domingo, 15 de dezembro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Cousso)
 
Por Joaquim A. Rocha





// continuação...

ALVES, Manuel Francisco. Filho de Tomé Alves e de Rosa Alves, lavradores, ele natural de Cousso e ela natural de Paderne, residentes na Tojeira. Neto paterno de Francisco Joaquim Alves e de Rosa Afonso; neto materno de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu em Cousso a 4/11/1881 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Alves, casada, tia do bebé. // Casou com Maria Domingues Couto. // Pai de Joaquim, nascido em 1914.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de João Manuel Alves, natural de Cousso, e de Maria Teresa Fernandes, natural de Riba de Mouro. Nasceu em Cousso por volta de 1810. // Lavrador. // Foi casado com Rosa Maria de Jesus, de quem ficou viúvo. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Cousso, a 5/10/1857, com Maria Luísa, filha de António Bento Enes, já defunto, e de Maria Rodrigues, todos de Aldeia, Cousso. Testemunhas: Luís Enes, do lugar de Aldeia, solteiro, e Manuel Afonso “Tojeira”, estudante. // Faleceu a 25/2/1878, no lugar de Aldeia, onde habitava, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e oito anos de idade, no estado de casado, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de António Alves e de Maria Domingues. Nasceu em Cousso por volta de 1834. // Faleceu a 17/6/1896, no hospital da Vila de Melgaço, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e dois anos de idade, no estado de casado com Clara Gonçalves, sem testamento, e foi sepultado na igreja da sua freguesia natal. // Deixou uma filha.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Alves, de Cousso, e de Madalena Rodrigues, da Gave, lavradores, com residência no lugar de Cousso. N.p. de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues; n.m. de Francisco Manuel Rodrigues e de Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 28/2/1877 e foi batizado a 1 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Caetano Alves, solteiro, tio da criança, e Maria Alves, casada, lavradeira, do sobredito lugar. // Faleceu na sua freguesia natal a 23/12/1940. 

 

ALVES, Manuel José. // Nasceu por volta de 1817. // Lavrador. // Faleceu a 23/9/1891, no lugar da Tojeira, freguesia de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e quatro anos de idade, no estado de viúvo de Maria Joana Afonso, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha.

 

ALVES, Manuel José. Filho de José Alves e de Maria Rodrigues, moradores no lugar de Cousso. Neto paterno de Caetano Alves e de Luísa de Sousa; neto materno de Manuel Ventura Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu em Cousso a 14/12/1860 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Domingues e Ana Alves, solteiros, moradores no sobredito lugar. // Faleceu a 24/12/1860.   

 

ALVES, Manuel Luís. Filho de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues. Neto paterno de Manuel Alves e de Isabel Vaz, de Lamas de Mouro; neto materno de Maria Rodrigues, solteira, da Barreira, Cousso. Tinha 35 anos de idade, estava viúvo, quando casou, em segundas núpcias, na igreja de Cousso, onde fora batizado, a 19/8/1861, com Maria Lopes, de 34 anos de idade, solteira, batizada na igreja de Sela, Tui, filha natural de Maria José Lopes, solteira, e de «pela reconhecer como tal, criada e educada nesta freguesia de Cousso» António Alves, solteiro. Neta paterna de Pedro Alves e de Maria Rodrigues, do lugar de Cousso; neta materna de João António Lopes de Puga e de Benta Geraldes, da Sela, todos lavradores. Testemunhas: padre Manuel Rodrigues, reitor de Castro Laboreiro, e o reverendo Manuel Afonso Tojeira, subdiácono. (Os noivos eram parentes em 4.º grau de consanguinidade).

 

ALVES, Manuel Luís. Filho de António Alves e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues; neto materno de Luís Domingues e de Luísa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 13/9/1878 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Alves, tio da criança, e sua mulher Maria Alves, com a profissão de agricultores, do sobredito lugar. // Casou na igreja de Cousso a 25/9/1907, com Delfina, de 28 anos e idade, solteira, camponesa, do lugar de Cousso, filha de Joaquim Alves e de Madalena Rodrigues. // Ambos os cônjuges faleceram em Cousso: a esposa a 10/3/1949 e ele a 17/11/1952.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel José Alves e de Maria Joana Afonso, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1849. // Faleceu a 28/8/1898, no lugar da Tojeira, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com quarenta e nove anos de idade, no estado de casada com António Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Alves, natural da Gave, e de Maria Domingues, natural de Cousso, onde moravam, no lugar da Cela, lavradores. N.p. de Manuel António Alves e de Rosa Rodrigues, de Eiriz, Gave; n.m. de António Domingues e de Águeda Amaro, da Cela. Nasceu em Cousso a 4/5/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues Barreiro e sua mulher, Quitéria Domingues, do sobredito lugar da Cela. // Faleceu a 27/1/1869 e foi sepultada na igreja paroquial.     

 

ALVES, Maria. Filha de António Alves e de Rosa Gonçalves, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1865. // Faleceu a 11/3/1907, no lugar de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com quarenta e dois anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. // Ver Maria de Jesus Alves, filha de António Alves e de Rosa Gonçalves, nascida em Cousso a 4/4/1858.   

 

ALVES, Maria. Filha de José Alves e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neta paterna de Caetano Alves e de Luísa de Sousa; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Ana Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 26/6/1865 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, e Maria Rodrigues, viúva. // Faleceu na sua terra a 8/10/1941.

 

ALVES, Maria. Filha de Joaquim Alves e de Madalena Rodrigues, ele natural de Cousso e ela natural da Gave, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria José Rodrigues; neta materna de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 23/5/1870 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Caetano Alves, tio paterno da criança, solteiro, e a avó paterna. // Faleceu na sua terra a 31/12/1948.

 

ALVES, Maria. Filha de Joaquim Alves, natural de Cousso, e de Rosa Teresa Barbeitos, natural de Paradela, Penso, moradores no lugar de Cousso. N.p. de José Alves e de Rosa Maria Afonso; n.m. de João Manuel Barbeitos e de Maria Luísa Gomes. Nasceu em Cousso a 13/4/1873 e foi batizada no dia 14 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Miguel Caetano Rodrigues e Maria Luísa Domingues, solteiros, de Paradela, Penso. // Casou na igreja de Cousso a 5/1/1911 com o seu conterrâneo, José Joaquim Rodrigues, de 40 anos de idade, solteiro, lavrador, filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joana Fernandes. // Faleceu na sua terra a 30/12/1941. 

 

ALVES, Maria. Filha de António Alves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cousso. N.p. de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues; n.m. de Luís Manuel Domingues e de Luísa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 24/4/1876 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Alves, casado, lavrador, e sua mulher, Maria Alves, moradores no sobredito lugar. // Camponesa. // Faleceu a 26/10/1906, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Maria. Filha de João Manuel Alves, de Cousso, e de Rosa Maria Pereira, natural de Cubalhão, lavradores, residentes no lugar de Cousso. N.p. de Caetano José Alves e de Luísa de Sousa; n.m. de Francisco Pereira e de Mariana Domingues. Nasceu em Cousso a 8/8/1877 e foi batizada no mesmo dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso, solteiro, e Maria Teresa Domingues, casada, lavradores, do sobredito lugar. // Faleceu a 25/10/1881, no lugar de Cousso, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ALVES, Maria. // Nasceu por volta de 1880. // Faleceu no lugar da Tojeira a --/--/1932, com cinquenta e dois anos de idade (NM 174, de 27/11/1932).

 

ALVES, Maria. Filha de Rosa Alves, casada com Vitorino Covelo (ausente há anos no império do Brasil), natural do lugar de Queirão, freguesia de Paderne, moradora no lugar da Cela. Neta materna de António José Alves e de Maria Luísa da Lama. Nasceu em Cousso a 28/4/1902 e foi batizada na igreja católica a 3 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Pires e sua mulher, Maria Fernandes, lavradores.

 

ALVES, Maria Alice. Filha de Francisco Alves e de Alexandrina Gonçalves. Nasceu em Cousso a --/--/1931 (NM 130, de 15/11/1931).  

 

ALVES, Maria dos Anjos. Filha de Rosa Alves. Nasceu em Cousso a --/--/1931 (NM 123, de 6/9/1931).

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de António Alves e de Rosa Gonçalves. Neta paterna de José Alves e de Rosa Afonso, do lugar de Cousso; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Joana Gonçalves, de Cerdeiras. Nasceu em Cousso a 24/1/1857 e foi batizada em casa pelo padre Manuel António Gonçalves; no dia seguinte foi à igreja a fim de receber os santos óleos. // Nota: deve ter falecido ainda bebé, pois os pais deram o mesmo nome à filha seguinte.  

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de António Alves e de Rosa Gonçalves. N.p. de José Alves e de Rosa Afonso, todos do lugar de Cousso; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Joana Gonçalves, de Cerdeiras. Nasceu em Cousso a 4/4/1858 e foi batizada a (?). Padrinhos: padre Manuel António Gonçalves e Maria Rodrigues, viúva, do lugar da Fontinha (!), Cousso. // (ver Maria Alves, filha de António Alves e de Rosa Gonçalves, nascida em Cousso por volta de 1865, de acordo com o assento de óbito).  

 

ALVES, Maria de Jesus. Filha de Tomé Alves, natural de Cousso, e de Rosa Alves, natural de Paderne, lavradores, residentes no lugar da Tojeira. N.p. de Francisco Joaquim Alves e de Rosa Afonso; n.m. de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu em Cousso a 18/7/1880 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o avô paterno e a avó materna. // Em 1919 estava solteira e morava no lugar de Cousso. // Por sentença de 21/7/1919, proferida na ação especial de entrega e sucessão de bens que ela moveu, pelo cartório do 1.º ofício da comarca de Melgaço, a seu irmão, Luís Alves, solteiro, ausente há mais de vinte anos em parte incerta do Brasil, foi a Maria de Jesus julgada sua única e universal herdeira (Jornal de Melgaço n.º 1255, de 20/7/1919).    

 

ALVES, Maria Joana. Filha de Firmino Alves, natural da Gave, e de Rosa Dias, natural de Cousso, lavradores, residentes na Cela. N.p. de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Clemente Dias e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Cousso a 10/11/1878 e foi batizada no dia a seguir. Padrinhos: Domingos Dias e sua mulher, moradores no lugar de Cousso. // Faleceu na sua terra a 7/12/1947.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de -------- Alves e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1856. // Faleceu no lugar da Cela a --/--/1916, com sessenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 190, de 12/3/1916).

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Alves, natural de Pomares, Paderne, e de Claudina Marques, coussense, lavradores, com residência na Cela, Cousso. Neta paterna de Luís Alves e de Maria Joana Vaz; neta materna de José Marques e de Francisca de Nóvoa. Nasceu em Cousso a 27/8/1876 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Marques, tio da criança, e sua mulher, Maria Joaquina Alves. // Faleceu na sua freguesia a 22/1/1943. 

 

ALVES, Maria José. Filha de João Manuel Alves e de Maria Teresa Rodrigues. Neta paterna de Manuel Alves e de Domingas Rodrigues; neta materna de Alexandre Rodrigues e de Teresa Vieites. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Virtelo a 26/10/1860, com cinquenta e sete anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos e com testamento. // Deixou filhos. 

 

ALVES, Maria Josefa. Filha de José Alves e de Rosa Maria Afonso, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1808. // Casou com José Joaquim Rodrigues. Em 1882 já estava viúva. // Nesse ano, Luís Manuel Caldas e sua mulher, Ana Joaquina Esteves, moradores em Lisboa, requereram para que «no prazo de dez dias Maria Josefa Alves, natural de Cousso, no estado de viúva, lhes pagasse o capital e juros constantes da execução hipotecária que eles, requerentes, lhe movem, sob pena de revelia.» (Diário do Governo n.º 161, de 21/7/1882). // Faleceu a 17/4/1901, no lugar e freguesia de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 92 anos de idade, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho.  

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de António Alves e de Maria Domingues, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1831. // Lavradeira. // Faleceu a 11/3/1905, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e quatro anos de idade, no estado de casada com Manuel Rodrigues Maia, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de ----------- Alves e de ------------------------------------. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, com setenta e três anos de idade, a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 30, de 29/12/1912).

 

ALVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Luís Alves e de Maria Alves, do lugar de Cousso. Neta paterna de Manuel José Alves e de Maria José Fernandes, do mesmo lugar; neta materna de Maria José Lopes, solteira, da freguesia da Cela, Galiza, moradora em Melgaço. Nasceu em Cousso a 14/2/1864 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves e Luísa Lopes, solteiros, lavradores, coussenses.  

 

ALVES, Maria dos Prazeres. Filha de José Rodrigues Alves e de Olívia Gonçalves Roldão. Nasceu em Cousso em 1935 (NM 289, de 27/10/1935).

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Alves, natural do lugar de Eiriz, freguesia da Gave, e de Maria Domingues, natural da Cela, Cousso, onde moravam. Neta paterna de Manuel António Alves e de Rosa Maria Rodrigues; neta materna de António Domingues Cruz e de Águeda Amaro, lavradores. Nasceu em Cousso a 28/9/1869 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos, naturais da Gave. // Casou na igreja de Cousso a 9/11/1896 com o seu conterrâneo e parente, Manuel Domingues, de 23 anos de idade, solteiro, morador no lugar da Cela.   

 

ALVES, Miquelina Luísa. // Nasceu por volta de 1822. // Faleceu a 22/10/1890, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, no estado de solteira, com testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

ALVES, Olívia. Filha de Manuel Francisco Alves, lavrador, natural da freguesia de Parada do Monte, e de Maria Domingues Souto, lavradeira, coussense, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Narciso Alves e de Maria Engrácia Afonso; neta materna de João Domingues Souto e de Lina (ou Umbelina) Domingues. Nasceu em Cousso a 2/4/1908 e foi batizada na igreja católica local a 26 desse dito mês e ano. Padrinhos: Evaristo, solteiro, lavrador, e Joaquina Rodrigues, solteira, camponesa. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 14/1/2003. // Mãe de Aida de Jesus Alves.  

 

ALVES, Perfeita. Filha de Joaquina Alves, viúva de Joaquim Esteves, lavradeira, coussense. Neta materna de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu em Cousso a 27/2/1907 e foi batizada na igreja católica a 3 de Março do mesmo ano. Madrinha: Rosa Esteves, solteira, camponesa. // Casou a 15/11/1943, na igreja da sua freguesia natal, com Agostinho Rodrigues. // Faleceu em Cousso a 28/5/2004. 

 

ALVES, Quitéria. Filha de João Alves e de Mariana Rodrigues, lavradores. Nasceu em Cousso por volta de 1805. // Faleceu a 25/4/1869, no lugar de Cousso, tendo recebido apenas os sacramentos da penitência e da extrema-unção, por estar demente, com 64 anos de idade, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Quitéria. Filha de Caetano Alves e de Luísa de Sousa, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1824. // Camponesa. // Faleceu a 5/5/1880, no lugar de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 56 anos de idade, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

ALVES, Recolina. Filha de Caetano Alves e de Deolinda Besteiro, ele natural de Cousso e ela natural de Alvaredo, lavradores. Neta paterna de Manuel Luís Alves e de Maria Alves; neta materna de Francisco Besteiro e de Cândida Fernandes. Nasceu a 17/1/1898 e foi batizada na igreja de Cousso a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Besteiro e sua irmã, Maria Besteiro, solteiros, lavradores. // Faleceu a 14/3/1902, no lugar e freguesia de Cousso, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Rodrigo. Filho de David Alves e de Ana Rosa Rodrigues. Neto paterno de Bento Manuel Alves e de Clara Domingues, do lugar da Cela, Cousso; neto materno de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro, do lugar de Aldeia, Paderne. Nasceu em Cousso a 10/5/1859 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Manuel Rodrigues e sua irmã Maria Violante Rodrigues, tios maternos do bebé. // Lavrador. // Faleceu a 17/2/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, freguesia de Paderne, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja de Paderne.  

 

ALVES, Rosa. Filha de João Alves e de Maria Luísa Rodrigues, da Tojeira. // Faleceu em Cousso a 22/5/1859 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

ALVES, Rosa. Filha de -------- Alves e de -----------------------------------------------. Nasceu por volta de 1869. // Faleceu no lugar da Cela a --/--/1916, com 47 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 225, de 19/11/1916).

 

ALVES, Rosa. // Nasceu por volta de 1871. // Faleceu no lugar da Cela a 26/10/1948, com 77 anos de idade (NM 878, de 7/11/1948). 

 

ALVES, Rosa. Filha de João Manuel Alves, de Cousso, e de Rosa Pereira, de Cubalhão, moradores no lugar de Cousso. N.p. de Caetano Alves e de Luísa de Sousa, de Cousso; n.m. de Francisco Pereira e de Mariana Barreiro, de Cubalhão. Nasceu em Cousso a 1/4/1872 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, solteiro, primo da recém-nascida, de Cousso, e Ana Rosa, solteira, filha de Manuel José Rodrigues, de Cubalhão, lavradores. // Faleceu na sua terra a 14/11/1942.

 

ALVES, Rosa. Filha de Joaquim Alves e de Madalena Rodrigues, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues; neta materna de Francisco Manuel Rodrigues e de Luísa Domingues, todos lavradores. Nasceu na freguesia de Cousso a 27/9/1874 e foi batizada no mesmo dia. Padrinhos: João Alves, solteiro, lavrador, tio paterno do bebé, e Maria Alves, casada. // Faleceu na sua terra de nascimento a 13 de --------------- de 19--.  

 

ALVES, Rosa. Filha de António Alves e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neta paterna de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues; neta materna de Luís Domingues e de Luísa Rodrigues. Nasceu a 7/8/1882 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Luís Alves, tio paterno, casado, e Luísa Alves, solteira. // Faleceu a 26/5/1883 e foi sepultada na igreja.      

 

ALVES, Rosa. Filha de Tomé Alves e de Rosa Alves, lavradores, residentes na Tojeira, Cousso. N.p. de Francisco Alves e de Rosa Afonso; n.m. de Francisco Luís Alves e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu a 18/7/1885 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Joaquina Fernandes, solteira, lavradora, do lugar da Cela.

 

ALVES, Rosa. Filha de Florinda Alves, solteira, lavradora, residente no lugar de Cousso. Neta materna de Manuel Luís Alves (Lamas?) e de Maria Alves. Nasceu a 10/3/1890 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: avô materno e Joaquina Alves, casada, lavradeira, tia da criança. // Casou na CRCM a 15/1/1930 com Luís Manuel Rodrigues. // Morreu em Cubalhão a 6/12/1976.

 

ALVES, Rosa. Filha de Joaquina Alves, jornaleira, viúva de Joaquim Rodrigues, coussense. N.m. de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu em Cousso a 15/6/1902 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso Morgado, casado, lavrador, e Joana Rosa Gonçalves, solteira, criada de servir. // Faleceu em Março de 1987. 

 

ALVES, Rosa. // Nasceu em Cousso. // Foi julgada e condenada, a 12 de Maio de 1938 «por haver posto, num capoeiro de galinhas, um recém-nascido, impedindo assim que o infeliz vivesse

 

ALVES, Rosa Balbina. Filha de Aleixo Alves e de Umbelina Fernandes, lavradores, residentes na Cela, Cousso. Neta paterna de Joaquim Alves e de Maria Domingues; neta materna de Guilherme Fernandes e de Claudina Marques. Nasceu a 17 de Junho de 1888 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Alves e Rosa Alves, tios paternos da criança. // Casou na CRCM, a 24/2/1919, com Manuel Alves. // Faleceu em Palmeira, Braga, a 6/2/1973.

 

ALVES, Rosa da Conceição. Filha de Caetano Alves, lavrador, natural da freguesia de Cousso, e de Deolinda Besteiro, lavradeira, natural da freguesia de Alvaredo. Neta paterna de Manuel Luís Alves e de Maria Luísa Alves; neta materna de Francisco Besteiro e de Cândida Fernandes. Nasceu em Cousso a 10/10/1909 e foi batizada na igreja católica a 12 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues Granja, solteiro, lavrador, e Rosa Rodrigues, solteira, camponesa. 

 

ALVES, Salvador. Filho de Tomé Alves e de Rosa Alves, ele natural de Cousso e ela natural de Paderne. N.p. de Francisco Joaquim Alves e de Rosa Afonso; n.m. de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu a 8/5/1898 e foi batizado na igreja de Cousso nesse dia. Padrinhos: Joaquim Alves, casado, e Maria Alves, solteira, lavradores. // (A madrinha já o batizara em casa, por o achar em perigo de vida).    

 

ALVES, Sebastião. Filho de Firmino Alves e de Rosa Dias, lavradores, ele natural da Gave e ela natural de Cousso, residentes no lugar da Cela. N.p. de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Clemente Dias e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Cousso a 10/11/1881 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Dias e mulher, Joana Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cousso. // Faleceu na sua freguesia a 2/9/1952. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou com Maria da Purificação de Carvalho (ver Manuel Augusto Alves).

 

ALVES, Tomé. Filho de Francisco Joaquim Alves, natural de Cousso, e de Rosa Afonso, natural de Pomares, Paderne. Neto paterno de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves, da Tojeira, Cousso; neto materno de Domingos Afonso e de Isabel Pires, de Pomares, Paderne. Nasceu em Cousso a 11/4/1858 e foi batizado em casa por Manuel José Alves, viúvo, tio do bebé, que foi depois, na igreja, o padrinho. // Lavrador. // Morava na Tojeira quando casou na igreja da sua terra, a 10/8/1879, com Rosa, de 24 anos de idade, lavradeira, moradora em Pomares, Paderne, filha de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Testemunhas: Luís Manuel Afonso Tojeira, minorista, e José Afonso, solteiro, lavrador, ambos do lugar da Tojeira. // (Os noivos eram parentes no segundo grau de consanguinidade).     

 

ALVES, Tomé. Filho de Francisco Alves e de Claudina Marques, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neto paterno de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso, lavradores, de Pomares, Paderne; neto materno de José Marques e de Francisca da Nóvoa, do dito lugar da Cela. Nasceu em Cousso a 18/11/1879 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Tomé Alves, lavrador, e sua mulher Rosa Alves, tia do batizando, moradores no lugar da Tojeira. 

 

ALVES, Umbelina. Filha de João Manuel Alves, natural de Cousso, e de Rosa Pereira, natural de Cubalhão, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Caetano Alves e de Luísa de Sousa, de Cousso; neta materna de Francisco Pereira e de Mariana Barreira, de Cubalhão. Nasceu em Cousso a 5/9/1870 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pereira, solteiro, tio da batizanda, e Ana Rosa, solteira, filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Rita Esteves, de Cubalhão, lavradores. // Casou na igreja da sua terra natal a 3/8/1893 com o seu conterrâneo Manuel António Fernandes, de vinte e cinco anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18/4/1939.  

 

ALVES, Venceslã. Filha de Francisco Alves e de Claudina Marques, lavradores, ele natural de Paderne e ela natural de Cousso, com residência no lugar da Cela. N.p. de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso; n.m. de José Marques e de Francisca de Nóvoa. Nasceu a 31/7/1882 e foi batizada a 1 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Tomé Alves e sua mulher, Rosa Alves. // Casou na igreja de Paderne a 2/8/1909 com o seu parente no 2.º grau de consanguinidade, Vitorino Alves, de 29 anos de idade, lavrador, natural de Paderne, filho de Joaquim Alves e de Ana Gonçalves. // Faleceu na freguesia de Cousso a 20/4/1967.

 

AMARO

 

AMARO, Águeda. // Camponesa. // Faleceu no lugar da Cela a 19/12/1864, com cerca de 80 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de viúva de António Cruz (ou António José Domingues), rural, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos. // (ver Maria Joana Dias e Francisco Manuel Domingues). 

 

AMORIM

 

AMORIM, Joaquina. Filha de Manuel de Amorim e de Maria de Sousa, naturais de Gondoriz. Nasceu em Gondoriz, Arcos de Valdevez, por volta de 1835. // Mendiga. // Faleceu a 30/4/1900, às nove horas da manhã, no lugar de Virtelo, freguesia de Cousso, Melgaço, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e cinco anos de idade, no estado de viúva de Manuel Mendes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja local.

 

ARAÚJO

 

ARAÚJO, Amadeu Alípio. Filho de António José Pereira de Araújo e de Felicidade Rodrigues Barreiro, ele de Tui e ela de Cousso, residentes no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Pereira, do Porto, e de Josefa de Araújo, de Tui; neto materno de Manuel Rodrigues Barreiro e de Quitéria Domingues, do lugar da Cela. Nasceu a 10/6/1886 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Daniel de Fontes e Isabel da Pureza, solteiros, de São Paio.

 

ARAÚJO, António José. Filho de Joaquim Pereira e de Josefa de Araújo, espanhóis, moradores no lugar da Cela, Cousso. Nasceu na freguesia da Catedral de Tui e foi criado desde os sete anos na freguesia de Santa Maria da cidade de Vigo. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, cirurgião, quando casou na igreja de Cousso, a 26/1/1885, com Felicidade, de 28 anos de idade, solteira, lavradora, residente na Cela, filha (por subsequente matrimónio) de Manuel Rodrigues Barreiro e de Quitéria Domingues. Presidiu à cerimónia o padre Manuel António Barreiro, abade de Cabreiros, Arcos de Valdevez. Testemunhas: Francisco Rodrigues Barreiros, viúvo, boticário na Vila de Melgaço, e Jesufina Barreiro, solteira, lavradora, do lugar da Cela. // Nota: deve ser o mesmo indivíduo que em 1907 foi nomeado vice-cônsul da Argentina em Valença do Minho, com jurisdição em Monção e Melgaço (JM 710, de 21/11/1907).

 

ARAÚJO, Claudina. Filha de António José Pereira de Araújo e de Felicidade Rodrigues Barreiros, proprietários, ele de Tui e ela de Cousso, residentes na Cela. Neta paterna de Joaquim Pereira e de Josefa de Araújo; neta materna de Manuel Rodrigues Barreiros e de Quitéria Domingues. Nasceu a 18/3/1896 e foi batizada a 23/4/1896. Padrinhos: Custódio José Cardoso e mulher, Claudina Rosa Alves Brito, negociantes. // Casou com Manuel Gonçalves da Rocha, na CRCM, a 16/7/1919. // Enviuvou a 28/11/1922. // Faleceu na freguesia de São Vicente, Braga, a 26/5/1986, com noventa anos de idade. // (Gémea de Custódio).

 

ARAÚJO, Custódio. Filho de António José Pereira de Araújo e de Felicidade Rodrigues Barreiros, ele de Tui, Galiza, e ela de Cousso, Melgaço, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Pereira, do Porto, e de Josefa de Araújo, de Tui; neto materno de Manuel Rodrigues Barreiros e de Quitéria Domingues. Nasceu a 18/3/1896 e foi batizado a 23/4/1896. Padrinhos: Custódio José Cardoso e sua mulher, Claudina Rosa Alves de Brito, negociantes. // Casou com Deolinda Costa, na Conservatória do Registo Civil de Braga, a 17/7/1933. // A sua esposa faleceu a 4/12/1967. // Ele morreu na freguesia de São Vicente, Braga, a 8/11/1985. // (Gémeo de Claudina). 

 

ARAÚJO, Joaquim Daniel. Filho de António José Pereira de Araújo e de Felicidade Rodrigues Barreiros, ele de Tui e ela de Cousso, moradores na Cela. Neto paterno de Joaquim Pereira e de Josefa de Araújo; neto materno de Manuel Rodrigues Barreiro e de Quitéria Domingues. Nasceu a 2/11/1887 e foi batizado pelo padre de São Paio, José Augusto Ferreira, a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Daniel de Fontes e Isabel da Pureza de Fontes, solteiros, de São Paio.

 

ARAÚJO, José Augusto. Filho de Emílio de Araújo e de Joaquina Ribeiro. Nasceu em Cousso a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).

 

ARAÚJO, Maria José. Filha de José Joaquim de Araújo e de Maria Ana Alves, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu a 22/6/1878, no lugar da Cela, onde tinha a sua habitação, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ARAÚJO, Maria das Mercês. Filha de António José Pereira de Araújo e de Felicidade Rodrigues Barreiro, ele de Tui e ela de Cousso, moradores no lugar da Cela. N.p. de Joaquim Pereira, do Porto, e de Josefa de Araújo, de Tui, moradores em Vigo; n.m. de Manuel Rodrigues Barreiro e de Quitéria Domingues, da Cela, Cousso. Nasceu a 11 de Março de 1885 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues Barreiros, boticário, viúvo, morador na Vila de Melgaço, e Caetana Douteiro, solteira, de Paços. // Faleceu em São João do Souto, Braga, a 22/11/1970. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário