domingo, 3 de novembro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Paços)

Por Joaquim A. Rocha 




 
AVELAR (?)

 

AVELAR (?), Ana. Filha de Joaquim Soares de (Avelar?), natural da Vila das Velas, Açores, e de Delfina de Sousa, de Cristóval, Melgaço, moradores em Beleco, Paços. N.p. de (?); n.m. de João de Sousa e de Maria Rodrigues. Nasceu em Paços a 3/4/1884 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Madrinha: Ana Rodrigues, solteira, de Beleco. // (À margem: «este assento não leva selo por os pais carecerem de meios…»)     

 

BACELAR

 

BACELAR, Caetano Gomes (Padre). // Faleceu em Paços a 18/9/1782.

 

BACELAR, Francisco Gomes (Padre). // Faleceu em Paços a 4/9/1780.

 

BAILÃO

 

BAILÃO, António Joaquim. Filho de José Bailão, lavrador, natural de Paços, e de Maria Joaquina Gonçalves, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Sá. Neto paterno de Miguel Bailão e de Maria de Nóvoa; neto materno de Manuel Gonçalves e de Albina Monteiro. Nasceu em Paços a 7/1/1900 e foi batizado na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Quintela, casado, e Ana Rosa Gonçalves, solteira, tia materna do batizando, ambos de Cristóval. // Casou na CRCM a 26/8/1924 com a sua conterrânea Palmira Augusta Pires, de 23 anos de idade, filha de Vitorino Pires e de Maria do Carmo Bermudes. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 8/11/1979.

 

BAILÃO, Armindo Miguel. Filho de José Bailão, lavrador, natural de Paços, e de Maria Rosa Gonçalves, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Sá. Neto paterno de Miguel Bailão e de Maria de Nóvoa; neto materno de Manuel Gonçalves e de Albina Monteiro. Nasceu em Paços a 4/3/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Miguel Martinez e Rosa Monteiro, casados, camponeses, da freguesia da Ribeira, bispado de Tui. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 258, de 20/1/1935: «Do Brasil regressou Armindo Bailão, de Sá.» // Casou na igreja da sua freguesia natal a 5/12/1952 com a sua conterrânea Júlia de Jesus Gomes. // Faleceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 3/10/1989. 

 

BAILÃO, Francisca. Filha de Miguel Bailão, de Santa Marinha da Ribeira, diocese de Tui, e de Maria de Nóvoa, de Sá, Paços, lavradores. N.p. de Pedro Bailão e de Joana Antónia, galegos; n.m. de Rosa de Nóvoa, solteira, pacense. Nasceu a 6/5/1872 e foi batizada na igreja de Paços a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Durães (faleceu pouco tempo depois, por isso não pôde assinar) e Francisca Pires, casada, lavradores, de Paços. // Faleceu em Sá, Paços, em 1938 (NM 418).  

 

BAILÃO, Henrique António. Filho de António Joaquim Bailão e de Palmira Augusta Pires. Nasceu a --/--/1939.

 

BAILÃO, João Batista. Filho de José Bailão, músico, natural de Paços, e de Maria Rosa Gonçalves, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Sá. Neto paterno de Miguel Bailão e de Maria de Nóvoa; neto materno de Manuel Gonçalves e de Albina Monteiro. Nasceu em Paços a 10/4/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 14 desse mês e ano. Padrinhos: João Veloso, casado, lavrador, residente no lugar de Santa Marinha da Ribeira, Espanha, e Rosa Monteiro, casada. // Faleceu na freguesia de Alcântara, Lisboa, a 6/3/1993.

 

BAILÃO, José. Filho de Miguel Bailão, de Santa Marinha da Ribeira, Tui, e de Maria de Nóvoa, de Paços, lavradores, residentes no lugar de Sá. N.p. de Pedro Bailão e de Joana Antónia; n.m. de Rosa de Nóvoa. Nasceu a 6/4/1868 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Durães, estudante, e Francisca Pires, casada, moradora em Sá. // Casou na igreja de Cristóval a 3/9/1893 com Maria Rosa Gonçalves, solteira, de 26 anos de idade, natural de Cristóval. Testemunhas presentes: José Domingues, solteiro, do lugar de Pousadas, e Gaspar Monteiro, solteiro, de São Gregório, ambos cristovalenses. // Em 1932, e por morte de José Joaquim Pires, presidente da Junta de Freguesia, assumiu ele esse cargo (NM 145, ou 146, de 17/4/1932). // Morreu a 27/3/1946. // Com geração (ver em Cristóval). // O correspondente em Paços do Notícias de Melgaço escreveu acerca dele: [Há cerca de um ano que partiu para a eternidade o nosso amigo José Bailão, que, como é sabido, com paciência de Job, aturou bastantes anos os músicos de Paços, que, por vezes, lhe corresponderam com ingratidões. Nunca se recusou a prestar os seus serviços, sempre que na igreja fossem reclamados, sem que alguma vez perguntasse: - «Quanto boi ganando!» Quando este nosso amigo deixou de pertencer ao número dos vivos, e quando outros elementos se ausentaram da freguesia, não faltou quem dissesse: - «Lá vão as novenas de Paços.» Qual vão, ou qual carapuça?...] (ver NM 808, de 23/2/1947, p. 2) // Nota: parece que era sacristão.    

 

BAILÃO, José de Jesus. Filho de --------- Bailão e de -----------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Paços e ficou aprovado. Professor: António Dâmaso Lopes (NM 413). 

 

BAILÃO, Júlio. Filho de ------------------- Bailão e de ------------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1933 com Rufina do Espírito Santo de Sousa (Notícias de Melgaço n.º 185, de 5/3/1933). 

 

BAILÃO, Júlio Augusto. Filho de António Joaquim Bailão e de Palmira Augusta Pires. Nasceu a 8 de Agosto de 1930. // Comerciante. // Foi candidato pelo PSD às eleições de Dezembro de 1997 (Assembleia Municipal). // Casou com Irene Mendes. // Moraram em Sá, Paços. // Faleceu no hospital de Santa Luzia, Viana, no ano de 2000, com 69 anos de idade. // Deixou viúva e dois filhos (VM 1140). // Fora emigrante no Brasil. 

 

BAILÃO, Palmira de Lurdes. Filha de José Bailão, lavrador, natural de Paços, e de Maria Rosa Gonçalves, lavradeira, natural de Cristóval. Neta paterna de Miguel Bailão e de Maria da Nóvoa; neta materna de Manuel Gonçalves e de Albina Monteiro. Nasceu em Sá, Paços, a 16/4/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Alfredo Augusto Lopes, casado, rural, pacense, e Ana Bailão, solteira, camponesa, irmã da batizanda. // Casou na CRCM a 11/5/1932 com o seu conterrâneo Daniel Rodrigues, de 25 anos de idade, filho de José Maria Rodrigues e de Maria Benta Ribeiro. // Faleceu em Paços a 4/1/1983.

 

BALEIXO

 

BALEIXO, Albina. Filha de José Caetano Baleixo, da Vila de Melgaço, e de Maria Ventura de Castro, de Chaviães, lavradores, residentes no lugar de Granjas, Paços. N.p. de António Joaquim Baleixo e de Maria Rosa Monteiro; n.m. de José Luís de Castro e de Joaquina Rosa Alves. Nasceu a 31/3/1868 e foi batizada a 3 de Abril desse ano. Padrinhos: António Joaquim Baleixo, sapateiro, e sua mulher, da Vila de Melgaço. 

 

BALEIXO, João Alberto. Filho de Conceição Baleixo, solteira, de Desteriz, Galiza, moradora no lugar da Pedreira, Paços. N.m. de Romão Baleixo e de Maria Herédia, de Desteriz. Nasceu a 16/7/1875 e foi batizado a 19 desse mês. Padrinhos: João Douteiro e Rosa Douteiro, solteiros, lavradores, de Paços, residentes em Sá. // Faleceu na Trafaria, Almada, a 13/1/1950.

 

BALEIXO, José Joaquim. Filho de Conceição Baleixo, lavradeira, de Desteriz, Tui, moradora no lugar da Pedreira, Paços. Neto materno de Romão Baleixo e de Maria Herédia, de Desteriz. Nasceu a 30/5/1871 e foi batizado a 4 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: José Douteiro, do lugar de Sá, e Claudina Rodrigues, do lugar do Esporão, lavradores.   

 

BALEIXO, Manuel José. Filho de Conceição Baleixo, solteira, rural, moradora no lugar da Pedreira, Paços. Neto materno de Romão Baleixo e de Maria Heredia. Nasceu a 5/7/1878 e foi batizado na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Alves e Maria Joaquina Marques, casados, lavradores, de Viladraque. // A sua mãe, alegando pobreza, requereu à Câmara Municipal que o aceitasse no hospício, o que de facto aconteceu a 27/3/1879, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 331. // A 1/4/1879 a progenitora, que continuou com a criança por decisão dos vereadores, passou a desempenhar o papel de ama, e a receber um vencimento de cerca de 800 réis mensais. // A 31/12/1884 a Câmara, entendendo que a mãe do rapaz já estava em uma situação financeira mais desafogada, deixou de lhe pagar a tal importância.   

 

BALEIXO, Maria. Filha de José Caetano Baleixo, da Vila de Melgaço, e de Maria Ventura de Castro, de Chaviães, moradores em Paços. N.p. de António Joaquim Baleixo e de Maria Rosa Monteiro; n.m. de José Luís de Castro e de Joaquina Rosa Alves. Nasceu a 27/7/1877 e foi batizada a 1/8/1877. Padrinhos: António Joaquim Baleixo, casado, e sua filha, Maria do Carmo Baleixo, naturais e moradores na Vila de Melgaço. // Faleceu em Paços a 26/8/1954.

 

BALEIXO, Mesildro. Filho de José Caetano Baleixo, lavrador, de SMP, e de Maria Ventura de Castro, de Chaviães, moradores em Granjas, Paços. N.p. de António Joaquim Baleixo e de Maria Rosa Monteiro, da Vila de Melgaço; n.m. de José Luís de Castro, de Paços, e de Joaquina Rosa Alves, de Chaviães. Nasceu a 3/8/1871 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Baleixo e sua mulher, tios do batizando.

 

BANDANHA

 

BANDANHA, Manuel Joaquim. Filho de José Pedro Bandanha e de Maria Rosa Rodrigues, naturais de SMP, Vila de Melgaço. Nasceu em Paços por volta de 1804. // Casou com Francisca Esteves. // Faleceu no lugar de Viladraque, onde morava, a 7/3/1864, com 60 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

BARREIRO

 

BARREIRO, António. Filho de ---------------- Barreiro e de ------------------. Nasceu a --/--/192-. Faleceu no Coto, Paços, com 87 anos de idade, em Dezembro de 2008 ou em Janeiro de 2009. (VM 1305, de 1/2/2009).

 

BARROS

 

BARROS, Artur. Filho de Eduardo José de Barros e de Alexandrina de Sousa. Nasceu em Paços a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913).

 

BARROS, Augusto. Filho de Eduardo José de Barros e de Alexandrina de Sousa. Nasceu em Paços a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915). 

 

BARROS, Maria do Carmo. Filha de ------------ de Barros e de --------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Foi professora oficial do ensino primário na escola de Paderne. // Em 1914 foram-lhe concedidos uns dias de licença; avisou a Câmara Municipal de Melgaço que a podiam contactar em Paços, em casa de seus pais (Correio de Melgaço n.º 93, de 29/3/1914).    

 

BARROS, Maria de Lurdes. Filha de Eduardo José de Barros, lavrador, natural de Cristóval, e de Alexandrina de Sousa, costureira, natural de Paços, onde moravam, no lugar do Coto. Neta paterna de Domingos José de Barros e de Maria Gonçalves; neta materna de António de Sousa e de Joaquina Fernandes. Nasceu em Paços a 28/10/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: Cândido Rodrigues, casado, rural, pacense, e Maria Alexandrina de Barros, solteira, camponesa, natural de Cristóval. // Casou na CRCM a 6/9/1935 com Paulo Pinheiro, natural de Vila Verde. // Enviuvou a 18/12/1988. // Faleceu na freguesia de Rouças a 18/3/2000.  

 

BERMUDES

 

BERMUDES, Ana. Filha de João Bermudes, de Cristóval, e de Francisca da Silva, de Paços, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. N.p. de [Victório] Romão Bermudes e de Ana Pires, moradores em Sucastelo, Cristóval; n.m. de João António da Silva e de Maria Antónia Douteiro, de Paços. Nasceu em Paços a 4/8/1872 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Madrinha: Josefa Bermudes, irmã da batizanda. // Proprietária. // Casou a 21/8/1899, na igreja de SMP, Vila, com Camilo de Amorim, de 41 anos de idade, solteiro, capitalista, residente na altura na Vila de Melgaço, natural da freguesia de Crespos (São João), partido judicial de Bande, diocese de Ourense, filho de Manuel de Amorim e de Luísa Ollora (ou Moro). Residiram no lugar da Ferraria, Cristóval. // Ela faleceu no lugar da Ferraria a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914). // Mãe de António, entre outros. 

 

BERMUDES, António. Filho de João Bermudes e de Francisca da Silva, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. N.p. de [Victório] Romão Bermudes e de Ana Pires; n.m. de João António da Silva e de Maria Antónia Douteiro. Nasceu a 3/8/1860 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Madrinha: a avó materna, casada, moradora no Outeiro. 

 

BERMUDES, Maria do Carmo. Filha de João Bermudes, natural de Cristóval, e de Francisca da Silva, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. N.p. de [Victório] Romão Bermudes e de Ana Pires; n.m. de João António da Silva e de Antónia Maria Douteiro. Nasceu em Paços a 5/8/1869 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Madrinha: Josefa Bermudes, tia da batizanda, moradora em Doma, Cristóval. // Faleceu a 10/12/1909, em sua casa de morada, sita no lugar de Sá, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Vitorino Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

BERNARDES

 

BERNARDES, Maria Rosa. Filha de Manuel Bernardo e de Ana Luísa Ribeiro, moradores no lugar do Outeiro, Paços. Neta paterna de Manuel Bernardo e de Domingas Esteves; neta materna de José Ribeiro e de Ana Rodrigues. Nasceu em Paços a 28 de Outubro de 1784. // Casou com Manuel Joaquim Rodrigues (ver em Chaviães).

 

BIZO

 

BIZO, Joana. Filha de Joaquim José do Bizo e de Antónia Maria Alves, moradores em Ferreira, Paços. N.p. de Jacinto do Bizo e de Antónia Maria Lourenço, do dito lugar; n.m. de Manuel António Alves e de Maria Caetana da Costa, de Viladraque. Nasceu a 29/10/1829 e foi batizada a 1/11/1829. Padrinhos: Francisco José do Bizo e sua irmã, Maria Rosa do Bizo, de Ferreira. (À margem do assento: «falecida»).

 

BIZO, Joaquim José. Filho de Jacinto do Bizo e de Antónia Maria Lourenço, do lugar da Ferreira. // Casou na igreja de Paços a 17/11/1825, com Antónia Maria, filha de Manuel António Alves e de Maria Caetana da Costa, de Viladraque, todos de Paços. Testemunhas do acto: João Manuel Lopes, clérigo in minoribus, de Sá, e Manuel Joaquim Rodrigues, do Outeiro. 

 

BIZO, Manuel Caetano. Filho de Joaquim José do Bizo e de Antónia Maria Alves, de Ferreira, Paços. N.p. de Jacinto do Bizo e de Antónia Maria Lourenço, do dito lugar; n.m. de Manuel António Alves e de Maria Caetana da Costa, de Viladraque. Nasceu a 1/5/1827 e foi batizado a 3 desse mês. Padrinhos: Manuel António Ribeiro e sua mãe, Maria Caetana da Costa, do lugar da Porta, Cristóval.

 

BIZO, Maria. Filho de Joaquim José do Bizo e de Antónia Maria Alves, de Ferreira, Paços. Neta paterna de Jacinto do Bizo e de Antónia Maria Lourenço, do dito lugar; neta materna de Manuel António Alves e de Maria Caetana da Costa, de Viladraque. Nasceu a 12/6/1833 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José do Bizo e sua irmã, Maria Rosa do Bizo, tios da criança.

 

BRITO

 

BRITO, Aníbal Adelino. Filho de José de Brito, natural de Cristóval, e de Albina Alves, natural de Paços, lavradores, residentes em Viladraque. Neto paterno de José de Brito e de Joaquina Durães; neto materno de Joaquim Alves e de Maria Benta Douteiro. Nasceu a 21/2/1891 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José António Vaz, casado, lavrador, do lugar do Escuredo, Chaviães, e Rosa de Jesus de Brito, solteira, do lugar do Sobreiro, Cristóval. // Casou na CRCM a 14/12/1929 com Maria Aurora, de trinta anos de idade, sua conterrânea, filha de Francisco Pires e de Venceslã Douteiro. // Morreu em Paços a 28/2/1966. // Com geração. // Ver “Vil perseguição a um advogado por um delegado do Ministério Público”, do Dr. José Joaquim de Abreu, página 99, ano de 1955.  

 

BRITO, José Augusto. // Nasceu por volta de 1932. // Faleceu em casa de sua irmã, no Outeiro, Paços, a 28/10/1993, com 61 anos de idade. // Passava férias, vindo do Brasil. // Foi sepultado no cemitério de Paços. 

 

BRITO, José Maria. Filho de José de Brito, natural de Cristóval, e de Albina Alves, de Paços, lavradores, residentes em Viladraque. N.p. de José de Brito, natural de São Pedro do Souto, Arcos de Valdevez, e morador em Cristóval, Melgaço, e de Joaquina Durães, natural de Cristóval; n.m. de Joaquim Alves e de Maria Benta Douteiro, de Paços. Nasceu a 8/10/1888 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José António Vaz e Ana Joaquina Alves, casados, lavradores, do Escuredo, Chaviães. // Emigrou para o Brasil; em 1912 esteve de visita aos seus familiares de Viladraque (Correio de Melgaço n.º 1). // Em 1913 voltou a estar na sua terra natal; no regresso acompanhou-o Abílio Esteves, da Corga; foram no vapor “Arlanza” (Correio de Melgaço n.º 31, de 5/1/1913). // Em 1920 esteve novamente em Melgaço (Jornal de Melgaço n.º 1280, de 7/3/1920). // Casou com Aurora Fernandes, a 2/2/1924, na 8.ª Circunscrição do Registo Civil do Município do Rio de Janeiro, Brasil. // Faleceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 14/9/1955. // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 23/11/1887; ele, noivo, tinha 30 anos de idade, era solteiro; ela, noiva, tinha 21 anos de idade, era solteira, natural de Paços. Testemunhas: Manuel do Souto e Rosa Alves, casados, lavradores, de Cristóval.

 

BRITO, Lara de Jesus. Filha de --------- Brito e de ----------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou na igreja de Paços a 22/6/1958 com António José Alves, natural de Rouças.

 

BRITO, Valdemar. Filho de Aníbal Adelino Brito e de Maria Aurora Pires. Nasceu no lugar do Outeiro, Paços, a --/--/1938 (NM 397). // Faleceu ainda nesse ano de 1938, com apenas três meses de vida (NM 407, de 31/7/1938).

 

CALHEIROS

 

CALHEIROS, Maria de Lurdes. Filha de José Manuel Gomes Calheiros, natural de Prado, e de Ana Monteiro, de Paços. Nasceu (*) a 3/3/1942. // Casou com Valentim Camilo Afonso, nascido em Paços em 1937. // Foi emigrante no Canadá. // É comerciante em Afife, Viana. // Mãe de Ana, de José Manuel, e de Ricardo, nascidos no Canadá, salvo erro. /// (*) O seu filho José Manuel, residente em Afife, disse-me no dia 3/3/2014 que sua mãe nascera em Lisboa!

 

*

 

CAMILA DE JESUS. // Apareceu exposta por volta de 1849 nos limites do lugar de Viladraque, freguesia de Paços. // No ano ano de 1906, a 3 de Junho, duvidando a igreja católica do seu batismo, por não aparecer o seu registo, foi batizada condicionalmente na igreja paroquial de Paços, pelo padre António Avelino Douteiro, tendo por padrinhos Luís António Alves, sacristão, e sua mulher, Ana Esteves. // Nota: ver, em Paços, Maria José de Jesus.   

 

CAMPILHO

 

CAMPILHO, Alberto de Jesus. Filho de Manuel Bento Campilho, guarda- fiscal, e de Constância Rosa de Castro, lavradeira, moradores no lugar de Sá. Neto paterno de António José Campilho e de Amália Joaquina de Figueiredo; neto materno de António Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu em Paços a 30/1/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 6 de Fevereiro desse dito ano. Padrinhos: João Douteiro, casado, do lugar da Pedreira, e Erminda de Castro, solteira, do lugar de Sá, ambos pacenses. // Casou no Rio de Janeiro, Brasil, a 5/8/1946, com Maria das Dores Chaves. // Enviuvou a 8 de Outubro de 1972.    

 

CAMPILHO, António Joaquim. Filho de Manuel Bento Campilho, guarda da Alfândega, de Arcas, Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, de Paços, moradores em Sá. N.p. de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; n.m. de Luís de Castro e Ana Rodrigues. Nasceu a 30/3/1887 e foi batizado a 4 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Joaquim José Durães, professor do ensino primário, e Francisca Pires, casada, de Sá. // (Seus pais casaram na igreja de Paços a 23/4/1883. O noivo tinha 29 anos de idade e era solteiro. A noiva tinha 22 anos de idade, era solteira, lavradora. Testemunhas: padre José Maria Mendes e Joaquim José Durães, professor do ensino primário em Paços).    

 

CAMPILHO, Beatriz. Filha de Manuel Bento Campilho, soldado da Guarda-Fiscal, de Arcas, Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, de Paços, moradores em Sá. N.p. de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; n.m. de Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu a 16/2/1892 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, e Francisca de Castro, solteira, tia materna da batizanda, ambos de Sá. // Faleceu na freguesia de São Jorge de Arroios, Lisboa, a 10/1/1973. 

 

CAMPILHO, Hermínia de Jesus. Filha de Manuel Bento Campilho, soldado da Guarda-Fiscal, de Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, lavradeira, de Paços, moradores no lugar de Sá. Neta paterna de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; neta materna de Luís António de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu em Paços a 5 de Junho de 1901 e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Campilho, irmão da batizanda, e Hermínia de Castro, solteira, camponesa, do lugar de Sá. // Nota: deve ser a mesma menina que faleceu a 18/9/1901; a pessoa que redigiu o seu assento de óbito escreveu que ela morreu com quatro anos de idade, confundindo talvez com quatro meses; também diz que a defunta se chamava somente Hermínia. Suponho que houve uma certa desatenção.  

 

CAMPILHO, Jesufina. Filha de Manuel Bento Campilho, soldado da Guarda Fiscal, natural da freguesia de Arcas, Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, lavradeira, natural de Paços, onde residiam, no lugar de Sá. Neta paterna de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; neta materna de Luís António de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu em Paços a 26/11/1898 e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Dezembro desse ano. Padrinhos: Vitorino Augusto Douteiro, solteiro, camponês, e Maria Douteiro, solteira, camponesa. // Faleceu no lugar de Sá a 30/8/1901 e foi sepultada no adro da igreja. 

 

CAMPILHO, Joaquim José. Filho de Manuel Bento Campilho, guarda da Alfândega, de Arcas, Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, de Paços, moradores em Sá. N.p. de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; n.m. de Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu a 23/2/1884 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José Durães, professor da instrução primária em Paços, e Francisca de Castro, tia materna do batizando. // (À margem do assento: «falecido»).  

 

CAMPILHO, José Augusto. // Natural de Paços. // Casou com Maria Augusta… // Era emigrante no Brasil (ver Notícias de Melgaço n.º 380, de 19/12/1937, p. 2, e Notícias de Melgaço n.º 840, de 23/11/1947, página 3).

 

CAMPILHO, José Luís. Filho de Manuel Bento Campilho, soldado da Guarda-Fiscal, de Arcas, Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, de Paços, moradores em Sá. N.p. de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; n.m. de Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu a 29/1/1889 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José de Castro, solteiro, e Francisca Pires, casada, ambos de Sá. // Faleceu no Rio de Janeiro, Brasil, a 8/6/1954.

 

CAMPILHO, Júlia da Conceição. Filha de Manuel Bento Campilho, soldado da Guarda-Fiscal, de Arcas, Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, lavradeira, de Paços, moradores em Sá. N.p. de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; n.m. de Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu a 21/4/1894 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Madrinha: Francisca de Castro, solteira, lavradora, de Sá, Paços. // Fez exame do 1.º grau a 16 de Julho de 1908, obtendo um ótimo. // Faleceu na freguesia de Martires (?), concelho de Lisboa, a 24/9/1971.    

 

CAMPILHO, Júlio. Filho de Manuel Bento Campilho, soldado da Guarda-Fiscal, de Arcas, Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, de Paços, moradores em Sá. N.p. de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; n.m. de Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu em Paços a 18/1/1891 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Júlia Douteiro, solteira, da Pedreira, Paços. // À margem do assento: «óbito».  

 

CAMPILHO, Laura Augusta. Filha de Manuel Bento Campilho, guarda da Alfândega, natural de Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, natural de Paços, moradores em Sá. N.p. de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; n.m. de Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu a 3/12/1885 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José Durães, de Paços, solteiro, professor de instrução primária, e Francisca de Castro, solteira, tia materna da batizanda. // Faleceu na freguesia de São Jorge de Arroios, Lisboa, a 3/1/1965.

 

CAMPILHO, Maria Augusta. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 961, de 7/1/1951: «… 4.º cortejo de oferendas a favor da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço: - PAÇOS – É de inteira justiça destacar nesta freguesia a generosa esmola da Ex.ma Sr.ª D. Maria Augusta Campilho, constituída por 9.526$50 em dinheiro, uma cama articulada e duas peças de pano para lençóis, no valor de 3.473$50…»

 

CAMPILHO, Maria da Conceição. Filha de Manuel Bento Campilho, soldado da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de Arcas, Macedo de Cavaleiros, e de Constância Rosa de Castro, natural de Paços, Melgaço, moradores no lugar de Sá. Neta paterna de António José Campilho e de Amália Joaquina Figueiredo; neta materna de Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu em Paços a 18/5/1896 e foi batizada na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Esteves, solteiro, camponês, do lugar da Corga, e Francisca de Castro, solteira, camponesa, ambos pacenses. // Faleceu no lugar de Sá a 11/11/1900 e foi sepultada no adro da igreja.

 

CARDOSO

 

CARDOSO, Angélica Rosa. Filha de ------------- Cardoso e de ---------------------------------. Nasceu em Paços por volta de 1895. // Em 1915 morava em Sá; no natal desse ano recebeu uma esmola de 1$00, enviada do Brasil por Luís Manuel Solheiro, comerciante naquele país (Correio de Melgaço n.º 180, de 2/1/1916). // No natal do ano seguinte foi contemplada com outra esmola (Correio de Melgaço n.º 231, de 7/1/1917). // Em 1917 recebeu outra esmola, agora de $50 (Correio de Melgaço n.º 246, de 22/4/1917). Faleceu solteira, a --/--/1992, no Lar Pereira de Sousa, com 97 anos de idade. // Era aleijada desde a nascença (VM 960). 

 

CARDOSO, José Augusto. Filho de ----------- Cardoso e de ------------------------------------. Nasceu por volta de 1925. // Em 1938 fez exame do ensino primário, na escola de Paços, ficando aprovado (NM 409). // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou com Maria Amélia Gomes. // Morreu a --/--/2000, com 75 anos, quando assistia à missa de Todos-os-Santos, na igreja de Paços. // Pai de cinco filhos, tendo um deles morrido ainda bebé (VM 1149).  

 

CARVALHO

 

CARVALHO, João. Filho de Júlio Cândido de Carvalho, da Vila de Melgaço, e de Ana Joaquina Pires, de Paços, lavradores, residentes em Granjas. N.p. de João Batista de Carvalho e de Rosa Joaquina Gomes Veloso, moradores na Vila de Melgaço; n.m. de Francisco António Pires e de Joaquina Rosa de Castro, moradores em Paços. Nasceu a 19/8/1872 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinho: João da Silva Dias, de Darque, Viana do Castelo. // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 12/11/1871; o noivo tinha 36 anos de idade, era solteiro, de SMP; a noiva tinha 32 anos, era solteira, das Granjas, Paços. Testemunhas: Luís Esteves e Luís Monteiro, solteiros, pacenses. 

 

CARVALHO, Josefa Maria. Filha de Júlio Cândido de Carvalho, natural da Vila de Melgaço, e de Ana Joaquina Pires, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar das Granjas, Paços. Neta paterna de João Batista de Carvalho, de Braga, e de Rosa Joaquina Gomes Veloso, de Melgaço; neta materna de Francisco António Pires e de Joaquina Rosa de Castro, de Paços. Nasceu a 4/5/1876 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: padre José Joaquim Pires, encomendado em SMP, e Maria José, solteira, padeira, da Vila de Melgaço. // Casou na igreja matriz da Vila de Melgaço a 19/8/1901, com Manuel, pintor da construção civil, de 37 anos de idade, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, filho de António Duarte de Almeida e de Josefina Rosa Silva. // Ambos faleceram na Vila de Melgaço: o marido a 26/12/1935 e ela a 8/5/1967, com noventa e um anos de idade. // Era uma senhora alta e esguia. // Tinha uma horta e um pomar da parte de baixo da Alameda Inês Negra, nos terrenos onde agora fazem a feira, que cuidava com imenso gosto. Uma das árvores de fruto, abebereira, produzia uns figos (bêberas) maravilhosos. Um castanheiro enorme, dava castanhas grandes e saborosas. Enfim, agora esses terrenos servem de parque de estacionamente, etc.
 
// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário