quarta-feira, 10 de abril de 2019


GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO


LAMAS DE MOURO

 


 
 
 

Edição de autor

 

 
 

Ficha técnica

 
Título: Gentes do Concelho de Melgaço – Lamas de Mouro

 

Autor – Joaquim Agostinho da Rocha

 

Capa – Brasão da freguesia

 

Fotografias – vários

 

Execução gráfica –

 

Tiragem –

 

Depósito legal –

 

ISBN –

 

Data de edição –

 

Correio eletrónico: joaquim.a.rocha@sapo.pt

Blogue: Melgaço, Minha Terra

 Telemóvel: 965815648




*
 



Obras do autor





Obras a publicar

 

Poemas do Vento

Sonetos do Sol e da Lua

Quadras ao deus dará

Escritos Sobre Melgaço

Entre Mortos e Feridos (romance)

Lembranças Amargas (romance)

Gentes de Melgaço (micro biografias)

Dicionário Enciclopédico de Melgaço

A Minha Vida em Imagens

A minha religião e outros escritos

Auto da Palina

Frágeis elos (2.ª edição)

Melgaço: Padres, Monges e Frades

 

Obras publicadas

 

Livros

 

Frágeis Elos (uma história familiar)

Dicionário Enciclopédico de Melgaço (I e II volumes)

Lina – Filha de Pã (romance)

Os Meus Sonetos e os do frade

Os Novos Lusíadas (…)

Melgacenses na I Grande Guerra (…)

(em parceria com Walter Alves)

 

Separatas

 

A Origem de Algumas Famílias Melgacenses

A Febre Tifoide e os seus Protagonistas

Tomás das Quingostas (200 anos do seu nascimento)

A Provável Origem de Melgaço e Paderne

 

Prefácios nos seguintes livros de José A. Cerdeira e ACE:

 

Tomaz das Quingostas

O Buraco da Serpe

A Adversidade por Madrasta

O Sonhador dos Montes da Aguieira

Nas Páginas do Notícias de Melgaço

 

Colaborações

 

No Boletim dos Serviços Sociais da CGD

No Boletim Cultural da Câmara Municipal de Melgaço

No jornal A Voz de Melgaço

No jornal Fronteira Notícias

Artigo sobre o santuário da Peneda no livro Lugares Sagrados de Portugal I, editado pelo Círculo de Leitores em 2016.

 


*


Apresentação

 
     A freguesia de Lamas de Mouro já pertencia ao julgado de Melgaço em 1843 e 1847 (ver assento de batismo de Maria José Pires, nascida em Prado a 10/11/1843, e de Rosa Maria Alves, nascida em São Paio a 19/3/1847). Antes pertencera ao concelho de Castro Laboreiro (ver Notícias de Melgaço n.º 179, de 8/1/1933).


 

*

 

     Em Maio de 1884 foi enterrada no adro da igreja Teresa Rodrigues. O povo não gostou da alternativa e o padre viu-se obrigado a acabar com esse «sacrilégio»! Em 1895 ainda enterravam os corpos dos defuntos na igreja!

 

*

 

Lugares: Alcobaça (meeiro), de Cima, Ferraria, Gavião, Igreja, Senra, Touça,

 

*

 

Acerca de Lamas de Mouro ver o Notícias de Melgaço n.º 838, de 9/11/1947, página 3.

 

*

 

 

ABREU

 

ABREU, Maria. Filha de Manuel Caetano de Abreu e de Teresa de Jesus, naturais de Paços. Nasceu por volta de 1797. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro (onde residia), a 24/12/1876, com sessenta e nove (69) anos de idade, lavradeira, casada com Manuel Gonçalves. // Deixou seis filhos.  

 

AFONSO

 

AFONSO, Ana. Filha de António Afonso e de Isabel Maria Domingues. Neta paterna de Manuel Afonso e de Rosa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de António Domingues e de Maria José Afonso, de Lamas de Mouro. Nasceu a 25/7/1859 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e sua mulher, Angélica Domingues, de Portelinha, Castro Laboreiro.

 

AFONSO, Ana Rosa. Filha de António Afonso, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Rosa Domingues, natural de Lamas de Mouro, lavradores, residentes no lugar de Gavião. Neta paterna de Manuel Afonso e de Maria Antónia, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de Francisco Domingues e de Rosa Teresa Fernandes, de Gavião, Lamas de Mouro. Nasceu em Lamas de Mouro a 26/6/1877 e foi batizada a 1 de Julho desse ano. Padrinhos: Manuel Luís Domingues (Caixeiro?), solteiro, natural de Castro Laboreiro, e Rosa Teresa Fernandes, avó materna da neófita, de Gavião. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 17/6/1901 com o seu conterrâneo Manuel Luís Domingues (Carriço), de 26 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar de Cima, Lamas de Mouro, filho de António Domingues “Carriço” e de Clara Domingues, naturais e moradores no dito lugar de Cima. Testemunhas: Manuel Afonso, casado, lavrador, do lugar do Sobreiro, freguesia de Cristóval, e António Domingues “Carriço”, casado, lavrador, do lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Faleceu na freguesia de Lamas de Mouro a 17/7/1945. // Com geração.

 

AFONSO, Angelina. Filha de Manuel Afonso e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Touça. Neta paterna de António Afonso e de Rosa Gonçalves, da Lagarteira, Parada do Monte; neta materna de António Domingues e de Maria José Afonso, de Touça, Lamas de Mouro. Nasceu a 23/6/1875 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Alves Branco, almocreve, e sua criada, Carlota Fernandes, de Riba de Mouro, moradores em Lamas de Mouro, Melgaço. // Casou com Manuel Luís, filho de Pedro Manuel Gregório e de Maria Rosa Duque, naturais da Gave. // Moraram no lugar de Cela, Cousso, onde lhes nasceram os filhos. // Faleceu na freguesia de Cousso a 28/12/1946.

 

AFONSO, António. Filho de Manuel Francisco Afonso e de Maria Rosa Fernandes, moradores em Portelinha, Castro Laboreiro. // Lavrador. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, morava em Portelinha, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 6/9/1865, com Maria Rosa, de 21 anos de idade, solteira, natural de Gavião, Lamas de Mouro, filha de Francisco Domingues (já defunto) e de Rosa Teresa Fernandes. // Faleceu em Gavião, Lamas de Mouro, a 28/8/1877, casado com Maria Rosa Domingues. // Deixou cinco filhos. 

 

AFONSO, Augusto. Filho de Manuel Afonso e de Joaquina Domingues. Neto paterno de António Luís Afonso e de Rosa Gonçalves, de Parada do Monte; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 30/7/1867 e foi batizado a 5 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: José Domingues e sua mulher, Maria Domingues.  

 

AFONSO, Belino. Filho de José Maria Afonso, natural de Riba de Mouro, Monção, e de Silvana Domingues (do Portório), natural da freguesia da Gavieira, Arcos de Valdevez, lavradores, residentes no lugar da Gardinha, freguesia da Gavieira. Neto paterno de Manuel Joaquim Afonso e de Rosa Gonçalves; neto materno de António Domingues (do Portório) e de Teresa Gonçalves (Amadora). Nasceu em Lamas de Mouro a 17/12/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial da freguesia. Padrinhos: Belino Domingues e Maria Domingues, solteiros, camponeses, moradores no lugar de Cima, Lamas de Mouro.     

 

AFONSO, Emília. Filha de Manuel José Afonso, natural de Parada do Monte, e de Joaquina Domingues, natural de Lamas de Mouro, camponeses, moradores no lugar de Touça. Neta paterna de António Luís Afonso e de Rosa Gonçalves; neta materna de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu em Lamas do Mouro a 18/5/1873 e foi batizada na igreja desta freguesia a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Domingues e Maria Rodrigues. // Lavradeira. // Faleceu a 25/11/1903, no lugar da Ponte da Cela, freguesia de Cousso, onde residia, quase de repente, sem os sacramentos da igreja católica, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Cousso.

 

AFONSO, Evaristo. Filho de António Afonso e de Isabel Maria Domingues. Neto paterno de Manuel José Afonso e de Rosa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 9/6/1868 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues e sua mulher, Maria Domingues.

 

AFONSO, Gaspar. Filho de António Afonso e de Isabel Maria Domingues, lavradores, residentes em Touça. Neto paterno de Manuel Afonso e de Rosa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso, de Lamas de Mouro. Nasceu a 10/3/1876 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Madrinha: Maria Afonso, irmã do batizando.

 

AFONSO, Joaquim. Filho de António Afonso e de Maria Domingues. Neto paterno de Manuel Afonso e de Rosa Esteves, de Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 7/4/1863 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Madrinha: Maria José Afonso.

 

AFONSO, Joaquim. Filho de António Afonso e de Maria Domingues. Neto paterno de Manuel Afonso e de Rosa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 4/7/1864 e foi batizado a 7 desse mês. Madrinha: Maria José Afonso.

 

AFONSO, José. Filho de António Afonso e de Isabel Maria Domingues, lavradores, residentes em Touça. Neto paterno de Manuel Afonso e de Rosa Esteves; neto materno de António Domingues e de Maria Afonso. Nasceu a 1/3/1861 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Afonso, casada, lavradeira, moradora em Touça. // (Era o 2.º filho do mesmo nome e o 4.º do casal).

 

AFONSO, José. Filho de António Afonso e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes em Touça, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Afonso e de Teresa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso, de Touça. Nasceu a 19/6/1874 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Afonso, casado, lavrador, e Rosa Teresa Fernandes, ambos moradores no lugar de Gavião. // Faleceu a 23/11/1899, na sua casa de Gavião, solteiro, e foi sepultado no adro da igreja. Teve direito a três ofícios e a trinta missas.   

 

AFONSO, José Joaquim. Filho de Francisco Afonso e de Maria Ana Domingues, moradores no lugar de Alcobaça, Fiães. Neto paterno de Manuel Afonso e de Ana Esteves, de Assureira, Fiães; neto materno de José Joaquim Domingues e de Ana Maria Domingues, de Alcobaça, todos lavradores. Nasceu a 9/2/1882 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro nesse mesmo dia.

 

AFONSO, Justino. Filho de António Afonso e de Maria Domingues. Neto paterno de Manuel Afonso e de Rosa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 13/5/1866 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Domingues e sua mulher, Maria Domingues, de Lamas de Mouro.

 

AFONSO, Luís Augusto. Filho de António Afonso e de Isabel Domingues, moradores em Touça. Neto paterno de Manuel Afonso e de Teresa Esteves; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 12/5/1873 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

AFONSO, Manuel. Filho de António Afonso e de Isabel Maria Domingues, moradores em Lamas. Neto paterno de Manuel Afonso e de Rosa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 15/3/1854 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso e Rosa Domingues, do lugar de Portelinha, Castro Laboreiro. 

 

AFONSO, Manuel. Filho de António Afonso e de Maria Domingues. Neto paterno de Manuel Francisco Afonso e de Maria Rosa Fernandes, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de Francisco Domingues e de Rosa Fernandes. Nasceu a 20/4/1866 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Fernandes. // Ver, em Cristóval, Laura Germana Afonso.  

 

AFONSO, Manuel. Filho de Manuel Afonso e de Joaquina Domingues. Neto paterno de António Luís Afonso e de Rosa Gonçalves; neto materno de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 4/9/1869 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e Clara Domingues.

 

AFONSO, Manuel António. Filho de ---------- Afonso e de -------------------------. // Morreu no lugar de Touça, freguesia de Lamas de Mouro, repentinamente, a 11/12/1858, no estado de viúvo, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Teve três ofícios de sete padres.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Maria Luciana Afonso, do lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães. Neto materno de Maria Francisca Gonçalves, do lugar do Porteiro, Castro Laboreiro. Nasceu a 12/6/1857 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues “Amigo” e sua mulher, Maria Rosa Domingues, do lugar de Alcobaça.

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Afonso e de Mariana Domingues. Neto paterno de Manuel Afonso “Queimadelo” e de Ana Afonso; neto materno de Joaquim Domingues e de Ana Maria Domingues. Nasceu a 29/5/1873 e foi batizado na igreja a 1 de Junho desse mesmo ano. Madrinha: Ana Maria Domingues.

 

AFONSO, Manuel Joaquim (Manuel Cerqueira). Filho de ------- Afonso e de --------------------------. Nasceu por volta de 1918. // Casou com --------------------------------------. // Emigrante. // Morreu em Gavião, Lamas de Mouro, a --/--/1999, com 81 anos de idade. // Pai de Fernando, de Joaquim, de Oliveiros, de Aurélio, de Amélia e de Judite.     

 

AFONSO, Manuel José. Filho de António Afonso e de Maria Rosa Domingues, do lugar de Gavião. Nasceu por volta de 1866. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 4/8/1892, com Rosa de Jesus, de 29 anos de idade, também solteira, filha de António de Brito, alfaiate, e de Joaquina Durães, do lugar do Sobreiro, Cristóval. Testemunhas presentes: Francisco Salgado, casado, lavrador, do dito lugar do Sobreiro, Cristóval, e José Afonso, solteiro, lavrador, do lugar de Gavião, Lamas de Mouro.  

 

AFONSO, Maria. Filha de Manuel Afonso e de Rosa Domingues, lavradores. // Faleceu no lugar de Touça, Lamas de Mouro, a 6/10/1880, com 67 anos de idade, casado com António Domingues, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

AFONSO, Maria. Filha de António Afonso e de Maria Domingues. Neta paterna de Manuel Afonso e de Maria Afonso, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de Francisco Domingues e de Rosa Fernandes. Nasceu a 8/5/1869 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Madrinha: Maria Afonso. // Casou na igreja católica de Fiães a 13/7/1890 com Manuel Joaquim Vaz, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Fiães, onde residia.

 

AFONSO, Maria Angélica. Filha de António Afonso e de Isabel Maria Domingues, moradores em Lamas. Neta paterna de Manuel Afonso e de Rosa Esteves, de Portelinha, Castro Laboreiro; neta materna de António Domingues e de Maria ---------------------. Nasceu a 25/3/1857 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Esteves e sua mulher, Angélica Rodrigues, do lugar de Portelinha.     

 

AFONSO, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Afonso e de Joaquina Domingues. Neta paterna de António Luís Afonso e de Rosa Gonçalves; neta materna de Maria José Afonso e de António Domingues. Nasceu a 6/8/1871 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís Domingues e Maria Domingues.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de ------------ Afonso e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // A 24/2/1913 respondeu em audiência de polícia correcional, acusada de furto, sendo absolvida (Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913).

 

AFONSO, Rosa Teresa. Filha de António Afonso e de Isabel Maria Domingues. Neta paterna de Manuel Afonso e de Teresa Esteves; neta materna de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 30/1/1871 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Domingues e Maria Domingues.

 

AFONSO, Rosa Teresa. Filha de António Afonso e de Isabel Maria Domingues. Neta paterna de Manuel Afonso e de Teresa Esteves; neta materna de António Domingues e de Maria José Afonso. Nasceu a 28/6/1871 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Domingues e Maria Domingues. // Nota: deve haver engano nas datas, pois a irmã, com o mesmo nome, nascera a 30/1/1871. 

 

AFONSO, Rosa Teresa. Filha de António Afonso e de Maria Rosa Domingues. Neta paterna de Manuel Francisco Afonso e de Maria Rosa Fernandes; neta materna de Francisco Domingues e de Rosa Teresa Fernandes. Nasceu a 12/2/1872 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Casou na igreja de Fiães a 7/11/1895 com Manuel Joaquim Alves, de 34 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Fiães.

 

AFONSO, Teresa. Filha de ---------- Afonso e de --------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // A 14/8/1912 respondeu em processo de polícia correcional por dano, ficando adiada a continuação do julgamento “sine die” por adiantado da hora. Era seu defensor, o advogado Dr. Ladislau de Morais (Correio de Melgaço n.º 20, de 20/10/1912). // A 17/10/1912 continuou o julgamento, tendo sido condenada em sessenta dias de prisão e duzentos réis de custas e selos do processo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário