quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DE MELGAÇO

Por Joaquim A. Rocha







MACRÓBIOS


     Quando eu cumpria o serviço militar dizia-se por brincadeira àqueles que chegavam: «a velhice é um posto». O objetivo dessa frase era conseguir que os mais novos respeitassem os mais velhos, os que já tinham algum tempo de tropa. Em nossos dias já não resulta: os jovens, de uma maneira geral, já não têm o mesmo respeito pelos de mais idade, como outrora existiu. Houve uma mudança de paradigma, de mentalidade, eu sei lá. Não devemos, no entanto, ser pessimistas, teremos de nos adaptar aos novos tempos. Hoje em dia existem condições para os humanos viverem mais uns anos, ultrapassar os cem já não é novidade, por isso vamos todos aproveitar essa oportunidade que a mãe natureza nos concede, aliada à ciência médica.     


Fiães


OLIVEIRA, Conceição. Filha de Manuel Vicente de Oliveira e de Mariana Esteves. Nasceu em Fiães a 1/5/1901. // Faleceu na sua freguesia natal a 1/3/2002, com cem anos de idade.

PEREIRA, Albina. Filha de José Joaquim Pereira e de Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães por volta de 1912. // Casou com Augusto José Alves. // Faleceu a 7/9/2014, com 102 anos de idade.

  
Gave


AFONSO, Clementina. Filha de Manuel Maria Afonso e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar do Pombal. Neta paterna de Manuel Joaquim Afonso e de Isabel Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Domingues, do lugar de Cerdeiral. Nasceu na Gave a 15/2/1885 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Vitorino Manuel Rodrigues e Marcelina Rodrigues, tios maternos da neófita, solteiros, camponeses, moradores no lugar do Cerdeiral. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 29/7/1909 com José Pereira. // O seu marido morreu a 12/12/1934. // Ela faleceu na sua casa da Gave a 13/5/1984, com perto de cem anos de idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário