quinta-feira, 8 de agosto de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
- Freguesia de Rouças -
 
Por Joaquim A. Rocha 








// continuação...


AFONSO, Manuel. Filho de ------------------- e de ------------------------. Nasceu em Rouças. // Lavrador. // Era viúvo de Caetana Maria da Neiva, falecida em Rouças, quando casou na igreja da sua freguesia a 1/12/1887 com Maria Caetana, de quarenta e quatro anos de idade, solteira, lavradora, filha de João Pedro Pereira e de Maria Joaquina Pires, roucenses. Testemunhas do ato religioso: padre M.C.A.S., do lugar de Surribas, e António Caetano de Castro, solteiro, do lugar da Igreja, Rouças. 

 

AFONSO, Manuel. Filho de ---------- Afonso e de -----------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Cavaleiros, Rouças, a --/--/1995 (VM 1044). 

 

AFONSO, Manuel António. Filho de Manuel José Afonso e de Maria Joaquina de Castro, do lugar da Pombeira. Nasceu em Rouças por volta de 1826. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 24/11/1847 com Caetana Maria (da Neiva?), filha de Manuel José Lourenço e de Antónia Maria Afonso, do lugar do Crasto. Testemunhas: Bento de Nossa Senhora do Carmo e Joaquim António de Castro, ambos do lugar da Igreja. // Enviuvou a 14/3/1884. // Morreu a 20/8/1898, no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de casado com Maria Caetana Pereira, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.   

 

AFONSO, Manuel José. Filho de João Afonso e de Isabel Vaz, de Lapela, Fiães. // Nasceu nessa freguesia serrana. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Corujeiras (onde residia), a 17/9/1864, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja de Rouças.   

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel José Afonso e de Maria Luísa Durães, do lugar da Pombeira. // Casou na igreja de Rouças a 24/7/1823 com Maria Joaquina, filha de Francisco Luís de Castro e de Maria Rosa de Freitas, do lugar da (Cabada?), todos roucenses. // Testemunhas: padre Manuel António Durães, do Telheiro, e José António Durães, do lugar da Igreja.

 

AFONSO, Maria. Filha de António Luís Afonso e de Teresa de Jesus Lourenço, jornaleiros, ele da Vila e ela de (?), moradores em Corçães, Rouças. N.p. de Caetano Luís Afonso e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de José Jerónimo Lourenço e de Maria Ramona. Nasceu a 17/6/1889 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Lourenço, solteiro, da Vila, e Maria Lourenço, solteira, de Rouças. // Casou com Francisco Policarpo, de 37 anos de idade, natural de Paços, filho de Maria Ludovina Gonçalves, a 26/3/1931. // Faleceu em Paços a 18/2/1967. 

 

AFONSO, Rita. Filha de Eduardo Joaquim Afonso e de Josefa Antónia Fernandes, de Chaviães, caseiros na Quinta de Eiró, Rouças. N.p. de Francisco Fernandes, de Areosa, Viana, e de Rosa Maria Fernandes, da Vila de Melgaço; n.m. de Matias Manuel Fernandes e de Maria Joaquina de Abreu, da Vila de Melgaço. Nasceu a 30/4/1856 e foi batizada a 2 de Maio desse ano pelo padre Diniz Ferraz de Araújo. Padrinhos: Caetano Maria Mosqueira e Cândida Rita Alves, ambos da Vila de Melgaço.  

 

AFONSO, Rosa Maria. Filha de Sebastião Afonso e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu no lugar de Lourenços, São Paio. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Cabreiros a 22/6/1864, com 76 anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Caetano Marcelino de Abreu, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Rouças.

 

AFONSO, Teresa Matilde. Filha de -------- Afonso e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1832. // Faleceu no lugar da Pombeira a --/--/1915, com 83 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 135, de 2/2/1915).

 

AGUIAR

 

AGUIAR, Angelina. Filha de João Bento de Aguiar, natural de Lisboa (!), e de Maria Rosa Rodrigues, natural de São Paio de Melgaço, moradores em Corçães, Rouças. N.p. de Ana Augusta de Aguiar; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu em Rouças a 21/10/1889 e foi batizada a 6 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco Pires, casado, negociante na Vila de Melgaço, e sua filha, Margarida Augusta Pires, solteira. // Faleceu na Vila de Melgaço a 19/9/1976. 

 

AGUIAR, Elisa da Purificação. Filha de João Bento de Aguiar, lavrador e soqueiro, natural de Santa Cristina de Baleixo, Galiza, e de Maria Rosa Rodrigues, lavradeira, natural da Raza, São Paio, moradores no lugar de Corçães, Rouças. N.p. de Ana Augusta de Aguiar, solteira, lavradora; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves, lavradores. Nasceu (*) a 9/12/1892 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Luísa Gonçalves, viúva, jornaleira, moradora em Corçães. // Faleceu a 26/7/1904, no lugar do Rio do Porto, freguesia de Rouças, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, e foi sepultada no cemitério da freguesia de Rouças. /// (*) No seu registo de óbito diz-se que ela era natural de SMP, vila de Melgaço!

 

AGUIAR, Firmina Rosa. Filha de João Bento de Aguiar e de Maria Rosa Rodrigues, jornaleiros. // Morou na Rua do Rio do Porto, Rouças, com seus pais. // Faleceu solteira, no hospital da SCMM, a 10/3/1895, às dez horas da manhã, com apenas 17 anos de idade, e foi sepultada no cemitério público.

 

AGUIAR, Manuel José. Filho de João Bento de Aguiar e de Maria Rosa Rodrigues, jornaleiros, moradores no Rio do Porto, Rouças. // Morreu no hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço a 3/4/1895, com apenas treze anos de idade, e foi sepultado no cemitério público.    

 

AGUIAR, Mateus. Filha de João Bento de Aguiar, lavrador, natural da Galiza, e de Maria Rosa Rodrigues, lavradeira, natural de São Paio de Melgaço, moradores em Corçães. N.p. de Ana Augusta de Aguiar; n.m. de José Luís Rodrigues e de Maria Caetana Gonçalves. Nasceu em Rouças a 21/9/1887 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Madrinha: Angelina Cândida Lourenço, casada, lavradeira, moradora na Quinta da Cordeira, Rouças. // Soqueiro. // Casou na igreja de Chaviães a 17/4/1910 com Maria Madalena Lopes, lavradeira, de 22 anos de idade, solteira, natural de Chaviães. Testemunhas: Aurélio de Araújo Azevedo, solteiro, negociante, e Margarida Augusta Pires, solteira, da Vila. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 884, de 25/12/1948: «Declaração – Mateus de Aguiar, do lugar da Portela, freguesia de Chaviães, declara que, por ser maltratado por seus filhos António Augusto de Aguiar e Ivone de Aguiar, e por sua esposa, Maria Madalena Lopes, não se responsabiliza por qualquer dívida contraída pelos acima expostos, desde o dia 1/7/1948. Melgaço, 22/12/1948. // Por sentença de 1/4/1950, do juiz de direito da comarca de Melgaço, foi decretado o divórcio entre ambos, com base no art.º 4.º, do decreto de 3/11/1910. // A sua ex-esposa faleceu em Chaviães a 15/5/1959. // Ele morreu também em Chaviães a 14/1/1975. // Com geração (ver na freguesia de Chaviães).

 

AIRES

 

AIRES, Álvaro. Filho de Francisco Aires, natural de Rouças, e de Maria Joaquina Durães, natural de São Paio, lavradores, residentes na Costinha, Rouças. N.p. de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, de Rouças; n.m. de Manuel Durães e de Rosa Esteves, lavradores, de São Paio. Nasceu a 26/6/1897 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: José António Gonçalves, solteiro, e Maria Miquelina de Sá Vilarinho, casada, lavradores, ambos das Carvalhiças, SMP. // Casou com Emília Coelho, na CRCM, a 22/10/1919. // Morreu na sua freguesia a 26/12/1973. // Com geração.

 

AIRES, Angelina Rosa. Filha de Francisco Aires, natural de Rouças, e de Maria Joaquina Esteves, natural de São Paio, lavradores, residentes no lugar da Costinha. Neta paterna de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães; neta materna de Manuel Esteves e de Rosa Domingues. Nasceu em Rouças a 25/1/1902 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja. Madrinha: a sua avó materna, viúva, do lugar do Paço, São Paio. // Em Julho de 1938 a professora Maria do Nascimento Magalhães levou-a a exame, ficando aprovada (NM 410). // Casou na CRCM a 12/2/1927 com o seu conterrâneo António Fernandes, de 27 anos de idade, filho de José Fernandes e de Carlota Lourenço; moraram no lugar da Costinha. // Ambos os cônjuges faleceram em Rouças: o marido a 19/2/1967 e ela a 15/1/1973. // Com geração.

 

AIRES, António Joaquim. Filho de Manuel António Aires e de Maria Manuela Gomes, moradores no lugar de Peres. Nasceu em Rouças por volta de 1812. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 25/9/1834 com Maria Ventura, filha de Manuel António Fernandes e de Rosa Domingues, do lugar do Porto. Testemunhas: Luís Manuel Domingues, casado, e José Caetano de Castro, solteiro, filho de Frutuoso José de Castro, ambos do lugar da Igreja. // Tinha 53 anos, estava viúvo de Maria Gertrudes Paz (ou Vaz), morava no lugar do Porto, quando casou novamente, na mesma igreja, a 16/5/1867, com Maria Manuela, de 63 anos de idade, solteira, moleira, natural da freguesia de São João de Alveios, bispado de Tui, moradora no lugar de Cavencas, São Paio de Melgaço, filha de Patrício Simões e de Teresa Vasques, rurais, galegos. Testemunhas: o abade de Rouças, e o presbítero António Joaquim Durães, do lugar da Igreja. // Enviuvou em 1868. // Morreu a 18/2/1894, no lugar do Porto, com os sacramentos da penitência e extrema-unção, com 82 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, e foi sepultado no cemitério da freguesia.   

 

AIRES, Erminda de Nazaré. Filha de Francisco Aires e de Maria Joaquina Durães, lavradores, residentes no lugar da Costinha, Rouças. N.p. de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, lavradores, de Rouças; n.m. de Manuel Durães e de Rosa Domingues, lavradores, de São Paio. Nasceu em Rouças a 21/11/1894 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Maria Miquelina de Sá Vilarinho, casada, lavradeira, moradora nas Carvalhiças, SMP. // Camponesa. // Faleceu a 16/12/1909, no lugar da Costa, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, no estado de solteira, e foi sepultada no cemitério.    

 

AIRES, Estefânia. Filha de Francisco Aires, lavrador, natural de Rouças, e de Maria Joaquina Durães, lavradeira, natural de São Paio, moradores no lugar da Costinha. Neta paterna de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães; neta materna de Manuel Durães e de Rosa Domingues. Nasceu em Rouças a 16/4/1905 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja. Padrinhos: o padre João Nepomuceno Vaz, professor oficial na freguesia de Rouças, e Felisménia Aires, irmã da neófita. // Casou na CRCM a 21/12/1932 com Armando Américo Gonçalves, de 24 anos de idade, natural de Prado, filho de Ludovina Gonçalves e neto materno de António Joaquim Gonçalves e de Maria Joaquina Alves. // O seu marido morreu em Rouças a 16/1/1975. // Ela faleceu em Prado a 13 de Agosto de 1989.

 

AIRES, Felicidade de Lurdes. Filha de Álvaro Aires e de Emília Coelho. Nasceu a --/--/1935 (NM 293). // Casou com Joaquim Araújo de Sousa, natural de Alvora, Arcos de Valdevez. // Em 1998 residiam no lugar da Igrejas, Rouças (VM 1093).

 

AIRES, Felisménia. Filha de Francisco Aires e de Maria Joaquina Durães, lavradores, residentes na Costinha, Rouças. N.p. de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães; n.m. de Manuel Durães e de Rosa Domingues. Nasceu a 22/3/1890 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Erminda de Jesus, solteira, da Vila de Melgaço. // Casou com Manuel José Fernandes, de 30 anos de idade, filho de Manuel Bento Fernandes e de Ana Esteves, de Rouças, a 22/3/1920. // Faleceu em Rouças a 14/8/1959.

 

AIRES, Francisco. Filho de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, lavradores, residentes no lugar da Costinha, Rouças. N.p. de Gertrudes Aires, solteira, da Carreira; n.m. de Bento Manuel Durães e de Maria Teresa Rodrigues, do dito lugar da Costinha. Nasceu em Rouças a 3/5/1861 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: José Joaquim Aires, solteiro, rural, irmão do batizando, e Teresa de Jesus, solteira, do lugar da Costinha. // Era solteiro, lavrador, morava no sobredito lugar da Costinha, onde nascera, quando casou na igreja de Rouças a 15/11/1884 com Maria Joaquina, solteira, camponesa, de São Paio, onde vira a luz do sol a 5/2/1863, batizada a 9 desse mês, filha de Manuel José Esteves e de Rosa Maria Domingues, lavradores, de São Paio. Testemunhas: padre M.C.A.S. e A.C.C., solteiro, lavrador, ambos de Rouças. // Morreu a 4/4/1919. Por sua morte foi citado o seu filho, José Augusto, emigrante no Brasil (JM 1251, de 22/6/1919). // A sua viúva faleceu a 16/11/1935.

 

AIRES, José. Filho de -------------- Aires e de -------------------. // Residiu ao pé da igreja de Rouças. // Era doente mental.

 

AIRES, José Augusto. Filho de Francisco Aires e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes na Costinha, Rouças. N.p. de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, lavradores, de Rouças; n.m. de Manuel José Esteves e de Rosa Maria Domingues, de São Paio. Nasceu em Rouças a 12/8/1892 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Miquelina de Sá Vilarinho, casada, lavradeira, moradora nas Carvalhiças, SMP. // Aquando da morte do pai, ocorrida em 1919, ele era emigrante no Brasil (JM 1251, de 22/6/1919). // Casou com Felicidade de Jesus Monteiro, natural de Chaviães, a 7/11/1934. // Faleceu em Chaviães a 29/8/1974.

 

AIRES, José Caetano. Filho de Manuel António Aires e de Maria Manuela Gomes, rurais, do lugar de Peres. // Tinha 44 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no referido lugar, quando casou na igreja de Rouças a 9/6/1864 com Teresa Caetana Rodrigues, de 35 anos de idade, solteira, camponesa, também roucense (ou galega), residente no lugar do Porto, filha de Benita Rodrigues, solteira, de São Pedro de Felgueira, bispado de Tui. Testemunhas: padre António Joaquim Durães e Joaquim de Castro, solteiro, lavrador, ambos do lugar da Igreja. // A sua esposa faleceu a 6/7/1899 (no estado de viúva!). // Com geração.   

 

AIRES, José Joaquim. Filho de Manuel António Aires e de Maria Manuela Gomes, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1819. // Rural. // Morreu a 21/10/1896, no lugar do Porto, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 77 anos de idade, no estado de casado com Teresa Caetana Fernandes, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério.

 

AIRES, Manuel. Filho de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, moradores no lugar da Costinha, Rouças. N.p. de Gertrudes Aires, da Carreira, Rouças; n.m. de Bento Manuel Durães e de Maria Teresa Rodrigues, do dito lugar da Costinha. Nasceu em Rouças a 19/5/1855 e foi batizado pelo padre José Bernardino Durães a 21 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Faleceu a 20 de Outubro de 1858 e foi sepultado na igreja.   

 

AIRES, Manuel António. Filho de Miguel Aires e de Maria Luísa Gomes, do lugar da Carreira, Rouças. N.p. de José Aires e de Antónia (Parceira?), do lugar de ---------, freguesia de Santa Maria de (Pilónia?), bispado de Santiago, Galiza; n.m. de Diogo Gomes e de Luísa Domingues, do lugar dos Perzes, Rouças. // Casou na igreja de Rouças a 3/6/1809 com Maria Manuela Gomes, filha natural de Marcos Gomes e de Andreza Esteves, da freguesia de Desteriz, bispado de Tui; neta paterna de avós desconhecidos, e neta materna de Quitério Esteves e de Maria Alves, de Desteriz. Testemunhas: Manuel Bento Domingues, do Cerdedo, João Manuel Domingues, do Coto do Preto, e Manuel António Domingues, do lugar da Cela, todos roucenses. // Com geração.  

 

AIRES, Manuel António. Filho de Manuel António Aires e de Maria Manuela Gomes, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1817. // Rural. // Morreu na sua casa de Golães, freguesia de Paderne, a 12/3/1893, com 76 anos de idade, viúvo de Margarida Rosa Domingues, e foi sepultado na igreja de Paderne. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

AIRES, Manuel António. Filho de Gertrudes Aires, moradora no lugar da Carreira. // Nasceu por volta de 1817. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 21/9/1840 com Clara Rosa Durães, filha de Manuel Bento Durães e de Maria Teresa Rodrigues, do lugar da Costinha. Testemunhas: Manuel Gonçalves, José Manuel Salgado, e Manuel Vaz, todos roucenses. // Faleceu no lugar da Costinha a 17/3/1876, com todos os sacramentos, com 59 anos de idade, casado com a dita Clara Rosa Durães, sem testamento, com seis filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

AIRES, Maria (ou Maria Rita). Filha de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, moradores no lugar da Costa. N.p. de Gertrudes Aires, solteira, do lugar da Carreira; n.m. de Bento Manuel Durães e de Maria Teresa Rodrigues, da Costa. Nasceu em Rouças a 9/5/1858 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Aires, irmão da batizanda, e Teresa de Jesus, solteira, filha de Maria Francisca Domingues, solteira, de Crasto. // Casou com o seu conterrâneo Manuel José Domingues. // Enviuvou a 7/3/1900. // Com geração.

 

AIRES, Maria A. – Filha de Álvaro Aires e de Emília Coelho. Nasceu em Rouças a --/--/1920 (JM 1304, de 12/9/1920).

 

AIRES, Maria Joaquina. Filha de Gertrudes Aires, solteira, camponesa. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Carreira a 5/10/1870, com todos os sacramentos, com 50 anos de idade, casada com João Batista de Sousa, sem testamento, com um filho, e foi sepultada na igreja.  

 

AIRES, Maria [Joaquina]. Filha de José Caetano (*) Aires, natural de Rouças, e de Teresa Caetana Rodrigues (**), natural de São Pedro de Felgueira, bispado de Tui, rurais, moradores no lugar do Porto, Rouças. N.p. de Manuel António Aires e de Maria Manuela Gomes, de Peres, Rouças; n.m. de Benedita Rodrigues, solteira, da dita freguesia galega. Nasceu em Rouças a 16/6/1867 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves e sua mulher, Maria Joaquina da Silva, lavradores, residentes no lugar de Peres. // Faleceu no sobredito lugar do Porto a 23/12/1869, com trinta meses de idade, e foi sepultada na igreja. /// (*) ou José Joaquim. /// (**) ou Fernandes.     

 

AIRES, Maria José. Filha de Manuel António Aires e de Maria Manuela Gomes, residentes em Peres. Neta paterna de Miguel Aires e de Maria Luísa Gomes, do lugar de Carreira, Rouças; neta materna de Marcos Gomes e de Andreza Esteves, de Oleiros, Desteriz, bispado de Tui, todos lavradores. // Faleceu no lugar da Verdade a 1/4/1861, com 44 anos de idade, no estado de casada com José Caetano da Costa, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.    

 

AIRES, Rosa de Jesus. Filha de Francisco Aires, natural de Rouças, e de Maria Joaquina Esteves, natural de São Paio, lavradores, residentes na Costinha, Rouças. N.p. de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, lavradores, de Rouças; n.m. de Manuel Esteves e de Rosa Domingues, lavradores, do Paço, São Paio. Nasceu em Rouças a 23/9/1899 e foi batizada nesse dia. Madrinha: Maria Caetana Pereira, viúva, do lugar da Igreja, Rouças. // Faleceu no lugar da Costa a 3/3/1907 e foi sepultada no cemitério local.   

 

AIRES, Vitorino. Filho de Manuel António Aires e de Clara Rosa Durães, moradores no lugar da Costinha, Rouças. N.p. de Gertrudes Aires, solteira, do lugar da Carreira; n.m. de Bento Manuel Durães e de Maria Teresa Rodrigues, do lugar da Costinha. Nasceu a 20/3/1853 e foi batizado a 22 desse mês. Padrinhos: Manuel Joaquim, irmão do batizando, e Ana Rosa Domingues, solteira, ambos do sobredito lugar da Costinha.

 

ALMEIDA

 

ALMEIDA, Bento Manuel. Filho de Isabel Rodrigues. Nasceu em Rouças por volta de 1802. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 4/6/1837 com Antónia Maria Meleiro, filha de Domingos Meleiro e de Maria Domingues, todos roucenses. Testemunhas: o padre José Durães, do lugar da Igreja, e o sacristão, do lugar do Crasto. // Morreu no lugar do Sobral a 5/12/1887, apenas com o sacramento da penitência, com 85 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, com dois filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia. 

 

ALMEIDA, José. Filho de Bento Manuel de Almeida e de Antónia Maria Meleiro, lavradores, roucenses. Nasceu em Rouças por volta de 1840. // Camponês. // Morreu no lugar do Sobral a 22/2/1906, com todos os sacramentos, com 66 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

ALMEIDA, Manuel Ernâni. Filho de Manuel António de Almeida e de Isaura Táboas. Nasceu em Rouças a --/--/1939 (NM 434).

 

ALMEIDA, Manuel Joaquim. Filho de Bento Manuel de Almeida e de Antónia Maria Meleiro, rurais, roucenses. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Sobral de Cima, quando casou na igreja de Rouças a 1/7/1868 com Maria José Fernandes, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, também roucense, moradora no lugar de Aldeia, filha de Manuel Francisco Fernandes e de Feliciana Alves Salgado, rurais, roucenses. Testemunhas presentes: Manuel Correia Feijó, fidalgo da Quinta da Cordeira, solteiro, e Manuel Caetano Alves, casado, de Cerdedo.

 

ALMEIDA, Manuel José. Filho de José Gonçalves de Almeida e de Isabel Gomes, moradores no lugar da Orada, SMP. N.p. de Manuel Rodrigues de Almeida e de Quitéria da Silva, do lugar da Mouta, freguesia de Fajozes (São Pedro), Vila do Conde; n.m. de Manuel António (Cerdeira?) e de Catarina Gomes de Araújo, do lugar da Orada, Melgaço. // Casou na igreja de Rouças a 25/3/1813 com Caetana, filha de António Manuel Fernandes e de Ana Ventura Rodrigues, de Cavaleiros; neta paterna de António Fernandes e de Maria Alves Salgado, do lugar de Cabreiros, e neta materna de Bernabé Rodrigues e de Maria Veloso Barreto, de Oleiros, todos estes de Rouças. // Testemunhas: João Manuel Domingues, casado, e Caetano José Cardoso, solteiro, de Bilhões.  
// continua...      

Sem comentários:

Enviar um comentário