domingo, 5 de abril de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Cousso)
 
Por Joaquim A. Rocha






// continuação...
BARBEITO

 
BARBEITO, Rosa Teresa. Filha de --------- Barbeito e de --------------------------. Nasceu por volta de 1825. // Faleceu na freguesia de Cousso a --/--/1920, com noventa e cinco anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1300, de 8/8/1920).

 

BARREIRO/S

 

BARREIRO, António. Filho de Daniel Rodrigues Barreiro e de Maria Luísa Rodrigues Gil, lavradores-proprietários. Neto paterno de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes (Lourenço); neto materno de António Rodrigues Gil, cirurgião, galego, e de Rosa Fernandes, lavradeira, portuguesa, todos do lugar da Cela. Nasceu em Cousso a 29/12/1876 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Luísa Dias, viúva, do sobredito lugar. // Faleceu a 31/1/1902, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

BARREIRO, Constantino. Filho de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes. Nasceu por volta de 1825. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 1/8/1858 com Laura Rosa, filha de António Rodrigues Gil, galego, cirurgião, e de Rosa Fernandes, portuguesa, lavradeira, todos do lugar da Cela. Testemunhas: Joaquim Fernandes, casado, e Luís Alves, solteiro, do lugar de Cousso. // Em 1883 encontrava-se ausente em parte incerta. Nesse ano Jerónimo José Vieites, de Covelo, Paderne, movia-lhe uma ação com o objetivo de conseguir que este lhe pagasse a dívida de 141$200 réis. // Faleceu a 13/4/1907, no lugar de Cela, freguesia de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 82 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

BARREIRO, Daniel. Filho de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes. Nasceu a 10/8/1834. // Casou na igreja de Cousso a 30/8/1865 com Maria Luísa Rodrigues Gil, solteira, nascida a 18/12/1837, filha de António Rodrigues Gil e de Rosa Fernandes, todos de Cousso, com a residência no lugar da Cela. Testemunhas presentes: Caetano e Joaquim, solteiros, filhos de Manuel José Alves, do lugar de Cousso, todos lavradores, à excepção do pai da noiva, que era cirurgião!   

 

BARREIRO, Emília. Filha de Daniel Rodrigues Barreiro/s e de Maria Luísa Rodrigues Gil. Neto paterno de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Lourenço; neto materno de António Rodrigues Gil e de Rosa Fernandes, todos rurais, do lugar da Cela. Nasceu em Cousso a --/9/1873 e foi batizada a 22/9/1873. Padrinhos: Francisco Rodrigues Barreiros, farmacêutico na Vila de Melgaço, e Maria Luísa Dias, lavradeira, do dito lugar da Cela. // Casou na igreja de Cousso a 18/1/1911, com José, de 34 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Joaquim Dias e de Rosa Lourenço. // Ambos faleceram em Cousso: o marido a 22/2/1945 e ela a 2/1/1963. // Mãe de Rosa Dias.   

 

BARREIRO, Faustino. Filho de Manuel Barreiro/s e de Quitéria Domingues. Neto paterno de Joaquim Lúcio Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neto materno de Luís Domingues e de Maria Joana Esteves, todos do lugar da Cela. Nasceu no lugar da Cela, Cousso, a 15/10/1862, e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Daniel Barreiro/s, solteiro, tio do bebé, e Vitória Esteves, solteira, do sobredito lugar, todos lavradores. // No ano de 1881, encontrava-se ausente no Brasil. Foi citado nesse ano como herdeiro de sua avó paterna, Luísa Fernandes (Diário do Governo 164, de 26/7/1881). O escrivão era, nessa altura, Manuel José Soares de Matos.    

 

BARREIRO, Felicidade. Filha de Constantino Rodrigues Barreiro/s e de Laura Rodrigues. Neta paterna de Joaquim Lúcio Barreiro/s e de Luísa Fernandes (Lourenço); neta materna de António Rodrigues Gil e de Rosa Fernandes, moradores no lugar da Cela. Nasceu em Cousso a 23/10/1875 e foi batizada pelo padre António Esteves, reitor da freguesia de Paços. Padrinhos: Januário Rodrigues Barreiro/s, solteiro, e Quitéria Domingues, viúva, todos lavradores.

 

BARREIRO, Felismino. Filho de Daniel Rodrigues Barreiro/s e de Maria Luísa Rodrigues Gil, com residência no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes, do lugar de Cousso; neto materno de António Rodrigues Gil, cirurgião, espanhol, e de Rosa Fernandes, lavradeira, portuguesa, do lugar da Cela. Nasceu em Cousso a 29/7/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Fernandes e sua mulher, Maria Luísa Dias. // Faleceu a 19 de Abril de 1899, pelas onze horas da noite, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, solteiro, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

BARREIROS, Francisco. Filho de Joaquim Lúcio Barreiro/s e de Luísa Fernandes, naturais desta freguesia de Cousso. Nasceu em Cousso por volta de 1828. // Farmacêutico. Em 1876 já tinha farmácia na sede do concelho; nesse ano, a 3 de Abril, foi padrinho de Cândida Bebiana de Araújo Azevedo, nascida em Chaviães a 23/3/1876. // Casou em primeiras núpcias com Herculana do Rosário, natural de Lisboa. // A sua esposa morreu na Vila de Melgaço a 2/1/1882, com sessenta anos de idade, sem geração. // Casou na igreja de Alvaredo a 20 de Maio de 1885, em segundas núpcias, com Ana Joaquina de Sousa Lobato, de apenas vinte anos de idade, pelo que teve de apresentar ao sacerdote documento autêntico do consentimento dos pais, camponesa, filha de Vitorino de Sousa Lobato e de Maria Benedita Martins, nascida em Alvaredo a 11/6/1865. Testemunhas presentes: José Augusto Teixeira, proprietário, da Vila de Melgaço, e Matias de Sousa Lobato, professor do ensino primário em Castro Laboreiro, e irmão da noiva. // A 28/6/1900, na igreja de Rouças, foi padrinho de Francisco de Barros, nascido naquela freguesia de Melgaço no dia 22 do mesmo mês e ano. // Teve farmácia na Vila (Farmácia Barreiros), no mesmo sítio onde depois esteve o “Café Castro”. // Foi juiz de paz da freguesia da Vila e suas anexas durante uns quantos biénios. // No “Jornal de Melgaço” n.º 714, de 19 de Dezembro, dizia-se que estava doente o «antigo e conceituado farmacêutico desta Vila.» // Morreu na Vila de Melgaço a 29/9/1911, na sua casa do Largo do Calhariz, com a idade presumida de 83 anos. // A gerir a farmácia ficou o seu cunhado, José de Sousa Lobato. // A sua viúva ainda durou mais uns bons anos. // Sem geração.     

 

BARREIRO, Francisco. Filho de Constantino Rodrigues Barreiro/s e de Laura Rodrigues Gil, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Lúcio Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neto materno de António Rodrigues Gil, galego, cirurgião, e de Rosa Fernandes, coussense. Nasceu em Cousso a 12/3/1873 e foi batizado na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Luísa Rodrigues, casada, tia materna do batizando, do sobredito lugar.   

 

BARREIRO, Herculano. Filho de Constantino Rodrigues Barreiro/s e de Laura Rodrigues Gil, camponeses, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Lúcio Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neto materno de António Rodrigues Gil, cirurgião, e de Rosa Fernandes. Nasceu em Cousso a 13/2/1867 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Rodrigues Barreiros, boticário, tio paterno do batizando, morador na Vila de Melgaço, e Quitéria Domingues, casada, tia afim do bebé. // Faleceu a 13/4/1869, no lugar da Cela, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

BARREIRO, Ilídio. Filho de Constantino Rodrigues Barreiro/s e de Laura Rodrigues, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Lúcio Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neto materno de António Rodrigues Gil, cirurgião, galego, e de Rosa Fernandes, lavradeira, portuguesa. Nasceu em Cousso a 26/8/1869 e foi batizado na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Rodrigues Barreiros, boticário, casado, tio paterno do batizando, morador na Vila de Melgaço, e Maria Luísa Rodrigues, tia materna do bebé. // Lavrador. // Faleceu a 1/6/1904, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.     

 

BARREIRO, Januário. Filho de Manuel Rodrigues Barreiro/s e de Quitéria Domingues. Neto paterno de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neto materno de Luís Domingues e de Joana Rosa Esteves. Nasceu em Cousso a 25/3/1859 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Daniel Rodrigues Barreiro/s, tio paterno do bebé, e Rosa Domingues, viúva, todos do lugar da Cela. // Lavrador. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 14/9/1887, com Joaquina, de 21 anos de idade, lavradeira, filha de Manuel Fernandes e de Maria Luísa Alves, do lugar da Cela. Testemunhas: António Esteves – casado, lavrador, da Cela, e António Afonso, casado, da Tojeira. // (Os noivos eram parentes em 3.º e 4.º grau).    

 

BARREIRO, Joaquim Lúcio. Filho de António Rodrigues Barreiro/s e de Ana Luísa de Sousa, naturais de São Cosme e Damião, Arcos de Valdevez. Nasceu por volta de 1785. // Lavrador. // Faleceu no lugar da Cela a 18/4/1861, com setenta e seis anos de idade, no estado de casado com Luísa Fernandes, com todos os sacramentos, sem testamento. // Deixou filhos. 

 

BARREIROS, José. // Faleceu no lugar de Cela, Cousso, em 1997 (VM 1074).

 

BARREIRO, José. Filho de Constantino Rodrigues Barreiro/s e de Laura Rodrigues Gil, lavradores. Neto paterno de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neto materno de António Rodrigues Gil e de Rosa Fernandes. Nasceu em Cousso a 25/1/1878 e foi batizado na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno, cirurgião, e Maria Luísa Dias, viúva, todos da Cela. // Casou na CRCM, a 29/2/1912, com Jesuína Rodrigues. // A sua esposa faleceu em Cousso a 7/6/1971.   

 

BARREIROS, Justino. Filho de Avelino Barreiros e de Conceição Duque. Nasceu em Cousso a --/--/1933 (NM 194, de 14/5/1933). 

 

BARREIRO, Manuel. Filho de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/ e de Luísa Fernandes, lavradores. Nasceu em Cousso por volta de 1819. // Faleceu a 5/10/1869, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com cerca de cinquenta anos de idade, no estado de casado com Quitéria Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

BARREIRO, Manuel. Filho de Daniel Rodrigues Barreiro/s e de Maria Luísa Rodrigues Gil, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neto materno de António Rodrigues Gil, espanhol, cirurgião, e de Rosa Fernandes, portuguesa. Nasceu em Cousso a 27/9/1867 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Fernandes, casado, e Quitéria Domingues, casada com Manuel Rodrigues Barreiro, do sobredito lugar.

 

BARREIROS, Manuel. Filho de ---------- Barreiros e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1930. // Faleceu a 3/2/1998, no estado de solteiro, com sessenta e oito anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Cousso. 

 

BARREIRO, Manuel de Jesus. Filho de Constantino Rodrigues Barreiro/s e de Laura Rodrigues Gil. Neto paterno de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neto materno de António Rodrigues Gil e de Rosa Fernandes. Nasceu em Cousso a 6/8/1859 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Fernandes, casado, e Maria Luísa Dias, casada, todos do lugar da Cela. // Faleceu no dito lugar da Cela a 16/3/1860.  

 

BARREIRO, Maria. Filha de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes (Lourenço). Nasceu em Cousso por volta de 1835. // Morou na Vila de Melgaço, onde faleceu a 2/10/1917, com oitenta e dois anos de idade, no estado de solteira. 

 

BARREIRO, Maria. Filha de Constantino Rodrigues Barreiro/s e de Laura Rodrigues Gil, lavradores. Neta paterna de Joaquim Lúcio Rodrigues Barreiro/s e de Luísa Fernandes; neta materna de António Rodrigues Gil, cirurgião, e de Rosa Fernandes. Nasceu em Cousso a 22/2/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o avô materno e Quitéria Domingues, tia afim da criança, casada, todos da Cela.  

 

BARREIRO, Rosalina. Filha de Januário Barreiro e de Joaquina Fernandes, lavradores, residentes na Cela, Cousso. Neta paterna de Manuel Luís Barreiro e de Quitéria Domingues; neta materna de Manuel Fernandes e de Maria Luísa Alves. Nasceu a 18 de Março de 1888 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Fernandes e Rosa Fernandes, solteiros, tios maternos da criança. // Casou com Luís Alves. // Faleceu na sua freguesia em Abril de 1947. // Com geração. 

 

BARREIRO, Umbelino. Filho de Januário Barreiro/s e de Joaquina Fernandes, lavradores, da Cela, Cousso. Neto paterno de Manuel Lúcio Barreiro/s e de Quitéria Domingues; neto materno de Manuel Fernandes e de Maria Luísa Alves. Nasceu na freguesia de Cousso a 30/10/1889 e foi batizado a 1 de Novembro desse ano. Padrinhos: Manuel Fernandes, casado, e Rosa Fernandes, solteira, tia materna do batizando, lavradores. // Casou com Conceição, filha de Joaquim Manuel Duque e de Maria Rodrigues, na CRCM, a 11/5/1916. // Faleceu na sua freguesia a 8/10/1960.  

 

BERNARDO

 

BERNARDO, José Albano. Filho de ---------- Bernardo e de ------------------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/1---. // Faleceu em Cousso a --/--/1993 (VM 981).

 

BRAVO

 

BRAVO, Carlos Rogério. Filho de ----------- Bravo e de --------------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/19--. // Em 1999 residia no lugar de Pomares, freguesia de Cousso (!). // (ver “A Voz de Melgaço” n.º 1109).

 

CAMBA

 

CAMBA, Manuel José. Filho de ---------- Camba e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1896. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1917, com apenas vinte e um anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917).

 

*

 

CAROLINA – Foi encontrada por Carolina Gonçalves, casada, à porta de sua casa, no lugar de Cerdeiras, Cousso, pelas onze horas do dia 12/11/1892. // Aparentava ter dois dias de idade. // Tinha olhos e cabelos pretos, e rosto branco. // Nesse mesmo dia levaram-na à igreja, a fim de ser batizada «sub conditione». Padrinhos: Manuel Joaquim Gonçalves Paradela, viúvo, lavrador, e a dita Carolina Gonçalves, casada, lavradeira. // Nesse dia doze a dita Carolina Gonçalves levou a bebé à Câmara Municipal de Melgaço, ficando registada no livro dos expostos sob o n.º 381. // A 29/11/1892 foi entregue à sua mãe, Secundina Dias, casada, natural da freguesia de São Paio de Segude, concelho de Monção, na presença de Francisco Luís Rodrigues Passos e de Rafael Paulo Fernandes, moradores na Vila. // Sem mais notícias.   

 

CARVALHO

 

CARVALHO, Aires. Filho de António de Carvalho e de Rosa Maria Fernandes, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1850. // Lavrador. // Faleceu a 5/12/1878, no lugar da Cela, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

CARVALHO, António. Filho de Domingos José de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1798. // Lavrador. // Faleceu a 16/5/1883, no lugar da Cela, onde habitava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 85 anos de idade, no estado de casado com Rosa Maria Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

CARVALHO, António. Filho de Rosa Florinda de Carvalho, solteira, camponesa, residente no lugar da Cela. Neto materno de João Manuel de Carvalho e de Maria Joaquina Fernandes. Nasceu em Cousso a 11/12/1903 e foi batizado na igreja católica a 14 desse mesmo mês e ano.  

 

CARVALHO, Beatriz das Dores. Filha de Florinda Rosa (ou Rosa Florinda) de Carvalho, solteira, criada de servir, moradora no lugar da Cela. Neta materna de João Manuel de Carvalho e de Maria Joaquina Fernandes. Nasceu em Cousso a 13/4/1900 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, e Maria das Mercês Pereira, solteira, costureira. 

 

CARVALHO, Celestino. Filho de Florinda Rosa de Carvalho, moradora no lugar da Cela, Cousso. Neto materno de João Manuel de Carvalho e de Maria Joaquina Fernandes. Nasceu a 24/1/1889 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Afonso, solteiro, e Joaquina Domingues, casada, ambos da Ponte da Cela. 

 

CARVALHO, Claudina. Filha de António de Carvalho, natural de Cousso, e de Rosa Maria Fernandes, natural de Parada do Monte. Nasceu em Cousso por volta de 1845. // Lavradeira. // Faleceu a 12/6/1893, no lugar da Cela, sem sacramentos, com 48 anos de idade, no estado de casada com Francisco Marques, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha.  

 

CARVALHO, Constância. Filha de Rosa Carvalho, solteira, moradora na Cela, Cousso. Neta materna de João Manuel Carvalho e de Joaquina Rodrigues. Nasceu a 30/5/1896 e foi batizada a 4 de Junho desse dito ano. Padrinhos: João Domingues Souto, casado, e sua filha, Maria Domingues Souto, solteira, ambos lavradores.

 

CARVALHO, Deolinda da Perfeição. Filha de Rosa Carvalho, lavradeira, residente no lugar da Cela, Cousso. Neta materna de João Manuel Carvalho e de Joaquina Rodrigues, do dito lugar. Nasceu em Cousso a 15/10/1885 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, lavrador, do lugar da Cela, e Joaquina Rosa Martins, solteira, natural de Cubalhão.  

 

CARVALHO, Felicidade. Filha de Joaquina Alves (?) de Carvalho, solteira. Neta materna de Maria José de Carvalho, solteira. Nasceu em Cousso a 9/6/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António, solteiro, filho de Joaquim Rodrigues, e Maria, filha de Manuel José Alves, viúvo, do lugar da Tojeira, lavradores. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 31/7/1950.

 

CARVALHO, Florinda. Filha de Domingos José de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes, lavradores. Nasceu em São Tomé de Cousso por volta de 1813. // Lavradeira. // Faleceu a 7/9/1899, em sua casa de morada, sita no lugar dos Moinhos, freguesia de Paderne, com todos os sacramentos, com oitenta e seis anos de idade, no estado de viúva de Boaventura Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Paderne.

 

CARVALHO, Florinda Rosa. Filha de João Manuel de Carvalho e de Joaquina Rodrigues, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Domingos José de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 2/10/1863 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim de Carvalho, solteiro, irmão da batizanda, e Florinda Rosa Alves, todos lavradores e do mesmo lugar.

 

CARVALHO, Germano. Filho de Rosa de Carvalho, solteira e moradora no lugar de Cousso. Neto materno de Maria José de Carvalho, solteira, do mesmo lugar. Nasceu na freguesia de Cousso a 17/7/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Raimundo Esteves e sua mulher, Ana Esteves, da Cela, lavradores. // Faleceu na freguesia de Santa Isabel, Lisboa, a 28/4/1946. 

 

CARVALHO, João Manuel. Filho de Domingos de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes. Nasceu em Cousso por volta de 1798. // Lavrador. // Faleceu a 3/12/1886, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com oitenta e oito anos de idade, no estado de casado com Joaquina Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

CARVALHO, José. Filho de Florinda Rosa Carvalho, solteira, moradora no lugar da Cela, freguesia de Cousso. Neto materno de João Manuel Carvalho e de Maria Joaquina Fernandes. Nasceu a 28 de Maio de 1892 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Afonso e sua irmã, Emília Afonso, solteiros, lavradores. // Tinha de se apresentar em Infantaria 3, Viana, juntamente com Bento Rodrigues, entre 12 e 15 de Maio de 1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913).

 

CARVALHO, José. Filho de Beatriz de Carvalho. Nasceu em Cousso a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 23, de 28 de Julho de 1929).

 

CARVALHO, José Albano. Filho de João Manuel de Carvalho e de Joaquina Rodrigues. Nasceu em Cousso a 10/1/1851. // Morreu a 13/4/1869, no lugar da Cela, com todos os sacramentos, solteiro, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

CARVALHO, Júlio. Filho de ----------- Carvalho e de --------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em Pomares, Cousso, a --/--/1997. // Deixou mãe, esposa, filhos, irmãos…

 

CARVALHO, Justina. Filha de João Manuel Carvalho e de Joaquina Rodrigues, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Domingos de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 1/8/1866 e foi batizada a três desse mês e ano. Padrinhos: Luís Fernandes e Maria de Carvalho, solteiros, ambos do mesmo lugar e parentes da criança em 2.º grau de consanguinidade, lavradores.

 

CARVALHO, Luís. Filho de João Manuel de Carvalho e de Joaquina Rodrigues, moradores no lugar da Cela. // Faleceu na freguesia de Cousso, com cerca de cinco anos de idade, a 3/11/1857, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

CARVALHO, Luísa. Filha de Domingos de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1808. // Lavradeira. // Faleceu a 23/7/1878, no lugar da Cela, onde morava, sem quaisquer sacramentos, com setenta anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

CARVALHO, Luzia. Filha de Florinda Rosa de Carvalho, solteira, moradora no lugar da Cela, Cousso. Neto materno de João Manuel de Carvalho e de Maria Joaquina Fernandes. Nasceu a 27/4/1895 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Afonso “Calçada” e Emília Afonso, solteiros, lavradores. // Casou com Adelino, de 20 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Alves, na CRCM, a 24/7/1917. // Faleceu na sua freguesia natal a 12/2/1965.  

 

CARVALHO, Manuel. Filho de ----------- de Carvalho e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu no lugar da Cela, freguesia de Cousso, a --/--/1912, com 73 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 15, de 15/9/1912). 

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Maria Joana de Carvalho, residente no lugar da Cela. // Faleceu na freguesia de Cousso, com cerca de quatro anos de idade, a 12/10/1858, e foi sepultado na igreja paroquial no dia seguinte. 

 

CARVALHO, Maria José. Filha e Maria Josefa Carvalho, solteira, camponesa. // Faleceu no lugar de Cousso a 25/11/1868, com cerca de 62 anos de idade, solteira, rural, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos. 

 

CARVALHO, Maria Luísa. Filha de João Manuel Carvalho e de Joaquina Rodrigues. Neta paterna de Domingos de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes, todos do lugar da Cela; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Alves, do lugar de Covelo. Nasceu em Cousso a 6/10/1855 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Luísa de Carvalho, tia paterna da criança. // Faleceu a 12/3/1869, no lugar da Cela, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

CARVALHO, Preciosa. Filha de Rosa Carvalho, solteira, lavradora, residente no lugar da Cela, Cousso. Neta materna de João Manuel Carvalho e de Joaquina Rodrigues. Nasceu a 21/7/1890 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingues Souto e sua mulher, Lina Domingues, lavradores. // Casou a --/--/1912 com Manuel Joaquim Rodrigues (Correio de Melgaço n.º 28, de 15/12/1912). // Faleceu em Cousso a 14/10/1955. // Mãe de José Rodrigues e de Rosa da Conceição Rodrigues.  

 

CARVALHO, Rosa. Filha de ---------------- Carvalho e de ----------------- Alves. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu em Cousso a --/--/1933, com noventa e quatro anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 191, de 23/4/1933).

 

CARVALHO, Rosa. Filha de António Carvalho, natural de Cousso, e de Rosa Maria Fernandes, natural de Parada do Monte. Neta paterna de Domingos de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes, da Cela; neta materna de Manuel Fernandes e de Maria Joaquina Pires, de Parada do Monte. Nasceu em Cousso a 1/3/1858 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel José de Carvalho e sua mulher, Maria Ana Fernandes, de Parada do Monte. // Casou na igreja de Cousso a 24/7/1907 com o seu conterrâneo José Fernandes, de sessenta e três anos de idade, viúvo de Vicência Dias. Testemunhas presentes: Francisco Marques, carpinteiro, morador no lugar da Cela, e sua mulher, Rosa Esteves, lavradeira, coussenses.

 

CARVALHO, Zeferino. Filho de João Manuel de Carvalho e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes na Cela. Neto paterno de Domingos de Carvalho e de Maria Luísa Fernandes; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Alves. Nasceu em Cousso a 5/10/1860 e foi batizado no dia imediato. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes e Maria Fernandes, irmãos, solteiros, moradores no sobredito lugar. // Faleceu a 21/7/1892, no lugar da Cela, apenas com o sacramento da extrema-unção, por ser demente, solteiro, e foi sepultado na igreja.

 

COVELO

 

COVELO, Augusto. Filho de ---------- Covelo e de ----------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou a --/--/1935 com Laurinda Domingues (NM 262, de 24/2/1935). // Faleceu no lugar de Virtelo, freguesia de Cousso, a --/--/1997 (VM 1074).

 

CUSTÓDIA

 

CUSTÓDIA, Laureano. Filho de Manuel Gonçalves da Custódia e de Rosa Duque, lavradores, com a sua residência em Aldeia, Cousso. N.p. de José Gonçalves da Custódia e de Maria Gonçalves; n.m. de Joaquim Duque e de Maria Joaquina Enes. Nasceu a 22/5/1886 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, solteiro, lavrador, e Joaquina Duque, tia materna, ambos de Aldeia. 

 

DIAS

 

DIAS, Agostinho. Filho de Manuel José Dias e de Rosa Maria Domingues, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1821. // Faleceu a 15/7/1905, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos, com 84 anos de idade, no estado de viúvo de Rosa Afonso, com testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

DIAS, Amadeu Augusto. Filho de Manuel Dias e de Isabel da Pureza Pereira. Nasceu em Cousso a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 74, de 9/11/1913). Padrinho de batismo: José Augusto Esteves, natural de Paços, comerciante no Rio de Janeiro, Brasil. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, com apenas 37 dias de idade; o funeral realizou-se a 8/12/1913; teve missa cantada pelo padre Raimundo Prieto, e no trajeto para o cemitério a banda de Cavenca, Riba de Mouro, tocou a marcha fúnebre “Flor de Sepulcros” (Correio de Melgaço n.º 80, de 21/12/1913).

 

DIAS, Anésia de Jesus. Filha de António Dias e de Docelina Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 146, de 25/4/1915). 

 

DIAS, António. Filho de Joaquim Dias, natural de Cousso, e de Maria Rosa Lourenço, natural da Gave, lavradores, residentes na Cela, Cousso. Neto paterno de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves; neto materno de José Joaquim Lourenço e de Joaquina Afonso. Nasceu a 13/2/1887 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António José Alves, solteiro, da Costa, Riba de Mouro, e Maria Luísa Lourenço, tia materna do bebé. // Faleceu na sua freguesia a 13/7/1968.      

 

DIAS, António Manuel. Filho de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves, moradores no lugar da Cela. Nasceu por volta de 1841. // Tinha 39 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cousso, a 1/9/1880, com Francisca, de 32 anos de idade, solteira, moradora no dito lugar, filha de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Testemunhas: José Alves Lamas e Manuel Joaquim Gonçalves, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Cousso. // A sua esposa faleceu a 18/12/1891. // Casou (*) em segundas núpcias, na igreja de Cousso, a 22/11/1894, com Maria de Carvalho, de 53 anos de idade, solteira, camponesa, natural da freguesia de Parada do Monte, moradora na freguesia de Cousso desde os sete anos de idade, filha de João Manuel de Carvalho e de Joaquina Rodrigues, naturais de Parada do Monte. Testemunhas presentes: Joaquim Alves Pedras, lavrador, e João Afonso Tojeira, também lavrador, residentes na freguesia de Cousso. // Com geração. /// (*) Para poder casar, foi «dispensado do crime de adultério cum pactu nubendi neutro machinante, por Breve Apostólica, como se vê da sentença passada em Braga aos oito dias do mês de Novembro de mil oitocentos e noventa e quatro

 

DIAS, António Manuel. Filho de Manuel Dias e de Pureza Pereira de Araújo. Nasceu em Cousso a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 166, de 19/9/1915).

 

DIAS, Arminda. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1932, com apenas oito anos de idade (NM 141, de 28/2/1932).

 

DIAS, Benedita. Filha de Joaquim Dias e de Maria Rosa Lourenço, lavradores, ele de natural de Cousso e ela natural da Gave, com casa na Cela, Cousso. Neta paterna de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves; neta materna de Joaquim José Lourenço e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu a 31/3/1884 e foi batizada a 1 de Abril desse dito ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou com Manuel Joaquim (Gonçalves?), na CRCM, a 19/8/1912. // Faleceu na sua freguesia natal a 17/9/1977. (Parece que no crisma, em Riba de Mouro, no ano de 1909, acrescentou o nome Maria, ficando a partir dessa altura a chamar-se Maria Benedita).     

 

DIAS, Clemente. Filho de Manuel José Dias e de Rosa Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Cousso por volta de 1821. // Faleceu a 20/5/1871, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com cerca de 50 anos de idade, viúvo de Joaquina Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

DIAS, Domingos. Filho de Manuel José Dias e de Rosa Maria Domingues, coussenses, falecidos antes de 1856. // Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1812. // Casou na igreja da sua terra natal a 8/9/1856 com Joana Domingues, filha de Manuel Domingues e de Maria Teresa Domingues, também já falecidos nessa data, todos do lugar de Cousso. Testemunhas: Joaquim, filho de Manuel José Alves Lamas, e José Dias, solteiro, ambos do sobredito lugar. // Faleceu a 10/11/1898, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com oitenta e seis anos de idade, no estado de casado com a sobredita Joana Domingues, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

DIAS, Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Dias e de Rosa Gonçalves, lavradores, ele natural de Cousso e ela natural da Gave, com a residência no lugar da Cela. Neto paterno de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves; neto materno de José Gonçalves e de Joaquina Alves. Nasceu em Cousso a 26/3/1881 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos: // Casou com Erminda (ou Arminda), de 21 anos de idade, de natural de Castro Laboreiro, filha de Manuel José Domingues “Clemente” e de Teresa Domingues, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 26/9/1917 (ver Jornal de Melgaço n.º 1177, de 29/9/1917). // Ambos os cônjuges faleceram em Cousso; a sua esposa a 13/3/1933 e ele a 6 de Maio de 1962.   

 

DIAS, José. Filho de Manuel José Dias e de Rosa Maria Domingues (*). // Rural. // Faleceu no lugar de Cousso a 27/9/1864, com 41 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de casado com Maria Rodrigues, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos. /// (*) Os pais do finado morreram antes de 1864.  

 

DIAS, José. Filho de Joaquim Dias, natural de Cousso, e de Rosa Lourenço, natural da Gave, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves; neto materno de José Joaquim Lourenço e de Joaquina Afonso. Nasceu em Cousso a 16/8/1877 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na igreja da sua freguesia, a 18 de Janeiro de 1911, com Emília Rodrigues Barreiros, de 38 anos de idade, coussense, filha de Daniel Rodrigues Barreiros e de Maria Luísa Rodrigues. Testemunhas presentes: Manuel Esteves Lira, solteiro, professor oficial do ensino primário na freguesia de Cousso, morador em Alvaredo, e Amélia Ferraz, solteira, de serviço doméstico, residente em Cousso. // Faleceu na sua terra de nascimento a 22/2/1945. // Pai de Rosa Dias.      

 

DIAS, Justino. Filho de Joaquim Dias e de Maria Rosa Lourenço, ele natural de Cousso e ela natural da Gave, moradores no lugar da Cela. N.p. de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves; n.m. de José Joaquim Lourenço e de Joaquina Afonso. Nasceu a 21/2/1893 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues e sua mulher, Isabel Maria Rodrigues, lavradores. 

 

DIAS, Luís Manuel. Filho de José Dias e de Maria Rodrigues, lavradores. Neto paterno de Manuel José Dias e de Rosa Maria Domingues; neto materno de José Joaquim Rodrigues (Telhado) e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 2/8/1860 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Caetano Rodrigues e sua irmã Rosa, solteiros, tios maternos do batizando. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso, a 19 de Agosto de 1883, com Margarida, de 25 anos de idade, solteira, lavradora, residente em Paradela, Penso, filha de António José da Rocha e de Maria Caetana de Lucena. Testemunhas: Luís Caetano Rodrigues, casado, coussense, e Félix Rodrigues, casado, de Paradela, Penso. // Faleceu na freguesia de Penso a 20/7/1934, em consequência de uma sacholada que lhe deu no dia 6/7/1934 Cândido Rodrigues, jovem lavrador, natural de Penso, por causa de uma questão de águas de rega (ver Notícias de Melgaço n.º 239, de 22/7/1934). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 240, de 29/7/1934: «Ontem, na sua casa, no lugar de Paradela, desta freguesia, faleceu o Sr. Luís Manuel Dias, mais conhecido por “Luís da Margarida”, que conforme noticiamos foi agredido à sacholada por Cândido Rodrigues, na cabeça, cara, e na região renal. Apesar dos esforços do médico assistente, Sr. Dr. Vitoriano Ribeiro, não foi possível salvar o pobre velho, que sucumbiu devido a lesões internas. Foi hoje (21) autopsiado, sendo peritos os Sr.s Dr.s António Cândido Esteves e Cândido Augusto da Rocha e Sá. A agressão deu-se na ocasião em que o Luís da Margarida se opunha a que o Cândido, abusivamente, se utilizasse de um rego [existente] numa propriedade do agredido, para passar uma água que destinava à rega de milho dum campo de que é caseiro. O Cândido Rodrigues recolheu à cadeia  

 

DIAS, Manuel. Filho de António Manuel Dias e de Francisca Esteves, lavradores. N.p. de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves; n.m. de Raimundo Esteves e de Ana Esteves, todos da Cela. Nasceu em Cousso a 6/5/1881 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os avós paternos. // Casou a 27/6/1912, civilmente, com Isabel da Pureza, de 23 anos de idade, filha de António Pereira e de Felicidade Rodrigues Barreiro, natural da Vila de Melgaço. // Faleceu na sua freguesia a 29/12/1959.  

 

DIAS, Manuel António. Filho de Francisco Dias e de Maria Rodrigues, naturais de Sante, lugar meeiro de São Paio e de Paderne. Nasceu por volta de 1816. // Faleceu a 22/11/1890, no lugar da Cela, Cousso, apenas com o sacramento da extrema-unção, com setenta e quatro anos de idade, no estado de casado com Florinda Rosa Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

DIAS, Manuel Joaquim. Filho de ---------- Dias e de ----------------------------------. Nasceu por volta de 1844. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1932, com oitenta e oito anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 140, de 21/2/1932).

 

DIAS, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves, moradores no lugar da Cela. Nasceu por volta de 1849. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 9/8/1874, com Maria Rosa, de 24 anos de idade, solteira, lavradora, filha de José Joaquim Lourenço e de Joaquina Afonso, natural do lugar de São Cosme, freguesia da Gave. Testemunhas: o pai da noiva e António Dias, irmão do noivo.

 

DIAS, Manuel Joaquim. Filho de José Dias e de Maria Rodrigues, moradores no lugar de Cousso. Neto paterno de Manuel José Dias e de Rosa Domingues; neto materno de José Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, todos lavradores, do sobredito lugar. Nasceu em Cousso a 1/11/1862 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: o seu avô materno e sua filha Rosa Rodrigues, solteira. // Lavrador. // Casou na igreja da sua terra, a 20/1/1890, com Lina Rosa, lavradora, solteira, de 33 anos de idade, batizada na igreja de Paderne e moradora em Cousso, sua parente no 3.º grau de consanguinidade, filha de José Domingues e de Rosa Fernandes. Testemunhas: Luís Caetano Rodrigues, casado, lavrador, tio do noivo, e Manuel Domingues, solteiro, pedreiro, irmão da noiva. // (O pai do noivo falecera antes de 1890). 

 

DIAS, Manuel Joaquim. Filho de --------- Dias e de ---------------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Cousso e ficou aprovado. Era regente Elizeu Lemos (NM 411).

 

DIAS, Maria. Filha de Clemente Dias e de Joaquina Domingues, camponeses. Nasceu em Cousso a 20/5/1855. // Faleceu a 17/2/1869, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DIAS, Maria. Filha de Manuel António Dias e de Florinda Rosa Alves, moradores no lugar da Cela. N.p. de Francisco Dias e de Maria Rodrigues, de Sante (lugar meeiro de São Paio e Paderne); neto materno de João Manuel Alves e de Vicência Rodrigues, da Cela, Cousso, todos rurais. Nasceu a 2/3/1857 e foi batizada em casa pela avó materna, que serviu de madrinha. // Faleceu em casa dos seus pais a 23/3/1862.

 

DIAS, Maria Joana. Filha de Clemente Dias e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Manuel José Dias e de Rosa Maria Domingues; neta materna de António José Domingues e de Águeda Amaro. Nasceu em Cousso a 22/5/1860 e foi batizada no dia imediato. Padrinhos: Agostinho Dias e sua mulher, Rosa Afonso. // Faleceu a 6/11/1873, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, e foi sepultada na igreja.  

 

DIAS, Maria Luísa. // Foi casada com José Luís Domingues, do lugar de Cousso. // Faleceu em Cousso a 9/9/1855 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

DIAS, Maria Luísa. Filha de Manuel José Dias e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em Cousso por volta de 1817. // Lavradeira. // Faleceu a 12/9/1886, no lugar da Cela, onde morava, apenas com o sacramento da extrema-unção, por não se encontrar em condições de receber os restantes, com 69 anos de idade, viúva de Manuel Francisco Fernandes, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DIAS, Pureza. Filha de António Dias e de Docelina Rodrigues. Nasceu na freguesia da Gave a --/--/1932 (NM 175, de 4/12/1932).

 

DIAS, Rosa. Filha de José Dias e de Emília Rodrigues Barreiros. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 49, de 11/5/1913).

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário