domingo, 31 de março de 2019


GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

 

CHAVIÃES

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição de autor

 

 

 

 

 

Ficha técnica

 

Título: Gentes do Concelho de Melgaço - Chaviães

 

Autor – Joaquim Agostinho da Rocha

 

Capa – brasão da freguesia

 

Fotografias –

 

Execução gráfica –

 

Tiragem –

 

Depósito legal –

 

ISBN –

 

Data de edição –

 

Correio eletrónico: joaquim.a.rocha@sapo.pt

Blogue: Melgaço, Minha Terra

 
Telemóvel: 965815648

 

 
 

 

 

 

 

 

 

Obras do autor

 

 

Obras a publicar

 

Poemas do Vento

Sonetos do Sol e da Lua

Quadras ao deus dará

Escritos Sobre Melgaço

Entre Mortos e Feridos (romance)

Lembranças Amargas (romance)

Gentes de Melgaço (biografias)

Dicionário Enciclopédico de Melgaço

A Minha Vida em Imagens

A minha religião e outros escritos

Auto da Palina

Frágeis Elos (2.ª edição)

Melgaço: Padres, Monges e Frades

 

Obras publicadas

 

Livros

 

Frágeis Elos (uma história familiar)

Dicionário Enciclopédico de Melgaço (I e II volumes)

Lina – Filha de Pã (romance)

Os Meus Sonetos e os do frade

Os Novos Lusíadas (2018)

Melgacenses na I Grande Guerra

(em colaboração com Walter Alves) 

 

Separatas

 

A Origem de Algumas Famílias Melgacenses

A Febre Tifoide e os seus Protagonistas

Tomás das Quingostas (200 anos do seu nascimento)

A Provável Origem de Melgaço e Paderne

 

Prefácios nos livros de José A. Cerdeira e do Dr. Augusto César Esteves:

 

Tomaz das Quingostas

O Buraco da Serpe

A Adversidade por Madrasta

O Sonhador dos Montes da Aguieira

Nas Páginas do Notícias de Melgaço

 

Colaborações

 

No Boletim dos Serviços Sociais da CGD

No Boletim Cultural da Câmara Municipal de Melgaço

No jornal A Voz de Melgaço

No jornal Fronteira Notícias

Artigo sobre o santuário da Peneda no livro Lugares Sagrados

 de Portugal I, editado pelo Círculo de Leitores em 2016.

 

 

Apresentação

 

 

     A freguesia de Chaviães pertence a Melgaço desde os seus primórdios. Isso faz sentido, pois está muito perto da sede do concelho. O termo, aquando do nascimento do país, no século XII, tinha oito freguesias: Chaviães, Cristóval, Paços, Prado, Remoães, Rouças, São Paio, e Vila (SMP). Somente no século XIX, devido à grande reforma administrativa, Melgaço ganhou mais dez freguesias: Alvaredo, Castro Laboreiro, Cousso, Cubalhão, Fiães, Gave, Lamas de Mouro, Paderne, Parada do Monte, e Penso. À excepção de Castro Laboreiro, todas as outras nove freguesias reagiram bem à integração. Castro Laboreiro era concelho, embora a sua população não chegasse a dois mil e quinhentos habitantes, tinha um castelo, foral, uma história de muitos séculos, uma área superior à do concelho de Lisboa, e tudo isso queria preservar.    

    

    As microbiografias que a seguir se apresentam foram elaboradas a partir dos assentos paroquiais e de informações recolhidas em jornais antigos. É óbvio que não estão cem por cento completas, isso era impossível, mas fiz o melhor que soube e pude, de acordo com os documentos citados. Surgirão alguns erros, é inevitável, mas julgo que não serão demasiado graves. Uns permanecerão, outros serão, ao longo do tempo, corrigidos, com a ajuda, assim o espero, de familiares.    

 


*

 

     A capela de Gondufe foi dedicada à Senhora da Encarnação. No dia 10/8/2008 festejava 300 anos da sua existência. A verbena – animada pelo conjunto Eclipse – decorria entre as 22 horas e a uma hora da madrugada (VM 1298).

 

 

     A primeira pessoa a ser sepultada no adro da igreja foi Maria Benedita Meleiro, falecida em Chaviães a 8/9/1883. // Passado algum tempo as mulheres de Chaviães não permitiram que os corpos fossem sepultados fora da igreja. Somente a 3/3/1894, e devido à igreja estar incapaz de receber mais corpos, é que o cadáver de José Joaquim Alves foi enterrado no adro.

 

     O primeiro cadáver a ser enterrado no cemitério de Chaviães foi o do padre Bernardo António Rodrigues Passos, pároco dessa freguesia, natural de Paços, o qual morreu na sua residência de Chaviães a 17/1/1901.

 

*

 

     Chaviães possui os seguintes lugares: Baralha, Barraço, Barreiro, Bouça, Carvalheiras, Casal, Cordeira, Cortinhal, Corveira, Escuredo, Fonte, Gondufe, Igreja, Lajes, Lameiras, Linhar, Nogueira, Orjães, Outeiro, Pena, Portela do Couto, Porto Vivo, Quintas, Redondas, Senhor do Socorro, Soengas, Val, Viso.

 

=================================
 

 

 

ABREU

 

ABREU, António Joaquim. Filho de António Joaquim de Abreu e de Ana Luísa Vieira, lavradores, chavianenses. Nasceu em Chaviães por volta de 1814. // Morava no lugar de Moinhos, SMP, quando faleceu, a 28/4/1874, com cerca de sessenta anos de idade, demente, no estado de casado com Maria José Esteves. // Foi sepultado no convento de Santo António, Vila. // Deixou filhos.

 

ABREU, Claudina Rosa. Filha de João de Abreu e de Jerónima Luísa Moço, moradores no lugar de Soengas. Neta paterna de António de Abreu e de Ana Luísa Gomes; neta materna de Bento Moço e de Rosa Peres, de Crespos, Galiza. Nasceu em Chaviães a 6/3/1852 e foi batizada pelo padre JLBC dois dias depois. Padrinhos: Vitorino José Domingues, solteiro, e Maria Gertrudes Marques, viúva, de Cristóval. 

 

ABREU, Jerónima Luísa. // Nasceu em Chaviães por volta de 1810. // Casou com João Moço. // Lavradeira. // Faleceu a 22/1/1878, na casa grande, sita no lugar de Soengas, com todos os sacramentos, com sessenta e oito anos de idade, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

ABREU, Laurinda Francisca. Filha de Luís Manuel de Abreu e de Maria Guilhermina Fernandes, lavradores, naturais de Paços, residentes em Gondufe, Chaviães. Neta paterna de Manuel Alexandre de Abreu e de Maria Joaquina Pires; neta materna de Rosa Fernandes. Nasceu em Chaviães à meia-noite de 17 para 18/9/1887 e foi batizada pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, solteiro, do lugar de Parada, Chaviães, e Francisca Rosa Novaes, casada, natural de Merelhe, Paços.    

 

ABREU, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Gomes de Abreu, natural de Prado, e de Maria Rosa Domingues, natural de Chaviães. Nasceu nesta freguesia por volta de 1828. // Tinha cinquenta e nove anos de idade, era solteiro, residia no lugar de Baralha, quando casou na igreja de Chaviães a 20/4/1887 com Maria da Purificação, de quarenta e quatro anos de idade, solteira, natural da freguesia de São Miguel de Cequeliños, diocese de Tui, moradora em casa do noivo, filha de Francisca Bouça, solteira, galega. Testemunhas: António Luís da Cunha e sua mulher, Ana Joaquina Gomes, moradores na Vila de Melgaço.

 

ABREU, Rosa Caetana. Filha de Luís Manuel de Abreu e de Maria Guilhermina Fernandes, lavradores, de Paços, moradores no lugar de Gondufe. Neta paterna de Manuel Alexandre de Abreu e de Maria Joaquina Pires; neta materna de Rosa Fernandes. Nasceu em Chaviães a 7/3/1885 e foi batizada pelo padre BARP a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, lavrador, natural de Fiães, e Rosa Caetana Lopes, casada, do lugar de Gondufe, Chaviães. 

 

AFONSO

 

AFONSO, Abílio. Filho de Mário Afonso, natural da Vila de Melgaço, e de Mariana de Jesus Afonso, natural de Chaviães. Neto paterno de António Luís Afonso e de Teresa de Jesus Lourenço; neto materno de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes. Nasceu a 24 de Setembro de 1920. // Faleceu a 11 de Dezembro de 1987 e foi sepultado no cemitério de Chaviães, na mesma campa de sua mãe (1889-1963). 

 

AFONSO, Adelino Manuel. Filho de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes, lavradores, de Chaviães, residentes no lugar de Soengas. N.p. de José Afonso da Ribeira e de Maria Joana da Ribeira; n.m. de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 10/7/1883 e foi batizado pelo padre BARP a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pereira, solteiro, lavrador, e Maria das Dores da Costa, casada. (No assento de batismo foi colocada uma estampilha de sessenta réis). // Faleceu em casa a 6/6/1891 e foi sepultado na igreja.

 

AFONSO, Alexandrina Cândida. Filha de Teresa de Jesus Alves, solteira, criada de servir, moradora em casa de António Joaquim Afonso, sita no lugar de Soengas (este senhor casou com a mãe da criança, reconhecendo-a como sua filha). N.p. de José Afonso e de Maria Joana, ou Maria Joaquina, da Ribeira; n.m. de Manuel José Alves e de Maria José de Sousa. Nasceu em Chaviães a 4/1/1894 e foi batizada pelo padre BARP a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Cândido Salgado, proprietário, e sua mulher, Alexandrina Rosa Rodrigues, moradores no lugar da Fonte. // Faleceu na sua terra natal a 18/7/1988. // Mãe de Carlos Alberto Afonso, nascido em 1924.   

 

AFONSO, Alice da Glória. Filha de Manuel José Afonso e de Maria Angélica Domingues. Nasceu em Chaviães a --/--/1933 (NM 205, de 20/8/1933).

 

AFONSO, Amabélia de Jesus. Filha de ------------ Afonso e de --------------------------------. Nasceu a --/--/1918. // Faleceu no lugar do Val a --/--/1920, com apenas dois anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1300, de 8/8/1920).

 

AFONSO, Amadeu Joaquim. Filho de Teresa de Jesus Alves, solteira, criada de servir, moradora em casa de António Joaquim Afonso, de Soengas. Neto paterno de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira; neto materno de Manuel José Alves e de Maria José de Sousa. Nasceu em Chaviães a 19/9/1896 e foi batizado pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Anselmo Domingos e Etelvina de Nazaré, solteiros, filhos do dito António Joaquim Afonso, de Soengas. (Este mesmo António Joaquim Afonso casou com a mãe da criança, reconhecendo os filhos havidos dessa ligação). // Casou com Maria de Nazaré Esteves, na CRCM, a 19/3/1923. // Faleceu a 6/4/1939 (?). // A sua viúva finou-se a 25/3/1965.    

 

AFONSO, Aníbal de Jesus. Filho de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes, moradores em Soengas. Neto paterno de José Afonso da Ribeira e de Maria Joana da Ribeira; neto materno de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 27/4/1892 e foi batizado pelo padre BARP a 3 de Maio desse ano. Padrinhos: António Joaquim Afonso, irmão do batizando, e Francisca Rosa Gomes, casada, da Portela, Chaviães. // Recebeu ordens para se apresentar em Infantaria 3, Viana (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913); como não apareceu, foi considerado refractário (CM 53, de 9/6/1913).  

 

AFONSO, Aníbal José. Filho de António Joaquim Afonso e de Delfina Fernandes. Nasceu em Chaviães a --/--/1917 (CM 249, de 13/5/1917).

 

AFONSO, Anselmo Domingos. Filho de António Joaquim Afonso e de Ludovina Rosa dos Santos Pereira, proprietários, moradores no lugar de Soengas. Neto paterno de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira; neto materno de Maria Rita Pereira. Nasceu em Chaviães a 24/4/1884 e foi batizado pelo padre BARP a 28 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: João Domingos Rodrigues, casado, e Diogo Maria Maceira, viúvo, proprietários, ambos da freguesia de Chaviães.

 

AFONSO, Antero Alberto. Filho de Manuel José Afonso e de Maria Angélica Domingues. Nasceu na freguesia de Chaviães, concelho de Melgaço, a 7 de Julho de 1915. // Casou com ------------------------------. // Antero Alberto Afonso faleceu a 31/5/2002 e foi sepultado no cemitério da sua freguesia de nascimento, deixando esposa, filha, genro e netos.

 

AFONSO, Antónia Maria. Filha de José Afonso e de Maria Joana Esteves, residentes no lugar de Soengas. Neta paterna de Patrício Afonso da Ribeira e de Rosa Gonçalves, de Pouza, Crecente, Galiza; neta materna de Manuel Joaquim Esteves e de Ana Rosa de Barros, de Quintas, Chaviães. Nasceu em Chaviães a 31/3/1839 e foi batizada pelo padre MJGB a 4 de Abril desse ano. Padrinhos: Diogo Esteves e sua tia Antónia Maria Alvares, do lugar da Igreja, Chaviães.

 

AFONSO, António Joaquim. Filho de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira, residentes em Soengas, Chaviães. Neto paterno de Patrício Afonso e de Rosa Gonçalves, de Pouza, São Pedro de Crecente, Galiza; neto materno de Manuel Joaquim Esteves [da Ribeira] e de Ana Rosa de Barros, de Quintas, Chaviães. Nasceu em Chaviães a 7/3/1846 e foi batizado pelo padre encomendado, AMR, nesse mesmo ano. Padrinhos: António Agostinho e sua mulher Joaquina Rosa, de Quintas, Chaviães. // Proprietário rural. // Casou em primeiras núpcias, na igreja da sua freguesia natal, a 21/7/1883, com Ludovina Rosa dos Santos Pereira, de 25 anos de idade, solteira, sua conterrânea, moradora no lugar da Fonte, filha de Maria Rita Pereira. Testemunhas: Diogo Maria Maceira, viúvo, proprietário, e Ana Rosa Maceira, casada, chavianenses. // A esposa faleceu na sua casa de Soengas a 16/3/1885, com apenas 27 anos de idade. // Casou na igreja de Chaviães a 25/5/1898, em segundas núpcias, com a sua criada, e conterrânea, Teresa de Jesus, de 37 anos de idade, solteira, filha de Manuel José Alves e de Maria José de Sousa. Testemunhas: Manuel José Alves, casado, residente no lugar de Quintas, e Maria Teresa Alves, casada, moradora em Soengas, lavradores, chavianenses. // Foi vereador da Câmara Municipal de Melgaço. // Em 1914, juntamente com Manuel Joaquim Marques, foi nomeado delegado paroquial para os efeitos da administração escolar, a que se referia o art.º 63 do decreto de 29/3/1911 (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). // Foi jurado para as causas-crime no 2.º semestre de 1914 (CM 106, de 7/7/1914). // Morreu na sua casa de Soengas a 29/10/1928. // Teve filhos de ambas as esposas. // Pai de Anselmo Domingos, de Etelvina de Nazaré, de Alexandrina Cândida, de Amadeu Joaquim, de Carlos António, de Arlindo Augusto, de José Cândido, de Laura das Dores, de Maria Ludovina, e de Maria da Glória.    

 

AFONSO, António Joaquim. Filho de Manuel José Afonso e de Mariana de Jesus Monteiro, lavradores, residentes no lugar da Igreja. N.p. de José Afonso e de Maria Joana Esteves da Ribeira; n.m. de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 25/2/1876 e foi batizado pelo padre BARP a 28 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna, viúva. // Faleceu a 30/10/1879.

 

AFONSO, António Joaquim. Filho de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes, lavradores, residentes em Soengas. N.p. de José Afonso da Ribeira e de Maria Joana da Ribeira; n.m. de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 6/1/1881 e foi batizado pelo padre BARP a 10 desse mês e ano. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia a 15/12/1908 com Delfina Rosa, de 19 anos de idade, solteira, camponesa, sua conterrânea, filha de Manuel Maria Fernandes e de Albina Rosa Pires, chavianenses. Testemunhas: José Maria de Sousa, solteiro, do lugar da Portela, e Manuel José Rodrigues, solteiro, do lugar do Val. // Pai de Aníbal José, de Isaura de Jesus e de Maria Rosa Afonso.

 

AFONSO, António José. Filho de Eduardo Joaquim Afonso, mestre caiador, e de Josefa Antónia Fernandes, moradores no lugar do Pico, Chaviães. N.p. de Francisco Afonso e de Rosa Maria Fernandes; n.m. de Matias Manuel Fernandes e de Maria Joaquina de Abreu, todos da Assadura, SMP. Nasceu em Chaviães a 18/12/1857 e foi batizado pelo padre JLBC a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Luís da Cunha, solteiro, e Guilhermina Cândida Rodrigues, da Assadura, ambos da freguesia da Vila.

 

AFONSO, António Luís. Filho de Eduardo Joaquim Afonso, mestre caiador, e de Josefa Antónia Fernandes, moradores no lugar do Pico, Chaviães. Neto paterno de Francisco Afonso e de Rosa Maria Fernandes; neto materno de Matias Manuel Fernandes e de Maria Úrsula (!). Nasceu em Chaviães a 3/5/1860 e foi batizado pelo padre JLBC três dias depois. Padrinhos: António Luís da Cunha, casado, mestre-carpinteiro, morador na Vila, e Maria Rita Alves, solteira, moradora também na Vila. // À margem: «dizem ter falecido na freguesia da Vila».  

 

AFONSO, António Manuel. Filho de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama, lavradores-caseiros, da Vila de Melgaço, moradores no lugar da Tapada, Chaviães. Neto paterno de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa; neto materno de Ana Joaquina da Lama. Nasceu em Chaviães a --/--/1898 e foi batizado pelo padre BARP a 13 de Agosto desse ano. Padrinhos: Vítor Manuel Esteves de Magalhães, casado, proprietário, do lugar do Cruzeiro, e Ludovina, solteira, da Calçada, SMP. // Faleceu a 13/7/1899 foi sepultado no adro da igreja.   

 

AFONSO, Arlindo Augusto. Filho de António Joaquim Afonso, proprietário, e de Teresa de Jesus Alves, lavradeira, moradores em Soengas. Neto paterno de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira; neto materno de Manuel José Alves e de Maria José de Sousa. Nasceu em Chaviães a 14/10/1903 e foi batizado na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves, casado, comerciante na Vila, e Maria Ludovina Afonso, solteira, camponesa, de Soengas. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótimo»; era seu professor António Vitorino da Cunha. // Foi empregado na “Loja Nova”, do Esteves. // Casou a 8/7/1935 com Esmeralda Domingues, natural de Penso, sobrinha do armazenista de bacalhau, na praça de Lisboa, José Evaristo Domingues. // Faleceu a 28/4/1991, na freguesia de Marinha das Ondas, Figueira da Foz, mas o seu cadáver foi transladado para o cemitério de São João da Talha, Sacavém, onde morava havia muitos anos. // Pai de Arlindo, de Manuel Maria (nascido a 24/9/1944, o qual, em 1962, tinha o Curso Industrial; penso que foi funcionário nas Oficinas de Aeronáutica e Efacec antes de ingressar na ABB em 1981, onde era orçamentista; estava casado e tinha um filho e uma filha), e de João Manuel (nascido em 1945; funcionário superior do grupo ABB Power Plants, em Alfragide; casado, com duas filhas). // Avô de Rui (nasceu em 1962); de Sandra Teresa (filha de João Manuel Domingues Afonso e de Guilhermina Andrade Gonçalves Pedra; neta paterna de Arlindo Augusto Alves Afonso e de Esmeralda Domingues; e neta materna de Amadeu Gonçalves Pedra e de Lurdes Andrade Gonçalves; esta neta do Arlindo concluiu o Curso de Biotecnologia, em Lisboa, em 1995, com apenas vinte e dois anos de idade! – A Voz de Melgaço n.º 1032). // Uma outra neta, Carla Cristina (filha de Manuel Maria Domingues Afonso e de Isabel Maria Mendes Vargas) fez o Curso de Engenharia de Produção Industrial e empregou-se na Simens, em Évora (VM 1111, de 1/3/1999).     

 

AFONSO, Aurora Cândida. Filha de Mário Afonso e de Mariana Afonso. Nasceu em Chaviães a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1169, de 4/8/1917).  

 

AFONSO, Carlos Alberto. Filho de Alexandrina Cândida Afonso, solteira. Neto materno de António Joaquim Afonso e de Teresa de Jesus Alves. Nasceu na freguesia de Chaviães a 25/10/1924. // Em 1938 (Notícias de Melgaço n.º 413) fez exame da 4.ª classe (2.º grau) na escola de Chaviães e ficou distinto; nesse ano participara numa festa que se realizou na igreja dessa freguesia, onde se declamou poesia, etc. // Em 1950 (VM 16, de 15/1/1951) era rádio-telegrafista da Marinha, em Setúbal. // Casou com Matilde das Dores Fernandes, nascida em 1936. // Técnico de telecomunicações dos CTT na capital do país. Aposentou-se na década de 80 ou 90. // Reside em Lisboa. // Colaborava em “A Voz de Melgaço” (ver um seu artigo na VM n.º 966, de 1/7/1992, p. 8). // Pai de Maria de Lurdes, casada desde 1996 com João Pedro Martins Castanheira, e de Jorge Alexandrino, técnico de telecomunicações da EDP em Lisboa, casado com Maria Fernanda Ferreira do Paço, funcionária do Aeroporto de Lisboa, filha de Alfredo Lourenço do Paço (Pachorrego), da Vila de Melgaço. // Avô de Miguel Alexandre, de Ana Carolina e de João Carlos...

 

AFONSO, Carlos António. Filho de Teresa de Jesus Alves, solteira, criada de servir em casa de António Joaquim Afonso, de Soengas, o qual, depois da criança nascer, casou com a sua mãe, assumindo-se como legítimo pai. Neto paterno de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira; neto materno de Manuel José Alves e de Maria José de Sousa. Nasceu em Chaviães a 10/12/1891 e foi batizado pelo padre BARP a 6/1/1892. Padrinhos: José Cândido Salgado, solteiro, e sua mãe Maria Rosa Pereira, viúva, moradores na casa de António Joaquim Afonso, em Soengas.      

 

AFONSO, Duartina de Jesus. Filha de -------------- Afonso e de ---------------. // Em 1938 fez exame do ensino primário, na escola de Chaviães, ficando aprovada. A professora era Maria de Jesus Domingues. (“Notícias de Melgaço” 409).

 

AFONSO, Esperança de Jesus. Filha de António Joaquim Afonso e de Teresa de Jesus Alves, proprietários, moradores em Soengas. N.p. de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira; n.m. de Manuel José Alves e de Maria José de Sousa. Nasceu em Chaviães a 17/8/1899 e foi batizada na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, caixeiro de uma mercearia na Vila de Melgaço, e Filomena Bebiana de Araújo, casada, de Soengas. // Faleceu a 17/2/1900.

 

AFONSO, Etelvina de Nazaré. Filha de António Joaquim Afonso, proprietário, e de Ludovina Rosa dos Santos Pereira, criada de servir, moradores no lugar de Soengas. Neta paterna de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira; neta materna de Maria Rita Pereira. Nasceu na freguesia de Chaviães a 15/3/1885 e foi batizada pelo padre BARP a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Cerdeira, proprietário, e sua mulher, Maria de Nazaré Esteves, da Vila, SMP. // Faleceu a 2/11/1899, em casa de seu pai, sita no lugar de Soengas, sem sacramentos, por não terem chamado o pároco, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

AFONSO, Feliciano de Jesus. Filho de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes, lavradores, residentes no lugar de Soengas. Neto paterno de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira; neto materno de João Manuel Gomes e de Maria Joaquina Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 18/9/1886 e foi batizado pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 22 desse mês e ano. Madrinha: Mariana de Jesus Monteiro, casada, do lugar da Igreja.

 

AFONSO, Francisco. Filho de Manuel José Afonso e de Mariana de Jesus Monteiro, lavradores, residentes no lugar da Igreja. N.p. de José Afonso e de Maria Joana Esteves da Ribeira; n.m. de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 1/8/1878 e foi batizado pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a cinco desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna, viúva. // Faleceu a 26/10/1879.

 

AFONSO, Francisco José. Filho de José Afonso e de Maria Joana Esteves da Ribeira, moradores no lugar de Soengas. Neto paterno de Patrício Afonso da Ribera e de Rosa Gonçalves, de Pouza, Crecente, Galiza; neto materno de Manuel Joaquim Esteves da Ribeira e de Ana Rosa de Barros, de Quintas, Chaviães. Nasceu em Chaviães a 29/12/1843 e foi batizado pelo padre MJGB a 3/1/1844. Padrinhos: Francisco João de Barros e sua irmã Rosa Narcisa de Barros, de Chaviães. // Faleceu jovem, solteiro, com apenas 25 anos de idade, na sua casa de Soengas, Chaviães, a 6/2/1869, e foi sepultado na igreja da sua terra natal.  

 

AFONSO, Guilherme José. Filho de ----------- Afonso e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1938 era aluno da 4.ª classe; concluiu esse 2.º grau de ensino com distinção; nesse ano participara numa festa, realizada na igreja de Chaviães, onde se declamou poesia, etc. (Notícias de Melgaço n.ºs 399 e 413). 

 

AFONSO, Isaura Guilhermina. Filha de António Joaquim Afonso e de Delfina Rosa Fernandes, lavradores, residentes no lugar do Val. Neta paterna de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes; neta materna de Manuel Maria Fernandes e de Albina Rosa Pires. Nasceu em Chaviães a 24/10/1909 e foi batizada na igreja a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria de Sousa, solteiro, do lugar da Portela, e Guilhermina Rosa Rodrigues, solteira, do lugar do Val, ambos de Chaviães. // Faleceu em casa a 14/12/1909 e foi sepultada no cemitério local.

 

AFONSO, Isaura de Jesus. Filha de António Joaquim Afonso e de Delfina Rosa Fernandes. Nasceu a --/--/1913 (CM 35, de 2/2/1913).

 

AFONSO, Jaime. Filho de António Afonso e de Rosa Marques. Nasceu a 23/10/1932. // Estudou no Seminário da Senhora da Conceição, em Braga, até ao 2.º ano. // Dos dezoito aos vinte e quatro anos foi empregado numa mercearia em Lisboa. // Aos vinte e cinco anos emigra para França, onde trabalhou na construção civil, permanecendo nesse país cinco anos. No seu regresso a Portugal, abre a “Casa “Paris”, em 1966, sita no Largo da Calçada (ou Avenida da Fonte da Vila), estabelecimento especializado em louças, cristais, e artesanato. // Mais tarde abriu outra loja na Praça da República. // Casou com Alice Beatriz Rodrigues. // Ao fim de alguns anos retirou-se do negócio, deixando à sua frente o filho Paulo. // Foi ele que comprou em 1998, para oferecer a seu filho, a casa da Celeste Rosa Fernandes, sita na Vila, perto do Cine-Pelicano, por cerca de três mil contos. // Algum tempo depois comprou outra casa antiga, perto das muralhas do castelo, que recuperou.  

 

AFONSO, Jaime José. Filho de António Joaquim Afonso e de Delfina Rosa Fernandes, lavradores, residentes no lugar do Val. N.p. de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes; n.m. de Manuel Maria Fernandes e de Albina Rosa Pires. Nasceu em Chaviães a 26/11/1910 e foi batizado na igreja a 4 de Dezembro desse ano. Padrinhos: José Augusto Alves, casado, do lugar da Portela, e Mariana de Jesus Afonso, solteira, de Soengas, tia paterna do batizando.

 

AFONSO, José Cândido. Filho de Teresa de Jesus Alves, solteira, criada de servir em casa de António Joaquim Afonso, sita no lugar de Soengas, o qual casou com a mãe da criança, assumindo-se como pai. N.p. de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira; n.m. de Manuel José Alves e de Maria José de Sousa. Nasceu em Chaviães a 18/11/1888 e foi batizado pelo padre BARP a 7 de Dezembro desse ano. Padrinhos: José Cândido Salgado, solteiro, e sua mãe, Maria Rosa Pereira, viúva, moradores em casa do dito António Joaquim Afonso, em Soengas. // Casou com Maria Joaquina Meleiro, de 22 anos de idade, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 30/3/1918. // Faleceu em Chaviães a 24/5/1968. // A sua viúva morreu a 4/4/1983. // Com geração.   

 

AFONSO, José Joaquim. Filho de Manuel José Afonso e de Mariana de Jesus Monteiro, lavradores, residentes no lugar da Igreja. N.p. de José Afonso e de Maria Joana Esteves da Ribeira; n.m. de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 8/4/1873 e foi batizado na igreja pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Gonçalves e sua mulher, Rosa Joaquina Afonso, lavradores, da Portela de Chaviães.

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário