terça-feira, 9 de abril de 2019


GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO


GAVE


 



 

 

 

Edição de autor

 

 

*

 

 

Ficha técnica

 

Título: Gentes do Concelho de Melgaço - Gave

 

Autor – Joaquim Agostinho da Rocha

 

Capa – Brasão da freguesia

 

Fotografias – vários autores

 

Execução gráfica –

 

Tiragem –

 

Depósito legal –

 

ISBN –

 

Data de edição –

 

Correio eletrónico: joaquim.a.rocha@sapo.pt

Blogue: Melgaço, Minha Terra

 
Telemóvel: 965815648

 

*

 

Obras do autor

 

Obras a publicar



 

Poemas do Vento

Sonetos do Sol e da Lua

Quadras ao deus dará

Escritos Sobre Melgaço

Entre Mortos e Feridos (romance)

Lembranças Amargas (romance)

Gentes de Melgaço (micro biografias)

Dicionário Enciclopédico de Melgaço

A Minha Vida em Imagens

A minha religião e outros escritos

Auto da Palina

Frágeis Elos (2.ª edição)

Melgaço: Padres, Monges e Frades

 

Obras publicadas

 

Livros

 

Frágeis Elos (uma história familiar)

Dicionário Enciclopédico de Melgaço (I e II volumes)

Lina – Filha de Pã (romance)

Os Meus Sonetos e os do frade

Os Novos Lusíadas (…)

Melgacenses na I Grande Guerra (…)

(em parceria com Walter Alves)

 

Separatas

 

A Origem de Algumas Famílias Melgacenses

A Febre Tifoide e os seus Protagonistas

Tomás das Quingostas (200 anos do seu nascimento)

A Provável Origem de Melgaço e Paderne

 

Prefácios nos livros de José A. Cerdeira e do Dr. Augusto César Esteves:

 

Tomaz das Quingostas

O Buraco da Serpe

A Adversidade por Madrasta

O Sonhador dos Montes da Aguieira

Nas Páginas do Notícias de Melgaço

 

Colaborações

 

No Boletim dos Serviços Sociais da CGD

No Boletim Cultural da Câmara Municipal de Melgaço

No jornal A Voz de Melgaço

No jornal Fronteira Notícias

Artigo sobre o santuário da Peneda no livro Lugares Sagrados de Portugal I, editado pelo Círculo de Leitores em 2016.




 
Apresentação


 

    A freguesia da Gave faz parte do concelho de Melgaço somente a partir da segunda metade do século XIX.

 

*

 

Curiosidades

 

     Os habitantes da Gave designam-se gavenses.

 

     A 1.ª vez que a Gave surge como freguesia do concelho de Melgaço é no assento de casamento de Francisco Pires e de Maria Joaquina Afonso, cuja data remonta a 30/8/1857.

    

     O 1.º corpo a ser enterrado no adro da igreja foi José Esteves (1882-1883).

 

     O cemitério foi inaugurado em finais de 1883 (a 4 de Dezembro desse ano foi ali sepultada Maria Luísa Rodrigues), mas levantou muitas polémicas, pois em 1886 (ver Maria Joaquina de Caldas) já estavam outra vez a enterrar os defuntos na igreja.

   

 
     O Amadeu, mendigo, nasceu na Gave na década de vinte, salvo erro, e morreu no Lar Pereira de Sousa.

 

Lugares

 

Baldosa, Barreiros, Barroca, Cerdeiral, Chãos, Coelhos, Cófaros, Costa, Eiriz, Ferrão, Igreja (ou Moreira), Lage, Lagoa, Lameiro, Listedo, Nogueira, Pombal, Prouteiro, São Cosme, Sobreira, Suadro (junto à igreja), Val.

 

*
 

 

AFONSO

AFONSO, Agostinho. Filho de José António Afonso, lavrador, natural da Gave, e de Maria de Jesus Fernandes, doméstica, natural de Sainde, Paderne. Neto paterno de José António Afonso e de Maria Emília Rodrigues, lavradores, residentes na Gave; neto materno de Francisco José Fernandes e de Maria Teresa Gonçalves, de Sainde, Paderne. Nasceu na Gave a 10/3/1892 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Luís Esteves, casado, do lugar de Listedo, e Ana Rodrigues, solteira, do lugar da Lage, ambos lavradores, gavienses. // Morreu em casa dos pais, em Sainde, Paderne, a 12/11/1892 e foi sepultado na igreja do mosteiro. // Ignorando a sua morte, o Ministério da Guerra pedia-lhe para se apresentar em Infantaria 3, Viana do Castelo, entre 12 e 15/5/1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913).



 

AFONSO, Alexandre. Filho de Manuel José Afonso e de Rosa Maria Alves, de Lijó, Riba de Mouro, lavradores. Nasceu nessa freguesia de Monção por volta de 1800. // Casou em primeiras núpcias com (?) e em segundas, na igreja da Gave, a 21/9/1855, com Maria, filha de António José Gonçalves e de Teresa Afonso, gavienses. Serviu de testemunha João Manuel Domingues. // Residia em Eiriz, Gave, quando faleceu, no dito lugar, a 24/3/1876, com 76 anos de idade, casado, e foi sepultado na igreja da Gave. // Deixou filhos da primeira e da segunda esposa.   

 

AFONSO, António. Filho de Francisco Afonso, natural de Parada do Monte, e de Maria Gregório, natural da Gave, jornaleiros, moradores no lugar dos Coelhos. Neto paterno de Maria Ana Afonso; neto materno de Maria Luísa Gregório. Nasceu na Gave a 23/7/1896 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Joaquim Pires, lavrador, e Cândida da Conceição Gregório, jornaleira. // Casou na CRCM a 9/3/1921 com Carolina Augusta Domingues, de 30 anos de idade, natural de Castro Laboreiro, filha de Manuel Domingues e de Maria José Domingues. // Enviuvou a 16/12/1951. // Faleceu a 4 de Maio de 1966. // Ambos os cônjuges se finaram na freguesia de Castro Laboreiro.  

 

AFONSO, António Joaquim. Filho de Rosa Afonso. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 38, de 23/2/1913). // Faleceu no lugar dos Coelhos, Gave, a --/--/1916, com apenas três anos de idade (Correio de Melgaço n.º 209, de 30/7/1916).  

 

AFONSO, António Manuel. Filho de Manuel José Afonso e de Maria Joaquina Domingues. Neto paterno de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Afonso; neto materno de João Domingues e de Ana Maria Gonçalves. Nasceu a 8/7/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Manuel Domingues e Ana Maria Gonçalves, todos da Gave.

 

AFONSO, Armando. Filho de ----------- Afonso e de --------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria Gonçalves, também nascida na Gave. // No ano de 1968, por compra verbal feita a Luís Domingues e esposa, Dolores Duque, de Ferrão, Gave, adquiriu uma casa de morada de dois pavimentos, com 122 m2, sita no citado lugar, e pátio com 125 m2, a confrontar a norte e nascente com Germano Domingues. // Em 1999 residiam no lugar de Ferrão e eram proprietários (A Voz de Melgaço n.º 1110).   

 

AFONSO, Arminda de Jesus. Filha de Manuel Bento Afonso e de Delfina Maria Duque, lavradores, residentes no lugar de Eiriz. Neta paterna de Manuel Luís Afonso e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 28/7/1897 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Afonso e Rosa Afonso, camponeses. // Casou na CRCM a 2/7/1914 com o seu conterrâneo Agostinho Domingues. // O seu marido morreu na Gave a 21/1/1957. // Ela faleceu também na Gave a 28/6/1979. // Com geração.

 

AFONSO, Balbina. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Pombal, Gave. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, do lugar do Cerdeiral, todos rurais. Nasceu na Gave a 4/1/1873 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Francisco Joaquim Rodrigues, solteiro, e Balbina Rodrigues, solteira, camponeses, do lugar do Cerdeiral. // Faleceu no sobredito lugar do Pombal a 10/8/1874 e foi sepultada na igreja.

 

AFONSO, Bento Manuel. Filho de Manuel António Afonso, natural da Gave, e de Maria Rodrigues, natural da freguesia de São Cosme, comarca de Monção. Nasceu na Gave a 3/4/1853. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar do Pombal, quando casou na igreja paroquial a 8/9/1879 com a sua parente e conterrânea Maria Rosa Domingues, nascida a 7/2/1852, solteira, moradora no lugar de Ferrão, filha de Manuel Domingues e de Florinda Rosa Afonso. // Tinha cerca de 49 anos de idade, estava viúvo da sua primeira esposa, quando casou na igreja paroquial a 9/7/1902 com Rosalina Rodrigues, sua conterrânea, de 30 anos de idade, solteira, filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Duque. Testemunhas presentes: José Maria Claro, negociante, e Francisco José Rodrigues, lavrador, ambos casados, gavienses. // Em sessão da Câmara Municipal de 4/3/1914 foi nomeado (juntamente com António Joaquim Domingues), pela Comissão Executiva, delegado paroquial para os efeitos da administração escolar, a que se referia o artigo 63 do decreto de 29/3/1911 (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). 

 

AFONSO, Carlos André. Filho de Abílio Esteves Afonso e de Maria do Sameiro Fernandes. Neto paterno de ---------- Afonso e de ------------------------------; neto materno de Manuel Fernandes e de Clementina Rodrigues. Nasceu no lugar do Vale a --/--/19— e foi batizado na igreja da Gave a 27/12/1992. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

AFONSO, Clementina. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Pombal, Gave. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, do lugar do Cerdeiral. Nasceu na Gave a 28/6/1881 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Vitorino Manuel Rodrigues e Marcelina Rodrigues, solteiros, camponeses, moradores no lugar do Cerdeiral. // Faleceu no dito lugar do Pombal, a 21/6/1883, ainda não tinha dois anos de idade. // Foi sepultada na igreja. 

 

AFONSO, Clementina. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Pombal. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, do lugar de Cerdeiral. Nasceu na Gave a 15/2/1885 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Vitorino Manuel Rodrigues e Marcelina Rodrigues, tios maternos da neófita, solteiros, camponeses, moradores no lugar do Cerdeiral. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 29/7/1909 com José Pereira. // O seu marido morreu a 12/12/1934. // Faleceu na sua casa da Gave a 13/5/1984, com perto de cem anos de idade.

 

AFONSO, Elodie Vitória. Filha de José Afonso e de Maria de Lurdes Alves, da Lage, Gave. // Nasceu a --/--/19-- e foi batizada a 22/8/1993. // Sem mais notícias.

 

AFONSO, Emília. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Pombal. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, do lugar do Cerdeiral, todos rurais. Nasceu na Gave a 16/2/1870 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Rodrigues e Luísa Domingues, casados, camponeses, do lugar do Cerdeiral. // Casou na igreja da Gave a 10/9/1893 com o seu conterrâneo Félix Domingues, de 31 anos de idade, filho de Francisco Manuel Domingues e de Maria José Afonso. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia da Gave: o marido a 18/3/1911 e ela a 8/4/1959.  

 

AFONSO, Emília. Filha de Maria Rosa Afonso, solteira, moradora no lugar da Sobreira. Neta materna de José António Afonso e de Maria Emília Rodrigues, camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na Gave a 15/1/1891 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Madrinha: Emília Alves, solteira, moradora no citado lugar da Sobreira. // Faleceu na sua freguesia natal a 8/4/1969.

 

AFONSO, Felicidade. Filha de Manuel Afonso, natural da Gave, e de Rosa Pereira, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neta paterna de Manuel Luís Afonso e de Florinda Rosa Esteves; neta materna de Manuel Pereira e de Maria Vieites, ou Beites. Nasceu na Gave a 16/5/1909 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Pereira e sua mulher, Maria Felicidade Alves, lavradores. // Casou na CRCM a 21/5/1930 com Joaquim Esteves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/2/1987.  

 

AFONSO, Florinda. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. N.p. de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues; n.m. de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Domingues. Nasceu a 25/1/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os avós maternos, lavradores.   

 

AFONSO, Francisco. Filho de --------- Afonso e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Ele e seu filho António, conhecidos por “Cerqueiras”, do lugar dos Coelhos, Gave, iam ser julgados a 30/10/1914 em audiência geral, no tribunal de Melgaço, acusados de crime de furto, praticado no estabelecimento de José Augusto Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro, a 22/11/1913 (Correio de Melgaço n.º 122, de 27/10/1914). // O pai foi condenado a catorze meses de prisão e o filho a treze meses de prisão correcional, levando em conta o tempo já cumprido (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914).

 

AFONSO, Frederico. Filho de Francisco Afonso e de Maria Gregório, jornaleiros, moradores no lugar dos Coelhos. Neto paterno de Maria Rosa Afonso; neto materno de Maria Luísa Gregório. Nasceu na Gave a 12/8/1899 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Frederico Fernandes e sua mulher, Maria Rosa Esteves, lavradores, do lugar do Lameiro. // Faleceu a 26/10/1901.  

 

AFONSO, Frederico. Filho de Francisco Afonso, natural de Parada do Monte, e de Maria Gregório, natural da Gave, jornaleiros, moradores no lugar dos Coelhos. Neto paterno de Maria Rosa Afonso; neto materno de Maria Luísa Gregório. Nasceu na Gave a 16/6/1902 e foi batizado na igreja paroquial a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Frederico Fernandes e sua mulher Maria Rosa Esteves, lavradores, gavienses. // Casou na CRCM a 11/2/1925 com a sua conterrânea Alexandrina Esteves, de 19 anos de idade, filha de Maria Esteves. // Faleceu na freguesia da Gave a 26/5/1962.   

 

AFONSO, Germana Rosa. Filha de Alexandre Afonso e de Maria Gonçalves. N.p. de Manuel José Afonso e de Rosa Maria Alves; n.m. de António José Gonçalves e de Teresa Afonso. Nasceu a 6/8/1858 e foi batizada a 8 desse mês. Padrinhos: Manuel José Domingues e Rosa Maria Afonso, de Lijó, Riba de Mouro.

 

AFONSO, Gracinda. Filha de Rosa Afonso. Nasceu na Gave a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 138, de 23/2/1915). // Faleceu no lugar dos Coelhos, freguesia da Gave, a --/--/1915, com apenas três dias de idade (Correio de Melgaço n.º 138).   

 

AFONSO, Hermelinda. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, residentes no lugar de Pombal. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, do lugar de São Cosme. Nasceu na Gave a 11/5/1878 e no dia seguinte foi batizada na igreja católica local. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Maria Rodrigues, solteiros, do lugar de São Cosme, tios maternos da neófita, todos lavradores. // Faleceu na Gave a 21/1/1951.

 

AFONSO, João Manuel. Filho de Maria Luísa Alves, lavradeira, moradora no lugar do Val. Neto materno de Manuel Alves e de Maria Marques. Foi batizado na igreja da Gave. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja onde fora batizado, a 25/11/1861, com Maria Luísa, de 25 anos de idade, solteira, batizada na dita igreja, filha de Manuel Joaquim Domingues (já defunto) e de Joana Rosa Domingues, lavradores, residentes no Cerdeiral; neta paterna de José Domingues e de Maria Luísa Esteves (já defuntos), e neta materna de Manuel Domingues e de Maria Rosa Domingues (já defunta). Testemunhas do ato religioso: MFD, mordomo e lavrador, e José de Castro, criado de servir, solteiro.     

 

AFONSO, Joaquim. Filho de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Pombal, Gave. Neto paterno de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues; neto materno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, todos camponeses. Nasceu na Gave a 17/6/1875 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica local. Padrinhos: Francisco Joaquim Rodrigues e sua irmã, Maria Balbina Rodrigues, solteira, tios maternos do batizando. // Faleceu no dito lugar do Pombal, a 8/7/1883, com apenas oito anos de idade, e foi sepultado na igreja da freguesia.   

 

AFONSO, Joaquim. Filho de Maria Rosa Afonso, solteira, moradora no lugar da Sobreira. Neto materno de José António Afonso e de Maria Emília Rodrigues, camponeses, moradores no dito lugar. Nasceu na freguesia da Gave a 30/10/1885 e foi batizado na igreja paroquial a 1 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: Luís Manuel da Cunha, casado, lavrador, e Maria Duque, casada, lavradeira, moradores no lugar de Barreiros. // Tinha 19 anos de idade, estava solteiro, quando casou na igreja de Fiães, a 22 de Fevereiro de 1904, com Joaquina Rosa Pires, de 27 anos de idade, viúva de Manuel Joaquim Domingues (falecido na freguesia de Lamas de Mouro), natural de Fiães, onde residia, filha de José Maria Pires e de Ana Luísa Alves, fenalenses. Testemunhas presentes: José do Nascimento, guarda-fiscal aposentado, morador no lugar de Alcobaça (pertencente a Fiães e Lamas de Mouro), e Francisco de Jesus Alves, lavrador, residente no lugar da Candosa, ambos da freguesia de Fiães.     

 

AFONSO, Joaquim. Filho de Emília Afonso. Nasceu na Gave a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 172, de 31/10/1915). 

 

AFONSO, José. Filho de Manuel Afonso e de Maria Rosa --------------, do Coto Santo, Parada do Monte. // Casou na igreja da Gave a 2/8/1858 com Maria Emília, filha de Perpétua Rodrigues, da Sobreira, Gave. Testemunhas do ato religioso: Constantino Igrejas e Jerónimo Duque.

 

AFONSO, José (ou José António). Filho de José António Afonso e de Maria Emília Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Sobreira. Neto paterno de Manuel Afonso e de Maria Covelo; neto materno de Perpétua Rodrigues, solteira. Nasceu a 9/1/1863 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José de Araújo, lavrador, e Joaquina de Araújo, solteiros. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, lavrador e soqueiro, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 9/5/1888 com Maria de Jesus Fernandes, de 22 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, moradora no lugar de Sainde, filha de Francisco Fernandes e de Maria Teresa Gonçalves, lavradores, padernenses. Testemunhas: Manuel António de Sousa Lobato, casado, camponês, e José Rodrigues, solteiro, criado de servir, ambos residentes no lugar da Igreja, freguesia de Paderne. // Com geração.   

 

AFONSO, José. Filho de Francisco Afonso, natural de Parada do Monte, e de Maria Gregório, natural da Gave, jornaleiros, moradores no lugar dos Coelhos, freguesia da Gave. Neto paterno de Maria Ana Afonso, solteira, camponesa, moradora no lugar da Trigueira, Parada do Monte; neto materno de Maria Luísa Gregório, solteira, jornaleira, moradora no lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 23/1/1894 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Lourenço, viúvo, do lugar do Lameiro, e Cândida Gregório, solteira, do lugar da Igreja. // Casou na CRCM a 13/11/1912 com Hermínia Rosa do Nascimento, de 25 anos de idade, natural de Fiães, filha de José do Nascimento, soldado da Guarda Fiscal, natural de Mogadouro, e de Albina Rosa Mana Dias, natural de Castro Laboreiro (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912). // Faleceu em Fiães a 8/7/1963. // Com geração (ver em Fiães, no apelido Afonso).

 

AFONSO, José Luís. Filho de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Francisca. // Casou na igreja da freguesia da Gave a 11/9/1857 (no assento estava 1856, mas é improvável essa data), com Mariana, filha de Manuel António Alves e de Rosa Rodrigues, do lugar de Eiriz. Testemunhas: Constantino Igrejas e Manuel Marques.  

 

AFONSO, Luís Manuel. Filho de João Manuel Afonso e de Maria Luísa Domingues, lavradores, residentes no Val. Neto paterno de Luísa Afonso, solteira; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Joana Rosa Domingues. Nasceu a 15/6/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Esteves e Maria José Domingues, casados. 

 

AFONSO, Luísa. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Pombal, Gave. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, do lugar do Cerdeiral, todos rurais. Nasceu na Gave a 6/10/1867 e foi batizada na igreja católica local nesse dito dia, mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

AFONSO, Manuel. Filho de Manuel Luís Afonso, natural da Gave, e de Florinda Rosa Esteves, natural de Parada do Monte, lugar do Coto, residentes na Gave, no lugar de Baldosa. Neto paterno de Manuel José Afonso e de Mariana Afonso; neto materno de Joaquim Esteves e de Maria Domingues. Nasceu na Gave a 25/5/1879 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues Ramos e sua mulher, Quitéria Maria Afonso, do dito lugar de Baldosa. // Camponês. // Casou na igreja de Parada do Monte a 5/9/1898 com a sua parente Rosa Pereira, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cortegada, Parada do Monte, filha de Manuel Pereira e de Maria Vieites, lavradores. Testemunhas presentes: António Luís Esteves, viúvo, camponês, morador no lugar da Lagarteira, e Manuel Esteves, casado, rural, morador no lugar do Coto do Paço, ambos de Parada do Monte. // Faleceu na freguesia da Gave a 11 de Abril de 1957.       

 

AFONSO, Manuel. Filho de Manuel Luís Afonso e de Palmira Augusta de Araújo, lavradores, residentes no lugar de Coelhos. Neto paterno de Manuel Caetano Afonso e de Maria Luísa Afonso; neto materno de Francisco Joaquim de Araújo e de Rosa Maria Domingues; neto materno de Francisco Joaquim de Araújo e de Rosa Maria Domingues. Nasceu na Gave a 12/8/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Domingues e Maria Joaquina de Araújo, ambos viúvos, lavradores.

 

AFONSO, Manuel Bento. Filho de Manuel Luís Afonso e de Maria Joaquina Domingues. Neto paterno de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Afonso; neto materno de João Manuel Domingues e de Ana Maria Gonçalves. Nasceu a 22/2/1856 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Bento Rodrigues e Ana Maria Gonçalves. // Tinha 39 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja paroquial a 16/10/1895 com a sua conterrânea Delfina Maria Duque, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Testemunhas presentes: Francisco Rodrigues, solteiro, alfaiate, morador no lugar da Igreja, e António Manuel Afonso, solteiro, lavrador, residente no lugar de Eiriz, ambos da freguesia da Gave.

 

AFONSO, Manuel Caetano. Filho de Manuel Afonso, natural de Parada do Monte, e de Maria Teresa Alves, natural da Gave, lavradores. // Faleceu a 25/1/1878, da uma para as duas horas da tarde, no sítio do Ribeiro, ao passar da Baldosa para a freguesia de Parada, limites da Gave; foi encontrado morto por afogamento; tinha 68 anos de idade e estava casado com Maria Luísa Afonso. // Era da Gave e morava em Baldosa. // Foi sepultado na igreja da Gave. // Fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

AFONSO, Manuel Joaquim. Filho de António José e de Rosa Maria Afonso. Neto paterno de Manuel António e de Rosa Maria Domingues, do Vale, Gave; neto materno de Rosa Maria Afonso (?). Nasceu a 23/2/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Domingues e Ana Esteves, todos gavienses.  

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Afonso, lavradores. // Faleceu no lugar de Eiriz a 20/9/1879, com 65 anos de idade, casado com Maria Joaquina Domingues, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos. 

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Manuel José Afonso e de Maria Luísa Esteves, lavradores. // Faleceu no lugar da Costa, freguesia da Gave, a 28/1/1882, com 67 anos de idade, solteiro, e foi sepultado na igreja.

 

AFONSO, Manuel José. Filho de Bento Manuel Afonso e de Rosalina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neto paterno de Manuel António Afonso e de Maria Rodrigues; neto materno de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Duque. Nasceu na Gave a 14/8/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: José Maria Claro, casado, negociante, e Cândida da Conceição Gregório, solteira, tecedeira. // Faleceu a 1/9/1905.  

 

AFONSO, Manuel Luís. Filho de Manuel Caetano Afonso e de Maria Luísa Afonso, lavradores, residentes no lugar de Baldosa, Gave. Nasceu na Gave por volta de 1844. // Tinha 31 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 7/6/1875, com Maria Pires, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar do Paço, filha de Manuel Joaquim Pires e de Margarida Esteves, rurais, do mesmo lugar. Testemunhas: Manuel Luís Esteves, casado, rural, morador no dito lugar de Paço, e Manuel Luís Pereira, solteiro, rural, morador no lugar de Tablado.   

 

AFONSO, Manuel Luís. Filho de Manuel José Afonso e de Mariana Afonso, lavradores. Neto paterno de Manuel Mamede Afonso e de Maria Teresa Alves; neto materno de Manuel José Afonso e de Rosa Maria Gonçalves, todos de Baldosa. Nasceu na Gave a 10/6/1856 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Mamede Afonso e Maria Quitéria Afonso. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Baldosa, Gave, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 3/6/1878, com Florinda Rosa Esteves, nascida a 15/7/1855, solteira, camponesa, moradora no lugar de Coto do Paço, filha de Joaquim Esteves e de Maria Domingues, rurais, moradores no dito lugar. Testemunhas: Manuel José Lourenço, casado, rural, morador no lugar de Trigueira, e Manuel Bento Alves, casado, rural, morador no lugar de Lagarteira.  

 

AFONSO, Manuel Maria. Filho de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, moradores no Pombal, Gave. Neto paterno de Manuel José Afonso e de Ana Cerqueira; neto materno de António José Rodrigues e de Maria Alves. Nasceu por volta de 1839. // Lavrador. // Tinha 22 anos de idade quando casou, na igreja da Gave, a 28/1/1861, com Maria, de 21 anos de idade, gaviense como ele, filha de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Domingues, moradores no Cerdeiral; neta paterna de José Rodrigues e de Maria Rosa Dias; neta materna de Manuel José Domingues e de Maria Isabel Afonso. Testemunhas: José Joaquim Fernandes, casado, lavrador, residente na Valinha, Ceivães, Monção, e Francisco Manuel Domingues, casado, mordomo e lavrador. // Parece ser o mesmo senhor que foi nomeado regedor da Gave em 1908; era seu substituto António Joaquim Domingues (ver Jornal de Melgaço n.º 727). // Faleceu na Gave a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1236, de 2/3/1919). Segundo o jornal citado, ele era um republicano genuíno.     

 

AFONSO, Margarida Luísa. Filha de Manuel José Afonso e de Rosa Maria Alves, lavradores, do lugar de Alijó, Riba de Mouro, Monção, onde ela nascera. // Faleceu na Gave, Melgaço, onde morava, a 26/11/1885, com 87 anos de idade, viúva de Bento Fernandes. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

AFONSO, Maria. Filha de Manuel António Afonso, natural da Gave, e de Maria José Rodrigues, natural da freguesia de São Cosme e Damião, lavradores, residentes no lugar do Pombal. Neta paterna de Manuel José Afonso e de Maria José Pereira; neta materna de António José Rodrigues e de Francisca Fernandes. Nasceu na Gave a 12/5/1858 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial pelo padre Luís Manuel Marques, pároco da freguesia. Padrinhos: a sua avó paterna, do lugar do Pombal, e António Joaquim Fernandes, casado, lavrador, residente no lugar do Cerdeiral. // Tinha 27 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no sobredito lugar do Pombal, quando casou na igreja paroquial a 12/7/1885 com José Lourenço (ver na freguesia de Paderne), de 21 anos de idade, solteiro, lavrador, residente no lugar do Lameiro, Gave, natural do lugar de Fontes, Paderne, filho de Manuel Joaquim Lourenço e de Maria Luísa Duque, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Maria Afonso, casado, lavrador, residente no lugar do Pombal, e José Duque, solteiro, camponês, morador no lugar da Costa, gavienses.     

 

AFONSO, Maria. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no Cerdeiral. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues; neta materna de Luís Manuel Rodrigues e de Luísa Domingues. Nasceu a 29/1/1862 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, do lugar do Cerdeiral. // Faleceu na Gave a 3/4/1941 (?).   

 

AFONSO, Maria. Filha de Manuel Afonso, natural da Gave, e de Rosa Pereira, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neta paterna de Manuel Luís Afonso e de Florinda Rosa Esteves; neta materna de Manuel Pereira e de Maria Beites (Vieites). Nasceu na Gave a 23/4/1904 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Alfredo Augusto Esteves, solteiro, e Ludovina Rosa Alves, viúva, ambos camponeses. // Casou na CRCM a 31/10/1923 com Justino José Domingues. // O seu marido morreu na freguesia da Gave a 14/9/1939. // Ela faleceu também na Gave a 5/6/1983.  

 

AFONSO, Maria dos Anjos. Filha de João Manuel Afonso e de Maria Luísa Domingues, lavradores, residentes no Val. N.p. de Maria Luísa Afonso, solteira; n.m. de Manuel Joaquim Domingues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 7/8/1862 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Luís Manuel Esteves, casado, lavrador, e Maria José Domingues, lavradeira, casada. // Faleceu em Monção a --/10/19--.

 

AFONSO, Maria da Conceição. Filha de Manuel Luís Afonso, natural da Gave, e de Maria Pires, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neta paterna de Manuel Caetano Afonso e de Maria Luísa Afonso, camponeses, moradores no dito lugar; neta materna de Manuel José Pires e de Margarida Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço, Parada do Monte. Nasceu na Gave a 24/8/1889 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Pires e Maria Alves, casados, camponeses, moradores no lugar de Chão de Bezerro, Parada do Monte. // Faleceu na Baldosa, Gave, a 28/9/1889, com apenas um mês de vida, e foi sepultada na igreja. 

 

AFONSO, Maria da Conceição. Filha de Rosa Afonso. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915). // Faleceu no lugar dos Coelhos a --/--/1915, com apenas quatro meses de idade (Correio de Melgaço n.º 155, de 4/7/1915).  

 

AFONSO, Maria das Dores. Filha de Manuel Luís Afonso (Lordelo), natural da Gave, e de Maria Pires, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar de Baldosa. Neta paterna de Manuel Caetano Afonso e de Maria Luísa Afonso, lavradores, residentes no dito lugar; neta materna de Manuel José Pires e de Margarida Esteves, camponeses, moradores no lugar do Paço, freguesia de Parada do Monte. Nasceu na Gave a 25 de Agosto de 1890 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Domingues e Ana Maria Esteves, rurais, moradores no dito lugar da Baldosa.

 

AFONSO, Maria das Dores. Filha de Bento Manuel Afonso e de Rosalina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Ferrão. Neta paterna de Manuel António Afonso e de Maria Rodrigues; neta materna de António Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Duque. Nasceu na Gave a 26 de Julho de 1906 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Maria Claro, casado, negociante, e sua filha Dorinda Claro, solteira. // Faleceu a 24/8/1908.    

 

AFONSO, Maria José (ou Maria Rosa). Filha de Manuel José Afonso e de Rosa Gonçalves, lavradores. // Faleceu no lugar de Baldosa a 18/12/1886, com 60 anos de idade, casada com Manuel Gonçalves, lavrador, residente no dito lugar. // Foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Maria Josefa. Filha de Manuel António Afonso e de Maria Isabel Esteves, lavradores. // Faleceu no lugar da Sobreira, a 4/6/1880, com 70 anos, casada com Francisco Manuel Gregório, e foi sepultada na igreja. // Com geração. 

 

AFONSO, Maria Quitéria. Filha de Manuel José Afonso e de Mariana Afonso, de Baldosa. Neta paterna de Manuel Afonso e de Maria Teresa Alves; neta materna de Manuel José Afonso e de Rosa Maria Gonçalves. Nasceu a 23/2/1859 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pereira e Maria Quitéria Afonso, gavienses. 

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de Manuel José Afonso, natural da Gave, e de Maria Luísa Esteves, natural de Cousso, lavradores. // Faleceu a 27/3/1878, no lugar da Costa, freguesia da Gave, com 55 anos de idade, solteira, do dito lugar, e foi sepultada na igreja.

 

AFONSO, Maria Rosa. Filha de José António Afonso e de Maria Imélia Rodrigues, lavradores, residentes na Sobreira. Neta paterna de Manuel Afonso e de Maria Rosa; neta materna de Perpétua Rodrigues, solteira. Nasceu a 15/8/1860 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Gregório e Maria Rosa Afonso.

 

AFONSO, Mariana. Filha de Manuel José Afonso, de Ferrão, e de Maria Gonçalves, de Baldosa, lavradores. // Faleceu no lugar de Baldosa, a 21/10/1878, com 56 anos de idade, casada com Manuel José Afonso, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

AFONSO, Otília. Filha de Manuel Bento Afonso e de Delfina Maria Duque, lavradores, residentes no lugar de Eiriz. Neta paterna de Manuel Luís Afonso e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 11/6/1899 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Afonso e Ana Afonso, solteiros, camponeses. // Casou na CRCM a 14/7/1920 com Francisco ------. // O seu marido morreu na freguesia da Gave a 31/1/1977. // Ela faleceu também na Gave a 9/6/1982.   

 

AFONSO, Palmira. Filha de Maria Rosa Afonso, solteira, moradora no lugar da Sobreira. Neta materna de José António Afonso e de Maria Emília Rodrigues. Nasceu na Gave a 15 de Julho de 1899 e foi batizada na igreja católica local a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Afonso, irmão da neófita, e Palmira Alves Videira, solteiros, lavradores. // Faleceu a 24/2/1902.  

 

AFONSO, Quitéria Maria. Filha de Manuel José Afonso e de Rosa Gonçalves, lavradores. // Faleceu em Baldosa, a 4/1/1883, com 61 anos de idade, casada com Manuel Domingues Ramos, lavrador, residente no dito lugar, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

AFONSO, Rosa. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, do Pombal, Gave. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, do Cerdeiral. Nasceu a 19/8/1866 e foi batizada a 21 desse mês e ano. 

 

AFONSO, Rosa. Filha de Francisco Afonso, natural de Parada do Monte, e de Maria Gregório, natural da Gave, jornaleiros, moradores no lugar dos Coelhos. Neta paterna de Maria Ana Afonso, solteira, camponesa, moradora no lugar da Trigueira, freguesia de Parada do Monte; neta materna de Maria Luísa Gregório, solteira, jornaleira, moradora no lugar dos Coelhos. Nasceu na Gave a 11/3/1892 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Lourenço, viúvo, do lugar do Lameiro, e Carolina Esteves, solteira, do lugar dos Coelhos. // Casou na CRCM a 10/4/1916 com João Manuel Baleixo.   

     // Nota: deve ser a mesma senhora à qual em 1913 a Câmara Municipal de Melgaço lhe concedeu um subsídio de lactação por cinco meses (Correio de Melgaço n.º 60, de 3/8/1913).

 

AFONSO, Rosa de Jesus. Filha de Manuel Bento Afonso e de Delfina Maria Duque, lavradores, residentes no lugar de Eiriz. Neta paterna de Manuel Luís Afonso e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Joaquim Duque e de Joaquina de Araújo. Nasceu na Gave a 18/4/1901 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: António Afonso, solteiro, lavrador, e Maria Rosa Afonso, solteira, camponesa.   

 

AFONSO, Rosa Maria. Filha de José Luís Afonso e de Mariana Alves, de Eiriz. N.p. de Manuel Luís Afonso e de Maria Luísa Francisca; n.m. de Manuel António Alves e de Rosa Maria Rodrigues. Nasceu a 25/1/1859 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Rosa Maria Rodrigues e José Alves, todos gavienses. 

Sem comentários:

Enviar um comentário