quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Cubalhão)

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação...


RODRIGUES

 

RODRIGUES, Acácio. Filho de Manuel Rodrigues e de Joaquina Marques, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz; neto materno de Manuel Joaquim Marques e de Joaquina Vaz. Nasceu em Cubalhão a 5/1/1903 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Domingues, pároco da freguesia, e Maria Albina Rodrigues, solteira, camponesa. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 26/1/1978.  

 

RODRIGUES, Amadeu. Filho de Manuel Rodrigues e de Joaquina Marques, lavradores, cubalhoenses. Neto paterno de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz; neto materno Manuel Joaquim Marques e de Joaquina Vaz. Nasceu em Cubalhão a 19/8/1906 e foi batizado na igreja católica da localidade a 22 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Domingues, abade da Vila, SMP, e Felicidade Rodrigues, solteira, camponesa. // Faleceu a 7/3/1909, em casa de seus pais, sita no lugar de Cima, com apenas dois anos e meio de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial da freguesia.

 

RODRIGUES, Amadeu. Filho de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Lopes (?). Nasceu em Cubalhão a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu em Cubalhão a --/--/1997 (ver A Voz de Melgaço n.º 1077). 

 

RODRIGUES, Amadeu de Jesus. Filho de ---------- Rodrigues e de --------------------------. Nasceu a --/--/1915. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a --/--/1915, com apenas oito dias de idade (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915).

 

RODRIGUES, António. Filho de Francisco Rodrigues e de Ana Martins, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1826. // Lavrador. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, a 11/5/1899, no estado de solteiro, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e três anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. 

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1844. // Rural. // Faleceu a 17/6/1894, na sua casa de morada, sita no lugar de Baixo, com todos os sacramentos, com cinquenta anos de idade, no estado de solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel António Rodrigues e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de José Rodrigues e de Rosa Alves; neto materno de José António Domingues e de Benta Seara. Nasceu em Cubalhão a 14 de Abril de 1876 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Domingues e sua mulher, Maria Vitória Domingues, lavradores, residentes no sobredito lugar de Baixo.  

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel António Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Esteves, natural de Parada do Monte. Neto paterno de António Rodrigues e de Maria Engrácia Rodrigues; neto materno de Francisco Manuel Esteves e de Maria Florinda Alves. Nasceu em Cubalhão, no lugar de Baixo, a 17/9/1879. Padrinhos: José Vaz e Maria Rosa Rodrigues, casados, lavradores, naturais de Cubalhão. // Camponês. // Casou a 1/2/1911, na igreja da sua freguesia de nascimento, com a sua conterrânea, Maria Rosa Rodrigues, nascida a 11/8/1885, solteira, camponesa, filha de Luís Manuel Rodrigues e de Helena Vaz, cubalhoenses. Testemunhas presentes: Manuel José Domingues, solteiro, lavrador, residente no lugar de Baixo, e Manuel Esteves, solteiro, lavrador, residente no lugar de Além, ambos naturais de Cubalhão. // Enviuvou a 6/6/1928. // Faleceu em Cubalhão a 16/12/1958.     

 

RODRIGUES, António. Filho de ----------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/1---. // Casou com ----------------------------------. // Em 1938 já se encontrava viúvo; residia no lugar de Orjais, Cubalhão. O Ministério Público movia-lhe nessa altura uma ação para pagamento da quantia de 168$87 - autos de execução por custas. // (Notícias de Melgaço n.º 424).

 

RODRIGUES, António. Filho de António Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 96, de 19/4/1914). // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu no lugar de Orjais, freguesia de Cubalhão, a --/--/1994 (A Voz de Melgaço n.º 1014).

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Joaquina Marques, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz; neto materno de Manuel Joaquim Marques e de Joaquina Vaz, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 11/9/1897 e foi batizado na igreja católica da localidade a 13 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Vaz, solteira, cubalhoense. // Casou na CRCM a 19/5/1921 com Rosa Lina, de 28 anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel António Domingues Seara e de Maria Domingues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 26 de Dezembro de 1946.

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues, natural do lugar de Baixo, onde moravam, e de Joaquina Rosa Domingues, natural do lugar de Orjais, lavradores. Neto paterno de Joaquim Rodrigues e de Margarida Rodrigues; neto materno de Manuel Domingues e de Maria Rosa Pires. Nasceu em Cubalhão a 8/4/1902 e foi batizado na igreja católica da localidade a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, casado, lavrador, e Maria Rosa Pires, casada, lavradeira. // Faleceu a 7/5/1903, em casa de seus pais, sita no lugar de Baixo, e foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Armando. // Morreu em Cubalhão, no lugar de Orjais, a 6/10/1948 (ver Notícias de Melgaço n.º 877, de 31/10/1948).

 

RODRIGUES, Bárbara. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa de Caldas. Nasceu por volta de 1806. // Lavradeira. // Casou com Manuel Marques. // Faleceu em Orjais, a 1/9/1864, com 58 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou três filhos. 

 

RODRIGUES, Bento. Filho de José Manuel (ou Manuel José) Rodrigues e de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Cubalhão a --/--/1913. // Era gémeo de José (ver Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913). // Faleceu no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, a --/--/1913, com apenas um dia de idade (Correio de Melgaço n.º 55).

 

RODRIGUES, Bento. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Vaz. Nasceu na freguesia de Cubalhão a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 200, de 21/5/1916).

 

RODRIGUES, Celestino. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Rosalina Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1939. // (Notícias de Melgaço n.º 432).

 

RODRIGUES, Constantino. Filho de Manuel Rodrigues e de Ana Luísa Pereira, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1839. // Camponês. // Faleceu a 5 de Setembro de 1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com 66 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, Constantino. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Francisca Gonçalves, lavradores, de Cubalhão. Nasceu em Orjais, Cubalhão, por volta de 1872. // Tinha vinte e oito anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Rouças a 4/7/1900 com Maria Vaz, de 21 anos de idade, solteira, lavradora, de Lobiô, Rouças, filha de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Marques, roucenses. Testemunhas presentes: padre MCAS e António José Alves, casado, lavrador, ambos de Rouças. // Com geração (ver em Rouças).  

 

RODRIGUES, Domingos da Trindade. Filho de António Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu por volta de 1781. // Faleceu no lugar do Fão (?), Cubalhão, a 31/12/1860, no estado de solteiro, com 79 anos de idade, sem testamento. 

 

RODRIGUES, Esperança de Jesus. Filha de ---------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu a --/--/1915. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a --/--/1915, com apenas dezoito dias de idade (Correio de Melgaço n.º 158, de 25/7/1915).

 

RODRIGUES, Felicidade. Filha de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues; neta materna de José Luís Vaz e de Joaquina Martins, todos camponeses, do dito lugar. Nasceu em Cubalhão a 19/6/1876 e foi batizada na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Vaz, solteiro, lavrador, residente no dito lugar de Cima, e Albina Rodrigues, solteira, camponesa, tia paterna da neófita.

 

RODRIGUES, Fernando. Filho de ----------- Rodrigues e de -------------- Nogueira. Nasceu em Cubalhão a --/--/19--. // Casou com a sua conterrânea, Maria de Lurdes Martins. // Em 1962 adquiriram, por compra verbal feita à Direção Geral dos Serviços Florestais, uma casa de morada de dois pavimentos, sita no lugar de Orjais, com a superfície coberta de sessenta e três metros quadrados, e rossios com a área de quatrocentos metros quadrados, a confrontar a norte com Manuel Martins… // Em 2000 residia «acidentalmente» em Orjais; habitualmente morava em Montreal, Quebeque, Canadá.

 

RODRIGUES, Francisco. // Nasceu por volta de 1847. // Morreu no lugar de Cima, Cubalhão, a --/--/1929, com 82 anos de idade (NM 5, de 17/3/1929). 

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Francisca Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Maria Rita Esteves; neto materno de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Gonçalves. Nasceu em Cubalhão a 12/5/1867 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Vaz e sua mulher, Ana Boaventura, lavradores, do lugar de Cima. 

 

RODRIGUES, Guilherme. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues da Costa. Neto paterno de Pedro Rodrigues e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Domingues e de Maria Rosa Pereira. Nasceu em Cubalhão a 20/12/1855 e foi batizado na igreja da localidade nesse dito dia. Padrinhos: Luís Pereira e sua mulher, Isabel Rodrigues, todos do lugar de Cima.

 

RODRIGUES, Isabel. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1850. // Camponesa. // Faleceu a 1/4/1897, em sua casa de morada, sita no lugar de Baixo, com todos os sacramentos da igreja católica, com 47 anos de idade, casada com José Joaquim Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de José Rodrigues e de Luísa Afonso, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1830. // Camponês. // Faleceu a 2/11/1902, em sua casa de morada, sita no lugar de Baixo, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, no estado de viúvo de Margarida Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial da freguesia.

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Dias, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Francisco Rodrigues e de Ana Martins (já defuntos); neto materno de José Dias e de Isabel Pereira (já defunta). Nasceu em Cubalhão a 28/9/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Martins e Joaquina Martins, solteiros, todos lavradores, do lugar de Orjais. // Lavrador. // Casou a 23/4/1896, na igreja de São Paio de Melgaço, com Maria Rosa Marques, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, natural de São Paio, do lugar de Cavaleiro Alvo, filha de Manuel José Marques e de Maria Josefa Marques, rurais. // Lavrador. // A 30/6/1898, na igreja de São Paio, batizaram um filho, Armindo (?) Augusto, nascido no lugar de Cavaleiro Alvo a 24 desse mês e ano. // Morreu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 23/1/1953. // Nota: deve ser o mesmo senhor que foi nomeado regedor da freguesia de Cubalhão em 1908, tendo como seu substituto Manuel de Jesus Pereira. // (ver Jornal de Melgaço n.º 727, de 26/3/1908).

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de António Rodrigues, do lugar de Baixo, e de Carolina Rodrigues, do lugar de Orjais, onde ambos residiam, lavradores. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues; neto materno de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Francisca Gonçalves. Nasceu em Cubalhão a 22/9/1904 e foi batizado na igreja católica da localidade a 27 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, e Vicência Domingues, casada, lavradeira.

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de José Rodrigues e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914). // Faleceu no lugar de Baixo, Cubalhão, a --/--/1916, com apenas vinte e seis meses de idade (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916).        

 

RODRIGUES, Joaquina. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Rodrigues (já defunto) e de Luísa Afonso; neta materna de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu em Cubalhão a 27/9/1870 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues e Maria Rosa Rodrigues, solteiros, tios da neófita, lavradores, do lugar de Baixo. // Faleceu a 16/8/1873.  

 

RODRIGUES, Joaquina. Filha de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues; neta materna de José Vaz e de Joaquina Martins, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 25/4/1881 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Rodrigues Veiga, solteiro, rural, cubalhoense. // Faleceu no lugar de Cima a 28 de Julho de 1931 (ou 1939).

 

RODRIGUES, Joaquina da Conceição. Filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neta paterna de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neta materna de José Custódio Domingues e de Maria Benta Domingues, todos camponeses e moradores no sobredito lugar. Nasceu em Cubalhão a 21/5/1874 e foi batizada na igreja local no dia seguinte. Padrinhos: António Domingues Seara, casado, lavrador, e Joaquina Domingues Seara, solteira, camponesa, ambos do lugar de Cima. // Faleceu em Cubalhão a 4/7/1956.

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Dias, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de Francisco Rodrigues e de Ana Martins; neta materna de José Dias e de Isabel Pereira. Nasceu e Cubalhão a 21/3/1869 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: José Martins e sua mulher, Vicência Rodrigues, lavradores, do lugar de Orjais. // Faleceu a 25/3/1949.  

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Isabel Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neta paterna de José Rodrigues e de Luísa Afonso; neta materna de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu em Cubalhão a 31/7/1880 e foi batizada na igreja católica local a 1 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e Maria Albina Rodrigues, solteiros, lavradores, cubalhoenses, tios da neófita. // Faleceu em Cubalhão a 3/5/1955.

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Luís Rodrigues e de Maria Rosa Vaz, lavradores, cubalhoenses. Neta paterna de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz; neta materna de Manuel Luís Vaz e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 3/2/1909 e foi batizada na igreja católica local a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Domingues, solteiro, lavrador, e Eufrásia Vaz, casada, lavradeira. // Faleceu a 20/12/1910, em casa de seus pais, sita no lugar de Cima, Cubalhão, e foi sepultada no adro da igreja paroquial da freguesia. 

 

RODRIGUES, José. // Nasceu em Cubalhão por volta de 1817. // Faleceu a 10 de Setembro de 1889, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, apenas com os sacramentos da confissão e da comunhão, com 72 anos de idade, no estado de viúvo de Joaquina Domingues, e foi sepultado na igreja daquela freguesia de Melgaço.

 

RODRIGUES, José. Filho de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues; neto materno de José Luís Vaz e de Joaquina Martins. Nasceu em Cubalhão a 15/6/1874 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues e Maria Domingues, avós paternos do batizando. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cubalhão, a 28/4/1897, com a sua parente no 3.º e 4.º grau, Maria Rosa, de 30 anos de idade, solteira, filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Dias. Testemunhas: Luís Rodrigues, solteiro, e Manuel Rodrigues, casado, todos lavradores, cubalhoenses. // Faleceu no lugar de Orjais a 24/4/1941. 

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel António Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Maria Esteves, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes em Cubalhão, no lugar de Baixo. Neto paterno de António Rodrigues e de Maria Engrácia Rodrigues; neto materno de Francisco Manuel Esteves e de Maria Florinda Afonso. Nasceu em Cubalhão a 17/9/1879 e foi batizado na igreja católica local nesse dito dia. Padrinhos: José Vaz e Maria Rosa Rodrigues, casados, lavradores, cubalhoenses. // Camponês. // Casou na igreja de Parada do Monte a 3/8/1899 com a sua parente Maria Alves, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Cortegada, Parada do Monte, filha de António Alves e de Maria Pereira, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Domingues, casado, lavrador, residente no lugar de Cortegada, e Aires Esteves, solteiro, camponês, morador no lugar de Coto Santo. // A sua esposa, Maria Alves, faleceu em Parada do Monte a 31/12/1952. // Ele morreu também na freguesia de Parada do Monte a 29/10/1958.    

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel Rodrigues e de Joaquina Marques, lavradores. Neto paterno de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz; neta materna de Manuel Joaquim Marques e de Joaquina Vaz. Nasceu no lugar de Cima, Cubalhão, a 27/2/1910, e no dia seguinte foi batizado na igreja local. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores. // Casou na CRCM a 21/11/1934 com a sua conterrânea Maria Albina Domingues de Carvalho. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 27/12/1946 (confirmar).

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Cubalhão a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 3). // Faleceu com apenas vinte e nove dias de idade (Correio de Melgaço n.º 7).

 

RODRIGUES, José. Filho de José Manuel (ou Manuel José) Rodrigues e de Maria Rosa Vaz. Nasceu em Cubalhão a --/--/1913. // Era irmão gémeo de Bento (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913). 

 

RODRIGUES, José. Filho de --------- Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu em Cubalhão por volta de 1967. // Casou a 19/8/1992, com a idade de 25 anos, com Isabel das Dores Domingues, de 21 anos de idade, da mesma freguesia.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Luísa Rodrigues, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Rodrigues e de Luísa Afonso, do lugar de Baixo; neto materno de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues, do lugar de Cima, todos lavradores. Nasceu a 5/9/1868 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Rosa Rodrigues, solteiros, lavradores, do lugar de Baixo. // Faleceu em 1870.   

 

RODRIGUES, José Maria. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Domingues Seara. Neto paterno de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neto materno de José Custódio Domingues e de Benta Domingues, todos lavradores, do lugar de Baixo. Nasceu em Cubalhão a 28/6/1868 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: padre José Durães, de Rouças, e Maria Benta Rodrigues, solteira, lavradora, tia do batizando. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 4/9/1907 com a sua conterrânea e parente, Joaquina Domingues, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel Domingues e de Albina Domingues, cubalhoenses. Testemunhas: Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, residente no lugar de Baixo, e Francisco Rodrigues, solteiro, camponês, natural e morador no lugar de Cima. // Faleceu no lugar de Baixo, Cubalhão, a --/--/1917, com 49 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 233, de 21/1/1917).  

 

RODRIGUES, José Maria. Filho de Manuel José Rodrigues, do lugar de Baixo, e de Maria Rosa Vaz, do lugar de Cima, lavradores, cubalhoenses. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Rosa Domingues; neto materno de António Luís Vaz e de Maria Albina Domingues. Nasceu em Cubalhão a 7/5/1906 e foi batizado na igreja católica da localidade a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, casado, guarda-fiscal, e Maria Angélica Domingues de Barros, casada, lavradeira. // Faleceu a 2/5/1908, em casa de seus pais, sita no lugar de Cima, e foi sepultado no adro.

 

RODRIGUES, Justina. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, do lugar de Baixo, onde o casal residia, e de Maria Vaz, do lugar de Orjais, lavradores. Neta paterna de Manuel António Rodrigues e de Maria Esteves; neta materna de José Luís Vaz e de Joaquina Marques. Nasceu em Cubalhão a 6/3/1906 e foi batizada na igreja católica da localidade a 8 desse dito mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores. // Casou na igreja de Cubalhão a 18/3/1943 com o seu conterrâneo António de Jesus Domingues. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Cubalhão: o seu marido a 29/2/1960 e ela a 9 de Julho de 1991.  

 

RODRIGUES, Justino. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Dias, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Francisco Rodrigues e de Ana Martins; neto materno de José Dias e de Isabel Pereira, todos do sobredito lugar. Nasceu em Cubalhão a 28/3/1874 e foi batizado na igreja local no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Martins e Joaquina Martins, ambos solteiros, lavradores, residentes em Orjais.

 

RODRIGUES, Justino. Filho de Manuel António Rodrigues e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de José Rodrigues e de Rosa Alves; neto materno de José Custódio Domingues e de Benta Domingues Seara. Nasceu em Cubalhão a 10/5/1880 e foi batizado na igreja católica local a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues Seara e sua filha Maria, solteira, lavradores, naturais de Cubalhão. // Morreu a 30/12/1882.

 

RODRIGUES, Justino. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Isabel Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de José Rodrigues e de Luísa Afonso; neto materno de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu em Cubalhão a 31/1/1884 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia. Padrinhos: Luís Manuel Rodrigues e Helena Vaz, casados, camponeses, cubalhoenses.

 

RODRIGUES, Laurinda da Glória. Filha de António Rodrigues, do lugar de Baixo, e de Carolina Rodrigues, do lugar de Orjais, onde o casal tinha a sua morada. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues; neta materna de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Francisca Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 1/4/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica da localidade. Padrinhos: Joaquim Rodrigues, casado, lavrador, e Vicência Domingues, casada, lavradeira.  

 

RODRIGUES, Leonor de Nazaré S. // Nasceu por volta de 1969. // Faleceu no lugar de Cortelhas a --/--/2020, com 51 anos de idade (VM de 1/6/2020).

 

RODRIGUES, Luís. Filho de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues; neto materno de José Luís Vaz (já defunto) e de Joaquina Martins, todos lavradores, do lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão a 13/9/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Rodrigues e Isabel Rodrigues, solteiros, lavradores, tios do batizando, do lugar de Cima. // Camponês. // Casou a 10/4/1902, na igreja da sua terra natal, com Maria Rosa, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, sua conterrânea e parente no segundo grau de consanguinidade, filha de Manuel Luís Vaz e de Rosa Rodrigues. Testemunhas presentes: Luís Alves, residente no lugar de Baixo, e Manuel Rodrigues, residente no lugar de Cima, lavradores. // Faleceu em Cubalhão, no lugar de Cima, a 25/6/1941.   

 

RODRIGUES, Luís Manuel. // Nasceu por volta de 1852. // Morreu no lugar de Orjais, Cubalhão, a --/--/1929, com 77 anos de idade (NM 41, de 8/12/1929).

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Frutuoso Rodrigues, de Cubalhão, e de Rosa Vaz, de Fontes, Paderne, lavradores. Nasceu em Cubalhão por volta de 1850. // Faleceu no lugar da Trigueira a 1/2/1867, com 17 anos de idade, e foi sepultado na igreja. 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues; neto materno de José António Vaz e de Joaquina Martins, do lugar de Cima. Nasceu a 18/9/1869 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: os avós paternos. // Casou na igreja de Cubalhão, a 9/10/1890, com a sua parente em 2.º grau, Joaquina Rosa, nascida a 27/12/1867, solteira, filha de Manuel Joaquim Marques e de Maria Joaquina Vaz, todos lavradores. Testemunhas: Francisco Rodrigues e Francisco José Domingues, casados. // Deve ter enviuvado, pois voltou a casar, na CRCM, a 28/6/1926, com Maria Rosa Esteves, de 45 anos de idade, filha de António Esteves e de Rosa Esteves, natural de Castro Laboreiro. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 3/4/1929. // Com geração.     

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Vaz. Neto paterno de Manuel Rodrigues (já defunto) e de Maria Rodrigues; neto materno de Bento Manuel Vaz e de Maria Rosa Rodrigues (já defunta), todos lavradores, do lugar de Baixo. Nasceu a 23/2/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó paterna e António Joaquim Vaz, solteiro, tio do batizando. // Casou na igreja de São Paio a 4/5/1941 com Requelinda Augusta, de 22 anos de idade, filha de José Esteves e de Rosa (?) Lopes, natural de São Paio. // Faleceu em Cubalhão a 26/12/1959.   

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Joaquim Rodrigues e de Margarida Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de José Rodrigues e de Luísa Afonso; neto materno de José Rodrigues e de Rosa Alves, todos camponeses e residentes no dito lugar de Baixo. Nasceu em Cubalhão a 13/1/1876 e foi batizado na igreja católica local a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Rodrigues, solteiro, camponês, morador no lugar de Cima, e Maria Benta Rodrigues, solteira, camponesa, moradora no lugar de Baixo, tia do neófito. // Tinha 22 anos de idade quando casou na igreja de Cubalhão, a 18/8/1897, com a sua parente em 4.º grau, Joaquina Rosa, de 27 anos de idade, solteira, filha de Manuel Domingues e de Maria Rosa Pires. Testemunhas: Francisco Domingues, viúvo, e Manuel Joaquim Vaz, casado, todos lavradores. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 28/2/1950.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de --------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1912. // Faleceu no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, a --/--/1914, com apenas dois anos de idade (Correio de Melgaço n.º 97, de 26/4/1914). 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1834. // Camponês. // Faleceu a 25/1/1911, em sua casa de morada, sita no lugar de Baixo, com todos os sacramentos da igreja católica, com 77 anos de idade, casado com Maria Rosa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. // Nota: ver assento de batismo n.º 11, de 9/8/1867; aí se diz que ele nasceu a 16/1/1839.

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de ------------ Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1841. // Faleceu no lugar de Baixo, Cubalhão, a --/--/1913, com 72 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 50, de 18/5/1913).

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, do lugar de Baixo, e de Maria Vaz, do lugar de Orjais, onde residiam. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Esteves; neto materno de José Vaz e de Joaquina Marques. Nasceu em Cubalhão a 22/4/1901 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Esteves, casada, lavradeira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 12/10/1982.  

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de José Rodrigues e de Ana Maria Pereira, moradores no lugar de Baixo. Neto paterno de Ana Rosa Rodrigues, solteira, do dito lugar; neto materno de Manuel António Pereira e de Maria Rosa Rodrigues, do lugar de Cima. Nasceu a 25/7/1859 e foi batizado na igreja católica da localidade nesse mesmo dia. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, e António Rodrigues, casado.   

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Rodrigues e de Perpétua Vaz, moradores no lugar de Baixo. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Isabel Domingues, do dito lugar; neto materno de Ana Vaz, solteira, do lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão a 29/8/1859 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Vaz e Joaquina Martins, do lugar de Cima. 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de Pedro Rodrigues e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Domingues e de Maria Rosa Pereira. Nasceu em Cubalhão a 1/3/1862 e foi batizado na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: Luís Pereira e sua mulher, Isabel Rodrigues, do lugar de Cima. // Casou na igreja de Cubalhão a 27/11/1890 com a sua parente em 3.º grau, Joaquina, nascida a 1/6/1862, solteira, filha de Francisco José Domingues e de Maria Esteves. Testemunhas: José Vaz e Manuel José Rodrigues, casados, todos lavradores.    

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Rodrigues e de Luísa Afonso, do lugar de Baixo; neto materno de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues, do lugar de Cima, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 11/1/1875 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Rosa Rodrigues, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Baixo, tios do batizando. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 1/1/1966.  

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de António Rodrigues e de Maria Engrácia Rodrigues, do dito lugar de Baixo, Cubalhão; neto materno de Francisco Manuel Esteves e de Maria Florinda Afonso, do lugar de Cortegada, Parada do Monte, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 9/6/1876 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a 29/8/1946.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Isabel Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de José Rodrigues e de Luísa Afonso; neto materno de Manuel António Rodrigues da Rocha e de Maria Domingues. Nasceu em Cubalhão a 17/11/1877 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e Maria Albina Rodrigues, solteiros, camponeses, tios maternos do neófito, e naturais da mesma freguesia. 

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de ---------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu em Orjais, Cubalhão, a --/--/1---. // Lavrador. // Casou com Maria Rosa Vaz, lavradeira. // A 5/2/1939 iriam à praça alguns dos seus bens «nos autos de execução sumária que aos executados move Manuel Guerreiro, casado, proprietário, de Cavaleiros, Rouças, para pagamento da quantia de 1.839$30…» 

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Francisco José Rodrigues e de Ana Maria Martins. Tinha 42 anos de idade, era solteiro, e morava em Orjais, quando casou na igreja de Cubalhão, a 29/5/1864, com Maria Joaquina, de 28 anos de idade, solteira, do dito lugar, filha de José Dias “Sabino”, de Paderne, e de Isabel Pereira, de Cubalhão. Testemunhas: Manuel José Esteves de Sousa, casado, e Manuel Esteves de Sousa, solteiro, ambos do lugar de Baixo, todos lavradores.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Rodrigues e de Luísa Afonso, rurais, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão a 7/9/1836. // Era solteiro, e morava no lugar de Baixo, quando casou na igreja de Cubalhão, a 13/6/1866, com Maria Luísa, nascida a 5/12/1837, filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues. Testemunhas: Bento Manuel Vaz, viúvo, e José Vaz, solteiro, do lugar de Baixo, todos lavradores. // Camponês. // Faleceu a 2/1/1895, no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta anos de idade, no estado de casado com a sobredita Maria Luísa, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Rodrigues (de Araújo) e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de José Rodrigues e de Maria Rosa Alves (já defuntos); neto materno de José Custódio Domingues e de Maria Benta Domingues. Nasceu em Cubalhão a 8/3/1872 e foi batizado a 11 desse mesmo mês e ano. Madrinha: Margarida Rodrigues, solteira, lavradora, do lugar de Baixo, tia do batizando. // Camponês. // Casou a 2/2/1903, na igreja da sua freguesia de nascimento, com a sua conterrânea, Maria Rosa Vaz, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Luís Vaz e de Maria Albina Domingues Carvalho. Testemunhas presentes: Joaquim Rodrigues e José Custódio Domingues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. // Faleceu em Cubalhão a 6/4/1943.   

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Helena Vaz, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Domingues; neto materno de Joaquim Vaz e de Rosa Alves. Nasceu em Cubalhão a 28 de Abril de 1888 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: José Luís Vaz e Maria Joaquina Marques, casados, lavradores, cubalhoenses. // Faleceu a 10 de Fevereiro de 1898, em casa de seus pais, sita no lugar de Orjais, e foi sepultado na igreja paroquial da freguesia.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Marques, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz; neto materno de Manuel Joaquim Marques e de Joaquina Vaz, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 8/1/1895 e foi batizado na igreja católica local a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na CRCM a 6/2/1922 com Joaquina Rosa Pereira. // A sua esposa faleceu na freguesia de Cubalhão a 4/2/1976. // Ele morreu na mesma freguesia a 20/12/1984.    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Rodrigues e de Joaquina Rosa Domingues, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de Joaquim Rodrigues e de Margarida Rodrigues; neto materno de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Pires, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 20/6/1898 e foi batizado na igreja católica da localidade nesse dito dia. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na igreja da sua terra natal a 26 de Maio de 1947 com a sua conterrânea Rosa de Jesus Pereira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/1/1970.     

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de António Rodrigues, do lugar de Baixo, e de Carolina Rodrigues, do lugar de Orjais, onde o casal morava. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues; neto materno de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Francisca Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 28/9/1901 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, solteiro, lavrador, e Joaquina Rodrigues, solteira, camponesa.    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Rodrigues, do lugar de Cima, e de Maria Rosa Rodrigues, do lugar de Orjais, onde o casal morava. Neto paterno de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Dias. Nasceu em Cubalhão a 10/10/1902 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: José Rodrigues, casado, lavrador, e Eufrásia Vaz, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 21/8/1929 com a sua conterrânea Rosa de Jesus Domingues, de vinte e oito anos de idade, filha de Manuel Domingues e de Joaquina Rosa Rodrigues. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Cubalhão: a sua esposa a 27/9/1983 e ele a 27/4/1984.   

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Maria Rodrigues, do lugar de Baixo, e de Joaquina Domingues, do lugar de Cima, onde o casal residia, lavradores. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Manuel Domingues e de Albina Domingues. Nasceu em Cubalhão a 2/10/1909 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja católica da localidade. Padrinhos: Manuel Domingues, casado, lavrador, e Maria Domingues, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 1/8/1935 com a sua conterrânea Maria Rosa Rodrigues. // Faleceu no Departamento do Sena, França, a 7 de Fevereiro de 1958.   

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Albina da Glória Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Rosa Lina Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1929 (NM 13, de 19/5/1929).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Rodrigues e de Rosa de Jesus Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1932 (NM 137, de 31/1/1932).

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de ------------ Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu no lugar de Baixo, Cubalhão, a --/--/193-. // Faleceu a --/--/1937, com apenas oito meses de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 359).

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Dias, lavradores, moradores em Orjais. Neto paterno de Francisco José Rodrigues e de Ana Maria Martins; neto materno de José Dias (Sabino) e de Isabel Pereira. Nasceu em Cubalhão a 18/5/1865 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, solteiro, e Isabel Pereira, viúva, lavradores. // Faleceu em Cubalhão a --/2/1947 (confirmar). // Nota: é provável que seja o senhor que em Janeiro de 1918 tomou posse como membro da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Cubalhão. A essa Comissão pertencia: Manuel Joaquim Domingues (de Cima), Manuel Joaquim Rodrigues (de Cima), e Manuel Luís Rodrigues (de Orjais).   

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de Manuel José Rodrigues (Parada) e de Florinda Alves, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Francisco Rodrigues e de Joana Rosa Esteves, naturais de Cubalhão; neto materno de Caetano Alves e de Helena Rodrigues, naturais de Parada do Monte. Nasceu em Cubalhão a 9/5/1874 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, e Rosa Martins, viúva, camponeses, do lugar de Orjais. // Jornaleiro. // Casou na igreja de São Paio de Melgaço a 19/3/1899 com Maria Rosa Esteves, de 19 anos de idade, solteira, serviçal, nascida nessa freguesia, residente no lugar de Cavaleiro Alvo, filha de José António Esteves e de Maria Teresa Soares, jornaleiros, sampaienses. Testemunhas: José Rodrigues, do lugar de Cavaleiro Alvo, e Manuel Bamonde, do lugar do Cruzeiro. // No dia 7/4/1901 batizaram, na igreja de São Paio, um filho, Abílio, que nascera no dia anterior. // Faleceu em São Paio a 13/11/1946. 

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de Joaquim Rodrigues e de Vicência Domingues, camponeses, moradores no lugar de Baixo. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues; neto materno de José Custódio Domingues e de Benta Domingues Seara, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 8/11/1888 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues, casado, e Rosa Domingues, solteira, lavradores, cubalhoenses. // Casou a --/--/1913 com Albina da Glória Domingues (Correio de Melgaço n.º 36, de 9/2/1913). Ela era filha de Maria Rosa Domingues; nascera em Cubalhão a 31/1/1892 mas fora batizada na igreja de Messegães. // Faleceu no lugar de Baixo a 26/2/1941.

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de Luís Rodrigues e de Maria Rosa Vaz, lavradores, cubalhoenses, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz; neto materno de Manuel Luís Vaz e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 19/1/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja católica da localidade. Padrinhos: José Rodrigues, casado, lavrador, e Eufrásia Vaz, casada, lavradeira. // Faleceu a 27/5/1904, em casa de seus pais, sita no lugar de Cima, com apenas dezasseis meses de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, Margarida. Filha de José Rodrigues e de Rosa Alves, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1832. // Lavradeira. // Faleceu a 14/4/1900, em sua casa de morada, sita no lugar de Baixo, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e oito anos de idade, no estado de casada com Joaquim Rodrigues, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou um filho.  // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário