sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Lamas de Mouro)

Por Joaquim A. Rocha


// continuação...


ESTEVES

 

ESTEVES, Ana Rosa. Filha de José Esteves e de Isabel Gregório. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Cecília Esteves, de Queimadelo, Castro Laboreiro; neta materna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 9/3/1864 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Esteves. // Nota: deve ter sido esta senhora que em 1914 pediu à Câmara Municipal de Melgaço o subsídio a que se referia o artigo 175 do Regulamento do Serviço Militar, ao qual a Câmara respondeu: «para atender logo que haja verba» (ver Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914).

 

ESTEVES, Antónia Maria. Filha de Francisco Esteves e de Ana Rosa Domingues, de Pousafoles, Fiães. // Lavradeira. // Faleceu a 12/7/1898, na casa da residência paroquial, no lugar da Igreja, Lamas de Mouro, só com a extrema-unção, por ter ficado privada do uso da fala, e transtornada, devido a um ataque que sofrera, com 69 anos de idade, casada com José Luís Domingues, moradores em Pousafoles, Fiães, e ela a residir (devido à doença) em Lamas de Mouro, e foi sepultada no adro da igreja de Fiães «destinado para os enterramentos naquela freguesia», para onde fora transportada. // Com geração. 

 

ESTEVES, António Bento. Filho de José Esteves e de Isabel Gregório, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Cecília Esteves, de Queimadelo, Castro Laboreiro; neto materno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 8 ou a 10/2/1862 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, lavrador, residente no Vido, Castro Laboreiro, e sua mulher, Ana Rosa Domingues. // Faleceu a 22/10/1863. (Era o terceiro filho do casal e o segundo do nome).  

 

ESTEVES, António José. Filho de Manuel José Esteves, natural de São Cipriano de Padrenda, Galiza, e de Rosa Alves, natural de Lamas de Mouro, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de José Esteves e de Maria Marques; neto materno de Domingos José Alves e de Luísa Teresa Esteves. Nasceu em Lamas de Mouro a 15/7/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, casado, e Maria Rodrigues, viúva, camponeses, moradores no lugar de Cima, Lamas de Mouro. // Casou em França, civilmente, a 5/6/1971, com Maria Domingues Salgar (ou Saugar). // Faleceu em Alvaredo a 25/12/1993 e foi sepultado no cemitério de Lamas de Mouro. // Deixou esposa, filhos, noras, genros e netos (VM 999).

 

ESTEVES, António Modesto. // Nasceu por volta de 1948. // Morreu em Lamas de Mouro a --/--/2020, com 72 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2020).  

 

ESTEVES, Felisbela. Filha de Guilhermina Esteves, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta materna de João Manuel Esteves e de --------------------------, naturais de Trás-os-Montes. Nasceu em Lamas de Mouro a 20/3/1898 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz, casado, natural de Cubalhão, cabo da Guarda Fiscal no posto de Alcobaça, e Carolina Rosa Esteves, solteira, camponesa, moradora no lugar de Alcobaça, Fiães.   

 

ESTEVES, Francisco (Padre). // Em Julho de 1880 era pároco de Lamas de Mouro, concelho de Melgaço.

 

ESTEVES, Isabel. Filha de Simão Esteves e de Isabel Domingues, do Gavião. // Lavradeira. // Faleceu no Gavião, Lamas de Mouro, a 20/7/1888, com 72 anos de idade, viúva de Manuel Pires, e foi sepultada na igreja a 22 desse mês, pelas doze horas. // Com geração. 

 

ESTEVES, Isabel. Filha de José Manuel Esteves e de Maria Luísa Esteves, de Campelo. Nasceu nesse lugar de Castro Laboreiro. // Faleceu no lugar de Touça, Lamas de Mouro, a 23/3/1886, casada com Domingos Domingues, e foi sepultada na igreja de Lamas de Mouro.

 

ESTEVES, Joaquina. // Nasceu por volta de 1866. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a --/--/1932, com 66 anos de idade (NM 174, de 27/11/1932).

 

ESTEVES, Joaquina Rosa. Filha de José Esteves e de Isabel Gregório. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Cecília Domingues, de Falagueiras, Castro Laboreiro; neta materna de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 16/10/1865 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Ana Rosa Domingues, do lugar do Vido, Castro Laboreiro. // Era solteira, lavradora, morava no lugar da Igreja, quando casou na igreja paroquial a 4/5/1905 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Domingues, de 61 anos de idade, solteiro, rural.   

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel António Esteves (já defunto em 1854) e de Cecília Domingues, do lugar de Doma, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 25/6/1854, com Isabel, filha de Manuel Gregório e de Catarina Domingues, natural de Lamas de Mouro.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de José Esteves e de Isabel Gregório, de Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel Esteves e de Cecília Domingues, castrejos; neto materno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues, lamacenses. Nasceu a 12 (?) de Janeiro de 1859 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro. Padrinho: Manuel Esteves, castrejo. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Guilhermina Esteves, da Açoreira, Fiães. Neto materno de João Manuel Esteves e de sua mulher (cujo nome se ignorava), de Trás-os-Montes. Nasceu a 13/10/1886 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Albano -------- e Maria Cacheira (?), da Peneda, Gavieira. (À margem: «casou em Buenos Aires»). 

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de José Esteves, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Marques, natural do lugar de Lapela, freguesia de São Cipriano de Padrenda, diocese de Tui, lavradores, residentes na freguesia de Lamas de Mouro, Melgaço. Nasceu no dito lugar de Lapela, Galiza, por volta de 1867, e foi batizado na igreja do mosteiro de Fiães. // Tinha 35 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar onde nascera, quando o presbítero José Maria Alves o casou na igreja paroquial de São João Batista de Lamas de Mouro a 6/10/1902 com a sua (do noivo) parente Rosa Alves, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, natural do lugar de Alcobaça, freguesia de Santa Maria de Fiães, residente no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro, filha de Domingos José Alves, natural de Castro Laboreiro, e de Lina Teresa Esteves, natural de Fiães, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Testemunhas: António Domingues “Carriço” e Manuel José Alves, ambos casados, lavradores, residentes no lugar de Cima, Lamas de Mouro.       

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de José Esteves e de Isabel Gregório. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Cecília Domingues, castrejos; neto materno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues, lamacenses. Nasceu a 5/4/1857 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro. Padrinhos: ------- Domingues e sua mulher, Rosa Gregório, de Lamas de Mouro.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de José Esteves e de Isabel Gregório, moradores no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Cecília Domingues; neto materno de Manuel Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a 2/3/1873 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Maria Pereira e José (?) Alves “Senra”. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 31/10/1912 com Justina, nascida em São Paio a 22/8/1888, filha de Manuel José Marques e de Carolina Rosa Gonçalves. Ambos se finaram em São Paio: ele a 26/7/1929 e a sua viúva a 19/3/1967.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel António Esteves, natural da freguesia de São Cipriano de Padrenda, diocese de Tui, e de Rosa Alves, natural da freguesia de Fiães, concelho de Melgaço, lavradores, residentes em Lamas de Mouro. Neto paterno de José Esteves e de Maria Joaquina Marques; neto materno de Domingos José Alves e de Luísa Teresa Esteves. Nasceu em Lamas de Mouro a 27/9/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, camponeses, moradores no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro.    

 

ESTEVES, Maria. Filha de José Esteves e de Isabel Gregório, lavradores, residentes no lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Cecília Domingues; neta materna de Manuel José Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 5/4/1860 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e Cecília Domingues, viúva, ambos moradores em Queimadelo, Castro Laboreiro. // Faleceu a 22/9/1916. // (Era a segunda filha do casal).

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Guilhermina Esteves, solteira, moradora em Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta materna de João Manuel Esteves e de (o padre ignorava o seu nome, mas sabia que era de Trás-os-Montes). Nasceu a 5/4/1889 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, de Alcobaça, Fiães (representado por António Joaquim Domingues, casado, lavrador, do lugar de Cima, Lamas de Mouro), e Maria Rosa Alves, solteira, de Alcobaça, Fiães. // Faleceu no dito lugar a 4/1/1892, com apenas 33 meses de idade, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. (À margem, e escrito por funcionários da CRCM, diz-se que casou com Joaquim Gonçalves, de Fiães, a 29/9/1921, e que faleceu a 29/10/1965 em Lamas de Mouro; ou o padre se enganou, ou enganaram-se os da Conservatória).

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Guilhermina Esteves, solteira, lavradora, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta materna de João Manuel Esteves e de (ignoravam o nome). Nasceu a 22/10/1892 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Domingues, solteira, lavradora, do lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães. 

 

ESTEVES, Palmira. // Casou em Lamas de Mouro a --/--/1931 com Germano Augusto Fontes (NM 130, de 15/11/1931).

 

ESTEVES, Raul. Filho de ----------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Rosa Domingues. // Faleceu em Alcobaça, Fiães, a 18/1/1996, e foi sepultado no cemitério de Lamas de Mouro.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de José Esteves e de Isabel Gregório. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Cecília Domingues; neta materna de Manuel José Gregório e de Catarina Domingues. Nasceu a 26/3/1868 e foi batizada na igreja de Lamas de Mouro no dia seguinte. Padrinhos: Bento Domingues e sua mulher, Rosa Gregório. // Faleceu a 17/3/1950 (?). 

 

FERNANDES

 

FERNANDES, Abílio. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Gavião, freguesia de Lamas de Mouro. Neto paterno de José Fernandes e de Maria Joaquina Domingues; neto materno de Domingos Domingues e de Joaquina Pires. Nasceu no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, a 9/11/1897, e foi batizado na igreja paroquial a catorze desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues e Rosa Domingues, solteiros, camponeses, moradores no lugar de Gavião, tios maternos do batizando. // Proprietário. // Casou na CRCM (e na igreja de Prado) a 7/10/1922 com Palmira de Jesus Bernardo, proprietária, nascida no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro, a 24/3/1897, filha de António Bernardo e de Maria Luísa Domingues. // Moraram na Corredoura, freguesia de Prado, concelho de Melgaço. // Foi emigrante em Madrid e noutras terras espanholas; depois estabeleceu-se no lugar da Corredoura com a “Madrilena”. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 237, de 24/6/1934: «No dia vinte e dois, pelas vinte e duas horas, foi agredido pela malta que costuma fazer arraial noturno no lugar do Cruzeiro da Serra, Prado, Abílio Fernandes, mais conhecido pelo “Abílio Chancas”, casado, proprietário, do lugar da Corredoura, da mesma freguesia. O Abílio Fernandes regressava desta vila a casa quando ao passar junto de um estabelecimento, onde costuma reunir-se a malta, foi insultado e agredido. A malta perseguiu ainda o Abílio Fernandes pela estrada de Paderne, agredindo-o de novo, mas aos gritos de socorro, soltados pela vítima e por alguns vizinhos que presenciaram indignados a agressão, a malta deu às de Vila Diogo. Pouco depois compareceu no local o regedor da freguesia, senhor António Soares, que procurou avistar-se com o senhor administrador do concelho, a quem expôs as proezas praticadas pela malta, prometendo aquela digna autoridade tomar as devidas providências no sentido de terminarem os abusos e as desordens que constantemente se dão naquele lugar.» // No final da sua vida sofreu de doença mental. // Morreu a 15/8/1948 (declarada a sua morte presumida). // Pai de Maria de Ascensão, nascida em Prado a 25/5/1925 e ali falecida a 6/4/2001. 

 

FERNANDES, António. Filho de --------- Fernandes e de Maria Rosa Domingues, viúva. // Faleceu a 28/4/1875, em Gavião, Lamas, com 27 anos de idade, solteiro.

 

FERNANDES, António. Filho de José Fernandes e de Joaquina Domingues, do Gavião. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 30/8/1886, com Maria, de 29 anos de idade, solteira, filha de António Afonso e de Isabel Maria Domingues, de Touça.

 

FERNANDES, António. Filho de Domingos Fernandes e de Maria Angelina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1937 (NM 362, de 25/7/1937).

 

FERNANDES, António. Filho de ------- Fernandes e de ----------------------------. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/19--. // Casou com Maria de Lurdes, padernense. // Em 1992 o casal residia na Portela de Paderne (VM 956).

 

FERNANDES, António José. Filho de José Fernandes e de Maria Joaquina Domingues, de Alcobaça, Lamas. Neto paterno de Manuel José Fernandes e de Isabel Fernandes, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; neto materno de João Batista e de Domingas Gonçalves, de Gavião, Lamas de Mouro. Nasceu a 5/3/1855 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Domingas (ou Domingos) Domingues e seu filho, Luís Domingues.

 

FERNANDES, Artur. Filho de Domingos Fernandes e de Maria Angelina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1937 (NM 362, de 25/7/1937).

 

FERNANDES, Francisco. Filho de Rosa Fernandes, natural de Estivadas, Paderne. Nasceu por volta de 1857. // Lavrador. // Tinha 30 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 24/4/1887, com Teresa, de 40 anos de idade, solteira, filha de António Alves e de Maria Luísa de Almeida, lamacenses. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 21/6/1894, com 37 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. 

 

FERNANDES, José Maria. Filho de José Fernandes e de Maria Joaquina Domingues, de Gavião. Neto paterno de Manuel José Fernandes e de Isabel Fernandes; neto materno de João Batista e de Domingas Gonçalves. Nasceu a 27/3/1858 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Lamas de Mouro a 30/7/1890, com Ana, de 31 anos de idade, solteira, sua conterrânea, moradora em Deba, Galiza, filha de António Afonso e de Isabel Maria Domingues, moradores nessa terra galega. Testemunhas: António José Alves, casado, lavrador, lamacense, e Manuel Afonso, solteiro, brasileiro, da paróquia de Deba, Galiza.    

 

FERNANDES, Júlio. Filho de Maria Fernandes, solteira, lavradora, residente no lugar de Gavião, Lamas de Mouro. Neto materno de José Fernandes (já falecido) e de Joaquina Domingues. Nasceu a 13/2/1889 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro a 17 desse mês e ano. Madrinha: Maria Afonso, casada, lavradeira, do lugar de Giuzo (ou Ginzo), freguesia de Deba, Galiza. // Como a sua mãe era muito pobre, incapaz de lhe assegurar o sustento, Ludovina Domingues, solteira, do dito lugar de Gavião, com o consentimento da vizinha, levou o menino à Câmara Municipal de Melgaço a 8/5/1889, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 368. // Nesse dia oito foi entregue à ama, Maria Rosa Vasques, casada com António F. Durães, do lugar de Requeijo, Rouças. // A 10/5/1889 mudou para a ama-de-leite Joaquina Gomes Monteiro, casada com António Esteves, do lugar de Paço, Rouças. // Em virtude desta última ama ter ficado grávida o miúdo teve que mudar para outra, Margarida Mendes, do lugar dos Esteves, freguesia de Alvaredo. // Faleceu a 22/9/1889, estando em companhia da ama Margarida Mendes.        

 

FERNANDES, Laurinda. Filha de Manuel José Fernandes, natural de Fiães, e de Maria Rosa Domingues, natural de Lamas de Mouro, lavradores, residentes no lugar de Gavião, Lamas de Mouro. Neta paterna de José Fernandes e de Maria Joaquina Domingues; neta materna de Domingos Domingues e de Joaquina Pires. Nasceu em Lamas de Mouro a 18 de Dezembro de 1899 e foi batizada na igreja paroquial a 20 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o padre Manuel Francisco Domingues, natural da freguesia de Fiães, e Rosa Domingues, solteira, do lugar do Gavião, Lamas de Mouro. // Faleceu a 7/2/1902 na casa de residência de seus avós maternos, sita no lugar de Gavião; a sua mãe já tinha falecido.    

 

FERNANDES, Luís. Filho de Manuel José Fernandes (já defunto em 1855) e de Isabel Fernandes, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 4/7/1855, com Isabel Maria, filha de João Batista (já defunto) e de Domingas Domingues, de Gavião, Lamas de Mouro. // Faleceu a 2/6/1858 e foi sepultado na igreja a 4 desse mês e ano. // Estava casado com Isabel Domingues e morava em Gavião, Lamas de Mouro.

 

FERNANDES, Luís Manuel. Filho de ----------- Fernandes e de -------------------------------, naturais de Lamas de Mouro. Nasceu na Galiza a --/--/18--. // Em 1914 morava em Trigueira, Ourense. Nesse ano pedia à Câmara Municipal de Melgaço para ser considerado cidadão português e para ser inscrito no recenseamento militar de 1914 pela freguesia de Lamas de Mouro, o que foi aceite (ver Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914). 

 

FERNANDES, Manuel António. Filho de Francisco António Fernandes e de Rosa Martins. // Tinha 28 anos de idade, morava na Peneda, freguesia da Gavieira, onde nascera, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 19/8/1872, com Isabel, de 30 anos de idade, filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Afonso, moradora em Lamas de Mouro.

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de José Fernandes e de Maria Joaquina Domingues, naturais de Lamas de Mouro. Nasceu nesta freguesia por volta de 1852. // Casou na igreja de Fiães a 16/8/1885 com Maria Joaquina Domingues, de 24 anos de idade, solteira, natural de Fiães, moradora no lugar de Alcobaça, filha de António Domingues (Amigo) e de Maria Rosa Domingues, fenalenses. // Tinha 44 anos de idade, estava viúvo da dita Maria Joaquina Domingues, morava em Alcobaça, Fiães, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a 21/12/1896, com Maria Rosa, de 31 anos de idade, solteira, lavradora, residente em Gavião, filha de Domingos Domingues e de Joaquina Pires. // Com geração.  

 

FERNANDES, Manuel José. Filho de Luís Fernandes e de Isabel Maria Domingues, moradores no lugar de Gavião, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel José Fernandes e de Isabel Fernandes; neto materno de João Batista e de Domingas Domingues. Nasceu a 13/4/1857 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Casou na igreja de Fiães a 26/11/1890 com Maria do Carmo Domingues, nascida naquela freguesia a 22/2/1869, moradora no lugar de Pousafoles, filha de Francisco Domingues e de Clara Domingues. Testemunhas presentes: José Domingues (Lengo), casado, rural, do lugar da Assureira, freguesia de Padrenda, Galiza, e Manuel José Domingues, casado, lavrador, do lugar de Pousafoles, freguesia de Fiães, Melgaço. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 50, de 17/2/1930: «Fiães, Adedela, 14/2/1930. Acha-se em franca convalescença Manuel Fernandes, do lugar de Pousafoles. Por motivo da sua grave enfermidade e na expectativa de um desenlace fatal, pois o médico prognosticara ser gravíssimo o seu estado, vieram passar alguns dias em sua companhia seus filhos Constantino Fernandes, aluno do 2.º ano do curso teológico, e José Fernandes, aspirante-alferes da Secretaria Militar do Porto, que já regressaram às suas ocupações. Parabéns a todos.» // Morreu no dia 2/12/1935 na residência paroquial, sita no lugar da Igreja, freguesia de Cerdal, concelho de Valença, onde seu filho, padre Constantino António Fernandes, era pároco. // Os seus restos mortais jazem no cemitério de Cerdal. // É pai também de Avelino de Jesus, de Faustino, de Ortelinda, e de José Fernandes, entre outros (ver na freguesia de Fiães).   

 

FERNANDES, Marcolino. Filho de ---------- Fernandes e de ---------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/1---. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a --/--/1931 com Maria Alves (Noticias de Melgaço n.º 131, de 22/11/1931).

 

FERNANDES, Maria. Filha de José Fernandes e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Gavião. Neta paterna de Manuel José Fernandes e de Isabel Fernandes; neta materna de João Batista Domingues e de Domingas Gonçalves. Nasceu a 18/6/1861 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Fernandes, solteiro, lavrador, residente na Várzea Travessa, Castro Laboreiro, e Isabel Fernandes, viúva. // Lavradeira. // Faleceu a 27/7/1897, em casa de seu irmão, Manuel José Fernandes, sita em Alcobaça, Fiães, de morte repentina, no estado de solteira, e foi sepultada no adro da igreja de Lamas de Mouro. Morava no lugar de Gavião, freguesia de Lamas de Mouro.     

 

FERNANDES, Maria Antónia. Filha de António Fernandes e de Isabel Gonçalves. // Faleceu no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, sua terra natal, de repente, a 7/3/1876, com 70 anos de idade, casada com Manuel José Domingues. // Deixou três filhos.

 

FERNANDES, Oliveiros. Filho de Domingos Fernandes e de Maria Angelina Domingues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1938 (NM 427, de 1/1/1939).

 

FERNANDES, Rosa. Filha de António Fernandes e de Isabel Gonçalves, lavradores. // Faleceu em sua casa, sita no lugar do Gavião, Lamas de Mouro, a 4/7/1882, com 60 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Domingues. // Deixou uma filha.   

 

GERALDES

 

GERALDES, Manuel José. Filho de José Geraldes e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 33, de 6/10/1929).

 

GERALDES, Rosa de Jesus. Filha de ---------- Geraldes e de ---------------------------------. Nasceu por volta de 1926. // Faleceu a --/--/1931, no lugar de Alcobaça, com apenas cinco anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 123, de 6/9/1931). // NOTA: ver na freguesia de Fiães o apelido Geraldes.

 

GONÇALVES

 

GONÇALVES, Adelino Augusto. Filho de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves, lavradores, residentes em Senra, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Domingues; neto materno de José Alves “Senra” e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 19/6/1874 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Alves “Senra”, lavrador, e sua mulher, Albina Domingues, moradores no lugar de Senra.

 

GONÇALVES, Albina. Filha de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves, lavradores, do lugar de Cima, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Domingues; neta materna de José Alves “Senra” e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 19/6/1876 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.    

 

GONÇALVES, Alexandrina Rosa. Filha de José Gonçalves e de Joaquina Afonso, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues; neta materna de Domingos Afonso e de Maria Afonso. Nasceu em Lamas de Mouro a 5/5/1902 e foi batizada na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Bernardo, casado, morador no lugar de Touça, e Maria da Glória Bernardo, solteira, moradora no lugar da Igreja, rurais. // Casou na CRCM a 1/5/1922 com Manuel José Domingues. // Faleceu na Vila de Melgaço a 4/3/1976.   

 

GONÇALVES, Ana. Filha de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria da Conceição (ou Maria Caetana) Domingues; neta materna de José Alves “Senra” e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 2/1/1870 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Isabel Gonçalves, solteira. 

 

GONÇALVES, António. Filho de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues. // Tinha 25 anos de idade, morava em Lamas de Mouro, onde nascera, quando casou na igreja da sua terra, a 13/10/1870, com Maria Rosa, de 24 anos de idade, filha de Manuel Domingues e de Rosa Afonso.

 

GONÇALVES, Balbina. Filha de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana; neta materna de José Alves “Senra” e de Maria Pereira. Nasceu a 18/1/1868 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Madrinha: Isabel Gonçalves, solteira. 

 

GONÇALVES, Domingos. Filho de José Gonçalves e de Maria (Mamede?), lavradores. // Faleceu em Lamas de Mouro a 30/3/1870, com 82 anos de idade, viúvo, e foi sepultado na igreja paroquial. // Fizera testamento. // Deixou filhos.

 

GONÇALVES, Emília. Filha de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Afonso; neta materna de José Alves e de Maria Rosa Pereira. Nasceu a 6/8/1871 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e Ana Joaquina Alves. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a --/--/1938, com 66 anos de idade. // (NM 400).  

 

GONÇALVES, Francisco. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria Caetana de Jesus. Nasceu por volta de 1822. // Casou na igreja de Lamas de Mouro a 29/8/1854 com Mariana, filha de José Alves “Senra” e de Maria Rosa Pereira, todos de Lamas de Mouro. Testemunhas: António Pereira, José Pereira “Bacelar”, e Manuel António Afonso. // Faleceu no lugar de Cima, Lamas de Mouro, a 22/10/1887, com 65 anos de idade.

 

GONÇALVES, Joaquim. Filho de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana Domingues. // Faleceu em Senra, Lamas de Mouro, a 15/4/1875, com 45 anos de idade, no estado de solteiro.

 

GONÇALVES, Joaquim. Filho de Joaquim Gonçalves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1930 (NM 85, de 9/11/1930).

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria de Pinho, lavradores, lamacenses. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1831. // Faleceu no lugar do Casal, Paços, a 22/6/1938, com 107 anos de idade, no estado de solteira, e foi sepultada no cemitério dessa freguesia ribeirinha. // (ver Notícias de Melgaço n.º 403). // Mãe de Constança Gonçalves.

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana de Jesus; neta materna de José Alves “Senra” e de Maria Pereira. Nasceu a 12/4/1863 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves “Senra” e Ana Joaquina Alves “Senra”. // Faleceu a 25/7/1863.

 

GONÇALVES, Joaquina. Filha de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana de Jesus; neta materna de José Alves “Senra” e de Maria Pereira. Nasceu a 10/2/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os avós paternos.     

 

GONÇALVES, José. Filho de Francisco José Gonçalves e de Mariana Alves “Senra”. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana de Jesus; neto materno de José Alves “Senra” e de Maria Pereira. Nasceu a 19/3/1859 e foi batizado na igreja de Lamas de Mouro. Padrinhos: os seus avós paternos.

 

GONÇALVES, José Joaquim. Filho de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues, moradores em Alcobaça, Lamas de Mouro. Neto paterno de João Batista Gonçalves e de Maria Gonçalves, de Várzea Travessa, Castro; neto materno de Francisco Domingues e de Maria Rosa Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Nasceu a 31/5/1863 e foi batizado a 4 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: António Joaquim Domingues e sua irmã, Maria Domingues, solteiros, do lugar de Alcobaça. // Lavrador. // Casou na igreja de Fiães a 6/8/1891 com Joaquina Afonso, de 16 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Alcobaça, Fiães, filha de Domingos Afonso, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Afonso, natural de Fiães. Testemunhas presentes: João António da Cunha, casado, oficial de diligências, António Joaquim da Cunha, solteiro, lavrador, ambos de Chão de Cancela, e Manuel Joaquim Alves, solteiro, camponês, do lugar de Ladronqueira, todos da freguesia de Fiães. // Faleceu em Fiães a 18/12/1916.

 

GONÇALVES, Josefina. Filha de José Gonçalves e de Josefina Afonso, lavradores, residentes no lugar de Alcobaça, freguesia de Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues; neta materna de Domingos Afonso e de Maria Afonso. Nasceu em Lamas de Mouro a 27/8/1895 e foi batizada na igreja paroquial a 29 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: José Afonso, solteiro, camponês, morador no lugar de Gavião, Lamas de Mouro, e Lina Afonso, solteira, camponesa, residente no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães. // Casou na CRCM a 5/6/1920 com Manuel José Domingues. // Faleceu na sua freguesia natal a 9/11/1972.

 

GONÇALVES, Luísa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Rosa Alves, lavradores. // Faleceu em Lamas de Mouro, viúva, a 22/11/1871, com 54 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

GONÇALVES, Luísa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria de Jesus de Abreu, lavradores, lamacenses, ou lamamourenses. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1833. // Camponesa. // Faleceu a 21/4/1897, na Casa e Quinta da Boavista, freguesia de Rouças, sem quaisquer sacramentos, por estar perturbada dos sentidos, com 64 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Rouças.

 

GONÇALVES, Manuel. Filho de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves, lavradores, residentes no lugar de Senra, Lamas de Mouro. Neto paterno de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana; neto materno de José Alves “Senra” e de Maria Pereira. Nasceu em Lamas de Mouro a 12/2/1861 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves “Senra” e sua filha Ana Alves, solteira, moradores no lugar da Igreja. (Era o 3.º filho do casal). // Camponês. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 30/7/1888 com Maria Rosa Rodrigues, de 24 anos de idade, solteira, doméstica, natural da freguesia de Paderne, onde residia, no lugar de Estivadas, filha de José Manuel Rodrigues e de Maria Claudina Lourenço, lavradores, padernenses. Testemunhas presentes: Miguel José Ferreira e Manuel Luís Gonçalves, ambos casados, lavradores, residentes no lugar de Estivadas, freguesia de Paderne. // Morreu na sua casa do lugar de Estivadas, dita freguesia de Paderne, a 11/12/1890, com apenas 29 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado na igreja daquela freguesia de Melgaço. // Com geração. 

 

GONÇALVES, Manuel Bernardo. Filho de Manuel António Gonçalves, natural de Castro Laboreiro, e de Ana Maria Domingues, natural de Lamas de Mouro. Nasceu nesta última freguesia por volta de 1849. // Tinha 34 anos de idade, morava na sua freguesia de nascimento, no lugar de Alcobaça, quando casou na igreja de Fiães, a 26/8/1883, com Maria Joaquina Afonso, de 19 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Fiães, residente no lugar de Alcobaça, filha de Domingos Afonso, natural de Castro Laboreiro, e de Maria Joaquina Afonso, natural de Fiães. Testemunhas presentes: Manuel Luís Domingues, casado, lavrador, de Soutomendo de Baixo, Fiães, e António Bento Gonçalves, casado, lavrador, do lugar de Chão da Cancela, Fiães.    

 

GONÇALVES, Manuel Luís. Filho de Manuel Gonçalves e de Maria de Abreu, lavradores. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1845. // Tinha 33 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava na sua freguesia natal, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 15/4/1878 com Angelina Rodrigues, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, nascida na freguesia de Paderne, concelho de Melgaço, filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Teresa Esteves, camponeses, padernenses, residentes no lugar de Estivadas. Testemunhas presentes: Manuel António Gomes e Vicência Rodrigues, casados, agricultores, residentes no dito lugar de Estivadas.    

 

GONÇALVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Gonçalves e de Mariana Alves, do lugar da Igreja, Lamas de Mouro. Neta paterna de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana de Jesus; neta materna de José Alves “Senra” e de Maria Pereira. Nasceu a 17/2/1857 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Alves “Senra” e sua filha Ana, lamacenses.

 

GONÇALVES, Maria José. Filha de Manuel José Gonçalves e de Maria Caetana. Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu a 15/6/1867, no lugar de Soutomendo de Baixo, freguesia de Fiães, com apenas 32 anos de idade, casada com Manuel José Pinheiro. // Deixou um filho. 

 

GONÇALVES, Maria Luísa. Filha de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de João Batista Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 5/3/1855 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Domingues e sua mulher, Maria Cortes, de Alcobaça.

 

GONÇALVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Gonçalves e de Maria Afonso, de Alcobaça. Neta paterna de Manuel António Gonçalves, castrejo, e de Ana Maria Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro; neta materna de Domingos Afonso, castrejo, e de Maria Joaquina Afonso, de Alcobaça. Nasceu a 26/4/1885 e foi batizada na igreja de Lamas no dia seguinte. Padrinhos: os avós maternos. // Faleceu em Fiães a 17/7/1948. 

 

GONÇALVES, Preciosa. Filha de Joaquim Gonçalves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Lamas de Mouro a --/--/1933 (NM 190, de 9/4/1933).

 

GONÇALVES, Rosa. Filha de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Domingues, de Alcobaça, Lamas de Mouro. Neta paterna de João Batista Gonçalves e de Maria Luísa Fernandes, de Várzea Travessa, Castro Laboreiro; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Rosa Domingues, de Alcobaça. Nasceu a 10/3/1858 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna. // Faleceu em Gavião, Lamas de Mouro, a 21/3/1887, casada com Manuel Luís Pires.

 

GONÇALVES, Vicência. Filha de Manuel José Gonçalves, natural de Lamas de Mouro, e de Maria Caetana de Abreu, natural de Mesão Frio (segundo se dizia). Nasceu em Lamas de Mouro por volta de 1833. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Portocarreiro, freguesia de Fiães, a 18 de Junho de 1883, com cinquenta anos de idade, no estado de viúva de José Esteves, apenas com a extrema-unção, sem qualquer testamento, e foi sepultada na igreja paroquial de Fiães. // Deixou filhos. // continua...    

1 comentário:

  1. Boa tarde Sr. Joaquim A. Rocha
    Sigo com alguma frequência as suas publicações sobre a genealogia das gentes de Melgaço, especialmente de Fiães, Melgaço e Cristoval donde sou natural.
    Bem haja pelo seu trabalho.

    Paulo Pereira

    ResponderEliminar