sexta-feira, 8 de março de 2019

POEMAS DO VENTO
 
Por Joaquim A. Rocha






PRISÃO SEM GRADES VISÍVEIS

 

 

Deixai-me ainda possuir o vento,

como vós possuís vossas amantes;

deixai ainda afogar minha dor

nas ondas revoltas do imenso mar.

Deixai-me respirar este poluído ar

que suja meu peito destroçado.

Deixai-me ser eu por algum tempo.

Deixai minha imaginação voar juntamente

com as aves dos ares e com as nuvens dos céus.

Deixai meu pensamento confundir

o real com o aparente.

Deixai saciar minha sede nos oceanos profundos.

Deixai que eu tenha tormentos!

Deixai, enfim, que eu atropele todo o mundo!

Deixai que abarque, num só abraço, toda a

humanidade raquítica, esgrouviada,

esfomeada, espoliada, e me vingue,

um só momento,

de toda a humilhação por me terdes

trazido ao vosso mundo-cão!

 

Eu não sou como vós – eu detesto-vos!

Sou um pedaço de ódio rolando no espaço,

sem mais espaço para rolar.

Sou erva daninha destruindo toda a

vossa ração de carneiros imundos.

Sou tempestade nas vossas ocas

cabeças de elefante balofo e manso!

Eu sou destruição, anjo mau da natureza!

Sou a própria natureza: agrido, violento,

esfarrapo e destruo!

 

Sois os meus inimigos; sou o vosso inimigo.

Vós não podeis comigo. Eu sou o cerne da

vossa culpa – sou a vossa culpa!

Sou a vossa permanência putrefacta

neste mundo putrefacto!

Eu borro a vossa pompa bacoca, bacilizada;

eu mijo nas vossas caveiras

plásticas, artificiais.

Estou-me nas tintas para as vossas vis,

asquerosas, peçonhentas, existências.

 

Vós ultrajastes-me, obrigastes-me a viver!

Destes-me um nome e um número

e atirastes-me para o meio de vós.

Mas eu confundo-vos, eu fujo

da vossa presença.

 

Eu não sou um dos vossos – não!

Eu posso ainda autodestruir-me.

É um trunfo nas minhas terríveis mãos

- é incontrolável.

Eu saberei usá-lo.

Nesta prisão, sem grades visíveis,

continuarei a resistir.

A negar que vivo!

Mas o que é a vida senão este desespero?

 

2/5/1978
 
 
 
 

 

 
 


 

 



 


 




 



 





 




 






 





 







 






 
 
 
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário