segunda-feira, 16 de setembro de 2019

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Cousso)

Por Joaquim A. Rocha

 


 
// continuação…
 
ALVES, Agostinho. Filho de Firmino Alves e de Rosa Dias, lavradores, residentes no lugar da Cela, freguesia de Cousso. Neto paterno de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues, naturais da Gave; neto materno de Clemente Dias e de Maria Joaquina Domingues, naturais de Cousso. Nasceu às cinco horas da manhã do dia 5/1/1885 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Dias e sua mulher, Joana Domingues. // Casou com Margarida, de vinte anos de idade, natural de Penafiel, filha de Francisco Alves Ferreira e de Luzia Rosa, na Conservatória de Penafiel, a 29/10/1913. // Em 1917 foi mobilizado para a I Grande Guerra. Devia ter estudos, pois ostentava a patente de alferes da administração militar, 2.º grupo automóvel. Embarcou no cais de Alcântara, Lisboa, com destino a França, integrado no CEP, a 20/1/1917. Em França, durante a sua permanência na guerra, foi louvado pelo comandante do grupo a 30 de Julho de 1918 «pelo zelo e competência que mostrou no desempenho dos serviços a seu cargo, como adjunto do comando deste grupo e designadamente pela boa vontade com que ontem desempenhou os serviços de que foi incumbido na marcha desta unidade da zona da retaguarda para a zona da frente...» Regressou a Portugal a 29/8/1918 no gozo de cinquenta e três dias de licença de campanha, incluindo oito dias para a viagem. Recebeu novamente um louvor em Janeiro de 1919 porque «sendo o oficial de serviço no dia 9/4/1918 providenciou de harmonia com as ordens do comando e na ausência do oficial técnico do grupo, no sentido de se fazer a evacuação das oficinas, conseguindo em poucas horas disponíveis, fazer evacuar uma grande parte do material automóvel que existia nas mesmas oficinas. E ainda pela maneira como desempenhou nos dias imediatos, durante a retirada, dos vários serviços de que foi incumbido, não obstante as dificuldades do momento, contribuindo para a boa execução das ordens que no grupo foram dadas e pela forma que este bem desempenhou o seu serviço, com os poucos recursos de que dispunha, evidenciando coragem, decisão, energia, interesse pelo serviço e uma boa compreensão do seu dever militar.» Embarcou no porto de Cherbourg, França, com destino ao seu país de nascimento; desembarcou em Lisboa, no cais de Alcântara, a 8/7/1919. // Ambos os cônjuges faleceram na sobredita cidade de Penafiel: a esposa a 26/2/1963 e ele a 12/4/1982, com noventa e sete anos de idade. 

 

ALVES, Aleixo. Filho de Manuel Joaquim Alves, natural de Eiriz, Gave, e de Maria Domingues, natural da Cela, Cousso, lavradores. N.p. de Manuel António Alves e de Rosa Rodrigues, de Eiriz; n.m. de António Domingues e de Águeda Amaro, da Cela. Nasceu em Cousso a 16/7/1863 e foi batizado no dia a seguir. Padrinhos: Joaquim Domingues, casado, negociante no lugar do Chão, Messegães, e Maria Domingues, solteira, da Cela, Cousso. // Lavrador. // Casou na igreja da sua terra, a 10/4/1881, obtido o consentimento paterno, com Umbelina, de 21 anos de idade, filha de Guilherme Fernandes e de Claudina Fernandes, do lugar da Cela. Testemunhas: Firmino Alves e João Domingues Souto, casados, coussenses.   

 

ALVES, Américo. Filho de Joaquina Alves, viúva de Joaquim Esteves, lavradeira, moradora no lugar de Cousso. Neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu em Cousso a 8/1/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, camponês, e Joana Gonçalves, solteira, camponesa. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 13/4/1983.  

 

ALVES, Ana (ou Ana Rosa). Filha de Francisco Álvares e de Luísa Vaz. Nasceu por volta de 1807. // Faleceu a 23/7/1875, no lugar da Cela, Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, no estado de viúva de Manuel António Fernandes, e foi sepultada na igreja local. // Com geração.  

 

ALVES, Ana. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Clara Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neta paterna de António Alves e de Maria Domingues; neta materna de Joaquina Gonçalves, solteira. Nasceu em Cousso a 25/2/1860 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Alves, casado, lavrador, avô paterno da criança, e Ana Alves, solteira, filha do padrinho e tia da batizanda. // Faleceu a 2/10/1860. // Gémea de Joaquina Alves. 

 

ALVES, Ana Rosa. Filha de José Alves e de Josefa Rodrigues, naturais da Gave. Nasceu por volta de 1827. // Lavradeira. // Faleceu a 21/12/1886, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, onde morava, sem quaisquer sacramentos, por não dar tempo ao sacerdote de ministrá-los, com 59 anos de idade, casada com Pedro Duque, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja da freguesia de Cousso. 

 

ALVES, Ana Teresa. Filha de João Manuel Alves e de Maria José Gonçalves de Castro, naturais de São Pedro de Riba do Mouro. Nasceu nessa freguesia por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu a 30/3/1879, no lugar e freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 44 anos de idade, no estado de casada com Manuel Joaquim Gregório, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja de Cousso. 

 

ALVES, Antónia. Filha de João Alves e de Mariana Rodrigues, lavradores. // Faleceu no lugar de Cousso a 8/11/1868, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, no estado de viúva de Francisco Gonçalves, rural, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos.

 

ALVES, António (Pedras). Filho de João Alves (Pedras) e de Mariana Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1797. // Lavrador. // Faleceu a 5/7/1877, no lugar de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos, com oitenta anos de idade, no estado de viúvo de Maria Domingues, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou quatro filhos. 

 

ALVES, António. Filho de José Alves e de Rosa [Maria] Afonso. Nasceu em Cousso por volta de 1820. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso, a 1/11/1855, com a sua parente em segundo grau de afinidade, Rosa, filha de Manuel António Gonçalves e de Joana Gonçalves, já defuntos, de Cerdeiras. Testemunhas presentes: padre Manuel [José] Rodrigues, reitor de Castro Laboreiro, e Manuel Alves, solteiro, do lugar de Cousso. // Faleceu a 25/7/1877, no lugar de Cousso, onde residia, com todos os sacramentos, com cinquenta e sete anos de idade, no estado de casado, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. // Deixou duas filhas.   

 

ALVES, António. Filho de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues. Nasceu por volta de 1836. // Casou na igreja de Cousso, a 8/9/1874, com Maria Joaquina Domingues, de trinta anos de idade, filha de Luís Domingues e de Maria Luísa Rodrigues, do lugar de Cousso. Testemunhas presentes: Manuel Alves, casado, e João Alves, solteiro, lavradores, irmãos do noivo. 

 

ALVES, António. Filho de Manuel Luís Alves e de Maria Lopes, moradores no lugar de Cousso. N.p. de Manuel José Alves e de Maria José Fernandes, do dito lugar; n.m. de Maria José Lopes, solteira, da Cela, Galiza, moradora em Cousso, Melgaço. Nasceu em Cousso a 25/5/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Alves, solteiro, e Luísa Lopes, solteira, todos lavradores. // Faleceu na sua terra a 30/6/1934.

 

ALVES, António. Filho de Caetano Alves, lavrador, natural de Cousso, onde residiam, e de Deolinda Besteiro, lavradeira, natural de Alvaredo. Neto paterno de Manuel Luís Alves e de Maria Luísa Alves; neto materno de Francisco Besteiro e de Cândida Fernandes. Nasceu em Cousso a 21 de Outubro de 1907 e foi batizado na igreja católica local no mesmo dia, mês, e ano. Padrinhos: António Alves, solteiro, lavrador, e Luísa Alves, solteira, camponesa.  

 

ALVES, António. Filho de Luís Alves e de Rosalina Barreiros. Nasceu em Cousso a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).

 

ALVES, António Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Clara Gonçalves. N.p. de António Alves e de Maria Domingues; n.m. de Joaquina Gonçalves, solteira. Nasceu em Cousso a 10/4/1856 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Domingues, solteiro, e Maria Luísa Alves, tia da criança, todos do lugar e freguesia de Cousso. // Lavrador. // Morreu a 4/11/1879, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, solteiro, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ALVES, Arménio. Filho natural de Joaquina Alves, viúva de Joaquim Rodrigues. Neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu em Cousso a 19/9/1900 e foi batizado na igreja católica a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso Morgado e sua mulher, Florinda Alves, lavradores. // Casou na CRCM a 3/12/1919 com Maria Custódia Marques, sua conterrânea, de 34 anos de idade, filha de Francisco Marques e de Claudina de Carvalho. // A sua esposa faleceu na freguesia de Cousso a 15/11/1960. // Ele morreu também em Cousso, a 7/12/1983.

 

ALVES, Avelino. Filho de Tomé Alves e de Rosa Alves, ele natural de Cousso e ela natural de Paderne, moradores no lugar da Tojeira. Neto paterno de Francisco Alves e de Rosa Alves; neto materno de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu a 2/11/1894 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Fernandes e Rosa Fernandes, solteiros, lavradores. 

 

ALVES, Balbina. Filha de Manuel Joaquim Alves, natural do lugar de Eiriz, freguesia da Gave, e de Maria Domingues, natural de Cousso, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de Manuel António Alves e de Rosa Maria Rodrigues, de Eiriz, Gave; neta materna de António Domingues Cruz e de Águeda Amaro, da Cela. Nasceu em Cousso a 19/12/1855 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Alves, solteiro, tio paterno da criança, e Quitéria Domingues, solteira, da Cela, Cousso. // Faleceu a 5/2/1869, no lugar da Cela, Cousso, com todos os sacramentos, no estado de solteira, camponesa, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.   

 

ALVES, Brígida. Filha de João Manuel Alves e de Rosa Pereira, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neta paterna de José Caetano Alves e de Luísa de Sousa; neta materna de Francisco Pereira Bacelar e de Maria Domingues. Nasceu em Cousso a 29/5/1875 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: José Maria Pereira, tio materno, e Brígida ----------------, ambos de Cubalhão, lavradores. // Faleceu a 18/10/1881, no lugar de Cousso, e foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Caetano. Filho de ----------- Alves e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1831. // Faleceu no lugar de Cousso a --/--/1916, com oitenta e cinco anos de idade (Correio de Melgaço n.º 182, de 16/1/1916).

 

ALVES, Caetano. Filho de Manuel Luís Alves e de Maria Lopes, moradores no lugar de Cousso. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria José Fernandes, do dito lugar; neto materno de Maria José Lopes, solteira, da Cela, Galiza. Nasceu em Cousso a 11/2/1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Alves, solteiro, e Maria José Fernandes, tio e avó paternos da criança. // Casou na igreja da freguesia de Alvaredo a 4/11/1895 com Deolinda, de 23 anos de idade, alvaredense, solteira, moradora no lugar do Maninho, filha de Francisco Besteiro e de Cândida Fernandes. Testemunhas presentes: António Fernandes da Costa, solteiro, lavrador, e António Lopes Besteiro, também solteiro e lavrador, naturais de Alvaredo.     

 

ALVES, Caetano José. Filho de Manuel Alves e de Maria Domingues, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1798. // Camponês. // Faleceu a 12/11/1872, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, no estado de viúvo de Luísa de Sousa, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja. 

 

ALVES, Clementina. Filha de Joaquim Alves, de Cousso, e de Madalena Rodrigues, da Gave, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Manuel Alves e de Maria José Rodrigues; neta materna de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 9/5/1873 e foi batizada no dito dia. Padrinhos: Caetano Alves, solteiro, tio paterno da criança, do dito lugar de Cousso, e Rosa Rodrigues, solteira, tia materna da batizanda, da freguesia da Gave, lavradores.  

 

ALVES, Dalmiro. Filho de Manuel José Alves e de Rosa Duque, lavradores, coussenses. Nasceu por volta de 1899. // Faleceu a 1/5/1908, no lugar de Cerdeiras, onde residia, com apenas nove anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, David. Filho de Bento Manuel Alves e de Clara Domingues. Nasceu em Cousso por volta de 1840. // Faleceu a 15/3/1886, no lugar da Cela, apenas com o sacramento da penitência, por não se encontrar em condições de receber os demais, com quarenta e seis anos de idade, no estado de casado com Ana Rosa Rodrigues, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou um filho.

 

ALVES, Delfina. Filha de Joaquim Alves, natural de Cousso, e de Madalena Rodrigues, natural da Gave, lavradores, residentes no lugar de Cousso. N.p. de Manuel José Alves e de Maria José Fernandes; n.m. de Francisco Manuel Rodrigues e de Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 23/1/1879 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Alves, tio da criança, e sua esposa, Maria Lopes. // Casou na igreja de Cousso a 25/9/1907 com o seu conterrâneo Manuel Alves, de 29 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu na sua freguesia a 10/3/1949.

 

ALVES, Domingos. Filho de Firmino Alves, natural da Gave, e de Rosa Dias, natural de Cousso, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Clemente Dias e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Cousso a 7/7/1880 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Dias e sua mulher, Joana Domingues. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 27/10(?)/1949, com Rosa Domingues, sua conterrânea. // Faleceu na sua freguesia natal a 15/12/1967.

 

ALVES, Duarte Jaime. Filho de --------- Alves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Ana Pureza Domingues, ambos de Cousso. // Em 1993 residiam no lugar da Cela (VM 991).

 

ALVES, Emília. Filha de António Alves e de Rosa Gonçalves. N.p. de José Alves e de Rosa Maria Afonso (?), do lugar de Cousso, lavradores; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Joana (?) Gonçalves, de Virtelo. Nasceu em Cousso a 22/1/1864 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves e Albina Esteves, de Virtelo.

 

ALVES, Emília. Filha de Firmino Alves e de Rosa Dias, lavradores, ele natural da Gave e ela natural de Cousso, residentes no lugar da Cela. Neta paterna de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Clemente Dias e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Cousso a 28/4/1883 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Domingos Dias e sua mulher, Joana Domingues, lavradores, com a sua habitação no lugar de Cousso. // Casou na igreja de Cousso a 12/4/1908 com Joaquim, de 36 anos de idade, natural de Paderne, filho de António Alves e de Ludovina Rosa Afonso, viúvo de Rosalina Fernandes. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: o marido a 20/7/1949 e ela a 25/6/1962.

 

ALVES, Emília. Filha de Tomé Alves e de Rosa Alves, ele natural de Cousso e ela natural de Pomares, Paderne, lavradores, residentes no lugar da Tojeira, freguesia de Cousso. Neta paterna de Francisco Alves e de Rosa Afonso; neta materna de Francisco Luís Alves e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu a 8/10/1887 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e a avó materna. // Faleceu a 9/4/1890, no lugar da Tojeira, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ALVES, Evaristo Faustino. Filho de Manuel Francisco Alves, lavrador, natural da freguesia de Parada do Monte, e de Maria Domingues Souto, lavradeira, coussense, moradores no lugar da Cela. N.p. de Narciso Alves e de Engrácia Maria Afonso; n.m. de João Domingues Souto e de Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 23/2/1907 e foi batizado na igreja católica a 1 de Março desse dito ano. Padrinhos: Evaristo Alves, solteiro, lavrador, e Jesuína Rodrigues, solteira, camponesa.

 

ALVES, Felismina. Filha de Firmino Alves e de Rosa Dias, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. N.p. de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Clemente Dias e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu a 28/1/1887 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Dias e sua mulher, Joana Domingues, lavradores. // Faleceu na sua terra de nascimento a 4/5/1956. 

 

ALVES, Florinda. Filha de Maria José Alves. Nasceu por volta de 1825. // Faleceu a 15 de Agosto de 1892, no lugar de Pousada, com todos os sacramentos da igreja católica, com 67 anos de idade, no estado de viúva de António Luís Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

ALVES, Florinda. Filha de Manuel Luís Alves e de Maria Lopes, moradores no lugar de Cousso. N.p. de Manuel José Alves e de Maria José Fernandes, do dito lugar; n.m. de Maria José Lopes, solteira, da Cela, Galiza, moradora em Cousso, Melgaço. Nasceu em Cousso a 2/4/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Alves, solteiro, tio da criança, e Florinda Lopes, solteira, tecedeira, ainda parente da recém-nascida, lavradores. // Faleceu na sua freguesia natal a 24/2/1949.

 

ALVES, Florinda Rosa. // Nasceu por volta de 1826. // Faleceu a 16/1/1891, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, apenas com a extrema-unção, com 65 anos de idade, viúva de Manuel António Dias, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

ALVES, Franceslina. Filha de Francisco Alves e de Umbelina Marques, lavradores, ele natural de Paderne e ela natural de Cousso, residentes na Cela, Cousso. N.p. de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso; n.m. de José Marques e de Francisca da Nóvoa. Nasceu a 5/11/1887 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Marques, solteiro, tio materno da criança, e Rosa Fernandes, solteira, lavradores, do lugar da Cela. // Faleceu no lugar onde nascera, a 25/12/1941. 

 

ALVES, Francisca. Filha de José Alves e de Rosa Maria Afonso, lavradores. Nasceu em Cousso por volta de 1825. // Faleceu a 1/3/1900, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 75 anos de idade, viúva de Manuel Rodrigues, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou uma filha. 

 

ALVES, Francisco. Filho de Francisco Joaquim Alves, natural de Cousso, e de Rosa Afonso, natural do lugar de Pomares, freguesia de Paderne, rurais, moradores em Tojeira. Neto paterno de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves; neto materno de Domingos Afonso e de Isabel Pires. Nasceu em Cousso a 27/7/1865 e foi batizado nesse dito dia. Padrinhos: padre Manuel Afonso Tojeira, que o batizara, e Maria Alves, solteira, prima da criança. // Faleceu a 28 ou 30/7/1865 e foi sepultado na igreja paroquial. // Gémeo de Manuel Alves.  

 

ALVES, Francisco Joaquim. // Nasceu por volta de 1822. // Faleceu a 3/1/1890, no lugar da Tojeira, freguesia de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e oito anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ALVES, Gaudolino. Filho de Caetano Alves e de Deolinda Besteiro, ele de Cousso e ela de Alvaredo, moradores na primeira freguesia. Neto paterno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves; neto materno de Francisco Besteiro e de Cândida Fernandes. Nasceu a 16/10/1896 e foi batizado a dezoito desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Besteiro e sua mulher, Claudina Júlia Fernandes, lavradores.

 

ALVES, Germana. Filha de Aleixo Alves e de Umbelina Fernandes, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neta paterna de Joaquim Alves e de Maria Domingues; neta materna de Guilherme Fernandes e de Claudina Fernandes. Nasceu a 19/3/1882 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. 

 

ALVES, Gracinda. Filha de Manuel Francisco Alves, pedreiro, natural da freguesia de Parada do Monte, e de Maria Domingues, lavradeira, natural de Cousso, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Narciso Alves e de Engrácia Afonso; neta materna de João Domingues (Souto) e de Lina Domingues. Nasceu na freguesia de Cousso a 4/1/1901 e foi batizada na igreja católica a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Fernandes, solteiro, lavrador, e Maria Pires, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 8/7/1920 com o seu conterrâneo, Secundino, filho de Francisco Afonso e de Florinda Alves. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 13/11/1940.

 

ALVES, Hipólito. Filho de Joaquina Alves, viúva de Joaquim Rodrigues. Neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu a 3/6/1896 e foi batizado na igreja de Cousso a 7 desse mês e ano. Madrinha: Florinda Alves, casada, lavradeira. // À margem: «sem selo, porque é pobre».

 

ALVES, Isaura. Filha de Caetano Alves, natural da freguesia de Cousso, e de Deolinda Besteiro, natural da freguesia de São Martinho de Alvaredo, lavradores. N.p. de Manuel Luís Alves e de Maria Luísa Alves; n.m. de Francisco Besteiro e de Cândida Fernandes. Nasceu em Cousso a 12/7/1902 e foi batizada na igreja católica pelo padre Francisco José Dias no dia catorze do mesmo mês e ano. Padrinhos: Luís Besteiro e sua irmã, Maria Besteiro, solteiros, lavradores. // À margem do assento: «faleceu».

 

ALVES, Isaura. Filha de Manuel Alves e de Delfina Alves, lavradores, coussenses. N.p. de António Alves e de Maria Domingues; n.m. de Joaquim Alves e de Madalena Rodrigues. Nasceu em Cousso a 26/7/1908 e foi batizada na igreja católica local a 29 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Alves, solteiro, lavrador, e Rosa Alves, solteira, camponesa. // Casou a 14/3/1929, na CRCM, com Salvador Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/4/1946.

 

ALVES, Isaura da Conceição. Filha de Manuel Alves e de Germana Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1933 (NM 193, de 7/5/1933).

 

ALVES, Isaura da Glória. Filha de Américo Alves e de Constança Fernandes. Nasceu em Cousso a --/--/1939 (NM 430). // Em 1999 era solteira, e residia na sua terra natal.

 

ALVES, Jerónimo Salvador. Filho de Daniel Alves e de Ana Rodrigues, ele do lugar da Cela, Cousso, e ela do lugar de Aldeia, Paderne, lavradores. Neto paterno de Bento Alves e de Clara Domingues; neto materno de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro. Nasceu em Cousso a 6/8/1863 e foi batizado no dito dia. Padrinhos: Jerónimo José de Sousa e Rosa Rodrigues, de Aldeia, Paderne. // Faleceu no lugar da Cela a 1/2/1869 e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

ALVES, Joana. Filha de Pedro Alves e de Maria Rosa Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1790. // Lavradeira. // Faleceu a 26/12/1877, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 87 anos de idade, no estado de viúva de Manuel António Fernandes, com testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou três filhos.  

 

ALVES, João. Filho de José Alves e de Rosa Maria Afonso, lavradores. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1821. // Rural. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Pomares, freguesia de Paderne, a 13/10/1893, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, no estado de casado com Rosa Dias, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial de Paderne.

 

ALVES, João. Filho de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues, lavradores. Nasceu por volta de 1842. // Tinha trinta e cinco anos de idade quando casou na igreja de Cousso, a 22/9/1877, com Luísa, de trinta e dois anos de idade, solteira, lavradora, filha de António Enes e de Maria Afonso. Testemunhas: Manuel Luís Alves, casado, e Manuel Fernandes, também casado, todos do lugar de Cousso.

 

ALVES, João Manuel. Filho de António José Álvares e de Maria José Gonçalves. Nasceu em Cousso por volta de 1807. // Lavrador. // Faleceu a 29/12/1885, no lugar da Tojeira, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 78 anos de idade, no estado de viúvo de Maria Luísa Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

ALVES, João Manuel. Filho de Caetano Alves e de Luísa de Sousa, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1835. // Lavrador. // Faleceu a 1/11/1905, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta anos de idade, casado com Rosa Pereira, sem testamento, deixou filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

ALVES, Joaquim. Filho de José Alves e de Rosa Maria Afonso, do lugar de Cousso. Nasceu a 28/10/1821. // Casou na igreja da sua freguesia, a 15/11/1865, com Rosa Teresa, nascida em Paradela, Penso, a 24/4/1832, filha de João Manuel Barbeitos e de Maria Luísa Gomes. Os noivos eram solteiros. Testemunhas: Manuel Joaquim Fernandes e seu irmão, José Joaquim Fernandes, filhos de Maria Rodrigues, viúva, solteiros, naturais de Cousso, e Luís Manuel da Silva, solteiro, criado de servir do padre JLPCM, todos lavradores.

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel José Alves, natural de Lamas de Mouro, e de Maria José Rodrigues, natural de Cousso, camponeses. Nasceu no lugar de Cousso a 25/9/1833. // Lavrador. // Casou na igreja da Gave, a 21/10/1867, com Madalena, nascida a 7/2/1841, filha de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, lavradores, do Cerdeiral, Gave. Eram solteiros. Testemunhas: padre António José Rodrigues, pároco da Gave, e o padre Manuel Joaquim Domingues Machado, dessa freguesia. // Faleceu a 20/2/1911, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

ALVES, Joaquim. Filho de António Alves e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cousso. N.p. de Manuel José Alves e de Maria José Rorigues; n.m. de Luís Domingues e de Luísa Rodrigues. Nasceu a 7/8/1882 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Luís Alves, tio paterno, e mulher, Maria Alves. // Gémeo de Rosa.  

 

ALVES, Joaquim. Filho de Tomé Alves e de Rosa Alves, ele natural de Cousso e ela natural de Paderne, moradores no lugar da Tojeira. Neto paterno de Francisco Alves e de Rosa Alves; neto materno de Francisco Luís Alves e de Maria Joaquina Afonso, estes últimos de Pomares. Nasceu a 14/3/1892 e foi batizado na igreja de Cousso no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Fernandes e sua irmã, Rosa Fernandes, solteira, lavradores. / Faleceu em Castro Laboreiro a 12/5/1964.    

 

ALVES, Joaquim. Filho de Manuel Francisco Alves e de Maria Domingues Couto. Nasceu em Cousso a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 130, de 22/12/1914).

 

ALVES, Joaquina. Filha de António Luís Alves e de Maria Esteves, naturais de Riba do Mouro. Nasceu nessa freguesia de Riba do Mouro por volta de 1822. // Faleceu a 1/2/1900, no lugar de Virtelo, freguesia de Cousso, Melgaço, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 78 anos de idade, viúva de Caetano Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja, por falta de cemitério. 

 

ALVES, Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Clara Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neta paterna de António Alves e de Maria Domingues; neta materna de Joaquina Gonçalves, solteira. Nasceu em Cousso a 25/2/1860 e foi batizada em casa pela avó paterna, Maria Domingues, que foi a madrinha aquando do batismo na igreja. // Faleceu a 22/10/1860 // Gémea de Ana.  

 

ALVES, Joaquina. Filha de Manuel Luís Alves e de Maria Lopes, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Manuel José Alves e de Maria José Fernandes, do mesmo lugar; neta materna de Maria José Lopes, solteira, da Cela, Galiza. Nasceu em Cousso a 13/5/1865 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves, solteiro, tio da bebé, e Joaquina Alves Carvalho, solteira, lavradores. 

 

ALVES, José. Filho de Pedro Alves e de Maria Rodrigues. Neto paterno de Leonardo Álvares e de Luísa Domingues; neto materno de João Rodrigues e de Maria Dias. Nasceu por volta de 1778. // Rural. // Faleceu a 23/2/1861, no lugar de Cousso, com 83 anos de idade, casado com Rosa Maria Afonso, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou filhos. 

 

ALVES, José. Filho de Caetano Alves e de Luísa de Sousa, lavradores, residentes no lugar de Cousso. N.p. de Manuel Alves e de Maria Domingues; n.m. de Manuel António de Sousa e de Luísa Domingues. Nasceu por volta de 1827. // Camponês. // Casou na igreja da sua terra a 20/2/1860 com Maria Luzia, de 34 anos de idade, solteira, filha de Manuel José Rodrigues e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores, do sobredito lugar. Neta paterna de Manuel Ventura Rodrigues e de Maria Alves; e neta materna de João Manuel Rodrigues e de Domingas Esteves. Os noivos eram parentes no 4.º grau de consanguinidade. Testemunhas: António Joaquim Alves Lopes e João Manuel Alves, rurais, solteiros, do lugar de Cousso. // Faleceu a 31/1/1904, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos, com 74 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria Luzia Rodrigues, com testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.    

 

ALVES, José. Filho de Francisco Joaquim Alves e de Rosa Afonso, moradores no lugar da Tojeira. Nasceu por volta de 1855. // Faleceu nesse lugar de Cousso, com cerca de três anos de idade, a 2/6/1858, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, José. Filho de Manuel José Alves e de Maria Joana Lourenço. Neto paterno de Caetano Alves e de Luísa de Sousa, do lugar de Cousso; neto materno de Manuel Joaquim Lourenço e de Maria Rosa Pereira, do lugar dos Vinhos (!), Gave. Nasceu em Cousso a 24/4/1856 e foi batizado em casa nesse dia por necessidade. No batismo da igreja teve por padrinhos: Aires Lourenço, seu tio materno, e Maria Joana, filha de Manuel Luís Gonçalves, de Cousso.

 

ALVES, José. Filho de Joaquim Alves, natural de Cousso, e de Madalena Rodrigues, natural da Gave, moradores no lugar de Cousso. N.p. de Manuel Alves e de Maria José Rodrigues; n.m. de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 21/2/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno e José Alves, solteiro, tio paterno do bebé, todos lavradores.

 

ALVES, José. Filho de João Manuel Alves e de Rosa Maria Pereira, lavradores, ele de Cousso e ela de Cubalhão, com residência no lugar de Cousso. N.p. de Caetano José Alves e de Luísa de Sousa; n.m. de Francisco Pereira e de Mariana Domingues. Nasceu em Cousso a 3/4/1881 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, solteiro, e Maria Joana Gonçalves, viúva, moradores no lugar de Cousso.

 

ALVES, José. Filho de Tomé Alves e de Rosa Alves, ele de Cousso e ela de Pomares, Paderne, lavradores, residentes na Tojeira. N.p. de Francisco Alves e de Rosa Afonso; n.m. de Francisco Luís Alves e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu a 26/11/1889 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, e a avó materna.

 

ALVES, José. Filho de Luís Alves e de Rosalina Barreiros. Neto paterno de ------------ Alves e de -------------------------------------------; neto materno de Januário Barreiro e de Joaquina Fernandes, lavradores, do lugar da Cela, freguesia de Cousso. Nasceu em Cousso a 18 de Agosto de 1931 (NM 123, de 6/9/1931). // Casou com Maria Helena Afonso. // Moraram no lugar de Galvão, freguesia de SMP. // Morreu na freguesia da Vila a 27 de Maio de 2011 e foi sepultado no cemitério municipal. // Deixou filhos e netos.

 

ALVES, José. Filho de Salvador Rodrigues Alves e de Isaura Alves. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1938 (NM 403).  

 

ALVES, José Manuel. Filho de Francisco Joaquim Alves, natural de Cousso, e de Rosa Afonso, natural de Paderne, moradores no lugar da Tojeira. Neto paterno de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves, do dito lugar; neto materno de Domingos Afonso e de Isabel Pires, de Pomares, Paderne. Nasceu em Cousso a 2/12/1856 e foi batizado em casa por Josefa Alves, tia paterna, que foi depois a madrinha.   

 

ALVES, José Manuel. Filho de Manuel Joaquim Alves e de Maria Domingues, lavradores, residentes na Cela. Neto paterno de Manuel António Alves e de Rosa Rodrigues, de Eiriz, Gave; neto materno de António Domingues e de Águeda Amaro, da Cela. Nasceu em Cousso a 8/9/1860 e foi batizado no mesmo dia. Padrinhos: José Alves, solteiro, e Ana Alves, viúva, tios paternos do batizando. 

 

ALVES, José Modesto. Filho de Sebastião Alves e de Maria da Purificação Carvalho. Nasceu em Cousso a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 179, de 8/1/1933).

 

ALVES, Josefa Maria. Filha de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1819. // Faleceu a 13/5/1905, no lugar da Tojeira, com todos os sacramentos da igreja católica, com oitenta e seis anos de idade, no estado de viúva de Manuel Joaquim Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

ALVES, Justino. Filho de Joaquim Alves, natural de Cousso, e de Madalena Rodrigues, natural da Gave, moradores no lugar de Cousso. N.p. de Manuel Alves e de Maria José Rodrigues; n.m. de Francisco Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cousso a 3/8/1868 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Alves, tio paterno do bebé, solteiro, e a avó paterna, ambos do lugar acima citado.

 

ALVES, Justino. Filho de Pedro Alves, militar, natural de Cousso, e de Maria Teresa Loureira, lavradora, natural de Ganfei, Valença. Neto paterno de Florinda Alves, solteira (já casada em 1878), de Cousso; neto materno de Ludovina Loureira, solteira, de Ganfei. Nasceu em Pousadas, Cousso, a 6/4/1878, e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Aurélio Gonçalves e Angelina Gonçalves, solteiros, lavradores, tios da criança. // Faleceu em Ganfei, Valença, a 5/4/1940.

 

ALVES, Justino. Filho de Tomé Alves e de Rosa Alves, lavradores, residentes na Tojeira, Cousso. N.p. de Francisco Alves e de Rosa Afonso; n.m. de Francisco Luís Alves e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu a 11/8/1883 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o avô paterno e Joaquina Fernandes, solteira, do lugar da Cela. 

 

ALVES, Justino. Filho de Francisco Alves e de Claudina Marques, lavradores, ele natural de Paderne e ela natural de Cousso, com residência na Cela. Neto paterno de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso; neto materno de José Marques e de Francisca de Nóvoa. Nasceu a 18/9/1890 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Marques, tio materno, e Rosa Fernandes, lavradeira, solteiros. 

 

ALVES, Justino. Filho de Clementina Alves, solteira, lavradora, coussense. Neto materno de Joaquim Alves e de Madalena Rodrigues. Nasceu em Cousso a 28/6/1910 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Justino Alves, solteiro, lavrador, e Maria Alves, solteira, camponesa.  

 

ALVES, Luís. Filho de José Alves e de Rosa Maria Afonso, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1831. // Morreu a 5/4/1869, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos, com trinta e oito anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Luís. Filho de José Alves e de Maria Luísa Rodrigues. Neto paterno de Caetano Alves e de Luísa de Sousa; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Ana Rosa Rodrigues, todos agricultores. Nasceu em Cousso a 21/3/1867 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Domingues e Efigénia Gonçalves, solteiros.

 

ALVES, Luís. Filho de João Alves (Lamas?) e de Luísa Enes, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues; neto materno de Manuel António Enes e de Maria Afonso. Nasceu a 1/4/1884 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Domingues e Emília Domingues, solteiros, lavradores, do dito lugar. // Faleceu na sua freguesia a 20/2/1943.  

 

ALVES, Luís. Filho de Tomé Alves e de Rosa Alves, ele de Cousso e ela de Paderne. N.p. de Francisco Joaquim Alves e de Rosa Afonso; n.m. de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso. Nasceu a 8/5/1898 e foi batizado na igreja de Cousso nesse dia. Padrinhos: Joaquim Alves e sua mulher, Ana Gonçalves, lavradores. // Casou com Maria dos Prazeres, de 25 anos de idade, filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina (Cerqueira?), de Paderne, na CRCM, a 24/2/1927.     

 

ALVES, Manuel. Filho de José Alves e de Rosa Afonso, lavradores. Nasceu por volta de 1807. // Faleceu no lugar de Cousso a 14/2/1864, com cinquenta e sete anos de idade, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou mãe e irmãos.

 

ALVES, Manuel (ou José). // Nasceu por volta de 1817. // Faleceu a 25/2/1892, no lugar do Fojo, freguesia de Cousso, apenas com o sacramento da extrema-unção, com setenta e cinco anos de idade, no estado de viúvo de Maria Albina Esteves, com testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou duas filhas naturais.

 

ALVES, Manuel. Filho de Caetano Alves e de Luísa de Sousa, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1823. // Faleceu a 3/7/1905, no lugar de Cousso, sem quaisquer sacramentos, com 82 anos de idade, viúvo de Maria Joana Lourenço, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

ALVES, Manuel. Filho de Maria José Alves, solteira, de Virtelo, Cousso. Nasceu neste lugar de Cousso por volta de 1840. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja da Gave com Maria Ana, de 28 anos de idade, solteira, sua conterrânea, moradora no lugar do Lameiro, filha de Manuel Luís Alves e de Ângela Esteves. Testemunhas: Manuel Luís Carvalho, casado, lavrador, do lugar da Lage, e Manuel Carlos Rodrigues, viúvo, do lugar da Igreja.   

 

ALVES, Manuel. Filho de Bento Manuel Alves e de Maria Esteves. Nasceu em Quintela, freguesia de Riba de Mouro, a 21/9/1841. // Era solteiro quando casou na igreja de Cousso, a 8 de Fevereiro de 1869, com Luísa, nascida no lugar de Cerdeiras, freguesia de Cousso, a 2/1/1844, solteira, filha de Inácio Domingues e de Rosa Rodrigues, todos lavradores. Testemunhas: padre António Rodrigues, encomendado da freguesia da Gave, e o diácono João Domingues, irmão da noiva. 

 

ALVES, Manuel. Filho de José Alves e de Maria Rodrigues, lavradores. Neto paterno de Caetano José Alves e de Luísa de Sousa; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Ana Rodrigues, todos do lugar de Cousso. Nasceu a 7/3/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Domingues, solteiro, lavrador, e Maria Rodrigues, viúva. // Faleceu a 11/5/1862.   

 

ALVES, Manuel. Filho de Francisco Joaquim Alves, natural de Cousso, e de Rosa Afonso, natural de Pomares, Paderne, rurais, moradores no lugar da Tojeira. Neto paterno de Manuel António Alves e de Maria Rosa Alves; neto materno de Domingos Afonso e de Isabel Pires. Nasceu em Cousso a 27/7/1865 e foi batizado em casa; na igreja teve por padrinhos o padre Manuel Afonso Tojeira e Maria Alves, solteira, prima da criança. // Faleceu a 28 ou 31/7/1865. // Gémeo de Francisco.

 

ALVES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Alves, natural do lugar de Eiriz, Gave, e de Maria Domingues, do lugar da Cela, freguesia de Cousso, onde se fixaram, lavradores. Neto paterno de Manuel António Alves e de Rosa Rodrigues; neto materno de António Domingues e de Águeda Amaro. Nasceu em Cousso a 22/9/1866 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim, filho de Francisco Domingues, e Luísa, filha de Francisco Domingues (Corga?), solteiros, primos em 2.º grau de consanguinidade pela parte materna. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar da Cela, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 20/6/1902 com Maria José Alves, de 41 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, residente no lugar de Aldeia, filha de João Manuel Alves e de Emília Rosa Lourenço, rurais, padernenses. Testemunhas: Francisco Alves, casado, lavrador, residente no lugar do Covelo, e Manuel Joaquim Gregório, casado, mordomo da igreja de Paderne, morador no lugar de Midão. // Faleceu em Paderne a 15/11/1935.   

 

ALVES, Manuel. Filho de João Alves e de Luísa Enes, lavradores, do lugar de Cousso. Neto paterno de Manuel José Alves e de Maria José Rodrigues; neto materno de Manuel António Enes e de Maria Afonso. Nasceu em Cousso a 30/6/1880 e foi batizado a 2 de Julho desse dito ano. Padrinhos: Manuel Luís Alves, casado, tio do bebé, e Florinda Lopes, solteira, lavradores, residentes no sobredito lugar.

 

ALVES, Manuel. Filho de Aleixo Alves e de Umbelina Fernandes, lavradores, da Cela, Cousso. N.p. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Domingues; n.m. de Guilherme Fernandes e de Claudina Fernandes. Nasceu a 18/2/1885 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e Rosa Alves, solteiros, tios do bebé.  

 

ALVES, Manuel. Filho de Clementina Alves, solteira. Neto materno de Joaquim Alves e de Madalena Rodrigues. Nasceu a 24 de Março de 1898 e foi batizado na igreja de Cousso nesse mesmo dia. Padrinhos: Caetano Alves e Maria Alves, solteiros, lavradores. // Casou com Germana Domingues, na CRCM, a 23/12/1927. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 19/12/1975. 

 

ALVES, Manuel. Filho de Caetano Alves, natural de Cousso, onde residiam, e de Deolinda Besteiro, natural de São Martinho de Alvaredo. N.p. de Manuel Luís Alves e de Maria Luísa Alves; n.m. de Francisco Besteiro e de Cândida Fernandes, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 12/7/1902 e foi batizado na igreja católica pelo padre Francisco José Dias a catorze desse mesmo mês e ano. Padrinhos: António Alves e sua irmã, Luísa Alves, solteiros, lavradores. // Gémeo de Isaura.

 

ALVES, Manuel António. // Faleceu em Cousso a 1/12/1857, sem testamento. // Era viúvo de Maria Rosa Alves, da Tojeira. // Foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

ALVES, Manuel Augusto. Filho de Sebastião Alves e de Maria da Purificação de Carvalho. Nasceu em Cousso a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 7). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 868, de 15/8/1948: «Foram enviados a juízo Manuel Augusto Alves, de Cousso, por ter morto uma ovelha…»

 

ALVES, Manuel Diamantino. Filho de José Rodrigues Alves e de Olívia Gonçalves Gondão. Nasceu em Cousso a --/--/1938 (NM 385, de 30/1/1938).
 
// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário