quinta-feira, 21 de maio de 2020

 
 
 
À Senhora D. Renata Salgado:
 
     Em virtude de não ter o e-mail da senhora, sirvo-me deste meio para lhe enviar as pequenas biografias de seus ascendentes. Caso descubra no futuro outros parentes terei todo o gosto em comunicar-lhe essas preciosas descobertas. // Cumprimentos.
 
P.S. - O meu e-mail é o seguinte: joaquim.a.rocha@sapo.pt
 
===================================
 
 
  
CASTRO, Emília Gertrudes. Filha de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Rosa Rodrigues, moradores no lugar do Coto. Nasceu em Prado por volta de 1812. // Morou no dito lugar do Coto. // Lavradeira. // Casou a 12/10/1849 com António Joaquim Domingues Salgado, filho de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares. // Faleceu no lugar do Rego, Prado, a 18/3/1899, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com o dito António Joaquim, com 87 anos de idade, com testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local. // Mãe de Albina Rosa Domingues Salgado (faleceu solteira a 7/11/1922), etc.
 
 
CASTRO, Agostinho. Filho ilegítimo de frei Bernardo Pereira de Castro, natural de Remoães, e de Inês Fernandes, natural de Prado. Nasceu em Prado 19/4/1728 e foi batizado na igreja paroquial a 24 desse dito mês e ano. Padrinho: Agostinho Soares de Castro, natural da Casa do Fecho, residente na Quinta do Coto, Prado, e presenciaram a cerimónia, como testemunhas, Pedro de Sousa da Gama, da Casa da Serra, e Gaspar Teixeira, morador na vila de Melgaço. // Casou com Maria de Sousa Castro, filha ilegítima de Manuel de Sousa Meneses, da Quinta do Fecho, e de Benta Quintela, solteira, natural do Couto de Fiães. // Enviuvou a 3/2/1760. // Voltou a casar, desta vez com Luísa Caetana de Nóstrosa Lira Sotomaior. // Pai de Ana Joaquina, de Margarida Antónia, de Joana Maria...
 
SALGADO, António Joaquim. Filho de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, moradores no lugar do Cerdedo, Prado. Neto paterno de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Luísa, do lugar da Grova, Paços; neto materno de João Manuel Rodrigues Palhares e de Maria Josefa de Sousa Gama, do lugar de Ferreiros, Prado. Nasceu na freguesia de Prado, lugar do Cerdedo, por volta de 1813. // Casou na igreja de Prado a 12/10/1849 com Emília Gertrudes Pereira de Castro, filha de Manuel António Pereira [de Castro] e de Maria Rosa Rodrigues (defunta), do lugar do Coto, Prado; neta paterna de Agostinho Pereira de Castro e de Luísa Caetana Nóstroza Lira Sotomaior, da Casa e Quinta de Eiró, Rouças (defuntos), e neta materna de José Rodrigues e de Josefa Alonsa, do lugar de Almas, freguesia de São Pedro de Felgueiras, bispado de Tui. Testemunhas presentes: Manuel José Gomes, casado, do lugar do Carvalhal; Fortunato José Alves, do lugar de Santo Amaro; e José António Pinheiro, do lugar de Ferreiros, os três lavradores e solteiros. // A sua esposa faleceu no lugar do Rego, freguesia de Prado, a 18/3/1899. // Ele morreu no dito lugar do Rego a 18/1/1900, com todos os sacramentos da igreja católica, com oitenta e sete anos de idade, com testamento, com geração, e foi sepultado no cemitério da sua freguesia de nascimento.   
 
SALGADO, José António. Filho de António Joaquim Domingues Salgado e de Emília Gertrudes Pereira de Castro, moradores no lugar do Rego, Prado. Neto paterno de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, do lugar do Cerdedo; neto materno de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Rosa Rodrigues (defunta), do lugar do Coto. Nasceu em Prado a 6/10/1850 e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: José António Pinheiro e sua irmã, Ana Luísa Pinheiro, solteiros, do lugar de Ferreiros. // Sem mais notícias.
 
SALGADO, João Luís. Filho de António Joaquim Domingues Salgado e de Emília Gertrudes Pereira de Castro, moradores no lugar do Rego, Prado. Neto paterno de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, moradores no lugar do Cerdedo; neto materno de Manuel António Pereira de Castro, viúvo, e de Maria Rosa Rodrigues, do lugar do Coto, Prado. Nasceu em Prado a 30/12/1852 e foi batizado na igreja paroquial nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós paternos.   
 
SALGADO, Manuel Joaquim. Filha de António Joaquim Domingues Salgado e de Emília Gertrudes Pereira de Castro, moradores no lugar do Rego, Prado. Neto paterno de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, do lugar do Cerdedo; neto materno de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Rosa Rodrigues, do lugar do Coto. Nasceu em Prado a 28/2/1857 e foi batizado a 1 de Março desse ano. Padrinho: Manuel Joaquim de Sousa Araújo, solteiro, do lugar do Carvalhal.   
 
SALGADO, Maria das Dores. Filha de António Joaquim Domingues Salgado e de Emília Gertrudes Pereira de Castro, moradores no lugar do Rego, Prado. Neta paterna de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, do lugar do Cerdedo; neta materna de Manuel António Pereira de Castro e de Maria Rosa Rodrigues, do lugar do Coto, todos lavradores. Nasceu em Prado a 28/8/1863 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José António Pinheiro, casado, rural, morador no lugar de Galvão, SMP, e Ana Luísa Pinheiro, solteira, camponesa, do lugar de Ferreiros, Prado.  
 
SALGADO, Albina Rosa. Filha de António Joaquim Domingues Salgado (1813-1900) e de Emília Gertrudes Pereira de Castro (1812-1899). Nasceu em Prado a --/--/18--. // Faleceu no estado de solteira a 7/11/1922.
 
*
 
SALGADO, Bernardo José. Filho de João Luís Domingues Salgado e de Ana Delfina Fernandes Torres, moradores no lugar do Cerdedo. Neto paterno de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, do dito lugar; neto materno de Diogo António Fernandes Torres (defunto) e de Maria Luísa Pinheiro, do lugar de Leiros, todos pradenses. Nasceu em Prado a 20/10/1847 e foi batizado na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Joaquim da Rocha Gonçalves, negociante no Campo da Feira, Vila de Melgaço, e (Helena ou Elisa) Joaquina Fernandes Torres, solteira, do lugar de Leiros, Prado. // Casou com Palmira Augusta, filha de José Maria Camanho de Carvalho e de Genoveva Augusta Esteves, farmacêuticos. // Em Janeiro de 1918 foi escolhido pelo Governador Civil de Viana para fazer parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Melgaço, a qual substituiu a Câmara recentemente eleita. A posse foi-lhe dada pelo administrador do concelho, professor António José de Barros. Os outros membros da Comissão eram: padre António Domingues, de Fiães, pároco da freguesia de Paderne, Francisco José Pereira, de Paderne, António Joaquim Esteves e José Augusto Teixeira, da Vila. A mudança deve-se ao facto do governo de Sidónio Pais não confiar nos vereadores recentemente eleitos nas listas dos partidos (ver Jornal de Melgaço n.º 1192, de 26/1/1918). // Nesse ano de 1918, e na ausência do juiz diplomado, serviu de juiz de direito substituto (Jornal de Melgaço n.º 1200, de 23/3/1918). // No Jornal de Melgaço n.º 1202, de 13/4/1918, aparece-nos como presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Melgaço, servindo de administrador, por o professor António José de Barros se ter demitido. // Morreu no dia 28/3/1934. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 228, de 8/4/1934: «Muito novo, dedicou-se ao comércio de mercearias em Viana do Castelo, tendo sido sócio da conceituada firma Domingos Gonçalves de Carvalho & C.ª, daquela praça. Mais tarde fundou a sua casa comercial na Avenida Marginal, conseguindo em breves anos que fosse uma das mais importantes de Viana do Castelo. A sua probidade e o seu temperamento de incansável trabalhador granjearam-lhe a maior consideração e respeito na classe comercial, onde contava sinceros amigos. Tendo amealhado avultados meios de fortuna e não podendo dedicar-se ao árduo trabalho do balcão, chamou para seu sucessor um caixeiro seu vizinho, senhor Francisco José Lopes, a quem passou o seu estabelecimento, e que ainda hoje continua a honrar as tradições do seu fundador…» // A sua viúva finou-se a 20/1/1937, com sessenta e seis anos de idade.
 
 
SALGADO, Joaquina Ludovina. Filha de João Luís Domingues Salgado e de Ana Delfina Fernandes Torres, moradores no lugar do Cerdedo, Prado. Neta paterna de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, do dito lugar; neta materna de Diogo António Fernandes Torres (defunto) e de Maria Luísa Pinheiro, viúva, do lugar de Leiros. Nasceu em Prado a 28/12/1851 e foi batizada na igreja nesse dia. Padrinho: o seu avô paterno. // Lavradeira. // Casou na igreja de Prado a 10/8/1876 com Manuel Joaquim Gonçalves Pereira, do lugar do Carvalhal, Prado. // Faleceu a 16/9/1919.  
 
SALGADO, Maria Alexandrina. Filha de João Luís Domingues Salgado e de Ana Delfina Fernandes Torres, moradores no lugar do Carvalhal, Prado. Neta paterna de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, do lugar do Cerdedo; neta materna de Diogo António Fernandes Torres (defunto) e de Maria Luísa Pinheiro, do lugar de Leiros. Nasceu em Prado a 26/1/1846 e foi batizada na igreja paroquial nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua esposa, Inácia Josefa de Sousa Palhares, do lugar do Carvalhal. // Casou com Ambrósio Custódio Salgado, filho de António José Salgado, do lugar do Souto. // Faleceu a 16/11/1923. // Com geração.   
 
SALGADO, Vitorino Joaquim. Filho de João Luís Domingues Salgado e de Ana Delfina Fernandes Torres, moradores no lugar do Cerdedo, Prado. Neto paterno de João Manuel Domingues Salgado e de Antónia Maria de Sousa Palhares, do dito lugar; neto materno de Diogo António Fernandes Torres (defunto) e de Maria Luísa Pinheiro, viúva, de Leiros. Nasceu em Prado a 26/9/1849 e foi batizado na igreja paroquial dois dias depois. Padrinhos: Vitorino Joaquim da Rocha Gonçalves e sua esposa, Rosa Joaquina Gomes, negociantes na Vila de Melgaço, representados pelo avô paterno e tia materna do neófito, Clara Rosa Fernandes Torres, solteira, do lugar de Leiros. // Lavrador. // Casou na igreja de Prado a 11/7/1888 com a sua conterrânea Joaquina Rosa Gomes de Sousa, de 48 anos de idade, solteira, camponesa, moradora na freguesia de Paderne, filha de José Caetano Gomes de Sousa e de Vicência Rosa Ferreira, rurais. Testemunhas presentes: João Pinheiro, solteiro, lavrador, residente no lugar de Ferreiros, e Lourenço Gomes Calheiros, solteiro, camponês, morador no lugar dos Bouços. // Era gago. // Fez parte da Junta de Freguesia de Prado algumas vezes. // Em 1908 foi nomeado regedor da sua freguesia, tendo por substituto José Manuel de Castro (Jornal de Melgaço n.º 727). // Enviuvou em 1915. // Morreu no lugar do Cerdedo, Prado, a 4/3/1929, com oitenta anos de idade. // Sem geração.     

 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário