domingo, 29 de setembro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Cristóval)


                                                                  Por Joaquim A. Rocha



 
// continuação...
 
ALMEIDA

 ALMEIDA, Adelaide Maria. Filha de Manuel José de Almeida, guarda de 2.ª classe da alfândega da fiscalização de Valença, e de Francisca Pereira, recebidos em Troporiz, Monção, e moradores em São Gregório, Melgaço. N.p. de José Matias de Almeida e de Teresa Joaquina da Cunha, de Santiago de Pias, Monção; n.m. de João Pereira e de Rosa Pereira, também de Monção. Nasceu a 3/10/1871 e foi batizada na igreja de Cristóval a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Maria Rodrigues, negociante, e sua mulher, Maria Rodrigues, moradores na Calçada de Cristóval.    




 

ALMEIDA, Alexandrina Francisca. Filha de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues [Passos], rurais, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, do lugar do Coto; neta materna de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, moradores em São Gregório. Nasceu a 9/3/1870 e foi batizada na igreja de Cristóval a 13 desse mês e ano. Padrinho: Francisco José Esteves, casado, lavrador, residente no lugar de Beleco, freguesia de Paços. // Proprietária. // Casou na igreja de Cristóval a 17 de Fevereiro de 1892 com Manuel António Esteves, viúvo de Rosa Teresa de Araújo e Sousa, da freguesia de Prado. Testemunhas: João Francisco Lopes, casado, professor, morador no lugar da Cruz de Carvão, e António Pires, solteiro, lavrador, residente no lugar de São Gregório. // Mãe de Augusta de Almeida (ver).

 

ALMEIDA, Alfredo. Filho de Francisco António de Almeida e de Maria Gonçalves, proprietários, moradores em São Gregório, ele guarda da Alfândega. N.p. de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues Passos, de São Gregório; n.m. de João Marcelino Gonçalves e de Isabel Rodrigues Lourenço, do lugar do Chão, freguesia de Santa Maria de Arbo, bispado de Tui. Nasceu a 5/3/1891 e foi batizado na igreja de Cristóval a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Codesseira e sua mulher, Rosa Gomes Viana, proprietários, moradores em São Gregório. 

 

ALMEIDA, António Joaquim. Filho de José de Almeida e de Rosa Monteiro, moradores no lugar da Cruz. Neto paterno de Maria Rita, solteira, de Fragosela, Viseu; neto materno de Manuel Monteiro e de Francisca da Silva, de São Gregório. Nasceu a 4/9/1878 e foi batizado na igreja de Cristóval a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim do Outeiro, lavrador, e sua mulher, Rosa Pires, de Doma.

 

ALMEIDA, Augusta. Filha de Alexandrina Francisca de Almeida, proprietária, casada com Manuel António Esteves, e judicialmente separada de seu marido, moradora no lugar de São Gregório. Neta materna de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues. Nasceu em Cristóval a 14/4/1905 e foi batizada na igreja a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria da Silva Rodrigues e Maria Francisca de Sousa, casados, proprietários. 

 

ALMEIDA, Caetano José. Filho de Manuel José de Almeida e de Maria da Ribeira, moradores no lugar do Coto. Neto paterno de José Gonçalves de Almeida e de Isabel Maria Gomes de Araújo, da Vila de Melgaço; neto materno de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, moradores na Soalheira. Nasceu em Cristóval por volta de 1837. // Tinha 23 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cristóval (onde fora batizado), a 8/10/1861, com Josefa Antónia, de 26 anos de idade, solteira, batizada em Paços, filha de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, moradores em São Gregório; neta paterna de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; e neta materna de Manuel Joaquim Domingos Salgado e de Francisca Caetana Gomes, de Paços. Testemunhas: Francisco da Silva, casado, alfaiate, e Manuel António Rodrigues, casado, lavrador, moradores no lugar da Porta. // Faleceu a 7/1/1903, em São Gregório, com 66 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério paroquial. // A sua viúva finou-se a 23/2/1921, com 85 anos de idade. // Com geração.  

 

ALMEIDA, Carlota do Nascimento. Filha natural (*) de Maria Joaquina do Outeiro e de Manuel José de Almeida, do Coto. Neta paterna de José Gonçalves de Almeida e de Isabel Maria Gomes Cerdeira, da Vila de Melgaço; neta materna de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do Ramo. Nasceu a 19/12/1845 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinho: padre Simão António Meleiro, do lugar da Rasa, freguesia de São Paio. /// (*) Os pais deviam ser, nessa altura, solteiros.  

 

ALMEIDA, Clara Rosa. Filha de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, do Coto; n.m. de Bento Isidoro Rodrigues e de Rosa Maria Salgado, de São Gregório. Nasceu a 24/11/1868 e foi batizada na igreja de Cristóval a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Clara Domingues, lavradores, do Outeiro, Paços. // Faleceu a 8/12/1868 e foi sepultada na igreja.  

 

ALMEIDA, Eduardo Joaquim. Filho de Luís Manuel de Almeida e de Emília Gertrudes Gonçalves, recebidos em Prado, moradores em Doma. Neto paterno de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, paroquianos da Vila de Melgaço; neto materno de Manuel José Gonçalves e de Maria Gertrudes Meixeiro, de Prado. Nasceu a 10/10/1869 e foi batizado na igreja de Cristóval a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim António, solteiro, lavrador, exposto, morador no lugar da Serra, Prado, e Maria do Outeiro, casada, moradora em Doma, Cristóval. 

 

ALMEIDA, Ermelinda. Filha de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro; neta materna de Bento Isidoro Rodrigues e de Maria Rosa Salgado, de São Gregório. Nasceu a 17/4/1877 e foi batizada na igreja de Cristóval a 22 desse mês e ano. Padrinho: Francisco José Esteves Pires, solteiro, lavrador, residente no lugar da Corga, Paços.

 

ALMEIDA, Filomena Maria. Filha de Francisco António de Almeida e de Maria Josefa Gonçalves, ele cabo da guarda, moradores em São Gregório. Neta paterna de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues Passos; neta materna de João Marcelino Gonçalves e de Isabel Rodrigues Lourenço. Nasceu a 29/12/1889 e foi batizada na igreja de Cristóval a 1/1/1890. Padrinhos: Júlio Augusto Passos de Almeida, tio da criança, solteiro, de Cristóval, e Maria José de Abreu Cunha Araújo, solteira, do Rio do Porto, Vila de Melgaço. (Ambos assinaram).  

 

ALMEIDA, Francisco António. Filho de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues, de São Gregório. Neto paterno de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, do Coto; neto materno de Bento Isidoro Rodrigues e de Rosa Maria Salgado, de São Gregório. Nasceu a 20/9/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco António Pires, solteiro, lavrador, do Govendo, Paços, e Maria Joaquina de Almeida, solteira, do lugar do Coto. 

 

ALMEIDA, Jesufina Francisca. Filha de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro; neta materna de Bento Isidoro Rodrigues e de Rosa Maria Salgado. Nasceu a 21/5/1873 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Esteves, solteiro, lavrador, de Beleco, Paços, e Francisca Monteiro, solteira, de São Gregório. 

 

ALMEIDA, Joaquina Maria. Filha de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, do Coto. N.p. de José Gonçalves de Almeida e de Isabel Maria Gomes Cerdeira, da Vila de Melgaço; n.m. de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do Ramo. Nasceu a 19/2/1848 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: padre Simão António Meleiro e sua irmã, Joaquina Maria, da Rasa, São Paio.  

 

ALMEIDA, José. Filho de Maria, solteira, moradora em Fragosela, Viseu. Foi batizado na dita freguesia viseense. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, soldado de Caçadores n.º 7, estacionado na Vila e Praça de Valença, quando casou na igreja de Cristóval, a 18/10/1874, com a cristovalense Rosa, de 24 anos de idade, filha de Manuel Monteiro e de Francisca da Silva, de São Gregório. Testemunhas: Joaquim do Outeiro, casado, lavrador; Francisco Lopes, casado, lavrador, ambos de Doma; e José Joaquim Trancoso, solteiro, lavrador, do Ramo.

 

ALMEIDA, Júlia Augusta. Filha de Vitorino de Almeida, natural de Fiães, e de Miquelina Rosa Gomes, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Soalheira. N.p. de João Manuel de Almeida e de Rosa Domingues; n.m. de José Joaquim Gomes e de Maria Francisca da Silva. Nasceu em Cristóval a 28/7/1905 e foi batizada na igreja a 3 de Agosto desse mesmo ano. Padrinhos: Domingos António Alves e Maria Teresa Gomes, casados, negociantes. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótima»; era sua professora Maria Cândida Lopes (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915). // A 15/8/1916 fez exame do 2.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila, ficando aprovada. // Casou a 14/12/1926, na CRCM, com José Joaquim Alves.  

 

ALMEIDA, Júlio Augusto. Filho de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues, lavradores, de São Gregório. N.p. de Manuel José de Almeida, escrivão do público, e de Maria Joaquina do Outeiro, moradores no lugar do Coto; n.m. de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, de São Gregório. Nasceu a 27/1/1864 e foi batizado a 30 do dito mês e ano. Padrinho: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, estudante, de São Gregório. // Casou com Filomena da Fortuna (*) filha do Dr. José António Abreu Cunha de Araújo (1827-1885), solteiro, da Casa do Rio do Porto, e de Angelina de Jesus Monteiro Guimarães, solteira, de Monção. // Foi redator do jornal “Melgacense”, amador teatral de mérito, exímio pintor de retratos a óleo, etc. // Residiu em Prado, na casa que depois seria de Anselmo Dantas. // Devido ao seu temperamento, viveu dias e dias de carências financeiras, arranjou alguns empregos, mas logo se libertava deles, decidindo então emigrar para o Brasil, onde morreu ainda novo, na cidade de Pará (ver “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, de ACE, volume I, página 430). // Com geração. /// (*) Essa senhora foi gerada na Casa do Rio Porto, SMP, nasceu em 1868, mas os progenitores decidiram expô-la; foi batizada na igreja paroquial de Cunha, junto à Caniça, província de Pontevedra; deve ter sido levada para a dita Casa do Rio do Porto, pois seus pais, apesar de solteiros, viviam juntos; o Dr. José António perfilhou esta filha, mais a irmã, Maria José, a 19/4/1875. 

 

ALMEIDA, Ladislau Benvenuto. Filho de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, do Coto. Neto paterno de José Gonçalves de Almeida e de Isabel Maria Gomes Cerdeira, da Vila de Melgaço; neto materno de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do Ramo. Nasceu a 5/12/1850 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinho: padre Manuel José Meleiro de Castro, de São Paio.

 

ALMEIDA, Manuel Joaquim. Filho de José de Almeida e de Rosa Monteiro, moradores no lugar da Cruz. N.p. de Maria Rita, solteira, de Fragosela, Viseu; n.m. de Manuel Monteiro e de Francisca da Silva, de São Gregório. Nasceu a 6/7/1876 e foi batizado na igreja de Cristóval a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim do Outeiro e sua mulher, Rosa Pires, lavradores, de Doma. // Faleceu a 16/8/1877 e foi sepultado na igreja. 

 

ALMEIDA, Manuel José. Filho de José Gonçalves de Almeida e de Isabel Maria Gomes Cerdeira. Nasceu na Vila de Melgaço por volta de 1796. // Estava viúvo quando casou na igreja de Cristóval, a 4/4/1846, com Maria Joaquina, filha de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do lugar do Ramo. Testemunhas: padre Simão António Meleiro, de São Paio, e José Marques, de São Gregório. // Faleceu no Coto a 10/12/1876, com oitenta anos de idade, no estado de casado, tendo recebido os últimos socorros espirituais, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval. // A sua viúva finou-se no mesmo lugar a 20/2/1877, com 65 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixaram sete filhos: Caetano, Luís, Ladislau, Maria da Pureza, Joaquina, Albina, e Miquelina.

 

ALMEIDA, Maria Caetana. Filha de Ana Rosa Marques, «administradora de casa». Nasceu em Cristóval a --/--/1824. // De serviço doméstico. // Faleceu em Galvão de Cima, Vila (SMP), onde morava, a 10/9/1901, com todos os sacramentos, no estado de solteira, com setenta e sete anos de idade, sem testamento, com geração, e foi sepultada no cemitério municipal de Melgaço.

 

ALMEIDA, Maria da Pureza. Filha de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro. Nasceu em São Gregório por volta de 18--. // Foi amante de Manuel Joaquim de Abreu (ver em Cristóval), de quem teve dois filhos: Justino de Abreu e Lucrécia Augusta de Abreu. // Faleceu no hospital da Vila de Melgaço a 2/1/1899, com quarenta anos de idade (*), sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério municipal. /// (*) Essa idade não está correta, pois a sua filha Lucrécia Augusta nasceu a 10/9/1868; ela, Maria da Pureza, deve ter nascido entre 1841 e 1850.   

 

ALMEIDA, Miquelina. Filha de Manuel José Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, do Coto. Neta paterna de José Gonçalves de Almeida e de Isabel Maria Gomes Cerdeira, da Vila de Melgaço; neta materna de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do lugar do Ramo. Nasceu a 15/3/1854 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinho: padre Manuel Pedro Vaz, pároco da freguesia de Fiães.

 

ALMEIDA, Miquelina Augusta. Filha de Caetano José de Almeida e de Josefa Antónia Rodrigues (Passos), moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro; neta materna de Bento Isidoro Rodrigues e de Rosa Maria Salgado. Nasceu a 26/10/1874 e foi batizada na igreja de Cristóval a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís do Outeiro, casado, lavrador, residente no Ramo, e Miquelina de Almeida, solteira, tia da batizanda, moradora em São Gregório. // Proprietária. // Faleceu em São Gregório a 21/6/1895, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada junto à capela do Senhor dos Passos a 23 desse mês e ano.

 

ALVAREZ

 

ALVAREZ, António. Filho de Manuel Gomes Puga e de Teresa Alvarez Dias, galegos. Nasceu na freguesia de São Martinho de Valongo, diocese de Ourense, Galiza, por volta de 1886. // Tinha vinte e dois anos de idade, era solteiro, lavrador, morava na sua freguesia natal, quando casou na igreja de Cristóval, Melgaço, a 4/8/1909, com Esperança Vergara Vasquez, de vinte e quatro anos de idade, solteira, camponesa, moradora na dita freguesia de Valongo, natural da freguesia de São Veríssimo de Pontedeva, diocese de Ourense, filha de António Vergara Vasquez e de Generosa Vasquez Alvarez. Testemunhas presentes: Manuel Pereira da Costa e António Evaristo Alves, ambos do lugar da Porta, Cristóval.    

 

ALVES

 

ALVES, Alberto Raimundo. Filho de Aníbal José Alves, lavrador, depois cambista, natural de Chaviães, e de Olívia Rodrigues, lavradeira, natural de Cristóval, moradores em Cevide. Neto paterno de José Augusto Alves e de Carlota Maria Rodrigues; neto materno de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Cristóval a 4/7/1904 e foi batizado na igreja a 6 de Agosto desse dito ano. Padrinhos: Adriano Rodrigues dos Santos Sobrinho e Raimunda Campelo Rodrigues, casados, negociantes, representados por Gaspar António Monteiro e Rosa Augusta Rodrigues, casados, lavradores. // Casou em Janeiro de 1940, na Conservatória de Manique e Sofala, Angola, com Eileen Alroyn Harvison, de trinta anos de idade, natural de Briaton, concelho e distrito de Londres, Inglaterra, filha de Robert Gordon Harvison e de Edit Radford Harrison. // Faleceu na cidade da Beira, Moçambique, a 29/8/1962.    

 

ALVES, Albina. Filha de Carmelo Alves, galego, e de Josefa Monteiro, cristovalense, rurais, moradores no lugar do Coto. N.p. de António Alves e de Maria Benta Araújo, de Matamá, Santa Maria de Pao, Ourense; n.m. de João Monteiro e de Josefa Balada, do Coto; Cristóval. Nasceu a 6/3/1846 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Pires e sua mulher, Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. // Camponesa. // Faleceu a 16/12/1909, no lugar da Rua Verde, onde morava, com todos os sacramentos, solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

ALVES, Albina. Filha de Manuel Alves e de Ana Luísa Pereira do Lago. N.p. de Manuel Caetano Alves e de Benita Baldera; n.m. de José Caetano Pereira do Lago e de Francisca Caetana Ribeira, todos da Rua Verde. Nasceu a 10/5/1851 e foi batizada na igreja de Cristóval a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ALVES, Albina. Filha de Manuel Alves e de Maria Luísa Pereira do Lago. N.p. de Manuel Caetano Alves e de Benta Baldera; n.m. de José Pereira do Lago e de Francisca Caetana Ribeira, todos da Rua Verde. Nasceu a 11/8/1853 e foi batizada na igreja de Cristóval a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ALVES, Albina. Filha de Manuel Alves e de Ana Afonso, lavradores, residentes no lugar de Carvão. N.p. de António Alves e de Ana Domingues, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Afonso e de Isabel Alves, de Pousafoles, Fiães. Nasceu a 15/9/1858 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: José Luís Pires e sua mulher, Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. // Faleceu em casa dos pais a 22/8/1861.   

 

ALVES, Albina. Filha de Bento Alves e de Maria Caetana, recebidos na Vila de Melgaço, moradores em São Gregório, Cristóval. Neta paterna de José Alves e de Maria Joaquina, naturais de Frossos, Braga; neta materna de Tomás Alonso e de Vitória Joaquina, naturais da Vila de Melgaço. Nasceu a 9/1/1875 e foi batizada na igreja de Cristóval a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Gonçalves, sapateiro, e sua mulher, Luísa Domingues, moradores em São Gregório. 

 

ALVES, Alcinda Augusta. Filha de Luís Manuel Alves e de Augusta Esteves de Magalhães. Nasceu em Cristóval a --/--/1933 (NM 206, de 27/8/1933). 

 

ALVES, Alexandrina. Filha de -------------- Alves e de --------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1917 recebeu da Câmara Municipal de Melgaço um subsídio de lactação por quatro meses (JM 1165, de 7/7/1917).

 

ALVES, Amabélia de Jesus. Filha de Aníbal José Alves, natural de Chaviães, e de Olívia Rodrigues, natural de Cristóval, rurais, moradores no lugar de Cevide. Neta paterna de José Augusto Alves e de Carlota Maria Rodrigues; neta materna de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes. Nasceu em Cristóval a 16/1/1906 e foi batizada na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores. // A 4/7/1914 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo um «ótimo»; tinha por professora Maria Cândida Augusta Lopes Castelo (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). // A 21/8/1916 fez exame do 2.º grau na escola Conde de Ferreira, Vila, ficando aprovada (Correio de Melgaço n.º 213, de 27/8/1916). // Em 1925 foi rainha de beleza e simpatia em um concurso que houve na Vila de Melgaço. // Faleceu na freguesia de Tenões, Braga, a 3 de Março (ou 3 de Maio) de 1940 e foi sepultada no cemitério de Chaviães.

  

ALVES, Amadeu Artur. Filho de Manuel Amadeu Alves e de Beatriz Lourenço. Nasceu em Cristóval em 1936 (NM 306).

 

ALVES, Anastácia. Filha de Caetano Alves e de Benta Baldez (ou Baldera). // Proprietária. // Faleceu na Rua Verde a 6/2/1883, com sessenta e oito anos de idade, no estado de viúva de José Luís Dias, apenas com o sacramento da extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Com geração.  

 

ALVES, Antónia. Filha de Caetano Alves e de Benta Baldera. // Faleceu na Rua Verde de São Gregório a 16/7/1871, com sessenta e um anos de idade, no estado de casada com Manuel José Domingues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Caetano e de Benedita. 

 

ALVES, António. Filho de Francisco Alves e de Francisca Caetana Pereira do Lago, moradores em Carvão. N.p. de António Alves e de Ana Joaquina Domingues, do mesmo lugar; n.m. de José Caetano Pereira do Lago e de Francisca Caetana Ribeira, de São Gregório. Nasceu a 7/8/1854 e foi batizado na igreja de Cristóval a 10 desse mês e ano. Madrinha: Ana Luísa Ribeira, tia materna do batizando.  

 

ALVES, António. Filho de Manuel Alves e de Luísa Pereira, residentes na Rua Verde. N.p. de Caetano Alves e de Benita Baldera, do mesmo lugar; n.m. de José Caetano Pereira e de Francisca Caetana Ribeira, de São Gregório, todos lavradores. Nasceu a 19/4/1861 e foi batizado na igreja de Cristóval a 21 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Emília Esteves, solteira, de Ponte Vargas, Padrenda.

 

ALVES, António Cândido. Filho de Alexandrina Alves. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916).

 

ALVES, António José. Filho de Domingos Alves e de Maria Domingues, naturais de Castro Laboreiro. // Estava viúvo de Ana, filha de Manuel Domingues e de Maria Joaquina Esteves, natural de Cristóval, quando casou na igreja de Cristóval a 31/1/1829 com Maria Josefa, filha de Francisco Domingues e de Maria Luísa Reinalda, da freguesia de Santa Marinha da Ribeira, bispado de Tui, residente em Chaviães. Testemunhas: Manuel Ribeiro e sua irmã, Maria, do lugar do Ramo; e Francisca Rodrigues, do lugar de Aldeia do Souto. // Nota: deve ser o senhor que morreu no lugar de Carvão em 1938, com noventa e sete anos de idade (NM 403, de 3/7/1938).     

 

ALVES, António Outeiro. // Casou na igreja de Cristóval a --/--/1938 com Ilda Esteves (Notícias de Melgaço n.º 397).

 

ALVES, António dos Santos. Filho de Manuel de Jesus Alves e de Albina Rosa Monteiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 124, de 10/11/1914).

 

ALVES, Augusto. Filho de --------- Alves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu no lugar da Marga, Cristóval, a --/--/1998 (VM 1103).

 

ALVES, Augusto da Conceição. Filho de Henrique Evaristo Alves e de Rosa Pires, recebidos em Castro Laboreiro e acidentalmente paroquianos de Cristóval, moradores em Cevide, onde o Henrique estava estacionado como guarda da alfândega da fiscalização de Valença. Neto paterno de António Manuel Alves e de Maria Teresa da Silva, de Ventosa, Vieira do Minho; neto materno de Domingos Pires e de Maria Antónia Domingues, de Castro Laboreiro. Nasceu em Cristóval a 8/12/1869 e foi batizado na igreja de Cristóval a 12 desse mês e ano. Padrinho: Henrique Benedito de Barros, casado, negociante, morador na vila de Castro Laboreiro (substituído por António Luís Correia dos Santos, casado, negociante, morador em São Gregório).  

 

ALVES, Avelino. Filho de António Evaristo Alves e de Luísa Ribeiro, lavradores, residentes no lugar da Porta, Cristóval. N.p. de Clara Joaquina Alves, solteira, de Quintas, Chaviães; n.m. de Francisco Ribeiro e de Helena Marques, da Porta. Nasceu a 10/6/1890 e foi batizado na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Albino Gonçalves de Almeida, solteiro, de Toporiz, Monção, morador em Chaviães, e Maria Florinda de Araújo, solteira, de Quintas, Chaviães.

 

ALVES, Bento. Filho de Caetano Alves e de Maria Benta Baldera, moradores em São Gregório, solteiros. Neto paterno de Tadeu Alves e de Maria Rosa do Outeiro, do dito lugar; neto materno de Bento Valdez (ou Baldera) e de Maria Luísa de Puga, de São João de Crespos, Ourense. Nasceu por volta de 1822. // Proprietário. // Tinha quarenta anos de idade, e era solteiro, quando casou na igreja de Cristóval, a 30/4/1862, com a sua parente em 2.º grau de afinidade, Maria Gonçalves, de vinte e seis anos de idade, solteira, moradora em São Gregório, batizada na igreja de Santa Maria de Vila Meam, bispado de Ourense, filha de Antónia Gonçalves, solteira, moradora em Cerdedo, Vila Meam, e neta materna de José Gonçalves e de Teresa Olivares, de Cerdedo, Galiza. Testemunhas: António Maria Rodrigues, casado, negociante, morador na Calçada; Francisco da Silva, casado, alfaiate, morador no lugar da Porta; e o padre José Maria Mendes, dos Casais, Paços. // Faleceu na Rua Verde de São Gregório a 11/4/1882, com 59 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Gonçalves, com todos os sacramentos menos o da extrema-unção, por não darem parte, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Deixou um filho: José.   

 

ALVES, Bento. Filho de José Alves e de Maria Joaquina, naturais de Frossos (São Miguel), Braga. // Nasceu por volta de 1840. // Faleceu em São Gregório a 9/12/1879, com 39 anos de idade, casado com Maria Caetana Alonso, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou três filhos.

 

ALVES, Bento. Filho de José Alves e de Jacinta Aparício. N.p. de Francisco Álvares e de Gertrudes Mesena (?); n.m. de Vicente Aparício e de Rosa Iglésias, todos de Arnoia, Galiza. Nasceu em São Gregório a 18/1/1844 e foi batizado na igreja de Cristóval a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Miguel, dos Casais, Paços.

 

ALVES, Bento Manuel. Filho de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, da Rua Verde. N.p. de Caetano Alves e de Maria Benta Baldera; n.m. de José Caetano Pereira do Lago e de Francisca Ribeira. Nasceu a 1/11/1841 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Padrinho: Bento Alves, tio do bebé. // Faleceu em Janeiro de 1842 (?). 

 

ALVES, Caetano. Filho de Tadeu Alves e de Maria Rosa do Outeiro, lavradores, de São Gregório. // Faleceu nesse lugar a 15/8/1862, com 90 anos de idade, viúvo de Maria Benta Baldera, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Manuel, Bento, Feliciano, Antónia e Anastácia.  

 

ALVES, Caetano José. Filho de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, de São Gregório. Neto paterno de Caetano Alves e de Maria Benita Baldera; neto materno de José Caetano Pereira do Lago e de Francisca Ribeira. Nasceu a 20/6/1847 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ALVES, Caetano José. Filho de Francisco Alves e de Francisca Caetana Pereira, lavradores, residentes no lugar de Carvão. N.p. de António Alves e de Ana Joaquina, do mesmo lugar; n.m. de José Caetano Pereira e de Francisca Caetana Ribeira, de São Gregório. Nasceu a 14/4/1848 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Emigrou para o Brasil. // No dia 30/11/1881, na igreja de Cristóval, estando solteiro, casou com a sua parente em 3.º grau de consanguinidade, Rosa Francisca, solteira, de 23 anos de idade, filha de Joaquim Rodrigues e de Francisca Caetana Gonçalves, lavradores, residentes em São Gregório. Testemunhas: José Manuel Alves, casado, lavrador, residente em Carvão, e Francisco Rodrigues, solteiro, lavrador, residente em São Gregório.    

 

ALVES, Carmelo. Filho de António Álvares e de Maria Benita Araújo, de Matuma, freguesia de Santa Maria do Pao, bispado de Ourense, Galiza. // Casou na igreja de Cristóval a 26/2/1843 com Josefa Monteiro, filha de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto de São Gregório. Testemunhas: Manuel Francisco Domingues, de Carvão, e José Pires, do lugar da Cruz. 

 

ALVES, Daniel Augusto. Filho de António José Alves, natural de Lamas do Mouro, e de Albina da Silva, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Carvão. Neto paterno de Joaquim Alves e de Maria Rosa Domingues, naturais do lugar de Gavião, freguesia de Lamas de Mouro; neto materno de Gonçalo Luís da Silva e de Joaquina Esteves, do lugar de Carvão, Cristóval. Nasceu a 30/9/1887 e foi batizado na igreja a 2 de Outubro desse dito ano. Padrinhos: José de Brito, solteiro, e Joaquina Durães, viúva, proprietária, moradora no lugar de Sobreira, Cristóval. // Faleceu a 29/7/1890 e foi sepultado na igreja no dia 31.  

 

ALVES, Dolores. Filha de Francisco Alves e de Manuela Martins, naturais de Refojos, Celanova, bispado de Ourense, Galiza. // Faleceu no lugar de Carvão a 28/9/1887, com quarenta anos de idade, no estado de casada com Manuel Rodrigues (Alves), também galego, com todos os sacramentos, menos a eucaristia, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval no dia 30. // Deixou uma filha menor. // O seu viúvo voltou a casar, desta vez com Josefa Alves (ver).

 

ALVES, Feliciana. Filha de Maria Joaquina Alves, de São Gregório. // Faleceu na Rua Verde a 18/1/1887, com setenta e nove anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 20.

 

ALVES, Fernando. Filho de António Alves, natural de Paços, e de ------------- Souto, caseiros na Quinta de Mário Monteiro, comerciante em Cevide. Nasceu em Cevide a --/--/19--. // Esteve ausente de Melgaço durante alguns anos. // Depois de 2000 foi presidente do Sport Clube Melgacense. Lê-se no “Diário do Minho” de 12/6/2012: «Fernando Souto Alves está de saída da presidência do Sport Clube Melgacense (…). Após ter cumprido dois mandatos onde conseguiu a subida inédita do clube à III divisão nacional, bem como a sua manutenção no escalão por duas temporadas, o dirigente está algo desgastado e vai afastar-se do dirigismo desportivo devido aos afazeres de ordem profissional que lhe absorvem muito tempo. Os sócios do SCM já reuniram em assembleia-geral na passada sexta-feira, mas a reunião foi apenas de cariz exploratório. Fernando Souto Alves apresentou as suas razões para não se recandidatar a novo mandato e o presidente da mesa da assembleia-geral vai agora marcar a data das eleições que serão anunciadas brevemente. O Melgacense conseguiu a manutenção na III Divisão Nacional sob o comando técnico de Paulinho.» // É sobrinho de Lindoso (ou Lindolfo Augusto) Alves.    

 

ALVES, Francisca. Filha de Manuel Francisco Rodrigues Alves e de Josefa Esteves, moradores no lugar da Porta. Neta paterna de Francisco José Rodrigues Alves e de Maria Joaquina Pires, do dito lugar; neta materna de Francisco António Esteves e de Maria Luísa Esteves, da Granja. Nasceu a 3/4/1839 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos.

 

ALVES, Francisca Caetana. Filha de Manuel Alves e de Luísa Rodrigues, de São Gregório. Neta paterna de Caetano Alves e de Benita Baldera; neta materna de José Caetano Pereira e de Francisca Caetana Ribeira. Nasceu a 20/8/1845 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

ALVES, Francisco. Filho de Pedro Alves e de Josefa Vasques, do lugar de Regadas, Padrenda, Tui. // Casou na igreja de Cristóval a 1/5/1839 com Ana Lopes, filha de Francisco Lopes e de Maria Joana Domingues, do Pico. Testemunhas presentes: Gonçalo da Silva e António Lopes, ambos do Pico. // Faleceu no dito lugar do Pico a 7/11/1867, com sessenta anos, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval. // Pai de Teresa.      

 

ALVES, Francisco. Filho de António José Alves e de Ana Joaquina Domingues, moradores em Carvão. // No dia 6/1/1841 casou na igreja de Cristóval com Francisca Caetana, filha de José Caetano Pereira (do Lago) e de Francisca Caetana Ribeira, de São Gregório. Testemunhas: Manuel José de Almeida e Bento Manuel Veloso. // Faleceu no lugar de Carvão a 22/3/1872, com cinquenta e dois anos de idade, no estado de viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de José, Caetano, Josefa, António, e de Guilherme.

 

ALVES, Francisco. Filho de José Alves e de Maria Rosa Alves, de São Gregório. Neto paterno de José (Viso?) e de Liberata Alves, de Santa Maria do Pao, Galiza; neto materno de Pascoal Alves e de Maria Alves, de São João de Crespos, Galiza. Nasceu a 18/6/1834 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António (Fernandes?) e sua mulher, Maria Josefa Ribeiro, de São Gregório. 

 

ALVES, Francisco. Filho de António José Alves, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Albina da Silva, lavradeira, cristovalense, residentes no lugar de Carvão. Neto paterno de Joaquim Alves e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Gonçalo Luís da Silva e de Joaquina Esteves. Nasceu em Cristóval a 29/9/1896 e foi batizado na igreja a 1 de Outubro desse dito ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues Junior, solteiro, proprietário, e Maria Rodrigues, solteira.

 

ALVES, Francisco José. Filho de Manuel Rodrigues Alves e de Maria Ventura Pires. Nasceu por volta de 1794. // Faleceu no lugar da Porta a 3/1/1864, com setenta anos de idade, no estado de viúvo de Maria Joaquina Pires, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Manuel e de Antónia. 

 

ALVES, Francisco José. Filho de Manuel Francisco Rodrigues Alves e de Josefa Esteves, moradores no lugar da Porta. N.p. de Francisco José Rodrigues Alves e de Maria Joaquina Pires, do dito lugar; n.m. de Francisco António Esteves e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Granja. Nasceu a 23/5/1845 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Carlota Ludovina, tia materna.

 

ALVES, Gnara. Filha de Joaquim Alves e de Catalina Garcia, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Padrenda, diocese de Tui, por volta de 1862. // Camponesa. // Faleceu a 15/3/1909, no lugar de Carvão, onde morava, com todos os sacramentos, com quarenta e sete anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Cristóval.

 

ALVES, Guilherme. Filho de Francisco Alves e de Francisca Caetana Pereira, moradores em Carvão. N.p. de António Alves e de Ana Joaquina Domingues, do dito lugar; n.m. de José Caetano Pereira (do Lago) e de Francisca Caetana Ribeira, de São Gregório. Nasceu a 30/4/1859 e foi batizado na igreja de Cristóval a 1 de Maio desse ano. Madrinha: Emília Esteves, solteira, de São Gregório. // Sem mais notícias.   

 

ALVES, Isabel. // Nasceu na freguesia de Cristóval. // Morou na Vila de Melgaço, onde faleceu, a 16/11/1840, tendo sido sepultada na igreja matriz de SMP no dia seguinte. 

 

ALVES, João. Filho de Francisco Álvares e de Maria Benta Fernandes, de Aldeia, São Veríssimo de Pontedeva, Ourense. Nasceu por volta de 1808. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 28/7/1836, com Feliciana, filha de José do Outeiro e de Maria Rodrigues. Testemunhas: Jerónimo do Outeiro, do lugar de São Gregório, e Manuel José Pires, do lugar de Doma. // Faleceu em Sucastelo a 6/7/1884, com setenta e seis anos de idade, casado com Josefa Vaz (*), com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério de Cristóval no dia seguinte. // Deixou um filho: Manuel. /// (*) Deve ter ficado viúvo de Feliciana; Josefa Vaz morreu a 8/1/1893.  

 

ALVES, Joaquina Rosa. Filha de Francisca Alves, viúva, de Quintela do Leirado, Ourense. Neta materna de Manuel Alves e de Vicenta Vasques, da dita freguesia galega. Nasceu no Regueiro, Cristóval, a 7/8/1846, e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim da Ribeira e sua irmã, Ana, do Val, Chaviães.  
 
// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário