segunda-feira, 14 de março de 2016

ESCRITOS SOBRE MELGAÇO

Por Joaquim A. Rocha



MELGAÇO E O FUTURO


     Um texto sobre o futuro económico de Melgaço foi publicado em A Voz de Melgaço n.º 993, de 1/10/1993, por Francisco M. Cunha. Não pondo em causa os conhecimentos técnico-científicos do articulista, quero apenas lembrar-lhe que Melgaço se encontra em Portugal e não em França, país com grande desenvolvimento na agricultura e na pecuária. Por outro lado, o Estado português tem vindo a receber dinheiro da União Europeia a fim de indemnizar os agricultores que acedam a deixar de produzir certos bens do solo, produtos excedentários na Europa. Assim sendo, a Melgaço não resta outro caminho se não o do turismo e o da produção de bom alvarinho que, ao contrário do que sugere Francisco Cunha, somente é produzido na região demarcada de Monção e Melgaço, não tendo, portanto, rival em nenhuma outra parte do mundo. Tal como o Sancerre, o alvarinho tem mercado internacional – pena é que a quantidade produzida agora (muito pequena) onere de tal modo os custos de produção que no consumidor esse precioso vinho aparece a preços proibitivos.
     Francisco M. Cunha fala de «agricultura biológica»; esquece-se, porém, que o nosso país anda geralmente a reboque da ciência e técnica alheias! Não vai ser certamente um concelho no Alto Minho, secularmente esquecido pelos sucessivos governos, a introduzir métodos e técnicas revolucionárias! A não ser que se refira ao estrume produzido pelos animais – mas esse, que eu saiba, nunca deixou de ser usado! Os países com agricultura desenvolvida têm sido pressionados por grupos como o Green Peace no sentido de abandonarem adubos artificiais que são altamente poluentes e fazem mal ao organismo humano, além de destruírem várias espécies de animais e plantas.
     Francisco M. Cunha confunde turismo com emigração! Diz-nos no seu artigo: «A época forte do turismo, que gastava sem contar tanto, já faz parte do passado...» Deve estar a referir-se aos emigrantes que chegavam nos meses de Agosto e Dezembro, com os bolsos cheios de francos e marcos, e gastavam a bom gastar. Isso não era, não é turismo, na verdadeira acepção da palavra. É certo que os melgacenses espalhados por esse mundo fora, e até noutras vilas e cidades de Portugal, podiam escolher outro sítio para gozarem as suas férias; não o fazem, e isso é bom para o comércio local. Para que haja turismo é necessário haver promoção, divulgação, das belezas naturais da nossa terra, das suas caraterísticas próprias, da hospitalidade do seu povo, da sua cultura, dos seus monumentos, do seu clima, enfim, de tudo o que a distingue de outras terras, especialmente da sua culinária. É necessário também que existam infra-estruturas adequadas a esse fim: unidades hoteleiras, ótimos profissionais, tudo que proporcione ao turista bem-estar e sobretudo vontade de regressar no ano seguinte.
     Pessoalmente privilegio o turismo, não um turismo caro, para ricos, mas sim médio, para empregados e operários, para gente simples. É provável que o planeta terra tenha sítios tão bonitos como Melgaço: na Europa, Ásia, África, Oceania, América; mas tão pacíficos, tão naturais, tão singulares, talvez não haja!
     Francisco Cunha pensa que os investimentos em Melgaço, quaisquer que eles sejam, redundarão num colossal fracasso, num atirar dinheiro fora. Se os japoneses pensassem assim o Japão não seria hoje um dos países mais industrializados do mundo. Faça-se o que se fizer, nunca será a curto prazo, mas sim a médio ou longo prazo. Nós, «os líricos», não investimos pela simples razão de não sermos capitalistas; os capitalistas, esses, só investirão o seu dinheiro se acharem que vale a pena, isto é, se os estudos previamente efetuados lhes garantirem lucros compensadores.
     O citado senhor fala com ênfase do vinho tinto de Melgaço. Esquece-se certamente de que a produção sem comercialização é pura utopia (vejam-se os casos da maçã e da laranja). O vinho da nossa terra, exceção para o alvarinho, é vendido à candonga, tal como o bagaço. Sem empresas devidamente organizadas, sem técnicos competentes, sem escoamento dos produtos, Melgaço ficará para sempre na cauda do mundo. Nós, «os conselheiros», não desejamos isso; apenas queremos ver o nosso concelho progredir, ombrear com os demais concelhos de Portugal. A nossa «missão» é apelar aos eventuais interessados, aos órgãos do poder local e regional, para que tomem medidas acertadas, para que não deixem dormir eternamente um dos mais belos recantos do nosso país. O nosso saudável lirismo não nos esconde a realidade. Apesar de grande aparato, de grandes promessas eleitorais, de piscinas municipais e Casa da Cultura, disto e daquilo, sabemos que Melgaço continua a ser a princesa adormecida por séculos de indiferença e desleixo.
     Não sei se o atual presidente da Câmara Municipal é o príncipe que acordará a princesa; não sei se a espada encantada cortará cerce o silvedo que cerca o palácio real; não sei se o seu beijo tirará do sono secular a esbelta menina; sei, isso sim, que algo tem feito nesse sentido; mas, tal como Dom Quixote, a sua valorosa espada poderá estar travando batalhas contra moinhos de vento. Não sejamos, contudo, pessimistas e esperemos que Francisco M. Cunha possa um dia ver avenidas junto ao rio, bem iluminadas, com jovens pares namorando, e os mais idosos recordando toda a sua juventude; quiosques vendendo recordações e os pescadores da enguia e da truta «matando» o seu inócuo vício; turistas, de máquinas a tiracolo, tirando sucessivas fotografias das belíssimas paisagens melgacenses; restaurantes servindo bifes de presunto, sável frito, arroz de lampreia, e lampreia seca, truta na brasa; as Termas do Peso com ocupação a cem por cento (diabéticos, seus familiares e amigos). Nessa altura talvez o futuro económico de Melgaço seja diferente, para melhor, do que é hoje.


Artigo publicado em A Voz de Melgaço n.º 1003, de 15/3/1994.

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