terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
(Freguesia de Paços)
 
Por Joaquim A. Rocha




// continuação...
 
CASAL

CASAL, Libânia Dorinda. Filha de Gabriel de Jesus Alves Casal, pedreiro, natural da freguesia de Cristelo, concelho de Caminha, e de Laureana Cândida da Silva, lavradeira, natural de Paços, Melgaço, onde moravam, no lugar de Sá. Neta paterna de Mateus Alves Casal e de Rosa Maria Alves Marrucho; neta materna de Manuel Daniel da Silva e de Maria Caetana Douteiro. Nasceu em Paços a 14/6/1910 e foi batizada na igreja paroquial a 20 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, caiador, e Benedita de Jesus Alves, solteira, camponesa, natural de Cristelo, Caminha. // Casou na Conservatória de Caminha a 29/1/1933 com Libório Álvaro Martins, de 22 anos de idade, natural de Moledo, Caminha, filho de Tomás de Aquino Martins e de Amélia Augusta Alves de Oliveira. // O seu marido morreu na freguesia de Alcântara, Lisboa, a 31/3/1965. // Ela faleceu em Queluz, Sintra, a 30/3/1987.      

 
                              CASTRO

 CASTRO, Alípio Cândido. Filho de ------------ de Castro e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou com Júlia de Jesus Pires. // Foi 2.º cabo da Guarda-Fiscal. // Morreu num hospital do Porto, em consequência de um desatre que sofrera na Calçada a 29/5/1957; seus restos mortais jazem no cemitério de Paços. // Com geração.
 


CASTRO, Ana da Glória. Filha de Maria de Castro, solteira, camponesa, natural de Rouças, moradora no lugar do Campo das Bouças, Paços. Neta materna de António Dâmaso de Castro e de Joaquina Rosa Pires. Nasceu em Paços a 11/3/1904 e foi batizada na igreja paroquial a 16 desse mês e ano. Madrinha: Germana Senra, solteira, camponesa, moradora no lugar do Coto, freguesia de Paços. 

 

CASTRO, António. Filho de António Luís de Castro e de Ana Luísa Rodrigues, solteiros, moradores em Sá, Paços. N.p. de Manuel José de Castro e de Antónia Maria Pereira, de Granjas; n.m. de Umbelina Rosa Rodrigues, de Sá. Nasceu a 22/2/1842 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinho: António Salgado, solteiro, de Entre-os-Rios, freguesia de São Pedro da Torre, Galiza. // (À margem do assento: «morto»).

 

CASTRO, António. Filho de Maria de Castro, solteira, lavradora, de Sá. N.m. de Luís António de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu a 1/8/1878 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Lopes e Clara Lopes, casados, lavradores, do Outeiro, Paços. // Professor de instrução primária. // Faleceu no lugar de Sá a 11/2/1901, somente com o sacramento da penitência, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

CASTRO, António Augusto. Filho de Alípio Cândido de Castro e de Júlia de Jesus Pires. Nasceu em Paços a 7/4/1932 (NM 153, de 12/6/1932). // Foi empregado comercial. // Em 1950 emigrou para o Brasil. // Sem mais notícias.
 

 CASTRO, Balbina. Filha de António Luís de Castro e de Ana Luísa Rodrigues, moradores em Sá, Paços. N.p. de Manuel José de Castro e de Antónia Maria Pereira, das Granjas; n.m. de Umbelina Rosa Rodrigues, de Sá. Nasceu a 21/12/1840 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Domingues e sua mulher, Eusébia Domingues, de Beleco. // Casou a 13/5/1863 com Luís António Cortes, alfaiate, natural de São Paio. // Faleceu a 11/8/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Gondufe, freguesia de Chaviães, só com o sacramento da extrema-unção, «por ter as faculdades mentais alucinadas», viúva, sem testamento, com filhos (ver em Chaviães), e foi sepultada no cemitério público daquela freguesia.  



 

CASTRO, Caetano. Filho de Francisco Luís de Castro e de Francisca Gomes, lavradores, residentes em Sá. Neto paterno de Manuel José de Castro e de Antónia Maria Pereira; neto materno de Inácio José Gomes e de Antónia Pires. Nasceu em Paços a 23/1/1874 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Esteves, solteiro, lavrador, residente em Beleco, e Maria Domingues, solteira, lavradora, residente em Sá. // Rural. // Casou na igreja de Paços a 21/12/1904, com a sua conterrânea Ludovina Pires, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Caetano Pires e de Francisca Lopes. Testemunhas presentes: José Caetano Gomes, solteiro, estudante, do lugar de Sá, Paços, e Júlia Esteves, solteira, camponesa, do lugar dos Casais, Cristóval. // Faleceu em Sá, Paços, a 3/10/1939. // Com geração.   

 

CASTRO, Constantina Rosa. Filha de António Luís de Castro e de Ana Luísa Rodrigues, lavradores, residentes em Sá. Neta paterna de Manuel José de Castro e de Antónia Maria Pereira; neta materna de Umbelina Rosa Rodrigues, solteira. Nasceu a 18/8/1860 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Douteiro, casado, lavrador, e sua mulher, Maria Francisca Monteiro, do lugar da Pedreira.

 

CASTRO, Francisco Luís. Filho de Manuel José de Castro e de Antónia Maria Pereira, das Granjas. // Casou na igreja de Paços a 2/9/1840, com Ana Joaquina Lopes, filha de Maria Luísa Rodrigues, de Sá, todos de Paços. Testemunhas: José Joaquim Lopes e Manuel José Gomes…

 

CASTRO, Guilhermina. Filha de Rosa Teresa de Castro. Neta materna de João Francisco de Castro e de Maria Angélica, todos da freguesia de Penso, termo de Valadares. Nasceu a 6/9/1822 e foi batizada na igreja de Paços a oito desse mês e ano. Padrinho: Manuel António Domingues, de Badim.

 

CASTRO, Hermínia Augusta. Filha de Francisca de Castro, solteira, lavradora, residente em Sá. N.m. de Luís de Castro e de Ana Rodrigues. Nasceu a 20/4/1887 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Pires, casado, lavrador, do Cortinhal, Chaviães, e Delfina Douteiro, solteira, da Pedreira, Paços. // Casou a --/--/1912 com António Rodrigues (Correio de Melgaço n.º 28, de 15/12/1912). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/11/1949. // Mãe de Carolina de Jesus Rodrigues.   

 

CASTRO, Joaquina. Filha de António Luís de Castro e de Ana Luísa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paços por volta de 1857. // Camponesa. // Faleceu no lugar da Corga a 7/3/1900, com todos os sacramentos da igreja católica, com 43 anos de idade, casada com o seu conterrâneo António Joaquim Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

CASTRO, José Júlio. Filho de Caetano de Castro e de Ludovina Pires, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neto paterno de Francisco Luís de Castro e de Francisca Gomes; neto materno de Caetano Pires e de Francisca Lopes. Nasceu em Paços a 27/12/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Caetano Gomes, solteiro, estudante, do sobredito lugar, e Júlia Amélia Esteves, solteira, camponesa, do lugar dos Casais, Cristóval. // Faleceu a 6/11/1921. 

 

CASTRO, Júlia. Filha de Caetano de Castro e de Ludovina Pires. Nasceu em Paços a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).

 

CASTRO, Júlia. Filha de ---------- de Castro e de -------------------. Nasceu em Sá, Paços, por volta de 1919. // Casou com ------------ Fernandes. // Faleceu no Centro de Saúde de Melgaço a --/--/1991, viúva, com 72 anos de idade. // Mãe de José Fernandes, residente em Lisboa (VM 952). 

 

CASTRO, Manuel António. Filho de Manuel José de Castro e de Antónia Maria Pereira, das Granjas, Paços. Neto paterno de Domingos de Castro e de Maria Esteves, do dito lugar; neto materno de Bento Pereira e de Isabel Esteves, das Vinhas, Paços. Nasceu a 11/8/1816 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço José Martins e sua mulher, Maria Antónia Fernandes, de Gondufe, Chaviães.

 

CASTRO, Maria. Filha de Luís de Castro e de Ana Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paços por volta de 1850. // Lavradeira. // Faleceu a 7/10/1901, no lugar de Sá, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 60 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

CASTRO, Maria Alice de Jesus. Filha de --------- de Castro e de ----------------. Nasceu a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paços, ficando aprovada. Professora: Felicidade A. Silva (NM 409).

 

CASTRO, Maria do Céu. Filha de Caetano de Castro e de Ludovina Pires. Nasceu em Paços a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 79, de 14/12/1913). // Casou a --/--/1932 com Manuel Fernandes (NM 179, de 8/1/1933).

 

CASTRO, Maria Rosa. Filha de Manuel José de Castro e de Antónia Maria Pereira, moradores no lugar das Granjas, Paços. N.p. de Domingos de Castro e de Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Bento Pereira e de Isabel Esteves, de Merelhe. Nasceu a 21/4/1813 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Gomes e sua filha, Ana Rosa, de Merelhe.   

 

CASTRO, Miquela (deve ser Micaela) Rosa. Filha de [António Luís de Castro] e de Ana Luísa Rodrigues. Neta materna de Umbelina Rosa Rodrigues, ambas solteiras, de Sá. Nasceu a 21/6/1838 e foi batizada ainda nesse mês e ano. Padrinhos: Luís Lopes, de Sá, e Clara Domingues, do Outeiro, solteiros. (À margem do assento pode ler-se: «seu pai é António Luís de Castro»).

 

CERDEIRA

 

CERDEIRA, Artur Manuel. // Nasceu por volta de 1931. // Morreu no lugar da Carvalheira, Paços, a --/--/2019, com 88 anos de idade (VM 1432, de 1/10/2019).

 

CERDEIRA, Maria. Filha de ----------- Cerdeira e de --------------. Nasceu por volta de 1925. // Casou com José Esteves (Zé do Sério), 1.º sargento da Guarda Nacional Republicana, da Corga, Paços. // Faleceu no Porto, com 74 anos de idade (VM 1111, de 1/3/1999). // Morava em Sá, Paços. 

 

CLARO

 

CLARO, Francisca. Filha de Rosa Claro, solteira, natural de Crecente, bispado de Tui, e moradora em Sá, Paços. Neta materna de Manuel Claro e de Ana Maria de Castro, também de Crecente, Galiza. Nasceu a 30/1/1829 e foi batizada a 1/2/1829. Padrinhos: Manuel Rodrigues, do lugar de São Martinho, freguesia de Berdozido, e Francisca Fernandes, solteira, do lugar de Vendas, ambos do bispado de Tui.

 

COELHO

 

COELHO, Maria Júlia Soares Novais. Filha de --------------------------------- e de --------------------------------. Nasceu em ------------------, a --/--/19--. // Em Agosto de 1999 residia no lugar de Casal, Paços.

 

CONDE

 

CONDE, Albina. Filha de Benita Conde, solteira. Neta materna de Teresa da Vila, galega, ambas moradoras no Esporão, Paços. Nasceu a 1/5/1843 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Gomes e Joaquina Clara Gomes, solteiros, da Grova, Paços. // (À margem do assento: «falecida»).

 

CONDE, António. Filho de Joaquim Conde, lavrador, natural de Paços, e de Benedita Monteiro, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar da Pedreira. Neto paterno de José Conde e de Ana Alves; neto materno de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira. Nasceu em Paços a 27/1/1895 e foi batizado na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Miguel Martins e Rosa Monteiro, casados, proprietários, da freguesia de Santa Marinha da Ribeira, bispado de Tui.  

 

CONDE, António Avelino. Filho de José Conde e de Ana Joaquina Pires. Nasceu em Govendo, Paços, a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 195, de 16/4/1916). // Faleceu a --/--/1938, com apenas 22 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 425).

 

CONDE, Clara. Filha de Benita Conde, solteira, moradora no Esporão, Paços. Neta materna de Teresa da Vila, de Deva, Galiza. Nasceu a 17/12/1824 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Pires, do Esporão, e Jerónima Maria Pires, solteira, da Grova, Cristóval. // (À margem do assento: «morreu»).  

 

CONDE, Francisco. Filho de José Conde e de Ana Alves, moradores no lugar da Pedreira, Paços. N.p. de Manuel Conde e de Maria Marques, do lugar de Meão, freguesia de São João de Crespos, Galiza; n.m. de Jerónimo José Alves e de Maria Joaquina Vaz, da Pedreira, Paços. Nasceu a 10/5/1854 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco (?) António Pires e sua mãe, Josefa Vaz, do Govendo, Paços. 

 

CONDE, Joaquim. Filho de José Conde e de Ana Alves, lavradores, residentes no lugar de Pedreira. N.p. de Manuel Conde e de Maria Marques, do lugar de Meão, freguesia de São João de Crespos, Galiza; n.m. de Jerónimo José Alves e de Maria Joaquina Vaz, lavradores, da Pedreira, Paços. Nasceu a 3/8/1859 e foi batizado pelo padre Francisco José da Ribeira a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Romão Conde e Maria Josefa Rodrigues, casados, lavradores, de Viladraque. (Este assento foi elaborado em 1880 pelo padre António Esteves.) // Casou com Benedita, cristovalense, filha de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira. // Foi nomeado jurado pela sua freguesia no 2.º semestre de 1907. // O mesmo aconteceu em 1915 (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915). // A sua esposa finou-se no lugar da Pedreira, Paços, a 30/10/1899, com apenas 38 anos de idade. // Ele faleceu também no lugar da Pedreira a --/--/1938 (NM 397). // Com geração.

    

CONDE, José. Filho de Manuel Conde e de Maria Marques, do lugar de (Meão?), freguesia de São João de Crespos, Galiza. // Casou na igreja de Paços a 15/1/1849 com Ana, filha de Jerónimo José Alves e de Maria Joaquina Vaz, da Pedreira. Testemunhas: José Pires, solteiro, de Govendo, e Francisco do Outeiro, da Pedreira.  

 

CONDE, José. Filho de Joaquim Conde, natural de Paços, e de Benedita Monteiro, natural de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Pedreira. N.p. de José Conde e de Ana Alves; n.m. de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira. Nasceu no lugar da Pedreira, Paços, a 10/9/1893, e foi batizado 12 desse mês e ano. Padrinhos: Miguel Martins e Rosa Monteiro, casados, proprietários, naturais da paróquia da Ribeira, do bispado de Tui. // Casou na CRCM a 25/10/1915 com Ana Joaquina Pires, de Govendo; a seguir casaram na igreja de Paços (Correio de Melgaço n.º 172, de 31/10/1915) // Faleceu em Paços a 10/8/1970. // Com geração. 

 

CONDE, Maria. Filha de José Conde e de Ana Alves, moradores na Pedreira, Paços. N.p. de Manuel Conde e de Maria Marques, do lugar de (Damião?), São João de Crespos, Galiza; n.m. de Jerónimo José Alves e de Maria Joaquina Vaz, da Pedreira, Paços. Nasceu a 14/4/1849 e foi batizada a 16 desse mês. Padrinhos: Romão Conde, tio da batizanda, e sua mulher, Maria Josefa Rodrigues, de Viladraque. // Faleceu a 20 de Janeiro (de 1850?).

 

CONDE, Maria de Jesus. Filha de José Conde e de Ana Joaquina Pires. Nasceu em Paços a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1186, de 8/12/1917).

 

CONDE, Miguel (Tampa di Mala). Filho de Joaquim Conde, lavrador, natural de Paços, e de Benedita Monteiro, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar da Pedreira. Neto paterno de José Conde e de Ana Alves; neto materno de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira. Nasceu em Paços a 29/3/1897 e foi batizado na igreja paroquial a 2 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: Miguel Martins, casado, lavrador, e Maria Martins, solteira, camponesa, naturais da freguesia de Santa Marinha da Ribeira, bispado de Tui. // Foi emigrante no Brasil durante algum tempo. // Casou na CRCM a 12/4/1933 com Ana Maria Esteves, nascida em 1909, irmã de Amélia e de Maria. // Tiveram mercearia e taberna no lugar do Peso, perto das Termas. // A sua esposa faleceu na Vila, em casa do filho, a 23 ou 24/3/1992, com 84 anos de idade. // Ele finou-se logo a seguir, a 20/8/1992, com 95 anos de idade, e foi sepultado no cemitério de Paços, ao lado da sua esposa (VM 969). // (ver a sua geração em Paderne).

 

CONDE, Vitorino António. Filho de Joaquim Conde, lavrador, natural de Paços, e de Benedita Monteiro, lavradeira, natural de Cristóval, residentes no lugar da Pedreira. Neto paterno de José Conde, de São João de Crespos, Ourense, e de Ana Alves, de Paços; neto materno de Vitorino Monteiro e de Florinda Pereira, de Cristóval. Nasceu a 28/6/1892 e foi batizado a 3 de Julho desse ano. Padrinhos: Miguel Martins, casado, proprietário, e sua filha, Maria Martins, solteira, ambos da freguesia da Ribeira, Tui. // Requereu às autoridades militares o adiamento da sua encorporação de 1913 para 1914 (Correio de Melgaço n.º 62, de 17/8/1913). // (Os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 9/5/1891; o noivo tinha 32 anos de idade e era solteiro; a noiva tinha 30 anos de idade e também era solteira. Testemunhas do ato religioso: Francisco António Pires e Maria Pires, casado, lavradores, do Govendo).

 

CORREA

 

CORREA, Ana Rosa. Filha de Eugénia Correa «cujo estado e naturalidade se ignora.» Nasceu em Merelhe, Paços, a 7/6/1889 e foi batizada na igreja católica de Paços a 16 desse mês e ano. Madrinha: Ludovina Rodrigues, solteira, de Merelhe. // Sem mais notícias.

 

CORREA, Benta de Jesus. Filha de Eugénia Correa, «cujo estado e naturalidade se ignora». Nasceu em Paços a 27/5/1894 e foi batizada na igreja paroquial a 14 de Junho desse mesmo ano. Madrinha: Benta Gonçalves, solteira, costureira, do lugar do Esporão, freguesia de Paços.  

 

CORTES

 

CORTES, Ana. Filha de ----------- Cortes e de -------------- Lima. Nasceu por volta de 1858. // Faleceu no lugar de Azere a --/--/1914, com 56 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 97, de 26/4/1914).

 

CORTES, Ana Augusta de Jesus. Filha de António Caetano Cortes, natural de Paços, e de Beatriz de Jesus Lopes, natural de Cristóval, lavradores, residentes em São Gregório. N.p. de Caetano Cortes e de Ana Rosa Mendes; n.m. de Francisco Manuel Lopes e de Carmem Durães. Nasceu em Paços a 31/7/1887 e foi batizado na igreja de Paços a 3 de Agosto desse ano. Padrinhos: José Joaquim Pinheiro, clérigo in minoribus, do Outeiro, Paços, e Germana Augusta de Araújo, solteira, de São Gregório, Cristóval (a madrinha também assinou). // Nota: seus pais casaram na igreja de Paços a 1/1/1885. O noivo tinha 25 anos de idade e era solteiro; a noiva só tinha 18 anos de idade, pelo que os pais dela tiveram de lhe dar consentimento. Testemunhas do ato: Joaquim Rodrigues, solteiro, lavrador, e Maria Pinheiro, solteira, moradores no Outeiro.  

 

CORTES, Ana Joaquina. Filha de Manuel Luís Cortes e de Maria Rosa Gonçalves, do Govendo, Paços. N.p. de João Manuel Cortes e de Maria Rosa Rodrigues, do Barral, Paderne; n.m. de Francisco Gonçalves e de Ana Luísa, do Govendo. Nasceu na freguesia de Paços a 30/6/1819 e foi batizada a 4 de Julho desse ano. Padrinhos: Caetano José da Ribeira e sua mulher, Maria Luísa Pires, do Outeiro, Paços. // (À margem do assento: «morta»).  

 

CORTES, Ana Joaquina. Filha de António Luís Cortes e de Caetana Meleiro, moradores no lugar de Beleco. N.p. de João Manuel Cortes e de Maria Rosa Rodrigues, do Barral, Paderne; n.m. de Domingos Meleiro e de Maria Rosa Domingues, de Beleco, Paços. Nasceu a 10/10/1819 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Alves de Magalhães e sua mulher, Antónia Francisca Rodrigues, de São Gregório. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Azere a 8/2/1900, com todos os sacramentos da igreja católica, com 81 anos de idade, viúva de Caetano Rodrigues, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

CORTES, Ana Joaquina. Filha de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes, lavradores, residentes no Outeiro. Neta paterna de Manuel Luís Cortes e de Antónia Maria Alves; neta materna de Francisco José Mendes e de Maria Rosa Fernandes. Nasceu em Paços a 10/11/1861 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Madrinha: Maria Rosa Fernandes, viúva, moradora no lugar do Outeiro. // Camponesa. // Casou na igreja da sua freguesia a 5/6/1892 com Manuel José Fernandes, de 32 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Rouças, filho de Domingos Fernandes e de Maria Rosa de Araújo, roucenses. Testemunhas presentes: Manuel Francisco Alves e Lina Salgado, casados, rurais, do lugar do Outeiro, Paços. // Mãe de Rosa Cortes Fernandes (ver em Rouças).     

 

CORTES, Angelina. Filha de Caetano Cortes e de Maria Rosa Mendes. Nasceu por volta de 1865. // Lavradeira. // Casou com Francisco Garcia. // Faleceu no lugar de Beleco a 20/9/1899, somente com a extrema-unção, com 34 anos de idade, no estado de casada, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

CORTES, António Caetano. Filho de Manuel Luís Cortes e de Maria Rosa Gonçalves, do Govendo, Paços. Neto paterno de João Manuel Cortes e de Maria Rosa Rodrigues, do Barral, Paderne; neto materno de Francisco Gonçalves (já defunto) e de Ana Luísa Rodrigues, do Robendo. Nasceu a 29/8/1813 e foi batizado a 31 desse mês. Padrinhos: António Luís Cortes e sua mulher, Caetana Maria Meleiro, de Beleco. (Os pais do bebé casaram em Paços a 30/8/1812. Ele, noivo, era neto paterno de André Alves (!) e de Maria Antónia Alves, e neto materno de Manuel Rodrigues e de Maria Rodrigues, do Barral, Paderne. E ela, noiva, era neta paterna de Manuel Gonçalves e de Maria Pires, e neta materna de Domingos Rodrigues e de Maria Gomes, de Paços. Testemunhas presentes: Francisco Domingues, de Pousafoles, couto de Fiães, e António Luís Cortes, de Beleco, Paços.) // Casou na igreja de Paços a 24/1/1849, com Maria Rosa, filha de António José Pereira (falecido antes de 1849) e de Maria Ventura Marques, de Merelhe. Testemunhas presentes: José Pires, solteiro, da Cruz de Merelhe, e Manuel Luís Cortes, de Govendo (!).          

 

CORTES, António Caetano. Filho de Caetano José Cortes e de Ana Rosa Mendes, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Manuel Luís Cortes e de Maria Rosa Gonçalves, do Govendo; n.m. de Francisco José Mendes e de Maria Rosa Fernandes, do Outeiro. Nasceu em Paços a 1/1/1859 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Padrinho: António Caetano, tio do recém-nascido, e a avó materna do mesmo. // Casou na igreja de Paços a 1/1/1885, com Beatriz de Jesus, solteira, de 18 anos de idade, moradora em São Gregório, filha de Francisco Manuel Lopes e de Maria do Carmo Durães, de Cristóval. Testemunhas: Joaquim Rodrigues, solteiro, lavrador, e Maria Pinheiro, solteira, ambos residentes no Outeiro, Paços. // Faleceu em São Gregório, Cristóval, onde residia, a --/--/1919. // Com geração (ver o Jornal de Melgaço n.º 1287, de 2/5/1920).  

 

CORTES, Artur António. Filho de --------- Cortes e de ------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 19/7/1913 fez exame do 1.º grau (3.ª classe do ensino primário) na escola de Paços, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 59, de 27/7/1913).

 

CORTES, Caetano José. Filho de Manuel Luís Cortes e de Maria Rosa (ou Maria Antónia) Gonçalves, rurais, do lugar do Govendo, Paços. Neto paterno de João Manuel Cortes e de Rosa Rodrigues, do Barral, Paderne; neto materno de Francisco Gonçalves e de Ana Luísa, do Robendo. Nasceu em Paços a 19/2/1821 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano José da Ribeira e sua mulher, Maria Luísa Pires, do lugar do Outeiro. // Lavrador. // Morreu a 14/12/1903, no lugar da Carreira, freguesia de Rouças, com todos os sacramentos, com 80 anos de idade, no estado de viúvo de Rosa Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério da freguesia de Rouças.   

 

CORTES, Francisco Joaquim. Filho de António Luís Cortes e de Caetana Meleiro, de Beleco. N.p. de João Manuel Cortes e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de Domingos Meleiro e de Maria Domingues. Nasceu a 17/12/1812 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Salgado e sua mulher, Francisca Gomes, do sobredito lugar.  

 

CORTES, José Joaquim Lopes. // Melgacense. // Em 1913 era emigrante em Belém de Pará. Nesse ano pediu em casamento Albina, filha de Francisco Manuel Durães, melgacense, negociante em Valença (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913).

 

CORTES, Manuel. Filho de António Luís Cortes e de Caetana Meleiro, moradores em Beleco. N.p. de João Manuel Cortes e de Maria Rosa Rodrigues, do Barral, Paderne; n.m. de Domingos Meleiro e de Maria Rosa Domingues, de Beleco, Paços. Nasceu a 25/6/1830 e foi batizado a 29 desse mês. Padrinhos: Manuel Luís Cortes e Francisco Joaquim Cortes, tio e irmão do bebé respectivamente.

 

CORTES, Maria. Filha de Manuel António Cortes e de Maria Luísa Esteves, moradores no Campo das Bouças. N.p. de António Cortes e de Caetana Meleiro, de Azere, Paços; n.m. de Angélica Esteves, solteira, de Balsada, Fiães. Nasceu a 28/3/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: Manuel Esteves, fenalense, tio da batizanda.   

 

CORTES, Maria Luísa. Filha de Manuel Luís Cortes e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar do Rovendo. N.p. de João Manuel Cortes e de Rosa Rodrigues, do Barral, Paderne; n.m. de Francisco Gonçalves e de Ana Luísa, do Robendo. Nasceu a 27/12/1815 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Gomes e sua filha, Ana Rosa, de Merelhe.  

 

CORTES, Rosa Lina. Filha de António Luís Cortes e de Caetana Meleiro, de Beleco, Paços. Neta paterna de João Manuel Cortes e de Maria Rosa Rodrigues, do Barral, Paderne; neta materna de Domingos Meleiro e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em Paços a 4/7/1816 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Lino António Coelho, de São Gregório, Cristóval, e Rosa Maria Gomes, de Beleco.

 

COSTA

 

COSTA, Afonso Henrique. Filho de Luís António Rodrigues da Costa, emigrante no Brasil, de Paços, e de Rita Maria de Carvalho, brasileira, da cidade de Caldas, província de Minas, diocese de São Paulo, Brasil, moradores em Beleco, Paços. Neto paterno de Francisco José Rodrigues e de Maria Joaquina Pires, lavradores, de Paços; neto materno de Manuel Joaquim de Oliveira Carvalho, tenente-coronel, e de Jacinta Maria de Carvalho, da cidade de Caldas, Brasil. Nasceu em Paços a 8/1/1875 e foi batizado a 7 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Henrique Pires, emigrante no Brasil, natural da paróquia de São Julião de Roma, Espanha, e Albina Ribeira, solteira, lavradora, de Paços, residente em Viladraque.   

 

COSTA, António Joaquim. Filho de Francisco José Alves da Costa e de Ana Maria do Outeiro, da Pedreira. N.p. de Manuel da Costa e de Maria Rosa Lopes da Ribeira, do Coto; n.m. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira, todos de Paços. Nasceu a 3/8/1827 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António do Outeiro e sua irmã, Maria Luísa do Outeiro, tios da criança.

 

COSTA, Custódio José (Padre). // Foi pároco de Paços de 30/8/1953 a 5/9/1961.

 

COSTA, Francisco. Filho de Caetano Manuel Alves da Costa e de Ana Joaquina Alves, moradores na Corga. Neto paterno de Manuel José Alves da Costa e de Maria Rosa Lopes da Ribeira, do Coto; neto materno de Inácio José Alves e de Joaquina Rosa Esteves Salgado, da Corga. Nasceu a 3/3/1827 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: padre Francisco José Mendes, do Outeiro, e Maria Joaquina do Souto, das Vinhas. (À margem do assento: «morto»).  

 

COSTA, Francisco José. Filho de Manuel José Alves da Costa e de Maria Rosa Lopes [da Ribeira], lavradores, pacenses. Nasceu em Paços por volta de 1798. // Faleceu a 31/3/1864, no lugar da Pedreira, onde morava, com 66 anos de idade, com todos os sacramentos, no estado de casado com Ana Maria Douteiro (casaram em Paços a 4/7/1822, tendo por testemunhas o padre FAO, António Joaquim Gomes e Manuel Joaquim do Outeiro), sem testamento, e foi sepultado na igreja; deixou um filho. 

 

COSTA, Francisco José. Filho de Caetano José Alves da Costa e de Ana Joaquina Alves, moradores na Corga. N.p. de Manuel Alves da Costa e de Maria Rosa Lopes da Ribeira, do Coto; n.m. de Inácio José Alves e de Joaquina Rosa Esteves Salgado, da Corga. Nasceu a 9/12/1824 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Pires e sua mulher, Maria Luísa Alves da Costa, moradores nos Casais.

 

COSTA, Joana Rosa. Filha de Francisco José Alves da Costa e de Ana Maria do Outeiro, moradores no lugar da Pedreira, Paços. N.p. de Manuel José Alves da Costa e de Maria Rosa Lopes [da Ribeira], do lugar do Coto; n.m. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira. Nasceu em Paços a 8/4/1823 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim do Outeiro e sua irmã, Maria Luísa do Outeiro, tios da criança. // (À margem do assento: «morta»).

    

COSTA, Manuel José. Filho de Ana Costa, solteira, moradora em Sá. Neto materno de Jerónimo Luís do Outeiro e de Maria Luísa da Costa, do dito lugar. Nasceu a 19/8/1834 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Maria Josefa Fernandes, solteiros, moradores em São Gregório.

 

COSTA, Maria Luísa. Filha de Caetano Manuel Alves da Costa e de Ana Joaquina Alves, da Corga, Paços. N.p. de Manuel José Alves da Costa e de Maria Rosa Lopes (Rosa da Ribeira), do Coto; n.m. de Inácio José Alves e de Joaquina Rosa Esteves Salgado, da Corga. Nasceu a 2/6/1823 e foi batizada na igreja de Paços ainda nesse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Caetano da Ribeira, do Outeiro. // Nota: os pais da batizanda casaram em Paços a 13/2/1822. Testemunhas do ato religioso: MGB, José Joaquim Lopes e seu irmão Joaquim José Lopes.   

// continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário