quarta-feira, 26 de agosto de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Remoães)
 
Por Joaquim A. Rocha 





// continuação...

ENRIQUE. // Nasceu na freguesia de Parada, bispado de Tui, por volta de 1844. // Era criado de servir na Quinta do Pombal, Remoães, quando morreu, a 4/8/1867, com apenas 23 anos de idade; foi sepultado na igreja de Remoães. // Nota: os seus pais, de origem galega, faleceram antes dele.  

 

ESTEVES

 

ESTEVES, Acácio Augusto. Filho de António Joaquim Esteves, tamaqueiro, e de Ana Joaquina Gonçalves, moradores no lugar da Costa. N.p. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Real, São Paio; n.m. de Francisco António Gonçalves e de Maria Albina Fernandes, lavradores, do lugar da Costa, Remoães. Nasceu a 18/10/1883 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Manuel de Sousa Araújo, da Carpinteira, São Paio, e sua sobrinha Josefa de Sousa Araújo, de Galvão, SMP, casados, rurais.  

 

ESTEVES, Alberto. Filho de António Joaquim Esteves, natural de São Paio de Melgaço, soqueiro, e de Ana Joaquina Pires, natural de Remoães, lavradeira. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Francisco Pires e de Maria José, camponeses. Nasceu em Remoães a 22/2/1900 e foi batizado na igreja paroquial a 16 de Março desse dito ano. Padrinhos: o Dr. António Pereira de Sousa, médico na vila de Melgaço, e Maria Pia Pereira de Castro, proprietária, da Casa de Galvão, SMP, ambos solteiros. // Morreu a 19/10/1901, em casa dos pais, sita no lugar da Lage, Remoães, e foi sepultado no cemitério desta freguesia de Remoães.   

 

ESTEVES, Alfredo. Filho de Manuel José Esteves, natural de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes (de Figueiredo e Castro), natural de Paderne, moradores no lugar da Folia. Neto paterno de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo; neto materno de Maria Joaquina Mendes, dos Casais, natural Cristóval (e do fidalgo Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro, natural da Portela de Paderne). Nasceu em Remoães a 26/10/1876 e foi batizado na igreja desta freguesia no dia seguinte. Padrinho: Constantino Monteiro. // Casou na igreja de São Cristóvão de Mourentão, Galiza, com Carmen Mosquera, natural dessa freguesia galega, filha de António Mosquera e de Sofia Moscoso. Moraram no lugar do Peso, freguesia de Paderne. // Morreu em Remoães a 8/9/1949. // Com geração.    

 

ESTEVES, Ana Joaquina. Filha de Antónia Esteves, solteira, de Santo Amaro, Prado. N.m. de António Esteves e de Bárbara Esteves, do dito lugar de Prado. Nasceu a 30/10/1805 e foi batizada na igreja de Remoães a 2 de Novembro desse ano. Padrinhos: Manuel António Gomes Salgado e Maria Joaquina, solteira, ambos de Cerdedo, Prado. 

 

ESTEVES, Anaim do Carmo. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Claudina Domingues, lavradores. Neta paterna de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, do lugar da Folia; neta materna de António Joaquim Domingues e de Maria Simões, do lugar da Corga, todos rurais. Nasceu em Remoães a 12/12/1887 e foi batizada na igreja paroquial a 14 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim da Costa, casado, proprietário, da Casa do Pombal, e Maria do Carmo, solteira, costureira, também da Casa do Pombal. // Casou a 22/6/1921 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim de Carvalho. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Remoães: o marido a 3/7/1964 e ela a 17/7/1983, com noventa e cinco anos de idade. // Com geração.   

 

ESTEVES, António. Filho de António Joaquim Esteves e de Ana Gonçalves, tamanqueiros de profissão. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, do lugar de Real, freguesia de São Paio; neto materno de Francisco Gonçalves e de Maria Domingues, camponeses, de Remoães. Nasceu em Remoães a 16/4/1895 e foi batizado na igreja paroquial a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o Dr. António Pereira de Sousa, solteiro, médico na vila de Melgaço, e Maria Pia Pereira de Castro, solteira, da Casa de Galvão, SMP. // Morreu na freguesia de Marvila, concelho de Lisboa, a 25 de Janeiro de 1977.   

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Real, São Paio. Nasceu por volta de 1856. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, tamanqueiro, quando casou na igreja de Remoães, a 2/10/1878, com Ana Joaquina Gonçalves, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Maria Rodrigues, do lugar da Costa, Remoães. Testemunhas: JAM, solteiro, e José de Sousa Lobato, solteiro, rural, de Remoães. // Pai de onze filhos.     

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de -------- Esteves e de -----------------------. Nasceu por volta de 1858. // Morreu em Remoães a --/--/1913, com 55 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913).

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de João Caetano Esteves (João da Corga) e de Gracinda da Glória Lourenço. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // Casou com Luísa Ferreira.

 

ESTEVES, António Joaquim. Filho de José Joaquim Esteves e de Maria da Glória de Sousa Lobato. Nasceu a 20/1/1947.

 

ESTEVES, António José. Filho de Manuel José Esteves, natural de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes de Figueiredo e Castro, natural de Paderne, comerciantes no Peso. Nasceu a --/--/18--. // Emigrou para o Brasil.

 

ESTEVES, António Júlio. Filho de Manuel Bernardo Esteves e de Rosa de Covas, moradores no lugar da Portela, Remoães. N.p. de Diogo Esteves e de Ana do Souto, de Remoães, Melgaço; n.m. de António de Covas e de Rosa Lourida, de Moinhos, Alveios, Galiza. Nasceu a 6/8/1822 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António de Castro, da Quinta do Peso, e sua esposa, Maria Júlia, da Juradia da Várzea, Paderne. // Casou a 28/6/1858, na igreja de Remoães, com Mariana de Jesus Araújo, viúva de Manuel Bernardo Esteves, filha de Joana Pereira, do lugar do Outeiro, Chaviães. Testemunhas: João António Mendes, solteiro, e Bernardo Gomes, viúvo, ambos de Canle. // Faleceu a 24/1/1890, em sua casa da Folia, Remoães, no estado de casado com Mariana de Jesus Araújo, e foi sepultado no cemitério. // Deixou filhos.    

 

ESTEVES, António Júlio. Filho de António Júlio Esteves e de Mariana de Jesus Araújo, lavradores, residentes no lugar da Folia. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa de Covas; n.m. de Joana Pereira. Nasceu em Remoães a 21/1/1860 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Luís José Vaz, presbítero secular, morador em Cima de Vila, Remoães, e Mariana de Sousa, solteira, de Fonte, Chaviães, residente na Quinta do Reguengo, Paderne. // Morreu a 7/12/1905, no lugar da Folia, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.  

 

ESTEVES, António Manuel. Filho de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar da Portela, Remoães. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa de Covas, do dito lugar; n.m. de João Gonçalves e de Maria Luísa Pires, de Lapela, Fiães. Nasceu a 23/3/1854 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Manuel Gomes da Rosa, viúvo, de Gondomar, Remoães, e Narcisa Cândida Pereira de Castro, solteira, de Prado. // Faleceu a 4 de Setembro de 1855. 

 

ESTEVES, António Manuel. Filho de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, moradores na Folia, Remoães. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa de Covas, da Portela, Remoães; n.m. de João Gonçalves e de Maria Luísa Pires, de Lapela, Fiães. Nasceu a 16/5/1856 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Gomes da Rosa, viúvo, do lugar de Gondomar, Remoães, e sua moça, Narcisa Cândida Pereira de Castro, solteira, de Prado. // Faleceu a 20 de Junho de (1867?).    

 

ESTEVES, António Manuel. Filho de João Caetano Esteves (João da Corga) e de Gracinda da Glória Lourenço. Nasceu a --/--/1932 (NM 143, de 20/3/1932). // Casou com Luísa Ferreira. // Nota: deve ser o indivíduo que em 2000 residia no lugar do Rego, freguesia de Remoães (VM 1134).

 

ESTEVES, Aparício. Filho de António Joaquim Esteves, natural de São Paio, e de Ana Joaquina Pires (!), natural de Remoães, lavradores, residentes no lugar da Lage. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Francisco Pires e de Maria José (!!!). Nasceu em Remoães a 7/10/1902 e foi batizado na igreja paroquial a 12 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Arménio Arão Esteves, solteiro, irmão do batizando, soqueiro, e Libânia, solteira, camponesa. // Casou na igreja matriz da freguesia de Paderne a 22/9/1945 com Maria (Lousada?), natural da freguesia de Cabana Maior, concelho dos Arcos de Valdevez. // Morreu em Paderne a 31/5/1950.   

 

ESTEVES, Arménio Arão. Filho de António Joaquim Esteves e de Ana Joaquina Gonçalves, moradores no lugar da Lage. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, do lugar de Real, São Paio; neto materno de Francisco António Gonçalves e de Maria Delfina Fernandes, lavradores, de Remoães. Nasceu na freguesia de Remoães a 18/5/1881 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Joaquim Manuel de Sousa Araújo, da Carpinteira, São Paio, e sua sobrinha, Josefa de Sousa Araújo. 

 

ESTEVES, Bento Joaquim. Filho de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar da Folia. Neto paterno de Manuel Esteves e de Rosa de Covas; neto materno de João Gonçalves e de Maria Luísa Pires. Nasceu em Remoães a 11/7/1860 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Bento Joaquim de Azevedo e sua esposa, Narcisa Cândida Pereira, do lugar de Santo Amaro, Prado. // Era solteiro, proprietário, quando casou na igreja paroquial a 12/5/1902 com a sua conterrânea Rita Joaquina Fernandes, de trinta e cinco anos de idade, solteira, filha de José Joaquim Fernandes e de Maria Fernandes, proprietários. Testemunhas presentes: Luís Fernandes, casado, proprietário, morador no lugar do Casal, freguesia de Paderne, e Manuel José Fernandes, solteiro, proprietário, residente no lugar do Cruzeiro, freguesia de Remoães. // Em 1917 ainda estava casado com Rita Joaquina Fernandes, era lavrador, pai de José Joaquim Esteves, e morava no lugar da Folia; foi ele que declarou o óbito de Aureliano Augusto Monteiro, nascido em Paderne por volta de 1904, o qual se afogou no rio Minho a 3/8/1917, tendo sido sepultado no cemitério de Remoães.

 

ESTEVES, Bento Maria. Filho de Rosa Rodrigues, galega. Nasceu em São Cristóvão de Mourentão por volta de 1821. // Rural. // Faleceu a 13/12/1881, com cerca de sessenta anos, solteiro, em sua casa do lugar da Costa, Remoães, onde morava desde rapaz, e foi sepultado no cemitério de Remoães. // Deixou testamento.  

 

ESTEVES, Berta. Filha de António Joaquim Esteves e de Ana Joaquina Gonçalves, lavradores. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, do lugar de Real, freguesia de São Paio; neta materna de Francisco Gonçalves e de Maria Domingues, camponeses, naturais da freguesia de Remoães. Nasceu nesta freguesia do concelho de Melgaço a 22/7/1888 e foi batizada na igreja paroquial a 26 desse dito mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto dos Santos Lima e Maria Esteves (confirmar), da vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 29/5/1916 com Aldemiro Magno Gomes, natural do lugar da Várzea, Paderne. // Faleceu na freguesia de Paderne a 30/7/1968.

 

ESTEVES, Daniel. Filho de Manuel José Esteves, comerciante, natural de Remoães, e de Joaquina Clara Mendes Ribeiro de Figueiredo e Castro, costureira, natural de Paderne. Neto paterno de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo; neto materno de Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro e de Maria Joaquina Mendes. Nasceu a 25/8/1881. // Sem mais notícias.   

 

ESTEVES, Deolinda do Carmo. Filha de --------- Esteves e de -------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 foi submetida a exame na escola primária de Remoães; era aluna do Colégio de Santa Teresinha do Menino Jesus (NM 409).

 

ESTEVES, Eduardo. Filho de António Joaquim Esteves e de Ana Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes na Lage, Remoães. // Morreu a 6/8/1899, em casa dos pais, com apenas sete anos de idade, e foi sepultado no cemitério local.  

 

ESTEVES, Emília de Jesus. Filha de Rosa Veríssima Esteves, solteira, camponesa, do lugar de Arado, Merufe, Monção, moradora em Levada, Remoães. N.m. de Veríssimo Esteves e de Maria Rosa Fernandes, lavradores, de Merufe. Nasceu a 26/6/1862 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Vaz de Abreu, solteiro, lavrador, do Casal, Paderne, e Felicidade Perpétua Rodrigues, solteira, camponesa, de Fonte, Chaviães. 

 

ESTEVES, João Caetano (João da Corga). Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Claudina Domingues. Neto paterno de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves; neto materno de António Domingues Barreiros e de Maria Simões, todos lavradores, remoalenses. Nasceu em Remoães a 6/5/1886 e foi batizado na igreja paroquial três dias depois. Padrinhos: o padre Luís Manuel Domingues Barreiros, abade de Penso, e sua sobrinha, Rosa Domingues, solteira, tios do neófito. // Casou na CRCM a 11/5/1929 com Gracinda da Glória Lourenço, de 31 anos de idade, sua conterrânea, filha de Rita Lourenço. // Morreu em Remoães a 8/1/1962. // Pai de Maria dos Prazeres, casada com José Félix Igrejas, carceiro, da Vila, e de António Joaquim, casado com Luísa Ferreira.     

 

ESTEVES, João Luís. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Lourida Covas, moradores na Portela, Remoães. N.p. de Diogo Esteves e de Ana do Souto, de Remoães; n.m. de António de Covas e de Rosa Lourida, de Alveios, Tui. Nasceu a 11/3/1818 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: João Almuinha e sua filha, Maria, de Remoães. // Morreu a 4/11/1835, em Remoães, devido a um aperto de um carro de bois, e foi sepultado na igreja com ofício de sete sacerdotes. Escreveu o pároco: «e foi absolvido debaixo de condição por não poder falar».

 

ESTEVES, José. Filho de Ana do Souto, viúva, da Portela, Remoães. // Morreu no estado de solteiro, a 27/5/1810, de um acidente. Ficara sem fala; por isso o pároco registou no papel o seguinte: «… foi absolvido; dava sinais verdadeiros de arrependimento…» No dia seguinte sepultaram o seu corpo na igreja.   

 

ESTEVES, José Joaquim (Pesetas). Filho de António Joaquim Esteves, tamanqueiro, e de Ana Joaquina Gonçalves, lavradeira, residentes no lugar da Lage, Remoães. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, de Real, São Paio; neto materno de Francisco António Gonçalves e de Maria Delfina Fernandes, do lugar da Costa, Remoães. Nasceu a 8/1/1886 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Dr. José Joaquim Gomes e sua filha, Júlia Gomes, [da Vila]. // Casou (*) na CRCM a 23 de Março de 1937 com Maria da Glória de Sousa Lobato, sua conterrânea, nascida em 1911. // Morreu em Remoães a 28 ou 29/6/1949 (NM 904, de 10/7/1949). // Com geração. /// (*) Deve ter casado na igreja a 6/4/1941.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Bento Joaquim Esteves e de Rita Joaquina Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Folia. Nasceu nesse lugar de Remoães por volta de 1896. // Deve ter morrido ainda criança.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Bento Joaquim Esteves, lavrador, e de Rita Joaquina Fernandes, lavradeira, remoalenses, moradores no lugar da Folia. Neto paterno de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves; neto materno de José Joaquim Fernandes e de Maria Josefa Fernandes. Nasceu em Remoães a 10/7/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 14 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes, solteiro, camponês, tio do batizando, e Rosa da Conceição Fernandes, solteira, camponesa, tia do batizando. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau na escola do sexo masculino de Remoães, com o professor José Caetano Gomes, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 158, de 25/7/1915). // Camponês. // Casou a 17/2/1935 com Esmeralda de Sousa Lobato, de dezoito anos de idade, solteira, doméstica, nascida e moradora no lugar de Canle, freguesia de Remoães, filha de José de Sousa Lobato, natural de Golães, Paderne, e de Amália Cândida Rodrigues, natural de Remoães, residentes no dito lugar de Canle, agricultores, os quais autorizaram o casamento da filha, visto ela ser de menor idade (ver Notícias de Melgaço n.º 262, de 24/2/1935). // Ele morreu na freguesia de Remoães a 27/10/1947.  

 

ESTEVES, José Maria. Filho de Manuel Esteves e de Rosa de Covas, moradores em Remoães. Nasceu na freguesia de Remoães a 4/8/1827 e foi batizado na igreja ainda nesse mês pelo presbítero Manuel Afonso, na presença do vigário de Remoães, João Manuel Vaz Torres. Padrinho: João de Sá Sotomaior Abreu Leones, da Quinta do Reguengo, Paderne. // Lavrador. // Casou na igreja de Remoães a 26/11/1853 com Maria, filha de João Gonçalves e de Maria Luísa Pires, natural do lugar de Lapela, freguesia de Fiães, termo de Melgaço. Testemunhas: o padre Manuel António Gonçalves e padre José António Monteiro, ambos remoalenses. // Morreu a 20/10/1888, em sua casa da Folia, no estado de casado, e foi sepultado no cemitério local. // Deixou filhos. // Nota: o seu assento de batismo foi feito somente a 21/4/1853.

 

ESTEVES, Justina. Filha de Manuel José Esteves, natural de Remoães, negociante e lojista, e de Joaquina Clara Mendes (de Figueiredo e Castro), costureira, natural de Paderne, moradores no lugar da Folia. Neta paterna de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo, lojistas, remoalenses; neta materna de Maria Joaquina Mendes, solteira, natural dos Casais, Cristóval (e do fidalgo Lourenço José Ribeiro Codesso de Figueiredo e Castro). Nasceu no lugar da Folia, Remoães, a 16/2/1879, e foi batizada na igreja paroquial a 20 desse mês e ano. Padrinho: Luís Esteves, casado, lojista na Vila de Melgaço. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 3/10/1899 com Alberto Manuel Gomes de Araújo, de 27 anos de idade, padernense, carpinteiro de profissão, filho de Camilo José Gomes de Araújo e de Albina do Nascimento de Almeida. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Remoães: o seu marido a 9/4/1947 e ela a 21/12/1964. // Com geração.       

 

ESTEVES, Laurinda. Filha de --------- Esteves e de ---------------------------------. Nasceu em Remoães a --/--/19--. // Faleceu a --/--/1999 (1129). 

 

ESTEVES, Luís Caetano. Filho de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo, moradores no lugar da Folia. Neto paterno de Manuel Esteves e de Rosa de Covas, do lugar da Portela, Remoães; neto materno de Joana Pereira, do lugar do Outeiro, Chaviães. Nasceu em Remoães a 7/3/1851 e foi batizado na igreja paroquial a 10 desse mesmo mês e ano. Padrinho: Caetano Maria Mosqueira Soares, da Vila de Melgaço. // Negociante. // Casou com Josefina da Conceição Pereira de Castro, filha de Manuel Joaquim Pereira de Castro e de Maria Joaquina de Magalhães (ver em Rouças). // Pai de Alfredo José, de Corina Augusta (ver na vila), de Constância Pureza, e de Isabel Cândida.  

 

ESTEVES, Manuel (Padre). // Foi pároco da freguesia de Remoães. // Faleceu a 13/1/1754.

 

ESTEVES, Manuel. // Faleceu na Portela, Remoães, a 19/7/1828, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com túnica dos Capuchos. 

 

ESTEVES, Manuel Bento. // Morreu a 13/12/1888, de morte súbita, no lugar da Corga, Remoães, no estado de casado com Maria Claudina Domingues, e foi sepultado no cemitério paroquial. // Deixou filhos.

 

ESTEVES, Manuel Bernardo. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Lourida Covas, moradores na Portela, Remoães. N.p. de Diogo Esteves e de Ana do Souto, de Remoães; n.m. de António de Covas e de Rosa Lourida, de Alveios, Tui. Nasceu a 24/4/1812 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Bernardo José Gonçalves e esposa, Rita de Sousa, da Portela de Remoães. // Casou na igreja da sua freguesia, a 12/11/1846, com Mariana de Jesus Araújo, filha de Joana Pereira, do Outeiro, Chaviães. Testemunhas: João Mendes, solteiro, de Canle, e João de Sá Sotomaior, morgado do Reguengo, Paderne. // Morreu na Folia a 9/4/1853, e foi sepultado na igreja a 11 desse mês e ano, com ofício de corpo presente de trinta sacerdotes, e no dia seguinte fizeram-lhe mais dois ofícios, de assistência, cada um, de doze sacerdotes.    

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, moradores na Folia. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa de Covas, da Portela de Remoães; n.m. de João Gonçalves e de Maria Luísa Pires, de Lapela, Fiães. Nasceu a 7/2/1858 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre Manuel António Gonçalves, da Lage, e Damiana Monteiro, solteira, do lugar da Costa, Remoães. // Casou a 17/5/1885, na igreja de Remoães, com Maria Claudina, solteira, de 26 anos, filha de António José Domingues e de Maria Simões, do lugar da Corga, Remoães. Testemunhas: JAM e João Salgado, casado, remoalense.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Diogo Esteves e de Ana do Souto, de Remoães. N.p. de Domingos Esteves e de Teresa Alves; n.m. de Miguel do Souto e de Luísa Rodrigues. Nasceu no século XVIII. // Casou na igreja de Remoães a 11/5/1811 com Maria Rosa Lourida Covas, de Alveios, Galiza, residente em Remoães em casa de João Almuinha e de Maria Pires, filha de António de Covas e de Rosa Lourida, de Alveios, Tui; neta paterna de Pedro de Covas e de Francisca de Covas, e neta materna de Francisco Lourido e de Josefa Alves. Testemunhas: Bernardo José Gonçalves, António Rodrigues, João Almuinha e Mateus Gonçalves (mordomo).  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo, negociantes, moradores na Folia. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa de Covas, da Portela de Remoães; n.m. de Joana Pereira, do Outeiro, Chaviães. Nasceu a 31/12/1849 e foi batizado a 2/1/1850. Padrinhos: João de Sá Sotomaior, morgado da Quinta do Reguengo, Paderne, e Mariana de Sousa, solteira, de Chaviães. // Casou na igreja de Remoães a 13/3/1876 com Joaquina Clara, de 22 anos de idade, solteira, costureira, natural de Paderne, filha de Maria Joaquina Mendes, solteira, natural de Cristóval, e do fidalgo Lourenço de Figueiredo e Castro, solteiro, natural de Paderne. Testemunhas: Diogo Manuel de Sousa Araújo, casado, mestre-escola da freguesia de Paderne, e João António Mendes, solteiro, pescador, de Remoães. // Enviuvou a 12/3/1932. // Morreu no lugar da Folia a 14/3/1936 (NM 307). // Com geração.

 

ESTEVES, Marcelina Rosa. // Nasceu por volta de 1820. // Lavradeira. // Faleceu no estado de viúva de João Fernandes Roxo, natural de Alvaredo, a 2/9/1896, com 76 anos de idade, em sua casa de Cima de Vila, Remoães, e foi sepultada no cemitério local. // Não deixou filhos vivos, mas deixou netos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

 

ESTEVES, Margarida. Filha de António Joaquim Esteves, tamanqueiro, e de Ana Joaquina Gonçalves, doméstica, moradores em Remoães. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, camponeses, do lugar de Real, freguesia de São Paio; neta materna de Francisco António Gonçalves e de Maria Domingues, lavradores, remoalenses. Nasceu em Remoães a 13/8/1897 e foi batizada na igreja paroquial a 16 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o Dr. António Pereira de Sousa, solteiro, médico na vila de Melgaço, e Maria Pia Pereira de Castro, solteira, da Casa de Galvão, SMP. // Padeira. // Casou na CRCM a 18/8/1917 com Manuel Cortes, nascido no lugar de Apião, Paderne, em 1891, alfaiate, filho de António José Cortes e de Rosa de Sousa e Castro. // Moraram na Várzea, Peso, mas às tantas o marido foi trabalhar para o Porto, morrendo em Dezembro de 1958. // Ela foi para Angola, para casa do filho Manuel José Cortes, mas regressou antes da independência dessa ex-colónia. // Faleceu em Paderne a 13/7/1977. // (Ver VM 991, de 15/8/1993).    

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Lourida Covas, moradores no lugar da Portela de Remoães. Neta paterna de Diogo Esteves e de Ana do Souto, de Remoães; neta materna de António de Covas e de Rosa Lourida, de Alveios, Tui. Nasceu em Remoães a 4/6/1815 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Luís Pinto, de Melgaço, e Áurea Electa de Sousa, de Remoães, residente na Quinta da Torre.

 

ESTEVES, Maria Luísa. // Faleceu a 7/9/1847, subitamente, no lugar da Portela de Remoães, casada com José Luís Gonçalves, e foi sepultada na igreja paroquial no dia seguinte, com ofício de treze sacerdotes. // Nota: pode ser a mesma senhora de cima.

 

ESTEVES, Maria dos Prazeres. Filha de João Caetano Esteves (João da Corga) e de Gracinda da Glória Lourenço. Nasceu em Remoães a 30/5/1930. // Casou em 1951 com José Félix Igrejas, carcereiro. Viveram alguns anos numa residência junto à cadeia, onde é hoje a Casa da Cultura, e mais tarde mandaram construir uma vivenda junto à Avenida das Tílias, agora Alameda Inês Negra, Rua das Carvalhiças, onde passaram a residir. // Faleceu em sua casa da Vila a 8/12/1999. // Sem geração.   

 

ESTEVES, Maria Vitória. Filha de António Joaquim Esteves e de Ana Gonçalves. Neta paterna de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, do lugar de Real, freguesia de São Paio; neta materna de Francisco Gonçalves e de Maria Domingues, de Remoães, todos lavradores. Nasceu em Remoães a 6/11/1890 e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Sousa e Castro e sua mulher, Emília, da Quinta do Pombal, sita na freguesia de Remoães. // Casou na primeira Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 5/11/1941 com João Tavares, natural da freguesia de Salreu, concelho de Estarreja. // Faleceu na freguesia de Carnide, concelho de Lisboa, a 27/6/1963.    

 

ESTEVES, Mariana. Filha de Manuel Bernardo Esteves e de Mariana de Jesus Araújo, moradores na Folia, Remoães. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa de Covas, da Portela de Chaviães; n.m. de Joana Pereira, do Outeiro, Chaviães. Nasceu a 17/10/1852 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: padre Luís José Vaz, de Cima de Vila, Remoães. // Faleceu em Março de (1859?).

 

ESTEVES, Mariana. Filha de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, lavradores, residentes na Folia. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa de Covas; n.m. de João Gonçalves e de Maria Luísa Pires. Nasceu a 25/11/1864 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu tio paterno, António Júlio Esteves, e sua esposa, Mariana de Jesus Araújo, rurais, moradores na Folia.  

 

ESTEVES, Miguel. Filho de Diogo Esteves e de Ana do Souto, viúva, de Remoães. // Morreu em Lisboa, no estado de solteiro, no mês de Setembro de 1804.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Bento Joaquim Esteves, lavrador, e de Rita Joaquina Fernandes, lavradeira, remoalenses, moradores no lugar da Folia. Neta paterna de José Maria Esteves e de Maria Rosa Gonçalves; neta materna de José Joaquim Fernandes e de Maria Josefa Fernandes. Nasceu em Remoães a 2/8/1906 e foi batizada na igreja paroquial a 5 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes, solteiro, camponês, tio da neófita, e Rosa da Conceição Fernandes, solteira, tia da neófita. // Casou a --/--/1932 com António de Sousa Lobato (NM 154, de 19/6/1932). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/5/1953.

 

ESTEVES, Simplício. Filho de António Joaquim Esteves, tamanqueiro, natural de São Paio, e de Ana Gonçalves, rural, do lugar da Costa, Remoães. Neto paterno de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, do lugar de Real, São Paio; neto materno de Francisco António Pires Gonçalves e de Maria Delfina Fernandes, lavradores, de Remoães. Nasceu no lugar da Lage a 11/7/1879 e foi batizado na igreja paroquial a 15 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Joaquim Manuel de Sousa Araújo, lavrador, do lugar da Carpinteira, São Paio, e Josefa de Sousa Araújo, costureira, do lugar de Galvão, SMP.  

 

FARIA

 

FARIA, José Manuel António. Filho de ----------- Faria e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em Julho de 1933 fez exame do 2.º grau, quarta classe, ficando distinto (NM 204, de 13/8/1933).

 

FARIA, Luís (Dr.) Filho de Manuel de Faria, alfaiate, natural de Paderne, e de Maria de Carvalho, natural do lugar da Corga, freguesia de Remoães. Neto paterno de Manuel Faria, 1.º cabo da Guarda-Fiscal, e de Maria dos Anjos Fernandes; neto materno de -------- de Carvalho e de -----------------------. Nasceu na Casa da Corga, Remoães, a 28/3/1954. // Casou com Maria Adelaide Araújo, natural de Rouças, de quem se divorciou anos depois. // Em 1992 foi vencedor de um concurso literário lançado pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, em associação com a Escola Secundária, cujo tema era “O Conto”. // Em 1995, em A Voz de Melgaço n.º 1029, de 15 de Maio, 3.ª página, surgia esta insólita declaração: «Maria Adelaide Araújo Faria, residente em Cavaleiros, Rouças, declara e avisa publicamente que não se responsabiliza por qualquer dívida ou contrato que seu marido, Luís Faria, faça.» No dito jornal, número 1085, de 15/12/1997, páginas 5 e 6, Luís Filipe Araújo, seu cunhado, escrevia de Oeiras, com data de 21/11/1997, um longo artigo, que intitulou “Ser Pai na Sociedade Actual”. Luís Faria responder-lhe-ia em A Voz de Melgaço n.º 1092, de 15/4/1998, páginas 4 e 5, com um também extenso artigo, ao qual deu o título “Ser Crítico na Sociedade Actual – o barrete.» Desse artigo se destaca uma curiosa história, onde se ficciona a realidade (?!). Vejamos: Maria, a personagem feminina, é ali acusada de inculta, de génio doentio, tornando a vida de João (personagem masculina) um autêntico inferno – ele, que frequentara o seminário, amante dos livros e da cultura. Tinham dois filhos, uma lindíssima vivenda sobranceira à Vila, com piscina, jardim, etc., avaliada em mais de vinte mil contos. Um belo dia o João decidiu separar-se da sua mulher – pagariam as dívidas do casal a meias e divorciar-se-iam sem mais delongas. A Maria, porém, propôs ao marido que este lhe passasse uma procuração com plenos poderes sobre a casa; em troca assumiria ela o sustento dos dois filhos e a dívida, até que ele, João, «tivesse capacidade económica para cumprir com a sua parte.» O pobre João, que estava a acabar curso superior, anuiu. Resultado: quando ele chega a casa nas férias da Páscoa de 1995 é expulso – a casa já não era dele! // Isso é verdade (?!), mas as razões que levaram a Maria a fazer tal coisa só eles, personagens, as conhecem. Ficção é ficção, realidade é realidade; quando tudo se mistura o resultado é sempre incerto. // Foi professor do ensino secundário, tendo lecionado em Trás-os-Montes (A Voz de Melgaço n.º 988, de 1/7/1993). // Em 2011 era professor do quadro de um Agrupamento Escolar, destacado na CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.) // Colaborou em A Voz de Melgaço durante algum tempo. // Foi vocalista do conjunto musical “Contacto” (VM 1016). // É autor do livro “Contos da Raia”, editado em Agosto de 2011 pela Papiro-Editora, e de «O Último Filho de Deus», romance, editado em 2015. // Pai de um filho, Paulo, e de uma filha -----------------------. // (ver também “A Voz de Melgaço” n.º 929, de 1/12/1990).            

 

FEIJÓ

 

FEIJÓ, Rita Emília. // Filha de António Correia Pimenta Feijó e de Rosa Próspera de Morais Pacheco, da freguesia de Ferreiros, concelho de Amares, e donos da Casa da Anta, na Correlhã, Ponte de Lima. Nasceu por volta de 1813. // Faleceu a 15/4/1885, em sua casa da Quinta do Pombal, Remoães, com 72 anos de idade, no estado de casada com António Cândido de Sousa e Castro Morais Sarmento, e foi sepultada no cemitério local. // Deixou filhos. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário