sexta-feira, 1 de junho de 2018

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO
 
Por Joaquim A. Rocha




José Félix Igrejas (1927-2018)



                                                                      MACRÓBIOS


        Esta rubrica tem como objetivo dar a conhecer aos melgacenses em geral, e a todos aqueles que visitam o meu blogue, as pessoas nascidas, ou que habitaram terras melgacenses, que morreram com 90 ou mais anos de idade. No início pensei que fossem poucas, mas à medida que fui pesquisando encontrei imensas, o que é bom sinal. Em Melgaço, a média de vida é bastante alta, havendo várias pessoas a ultrapassar os cem anos de idade. Como já escrevi noutros textos, isso deve-se em parte à qualidade de vida: o ar, a alimentação, etc., contribuem para essa longevidade.  




SENDINA, Rosa Maria. Filha de Maria Luísa Sendina, camponesa, pensense. Nasceu em Penso por volta de 1781. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Felgueiras, onde morava, a 18/11/1879, com cerca de 98 anos de idade, no estado de viúva de João António Gonçalves, e foi sepultada na igreja paroquial. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

  
SILVA, Maria da Conceição. Filha de Francisco da Silva, jornaleiro, natural de Salvaterra, diocese de Tui, Galiza, e de Genoveva Canes (ou Cames), jornaleira, natural de Penso, Melgaço, onde moravam, no lugar de Paranhão. Neta paterna de António da Silva e de Rosa Lourenço; neta materna de Francisco Manuel Canes (ou Cames) e de Antónia Pereira. Nasceu na freguesia de Penso a 14 de Agosto de 1889 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José de Sousa e sua esposa, Mariana Lourenço, jornaleiros, naturais da freguesia de Valadares, concelho de Monção. // Casou no Posto do Registo Civil de Belas, Sintra, a 8/8/1948, com José Luís, natural de Vila Nova de Ourém. // Enviuvou a 14/12/1972. // Em 1982 foi internada no Lar Pereira de Sousa, sito no lugar da Loja Nova, Vila de Melgaço. // Faleceu no dito Lar a 8 ou 9/4/1991, com cerca de cento e dois anos de idade. // Era a mais nova de onze irmãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário