domingo, 23 de agosto de 2020

AS MINHAS ANEDOTAS
 
Por Joaquim A. Rocha







Pergunta o arquiteto a um pedreiro: - «sabes o que é uma casa inteligente?» - «Não faço a mínima ideia», diz o pedreiro. - «Pois bem» - diz o arquiteto - : «é uma casa que sabe esquivar-se ao IMI.»   

 


Dois amigos encontram-se na rua. Um deles, diz ao outro: - Sabes, fui convidado para um casamento, mas estou hesitando em aceitar.

- Então, porquê? Fica caro, não é?!

- Sim, fica muito caro; e àquele casal não se pode dar uma prenda qualquer. No entanto, o motivo é outro.

- Já agora diz-me qual a razão por que não queres aceitar o convite.

- Repara: eu, quando vou a uma boda, gosto de comer e beber bem. Paguei, mas como e bebo à grande e à francesa. Neste casamento não se fala em comida, apenas oferecem um copo de água! «Um finíssimo copo de água», lê-se no cartão. Para beber água, bebo-a em casa. 

- Tens razão. Não vás. Eu faria a mesmíssima coisa. 

 

 

     Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 31, de 22/9/1929: «Partiu há dias [de São Paio de Melgaço] para Monção o menino António Augusto Gonçalves Ribeiro, acompanhado de seu pai, para tirar de um ouvido um feijão, o qual o ia perturbando assaz, pois que se lhe tinha introduzido quase no canal interno do mesmo. Tendo voltado bom, felicitámo-lo a ele e à família.»   
Nota: segundo me informaram, esse feijão foi colocado em um frasco com água, tendo crescido enormemente.
 

 
 

Erro tipográfico:


     No “Notícias de Coisa Nenhuma” n.º 52, de 2/3/1930, escreveu-se: «De visita a sua estimada família encontra-se no lugar de Modorra o nosso pesadíssimo e colaborador deste semanário senhor António da Silva Rodrigues.»

     O senhor António Rodrigues, homem já muito vivido, assíduo correspondente do dito jornal, achou graça ao erro e escreveu as seguintes quadras, as quais foram publicadas no número seguinte do dito jornal:

Caro senhor diretor,

Sou pesado, pesadinho;

Mas não sou como o senhor,

Com barriga de toucinho!

 

Com barriga de toucinho,

Com corpo de elefante;

Bebe uma pipa de vinho,

Vossemecê e sua amante. 
desenho de Luís Filipe Gonzaga Pinto Rodrigues
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário