sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Fiães

Por Joaquim A. Rocha



// continuação de 18/10/2020...


 

CONDE

 

CONDE, António José (ou Manuel António). Filho de Domingos José Alves Conde e de Lina Teresa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça. Neto paterno de Antónia Alves Conde, de Portelinha, Castro Laboreiro; neto materno de Luís Esteves e de Maria Rosa Rodrigues, de Lamas de Mouro. Nasceu a 1/4/1880 e foi batizado nesse dia. Madrinha: Carolina Rosa Esteves, solteira, lavradora, de Alcobaça, Fiães, tia materna do batizando. // Faleceu com apenas oito dias de vida.     

 

CONDE, Clara. Filha de Ramona Conde, lavradeira. Foi batizada na igreja de Cristóval em 1860. // Casou com José Joaquim Domingues, natural de Paços, falecido em Pousafoles, Fiães, a 27/2/1895. // Faleceu em Soutomendo de Baixo a 25/3/1938, com 78 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 392). // Com geração.  

 

CONDE, Firmino. Filho de Serafim Alves Conde, lavrador, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Albina Domingues, lavradeira, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Pousafoles. Neto paterno de Manuel José Alves Conde e de Ana Rosa Esteves; neto materno de Manuel Bento Domingues e de Maria Rodrigues. Nasceu em Fiães a 14/4/1899 e foi batizado na igreja católica local a 21 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rodrigues, viúva, lavradeira, do lugar de Pousafoles. // Morreu a 27/4/1899 e foi sepultado no adro da igreja. 

 

CONDE, José (Padre). Filho de ------------- Alves Conde e de --------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Cantou missa nova na capela de Alcobaça a 1/1/1900.

 

CONDE, Leopoldina. Filha de Serafim Alves Conde, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Albina Domingues, natural de Fiães, onde moravam, no lugar de Pousafoles. Neta paterna de Manuel José Alves Conde e de Ana Rosa Esteves; neta materna de Manuel Bento Domingues e de Maria Rodrigues. Nasceu em Fiães a 22/4/1900 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, e Manuel José Henriques, casado, lavrador, ambos do lugar de Pousafoles. // Casou com Manuel Lourenço, de 27 anos de idade, natural de Ceivães, Monção, filho de Manuel José Lourenço e de Ludovina Rosa Fernandes. // Ambos os cônjuges faleceram em Fiães: o marido a 20/5/1951 e ela a 18/1/1985.

 

CONDE, Manuel José. Filho de Ramona Conde, lavradeira, de São João de Crespos, bispado de Ourense, viúva de Manuel Joaquim Esteves, moradora em Soutomendo de Baixo. N.m. de Maria Antónia Conde. Nasceu em 2/11/1865 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Tomaz Gonçalves da Guia, casado, lavrador, de Prado, e Maria Antónia Conde, avó materna, solteira, pobre, de Soutomendo de Baixo. // Faleceu com apenas oito meses ou oito anos de idade.

 

CONDE, Maria Antónia. Filha de Jacinto Conde e de Maria Alves. Nasceu em São João Batista de Crespos, Ourense. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, Fiães, a 22/2/1867, com 60 anos de idade, solteira, pobre. // Deixou dois filhos.

 

CONDE, Maria Joaquina. Filha de Ramona Conde, lavradeira, de São João de Crespos, bispado de Ourense, viúva, moradora em Soutomendo de Baixo, Fiães. N.m. de Maria Antónia Conde. Nasceu a 1/6/1868 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Fernandes, casado, lavrador, de Prado, e Maria Teresa Rodrigues dos Santos, casada, do Campo do Souto, Cristóval.  

 

CONDE, Ramona. Filha de Maria Antónia Conde. Nasceu na Galiza por volta de 1834. // Casou com Manuel José Pinheiro, natural de Fiães. // Enviuvou a 7/3/1907. // Faleceu no lugar de Soutomendo de Baixo, Fiães, a --/--/1914, com oitenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 97, de 26/4/1914).

 

CONDE, Teresa Francisca. Filha de Rosa Conde, de São João de Monte Redondo, bispado de Ourense. N.m. de Luís Conde e de Maria Carameja, galegos. Nasceu a 14/9/1845 e foi batizada na igreja de Fiães a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Conde e (Teresa?) Alves, da dita freguesia galega. 

 

*

 

CONSTÂNCIA ROSA. Filha de Camila de Jesus, exposta, jornaleira, moradora no lugar de Merelhe, Paços, solteira. Nasceu em Fiães a 26/8/1884 e foi batizada na igreja desta freguesia a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Aires Vaz, solteiro, alfaiate, natural de Cubalhão, e Joaquina Rosa Gonçalves, solteira, lavradora, da Jugaria, Fiães. // Casou com Daniel, de 20 anos de idade, natural de Paços, filho de Luís Rodrigues e de Joaquina Carolina Rodrigues, na igreja de Paços, a 9/1/1909. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Paços: o marido a 15/9/1947 e ela a 1/12/1966.   

 

CORTES

 

CORTES, Teresa. // Faleceu a 17/6/1842, no estado de casada com Domingos Esteves, de Balsada, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 19 desse mês e ano. Teve ofício de corpo presente da irmandade. Os herdeiros encarregar-se-iam de fazer seu bem d’alma. 

 

COSTA

 

COSTA, Adelino. Filho de João Alves da Costa e de Emília Esteves, fenalenses. Nasceu em Fiães por volta de 1877. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da sua freguesia natal, a 8/5/1905, com a sua parente e conterrânea, Maria Joaquina Esteves, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António José Esteves, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Domingues, natural de Fiães. Testemunhas presentes: Manuel José Esteves, do lugar de Ladronqueira, e Vitorino Domingues, do lugar de Candosa, solteiros, lavradores, fenalenses. // Com geração.

 

COSTA, António. Filho de ----------- Costa e de ------------------------------------. Nasceu em Fiães a --/--/1--- (confirmar). // Foi guarda-florestal. // Em 1930 fazia serviço em Vila Pouca de Aguiar, Trás-os-Montes, pois em 1931 nascia-lhe um filho, Ricardo, gerado em Celeste Fernandes, natural daquela Vila transmontana, criança que não perfilhou. Pela mesma altura trazia outra rapariga grávida! // Dali foi transferido para a Lousã, onde seria obrigado a casar, pois engravidara uma moça de apenas dezasseis anos de idade. // O seu filho Ricardo trabalhou em Lisboa, na Academia Militar, e casou com Maria Alice da Rocha Zink, natural da Vila de Melgaço. 

 

COSTA, António José. Filho de João Alves da Costa e de Emília Esteves, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde, Fiães. N.p. de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves; n.m. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires, do lugar da Igreja. Nasceu a 20/6/1882 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves e sua mulher, Maria Joaquina Domingues, de Ladronqueira.

 

COSTA, Augusto. Filho de Adelino Alves da Costa e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 35, de 2/2/1913).

 

COSTA, João. Filho de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves. // Lavrador. // Faleceu em Vila do Conde, Fiães, a 10/6/1891, com 52 anos de idade, casado com Emília Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

COSTA, José. Filho de Domingos Alves [da Costa] e de Ana Lourenço. // Lavrador. // Faleceu em Vila do Conde a 18/12/1881, com 85 anos de idade, viúvo de Isabel Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou quatro filhos.

 

COSTA, José. Filho de ------- Alves da Costa e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1849. // Faleceu em Vila do Conde, Fiães, a --/--/1913, com 64 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 77, de 30/11/1913).

 

COSTA, Manuel. Filho de ------- Alves da Costa e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1834. // Faleceu em Vila do Conde, Fiães, a --/--/1914, com 80 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914).

 

COSTA, Manuel António. Filho de Adelino Alves da Costa e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. Neto paterno de João Alves da Costa e de Emília Esteves; neto materno de António José Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 9/6/1907 e foi batizado na igreja católica local a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves e Maria Joaquina Domingues, casados, camponeses. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 6/12/1926 com a sua conterrânea Teresa da Conceição Esteves, de 21 anos de idade, filha de Maria Albina Esteves. // Faleceu em Avallon (França?) a 3/4/1954.

 

COSTA, Maria Joaquina. Filha de Manuel Alves da Costa e de Ana Vaz, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. N.p. de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves; n.m. de José Bento Vaz e de Maria Joaquina de Almeida. Nasceu a 13/5/1871 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua mulher, Maria Luísa Marques, lavradores, de Lobiô, Rouças. // Casou na igreja de Fiães a 19/5/1898 com José Maria Pires, de 31 anos de idade, natural de São Paio. // Faleceu em Fiães a 27/2/1958. // Com geração (ver em Fiães).  

 

COSTA, Maria Joaquina. Filha de João Alves da Costa, natural de Fiães, e de Emília Esteves, natural de Castro Laboreiro, lavradores, residentes no lugar de Vila do Conde. N.p. de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves; n.m. de Daniel Esteves e de Joaquina Pires. Nasceu a 12/7/1872 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José Esteves, solteiro, lavrador, tio materno da batizanda, de Ladronqueira, e Maria Domingues, solteira, lavradora, do mesmo lugar.    

 

COSTA, Maria Joaquina. Filha de João Alves da Costa e de Emília Esteves, lavradores. // Faleceu no lugar de Vila do Conde, Fiães, a 7/10/1890, com vinte e um meses de idade, e foi sepultada na igreja paroquial.  

 

COSTA, Palmira Rosa. Filha de Adelino Alves da Costa e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Fiães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914).

 

COSTA, Vitorino José. Filho de João Alves da Costa e de Emília Esteves, lavradores, residentes em Vila do Conde. Neto paterno de José Alves da Costa e de Isabel Gonçalves; neto materno de Daniel Esteves e de Joaquina Pires. Nasceu a 8/1/1886 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves, tio materno do bebé, e sua mulher, Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Ladronqueira. // Faleceu a 7/10/1893, sem quaisquer sacramentos, tendo sido sepultado na igreja.  

 

CRESPIM

 

CRESPIM, Esperança. Filha de ------------- Crespim e de -----------------------------------. Nasceu em -----------. // Faleceu no lugar de Ladronqueira, freguesia de Fiães, a --/--/1996 (A Voz de Melgaço n.º 1046).

 

CRUZ

 

CRUZ, Manuel Gonçalves. // Faleceu a 22/6/1845, no estado de casado com Isabel Gregório, de Soutomendo de Baixo, e foi sepultado na igreja do mosteiro a 24 desse mês e ano.

 

CUNHA

 

CUNHA, Adelino Manuel. Filho de -------- Cunha e de -----------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou a 21/8/1999, na igreja de Fiães, com Virgínia Fernanda Morgado. 

 

CUNHA, Ana Rosa. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, solteira, a 16/5/1850, e foi sepultada na igreja do mosteiro a 18 desse mês e ano. (Será a de baixo?)

 

CUNHA, Ana Rosa. Filha de Maria da Cunha, solteira, de Soutomendo de Baixo. Neta materna de Ana Rosa da Cunha, solteira. Nasceu a 13/9/1846 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.

 

CUNHA, António Joaquim. Filho de -------------- Cunha e de ------------------------------------. Nasceu por volta de 1872. // Faleceu em Chão da Cancela, Fiães, a --/--/1916, com 44 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916). 

 

CUNHA, António Joaquim. Filho de João António da Cunha e de Maria Joaquina Vaz, lavradores, residentes no Chão da Cancela. N.p. de João Tomé da Cunha e de Violante Exposta; n.m. de José Bento Vaz e de Maria Joaquina de Almeida. Nasceu a 4/12/1873 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Fernandes e sua mulher, Clara Vaz, de São Gregório, Cristóval. // Casou na igreja de Fiães a 24/1/1900 com Ludovina, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, fenalense, filha de Manuel José Alves e de Joaquina Domingues, rurais. // Testemunhas presentes: Francisco de Jesus Alves, casado, lavrador, e Vitorino Domingues, solteiro, lavrador, ambos do lugar de Candosa. // Faleceu em Fiães a 14 /10/1916 (a sua viúva deve ter morrido a 19/6/1962). // Com geração.   

 

CUNHA, João António. // Nasceu por volta de 1841. // A 6/8/1916 foi eleito membro substituto da Comissão Venatória Concelhia (Correio de Melgaço n.º 211, de 13/8/1916). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 19, de 30/6/1929: «Em casa de sua nora, e na avançada idade de 88 anos, faleceu no lugar do Chão da Cancela, desta freguesia, o senhor João António da Cunha, mais conhecido pelo “Peixe”. Bastante conhecido em todo o Melgaço, pode ser considerado um tipo popular, tendo sido o mais exímio caçador destes sítios, qualidade que muito concorreu para a sua popularidade.» // Ver também Notícias de Melgaço n.º 20, de 7/7/1929.

 

CUNHA, Laura de Jesus. Filha de António Joaquim da Cunha e de Ludovina Alves, trabalhadores, residentes no lugar de Chão da Cancela. Neta paterna de João António da Cunha e de Maria Joaquina Vaz; neta materna de Manuel José Alves e de Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 8/10/1903 e foi batizada na igreja católica local a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, de Ladronqueira, e Maria Alves, solteira, camponesa, do lugar da Jugaria. // Casou na CRCM a 10/4/1935 com o seu conterrâneo António Vaz. // Ambos os cônjuges faleceram em Fiães: o marido a 13/4/1971 e ela a 13/5/1976.     

 

CUNHA, Manuel Joaquim. Filho de Cristina Cunha, de Soutomendo de Baixo. Neto materno de Ana Rosa Cunha, solteira, do mesmo lugar. Nasceu a 24/9/1858 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Maria Cunha, tia do batizando.  

 

CUNHA, Maria. Filha de ------------- Cunha e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1830. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, freguesia de Fiães, a --/--/1917, com 87 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 233, de 21/1/1917).

 

CUNHA, Maria. Filha de Maria da Cunha. Nasceu em Merufe, Monção, por volta de 1856. // Mendiga. // Faleceu a 3/9/1900, no lugar de Candosa, freguesia de Fiães, com 44 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Bernardo da Silva, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Fiães. 

 

CUNHA, Maria Francisca. // Faleceu a 28/9/1838, no estado de casada com Manuel António Martins, do lugar de Soutomendo de Baixo, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Teve ofício de corpo presente da irmandade. // Escreveu o pároco: «deixou a terra de Franco (*) para seu bem d’alma.» // Além disso, os seus herdeiros pagaram três ofícios e setenta missas. /// (*) “Franco” era o nome desse terreno. 

 

CUNHA, Maria Joaquina. Filha de Cristina da Cunha, solteira, de Soutomendo de Baixo. Neta materna de Rosa da Cunha, solteira. Nasceu a 3/3/1848 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: São Bento e Maria da Cunha, tia da batizanda. // Camponesa. // Faleceu a 6/3/1902, em sua casa de morada, sita em Soutomendo de Baixo, sem quaisquer sacramentos, por ter morte repentina, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada no cemitério.

 

CUNHA, Maria Joaquina. Filha de António Joaquim da Cunha e de Ludovina Alves, lavradores, residentes no lugar de Chão da Cancela. Neta paterna de João António da Cunha e de Maria Joaquina Vaz; neta materna de Manuel José Alves e de Joaquina Domingues. Nasceu em Fiães a 25/4/1901 e foi batizada na igreja católica local a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, camponês, e Maria Alves, solteira, camponesa, ambos naturais da freguesia de Fiães. // Casou na CRCM a 11/9/1922 com José Maria Rodrigues. // O seu marido morreu em França a 22/4/1955. // Ela faleceu na sua freguesia de nascimento a 27 de Julho de 1986.  

 

CUNHA, Salvador (Padre). // Faleceu em Fiães a 12/4/1725.

 

CUNHA, Ventura. Filha de Domingos da Cunha e de Maria Marques. // Lavradeira. // Faleceu em Soutomendo de Baixo, a 29/3/1873, com 65 anos de idade, viúva de Domingos Marques. // Deixou cinco filhos.

 

DANTAS

 

DANTAS, Abel António. Filho de Manuel António Dantas e de Ortelinda Marques. Nasceu em Fiães a --/--/1933 (NM 199, de 25/6/1933).

 

DANTAS, António. Filho de Vitorino José Dantas, natural de Rouças, e de Clara Albina de Almeida, de Fiães, lavradores, residentes em Portocarreiro. N.p. de Manuel Dantas e de Joaquina Rosa Aleixo; n.m. de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques. Nasceu a 16/5/1883 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, lavrador, de Portocarreiro, e Claudina de Almeida, casada, lavradeira, da Cela de Cima, Padrenda, Galiza, tia do batizando. 

 

DANTAS, Constantino. Filho de Vitorino José Dantas, natural de Rouças, e de Clara Albina de Almeida, natural de Fiães, lavradores. // Faleceu em Portocarreiro a 9 de Março de 1892, com apenas um mês de idade, e foi sepultado na igreja.   

 

DANTAS, Delfina. Filha de Vitorino José Dantas, natural de Rouças, e de Clara Albina de Almeida, natural de Fiães, residentes no lugar de Portocarreiro, Fiães. N.p. de Manuel Dantas e de Joaquina Rosa Aleixo, de Rouças; n.m. de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques, do lugar de Portocarreiro, todos lavradores. Nasceu a 24/12/1875 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: o seu avô materno e Claudina de Almeida, tia materna da batizanda. // Faleceu em Fiães a 9/3/1947.  

 

DANTAS, Felizarda Pereira. // Nasceu por volta de 1925. // Faleceu na freguesia de Fiães a --/--/2019, com 94 anos de idade (NM 1432, de 1/10/2019).

 

DANTAS, José Joaquim. Filho de Maria Rosa Dantas. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1935 (Notícias de Melgaço n.º 292, de 24/11/1935).  

 

DANTAS, José Luís. Filho de Vitorino José Dantas, natural de Rouças, e de Clara Albina de Almeida, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar de Portocarreiro. N.p. de Manuel Dantas e de Joaquina Rosa Aleixo, de Rouças; n.m. de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques, de Portocarreiro, Fiães. Nasceu a 9/3/1881 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha Claudina de Almeida. // Faleceu a 6/7/1887 e foi sepultado na igreja. 

 

DANTAS, Manuel Joaquim. Filho de Vitorino José Dantas e de Clara Albina de Almeida, ele de Rouças e ela de Fiães, moradores em Portocarreiro. N.p. de Manuel António Dantas e de Joaquina Rosa Baleixo; n.m. de Luís de Almeida e de Maria Joaquina Marques, todos lavradores. Nasceu a 28/9/1873 e foi batizado a 4 de Outubro desse dito ano. Padrinhos: Luís de Almeida e sua filha, Claudina de Almeida, avô e tia do neófito pela parte materna.  

 

DANTAS, Maria Albina. Filha de José Dantas e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Fulão. N.p. de Manuel Joaquim Dantas e de Joaquina Baleixo, de Rouças; n.m. de José Esteves e de Vicência Gonçalves, de Portocarreiro. Nasceu a 12/2/1882 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves e sua filha, Clara Esteves, solteira, do lugar do Fulão. // Faleceu em Fiães a 29/7/1947. 

 

DANTAS, Maria de Lurdes. Filha de Silvina Dantas. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1939 (Notícias de Melgaço n.º 434).

 

DANTAS, Maria Requelinda. Filha de Maria Rosa Dantas. Nasceu em Fiães a --/--/1931 (NM 117, de 12/7/1931). // Faleceu no lugar de Portocarreiro a --/--/1932, com apenas catorze meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 161, de 21/8/1932).

 

DANTAS, Rosa da Conceição. Filha de ------------ Dantas e de --------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar de Adavelha, freguesia de Fiães, a --/--/1996 (VM 1064).

 

DANTAS, Rosa da Conceição. Filha de Maria Albina Dantas. Nasceu em Fiães em Dezembro de 1915 ou em Janeiro de 1916 (Correio de Melgaço n.º 181, de 9/1/1916). // Casou com Manuel Fernandes. // Faleceu no estado de viúva, no lugar de Portocarreiro, Fiães, com oitenta e dois anos de idade (VM 1075, de 1/7/1997). // Mãe de Maria, Isaura de Lurdes, Ilda, Aida, e de Manuel José. // Sogra de Anastácio da Silva, Francisco Pereira, e de Alain Fernandes.    

 

DANTAS, Silvina. Filha de Manuel Francisco Dantas e de Maria das Dores Afonso. Nasceu em Fiães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 209, de 30/7/1916). // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu em Fiães a --/--/1999 (VM 1121).

 

DIAS

 

DIAS, Avelino José. Filho de José do Nascimento, soldado da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de Vila de Ala, Mogadouro, e de Albina Rosa Mana Dias, natural de Castro Laboreiro, moradores no lugar de Alcobaça, Fiães. Neto paterno de Manuel António e de Ana Maria; neto materno de Manuel Mana Dias e de Luciana Afonso. Nasceu em Fiães a 11/6/1899 e foi batizado na igreja católica local a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, cabo da Guarda-Fiscal, da freguesia de Cubalhão, e Mariana Pires, solteira, do lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães. // Faleceu no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, a 6/8/1899.

 

DIAS, Avelino José. Filho de José do Nascimento, soldado da Guarda-Fiscal aposentado, e de Albina Rosa Dias, lavradeira, moradores em Alcobaça, Fiães. Neto paterno de Manuel António Geraldes e de Ana Maria Fernandes; neto materno de Manuel Dias e de Luciana Afonso. Nasceu em Fiães a 10 de Agosto de 1900 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 12 desse mês e ano. Madrinha: Mariana Pires, solteira, camponesa, moradora no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães. // Faleceu a 6/6/1901 e foi sepultado no cemitério paroquial. 

 

DIAS, Cândida. Filha de José do Nascimento e de Albina Rosa Dias. Neta paterna de Manuel António Geraldes e de Ana Maria Fernandes; neta materna de Manuel Dias e de Luciana Afonso. Nasceu no lugar de Alcobaça, Fiães, a 20/7/1896, e foi batizada na igreja paroquial de Lamas de Mouro a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, casado, empregado da Guarda-Fiscal, nascido na freguesia de Cubalhão, e Umbelina Gonçalves, solteira, camponesa, do lugar da vila de Castro Laboreiro. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 28/3/1923 com Ernesto Alves, de 24 anos de idade, natural de Valadares, Monção, filho de João Alves e de Cândida Joaquina Soares. // O seu marido morreu em Lamas de Mouro a 7/8/1962.    

 

DIAS, José Joaquim. Filho de José do Nascimento, guarda da alfândega, da freguesia de Vila de Ala, Mogadouro, e de Albina Rosa Mana Dias, natural de Castro Laboreiro, residentes em Alcobaça, Fiães. Neto paterno de Manuel António e de Ana Maria; neto materno de Manuel Mana Dias e de Luciana Afonso. Nasceu a 14/3/1886 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou com Rosa Rodrigues, na CRCM, a 7/8/1919. // Faleceu no lugar de Alcobaça, freguesia de Lamas de Mouro, a 13/8/1940.    

 

DIAS, Manuel Mana. Filho de Manuel Mana Dias e de Rosa Maria Esteves, lavradores. Nasceu por volta de 1816. // Rural. // Faleceu no lugar de Alcobaça, Fiães, a 23/1/1898, com 82 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Luciana Afonso, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja. // Deixou uma filha.

 

DIAS, Maria Angelina. Filha de José do Nascimento, empregado da Guarda-Fiscal, e de Albina Rosa Dias, lavradeira, moradores no lugar da Alcobaça, Fiães. Neta paterna de Manuel António Geraldes e de Ana Maria Fernandes; neta materna de Manuel Dias e de Luciana Afonso. Nasceu em Fiães a 9/3/1893 e foi batizada na igreja paroquial de Lamas de Mouro a 12 desse dito mês e ano. Madrinha: Carolina Rosa Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães. // Faleceu na sua freguesia natal a 19/5/1961 (confirmar).

 

DIAS, Olívia. Filha de Adriano Dias, natural de Lamas de Mouro, Melgaço, e de Sara Esteves, natural de Riba de Mouro, Monção. Nasceu na freguesia de Fiães a --/--/1933 (NM 199, de 25/6/1933). // Casou com João Barbosa Cerqueira, de Barbudo, Vila Verde. // Em 1996 o casal morava no lugar de Esquipa, Cristóval (VM 1050).

 

DIAS, Rosa Augusta. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 882, de 12/12/1948: «Foi enviada a juízo, pelo crime de furto, Rosa Augusta Dias e Preciosa Augusta, do lugar de Pousafoles, freguesia de Fiães 

 

DIAS, Rosa Teresa. Filha de José do Nascimento, guarda-fiscal jubilado, de Vila de Ala, Mogadouro, e de Albina Rosa Mana Dias, doméstica, natural de Castro Laboreiro, moradores no lugar de Alcobaça. Neta paterna de Manuel António Geraldes e de Ana Maria Fernandes; neta materna de Manuel Mana Dias e de Luciana Afonso. Nasceu em Fiães a 21/8/1905 e foi batizada na igreja católica local a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim do Nascimento e Maria Teresa Afonso, solteiros, trabalhadores. // Faleceu na sua freguesia natal a 16/11/1938. 

 

DIAS, Simplício de Jesus. Filho de José do Nascimento e de Albina Rosa Dias, moradores no lugar de Alcobaça, Fiães. Neto paterno Manuel António Geraldes e de Ana Maria Fernandes; neto materno de Manuel Dias e de Luciana Afonso. Nasceu em Fiães a 17/6/1902 e foi batizado na igreja paroquial de Lamas de Mouro a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, casado, guarda-fiscal, natural de Cubalhão, e Rosa Teresa Pires, solteira, camponesa, do lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães.

 

DIREITO

 

DIREITO, Rosa Maria. Filha de Manuel Domingues Direito (*), natural do lugar de Lapela, freguesia de Fiães, e de Ana Maria Ferreira, viúva, natural da Cela de Cima, Padrenda, Galiza. Neta paterna de Francisco Domingues Direito e de Rosa Fernandes, de Lapela; neta materna de Manuel José Ferreira e de Isabel Esteves, da Cela de Cima, Padrenda. Nasceu a 15/4/1858 e foi batizada na igreja de Fiães a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, do lugar de Adedela, e Maria Joaquina Ferreira, tia da batizanda. /// (*) – Ficou legitimada pelo matrimónio dos pais; já tinha corrido banhos para o casamento quando ela nasceu.  // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário