sábado, 16 de maio de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia da Vila, SMP)
 
Por Joaquim A. Rocha





// continuação...

AFONSO, José. Filho de Maria Angelina Afonso, negociante na Assadura, SMP. Nasceu em Riba de Mouro por volta de 1837. // Tinha quarenta anos de idade, era solteiro, morava no lugar da Assadura, quando casou na igreja da Vila de Melgaço, a 6/1/1877, com Antónia, de 43 anos de idade, solteira, servente, nascida em Melgaço, moradora no Rio do Porto, SMP, filha de Ana Joaquina Carneiro, melgacense. Testemunhas: Caetano Celestino de Sousa e José Joaquim Dias, casado, barbeiro, moradores em SMP. (O noivo assinou José Martins Afonso).

 

AFONSO, José. Filho de Celestino Augusto Afonso e de Claudina Cândida Barreiro. Neto paterno de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama; neto materno de António Joaquim Barreiro e de Maria Trancoso. Nasceu a --/--/19--.

 

AFONSO, José António. Filho de Francisca Antónia Alonso, solteira, de Santa Cristina de Baleixe, Galiza. N.m. de José António e de Luísa Antónia Alonso, da mesma terra galega. Nasceu a 18/7/1819 e foi batizado na igreja de SMP a 23 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e o padre António José Gomes, cura da freguesia da Vila de Melgaço. // Faleceu a 16/12/1827.  

 

AFONSO, José António (Zé-Pito). Filho de António Luís Afonso, de SMP, e de Teresa de Jesus Lourenço, de Rouças, lavradores. N.p. de Luís Caetano Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Jerónimo José Lourenço e de Ramona de Jesus. Nasceu em São Julião, Vila, a 5/8/1908 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Moreira, viúvo, proprietário, e Cândida Augusta Afonso, solteira, proprietária. // Casou a 13/3/1934 com Deolinda, de 20 anos de idade, filha de José Domingues e de Delfina Fernandes (castrejos de São Julião). // Faleceu na Vila a 14/10/1953.  

 

AFONSO, José António. Filho de Marcos Aurélio Afonso e de Maria Idalina Esmeriz. Neto paterno de Marcos Adão Afonso e de Maria Urbana Trancoso; neo materno de ----------------------- e de ------------------------. Nasceu a --/--/ 19--. // S.m.n.

 

AFONSO, José Augusto. Filho de ----------------- Afonso e de ----------------------. // Casou com Maria de Fátima Vieites (Beites). // Comerciantes na Vila. // Pai de Christophe Joseph, licenciado em nutrição em 1999 pela Faculdade de Medicina do Porto (VM 1125), delegado-médico da “Nestlé Portugal, SA” em Matosinhos.  

 

AFONSO, José Cândido. Filho de Duarte Cândido Afonso, de Melgaço, e de Teresa de Jesus da Ponte, de Pias, Monção, moradores no lugar da Oliveira, SMP. N.p. de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de João da Ponte e de Carolina Mendes. Nasceu na Vila a 29/9/1914 e foi batizado a 4 de Outubro desse ano. Padrinhos: Alfredo Augusto Lopes, solteiro, trabalhador, e Cândida Augusta Afonso, proprietária. // Faleceu no Lar a --/--/2000, no estado de solteiro. // Irmão de Duarte e de António (A Voz de Melgaço n.º 1133, de 1/3/2000; e VM 1134).

 

AFONSO, José Joaquim. Filho de Helena Afonso, solteira. Neto materno de Francisco Afonso e de Rosa Maria Alves (viúva), todos moradores no lugar da Corga, SMP. Nasceu a 13/6/1856 e foi batizado a 16 desse mês. Padrinhos: José Bento Esteves, casado, morador na Calçada, e Maria Joaquina Pina, do Escuredo, Chaviães.      

 

AFONSO, José Lourenço (ou José Cândido). Filho de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama, lavradores, de SMP, residentes na Pigarra. N.p. de Caetano Luís Afonso e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Ana Joaquina da Lama. Nasceu a 2/10/1895 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Lourenço, solteiro, tacheiro, e Palmira Cândida, solteira. // Faleceu por afogamento, pelas treze horas do dia 15/8/1914, na ocasião em que, com seu irmão Celestino e outros jovens, tomavam banho no rio Minho, no sítio chamado Azenha (ou Freixeira); segundo disse posteriormente o médico, ainda não fizera a digestão; o seu cadáver, arrastado para a boca do regato, ali esteve até ao dia seguinte, em que pelas sete horas a autoridade administrativa o mandou levantar; o seu enterro realizou-se pelas 17 horas desse dia 16, sendo sepultado no cemitério da Vila (ver Correio de Melgaço n.º 112, de 18/8/1914, e Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

AFONSO, José Luís. Filho de António de Jesus Afonso e de Felicidade Rodrigues. Nasceu a --/--/19--. // Em 2012 ainda vivia.

 

AFONSO, José Maria. Filho de Celestino Augusto Afonso e de Claudina Cândida Barreira. Nasceu em Melgaço a 11/8/1932. // Foi empregado comercial. // Por volta de 1954 emigrou para o Brasil. // S.m.n.



AFONSO, Josefina Augusta. Filha de Luís Caetano Afonso, natural de SMP, e de Rosa Maria Gonçalves, natural de Rouças, caseiros no lugar da Assadura. N.p. de Francisco Afonso e de Rosa Maria Fernandes; n.m. de Francisco António Gonçalves e de Maria José Rodrigues. Nasceu a 8/8/1872 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Ventura da Costa Pinto, casado, negociante na Vila, e tocou a coroa da mãe de Jesus Cristo, Manuel José Esteves, proprietário da Quinta de Eiró. // Mãe de Ausenda Celeste e de Isabel Augusta.

 

AFONSO, Judite Elisete. Filha do professor António de Ascensão Afonso e de Olinda Dantas da Costa. Neta paterna de Joaquim Afonso e de Rosa Esteves; neta materna de -------------------------------- e de -----------------------------. Nasceu a 30/7/1943. // É professora do ensino básico. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1560, de 4/7/1965: «Concluiu brilhantemente o curso de professora do ensino primário, na Escola Normal Primária de Vila Real de Trás-os-Montes, a gentilíssima menina, nossa simpática conterrânea, JEDCA, filha dileta da Ex.ma Sr.ª D. Olinda da Costa Afonso e do nosso amigo e colaborador, professor António da Ascensão Afonso. Aluna distinta desde os primeiros anos dos preparatórios e da Escola, a defesa da tese no fim do exame final foi brilhante, apreciada com justo louvor pelo júri e exemplificada com vivacidade, excelente exposição e total conhecimento na aula prática de que foi aluna-regente. À nossa simpatiquíssima conterrânea, e a seus pais, apresentamos as mais efusivas felicitações e desejamos-lhe rápido restabelecimento do seu estado de saúde resultante do esforço realizado para atingir o resultado conseguido.» Também se lê no Notícias de Melgaço n.º 1563, de 28/7/1965: «Teve a alta classificação final de dezasseis valores a nova professora do ensino primário, JEDCA, filha do nosso querido colaborador e amigo, AAA, distinto professor oficial da escola do sexo masculino nesta Vila. Os nossos parabéns.» // Casou com o Dr. José David Teixeira, nascido na Vila de Melgaço em 1944. // Moram no Porto, salvo erro.

 

AFONSO, Leolinda. Filha de Valeriano da Glória Afonso, pregueiro, e de Maria Teresa Alves, moradores na Corga, SMP. N.p. de Tomás Afonso e de Quitéria Joaquina Fernandes; n.m. de Carlos Alves e de Florinda Codesseira, lavradores. Nasceu a 23/1/1882 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Damião Afonso e Ana Joaquina Vaz, solteiros, de SMP.

 

AFONSO, Leopoldina Cândida. Filha de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama, lavradores. N.p. de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Ana Joaquina da Lama. Nasceu no lugar da Oliveira, SMP, a 3/12/1903, e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Vítor Manuel Esteves de Magalhães, casado, proprietário, e Maria da Ascenção Pires, solteira, costureira. // No verão de 1913 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótima»; frequentava o ensino particular (colégio). // A 13/8/1915 fez exame do 2.º grau na escola Conde de Ferreira, ficando aprovada (Correio de Melgaço n.º 161). // Casou a 8/5/1922 com o professor Abílio, filho de José Bento Domingues e de Ana Maria Rodrigues, castrejos. // Moraram na “Quinta das Amoreiras”, São Julião, até irem para Braga. // Faleceu na freguesia de São Vítor, Braga, a 15/11/1972. // Sem geração.

 

AFONSO, Luís. Filho de Américo Augusto Afonso e de Albertina Anil. Nasceu a --/--/193-. // Sem mais notícias.

 

AFONSO, Luís Caetano. Filho de Francisco Afonso, caiador, e de Rosa Maria Fernandes, doméstica, moradores na Assadura. N.p. de Luís Afonso e de Teresa Fernandes, de Santa Maria da Vinha do Ariosa, termo de Viana; n.m. de António Manuel Fernandes e de Maria Florinda, da Vila de Melgaço. Nasceu em SMP a 10/5/1825 e foi batizado na igreja matriz três dias depois. Padrinhos: Caetano Maria de Abreu Soares e Maria Teresa Mosqueira e Lira, mãe do padrinho, da Vila. // Tinha 38 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de SMP, a 12/4/1863, com Maria Rosa Gonçalves, de 20 anos de idade, solteira, natural de Rouças, moradora na Vila, filha de Francisco António Gonçalves e de Maria José Rodrigues, naturais de São João de Sá, Valadares, Monção. Testemunhas: Manuel José Esteves “Melgaço”, lavrador, e Guilhermina Cândida Rodrigues, lavradeira, da Corga, Vila. // A sua esposa faleceu a 22/6/1884, com 54 anos de idade (deve haver engano - confirmar). // Com geração.    

 

AFONSO, Luísa. // Casou com José António Pereira, de Santa Cristina de Baleixe, Tui. // Moraram muitos anos na Assadura, Vila de Melgaço. // Faleceu a 13/3/1822, no estado de viúva. 

 

AFONSO, Lurdes. Filha de Celestino Augusto Afonso e de Claudina Cândida Barreiro. N.p. de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama; n.m. de António Joaquim Barreiro e de Maria Trancoso. Nasceu a --/--/19--. // S.m.n.   

 

AFONSO, Manuel. Filho de Celestino Augusto Afonso e de Claudina Cândida Barreiro. N.p. de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama; n.m. de António Joaquim Barreiro e de Maria Trancoso. Nasceu a --/--/19--. // S.m.n.

 

AFONSO, Manuel António. Filho de Maria Rosa, solteira, natural de São Sebastião de Petam, bispado de Tui, moradora na Vila de Melgaço. Neto materno de Pedro Alonso e de Catarina de Barzia, galegos. Nasceu a 26/8/1775 e foi batizado na igreja matriz de SMP dois dias depois. Padrinhos: Manuel Gonçalves Fidalgo, solteiro, e Maria Gomes de Fontes, viúva, residente no lugar das Carvalhiças. Testemunhas: Francisco Pinto de Matos, co-mordomo da igreja, e Francisco Gomes, ambos de SMP, e João Manuel, filho de João Álvares (de Rouças?). 

 

AFONSO, Manuel Carlos. Filho de António de Jesus Afonso e de Felicidade Rodrigues. Neto paterno de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama; neto materno de Maria Rodrigues. Nasceu em SMP a --/--/1938 (NM 391). // Casou a 9 de Janeiro de 1966. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1584, de 23/1/1966: «Na igreja matriz desta Vila, sendo celebrante o reverendo padre Justino Domingues, virtuoso abade da nossa freguesia, contraíram casamento, e celebraram os seus esponsais religiosos, os nossos estimados conterrâneos – Dalila Maria de Sousa, filha de Ana da Conceição Gonçalves e de Augusto Cândido de Sousa, da Quinta de Eiró de Cima, com Manuel Carlos Afonso, filho de Felicidade Rodrigues, já falecida, e de António de Jesus Afonso, tendo paraninfado por parte da noiva o nosso Director [Ernesto Ferreira da Silva] e sua Ex.ma Esposa; e por parte do noivo, José Augusto de Freitas Barros e D. Maria Cândida Afonso Covas Barros, considerados professores primários oficiais na cidade de Braga.» Ele, em 2012 ainda vivia.

                                           

AFONSO, Manuel Lourenço (Dingue). // Faleceu na Vila de Melgaço, SMP, a 22/3/1832, no estado viúvo de Antónia Rodrigues; morava na Rua do Pio, intramuros; foi amortalhado em hábito de São Francisco e sepultado na igreja matriz, com ofício de corpo presente de dez padres.

 

AFONSO, Manuel Maria. Filho de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa Gonçalves, moradores e caseiros na Assadura, SMP. N.p. de Francisco Afonso, da Areosa, Viana, e de Rosa Maria Fernandes, dos Chãos, SMP; n.m. de Francisco Gonçalves, da paróquia de Baldrans, bispado de Tui, e de Maria José, de São João de Sá, Valadares, Monção, nesta altura moradores e caseiros no lugar da Cordeira, Rouças. Nasceu na vila a 6/3/1868 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Ventura da Costa Pinto, negociante na Rua da Calçada, Vila de Melgaço, e Maria Rita Alves, casada, moradora em Eiró, Rouças. // Era solteiro, lavrador, morava na Assadura, quando casou na igreja da Vila, a 27/5/1891, com Clementina Rosa da Lama, de 21 anos de idade, solteira, lavradora, de SMP, filha de Ana Joaquina da Lama. Testemunhas: João Lourenço, casado, cantoneiro das estradas, morador em SMP, e Caetano Celestino de Sousa. // Enviuvou a 27/4/1936. // Morreu em São Vicente, Braga, a 15/1/1961, em casa do genro, professor Abílio Domingues, com noventa e dois anos de idade. // Pai de António, de Celestino, de Américo, de Vasco, de Cândido, de Leopoldina e de Deolinda. // Deixou 47 netos, 52 bisnetos e três tetranetos!  

 

AFONSO, Manuel Maria. Filho de Tito Umberto Afonso, natural da Vila, e de Marcelina Rosa Esteves, natural de Chaviães. N.p. de António Luís Afonso e de Teresa de Jesus; n.m. de Joaquim Manuel Esteves e de Matilde Esteves. Nasceu em SMP a 4/5/1930 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores. (Era pároco nessa altura o padre Claudino Joaquim Rodrigues).   

 

AFONSO, Manuel Maria. Filho de Américo Augusto Afonso e de Albertina Anil. Nasceu a --/--/193-. // Casou a 1/1/1961 com Maria Helena, filha de Flórido Augusto Esteves e de Glória Pinto Rodrigues. // Foi empregado na loja de Hilário Alves Gonçalves, depois tornou-se sócio de Adriano de Azevedo, e por fim abriu a sua própria loja de roupas e afins na Calçada. // A sua esposa faleceu a 26/1/2009, com 72 anos de idade; o funeral foi no dia seguinte, terça-feira. // Pai de Hilário Manuel, licenciado.    

 

AFONSO, Marcos Adão. Filho de António Luís Afonso, natural de SMP, e de Teresa de Jesus Lourenço, natural de Rouças, lavradores. N.p. de Luís Caetano Afonso e de Maria Gonçalves; n.m. de Jerónimo José Lourenço e de Ramona de Jesus. Nasceu em São Julião a 6/5/1902 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: general Miguel Maria de Araújo Cunha e sua esposa, Carolina Rosa de Oliveira Cunha. // Morreu a 15/6/1951 na freguesia de Prado.

 

AFONSO, Marcos Adão. Filho de Manuel Luís Afonso e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 26/3/1903. // A 12/7/1916 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo um «bem» (Correio de Melgaço n.º 207, de 16/7/1916). // Lavrador. // Casou na igreja de SMP a --/--/1929 com Maria Urbana Trancoso (Notícias de Melgaço n.º 25, de 11/8/1929). // Morreu afogado no rio Minho, no sítio da Seixeira, a 11/6/1951. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 982, de 17/6/1951: «Triste desenlace. Naquele dia, foi na fatídica segunda-feira, às primeiras horas, correu veloz a notícia de ter afogado mais um homem no rio Minho. Era o foro devido neste ano, porque raro ano decorre que o Minho não faça pagar caro o peixe que nos fornece. Fôra o Marcos! A notícia surpreendeu uns e não outros, que já tinham previsto o triste fim do infeliz Marcos. Marcos Adão Afonso era um lavrador, mas um lavrador dos antigos, dado ao trabalho, poupado, respeitador e amigo do seu amigo. As suas pouquíssimas terras distinguiam-se das dos vizinhos, por andarem sempre bem tratadas; porque o infeliz Marcos tinha os seus amores também – as terrinhas, que ele foi arredondando como pôde, o cinema e a sua pesqueira. E os seus amores, mataram-no. Ao desarmar naquela manhazinha a pesqueira, na costa de Prado, caiu à água. O balanço dado à rede para a lavar desequilibrou-o e fê-lo cair no rio. Levado pela corrente, foi sumir-se num cachão. Que triste fim! E como infeliz foi o Marcos. Paz à sua alma. À viúva, a seus filhos, a todos os seus parentes, o nosso cartão de condolências.» // Era sobrinho de Francisco José Afonso (Pito-Cego). // A sua viúva nascera a 11/2/1906 e faleceu na Vila a 2/8/1986. // Ambos os cônjuges estão sepultados no cemitério municipal de Melgaço. 

 

AFONSO, Marcos Adão. Filho de Marcos Aurélio Afonso e de Maria Idalina Esmeriz. Netoo paterno de Marcos Adão Afonso e de Maria Urbana Trancoso; neto materno de -------------------------- e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Ele, ou um dos seus irmãos, casou com Judite Afonso. 

 

AFONSO, Marcos Aurélio. Filho de Marcos Adão Afonso e de Maria Urbana Trancoso. Neto paterno de Manuel Luís Afonso e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Isolina de Jesus Trancoso. Nasceu a 23/5/1932 (Notícias de Melgaço n.º 156, de 10/7/1932). // Casou com Maria Idalina Martins Esmeriz. // Foi lavrador e emigrante. // Morreu na Assadura, Vila, a 4/10/1995. // A sua viúva finou-se a 18/7/2007. // Pai de José António, de João Manuel, de Marcos Adão, e de Maria da Conceição. // Sogro de Judite Afonso e de Júlio Gomes. 

 

AFONSO, Maria. // Faleceu a 14/11/1814, no estado de solteira. // Morara na Vila, intramuros, junto à Santa Casa da Misericórdia de Melgaço.

 

AFONSO, Maria. Filha de Maria Afonso. Nasceu em Reventume, Galiza, por volta de 1824. // Faleceu nas Várzeas, SMP, a 5/3/1891, com sessenta e sete anos de idade, no estado de viúva de Bento de Egas, natural da freguesia de Santiago de Reverteme (ou Ribaterme), província de Pontevedra, residente em Melgaço, provavelmente em casa do seu filho, Joaquim de Egas Afonso, mais conhecido por “Patarrica”. // Foi sepultada no cemitério público. 

 

AFONSO, Maria. Filha de Américo Augusto Afonso e de Albertina Anil. Nasceu a --/--/193-. // Sem mais notícias.

 

AFONSO, Maria Amélia. Filha de Joaquim de Egas Afonso, empregado nas Obras Públicas, e de Maria José Meleiro, moradores nas Várzeas, SMP. N.p. de Bento de Egas (defunto) e de Maria Afonso, naturais de Santiago de Ribaterme, Galiza; n.m. de Manuel António Meleiro (defunto) e de Teresa Clara de Sousa e Castro, melgacenses. Nasceu a 28/5/1886 e foi batizada a 21/6/1886. Padrinhos: Gregório Francisco Betencourt Pita, casado, proprietário, e Isabel Sofia Pereira Pimenta de Castro Pita, solteira, residentes na freguesia de Pias, Monção. // Faleceu no estado de solteira, na Vila de Melgaço, a 28/3/1968 (ou a 3/4/1968). Estava demente há muitos anos; vestia roupas extravagantes, provavelmente vestidos das suas antepassadas fidalgas, que faziam rir toda a gente, dando, ela própria, gargalhadas bestiais!    

 

AFONSO, Maria Angélica. // Nasceu por volta de 1816. // Lavradeira. // Faleceu na Corga, SMP, onde morava, a 22/8/1886, com setenta anos de idade, no estado de viúva, e foi sepultada no cemitério público. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Maria Caetana. Filha de Tomaz Afonso e de Vitória Joaquina Fernandes, moradores na Corga, SMP. N.p. de Josefa Alonso, solteira, de Crecente, Tui; n.m. de Matias Fernandes e de Maria Joaquina de Abreu, da Corga. Nasceu na Vila a 2/9/1851 e foi batizada na igreja matriz a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Luís Afonso, solteiro, por alcunha o “Caiador”, residente na Corga, e Maria Joaquina, filha de Manuel de Peña, morador no Escuredo, Chaviães. // Faleceu em SMP a 26/11/1918, viúva de Bento Alves. 

 

AFONSO, Maria do Céu. Filha do professor António de Ascensão Afonso e de Olinda Dantas da Costa. Neta paterna de Joaquim Afonso e de Rosa Esteves; neta materna de --------------------- e de --------------------------. Nasceu a 17/4/194-. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1563, de 28/7/1965: «Terminou o curso geral dos liceus (5.º ano) e completou o curso da escola industrial de Braga, as nossas gentis conterrâneas, Maria do Céu Dantas da Costa Afonso e Georgina Dantas da Costa Afonso, filhas muito queridas do nosso colaborador, professor António da Ascensão Afonso 

 

AFONSO, Maria da Conceição. Filha de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama, de SMP, onde moravam. Neta paterna de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa Gonçalves; neta materna de Ana Joaquina da Lama, todos lavradores e jornaleiros. Nasceu no lugar da Assadura a 20/2/1892 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: João Lourenço, cantoneiro das estradas, e sua mulher, Maria José da Lama, jornaleira, moradores em SMP.  

 

AFONSO, Maria da Conceição. Filha de Marcos Aurélio Afonso e de Maria Idalina Esmeriz. N.p. de Marcos Adão Afonso e de Maria Urbana Trancoso; n.m. de -----------------Esmeriz e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Júlio Gomes.

 

AFONSO, Maria das Dores. Filha de José Maria Afonso, guarda da 3.ª Companhia (do 3.º Batalhão), destacado em Melgaço, natural de (*), e de Carolina Rosa Rodrigues (Paula), lavradeira, de Arão, Valença, moradores em Melgaço. N.p. de Josefa Afonso, solteira, lavradora; n.m. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Secundina Lisardo, lavradores. Nasceu na Rua do Rio do Porto, SMP, a 21/12/1890 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Joaquim Lourenço, casado, taberneiro, de SMP, e Maria das Dores Lopes, solteira, criada de servir. // Casou com Manuel Francisco Antas, natural de Fiães. // Faleceu na Vila, ou em Fiães, a 30/11/1918, com a doença chamada pneumónica, influenza, ou ainda espanhola. // Com geração. /// (*) O padre escreveu: «… de São Lourenço de Codecedo de Canedo, Montalegre.» Acontece que Canedo (Divino Salvador) é freguesia de Ribeira da Pena a partir de 1895; antes pertencia a Boticas. Codeçoso (e não Codecedo) é freguesia de Boticas e tem como orago São Lourenço.

 

AFONSO, Maria Helena. Filha de José António Afonso e de Deolinda Domingues. Nasceu a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 428, de 15/1/1939). 

 

AFONSO, Maria José. Filha de Tito Umberto Afonso e de Marcelina Rosa Esteves. N.p. de António Luís Afonso e de Teresa de Jesus; n.m. de Joaquim Manuel Esteves e de Matilde Esteves. Nasceu na Vila a 9/10/1927 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Barros e Maria Domingues.   

 

AFONSO, Maria Josefa. // Nasceu por volta de 1843. // Faleceu na Vila a --/--/1925, com oitenta e dois anos de idade. // Residia no lugar do Coto. 

 

AFONSO, Maria dos Remédios. Filha de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores, residentes na Assadura, SMP. // Faleceu em casa dos pais, a 14/8/1882, com apenas dezasseis anos de idade, demente, e foi sepultada no cemitério público.

 

AFONSO, Maria Rosalina. Filha de ------------- Afonso e de -----------------------. Nasceu a --/--/1935. // Faleceu na Vila a --/--/1936, com apenas doze meses de vida (NM 313).

 

AFONSO, Mariana. Filha de Tomaz Afonso e de Vitória Joaquina Fernandes, moradores na Calçada, SMP. Neta paterna de Josefa Afonso, solteira, de Abelana, Crecente, Tui; neta materna de Matias Manuel Fernandes e de Maria Joaquina Abreu, da Corga, SMP. Nasceu na Vila a --/8/1843 e foi batizada na igreja matriz a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Ventura, da Portela, Chaviães, e Maria Ventura, filha dos caseiros da Eiró, Quinta de Cima. // Faleceu a 23/9/1845. 

 

AFONSO, Mário. Filho de António Luís Afonso, natural de SMP, Vila de Melgaço, e de Teresa de Jesus Lourenço, natural de Rouças, lavradores-caseiros. Neto paterno de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa Gonçalves; neto materno de Jerónimo José Lourenço e de Maria Ramona de Jesus. Nasceu na Quinta de São Julião, SMP, a 28/7/1891, e foi batizado a 12 de Agosto desse ano. Padrinhos: Miguel Maria Araújo da Cunha, major do Estado-Maior de Cavalaria, e sua esposa, Carolina Rosa Oliveira e Cunha. // Casou a 7/10/1916 com Mariana de Jesus Afonso, de 27 anos de idade, natural de Chaviães, filha de Miguel António Afonso e de Miquelina Rosa Gomes. // A 20/8/1917 partia para a guerra, para França, combater os terríveis alemães. Era soldado. Pertencia ao regimento de artilharia número 5, segundo grupo de baterias de artilharia. Tinha a chapa de identificação número 28641. Desembarcou no porto de Brest, França, a 25/8/1917. Já em França, colocaram-no no segundo grupo de baterias de artilharia, terceira bateria, a 23/1/1918. Foi preso pelos alemães, aquando da batalha de La Lys, ocorrida a 9/4/1918, juntamente com António Reis e Emídio Pereira, e instalado num campo de concentração, em Vestefália, Hameln, ou Dulmen, só regressando a Melgaço em Fevereiro de 1919 (ver o livro “Frágeis Elos”, página 66, e A Voz de Melgaço número 1408, de 1/9/2017, página 6). O curioso é que depois de ser libertado foi punido pelo comandante do Corpo Expedicionário Português, a 31/12/1918, com dez dias de detenção disciplinar porque «em 3 de Janeiro do presente ano acendeu uma vela no balcão que ocupava em Blessy (localidade a cerca de setenta quilómetros a oeste da cidade de Lille), a qual caindo sobre uma porção de palha que ali se encontrava, originou um incêndio que produziu estragos na importância de 7.971,88 francos que o Estado [Português] teve de pagar…» Embarcou no navio inglês Northwestern Miller a 31/1/1919 e desembarcou em Lisboa a 4/2/1919. // A sua esposa faleceu em Chaviães a 19/7/1963. // Ele morreu em Rungis, Sena, a 28/12/1963. // Pai de Abílio, de Aurora Cândida, de Ortelinda, de Maria e de Armanda (ou Armando?). 

 

AFONSO, Marta. // Morou em Galvão de Baixo, SMP. // Faleceu a 19/6/1827, no estado de casada com Pedro Gonçalves, ambos galegos. 

 

AFONSO, Noé Adão. Filho de Marcos Adão Afonso e de Maria Urbana Trancoso. N.p. de António Luís Afonso e de Teresa de Jesus; n.m. de Isolina de Jesus Trancoso. Nasceu em SMP a 20/9/1930 e foi batizado a 26 de Outubro desse ano. Padrinhos: Francisco Ricardo Gonçalves e Maria Angélica Afonso, casados, lavradores, (de Paços?). // Comerciante na capital do país. // Casou na Igreja de São Vicente de Fora, Lisboa, a 18/9/1960, com Olga Gonçalves Coelho Simões (NM 1375, de 16/10/1960).

 

AFONSO, Noémia dos Reis. Filha de António de Jesus Afonso e de Felicidade Rodrigues. Nasceu a --/--/1933 (NM 182, de 5/2/1933). // Morou na Assadura, SMP. // Casou a 25/12/1955 com Manuel Esteves. // Nota: em 2012 ainda vivia.

 

AFONSO, Palmira de Jesus. Filha de Marcos Adão Afonso e de Maria Urbana Trancoso. // Morou na Assadura, SMP. // Casou na igreja matriz da Vila a 29/10/1950 com Alípio Rodrigues, de Sá, Monção. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 954, de 5/11/1950: «No passado domingo realizou-se na igreja matriz desta Vila o casamento da senhora Palmira de Jesus Afonso, do lugar da Assadura, desta Vila, com o senhor Alípio Rodrigues, natural do lugar de Sá, do concelho de Monção. Serviram de padrinhos o senhor professor Abílio Domingues e a menina Maria Fernanda Afonso. Aos noivos desejamos as maiores felicidades 

 

AFONSO, Palmira Rosa. Filha de Tomaz Afonso e de Vitória Joaquina Fernandes, moleiros, moradores no lugar da Corga, SMP. Neta paterna de Josefa Alonso, solteira, de Crecente, Tui; neta materna de Matias Fernandes e de Joaquina de Abreu. Nasceu na Vila a 22/2/1862 e foi batizada a 2 de Março desse ano. Padrinhos: Jerónimo Esteves, lavrador, e sua esposa, residentes em Cobilhós, Rouças. // Deve ter ido servir para Cristóval, pois faleceu em São Gregório, lugar dessa freguesia de Melgaço, a 23/12/1880, solteira e sem filhos, e ali foi sepultada, na igreja paroquial, a 25, apenas com o sacramento da penitência.

 

AFONSO, Pedro Miguel. Filho de ------------- Afonso e de -------------------------. Nasceu a --/--/19--. // No dia 26/10/1997 foi promovido a bombeiro voluntário de 2.ª classe.

 

AFONSO, Pulquéria. Filha de Tomaz Afonso, de Crescente, Galiza, e de Vitória Joaquina Fernandes, de Melgaço, lavradores, residentes no lugar da Corga, SMP. N.p. de Josefa Alonso, solteira, de São Pedro de Crecente, Tui; n.m. de Matias Manuel Fernandes e de Maria Joaquina de Abreu, da Corga. Nasceu a 3/7/1846 e foi batizada na igreja matriz a 7 desse mês e ano. Padrinhos: padre João Evangelista de Sá Sotomaior e Maria Pereira de Castro, filha de Manuel António Pereira, da Quinta de Eiró, Rouças. // Faleceu a 19/9/1873 na casa do padre Francisco Máximo Rodrigues, no Campo da Feira de Dentro, Vila, onde residia (devia ser sua criada), no estado de casada com Estêvão da Silva, de SMP, e foi sepultada na igreja matriz. // Deixou filhos.  

 

AFONSO, Rosa Cândida (ou Rosa de Jesus). Filha de António de Jesus Afonso e de Felicidade Rodrigues (Veloso). Neta paterna de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama; neta materna de Maria Rodrigues (Veloso). Nasceu a 31/3/1925 e foi batizada a 18 de Abril desse ano. Padrinhos: Abílio Domingues e Cândida Augusta Afonso. // Casou a 1/1/1944, na igreja da Vila, com Joaquim Covas, de Monção, na altura aspirante de Finanças nos Arcos de Valdevez. Padrinhos da boda: professor Abílio Domingues e sua esposa, Leopoldina Afonso, tios da noiva. // Ela e o marido faleceram em Braga, onde estão sepultados (cemitério Monte d’Arcos): o marido a 26/12/1992 e ela a 21/9/1997. // Com geração.  

 

AFONSO, Sebastião (Padre). Nasceu na Vila em finais do século XVI. // Em 1618 e 1619 foi escrivão da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço. Em 1634 foi provedor. Nesse ano de 1634 instituiu o vínculo da Pigarra, encabeçado na capela da Senhora do Amparo da Matriz, que fundou pela mesma altura. // Deve ter falecido em finais de 1635. // Nota: apesar de ser eclesiástico deixou um filho, António Alves, o qual casou com Maria Gomes.

 

AFONSO, Secundino Maria. Filho de Tomaz Afonso, galego, e de Joaquina Vitória Fernandes, melgacense, moradores na Corga, SMP. Neto paterno de Josefa Alonso, solteira, de Crescente, Galiza; neto materno de Matias Fernandes e de Maria Joaquina de Abreu, da Corga, Melgaço. Nasceu a 21/1/1856 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: padre JESSM, que o batizou, e Antónia Maria Fernandes, viúva, dos Chãos, SMP. // Morreu a 9/6/1857.

 

AFONSO, Sérgio António. Filho de Eduardo Joaquim Afonso e de Josefa Antónia Fernandes, lavradores, residentes na Assadura. N.p. de Francisco Afonso e de Rosa Maria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Matias Fernandes e de Maria Joaquina de Abreu, da Corga, SMP. Nasceu a 20/9/1862 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves “Melgaço” (representado por António Luís da Cunha, carpinteiro) e Rosa Maria Dantas, solteira, do lugar de Carvalhos, Rouças. // Faleceu a 10/8/1864 e foi sepultado na igreja matriz. 

 

AFONSO, Tito Umberto. Filho de António Luís Afonso e de Teresa de Jesus Lourenço. N.p. de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Jerónimo José Lourenço e de Maria Ramona. Nasceu em São Julião, SMP, a 22/2/1899, e foi batizado a 1 de Março desse ano. Padrinhos: Miguel Maria de Araújo Cunha, coronel do exército, e Carolina Rosa de Oliveira Cunha. // Casou a 3/4/1926, na CRCM, com Marcelina Rosa, filha de Joaquim Manuel Esteves e de Matilde Esteves, de Chaviães. // A sua esposa faleceu em Rouças a 18/5/1972. // Ele morreu também em Rouças, a 15/4/1974. // Com geração.

 

AFONSO, Tomaz. Filho de Josefa Alonso, de São Pedro de Crescente, bispado de Tui, onde nasceu por volta de 1812. // Lavrador. // Casou na Vila de Melgaço a 24/8/1842 com Vitória Joaquina, filha de Matias Manuel Fernandes e de Maria Joaquina de Abreu, de SMP, Melgaço. Testemunhas: José Afonso e Maria -----------, de Crescente, Galiza. // Faleceu na sua casa do lugar da Corga, SMP, a 6/2/1880, no estado de casado, com sessenta e oito anos de idade, e foi sepultado no cemitério público. // Deixou filhos. // A sua viúva finou-se no dito lugar a 30/1/1903.   

 

AFONSO, Valeriano. Filho de Tomás Alonso, galego, e de Vitória Joaquina Fernandes, melgacense, lavradores, residentes no lugar da Corga, SMP. N.p. de Josefa Alonso, solteira, de Crescente; n.m. de Matias Manuel Fernandes e de Maria Joaquina de Abreu, da Corga, Melgaço. Nasceu a 14/9/1853 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinho: padre João Evangelista de Sá Sotto Mayor, que o batizara.

 

AFONSO, Vasco da Gama. Filho de Manuel Maria Afonso e de Clementina Rosa da Lama, lavradores. N.p. de Luís Caetano Afonso e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Ana Joaquina da Lama. Nasceu na Oliveira, SMP, a 20/10/1905 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Luís da Cunha, casado, proprietário, e Jesufina Rosa, solteira, trabalhadora. // Casou na CRCM a 19 e na igreja a 20/12/1925 com Maria, de vinte e três anos de idade, natural de Paçô, Rouças, filha de Manuel José Gomes Sarandão e de Clementina Rosa da Gama. // Morou no lugar de Cavaleiros. // Morreu em Rouças a 10/10/1973. // Com geração.   

 

AFONSO, Veríssimo. // Morou na Assadura, SMP, onde faleceu, a 5/7/1826, no estado de solteiro.

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário