quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Cristóval)



// continuação...


ARIAS

 

ARIAS, Albina. Filha de Francisco Arias e de Feliciana Alves, moradores na Rua Verde, lavradores. Neto paterno de Maria Arias, de Ribas, Santa Eulália, Lugo; neto materno de Maria Joaquina Alves, de São Gregório. Nasceu a 8/4/1844 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinho: António José Rodrigues, solteiro, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 9/10/1873, casada com João Manuel Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ARIAS, Antónia. Filha de Francisco Arias e de Feliciana Alves, moradores em São Gregório. Neta paterna de Maria Arias, galega; neta materna de Joaquina Alves, de São Gregório. Nasceu a 10/1/1837 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: António José Rodrigues, de São Gregório.    

 

ARIAS, Antónia. Filha de Francisco Arias e de Feliciana Alves, moradores em São Gregório. N.p. de Maria Arias, de Santa Eulália, Lugo; n.m. de Joaquina Alves, de São. Gregório. Nasceu a 15/1/1842 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Rodrigues e sua mulher, Maria Benta Rodrigues, da Rua Verde.  

 

ARIAS, Antónia. Filha de -------- Arias (ou Areas) e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1855. // Faleceu em São Gregório a --/--/1917, com sessenta e dois anos de idade (Correio de Melgaço n.º 245, de 15/4/1917).

 

ARIAS, Benedita Rosa. Filha de Luís Vicente de Nossa Senhora (exposto – ver em São Paio) e de Maria Benta Arias, rurais, moradores em São Gregório. Neta materna de Francisco Arias e de Feliciana Alves, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 2/12/1868 e foi batizada na igreja local a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Domingues, lavrador, e sua irmã, Benedita, solteiros, moradores em São Gregório. // Faleceu na sua terra natal a 14/12/1940.     

 

ARIAS, Caetana Maria. Filha de Francisco Arias e de Feliciana Alves, moradores na Rua Verde de São Gregório. Neta paterna de Maria Arias, de Santa Eulália, Lugo; neta materna de Maria Joaquina Alves, solteira, de São Gregório. Nasceu a 23/4/1846 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: Manuel Caetano Alves, tio materno da neófita, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a --/--/1917, com setenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 239, de 4/3/1917).  

 

ARIAS, Caetano José. Filho de Luís Vicente (exposto – ver em São Paio) e de Maria Benta Arias, moradores em São Gregório. N.m. de Francisco Arias e de Feliciana Alves, do dito lugar. Nasceu a 29/7/1871 e foi batizado na igreja de Cristóval nesse dia. Padrinhos: Caetano José Domingues e sua irmã, Benedita, solteiros, lavradores, residentes em São Gregório. // Faleceu a 5/11/1871 e foi sepultado na igreja.

 

ARIAS, Francisco. Filho de Maria Arias, da freguesia de Santa Eulália de Leiros (ou Leiron, ou de lo Sol), bispado de Lugo. // Casou na igreja de Cristóval a 3/2/1832, com Feliciana, filha de Maria Joaquina Alves, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 29/12/1873, com setenta anos de idade, casado, sem sacramentos, por ter morrido de repente, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou quatro filhas: Maria, Antónia, Josefa, e Caetana.

 

ARIAS, José. Filho de Pedro Arias e de Ana Vasques, de Vilela, São Veríssimo de Refojos, Ourense. // Casou na igreja de Cristóval a 1/8/1839, com Maria Ribeiro, filha de Jerónimo Ribeiro e de Antónia Pires, do Ramo. Testemunhas: Manuel José Ribeiro e Manuel Luís Gonçalves.  

 

ARIAS, José António. Filho de Francisco Arias e de Feliciana Alves, de São Gregório. Neto paterno de Maria Arias, de Santa Eulália, Lugo; neto materno de Maria Joaquina Alves, solteira, de São Gregório. Nasceu a 14/1/1851 e foi batizado na igreja de Cristóval a 16 desse mês e ano. Padrinho: José de Sousa Viana, solteiro, de São Gregório. // Faleceu no Hospital da Senhora do Carmo, Porto, em Outubro de 1867.    

 

ARIAS, Josefa. Filha de Francisco Arias e de Feliciana Alves, de São Gregório. Neta paterna de Maria Arias, solteira, de Santa Eulália, bispado de Lugo; neta materna de Maria Joaquina Alves, solteira, de São Gregório. Nasceu a 21/4/1848 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: José de Sousa Viana, solteiro, de São Gregório.  

 

ARIAS, Ludovina Rosa. Filha de Luís Vicente (exposto) e de Maria Benta Arias, moradores em São Gregório. Neta materna de Francisco Arias e de Feliciana Alves, do dito lugar. Foi batizada na igreja de Cristóval pelo padre António Esteves, do Outeiro, Paços, a 22/8/1865. Padrinho: Caetano Domingues, solteiro, lavrador, residente em São Gregório. // Tinha 38 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar de São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval a 20/4/1903 com José Dias Domingues, de trinta e cinco anos de idade, viúvo de Maria da Conceição Domingues, natural de Rouças, residente na freguesia de São Paio, filho de Damião Domingues e de Antónia Dias. // O seu marido morreu na freguesia de São Paio a 9/8/1945. // Ela faleceu também em São Paio em 1945 (ou 1948). 

 

ARIAS, Manuel José. Filho de Luís Vicente (exposto) e de Maria Benta Arias, moradores em São Gregório. Neto materno de Francisco Arias e de Feliciana Alves, do dito lugar. Nasceu a 6/11/1877 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinho: Manuel José Domingues, viúvo, negociante, morador em São Gregório.    

 

ARIAS, Manuel Luís. Filho de Inácio Arias e de Teresa Monteiro, moradores em São Gregório. Neto paterno de António Arias e de Rosa Sanches, da freguesia de Santo Estêvão da Vila de Alharis, bispado de Ourense; neto materno de Bento Monteiro e de Belina Rosa, de São Gregório. Nasceu a 19/2/1879 e foi batizado na igreja de Cristóval a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Correia, solteiro, chapeleiro, de Desteriz, Galiza, e Luísa Monteiro, casada, lavradeira, moradora em Sucastelo, Cristóval, tia materna do bebé. // Faleceu a 5/9/1884. 

 

ARIAS, Maria Benta. Filha de Francisco Arias e de Feliciana Alves, moradores em São Gregório. N.p. de Maria Arias, de Lugo; n.m. de Maria Joaquina Alves, de São Gregório. Nasceu a 6/5/1833 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Francisco Rodrigues, de São Gregório. // Casou com Luís Vicente, exposto, sapateiro. // Com geração. 

 

ARIAS (*), Maria Benta. Filha de Luís Vicente (exposto), mestre sapateiro, e de Maria Benta Arias, moradores em São Gregório. Neta materna de Francisco Arias e de Feliciana Alves, lavradores, do dito lugar. Nasceu a 10/5/1863 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Domingues e sua irmã, Maria Domingues, solteiros, lavradores, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 2/3/1881, solteira, sem filhos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 4. /// (*) O padre Manuel Vicente Pereira escreveu no assento de óbito o nome de Maria Benta de Araújo, filha de Luís de Araújo e de Maria Benta Arias, sinal de que sabia quem era seu avô paterno.  

 

ARIAS, Rosa. Filha de Francisco Arias e de Feliciana Alves, lavradores, de São Gregório. Neta paterna de Maria Arias, de Lugo; neta materna de Joaquina Maria Alves, de São Gregório. Nasceu a 13/10/1834 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Francisco Rodrigues, de São Gregório. // Faleceu na Rua Verde de São Gregório a 6/5/1857, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, com ofício de cinco padres.    

 

ARIAS, Rosa Joaquina. Filha de Luís Vicente (exposto) e de Maria Benta Arias, moradores em São Gregório. Neta materna de Francisco Arias e de Feliciana Alves, do dito lugar. Nasceu a 20/10/1873 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, sapateiro, viúvo, e Caetana Arias, solteira, tia da batizanda, moradores em São Gregório.  

                     

                                AVELAR

 

AVELAR, Joaquim Soares. // Foi exposto na Roda da vila de Velas, diocese de Angra do Heroísmo, ilha de São Jorge, e batizado na igreja dessa vila a 13/1/1861. // Era solteiro quando casou, na igreja de Cristóval, a 30/6/1883, com Delfina Cândida, nascida a 9/6/1858, solteira, filha de João de Sousa e de Maria Rodrigues, de São Gregório. Testemunhas: Manuel Joaquim da Silva, solteiro, lavrador, do Ramo, e Constantino Domingues, casado, lavrador, do lugar da Porta.

 

AZEVEDO

 

AZEVEDO, Adelaide. Filha de Ricardo Pinto de Azevedo e de Maria José Vasques, ele empregado na fiscalização extraordinária das alfândegas, em serviço no lugar de São Gregório. N.p. de José Joaquim Pinto de Azevedo e de Joana Nunes, da Vila de Estarreja, Aveiro; n.m. de José Vasques e de Maria Ribeira, moradores no lugar da Laje, Chaviães. Nasceu a 26/1/1886 e foi batizada na igreja de Cristóval a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Plácido Dias, oficial de tacheiro, e sua mulher, Francisca de Sousa Viana, moradores em São Gregório, Cristóval. (Parece que faleceu ainda bebé). 

 

AZEVEDO, Arquetriclino. Filho de Ricardo Pinto de Azevedo, natural de Estarreja, guarda da alfândega, em serviço na ponte de São Gregório, e de Maria José Vasques, natural de Chaviães, Melgaço. N.p. de José Joaquim Pinto de Azevedo e de Joana Nunes, naturais da freguesia de Beduido, Vila de Estarreja, distrito de Aveiro; n.m. de José Vasques e de Maria Ribeira, moradores no lugar da Laje, Chaviães. Nasceu na Rua Verde a 23/2/1887 e foi batizado na igreja de Cristóval a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Solheiro, solteiro, e sua mãe, Adelaide Joaquina Alves, casada, proprietária, moradores na Quinta da Barronda, freguesia de Prado. 

 

BAILÃO

 

BAILÃO, Ana Joaquina. Filha de José Bailão, natural de Paços, e de Maria Rosa Gonçalves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar da Grova, Cristóval. Neta paterna de Miguel Bailão, galego, e de Maria de Nóvoa, natural de Paços; neta materna de Manuel Gonçalves e de Albina Monteiro. Nasceu em Cristóval a 3/7/1894 e foi batizada na igreja a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Estêvão Gonçalves, solteiro, lavrador, e Albina Monteiro, viúva. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 16/11/1915 com -------------------. // Faleceu em Paços a 1/3/1980.   

 

BAILÃO, Domingos. Nasceu em Padrenda, Galiza, e morou no lugar de Mouriga, freguesia de Cristóval, Melgaço, onde faleceu a 13/10/1857, com todos os sacramentos; por ser clérigo diácono foi envolto em hábitos clericais e dado à sepultura, na igreja de Cristóval, com ofício de onze padres. 

 

BAILÃO, Júlio. Filho de José Bailão, natural de Paços, e de Maria Rosa Gonçalves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar da Grova, Cristóval. Neto paterno de Miguel Bailão e de Maria de Nóvoa; neto materno de Manuel Gonçalves e de Albina Monteiro. Nasceu em Cristóval a 29/12/1898 e foi batizado na igreja a 3/1/1899. Padrinhos: José Quintela, casado, lavrador, e Rosa Gonçalves, casada. // Casou a 15/2/1933, na CRCM, com Rufina do Espírito Santo de Sousa, de trinta e um anos de idade, natural de Paços, filha de António de Sousa e de Maria Lopes. // Faleceu na freguesia de Paços a 15/3/1965.  

 

BAILÃO, Manuel Augusto. Filho de José Bailão, natural de Paços, e de Maria Rosa Gonçalves, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar da Grova. N.p. de Miguel Bailão e de Maria de Nóvoa; n.m. de Manuel Gonçalves e de Albina Monteiro. Nasceu em Cristóval a 25/9/1896 e foi batizado na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Monteiro, casado, negociante, e Rosa Monteiro, casada.   

 

BARBEDO

 

BARBEDO, José da Silva. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1519, de 19/7/1964:

 Nota: brevemente será inserido aqui o texto.

  

BARBEITOS

 

BARBEITOS, Abraão. Filho de João Manuel Barbeitos, soqueiro, natural da Vila, e de Claudina Rosa Pires, doméstica, natural de Paços, moradores na Rua Verde de São Gregório. N.p. de Manuel Francisco Barbeitos, de Monção, e de Albina da Conceição Alves, de Melgaço; n.m. de Francisco Pires e de Maria José Gonçalves. Nasceu a --/--/1930. // Cumpriu o serviço militar na marinha de guerra, onde foi grumete. Em 1953 estava em Lisboa. // Teve a profissão de condutor de máquinas. // Casou com Beatriz Esteves. // Faleceu a --/5/1995. // Morou no lugar de Pedregal. // Pai de Alberto, Marina, Fortunato, e de Abraão Apolo, e de Hipólito? (ver José Maria Pereira Marques).  

 

BARBEITOS, Albertina Beatriz. Filha de ------------ Barbeitos e de ------------ Alves. Nasceu em São Gregório a --/--/19--. // Em 1956 deu à luz uma menina na maternidade do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço.

 

BARBEITOS, António Caetano. Filho de João Manuel Barbeitos, soqueiro, natural da Vila de Melgaço, e de Claudina Rosa Pires, natural da freguesia de Paços, moradores na Rua Verde, São Gregório. Neto paterno de Manuel Francisco Barbeitos, natural de Monção, e de Albina da Conceição Alves, natural de Melgaço; neto materno de Francisco Pires e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Cristóval a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1251, de 22/6/1919). // Em Julho de 1932 fez exame do 2.º grau e passou com distinção (NM 158, de 24/7/1932). // Teve a profissão de barbeiro; foi dono de uma barbearia no lugar de São Gregório. // Casou com Lucinda ---------------. // Faleceu a --/--/1999 (A Voz de Melgaço n.º 1109, de 1/2/1999). // Pai de uma menina, de seu nome Lucinda Barbeitos, casada com o melgacense David de Carvalho.    

 

BARBEITOS, David. Filho de João Manuel Barbeitos, soqueiro, da Vila, e de Claudina Rosa Pires, doméstica, de Paços, moradores em São Gregório. Neto paterno de Manuel Francisco Barbeitos, de Barbeita, Monção, e de Albina da Conceição Alves, da Vila de Melgaço; neto materno de Francisco Pires e de Maria José Gonçalves. // Nasceu em São Gregório a --/--/1921. // Tal como seu pai, também foi músico na banda dos BVM. // Morreu solteiro, a --/--/1944. // O “Notícias de Melgaço” n.º 778, de 9/6/1946, traz a seguinte notícia: «A Câmara Municipal, sob a presidência do vice-presidente Luís Monteiro, no impedimento do presidente Dr. Elísio de O. Alves Pimenta, e com os vereadores António Ascenção Afonso e Hilário Alves Gonçalves, em reunião de 5/6/1946, tomou a decisão: - dos Hospitais Civis de Lisboa, mandando conta das despesas feitas com o internado David Barbeitos, e pedindo o pagamento das mesmas. – Indeferido, por o doente não residir neste concelho, nem o seu internamento ser (*) pedido por esta Câmara.» // A crermos no que acima ficou dito, o David morreu num hospital de Lisboa. E só pediram o dinheiro gasto com o doente passados dois anos! /// (*) Mais correto: ter sido pedido.

 

BARBEITOS, David Manuel. Filho de Moisés Augusto Barbeitos, motorista, e de Encarnação Noia Lopes, doméstica. Neto paterno de João Manuel Barbeitos e de Claudina Rosa Pires; neto materno de ------------------ e de ---------------------. Nasceu a 30/1/1956. // Lê-se em “A Voz de Melgaço” n.º 673, de 1/12/1979: «Quando trabalhava com um Caterpillar numa auto-estrada do distrito de Portalegre, aquela pesada máquina virou-se e atingiu o seu condutor, David Manuel Barbeitos, de São Gregório, que lhe provocou o esfacelamento da perna direita. Foi transportado ao hospital de Portalegre, onde os médicos não tiveram outro remédio senão amputar-lhe a perna.» // Casou com Maria das Dores da Rocha. // É funcionário da Câmara Municipal de Melgaço e tem um Café em São Gregório (antigo Seixo). // Pai de Isabel Barbeitos (nasceu a 1/12/1977) e de Moisés Barbeitos (nasceu a 20/12/1981). // Lê-se em A Voz de Melgaço n.º 1411, de 1/12/2017: «Encabeçando a lista do PS, David Barbeitos assegurou o seu primeiro mandato na presidência da Junta com 197 votos (50,3%), conquistando 4 dos 7 mandatos na Assembleia de Freguesia. A lista da coligação PPD/PSD-CDS/PP ficou a 18 votos da mesma soma, assumindo assim, com 179 votos (45,7%), três lugares na mesma Assembleia de Freguesia. Somam-se ainda 8 votos em branco e 7 nulos. Com uma percentagem de votantes na ordem dos 58, 8%, a freguesia fronteiriça apresenta um dos melhores resultados em termos de eleitores que exerceram o direito de voto (391 dos 664 inscritos) nas autárquicas de 2017.»   

 

BARBEITOS, João Manuel. Filho de Moisés Augusto Barbeitos, motorista, e de Encarnação Noia Lopes, doméstica. N.p. de João Manuel Barbeitos e de Claudina Rosa Pires; n.m. de -------------------------- e de -------------------------. Nasceu a --/--/1953. 

 

BARBEITOS, Judite Augusta. Filha de João Manuel Barbeitos, soqueiro, da Vila, e de Claudina Rosa Pires, doméstica, de Paços, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel Francisco Barbeitos, sapateiro, de Barbeita, Monção, e de Albina da Conceição Alves, taberneira, da Vila de Melgaço; n.m. de Francisco Pires e de Maria José Gonçalves. Nasceu em São Gregório a --/12/1923 (ou em Janeiro de 1924). // Mãe de Samuel. // Casou, depois ter tido aquele filho, com Fernando. // Do marido teve a filha Rosália. // Faleceu a --/--/2008 (VM 1301, de 1/10/2008).  

 

BARBEITOS, Lucinda. Filha de António Caetano Barbeitos, barbeiro de profissão, e de Lucinda ----------------. Nasceu em São Gregório a --/--/195-. // Casou com -----------------. // Em 2012 vivia (casada? maritalmente?) com David, filho de Germano Domingues e de Esperança de Carvalho (Baetas), emigrante em França. // O David morreu em França em Setembro de 2018.

 

BARBEITOS, Moisés Augusto. Filho de João Manuel Barbeitos, soqueiro, da Vila, e de Claudina Rosa Pires, doméstica, de Paços, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel Francisco Barbeitos e de Albina da Conceição Alves; n.m. de Francisco Pires e de Maria José Gonçalves. Nasceu a 24/1/1926. // No exame da instrução primária, 2.º grau, feito na escola de Cristóval em Julho de 1937, com o professor Abel José Nogueira Dantas, ficou distinto. // Casou com Encarnação Noia Lopes. // Morou em São Gregório. // Foi motorista da “Auto Viação Melgacense” até à sua aposentação. // Pai de João Manuel, David Manuel e de Teresa de Jesus. // Faleceu a --/--/----.   

 

BARBEITOS, Samuel. Filho de Judite Augusta Barbeitos. Neto materno de João Manuel Barbeitos e de Claudina Rosa Pires. Nasceu a --/--/19--. // S.m.n.  

 

BARBEITOS, Teresa de Jesus. Filha de Moisés Augusto Barbeitos e de Encarnação Noia Lopes. Neta paterna de João Manuel Barbeitos e de Claudina Rosa Pires; neta materna de -------------------- e de -----------------------. Nasceu a --/--/1961.

 

BARREIROS

 

BARREIRO, António. Filho de Horácio Barreiro e de Elvira de Araújo. Nasceu em Cristóval a --/--/1934 (Notícias de Melgaço n.º 232, de 13/5/1934). // Nota: deve ser o mesmo senhor que morreu em Cristóval a --/--/2020, com oitenta e seis (86) anos de idade (ver “A Voz de Melgaço” n.º 1445, de 1 de Dezembro de 2020).

 

BARREIROS, António Manuel. Filho de Bento Manuel Barreiros e de Joaquina Maria de Almeida, recebidos na Vila de Melgaço e moradores no Coto de São Gregório. N.p. de Francisco Luís Barreiros e de Maria Josefa Domingues, de Ponte do Mouro, Barbeita, Monção; n.m. de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, do Coto. Nasceu a 18/5/1870 e foi batizado na igreja de Cristóval a 24 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Durães, casada, moradora em São Gregório.

 

BARREIRO, Elisa. Filha de Horácio Barreiro e de Elvira de Araújo. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (NM 156, de 10/7/1932).

 

BARREIRO, Maria de Lurdes. Filha de ---------- Barreiro e de --------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Morreu na Esquipa, Cristóval, a --/--/1999. // Deixou filhos (VM 1124).

 

BARROS

 

BARROS, Adelino José (Lino Matita). Filho de Domingos José de Barros e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes em Cristóval. Neto paterno de Manuel José de Barros e de Maria Joaquina Taveira, da freguesia de São João Evangelista de Gorvelas; neto materno de Bento Gonçalves e de Vicenta Domingues, do Coto de São Gregório. Nasceu a 21/3/1892 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Gonçalves e Mariana Amália Gonçalves, solteiros, lavradores, residentes no lugar do Ramo. // Casou a 9/3/1915 com Rosa (*), cristovalense, filha de Francisco de Puga e de Rosa Fernandes, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço. // Faleceu em Cristóval a 2/3/1967. // Com geração. /// (*) No Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915, diz-se que ela tem o nome de Ana de Puga.

 

BARROS, Adriano. Filho de Eduardo José de Barros e de Alexandrina de Sousa. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 77, de 14/9/1930). // Casou com Maria da Conceição Pereira, residente no lugar de Esquipa. // Faleceu em França, devido a acidente, em 1992, com sessenta e um ou sessenta e dois anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Cristóval (A Voz de Melgaço n.º 960).

 

BARROS, Ana de Jesus. Filha de Francisco José de Barros e de Amélia da Conceição do Val. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 50, de 17/2/1930).

 

BARROS, Angelina. Filha de António Joaquim de Barros e de Lina Rosa da Ribeira, residentes em São Gregório. Neta paterna de José Bernardo de Barros e de Francisca Domingues, do dito lugar; neta materna de Caetano José da Ribeira e de Maria Pires. Nasceu a 6/1/1854 e foi batizada em casa nesse dia, e na igreja de Cristóval a 9 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna. 

 

BARROS, Antónia. Filha de Luís António Lemos de Barros e de Maria Teresa Fernandes, galegos. // Casou com Manuel José Cerqueira, de quem ficou viúva. // Faleceu em São Gregório a 4/12/1899, com setenta e oito anos de idade, no estado de casada com Pedro Mendes, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério. // O seu viúvo morreu a 24/10/1900.

 

BARROS, António. Filho de Domingos José de Barros e Maria Gonçalves, lavradores, residentes no Coto de São Gregório. N.p. de Manuel José Barros e de Maria Joaquina Taveira, de Grovelas, Ponte da Barca; n.m. de Bento Gonçalves e de Vicenta Domingues, do Coto. Nasceu a 13/10/1880 e foi batizado na igreja de Cristóval a 17 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Durães, viúva, proprietária, moradora em São Gregório.

 

BARROS, António. Filho de Eduardo José de Barros e de Alexandrina de Sousa. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 22, de 21/7/1929). // Morreu em São Gregório a --/--/1929, com apenas doze dias de idade (NM 22, de 21/7/1929).

 

BARROS, António Joaquim. Filho de José Bernardo de Barros (falecido antes de 1853) e de Francisca Domingues de Araújo, lavradores, de São Gregório. Neto paterno de Luís de Barros e de Maria Benta Gil, residentes na Vila de Melgaço; neto materno de António Domingues e de Maria Luísa Esteves, moradores em Alvaredo. Nasceu por volta de 1823. // Casou na igreja de Cristóval, a 11/4/1853, com Lina Rosa, filha de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, do Outeiro, Paços. Testemunhas: Caetano José Marques, de São Gregório, e o padre Francisco José da Ribeira, do Outeiro, Paços. // Voltou a casar, no estado de viúvo, a 20/10/1859, com Maria Sousa Viana, nascida em 1834, filha de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, de São Gregório. Testemunhas: Francisco Galego, casado, de São João, Vila de Ribadávia, Galiza, e Francisco da Silva, casado, do lugar da Porta. // Faleceu em São Gregório a 1/3/1861, com 38 anos de idade, somente com a extrema-unção, no estado de casado, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja. // A sua viúva casou a 16/3/1862 com António Correia, de São João da Madeira.   

 

BARROS, António José. Filho de Adelino José de Barros e de Ana de Puga. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 187, de 20/2/1916). // Faleceu no lugar dos Casais, Cristóval, a --/--/1916, com apenas quarenta e três dias de idade (Correio de Melgaço n.º 195, de 16/4/1916).   

 

BARROS, António José. Filho de Adelino José de Barros e de Ana de Puga. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 246, de 22/4/1917). 

 

BARROS, António José. Filho de Eduardo José de Barros e de Alexandrina de Sousa. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 249, de 13/5/1917). // Faleceu no lugar do Coto a --/--/1917, com apenas quatro meses de idade (Jornal de Melgaço n.º 1177, de 29/9/1917).   

 

BARROS, Benedita de Jesus. Filha de Joaquina de Barros, solteira, moradora em São Gregório. Neta materna de Luís de Barros e de Petronila Gonçalves (*), do dito lugar. Nasceu a 16/6/1867 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Madrinha: Benedita Pires Pereira, solteira, moradora em São Gregório. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 25/9/1887 com Augusto César Correia, solteiro, nascido a 10/8/1853, filho de Vitorino Correia e de Maria do Carmo, natural da freguesia de São Martinho das Chãs, Armamar. // Residiram em São Gregório. // Mãe de José Augusto, entre outros. /// (*) Noutro lado a esposa de Luís de Barros tem o nome de Rosa Bermudes.  

 

BARROS, Berta Albetriça. Filha de Benedita de Jesus Barros, solteira (*), proprietária (!), moradora na Rua Verde. N.m. de Joaquina de Barros, da dita Rua de São Gregório. Nasceu a 11/8/1885 e foi batizado pelo padre Luís Manuel Marques, na igreja de Cristóval, a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Alberto Dâmaso Félix, 2.º sargento de infantaria, da freguesia de Castedo, Alijó, em serviço no lugar de São Gregório, e Lucrécia Augusta de Abreu (ele assinou Félis Alberto Damazo). // Faleceu antes dos oito dias de vida. /// (*) Casou em 1887 com Augusto César Correia, alfaiate (ver).

 

BARROS, Domingos José. Filho de Manuel José de Barros e de Maria Joaquina, de Soutelo, Grovelas, Ponte da Barca. Nasceu e foi batizado nessa freguesia do Minho. // Tinha vinte e oito anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cristóval, a 7/5/1876, com Maria, de dezanove anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Bento Gonçalves e de Vicenta Domingues, moradores no lugar do Coto de São Gregório. Testemunhas: Custódio Luís de Sousa, casado, lavrador, do Barral, Grovelas, Barca; Pascoal Gonçalves, casado, lavrador, de São Gregório; e Francisco Xavier Pereira Leite, casado, lavrador, de Soutelo, Grovelas, Barca. 

 

BARROS, Eduardo José. Filho de Domingos José de Barros e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes em Sucastelo, Cristóval. N.p. de Manuel José de Barros e de Maria Joaquina Taveira, da freguesia de São João Evangelista de Gorvelas (*), concelho e distrito de Viana do Castelo; n.m. de Bento Gonçalves e de Vicenta Domingues, do Coto de São Gregório. Nasceu a 18/4/1887 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Gomes Viana, solteira, maior de catorze anos de idade, filha-família, moradora em São Gregório. // Casou com Alexandrina de Sousa, a qual faleceu em Cristóval a 7/3/1953. // Ele finou-se a 22 de Janeiro de (1958?). // Com geração. /// (*) Havia Gorvelos na Gavieira, Arcos de Valdevez, e Gorvela, em Cristóval, Melgaço.

 

BARROS, Francisco José. Filho de Domingos José de Barros e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes em Sucastelo, Cristóval. N.p. de Manuel José de Barros e de Maria Joaquina Taveira, da freguesia de Grovelas, Ponte da Barca; n.m. de Bento Gonçalves e de Vicenta Domingues, do Coto de São Gregório. Nasceu a 6/10/1889 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Madrinha: Luísa Gonçalves, solteira, proprietária, tia do bebé, moradora no Coto de São Gregório. // Casou na CRCM a 3/12/1923 com Amélia da Conceição, de 24 anos de idade, natural de Fiães, filha de Manuel Joaquim do Val e de Maria Josefa Esteves. // Faleceu na freguesia natal a 13/1/1968. // C.g.  

 

BARROS, Hilário Jorge. Filho de Francisco Gonçalves de Barros e de Maria Coelho. Nasceu em Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 170, de 17/10/1915).

 

BARROS, Isaura Maria. Filha de Adelino José de Barros e de Ana de Puga. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (NM 159, de 31/7/1932).

 

BARROS, Joaquina. Filha de Luís de Barros e de Rosa Bermudes, proprietários. Nasceu por volta de 1837. // Faleceu na Rua Verde a 21/9/1891, com 54 anos de idade, solteira, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 23. // Deixou uma filha: Benedita de Jesus.

 

BARROS, Joaquina. Filha de João Domingues de Barros e de Maria Benta Gonçalves, do Coto de São Gregório. Nasceu por volta de 1838. // Faleceu no lugar do Ramo a 13/11/1888, com cinquenta anos de idade, só com a extrema-unção, por estar demente, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 15; estava casada com José Gonçalves, lavrador. // Com geração.

 

BARROS, José Aníbal. Filho de Adelino José de Barros e de Ana de Puga. Nasceu em Cristóval a --/--/1924. // Casou em 1948 com Maria Rodrigues. // Morou no lugar dos Casais, Cristóval. // Faleceu a 6/3/1994 e foi sepultado no cemitério da sua freguesia. // Tinha a alcunha de “Matita”.   

 

BARROS, José Augusto. Filho de Benedita de Jesus de Barros, casada com Augusto César Correia, jornaleira, moradora na Rua Verde. N.m. de Joaquina de Barros, solteira. Nasceu em Cristóval a 21/8/1900 e foi batizado na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Abreu, solteiro, e Albina Rosa Monteiro, solteira. // Faleceu a 31/3/1901, com apenas sete meses de idade, e foi sepultado no cemitério. // Nota: suponho que era filho espúrio.

 

BARROS, José Bernardo. Filho de Luís de Barros e de Maria Benta Gil, moradores que foram na Vila de Melgaço. // Casou com Francisca Luísa Domingues, filha de António Domingues e de Maria Luísa Esteves, de Alvaredo. // Faleceu antes de 1853. // A sua viúva finou-se em São Gregório a 11/9/1879, com noventa anos de idade, apenas com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval. // Pais de Albina de Barros e de António Joaquim de Barros.  

 

BARROS, Luís. Filho de Manuel Domingues de Barros e de Palmira (?) Gonçalves, do Coto de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 21/12/1874, com setenta anos de idade, no estado de viúvo de Rosa Bermudes, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha: Joaquina.

 

BARROS, Manuel José. Filho de Domingos José de Barros e de Maria Gonçalves, moradores no Coto. N.p. de Manuel José de Barros e de Maria Joaquina Taveira, de Soutelo, Grovelas, Ponte da Barca; n.m. de Bento Gonçalves e de Vicenta Domingas, do Coto. Nasceu a 24/5/1877 e foi batizado na igreja de Cristóval a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Pascoal Gonçalves, casado, lavrador, residente em São Gregório, e Maria Benta Gonçalves, solteira, tia do bebé, moradora no lugar do Coto. 

 

BARROS, Manuel José. Filho de ----------- de Barros e de -------------------------. Nasceu em -------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar de Carvão, Cristóval, a --/--/1996. // (VM 1053).

 

BARROS, Maria Alexandrina. Filha de Domingos José de Barros e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Sucastelo. N.p. de Manuel José de Barros e de Maria Joaquina Taveira, de Grovelas, Ponte da Barca; n.m. de Bento Gonçalves e de Vicenta Domingues, do Coto de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 5/12/1884 e foi batizada na igreja de Cristóval a 7 desse mês e ano. Madrinha: Benta Gonçalves, solteira, lavradora, tia materna da criança, do lugar do Coto. // Casou com Adelino Ferreira, na CRCM, a 24/1/1917 (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917). // O marido faleceu em Cristóval a 25/11/1951 e ela na freguesia da Pena, Lisboa, a 23/6/1984, quase com 100 anos de idade!

 

BARROS, Maria Augusta. Filha de António José de Barros, jornaleiro, natural de Cristóval, e de Encarnação Gonçalves, lavradeira, natural da freguesia de Desteriz, diocese de Tui, moradores no lugar do Coto de São Gregório. N.p. de Domingos José de Barros e de Maria Gonçalves; n.m. de João Gonçalves e de Isabel Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 2/2/1907 e foi batizada na igreja a sete desse mês e ano. Padrinhos: César Melon e Gomesinda Melon, solteiros, negociantes. 

 

BARROS, Maria Júlia. Filha de Adelino José de Barros e de Ana Puga. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 60, de 11/5/1930). // Faleceu no lugar dos Casais a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 130, de 15/11/1931).

 

BARROS, Odete Rosa (Dr.ª) Filha de João Froilão de Barros, natural de -----------------, e de Maria Magarida (Gonçalves?), de Cristóval. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com o Dr. Luís Carlos Martins. // Em 1991 eram os dois professores na Escola Secundária Sá de Miranda e na Universidade Católica de Braga. // (VM 935, de 15/3/1991). // Em 2012 o seu marido já estava aposentado. // Moram em Gualtar, Braga. // Com geração.    

 

BARROS, Palmira das Dores. Filha de Adelino José de Barros e de Ana de Puga. Nasceu a --/--/19--. // Casou em 1942 com Manuel Lima, de Arcozelo, Ponte de Lima. // Foram caseiros em Cevide durante muitos anos. // Em Julho de1951, na maternidade do hospital da SCMM, deu à luz um menino (NM 988, de 5/8/1951).

 

BERMUDES

 

BERMUDES, Caetana. Filha de Romão Bermudes e de Ana Pires. // Faleceu em Doma a 14/8/1887, com 56 anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos menos a eucaristia, com escritura testamentária, e foi sepultada na igreja a 16 do mesmo mês e ano.

 

BERMUDES, Francisca. Filha de Romão Bermudes e de Ana Pires, moradores que foram em Sucastelo. // Rural. // Faleceu em Doma a 15/2/1884, com 66 anos de idade, no estado de casada desde 17/5/1848 com Manuel do Outeiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no dia 17 no cemitério em construção. // O seu viúvo morreu em 1894. // Mãe de Maria Bermudes do Outeiro, casada com Manuel Joaquim Domingues, entre outros.

 

BERMUDES, João. Filho de [Victório] Romão Bermudes e de Ana Pires, moradores que foram em Sucastelo, Cristóval. Nasceu por volta de 1826. // Rural. // Casou na igreja de Paços a 18/2/1852 com Francisca, filha de João António da Silva e de Antónia Maria do Outeiro, natural de Paços. Testemunhas presentes: Francisco Monteiro, casado, de Doma, e Francisco Domingues, solteiro, de São Gregório, ambos da freguesia de Cristóval. // Faleceu na Ferraria a 18/9/1894, com 68 anos de idade, viúvo de Francisca da Silva, com todos os sacramentos, sem testamento, e a 20 desse mês e ano foi sepultado no adro da igreja de Paços. // Com geração.

 

BERMUDES, Joaquina. Filha de Romão Bermudes e de Ana Pires, moradores que foram em Sucastelo. // Lavradeira. // Morou no referido lugar, mas faleceu no Outeiro, Paços, a 29/8/1886, com 62 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Domingues, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultada na igreja de Cristóval, com autorização do pároco de Paços, padre António Avelino do Outeiro «por assim lhe ter sido pedido pela finada

 

BERMUDES, José Manuel. Filho de João Bermudes e de Francisca da Silva, moradores no lugar de Sucastelo. N.p. de Vitório Romão Bermudes e de Ana Pires, do dito lugar; n.m. de João da Silva e de Antónia do Outeiro, do lugar do Outeiro, freguesia de Paços. Nasceu a 13/9/1856 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinho: Francisco Monteiro, casado, do lugar de Doma. // Aquando da morte do pai, ocorrida a 18/9/1894, ele encontrava-se ausente.  

 

BERMUDES, Josefa. Filha de Romão Bermudes e de Ana Pires, moradores no lugar de Sucastelo. // Lavradeira. // Faleceu em Doma a 7/11/1882, com 76 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Monteiro, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja a 9 desse mês e ano. // Com geração.  

 

BERMUDES, Josefa. Filha de João Bermudes e de Francisca da Silva, moradores no lugar de Sucastelo. N.p. de Vitório Romão Bermudes e de Ana Pires, do dito lugar; n.m. de João da Silva e de Antónia do Outeiro, do lugar do Outeiro, Paços. Nasceu a 27/12/1852 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia 28 desse mês e ano. Padrinhos: Josefa Bermudes, tia da batizanda, e seu marido, Francisco Monteiro, de Doma.

 

BERMUDES, Maria. Filha de Francisca Bermudes, solteira (*), de Sucastelo. N.m. de Romão Bermudes e de Ana Pires, do dito lugar. Nasceu a 18/2/1848 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, solteiro, de São Gregório, e Rosa Bermudes, solteira, de Quintela de Crecente, Tui. // Casou em 1869 com Manuel Joaquim, filho de Manuel Domingues e de Bernarda Rodrigues. // Enviuvou em 1899. // Faleceu por volta de 1919. // Com geração (ver Jornal de Melgaço n.º 1236, de 2/3/1919). // Nota: depois do casamento dos pais passou a usar o apelido Outeiro. /// (*) Casou com o pai da criança, Manuel do Outeiro, ainda nesse ano de 1848, a 17 de Maio.

 

BERMUDES, Rosa. Filha de Escolástica Bermudes, solteira, natural da freguesia de São Caetano de Quintela, Colegiada de São Pedro de Crecente, bispado de Tui. Nasceu na Galiza por volta de 1816. // Faleceu em São Gregório a 1/9/1876, com sessenta anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja de Cristóval. 

 

BERNARDES

 

BERNARDES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel Bernardes e de Maria ----------, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel Silvestre Bernardes e de Gracinda de Jesus, da freguesia de Mascarenhas, Mirandela; neta materna de Francisco ------------- e de Teresa de Jesus Domingues, da Rua Verde, São Gregório. Nasceu a 15/11/1890 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Caetano Alves, casado, e Rosa Ludovina Gonçalves, casada, lavradores, residentes em São Gregório. // Faleceu na sua freguesia a 9/2/1972. 

 

BERNARDO

 

BERNARDO, António Bento. Filho de Manuel Joaquim Bernardo, natural de Fiães, e de Josefa Rodrigues, natural de Cristóval, lavradores, residentes em Carvão, Cristóval. Neto paterno de João Bernardo e de Joaquina Esteves, de Adavelha, Fiães; neto materno de Francisco António Rodrigues e de Luísa Marques, de Carvão. Nasceu a 4/4/1891 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, tio do bebé, e Rosa Monteiro, casada, lavradores, do lugar de Carvão. // Parece que terminou seus dias em São João do Souto, Braga, a 3/11/1948 (?).

 

BERNARDO, Augusto dos Santos. Filho de José Francisco Bernardo e de Laura Germana Afonso. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (NM 142, de 6/3/1932).

 

BERNARDO, José Francisco. Filho de Manuel Joaquim Bernardo, natural de Adavelha, Fiães, e de Josefa Rodrigues, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Carvão, Cristóval. Neto paterno de João Bernardo e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Francisco António Rodrigues e de Luísa Marques. Nasceu em Cristóval a 6/2/1894 e foi batizado na igreja católica a 10 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador. // Casou a 14/10/1922, na CRCM, com Laura Germana Afonso. // Faleceu a 24/1/1983 na freguesia de Cristóval. // continua...


NOTA: agradeço aos meus caros leitores que leiam, caso gostem de poesia, os meus poemas no blogue POESIA DO VENTO. // Obrigado.




Sem comentários:

Enviar um comentário