. // Faleceu a 22/2/1888. 

 

AFONSO, Manuel José. Filho de ------------ Afonso e de --------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1932 com Maria Rosa Fernandes (NM 174, de 27/11/1932). // Em 2000 o casal residia em Portelinha (VM 1131, de 1/2/2000).

 

AFONSO, Manuel Luís. Filho de António Afonso e de Maria Rosa Esteves, residentes em Portelinha. N.p. de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes, de Assureira; n.m. de Luís António Esteves e de Angélica Alves. Nasceu a 4/9/1858 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

AFONSO, Maria. // Faleceu no Vido a 23/2/1860, com 68 anos de idade, no estado de viúva de António José Rodrigues, rural, moradora em Covelo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 24. // Sem geração. 

 

AFONSO, Maria. Filha de Manuel Afonso e de Joana Fernandes, lavradores, castrejos. // Faleceu em Corveira a 22/10/1870, com 77 anos de idade, viúva de Manuel Domingues, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

AFONSO, Maria. Filha de António Bento Afonso e de Genoveva Gonçalves. Nasceu por volta de 1812. // Lavradeira. // Faleceu no Vido, a 3/8/1892, com 80 anos de idade, viúva de João Manuel Domingues, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

AFONSO, Maria. Filha de Sebastião Afonso e de Maria Afonso. Nasceu por volta de 1813. // Lavradeira. // Faleceu em Mareco a 17/1/1896, com 83 anos de idade, viúva de Manuel Esteves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

AFONSO, Maria. Filha de Manuel Afonso e de Maria Afonso, lavradores, castrejos. // Faleceu em Bico a 18/11/1876, com 57 anos de idade, viúva de Miguel Enes. // Com geração.

 

AFONSO, Maria. Filha de Pedro Afonso e de Clara Alves. // Faleceu em Laceiras, a 4/6/1888, com 68 anos de idade (confirmar), casada com Custódio Esteves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

AFONSO, Maria. Filha de Manuel Afonso e de Rosa Rodrigues, castrejos. // Faleceu no lugar do Barreiro a 27/3/1886, com 63 anos de idade, casada com António Esteves, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Maria. Filha de Manuel Afonso e de Maria Alves, castrejos. // Faleceu em Portelinha a 6/5/1884, com 40 anos de idade, casada com Manuel Fernandes, e foi sepultada no adro. // Deixou filhos. 

 

AFONSO, Maria. Filha de Fortunato Afonso e de Maria Esteves, residentes em Bago de Baixo. // Faleceu menor de onze anos de idade, a 4/4/1858, e foi sepultada na igreja no dia 5.

 

AFONSO, Maria. Filha de ------------ Afonso e de --------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou com António Afonso. // Faleceu no lugar do Teso a 11/7/1913.

 

AFONSO, Maria. Filha de -------- Afonso e de ------------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Faleceu em Várzea Travessa a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 128, de 25/10/1931). 

 

AFONSO, Maria. Filha de António Afonso e de Carolina Domingues. Nasceu a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 12, de 12/5/1929).

 

AFONSO, Maria Antónia. Filha de Manuel Afonso e de Anastácia, ou Antónia, Domingues, moradores no lugar de Pontes. Nasceu por volta de 1789. // Faleceu no lugar de Laceiras, à meia-noite de 3 para 4/3/1863, com 74 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de viúva de Sebastião Afonso, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Maria Antónia. Filha de António Afonso e de Maria Domingues, lavradores, residentes em Cainheiras. Nasceu por volta de 1811. // Faleceu a 9/3/1861, no lugar de Bago de Baixo, com cinquenta anos de idade, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja no dia 10. 

 

AFONSO, Maria Antónia. Filha de ---------- Afonso e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1856. // Casou com ----------------------------------------------. // Faleceu no lugar de Bago a --/--/1954, com 98 anos de idade, viúva (Notícias de Melgaço n.º 1103, de 28/2/1954). 

 

AFONSO, Maria Antónia. Filha de António Afonso e de Joaquina Pires, moradores em Ramisqueira. N.p. de Manuel Afonso e de --------------------------; n.m. Manuel José Pires e de Maria Alves, moradores em Assureira. Nasceu a 5/2/1862 e foi batizada no dia 6. Padrinhos: Manuel Domingues e mulher Antónia Pires, residentes em Ramisqueira. // Faleceu a 12/8/1862.

 

AFONSO, Maria Antónia. Filha de Vicente Afonso e de Isabel Maria Esteves, ela de Ameijoeira e ele de Bago de Baixo, onde moravam. N.p. de António Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Silvério Esteves e de Antónia Joaquina Domingues. Nasceu a 9/5/1875 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Gonçalves e mulher, Antónia Joaquina Esteves.

 

AFONSO, Maria Antónia. Filha de José Joaquim Afonso e de Maria Rosa Afonso, residentes em Bago de Baixo. N.p. de António Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Domingos Afonso e de Isabel Bernardo. Nasceu a 1/4/1880 e foi batizada a 4 desse mês. Padrinhos: Francisco Gonçalves, casado, de Pontes, pela pessoa de Custodio Afonso e irmã, Maria Antónia Afonso, solteiros, tios paternos, de Bago de Baixo. // Casou com Domingos José, de 47 anos, filho de Manuel Luís Esteves e de Antónia Afonso, na CRCM, a 7/1/1920. // Enviuvou a 8/2/1946. // Faleceu a 18/3/1965.  

 

AFONSO, Maria Antónia. Filha de Domingos Afonso e de Ana Afonso, residentes em Laceiras. N.p. de Pedro Afonso e de Maria Rodrigues; n.m. de Tiago Afonso e de Maria Rodrigues. Nasceu a 28/7/1885 e foi batizada a 30 desse mês. Madrinha: a sua avó materna. // Morreu no lugar do Teso a --/--/1935 (NM 293, de 8/12/1935).  

 

AFONSO, Maria do Carmo. Filha de --------- Afonso e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1921. // Faleceu no lugar de Laceiras a --/--/1939, com apenas dezoito anos de idade (NM 474, de 17/12/1939).

 

AFONSO, Maria Francisca. Filha de Joaquim Afonso e de Ana Rosa Esteves, lavradores, ele de Bago de Baixo e ela de Cainheiras, onde moravam. N.p. de António José Afonso e de Maria Antónia Afonso; n.m. de António Esteves e de Teresa Fernandes. Nasceu a 5/8/1872 e foi batizada no dia 7. Padrinhos: Francisco António Alves e mulher Rosa Fernandes. // Faleceu a 26/1/1874.  

 

AFONSO, Maria da Glória. Filha de Manuel Joaquim Afonso e de Helena Domingues, moradores no lugar do Vido. Neta paterna de João Afonso e de Maria José Fernandes; neta materna de Manuel Domingues e de Rosa Gregório. Nasceu a 25/6/1896 e foi batizada no dia 28. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou com Manuel, de 26 anos de idade, filho de António Bento Domingues e de Maria Domingues, na CRCM, a 17/9/1917. // Faleceu a 25/10/1918.

 

AFONSO, Maria de Jesus. Filha de --------- Afonso e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1910. // Faleceu no lugar de Laceiras, com apenas dez anos de idade, em Julho de 1920 (JM 1297, de 18/7/1920).

 

AFONSO, Maria Joana. Filha de Manuel Afonso e de Isabel Pires, residentes no lugar de Assureira. // Faleceu menor de cinco anos, a 14/7/1858, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de --------- Afonso e de ---------------------. Nasceu no lugar de Várzea Travessa por volta de 1850. Morreu a --/--/1937, com 87 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 371, de 10/10/1937). 

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Francisco Afonso e de Antónia Alves, residentes em Várzea Travessa. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Esteves, de Dorna; n.m. de Manuel Luís Alves e de Ana Rosa Esteves. Nasceu a 10/6/1858 e foi batizada a 14 desse mês. Padrinhos: Pedro Rodrigues e Maria Alves Conde, de Várzea Travessa.

 

AFONSO, Maria José. Filha de António José Afonso e de Maria Rosa Esteves, moradores no lugar de Portelinha. Neta paterna de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes, de Assureira; neta materna de Luís António Esteves e de Angélica Alves, de Portelinha. Nasceu a 11/9/1859 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues Clemente e sua mulher, Maria Afonso, de Portelinha. // Faleceu no sobredito lugar de Portelinha a --/--/1929.

 

AFONSO, Maria Luísa. Filha de Manuel António Afonso e de Maria Fernandes, lavradores, castrejos. // Faleceu em Varziela a 17/8/1881, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Alves. // Com geração. 

 

AFONSO, Maria Luísa. Filha de Basílio Afonso e de Joaquina Alves. Nasceu por volta de 1829. // Lavradeira. // Faleceu a 17/7/1896, no lugar de Bico, com 67 anos de idade, casada com António Monteiro, e foi sepultada no adro. // Não deixou filhos.

 

AFONSO, Maria Luísa. Filha de Manuel Afonso e de Isabel Maria Pires, lavradores, residentes em Assureira. N.p. de Manuel António Afonso e de Isabel Esteves; n.m. de Manuel José Pires e de Maria Rosa Alves Conde. Nasceu a 18/7/1862 e foi batizada a 20 desse mês. Padrinhos: Feliciano Domingues e mulher, Luísa Monteiro, moradores no Barreiro. // Faleceu a 7/8/1863 e foi sepultada na igreja.  

 

AFONSO, Maria Luísa. Filha de Manuel Afonso e de Rosa Domingues, lavradores. Nasceu por volta de 1864. // Faleceu em Portelinha a 12/4/1866, menor de 2 anos, e foi sepultada na igreja. 

 

AFONSO, Maria Luísa. Filha de Pedro Afonso e de Isabel Ventura Rodrigues, ela de Assureira e ele de Covelo, onde habitavam. N.p. de José Afonso e de Ana Rosa Alves; n.m. de Manuel António Rodrigues e de Luísa Esteves. Nasceu a 23/5/1877 e foi batizada no dia 24. Madrinha: a avó materna.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de António Afonso e de Maria Antónia Afonso, lavradores. Nasceu por volta de 1843. // Faleceu em Bico a 29/6/1869, com apenas 26 anos e 9 meses, sem testamento, casada com Manuel Luís Esteves, rural, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Francisco Afonso e de Ana Rosa Esteves. Nasceu por volta de 1844. // Faleceu no lugar do Vido, menor de 14 anos, a 29/7/1858, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.  

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de António Afonso e de Joaquina Pires, residentes em Ramisqueira. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu menor de 4 anos, a 21/8/1858, e foi sepultada na igreja no dia 22.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de João Afonso e de Rosa Bernardo, moradores em Dorna. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de António José Bernardo e de Perpétua Alves, de Várzea Travessa, todos lavradores. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu a 28/4/1861, com apenas sete anos de idade, e foi sepultada na igreja.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de António Afonso e de Joaquina Pires, residentes em Ramisqueira. Neta paterna de Manuel Afonso e de Isabel Esteves; neta materna de Manuel José Pires e de Maria Rosa Alves Conde. Nasceu a 24/4/1856 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Pires, solteiro, e sua mãe Maria Rosa Alves, todos de Assureira.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Domingos José Afonso e de Isabel Domingues. Neta paterna de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes, de Assureira; neta materna de António Joaquim Domingues e de Isabel Monteiro, de Covelo. Nasceu a 9/7/1858 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues e sua mulher, Rosa Domingues, de Covelo.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Domingos Afonso e de Isabel Bernardo. N.p. de António Afonso e de Maria Antónia Afonso, de Bago de Baixo; n.m. de Manuel Bernardo e de Ângela Gonçalves, de Mareco. Nasceu a 30/3/1859 e foi batizada a 1 de Abril desse ano. Padrinhos: padre Manuel Vicente Pereira, da vila de Castro, pela pessoa de António José Fernandes, e sua ------------ (?), Maria José Esteves, de Cainheiras. // Lavradeira. // Faleceu a 25/10/1895, em Bago de Baixo, casada com José Joaquim Afonso, e foi sepultada na igreja. // Com geração.    

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Tiago Afonso e de Maria Rodrigues, lavradores, castrejos. // Faleceu em Laceiras, a 7/12/1873, com apenas 14 anos de idade.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Sebastião Afonso e de Maria Esteves, ele de Corveira e ela de Varziela, onde habitavam. N.p. de Maria Luísa Afonso, solteira; n.m. de António Esteves e de Rosa Fernandes. Nasceu a 20/4/1866 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luísa Afonso, viúva, todos lavradores.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Domingos José Afonso e de Isabel Domingues, ela de Covelo e ele de Assureira (?), onde residiam. N.p. de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes; n.m. de António Joaquim Domingues e de Isabel Monteiro. Nasceu a 11/9/1866 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Domingos Monteiro e Maria Alves, solteiros, todos lavradores. 

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de --------- Afonso e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1867. // Faleceu em Curral do Gonçalo a --/--/1931, com 64 anos de idade (NM 107, de 3/5/1931).

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de João Afonso e de Maria José Fernandes, moradores no lugar do Vido. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Manuel Caetano Fernandes e de Rosa Afonso. Nasceu a 13/4/1874 e foi batizada no dia 14 desse mês e ano. Madrinha: Maria Domingues, casada com António Esteves, todos lavradores. // Faleceu a 2/1/1950.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Maria Gonçalves, ela de Corveira e ele de Bico, onde residiam. N.p. de Domingos Afonso e de Ana Rosa Gonçalves; n.m. de António (?) Gonçalves e de Rosa Afonso. Nasceu a 11/4/1876 e foi batizada a 14 desse mês. Padrinhos: os avós maternos, todos lavradores. // Faleceu a 6/8/1887 e foi sepultado na igreja. 

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de José Afonso e de Antónia Esteves. N.p. de Sebastião Afonso e de Ana Rosa Esteves; n.m. de António Esteves e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 8/5/1877 e foi batizada a 13 desse dito mês e ano. Padrinhos: Sebastião Alves e mulher, Engrácia Afonso, de Cainheiras. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu em Adofreire a --/--/1939, com 62 anos de idade (NM 441, de 23/4/1939).  

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de José Afonso e de Antónia Esteves, residentes em Cainheiras. N.p. de Sebastião Afonso e de Ana Rosa Esteves; n.m. de António Esteves e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 26/3/1881 e foi batizada no dia 27. Padrinhos: o avô paterno, pela pessoa de António Domingues, e mulher, Maria Gonçalves, de Mareco.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de António Afonso e de Isabel Pires, ela do Barreiro e ele de Ramisqueira, onde moravam. N.p. de António Afonso e de Joaquina Pires; n.m. de Silvestre Pires e de Maria Domingues. Nasceu a 4/5/1885 e foi batizada a 6 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Conde, solteira, do Barreiro.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Maria Francisca Esteves, moradores em Laceiras. N.p. de Manuel Afonso e de Francisca Rodrigues; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Fernandes. Nasceu a 6/10/1888 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues e sua mulher, Domingas Fernandes, de Pontes. // Faleceu na Gavieira, Arcos de Valdevez, a 27/2/1978.  

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Antónia Esteves, residentes em Cainheiras. N.p. de Sebastião Afonso e de Ana Rosa Esteves; n.m. de António Esteves e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 5/4/1890 e foi batizada no dia 6. Padrinhos: Matias de Sousa Lobato, professor do ensino primário, pela pessoa de António Gonçalves e irmã Francisca, solteiros, de Corveira. // Faleceu a 3/5/1890.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Custódio Afonso e de Ana Rosa Esteves, moradores em Bago de Baixo. N.p. de António José Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Afonso. Nasceu a 27/6/1893 e foi batizada no dia 28. Padrinhos: Luís Afonso e mulher, Rosa Esteves, de Bago de Baixo. // Casou com Felismino Afonso, na CRCM, a 7/10/1912. // Enviuvou a 3/11/1918. // Faleceu a 4/7/1978. 

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de José Valério Afonso e de Isabel Esteves, moradores no Vido. N.p. de João Afonso e de Maria José Fernandes; n.m. de Manuel Esteves e de Ana Domingues. Nasceu a 24/4/1894 e foi batizada no dia 25. Padrinhos: João Manuel Afonso e Maria Rosa Afonso, solteiros, tios paternos (o padrinho foi representado pelo avô paterno da criança). // Casou com Manuel, de 29 anos de idade, filho de Manuel Joaquim Afonso e de Helena Domingues, na CRCM, a 27/9/1920. // Enviuvou a 7/5/1947. // Faleceu a 10/4/1967.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de António José Afonso e de Maria José Alves, residentes em Cainheiras. Neta paterna de Manuel Afonso e de Antónia Joaquina Afonso; neta materna de Sebastião Alves e de Maria Antónia Fernandes. Nasceu a 21/6/1895 e foi batizada no dia 22. Padrinhos: o seu avô materno e a sua segunda mulher, Engrácia Afonso. // Faleceu a 27/8/1946.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Rufina Afonso, solteira, moradora em Portelinha. Neta materna de António José Afonso e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 21/6/1896 e foi batizada no dia 24. Padrinhos: Manuel Gregório e Maria Rosa Gregório, solteiros.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de ---------- Afonso e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1899. // Faleceu no lugar de Seara a --/--/1959, com 60 anos de idade (NM 1346, de 3/1/1959).

 

AFONSO, Modesto da Ascensão. Filho de Francisco Afonso e de Ana Esteves, moradores no lugar do Vido. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Teresa Esteves, viúva, da vila de Castro. Nasceu a 19/5/1857 e foi batizado a 21 desse mês. Padrinhos: Modesto Gregório e sua mulher, Ana Gonçalves, do Viso. // Morreu a 27/1/1858 e foi sepultado na igreja no dia 29.

 

AFONSO, Oliveiros. Filho de José Afonso e de Palmira Esteves, proprietários na Vila de Melgaço. Nasceu em Castro Laboreiro por volta de 1947. // Faleceu em França em 1965, com apenas 18 anos de idade, vítima de desastre de viação, tendo morte instantânea (NM 1564, de 8/8/1965). 

 

AFONSO, Palmira. Filha de ------------------ e de -------------------------------------. Nasceu em --------------, por volta de 1921. // Faleceu no lugar de Queimadelo, Castro Laboreiro, a --/10/2016, com 95 anos de idade.

 

AFONSO, Palmira. Filha de Francisco Afonso e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1931 (NM 125, de 20/9/1931).

 

AFONSO, Palmira. Filha de Joaquim (confirmar) Afonso e de Rosa Esteves. Nasceu em Castro Laboreiro a --/--/1932 (NM 175, de 4/12/1932).

 

AFONSO, Páscoa Maria. Filha de Domingos Afonso e de Isabel Domingues, lavradores, residentes em Cainheiras. // Faleceu no dito lugar a 9/3/1864, com 62 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de casada com António Domingues, rural, e foi sepultada na igreja. // Com geração.  

 

AFONSO, Pedro. Filho de Sebastião Afonso e de Maria Antónia Afonso, lavradores, castrejos. Nasceu por volta de 1820. // Faleceu em Laceiras, a 9/1/1880, com 60 anos de idade, no estado de casado com Maria Rodrigues. // Com geração.

 

AFONSO, Pedro. Filho de Manuel Afonso e de Maria Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro por volta de 1823. // Morou em Laceiras. // Faleceu a 23/4/1863, na freguesia de Meixedo, Montalegre, sem sacramentos, sem testamento, com 40 anos de idade, casado com Clara Alves, e foi sepultado na igreja de Meixedo. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Pedro. Filho de José Afonso e de Ana Rosa Alves, moradores no lugar de Covelo. Nasceu por volta de 1833. // Casou a 23/5/1875 com a sua parente por afinidade Isabel Ventura Rodrigues, de 25 anos de idade, viúva de António Domingues, do dito lugar de Covelo. Testemunhas: Vicente Conde, seminarista, e Joaquim José Esteves, solteiro, morador na vila de Castro Laboreiro.

 

AFONSO, Pedro José. Filho de José Afonso e de Isabel Enes, rurais, moradores em Laceiras. // Lavrador. // Faleceu em Assureira a 8/9/1860, com 78 anos de idade, no estado de viúvo de Maria José Fernandes, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 10. // Deixou filhos e filhas.

 

AFONSO, Porfírio. Filho de Maria José Afonso, solteira, moradora em Portelinha. N.m. de António José Afonso e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 1/4/1893 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António José Esteves e Isabel Afonso, tia materna, solteiros. // Pediu adiamento militar de 1913 para 1914; foi incluído no recenseamento militar de 1915, mas não sei se compareceu à chamada. Como a ida de portugueses para a I Grande Guerra só se deu em 1917, é possível que se tenha safado.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Ana Pires, lavradores, castrejos. // Faleceu em Assureira a 14/1/1876, com 85 anos de idade, no estado de viúva de António Esteves, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Francisco Afonso e de Antónia Domingues, lavradores, castrejos. // Faleceu em Entalada a 23/2/1871, com 76 anos de idade, no estado de viúva de Domingos Rodrigues.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Isabel Domingues, lavradores, castrejos. // Faleceu em Dorna a 31/12/1873, com 72 anos de idade, no estado de casada com Manuel António Domingues. // Com geração.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Domingos Afonso e de Isabel Domingues. Nasceu por volta de 1812. // Faleceu em Corveira a 16/8/1892, com 80 anos de idade, no estado de viúva de António Joaquim Gonçalves, e foi sepultada no adro. // Com geração.

 

AFONSO, Rosa. Filha de António Bento Afonso e de Genoveva Gonçalves, lavradores, castrejos. // Faleceu no Vido a 19/4/1879, com 62 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Caetano Fernandes. // Com geração.

 

AFONSO, Rosa. Filha de António Afonso e de Maria Esteves. Nasceu por volta de 1818. // Lavradeira. // Faleceu a 2/11/1899, na vila de Castro, com 81 anos de idade, viúva de Duarte José de Amorim, e foi sepultada no adro. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Isabel Esteves. Nasceu por volta de 1822. // Lavradeira. // Faleceu em Assureira a 6/6/1896, com 74 anos de idade, no estado de viúva de José Alves, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Pedro Afonso e de Maria José Afonso, castrejos. // Faleceu em Assureira a 9/7/1886, com 63 anos de idade, viúva de Domingos Esteves, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Maria Esteves, residentes em Bago de Baixo. // Faleceu solteira a 26/2/1858, menor de 24 anos de idade, e foi sepultada na igreja no dia 28.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Isabel Pires. N.p. de Manuel Afonso e de Isabel Esteves; n.m. de Manuel Pires e de Maria Alves, todos de Assureira. Nasceu a 20/2/1856 e foi batizada no dia 21. Padrinhos: Manuel Peres, por procuração de João Domingues, e Maria Esteves, da Ponte do Barreiro. // Faleceu a 10/7/1858.

 

AFONSO, Rosa. Filha de José Afonso e de Rosa Afonso, lavradores, residentes em Assureira. Nasceu por volta de 1861. // Faleceu no dito lugar a 5/7/1865, menor de quatro anos, e foi sepultada na igreja.

 

AFONSO, Rosa. Filha de António Afonso e de Maria Domingues, do Vido, moradores em Várzea Travessa. N.p. de Sebastião Afonso e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Manuel Domingues (Patas?) e de Rosa Fernandes. Nasceu a 3/6/1866 e foi batizada a 6 desse dito mês e ano. Padrinhos: Vicente Domingues e sua mulher, Rosa Fernandes.  

 

AFONSO, Rosa. Filha de Domingos Afonso e de Isabel Domingues, ela do Covelo e ele de Assureira, onde habitavam. N.p. de Pedro José Afonso e de Maria José Fernandes; n.m. de António Domingues e de Isabel Monteiro. Nasceu a 20/11/1869 e foi batizada no dia 21 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Esteves e mulher, Rosa Afonso. // Faleceu a 14/4/1870.

 

AFONSO, Rosa. Filha de José Joaquim Afonso e de Maria Rosa Afonso, residentes em Bago de Baixo. N.p. de António Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Domingos Afonso e de Isabel Bernardo. Nasceu a 5/3/1887 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Gonçalves e mulher, Rosa Afonso. // Faleceu em Setembro de 1887.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Maria Fernandes, moradores no lugar do Barreiro. N.p. de António Afonso e de Joaquina Pires; n.m. de José Fernandes e de Rosa Pires. Nasceu a 22/3/1895 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria Esteves, solteira, do lugar do Barreiro. // Faleceu a 14/7/1959.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Maria Antónia Esteves, residentes no lugar de Cainheiras. Neta paterna de Sebastião Afonso e de Ana Rosa Esteves; neta materna de --------- Esteves e de Isabel Gonçalves. Nasceu a 10/7/1896 e foi batizada a 12 desse mesmo mês e ano. Madrinha: Francisca Gonçalves, solteira. // Faleceu em 1899.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Custódio Afonso e de Ana Rosa Esteves, residentes em Bago de Baixo. N.p. de ------------- Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Afonso. Nasceu a 8/9/1896 e foi batizada a 13 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Caetano Gonçalves e sua mulher. // Faleceu a 8/1/1983 (confirmar).

 

AFONSO, Rosa da Conceição. Filha de Manuel Afonso e de Joaquina Fernandes. N.p. de António Afonso e de Rosa Monteiro; n.m. de António Luís Fernandes e de Escolástica Domingues. Nasceu a 21/6/1872 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Ana Domingues, casada com Manuel Esteves “Valenciano”. // Gémea de Ana Maria.

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário