quinta-feira, 6 de agosto de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Chaviães)
 
Por Joaquim A. Rocha



// continuação...


ALVES, Maria Emília. Filha de ---------- Alves e de ------------------------------------. Nasceu a 19/5/1936. // Casou com Henrique Manuel Alves, cabo da Guarda-Fiscal. // Faleceu no lugar da Bouça, Chaviães, a 11/6/1996, esmagada pelo tractor conduzido pelo marido, na altura já aposentado; o acidente ocorreu por volta das nove da manhã, quando andavam a sulfatar. // Foi sepultada no cemitério de Chaviães. // Mãe de Maria Fernanda, emigrante em França, e de Henrique Manuel, soldado da Brigada Fiscal, a prestar serviço em Viana.  

 

ALVES, Maria Fernanda. Filha de Henrique Manuel Alves, cabo da Guarda-Fiscal, e de Maria Emília Alves, lavradeira. Nasceu a --/--/19--. // Emigrante em França.  

 

ALVES, Maria Filomena. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rita Martins. Nasceu em Chaviães por volta de 1853. // Lavradeira. // Casou com José António Alves. // Faleceu a 27 de Novembro de 1876, na sua casa de morada, sita no lugar de Parada, tendo-se confessado, com apenas vinte e três anos de idade, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho.

 

ALVES, Maria Gertrudes. // Nasceu em Chaviães por volta de 1822. // Proprietária. // Casou com Francisco José Rodrigues. // Faleceu a 6/2/1894, em sua casa de morada, sita no lugar do Senhor do Socorro, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, viúva, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho e uma filha. 

 

ALVES, Maria de Jesus. Nasceu em Chaviães por volta de 1817. // Faleceu a 20/2/1904, numa casa da Rua Direita, Vila de Melgaço, onde morava, com todos os sacramentos, no estado de viúva, com oitenta e sete anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério público. 

 

ALVES, Maria de Jesus. // Nasceu por volta de 1849. // Faleceu no lugar de Soengas a --/--/1929, com oitenta anos de idade (NM 5, de 17/3/1929).

 

ALVES, Maria Joana. Nasceu em Chaviães por volta de 1827. // Faleceu a 22/12/1899, na casa de morada de João de Deus e sua esposa, sita no lugar do Casal, tendo apenas sido ungida e absolvida, «por se achar sem fala», com 72 anos de idade, solteira, inválida, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro. 

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco José Alves e de Maria Benta Salgado, naturais de Chaviães. Nasceu em 1794. // Casou com José Inácio Esteves, seu conterrâneo. // Faleceu a 17/9/1864, com 70 anos de idade, na sua casa do lugar do Pico e foi sepultada na igreja paroquial. // Escreveu o padre: «fez testamento em nota de mão, comum com seu marido, de cujo matrimónio não houve filhos».

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de ---------- Alves e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1821. // Casou com António José Esteves. // Lavradeira. // Faleceu no estado de viúva, na sua casa do lugar da Corveira, Chaviães, a 3/11/1885, com todos os sacramentos, com 64 anos de idade. // Fizera testamento e deixou filhos. // Escreveu o padre: «… e foi sepultada dentro da igreja desta freguesia pela causa retro mencionada.» A palavra retro remete-nos para o assento de óbito anterior a este. Na altura lutava-se pelos enterramentos fora da igreja, mas o povo não queria – pensava que a “alma” do defunto não teria descanso, devido ao lugar não ser sagrado. A pouco, e pouco, foram-se criando os cemitérios, e a população lá foi aceitando.    

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de António Joaquim Álvares e de Ana Luísa Gomes (exposta). Neta paterna de Caetana Rosa, todos de Soengas. Nasceu em Chaviães a 8/4/1843 e foi batizada pelo padre MJGB no dia seguinte. Padrinhos: António Álvares Ramos e sua irmã Maria Álvares Ramos. // Casou a 18/5/1870, na igreja da sua terra, com Júlio José Alves, viúvo.    

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Plácida Alves, moradora no lugar do Casal. N.m. de Diogo Alves e de Rosa Maria Álvares, do dito lugar. Nasceu em Chaviães a 7/2/1854 e foi batizada pelo padre JLBC a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Rodrigues, solteiro, de ao pé da Igreja, e Escolástica Alves, tia da neófita. 

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Vitorino José Alves e de Maria Florinda de Sousa, lavradores, residentes no lugar do Cortinhal. N.p. de José Manuel Alves e de Ana Maria Domingues; n.m. de José Caetano de Sousa e de Maria Marcelina de Sousa. Nasceu em Chaviães a 17/9/1877 e foi batizada pelo padre BARP no dia seguinte. Padrinhos: José António Alves, viúvo, lavrador, e Joaquina Rosa de Sousa, solteira. // Camponesa. // Casou na igreja paroquial a 8/10/1902 com o seu conterrâneo e parente, Manuel Augusto de Sousa, de 25 anos de idade, solteiro, camponês, morador no lugar de Fonte, filho de Angelina Maria de Sousa. // Faleceu a 11/3/1911, em sua casa de morada, sita no lugar do Cortinhal, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de António Caetano Alves, carpinteiro, e de Maria Angélica Monteiro, moradores no lugar do Barreiro. N.p. de António Joaquim Alves e de Maria Joaquina Pires; n.m. de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 26/1/1889 e foi batizada pelo padre BARP a 3 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, e avó paterna, casada. // Casou a 15/4/1922 com Luís Vicente Rodrigues, de Chaviães. // Ambos faleceram na sua terra natal: o marido a 22/10/1958 e ela a 28/8/1970 (?) (1974?).   

 

ALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Alves e de Angélica Rosa de Sousa, lavradores, residentes no lugar de Quintas. N.p. de José Joaquim Alves e de Maria Teresa Gomes Vieira; n.m. de José Caetano de Sousa e de Maria Marcelina de Barros. Nasceu em Chaviães a 10/2/1896 e foi batizada pelo padre BARP a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua mulher, Joaquina Rosa de Sousa, lavradores, de Gondufe. // Faleceu na sua freguesia a 4/4/1969.    

 

ALVES, Maria José. Filha de Francisco Caetano Álvares e de Antónia Joaquina Álvares, moradores no lugar do Escuredo. N.p. de Francisco José Álvares e de Maria Benta Salgado, do Pico; n.m. de João Manuel Álvares e de Maria Rosa Gomes, do dito lugar do Escuredo. Nasceu em Chaviães a 2/5/1837 e foi batizada pelo padre MJGB a 7 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Simão António Meleiro de Castro, do lugar da Raza, São Paio, e Antónia Maria Álvares, do lugar da Igreja, Chaviães. // Casou com Baltazar da Gama, lavrador, seu conterrâneo. // Faleceu a 24/1/1869, na sua casa do Escuredo, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou filhos.

 

ALVES, Maria José. Filha de António Joaquim Álvares e de Maria Joaquina Pires, moradores no lugar de Parada, Chaviães. Neta paterna de Tiago Álvares e de Maria Álvares, da Vinha de Cima, Rouças; neta materna de Manuel António Pires e de Teresa Joaquina Pereira, do dito lugar de Parada. Nasceu em Chaviães a 22/12/1842 e foi batizada pelo padre MJGB a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José António de Castro, do lugar da Assadura, SMP, e o frei António Monteiro, do lugar de Cavaleiros, Rouças. // Casou a 24/7/1864, com José Caetano de Oliveira.  

 

ALVES, Maria José. Filha de José Álvares e de Ana Domingues, residentes no lugar de Parada. N.p. de Manuel António Álvares e de Teresa Anes, de SMP; n.m. de António Manuel Domingues e de Andreza Maria Gomes, do dito lugar de Parada. Nasceu em Chaviães a 6/5/1845 e foi batizada pelo padre MJGB a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José António de Castro e Maria José, da Calçada, ambos de SMP, Vila.

 

ALVES, Maria José. Filha de José Luís Alves e de Marcelina Rosa, moradores no lugar do Barraço. Neta paterna de Francisco Manuel Alves e de Ana da Conceição; neta materna de Maria Isabel, solteira, do dito lugar do Barraço. Nasceu em Chaviães a 19/5/1846 e foi batizada pelo padre encomendado, AMR, a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Pedro Pinto e sua mulher Francisca. // Tecedeira. // Faleceu a 17/4/1876, na casa de seus pais, sita no lugar de Barraço, repentinamente, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.      

 

ALVES, Maria José. Filha de Dionísio António Alves e de Francisca Joaquina da Silva, lavradores, residentes no lugar da Bouça. Neta paterna de Pedro José Alves e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel António da Silva e de Maria José Rodrigues. Nasceu em Chaviães a 10/7/1879 e foi batizada pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos dois dias depois. Madrinha: Maria José Rodrigues, viúva, avó materna da batizanda. // Em 1896, aquando da morte do pai, estava viva.   

 

ALVES, Maria Josefa. Filha de João Alves e de Isabel Ventura Alves, lavradores, de Chaviães. Nasceu por volta de 1810. // Casou com João Bento Gonçalves, seu conterrâneo. // Faleceu a 2/3/1868, com cerca de 58 anos de idade, na sua casa de Carvalheiras. // Fizera testamento. // Deixou filhos. // Foi sepultada na igreja.  

 

ALVES, Maria Josefa. Filha natural de Guilhermina Maria Alves, casada, lavradeira, chavianense, moradora no lugar de Parada. Neta materna de Francisco Manuel Alves e de Teresa Joaquina Fernandes. Nasceu na freguesia de Chaviães a 22/10/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Sérgio Alves e sua mulher, Maria Josefa Fernandes, lavradores, do lugar de Parada, Chaviães. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 12/1/1988 e foi sepultada no cemitério local. // Com geração.  

 

ALVES, Maria Justina. // Nasceu em Chaviães por volta de 1823. // Era aleijada. // Faleceu a 15/9/1881, em sua casa de morada, sita no lugar de Corveira, sem sacramentos, com cinquenta e oito anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ALVES, Maria de Lurdes. Filha de Aníbal José Alves, de Chaviães, e de Olívia Carlota, ou Olívia Isabel, Rodrigues, natural de Cristóval, proprietários, moradores no lugar da Portela. N.p. de José Augusto Alves e de Carlota Maria Rodrigues; n.m. de Joaquim Luís Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Chaviães a 1/6/1909 e foi batizada na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno da neófita, casado, proprietário, e a avó paterna. // Casou na Capela da Orada, SMP, a 4/11/1931, com Gastão Meira Paula, de 24 anos de idade, filho de Manuel Marcos de Paula e de Maria Meira, e foram residir em Angola. // Faleceu a 27/7/1995, na freguesia de São José, Lisboa.

 

ALVES, Maria de Lurdes. Filha de António Alves e de Palmira Rosa Domingues. Nasceu em Chaviães a --/--/1932 (NM 179, de 8/1/1933).

 

ALVES, Maria Madalena. Filha de Manuel Alves, caseiro-lavrador, natural de São João de Crespos, diocese de Ourense, e de Angelina Rosa Pires, de Chaviães, moradores no lugar de Parada. N.p. de José Alvares e de Benta Conde; n.m. de Manuel José Pires e de Josefa Rosa Pereira. Nasceu em Chaviães a 26/10/1892 e foi batizada pelo padre BARP a 2 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel António Pires, solteiro, lavrador, e Maria José de Araújo, solteira, de Chaviães.

 

ALVES, Maria Perfeita. Filha de José Manuel Alves, ferreiro, e de Lina Rosa Cortes, moradores no lugar do Cortinhal. N.p. de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; n.m. de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 7/3/1872 e foi batizada pelo padre BARP a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Alves, solteiro, lavrador, e Maria da Natividade Rodrigues, casada, da Vila de Melgaço. // Casou com José Lourenço, natural de Rouças. // Enviuvou a 27/12/1946. // Faleceu em Chaviães a 25/3/1957. // Com geração (ver em Rouças).

 

ALVES, Maria da Purificação. Filha de -------------- Alves e de ---------------------------------. Nasceu a 2 de Fevereiro de 1922. // Faleceu no lugar da Portela do Couto, freguesia de Chaviães, a 12 de Maio de 1999. // Deixou filhos e netos.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Francisco Fernandes Afonso e de Nicolásia Fernandes Álvares. Nasceu na freguesia de Santa Maria da Franqueira, concelho de Pontevedra, diocese de Tui, por volta de 1859. // Faleceu a 31/1/1898, em casa de Francisca Rosa de Castro, sita no lugar do Linhar, freguesia de Chaviães, sem sacramentos, por não terem chamado o sacerdote, com apenas 39 anos de idade, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja de Chaviães. // Vivia maritalmente com Constantino Pereira, também espanhol. // Deixou um filho.

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Alves, lavrador, e de Miquelina Rosa Esteves, moradores no lugar da Portela. Neta paterna de João Manuel Alves e de Maria Caetana de Araújo; neta materna de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Alves. Nasceu em Chaviães a 1/5/1865 e foi batizada pelo padre JLBC a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Diogo Maria Esteves, solteiro, lavrador, e sua irmã Maria de Jesus Esteves, solteira, moradores no lugar da Bouça, Chaviães. // Casou na igreja da sua freguesia a 21/5/1888 com António Fernandes, de 22 anos de idade, solteiro, natural da freguesia de Rouças. // O seu marido morreu em 1952.   

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de Francisco Manuel Alves, lavrador, natural de Rouças, e de Teresa Joaquina Fernandes, natural de Chaviães, moradores no lugar das Carvalheiras. Neta paterna de Joaquim António Alves e de Ana Joaquina Alves; neta materna de Manuel António Fernandes e de Maria Francisca Veloso. Nasceu em Chaviães a 21/6/1881 e foi batizada pelo padre BARP a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José António Alves, viúvo, lavrador, de Parada, e Maria Josefa Fernandes, solteira, do mesmo lugar. // Faleceu em Chaviães a 28/11/1966 e foi sepultada na mesma campa de Adélia do Nascimento de Pinho (1931-1954).

 

ALVES, Maria Rosa. Filha de António Luís Alves, lavrador, de Chaviães, e de Ludovina Rosa Rodrigues, da Vila de Melgaço, moradores no lugar do Barraço. N.p. de José Luís Alves e de Marcelina Rosa; n.m. de António Tomás Rodrigues e de Teresa Benedita Cardoso. Nasceu em Chaviães a 11/9/1884 e foi batizada pelo padre BARP a 17 do mesmo mês e ano. Padrinhos: Francisco Pedreira, solteiro, lavrador, e Ana Joaquina Rodrigues, solteira, ambos da Vila. // Faleceu no lugar do Barraço, Chaviães, a --/--/1915, com apenas 31 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 165, de 12/9/1915).   

 

ALVES, Maria Teresa. Filha de João Francisco Alves e de Maria Rosa Pinheiro. Nasceu em 1815. // Lavradora. // Faleceu no estado de solteira, a 18/6/1872, com 57 anos de idade, na sua casa do Cortinhal, Chaviães. // Fizera testamento. // Não deixou descendência. // Foi sepultada na igreja. 

 

ALVES, Maria Teresa. Filha de Bento Álvares e de Maria Joaquina de Sousa, residentes no lugar do Casal. Neta paterna de Manuel Joaquim Álvares e de Jacinta da Ribera, de Alveios, Galiza; neta materna de Manuel José de Sousa e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar do Casal. Nasceu em Chaviães a 22/11/1843 e foi batizada pelo padre MJGB três dias depois. Padrinhos: o reverendo pároco de Chaviães, que a batizou, e Maria Teresa Gomes, solteira, do lugar do Barraço.

 

ALVES, Maria Teresa. Filha de José Joaquim Alves e de Teresa de Jesus, moradores no lugar de Soengas. N.p. de António Joaquim Álvares e de Antónia Maria Esteves, do Casal; n.m. de Maria Manuela Barreiro e de Luís António Gomes Vieira. Nasceu em Chaviães a 31/8/1846 e foi batizada pelo padre AMR a 2 de Setembro desse ano. Padrinhos: padre Diogo, da Nogueira, Chaviães, e Teresa Joaquina, do Casal, Chaviães.  

 

ALVES, Maria Teresa. Filho de Francisco Luís Alves e de Maria Caetana Alves, naturais de Redondas. N.p. de João Francisco Alves e de Maria Rosa Pinheira, do Cortinhal; n.m. de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves, do Casal. Nasceu em Chaviães a 17/9/1854 e foi batizada pelo padre JLBC dois dias depois. Padrinhos: António Luís Cortes, de Gondufe, e Maria Teresa Alves, do Cortinhal.   

 

ALVES, Miquelina Rosa. // Nasceu em Chaviães por volta de 1827. // Lavradeira. // Casou com Manuel António Alves Vidal, de quem ficou viúva em 1875. // Faleceu a 8/5/1887, em sua casa, sita no lugar da Portela, com todos os sacramentos, com 69 anos de idade, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha. 

 

ALVES, Miquelina Rosa. Filha de António Joaquim Alves e de Maria Pereira. Nasceu em Chaviães por volta de 1827. // Casou com Francisco Manuel da Cunha, seu conterrâneo. // Faleceu a 1/12/1890, em sua casa de morada, sita nas Lajes do Socorro, com todos os sacramentos, com sessenta e três anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. // Com geração.  

 

ALVES, Miquelina Rosa. Filha de José Joaquim Alves e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar do Barraço. N.p. de Isabel Maria Gomes; n.m. de Manuel Caetano Gonçalves e de Escolástica Maria Esteves, de Aldeia. Nasceu em Chaviães a 26/6/1844 e foi batizada pelo padre MJGB a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Narciso Pinto e Miquelina Rosa Álvares, ambos de Chaviães. // Lavradeira. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 9/2/1880 com Manuel Bernardo de Sousa, de 27 anos de idade, solteiro, seu conterrâneo, filho de João Manuel de Sousa e de Maria Joaquina Paz. // Faleceu a 8/4/1900, na casa de morada de Teresa de Sousa, sita no Linhar, apenas absolvida e ungida, no estado de casada, embora o marido residisse em Lisboa, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

ALVES, Olívia Isabel. Filha de -------------------- Alves e de --------------------- Rodrigues. Nasceu a --/--/18--. // Faleceu a 26/11/1926 e foi sepultada no cemitério de Chaviães. // Era parente de Carlota Maria Rodrigues.

 

ALVES, Orlando Aníbal. Filho de Orlando Aníbal Alves e de Amabélia Cerqueira Rua, chavianenses. Nasceu provavelmente no Canadá. // Faleceu em Toronto, na residência dos pais, em finais de 1991, com apenas vinte e três anos de idade. // Era finalista do Curso de Economia da Universidade de Toronto. // O seu corpo jaz no cemitério de Chaviães (VM 954, de 1/1/1992).     

 

ALVES, Orlando José. Filho de Aníbal Alves e de Rosa Cândida, ou Rosa Joaquina, Pinto. Nasceu em Chaviães a --/--/1934 (NM 238, de 8/7/1934).

 

ALVES, Ortense Maria. Filha de Manuel de Jesus Alves e de Virgínia Cândida Rodrigues. Nasceu na freguesia de Chaviães a 4 de Julho de 1917. // Faleceu a 30 de Setembro de 2005 e foi sepultada no cemitério da sua terra natal, na mesma campa de Manuel Augusto da Silva (1917-1993). // Com geração.

 

ALVES, Palmira Augusta. Filha de Rosa Joaquina Alves, empregada doméstica. Nasceu em Chaviães a --/--/1929 (NM 7, de 7/4/1929). // Foi para Lisboa, onde casou com um indivíduo natural de Loures, chamado Augusto. // Morou na Amadora, onde tinha uma loja de frutas, hortaliças, frangos, etc. // Faleceu antes do ano 2000, salvo erro. // Deixou um filho, mas doente. // Nota: consta que é filha de José Cândido Valas (Zé Pequeno), natural da Vila de Melgaço, comerciante.

 

ALVES, Palmira Augusta. // Faleceu no lugar da Portela de Chaviães a --/--/1929, com apenas três meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 24, de 4/8/1929).

 

ALVES, Palmira Rosa. Filha de Aníbal Alves e de Rosa Cândida Alves Pinto. Nasceu em Chaviães a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 98, de 22/2/1931).

 

ALVES, Paulo (Dr.) Filho de --------- Malheiro Alves e de ---------------------------. Nasceu em Chaviães a 23/8/19--. // Casou com a Dr.ª Helena de Sousa, advogada. // Reside há muitos anos na Amadora e tem escritório de advogado no Parque Delfim Guimarães, dessa cidade. // Em 1991 era presidente do Cofre de Previdência dos Funcionários e Agentes do Estado (Ministério das Finanças). // Pai de Susana (nascida a 8/12/19--) e de Sílvia (nascida a 16/12/19--), estudantes em 1991. // A sua esposa deu à luz outra menina em 1990, em uma maternidade de Lisboa (ver VM 931 e 932). // Irmão de Elsa.     

 

ALVES, Pedro José. // Nasceu em Chaviães por volta de 1793. // Lavrador. // Casou com Maria Joaquina Esteves. // Faleceu a 7/10/1875, na sua casa de morada, sita no lugar da Bouça, com todos os sacramentos, com 82 anos de idade, no estado de viúvo, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

ALVES, Plácida Antónia. Filha de Diogo Manuel Alves e de Rosa Maria Alves de Abreu. Neta paterna de Manuel Alves e de Isabel Maria G. Torres; neta materna de Ângelo Alves de Abreu e de Maria Gertrudes Gomes. Nasceu em Chaviães por volta de 1832. // Lavradeira. // Casou a 16/1/1859 com João Manuel Domingues Marques, nascido em Remoães a 15/3/1824. // Residiu na Vila, onde por volta de 1871 lhe nasceu a filha Rosa Miquelina Marques, a qual casou depois com Manuel Maria Esteves, de Chaviães. // Faleceu a 13/9/1902, em sua casa de morada, sita no lugar do Escuredo, com todos os sacramentos, com 70 anos de idade, com testamento, e foi sepultada no cemitério paroquial. // Nota: o seu marido em solteiro gerou em Teresa Pires Teixeira, moradora na Vila, uma criança do sexo masculino, que nasceu em Julho de 1858, a quem deram o nome de João Manuel [Pires Teixeira], que foi durante alguns anos presidente da Câmara Municipal de Melgaço.

 

ALVES, Políbio Esteves. // (ver Políbio de Jesus Esteves).

 

ALVES, Preciosa Augusta. Filha de ---------- Alves e de ---------------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/19--. // Morou na Portela do Couto. // Foi emigrante em França, Courtenay. // Casou com Henrique António Esteves. // Por volta de 1975 fizeram uma compra verbal a António Alves e mulher, Alzira Cândida Esteves, moradores no lugar de Candosa, freguesia de Fiães, do prédio rústico “Campo do Parada”, sito no lugar de Parada, Chaviães, com a área de 1130 m2. 

 

ALVES, Preciosa da Glória. Filha de Vitorino José Alves, pedreiro, natural de Fiães, e de Maria Florinda de Araújo, lavradeira, natural de Chaviães, moradores no lugar da Portela. Neta paterna de Joaquim Alves e de Maria Alves; neta materna de Maria José de Araújo, solteira. Nasceu em Chaviães a 22/9/1897 e foi batizada pelo padre BARP a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, proprietário, e sua mulher Amélia Angelina de Magalhães, do lugar da Portela. // Faleceu na sua terra natal a 3/12/1941, ou 1971.

 

ALVES, Raimundo. Filho de Aníbal José Alves e de Olívia Carlota Rodrigues, moradores na Portela do Couto. Nasceu a --/--/19--. // Em 1915 obteve passagem para o 2.º ano do liceu; estudava em Lisboa (CM 159, de 1/8/1915).  

 

ALVES, Rosa Ana. Filha de José Manuel Alves e de Maria de Jesus Fernandes. Nasceu na freguesia de Chaviães a 29 de Março de 1929 (ver Notícias de Melgaço número 12, de 12 de Maio de 1929). // Faleceu com cinquenta e cinco anos de idade, a 13 de Outubro de 1984 e foi sepultada no cemitério de Chaviães. // Deixou filhos e netos.

 

ALVES, Rosa Caetana. Filha de José Joaquim Alves, lavrador, e de Maria Teresa de Jesus Gomes Vieira, moradores no lugar de Soengas. Neta paterna de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves; neta materna de Maria Manuela Barreiro. Nasceu em Chaviães a 11/11/1862 e foi batizada pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Luís Alves, casado, lavrador, e sua mulher, Maria Caetana Alves, moradores no lugar do Casal. // Casou na igreja da sua freguesia a 28/4/1994 com Carlos Manuel Meleiro, seu conterrâneo, de 26 anos de idade, solteiro. // Faleceu no lugar da Igreja, Chaviães, a 13/1/1941. 

 

ALVES, Rosa da Glória. Filha de António Joaquim Alves e de Sara dos Remédios Alves. Nasceu em Chaviães a --/--/1932 (NM 157, de 17/7/1932). // Faleceu no lugar da Fonte, Chaviães, a --/--/1932, com apenas dois meses de idade (NM 170, de 23/10/1932).

 

ALVES, Rosa Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rita Martins, moradores no lugar do Cortinhal. Neta paterna de João Francisco Alves e de Maria Rosa Pinheiro; neta materna de Bernardo José Martins e de Jerónima Maria Fernandes, de Gondufe. Nasceu em Chaviães a 26/8/1859 e foi batizada pelo padre JLBC a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Luís Alves e sua mulher, Maria Caetana Alves, do Casal. // Casou na igreja a 17/6/1888 com o seu conterrâneo, Avelino Cândido da Cunha, de 31 anos de idade, solteiro, residente no lugar do Outeiro.  

 

ALVES, Rosa Joaquina. Filha de Manuel José Alves e de Ludovina Rosa Mendes Fernandes, lavradores, ele natural de Chaviães e ela natural de Rouças, moradores no lugar do Casal, freguesia de Chaviães. N.p. de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; n.m. de José Luís Fernandes e de Rosa Mendes. Nasceu em Chaviães a 26/3/1872 e foi batizada pelo padre BARP a 1 de Abril desse dito ano. Padrinhos: Manuel Bernardo Alves, casado, lavrador, e Maria Joaquina Domingues, solteira.  

 

ALVES, Rosa Joaquina. Filha de José Manuel Alves, ferreiro, e Lina Rosa Cortes, moradores no lugar do Cortinhal. Neta paterna de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; neta materna de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 18/3/1874 e foi batizada pelo padre BARP a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, da Fonte, e Maria da Natividade Rodrigues, casada, da Vila de Melgaço. // Foi mãe solteira de Abílio de Jesus Alves, mais tarde reconhecido pelo progenitor, Francisco António de Araújo, natural de Rouças, com quem ela casou, na igreja de Chaviães, a 26/4/1905. // Faleceu em Chaviães a 8/3/1955. // Mãe também de Zulmira de Nazaré de Araújo.

 

ALVES, Rosa Joaquina. Filha de ----------- Alves e de -----------------------. Nasceu a 20/2/1900. // Faleceu a 2/4/1985 e foi sepultada no cemitério de Chaviães.

 

ALVES, Rosa Joaquina. Filha de Firmina Rosa Alves, jornaleira, moradora no lugar da Portela. Neta materna de Caetano Maria Alves e de Maria Rodrigues. Nasceu em Chaviães a 28/1/1903 e foi batizada na igreja a 1 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Joaquim António Vaz, casado, oficial de diligências, morador na Rua Direita, Vila, e Rosa Angélica de Sousa, solteira, camponesa, da Portela de Chaviães. // Faleceu na freguesia de Rouças a 27/4/1985.

 

ALVES, Rosa Maria. Filha de Júlio José Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neta paterna de José Manuel Alves e de Ana Maria Domingues; neta materna de António Joaquim Alves Ramos e de Ana Luísa Gomes. Nasceu em Chaviães a 3/6/1878 e foi batizada pelo padre BARP a nove desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna, viúva. // Casou na igreja da sua freguesia a 3/2/1910 com Justino Esteves (Calçada), de 25 anos de idade, solteiro, natural de Fiães. // Faleceu no lugar da Igreja, Chaviães, a 11/5/1939.    

 

ALVES, Rosa Maria. Filha de Casimiro Alvares, lavrador, de Arnoia, Ourense, e de Bebiana Cândida Moço, de Chaviães, moradores no lugar do Barraço. N.p. de Filipe Alves e de Josefa Vasques; n.m. de João Moço e de Jerónima Luísa Gomes. Nasceu em Chaviães a 29/10/1889 e foi batizada pelo padre BARP a 10 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: João de Deus, casado, guarda-fiscal, e Carlota Maria Rodrigues, casada, da Portela. // Casou com Manuel Joaquim Domingues, na CRCM, a 25/5/1927. // Faleceu em Chaviães a 11/11/1969.

 

ALVES, Rosalina Cândida. Filha de António Joaquim Alves, tamanqueiro, e de Modesta das Dores de Magalhães, moradores no lugar de Lajes da Fonte, Chaviães. Neta paterna de José Joaquim Alves e de Maria Rosa Gonçalves; neta materna de Manuel Tomaz de Magalhães e de Jerónima Luísa Alves. Nasceu em Chaviães a 6/9/1877 e foi batizada pelo padre BARP a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Camilo Gomes de Abreu, solteiro, proprietário, e Carlota Cândida de Magalhães, solteira. // Era sobrinha, e foi herdeira, de José Joaquim Alves de Magalhães, que pelo casamento com Higina Cândida de Magalhães, falecida a 7/3/1937, possuía a casa armoriada da Praça da República. // Ofereceu, a 2/4/1905, a pia batismal da igreja de Chaviães. // Faleceu no estado de solteira, no Hospital da Universidade de Coimbra, a 17/6/1937, para onde a levaram, a fim de ser submetida a uma melindrosa operação cirúrgica. // Fizera testamento, deixando 1.000$00 à igreja da Vila, 1.000$00 ao Seminário de Braga, a coutada de Paçô ao hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço, a sua casa de morada, rocios e jazigo, a Maria de Magalhães Fernandes Pinto, o recheio da casa a seus primos Delfim e Virgínia, a propriedade do Pombal e monte da Picota a seus sobrinhos Porfírio e António Alves, a propriedade da Assadura a sua prima Maria Amélia Esteves Coelho, a roupa de vestir e 200$00 à sua criada Noémia. // Jaz no cemitério da Vila, SMP, em jazigo próprio (NM 359, de 4/7/1937).        

 

ALVES, Salvador Augusto. Filho de -------------- Alves e de ------------------------. Nasceu em Chaviães a 28 de Julho de 1928. // Morreu na Vila de Melgaço a 16 de Abril de 2000 e foi sepultado no cemitério de Chaviães. // Deixou esposa e filhos. Lê-se no Notícias de Melgaço: «Há dias envolveram-se em desordem no lugar de Quintas, Chaviães, Ciríaco Maria de Castro e Salvador Augusto Alves, casados, ambos daquela freguesia. Da contenda, sofreu ferimentos incisos na região frontal e labial o Ciríaco, pelo que teve de recorrer ao banco do hospital desta vila, por o seu estado não ser satisfatório.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 953, de 29/10/1950: «No passado dia 17 responderam no tribunal, por ofensas corporais, Salvador Augusto Alves e Ciríaco Maria de Castro, casados, da freguesia de Chaviães, sendo o primeiro condenado em vinte dias de prisão, substituída em igual tempo de multa à razão de 20$00 diários, quatro dias de multa a 5$00, mínimo de imposto de justiça e legais acréscimos, em 200$00 para o defensor oficioso, e em 120$00 de indemnização ao ofendido, e o segundo em 17 dias de prisão correcional e três dias de multa a 5$00 diários, substituída à razão de 20$00 diários, mínimo de imposto de justiça e legais acréscimos, e ainda em 100$00 a favor do primeiro, ficando-lhes as penas suspensas por três anos

 

ALVES, Sandra Isabel. Filha de Alberto Avelino Alves e de Maria de Fátima Seixo, moradores na Portela de Chaviães. N.p. de -------------------- Alves e de -------------------------------------------; n.m. de José Maria Seixo e de Aparícia Augusta Durães. // Nasceu a --/--/19-- e foi batizada a 10/2/1974. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

ALVES, Sara dos Remédios. Filha de António José Alves e de Caetana Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar da Fonte. N.p. de José Joaquim Alves e de Maria Teresa de Jesus Gomes Vieira; n.m. de Diogo Luís Esteves e de Maria Marcelina Gomes. Nasceu em Chaviães a 28/12/1893 e foi batizada a 1/1/1894. Padrinho: Manuel Luís Pinto, casado, lavrador, do lugar da Igreja. // Casou com António Joaquim, de 32 anos de idade, natural de Chaviães, filho de José António Alves e de Joaquina Rosa Alves, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 24/3/1920. // Ambos faleceram em Chaviães: o seu marido a 1/12/1945 e ela a 3/2/1965. // Na mesma campa está sepultada Maria do Carmo Alves (1923-1990). // Com geração.  

 

ALVES, Secundino António. Filho de --------- Alves e de -------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou com Maria Ludovina Pires. // Faleceu no lugar do Val, Chaviães, em 1938, com sessenta e um anos de idade (NM 411).

 

ALVES, Secundino Maria. Filho de António Joaquim Álvares e de Maria Joaquina Pires, moradores no lugar de Parada. N.p. de Tiago Álvares e de Maria Mansila Álvares, da Vinha de Cima, Rouças; n.m. de Manuel António Pires e de Teresa Joaquina Pereira, do dito lugar de Parada, Chaviães. Nasceu em Chaviães a 15/5/1837 e foi batizado pelo padre MJGB a 21 desse mês e ano. Padrinhos: padre Carlos António Araújo de Azevedo e sua tia Teresa Joaquina Araújo de Azevedo, da Casa de Soengas. 

 

ALVES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel José Alves, lavrador, e de Maria José de Sousa, doméstica, moradores no lugar da Fonte. N.p. de Manuel José Alves e de Maria Rodrigues; n.m. de Manuel António de Sousa e de Clara Isabel Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 30/3/1861 e foi batizada pelo padre JLBC a 3 de Abril de esse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Ventura da Costa Pinto, casado, negociante, morador na Vila de Melgaço, e Teresa Joaquina Alves, solteira, moradora no lugar da Bouça, Chaviães. // Casou com António Joaquim, filho de José Afonso e de Maria Joana da Ribeira). // Faleceu a 22/12/1933 na sua casa do lugar de Soengas (NM 218, de 7/1/1934). // Mãe de Arlindo Afonso, antigo empregado comercial na Loja Nova, de Carlos António Afonso, residente em Pará, Brasil, de Maria Ludovina, de José Cândido, de Laura das Dores, Alexandrina Cândida, e de Amadeu Joaquim.  

 

ALVES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel José Alves e de Angélica Rosa de Sousa, lavradores, residentes no lugar de Quintas. N.p. de José Joaquim Alves e de Maria Teresa Gomes Vieira; n.m. de José Caetano de Sousa e de Maria Marcelina Barros. Nasceu em Chaviães a 15/1/1887 e foi batizada pelo padre BARP a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, lavrador, e sua mulher, Joaquina Rosa de Sousa. // Casou com António José, de 27 anos de idade, de Chaviães, filho de Manuel António Pinto e de Cândida Maria Alves, na CRCM, a 28/9/1914. // Enviuvou a 2/3/1945 e faleceu na sua terra natal a 10/12/1957. // Com geração.      

 

ALVES, Teresa de Jesus. Filha de António Augusto Alves e de Elisa Rosa Lopes (confirmar). Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 participou numa festa realizada na igreja de Chaviães, onde se declamou poesia e todos cantaram o hino da mocidade. Nesse ano fez exame do 2.º grau e ficou distinta. A professora chamava-se Maria de Jesus Domingues (NM 396, 399, 413). // Casou com seu primo, Vitorino José Lopes (confirmar).  

 

ALVES, Teresa Joaquina. Filha de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves. N.p. de António Alves e de Teresa Soares; n.m. de Bento Esteves e de Sancha Pinheiro. Nasceu em 1824. // Casou com José Narciso Pinto. // Faleceu com 36 anos de idade, a 19/6/1860, no lugar do Casal, freguesia de Chaviães. // Com geração.

 

ALVES, Teresa Joaquina. Filha de João Caetano Alves e de Ana Rosa Pereira. Nasceu em Chaviães por volta de 1827. // Lavradeira. // Casou com José Maria de Magalhães, mestre pedreiro. // Faleceu a 5/5/1895, em sua casa de morada, sita no lugar da Tapada, Chaviães, com todos os sacramentos, com sessenta e oito anos de idade, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

ALVES, Teresa Joaquina. Filha de Tomásia Álvares, do lugar da Bouça, e de José Joaquim, solteiro, do lugar do Casal. Neto materno de Joaquim Álvares e de Maria Antónia; neto paterno de António Joaquim Álvares e de Antónia Esteves. Nasceu em Chaviães a 30/7/1840 e foi batizada pelo padre MJGB a 2 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: João Luís Pereira e sua mulher, Francisca Joaquina Álvares, moradores no lugar do Escuredo, Chaviães. // Lavradeira. // Casou com o seu primo, Francisco Joaquim Alves, a 21/4/1869. // Faleceu a 7/9/1903, em sua casa de morada, sita no lugar da Bouça, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério local.  

 

ALVES, Teresa Joaquina. Filha de José Álvares e de Francisca Veloso, moradores no lugar de Parada. Neta paterna de António Luís e de Maria Rosa, do dito lugar; neta materna de Francisco (?) Veloso e de Isabel de Puga, da Frieira, Desteriz, Galiza. Nasceu em Chaviães a 23/3/1847 e foi batizada pelo padre encomendado, AMR, no dia seguinte. Padrinhos: António Veloso e sua irmã Maria Veloso, da Frieira, Desteriz.

 

ALVES, Teresa Joaquina. Filha de Manuel Alves, lavrador, de São João de Crespos, diocese de Ourense, e de Angelina Rosa Pires, natural de Chaviães, moradores no lugar de Parada. Neta paterna de José Alvares e de Benita Conde; neta materna de Manuel José Pires e de Josefa Rosa Pereira. Nasceu em Chaviães a 18/12/1896 e foi batizada pelo padre BARP a 27 desse mês e ano. Madrinha: Teresa Joaquina Fernandes, casada, do lugar das Carvalheiras, Chaviães.  

 

ALVES, Tomásia. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Antónia Loeda. Nasceu em Chaviães por volta de 1829. // Camponesa. // Faleceu a 8/11/1897, em sua casa de morada, sita no lugar da Bouça, sem sacramentos, por não terem chamado a tempo o sacerdote, com 68 anos de idade, solteira, com testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou uma filha.

 

ALVES, Umbelina Rosa. Filha de António Jacinto Esteves Alves e de Maria Esteves. N.p. de Francisco Alves e de Maria da Luz Esteves; n.m. de Francisco Esteves e de Ana Nóboas. Nasceu a --/--/1927. // Casou com Mário José, filho de José Fernandes e de Deolinda Esteves, moradores no lugar da Pena, Chaviães. // Com geração.

 

ALVES, Vitorino José. Filho de José Manuel Álvares e de Ana Maria Domingues, moradores no lugar de Parada. N.p. de Manuel António Álvares e de Teresa Anes, de SMP; n.m. de António Manuel Domingues e de Andreza Maria Gomes, do dito lugar de Parada. Nasceu em Chaviães a 2/3/1843 e foi batizado pelo padre MJGB a seis desse mês e ano. Padrinhos: José António de Castro, da Assadura, SMP, e frei António Monteiro, de Cavaleiros, Rouças. // Casou na igreja de Chaviães a 26/11/1875 com Maria Florinda de Sousa, sua conterrânea, de 28 anos de idade, solteira, moradora no lugar de Quintas, filha de José Caetano de Sousa e de Maria Marcolina de Barros. Testemunhas presentes: Júlio José Alves, casado, lavrador, e António Luís de Sousa, solteiro, também lavrador, chavianenses. // Moraram no Cortinhal. // Enviuvou em Setembro de 1877. // Voltou a casar, desta vez na igreja de Cristóval, a 24/6/1885, na presença do padre daquela freguesia, Manuel Vicente Pereira, com Maria Rosa, de 39 anos de idade, solteira, moradora em Gondufe, Chaviães, filha de Manuel José Domingues e de Francisca Rosa Vaz. Testemunhas: Serafim Domingues, solteiro, lavrador, de Chaviães, e o padre Manuel Joaquim Martins, de Fiães. // Em 1913 foi nomeado regedor da freguesia (Correio de Melgaço n.º 44, de 6/4/1913); em 1915 foi nomeado novamente (Correio de Melgaço n.º 154, de 27/6/1915). // Com geração.    

 
ALVES, Zulmira da Conceição. Filha de José Manuel Alves, ferreiro, e de Lina Rosa Cortes, residentes no Cortinhal. Neta paterna de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; neta materna de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 13/11/1879 e foi batizada pelo padre BARP a 19 do dito mês e ano. Padrinhos: João Domingos Rodrigues, proprietário, e sua mulher, Ana Rosa Maceira. // Faleceu a 2/9/1881. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário