sexta-feira, 21 de agosto de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Prado)
 
Por Joaquim A. Rocha




// continuação...

BATISTA

 

BATISTA, António. // Casou na igreja de Prado, a 13/10/1921, com Ortelinda Rosa Barreiro.

 

BATISTA, Elvira da Glória. Filha de José Joaquim Batista e de Carlota Joaquina Gonçalves Pereira, lavradores, residentes no lugar do Cerdedo. Neta paterna de José António Batista e de Antónia Joaquina Pereira, moradores no Rio do Porto, SMP; neta materna de Domingos José Gonçalves Pereira “Barroso” e de Maria Teresa Pereira de Castro, do lugar do Cerdedo, Prado. Nasceu em Prado a 27/9/1862 e foi batizada a 1 de Outubro desse ano. Padrinhos: Francisco Manuel de Abreu Cunha Araújo, solteiro, proprietário, e Ludovina Rosa Monteiro de Vasconcelos Mourão, solteira, ambos do Rio do Porto, SMP. 

 

BATISTA, Felisménia. Filha de José Joaquim Batista e de Carlota Joaquina Gonçalves Pereira, moradores no lugar do Cerdedo. Neta paterna de José António Batista e de Antónia Joaquina Pereira, solteira, residente no Rio do Porto, SMP; neta materna de Domingos Gonçalves Pereira Barroso e de Maria Teresa Pereira de Castro, do lugar do Cerdedo, Prado, todos lavradores. Nasceu em Prado a 8/6/1868 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Bernardo António Pereira de Castro, solteiro, proprietário, e Maria Joaquina de Magalhães, viúva, proprietária, ambos residentes na Quinta de Eiró, Rouças. // Casou na igreja de Prado a 2/7/1906, com o seu conterrâneo Plácido Augusto, de 34 anos de idade, filho de António Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Alves. // Faleceu em Prado a 28/10/1944.  

 

BATISTA, Honorato. Filho de José Joaquim Batista e de Carlota Joaquina Gonçalves Pereira, moradores no lugar do Cerdedo, Prado. Neto paterno de José António Batista, viúvo, de Eirados, Mazedo, Monção, e de Antónia Joaquina Rangeira, solteira, do lugar e freguesia de São Romão da Ucha, termo da Vila de Prado (Vila Verde); neto materno de Domingos José Gonçalves Pereira e de Maria Teresa Pereira de Castro, do lugar do Cerdedo, Prado. Nasceu em Prado a 8/10/1853 e foi batizado na igreja a 12 desse mês e ano. Padrinhos: João António de Abreu Cunha Araújo e sua irmã, Albina Clara Cunha Araújo, viúvos, da Casa do Rio do Porto, Vila de Melgaço. 

 

BATISTA, Ludovina Rosa. Filha de José Joaquim Batista e de Carlota Joaquina Gonçalves Pereira, moradores no lugar do Cerdedo, Prado. Neta paterna de José António Batista, viúvo, de Eirados, Mazedo, Monção, já defunto, criado de servir que foi na Casa do Rio do Porto, SMP, e de Antónia Joaquina Rangeira, solteira, de São Romão de Ucha, comarca e arcebispado de Braga, residente na dita Casa do Rio do Porto; neta materna de Domingos Gonçalves Pereira e de Maria Teresa Pereira de Castro, do lugar do Cerdedo, Prado. Nasceu em Prado a 17/8/1856 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Gomes da Rosa, viúvo, da Casa de Gondomar, Remoães, e sua criada, Narcisa Cândida Gonçalves Pereira, solteira, tia materna da batizanda. // Casou na igreja de Prado a 30/7/1877 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Salgado, do lugar da Breia. // Com geração.     

 

BATISTA, Paulina das Neves. Filha de José Joaquim Batista e de Carlota Joaquina Gonçalves Pereira, rurais, moradores no lugar do Cerdedo, Prado. Neta paterna de José António Batista e de Antónia Joaquina Rangeira (ou Rouceira); neta materna de Domingos Gonçalves Pereira Barroso e de Maria Teresa Pereira de Castro. Nasceu em Prado a 7/9/1865 e foi batizada na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pereira de Castro e sua esposa, Maria Joaquina Pereira de Castro, lavradores, do lugar do Coto, Prado. // Casou na igreja de Prado a 21/11/1886 com Joaquim Augusto, de 24 anos de idade, solteiro, soldado que foi do Regimento de Infantaria n.º 3, e agora (1886) guarda da Alfândega, natural de Cristóval, filho de Belchior Batista Rodrigues e de Rita Tomásia, naturais da comarca de Braga. Testemunhas: Manuel Joaquim Pereira de Castro, casado, lavrador, e Feliciano Cândido de Azevedo Barroso, negociante, residente na Vila de Melgaço. // Com geração.

 

BATISTA, Virgínia Cândida. Filha de José Joaquim Batista e de Carlota Joaquina Gonçalves Pereira, moradores no lugar do Cerdedo. Neta paterna de [José António Batista] e de Maria Antónia (ou Antónia Joaquina) Pereira, solteira, residente no Rio do Porto, SMP; neta materna de Domingos Gonçalves Pereira e de Maria Teresa de Castro, do lugar do Cerdedo, Prado, todos lavradores. Nasceu em Prado a 22/6/1871 e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Julho desse dito ano. Padrinhos: José António de Abreu Cunha Araújo, bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, da Casa do Rio do Porto, SMP, e Maria de Castro, casada, do lugar do Coto, Prado.      

 

BERMUDES

 

BERMUDES, Ana Paula. Filha de Henrique Fernando Bermudes, natural da Vila, guarda da floresta, e de Maria Adelina Trancoso, natural de Prado, doméstica. Neta paterna de Maria da Natividade Bermudes; neta materna de Maria da Glória Trancoso. Nasceu em Prado a --/--/19--. 

 

BERMUDES, António Manuel. Filho de Henrique Fernando Bermudes, guarda-florestal, e de Maria Adelina Trancoso, doméstica. // Nasceu em Prado a --/--/196-. // Emigrante em França.

 

BERMUDES, Cecília de Fátima. Filha de Henrique Fernando Bermudes, guarda-florestal, e de Maria Adelina Trancoso, doméstica, moradores em Prado. Nasceu na freguesia de Prado a --/--/1949 (NM 885, de 9/1/1949). // Faleceu a 26/1/1953.

 

BERMUDES, Henrique Augusto. Filho de Henrique Fernando Bermudes, guarda-florestal, e de Maria Adelina Trancoso, doméstica, moradores em Prado. Nasceu em Prado a 24/9/1945. // Frequentou o Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, chegando a concluir o 1.º ano em Junho de 1957, mas desistiu a seguir. 

 

BERMUDES, Jorge Miguel. Filho de Henrique Fernando Bermudes, guarda da floresta, e de Maria Adelina Trancoso, doméstica. Nasceu em Prado a 11/3/1956. // Emigrou para New Jersey, América. // Casou com Maria Armanda Alves. // Um filho do casal, José Miguel, em 1997, com vinte anos de idade, pertencia ao exército americano; era técnico de carros blindados – iria ser brevemente promovido ao posto de 1.º sargento.

 

BERMUDES, José Henrique. Filho de Henrique Fernando Bermudes, guarda da floresta, e de Maria Adelina Trancoso, doméstica. Nasceu em Prado a 25/9/1958. // Ingressou na Guarda Nacional Republicana. // É casado e com geração. 

 

BERMUDES, Laurentino Alberto. Filho de Henrique Fernando Bermudes, guarda floresta, e de Maria Adelina Trancoso, doméstica. // Nasceu em Prado a --/--/19--. // Emigrante em França.

 

BERMUDES, Maria da Conceição. Filha de Henrique Fernando Bermudes, guarda da floresta, e de Maria Adelina Trancoso, doméstica. Nasceu em Prado a 18/6/1947.

 

BERMUDES, Maria Júlia. Filha de Henrique Fernando Bermudes, guarda da floresta, e de Maria Adelina Trancoso, doméstica. Nasceu em Prado a 18/4/1951.

 

BERNARDO

 

BERNARDO, Ana Rosa. Filha de Manuel Luís Bernardo, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Francisca Alves. Nasceu em -------------, a --/--/1924. // Casou com António Joaquim, de 23 anos de idade, a 14/1/1946, filho de Joaquim Esteves e de Rosalina Domingues, natural de Fiães.

 

BERNARDO, Marcília. Filha de Manuel António Bernardo e de Filomena Lourenço. Nasceu em Prado a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 100, de 8/3/1931).

 

BESTEIRO

 

BESTEIRO, João Gomes. // Nasceu em Prado. // Casou com Margarida Nunes Araújo. // Viveu na Quinta de Carvalho de Lobo. // Foi vereador mais velho e juiz pela ordenação em 1617. // Também foi mesário da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço (OJM, de ACE, p. 117). 

 

BESTEIRO, Marcelina Rosa. Filha de José Besteiro e de Maria Joana Lamas, moradores no lugar de Raposos, Prado. Neta paterna de Francisco Besteiro e de Joana Mendes (defuntos), moradores que foram no lugar da Carvalheira, Alvaredo; neta materna de José Lamas e de Maria Lamas, residentes na Quinta da Barqueira, Paderne (!). Nasceu em Prado a 9/1/1849 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Besteiro, e sua irmã, Marcelina Rosa Besteiro, solteiros, do lugar da Várzea, Paderne.   

 

BESTEIRO, Simão. Filho e herdeiro de João Gomes Besteiro e de Margarida Nunes Araújo. // Casou com Isabel Veloso. // Foi vereador mais velho e juiz pela ordenação em 1648.

 

BRANDÃO

 

BRANDÃO, Maria Helena. Filha de Rogério Cerqueira Brandão e de Aurora Rodrigues. Nasceu em Prado a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 182, de 5/2/1933). // Faleceu no lugar do Souto a --/--/1933, com apenas oito meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 207, de 3/9/1933).    

 

CALDAS

 

CALDAS, Abel Lourenço. Filho de Manuel José de Caldas e de Maria Vitorina Calheiros. Nasceu em Prado a --/--/1930 (NM 85, de 9/11/1930).

 

CALDAS, Alberto José. Filho de António Joaquim Caldas e de Lucinda Firmina Domingues. Nasceu em Prado a 9/6/1924 e foi batizado na igreja a 8 de Dezembro desse ano. // Emigrou para o Canadá. // Casou com Glória Cândida Cardoso, do Barral. // Por volta de 1976 adquiriu as “Leirinhas de Pontilhão”, sitas em Pontilhão, Paderne, com 940 m2, através de doação verbal feita por António Cardoso e mulher, Maria da Pureza Durães, residentes no Barral. // Em 1999 estava viúvo e residia em Ferreiros, Paderne (ver VM 1042 e 1113). 

 

CALDAS, Alexandrina Rosa. Filha de Filomena de Jesus Caldas, solteira, do lugar de Real, São Paio, moradora no lugar de Malhagrilos, freguesia de Prado (e de ----------- Gomes de Sousa, tio materno da mãe da criança). Neta materna de Manuel José Caldas e de Maria José Gomes de Sousa, moradores em São Paio. Nasceu em Prado a 23/3/1891 e foi batizada na igreja paroquial dois dias depois. Madrinha: a sua tia materna, Maria Joaquina Caldas. // Faleceu no dito lugar de Malhagrilos a 3/8/1903 e foi sepultada no cemitério local.

 

CALDAS, António Valdemar. Filho de António Joaquim Caldas e de Lucinda Firmina Domingues. Nasceu em ----------, a 6/8/1933, e foi batizado na igreja a 19 de Novembro desse ano. // Assentou praça na Serra do Pilar em 1954; depois do serviço militar cumprido emigrou para França.

 

CALDAS, Custódio. Filho de Domingos Caldas e de Maria Lourenço, moradores no lugar da Corredoura, Prado. // Casou na igreja da Vila de Melgaço a 28/4/1758, com Maria Rosa, ou Rosa Maria, filha de Manuel Gomes e de Catarina Alves, de SMP. Padrinhos da boda: Luís Caetano de Sousa Gama, capitão-mor, e Andreza Gomes Calheiros. Testemunhas presentes: Matias da Silva Soares e o padre Manuel Gomes Ribeiro, ambos da Vila.

 

CALDAS, José Manuel. Filho de Manuel José de Caldas e de Maria Vitória Calheiros. Nasceu em Prado a --/--/1932 (NM 161, de 21/8/1932).  

 

CALDAS, Manuel Ventura. Filho de Custódio Caldas, natural de Prado, e de Rosa Gomes, natural da Vila de Melgaço. Nasceu em Prado no século XVIII. // Cedo emigrou para o Brasil, onde foi comerciante e tenente de milícias. // Casou em terras brasileiras em 1787 com Ana de Alvim Poupino, descendente de um alentejano emigrante no Brasil. // Morreu em 1800. // Pai de Bento José Caldas, nascido em 1788, de João Caldas, nascido a 6/6/1790 e batizado a 7/7/1790, de Mariana Caldas, e de Maria Teresa Caldas.   

 

CALDAS, Palmira do Rosário. Filha de António Joaquim Caldas e de Lucinda Firmina Domingues. Nasceu em -----------, a 20/7/1926, e foi batizada na igreja a 15/2/1927. // Casou a 6/3/1952, com Salvador Alves, do lugar de Sante.

 

CALDAS, Rosa de Lurdes. Filha de António Joaquim Caldas e de Lucinda Firmina Domingues. Nasceu em Prado a 29/7/1931 (NM 123, de 6/9/1931), e foi batizada na igreja paroquial a 10 de Agosto desse dito ano.

 

CALHEIROS

 

CALHEIROS, António. Filho de Luís Manuel Gomes Calheiros e de Caetana Maria Gonçalves. Neto paterno de Manuel José Gomes Calheiros e de Ana Maria Lourenço; neto materno de Manuel Luís Gonçalves e de Antónia Maria do Souto. // Foi admitido na Confraria das Almas a 31/12/1837.

 

CALHEIROS, António Augusto. Filho de Maximiano Augusto Soares Calheiros, lavrador, natural do lugar da Carpinteira, freguesia de São Paio, e de Flávia da Conceição da Cunha Sotomaior, lavradeira, natural do lugar do Carvalhal, freguesia de Prado, moradores no lugar da Corredoura. Neto paterno de Luís Vicente Soares Calheiros e de Francisca da Trindade de Castro; neto materno de Clementina da Conceição da Cunha. Nasceu em Prado a 9/7/1910 e foi batizado na igreja paroquial a 17 desse dito mês e ano. Padrinhos: a avó materna do batizando e José Joaquim da Cunha Sotomaior, todos pradenses. // Foi escriturário de segunda classe da Câmara Municipal de Melgaço. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 224, de 4/3/1934: «Pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal deste concelho foram requisitados ao Comissariado do Desemprego, para prestarem serviço na secretaria da mesma Câmara, os senhores Armando da Mota Solheiro e António Augusto Soares Calheiros, os quais trabalham alternadamente por turnos.» // E no Notícias de Melgaço n.º 249, de 1934: «Tomaram posse dos lugares de amanuenses da Câmara Municipal deste concelho, para os quais foram nomeados interinamente, os senhores Armando da Mota Solheiro e António Augusto Soares Calheiros, que há tempos vinham prestando serviço na secretaria da mesma Câmara.» // Morreu na freguesia de Prado, lugar da Corredoura, a 23/3/1941, devido a uma grave doença; «no cemitério teve as honras devidas, com descargas pela Legião» (ver NM 536, de 30/3/1941). 

 

CALHEIROS, António Joaquim. Filho de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Rosa Fernandes Torres, moradores em Bouços, Prado. Neto paterno de Luís Manuel Gomes Calheiros e de Caetana Maria Gonçalves, do dito lugar; neto materno de Diogo António Fernandes e de Maria Luísa Pinheiro, de Leiros, todos lavradores. Nasceu em Prado a 8/8/1868 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço José Fernandes Torres, solteiro, rural, do lugar do Rego, e Antónia Fernandes, solteira, camponesa, do lugar de Leiros. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Bouços, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 1/3/1897 com Marcelina Rosa da Cunha, de 32 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, onde residia, no lugar do Pinheiro, filha de Vitorino Joaquim da Cunha e de Maria Angélica Rodrigues, rurais. Testemunhas presentes: Manuel António Vaz, casado, agricultor, e Manuel Francisco da Cunha, solteiro, camponês, ambos moradores no lugar do Pinheiro, Paderne. // Ele morreu na freguesia de Prado a 9/9/1944. // A sua viúva finou-se a 23/9/1949. // Com geração (ver em Paderne).   

 

CALHEIROS, António Joaquim (Padre). Filho de José Maria Soares Calheiros e de Maria Benedita Durães Vaz Torres, rurais, moradores no lugar da Corredoura. Neto paterno do Dr. Luís Soares Calheiros e de Rosa Maria do Souto Monteiro, do lugar de Galvão, SMP; neto materno de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães (*), do lugar da Corredoura, Prado. Nasceu em Prado a 5/12/1827 e foi batizado na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Padrinhos: padre Caetano Celestino Soares Calheiros, do lugar de Galvão, SMP, e Joana Rosa Vaz Torres, do lugar da Corredoura, Prado. // Faleceu no dito lugar da Corredoura a 11/5/1909, com testamento, e foi sepultado no cemitério local. /// (*) Ver Pedro Caetano Durães.    

 

CALHEIROS, Bonança Delfina. Filha de Lourenço José Gomes Calheiros, do lugar de Bouços, e de Carolina Rosa Pinheiro, do lugar de Ferreiros, onde residiam. Neta paterna de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Fernandes; neta materna de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques. Nasceu em Prado a 8/4/1897 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na CRCM a 9 ou 14/12/1925 com Manuel José Gomes de Sousa, de 23 anos de idade, seu conterrâneo, cabo da Armada Portuguesa, filho de António Augusto Gomes de Sousa e de Maria de Jesus Vaz. // Enviuvou a 4/11/1989. // Ela faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/6/1990, com 93 anos de idade. // Com geração.

 

CALHEIROS, Caetano Celestino (Padre). Filho de José Maria Soares Calheiros, da Vila, e de Maria Benedita Durães Vaz Torres, da Corredoura, Prado. N.p. do Dr. Luís Soares Calheiros e de Rosa Maria Mariques Souto Monteiro; n.m. de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães. Nasceu a --/--/18--. // Em 1885 encontrava-se em Monção.  

 

CALHEIROS, Cristina. Filha de José Henrique Pinheiro Calheiros e de Felicidade Gomes de Sousa. Nasceu a --/--/19--. // Casou com António José Lourenço, funcionário dos CTT.

 

CALHEIROS, Francisco Manuel (Padre). Filho de José Maria Soares Calheiros e de Maria Benedita Durães Vaz Torres, moradores no lugar da Corredoura, Prado. Neto paterno do Dr. Luís Soares Calheiros e de Rosa Maria Marques do Souto Monteiro, do lugar de Galvão de Baixo, SMP; neto materno de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães, do lugar da Corredoura, Prado. Nasceu em Prado a 8/8/1830 e foi batizado na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: padre Caetano Celestino Soares Calheiros, do lugar de Galvão de Baixo, SMP, e Joana Rosa Vaz Torres, do lugar da Corredoura, Prado. // Morreu a 3/7/1894; foi encontrado com a cara metida num rego de água – presume-se que sofreu uma congestão cerebral.    

 

CALHEIROS, Francisco dos Reis. Filho de Maximiano Augusto Soares Calheiros e de Flávia da Conceição da Cunha Sotomaior. Nasceu em Prado a 6/1/1916 (Correio de Melgaço n.º 183, de 23/1/1916). // Morreu a 13/8/1920 (Jornal de Melgaço n.º 1301, de 15/8/1920).

 

CALHEIROS, Helena da Paz. Filha de Luís Vicente Soares Calheiros e de Rosa Vaz, moradores no lugar da Breia. Neta paterna de Joaquim Vicente Soares Calheiros e de Francisca de Castro, do lugar da Carpinteira, freguesia de São Paio; neta materna de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, do lugar da Breia, freguesia de Prado. Nasceu em Prado a 25/1/1896 e foi batizada na igreja a 3 de Fevereiro desse dito ano. Padrinhos: Adjuto Vaz e Adelaide Vaz, tios maternos da batizanda.  

 

CALHEIROS, Henrique José. Filho de José Henrique Pinheiro Calheiros e de Felicidade Augusta Gomes de Sousa. Nasceu (em que freguesia e concelho?) a 25/12/1953 e foi batizado na igreja a 31/1/1954. // Emigrante na Venezuela; em 1994 já se encontrava em Puerto Ordaz, cidade Guyana, há vinte anos; nesse ano veio a Melgaço visitar a família (VM 1015). // Em 1999 visitou novamente a terra melgacense (VM 1129). // É comerciante na cidade de Maturin.

 

CALHEIROS, Isilda da Conceição. Filha de Luís Vicente Soares Calheiros e de Rosa Afonso Vaz, moradores no lugar da Breia. Neta paterna de Joaquim Vicente Soares Calheiros e Francisca de Castro, do lugar da Carpinteira, São Paio; neta materna de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso, de Prado. Nasceu em Prado a 28/11/1891 e foi batizada na igreja a 8 de Dezembro desse ano. Padrinhos: o padre Francisco de Castro, abade de Riba de Mouro, representado por seu sobrinho, Hipólito Vitoriano Soares Calheiros, casado, de São Paio, e Carolina Cândida da Gama Vaz Pinheiro, casada, da Vila de Melgaço. // Casou na CRCM a 15/1/1926 (e na igreja a 23/1/1926), com Álvaro Domingues, filho de Caetano Celestino Domingues e de Joaquina Rosa Gomes. // Enviuvou a --/--/19--. // Faleceu em Prado a --/--/19--.  

 

CALHEIROS, Isolina. Filha de Luís Vicente Soares Calheiros, natural de São Paio, e de Rosa Afonso Vaz, natural do lugar da Breia, Prado. Neta paterna de Joaquim Vicente Soares Calheiros e de Francisca de Castro; neta materna de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Prado a --/--/1901. // Residiu no lugar da Breia. // Solteira.

 

CALHEIROS, Isolina Margarida. Filha de Luís Vicente Soares Calheiros, natural de São Paio, e de Rosa Augusta (!) Vaz, natural de Prado. Neta paterna de Joaquim Vicente Soares Calheiros e de Francisca de Castro, de São Paio; neta materna de Manuel José Vaz e de Maria Afonso, de Prado. Nasceu em Prado a 17/2/1893 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Francisco de Castro, abade de Riba do Mouro, representado por Aurélio Augusto Vaz, e Carolina Vaz, solteira, tia materna da neófita. // Faleceu em Prado a 16/10/1966.      

 

CALHEIROS, João José. Filho de José Maria Soares Calheiros, natural da Vila, e de Maria Benedita Durães Vaz Torres. Neto paterno do Dr. Luís Soares Calheiros e de Rosa Maria Marques do Souto Monteiro; neto materno de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães. Nasceu em Prado a 14/3/1830 (?). // Nota: parece ser gémeo de Rosa Joaquina Calheiros. // Ver, em São Paio, Joaquina Maria Meleiro.    

 

CALHEIROS, Joaquim Vicente. Filho de José Maria Soares Calheiros, natural da Vila, e de Maria Benedita Vaz Torres, natural de Prado, moradores no lugar da Corredoura. Neto paterno do Dr. Luís Soares Calheiros e de Rosa Maria Marques do Souto Monteiro, do lugar de Galvão de Baixo, Vila; neto materno de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães, do lugar da Corredoura, Prado. Nasceu em Prado a 21/11/1825 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: padre Caetano Celestino Soares Calheiros, de Galvão, SMP, e Joana Rosa Vaz Torres, da Corredoura, Prado. // Proprietário. // Casou na Carpinteira, São Paio, com Francisca Trindade de Castro (*), filha de Manuel José de Castro e de Carolina Durães, e irmã do padre Francisco de Castro, que foi abade de Riba de Mouro. // A sua esposa faleceu no lugar da Carpinteira, freguesia de São Paio, a 16/4/1890, com 58 anos de idade. // Ele morreu a 7/11/1897, no lugar da Carpinteira, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de viúvo, e foi sepultado no adro da igreja de São Paio. // Com geração (ver em São Paio). /// (*) Foi admitida na Confraria das Almas de Prado a 22/6/1848.    

 

CALHEIROS, José Henrique. Filho de João António Gomes Calheiros e de Blademira Pinheiro. Nasceu em Prado a 4/11/1920 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. // Casou na Sé de Braga a 1/6/1952 com Felicidade Augusta Gomes de Sousa, filha de Luís Gomes de Sousa e de Esperança da Glória Pinheiro. Lê-se no NM 1027, de 8/6/1952: «Junho, 5. No pretérito dia 1 realizou-se na vetusta sé de Braga o casamento do senhor José Henrique Gomes Calheiros, muito digno 2.º escriturário do tribunal de Cabeceiras de Basto, com a gentil menina Felicidade Gomes de Sousa, que se deslocou àquela cidade acompanhada por sua tia, senhora D. Maria de Lurdes Pinheiro, de Lisboa. Paraninfaram o acto os pais do noivo, senhor João António Gomes Calheiros e a senhora D. Belademir Pinheiro Calheiros, sendo o mesmo celebrado pelo reverendo senhor cónego Dr. António José Ribeiro, muito digno abade daquela igreja. Aos noivos, que são dotados de preclaros dotes morais, desejamos uma perene lua-de-mel e as felicidades de que são dignos.» // Foi funcionário judicial: de copista no tribunal de Melgaço mudou para o de Vila Franca de Xira como escriturário (ver NM 995, de 30/9/1951), de onde passou, com o mesmo cargo, para Cabeceiras de Basto; dali, sendo promovido a chefe de secção de processos, foi colocado no julgado municipal de Ponte da Barca, de onde transitou para a comarca de Monção, e desse concelho veio para Melgaço onde, a 24/12/1957, foi nomeado interinamente responsável pela Secção Central. // Morreu em Prado, onde residia, a 13/10/2000, com 79 anos de idade. // A sua viúva faleceu também em Prado, a 19/2/2017. // Com geração.

 

CALHEIROS, José Joaquim (Padre). Filho de José Maria Soares Calheiros, natural da Vila de Melgaço, e de Maria Benedita Durães Vaz Torres, natural do lugar da Corredoura, Prado. Neto paterno do Dr. Luís Soares Calheiros e de Rosa Maria Marques do Souto Monteiro; neto materno de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães. Nasceu a --/--/181-. // Entrou (no Seminário?) a 23/10/1836.  

 

CALHEIROS, José Luís. Filho de Luís Vicente Soares Calheiros, natural de São Paio, e de Rosa Afonso Vaz, natural do lugar da Breia, Prado. Neto paterno de Joaquim Vicente Soares Calheiros e de Francisca de Castro; neto materno de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Prado a 22/9/1899 e foi batizado na igreja a 1 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: José Joaquim Gomes, solteiro, natural de Prado e residente na vila, e Adelaide Vaz, solteira, tia materna do batizando. // Em 1913 requereu exame do 2.º grau, o qual se realizaria na escola conde de Ferreira (Correio de Melgaço n.º 59, de 27/7/1913). Fez esse exame em Agosto. A mesa examinadora era constituída por Marcelina Rosa de Araújo, professora em Alvaredo, e António José de Barros, professor na Vila. // Emigrou para o Brasil, onde foi assassinado a 21/12/1952.

 

CALHEIROS, José Manuel. Filho de Luís Manuel Gomes Calheiros e de Caetana Maria Gonçalves, moradores no lugar dos Bouços. Neto paterno de José Manuel (ou Manuel José) Gomes Calheiros e de Ana Maria Lourenço; neto materno de Manuel Luís Gonçalves e de Antónia Maria do Souto. Nasceu em Prado e foi batizado na igreja local por volta de 1815. // Tinha quarenta e sete anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja onde fora batizado, a 10/2/1862, com Delfina Rosa Fernandes Torres, de trinta e quatro anos de idade, solteira, batizada na mesma igreja, filha de Diogo António Fernandes [Torres] e de Maria Luísa Pinheiro, do lugar de Leiros; neta paterna de Luís Caetano Fernandes e de Ana Vaz Torres, e neta materna de [Tomaz José (ou Tomaz Lourenço) Pinheiro e de Maria Rosa Lopes (?) de Abreu], todos lavradores. Testemunhas presentes: Luís Manuel Pinheiro, negociante, do lugar de Ferreiros; Manuel Joaquim Calheiros, lavrador, do lugar de Bouça Nova; e José Caetano Marques, lavrador, do lugar do Rego, todos os três casados. // A sua mulher faleceu a 18/2/1901, no estado de casada. // Ele morreu no lugar dos Bouços a 11/5/1903, repentinamente, com 88 anos de idade, sem testamento, e foi sepultado no cemitério de Prado. // Com geração.   

 

CALHEIROS, José Manuel. Filho de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Rosa Fernandes, moradores no lugar de Bouços. Neto paterno de Luís Manuel Gomes Calheiros e de Caetana Maria Gonçalves, do dito lugar; neto materno de Diogo António Fernandes e de Maria Luísa Pinheiro, do lugar de Leiros, todos lavradores. Nasceu em Prado a 24/12/1866 e foi batizado na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço José Fernandes Torres, solteiro, lavrador, e Clara Joaquina Fernandes, casada, lavradeira, ambos do lugar do Rego. // Casou a --/--/1913 com Teresa de Jesus Esteves, do lugar da Cividade, Paderne (Correio de Melgaço n.º 47, de 27/4/1913). // Morreu na freguesia de Paderne a 18 ou 19/1/1943. // A sua viúva finou-se a 9/6/1952 (confirmar).      

 

CALHEIROS, José Manuel. Filho de Lourenço José Gomes Calheiros e de Carolina Rosa Pinheiro, lavradores, residentes no lugar dos Leiros. Neto paterno de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Fernandes Torres, camponeses, do lugar dos Bouços; neto materno de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques, rurais, do lugar de Ferreiros. Nasceu em Prado a 26/6/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 30 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Gomes Calheiros, solteiro, e Rosa Pinheiro, casada, tios do batizando. // Casou na CRCM a 26/9/1932 (NM 169, de 16/10/1932) com Ana Monteiro, de 26 anos de idade, natural de Cristóval, filha de Manuel José Monteiro e de Júlia Pinheiro, negociantes. // Trabalhou na Companhia Carris de Lisboa. // Depois da aposentação foi viver para o lugar do Outeiro, Paços, onde possuía uma pequena quinta. Para ajudar a passar o tempo, e como era homem honesto, tornou-se tesoureiro da comissão fabriqueira e também do pároco. // Em 1992 a esposa encontrava-se muito doente; acabou por falecer em Afife, com 86 anos de idade, em 31 de Maio desse mesmo ano. // Ele finou-se no lugar do Cruzeiro, Afife, Viana do Castelo, a 20/1/1994. // Pai de Maria de Lurdes, casada com Valentim Camilo Afonso (ver em Paços). Avô de José Manuel, de Richard, de Ana Júlia, e de Luís, alguns deles a residir no Canadá. // (ver A Voz de Melgaço n.º 963; VM 965; VM 1000).

   

CALHEIROS, Ladislau (Lau). Filho de José Henrique Pinheiro Calheiros, funcionário público, natural de Prado, e de Felicidade Augusta Gomes de Sousa, doméstica. Neto paterno de João António Gomes Calheiros e de Blademira Pinheiro; neto materno de Luís Gomes de Sousa e de Esperança da Glória Pinheiro. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Flora…

 

CALHEIROS, Lourenço José. Filho de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Rosa Fernandes, moradores no lugar dos Bouços, Prado. Neto paterno de Luís Manuel Gomes Calheiros e de Caetana Maria Gonçalves, do dito lugar; neto materno de António Diogo Fernandes e de Maria Luísa Pinheiro, do lugar de Leiros, todos lavradores. Nasceu em Prado a 28/11/1863 e foi batizado na igreja paroquial a 1 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinhos: Lourenço José Fernandes Torres, solteiro, rural, e Clara Joaquina Fernandes, casada, lavradeira, ambos do Rego. // Morreu criança.

 

CALHEIROS, Lourenço José. Filho de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Rosa Fernandes “Torres”, moradores no lugar de Bouços, Prado. Neto paterno de Luís Manuel Gomes Calheiros e de Caetana Maria Gonçalves, do dito lugar; neto materno de António Diogo Fernandes e de Maria Luísa Pinheiro, do lugar de Leiros, todos rurais. Nasceu em Prado a 27/11/1865 e foi batizado na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço José Fernandes Torres, solteiro, lavrador, do lugar do Rego, e Antónia Luísa Fernandes, solteira, camponesa, do lugar de Leiros. // Casou na igreja de Prado a 3/6/1896 com a sua conterrânea Carolina Rosa Pinheiro, solteira, de 33 anos de idade, filha de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques, do lugar de Ferreiros. // Morreu em Prado a 19/1/1947. // Com geração.

 

CALHEIROS, Luís (ou Luís Manuel). Filho de Maximiano Augusto Soares Calheiros e de Flávia da Conceição da Cunha Sotomaior. Nasceu a --/--/1918. // Morreu afogado, em Mourentão, a 23/6/1941, com apenas 22 anos de idade. // Nota: deve ter sido ele que fez exame do 2.º grau a 17/7/1931, ficando aprovado (ver NM 119, de 26/7/1931).

 

CALHEIROS, Luís Caetano (Padre). Filho de José Maria Soares Calheiros, da Vila, e de Maria Benedita Durães Vaz Torres, da Corredoura, Prado. N.p. do Dr. Luís Soares Calheiros e de Rosa Maria Marques Souto Monteiro; n.m. de Manuel José Vaz Torres e de Mariana Durães. Nasceu a --/--/18--. // Em 1862 era pároco da freguesia de Prado; em 1878 era encomendado.  

 

CALHEIROS, Luís Manuel. Filho de Manuel José Calheiros e de Ana Maria Lourenço. // Foi admitido na Confraria das Almas a 1/7/1792. // Casou com Caetana, ou Catarina, Maria, do lugar de Bouços, filha de Manuel Luís Gonçalves e de Antónia Maria do Souto. // Parece ser o mesmo indivíduo que residiu no lugar do Souto e se inscreveu na Confraria das Almas, pela segunda vez, a 15/10/1857.     

 

CALHEIROS, Magnífica da Conceição. Filha de Maximiano Augusto Soares Calheiros e de Flávia da Conceição da Cunha Sotomaior. Nasceu na freguesia de Prado a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 108, de 24/7/1914). // Casou em Braga a 28/9/1953, com Manuel Augusto Durães Gonçalves, filho de Casimiro Gonçalves e de Teresa Durães, natural de Rouças, viúvo de Angelina Perpétua Lopes. // Em 1991 foi operada no hospital de São Marcos, Braga (VM 934). // Enviuvou a --/--/1995 (VM 1023). // Com geração.

 

CALHEIROS, Manuel Joaquim. Filho de Luís Vicente Soares Calheiros, natural de São Paio, e de Rosa Afonso Vaz, natural da Breia, Prado, lavradores. Neto paterno de Joaquim Vicente Soares Calheiros e de Francisca de Castro; neto materno de Manuel José Vaz e de Maria Rosa Afonso. Nasceu em Prado a 18/8/1897 e foi batizado na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Veríssimo Amador Vaz e Carolina Vaz, tios maternos do batizando, solteiros, do lugar da Breia. // Casou com ------------------------. // Em 1935 estava emigrado no Brasil.

 

CALHEIROS, Manuel José. Filho de --------- Gomes Calheiros e de -------------------------. // Casou com Ana Maria Lourenço, de Bouça Nova. // Foi pai, pelo menos, de dois filhos: Manuel António e Luís Manuel, ambos admitidos na Confraria das Almas a 1/7/1792. 

 

CALHEIROS, Manuel Lourenço. Filho de Lourenço José Gomes Calheiros, lavrador, natural do lugar dos Bouços, Prado, e de Carolina Rosa Pinheiro, lavradeira, natural do lugar de Ferreiros, Prado, moradores no lugar dos Leiros. Neto paterno de José Manuel Gomes Calheiros e de Delfina Fernandes Torres; neto materno de Luís Manuel Pinheiro e de Maria Vitória Marques. Nasceu em Prado a 28/4/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 3 de Maio desse dito ano. Padrinhos: José Manuel Gomes Calheiros, solteiro, do lugar dos Bouços, e Delfina da Conceição Barros, casada, do lugar de Ferreiros. // Casou na igreja paroquial de Prado a 1/11/1941 com Marta Natália Gonçalves, nascida em Prado no ano de 1907, filha de Plácido Augusto Gonçalves e de Felisménia Batista. // O casamento foi dissolvido por divórcio, decretado por sentença de 7/3/1977. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Cascais a 13/7/1977 com Maria Ribeiro [Gomes Calheiros]. 

 
CALHEIROS, Maria. Filha de Lourenço José Gomes Calheiros e de Carolina Rosa Pinheiro. Nasceu por volta de 1900. // No ano de 1916 foi mordida por um cão raivoso, tendo de ir para Lisboa, para o Instituto Bacteriológico (Correio de Melgaço n.º 206, de 9/7/1916). // continua...

1 comentário:

  1. Bom dia
    Desde já felicitar Vossa Ex.a pelo belo trabalho de pesquisa.
    Gostaria de saber se tem alguma pesquisa sobre os Soares Calheiros da Vila de Melgaço, uma vez que sou descendente direto dos mesmos.
    Obrigado

    ResponderEliminar