segunda-feira, 1 de junho de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Cubalhão)
 
Por Joaquim A. Rocha






// continuação...


FERNANDES, Ana Maria. Filha de Manuel José Fernandes e de Angélica Pereira. // Faleceu no lugar da Pedra (?), Cubalhão, a 12/8/1860, com sessenta e cinco anos de idade, no estado de solteira. // Não fizera testamento. // Deixou uma filha. 

 

FERNANDES, Florência. Filha de Manuel José Fernandes e de Ângela Pereira, cubalhenses. // Nasceu em Cubalhão por volta de 1805. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Sobral, freguesia de Rouças, a 17/5/1878, com todos os sacramentos da igreja católica, com 73 anos de idade, no estado de casada com José Riobom, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério particular de Rouças. 

 

FERNANDES, Francisco. Filho de Manuel José Fernandes e de Ângela Esteves, lavradores, residentes no lugar de Cortelhas. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Francisca Pereira; neto materno de Manuel Esteves e de Isabel Gonçalves. // Tinha sessenta anos de idade, era viúvo de Ana Maria Domingues, quando casou na igreja de Cubalhão, a 14/4/1862, com Maria Rosa Martins, de 40 anos de idade, solteira, filha de Domingos José Martins e de Maria Marques, lavradores, do lugar de Cima; neta paterna de José Martins e de Gertrudes Alves, e neta materna de Lourenço Marques e de Josefa Alves. Testemunhas presentes: Bento Manuel Vaz e Bernardo Alves, casados, lavradores, do lugar de Baixo. // Sem mais notícias.   

 

FERNANDES, Maria José. Filha de Ana Fernandes, lavradeira, cubalhense. Nasceu em Cubalhão por volta de 1819. // Camponesa. // Faleceu a 25/9/1897, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e oito anos de idade, no estado de viúva de António Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

FERREIRA

 

FERREIRA, Manuel. Filho de Francisca de Paula Ferreira, tendeira, ou vendeira, natural de Prado, Melgaço, moradora no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão. Neto materno de Ana Maria Ferreira, natural de Paderne. Nasceu em Cubalhão a 8/9/1868 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Domingues Seara e sua irmã, Ana, solteiros, lavradores, do lugar de Baixo. // Sem mais notícias.    

 

GONÇALVES

 

GONÇALVES, Albertina. Filha de Angelina Gonçalves. Nasceu em Cubalhão a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 227, de 3/12/1916). // Sem mais notícias.

 

GONÇALVES, Albina Rosa. Filha de Manuel Bento Gonçalves, natural da freguesia de Carralcova, Arcos de Valdevez, e de Maria Rosa Vaz, natural de Cubalhão, Melgaço, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Teresa; neta materna de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira. Nasceu na freguesia de Cubalhão a 2/3/1884 e foi batizada na igreja católica da localidade a 5 desse mês e ano. Madrinha: Maria Martins, solteira, jornaleira, cubalhense. // Faleceu na freguesia de Paderne a 21/10/1964. 

 

GONÇALVES, Alfredo. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Gonçalves, jornaleiros, ele natural de Rouças e ela natural de Cubalhão, moradores no lugar de Orjais. Neto paterno de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes, de Rouças; neto materno de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites, de Cubalhão. Nasceu na freguesia de Cubalhão a 13/2/1892 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves e Rosa Gonçalves, ambos de Rouças. // Apesar de ter falecido a 2/3/1892, o ministério do exército manda-lhe um aviso a dizer-lhe que tinha de se apresentar em Infantaria 3, Viana do Castelo, a fim de cumprir o serviço militar, entre os dias 12 e 15 de Maio de 1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913).    

 

GONÇALVES, Andrés. (Mais conhecido por Tomás Gonçalves). // Era viúvo de Maria do Carmo, natural de Paderne, quando casou na igreja de Cubalhão, a 25/3/1885, com Francisca de Paula Ferreira, viúva de José Domingues de Barros, de Cubalhão (!), ambos vendeiros. Testemunhas presentes: Francisco José Domingues e Manuel Luís Vaz, lavradores, casados, cubalhenses. // A sua mulher Francisca, filha de Francisco de Paula, jornaleiro, natural da freguesia de Paderne (!), e de [Ana] Maria Ferreira, natural de Paderne, faleceu a 15/3/1901, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, com filhos (ver, em Cubalhão, Francisco de Barros), e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Cubalhão.    

 

GONÇALVES, Angelina. Filha de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Rosa Vaz, lavradores, ele de Carralcova, Arcos de Valdevez, e ela de Cubalhão, Melgaço, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de João Gonçalves e de Maria Teresa; neta materna de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira. Nasceu a 27/7/1889 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Vaz e Maria Domingues, solteiros, cubalhenses. // Casou na CRCM a 20/5/1920 com Manuel Francisco Domingues. // O seu marido morreu em Cubalhão a 13/4/1974. // Ela faleceu na mesma freguesia a 27/3/1980, com noventa anos de idade.   

 

GONÇALVES, António. Filho de ------------- Gonçalves e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1818. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a --/--/1915, com noventa e sete anos de idade (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915). 

 

GONÇALVES, António Joaquim. Filho de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites, lavradores. Neto paterno de Domingos Gonçalves e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Manuel José Vieites e de Teresa Esteves. Nasceu em Cubalhão a 22/6/1866 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António Gonçalves, solteiro, e Josefina Domingues, casada, lavradores.  

 

GONÇALVES, António Luís. Filho de António Gonçalves e de Maria Joaquina Soares, lavradores, ele natural de Carralcova, Arcos de Valdevez, e ela natural de Cubalhão, residentes nesta última freguesia, no lugar de Cima. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Teresa; neto materno de António Joaquim Soares e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Cubalhão a 15/9/1895 e foi batizado na igreja católica da localidade a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Vaz e Miquelina Vaz, solteiros, cubalhenses. // Faleceu a 15/12/1898, em casa de morada de seus pais, sita no lugar de Cima, e foi sepultado na igreja paroquial da freguesia.  

 

GONÇALVES, António Manuel. Filho de Domingos José Gonçalves e de Maria Rosa Domingues, lavradores, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1820. // Camponês. // Faleceu a 5/6/1896, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e seis anos de idade, no estado de casado com Isabel Vieites, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

GONÇALVES, Belarmino de Jesus. Filho de Constantino Gonçalves e de Maria Albina Vaz. Nasceu em Cubalhão a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 124, de 13/9/1931).  

 

GONÇALVES, Carolina. Filha de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Vaz, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de João Gonçalves e de Maria Teresa, do lugar de Cortes, freguesia de Carralcova, concelho dos Arcos de Valdevez; neta materna de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira. Nasceu em Cubalhão a 8/5/1876 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Tomás Gonçalves e Carma da Conceição, casados, negociantes, naturais da freguesia de Paderne.  

 

GONÇALVES, Clemente. Filho de Domingos José Gonçalves e de Maria Rosa Domingues. Nasceu por volta do ano de 1824. // Lavrador. // Faleceu em Orjais, repentinamente, a 21/1/1867, com 43 anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja paroquial. // Não fizera testamento. 

 

GONÇALVES, Constantino de Jesus. Filho de António Luís Gonçalves e de Maria Joaquina Soares, lavradores, ele de Carralcova, Arcos de Valdevez, e ela de Cubalhão, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Teresa; neto materno de António Joaquim Soares e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Cubalhão a 4/6/1891 e foi batizado na igreja da localidade no dia seguinte. Padrinhos: Constantino Vaz e Miquelina Vaz, solteiros, cubalhenses. // Casou na igreja de Cubalhão a 22/5/1919 com a sua conterrânea Maria Albina Vaz, filha de Manuel Joaquim Vaz, do Suadro. «Findo o acto religioso foram os nubentes para casa do nosso amigo (Manuel Joaquim Vaz) onde a todos os convidados foi servido um lauto jantar que, apesar de ser na montanha, estava magnificamente preparado» (Jornal de Melgaço n.º 1249, de 8/6/1919). // Faleceu em Cubalhão a 17/12/1957.   

 

GONÇALVES, Daniel. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Gonçalves, ele natural de Rouças e ela natural de Cubalhão, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes; neto materno de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites. Nasceu em Cubalhão a 3/2/1893 e foi batizado na igreja católica da localidade a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, guarda-fiscal, e Maria Angélica Domingues de Barros, casados, cubalhanenses. // Faleceu a 5/4/1893 (ou 1895).

 

GONÇALVES, Delfina. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Domingos José Gonçalves e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Manuel José Vieites e de Teresa Esteves. Nasceu a 19/10/1860 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, de Orjais, e Brízida Domingues, do lugar de Cima, solteiros, lavradores. // Camponesa. // Faleceu a 20/9/1900, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, apenas com o sacramento da confissão, no estado de casada com Manuel José Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja no dia 21. 

 

GONÇALVES, Deolinda de Jesus. Filha de Manuel Gonçalves (Lobiô) e de Rosa Maria Gonçalves, jornaleiros, ele natural de Rouças e ela natural de Cubalhão, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes; neto materno de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites. Nasceu em Cubalhão a 9/2/1894 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, guarda-fiscal, e Maria Angélica Domingues de Barros, casados, cubalhenses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 1/2/1977.

 

GONÇALVES, Emília. Filha de pais ignorados. Nasceu por volta de 1842. // Lavradora. // Faleceu no lugar de Orjais, ou Orjaz, a 20/6/1934, no estado de solteira, sem testamento, com noventa e dois anos de idade, e foi sepultada no cemitério da freguesia de Cubalhão. // Declarou o óbito na Conservatória do Registo Civil de Melgaço Manuel António Pereira, casado, lavrador, do dito lugar de Orjais.

 

GONÇALVES, Ermelinda de Jesus. Filha de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Rosa Vaz, lavradores, ele natural de Carralcova, Arcos de Valdevez, e ela natural de Cubalhão, residentes no lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão a 27/5/1894 e foi batizada na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: José Vaz, casado, guarda-fiscal, e Francisca de Paula Ferreira, casada. // Faleceu na freguesia de Parada do Monte a 16/3/1981.  

 

GONÇALVES, José António. Filho de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Domingos Gonçalves e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Manuel José Vieites e de Rosa Esteves. Nasceu em Cubalhão a 22/4/1863 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues e Joaquina Rodrigues, solteiros, rurais. // Sem mais notícias.  

 

GONÇALVES, José Maria. Filho de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Rosa Vaz, ele de Carralcova, Arcos de Valdevez, e ela natural de Cubalhão, residentes nesta última freguesia, no lugar de Cima. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Teresa; neto materno de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 26/10/1896 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia. Padrinhos: José Vaz, guarda-fiscal, e Maria Angélica Domingues de Barros, casados. // Casou em primeiras núpcias com Rosa, de quarenta e sete anos de idade, cubalhense, filha de Manuel Luís Vaz e de Albina Domingues, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 27/2/1922, a qual faleceu a 11/6/1926. // Casou em segundas núpcias, na mesma Conservatória, a 11/3/1936, com Delfina de Carvalho, que veio a falecer a 28/3/1966. // (Notícias de Melgaço n.º 306).        

 

GONÇALVES, Josefina Rosa. Filha de Manuel Gonçalves, natural de Rouças, e de Rosa Maria Gonçalves, natural de Cubalhão, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes; neta materna de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites. Nasceu em Cubalhão a 20/7/1884 e foi batizada na igreja católica local a 23 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Júlio Esteves, solteiro, natural de Rouças, e Delfina Gonçalves, solteira, camponesa, natural de Cubalhão. // Faleceu a 4 de Outubro de 1889.  

 

GONÇALVES, Luísa. Filha de Manuel José Gonçalves e de Ana Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Orjaz, Cubalhão. Nasceu por volta de 1844. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio, a 16/1/1895, com todos os sacramentos, com 51 anos de idade, no estado de casada com José Joaquim Soares (ver em São Paio), sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja de São Paio.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de José Alexandre Gonçalves e de Josefa Domingues, lavradores, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1820. // Lavrador. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, a 12/3/1899, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e nove anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou geração.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Clementina da Glória. Nasceu em Cubalhão a --/01/1933 (Notícias de Melgaço n.º 181, de 29/1/1933).

 

GONÇALVES, Manuel Bento. Filho de João Gonçalves e de Maria Teresa, naturais dos Arcos. Nasceu na freguesia de Carralcova, Arcos de Valdevez, por volta de 1851. // Lavrador. /// Casou com Maria Rosa Vaz, cubalhense. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, a 9/6/1899, sem quaisquer sacramentos, com quarenta e oito anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

GONÇALVES, Manuel Francisco. Filho de Manuel José Gonçalves, natural de Rouças, e de Rosa Maria Gonçalves, natural de Cubalhão, moradores no lugar de Orjais. Neto paterno de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes, camponeses, roucenses; neto materno de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites, camponeses, cubalhanenses. Nasceu em Cubalhão a 11/6/1878 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna, Isabel Vieites, e Manuel Francisco Rodrigues Veiga, casado, lavrador, natural de Cubalhão. // Tinha trinta anos de idade, era solteiro, jornaleiro, morava no lugar de Orjais, quando casou na igreja de São Paio a 10/2/1909 com Maria Rosa Domingues, de 28 anos de idade, solteira, natural de São Paio, onde morava, no lugar dos Lourenços, filha de José Manuel Domingues e de Maria Rosa Lopes, caseiros, sampaienses. Testemunhas presentes: Francisco José Fernandes, casado, e Germano Rodrigues, solteiro, ambos lavradores, sampaienses. // Faleceu em São Paio a 2/11/1957.   

 

GONÇALVES, Manuel de Jesus. Filho de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Rosa Vaz, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Teresa, naturais da freguesia de Carralcova, concelho dos Arcos de Valdevez; neto materno de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira, camponeses, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão a 15/6/1882 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Vaz e Maria Martins, solteiros, cubalhanenses. // Morreu a 15/2/1883.

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de António Gonçalves e de Maria Joaquina Soares, lavradores, ele de Carralcova, Arcos de Valdevez, e ela de Cubalhão, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Teresa; neto materno de António Joaquim Soares e de Maria Rosa Marques. Nasceu em Cubalhão a 1/10/1887 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Soares, casado, e Maria Soares, solteira, lavradores, naturais de São Paio. // Casou com Luísa Deote (!). // Em 1919, aquando da morte de sua mãe, encontrava-se ausente em parte incerta do Brasil (ver «Jornal de Melgaço» n.º 1246, de 18/5/1919).  

 

GONÇALVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Rosa Vaz, ele de Carralcova, Arcos de Valdevez, e ela de Cubalhão, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de João Gonçalves e de Maria Teresa; neto materno de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 9/9/1891 e foi batizado na igreja católica da localidade a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Vaz e Maria Domingues, solteiros, cubalhenses. // Morreu em Cubalhão a 2/1/1950.   

 

GONÇALVES, Manuel José. Filho de António Gonçalves e de Isabel Vieites, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Domingos Gonçalves e de Maria Rosa Domingues, do dito lugar; neto materno de Manuel José Vieites e de Teresa Esteves, de Além. Nasceu em Cubalhão a 26/7/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Agostinho Pires e sua filha, Maria Rosa, do sobredito lugar de Orjais.  

 

GONÇALVES, Maria Francisca. Filha de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Carvalho, lavradores, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1841. // Camponesa. // Faleceu a 16/4/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e três anos de idade, no estado de casada com Manuel Francisco Rodrigues Veiga, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves, natural de Rouças, e de Rosa Maria Gonçalves, natural de Cubalhão, moradores no lugar de Orjais. Neta paterna de Agostinho Gonçalves e de Joaquina Rosa Fernandes, camponeses, roucenses; neta materna de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites, lavradores, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão a 10/4/1880 e foi batizada na igreja católica local no dia 14 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou a 11/11/1907, na igreja de Cubalhão, com Manuel Joaquim Domingues, de vinte e sete anos de idade, seu conterrâneo, filho de Luís Manuel Domingues e de Maria Rosa Domingues. // O seu marido faleceu na freguesia de Cubalhão a 2/10/1927. // Ela finou-se na mesma freguesia a 10/2/1963.

 

GONÇALVES, Maria da Pureza. Filha de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de João Gonçalves e de Maria Teresa, naturais da freguesia de Carralcova, concelho dos Arcos de Valdevez; neta materna de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira, cubalhenses, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 26/6/1880 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: José Maria Domingues, viúvo, e Joaquina Domingues, solteira, ambos camponeses, naturais de Cubalhão. // A 23/3/1909 deu à luz uma criança do sexo masculino, Oliveiros, gerado pelo padre Armando Tito Domingues, natural de Galvão, Vila de Melgaço. // Faleceu na freguesia de Paderne a 28/5/1958. 

 

GONÇALVES, Oliveiros (Cachada). Filho de Maria da Pureza Gonçalves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cima. Neto materno de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Joaquina Vaz. Nasceu em Cubalhão a 23/3/1909 e foi batizado na igreja católica da localidade a 25 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Constantino Vaz, solteiro, lavrador, e Rosa Vaz, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 29/8/1934 com a sua conterrânea Maria Amélia Domingues. // Morreu no lugar de Felgueiras, freguesia de Penso, a 27/3/2000, com 91 anos de idade. // Pai de Manuel José Gonçalves, que estudou no Seminário de Braga. // Nota: foi perfilhado a 24/1/1945 pelo padre Armando Tito Domingues, de sessenta e um anos de idade, solteiro, presbítero, natural da freguesia da Vila de Melgaço, morador no lugar de Galvão, SMP, filho de Manuel Luís Domingues e de Josefa da Luz Sousa Araújo.  

  
GONÇALVES, Ondina dos Anjos. Filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Clementina Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 14, de 26/5/1929). // Sem mais notícias.

 

GONÇALVES, Rosa do Espírito Santo. Filha de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Rosa Vaz, lavradores, ele de Carralcova, Arcos de Valdevez, e ela de Cubalhão, Melgaço, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de João Gonçalves e de Maria Teresa; neta materna de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira. Nasceu a 14/6/1886 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Bento Vaz e Balbina Vaz, solteiros, cubalhenses. // Camponesa. // Faleceu a 10/12/1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas dezanove anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de ------------- Gonçalves e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Faleceu no lugar de Orjais, freguesia de Cubalhão, a --/--/1938, com oitenta e quatro anos de idade. // (NM 397).

 

GONÇALVES, Rosa Maria. Filha de António Manuel Gonçalves e de Isabel Vieites, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de Domingos José Gonçalves e de Maria Rosa Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel José Vieites e de Teresa Esteves, de Além. Nasceu em Cubalhão a 14/6/1856 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Gonçalves e Maria Gonçalves.  

 

MARQUES

 MARQUES, António. Filho de Manuel Marques e de Bárbara Rodrigues. Nasceu por volta de 1840. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Orjais a 4/4/1866, com 26 (?) anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja.
 



 

MARQUES, Elvira. Filha de Luís Manuel Marques, natural de Cousso, e de Maria Joaquina Alves, natural de Cubalhão, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de José Marques e de Francisca da Nóvoa, coussenses; neta materna de Francisco José Alves e de Ana Gonçalves, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão a 21/4/1877 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Ana Gonçalves, avó materna da neófita, e Justiniano Marques, solteiro, natural de Cousso, representado pelo padre Luís Manuel Marques, natural de Cristóval. // Casou a 15 de Setembro de 1898, na igreja de Cousso, com Evaristo Prieto. // O seu marido morreu na freguesia de Cousso a 18/7/1954. // Ela faleceu a 13/2/1974, também em Cousso, com noventa e sete anos de idade.    

 

MARQUES, Florência. Filha de António Marques e de Maria Domingues, cubalhenses. Neta patena de Manuel Marques e de Maria José Pires; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Ventura Esteves. Nasceu em Cubalhão a 17/4/1836 e foi batizada na igreja católica no dia seguinte pelo padre Luís Manuel Esteves da Nóvoa. Padrinhos: Manuel Marques e Maria Ventura Esteves, lavradores, naturais de Cubalhão. // Nota: o seu assento de batismo foi feito somente a 16/3/1873.

 

MARQUES, Joaquim. Filho de ----------- Marques e de ------------------------------------------. Nasceu por volta de 1846. // Morreu no lugar de Orjais, Cubalhão, a --/--/1913, com sessenta e sete anos de idade (Correio de Melgaço n.º 76, de 23/11/1913). 

 

MARQUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Joaquim Marques e de Maria Joaquina Vaz. Neta paterna de António Marques e de Maria Domingues; neta materna de José António Vaz e de Joaquina Martins, todos lavradores, residentes no lugar de Cima. Nasceu a 27/12/1867 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou com o seu conterrâneo Manuel, filho de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz. // Faleceu ainda nova, pois o seu marido casou em segundas núpcias no ano de 1926. // Com geração. // Deve ser a de baixo.  

 

MARQUES, Joaquina Rosa. Filha de ---------- Marques e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1869. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a --/--/1914, com 45 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914). // Deve ser a de cima.

 

MARQUES, Manuel. Filho de Manuel Marques e de Bárbara Rodrigues. Nasceu por volta de 1829. // Lavrador. // Morreu no lugar de Orjais a 12/5/1864, com 35 anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento.

 

MARQUES, Manuel Joaquim. Filho de António Marques e de Maria Domingues, lavradores, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão a 3/5/1832 e foi batizado no dia seguinte. // Camponês. // Casou na igreja de Cubalhão, a 27/8/1866, com Maria Joaquina Vaz, sua conterrânea, nascida a 15/1/1836, filha de José António Vaz, de Cubalhão, e de Joaquina Martins, da Gavieira. Testemunhas: Bernardo Alves, casado, do lugar de Baixo, e António Joaquim Seara, casado, do lugar de Cima. // Faleceu a 23/3/1900, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Clara (!) Domingues, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou uma filha.   

 

MARQUES, Maria. Filha de Sebastião Marques e de Constância Marques. Nasceu por volta de 1791. // Lavradeira. // Casou com José Luís Pereira, de quem ficou viúva. // Faleceu no lugar do Louridal (!), Cubalhão, a 24/2/1865, com 74 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou dois filhos.

 

MARQUES, Maria. Filha de Lourenço Marques e de Josefa Alves. // Casou com Domingos Martins. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a 4/7/1860, com sessenta anos de idade. // Não fizera testamento. // Deixou três filhos.

 

MARQUES, Maria Luísa. Filha de Manuel Marques e de Josefa Pires. Nasceu por volta de 1799. // Lavradeira. // Casou com Manuel António Seara. // Faleceu no lugar de Baixo, a 10/8/1864, com sessenta e cinco anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou cinco filhos.

 

MARQUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Marques e de Bárbara Rodrigues, lavradores, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1829. // Camponesa. // Faleceu a 16/10/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, com todos os sacramentos da igreja católica, com 78 anos de idade, no estado de casada com Manuel José Vaz, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

MARTINS

 

MARTINS, Aníbal. Filho de --------- Martins e de --------------------------. Nasceu em Cubalhão a --/--/19--. // Casou com Armanda Rodrigues, natural de Paderne. // Em 1995 morava no lugar de Pomares, freguesia de Paderne, e já se encontrava divorciado. // (VM 1023).

 

MARTINS, António. Filho de Joaquim Martins e de Balbina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de José Martins e de Vicência Rodrigues; neto materno de António Domingues e de Joaquina Domingues Carvalho. Nasceu em Cubalhão a 19/11/1886 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Cubalhão a 28/12/1960.   

 

MARTINS, António de Jesus. Filho de Vitorino Martins e de Maria Domingues, moradores no lugar de Orjais. Neto paterno de José Martins e de Vicência Rodrigues; neto materno de António Domingues e de Vicência Gonçalves, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 23/7/1881 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Nota: deve tratar-se do mesmo senhor que casou a --/--/1917 com Clementina de Jesus Gonçalves (ver «Correio de Melgaço» n.º 243, de 1/4/1917).

 

MARTINS, Francisco José. Filho de Manuel Martins e de Maria Antónia Lourenço. Nasceu por volta de 1792. // Lavrador. // Casou com Ana Gonçalves. // Faleceu no lugar de Orjais, freguesia de Cubalhão, a 17/1/1860, com sessenta e oito anos de idade. // Não fizera testamento. // Deixou cinco filhos.  

 

MARTINS, Gertrudes. Filha de Isabel Martins, casada, cubalhense. Nasceu em Cubalhão por volta de 1816. // Morreu na sua casa de Aldeia, Paderne, a 17/1/1892, com setenta e seis anos de idade, no estado de solteira, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou filhos.

 

MARTINS, Glória. Filha de --------- Martins e de -----------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar de Orjais, Cubalhão, a --/--/1997. // (VM 1075). 

 

MARTINS, Joaquim. Filho de José Martins e de Vicência Rodrigues, lavradores, cubalhenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1846. // Camponês. // Faleceu a 9/3/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, com todos os sacramentos da igreja católica, com 62 anos de idade, no estado de casado com Balbina Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

MARTINS, Joaquim. Filho de Manuel Martins e de Maria Rosa Domingues, lavradores, do lugar de Cima. Neto paterno de Domingos Martins e de Maria Marques; neto materno de Manuel Domingues e de Marcelina Martins. Nasceu em Cubalhão a 21/8/1866 e foi batizado na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, casado, e Rosa Martins, viúva, lavradeira. // Nota: deve ser o mesmo senhor que sofria de alienação mental; em Julho de 1913 desapareceu de casa, sita em Orjais; era «alto, magro e moreno, veste calças de lã, casaco remendado e chapéu castanho claro» (ver Correio de Melgaço n.º 59, de 27/7/1913).   

 

MARTINS, Joaquina. Filha de Francisco Martins e de Ana Luísa Gonçalves, lavradores. Neta paterna de Manuel José Martins e de Antónia Lourenço, de Cubalhão; neta materna de Manuel José Gonçalves e de Domingas Marques, de São Paio. Nasceu em Cubalhão por volta de 1831 (*). // Camponesa. // Faleceu a 4/5/1897, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, sem quaisquer sacramentos, por não dar tempo, com sessenta e seis anos de idade (*), no estado de casada com António Gonçalves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial da freguesia. /// (*) No seu assento de batismo, redigido apenas a 28/11/1870, pelo padre Manuel António Domingues da Costa, diz-se que ela nasceu a 27/6/1836 e no dia seguinte foi batizada na igreja pelo padre Luís Manuel Esteves da Nóvoa, tendo por padrinhos Manuel Gonçalves e Maria Gonçalves, lavradores, de São Paio. 

 

MARTINS, Joaquina. Filha de Vitorino Martins e de Maria Domingues, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de José Martins e de Vicência Rodrigues; neta materna de António Domingues e de Vicência Gonçalves, todos lavradores. Nasceu a 23/2/1894 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

MARTINS, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Martins e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Domingos Martins e de Maria Marques; neta materna de Manuel Domingues Peneda e de Marcelina Martins. Nasceu em Cubalhão a 5/3/1864 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Luís António Alves, viúvo, lavrador, e Rosa Martins, viúva, lavradeira. // Faleceu no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, a 21/3/1940.  

 

MARTINS, José. Filho de Manuel Martins e de Deolinda Pires. Nasceu em Cubalhão a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 225, de 19/11/1916). // Faleceu no lugar de Orjais a --/--/1917, com apenas oito meses de idade (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917).

 

MARTINS, José Joaquim. Filho de Vitorino Martins e de Maria Domingues, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de José Martins e de Vicência Rodrigues; neto materno de António Domingues e de Vicência Gonçalves, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 7/2/1887 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

MARTINS, Manuel Bento. Filho de José Martins e de Vicência Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Nasceu em Cubalhão a 1/4/1843, e foi batizado a 3 desse mês e ano. // Camponês. // Casou na igreja de Cubalhão a 5/8/1872 com Maria Rosa, nascida a 1/4/1854, e batizada a 12 desse mês e ano, solteira, filha de Manuel António Vaz e de Rosa Pereira, lavradores, de Orjais. Testemunhas: Francisco José Domingues, do lugar de Baixo, e José Luís Vaz, de Orjais, casados, lavradores. // Faleceu a 4/5/1902, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com a sobredita Maria Rosa, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.     

 

MARTINS, Manuel de Jesus. Filho de Manuel Bento Martins e de Maria Rosa Vaz, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de José Martins e de Vicência Rodrigues; neto materno de Manuel António Vaz e de Rosa Pereira. Nasceu em Cubalhão a 10 de Janeiro de 1884 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Vaz, viúvo, avô materno do bebé, e Joaquina Marques, casada, ambos cubalhenses. // Morreu a 18/8/1884.     

 

MARTINS, Manuel Joaquim. Filho de Vitorino Martins e de Maria Domingues, moradores no lugar de Orjais. Neto paterno de José Martins e de Vicência Rodrigues; neto materno de António Domingues e de Vicência Gonçalves. Nasceu em Cubalhão a 14/12/1878 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // A sua esposa, Deolinda Pires, faleceu em Cubalhão a 10/1/1954. // Ele finou-se na mesma freguesia a 30/11/1956.

 

MARTINS, Manuel Joaquim. Filho de -------- Martins e de --------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1914 com Albina do Espírito Santo Pereira (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914).

 

MARTINS, Manuel Joaquim. Filho de Joaquim Martins e de Balbina Domingues, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de José Martins e de Vicência Rodrigues; neto materno de António Domingues e de Joaquina Domingues, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 21/9/1890 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Vaz e Maria Rosa Domingues, casados, cubalhenses. // Casou na CRCM a 13/3/1923 com Balbina Rosa Alves Pereira, de trinta e cinco anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel de Jesus Pereira e de Luísa Alves. // Ambos os cônjuges faleceram em Cubalhão: a esposa a 5/5/1955 e ele a 27/12/1960. 

 

MARTINS, Marcelina. Filha de António Martins e de Maria Teresa Alves. Nasceu por volta de 1807. // Faleceu no lugar do Teso (!), Cubalhão, a 26/4/1862, com cinquenta e cinco anos de idade, no estado de viúva, e foi sepultada na igreja paroquial a 28 desse mês e ano. // Não fizera testamento. // Deixou quatro filhos.

 

MARTINS, Maria. Filha de Domingos Martins e de Maria Marques. Nasceu por volta de 1820. // Lavradeira. // Casou com Francisco Fernandes. // Faleceu no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, a 6/9/1864, com 44 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

MARTINS, Maria. Filha de Francisco Martins e de Ana Luísa Gonçalves, lavradores, cubalhanenses. Nasceu na freguesia de Cubalhão por volta de 1832. // Lavradeira. // Faleceu a 3/3/1894, em casa de Francisco Sanches, sita na freguesia de São João de Sá de Valadares, concelho de Monção, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, com 62 anos de idade, no estado de casada com Francisco Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Cubalhão.  

 

MARTINS, Maria. Filha de Manuel Martins e de Maria Rosa Domingues “Peneda”, lavradores, do lugar de Cima. Neta paterna de Domingos Martins e de Maria Marques (já defunta); neta materna de Manuel Domingues “Peneda” e de Marcelina Martins (já defuntos). Nasceu em Cubalhão a 5/1/1871 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e Clara Domingues, casados, lavradores, do lugar de Cima. // Casou na igreja de Cubalhão a 14/11/1907 com Joaquim Esteves, de 31 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Manuel Esteves e de Maria Pereira. // Ambos os cônjuges faleceram em Cubalhão: o marido a 30/8/1936 e ela a 12/4/1959. // Mãe de Maria Rosa Martins Esteves, nascida em 1913.   

 

MARTINS, Maria Albina. Filha de Manuel Martins e de Maria Rosa Domingues, lavradores, do lugar de Cima. Neta paterna de Domingos Martins e de Maria Marques; neta materna de Manuel Domingues “Peneda” e de Marcelina Martins. Nasceu em Cubalhão a 8/11/1861 e foi batizada a 10 do dito mês e ano. Padrinhos: Luís António Alves, viúvo, lavrador, e Rosa Martins, viúva, ambos de Orjais. // Nota: parece ser a mesma pessoa que faleceu a 29/4/1867, no lugar de Cima, com apenas cinco anos de idade, a qual foi sepultada na igreja no dia seguinte, com missa cantada.  

 

MARTINS, Maria da Glória. Filha de Manuel Joaquim Martins e de Albina do Espírito Santo Pereira. Nasceu em Cubalhão a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 221, de 22/10/1916).

 

MARTINS, Maria Rosa. Filha de Vitorino Martins e de Maria Domingues, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de José Martins e de Vicência Rodrigues; neta materna de António Domingues e de Vicência Gonçalves, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 18/9/1890 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 5/6/1916 com Manuel José Domingues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 31/7/1978.  

 

MARTINS, Rosa. Filha de Francisco Martins e de Ana Gonçalves, lavradores. Nasceu em Cubalhão por volta de 1842. // Lavradeira. // Casou em primeiras núpcias com António Meleiro, de Cavaleiro Alvo, São Paio, para onde foi morar, de quem ficou viúva. // Voltou a casar, a 28/6/1870, com Manuel Agostinho, solteiro, de 24 anos de idade, lavrador, filho de José Gonçalves e de Rosa Meleiro, lavradores, de Cavaleiro Alvo, São Paio. // Faleceu a 3/4/1903, no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio, com todos os sacramentos, no estado de casada com Manuel Agostinho Gonçalves, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de São Paio.     

 

MARTINS, Secundino. Filho de Joaquim Martins e de Balbina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de José Martins e de Vicência Rodrigues; neto materno de António Domingues e de Joaquina Domingues. Nasceu em Cubalhão a 17/6/1896 e foi batizado na igreja católica local a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues e Miquelina Domingues, solteiros, cubalhenses. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 13/1/1972.

 

MARTINS, Vitorino. Filho de -------------- Martins e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1851. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a --/--/1914, com 63 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 84, de 25/1/1914).
 
// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário