domingo, 17 de janeiro de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Remoães




// continuação...


FERNANDES

 

FERNANDES, ----------------. Filho de Manuel Fernandes e de Emília Rita Gonçalves, moradores no lugar de Barronda, Remoães. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Francisca Nunes, de Aguazeiro, bispado de Ourense; neto materno de José Luís Gonçalves e de Maria Luísa Esteves, da Portela de Remoães. Nasceu em Remoães a 22/7/1869 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Jerónimo de Magalhães, morador no bairro da Calçada, SMP, e (Damiana?) de Sousa e Castro, do lugar de Gondomar, Remoães.    

 

FERNANDES, Amaro. Filho de Joaquina Fernandes, solteira, camponesa, moradora na freguesia de Remoães. Neto materno de Manuel Fernandes e de Amélia Gonçalves. Nasceu em Remoães a 12/1/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 15 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Daniel José Gonçalves, solteiro, e Maria Fernandes, solteira. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 10 de Junho de 1982. 

 

FERNANDES, Ana. // Faleceu a 1/3/1831, no lugar da Corga, Remoães, viúva, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Deixou testamento. 

 

FERNANDES, Antónia. // Faleceu a 26/9/1824, no lugar de Canle, Remoães, no estado de casada com João António Rodrigues, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, em hábito de São Francisco. Teve dois ofícios de corpo presente, por assim o ter determinado no seu testamento, e ser pobre.

 

FERNANDES, António. // Morreu a 1/9/1806, no lugar de Cima de Vila, Remoães, no estado de viúvo, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, em hábito de São Francisco. // Deixou testamento.     

 

FERNANDES, António. Filho de Joaquina Fernandes, solteira, camponesa. Neto materno de Manuel Fernandes e de Amélia Gonçalves. Nasceu em Remoães a 15/9/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 19 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José Fernandes, solteiro, camponês, irmão do batizando, e Rosa Domingues, solteira, camponesa. // Em 1916 frequentava a escola do sexo masculino de Remoães, tendo por professor José Caetano Gomes; nesse ano, a 14 de Julho, foi fazer exame do 1.º grau (3.ª classe) na escola Conde Ferreira, Vila, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 207, de 16/7/1916). // Casou na CRCM a 8 de Outubro de 1936 com Rosa Mendes. // Morreu na freguesia de Alvaredo, concelho de Melgaço, a 2/10/1973.  

 

FERNANDES, António. Filho de Gualdino Fernandes e de Maria Rodrigues. Neto paterno de Clara Fernandes; neto materno de Amélia (ou Aurélia) dos Prazeres Rodrigues. Nasceu a 22/2/1942. 

 

FERNANDES, António Alberto. Filho de Cândido Augusto Fernandes e de Carolina Augusta Lúcio de Paris. Nasceu em Messegães, Monção, a --/--/1925. // Casou em 1953 com Maria de Lourdes Soares. // Morreu no lugar de Canle, Remoães, onde residia, a 8/1/2000, com 74 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Remoães. 

 

FERNANDES, António Albino. Filho de Manuel Fernandes, natural do bispado de Ourense, e de Emília Rita Gonçalves, de Remoães, onde moravam, no lugar da Portela. N.p. de Manuel Fernandes e de Francisca Nunes; n.m. de José Luís Gonçalves e de Maria Luísa Esteves. Nasceu a 2/4/1867 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António Manuel Gomes da Rosa, viúvo, do lugar de Gondomar, e Albina de Sousa e Castro, solteira, do mesmo lugar.

 

FERNANDES, António Augusto. Filho de Francisco José Fernandes e de Teresa de Jesus Gonçalves. Nasceu a --/--/1903. // Casou em Remoães a 18/5/1931 com Luísa, de 27 anos de idade, filha de João Evangelista Cardoso e de Maria Teresa Cardoso. // Pai de Augusto João e de Maria das Dores (gémeos – nasceram a 21/1/1932; a menina faleceu a 28/9/1932), e de Maria Irene (nasceu a 26/6/1942). // Nota: é possível que seja o mesmo senhor que faleceu no lugar de Cima de Vila, freguesia de Remoães, a --/--/1994 (VM 1017).     

 

FERNANDES, António Augusto. Filho de Maria Fernandes. Nasceu na freguesia de Remoães a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 41, de 8/12/1929).

 

FERNANDES, António Batista. Filho de ------------ Batista Fernandes e de Maria Gomes, de Palmeira, Braga. // Casou na igreja de Remoães, Melgaço, a 31/7/1821, com Margarida Joaquina, filha de Joaquim Marques e de Maria Antónia Alves, de Remoães. Testemunhas: Luís José de Sousa, Bernardo Pereira de Castro e Mateus Gonçalves, mordomo da igreja.

 

FERNANDES, António de Jesus. Filho de --------- Fernandes e de ---------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Morreu em Remoães a --/--/1997 (VM 1084). 

 

FERNANDES, António José. Filho de José Joaquim Fernandes e de Maria Manuela Fernandes, lavradores, residentes no Cruzeiro de Remoães. N.p. de Manuel Fernandes e de Violante da Gaia Torres, de Ferreiros, Alvaredo; n.m. de José Fernandes e de Maria Manuela Gomes, de S. Cristóvão de Mourentão, Galiza. Nasceu a 2/1/1881 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António José Dias e Rosa Fernandes, de Prado, lojista.

 

FERNANDES, António Manuel. Filho de Manuel José Fernandes, de Paderne, e de Albertina da Glória Armada, de Remoães. N.p. de Luís Fernandes e de Cândida de Abreu; n.m. de Miquelina Rosa de Armada. Nasceu a --/--/1941. // Ao longo da vida teve sempre problemas de saúde; sentava-se à porta de casa, à espera que alguém passasse, a fim de conversar um bocadinho. Uma das perguntas que costumava fazer era esta: «ó fulano, aonde bais? // Possuía uma voz potente, com uma pronúncia acentuada, e fisicamente não era perfeito. // Depois da morte dos pais, viveu com seu irmão João Manuel e com a sua cunhada Rosa. // Faleceu no lugar do Cruzeiro de Remoães a 13/6/2008, solteiro, sem geração, com 67 anos de idade. 

 

FERNANDES, Augusto João. Filho de António Augusto Fernandes e de Luísa de Jesus Cardoso. Nasceu em Remoães a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 138, de 7/2/1932). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1530, de 18/10/1964: «Foi a enterrar no passado dia 9 do corrente, no cemitério desta freguesia, uma menina de dezasseis meses de idade, filhinha estremecida do nosso amigo e industrial de serração senhor Augusto Fernandes e de sua esposa senhora Maria Domingues. Era netinha paterna do senhor António Augusto Fernandes (Nogueiral) e da senhora Luísa Cardoso, e materna do senhor Alfredo Domingues e da senhora Maria Fernandes, deixando banhado em lágrimas todos os seus familiares, a quem apresentamos as nossas condolências 

 

FERNANDES, Benta. Filha de José Fernandes e de Benta Lourenço [Alves]. Neta materna de Mateus Alves e de Josefa Alves. // Lavradeira. // Casou com Manuel Martins, ambos naturais do lugar de (Gemarens?), Santa Cristina de Baleixe, Tui. // Faleceu a 20/9/1860, no lugar de Cima de Vila, freguesia de Remoães, com quarenta e sete (47) anos de idade. // Deixou duas filhas.

 

FERNANDES, Bernardo. Filho de Manuel Fernandes e de Emília Rita Gonçalves, lavradores, residentes no lugar da Barronda, Remoães. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Francisca Nunes, da freguesia de Aguaceiros, bispado de Ourense; neto materno de José Luís Gonçalves e de Maria Luísa Esteves, da Portela de Remoães. Nasceu a 20/7/1877 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Madrinha: Florinda da Rocha, casada, proprietária, natural de Remoães. // Faleceu no sobredito lugar da Barronda, a 5/3/1883, e foi sepultado no cemitério. 

 

FERNANDES, Bernardo José. Filho de José Fernandes e de Maria Fernandes. Neto paterno de António Fernandes e de Maria Vaz (defuntos); neto materno de Domingos Fernandes e de Constança Gonçalves, todos de Cima de Vila, Remoães. Nasceu a 22/3/1807 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Bernardo José Gonçalves e sua esposa, Rita de Sousa, da Portela de Remoães.  

 

FERNANDES, Cândida dos Prazeres. Filha de Manuel Fernandes e de Amélia Rita Gonçalves. Neta paterna de Manuel Fernandes e de Francisca Nunes, de Aguaceiros, Ourense; neta materna de José Luís Gonçalves e de Maria Luísa Esteves, da Portela de Remoães. Nasceu em Remoães a 24/6/1875 e foi batizada na igreja paroquial dois dias depois. Padrinhos: José Severo de Carvalho, natural de Remoães, e Cândida Dias, natural de Paderne. // Faleceu em Remoães a 21/1/1959. // Com geração.  

 

FERNANDES, Carlos Alberto. Filho de Maria de Lurdes Fernandes, solteira, doméstica, residente no lugar de Cima de Vila, Remoães, e de Rui Alberto da Rocha Fernandes, solteiro, sapateiro, natural da Vila de Melgaço. Neto materno de Maria Teresa Fernandes; neto paterno de Geraldino Augusto Fernandes e de Maria Alice da Rocha. Nasceu em Remoães a 29/9/1947. // Emigrou para França. // Casou a 10/1/1970, civilmente, na Câmara Municipal de Mendon, Hauts de Seine, França, com Maria Amélia Batista de Jesus.

 

FERNANDES, Claudina Rosa. Filha de --------- Fernandes e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1828. // Faleceu no lugar da Costa, Remoães, a --/--/1912, com 84 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912).  

 

FERNANDES, Damiana. // Faleceu a 5/9/1851, em Canle, Remoães, com falta de juízo (que perdera logo que surgiu a moléstia), casada com Luís António Rodrigues, natural de Paderne, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de assistência de oito sacerdotes.

 

FERNANDES, Elísia da Glória. Filha de José Joaquim Fernandes e de Maria Fernandes, lavradores. Neta paterna de Manuel Fernandes e de Violante da Gaia Torres, do lugar de Ferreiros, Alvaredo; neta materna de José Fernandes e de Maria Manuela Gomes, de São Cristóvão de Mourentão, Galiza. Nasceu em Remoães a 23/5/1885 e foi batizada na igreja paroquial a 26 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: António --------------- e Rosa Fernandes, tios da neófita, rurais, de Prado. // Faleceu no Cruzeiro de Remoães a 6 de Julho de 1941. 

 

FERNANDES, Glória. Filha de Joaquina Fernandes, solteira, camponesa, remoalense. Neta materna de Manuel Fernandes e de Emília Gonçalves, lavradores. Nasceu em Remoães a 17/11/1897 e foi batizada na igreja paroquial a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues dos Santos e Maria Fernandes, ambos solteiros, tios maternos da neófita, camponeses. // Faleceu em Remoães a 8/3/1976.

 

FERNANDES, Gualdino. Filho de Clara Fernandes, solteira, doméstica, natural e residente na Vila de Monção. Nasceu na Vila de Monção a --/--/1900. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, industrial (caiador, salvo erro), morava na Vila de Melgaço, quando casou no regime de comunhão de bens, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, às dez horas de 11/5/1924, e na igreja de Remoães a 25/5/1924, com Maria dos Prazeres [Rodrigues], de vinte anos de idade (*), solteira, doméstica, filha de Amélia dos Prazeres [Rodrigues], solteira, ambas naturais e domiciliadas no lugar de Canle, Remoães. // Testemunhas: Manuel da Silva Almeida, casado, caiador, Felipe Cerqueira, casado, alfaiate, Valentim da Silva, casado, comerciante, Manuel Luís Lopes, viúvo, e Francisco de Jesus Vaz, casado, oficiais de diligências, todos residentes na Vila de Melgaço. // Morreu em Ourense, Galiza, vítima de desastre, às dezassete horas de 13/9/1953. /// (*) Por ser de menor idade, foi autorizada por sua mãe.

 

FERNANDES, Guilhermino Cândido. Filho de Maria Teresa Fernandes. Neto materno de Carlos Manuel Fernandes e de Florinda Rosa Batista (Marques Cardoso). Nasceu em Remoães a 31/3/1914 (*). // Casou com Arminda Fernandes Alves, de dezanove anos de idade, natural de Listelo, Portugal, filha de António e de Rosa, na igreja paroquial de São Cipriano de Padrenda, Ourense, a 31/3/1934. // Morreu a 24/12/1986 em Remoães. /// (*) No registo de nascimento foram testemunhas José Cândido Esteves, solteiro, maior, lavrador, e António Augusto Fernandes, casado, escrivão das execuções fiscais, natural da Vila.  

 

FERNANDES, Indalécio. Filho de Gualdino Fernandes e de Maria [dos Prazeres] Rodrigues. Neto paterno de Clara Fernandes; neto materno de Amélia dos Prazeres Rodrigues. Nasceu a 19/3/1932 e foi batizado a 17/4/1938 (!). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1569, de 19/9/1965: «Declaração: eu, Maria de Lurdes Afonso, a residir atualmente em 27, Rue Edouard Vaillante, Champigny Sur Marne, Seine, France, declaro para os devidos efeitos que não me responsabilizo por quaisquer dívidas ou outras obrigações contraídas por meu marido Indalécio Fernandes, atualmente morador em França, mas com última residência na freguesia de Remoães, deste concelho [de Melgaço], pois que me encontro separada de facto dele desde Fevereiro de 1962 (confirmar). Champigny Sur Marne, 1/9/1965. Assinado: Maria de Lurdes Afonso  

 

FERNANDES, João. // Lavrador. // Morreu a 26/9/1880, em sua casa, sita no lugar de Cima de Vila, Remoães, com oitenta (80) anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado no cemitério. // Deixou filhos.

 

FERNANDES, João Batista. Filho de José Luís Fernandes e de Maria Fernandes. Neto paterno de António Fernandes e de Maria Vaz (defuntos); neto materno de Domingos Fernandes e de Constança Gonçalves, todos moradores em Cima de Vila, Remoães. Nasceu a 20/7/1809 e foi batizado a 23 desse mês pelo padre Manuel Afonso. Padrinhos: Bernardo José Gonçalves e sua esposa, Rita de Sousa, da Portela de Remoães. // Casou a 3/9/1837 com Rosa Clara, filha de Luís José Vaz e de Maria Benta Rodrigues, de Remoães. Testemunhas: José Luís Fernandes e João Luís Fernandes. // Com geração.

 

FERNANDES, João Luís. // Faleceu no estado de solteiro, a 18/12/1841, em Cima de Vila, Remoães, e foi sepultado na igreja com ofício de corpo presente de dez padres «e não deixou mais ofícios». // Fizera testamento.

 

FERNANDES, João Manuel. Filho de Manuel António Fernandes e de Maria Josefa Fernandes, rurais, do Cruzeiro de Remoães. // Nasceu por volta de 1800. // Lavrador. // Casou a 8/6/1842 na igreja de Remoães com Mariana, filha de Bernardo José Gonçalves e de Rita Joaquina de Sousa, da Portela de Remoães. Testemunhas: José Manuel Gonçalves e A.J.G. // Com geração. // Faleceu em sua casa do Cruzeiro, a 28/8/1879, com 79 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado no cemitério «desta igreja». // Fizera testamento. // Não deixou filhos vivos.   

 

FERNANDES, João Manuel. Filho de Claudina Rosa Fernandes, solteira, camponesa, moradora no lugar da Costa, freguesia de Remoães. Neto materno de António Fernandes e de Maria Luísa (Tunes?). Nasceu a 5/2/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Fernandes e Antónia Maria Soares, casados, rurais, de Prado. // Faleceu a 10/8/1867.

 

FERNANDES, João Manuel. Filho de José Joaquim Fernandes, de Ferreiros, Alvaredo, e de Maria Josefa Fernandes, de São Cristóvão de Mourentão, Galiza, moradores no Cruzeiro de Remoães. N.p. de Manuel José Fernandes e de Violante da Gaia Torres; n.m. de José Luís Fernandes e de Maria Manuela Gomes. Nasceu a 1/7/1876 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Fernandes e Mariana Gonçalves. // Faleceu em Remoães a 18/4/1944.

 

FERNANDES, João Manuel. Filho de Manuel José Fernandes, natural de Paderne, e de Albertina da Glória Armada, natural de Remoães, lavradores, residentes no lugar da Folia. Neto paterno de Luís Fernandes e de Cândida de Abreu; neto materno de Miquelina Rosa de Armada. Nasceu em Remoães a 27/5/1937 (NM 361). // Aprendeu a profissão dos pais. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 20/10/1957 com Rosa Domingues, natural de Cousso, mas desde os doze anos de idade a residir em Remoães, filha de Aníbal Domingues e de Ernestina Dias. // Pai de Albertina, casada com Alfredo (com geração), de Lindalva, e de Manuel. // Segundo consta, gerou uma criança em Maria de Lurdes Fernandes, sua conterrânea, mas morreu ainda bebé.    

 

FERNANDES, Joaquina Rita. Filha de Manuel Fernandes e de Emília Gonçalves, lavradores, residentes em Barronda, Remoães. N.p. de Manuel Fernandes e de Francisca Nunes, do lugar de Aguezeiro, freguesia de Portovia, Ourense; n.m. de José Luís Gonçalves e de Maria Luísa Esteves, de Remoães. Nasceu a 17/12/1862 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Severino Gonçalves e sua irmã, Joaquina Gonçalves, solteiros, camponeses. // Faleceu em Remoães a 11/9/1948.

 

FERNANDES, José. Filho de Cândida dos Prazeres Fernandes, lavradeira, moradora na freguesia de Remoães. Neto materno de Manuel Fernandes e de Amélia Rita Gonçalves. Nasceu na freguesia de Remoães a 19/1/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Fernandes, solteiro, camponês, e Maria Fernandes, solteira, camponesa. 

 

FERNANDES, José. Filho de Gualdino Fernandes e de Maria Rodrigues. Neto paterno de Clara Fernandes; neto materno de Amélia (ou Aurélia) dos Prazeres Rodrigues. Nasceu a 30/6/1945.

 

FERNANDES, José Luís. Filho de Manuel António Fernandes e de Maria Josefa Fernandes, moradores no Cruzeiro. N.p. de Cristóvão Fernandes e de Suzana de Araújo; n.m. de António Fernandes e de Maria Vaz, de Cima de Vila, todos de Remoães. Nasceu a 16/3/1805 e foi batizado no dia seguinte pelo padre Manuel Luís Gonçalves. Padrinhos: José Fernandes e esposa, Maria Fernandes, de Cima de Vila. Testemunhas: o padre Manuel Afonso e o mordomo da igreja, Mateus Gonçalves.   

 

FERNANDES, José Luís. // Morreu a 16/11/1846, no lugar de Cima de Vila, Remoães, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de assistência de vinte padres. No dia 18 desse mês fizeram-lhe mais dois ofícios, cada um de assistência de doze sacerdotes. // Nota: é possível que seja o mesmo de cima.    

 

FERNANDES, José Manuel. Filho de ------- Fernandes e de ----------------------. Nasceu em Remoães a --/--/189-. // Fez exame do 1.º grau na Escola Conde de Ferreira, Vila, a 15/7/1907, obtendo um óptimo. 

 

FERNANDES, Leonardo. Filho de Gualdino Fernandes e de Maria de Jesus Rodrigues. Nasceu em Remoães a --/--/1938 (NM 395). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1539, de 27/12/1964: «No dia 19 fomos surpreendidos pela infausta notícia de haverem falecido em França, vítimas de desastre, o nosso conterrâneo e amigo, senhor Leonardo Fernandes e sua esposa, que entre nós gozavam de gerais simpatias. O Leonardo do Gualdino, como era conhecido, apesar dos seus 28 anos de idade, era muito estimado, devido ao seu fino trato, e respeitador, motivo porque deixou em todos quantos o conheciam uma profunda saudade. Que descanse em paz, o infeliz Leonardo, e - a toda a família enlutada - os nossos sentimentos     

 

FERNANDES, Lourenço Francisco. Nasceu em Ceclinhos, partido judicial de Caniça, Galiza, por volta de 1798. // Morreu a 26/1/1870, em casa de António Francisco Fernandes, sita em Canle, Remoães, com 72 anos de idade, viúvo de Maria Mouro, e foi sepultado na igreja de Remoães no dia seguinte à sua morte. // Deixou filhos.  

 

FERNANDES, Luís. Filho de José Joaquim Fernandes e de Maria [Josefa] Fernandes. Neto paterno de Manuel José Fernandes e de Violante da Gaia Torres, de Ferreiros, Alvaredo, todos rurais; neto materno de José Luís Fernandes e de Manuela Gomes, de São Cristóvão de Mourentão, Galiza. Nasceu em Remoães a 4/12/1872 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: os seus tios paternos, Januário Fernandes e Rosa Fernandes, do lugar de Ferreiros, Alvaredo. // Era solteiro, ferreiro, morava no lugar do Cruzeiro, freguesia de Remoães, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 20 de Janeiro de 1901 com Cândida de Abreu, nascida na freguesia de Paderne a 7 de Maio de 1872, filha de José Ventura de Abreu e de Lucinda Libânia de Castro. Testemunhas: Manuel de Abreu, solteiro, lavrador, residente no lugar da Várzea, Paderne, e Joaquim Gregório, solteiro, mordomo da igreja paroquial de Paderne, morador no lugar da Costa. // Depois do casamento foi morar com a esposa para a freguesia dela. // Ficou viúvo no ano de 1912. // Faleceu em Paderne a 26/1/1952. // Pai de Manuel José Fernandes (ver em Paderne).  

 

FERNANDES, Luís Eduardo. Filho de António Maria Fernandes (1908/1958) e de Deolinda da Ascensão Pinto. Nasceu em Remoães a 29/12/1938. // Casou em Prado a 18/10/1959 com Ana de Nazaré, filha de Rita Marinha Gonçalves. // Faleceu no lugar do Pombal, Remoães, a --/--/1995. // (ver NM 433 e VM 1042).

 

FERNANDES, Luís Manuel. Filho de João Batista Fernandes e de Rosa Vaz. N.p. de José Fernandes e de Maria Fernandes; n.m. de Luís Vaz e de Maria Benta Rodrigues, todos moradores em Cima de Vila, Remoães. Nasceu a 16/3/1850 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os tios maternos, padre Luís José Vaz e Joana Vaz.

 

FERNANDES, Luísa. // Faleceu a 8/3/1854, no lugar de Cima de Vila, freguesia de Remoães, no estado de casada com João Ventura de Sousa, e foi sepultada na igreja no dia seguinte com ofício de corpo presente de assistência de dez sacerdotes «na forma da sua disposição testamentária».

 

FERNANDES, Luísa Sampaio. // Em 1938 era professora da escola de Remoães, sita no lugar do Pombal (NM 397, de 15/5/1938).

 

FERNANDES, Manuel. // Morreu no estado de solteiro, a 5/4/1858, no lugar de Canle, Remoães, com falta de juízo, e foi sepultado na igreja a sete desse mês e ano, com ofício de corpo presente de assistência de 26 padres. 

 

FERNANDES, Manuel. Filho de --------- Fernandes e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1829. // Morreu no lugar da Portela de Remoães a --/--/1916, com oitenta e sete (87) anos de idade (Correio de Melgaço n.º 229, de 17/12/1916).

 

FERNANDES, Manuel. Filho de José Joaquim Fernandes e de Maria Fernandes, moradores no lugar do Cruzeiro, Remoães. Neto paterno de Manuel José Fernandes e de Violante da Gaia Torres, do lugar de Ferreiros, Alvaredo; neto materno de José Luís Fernandes e de Manuela Gomes, de São Cristóvão de Mourentão, Galiza, rurais. Nasceu em Remoães a 30/10/1870 e foi batizado na igreja paroquial a 3 de Novembro desse mesmo ano. Padrinho: João Manuel Fernandes, lavrador, do lugar do Cruzeiro. // Morreu em Remoães a 30/12/1942. 

 

FERNANDES, Manuel. Filho de Carlos Manuel Fernandes e de Florinda Rosa Marques Cardoso. Nasceu a --/--/189- (ou 19--). // S.m.n. 

 

FERNANDES, Manuel António. // Morreu a 1/2/1832, no lugar do Cruzeiro, Remoães, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. // Fizera testamento.

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de Joana Fernandes, do lugar de Barreiros, Santa Cristina de Baleixe, Tui, Galiza. Neto materno de Tomás Fernandes e de Maria Antónia Fernandes. Nasceu a 31/8/1854 e foi batizado na igreja a 2 de Setembro desse ano. Padrinhos: António Manuel Gomes da Rosa, viúvo, do lugar de Gondomar, e Mariana de Araújo, viúva, do lugar da Folia.

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de Claudina Rosa Fernandes, solteira, moradora no lugar da Costa, Remoães. Neto materno de António Fernandes e de Maria Luísa. Nasceu a 23/9/1860 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Gomes da Rosa, viúvo, da Casa de Gondomar, e Teresa Teixeira, viúva, do lugar do Cruzeiro, freguesia de Remoães.

 

FERNANDES, Manuel Joaquim. Filho de Joaquina Fernandes, solteira, camponesa, remoalense. Neto materno de Manuel Fernandes e de Emília Gonçalves. Nasceu no lugar da Barronda, freguesia de Remoães, a 4/3/1893 e foi batizado na igreja paroquial a 6 desse dito mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e a sua tia materna, Maria Fernandes, solteira, camponesa, natural de Remoães. // Pediu às autoridades militares adiamento da sua encorporação nas forças armadas de 1913 para 1914 (Correio de Melgaço n.º 62, de 17/8/1913). Não sei se cumpriu o serviço militar.

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de Carlos Manuel Fernandes, natural de Penso, e de Florinda Cardoso, natural de Remoães, onde moravam, no lugar da Igreja. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Francisca Fernandes; neto materno de Maria Joaquina Cardoso. Nasceu em Remoães a 15/1/1911 e foi batizado na igreja paroquial a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel José Quintela, casado, e Laurinda Quintela, solteira, camponesa. // Casou na igreja paroquial da Gave a 3/2/1944, com Maria da Conceição Esteves. // Morreu na dita freguesia da Gave a 8/1/1987.   

 

FERNANDES, Manuel Maria. Filho de Manuel Fernandes e de Emília Gonçalves, lavradores, residentes na Barronda, Remoães. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Francisca -------------, de Agoreda, Portovia, Ourense; neto materno de José Luís Gonçalves e de Maria Luísa ----------, de Remoães. Nasceu a 17/11/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Manuel Gomes da Rosa, viúvo, e sua neta, Maria Esménia, da Casa de Gondomar, proprietários. // Casou na igreja de Remoães, a 28/6/1899, com Maria Esménia, solteira, maior de 30 anos de idade, filha de Francisco Manuel Cardoso e de Luísa Almuinha, de Remoães. Testemunhas: Ponciano Ferreira e Maria Cardoso, solteiros, também de Remoães.      

 

FERNANDES, Maria. // Faleceu no estado de viúva, e demente, a 7/5/1847, no lugar de Cima de Vila, freguesia de Remoães, e foi sepultada na igreja a nove desse mês e ano, com ofício de 17 sacerdotes; no dia seguinte fizeram por sua alma mais dois ofícios, cada um de assistência de catorze eclesiásticos.

 

FERNANDES, Maria. // Faleceu no estado de viúva, a 23 de Abril de 1848, no lugar do Cruzeiro, freguesia de Remoães, e foi sepultada na igreja paroquial no dia seguinte, com ofício de corpo presente de catorze (14) sacerdotes; posteriormente fizeram por sua alma mais dois ofícios, cada um de assistência de dez padres. // Deixou testamento.                                                                                                                                                                                                                                 

FERNANDES, Maria das Dores. Filha de António Augusto Fernandes e de Luísa de Jesus Cardoso. Nasceu em Remoães a --/--/1932 (NM 138, de 7/2/1932). // Faleceu no lugar da Laje a --/--/1932, com apenas oito meses de idade (NM 170, de 23/10/1932).

 

FERNANDES, Maria Helena. Filha de Gualdino Fernandes e de Maria Rodrigues. Neta paterna de Clara Fernandes; neta materna de Amélia (ou Aurélia) dos Prazeres Rodrigues. Nasceu a 16/8/1939.

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de João Batista Fernandes e de Rosa Clara Vaz, lavradores, residentes em Cima de Vila, Remoães. N.p. de José Luís Fernandes e de Maria Fernandes; n.m. de Luís Manuel Vaz e de Maria Benta Rodrigues. Nasceu a 18/9/1840 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: padre Luís José Vaz e Maria Joaquina Vaz, do sobredito lugar. // Lavradeira. // Casou na igreja de Remoães a 27/2/1870 com José Maria de Sousa Pinto (Araújo), de 42 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Prado, filho de Joaquim António de Sousa Araújo e de Ana Luísa Lopes Pinto. Testemunhas presentes: padre Luís José Vaz e João António Mendes, solteiro, rural. // Em 1914, aquando do nascimento da sua neta Eva da Conceição de Sousa Pinto, ainda estava viva, mas já viúva há muitos anos. // Faleceu a 15/6/1924.       

 

FERNANDES, Maria Joaquina. Filha de José Joaquim Fernandes e de Maria Josefa (ou Maria Manuela) Fernandes, moradores no Cruzeiro de Remoães. Neta paterna de Manuel José Fernandes e de Violante da Gaia Torres, do lugar de Ferreiros, Alvaredo; neta materna de José Fernandes e de Maria Manuela Gomes, de São Cristóvão de Mourentão, Galiza. Nasceu em Remoães a 17/11/1878 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: os seus tios paternos, António Fernandes e sua esposa, Ana Fernandes, do lugar de Ferreiros, freguesia de Alvaredo. // Faleceu na freguesia de Remoães a 23/11/1949.  

 

FERNANDES, Maria José. Filha de Manuel Fernandes e de Emília Rita Gonçalves. Neto paterno de Manuel Fernandes e de Francisca Nunes, do lugar de Aguazeiro, bispado de Ourense; neto materno de José Luís Gonçalves e de Maria Luísa Esteves, da Portela de Remoães. Nasceu a 10/4/1873 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Severo de Carvalho e Henriqueta Gonçalves, de Remoães. // Faleceu na freguesia natal a 27/2/1961. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário