terça-feira, 31 de março de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Chaviães)

Por Joaquim A. Rocha



// continuação...

ALVES, José de Jesus. Filho de Francisco Alves, lavrador-caseiro, de São João de Alveios, Tui, e de Maria de Jesus, ou Maria da Luz, Esteves, de Chaviães, onde moravam, no lugar da Igreja. N.p. de José Alves e de Benta Rodrigues; n.m. de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves. Nasceu em Chaviães a 12/7/1872 e foi batizado pelo padre BARP a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José de Oliveira, barqueiro no Louridal, e Maria Joaquina de Jesus, solteira. // Morreu em Agosto de 1874.

 

ALVES, José Joaquim. Filho de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves. Nasceu em Chaviães por volta de 1816. // Lavrador. // Casou com Maria Teresa de Jesus Gomes Vieira. // Faleceu a 18/12/1893, em sua casa de morada, sita no lugar de Soengas, com todos os sacramentos, com 77 anos de idade, no estado de viúvo, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

ALVES, José Joaquim. Filho de Isabel Maria Gomes. Nasceu em Chaviães por volta de 1817. // Lavrador. // Casou com Maria Rosa Gonçalves. // Faleceu a 3/3/1894, em casa de seu filho, António Joaquim Alves, sita no lugar da Igreja, apenas com o sacramento da confissão, com 77 anos de idade, no estado de viúvo, com testamento, e foi sepultado no adro da igreja, «por a mesma estar cheia». // Deixou um filho e uma filha.

 

ALVES, José Joaquim. // Nasceu na freguesia de Chaviães por volta 1820. // Casou com ----------------------------------. Morreu a 7/10/1883, em casa de morada de Júlio Alves, sita no lugar da Igreja, onde ele era criado de servir, com todos os sacramentos, com sessenta e três anos de idade, no estado de casado, ou viúvo, sem testamento legal, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja (2.º).

 

ALVES, José Joaquim. Filho de António Joaquim Álvares e de Maria Joaquina Pires, residentes no lugar de Parada. Neto paterno de Tiago Alves e de Maria Álvares, da Vinha de Cima, Rouças; neto materno de Manuel António Pires e de Teresa Joaquina Pereira, do dito lugar de Parada. Nasceu em Chaviães a 21/2/1840 e foi batizado pelo padre MJGB dois dias depois. Padrinhos: José Vitório Araújo de Azevedo e sua tia, Teresa Araújo Azevedo, da Casa de Soengas.   

 

ALVES, José Joaquim. Filho de António Joaquim Alves, soqueiro, e de Modesta das Dores de Magalhães, lavradeira, moradores nas Lages da Fonte. N.p. de José Joaquim Alves e de Maria Rosa Gonçalves; n.m. de Manuel Tomaz de Magalhães e de Jerónima Luísa Alves. Nasceu em Chaviães a 24/5/1882 e foi batizado pelo padre BARP a 28 desse mês e ano. Padrinhos: o presbítero José Joaquim Pires, de Paços, e Constância Gomes de Abreu, casada, da Vila. // Faleceu a 15/8/1909, na sua casa de morada da Praça do Comércio, Vila de Melgaço, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério municipal.    

 

ALVES, José Joaquim (Eng.º) Filho de Aníbal José Alves, natural de Chaviães, e de Olívia Carlota, ou Olívia Isabel, Rodrigues, natural de Cristóval. Neto paterno de José Augusto Alves, carpinteiro, e de Carlota Maria Rodrigues, da Portela do Couto, Chaviães; neto materno de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes, de Cristóval. Nasceu em Chaviães a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1175, de 15/9/1917). // Foi trabalhar para Moçambique. // Faleceu a --/--/1986 (ou 1988). // Está sepultado no cemitério da freguesia de Chaviães.  

 

ALVES, José Joaquim. Filho de Políbio de Jesus Esteves Alves e de Ludovina Cândida de Araújo. // Nasceu na freguesia de Chaviães por volta de 1919. // Casou com Maria Cândida Rodrigues da Cunha. // Faleceu no lugar da Lage, onde residia, a 21/5/2010, com noventa e um anos de idade, no estado de viúvo, e foi sepultado no cemitério da freguesia de Chaviães. 

 

ALVES, José Luís. Filho de Francisco Manuel Alves e de Ana da Conceição. Nasceu em Chaviães por volta de 1815. // Lavrador. // Casou com Marcelina Rosa Alves. // Morreu a 10/10/1883, em casa de sua morada, sita no lugar do Barraço, sem sacramentos, por ter morrido de repente, com sessenta e oito anos de idade, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja (3.º). // A sua esposa, no estado de viúva, faleceu a 25/9/1886, na sua casa do Barraço, Chaviães, com todos os sacramentos, sem testamento, com 74 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Com geração.   

 

ALVES, José Luís. Filho de José Alves e de Idalina de Lurdes Rodrigues. Nasceu em Chaviães a --/--/1939 (NM 435). // Sem mais notícias.

 

ALVES, José Manuel. Filho de José Bento Alves e de Maria Joaquina Sousa, residentes no lugar do Casal. N.p. de Manuel Alves e de Maria ----------------; n.m. de Manuel de Sousa e de Maria Esteves. Nasceu em Chaviães a 27/4/1846 e foi batizado pelo padre encomendado, AMR, três dias depois. Padrinhos: frei Manuel Maria Santíssima Codesso e Rosa Narcisa, solteira, do lugar do Barraço. // Casou na igreja da sua terra, a 18/11/1869, com Lina Rosa, de 21 anos de idade, moradora no Cortinhal, filha de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Testemunhas: António Cortes, casado, e Joaquim Luís Alves, solteiro, lavradores, de Chaviães.   

 

ALVES, José Manuel. Filho de Manuel José Álvares, jornaleiro, de Arnoia, Ourense, e de Maria José de Sousa, de Chaviães, moradores no lugar da Fonte. N.p. de Manuel José Álvares e de Maria Rodrigues; n.m. de Manuel António de Sousa e de Clara Isabel Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 8/9/1867 e foi batizado pelo padre JLBC a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves, casado, escrivão da Fazenda na Vila de Melgaço, e Adelaide Joaquina Alves, solteira, moradora na Vila, SMP. // Faleceu às sete horas da manhã do dia 12/4/1868 e foi sepultado na igreja.   

 

ALVES, José Manuel. Filho de Júlio José Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Igreja. N.p. de José Manuel Alves e de Ana Maria Domingues; n.m. de António Joaquim Alves Ramos e de Ana Luísa Gomes. Nasceu em Chaviães a 30/10/1885 e foi batizado pelo padre BARP a 9 de Novembro desse ano. Madrinha: a sua avó paterna, viúva. // Morreu no lugar de Parada, Chaviães, a 27/1/1952, no estado de casado (NM 1011, de 3/2/1952).   

 

ALVES, José Manuel. Filho de António Joaquim Alves e de Sara dos Remédios Alves. Nasceu em Chaviães a --/--/1934 (NM 228, de 8/4/1934).

 

ALVES, José Maria. Filho de João Alves e de Maria Caetana de Araújo, lavradores, do lugar de Quintas, Chaviães. // Faleceu no lugar dos Portos, Castro Laboreiro, de repente, a 8/6/1875, com quarenta anos de idade, solteiro.

 

ALVES, José Maria. Filho de Júlio José Alves e de Maria Joaquina Alves, moradores no lugar da Igreja. Neto paterno de José Manuel Alves e de Ana Maria Domingues; neto materno de António Joaquim Alves Ramos e de Ana Luísa Gomes, exposta. Nasceu em Chaviães a 29/6/1876 e foi batizado pelo presbítero Francisco Máximo Rodrigues a 8 de Julho desse mesmo ano. Madrinha: a sua avó paterna, viúva.

 

ALVES, José Maria. Filho de ---------- Alves e de --------------------------------------. Nasceu em Chaviães a 7 de Outubro de 1948. // Faleceu em França a 14 de Janeiro de 2007, mas o seu cadáver veio para o cemitério da sua terra natal. O funeral realizou-se a 19 de Janeiro de 2007. // Era casado e deixou descendência. 

 

ALVES, José Narciso. Filho de Gregório Ventura Alves e de Maria Joaquina Pinto, lavradores, residentes no lugar do Casal. N.p. de António Joaquim Alves Ramos e de Ana Luísa Gomes; n.m. de José Narciso Pinto e de Teresa Joaquina Alves. Nasceu em Chaviães a 2/12/1886 e foi batizado pelo padre BARP a 12 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e sua mulher, Rosa Benedita Gomes (pressupõe-se que ficou viúvo e casou em segundas núpcias).       

 

ALVES, Júlia da Conceição. Filha de José Manuel Alves, ferreiro, e de Lina Rosa Cortes, moradores no lugar do Cortinhal. N.p. de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; n.m. de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 5/3/1876 e foi batizada pelo padre BARP a 10 do dito mês e ano. Padrinhos: José Augusto Teixeira, solteiro, escrevente de Melgaço, e Maria da Conceição Magalhães, casada. // Faleceu em Chaviães a 12/7/1976, com cem anos de idade!

 

ALVES, Júlia Rosa. Filha de Manuel António Alves, lavrador, e de Miquelina Rosa Esteves, moradores no lugar da Portela. N.p. de João Manuel Alves e de Maria Caetana de Araújo; n.m. de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Alves. Nasceu em Chaviães a 7/5/1863 e foi batizada pelo padre JLBC a 10 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Gomes, viúvo, lavrador, residente na Portela, e Maria Júlia de Araújo, solteira, de Quintas, ambos de Chaviães. // Faleceu às oito horas da manhã do dia 4/9/1863, na casa da sua avó materna, sita na Bouça, Chaviães, e foi sepultada na igreja.   

 

ALVES, Júlio Ilídio. Filho de José Manuel Alves e de Maria de Jesus Fernandes. Nasceu em Chaviães a 17/3/1934 (NM 231, de 6/5/1934). // Emigrou para o Brasil (ver VM 938 e 978, de 1/5/1991 e 1/2/1993). // Casou com Ana Adão, natural da cidade de Chaves. // Tem duas filhas médicas: Vera Lúcia e Cláudia. A 1.ª tirou o Curso na Universidade Gama Filho e recebeu o diploma a 11/12/1991; a 2.ª completou o Curso no ano seguinte. A Vera Lúcia casou em 2000 com o Dr. Itauan, médico (VM 1151).  
 



ALVES, Júlio José. Filho de José Manuel Álvares (*) e de Ana Maria Domingues, residentes no lugar de Parada, Chaviães. Neto paterno de Manuel António Álvares e de Teresa Pires (Alha?), da Calçada, SMP; neto materno de António Manuel Domingues e de Andreza Maria Gomes, do dito lugar de Parada. Nasceu em Chaviães a 31/8/1836 e foi batizado pelo padre MJGB a 4 de Setembro desse ano. Padrinhos: José António de Castro, do lugar da Assadura, SMP, e Maria Rita Vaz, do lugar de Cavaleiros, Rouças. // Lavrador. // Casou na igreja da sua terra, a 28/5/1866, com Maria das Dores, de quinze anos de idade, filha do padre Luís António Gomes Vieira, morador que fora em Soengas, e de Maria Teresa Álvares, solteira, da freguesia de São Jorge de Vilar, Galiza, moradora no lugar da Igreja, Chaviães. Testemunhas presentes: frei Manuel de Maria Santíssima Codeço, morador no lugar de Fonte, e Manuel Joaquim Vaz, solteiro, lavrador, residente no lugar de Parada, ambos de Chaviães. // A sua jovem esposa faleceu a 1/10/1869, sem geração. // Voltou a contrair matrimónio, na mesma igreja, a 18/5/1870, com Maria Joaquina, de 27 anos de idade, solteira, filha de António Joaquim Alves Ramos e de Ana Luísa Gomes (exposta), moradora no lugar da Igreja, Chaviães. Testemunhas: João Manuel de Araújo Azevedo, casado, lavrador, e José António Alves, solteiro, lavrador, ambos da freguesia de Chaviães. // Morreu a 14/8/1910, na sua residência, sita no lugar da Igreja, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério local. /// (*) No assento de óbito de seu filho, ele aparece com o nome de António Joaquim Alves.

 

ALVES, Justino da Conceição. Filho de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa, moradores no lugar do Casal. Neto paterno de Manuel Alves e de Maria Jacinta Prieta, de Alveios, Tui; neto materno de Manuel José de Sousa e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar do Casal. Nasceu em Chaviães a 6/6/1859 e foi batizado pelo padre JLBC dois dias depois. Padrinhos: frei Manuel de Maria Santíssima Codeço e tocou por madrinha o ramo da Senhora da Conceição. 

 

ALVES, Justino da Conceição. Filho de José Manuel Alves, ferreiro, e de Lina Rosa Cortes, moradores no Cortinhal. N.p. de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; n.m. de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 15/9/1890 e foi batizado pelo padre BARP a 17 do mesmo mês e ano. Madrinha: Maria Teresa Alves, solteira, tia do bebé, do lugar do Casal. // Faleceu a 18/5/1896.

 

ALVES, Justino de Maria Santíssima. Filho de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa, moradores no lugar do Casal. Neto paterno de Manuel Alves e de Jacinta Prieta, de Alveios, Galiza; neto materno de Manuel José de Sousa e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar do Casal. Nasceu em Chaviães a 29/5/1856 e foi batizado pelo padre JLBC dois dias depois. Padrinhos: frei Manuel de Maria Santíssima Codeço e tocou por madrinha o ramo de Nossa Senhora.  

 

ALVES, Laurentino. Filho de Guilhermina Maria Alves. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 71, de 19/10/1913).

 

ALVES, Laurinda de Jesus. Filha de António Caetano Alves, carpinteiro de profissão, e de Maria Angélica Monteiro, moradores no lugar do Barreiro. Neta paterna de António Joaquim Alves e de Maria Joaquina Pires; neta materna de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 19/9/1886 e foi batizada pelo padre BARP a 30 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, e a avó paterna, casada. // Casou na igreja de Chaviães a 26/12/1908 com Júlio José Domingues, de 21 anos de idade, solteiro, natural de Paços. // Faleceu na freguesia de Paços a 23/1/1972. // Com geração.   

 

ALVES, Lucinda dos Santos. Filha de ------------ Alves e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Faleceu a 16/8/1926 e foi sepultada no cemitério de Chaviães.

 

ALVES, Lucrécia Rosa. Filha de Maria de Jesus Alves, chavianense. Nasceu em Chaviães por volta de 1847. // Tinha cinquenta e um anos de idade, era lavradeira, viúva de Joaquim Teixeira desde Janeiro de 1896, morava no lugar de Redondas, quando casou na igreja da sua freguesia de nascimento, a 19/10/1898, com Constantino Pereira Fernandes, de quarenta e quatro anos de idade, solteiro, lavrador, natural da freguesia de Santiago de Oliveira, diocese de Tui, filho de José Bento Pereira e de Rosa Fernandes, galegos. Testemunhas: José Maria Soares, casado, lavrador, do lugar da Pena, e Antónia Maria Esteves, casada, do lugar da Fonte, chavianenses.  

 

ALVES, Ludovina. Filha de Secundino António Alves e de Maria Ludovina Pires, moradores no lugar do Val. Nasceu a --/--/1912. // Morreu logo a seguir (Correio de Melgaço n.º 15, de 15/9/1912). 

 

ALVES, Ludovina Rosa. Filha de Júlio José Alves, fogueteiro, e de Maria Joaquina Alves, moradores no lugar da Igreja. N.p. de José Manuel Alves e de Ana Maria Domingues; n.m. de António Joaquim Alves Ramos e de Ana Luísa Gomes. Nasceu em Chaviães a 12/1/1882 e foi batizada pelo padre BARP três dias depois. Madrinha: a sua avó paterna, viúva. // Faleceu com poucos meses de idade, a 28/10/1882. 

 

ALVES, Ludovina Rosa. Filha de Júlio José Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Igreja. N.p. de José Manuel Alves e de Ana Maria Domingues; n.m. de António Joaquim Alves Ramos e de Ana Luísa Gomes. Nasceu em Chaviães a 14/9/1883 e foi batizada pelo padre BARP a 17 do dito mês e ano. Madrinha: a sua avó paterna, viúva. // Casou com Manuel António, de 39 anos de idade, filho de José António Alves e de Joaquina Rosa Alves, de Chaviães, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 27/8/1924. // Faleceu em Chaviães a 20/12/1927.

 

ALVES, Luís António. Filho de José Joaquim Álvares e de Teresa de Jesus, ou Maria Teresa Gomes Vieira, moradores no lugar de Soengas. Neto paterno de António Joaquim Álvares e de Antónia Maria Esteves, do Casal; neto materno de Maria Manuela Barreiro e de Luís António Gomes Vieira. Nasceu em Chaviães a 27/5/1844 e foi batizado pelo padre MJGB no mesmo dia. Padrinhos: António Joaquim Álvares e sua filha Maria Caetana, do lugar do Casal, freguesia de Chaviães. // Casou com Maria das Dores Simões, de quem enviuvou a 21/10/1885. // Morreu no lugar do Outeiro, Chaviães, a --/--/1913 (CM 78, de 7/12/1913). // Com geração.

 

ALVES, Manuel. Filho de Vitorino José Alves, pedreiro, natural de Fiães, e de Maria Florinda de Araújo, lavradeira, natural de Chaviães, moradores no lugar da Portela. N.p. de Joaquim Alves e de Maria Alves; n.m. de Maria José de Araújo, solteira. Nasceu em Chaviães a 13/4/1907 e foi batizado na igreja desta freguesia a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Alfredo Alves e sua irmã Adelaide Alves, tios paternos do batizando, naturais da freguesia de Fiães. // Casou a 26/9/1954, na igreja de Rouças, com Aurora de Lurdes Alves, natural de Rouças. // Faleceu a 28/4/1989, na freguesia de Chaviães.   

 

ALVES, Manuel Amadeu. Filho de Firmina Rosa Alves, solteira, camponesa, chavianense, moradora no lugar da Portela de Chaviães. Neto materno de Caetano Maria Alves e de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu em Chaviães a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914). // Sem mais notícias.

 

ALVES, Manuel António. Filho de Carlos Alves e de Josefa Árias. Nasceu em 1795. // Casou com Ana Rosa Vaz, lavradeira, de Santa Cristina de Baleixo, Tui. // Faleceu na sua casa da Portela de Chaviães, a 15/6/1871, com 76 anos de idade, no estado de casado, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.  

 

ALVES, Manuel António. // Nasceu em Chaviães por volta de 1812. // Lavrador. // Morreu a 23/12/1883, com todos os sacramentos, com setenta e um anos de idade, no estado de solteiro, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

ALVES, Manuel António. Filho de João Manuel Alves e de Maria Caetana de Araújo, lavradores, residentes em Quintas, Chaviães. N.p. de João Alves Vidal e de Maria Rosa; n.m. de Manuel de Araújo e de Catarina Paz. Nasceu em 1827. // Casou na igreja de Chaviães, no estado de solteiro, a 22/8/1860, com Miquelina Rosa, de 33 anos de idade, solteira, filha de Inácio Diogo Esteves e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Bouça, neta paterna de Manuel José Esteves e de Isabel Alves; neta materna de Francisco Alves Esteves e de Maria Antónia Vieites. Testemunhas do ato religioso: Diogo Maria Esteves, solteiro, lavrador, residente na Bouça, e Joaquim José Alves, solteiro, lavrador, com residência em Quintas, ambos de Chaviães.  

 

ALVES, Manuel António. Filho de Luís Caetano Álvares e de Joana Teresa Esteves, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Miguel Caetano Álvares e de Antónia Maria Gomes de Araújo; neto materno de Francisco José Esteves e de Maria Engrácia, de Quintas. Nasceu em Chaviães a 6/2/1845 e foi batizado pelo padre MJGB dois dias depois. Padrinhos: Manuel António de Castro e sua mulher, Maria Joaquina de Magalhães, da Quinta de Eiró, Rouças.    

 

ALVES, Manuel António. Filho de José António Alves e de Joaquina Rosa Alves, lavradores, residentes no Cortinhal. N.p. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rita Martins; n.m. de José Joaquim Alves e de Maria Teresa Gomes Vieira. Nasceu em Chaviães a 13/6/1885 e foi batizado pelo padre BARP a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Pinto, guarda, e Rosa Alves, de Soengas. // Casou com Ludovina Rosa, filha de Júlio José Alves e de Maria Joaquina Alves, na CRCM, a 27/8/1924. // Enviuvou a 20/12/1927. // Faleceu na Vila de Melgaço (SMP), a 18/1/1960 (?)

 

ALVES, Manuel António. Filho de --------- Alves e de --------------------------------. Nasceu a 15/12/1920. // Faleceu a 18/1/1990 e foi sepultado no cemitério de Chaviães.

 

ALVES, Manuel Augusto. Filho de -------- Alves e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1938 fez exame do 2.º grau, na Escola de Chaviães, e ficou aprovado; era seu mestre-escola o professor Vitoriano de Castro (Notícias de Melgaço n.º 413)

 

ALVES, Manuel Faustino. Filho de José Júlio Alves (*), lavrador, natural de Cavaleiros, Rouças, «residente em parte incerta dos Estados Unidos do Brasil» e de Guilhermina Maria Alves, lavradeira, natural do lugar de Carvalheiras, Chaviães, moradora no lugar da Portela. N.p. de Manuel Bento Alves e de Ludovina Rosa Alves; n.m. de Manuel Francisco Alves e de Teresa Joaquina Fernandes. Nasceu em Chaviães, no lugar da Portela, a 12/3/1916. // Casou na igreja católica a 7/6/1942 com Aida da Natividade de Almeida, natural da freguesia de São Paio. // O casamento dissolveu-se por divórcio decretado por sentença de 8/7/1980. // Morreu na freguesia da Vila a 5/3/2001. /// (*) Oficialmente José Júlio Alves é o pai de Manuel Faustino, em virtude de estar casado com sua mãe, mas humanamente é impossível, visto ele ter emigrado em finais do século XIX, pouco depois do casamento, e nunca mais dar notícias de si. 

    

ALVES, Manuel Francisco. Filho de Júlio José Alves e de Maria Joaquina Alves, lavradores, residentes no lugar da Igreja. Neto paterno de José Manuel Alves e de Ana Maria Domingues; neto materno de António Joaquim Alves Ramos e de Ana Luísa Gomes, Exposta. Nasceu em Chaviães a 24/3/1874 e foi batizado pelo padre BARP a 5 de Abril desse ano. Padrinhos: Francisco d’Outeiro Esteves, solteiro, caixeiro, e Cândida Alves, solteira, tia do batizando. // Em 1912 visitou a cidade de Braga. // Faleceu na freguesia de Chaviães a 24/12/1944.  

 

ALVES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Alves, lavrador, da freguesia de São João de Crespos, diocese de Ourense, e de Angelina Rosa Pires, de Chaviães, moradores no lugar de Parada. N.p. de José Alves e de Benta Conde; n.m. de Manuel José Pires e de Josefa Rosa Pereira. Nasceu em Chaviães a 29/11/1890 e foi batizado pelo padre BARP a 7 de Dezembro desse ano. Padrinho: Manuel Francisco Alves, solteiro, lavrador, do lugar da Igreja. // Casou com Mariana, de trinta e dois anos de idade, filha de Domingos António Esteves e de Maria Joaquina Gonçalves, de Chaviães, na CRCM, a 3/4/1922. // Faleceu em Chaviães a 20/2/1960.

 

ALVES, Manuel Francisco. Filho de António Jacinto Esteves Alves e de Maria Esteves. Neto paterno de Francisco Alves e de Maria da Luz Esteves; neto materno de Francisco Esteves e de Ana Nóboas. Nasceu em Baralha, Chaviães, a --/--/1918. // Lavrador. // Morreu solteiro, a --/--/1938 (Notícias de Melgaço n.º 425).

 

ALVES, Manuel Henrique. Filho de Políbio Esteves Alves e de Ludovina Cândida de Araújo. Nasceu em Chaviães a 4/2/1936. // Morou na Rua da Fábrica, Ferreiros, Braga. // Casou com --------------------. // Morreu no concelho de Braga a 1/3/2016, com oitenta anos de idade. // No dia 2 de Março desse mesmo ano, quarta-feira, o seu corpo foi trasladado para a freguesia de Chaviães, onde casara, e enterrado no cemitério dessa freguesia melgacense (ver A Voz de Melgaço n.º 1391, de 1/4/2016, página 4). // Deixou uma filha, Dr.ª Adalgisa Cristina Domingues Alves, casada com o Dr. Francisco Apolinário da Costa Araújo, e netas, além de outros familiares.  

 

ALVES, Manuel de Jesus. Filho de António Caetano Alves e de Maria Angélica Monteiro, lavradores, residentes no lugar do Barreiro. Neto paterno de António Joaquim Alves e de Maria Joaquina Pires; neto materno de António Manuel Fernandes Monteiro e de Rosa Caetana de Sousa. Nasceu em Chaviães a 16/4/1884 e foi batizado na igreja pelo padre BARP a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Fernandes Monteiro, viúvo, avô materno do batizando, e Maria Joaquina Pires, casada, avó paterna. // Casou na igreja da sua freguesia a 3/1/1909 com Virgínia Cândida, de vinte e quatro anos de idade, solteira, natural de Paços, filha de Duarte José Rodrigues e de Marcelina Esteves. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Esteves Rodrigues e Aníbal José Alves, casados, proprietários, do lugar da Portela.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Álvares e de Ana Luísa Exposta, residentes no lugar de Soengas. Neto paterno de Caetana Rosa, do dito lugar. Nasceu em Chaviães a 11/12/1841 e foi batizado pelo padre MJGB a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António Álvares Ramos e sua irmã Maria.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de João Alves e de Rosa Pinheiro. Nasceu em Chaviães por volta de 1829. // Lavrador. // Casou com Maria Rita Martins. // Faleceu a 23/4/1874, na sua casa de morada, sita no lugar do Cortinhal, com todos os sacramentos, de 55 anos de idade, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Manuel Joaquim. Filho de José António Alves e de Maria Filomena Alves, lavradores, residentes no lugar de Parada. Neto paterno de José Manuel Alves e de Ana Maria Domingues; neto materno de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rita Martins. Nasceu em Chaviães a 13/7/1875 e foi batizado pelo padre BARP a 18 do dito mês e ano. Padrinhos: Guilherme José Meleiro, solteiro, lavrador, e Rosa Joaquina Alves, solteira, tia do bebé.  

 

ALVES, Manuel José. Filho de [José] Bento Álvares e de Maria Joaquina de Sousa, moradores no lugar do Casal. N.p. de Manuel Joaquim Álvares e de Jacinta da Ribeira, de Alveios; n.m. de Manuel José de Sousa e de Maria Josefa Esteves, do dito lugar do Casal. Nasceu em Chaviães a 12/2/1842 e foi batizado pelo padre Manuel José da Graça Barros dois dias depois. Padrinhos: o padre batizante e Maria Teresa, solteira, do Barraço, Chaviães. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 15/11/1869 com Ludovina Rosa, solteira, camponesa, residente no lugar de Vinha de Cima, nascida na freguesia de Rouças a 7/2/1844, batizada na igreja no dia seguinte, filha de José Luís Fernandes e de Rosa Mendes, rurais, roucenses. Testemunhas: Manuel Caetano Alves e o padre Manuel Caetano Alves Salgado. // Pai de José Júlio Alves (ver em Rouças). // Avô de Manuel Faustino Alves (ver em Chaviães).

 

ALVES, Manuel José. Filho de Maria Rita Álvares, moradora no lugar do Cortinhal. Neto materno de João Álvares e de Maria Rosa Álvares, do dito lugar. Nasceu em Chaviães a 2/3/1843 e foi batizado pelo padre MJGB nesse dia. Padrinhos: Manuel José Pires e sua irmã Maria Joaquina Pires, do lugar do Val, freguesia de Chaviães. 

 

ALVES, Manuel José. Filho de José Joaquim Alves e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar do Barraço. N.p. de Isabel Maria, do dito lugar; n.m. de Manuel Caetano Gonçalves e de Escolástica Maria Esteves, do lugar da Igreja. Nasceu em Chaviães a 4/12/1849 e foi batizado pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: Pedro José Pinto e sua mulher, Francisca Rosa de Carvalho, do Barraço.    

 

ALVES, Manuel José. Filho de Maria de Jesus Alves, solteira, residente no lugar de Redondas. Neto materno de Gregório Ventura Alves e de Maria Bernarda de Sousa, todos de Chaviães. Nasceu nesta freguesia a 20/9/1852 e foi batizado pelo padre JLBC a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Romão Pires, de Alveios, Galiza, e Rosa Vasques, solteira, também de Alveios, mas moradora na Vila de Melgaço. // Foi caixeiro na cidade do Porto. // Faleceu a 21/1/1875, em casa de sua mãe, sita no lugar de Redondas, freguesia de Chaviães, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja.    

 

ALVES, Manuel José. Filho de José Joaquim Álvares e de Maria Teresa [Gomes Vieira], moradores no lugar de Soengas. N.p. de António Joaquim Alves e de Antónia Maria Esteves, do Casal; n.m. de Maria Manuela Barreira, de São João de Alveios, Galiza. Nasceu em Chaviães a 24/8/1854 e foi batizado pelo padre JLBC três dias depois. Padrinhos: Damião José Esteves, solteiro, de ao pé da Igreja, Chaviães, e Benta do Demo (?), de Alveios, bispado de Tui. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 11/7/1880 com Angélica Rosa, de 27 anos de idade, solteira, moradora no lugar de Quintas, filha de José Caetano de Sousa e de Maria Marcelina de Barros. Testemunhas: António Luís de Sousa, solteiro, camponês, e Constantino José Alves, solteiro, lavrador, ambos chavianenses. // Morou no lugar de Quintas, Chaviães. // Faleceu por volta de 1918 (Jornal de Melgaço n.º 1200, de 23/3/1918). // Pai de António Augusto Alves, solteiro, emigrante no Brasil. // Nota: um Manuel José Alves foi jurado por Chaviães no 2.º semestre de 1907; voltou a sê-lo em 1908. Será este senhor?    

 

ALVES, Manuel José. Filho de António Evaristo Alves, lavrador, natural de Chaviães, e de Luísa Ribeiro, natural de Cristóval, moradores no lugar de Parada. Neto paterno de Clara Joaquina Alves, solteira; neto materno de Francisco José Ribeiro e de Helena Marques. Nasceu em Chaviães a 28/10/1886 e foi batizado pelo padre BARP a 7 de Novembro. Padrinhos: Manuel Joaquim, filho de José António Alves, viúvo, lavrador, do lugar de Parada, e Maria Domingues, solteira, do lugar de Soutomendo, Fiães. // Faleceu a 6/4/1887 e foi sepultado na igreja.

 

ALVES, Manuel Maria. Filho de Francisco Luís Alves e de Maria Caetana Alves, residentes no lugar de Redondas. Neto paterno de João Francisco Alves e de Maria Rosa Pinheira, do Cortinhal; neto materno de António Alves e de Antónia Maria, do Casal. Nasceu em Chaviães a 23/8/1857 e foi batizado pelo padre JLBC a 26 desse mês e ano. Padrinhos: frei Manuel de Maria Santíssima Codeço e Maria Teresa Alves, do Cortinhal, tia do batizando.

 

ALVES, Manuel Maria. Filho de José Manuel Alves, ferreiro, e de Lina Rosa Cortes, lavradeira, moradores no lugar do Cortinhal. N.p. de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; n.m. de António Luís Cortes e de Joana Maria Alves. Nasceu em Chaviães a 12/9/1870 e foi batizado pelo padre BARP dois dias depois. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Filomena Alves, solteira. // Faleceu em Riba de Mouro, Monção, a --/--/1947 (confirmar).     

 

ALVES, Manuel Maria. Filho de António Evaristo Alves, lavrador, de Chaviães, e de Luísa Ribeiro, de Cristóval, moradores no lugar de Parada. N.p. de Clara Joaquina Alves, solteira; n.m. de Francisco José Ribeiro e de Helena Marques. Nasceu em Chaviães a 10/2/1888 e foi batizado pelo padre BARP a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim, filho de José António Alves, viúvo, de Parada, Chaviães, e Maria Domingues, solteira, de Soutomendo, Fiães. // Faleceu em Cristóval a 28/3/1943.

 

ALVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rita Martins, moradores no lugar do Cortinhal. N.p. de João Alves e de Maria Rosa Pinheira, do dito lugar; n.m. de Bernardo José Martins e de Jerónima Maria Fernandes, de Gondufe. Nasceu em Chaviães a 9/1/1853 e foi batizada pelo padre JLBC a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Manuel Martins e Maria Joaquina Martins, tios da batizanda.

 

ALVES, Maria Albina. Filha de Maria Joaquina Alves, viúva, de Corveira. Neta materna de Manuel José Alves e de Rosa Maria Afonso, de São Paio de Melgaço. Nasceu em Chaviães a 28/6/1855 e foi batizada pelo padre JLBC no dia seguinte. Padrinhos: Diogo Rodrigues, solteiro, do lugar do Val, e Maria Benta, viúva, de Gondufe, ambos de Chaviães. // Faleceu a 5/10/1906, em sua casa de morada, sita no lugar da Corveira, tendo-se apenas confessado e recebido a extrema-unção, com 51 anos de idade, solteira, camponesa, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local.   

 

ALVES, Maria Alice. Filha de ---------- Alves e de ----------------------------------. Nasceu em Chaviães a --/--/19--. // Casou com -------------------. // Em 1998 morava no lugar de Tortim, Cristóval. Era procuradora de Manuel Vaz, natural de Paderne, casado com Maria Ana Soares, natural de Cristóval, emigrante em França (ver A Voz de Melgaço n.º 1095).

 

ALVES, Maria Angélica. Filha de Francisco Alves, caseiro, natural de Alveios, Galiza, e de Maria da Luz Esteves, natural de Chaviães, Melgaço, moradores no lugar da Baralha. Neta paterna de José Alves e de Benta Rodrigues; neta materna de Diogo Manuel Esteves e de Maria Rita Esteves. Nasceu em Chaviães a 11/10/1875 e foi batizada pelo padre BARP a dezassete do mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pinto, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Pinto, solteira. // Casou na igreja da sua freguesia, a 13/8/1906 com Joaquim Emílio, de 24 anos de idade, natural de Chaviães, filho de Teresa de Jesus de Sousa, e neto materno de João Manuel de Sousa e de Maria Joaquina Paz. // Lavradores. // Moraram no lugar da Baralha. // Ambos os cônjuges faleceram em Chaviães: o marido a 4/4/1950 e ela a 25/3/1961 (confirmar).

 

ALVES, Maria Augusta. Filha de Guilhermina Maria Alves, casada, lavradeira, moradora no lugar de Carvalheiras. Neta materna de Francisco Manuel Alves e de Teresa Joaquina Fernandes. Nasceu na freguesia de Chaviães a 20 de Abril de 1904 e foi batizada na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Torres e sua mulher, Maria de Jesus Carvalho, ambos do lugar de Carvalheiras. // Casou a 24/5/1943 com Horácio Cândido Domingues Moreira. // O seu marido morreu em Chaviães a 25/11/1945. // Ela faleceu no lugar do Outeiro, freguesia de Chaviães, no estado de viúva, com noventa e um anos de idade, a 20/6/1995. // Com geração.  

 

ALVES, Maria Augusta. Filha de Cândida Alves. Nasceu na freguesia de Chaviães a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916).

 

ALVES, Maria Benta. Filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Antónia Loeda. Nasceu em 1825. // Faleceu a 24/11/1872, com 47 anos de idade, na casa de sua irmã, Tomásia Alves, residente no lugar da Bouça, Chaviães. // Era solteira, lavradora. // Fizera testamento, mas não deixou descendência. // Foi sepultada na igreja.

 

ALVES, Maria Caetana. Filha de Manuel António Alves e de Miquelina Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar da Portela. Neta paterna de João Manuel Alves e de Maria Caetana de Araújo; neta materna de Inácio Diogo Esteves e de Mariana Alves. Nasceu em Chaviães a 5/5/1862 e foi batizada pelo padre JLBC a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Maria Alves, solteiro, lavrador, residente em Quintas, e Maria de Jesus Esteves, solteira, moradora no lugar da Bouça, ambos de Chaviães. // Faleceu a 19/5/1863 e foi sepultada na igreja.  

 

ALVES, Maria do Carmo. Filha de --------- Alves e de --------------------------------. Nasceu a --/--1923. // Faleceu a --/--/1990 e foi sepultada no cemitério de Chaviães, na mesma campa de Sara dos Remédios Alves {1893 (ou 1895) - 1965}.

 

ALVES, Maria da Conceição de Jesus. Filha de Joaquim Luís Alves e de Matilde de Jesus da Ribeira, lavradores, residentes no lugar de Soengas. Neta paterna de José Bento Alves e de Maria Joaquina de Sousa; neta materna de Manuel de Jesus da Ribeira e de Maria Rosa Gonçalves. Nasceu em Chaviães a 14/2/1875 e foi batizada pelo padre BARP a 28 do dito mês e ano. Padrinhos: Miguel da Costa, casado, lavrador, e Maria da Conceição Esteves, casada. // Costureira. // Casou na igreja da sua freguesia de nascimento a 23/11/1904 com o seu conterrâneo, José Cândido de Carvalho, de quarenta anos de idade, viúvo, cabo da guarda-fiscal, filho de Maria Henriqueta de Carvalho. // Enviuvou em 1937. // Faleceu em Chaviães a 11/5/1938; morava no lugar do Barraço. // Com geração.

    

ALVES, Maria Critalina (ou Cristina). Filha de ---------- Alves e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu no lugar da Tapada, freguesia de Chaviães, com setenta e oito anos de idade, a --/--/1917 (CM 249, de 13/5/1917).

 

ALVES, Maria Elisa. Filha de Casimiro Álvares, lavrador, natural da freguesia do Salvador de Arnoia, bispado de Ourense, e de Bebiana Cândida Moço, natural de Chaviães, Melgaço, moradores no lugar do Barraço. Neta paterna de Felipe Alves e de Josefa Vasques; neta materna de João Moço e de Jerónima Luísa Gomes. Nasceu em Chaviães a 30/7/1888 e foi batizada pelo padre BARP a 6 de Agosto desse ano. Padrinhos: António Joaquim Alves Ramos, casado, lavrador, do lugar da Igreja, e Maria Asménia, casada, da Bouça. // Casou com Manuel Joaquim Soares, de vinte e dois anos de idade, natural de Messegães, Monção, filho de Clementina Soares, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 19/1/1920. // Faleceu em Chaviães a 24 de Outubro de 1936. // continua...

NOTA: agradeço a todos os meus conterrâneos melgacenses que façam o favor de corrigir quaisquer erros que surjam nas micro biografias, e caso o desejem me enviem fotografias dos biografados a fim de eu as inserir no texto. // Obrigado.    



Sem comentários:

Enviar um comentário