terça-feira, 12 de maio de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de São Paio)
 
Por Joaquim A. Rocha








// continuação...



ALVES, Antónia. // Faleceu no lugar de Carvalha Furada a 3 de Outubro de 1828.

 

ALVES, Antónia Joaquina. Filha de João Manuel Alves e de Maria Rosa Gomes, moradores no lugar da Granja de Cima. N.p. de António Alves e de Liberata Domingues, do dito lugar; n.m. de António José Gomes, do Escuredo, Chaviães, e de Maria de Araújo, do lugar da Trofa (?), freguesia de São Mamede, Couto de São Fins. Nasceu em São Paio a 30/6/1807 e foi batizada a 6 de Julho desse ano. Padrinhos: António Luís Durães, do lugar de Barata, e Maria Joana, solteira, do lugar da Granja de Cima.    

 

ALVES, Antónia Joaquina. Filha de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço, lavradores, residentes no lugar da Costa. N.p. de Manuel Alves e de Maria Afonso, do dito lugar; n.m. de António Lourenço e de Maria Vaz, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 5/6/1812 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e irmã, Antónia, solteiros, do lugar da Raza. // Casou com José Joaquim Codesseira, de quem ficou viúva. // Faleceu no lugar da Costa, São Paio, a 2/12/1885, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

ALVES, Antónia Maria. Filha de José Alves e de Joana Rosa Alves, lavradores. Neta paterna de António Alves e de Ana Alves; neta materna de Manuel Alves e de Domingas Esteves, todos de Soutulho. Nasceu em São Paio a 24/8/1797 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Domingues Felgueiras e sua mulher, Antónia Alves, da Portela, Paderne. // Lavradeira. // Casou com Domingos Rodrigues, de quem ficou viúva. // Faleceu em Soutulho a 19/12/1880, sem sacramentos, por ter morrido de repente, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

ALVES, Antónia Teresa. Filha de Manuel Alves e de Rosa Maria Afonso, do lugar dos Lourenços, São Paio. N.p. de João Luís Alves e de Ana Maria Alves, de Crastos, Paderne, termo de Valadares; n.m. de António Afonso e de Antónia Domingues, dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 6/8/1825 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Pereira e sua mulher, Maria Teresa Alves, da Carreira, Chaviães.

 

ALVES, António. // Do lugar de Verdelha, São Paio (couto de Paderne). // Casou com Maria Afonso. // Fez testamento em 1784.

 

ALVES, António. // Casou com Maria Lourenço, do lugar de Real, São Paio. // Fez testamento (século XVIII).

 

ALVES, António (Padre). // Natural do lugar de Sante, lugar meeiro de Paderne e São Paio. // Faleceu na sua terra natal e foi sepultado na igreja de São Paio, por assim o ter solicitado em testamento, a 2/5/1804.

 

ALVES, António. // Natural do lugar da Granja. // Faleceu no estado de viúvo, a 28/3/1805, e foi sepultado na igreja com ofício de corpo presente.

 

ALVES, António. // Natural do lugar de Cavaleiro Alvo. // Morreu na estado de viúvo, a 24/1/1855, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 25 desse mês e ano.

 

ALVES, António. Filho de Manuel Alves e de Manuela Maria de Sousa. Neto paterno de Manuel Alves e de Isabel Gomes, todos do lugar dos Lourenços; neto materno de Maria Alves, do lugar de Sante. Nasceu em São Paio a 25/9/1809 e foi batizado dois dias depois. Padrinho: (por procuração do padre José Vaz de Carvalho, de Sante): José Codesso, das Quingostas. // Nota: deve ter falecido ainda bebé, pois o seu irmão seguinte tem o mesmo nome.   

 

ALVES, António. Filho de Manuel Alves e de Manuela Maria de Sousa, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de Manuel Alves e de Isabel Gomes, do dito lugar; n.m. de Maria Alves, de Sante. Nasceu em São Paio a 27/2/1812 e foi batizado a 29 desse mês pelo padre Francisco da Lapa. Padrinhos: padre José Vaz de Carvalho, de Sante, representado por José Codesso, das Quingostas. // Casou com Clara Maria, filha de António Rodrigues Torres e de Joana Maria Ribeiro, de Sante. // Com geração. 

 

ALVES, António. Filho de -------- Alves e de -------------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, com o professor Manuel Francisco Gomes, obtendo um «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 161, de 15/8/1915).

 

ALVES, António. Filho de Elias Alves e de Maria da Conceição Alves. Nasceu em São Paio a --/--/1932 (NM 155, de 3/7/1932). // Nota: deve ser o senhor que morreu em Novembro de 2019, com 87 anos de idade (VM, de 1/12/2019).

 

ALVES, António. Nasceu em São Paio na segunda metade do século XX e casou com Maria Amália Gomes, natural de Paderne (VM 933, de 15/2/1991).

 

ALVES, António. Filho de -------- Alves e de ---------------------------. Nasceu em São Paio na segunda metade do século XX. // Casou com Arminda da Silva Pereira Rodrigues, de Vila do Conde. // Em 1997 moravam no lugar do Regueiro, São Paio (VM 1066). 

 

ALVES, António da Conceição. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Maria Joaquina Rodrigues. N.p. de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel António Rodrigues e de Maria Teresa de Carvalho. Nasceu em Sante, São Paio, a 8/12/1884 e foi batizado pelo padre JAF dois dias depois. Padrinhos: Manuel António Alves Garelha e Ana Rosa Alves Garelha, tios paternos da criança, solteiros, todos lavradores, residentes em Sante. 

 

ALVES, António Joaquim. Filho de João Manuel Alves e de Maria Rosa Gomes, moradores no lugar da Granja de Cima. Neto paterno de António Alves e de Liberata Domingues, do mesmo lugar; neto materno de António José Gomes, do Escuredo, Chaviães, e de Maria de Araújo. Nasceu em São Paio a 15/11/1804 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Gomes e Maria Rosa Domingues, naturais da freguesia de Rouças.  

 

ALVES, António Joaquim. Filho de José Alves, solteiro, e de Maria Clara -----, solteira, do lugar de Barata. Neto paterno de José Alves, do lugar de Alote, e de Isabel Codesseira, do lugar de Barata; neto materno de --------------------- e de --------------------------. Nasceu em São Paio a 15/7/1809 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano de Sousa e Gama e Maria Joaquina Pires, do lugar dos Esteves, Alvaredo.

 

ALVES, António Joaquim. Filho de João Manuel Alves e de Rosa Maria Fernandes, moradores no lugar de Barata. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Domingues, do dito lugar; neto materno de Manuel António Fernandes e de Rosa Maria Esteves, de Cavencas, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 10/9/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites, casado, da Carreira, e Joaquina Soares, solteira, da Gaia. // Era solteiro, jornaleiro, quando casou na igreja de São Paio a 24/12/1899 com Maria de Jesus Rodrigues, de 31 anos de idade, solteira, serviçal, natural de Paderne, moradora no lugar de Pomares, filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Seara, jornaleiros.    

 

ALVES, António Joaquim. Filho de José Maria Alves e de Clara Rosa Gomes, moradores no lugar do Pombal. Neto paterno de Manuel Luís Alves e de Maria Teresa Esteves, do dito lugar; neto materno de Manuel Joaquim Gomes e de Teresa de Jesus Domingues, da Devesa. Nasceu em São Paio a 13/4/1881 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: o seu avô materno, viúvo. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja local a 11/4/1906 com a sua conterrânea e parente no 3.º grau de consanguinidade Emília Rosa Vaz, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Cabencas, filha de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Vaz, rurais.      

 

ALVES, António Joaquim. Filho de Secundino José Alves e de Ana Joaquina Vieites, lavradores, residentes em Barata. Neto paterno de Clara Joaquina Alves, solteira, lavradora, residente que foi no lugar do Paço; neto materno de Luís Vieites e de Teresa Luísa Vaz, lavradores, residentes que foram no Regueiro. Nasceu em Barata, São Paio, a 21/2/1883 e foi batizado pelo padre JAF no mesmo dia. Madrinha: Rosa Maria Vieites, tia materna, casada, lavradeira, moradora no lugar de Soutulho.

 

ALVES, António Joaquim. Filho de José António Alves e de Rosa da Conceição Soares, lavradores, sampaienses, residentes no lugar dos Barreiros. Neto paterno de Secundino José Alves e de Ana Joaquina Vieites; neto materno de Manuel José Soares e de Maria de Jesus Codesseira. Nasceu em São Paio a 3/2/1903 e foi batizado na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Secundino José Alves, casado, e Maria José Alves, solteira, camponeses. // Sem mais notícias.

 

ALVES, António Joaquim. Filho de Manuel Inácio Alves e de Delfina Pereira, artistas, naturais de Paderne, moradores no lugar do Barral. Neto paterno de João Manuel Alves e de Maria do Carmo Fernandes; neto materno de António Joaquim Pereira e de Maria Rosa Alves. Nasceu em São Paio a 29/1/1907 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: António Joaquim da Lama e Maria Rosa -------------, casados, rurais. // Casou na CRCM a 25/10/1929 com Maria da Glória Rodrigues de Morais, de 19 anos de idade, natural de Paderne, filha de Augusto Rodrigues de Morais e de Filomena Augusta Domingues. // Morreu na vila de Monção a 20/11/1976. 

 

ALVES, António José. // Natural do lugar da Costa. // Faleceu a 5/1/1814.

 

ALVES, António José. // Natural do lugar de Real. // Morreu no estado de viúvo, com todos os sacramentos, menos o da extrema-unção, por a doença não o permitir, sem testamento, a 20/9/1851, e foi sepultado na igreja paroquial, com ofício de corpo presente de cinco padres, no dia seguinte.   

 

ALVES, António José. Filho de Manuel Alves e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Cavaleiro Alvo. // Casou com Maria Joaquina Esteves. // Lavrador. // Faleceu em Cavencas a 10/1/1866, recebendo somente o sacramento da extrema-unção, por impedimento da moléstia, com cinquenta e cinco anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos. // Nota: parece ser o de baixo; o padre deve ter-se enganado no nome da esposa. 

 

ALVES, António José. Filho de Manuel António Alves e de Maria Esteves, moradores em Cavaleiro Alvo. Neto paterno de Manuel Alves e de Rosa Gonçalves, do dito lugar; neto materno de ----------- Esteves e de ------------------------------. Nasceu em São Paio a --/1/1812 e foi batizado a 22 daquele mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues e sua companheira, Teresa Domingues, de Cavaleiro Alvo. // Casou com Antónia Luísa, filha de José Araújo e de Maria Teresa da Silva, de Cavencas. // Os filhos do casal morreram todos de tenra idade.

 

ALVES, António José. Filho de António Alves e de Maria Esteves. Neto paterno de Manuel Alves e de Rosa Gonçalves; neto materno de António Esteves e de Antónia Meleiro, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 7/4/1816 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua filha Maria Rosa, do dito lugar.

 

ALVES, António José. // Residiu no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio. // Morreu na Vila da Pesqueira (São João da Pesqueira, Beira Alta), como consta da certidão do pároco de Santiago, da mesma Vila, a 26/6/1854, sem sacramentos, por morrer repentinamente, e foi sepultado no cemitério daquela Vila. // Na igreja de São Paio foi feito um ofício de dez sacerdotes a 19/7/1854. // Nota: é provável que seja o de cima, filho de António Alves e de Maria Esteves.    

 

ALVES, António José. Filho de Manuel Alves e de Maria Afonso, de Lourenços. Neto paterno de André Alves e de Maria Esteves, do Paço; neto materno de Sebastião Afonso e de Rosa Gonçalves, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 28/2/1819 e foi batizado pelo padre JME a 1 de Março desse ano. Padrinhos: José Meleiro e sua mulher Ana Gonçalves, da Carpinteira. // Sem mais notícias.  

 

ALVES, António José. Filho de Francisco Manuel Alves e de Teresa Rodrigues Monteiro, lavradores. Neto paterno de Mariana Alves; neto materno de António Rodrigues Monteiro e de Maria Esteves. Nasceu em Sante, São Paio, a 5/7/1854 e foi batizado pelo padre Manuel José Durão, encomendado dessa freguesia, a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues Costa e sua mulher, Joaquina Rosa Durães. // Lavrador. // Casou na igreja de Paderne a 11/8/1877 com Ludovina da Pureza Vieites, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Sante, batizada na igreja de Paderne, filha de Bento Manuel Vieites e de Efigénia Carlota Gonçalves, rurais. Testemunhas: padre António José Rodrigues, residente (?) no lugar do Convento, Manuel Inácio Domingues Casal, e Rosa Rodrigues Calhegas, solteiros, camponeses, do dito lugar de Sante, meeiro de São Paio e Paderne. // Com geração. // Nota: este assento foi feito em Paderne, pelo padre AJCA, a 3/7/1877.

 

ALVES, António José. Filho de Secundino José Alves e de Ana Joaquina Vieites, artistas-lavradores, residentes em Barata. // Faleceu a 29/8/1876, com apenas sete meses de idade, e foi sepultado na igreja de São Paio. 

 

ALVES, António José. Filho de Secundino José Alves e de Ana Joaquina Vieites, artistas, moradores no lugar de Barata. Neto paterno de Clara Joaquina Alves, solteira, do lugar do Paço; neto materno de José Vieites e de Teresa Luísa Vaz, do lugar do Regueiro, lavradores. Nasceu em São Paio a 17/3/1880 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues, proprietário, de Soutulho, e Rosa Maria Vieites, casada, lavradeira, também de Soutulho, tia materna do bebé. // Faleceu em Barata, São Paio, a 20/8/1882, e foi sepultado na igreja.  

 

ALVES, António José. Filho de Manuel José Alves e de Maria Joaquina Alves, moradores no lugar de Cavencas. Neto paterno de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Fernandes, do dito lugar; neto materno de João Manuel Alves e de Rosa Maria Fernandes, do lugar de Barata. Nasceu em São Paio a 22/4/1881 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e Maria Rosa Vaz, casados, do lugar de Cavencas, todos lavradores. // Rural. // Casou na igreja de São Paio a 7/5/1899 com a sua conterrânea Ludovina Rosa Lopes, de 29 anos de idade, solteira, moradora no lugar de Cavaleiro Alvo, filha de Domingos Lopes e de Maria Rosa Esteves, rurais. Testemunhas: António Soares, casado, de Cavaleiro Alvo, e Manuel Bamonde, solteiro, serviçal, do lugar do Cruzeiro. // Enviuvou a 12/12/1900. // Tinha 20 anos de idade, estava viúvo de Ludovina Rosa Lopes, morava em Cavaleiro Alvo, quando casou na igreja de São Paio a 30/5/1901 com a sua conterrânea Maria Rosa Soares, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Joaquim Soares e de Ana Rosa Afonso. Testemunhas: o presbítero José Joaquim Rodrigues, encomendado na freguesia de Remoães, e Albano Augusto Pereira, solteiro, estudante, do lugar do Cruzeiro. // Gerou filhos em ambas as esposas. // Nota: parece ser o mesmo senhor que faleceu em Cavaleiro Alvo em 1937, com 56 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 369).

 

ALVES, António José. Filho de Manuel José Alves e de Joaquina Rosa Ferreira, lavradores, sampaienses, residentes no lugar dos Lourenços. Neto paterno de José Manuel Alves e de Joaquina Meleiro; neto materno de António Ferreira e de Lina Rosa Alves. Nasceu em São Paio a 28/3/1907 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: Francisco Ferreira, solteiro, e Lina Rosa Alves, viúva, ambos rurais. // Morreu no dito lugar dos Lourenços a 27/12/1936.

 

ALVES, António Júlio. Filho de Maria dos Reis Alves, solteira, serviçal, sampaiense, moradora no lugar da Rasa. Neto materno de Simão António Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a 18/7/1904 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Maria Rosa Rodrigues, casados, lavradores, do dito lugar da Rasa. // Casou na CRCM a 14/10/1942 com a sua conterrânea Rosa Meleiro. // Morreu em São Paio a 22/1/1975.

 

ALVES, António Luís. Nasceu no lugar da Carpinteira, São Paio. // Faleceu em Galvão, SMP, onde morava havia muitos anos, a 30/12/1816.  

 

ALVES, António Xavier. Filho de João Manuel Alves e de Maria do Carmo Fernandes, lavradores, ele natural de Paderne e ela natural de São Paio. N.p. de Ana Joaquina Alves; n.m. de Francisco Fernandes e de Maria Benedita Durães. Nasceu no Barral, São Paio, a 23/3/1866 e foi batizado pelo padre Luís Manuel do Souto Monteiro dois dias depois. Padrinhos: António Xavier Palhares Falcão e Teresa Delfina Gomes Pinheiro. // Casou com Filomena Albina, de 18 anos de idade, filha de Vitorino José de Castro e de Carolina Rosa Alves, na igreja de Prado, de onde ela era natural, a 19/8/1894. // Nessa freguesia teve uma oficina, ficando conhecido por “Soqueiro de Bouça Nova”. // Morreu na Bouça Nova, Prado, a 21/5/1942. // São pais de sete filhos, entre eles de António Augusto, nascido a 18/9/1922, o qual casou com Maria Augusta de Melo e foram para Angola e depois para o Brasil (1963); e avós de Fernando Augusto, economista, e colaborador de uma rádio brasileira, casado e com filhos.     

 

ALVES, Arlindo Augusto. Filho de Luís António Alves e de Rosa da Conceição Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 197, de 30/4/1916).

 

ALVES, Armindo Luís. Filho de Manuel Inácio Alves e de Delfina Rosa Pereira. Nasceu em São Paio a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914).

 

ALVES, Augusto José. Filho de Germano Augusto Alves e de Filomena Vaz. Nasceu em São Paio a --/--/1937. (NM 362).

 

ALVES, Belmira. Filha de António Alves e de Maria Rosa Soares. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 204, de 25/6/1916). 

 

ALVES, Caetano José. Filho de Maria Teresa Alves, do lugar da Costa, São Paio. N.m. de António José Alves e de Maria Luísa Lourenço. Nasceu em São Paio a 24/10/1830 e foi batizado pelo padre JD dois dias depois. Padrinhos: José Maria Domingues e sua mulher, Isabel Ventura Alves, do dito lugar.

 

ALVES, Cândida Rosa. Filha de Simão António Alves e de Maria Rosa Rodrigues, da Raza. Neta paterna de Francisco (ou Manuel José) Alves e de Rosa Joaquina de Freitas, do Regueiro (ou Requeixo); neta materna de António Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Durães, da Raza, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 2/2/1881 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel José de Freitas, casado, lavrador, residente no Regueiro, e Ramona Táboas, solteira, galega, jornaleira, moradora na Raza.

 

ALVES, Cândido Augusto. Filho de Manuel António Alves e de Águeda de Jesus de Neiva. Neto paterno de Manuel António Alves e de Maria Joaquina de Carvalho, todos moradores em Sante; neto materno de Manuel Caetano de Neiva e de Lina Teresa Fernandes, da Carreira, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 5/9/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites, casado, e Maria Teresa de Neiva, solteira, ambos do lugar da Carreira. // Era solteiro, trabalhador, morava no lugar de Sante, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 21/3/1910 com a sua conterrânea Filomena, de vinte e oitto anos de idade, solteira, filha de Manuel Joaquim Alves de Macedo e de Rosa Rodrigues, rurais, padernenses. // Faleceu na freguesia de Paderne a 19/4/1949.  

 

ALVES, Carlos. Filho de ------------- Alves e de -------------------------------. Nasceu no lugar da Costa, freguesia de São Paio, em finais de 1948. // Morreu a 24/7/1949, com apenas oito meses de idade (NM 907, de 7/8/1949). 

 

ALVES, Carlos António. Filho de ----------- Alves e de --------------------------------. Nasceu em São Paio por volta de 1873. // Casou com Maria Angelina Soares. // Morreu no lugar da Gaia em 1938, com 65 anos de idade (NM 383). // Com geração.   

 

ALVES, Carolina Rosa. Filha de Simão António Alves e de Maria Rosa Rodrigues, do lugar da Raza. N.p. de Manuel José Alves e de Rosa Joaquina de Freitas, do Regueiro; n.m. de António Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Durães, da Raza, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 27/8/1872 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: João Francisco Gonçalves, casado, e sua irmã, Carolina Rosa Gonçalves, casada, de Corçães, Rouças. // Faleceu na Raza, São Paio, a --/--/1941. // Mãe de Germano Augusto Alves (ver em São Paio) e de Filomena Alves (ver em Rouças). 

 

ALVES, Clara. Filha de João Manuel Alves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, da Cabeceira de Sante. // Casou com Joaquim da Pereira, de quem ficou viúva. // Faleceu no dito lugar a 6/9/1864, com todos os sacramentos. // Tinha 42 anos de idade. // Foi sepultada na igreja de São Paio. // Fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

ALVES, Clara Joaquina. Filha de Luís António Alves e de Mariana Domingues, lavradores, residentes que foram no lugar do Paço. // Faleceu no lugar de Barata, São Paio, a 17/6/1873, solteira, com cinquenta anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento e deixou um filho. 

 

ALVES, Delfina Rosa. Filha de Simão António Alves e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Raza, São Paio. Neta paterna de Manuel José Alves e de Rosa Joaquina de Freitas, lavradores, residentes que foram no lugar do Regueiro; neta materna de António Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Durães, lavradores, residentes que foram na Raza. Nasceu em São Paio, a 7/3/1885 e foi batizada pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Soares, casado, lavrador, e Rosa Maria Soares, solteira, lavradora, ambos moradores em Cavaleiro Alvo.

 

ALVES, Delfina Rosa. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1572, de 17/10/1965: «Na freguesia de São Paio faleceu de parto, com a idade de vinte anos, no dia 9 do corrente, a senhora Delfina Rosa Alves, casada com o senhor Adelino Alves. A sua morte foi muito sentida, por na pujança da flor da idade ser arrebatada do número dos vivos, deixando mergulhado na mais profunda dor seu inconsolável marido, que chora a perda irreparável da sua infeliz companheira. A seu viúvo, e à restante família enlutada, apresentamos os nossos sentidos pêsames

 

ALVES, Domingas Josefa. // De Requeixo. // Faleceu, sem testamento, sem sacramentos, por não darem parte, a 9/9/1849, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ALVES, Domingos (Padre). // Natural do lugar de Sante, freguesia de São Paio. // Faleceu a 3/4/1773. 

 

ALVES, Domingos. // Natural do lugar de Sante, lugar meeiro de Paderne e São Paio. // Faleceu no estado de viúvo, a 19 de Julho de 1818.

 

ALVES, Domingos. // Natural do lugar de Sante. // Faleceu no estado de viúvo, a 1/1/1832, com testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. 

 

ALVES, Domingos. // Natural do lugar dos Lourenços. // Faleceu no estado de viúvo, a 13/2/1835, e foi sepultado na igreja a 15 daquele mês e ano.

 

ALVES, Domingos António. Filho de Domingos Alves e de Maria Alves, de Sante. Neto paterno de Domingos Alves e de Ana Maria Domingues; neto materno de António Alves e de Luísa Fernandes. Nasceu em São Paio a 6/7/1793 e foi batizado pelo padre José de Carvalho, cura da igreja de São Paio. Padrinhos: capitão Manuel António Fernandes e sua mulher, Maria Alves Ribeiro, de Paderne. 

 

ALVES, Domingos José. Filho de Francisco José Alves e de Maria Ventura Domingues, moradores no lugar de Sante. Neto paterno de José Alves e de Maria Vieites, do mesmo lugar; neto materno de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 20/2/1813 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves, solteiro, do lugar de Sante, e Rosa Maria Domingues, solteira, do lugar dos Lourenços.

 

ALVES, Domingos José. Filho de António Álvares e de Maria Esteves. Neto paterno de Manuel Álvares e de Rosa Gonçalves; neto materno de António Esteves e de Antónia Meleiro, todos do lugar de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio em Agosto de 1820 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Meixeiro, de Sante, e Maria -----------, do lugar de Lobiô, Rouças. // Lavrador. // Casou com Joaquina Rosa, filha de António Lopes e de Maria Domingues, de Cavaleiro Alvo. // Morreu no lugar de Cavaleiro Alvo a 10/2/1893, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com geração, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ALVES, Domingos José. Filho de Francisco António Alves e de Maria Caetana Domingues, moradores no lugar do Regueiro. Neto paterno de Manuel Alves e de Rosa Domingues, do dito lugar; neto materno de Caetano Domingues e de Maria Rosa Domingues, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 14/7/1822 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Durães, casado, do lugar da Granja, e sua filha Maria Luísa, solteira.

 

ALVES, Domingos José. Filho de -------- Alves e de --------------------. Nasceu a --/--/1---. // Lavrador. // Em 1939 estava casado e morava no lugar de Debandouras, São Paio.

 

ALVES, Esperança. Filha de Maria dos Reis Alves, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar da Rasa. Neta materna de Simão António Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a 11/7/1906 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, camponesa.

 

ALVES, Florinda. Filha de João Alves e de Joaquina Domingues. Neta paterna de ---------------- e de --------------------; neta materna de João Domingues e de Luísa Fernandes. Nasceu em São Paio a 22/2/1827 e foi batizada pelo padre JVC a 25 desse mês. Padrinhos: António Fernandes e sua mulher Maria Domingues, do lugar dos Lourenços.

 

ALVES, Florinda. Filha de Francisco Alves e de Helena Lourenço, moradores no lugar de Sante. N.p. de António Alves e de Rosa Maria Alves, do lugar do Pinheiro, Paderne; n.m. de José Lourenço e de Maria Gonçalves, de Sante. Nasceu em São Paio a 26/2/1829 e foi batizada pelo padre Manuel António Pereira Codesso no dia seguinte. Padrinhos: José Lourenço (viúvo?), e Maria Lourenço, tia materna.

 

ALVES, Florinda Engrácia. Filha de Manuel José Alves e de Rosa Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar dos Lourenços. N.p. de João Luís Alves e de Ana Maria Alves, de Crastos, Paderne; n.m. de António Afonso e de Antónia Domingues. Nasceu em São Paio a 3/2/1823 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António Luís Pereira e sua mulher, Engrácia Perpétua Pires, de Cubalhão. // Lavradeira. // Faleceu a 12/1/1888, no lugar dos Lourenços, só com a extrema-unção, por ter perdido os sentidos, no estado de solteira. // Fez testamento e foi sepultada na igreja de São Paio.        

 

ALVES, Florinda Rosa. Filha de Manuel José Alves e de Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Barata. Nasceu em São Paio por volta de 1825. // Camponesa. // Faleceu no dito lugar a 6/11/1895, com todos os sacramentos, com setenta anos de idade, no estado de viúva de Sebastião José Cerdeira (ver em Paderne), sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Florinda Rosa. Filha de José Bento Alves e de Maria Angélica Alves, residentes no lugar de Baratas, lavradores. N.p. de José Alves e de Rosa Gil, de Esmoriz, São Cristóvão de Mourentão; n.m. de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Carvalho, do Cruzeiro. Nasceu em São Paio a 3/5/1860 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Policarpo José Fontes, casado, negociante, do lugar do Cruzeiro, e Maria Joaquina Suzana, solteira, do Pereiral, Parada do Monte. // Faleceu em Baratas, São Paio, a 28/5/1874, de repente, só com a extrema-unção, e foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Francisca. // Nasceu no lugar do Barral. // Faleceu a 6/9/1822.

 

ALVES, Francisca (?). Filha de Manuel António Alves e de Maria (?) Joaquina de Carvalho. Neta paterna de Joaquim Alves ------------- e de --------------, de Paderne, termo de Valadares; neta materna de Manuel António Gonçalves de Carvalho e de Joana Maria Lourenço, de Covelo, Paderne. Nasceu em São Paio a 1/5/1835 e foi batizada na igreja a 10 (?) desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Alves, do lugar de Sante, e Ana Maria de Castro, ambos solteiros.  

 

ALVES, Francisco. // Foi casado com Maria Ventura Domingues, do lugar de Sante. // Faleceu a 1/11/1818.

 

ALVES, Francisco. // Natural do lugar do Regueiro. // Faleceu no estado de viúvo, a 18 de Abril de 1824.

 

ALVES, Francisco. // Natural do lugar de Sante. // Faleceu no estado de viúvo, a 11/12/1832, de moléstia de estupor; o padre absolveu-o, sub conditione, e ungiu-o. // Foi sepultado na igreja a 13 daquele mês e ano.  

 

ALVES, Francisco. Filho de António Alves “Manhanos” e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Sante. // Lavrador. // Casou com Helena Lourenço, de quem ficou viúvo. // Morreu em Sante, a 6/2/1879, repentinamente, com 86 anos de idade, e foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

ALVES, Francisco. Nasceu em São Miguel de Entre-os-Rios, Ponte da Barca, e casou com Maria Benita. // Morou no lugar da Carreira, São Paio de Melgaço, onde morreu a 20/7/1888, com todos os sacramentos; teria cerca de 80 anos de idade. // Tinha a profissão de pedinte. // Deixou filhos e foi sepultado na igreja de São Paio. // Não constava que tivesse feito qualquer testamento.

 

ALVES, Francisco. Filho de João Manuel Alves e de Maria Joaquina Domingues, residentes no lugar de Sante. Neto paterno de Manuel Alves e de Maria Domingues; neto materno de João Domingues e de ---------- Fernandes. Nasceu em São Paio a 18 (?) de Março de 1819 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e sua filha Maria, do sobredito lugar.

 

ALVES, Francisco. Filho de António José Alves e de Rosa Maria Rodrigues. N.p. de José Alves e de Maria Alves; n.m. de José Maria Rodrigues e de Maria Josefa Rodrigues. Nasceu em São Paio a 31/3/1825 e foi batizado a 2/4/1825. Padrinhos: Francisco Alves, solteiro, tio da criança, e Manuela Rodrigues, solteira, todos de Sante.

 

ALVES, Francisco. Filho - por subsequente matrimónio - de Francisco Alves e de Maria Benita, pedintes, moradores que foram na freguesia de São Miguel de Entre-Ambos-os-Rios, Ponte da Barca. Nasceu (em São Paio?) a 20/8/1862. // Artista. // Casou na igreja de São Paio de Melgaço a 4/5/1887 com Joaquina Rosa, de 35 anos de idade, solteira, filha de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Carreira. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Vieites e António José Gonçalves, casados, lavradores, do lugar da Carreira.     

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Maria Angélica Afonso, lavradores, residentes no lugar de Baratas. N.p. de António Francisco Alves e de Clara Rosa de Carvalho, moradores no lugar de Cubelo, Paderne; n.m. de José Joaquim Afonso e de Joaquina Rosa Fernandes, moradores em Baratas. Nasceu em Baratas, São Paio, a 23/9/1888 e foi batizado pelo padre JAF a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves e Belarmina Cândida Esteves, solteiros, proprietários, ele morador na Vila, SMP, e ela em Eiró, Rouças. 

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel José Alves e de Joaquina Rosa Ferreira, proprietários, sampaienses, moradores no lugar dos Lourenços. Neto paterno de José Manuel Alves e de Joaquina Meleiro; neto materno de António Ferreira e Lina Alves. Nasceu em São Paio a 2/8/1905 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Ferreira, solteiro, e Lina Alves, viúva, rurais. // Morreu a 18/10/1906 e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

ALVES, Francisco. Filho de Manuel Alves e de Rosa Alves. Nasceu na freguesia de São Paio a --/--/1932 (NM 145, de 17/4/1932).

 

ALVES, Francisco António. Filho de José Bento Alves e de Maria Angélica Alves, de Baratas. N.p. de José Alves e de Rosa Gil, de Esmoriz, São Cristóvão de Mourentão, Galiza; n.m. de Manuel António Alves e de Maria Joaquina Carvalho, do Cruzeiro, São Paio de Melgaço. Nasceu em São Paio a 24/2/1851 e foi batizado no dia imediato. Padrinhos: Policarpo José Fontes e Maria José Gomes Pinheiro, do Cruzeiro, sendo a madrinha representada por Maria Angélica de Araújo e Cunha. 

 

ALVES, Francisco José. Filho de Manuel Alves e de Manuela Maria de Sousa. Neto paterno de Manuel Alves e de Isabel Gomes, todos do lugar dos Lourenços; neto materno de Maria Alves, do lugar de Sante. Nasceu em São Paio a 26/2/1807 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Gomes e sua esposa, Maria Rosa Domingues, do Regueiro. // Casou com Rosa Maria Domingues, filha de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira. // Lavrador. // Morreu no dito lugar dos Lourenços a 21/5/1890, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Rosa Maria Domingues, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

ALVES, Francisco José. Filho de Francisco José Alves e de Maria Ventura Domingues, de Sante. N.p. de José Alves e de Maria Vieites, do mesmo lugar; n.m. de Domingos Domingues e de Antónia Gonçalves, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 3/10/1810 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Alves de Macedo, do lugar de Sante, e Rosa Maria Domingues, solteira, dos Lourenços. 

 

ALVES, Francisco José. Filho de Francisco Luís Alves e de Maria Rosa Vaz de Carvalho. N.p. de Francisco Alves e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de António Vaz de Carvalho e de Maria Luísa Alves, todos do lugar de Sante. Nasceu em São Paio a 5/1/1825 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e sua (?), Domingas Vaz de Carvalho, do mesmo lugar.    

 

ALVES, Francisco José. Filho de José Maria Alves e de Clara Rosa Gomes, lavradores. Neto paterno de Manuel Luís Alves e de Teresa Esteves; neto materno de Manuel Joaquim Gomes e de Teresa Domingues. Nasceu no lugar do Pombal, São Paio, a 26/10/1896, e foi batizado pelo padre António Esteves a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Vaz e Emília Rosa Fernandes, lavradores, do dito lugar. // Morreu a 1/9/1897 e foi sepultado no adro da igreja.

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário