sexta-feira, 16 de agosto de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de São Paio)
 
Por Joaquim A. Rocha




// continuação

AFONSO, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Maria Lopes, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de Francisco Afonso e de Luísa Lourenço; n.m. de António Lopes e de Maria Meleiro. Nasceu em São Paio a 18/6/1840 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Lopes e Joaquina Lopes, tios da criança. // Lavradora. // Casou a 24/12/1870 com José Luís, de 23 anos de idade, lavrador, de Sainde, Paderne, filho de Manuel Esteves e de Rosa Esteves, desse lugar e freguesia. Testemunhas: Manuel Joaquim da Costa, casado, do Cruzeiro, e Luís Manuel Soares, solteiro, da Gaia.

 

AFONSO, José. Filho de Manuel António Alonso e de Joaquina Rosa Lourenço, ele da freguesia de Godinho, bispado de Tui, e ela de Paderne, Melgaço, moradores no lugar da Gaia, São Paio. N.p. de José António Alonso e de Pepa Alonça, de Godinho, Tui; n.m. de Joaquim Lourenço e de Joaquina Cerqueira, do Granjão, Paderne. Nasceu em São Paio a 30/11/1882 e foi batizado a 1 de Dezembro desse ano. Padrinhos: José Bento Alves e Maria Teresa da Costa, casados, de Baratas, todos lavradores. // Casou com Constância da Pureza, de 22 anos de idade, natural de Prado, filha de Luís Caetano Esteves (de Araújo?) e de Josefina Pereira de Castro, na igreja de Prado, a 24/4/1909. // Ambos os cônjuges faleceram em Prado: a esposa a 9/3/1957 e ele a 19/11/1963. // Nota: o seu casamento confunde-se com o casamento de José Bento Afonso (Zenha), seu irmão; ver, em Prado, Constança da Pureza Esteves.

 

AFONSO, José. Filho de ---------- Afonso e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1962. // Lê-se em A Voz de Melgaço: «nas eleições de 2017 o candidato do Partido Socialista, José Afonso, de 55 anos de idade, garantiu a continuidade com 296 votos (75,7%), conquistando assim seis dos sete mandatos na Assembleia de Freguesia. O projeto do candidato da oposição PPD-PSD e CDS-PP somou 87 votos (22,2%), conquistando um lugar na Assembleia de Freguesia. Participaram neste ato eleitoral 391 dos 778 eleitores inscritos. Votos em branco – 2; votos nulos – 6. 

 

AFONSO, José Alberto. Filho de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Leonor Reis, moradores em Travessa, São Paio. Nasceu a --/--/19--. // Casou a 19 de Agosto de 1990 com Maria do Rosário, filha de António Martins e de Maria Madalena Martins, naturais de Parada do Monte, residentes em Corçães, Rouças. Presidiu à cerimónia o padre Júlio Vaz. 

 

AFONSO, José António. Filho de Manuel António Alonso e de Rosa Cerqueira, de Paderne, moradores na Gaia, São Paio. N.p. de José Alonso e de Josefa Fernandes, do Granjão, Paderne; n.m. de Lourenço Fernandes e de Teresa Cerqueira, do Granjão, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 14/7/1876 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites, casado, da Gaia, e Teresa de Jesus -------------, solteira, do Granjão. // Faleceu na Gaia, São Paio, a 25/8/1877, e foi sepultado na igreja.   

 

AFONSO, José da Ascensão. Filho de --------------- Afonso e de ------------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 2014 era o presidente da Junta de Freguesia de São Paio.

 

AFONSO. José Bento (Zenha). Filho de Manuel António Afonso, natural da Galiza, e de Joaquina Rosa Lourenço, natural de Paderne de Melgaço, moradores no lugar da Gaia, São Paio. Neto paterno de José António Alonço e de Rosa Alonça, da freguesia de Godinho, bispado de Tui; neto materno de Joaquim Lourenço e de Joaquina Lourenço (!), do lugar do Granjão, Paderne. Nasceu em São Paio a 5/5/1880 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Bento Alves e Maria Teresa da Costa, casados, de Baratas, todos lavradores. // Rural. // Casou na igreja de Prado a 24/4/1909 com Constança da Pureza Esteves, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Coto, freguesia de Prado, filha de Luís Caetano Esteves (Araújo) e de Josefina da Conceição Pereira de Castro. Testemunhas: Manuel Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, natural de Prado, e Maria do Carmo Barros, solteira, professora do ensino primário. // Em 1937 viviam em Espanha (Notícias de Melgaço n.º 348, de 4/4/1937). // A sua esposa finou-se a 9/3/1957. // Com geração (ver, em Prado, Aníbal Esteves Afonso). // Nota: a 22/3/1937 uma filha do casal, Regina dos Anjos Afonso, casou com o industrial José Lopes Godinho, de Vila Praia de Âncora. Padrinhos da boda: Oceano Atlântico Ribeiro e sua esposa, Maria Rosa de Carvalho, proprietários da Pensão Boavista, sita na Peso, Paderne. 

 

AFONSO, José Joaquim. Filho de Pedro Afonso e de Sebastiana Carvalho, moradores em Sante. Neto paterno de Pedro Afonso e de Maria Rodrigues, naturais de Paderne; neto materno de Manuel Carvalho e de Domingas Alves, de Sante. Nasceu em São Paio a 13/8/1814 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues Casal e sua cunhada Rosa Domingues, solteira, de Sante. // Em 1835 estava solteiro; nesse ano, a 27 de Maio, foi padrinho de Domingos José Dias.   

 

AFONSO, José Joaquim. Filho de João Afonso e de Maria da Silva. N.p. de António Afonso e de Maria de Freitas; n.m. de António da Silva e de Rosa de Fontes, todos de Lourenços. Nasceu em São Paio a 28/2/1821 e foi batizado a 4 de Março desse ano. Padrinhos: Francisco da Lapa Machado Araújo e Joaquina, solteira, filha de António da Silva e de Rosa de Fontes, do dito lugar.  

 

AFONSO, José Joaquim. Filho de Manuel António Afonso e de Maria Josefa Lourenço, moradores no lugar de Baratas. Neto paterno de Caetano Afonso e de Ana Rodrigues, de Campelo, Castro Laboreiro; neto materno de Pedro Lourenço e de Maria Luísa Ferreira, de Covelo, Paderne. Nasceu em São Paio a 19/2/1822 e foi batizado na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Lourenço e Ana Maria, sua irmã, solteiros, de Covelo, Paderne. // Lavrador. // Tinha 38 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Paderne a 5/8/1861 com Joaquina Rosa Fernandes, de 37 anos de idade, solteira, batizada na dita igreja, filha de Manuel António Fernandes e de Vicência Luísa Vaz, lavradores; neta paterna de Francisco Fernandes e de Maria Rosa de Carvalho, de Rouças, e neta materna de Manuel Luís Vaz e de Isabel Alves, de Verdelha. Testemunhas: António José Fernandes, solteiro, irmão da noiva, e António José Gonçalves, casado, lavrador, de Baratas, São Paio. // Faleceu no lugar das Baratas a 28/8/1886, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou uma filha.  

 

AFONSO, José Joaquim. Filho de -------- Afonso e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1827. // Faleceu em São Paio a --/--/1914, com 87 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

AFONSO, José Luís. Filho de António José Afonso e de Maria Rosa Codesseira, rurais, moradores no lugar de Real. Neto paterno de Manuel Afonso e de Maria Luísa Monteiro, da Carreira; neto materno de João Luís Codesseira e de Ana Maria Esteves, de Real. Nasceu em São Paio a 12/2/1816 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso e sua filha Maria Rosa, solteira, da Carreira. // Casou com Maria Teresa Domingues, filha de Manuel António Domingues e de Teresa Maria Codesseira, do lugar dos Lourenços. // Morreu no lugar da Carreira a 12/5/1892, somente com o sacramento da extrema-unção, no estado de viúvo de Maria Teresa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

AFONSO, José Manuel. Filho de António Joaquim Afonso e de Rosa Matildes Domingues, moradores no lugar dos Lourenços. Neto paterno de João Afonso e de Maria da Silva; neto materno de António Domingues e de Maria Rosa Meixeiro. Nasceu em São Paio a 4/7/1863 e foi batizado a seis desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Gonçalves e mulher, Maria Teresa Domingues, do lugar dos Lourenços, todos lavradores. // Rural. // Casou na igreja de São Paio a 24/3/1894 com Joaquina Rosa Fernandes, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, do referido lugar, filha de José António Fernandes e de Ana Joaquina Durães. // Enviuvou a 19/9/1910. // Com geração.  

 

AFONSO, José Maria. Filho de Manuel António Afonso e de Maria do Carmo da Rosa, lavradores, residentes no lugar da Costa, São Paio. N.p. de José Joaquim Afonso e de Vitorina Clara Domingues; n.m. de Manuel Luís da Rosa e de Maria José Gomes. Nasceu na Costa, São Paio, a 23/10/1892 e foi batizado no mesmo dia. Padrinhos: José Manuel Afonso Fernandes e Maria das Dores Fernandes, solteira, lavradores, ambos do Regueiro, São Paio. // Casou com Ana Joaquina de Freitas, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 13/12/1915. // Faleceu em São Paio a 26/12/1982.  

 

AFONSO, Josefa. Filha de José Bento Afonso (Zenha) e de Constança Pureza Araújo. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu a --/--/19--. 

 

AFONSO, Josefina da Conceição. Filha de Manuel Adamastor Afonso e de Maria de Jesus da Rocha. Nasceu a 4/12/1950 e foi batizada a 6/5/1951.  

 

AFONSO, Laurinda da Pureza. Filha de Manuel António Afonso e de Maria do Carmo da Rosa, lavradores, da Costa, São Paio. N.p. de José Joaquim Afonso e de Clara Vitorina Domingues; n.m. de Manuel José da Rosa e de Maria José Gomes. Nasceu na Costa, São Paio, a 28/12/1896 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Afonso, casado, dos Lourenços, e Maria das Dores Gomes, solteira, do Regueiro, lavradores. // Casou com Alberto Carpinteiro, na CRCM, a 15/5/1926. // Faleceu na sua freguesia a 8/3/1984. 

  

AFONSO, Leocádia. Filha de José Joaquim Afonso e de Claudina da Ascensão Cordeiro, lavradores, naturais de Paderne, residentes no lugar do Barral. Neta paterna de Pedro Afonso e de Maria do Carmo Alves; neta materna de Simão António Cordeiro e de Clementina Rosa Alves. Nasceu em São Paio a 2 de Maio de 1905 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Maria da Rocha, casado, e Maria da Conceição Queirós, viúva, proprietários. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 28/7/1986.

 

AFONSO, Ludovina Rosa. Filha de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Lopes. N.p. de Domingos Afonso e de Maria Lourenço; n.m. de António Lopes e de Maria Domingues, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 7/3/1842 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Ferreira e sua mãe Maria Dias, de Queirão, Paderne. // (ver Raul Ferreira). 

 

AFONSO, Luís. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 6/8/1804 e foi sepultado na igreja, com ofício de cinco padres; antes de morrer, perdera a fala e o juízo.

 

AFONSO, Luís. Filho de José Bento Afonso (Zenha) e de Constança Pureza Araújo. // Emigrou para o Canadá em Maio de 1957. // S.m.n.

 

AFONSO, Manuel. // Natural do lugar dos Lourenços. // Faleceu solteiro, a 10/12/1805, e foi sepultado na igreja com ofício de corpo presente.

 

AFONSO, Manuel. // Natural do lugar da Carreira. // Faleceu a 1/5/1825, no estado de casado.

 

AFONSO, Manuel. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu, com todos os sacramentos, sem testamento, a 25/1/1856, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

AFONSO, Manuel. // Natural do lugar de Sante. // Faleceu no estado de viúvo, com todos os sacramentos, a 3/2/1859, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de cinco sacerdotes «cuja determinação consta de um apontamento que fez

 

AFONSO, Manuel. Filho de Maria Luísa Afonso, lavradeira, moradora no lugar dos Lourenços. Neto materno de José Joaquim Afonso e de Vitorina Clara Domingues. Nasceu em São Paio a 16/7/1892 e foi batizado pelo padre António Esteves dois dias depois. Padrinhos: Manuel Francisco Lamas, solteiro, e Rosa Gonçalves, casada, lavradores, do dito lugar. // A fim de cumprir o serviço militar, tinha de comparecer de 12 a 15/5/1913 em Infantaria 3, Viana do Castelo (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). // Como não apareceu, foi considerado refractário (Correio de Melgaço n.º 53, de 9/6/1913).    

 

AFONSO, Manuel Adamastor. Filho de José Bento Afonso (Zenha) e de Constança Pureza Araújo. N.p. de Manuel Joaquim Afonso e de Rosa Joaquina Lourenço; n.m. de Luís Caetano Esteves Araújo e de Josefina da Conceição Pereira de Castro. // Nasceu a 20/2/1912 e foi batizado a 7 de Março desse ano. // Casou a 14/7/1938 com Maria de Jesus, filha de Damião José da Rocha e de Maria da Conceição Cerqueira. // Com geração.    

 

AFONSO, Manuel António. Filho de António Afonso e de Maria Esteves, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de Luís Afonso e de Maria Vaz Torres (?), de Cubalhão, termo de Valadares; n.m. de Manuel Domingues e de Isabel Esteves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 4/10/1810 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues e Maria Domingues, do sobredito lugar de Cavaleiro Alvo.

 

AFONSO, Manuel António. Filho de José Manuel Alonso e de Pepa Alonso, galegos. Nasceu na Galiza, bispado de Tui, por volta de 1836. // Lavrador-caseiro. // Morreu a 12/6/1904, no lugar da Gaia, freguesia de São Paio de Melgaço, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 68 anos de idade, no estado de casado com Joaquina Rosa Lourenço (ver em Paderne), sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial de São Paio.

 

AFONSO, Manuel António. Filho de José Joaquim Afonso e de Vitorina Clara Domingues, lavradores. Neto paterno de João Afonso e de Maria da Silva; neto materno de Maria Domingues, solteira, todos do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 1/6/1863 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel António Lourenço e Marcelina Pires, casados, do lugar de Sante, todos lavradores. // Camponês. // Casou na igreja de São Paio a 3/1/1892 com Maria do Carmo (ou Maria Rosa) da Rosa, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Costa, filha de Manuel António da Rosa e de Maria José Gomes, rurais. // Morreu no lugar da Costa, freguesia de São Paio, onde residia, a 28/11/1935. // Com geração.

 

AFONSO, Manuel António. Filho de José Manuel Afonso e de Joaquina Fernandes, lavradores, sampaienses, residentes no lugar dos Lourenços. Neto paterno de António Joaquim Afonso e de Rosa Matildes Domingues; neto materno de José Fernandes e de Ana Durães. Nasceu em São Paio a 28 de Maio de 1906 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: Manuel António Domingues, casado, e a avó materna do batizando. // Morreu a 18/6/1906.

 

AFONSO, Manuel António. Filho de --------- Afonso e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1911. // Morreu no lugar da Costa, São Paio, em 1935, com apenas 24 anos de idade (NM 293).

 

AFONSO, Manuel Francisco. Filho de Manuel José Afonso e de Maria Joaquina Lopes, lavradores. N.p. de Domingos Afonso e de Maria Lourenço; n.m. de António Lopes e de Maria Domingues. Nasceu em São Paio a 22/5/1855 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Francisco José Soares e Rosa Soares, todos de Cavaleiro Alvo. // Faleceu na Raza a 8/9/1869, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja.    

 

AFONSO, Manuel Gaspar. Filho de Manuel António Afonso e de Maria do Carmo da Rosa, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Costa. Neto paterno de José Joaquim Afonso e de Vitorina Clara Domingues; neto materno de Manuel José da Rosa e de Maria José Gomes. Nasceu no lugar da Costa, São Paio, a 30/3/1906, e foi batizado na igreja a 1 de Abril desse ano. Padrinhos: José Joaquim Afonso, casado, e Maria das Dores Fernandes, solteira, lavradores. // Carpinteiro. // Casou na CRCM a 8/3/1934 com a sua conterrânea Albertina dos Anjos Sérvio, nascida a 15/1/1908, camponesa, filha de Manuel Francisco Sérvio e de Clara Maria Rebelo. Moraram no lugar de Baratas, São Paio. // Ele morreu a 14/6/1979. // A sua viúva faleceu em Viana do Castelo, no Lar da Misericórdia, a 17/1/1997. // Com geração.   

 

AFONSO, Manuel Joaquim. // Do lugar da Costa. // Faleceu com todos os sacramentos, sem testamento, a 13/4/1852, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 14 desse mês e ano.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Afonso e de Domingas Sebastiana Gonçalves, lavradores, residentes em Sante. N.p. de Sebastião Afonso e de Caetana Domingues, dos Lourenços; n.m. de Sebastião Gonçalves e de Rosa Alves, de Sante. Nasceu em São Paio a 22/6/1808 e foi batizado a 24 desse mês. Padrinhos: Manuel Afonso, solteiro, e Maria Joaquina, solteira, filha de José Alves Gonçalves e de Maria Alves, de Sante. // Casou com Maria Luísa de Moura, filha de galegos. // Lavrador. // Faleceu em Lourenços, São Paio, a 20/6/1878, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de António José Afonso e de Maria Rosa Codesseira, lavradores, de Real. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Luísa Monteiro, da Carreira; n.m. de João Luís Codesseira e de Ana Esteves, de Real. Nasceu em São Paio a 23/1/1814 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Afonso e sua irmã Maria Rosa Afonso, solteiros, da Carreira. // Faleceu em Real, solteiro, a 24/3/1866, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento.  

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Afonso e de Maria Josefa Lourenço, residentes no Cruzeiro. N.p. de Caetano Afonso e de Ana Rodrigues, de Formarigo, freguesia do concelho de Castro Laboreiro; n.m. de Pedro Lourenço e de Maria Luísa Ferreira, de Covelo, Paderne. Nasceu em São Paio a 13/9/1819 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Lourenço e irmã, Ana Lourenço, solteiros, de Covelo, Paderne. 

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de -------- Afonso e de ---------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1915 com Maria da Conceição Alves de Figueiredo (Correio de Melgaço n.º 147, de 2/5/1915). // Com geração.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de --------- Afonso e de --------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria Leonor dos Reis, ambos de São Paio. // Em 1999 moravam no lugar de Travessa, São Paio. // No ano de 1967, por doação verbal feita por António Elídio Reis e mulher, Áurea da Purificação Cortes, da Carpinteira, adquiriram um prédio rústico «Leira da Travessa», a confrontar a norte com Julieta Caldas e a sul com Alberto Francisco Reis. // Nota: parece ser o mesmo senhor que morreu em 2008 (ver V.M. n.º 1303, de 1 de Dezembro de 2008). 

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Luís Afonso e de Josefa Álvares. N.p. de Lourenço Afonso e de Isabel Esteves; n.m. de Manuel Álvares e de Rosa Gonçalves, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 30/7/1802 e foi batizado pelo padre MJD, da Raza, a 2/8/1802. Padrinhos: Manuel Torres e sua mulher Maria Luísa Pereira, de Cavaleiro Alvo.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de João Afonso e de Maria Teresa da Silva, camponeses, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de António Afonso e de Maria de Freitas (?); n.m. de António da Silva e de Rosa de Castro, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 18/3/1807 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Madrinha: Ana da Silva. // Casou com Margarida Rosa Monteiro, filha de António Manuel Rodrigues Monteiro e de Maria Esteves, natural de Sante. // Morreu em Sante, onde residia, a 8/4/1884, casado com a dita Margarida Rosa, e foi sepultado no adro da igreja de Paderne. // Deixou filhos. 

  

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel José Afonso e de Margarida Rosa Rodrigues Monteiro, de Sante. N.p. de João Afonso e de Maria Teresa Silva, de Lourenços; n.m. de António Manuel Rodrigues Monteiro e de Maria Esteves, de Sante. Nasceu em São Paio a 1/3/1851 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro e Ofrásia Maria de Barros «esta hoje no lugar da Lota», ambos de São Paio. 

 

AFONSO, Manuel José. Filho de José Joaquim Afonso e de Vitorina Clara Domingues, lavradores. Neto paterno de João Afonso e de Maria da Silva; neto materno de Maria Rosa Domingues, solteira. Nasceu em São Paio a 9/12/1857 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Manuel Domingues, tio do bebé, que foi representado por Bento Manuel Rodrigues, e Maria Angélica Afonso, todos de Lourenços. // Faleceu em casa a 11/8/1860 e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com missa cantada.   

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Teresa da Conceição Afonso, solteira, taverneira, moradora em Cavaleiro Alvo. N.m. de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Lopes, lavradores, do dito lugar. Nasceu em São Paio a --/--/1869 e foi batizado a 23 de Maio desse ano. Padrinhos: João Luís Esteves e Marcelina Rosa Esteves, solteiros, ambos de Paderne. // Faleceu no lugar de Cavaleiro Alvo a 29/8/1869, apenas com três meses de idade, e foi sepultado na igreja.  

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Teresa da Conceição Afonso, lavradeira, de Cavaleiro Alvo. // Faleceu no dito lugar a 27/11/1873, menor de dois anos de idade, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de José Joaquim Afonso e de Rosa Maria Sérvio, lavradores-caseiros, sampaienses, residentes no lugar da Gaia. Neto paterno de Pedro Afonso e de Maria do Carmo Alves; neto materno de João Francisco Sérvio e de Maria Teresa da Silva. Nasceu em São Paio a 14/12/1907 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Carolina Rosa Sérvio, casados, artistas.

 

AFONSO, Maria. // Casou com António Carvalho, de Sante. // Faleceu a 6/4/1805 e foi sepultada na igreja com ofício de corpo presente.

 

AFONSO, Maria. // De Lourenços. // Faleceu solteira, a 8 de Maio de 1819.

 

AFONSO, Maria. Filha de ----------- Afonso e de ---------------------------------------. Nasceu por volta de 1844. // Faleceu no lugar de Barata a --/--/1933, com 89 anos de idade (NM 191, de 23/4/1933).

 

AFONSO, Maria Albina. Filha de Maria Joaquina Afonso, moradora no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta materna de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Lopes, do dito lugar, lavradores. Nasceu em São Paio a 15/11/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Gonçalves e sua irmã, Maria Albina Gonçalves, solteira, da Jugaria, Fiães. 

 

AFONSO, Maria Angélica. Filha de Manuel José Afonso e de Margarida Rosa Rodrigues Monteiro, lavradores, naturais de São Paio. N.p. de João Afonso e de Maria da Silva; n.m. de António Rodrigues Monteiro e de Maria Esteves. Nasceu em Sante (lugar meeiro São Paio – Paderne), a 15/6/1851 e foi batizada na igreja de São Paio pelo padre Manuel Meleiro de Castro três dias depois. Padrinhos: o pároco batizante e Eufrásia, de Barata, São Paio. // Nota 1: este assento foi feito a 12/12/1892 pelo padre António Esteves. // Casou na igreja a 23/12/1892 com o seu conterrâneo Tomás Joaquim Gonçalves, viúvo. // Enviuvou a 10/2/1901. // Nota 2: do marido não teve filhos.   

 

AFONSO, Maria Angélica. Filha de José Luís Afonso e de Maria Teresa Domingues, lavradores, da Carreira. Neta paterna de António José Afonso e de Maria Rosa Codesseira, de Real; neta materna de Manuel António Domingues e de Teresa Codesseira, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 31/8/1853 e foi batizada na igreja a 1/9/1853. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites, da Carreira, e Rosa Maria Afonso, de Real. // Casou a 20/9/1884 com José Maria, de 40 anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar da Carpinteira, filho de Francisco José de Caldas e de Ana Rosa Domingues.

 

AFONSO, Maria Angélica. Filha (única) de José Joaquim Afonso e de Joaquina Rosa Fernandes, lavradores, moradores no lugar de Baratas. Neta paterna de Manuel António Afonso e de Maria Josefa Lourenço, do dito lugar; neta materna de Manuel António Fernandes e de Vicência Luísa Vaz, de Verdelha, Paderne. Nasceu em São Paio a 9/6/1862 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Alves Pereira, solteiro, lavrador, de Sante, e Maria Rosa Esteves, solteira, lavradora, de Covelo. // Casou a 18/1/1888 com Manuel Joaquim Alves, seu parente no 4.º grau, carpinteiro, nascido no lugar de Covelo, Paderne, a 14/2/1862, solteiro, filho de António Francisco Alves e de Clara Rosa de Carvalho, artistas, do dito lugar. Testemunhas: Manuel Joaquim da Costa, do lugar do Cruzeiro, e Manuel José Gonçalves, do lugar das Quingostas, casados, lavradores. // Enviuvou em 1940. // Faleceu na sua terra de nascimento a 30/3/1951. // Foi mãe de sete filhos. O mais conhecido é o famoso fotógrafo “San-Payo”. // Uma de suas netas, Ruth San Payo, escreveu sobre ela: «Minha avó ainda semeava o linho para ser tecido no seu tear. (…) Mas nada tem o encanto e a frescura do linho, que minha avó tinha em arcas perfumadas com ervas aromáticas e maçãs de guarda.» E mais à frente pergunta: «Que terá sido feito do velho tear de minha avó Angélica?» (JM 219, de 6/3/2009). // Nota: nesta fotografia de 1939 está ao lado de sua neta Lídia.

 

AFONSO, Maria Angelina (ou Maria Angélica). Filha de Manuel Joaquim Afonso e de Maria Luísa de Moura, moradores no lugar dos Lourenços. N.p. de Manuel Afonso e de Domingas Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Domingos de Moura e de Francisca Sarmento, de Cecrinhos, Galiza. Nasceu em São Paio a 29 de Agosto (?) de 1832 e foi batizada a 30 (?) desse mês e ano. // Camponesa. // Casou com António José Rodrigues, filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Dias. // Morreu no lugar de Soutulho a 14/10/1896, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de casada, sem testamento, com geração, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

AFONSO, Maria Augusta. Filha de José Bento Afonso (Zenha) e de Constança Pureza Araújo. Nasceu a 19/8/1928 e foi batizada 21/3/1931. // S.m.n. 

 

AFONSO, Maria Constança. Filha de Manuel Adamastor Afonso e de Maria de Jesus da Rocha. N.p. de José Bento Afonso e de Constança Pureza Araújo; n.m. de Damião José da Rocha e de Maria da Conceição Cerqueira. Nasceu a 13/6/1939 e foi batizada a 24 desse mês. // Sem mais notícias.

 

AFONSO, Maria das Dores. Filha de Manuel António Afonso e de Maria do Carmo da Rosa. N.p. de José Joaquim Afonso e de Vitorina Clara Domingues; n.m. de Manuel Luís da Rosa e de Maria José Gomes. Nasceu na Costa, São Paio, a 13/5/1895 e foi batizada pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: José Manuel Afonso, casado, dos Lourenços, e Maria das Dores Fernandes, solteira, do Regueiro, lavradores.

 

AFONSO, Maria das Dores. Filha de José Maria Afonso e de Rosa Joaquina de Caldas. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 221, de 22/10/1916).

 

AFONSO, Maria da Glória. Filha de José Joaquim Afonso, natural de Paderne, e de Rosa Maria Sérvio, natural de São Paio, lavradores-caseiros. Neta paterna de Pedro Afonso e de Maria do Carmo Alves; neta materna de João Francisco Sérvio e de Maria Teresa da Silva. Nasceu no lugar da Gaia a 28/9/1910 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues, alfaiate, e sua esposa, Carolina Sérvio, lavradeira, do lugar dos Lourenços. // Casou na igreja de Paderne a 8/2/1941 com Armindo Brito, seu conterrâneo. // Faleceu a 21/6/1992 e foi sepultada no cemitério de Alvaredo, na mesma campa de Abel José Pereira (16/7/1930-22/6/1983).   

 

AFONSO, Maria Gertrudes. // Do Pombal. // Faleceu a 16/8/1843, com os sacramentos da penitência e sagrado viático, e não recebeu o da extrema-unção por não darem parte, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia a seguir. // Deixou testamento. // Nota: parece ter sido esposa de Domingos José Vaz, falecido a 4/2/1847.    

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Joaquim Afonso e de Maria Domingues, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de Luís Afonso e de Maria Vaz, de Cubalhão; n.m. de Manuel Domingues e de Isabel Esteves, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 13/10/1805 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Esteves e Custódia Domingues, do Regueiro.

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Afonso e de Maria Josefa Lourenço, lavradores, residentes que foram em Baratas. // Lavradeira. // Casou com António José Gonçalves (ver em Castro Laboreiro). // Faleceu no sobredito lugar de Baratas a 23/9/1881, somente com os sacramentos da penitência e da eucaristia. // Tinha 64 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de António José Afonso e de Maria Rosa Codesseira, moradores no lugar de Real. N.p. de Manuel Afonso e de Maria Luísa Monteiro, da Carreira; n.m. de João Luís Codesseira e de Ana Maria Esteves, de Real. Nasceu em São Paio a 8/6/1821 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Lavradeira. // Casou com José Joaquim Rodrigues Torres. // Morreu em Real a 31/7/1881 com todos os sacramentos e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.  

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Manuel Afonso e de Maria Joaquina Lopes. N.p. de Domingos Afonso e de Maria Lourenço; n.m. de António Lopes e de Maria Domingues, todos de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 23/5/1838 e foi batizada a 27 desse mês. Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves e sua irmã Maria Joaquina Gonçalves, de Lobiô, Rouças. // Mãe solteira de Maria Albina.  

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Maria Teresa Afonso, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Lourenços. Neta materna de João António Afonso e de Maria da Silva, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 16/5/1843 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Afonso e Joaquina Pires, do sobredito lugar. // Casou a 8/6/1870 com Januário de Castro, filho de José Luís de Castro e de Maria Teresa de Freitas, do lugar do Lagendo. // Enviuvou a 27 de Setembro de 1910. // Faleceu no lugar dos Lourenços a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 67, de 21/9/1913).   

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de José Luís Afonso e de Maria Teresa Domingues, moradores no lugar da Carreira. N.p. de António José Afonso e de Maria Rosa Codesseira, do lugar de Real; n.m. de Manuel António Domingues e de Teresa Maria Codesseira, do lugar dos Lourenços. Nasceu em São Paio a 9/10/1849 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Lourenço e Joaquina Domingues, tia da criança, da Carpinteira. // Faleceu a 4/1/1851 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Francisco José Afonso e de Maria Joaquina Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Sante. Neta paterna de Manuel José Afonso e de Margarida Rosa Monteiro; neta materna de António Lourenço Pontes e de Rosa Maria Calhegas. Nasceu no dito lugar de São Paio e Paderne a 13/9/1882 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Lourenço Pontes e Maria Alves Garelha, todos moradores no lugar de Sante, lavradores. // Serviçal. // Casou na igreja da sua terra natal a 2/1/1903 com Amândio Domingues Casal, de 23 anos de idade, solteiro, oficial de pedreiro, nascido na freguesia de Santa Leocádia, concelho de Baião, filho de Manuel Inácio Domingues Casal e de Teresa de Jesus Afonso, jornaleiros, naturais de Sante, São Paio de Melgaço. // O seu marido morreu em Paderne a 4/3/1947.
 
 



 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário