sexta-feira, 24 de julho de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Parada do Monte)
 
Por Joaquim A. Rocha





// continuação...


ARAÚJO
 

ARAÚJO, Maria do Céu. Filha de ------------- de Araújo e de --------------- Lima. Nasceu a --/--/1---. // Em 1935 foi provida como professora na escola de Parada do Monte (Notícias de Melgaço n.º 286, de 29/9/1935).

 

BAMONDE

 

BAMONDE, Maria Rosa. Filha de José Bamonde e de Maria Joana Louça, artistas, naturais de São Cristóvão de --------------, concelho de Arçaga, bispado de Santo Iago, Espanha. Neta paterna de António Bamonde e de Bernarda Conde, artistas, espanhóis; neta materna de Romão Louça e de Manuela Barga, lavradores, também espanhóis. Nasceu em Parada do Monte, concelho de Melgaço, a 15/6/1877; nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial desta freguesia. Padrinhos: José Pereira, solteiro, lavrador, residente no lugar de Aldeia Grande, e Maria Rosa Vieites, viúva, lavradeira, moradora no lugar da Trigueira. // Ver, na freguesia de São Paio, Melgaço, o apelido Bermudes.  

 

BARROS

 

BARROS, Manuel. Filho de Manuel de Barros e de Joana Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1828. // Tinha 60 anos de idade, era viúvo, lavrador, morava no dito lugar de Trigueira, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 26/6/1888, com Delfina Fernandes, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, do mesmo lugar, filha de Manuel José Fernandes e de Maria Rosa Domingues, rurais, desse lugar. Testemunhas: Zeferino Esteves e Raimundo Fernandes, casados, rurais, de Trigueira. // Faleceu no sobredito lugar de Trigueira a 14/4/1896, com cerca de 66 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.    

 

BARROS, Manuel. Filho de Manuel de Barros e de Maria Ana Domingues, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Manuel de Barros e de Joana Rodrigues; neto materno de Joaquim Domingues e de Ana Pereira. Nasceu em Parada do Monte a 21/9/1866 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Joaquim Esteves, casado, camponês, morador em Carrascal, e Maria de Barros, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Trigueira, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 30 de Março de 1891, com Rosalina Pires, de 30 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar do Paço, filha de Manuel Joaquim Pires e de Margarida Esteves, rurais, desse dito lugar. Testemunhas presentes: Manuel de Barros, do lugar de Trigueira, e Francisco Pires, do lugar de Lagarteira, casados, agricultores. // Faleceu em Parada do Monte a 4/6/1945.

 

BARROS, Manuel. // Nasceu em Parada do Monte a --/--/ 19--. // Casou com a sua conterrânea, Maria Afonso. // Em 1999 residiam no lugar de Trigueira, Parada. // No ano de 1952 adquiriu uma casa de morada de dois pavimentos, sita no dito lugar, por doação verbal de Manuel Joaquim Afonso e esposa, Rosa Rodrigues, de Trigueira (ver VM 1122, e VM 1123, de 15/9/1999, p. 7).

 

BEITES

(ver Vieites)

 

BERMUDES

 

BERMUDES, José. Filho de António Bermudes, natural de Paredes Coura, e de Bernarda Conde, espanhola. Nasceu em Paredes de Coura no século XIX. // Consta que trabalhou no ofício de serralheiro. // Casou com Maria Rosa Lença. // Faleceu na Rua da Calçada, Vila de Melgaço, a 21/5/1893 (com cinquenta e tal anos de idade) e foi sepultado no cemitério público. // A sua viúva finou-se no hospital da Vila de Melgaço a 17/6/1899, com todos os sacramentos, com cerca de 60 anos de idade, com filhos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério municipal; morava na Rua de Baixo, SMP. // Nota: a sua filha Maria do Carmo nasceu em Parada do Monte em 1858; deduz-se que residiram nesta freguesia. 

 

BERMUDES, Maria do Carmo. Filha de José Bermudes e de Maria Rosa Lença (*). Neta paterna de António Bermudes, natural de Paredes de Coura, e de Bernarda Conde, espanhola; neta materna de ------------ Lença (ou Louça) e de --------------------------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1858. // Foi morar para a Vila de Melgaço ainda nova, pois ali deu à luz algumas crianças. // Teve a “profissão” de padeira e de mendiga. // Faleceu solteira, na Vila de Melgaço, a 21/10/1918. /// (*) Devem ter vindo para Parada do Monte como jornaleiros, ou, no caso dele, como serralheiro. 

 

BRAGA

 

BRAGA, António Joaquim. Filho de Francisco Joaquim e de Maria Teresa Rodrigues. Nasceu em Riba de Mouro. // Foi professor do ensino primário nas escolas de Parada do Monte e da Gave. // Em 1912 foi louvado pelo governo. // Daqui foi transferido para Âncora. // Faleceu em Riba de Mouro a 19/8/1942; estava casado com a professora Amélia de Castro Sotto Mayor Gondim. // Pai de Maria, professora; de Gaspar, protésico dentário; de Adelino, professor, casado com a professora Elisa; de Manuel, funcionário superior da Direção Geral de Estradas; e de Asdrúbal Carolino (*), casado com a professora Julieta da Conceição, filha de Manuel José da Costa e da professora Maria Augusta Passos de Brito (ver em São Paio). /// (*) Uma filha de Asdrúbal Carolino e de Julieta da Conceição nasceu em 1946, e puseram-lhe o nome de Maria Amélia; em 1962 entrou para a Universidade.    

 

CALDAS

 

CALDAS, João Luís Pereira (Padre). // Em 1909 era pároco da freguesia de Parada do Monte; já desempenhava esse cargo desde Janeiro de 1894.

 

CARVALHO

 

CARVALHO, Adelaide. Filha de Maria de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 52, de 1/6/1913).

 

CARVALHO, Adriano. Filho de Francisco Carvalho e de Maria Esteves, jornaleiros, moradores no lugar do Carrascal. Neto paterno de Manuel José Carvalho e de Maria Fernandes; neto materno de Jacob Esteves e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 1/9/1896 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Vieites, solteiro, camponês, morador no lugar do Casal, e Albina Esteves, solteira, camponesa, tia materna do batizando, moradora no lugar do Carrascal. // Morreu no lugar do Carrascal a 27/4/1898, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

CARVALHO, Albertina. Filha de Albina de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 50, de 18/5/1913).

 

CARVALHO, Albina. Filha de Joaquim de Carvalho e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, do lugar de Aldeia Grande; neto materno de Manuel Esteves e de Margarida Gregório, do lugar do Carrascal. Nasceu em Parada do Monte a 2/9/1887 e foi batizada na igreja paroquial a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Caetano Alves e Albina Rodrigues, casados, rurais, do lugar da Trigueira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 7/4/1973.

 

CARVALHO, Casimiro. Filho de Joaquim de Carvalho e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar dos Martinhos. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes; neto materno de Manuel Esteves e de Maria Gregório. Nasceu em Parada do Monte a 1/2/1894 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Gonçalves Fontes e Angelina Esteves, casados, negociantes. // Casou na igreja de Parada do Monte a 3/10/1917 com a sua conterrânea Clementina Alves (Jornal de Melgaço n.º 1178, de 6/10/1917). // Faleceu em Parada do Monte a 27/2/1953. // Nota: lê-se no Notícias de Melgaço n.º 238, de 8/7/1934: «Na madrugada do dia 29 de Junho findo evadiram-se das cadeias desta comarca os presos contrabandistas, Casimiro de Carvalho e Manuel Domingues, da freguesia de Parada do Monte, deste concelho, e Joaquim Monteiro, refractário do exército, natural da Vila de Pombal. Alta madrugada os presos, ou alguém de fora, cortou o cadeado da porta da entrada da cadeia, pondo-se os presos em fuga, calculando-se se tenham refugiado em Espanha 

 

CARVALHO, Casimiro. Filho de Rosalina de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 180, de 2/1/1916).

 

CARVALHO, Clemente. Filho de Francisco de Carvalho e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1900. // Morreu no dito lugar a 14/12/1902, apenas com dois anos de idade, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

CARVALHO, David. Filho de Germano Domingues e de Esperança de Carvalho, naturais de Parada do Monte, concelho de Melgaço, comerciantes. Nasceu nesta freguesia da montanha a 30/11/1955. // Ainda estudou algum tempo em Melgaço e depois em Lisboa, mas acabou por desistir. Fundou em Melgaço, juntamente com Maximino Reinales, e outros, o conjunto musical «Gaudeamus»; ele era vocalista e tocava guitarra elétrica. O projeto não vingou - devido em parte à guerra colonial – porque a maioria dos melgacenses, sobretudo os jovens, emigraram. Por isso, estes conjuntos regionais, sem público, deixaram de ter procura. Assim, o David emigra para França, onde se encontravam já os seus irmãos. // Mais tarde casa com Lurdes Barbeitos, natural de São Gregório, freguesia de Cristóval. // Em 2013 parece que morava com a companheira em Melgaço, já bastante adoentado. // Morreu em França a 10/9/2018. // Com ele morre também o seu blogue «Melgaço do Passado e do Presente».   

 

CARVALHO, Delfina. Filha de Joaquim de Carvalho e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de São Martinhos. Neta paterna de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes; neta materna de Manuel Esteves e de Margarida Gregório. Nasceu em Parada do Monte a 6/6/1891 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Barros e Delfina Fernandes, casados, camponeses, do lugar da Trigueira. // Casou na CRCM a 11/3/1936 com José Maria Gonçalves. // Faleceu em Cubalhão a 28 de Março de 1966.  

 

CARVALHO, Deolinda. Filha de Manuel de Carvalho e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1900. // Faleceu no dito lugar a 11/12/1902, com apenas vinte e três meses de idade, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

CARVALHO, Deolinda. Filha de Manuel Joaquim de Carvalho e de Maria Alves, jornaleiros, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel António de Carvalho e de Antónia Maria; neta materna de José Alves e de Maria Luísa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 19/11/1908 e nesse dito dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, camponês, e Maria Domingues, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 27/7/1965 com o seu conterrâneo Manuel de Carvalho, de 41 anos de idade, filho de Albina de Carvalho. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18/1/1972. // Ver Maria de Jesus de Carvalho.

 

CARVALHO, Ermelinda. Filha de José Vieites de Carvalho e de Joaquina Afonso, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel Vieites de Carvalho e de Maria Esteves; neta materna de João Afonso e de Maria Gregório. Nasceu em Parada do Monte a 25/3/1893 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Miguel Vieites, solteiro, camponês, e Maria Rosa Esteves, solteira, camponesa, ambos do lugar de Além, freguesia de Cubalhão.  

 

CARVALHO, Esperança (Baetas). Filha de Maria de Carvalho, jornaleira, moradora no lugar do Carrascal. Neta materna de Joaquim de Carvalho e de Rosa Alves. Nasceu no dito lugar do Carrascal, Parada do Monte, a 25/11/1909, e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel de Carvalho, casado, jornaleiro, e Albina de Carvalho, solteira, jornaleira. // Casou a 4/5/1932 com Manuel de Carvalho, seu conterrâneo, emigrante em França, filho de Manuel de Carvalho e de Albina Esteves, lavradores. // Deste casamento nasceram dois filhos: Ventura, que faleceu com apenas dois anos de idade; e Júlio, que nasceu em 1933 e veio depois a casar com Maria da Pureza. // Após o casamento, o seu marido partiu novamente para França; mais tarde arranjou por lá uma companheira, segundo consta, e nunca mais deu sinais de vida. Ela acabou por fazer o mesmo: juntou-se com Germano Domingues, natural de Parada do Monte, solteiro, salvo erro, e tiveram seis filhos -> Maria e Rosa, gémeas; Manuel, José Carlos, Leonardo, e David, ficando todos com o apelido Carvalho, da mãe, em virtude dela não ter requerido o divórcio. // Ela e o seu companheiro abriram na Vila de Melgaço um pequeno restaurante e simultaneamente ajudavam a levar para França alguns jovens candidatos a emigrantes, os quais não possuíam documentação para tal. // Faleceu na sede do concelho de Melgaço a 12/4/2004, com 94 anos de idade. // Era uma mulher com muita energia. // Nota: o seu marido, Manuel de Carvalho, morreu em França a 21/10/1982.

 

CARVALHO, Francisco. Filho de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, lavradores, residentes em Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel António de Carvalho e de Maria Teresa Nunes; neto materno de Manuel José Fernandes e de Maria Pires. Nasceu a 14/5/1861 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pires, casado, rural, morador em Tablado, e Luísa Alves, casada, moradora no mesmo lugar. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 17/6/1891, com Maria Esteves, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Carrascal, filha de Jacob Esteves e Maria Alves, rurais, desse lugar. Testemunhas: Manuel José de Carvalho, de Aldeia Grande, e Joaquim Carvalho, de Carrascal, casados, ferreiros.        

 

CARVALHO, Francisco. Filho de Manuel António de Carvalho e de Antónia Maria Rosália, lavradores. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes; neto materno de Ana Rosália, solteira, camponesa, natural da freguesia de São Jorge, concelho dos Arcos de Valdevez. Nasceu em Parada do Monte, lugar de Aldeia Grande, a 24/3/1882, e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco de Carvalho e Maria de Carvalho, solteiros, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar de Aldeia Grande, onde nascera, quando casou na igreja paroquial da sua freguesia de nascimento com Rosa Maria Domingues, de 37 anos de idade, solteira, camponesa, natural e moradora no lugar de Alcobaça, freguesia de Lamas de Mouro, filha de António Domingues e de Maria Rodrigues, naturais de Lamas de Mouro. Testemunhas: António Vaz, casado, lavrador, residente no lugar de Alcobaça, freguesia de Fiães, e António Joaquim Bernardo, casado, lavrador, residente no lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro. // Morreu em Lamas de Mouro a 16/10/1932.

 

CARVALHO, Francisco. Filho de José Vieites de Carvalho e de Joaquina Afonso, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Vieites de Carvalho e de Maria Esteves, do dito lugar; neto materno de João Afonso e de Maria Gregório, do lugar do Fojo, freguesia de Cousso. Nasceu em Parada do Monte a 31/10/1887 e foi batizado na igreja paroquial a 3 de Novembro desse dito ano. Padrinhos: Francisco Esteves e ----------- Afonso, solteiros, camponeses, do sobredito lugar de Cortegada, freguesia de Parada do Monte.

 

CARVALHO, Francisco. Filho de -------- de Carvalho e de ------------------------- Vieites. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1913 com Rosa Afonso (Correio de Melgaço n.º 65, de 7/9/1913). // Com geração.

 

CARVALHO, Henrique. Filho de Manuel de Carvalho e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 86, de 8/2/1914).

 

CARVALHO, Jaime de Jesus. Filho de Joana de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/1930, ou 1931 (Notícias de Melgaço n.º 94, de 18/1/1931). // Morreu no lugar de Tablado a --/--/1932, com apenas um ano de idade (NM 169, de 16/10/1932).

 

CARVALHO, Joaquim. Filho de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, jornaleiros e artistas, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel António de Carvalho e de Maria Teresa Nunes, do lugar da Cela, Cousso; neto materno de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires, de Aldeia Grande, Parada do Monte. Nasceu em Parada do Monte a 20/5/1857 e foi batizado na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Alves e Maria Joana de Carvalho. // Tinha vinte e um anos de idade, era solteiro, ferreiro, morava em casa dos pais, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 29/8/1878, com Rosa Esteves, nascida a 4/9/1849, solteira, camponesa, moradora no lugar de Carrascal, filha de Manuel Luís Esteves e de Margarida Gregório, rurais, moradores que foram nesse lugar. Testemunhas: António Joaquim de Neiva, casado, professor da instrução primária em Parada do Monte, e Manuel Pereira, solteiro, camponês, morador no lugar de Tabulado. // Morreu no lugar de Carrascal a 19/7/1902, com 45 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Rosa Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.       

 

CARVALHO, José. Filho de Maria de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 6).

 

CARVALHO, José. Filho de Adelaide de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 419, de 30/10/1938). // Nota: pode ser o mesmo de baixo.

 

CARVALHO, José. Filho de ---------- de Carvalho e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Pureza de Carvalho, sua conterrânea. // Em 1996 residiam no lugar de Aldeia Grande (VM 1051).

 

CARVALHO, José Carlos. Filho de Germano Domingues, natural de Parada do Monte, e de Esperança de Carvalho, natural também de Parada do Monte, concelho de Melgaço. Nasceu a --/--/1946 ou 1947. // Antes do serviço militar emigrou para França, onde já se encontravam os seus irmãos mais velhos. // Segundo consta, é dono de uma empresa de construção de piscinas.

 

CARVALHO, José Custódio. Filho de Manuel António de Carvalho e de Antónia Maria Prozelo, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, do dito lugar; neto materno de Ana Rosalia (?), natural da freguesia de São Jorge, concelho dos Arcos de Valdevez. Nasceu em Parada do Monte a 30/10/1886 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Custódio José Pereira e Vitória Esteves, camponeses, do lugar do Tabulado. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 8/10/1908 com a sua conterrânea Rosa Alves, de quarenta e quatro anos de idade, solteira, camponesa, moradora no dito lugar de Aldeia Grande, filha de Vitorino Alves e de Maria Luísa Alves, rurais. Testemunhas presentes: Manuel de Barros e Manuel de Carvalho, camponeses.  

 

CARVALHO, José Maria. Filho de ----------- de Carvalho e de ------------------. Nasceu em Carrascal, Parada do Monte, a --/--/1936. // Faleceu a --/--/1937, com um ano de vida (NM 373).

 

CARVALHO, Júlio. Filho de Manuel de Carvalho e de Esperança de Carvalho (Baetas). Nasceu em Parada do Monte a --/--/1933 (NM 191, de 23/4/1933). // Casou com Maria da Pureza. // Nota: é provável que tenha emigrado para França.

 

CARVALHO, Júlio de Jesus. Filho de Isaura de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 206, de 27/8/1933).

 

CARVALHO, Justino. Filho de Manuel António Carvalho e de Antónia Maria Prozelo, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes; neto materno de Ana Prozelo. Nasceu em Parada do Monte a 19/5/1891 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja desta freguesia. Padrinhos: Custódio José Pereira e sua esposa, Maria Vitória Alves. // Em virtude da sua mãe ter falecido, o seu progenitor, não tendo quaisquer condições para o criar, levou-o à Câmara Municipal de Melgaço no dia 1/4/1892, ficando a criança registada no livro dos expostos sob o n.º 379. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 1/9/1892 (o padre enganou-se e escreveu 8/8/1890). 

 

CARVALHO, Justino (Vieites). Filho de José Vieites de Carvalho e de Joaquina Afonso, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Vieites de Carvalho e de Maria Esteves; neto materno de João Afonso e de Maria Gregório. Nasceu em Parada do Monte a 13/1/1896 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Madrinha: Maria Rosa Esteves, solteira, camponesa, natural do lugar de Além, freguesia de Cubalhão. // A fim de cumprir o serviço militar, tinha de se apresentar em Infantaria 3, Viana do Castelo, entre 12 e 15 de Maio de 1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). // Casou em primeiras núpcias na CRCM a 30/12/1922 com a sua conterrânea Maria Angelina Gonçalves Fontes. // O casamento foi dissolvido por divórcio decretado por sentença de 22/12/1930 (ver Correio de Melgaço n.º 97, de 17/2/1931). // Casou em segundas núpcias em Agosto de 1935 (confirmar) com Maria Rosa Alves, natural da freguesia da Gave. // Enviuvou a 25/12/1939. // Foi comerciante em Parada do Monte. // Faleceu na sua freguesia natal a --/10/1972 (confirmar). // Pai de Amélia (nasceu a 14/5/1937 e casou em Setembro de 1958 com Manuel Rodrigues); de Maria (nasceu em 1940 e casou em Janeiro de 1958 com José Augusto Alves); e de Rosa (casou em Janeiro de 1959 com Armando Vaz Domingues, natural de Cubalhão).  

 

CARVALHO, Justino José. Filho de Francisco de Carvalho e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de Manuel João de Carvalho e de Mariana Fernandes; neto materno de Jacob Esteves e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 12/2/1892 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Justino Afonso e sua irmã Rosa Afonso, solteiros, camponeses, do lugar da Trigueira. // Em virtude de não querer cumprir o serviço militar, foi considerado refractário (Correio de Melgaço n.º 53, de 9/6/1913). // Nota: é provável que seja o mesmo indivíduo de cima.

 

CARVALHO, Leonardo. Filho de Germano Domingues, natural de Parada do Monte, e de Esperança de Carvalho (Baetas), também natural de Parada do Monte, concelho de Melgaço, comerciantes. Nasceu na freguesia de Parada do Monte a --/--/1950. // Durante muitos anos foi emigrante no país de De Gaulle, onde trabalhou na empresa de seu irmão José Carlos, mais velho do que ele quatro ou cinco anos. // Casou duas vezes, tendo filhos em ambas as esposas. // Já no século XXI adoeceu gravemente, veio para Melgaço a fim de recuperar, mas estando cego a recuperação não se verificou. // Faleceu na Vila de Melgaço a 27/8/2013, terça-feira, e foi sepultado no cemitério municipal.   

 

CARVALHO, Ludovina. Filha de Manuel José de Carvalho, ferreiro, do lugar de Cela, Cousso, e de Mariana Fernandes, de Parada do Monte, lavradeira, residentes em Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel António de Carvalho e de Maria Teresa Nunes; neta materna de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires. Nasceu em Parada do Monte a 6/10/1866 e foi batizada nesse dito dia. Padrinhos: Manuel Vaz e Maria Gonçalves, camponeses, moradores em Fiães.

 

CARVALHO, Manuel (deve ser Manuel José). Filho de Manuel António de Carvalho e de Maria Teresa Nunes, do lugar da Cela, Cousso. Nasceu na freguesia de Parada do Monte por volta de 1815. // Ferreiro. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande a 26/12/1895, com oitenta anos de idade, apenas com a extrema-unção, no estado de viúvo (a sua esposa devia chamar-se Mariana Fernandes), sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.    

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1855. // Tinha 47 anos de idade, era viúvo de Antónia Maria, quando casou na igreja paroquial a 30/6/1902 com Angelina Esteves, de 47 anos de idade, viúva de Manuel José Gonçalves Fontes, negociante, batizada na freguesia da Gave, filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Luísa Rodrigues, camponeses, moradores na Gave. Testemunhas presentes: Francisco Vieites e Manuel Alves, casados, rurais.    

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Manuel António de Carvalho e de Antónia Maria Prozelo, ferreiros, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, artistas, moradores no dito lugar; neto materno de Ana Rosalia, jornaleira. Nasceu em Parada do Monte a 9/3/1879 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos. // Teve a profissão de ferreiro. // Casou na igreja paroquial a 23/7/1900 com Maria Alves, de 30 anos de idade, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Coto Santo, filha de José Alves e de Maria Luísa Esteves, rurais. Testemunhas presentes: Justino Afonso, casado, lavrador, residente no lugar de Aldeia Grande, e Francisco de Carvalho, jornaleiro, do mesmo lugar. // Faleceu em Aldeia Grande, Parada do Monte, a 15/8/1940 (confirmar).   

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Joaquim de Carvalho e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, moradores em Aldeia Grande; neto materno de Manuel José Esteves e de Maria Gregório, camponeses, moradores que foram na freguesia da Gave. Nasceu em Parada do Monte a 4/6/1879; e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: António Fernandes e Delfina Fernandes, solteiros, camponeses, moradores no lugar da Trigueira. // Ferreiro. // Casou na igreja paroquial a 13/7/1906 com a sua conterrânea Albina Esteves, de 37 anos de idade, solteira, jornaleira, moradora no lugar do Carrascal, filha de Jacob Esteves e de Maria Alves, rurais. Testemunhas presentes: Manuel António de Carvalho, ferreiro, e Manuel António Domingues, camponês. // Nota: deve ser o senhor que morreu no lugar do Carrascal a --/--/1931, com 50 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 104, de 12/4/1931).      

 

CARVALHO, Manuel. Filho de José Vieites de Carvalho e de Joaquina Afonso, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Manuel Vieites de Carvalho e de Maria Esteves; neto materno de João Afonso e de Maria Gregório. Nasceu em Parada do Monte a 22/3/1891 e foi batizado na igreja paroquial a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues e -------- Afonso, solteiros, camponeses, do lugar de Cortegada.

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Manuel de Carvalho e de Albina Esteves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de Joaquim de Carvalho e de Rosa Esteves; neto materno de Jacob Esteves e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 22/5/1909 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Pires, casado, camponês, e Rosa Afonso, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 4/5/1932 com Esperança de Carvalho (Baetas), natural também de Parada do Monte, concelho de Melgaço. // Foi emigrante em França; ali arranjou, segundo consta, outra companheira, esquecendo-se da esposa portuguesa. // Da Esperança teve dois filhos: Ventura, que se finou com apenas dois anos de idade, e Júlio, que nasceu em 1933 e casou com Maria da Pureza. // Morreu em França a 21 de Outubro de 1982.  

 

CARVALHO, Manuel (Padre). Filho de Francisco Vieites de Carvalho e de Rosa Afonso. Nasceu em Aldeia Grande, Parada do Monte, a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 108, de 24/7/1914). // Depois de feita a 4.ª classe da instrução primária, ingressou no Seminário de Braga. // Em 1935 fez exame do 2.º ano de Teologia no Seminário Conciliar de Braga, ficando aprovado (Notícias de Melgaço n.º 276, de 30/6/1935); no ano de 1937 ordenou-se sacerdote. // Em Outubro de 1940 foi nomeado pároco de Fiães.    

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Maria de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 218, de 1/10/1916).

 

CARVALHO, Manuel. Filho de Germano Domingues, natural de Parada do Monte, e de Esperança de Carvalho (Baetas), natural também de Parada do Monte, concelho de Melgaço. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1944. // Antes do serviço militar emigrou para França.   

 

CARVALHO, Manuel Francisco. Filho de Francisco de Carvalho e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Carrascal. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes; neto materno de Jacob Esteves e de Maria Alves. Nasceu em Parada do Monte a 26/1/1894 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco António Afonso e Maria José Esteves, casados, camponeses.

 

CARVALHO, Maria. Filha de Manuel Esteves Carvalho e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1844. // Tinha 41 anos de idade, era viúva de Joaquim Alves, quando casou na igreja paroquial a 3/1/1885 com o seu conterrâneo Lino Alves, de 54 anos de idade, viúvo de Maria Pires, rural.

 

CARVALHO, Maria. Filha de Manuel Esteves Carvalho e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1860. // Tinha 25 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar, quando casou na igreja paroquial a 21 de Setembro de 1885 com o seu conterrâneo Manuel Pereira, de 21 anos de idade, solteiro, lavrador. 

 

CARVALHO, Maria. Filha de -------- de Carvalho e de -------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em sessão camarária de 31/7/1912 foi-lhe concedido subsídio de lactação.

 

CARVALHO, Maria. Filha de --------- de Carvalho e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1879. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1918, com 39 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918).  

 

CARVALHO, Maria. Filha de José Vieites de Carvalho e de Joaquina Afonso, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Manuel Vieites de Carvalho e de Maria Esteves; neta materna de João Afonso e de Maria Gregório. Nasceu em Parada do Monte a 6/6/1889 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Joaquim Pereira e Maria Pereira, lavradores, do lugar de Cortegada. // Faleceu na freguesia de Barbudo, Vila Verde, a 12/2/1962.

 

CARVALHO, Maria. Filha de Delfina Carvalho, jornaleira, moradora no lugar do Carrascal. Neta materna de Joaquim Carvalho e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 1/3/1911 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Augusto Teixeira, casado, lavrador, e Maria da Conceição Teixeira, casada, lavradeira.  

 

CARVALHO, Maria do Céu. Filha de Germano Domingues, natural de Parada do Monte, e de Esperança de Carvalho (Baetas), natural também de Parada do Monte, concelho de Melgaço. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1939. // Tinha 21 anos de idade, morava na Vila, quando casou na igreja matriz da Vila de Melgaço a 31/7/1960 com Armando Hernâni Baleixo, de 30 anos de idade, comerciante, com loja na Rua do Rio do Porto, natural da Vila, filho de Maria Julieta Baleixo e do Sr. Albertinho de Galvão. // Ficou viúva a 18/4/1964. // Voltou a casar, desta vez com um senhor galego, conhecido por “Moinhos”. // Trespassou o estabelecimento e foi viver com o marido para a Galiza. // Do 1.º casamento teve dois filhos: um rapaz e uma rapariga; e do 2.º teve um rapaz, mais tarde guarda-civil em Espanha. // Nota: era gémea de Rosa.      

 

CARVALHO, Maria de Jesus. Filha de Deolinda de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1931 (NM 125, de 20/9/1931).

 

CARVALHO, Maria Joana. Filha de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel António de Carvalho e de Maria Teresa Nunes, da Cela, Cousso; neta materna de Manuel José Fernandes e de Maria Joaquina Pires, de Aldeia Grande, Parada do Monte. Nasceu nesta freguesia serrana a 2/10/1859 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Alves e sua esposa, Maria Joana de Carvalho, de Aldeia Grande.  

 

CARVALHO, Maria José. Filha de ------- de Carvalho, e de -----------------------. Nasceu por volta de 1911. // Faleceu no lugar de Carrascal a --/--/1915, com apenas quatro anos de idade (Correio de Melgaço n.º 134, de 26/1/1915).

 

CARVALHO, Maria José. Filha de Rosalina de Carvalho. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).

 

CARVALHO, Maria Rosa. Filha de Manuel José Carvalho, ferreiro, natural de Cousso, e de Maria Ana Fernandes, lavradeira, de Parada do Monte, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel António de Carvalho e de Maria Teresa Nunes; neta materna de Manuel José Fernandes e de Maria Pires. Nasceu a 30/11/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António Pereira, casado, rural, morador em Lagarteira, e Maria Ana Pires, casada, lavradeira, do mesmo lugar. // Casou na igreja paroquial a 29/3/1891 com Manuel Esteves, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador, do lugar de Trigueira. // Faleceu em Parada do Monte a 15/2/1941.

 

CARVALHO, Maria Rosa. Filha de Manuel António de Carvalho e de Antónia Maria Rosalia. Neta paterna de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes; neta materna de Ana Rosalia, solteira, natural da freguesia de São Jorge, concelho dos Arcos de Valdevez. Nasceu em Parada do Monte a 19/9/1884 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu em Parada do Monte a 25/4/1966.

 

CARVALHO, Rosa. Filha de -------- de Carvalho e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1865. // Faleceu no lugar da Trigueira a --/--/1913, com 48 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 77, de 30/11/1913).

 

CARVALHO, Rosa. Filha de José Vieites de Carvalho e de Joaquina Afonso. // Ver Rosa Vieites.

 

CARVALHO, Rosa. Filha de Manuel António de Carvalho e de Antónia Maria Prozelo, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes; neta materna de Ana Prozelo, da freguesia de São Jorge, concelho dos Arcos de Valdevez. Nasceu em Parada do Monte a 3/2/1889 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: ----------- José Pereira e Maria Vitória Alves, casados, lavradores, do lugar do Tabulado. // Faleceu a 7/10/1892 e foi sepultada na igreja paroquial.   

 

CARVALHO, Rosa. Filha de Justino Vieites de Carvalho e de Maria Rosa Alves. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1938 (NM 389).

 

CARVALHO, Rosa. Filha de Germano Domingues, natural de Parada do Monte, Melgaço, e de Esperança de Carvalho (Baetas), natural também de Parada do Monte, concelho de Melgaço. // Nasceu a --/--/1939. // Morou alguns anos na sede do concelho com seus pais e irmãos. // Casou com um rapaz da Vila, Manuel Vilas, mais conhecido por “Neu”. // Em virtude do negócio estar fraco, emigraram ambos para França. Apesar de ser analfabeta, arranjou um emprego em uma fábrica, onde exigiam pelo menos a 4.ª classe da instrução primária; no entanto, vendo que ela tinha grandes potencialidades, admitiram-na. // Depois da aposentação regressaram para Melgaço. // Nota: era gémea de Maria do Céu.   

 

CARVALHO, Rosalina. Filha de Joaquim Carvalho e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Carrascal. Neto paterno de Manuel José de Carvalho e de Mariana Fernandes, camponeses, do lugar de Aldeia Grande; neta materna de Manuel Luís Esteves e de Maria (ou Margarida) Gregório, rurais, do lugar de Cortegada. Nasceu em Parada do Monte a 17/3/1885 e foi batizada na igreja paroquial a dezanove desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Carvalho e Antónia Maria, casados, camponeses, do lugar de Aldeia Grande. // Faleceu no lugar de Carrascal, Parada do Monte, a 2/4/1941.

 

CARVALHO, Zaura (ou Laura). Filha de Rosalina de Carvalho, jornaleira, moradora no lugar do Carrascal. Neta materna de Joaquim de Carvalho e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 11/10/1910 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: José Custódio (confirmar) de Carvalho, casado, lavrador, e Rosa Alves, casada, lavradeira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/3/1996.  

 // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário