quinta-feira, 14 de agosto de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Paderne

Por Joaquim A. Rocha 






RIBEIRO

 

RIBEIRO, Albina Rosa. Filha de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres, moradores no lugar da Nogueira. Neta paterna de Manuel Caetano Ribeiro e de Maria Teresa Cerqueira; neta materna de Manuel António Rodrigues Torres e de Ana Maria Domingues, todos lavradores, padernenses. Nasceu a 5/3/1865 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Gomes, escrivão da administração de Melgaço, e Albina … // Casou na igreja do mosteiro a 9/6/1887 com Romão Rodriguez, de 32 anos de idade, solteiro, trabalhador, natural da freguesia de Santa Eufémia, concelho de Ourense, morador na freguesia de Prado, Melgaço, filho de Atanásio Rodriguez e de Luísa Lourenço, galegos. Testemunhas: Alberto José de Caldas, casado, proprietário, residente no lugar da Nogueira, e Bento José Gomes, solteiro, proprietário, do dito lugar da Nogueira.    

 

RIBEIRO, Ana Maria. Filha de José Joaquim Ribeiro, lavrador, de Paderne, e de Teresa Ludovina Alves, doméstica, de Mourentão, Tui, moradores em Crastos. N.p. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres; n.m. de José Bento Alves e de Ana Joaquina Alves. Nasceu a 25/5/1891 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. // Faleceu em Paderne a 3/12/1969.  

 

RIBEIRO, Aníbal. Filho de Guilherme Joaquim Ribeiro e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Longarinha. Neto paterno de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres; neto materno de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa. Nasceu em Paderne a 29/2/1904 e foi batizada na igreja a 6 de Março desse ano. Padrinhos: José Maria de Sousa, solteiro, lavrador, e Rosa Angélica de Sousa, solteira, doméstica. // Casou a 2/2/1933 com a sua conterrânea Rosinda de Sousa Lobato (Gonçalves?) -> (ver NM 184, de 26/2/1933). // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Alvaredo: a esposa a 29/3/1942 e ele a 11/9/1996.

 

RIBEIRO, António. Filho de Manuel Caetano Ribeiro e de Maria Teresa Cerqueira, moradores na Portela de Paderne. N.p. de Maria Gertrudes Alves, de Chaviães; n.m. de Francisco José Cerqueira e de Maria Angélica, de Badim. Nasceu em Paderne a 20/3/1840 e foi batizado dois dias depois. Padrinho: António dos Ramos, do Barral. 

 

RIBEIRO, António. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1021, 20/4/1952: «Estando na 2.ª feira de páscoa o menor AR, de oito anos, filho do guarda-fiscal, Celestino Ribeiro, da freguesia de Paderne, a lançar fogo a uma bomba de foguete sem estoirar; esta rebentou-lhe na mão direita, esfacelando-lhe os dedos, sendo socorrido no hospital da SCMM pelo Dr. António Cândido Esteves 

 

RIBEIRO, António Dâmaso. Filho de José Joaquim Ribeiro, lavrador, natural de Paderne, e de Teresa Ludovina Alves, doméstica, natural de Mourentão, Tui, moradores em Crastos. N.p. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres; n.m. de José Bento Alves e de Ana Joaquina Alves. Nasceu a 28/7/1888 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

RIBEIRO, António Joaquim. Filho de Manuel Caetano Ribeiro e de Maria Teresa Cerqueira, da Portela. // Casou na igreja de Paderne a 4/9/1856 com Maria Angélica do Rosário Rodrigues Torres, da Nogueira. Testemunhas: os pais dos noivos, R. João Luís Pereira e Luís Vicente Pinheiro, do Barral. // Com geração.  

 

RIBEIRO, António José. Filho de Oceano Atlântico Ribeiro e de Maria Rosa de Carvalho. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (NM 22, de 21/7/1929, e NM 27, de 25/8/1929). // Casou com Alzira Rosa, natural de Cristóval, filha de Mário Monteiro e de Áurea Pereira, comerciantes em Cevide. // Com a ajuda da sua esposa, mulher dinâmica, ampliou a Pensão Boavista, transformando-a em Albergaria, e depois em Hotel. // Em 1996 criou a empresa “António José Ribeiro, EIRL” (VM 1047). // Morreu no lugar do Peso, Paderne, a --/--/2021, com noventa e dois (92) anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/9/2021). // Pai de José António e de Rui Manuel.  

 

RIBEIRO, António Máximo. Filho de Guilherme Joaquim Ribeiro e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Longarinha. N.p. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres; n.m. de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa. Nasceu a 20/7/1891 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: António José Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Luísa Gomes, casada, doméstica. 

 

RIBEIRO, Armindo de Lurdes. Filho de Ana Maria Ribeiro. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 151, de 30/5/1915). 

 

RIBEIRO, Cândido Caetano. Filho de -------- Ribeiro e de --------------------------. Nasceu em Paderne a --/--/194-. // Em 1952 fez exame do 1.º grau. // Casou com Inês de Sousa Lobato, natural de Alvaredo. // Pai de Maria Judite, de Rosinda, de Carlos Manuel, e de Ricardo. 

 

RIBEIRO, Carlos Manuel. Filho de Aníbal Ribeiro e de Rosinda de Sousa Lobato. Nasceu em Paderne a --/--/1935 (NM 291, de 17/11/1935).

 

RIBEIRO, Celestino Augusto. Filho de Guilherme Joaquim Ribeiro e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Longarinha. Neto paterno de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres; neto materno de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa. Nasceu a 4/4/1900 e foi batizado a oito desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, proprietário, e Maria Luísa Gomes, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 9/8/1923 com Esmeralda, de 23 anos de idade, padernense, filha de José Joaquim Lopes e de Filomena Rodrigues. // Foi cabo da Guarda-Fiscal. Em 1948 tomou posse do comando do posto de Portelinha, Castro Laboreiro (NM 863, de 4/7/1948). // Em 1962 residia em Lisboa (ver Notícias de Melgaço n.º 1447, de 16/9/1962). // Ambos os cônjuges faleceram em Almada: a esposa a 8/8/1972 e ele a 9/5/1986. // Pai de Estela, casada com o ex-padre de Chaviães, Joaquim dos Santos de Freitas, e de António.   

 

RIBEIRO, Elvira. Filha de --------- Ribeiro e de ------------ Fernandes. Nasceu a --/--/19--. // A 17/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótima; tinha como professora Maria do Carmo Barros (Jornal de Melgaço n.º 1216, de 27/7/1918).

 

RIBEIRO, Emília Rosa. Filha de Manuel Caetano Ribeiro e de Maria Teresa Cerqueira, moradores na Portela. N.p. de Maria Gertrudes Alves, solteira, de Chaviães; n.m. de Francisco José Cerqueira e de Maria Angélica, de Badim, concelho de Valadares. Nasceu a 19/6/1843 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinho: padre João Manuel Esteves, cura na igreja de Paderne.  

 

RIBEIRO, Francisco José. Filho de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. N.p. de Manuel Caetano Ribeiro e de Maria Teresa Cerqueira; n.m. de Manuel António Rodrigues Torres e de Ana Maria Domingues. Nasceu no lugar da Nogueira a 15/10/1867 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel José Vaz, de São Paio, e Marcelina Pires, viúva, de Sante. // Faleceu a 27/8/1869. 

 

RIBEIRO, Glória. Filha de Guilherme Joaquim Ribeiro e de Maria Joaquina Domingues, residentes em Longarinha. N.p. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues, de Nogueira; n.m. de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa, de Longarinha, todos lavradores. Nasceu a 4/1/1886 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, solteiro, lavrador, residente em Casal de Tão, e Maria Teixeira, jornaleira, moradora em Montarrão, ambos padernenses. // Casou na igreja do mosteiro a 1/4/1908 com Joaquim Cerqueira da Rua, de 25 anos de idade, solteiro, trabalhador, natural da freguesia de São Jorge, Arcos de Valdevez, morador em Paderne, no lugar de Longarinha, filho de Félix Francisco da Rua e de Maria Joaquina Cerqueira. // Faleceu em Paderne a 30/7/1971. // Com geração.

 

RIBEIRO, Guilherme Joaquim. Filho de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres, rurais, moradores no lugar da Nogueira. Nasceu em Paderne por volta de 1860. // Tinha vinte e dois (22) anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja do mosteiro a 18/1/1882 com Maria Joaquina Domingues, de vinte (20) anos de idade, solteira, filha de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa, residentes no lugar da Longarinha. Testemunhas: Manuel António de Sousa, casado, morador na Quinta do Convento, e Francisco Carvalho, casado, de Sante, Paderne. // Faleceu a 20/6/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Longarinha, sem sacramentos, com 42 (!) anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RIBEIRO, Jerónimo Manuel. Filho de Manuel Caetano Ribeiro e de Maria Teresa Cerqueira, da Portela. // Casou na igreja de Paderne a 22/9/1856 com Maria Emília, natural da freguesia de São Cristóvão de Cabanas, bispado de Viseu, residente em Paderne, filha de Pedro de Abrantes e de Ana de Jesus. Testemunhas presentes: padre João Luís Pereira de Castro Marinho, Lourenço José Ribeiro e FASV. // Com geração.  

 

RIBEIRO, Joaquina. Filha de ---------- Ribeiro e de ----------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Faleceu no Barral, Paderne, a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913).

 

RIBEIRO, Joaquina. // Nasceu por volta de 1865. // Faleceu no lugar de Queirão, Paderne, a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 100, de 8/3/1931).

 

RIBEIRO, Joaquina. Filha de Guilherme Joaquim Ribeiro e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Longarinha. Neta paterna de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres; neta materna de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa. Nasceu a 15/3/1897 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: o seu avô materno, rural, e Joaquina de Sousa, viúva, doméstica.

 

RIBEIRO, José. Filho de Guilherme Ribeiro e de Maria Domingues, moradores em Longarinha. N.p. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues, da Nogueira; n.m. de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa, de Longarinha, todos lavradores. Nasceu a 23/8/1883 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e José Joaquim de Sousa, casado, lavrador, de Queirão. // Faleceu em Chaviães a 20/8/1938. 

 

RIBEIRO, José António. Filho de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu em Paderne a 22/9/1857. // Tinha 21 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar da Nogueira, quando casou na igreja do mosteiro a 23/7/1879 com a sua conterrânea Maria Rosa Vaz, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Crastos, filha de Luís Manuel Vaz e de Maria Lourenço, rurais. Testemunhas: Justino Pereira Caldas, Guilherme Joaquim Ribeiro, e Albina Rosa Ribeiro, solteiros, rurais. // Tinha 27 anos de idade, estava viúvo de Maria Rosa Vaz, quando casou em segundas núpcias na igreja do mosteiro a 1/2/1886 com Maria Teresa Ludovina, de 35 anos de idade, natural de São Cristóvão de Mourentão, Galiza, moradora no lugar de Crastos, Paderne, jornaleira, filha de José Bento Álvares e de Ana Joaquina Álvares. Testemunhas: José Exposto, alfaiate, morador no lugar da Portela, e Cândido Alberto Alves, solteiro, camponês, residente no lugar da Barronda, freguesia de Prado.   

 

RIBEIRO, José António. Filho de António José Ribeiro e de Alzira Rosa Monteiro, donos do Hotel Boavista. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Lisete Cerdeira (A Voz de Melgaço n.º 927, de 1/11/1990).

 

RIBEIRO, Manuel. Filho de Manuel Caetano Ribeiro e de Maria Teresa Cerqueira, moradores na Portela de Paderne. N.p. de Maria Gertrudes Alves, solteira, de Chaviães; n.m. de Francisco José Cerqueira e de Maria Angelina, da freguesia de São Julião de Badim. Nasceu a 4/6/1846 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel Bernardo Esteves, com negócio na Ponte da Folia, e Joana Rita de Castro, padernense. 

 

RIBEIRO, Manuel. Filho de Guilherme Joaquim Ribeiro, lavrador, e de Maria Domingues, doméstica, moradores em Longarinha. N.p. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues; n.m. de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa. Nasceu a 27/1/1889 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, lavrador, e Maria Rosa Teixeira, solteira, doméstica.

 

RIBEIRO, Manuel António. Filho de Aníbal Ribeiro e de Rosinda de Sousa Lobato. Nasceu em Paderne a 15/10/1937. // Suponho que é o autor destas quadras publicadas no “Notícias de Melgaço” em 1956: «Neste momento inda penso/ em Alvaredo, florida. / E jamais esquecerei/ a rapaziada amiga. / Por meio deste jornal, / desejo-vos felicidades; / e que não vos falte coragem/ para cultivar vossas herdades. / Boa gente de Alvaredo, / para todos uns abraços/ deste rapaz vosso amigo/ que aí deu os primeiros passos.» Nessa altura devia estar na cidade, a estudar, pois em 1960 trabalhava no Porto «onde desempenhava um elevado cargo». // Em 1961 foi a Lisboa ao casamento de uma prima. // Casou com Maria Emília Afonso Vieira. // Solicitador: em Monção, na Avenida da Estação, e em Melgaço, com escritório no Largo Hermenegildo Solheiro, pelo menos desde 1966. // Em 1973 pertencia à ANP, que substituira a União Nacional. // Morou no Maninho, onde faleceu a 25/2/2000 (VM 1133). // Foi o seu filho Rui José que tomou o seu lugar no escritório. // Em 1975 o Dr. Vaz foi ao seu encontro, tratar de um assunto qualquer. Ele aproveitou a ocasião e pediu-lhe que lhe explicasse umas coisas relacionadas com um certo decreto-lei. O advogado respondeu-lhe: «Ó Ribeiro, eu não trabalho de graça, vá ter comigo à Conservatória, lá explicar-lhe-ei tudo que quiser!» O Manuel António ficou de boca aberta – não esperava aquela resposta. // Foi muito útil à população de Melgaço, veio preencher uma lacuna, visto que o tenente Peres falecera em 1964 e o senhor Alvim fora para Gondomar, onde faleceu em 1970, e não havia, que eu saiba, nenhum solicitador diplomado no concelho. Com a sua simpatia e competência ajudou muita gente a resolver os seus problemas burocráticos.

 

RIBEIRO, Maria. Filha de Albina Rosa Ribeiro, solteira, lavradora, residente na Nogueira. N.m. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues, lavradores, do dito lugar. Nasceu a 14/8/1886 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Ribeiro, rural, da Nogueira, morador em Crastos, e Maria Rosa, viúva, lavradeira, da Nogueira.

 

RIBEIRO, Maria Augusta. Filha de Ana Maria Ribeiro. Nasceu em Paderne a --/--/1917 (JM 1161, de 9/6/1917). // Nota: deve tratar-se da mesma senhora que faleceu em Sante, Paderne, a --/--/1999. // (A Voz de Melgaço n.º 1118, de 15/6/1999). 

 

RIBEIRO, Maria Rita. Filha de Manuel Caetano Ribeiro e de Maria Teresa Cerqueira. N.p. de Maria Gertrudes Alves, de Chaviães; n.m. de Francisco José Cerqueira e de Maria Angélica, de Badim. Nasceu a 13/11/1836 e foi batizada na igreja o Convento a 16 desse mês e ano. Madrinha: Joana Rita de Castro, solteira, da Portela de Paderne.   

 

RIBEIRO, Oceano Atlântico. Filho de António José Ribeiro, natural de Prado, e de Corina Augusta Esteves, natural da Vila. Nasceu no oceano atlântico (daí o nome), quando seus pais iam em viagem, mas foi registado em Curitiba, Paraná, Brasil, a 2/11/1903, tendo sido batizado na catedral dessa cidade a 4/2/1905, cujo assento batismal seria reconhecido pelo arcebispo Manuel Vieira de Matos a 19/9/1928. // Ainda era criança quando veio para Melgaço. // Em 1913 frequentava a escola primária de Remoães; nesse ano, a 16 de Julho, fez exame na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo um «ótimo». // A 13/8/1914 fez exame do 2.º grau na escola Conde de Ferreira, ficando aprovado. // Casou em Paderne, Melgaço, a 30/9/1928, com Maria Rosa de Carvalho, natural de Fiães, Melgaço, filha de Manuel Joaquim de Carvalho (ver na Vila) e de Maria Rosa Esteves. // Foram proprietários da Pensão Boavista. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 10, de 28/4/1929: «Peso, 26/4/1929. No dia 20 do corrente, pelas 13 horas, deu-se um princípio de incêndio na casa de Oceano Ribeiro (Casa da Boa Vista). Felizmente não houve prejuízos a registar, a não ser o susto e desgosto por que passaram os donos do prédio, porque à primeira vista o aspeto do fogo era assustador, apesar de ser só na chaminé.» // Em 1937 já morava no Peso, pois nesse ano, a 22 de Março, foi padrinho de casamento de Regina dos Anjos Afonso (ver José Bento Afonso – Prado). // Morreu na sua casa do Peso a 23/6/1979. // A sua viúva finou-se também no Peso, a 23/5/2000, com 90 anos de idade. // Pai de António José, casado com Alzira Monteiro, donos do “Hotel Boavista”, e avô de José António e de Rui.  

 

RIBEIRO, Ortelinda. Filha de Guilherme Joaquim Ribeiro e de Maria Joaquina Domingues, lavradores, residentes em Longarinha. N.p. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres; n.m. de Bento Manuel Domingues e de Maria Joaquina de Sousa. Nasceu a 6/3/1894 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António José Rodrigues, casado, rural, e Maria Luísa Gomes, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 21/6/1912 com Júlio Gonçalves da Costa. // Ambos faleceram em Paderne: o marido a 11 de Agosto (de 1924?) e ela a 26/61978. // Mãe de José Luís.  

 

RIBEIRO, Rosa. Filha de José António Ribeiro e de Maria Rosa Vaz, lavradores, residentes em Crastos. N.p. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres; n.m. de Luís Manuel Vaz e de Maria Lourenço. Nasceu em Paderne a 16/4/1880 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Vaz e Madalena Reinoso, casados, lavradores. // Casou na igreja do mosteiro a 10/10/1907 com Manuel da Silva, de 24 anos de idade, solteiro, carpinteiro, natural de Bela, Monção, morador no lugar da Cividade, freguesia de Paderne de Melgaço, filho de Manuel Joaquim da Silva e de Marcelina Rosa Gomes de Sousa, lavradores. Testemunhas: Amadeu da Silva, solteiro, camponês, residente no lugar da Cividade, entre outros. // Faleceu em Paderne a 13/10/1960. // Com geração.  

 

RIBEIRO, Rui Manuel. Filho de António José Ribeiro, natural de Paderne, e de Alzira Rosa Monteiro, natural de Cristóval, donos do Hotel Boavista. Nasceu a --/--/195- e foi batizado a 4/10/1959. // Morreu no lugar do Peso, Paderne, a --/--/2020, com sessenta e um anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1445, de 1/12/2020).

 

ROCHA

 

ROCHA, Agostinho. Filho de José Francisco da Rocha, trabalhador, natural da freguesia de São Jorge, Arcos de Valdevez, e de Maria do Rosário Martins, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar de Crastos. Neto paterno de Domingos José da Rocha e de Rosa Gomes; neta materna de Virgílio Martins e de Maria Rosa do Val. Nasceu em Paderne a 4/8/1910 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria da Rocha, solteira, doméstica, tia paterna do batizando. // Faleceu a 9/11/1910 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

ROCHA, Alice da C. Maria. Filha de José Francisco da Rocha e de Maria do Rosário Martins. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 126, de 24/11/1914).

 

ROCHA, António. Filho de ------------- Rocha e de -------------------------------------. Nasceu em Monção a --/--/1881. // Em 1916 já morava no Peso, pois nesse ano, a 22 de Fevereiro, roubaram-lhe roupa avaliada em 20$00. // Por volta de 1920 abriu no lugar do Peso, Paderne, um estabelecimento hoteleiro, ao qual atribuiu o nome de “Hotel Rocha”. // Casou com Maria da Purificação Silva, filha de José Caetano da Silva e de Maria Balbina Barbeitos. // Em 1937 requereu licença para instalar uma garagem para recolha e estacionamento de oito carros, incluída na 3.ª classe, no lugar do Peso (Notícias de Melgaço n.º 365). // Devia gostar da política, pois nesse ano de 1937, Novembro, era vogal do Conselho Municipal de Melgaço. // Morreu no hospital de Santo António, Porto, a 17/1/1945, em consequência de uma operação cirúrgica a que se submetera, e foi sepultado no cemitério de Paderne, em jazigo de família. // A sua viúva faleceu no Peso, Melgaço, no hotel, a 11/7/1962, com 71 anos de idade, e jaz no cemitério de Ceivães. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1441, de 22/7/1962: (trata-se da notícia da morte da esposa, Maria da Purificação Silva). // NOTA: - Depois da morte de António Rocha o hotel passou a ser gerido pelo seu sobrinho, Manuel Rocha, casado com Tamar Seguro, tudo nos levando a crer que o casal não tinha filhos. 

 

ROCHA, António. Filho de Joaquim José da Rocha, trabalhador, natural da freguesia de São Jorge, Arcos de Valdevez, e de Justina Rodrigues, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar de Crastos. Neto paterno de Domingos José da Rocha e de Rosa Gomes; neto materno de Maurício Rodrigues e de Maria Madalena Rodrigues Reinoso. Nasceu em Paderne a 7 de Julho de 1909 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na CRCM a 12/3/1936 com Rosa Maria Rei, natural de São Paio. // Faleceu em Paderne a 8/10/1988 (confirmar).   

 

ROCHA, António Augusto. Filho de Manuel José da Rocha e de Francisca da Conceição. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 162, de 22/8/1915). // Ver, em Prado, Pureza da Glória Alves.

 

ROCHA, António Joaquim. Filho de ------------ Rocha e de ----------------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/193-. // No ano de 1948 fez exame do 2.º grau, ficando aprovado (Notícias de Melgaço n.º 867, de 1/8/1948).

 

ROCHA, Apolónia da Luz. Filha de Joaquim da Rocha e de Teresa Maria, lavradores, da Vila dos Arcos. Nasceu na freguesia do Salvador, Vila dos Arcos de Valdevez, por volta de 1823. // Morreu na sua casa do Pinheiro, Paderne, a 1/4/1889, com 66 anos, viúva de Manuel Joaquim de Araújo, e foi sepultada na igreja do Convento. // Com geração.  

 

ROCHA, Aurora da Conceição. Filha de Rosa Maria da Rocha. Nasceu em Paderne a --/--/1934 (NM 235, de 10/6/1934).

 

ROCHA, Damião António. Filho de Manuel José da Rocha, trabalhador, natural da freguesia de Santa Maria de Oliveira, e de Francisca da Conceição Cerqueira, doméstica, natural da freguesia de Santa Maria de Paçô, ambos dos Arcos de Valdevez, moradores em Paderne, Melgaço, no lugar das Corgas. Neto paterno de Domingos José da Rocha e de Rosa Gomes; neto materno de António José Cerqueira e de Joaquina Luísa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 1/3/1908 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: Damião José da Rocha, casado, trabalhador, e Maria da Conceição Cerqueira, casada, doméstica. // Faleceu em Crastos, Paderne, a 26/4/1941.   

 

ROCHA, Felizardo. Filho de Manuel José da Rocha, trabalhador, e de Francisca da Conceição Cerqueira, ambos dos Arcos de Valdevez, moradores em Paderne, Melgaço, no lugar das Corgas. Neto paterno de Domingos José da Rocha e de Rosa Gomes; neto materno de António José Cerqueira e de Joaquina Luísa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 10/4/1909 e foi batizado na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e a sua avó materna. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/10/1954.  

 

ROCHA, Hilário. // Nasceu em Paderne a --/--/19--. // Casou com Isaura Maria Rodrigues de Campos, natural da freguesia de Badim, concelho de Monção. // Em 2023 residiam em Paderne, no lugar da Cevidade (A Voz de Melgaço de 1/12/2023).

 

ROCHA, João Manuel. Filho de Joana da Rocha, solteira, de Paradela, Penso. Nasceu em Paderne por volta de 1834. // Morou em Sainde. // Faleceu em Cevide, Cristóval, a 9/2/1865, com 31 anos de idade, casado com Ana Domingues, sem testamento, e foi sepultado na igreja de Cristóval. // Com geração. 

 

ROCHA, Joaquina. Filha de Manuel José da Rocha e de Teresa Soares. Nasceu em Paderne a --/--/1940.

 

ROCHA, Jorge. Filho de Rosa Maria da Rocha. Nasceu na freguesia de Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 103, de 9/6/1914). // Nota: deve ser a mesma pessoa que casou em 1933 com Maria Zelinda Rodrigues (Notícias de Melgaço n.º 184, de 26/2/1933).

 

ROCHA, Jorge José. Filho de Daniel da Rocha e de Maria da Conceição. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914).

 

ROCHA, José António. Filho de Manuel José da Rocha, lavrador, natural da freguesia de Santa Maria da Oliveira, e de Francisca da Conceição Cerqueira, doméstica, natural da freguesia de Santa Maria de Paçô, ambos do concelho dos Arcos de Valdevez, moradores no lugar das Corgas. Neto paterno de Domingos José da Rocha e de Rosa Gomes; neto materno de António José Cerqueira e de Joaquina Luísa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 8/1/1907 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José da Rocha, casado, trabalhador, e Joaquina Luísa Rodrigues, casada, doméstica, avós do batizando.    

 

ROCHA, José Francisco. Filho de Domingos José da Rocha e de Rosa Gomes, trabalhadores, naturais da freguesia de São Jorge, Arcos de Valdevez. Nasceu na dita freguesia dos Arcos por volta de 1878. // Tinha 31 anos de idade, era solteiro, trabalhador, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 12/12/1909 com Maria do Rosário Martins, de 22 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, Melgaço, residente no lugar de Crastos, filha de Virgílio Martins e de Maria Rosa do Val, padernenses. Testemunhas: Manuel José da Rocha e Damião José da Rocha, casados, trabalhadores, residentes no lugar da Corga, Paderne. // Faleceu em Crastos, Paderne, a --/--/1935, com 56 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 293). // Com geração.    

 

ROCHA, Manuel. Filho de Francisco Vieira da Rocha e de Maria das Dores Domingues. Nasceu em Ponte de Mouro, Ceivães, Monção, em 1915. // Foi professor do ensino primário em Paços. // Também foi vereador da Câmara Municipal de Melgaço. // Casou em 1949 na Conservatória de Viseu com Tamar da Conceição Seguro, nascida no Brasil em 1911, professora de música, cantora, pianista, acordeonista, que viera na década de 40 com os pais passar férias nas Termas. // Passou a ser gestor do “Hotel Rocha” a partir de 1945, por morte de seu tio António Rocha (ver); esse hotel foi vendido por volta de 2000 ao filho do “Samarra” (VM 1203, de 1/5/2003). // Faleceu no Hospital de Santa Luzia, Viana, a 27/10/1998, com 83 anos de idade (VM 1105, de 15/11/1998). // A última residência do casal foi nas Carvalhiças, Vila. // A sua viúva faleceu no Lar Pereira de Sousa a 17/8/2008, com 97 anos de idade.   

 

ROCHA, Manuel. Filho de Manuel José da Rocha e de Teresa Soares. Nasceu em Paderne a --/--/1937. // (NM 376).

 

ROCHA, Manuel António. Filho de --------- Rocha e de ----------- Domingues. Nasceu em por volta de 1856. // Morreu no lugar de Sainde a --/--/1931, com 75 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 130, de 15/11/1931).

 

ROCHA, Manuel José. Filho de João Manuel da Rocha e de Ana Domingues. Neto paterno de Joana da Rocha, solteira, natural de Penso; neto materno de José Manuel Domingues e de Ana Rosa Domingues, de Sainde. Nasceu em Paderne e foi batizado na igreja a 19/7/1853. Padrinhos: Manuel Domingues e Maria Luísa Pereira, casados, de Sainde.  

 

ROCHA, Maria. Filha de Maria Manuela da Rocha, solteira, doméstica. Nasceu em Paderne por volta de 1818. // Faleceu a 4/5/1897, em sua casa de morada, sita no lugar de Golães, com todos os sacramentos, com setenta e nove anos de idade, no estado de viúva de José Joaquim Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

ROCHA, Maria Amélia. Filha de Jorge da Rocha e de Marieta Zelinda Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1933 (NM 205, de 20/8/1933).

 

ROCHA, Maria das Dores. Filha de ----------- Rocha e de ---------------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. // Em 1959 deu à luz um menino.

 

ROCHA, Maria da Glória. Filha de ------------- Rocha e de -----------------------------. Nasceu a --/--/1920. // Faleceu em Paderne a --/--/2015 (ou 2016), com 95 anos de idade.  

 

ROCHA, Maria de Jesus. Filha de Damião José da Rocha, trabalhador, natural da freguesia de Oliveira, e de Maria da Conceição Cerqueira, natural da freguesia de Paçô, ambos dos Arcos de Valdevez. Neta paterna de João Joaquim da Rocha e de Rosa Gonçalves; neta materna de António José Cerqueira e de Joaquina Luísa. Nasceu em Paderne a 19/8/1910 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João José Rodrigues, casado, trabalhador, e Teresa da Silva, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 30/4/1951 com Manuel Adamastor Afonso, natural de Prado. // Enviuvou a 25/4/1986. // Faleceu na freguesia de Recardães, Águeda, a 19/1/1994.    

 

ROCHA, Rafael. Filho de Damião José da Rocha, trabalhador, natural da freguesia de Santa Maria da Oliveira, e de Maria da Conceição Cerqueira, doméstica, natural da freguesia de Santa Maria de Paçô, ambos dos Arcos de Valdevez, moradores nos lugares das Corgas. Neto paterno de João Joaquim da Rocha e de Rosa Gonçalves; neto materno de António José Cerqueira e de Joaquina Luísa. Nasceu em Paderne a 27/10/1908 e foi batizado na igreja a 1 de Novembro desse ano. Padrinhos: José Francisco da Rocha, solteiro, trabalhador, e Maria da Rocha, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 6/12/1935 com Conceição Domingues. // Faleceu em Prado a 25/9/1973.    

 

ROCHA, Rosa de Jesus. Filha de Damião José da Rocha, natural da freguesia de Santa Maria de Oliveira, e de Maria da Conceição Cerqueira, natural da freguesia de São Pedro de Paçô, concelho dos Arcos de Valdevez, moradores em Paderne, no lugar da Corga. Neta paterna de João Joaquim da Rocha e de Rosa Gonçalves; neta materna de António José Cerqueira e de Joaquina Luísa. Nasceu em Paderne a 16/11/1906 e foi batizada na igreja a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José da Rocha, casado, trabalhador, e Rosa Gomes, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 14/2/1927 com Adelino Manuel da Costa Velho. // O seu marido morreu em São Jorge de Arroios, Lisboa, a 12/10/1981. // Ela faleceu na Vila de Melgaço a 18/12/1996. // Com geração.   

 

RODRIGUES

 

RODRIGUES, Abel António. Filho de Francisco António Rodrigues e de Maria Alves de Puga. Nasceu em Paderne a --/--/1933 (NM 184, de 26/2/1933).

 

RODRIGUES, Abel Augusto. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Ana Rosa Cortes. Nasceu em Paderne a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 59, de 27/7/1913).

 

RODRIGUES, Abel de Jesus. Filho de Ana Maria Rodrigues. Nasceu na freguesia de Paderne a --/01/1933 (NM 181, de 29/1/1933). 

 

RODRIGUES, Abílio. Filho de Romão Rodrigues, lavrador, de Santa Eufémia, Ourense, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, de Paderne, moradores em Nogueira. N.p. de Atanásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; n.m. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu a 10/10/1901 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme Joaquim Ribeiro, casado, rural, e Maria Joaquina Domingues, casada, doméstica.  

 

Rodrigues, Abílio. Filho de Pureza Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 9, de 21/4/1929).

 

RODRIGUES, Adelaide. Filha de --------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu em Paderne a --/--/1913 (+-). // Casou com ------------- Morais. // Faleceu na sua casa do lugar de Galvão, Vila de Melgaço, a 6/1/1993, no estado de viúva. // Mãe de José Cândido, casado com Lucinda Branco. 

 

RODRIGUES, Adélia de Jesus. Filha de António José Rodrigues, trabalhador, natural de São Paio, e de Maria de Jesus de Sousa Lobato, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar de Crastos. Neta paterna de Ludovina Rosa Rodrigues, solteira; neta materna de Manuel António de Sousa Lobato e de Marcelina Rosa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 23/6/1907 e foi batizada na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Albano Martins, solteiro, trabalhador, e Filomena Rosa Fernandes, solteira, doméstica. 

 

RODRIGUES, Adelino. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Carolina Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Pomares. Neto paterno de José Rodrigues e de Maria Alves Garelha; neto materno de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto. Nasceu em Paderne a 7/6/1902 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes, solteiro, camponês, e Joaquina Rosa Pinto, viúva, doméstica. // Faleceu a 6/6/1906 e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

RODRIGUES, Adelino. Filho de -------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 10/7/1933 fez exame do 2.º grau (quarta classe), ficando distinto (Notícias de Melgaço n.º 203, de 6/8/1933). 

 

RODRIGUES, Adjuto. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Alves Garelha, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Dias; n.m. de Manuel António Alves Garelha e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em Paderne a 18/1/1896 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Afonso, casado, rural, e Maria Rosa Freitas, casada, doméstica. // Faleceu a 7/8/1897 e foi sepultado no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, Alberta. Filha de Deolinda Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 95, de 12/4/1914).

 

RODRIGUES, Alberto. Filho de Maria Joaquina Rodrigues, solteira, jornaleira, de Pomares, moradora no Barral. N.m. de António Joaquim Rodrigues e de Maria Pereira, de Pomares. Nasceu a 26/8/1884 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Alberto José de Caldas e sua mulher, Joaquina Rosa Durães, lavradores, da Nogueira.

 

RODRIGUES, Albina. Filha de Francisco José Rodrigues e de Ana Vicenta Rodrigues, moradores em Apião. N.p. de Manuel Rodrigues e de Joana Maria Dias, de Crastos; n.m. de Luís Manuel Rodrigues e de Maria Joana Vasques, de Chaviães. Nasceu a 5/10/1852 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinho: Caetano, filho de João António de Araújo, do Rio do Porto, SMP.

 

RODRIGUES, Albina. Filha de Manuel António Rodrigues, de Paderne, e de Rosa Soeiro, de Cubalhão, moradores em Pomares. N.p. de Francisco Rodrigues e de Luísa Maria Rodrigues; n.m. de Manuel António Soeiro e de Jerónima Fernandes (!). Nasceu a 23/12/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Covelo e sua filha, Maria Albina. // Faleceu a 22/2/1867.  

 

RODRIGUES, Albina. Filha de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Ferreira, de Estivadas; neta materna de Matias Esteves e de Ana Maria Domingues, todos lavradores. Nasceu a 22/7/1872 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Rodrigues e esposa, Rosa Durães, de Aldeia. // Casou na igreja do mosteiro a 1/1/1894 com Domingos José, exposto na roda da vila, SMP, em 1861. // Faleceu em Paderne em Maio de 1958. // Com geração.    

 

RODRIGUES, Albino de Jesus. Filho de Manuel Rodrigues, solteiro, trabalhador, natural de Paderne, residente no lugar da Várzea, e de Emília de Castro, solteira, doméstica, natural de Paderne, também moradora no lugar da Várzea. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Maria Júlia de Abreu; neto materno de Eduardo Manuel de Castro e de Maria Amália Esteves. Nasceu em Paderne a 5/6/1907 e foi batizado na igreja a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Albino Domingues, solteiro, trabalhador, e Maria da Glória de Sousa, solteira, doméstica. // Faleceu em Paderne a 1/3/1942. // Nota: os seus pais casaram na igreja do mosteiro a 23/9/1908.

 

RODRIGUES, Alexandrina. Filha de João Rodrigues e de Maria das Dores Martins. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 65, de 15/6/1930).

 

RODRIGUES, Alfredo. Filho de António José Rodrigues e de Maria Luísa Gomes, moradores em Aldeia. Neto paterno de Bento Manuel Rodrigues e de Rosa Fernandes, de Penelas; neto materno de Francisco José Gomes e de Maria José Gonçalves, de Aldeia. Nasceu a 21/2/1881 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Luís Gonçalves e sua esposa, Teresa de Almeida, do sobredito lugar de Aldeia. // Nota: é provável que seja o mesmo senhor que foi internado em 1962, por ser inválido, no hospital da SCMM, juntamente com Benedita Rodrigues, também da freguesia de Paderne. // (ver A Voz de Melgaço n.º 1090, de 15/3/1998).  

 

RODRIGUES, Alfredo. Filho de Benedita Rodrigues, solteira, doméstica, moradora em Golães. Neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria José Fernandes. Nasceu em Paderne a 23/8/1908 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Madrinha: Carlota Joaquina Alves, casada, doméstica. // Faleceu na freguesia dos Anjos, Lisboa, a 25/7/1962.  

 

RODRIGUES, Alfredo Augusto. Filho de João José Rodrigues e de Maria Teresa da Silva, lavradores, residentes em Midão. Neto paterno de Maria José Rodrigues, solteira; neto materno de Manuel José da Silva e de Constança Teresa Cerdeira. Nasceu em Paderne a 18/3/1894 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano Augusto da Silva, casado, rural, e Maria Generosa Sistelo, casada, doméstica. // Faleceu a 28/1/1895; sepultado no adro.

 

RODRIGUES, Alfredo Augusto. Filho de Júlio Augusto Rodrigues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 32, de 29/9/1929).

 

RODRIGUES, Alípio. // Nasceu por volta de 1954. // Morreu com 69 anos de idade, no lugar de Pomares, a --/--/2023 (A Voz de Melgaço de 1/10/2023).

 

RODRIGUES, Almerinda de Jesus. Filha de Benedita Rodrigues, solteira, doméstica, moradora em Golães. Neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria José Fernandes. Nasceu em Paderne a 19/8/1903 e foi batizada na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Pereira, solteiro, trabalhador, e Almerinda Pereira, solteira, doméstica. // Sem mais notícias.  

 

RODRIGUES, Altina Ana. Filha de --------- Rodrigues e de -------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paderne, com a prof.ª M.A.G. Pereira d’Eça, ficando aprovada (Notícias de Melgaço n.º 411). 

 

RODRIGUES, Alvarinda. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Vaz. Nasceu em Paderne a --/--/1920 (JM 1297, de 18/7/1920).

 

RODRIGUES, Álvaro. Filho de Romão Rodrigues, trabalhador, natural da freguesia de Santa Eufémia, Ourense, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar da Nogueira. Neto paterno de Altranásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; neto materno de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu em Paderne a 9/5/1904 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Rodrigues, solteiro, trabalhador, irmão do batizando, e Rosa Ribeiro, solteira, doméstica. 

 

RODRIGUES, Álvaro Augusto. Filho de Júlio Augusto Rodrigues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1938 (NM 401). // Casou com Alzira de Castro Cerdeira, natural de Alvaredo. // Em 1975 adquiriram, por compra verbal feita a Delfina Domingues Gama, viúva, residente no Maninho, quatro prédios rústicos, todos sitos em Alvaredo. // Em 1999 residiam nessa freguesia, no lugar de Coto (A Voz de Melgaço n.º 1129).    

 

RODRIGUES, Amadeu Álvaro. Filho de António Rodrigues e de Maria Miquelina da Costa. Nasceu em Paderne a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 204, de 25/6/1916). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 240, de 29/7/1934: «Pelas dezasseis horas do dia 19, no rio Minho, no sítio denominado a Garça, morreu afogado Álvaro Amadeu Rodrigues, solteiro, de 19 anos de idade, lavrador, criado da família Vaz, da Fontainha. (…) O desventurado rapaz tinha andado a sulfatar até às catorze horas, recolhendo a casa dos seus patrões jantou (*) e dispunha-se a descansar quando foi procurado por alguns amigos que o convidaram a ir tomar banho ao rio Minho. Era a fatalidade que o estava chamando. Ao chegar a um poço no sítio da Garça, nas margens do rio Minho, o desventurado mal se atirou à água sentiu-se logo aflito, procurando os companheiros retirá-lo da água, mas todos os esforços que empregaram foram baldados, pois o desventurado tinha sido acometido de uma congestão, tendo tido morte quase instantânea. Do lado da Espanha, um espanhol, que presenciou esta infelicidade, lançou-se vestido ao rio, que atravessou, tentando também salvar o infeliz Álvaro, mas só pôde retirar da água um cadáver…» /// (*) Nessa altura chamavam jantar ao que nós chamamos agora almoço.    

 

RODRIGUES, Amélia. Filha de Luís Rodrigues, do lugar de Bonturelo, Vila de Monção, e de Maria Joaquina Meixeiro, de Paderne, Melgaço, moradores no lugar de Midão. Neta paterna de António Rodrigues e de Antónia Afonso; neta materna de José Romão e de Francisca Rosa Meixeiro. Nasceu em Paderne a 26/4/1883 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António dos Santos Vaz, viúvo, proprietário, do lugar da Portela de Paderne, e Guilhermina de Castro Araújo, solteira, do lugar de Aldeia. // A 2/12/1906 deu à luz, em Paderne, uma menina: Maria da Glória. // A 17/8/1914 deu à luz outra menina, Marieta Zelinda, nascida na Vila, tendo sido batizada a 2/9/1914. // Faleceu em Paderne a 27/8/1974…                                                                                                                                 

RODRIGUES, Amélia. Filha de -------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Em 1914 a Câmara Municipal concedeu-lhe subsídio de lactação por seis meses (Correio de Melgaço n.º 85, de 1/2/1914).  

 

RODRIGUES, Amélia das Dores. Filha de Maria Joaquina Rodrigues, solteira. N.m. de José Rodrigues e de Rosa (Marques?), lavradores. Nasceu a 31/7/1870 e foi batizada a 4 de Agosto desse ano. Padrinhos: José Bento, tio materno, e Florinda Rodrigues, casada com Lourenço José Esteves, todos de Crastos.

 

RODRIGUES, Ana. Filha de Maria Joana Rodrigues, solteira, doméstica. Nasceu em Paderne por volta de 1821. // Faleceu no lugar de Queirão, onde morava, a 15/6/1893, sem sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúva de José Joaquim Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

RODRIGUES, Ana de Jesus. Filha de Benjamim Rodrigues e de Umbelina Rosa Domingues, lavradores, residentes em Sainde. Neta paterna de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto; neta materna de Lourenço Domingues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 1/5/1907 e foi batizada na igreja a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, rural, irmão da neófita, e Justina Lourenço, solteira, doméstica. // Casou na igreja de Paderne a 27/3/1946 com José Domingues. // Enviuvou a 6/5/1990. // Faleceu em Sainde, Paderne, a 24/8/1995.  

 

RODRIGUES, Ana Maria. Filha de José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues de Moraes, lavradores, residentes no lugar de Crastos, Paderne. Nasceu por volta de 1825. // Lavradeira. // Casou com João Manuel Rodrigues, ferreiro, natural de São Paio. // Faleceu no lugar das Baratas, São Paio, a 31/3/1891, repentinamente, apenas com a extrema-unção, com 66 anos de idade, no estado de casada com o dito João Manuel, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial de São Paio. // Mãe de Ludovina Rosa, de Manuel José, de Maria Joaquina, de Matildes da Graça (ver em São Paio).    

 

RODRIGUES, Ana Maria. Filha de Francisco Manuel Rodrigues e de Mariana de Castro, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1831. // Faleceu na Várzea, onde residia, a 31/1/1885, com cerca de 54 anos de idade; estava casada com Manuel Joaquim Besteiro, lavrador; foi enterrada no adro da igreja. Deixou descendência. 

 

RODRIGUES, Ana Maria. Filha de Francisco António Rodrigues e de Maria Teresa Fernandes, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1851. // Morreu em Golães, onde trabalhava como criada de servir, a 6/1/1885, com 34 anos de idade, solteira, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou um filho.

 

RODRIGUES, Ana Rosa. // Nasceu em Estivadas, Paderne, e morou em Cousso. // Faleceu no lugar de Cousso a 9/10/1864, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Manuel José Rodrigues, rural, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja local. // Deixou filhos.  

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de Joaquim Rodrigues e de Joana de Carvalho, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1811. // Lavradeira. // Morreu na sua casa de Sante, a 14/4/1890, com 79 anos de idade, casada com Domingos Lourenço Fontes, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Afonso, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1822. // Faleceu a 30/11/1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, com todos os sacramentos, com 83 anos de idade, no estado de viúva de David Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro, moradores no lugar de Aldeia, Paderne. // Casou na igreja do mosteiro a 7 de Janeiro de 1858 com David Alves, da Cela, Cousso, filho de Bento Manuel Alves e de Clara Domingues. Testemunhas: Luís António Rodrigues, irmão da noiva, e FASV, casado, do lugar da Portela.

 

RODRIGUES, Ana Vicenta. Filha de Luís Rodrigues, padernense, e de Maria Joana Vasques, de Bouços, Chaviães, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1810. // Faleceu em Botafora, onde residia, a 26/2/1885, com 75 anos de idade, no estado de viúva de Francisco José Rodrigues, e foi enterrada no adro da igreja. // Deixou filhos e netos.

 

RODRIGUES, Anabela (Dr.ª) Filha de Luís José Rodrigues e de Elvira Fernandes da Costa, residentes no lugar do Convento, Paderne. Nasceu a --/--/19--. // Em 1995 terminou o Curso Superior na Faculdade de História da Universidade do Porto. // Professora do ensino secundário. // Casou em Paderne a 26/9/1998 com o Dr. Luís Miguel Matos, economista, de Guimarães, filho de Manuel da Costa Matos e de Maria Elisa Rodrigues, professores. Padrinhos da boda: Dr. João Paulo da Costa Rodrigues, advogado, irmão da noiva, e Tânia Martins, estudante, prima da noiva; Ana Paula Rodrigues de Matos, professora de educação física, e Carlos Alberto Rodrigues Matos, engenheiro civil. O almoço foi servido em Valença, na Quinta do Almorinho.

 

RODRIGUES, Angelina. Filha de Maria Júlia Rodrigues, solteira, jornaleira, moradora na Várzea. Neta materna de Zeferina Luísa Rodrigues. Nasceu a 6/6/1880 e foi batizada dois dias depois. Madrinha: a sua avó materna. // Casou na igreja do mosteiro a 13/9/1900 com Justino, de 22 anos de idade, filho de Evaristo José Gonçalves e de Teresa de Jesus, natural de Rouças. // Ambos faleceram em Paderne: o marido a 29/5/1959 e ela a 28/5/1967. // Com geração.

 

RODRIGUES, Angelina. Filha de Joaquim Rodrigues, lavrador, natural de Paderne, e de Maria Esteves, doméstica, natural de Alvaredo, moradores no lugar de Montarrão. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Carolina Rodrigues; n.m. de António Esteves e de Perpétua Domingues Caldas. Nasceu a 29/6/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, rural, tio paterno da batizanda, e Carolina Rodrigues, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 9 de Abril de 1924 com José Pires, padernense. // O seu marido morreu na Vila de Monção a 28/11/1957. // Ela faleceu em Sá, Monção, a 3/1/1966.  

 

RODRIGUES, Angelina da Conceição. Filho de Romão Rodrigues, lavrador, da freguesia de Santa Eufémia, Ourense, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, de Paderne, residentes no lugar de Nogueira. Neta paterna de Atanásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; neta materna de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu a 17/4/1893 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Bernardino Codesseira, casado, rural, e Joaquina Rosa de Freitas, casada, doméstica. 

 

RODRIGUES, Aníbal Augusto. Filho de Manuel José Rodrigues e de Albina do Nascimento Rodrigues, lavradores, residentes em Botafora. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina do Val; n.m. de Francisco José Rodrigues e de Ana Vicência Rodrigues. Nasceu em Paderne a 31/8/1891 e foi batizado na igreja a 1 de Setembro desse ano. Padrinhos: Francisco Luís Fernandes, solteiro, lavrador, e Maria Benedita de Almeida, casada, doméstica. // Faleceu a 8/9/1901 e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

RODRIGUES, Aníbal de Jesus. Filho de Joaquim Rodrigues, jornaleiro, e de Júlia do Rosário Lourenço, doméstica, moradores em Golães. Neto paterno de Francisco Rodrigues e de Joaquina Fernandes; neto materno de Luís Manuel Lourenço e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu em Paderne a 23/12/1908 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: Custódio do Patrocínio Gonçalves, casado, rural, e Erminda de Sousa Lobato, solteira, doméstica. // Casou a 18/7/1931 na 4.ª Conservatória do Registo Civil do Porto com Teresa Machado. // Faleceu na freguesia de Paranhos, Porto, a 5/3/1976.

 

RODRIGUES, Antónia Augusta. Filha de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Ferreira; n.m. de Matias Esteves e de Ana Maria Domingues. Nasceu a 26/7/1877 e foi batizada a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: Alexandrina Augusta de Sousa Gama, casada, proprietária, e Santo António «cuja imagem se venera nesta igreja.» // S.m.n.

 

RODRIGUES, António. Filho de António José Rodrigues e de Inácia Rosa Rodrigues, moradores na Quinta do extinto Mosteiro de Paderne. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Francisca da Rocha, de Crastos; n.m. de Manuel Rodrigues Vilarinho e de Ana Maria Coelho, de Badim (São Julião). Nasceu a 4/5/1841 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e o padre Francisco António Soares Coutinho, reitor da freguesia de Paderne. 

 

RODRIGUES, António. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro, moradores em Queirão. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Besteiro e de Caetana Fernandes, de Alvaredo. Nasceu a 30/7/1847 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Besteiro e sua mulher, Maria de Sousa, de Alvaredo. // Casou na igreja de Paderne a 12/6/1872 com Albina Rosa, de 29 anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel António Afonso e de Rosa Pires, de Estivadas. Testemunhas: Francisco Joaquim Pires, casado, e Manuel, irmão da noiva, ambos de Queirão.    

 

RODRIGUES, António. Nasceu por volta de 1860. // Morreu no lugar de Montarrão, Paderne, a --/--/1932, com 72 anos de idade (NM 175, de 4/12/1932).

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel José Rodrigues, natural de Paderne, e de Margarida Vieites, natural de Parada do Monte, moradores em Sainde. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Rosa Esteves; neto materno de Rosa Teresa Vieites, paradamontense. Nasceu em Paderne a 4/10/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Pereira e sua esposa, Maria Luísa Alves, de Parada do Monte. // Faleceu a 13/1/1867.  

 

RODRIGUES, António. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Ana Lopes, moradores em Penelas. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues; n.m. de Baltazar Lopes e de Mariana Rodrigues. Nasceu a 8/3/1870 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Galego, criado de Luísa Domingues, de Botafora, e (Guiomar?), solteira, filha de Manuel Gonçalves, de Aldeia.

 

RODRIGUES, António. Filho de -------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu em Queirão a --/--/18--. // A 15/8/1912 recebeu de Eduardo das Neves & Irmão, de Aveiro, milhares de sardinhas, tendo o Dr. Vitoriano de Castro, subdelegado de saúde, mandado queimar 7.500 delas; isto no Peso (Correio de Melgaço n.º 11). // No Correio de Melgaço n.º 64, de 31/8/1913, pode ler-se: «na tarde de sexta-feira, nas proximidades do Peso, deu-se um crime que reclama imediato castigo. António Rodrigues, o Tostas, peixeiro de Paderne, foi vítima de um tal Luís, o Paradinha, músico, da Granja, Alvaredo, que lhe desfechou diversas pancadas com uma gancha de ferro, prostrando quase sem vida o infeliz Tostas, pelo facto presumível de ter a cavalgadura deste, num dos dias da última semana, comido uns pendões em uma propriedade próxima ao hotel Ranhada, pelo que pagara de multa um escudo. O paciente recolheu, gravemente ferido, ao hospital da Misericórdia e julga-se que seja fatal o desenlace. O malvado fugiu, ignorando-se o seu paradeiro       

 

RODRIGUES, António. Filho de José Rodrigues e de Maria Rodrigues, mendigos, de Desteriz, partido de Bande, Ourense, moradores em Paderne. N.p. de António Alves e de Josefa Rodrigues; n.m. de António Rodrigues e de (Maricas?!). (*) Nasceu em Montarrão a 2/8/1874 e foi batizado na igreja de Paderne no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel António de Sousa Lobato e Maria Benedita Martins. // Nota: deve ser o mesmo senhor que faleceu no lugar de Aldeia em 1935, com 61 anos de idade (NM 259, de 27/1/1935). /// (*) Talvez se chamasse Maria; em Melgaço havia a Sr.ª Mariquinhas. 

 

RODRIGUES, António. Filho de António Rodrigues e de Albina Rosa Afonso, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro; n.m. de Manuel António Afonso e de Rosa Pires. Nasceu a 11/6/1880 e foi batizado na igreja a 13 desse mês (*). Padrinhos: António Gomes e Maria Luísa Fernandes, solteiros, lavradores. /// (*) Fora batizado em casa por Rosa Domingues, por julgar a criança em perigo de vida.

 

RODRIGUES, António. Filho de Luís Rodrigues, da Vila de Monção, e de Maria Joaquina Meixeiro, de Paderne, moradores em Midão. N.p. de António Rodrigues e de Antónia Afonso, monçanenses; n.m. de José Romão e de Francisca Rosa Meixeiro, padernenses, todos lavradores. Nasceu em Midão a 29/10/1885 e foi batizado a 1/11/1885. Padrinhos: Francisco António dos Santos Vaz e esposa, Amália de Castro Araújo, proprietários, da Portela de Paderne. 

 

RODRIGUES, António. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Ludovina Ferreira, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito; n.m. de António Manuel Ferreira e de Marcelina Pires. Nasceu a 23/7/1888 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: João Batista Vaz, rural, e Rosa Ferreira, doméstica, ambos casados.

 

RODRIGUES, António. Filho de Romão Rodrigues, lavrador, da freguesia de Santa Eufrásia, Ourense, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, de Paderne, moradores em Nogueira. N.p. de Atanásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; n.m. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu a 2/5/1891 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: os avós maternos.      

 

RODRIGUES, António. Filho de Carlota Augusta Rodrigues, solteira, doméstica, moradora no lugar do Barral. Neto materno de Maria José Rodrigues, solteira. Nasceu em Paderne a 10/3/1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: João José Rodrigues, casado, trabalhador, e Maria José Rodrigues, solteira, avó materna do batizando. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Monção a 26/4/1930 com Helena Esteves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 25/9/1971.    

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Teresa Vaz, trabalhadores, residentes no lugar de Fontes. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz; neto materno de António Luís Vaz e de Maria do Rosário Gonçalves. Nasceu em Paderne a 3/3/1906 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: João Manuel Afonso, casado, lavrador, e Maria do Rosário Gonçalves, casada, doméstica. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 2/1/1983.

 

RODRIGUES, António. Filho de José Joaquim Rodrigues, lavrador, natural de São Paio, e de Lina Rosa Cortes, doméstica, natural de Paderne, onde residiam, no lugar do Pinheiro. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Luísa Rosa Domingues; neto materno de Brás Quintino Cortes e de Marcelina Rosa Gonçalves. Nasceu em Paderne a 25/2/1911 e foi batizado na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Cortes, solteiro, camponês, tio materno do batizando, e Zulmira Domingues, solteira, doméstica. // Casou na igreja de São Paio a 20/12/1941 com Deolinda da Pureza Vaz, natural de São Paio. // Faleceu na dita freguesia de São Paio a 18/11/1977.

 

RODRIGUES, António (Perdiz). Filho de Olívia Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 159, de 1/8/1915). // Casou com ------------------------------. // Faleceu no hospital de Viana a --/11/2000, com 86 anos de idade, no estado de casado. // O seu corpo foi transladado em auto fúnebre para a igreja paroquial de Paderne, tendo depois sido sepultado no cemitério desta freguesia.   

 

RODRIGUES, António. Filho de --------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paderne, com a prof.ª E. C. Outeiro, ficando aprovado.

 

RODRIGUES, António. Filho de --------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Faleceu a --/--/2000, no lugar de Várzea, Paderne. // (A Voz de Melgaço n.º 1146).

 

RODRIGUES, António. Filho de -------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. // Casou com Ludovina Rosa Ferreira, sua conterrânea. // Em 1997 residiam no Covelo, Paderne. // (VM 1066).

 

RODRIGUES, António. Filho de -------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/19--. // Faleceu em Sainde, Paderne, a --/--/1998. // (VM 1095). 

 

RODRIGUES, António. Filho de -------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. // Casou com Júlia Fernanda Soutelo, natural de São Paio, filha de Manuel António (*) e de -----------------------. Moraram no lugar de Soutulho (VM 1109, de 1/2/1999). /// (*) Manuel António nasceu em Paderne e nesta freguesia morreu, no lugar de Soutulho, a 3/1/1993, no estado de viúvo. 

 

RODRIGUES, António Caetano. Filho de Lourenço Rodrigues e de Maria dos Remédios Gonçalves, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de António Rodrigues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Camilo Gonçalves e de Teresa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 14/11/1892 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Pires, casado, rural, e Teresa de Jesus Gonçalves, doméstica. // Tinha que se apresentar em Infantaria 3, Valença, entre 12 e 15 de Abril de 1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). // Casou a 19 de Janeiro (de 1919?) com Rosa de Jesus Esteves. // Enviuvou a 23/2/1942. // Faleceu em Paderne a 15/7/1989.   

 

RODRIGUES, António Cândido. Filho de --------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira a 16/7/1916, obtendo a classificação de «ótimo» (Correio de Melgaço n.º 207, de 16/7/1916). // Casou com Helena Esteves. // Com geração.

 

RODRIGUES, António Evangelista. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria da Glória Alves. Nasceu em Paderne a --/--/1938 (NM 427, de 1/1/1939). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1428, de 4/3/1962: «Na igreja do mosteiro desta freguesia realizou-se há dias o casamento de Maria Fernanda, filha de Manuel António Gomes, soldado da Guarda-Fiscal, e de Glória dos Prazeres Almeida, do lugar da Aldeia, com António Evangelista Rodrigues, do lugar de Queirão, sendo padrinhos Manuel José Rodrigues e sua esposa, Ludovina R. Rodrigues…» // Em 2022 residiam no lugar de Aldeia (ver A Voz de Melgaço de 1/12/2022, página 24).   

 

RODRIGUES, António Francisco. Filho de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Ferreira, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1824. // Morreu na sua casa do lugar de Aldeia, a 14/11/1890, com 66 anos de idade, casado com Maria Joaquina Esteves, e foi sepultado na igreja. // Pai de Teresa de Jesus e avô do Dr. António Cândido Esteves (1895-1980), médico; pai também de Marcelina, casada com José Joaquim Dias (Solheiro), da Vila de Melgaço.

 

RODRIGUES, António Francisco. Filho de António Luís Rodrigues e de Carolina Gonçalves. N.p. de avós desconhecidos (*); n.m. de André Gonçalves e de Maria do Carmo, galegos. Nasceu na Portela de Paderne a 24/8/1873 e foi batizado a 7 de Setembro desse ano. Padrinhos: Manuel José Esteves “Melgaço” e Maria Rita Alves, da Casa de Eiró, Rouças, proprietários. /// (*) O pai do batizando fora exposto.

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Joaquina Rodrigues, solteira. Nasceu em Paderne por volta de 1814. // Rural. // Faleceu a 22/6/1894, em sua casa de morada, sita no lugar de Pomares, apenas com o sacramento da penitência, com oitenta (80) anos de idade, no estado de viúvo de Maria Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

RODRIGUES, António Joaquim. Nasceu por volta de 1829. // Tinha 40 anos de idade, era viúvo de Maria da Conceição Alves, quando voltou a casar na igreja de Paderne a 8/2/1869 com Ana Maria, de 34 anos de idade, solteira, padernense, filha de Baltazar José Lopes e de Maria Rodrigues, todos lavradores. Testesmunhas: JMG, mordomo, e o pai da noiva. 

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu e foi batizado em Paderne por volta de 1832. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, residia no lugar de Penelas, quando casou na igreja do mosteiro a 16/5/1864, com Maria da Ascenção, de 36 anos de idade, solteira, natural do lugar de Queirão, filha de Manuel José Alves e de Maria Luísa Lourenço, todos padernenses. Testemunhas: Bento Manuel Domingues e João Manuel Gonçalves, rurais. 

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de João António Rodrigues e de Marcelina Rosa Alves, moradores em Pinheiro. Neto paterno de Maria Luísa Rodrigues, solteira, da Vila dos Arcos de Valdevez; neto materno de João Batista Alves e de Francisca Luísa Alves, do lugar do Pinheiro, Paderne. Nasceu a 2/3/1838 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António Francisco Domingues e sua esposa, (Joana?) Maria Alves, da Longarinha. // Ver António Joaquim das Dores Rodrigues.

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes em Aldeia. Neto paterno de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito. Nasceu a 21/1/1893 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, casado, rural, e Marcelina Rodrigues, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 3/3/1919 com Joaquina Rosa, nascida em São Paio a 29/3/1899, filha de Bento Gonçalves e de Maria José Gonçalves. // Divorciou-se, por sentença proferida pelo tribunal de Melgaço, a 22/6/1942. // Ambos faleceram em Paderne: ele a 27/3/1961 e a sua ex-esposa a 29/8/1964. // Com geração.  

 

RODRIGUES, António Joaquim. // Em Julho de 1932 fez o exame do 2.º grau, 4.ª classe, ficando aprovado (NM 158, de 24/7/1932).

 

RODRIGUES, António Joaquim das Dores. Filho de João António Rodrigues e de Marcelina Rosa Alves, moradores em Pinheiro. N.p. de Maria Luísa Rodrigues, da freguesia de São Paio da Vila dos Arcos de Valdevez; n.m. de João Batista de Sousa e de Francisca Luísa Alves, do Pinheiro, Paderne. Nasceu a 11/9/1841 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Francisco Domingues e mulher, Ana Maria, de Longarinha. 

 

RODRIGUES, António José. Filho de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu em Paderne por volta de 1829. // Rural. // Faleceu a 15/8/1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, sem sacramentos, com setenta e seis (76) anos de idade, no estado de viúvo de Florinda Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

RODRIGUES, António José. Filho de ----------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu em ---------, por volta de 1831. // Faleceu no lugar de Covelo, freguesia de Paderne, a --/--/1921, com noventa (90) anos de idade.

 

RODRIGUES, António José. Filho de António José Rodrigues e de Rosa Domingues. // Casou na igreja de Paderne a 7/9/1857 com a sua parente no terceiro grau, Florinda, filha de João Alves (Amoroso) e Joaquina Domingues, todos de Sante. Testemunhas presentes: Domingos Alves e Francisco Manuel Alves, solteiros, do lugar do Pinheiro. 

 

RODRIGUES, António José. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa [Maria] Domingues. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro; n.m. de Manuela Pires, todos padernenses. Nasceu a 20/3/1846 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre António Manuel Rodrigues e sua irmã, Maria [Violante].    

 

RODRIGUES, António José. Filho de Bento Manuel Rodrigues e de Rosa Fernandes, moradores em Penelas. Neto paterno de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, de Queirão; neto materno de Matias Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, de Penelas. Nasceu em Paderne a 16/6/1846 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus tios maternos, Manuel e Marcelina Fernandes. // Oficial de pedreiro. // Morava no lugar de Aldeia quando casou na igreja do mosteiro a 27/6/1877 com a sua conterrânea e parente no 3.º grau de consanguinidade, Maria Luísa Gomes, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, residente no dito lugar de Aldeia, filha de Francisco José Gomes e de Maria José Gonçalves, rurais, padernenses. Testemunhas: Manuel Luís Gonçalves e sua esposa, Teresa de Almeida, lavradores.

 

RODRIGUES, António José. // Em 1934 morava no lugar do Barral, Paderne. Nesse ano, a 25 de Novembro, iria ser arrematada em hasta pública uma sua propriedade rural, avaliada em 1.492$00, «para pagamento da quantia exequenda de 45$00 da contribuição predial e mais custas e selos que afinal se liquidarem, nos autos da execução fiscal administrativa, que a Fazenda Nacional move ao referido executado…» (NM 251, de 4/11/1934).

 

RODRIGUES, António José. Filho de José Manuel Rodrigues e de Carolina Rosa Rodrigues (confirmar). Nasceu em Paderne a --/--/18--. // Era solteiro quando entrou na tropa. Foi o soldado do Regimento de Infantaria n.º 3, 4.ª Brigada de Infantaria (Brigada do Minho). Embarcou para França a 15/4/1917, integrado no CEP. Tinha a chapa de identificação n.º 49526. Desapareceu na batalha de La Lys a 9/4/1918. Fora feito prisioneiro pelos alemães e levado para o campo de prisioneiros de Munster, Alemanha. Depois da guerra embarcou no navio inglês Northwestern Miller a 31/1/1919, desembarcando em Lisboa a 4/2/1919 (A Voz de Melgaço n. 1408, de 1/9/2017, página 6.)   

  

RODRIGUES, António José. // Casou em 1929 com Maria de Jesus Outeiro (Notícias de Melgaço n.º 16, de 9/6/1929).

 

RODRIGUES, António José. Filho de ------ Rodrigues e de ------------------------. Nasceu no lugar do Pinheiro, Paderne, a --/--/192-. // Faleceu a --/--/1935, com apenas seis anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 269, de 28/4/1935).

 

RODRIGUES, António José. Filho de José Manuel Rodrigues e de Ortelinda da Glória Gonçalves. Nasceu em Paderne a --/--/1935 (NM 269, de 28/4/1935).

 

RODRIGUES, António Luís. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Joana Vaz, moradores em Pomares. N.p. de Manuel Rodrigues e de Vicência Rodrigues; n.m. de Matias Joaquina Vaz e de Maria Rosa Alves. Nasceu no dito lugar a 7/11/1874 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Vaz e Francisca do Espírito Santo Vaz. // Casou a --/--/1917 com Maria Esteves (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917). // Faleceu em Paderne a 29 de Abril (de 1941?).  

 

RODRIGUES, António de Lurdes. Filho de José Manuel Rodrigues, trabalhador, natural de Paderne, e de Ludovina Rosa Rei, doméstica, natural de Remoães, moradores em Paderne, na Quinta da Torre. Neto paterno de Maria Manuela, ou Maria Joaquina Rodrigues, galega; neto materno de Mariano Rei e de Angelina Gonçalves. Nasceu em Paderne a 1/2/1911 e foi batizado na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Monteiro, solteiro, lavrador, e Maria de Jesus Monteiro, solteira, doméstica. // Faleceu na freguesia de São Domingos de Benfica, Lisboa, a 17/11/1971.

 

RODRIGUES, António Manuel (Padre). Filho de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro. Nasceu em Paderne a --/--/18--. // Em 1870 ainda estava vivo. 

 

RODRIGUES, António Manuel. // Nasceu por volta de 1968. // Morreu na freguesia de Paderne a --/10/2020, com 52 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/11/2020).

 

RODRIGUES, António Nuno. // Nasceu por volta de 1944. // Morreu no lugar de Covelo, freguesia de Paderne, a --/--/2024, com 79 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/02/2024 e agência funerária Mira).   

 

RODRIGUES, António Silvestre. Filho de Cândido António Rodrigues e de Helena Esteves. Nasceu em Paderne a --/--/1933 (NM 182, de 5/2/1933).

 

RODRIGUES, António Vicente. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Maria Emília Alves. N.p. de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, de São Paio; n.m. de Ana Joaquina Alves, solteira, de Midão. Nasceu a 2/4/1853 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António Vicente Calheiros, do lugar da Corredoura, Prado, e Matildes Codesso, do lugar das Quingostas, São Paio.

 

RODRIGUES, Arlete da Luz. Filha de ------- Rodrigues e de -----------------------. Nasceu em ------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paderne, com a professora MAG Pereira d’Eça, ficando aprovado. // (Notícias de Melgaço n.º 411). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1011, de 3/2/1952: «Janeiro, 28. No passado dia 22 realizou-se nesta freguesia o enlace matrimonial do nosso amigo senhor Oliveiros Esteves com a senhora Arlete da Luz Rodrigues. Aos noivos desejamos uma perene lua-de-mel e as maiores felicidades 

 

RODRIGUES, Armanda da Luz. Filha de João José Rodrigues, trabalhador, e de Maria Teresa da Silva, doméstica, moradores no lugar de Midão. Neta paterna de Maria José Rodrigues; neta materna de Manuel José da Silva e de Constança Teresa Cerdeira. Nasceu em Paderne a 22/7/1903 e foi batizada na igreja a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Armando Tito Domingues, estudante, e Josefa da Luz de Sousa Araújo, viúva, doméstica. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, com a professora Maria do Carmo Barros, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 161, de 15/8/1915). // Casou na CRCM a 5/1/1922 com o seu conterrâneo Aníbal José Esteves, 2.º cabo da Guarda-Fiscal, filho de Francisco Esteves e de Belarmina Cândida Rodrigues. // Faleceu em Paderne a 10/10/1976. // O seu viúvo voltou a casar.  

 

RODRIGUES, Armando. Filho de Manuel Rodrigues, trabalhador, e de Emília de Castro, doméstica, moradores no lugar da Várzea. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Maria Emília de Abreu; neto materno de Eduardo Manuel de Castro e de Maria Amália Esteves. Nasceu em Paderne a 4/8/1909 e foi batizado na igreja a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Albino Domingues, solteiro, trabalhador, e Maria da Glória de Sousa, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 21/1/1937 com Rosa Pureza de Freitas. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 8/12/1986.

 

RODRIGUES, Armando. Filho de João Rodrigues e de Maria das Dores de Castro. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 176, de 28/11/1915).

 

RODRIGUES, Armando. Filho de Francisco António Rodrigues e de Maria Alves de Puga. Nasceu no Barral, Paderne, a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 366). // Faleceu a --/--/1938, com apenas um ano de idade (NM 414).

 

RODRIGUES, Armando de Jesus. Filho de Glória da Conceição Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1932 (NM 147, de 24/4/1932).

 

RODRIGUES, Artur Arnaldo. Filho de Ana Maria Rodrigues. Nasceu na freguesia de Paderne a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 44, de 5/1/1930). // Morreu no lugar de Sante, Paderne, a --/--/2020, com 90 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/12/2020).

 

RODRIGUES, Augusta Noémia. Filha de Rosa Maria Rodrigues, solteira, doméstica, moradora no lugar de Aldeia. Neta materna de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu a 14/6/1888 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Lourenço da Costa, solteiro, caixeiro, e Maria Francisca Rodrigues, solteira, doméstica. // Casou na 1.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 17/2/1924 com José Cândido (de Assis?) Almeida Matos. // Enviuvou a 26/12/1943. // Faleceu na cidade da Amadora a 25/7/1967.  

 

RODRIGUES, Aurélia Maria. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Isabel Maria Ferreira; neta materna de Manuel António da Lama e de Ana Lourenço, do lugar da Várzea. Nasceu em Paderne a 6/4/1840 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Vladislau de Sousa e Castro e Bebiana de Castro, da Casa do Paço, Paderne. // Faleceu no lugar de Surribas, Rouças, a 18/10/1909, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, com 70 anos de idade, no estado de viúva de Camilo José Fernandes, galego, sem testamento, com filhos (ver em Rouças), e foi sepultada no cemitério paroquial de Rouças.

 

RODRIGUES, Aurora Joana. Filha de António Rodrigues, trabalhador, natural de Paderne, e de Maria Costa, doméstica, natural de Desteriz, Galiza, moradores no lugar de Queirão. Neta paterna de António Rodrigues e de Albina Afonso; neta materna de Carlos Costa e de Saturnina Fraguedo (confirmar). Nasceu em Paderne a 10/12/1909 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Abelardo Fernandes, solteiro, rural, e Aurora Costa, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 9/9/1958 com o seu conterrâneo Claudino Gonçalves. // Faleceu no lugar do Pinheiro, freguesia de Paderne, a 13/2/1996. 

 

RODRIGUES, Ausenda Guerreiro. // Nasceu por volta de 1940. // Faleceu no lugar da Várzea, Paderne, a --/-6/2021, com 81 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2021). 

 

RODRIGUES, Avelino. Filho de João Manuel Rodrigues, soqueiro, e de Angelina Rosa Domingues, doméstica, moradores em Penelas. Neto paterno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina do Vale; neto materno de Manuel José Domingues e de Marcelina Fernandes. Nasceu a 7/2/1891 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Fernandes, casado, e Ana Fernandes, casada, rurais. // Casou na CRCM a 10/9/1922 com Rosa Teresa, de 28 anos de idade, padernense, filha de Júlio Albano Lourenço e de Maria Joaquina Lourenço. // Faleceu em Paderne a 10/11/1976.      

 

RODRIGUES, Avelino. Filho de Maria do Carmo Rodrigues. Nasceu na freguesia de Paderne a --/--/1937. // (Notícias de Melgaço n.º 376).

 

RODRIGUES, Balbina. Filha de José Manuel Rodrigues e de Maria Claudina Lourenço, moradores em Estivadas. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Duarte Ferreira; n.m. de Bernardino Lourenço e de Maria Luísa Gonçalves, todos lavradores e padernenses. Nasceu a 14/2/1866 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel Joaquim Afonso e sua mulher, Maria de Jesus, lavradores, de Estivadas. // Morreu a 19/2/1869.  

 

RODRIGUES, Beatriz. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia. Neta paterna de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito. Nasceu a 21/11/1890 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, casado, rural, e Maria Francisca Rodrigues, solteira, doméstica. // Casou na igreja do mosteiro a 3/10/1944 com Eleutério Cerdeira. // Faleceu em Paderne, no lugar de Penelas, a 21/6/1951.

 

RODRIGUES, Benedita. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, carpinteiro, e de Maria José Fernandes, lavradeira, moradores em Golães. N.p. de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Rosa Besteiro. Nasceu a 27/7/1883 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Manuel Alves, solteiro, lavrador, de Golães. // Faleceu em Marvila, Lisboa, a 19/7/1963.

 

RODRIGUES, Benjamim. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1864. // Tinha 39 anos de idade, era viúvo de Maria Domingues, lavrador, morava no lugar de Sainde, quando casou na igreja do mosteiro a 20/5/1903 com a sua conterrânea e parente no 1.º grau de afinidade, Umbelina Rosa Domingues, de 33 anos de idade, solteira, doméstica, residente no dito lugar, filha de Lourenço Domingues e de Rosa Rodrigues, rurais. Testemunhas: Manuel Ribeiro, solteiro, negociante, morador no lugar da Portela, e Francisco Manuel Fernandes, casado, rural, residente no lugar da Igreja. // Teve filhos das duas esposas.  

 

RODRIGUES, Bento Joaquim. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Gonçalves. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (NM 42, de 15/12/1929).

 

RODRIGUES, Caetana Luísa. Filha de Ana Maria Rodrigues. Neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Marques, da Várzea. Nasceu a 4/8/1842 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Luís Ferreira e Caetana Fernandes, do Souto. 

 

RODRIGUES, Caetano Celestino. Filho de Luís Manuel Rodrigues e de Maria Emília Alves. N.p. de João José Rodrigues e de Maria Joaquina Coutinho, de Baratas, São Paio; n.m. de Ana Joaquina Alves, solteira, de Midão. Nasceu a 10/5/1848 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: padre Caetano Celestino, de Galvão, SMP, e Teresa Clara de Sousa Gama, solteira.

 

RODRIGUES, Camila. Filha de --------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1830. // Faleceu no lugar de Sainde a --/--/1917, com 87 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1179, de 13/10/1917). 

 

RODRIGUES, Camilo. Filho de Feliciano Rodrigues e de Maria Rosa Lourenço, moradores em Sainde. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Pereira. Nasceu no dito lugar a 5/1/1874 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Camilo Gonçalves e Teresa Rodrigues, de Estivadas.  

 

RODRIGUES, Cândida Rosa. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Maria Violante Fernandes. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Lourenço, de Golães; n.m. de Francisco Fernandes e de Vitória Joaquina Gomes, do Pinheiro. Nasceu a 9/10/1850 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: António Manuel Gomes da Rosa, de Remoães.  

 

RODRIGUES, Cândido. Filho de Ana Rodrigues, solteira, criada de servir, moradora em Golães. N.m. de Francisco António Rodrigues e de Maria Teresa Fernandes. Nasceu a 27/4/1878 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Sousa Gomes e Marcelina Rosa Rodrigues, solteiros, lavradores, do sobredito lugar. // A sua mãe, alegando pobreza, requereu, às autoridades camarárias, o admitissem no hospício, o que de facto aconteceu. A 1/2/1879 apresentou o filho na Câmara, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 328. Nesse dia foi entregue à ama Maria Joaquina Fernandes, de Golães. // A 31/10/1884, estando a progenitora a passar melhores dias, foi-lhe a criança entregue. // Faleceu em Paderne a 27/1/1955. 

 

RODRIGUES, Capitolina de Jesus. Filha de Joaquim Rodrigues, jornaleiro, e de Júlia do Rosário Lourenço, doméstica, moradores em Golães. Neta paterna de Francisco Rodrigues e de Joaquina Fernandes; neta materna de Luís Manuel Lourenço e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu em Paderne a 31/12/1902 e foi batizada na igreja paroquial a 7/1/1903. Padrinhos: Custódio do Patrocínio Gonçalves, casado, lavrador, e Rosa Lourenço, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 2/2/1934 com António Joaquim Trancoso. // O seu marido morreu em Matosinhos a 3/10/1975. // Ela faleceu em Miragaia, Porto, a 21 de Abril de 1978.   

 

RODRIGUES, Capitolina dos Prazeres. Filha de Maria Peregrina Rodrigues, solteira, doméstica, moradora na Portela de Paderne. Neta materna de António Rodrigues de Sousa e de Carolina Rosa Gonçalves. Nasceu a 18/12/1888 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Matias de Sousa Lobato, professor, solteiro, e Maria da Glória, solteira, doméstica. // Casou a 12/3/1925 com Adriano Pinto Lopes. // Faleceu em Penafiel a 29/12/1957.  

 

RODRIGUES, Carlota Augusta. Filha de Maria José Rodrigues [de Morais], solteira. N.m. de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas, todos de Paderne. Nasceu no Barral a 30/1/1873 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Teresa de Jesus, tia materna. // A 16/4/1873 sua mãe, por o ter requerido, alegando pobreza, apresentou a bebé na Câmara Municipal, ficando registada no livro dos expostos sob o n.º 292. // Os vereadores decidiram que a criança ficaria em poder da mãe, mediante um certo pagamento. Porém, o Governo Civil do distrito determinou, através de ofício, que a criança não devia ser subsidiada, o que aconteceu a partir de 4/6/1873.     

 

RODRIGUES, Carolina Rosa. Filha de José Joaquim Rodrigues, natural de Paderne, e de Joaquina Rosa Pinto, natural da freguesia de São Romão de Mouriz, concelho de Paredes, moradores em Sainde. Neta paterna de António José Rodrigues e de Ana Lourenço, de Sainde; neta materna de António Francisco e de Miquelina Rosa Pinto, de Mouriz. Nasceu em Paderne a 24/2/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Luís Enes, natural de Cousso, e Carolina Rosa Esteves. // Casou na igreja do mosteiro a 13/5/1896 com o seu conterrâneo Manuel Luís Rodrigues. // Com geração.      

 

RODRIGUES, Claudina. Filha de António Luís Rodrigues (exposto), empregado do telégrafo, e de Carolina Rosa Gonçalves, costureira, padernense, moradores na Portela de Paderne. N.m. de André Gonçalves e de Maria do Carmo. Nasceu a 23/10/1878 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Gonçalves e Luísa Rosa de Oliveira Guimarães, proprietários, da Vila de Fafe (representados por José Joaquim Esteves e sua mulher, Claudina de Castro Araújo, proprietários, de Paderne). // Faleceu em Paderne a 16/3/1963.    

 

RODRIGUES, Claudina. Filha de Manuel José Rodrigues e de Mariana Pires, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Lourenço; n.m. de Francisco Joaquim Pires e de Rosa Maria Vaz. Nasceu a 18/6/1879 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Rodrigues e Rosa Rodrigues, lavradores, tios paternos da neófita. // Casou na igreja do mosteiro a 23/2/1903 com o seu conterrâneo Augusto da Paixão Domingues. // Faleceu a 21/10/1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Queirão, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, com geração, e foi sepultada no adro.  

 

RODRIGUES, Conceição. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosalina Domingues. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (NM 67, de 6/7/1930).

 

RODRIGUES, Conceição das Dores. Filha de --------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 17/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótima (JM 1216, de 27/7/1918).

 

RODRIGUES, Constança Teresa. Filha de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Maria Morais, de Crastos; n.m. de Lourenço José Dantas e de Maria Benta Esteves, do Barral. Nasceu a 18/5/1842 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: João José de Araújo e sua irmã, Teresa de Jesus, da Quinta da Gaia, São Paio. // Casou na igreja de Paderne a 29/1/1874 com Manuel José, de 38 anos de idade, solteiro, natural de Prado, filho de Francisco José Fernandes e de Quitéria Maria Codesseira, do Outeirão, Prado. Testemunhas presentes: Marcelino Rodrigues e João Rodrigues, pai e irmão da noiva.  

 

RODRIGUES, Constantino Fernando. Filho de António Rodrigues, trabalhador, natural de Paderne, e de Maria Costa, doméstica, natural de Desteriz, bispado de Tui, moradores no lugar de Queirão. Neto paterno de António Rodrigues e de Albina Afonso; neto materno de Carlos Costa e de Saturnina Freignido. Nasceu em Paderne a 13/10/1907 e foi batizado na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Pinho Ferreira, casado, rural, e Maria Meleiro, casada, doméstica. // Parece que faleceu em 1926 (confirmar).

 

RODRIGUES, Custódia. Filha de Feliciano Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes, moradores em Sainde. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Pereira, todos lavradores. Nasceu no lugar de Estivadas a --/1/1872 e foi batizada a 17/1/1872. Padrinhos: Manuel Joaquim Pires e sua esposa, Maria José Gonçalves, de Estivadas.

 

RODRIGUES, Damião Bernardo. // Nasceu por volta de 1940. // Morreu em Paderne a --/--/2023, com 83 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/7/2023).

 

RODRIGUES, Daniel. Filho de Maria Joaquina Rodrigues, solteira. Neto materno de António Joaquim Rodrigues e de Maria Pereira. Nasceu a 23/3/1881 e foi batizado a 27 desse mês. Padrinhos: Sebastião José Lourenço, casado, e Maria Angelina Rodrigues, solteira, tia do batizando, todos de Pomares, lavradores.

 

RODRIGUES, Delfim Augusto. Filho de Avelino Rodrigues e de Rosa Teresa Lourenço. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Angelina Rosa Domingues; n.m. de Júlio Albano Lourenço e de Maria Joaquina Lourenço. Nasceu em Paderne a --/--/1924. // Casou com Saladina Oliveira Gonzales, galega. // Em 1955 emigrou para França. // A partir de 1970 foi para Braga, onde esteve à frente de uma empresa de construção civil. // Faleceu na freguesia de São José de São Lázaro, Braga, a 24/6/2008, com 84 anos de idade. Foi sepultado no cemitério de Paderne. (Também morou em Queirão). // Pai do engenheiro Armandino e da professora Maria de Lurdes. // Avô de Paulo, Miguel, Rosália e Ângela. 

 

RODRIGUES, Delfina. Filha de Benjamim Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, residentes em Sainde. Neta paterna de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto; neta materna de Lourenço Domingues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 29/3/1894 e foi batizada na igreja a 1 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, lavrador, e Umbelina Rosa Domingues, solteira, doméstica, tia materna da criança.

 

RODRIGUES, Delfina de Jesus. Filha de Manuel Rodrigues, natural de Paderne, e de Margarida Vieites, natural de Parada do Monte, moradores no lugar de Sainde. N.p. de Manuel Rodrigues e de Rosa Esteves; n.m. de Rosa Teresa Esteves. Nasceu a 15/3/1868 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José António Gomes, pedreiro, de Sainde, e sua irmã, Joaquina Gomes.    

 

RODRIGUES, Deolinda. Filha de Maria das Dores Rodrigues, solteira, doméstica, moradora em Sainde. Neta materna de Feliciano José Rodrigues e de Maria Lourenço. Nasceu a 17/8/1896 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Madrinha: Teresa Rodrigues, solteira, tia materna da neófita.

 

RODRIGUES, Elisa. Filha de António Luís Rodrigues (exposto) e de Carolina Rosa Gonçalves, moradores na Portela de Paderne. Neta materna de André Gonçalves, alfaiate, e de Maria do Carmo, galegos. Nasceu a 26/1/1877 e foi batizada a 1 de Fevereiro desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel Luís Gonçalves Junior e sua mulher, Luísa Rosa de Oliveira Guimarães, proprietários, da Vila de Fafe (representados pelo padre Albano Júlio de Castro Araújo e sua irmã, Claudina de Castro Araújo, solteira). // Faleceu em Paderne a 4/3/1955. /// Gémea de Firmina.   

 

RODRIGUES, Emília. Filha de Bento José Rodrigues e de Rosa Maria Fernandes, rurais, moradores em Penelas. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, de Queirão; n.m. de Matias Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, de Penelas. Nasceu em Paderne a 26/4/1838 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os seus tios maternos, Manuel e Joana Fernandes, solteiros. // Faleceu a 5/10/1910, em sua casa de morada, sita no lugar de Penelas, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.    

 

RODRIGUES, Erminda. Filha de Manuel José Rodrigues, ferreiro, de São Paio, e de Delfina Laureana Carneiro (Cela Cardoso), doméstica, da Vila de Melgaço, moradores em Pinheiro, Paderne. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria (ou Ana Rosa) Rodrigues; neta materna de José Joaquim Cela Cardoso e de Antónia Joaquina Carneiro. Nasceu a 28/12/1893 e foi batizada a 2/1/1894. Padrinhos: José Joaquim Meleiro, solteiro, rural, e Delfina do Patrocínio Santos, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 1/9/1917 com José Joaquim Esteves, de 25 anos de idade, padernense, filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Afonso. // Faleceu na Vila a 12/4/1969. // O seu viúvo morreu também na Vila a 10/12/1974. // Mãe de Adão Esteves.

 

RODRIGUES, Estrela de Jesus. Filha de ------- Rodrigues e de -----------------------. Nasceu em -------, a --/--/19--. // Faleceu em Estivadas, Paderne, a --/--/1999. // (VM 1113).

 

RODRIGUES, Faustino. Filho de Maria Rodrigues. Nasceu na freguesia de Paderne a --/--/1932 (NM 157, de 17/7/1932).

 

RODRIGUES, Feliciano José. Filho de José Luís Rodrigues e de Rosa Joaquina Fernandes, lavradores. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Domingas Esteves; n.m. de João Manuel Fernandes e de Maria Domingues, todos de Sainde. Nasceu em Paderne a 28/7/1838 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Domingues e sua irmã, Ana Rosa, solteira, filhos de Maria Luísa Esteves, viúva, de Estivadas. // Rural. // Casou na igreja do mosteiro a 1/7/1865 com Maria Rosa, de 25 anos de idade, solteira, filha de João José Lourenço e de Florinda Rosa Pereira, padernenses. Testemunhas: Manuel José Esteves, solteiro, lavrador, de Sainde, e FASV, lavrador-proprietário, da Portela. // Faleceu a 12/9/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Sainde, com todos os sacramentos, no estado de viúvo, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

RODRIGUES, Feliciano Luís. // Morreu na cidade do Porto (talvez no hospital). Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1519, de 19/7/1964: «… faleceu há dias o nosso conterrâneo FLR (o Luís da Etelvina), natural do Barral, Paderne, no estado de casado com Etelvina de Castro. Pessoa de bem, que todos os anos vinha à sua terra matar saudades e cavaquear com seus numerosos amigos…» Deixou viúva e um filho.

 

RODRIGUES, Felismino. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, trabalhador, e de Claudina Afonso, doméstica, moradores no lugar de Pomares. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neto materno de Tomás Afonso e de Rosa Vaz. Nasceu em Paderne a 17/6/1910 e foi batizado na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso, casado, rural, e Rosa Vieites, casada, doméstica. // Casou na igreja de Paderne a 9/3/1943 com Elisa Rodrigues, natural de Cousso. // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: a esposa a 9/6/1979 e ele a 8/1/1990.     

 

RODRIGUES, Félix. Filho de Manuel António Rodrigues e de Luísa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1825. // Faleceu a 4/6/1894, em sua casa de morada, sita no lugar de Estivadas, com todos os sacramentos, com 69 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, com filhos (!), e foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Fencindo Augusto. Filho de Frederico Rodrigues e de Rosa Lopes. Nasceu em Paderne a --/--/1931 (NM 130, de 15/11/1931).

 

RODRIGUES, Fernando Augusto. Filho de ------------ Rodrigues e de -----------------------. Nasceu em --------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar de Aldeia, Paderne, a --/--/1999. // (VM 1124).

 

RODRIGUES, Filomena. Filha de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores em Aldeia. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Ferreira; n.m. de Matias Esteves e de Ana Maria Domingues. Nasceu a 1/2/1870 e foi batizada a 3 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Rodrigues e mulher, Rosa Domingues, de Aldeia, todos lavradores. // Casou a 4/6/1891 com José Joaquim Lopes (Pata), da Vila, 2.º cabo da Guarda-Fiscal, filho de Dolores Lopes. // Ambos faleceram em Paderne: o seu marido a 18/11/1951 e ela a 22/11/1959. // Mãe do tenente Lopes.   

 

RODRIGUES, Filomena. Filha de José Rodrigues e de Maria Alves, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso; n.m. de João Alves e de Rosa Vieites. Nasceu a 6/7/1893 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Vaz, casado, rural, e Joaquina Alves, solteira, doméstica, tia materna da criança. // Faleceu em Paderne a 5/6/1968.   

 

RODRIGUES, Filomena da Conceição. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria do Rosário de Sousa Lobato. Nasceu em Paderne a --/--/1934 (NM 221, de 28/1/1934). 

 

RODRIGUES, Firmina. Filha de António Luís Rodrigues (exposto) e de Carolina Rosa Gonçalves, moradores na Portela de Paderne. Neta materna de André Gonçalves, alfaiate, e de Maria do Carmo, galegos. Nasceu a 26/1/1877 e foi batizada a 1/2/1877. Padrinhos: (os mesmos de sua irmã gémea, Elisa).   

 

RODRIGUES, Florinda Rosa. Filha de António José Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1818. // Faleceu a 21 de Abril de 1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, com todos os sacramentos, com 86 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Joaquim Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro.

 

RODRIGUES, Florinda Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1818. // Lavradeira. // Morreu no lugar do Pinheiro, onde residia, a 27/11/1884, com 66 anos de idade, viúva de Jerónimo de Sousa Lobato, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou filhos e netos.   

 

RODRGUES, Florinda Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1823. // Faleceu a 27/8/1895, em sua casa de morada, sita no lugar de Crastos, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 72 anos de idade, no estado de viúva de Lourenço José Esteves Pereira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de Francisco Rodrigues e de Joaquina Fernandes, moradores na Granja. N.p. de Pedro Rodrigues e de Maria de Sampaio, da freguesia de Achas, Tui; n.m. de José Fernandes e de Rosa Martins, de Cousso. Nasceu a 27/2/1853 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António de Sousa e Francisca da Lama, da Granja.

 

RODRIGUES, Francisca Maria. Filha de João Manuel Rodrigues e de Domingas Esteves, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1799. // Morreu na sua casa de Estivadas, a 25/12/1892, com 93 anos de idade, viúva de Manuel Gonçalves, e foi sepultada dentro da igreja. // Deixou filhos.  

 

RODRIGUES, Francisca Maria. Filha de António Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1823. // Faleceu no lugar de Sainde a 10/10/1888, com 65 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja. // Sem geração. 

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Pedro Rodrigues e de Maria São Paio, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Achas, bispado de Tui, Galiza, por volta de 1816. // Rural. // Faleceu a 31/1/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Golães, com todos os sacramentos, com 92 anos de idade, no estado de viúvo de Joaquina Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de António José Rodrigues e de Inácia Rosa Rodrigues. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Francisca da Rocha, do lugar da Igreja (extinto Mosteiro); neto materno de Manuel Rodrigues Vilarinho e de Ana Maria Coelho, de Badim (São Julião). Nasceu a 17/11/1838 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e o padre Francisco António Soares Coutinho, reitor da freguesia de Paderne.  

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de António José Rodrigues e de Inácia Rosa Rodrigues, moradores na Quinta do Mosteiro. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Francisca da Rocha, do dito sítio; neto materno de Manuel Rodrigues e de Ana Maria de Araújo, de Badim. Nasceu a 27/2/1851 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e o padre Francisco António Soares Coutinho.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Fernandes, moradores nos Moinhos. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito, de Aldeia; n.m. de Boaventura Fernandes, dos Moinhos, Paderne, e de Florinda Rosa de Carvalho, da Cela, Cousso, todos lavradores. Nasceu a 28/1/1885 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José e Venceslã da Encarnação, ambos solteiros, filhos de António Luís Pereira, negociante. // Faleceu em Barbeita, Monção, a 7/11/1950.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Alves Garelha, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Dias; n.m. de Manuel António Alves Garelha e de Rosa Domingues. Nasceu a 12/9/1890 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Tomaz Joaquim Gonçalves, casado, lavrador, e Luísa Alves Garelha, solteira, doméstica. // Morreu a 29/9/1891 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Joaquim Rodrigues, soqueiro, e de Júlia do Rosário Lourenço, doméstica, moradores em Golães. N.p. de Francisco Rodrigues e de Joaquina Fernandes; n.m. de Luís Manuel Lourenço e de Maria Joaquina Afonso. Nasceu em Paderne a 6/1/1899 e foi batizado na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António de Sousa Araújo, solteiro, proprietário, e Rosa Lourenço, solteira, doméstica. // Faleceu a 12/9/1901 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, trabalhador, e de Claudina Afonso, doméstica, moradores em Pomares. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Alves; neto materno de Tomás Afonso e de Rosa Vaz. Nasceu em Paderne a 4/4/1905 e foi batizado na igreja a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso, casado, rural, e Rosa Vieites, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 16/4/1934 com Emília Vieites. // Faleceu em Pomares, Paderne, a 26/12/1992.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosalina Domingues. Nasceu em Paderne a --/--/1932 (NM 153, de 12/6/1932).

 

RODRIGUES, Francisco António. Filho de António José Rodrigues e de Inácia Rosa Rodrigues, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1850. // Tinha 38 anos de idade, era solteiro, camponês, morava no lugar do Convento, quando casou na igreja do mosteiro a 28/10/1888 com a sua conterrânea Emília Joaquina de Abreu, de 28 anos de idade, solteira, doméstica, moradora no lugar da Várzea, filha de Luís José de Abreu e de Maria Rosa Besteiro, rurais. Testemunhas: António Joaquim Gregório, casado, carpinteiro, morador no lugar da Costa, e Manuel António de Sousa Lobato, casado, lavrador, residente no lugar de Crastos. 

 

RODRIGUES, Francisco António. Filho de José Manuel Rodrigues, alfaiate, natural de Paderne, e de Carolina Rosa Rodrigues, doméstica, natural de Prado, moradores no Barral. N.p. de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas; n.m. de António Bento Rodrigues e de Eusébia Rosa Sarandão. Nasceu a 1/2/1899 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, rural, e tia materna, Florinda Rosa Rodrigues, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 7/2/1921 com Maria Alves de Puga. // Faleceu em Paderne a 4/3/1954. 

 

RODRIGUES, Francisco Joaquim. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Pires (ou Domingues), moradores no lugar de Aldeia. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro; n.m. de Maria Manuela Pires, solteira. Nasceu em Paderne a 18/10/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Calheiros e sua esposa, Mariana Domingues, lavradores, de Prado. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar de Aldeia, quando casou na igreja do mosteiro a 8/1/1907 com a sua parente e conterrânea Gracinda Rosa Domingues, de 28 anos de idade, solteira, doméstica, filha de João António Domingues e de Maria de Jesus da Rosa, rurais, padernenses. Testemunhas: José António Rodrigues, casado, proprietário, morador no lugar de Pontiselas, e Manuel Joaquim Gregório, casado, mordomo da igreja. // Enviuvou a 9/1/1942. // Faleceu em Paderne a 20/11/1946. // Com geração.

    

RODRIGUES, Francisco Joaquim. Filho de Luís Rodrigues, lavrador, natural da Vila de Monção, e de Maria Francisca Meixeiro, doméstica, natural de Paderne, moradores no lugar de Midão. N.p. de António Rodrigues e de Antónia Afonso; n.m. de José Romão e de Francisca Rosa Meixeiro. Nasceu a 10/6/1891 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Nóvoas d’Outeiro, viúvo, proprietário, e Amália de Castro Araújo, viúva, doméstica. 

 

RODRIGUES, Francisco Manuel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues, carpinteiro, e de Maria José Fernandes, lavradeira, moradores em Golães. N.p. de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama; n.m. de Manuel António Fernandes e de Maria Rosa Besteiro. Nasceu a 7/11/1879 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Manuel Alves e Carolina Rodrigues, solteiros, lavradores. // Faleceu em Rouças a 2/1/1968.   

 

RODRIGUES, Frederico. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Ferreira, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito; n.m. de António Manuel Ferreira e de Marcelina Pires. Nasceu a 13/12/1899 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Rodrigues, casado, rural, e Teresa de Jesus Codesseira, casada, doméstica. // Negociante. // Casou na CRCM a 20/6/1925 com Rosa Lopes, de 26 anos de idade, padernense, filha de Manuel José Lopes e de Maria Violante Rodrigues. // Morreu em Paderne a 3/1/1962. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1422, de 7/1/1962: «Faleceu no lugar de Aldeia no passado dia 2 do corrente FR, de 62 anos de idade, no estado de casado com Rosa Lopes, do mesmo lugar. Pai de Ondina, Isaura, Maria, e de Fernando.»   

 

RODRIGUES, Genoveva de Jesus. Filha de Ana Rosa Rodrigues. Neta materna de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Marques, da Várzea. Nasceu a 10/1/1840 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Madrinha: Rita Casimira, solteira, do dito lugar.

 

RODRIGUES, Guilherme. Filho de Romão Rodrigues, criado de servir, natural da freguesia de Santa Eufémia, concelho e diocese de Ourense, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, natural de Paderne, Melgaço, moradores no lugar de Nogueira. N.p. de Atanásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; n.m. de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu em Paderne a 9/5/1897 e foi batizado na igreja a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Guilherme Joaquim Ribeiro, casado, rural, e Maria Domingues, casada, doméstica.

 

RODRIGUES, Guilherme António. Filho de Joaquim António Rodrigues e de Maria Luísa da Lama. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Isabel Maria Ferreira; neto materno de Manuel António da Lama e de Ana Lourenço, todos do lugar da Várzea. Nasceu a 12/2/1837 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Maria Júlia e seu marido, António de Castro, do lugar do Peso.   

 

RODRIGUES, Guilhermina. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Teresa Maria Esteves. N.p. de António José Rodrigues e de Rosa Maria Alves, de Sainde; n.m. de João Esteves e de Maria Vicente de Castro, de Alvaredo. Nasceu em Paderne e foi batizada na igreja a 8/2/1853. Padrinhos: João Manuel Domingues e esposa, Ana Rosa, de Sainde.  

 

RODRIGUES, Guilhermina das Dores. Filha de Luís Rodrigues, criado de servir, de Monção, e de Maria Joaquina Meixeiro, tecedeira, de Paderne, moradores no lugar de Midão. Neta paterna de António Rodrigues e de Antónia Afonso; neta materna de José Romão e de Francisca Rosa Meixeiro. Nasceu em Paderne a 3/4/1878 e foi batizada na igreja a 7 desse mês (*) e ano. Padrinhos: Francisco António dos Santos Vaz, casado, e Guilhermina Cândida de Castro Araújo, solteira. // Faleceu a 30/12/1879. /// (*) Fora batizada em casa, no dia do seu nascimento, pela madrinha.  

 

RODRIGUES, Guilhermina Rosa. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Teresa Maria Esteves, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1852. // Faleceu a 6/9/1900, em sua casa de morada, sita no lugar de Sainde, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 48 anos de idade, no estado de casada com Tomás Joaquim Vieites, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, Helena. Filha de António Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1826. // Faleceu a 30/6/1902, em sua casa de morada, sita no lugar de Sainde, freguesia de Paderne, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 76 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro. // Nos últimos anos da sua vida dedicou-se à mendicidade.

 

RODRIGUES, Herculano. Filho de ------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu em Estivadas a --/--/19--. // Casou a 22/6/1944 com Maria Augusta de Carvalho, de Queirão. // Emigrou para o Brasil, tendo sido comerciante na cidade de São Paulo. // A 28/9/1991 o casal regressou a esse país, depois de umas férias em Melgaço. // A 22/6/1994 festejou em Paderne as bodas de ouro. // Em 1996 voltou a Paderne, vindo com ele seu irmão, Manuel Joaquim Rodrigues, casado com Amélia Barros, brasileira. // (VM 1057).  

 

RODRIGUES, Hilário Augusto. Filho de Joaquim Augusto Rodrigues e de Rosa da Rocha. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (NM 37, de 10/11/1929).

 

RODRIGUES, Inácio Luís. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina do Carmo. Nasceu em Paderne por volta de 1847. // Casou na igreja de São Paio com Mariana Esteves (ver em São Paio).

 

RODRIGUES, Isaura. // Nasceu por volta de 1932. // Faleceu no lugar da Várzea, Paderne, a --/01/2021 (A Voz de Melgaço de 1/2/2021). 

 

RODRIGUES, Isaura da Glória. Filha de Frederico Rodrigues e de Rosa Lopes. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 27, de 25/8/1929).

 

RODRIGUES, Isolina. // Nasceu por volta de 1921. // Faleceu no lugar de Sainde, Paderne, a --/--/2022, com cem anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/2/2022). 

 

RODRIGUES, Jaime. Filho de Romão Rodrigues, trabalhador, natural da freguesia de Santa Eufémia, concelho de Ourense, e de Albina Rosa Ribeiro, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar da Nogueira. Neto paterno de Atanásio Rodrigues e de Luísa Lourenço; neto materno de António Joaquim Ribeiro e de Maria Angélica Rodrigues Torres. Nasceu em Paderne a 21/9/1907 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Madrinha: Deolinda Rosa Cordeiro, solteira, doméstica.

 

RODRIGUES, Jerónima. Filha de --------- Rodrigues e de --------------------------. Nasceu por volta de 1841 ou 1851. // Faleceu na Várzea a --/--/1913, com 62 ou 72 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 65, de 7/9/1913, e CM 67). // Ver, em Paderne, Olívia Rodrigues.

 

RODRIGUES, Jerónimo. Filho de Maria Josefa da Lama, padernense. Nasceu em Paderne por volta de 1806. // Faleceu a 20/5/1874, na sua casa de Felgueiras, sita na freguesia de Penso, com cerca de 68 anos de idade; era lavrador e estava casado com Rosaria Fernandes. // Foi sepultado na igreja de Penso. // Fizera testamento. // Deixou filhos. 

 

RODRIGUES, Jesuina da Glória. Filha de Benjamim Rodrigues e de Umbelina Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Sainde. Neta paterna de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto; neta materna de Lourenço Domingues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 24/5/1903 e foi batizada na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, proprietário, e Justina Lourenço, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 22/3/1933 com o seu conterrâneo Álvaro Gonçalves. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 15/6/1975.  

 

RODRIGUES, Joana Maria. Filha de José Luís Rodrigues e de Rosa Fernandes. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Domingas Esteves; neta materna de João Manuel Fernandes e de Maria Luísa Domingues, todos de Estivadas e Sainde. Nasceu a 22/8/1840 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Domingues e irmã, Joana Maria Domingues, de Felgueiras. 

 

RODRIGUES, João (Padre). // Faleceu em Aldeia, Paderne, a 5/10/1741.

 

RODRIGUES, João. Filho de Maria José Rodrigues, solteira. N.m. de Marcolino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas, todos do Barral. Nasceu a 21/4/1868 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinho: João José Rodrigues, solteiro, tio materno.  

 

RODRIGUES, João. Filho de Maurício Rodrigues, de Santiago de Canda, bispado de Tui, e de Madalena Reinoso, de São Tomé de Madornos, bispado de Ourense, moradores em Crastos, Paderne. N.p. de Maurício Rodrigues e de Maria Antónia Alves; n.m. de Simão Reinoso e de Josefa Rodrigues, todos galegos. Nasceu a 29/9/1883 e foi batizado a 2 de Outubro desse ano. Padrinhos: padre João Luís Pereira de Castro Marinho, reitor da freguesia de Paderne, e Joaquina Clara Esteves, casada, lavradeira, de Crastos. // Casou na CRCM a 24/9/1924 com Maria das Dores, de 44 anos de idade, padernense, filha de António Joaquim Gregório e de Constança Gonçalves. // Faleceu em Paderne a 27/1/1956.   

 

RODRIGUES, João. Filho de ---------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 224, de 4/3/1934: «Foi julgado no dia 20 João Rodrigues, casado, lavrador, do lugar de Crastos, Paderne, pelo crime do artigo 360, n.º 1, do Código Penal, tendo sido condenado em 15 dias de cadeia a 10$00 por dia, 4 dias de multa a 2$00, ou na multa única de 158$00, pena esta suspensa por 3 anos com a obrigação de dar ao queixoso, seu irmão Joaquim Rodrigues, a indemnização arbitrada de 80$00, no prazo de 30 dias. Foi defendido pelo Dr. António Francisco Sousa Araújo 

 

RODRIGUES, João. Filho de Feliciano Rodrigues e de Maria Rosa Lourenço, lavradores, de Paderne, moradores em Sainde. N.p. de José Luís Rodrigues e de Rosa Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Pereira. Nasceu a 23/3/1884 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Gonçalves, solteiro, de Estivadas, e Ana Rosa Domingues, solteira, de Sainde, lavradores.

 

RODRIGUES, João. Filho de José Rodrigues e de Maria Alves, moradores em Pomares. N.p. de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso; n.m. de João Alves, de Cousso, e de Rosa Vieites, de Paderne, todos lavradores. Nasceu a 18/4/1885 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o avô materno e esposa, Rosa Dias. // Casou a --/--/1913 com Maria das Dores de Castro (Correio de Melgaço n.º 63, de 24/8/1913). // Ambos os cônjuges faleceram em Paderne: a esposa a 20/1/1950 e ele a 4/2/1950. // C.g.  

 

RODRIGUES, João. Filho de Lourenço Rodrigues e de Maria dos Remédios Gonçalves, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de António Rodrigues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Camilo Gonçalves e de Teresa Rodrigues. Nasceu a 25/2/1895 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Pires, casado, rural, e Teresa de Jesus Gonçalves, casada, doméstica.  

 

RODRIGUES, João dos Anjos. Filho (adulterino) de Maria Rita Rodrigues. Neto materno de António José Rodrigues e de Ana Maria Dias, do Barral. Nasceu a 8/4/1843 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Ana Maria, tia da criança.   

 

RODRIGUES, João António. Filho de Tomásia Rodrigues, solteira. N.m. de António Rodrigues e de Maria Augustinha, de Felgueiras, Paderne. Nasceu a 10/6/1836 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João António Rodrigues, solteiro, e Maria, filha de João Manuel Fernandes, de Felgueiras.

 

RODRIGUES, João Batista. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Ludovina Ferreira, moradores no lugar de Queirão. Neto paterno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito, de Aldeia; neto materno de António Manuel Ferreira e de Marcelina Pires, de Queirão, todos lavradores. Nasceu a 30/1/1887 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Batista e sua mulher, Rosa Ferreira, rurais, de Queirão.   

 

RODRIGUES, João Francisco. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Ana Lopes. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Rodrigues; n.m. de Baltazar Lopes e de Mariana Domingues, todos lavradores. Nasceu no lugar de Penelas, Paderne, a 24/6/1872, e foi batizado na igreja nesse dia. Padrinhos: Francisco José Domingues e sua esposa, Maria Josefa Fernandes, de Penso. // Pedreiro. // Faleceu a 13/1/1899, em sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, com todos os sacramentos, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.  

 

RODRIGUES, João Inocente. Filho de Ana Maria Rodrigues, solteira. Neto materno de Manuel Luís Rodrigues e de Luísa Marques, da Várzea. Nasceu em Paderne a 27/12/1844 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: João Luís de Castro e Maria Joaquina Ferreira, solteiros, do dito lugar.

 

RODRIGUES, João José. Filho de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas. Neto paterno de José Rodrigues e de Rosa Maria de Morais, de Crastos; neto materno de Lourenço Dantas e de Maria Benta Esteves, do Barral. Nasceu em Paderne a 10/11/1847 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: João José de Araújo e Cunha, da Casa de São Julião, Vila. // Casou na igreja do mosteiro a 24/1/1875 com Maria Joaquina Cerdeira, de 23 anos de idade, solteira, natural do lugar do Barral, São Paio, filha de Manuel Joaquim Cerdeira e de Rosa Maria Lourenço.

 

RODRIGUES, João José. Filho de Maria José Rodrigues, solteira. Nasceu em Paderne por volta de 1867. // Jornaleiro. // Morava no lugar do Barral quando casou na igreja do mosteiro a 25/9/1893 com a sua conterrânea Maria Teresa da Silva, de 32 anos de idade, solteira, doméstica, moradora no lugar da Portela, filha de Manuel José da Silva e de Constança Teresa Cerdeira, agricultores. Testemunhas: José Caetano Gomes de Sousa, casado, cabo de cantoneiros, morador no lugar da Portela, e Domingos José Exposto, solteiro, alfaiate, morador no lugar da Igreja. // Faleceu no lugar de Midão, Paderne, a --/--/1937, com 70 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 376). // A sua viúva finou-se no lugar de Midão a 22/9/1947, com 87 anos de idade. // Com geração.

 

RODRIGUES, João José. Filho de Carlota Augusta Rodrigues, solteira, doméstica, moradora no lugar do Barral. Neto materno de Maria José Rodrigues, solteira. Nasceu em Paderne a 15/3/1905 e foi batizado na igreja a 17 desse mês e ano. Padrinhos: João José Rodrigues, casado, trabalhador, e Maria José Rodrigues, solteira, doméstica, avó materna do batizando.  

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu em Paderne por volta de 1831. // Morava em Penelas, era lavrador, quando casou na igreja de Paderne a 11/7/1859 com Vicência Rodrigues, de Estivadas, filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa. Testemunhas presentes: MCR, casado, da Portela, e António Rodrigues, irmão do noivo. // Faleceu a 16/11/1899, em sua casa de morada, sita no lugar de Estivadas, com todos os sacramentos, com 68 anos de idade, no estado de viúvo de Vicência Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro.

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Romão Rodrigues e de Rita Fernandes, de Crespos, moradores no lugar de Sante, Paderne. N.p. de Francisco Rodrigues e de Bernarda Garcia; n.m. de Bento Fernandes e de Maria Rodrigues, de Frado, bispado de Ourense. Nasceu a 21/5/1836 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria Luísa, filha de José Lourenço, de Sante. 

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de José Rodrigues e de Rosa Pinheiro, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Santa Cristina de Baleixo, bispado de Tui, por volta de 1838. // Rural. // Faleceu a 24/6/1900, em sua casa de morada, sita no lugar da Várzea, Paderne, Melgaço, com todos os sacramentos, com 62 anos de idade, no estado de casado com Maria Júlia de Abreu, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja de Paderne.

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Zeferina Rodrigues. Neto materno de João Manuel Rodrigues e de Isabel Ferreira, do lugar da Várzea. Nasceu a 22/1/1843 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel, solteiro, do lugar do Souto, e Maria Joaquina Monteiro, do lugar dos Bouços, Alvaredo.   

 

RODRIGUES, João Manuel. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina do Val, lavradores, residentes no lugar da Cividade. Nasceu em Paderne por volta de 1859. // Tinha 27 anos de idade, era solteiro, camponês, morava no sobredito lugar, quando casou na igreja do mosteiro a 8/3/1886 com a sua conterrânea Angelina Rosa Domingues, de 25 anos de idade, solteira, moradora no lugar de Penelas, filha de Manuel José Domingues e de Marcelina Fernandes. Testemunhas: padre Francisco José Dias e Manuel Joaquim Dias, solteiro, rural, ambos do lugar de Queirão.

 

RODRIGUES, João Paulo (Dr.) Filho de Luís José Rodrigues e de Elvira Fernandes da Costa, residentes no lugar do Convento, freguesia de Paderne. Nasceu a --/--/19--. // Em 1995 concluiu o Curso de Direito na Universidade do Porto. // Em Dezembro de 1997 foi candidato à Assembleia Municipal pelo Partido Social Democrata (VM 1035).

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Vicente Rodrigues, natural de Cubalhão, e de Matildes Afonso, de Pomares, Paderne, lavradores. Nasceu em Pomares por volta de 1826. // Morreu nesse lugar a 19/12/1884, com 58 anos de idade, solteiro, há muito tempo alienado, e foi enterrado no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito, moradores no lugar de Aldeia. Nasceu na freguesia de Paderne a --/12/1858. // Era solteiro, morava no lugar de Aldeia, quando casou na igreja do mosteiro a 25/8/1881 com Maria Joaquina Fernandes, nascida em Paderne em Setembro de 1853, solteira, residente no lugar dos Moinhos, filha de Boaventura Fernandes, natural de Paderne, e de Florinda Rosa de Carvalho, natural do lugar da Cela, Cousso. Testemunhas: Manuel José Ledo e Rosa Ledo, irmãos, do lugar dos Moinhos, e António Rodrigues, solteiro, irmão do noivo, residente no lugar de Aldeia, rurais.     

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Francisco Rodrigues, jornaleiro, e de Joaquina Fernandes, doméstica, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1862. // Tinha 36 anos de idade, era solteiro, soqueiro, morava no lugar de Golães, quando casou na igreja do mosteiro a 10/4/1898 com a sua conterrânea Júlia do Rosário Lourenço, de 31 anos de idade, solteira, doméstica, residente no lugar de Crastos, filha de Luís Manuel Lourenço e de Maria Joaquina Afonso, rurais. Testemunhas: Francisco Manuel Fernandes, solteiro, camponês, morador no lugar de Botafora, e Manuel António Gonçalves, solteiro, lavrador, residente no lugar de Golães.    

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Francisco Manuel Rodrigues, natural de Penso, e de Carolina Maria Rodrigues, natural de Paderne, moradores no lugar da Barqueira. Neto paterno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues, de Penso; neto materno de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa de Sousa, de Paderne. Nasceu em Paderene a 6/12/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim de Queirós, barão do Hospital, e Margarida Ribeiro, solteira, da Portela de Paderne. // Casou na igreja de Alvaredo a 4/8/1888 com Maria, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, alvaredense, filha de António Joaquim Esteves e de Perpétua Domingues Caldas. // Faleceu no Carvalhal, Alvaredo, a 28/3/1941. // A sua viúva finou-se no dia seguinte. // Pai de Abílio Rodrigues (ver em Alvaredo).  

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de --------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu em -------------, por volta de 1890. // Foi combatente na Grande Guerra (1914-1918) onde, na batalha de 9 de Abril, se cobriu de glória por atos de bravura que lhe deram algumas condecorações, entre as quais se destaca a medalha de bons serviços. // Casou com Rosa Rodrigues. // Morreu no lugar de Crastos, Paderne, a 31/1/1973, com oitenta e três anos de idade, levando no seu funeral a bandeira da Liga, colocada no ataúde por Jaime Salgado. // Pai de Manuel.     

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Lourenço Rodrigues e de Maria dos Remédios Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Sainde. N.p. de António Rodrigues e de Joaquina Gonçalves; n.m. de Camilo Gonçalves e de Teresa Rodrigues. Nasceu a 9/7/1899 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Pires, casado, rural, e Teresa de Jesus Gonçalves, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 9/7/1918 com Maria da Glória Rodrigues. // Enviuvou a 16/7/1987.  

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Vaz. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 144, de 11/4/1915). 

 

RODRIGUES, Joaquim Augusto. Filho de Maurício Rodrigues, viúvo, galego, fogueteiro, e de Maria Madalena Reinoso, solteira, criada de servir, também galega, moradores em Crastos, Paderne (casaram na igreja do mosteiro a 14/4/1880). Neto materno de Josefa Rodrigues, galega. Nasceu em Paderne a 26/12/1878 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Teotónio de Araújo Azevedo, solteiro, proprietário, e Maria Joaquina Vaz, solteira, lavradora. // Era solteiro, jornaleiro, morava no lugar de Crastos, quando casou na igreja do mosteiro a 6/1/1901 com Maria do Patrocínio Domingues, de 23 anos de idade, solteira, doméstica, natural da Gave, residente no dito lugar de Crastos, filha de Maria Rosa Domingues, natural de Cubalhão. Testemunhas: João Manuel de Puga, casado, alfaiate, e José Joaquim Gil, casado, lavrador, residentes no lugar de Crastos. // Ficou viúvo a 29/7/1907. // Faleceu em Paderne a 23/12/1952. // Com geração.

    

RODRIGUES, Joaquim Vitorino. Filho de Joaquim Rodrigues, viúvo, lavrador, natural de Paderne, e de Rosa da Rocha, solteira, doméstica, natural de Santa Maria da Oliveira, Arcos de Valdevez, moradores em Crastos, Paderne. Neto paterno de Maurício Rodrigues e de Maria Madalena Reinoso; neto materno de João da Rocha e de Joana Maria. Nasceu em Paderne a 3/3/1911 e foi batizado na igreja a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Domingues, casado, lavrador, e Lucinda Firmina Domingues, solteira, doméstica. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/2/1995.

 

RODRIGUES, Joaquina. Filha de Luís Manuel Rodrigues e de Ana Joaquina da Cunha, moradores em Sainde. N.p. de António José Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, do dito lugar; n.m. de Luís Manuel da Cunha e de Inês Monteiro, do Barral, todos lavradores. Nasceu a 14/2/1864 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os avós maternos. // Nota: confirmar se é a mesma senhora (filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina da Cunha) que faleceu no Barral a 2/2/1936; mãe de Floriano Luís.    

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1827. // Faleceu a 7/2/1899, em sua casa de morada, sita no lugar de Queirão, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de viúva de João Luís Fernandes, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro.

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Antónia Rodrigues, solteira. Nasceu em Paderne por volta de 1833. // Faleceu a 15/10/1905, em sua casa de morada, sita no lugar de Sante, com todos os sacramentos, com setenta e dois (72) anos de idade, no estado de casada com José Joaquim Fernandes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Joaquina Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria Teresa de Carvalho, moradores em Sante. N.p. de Domingos Rodrigues e de Ana Domingues; n.m. de Francisco de Carvalho e de Teresa Alves Garelha, todos lavradores. Nasceu a 18/3/1868 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Joaquim Fernandes, casado, lavrador, e Joaquina Rosa, solteira, de Sante. // Casou na igreja de São Paio a 15/1/1899 com César Augusto Carpinteiro, natural de São Paio. // Faleceu em Paderne a 29/8/1944. // Com geração.        

 

RODRIGUES, José. Filho de Inácio José Rodrigues e de Maria de Sousa, lavradores, residentes em Queirão. // Rural. // Morreu no dito lugar, a 24/4/1886, casado com Rosa Pires (!), e foi sepultado na igreja a 26. // Com geração.  

 

RODRIGUES, José. Filho de Vicente Rodrigues e de Matildes Afonso, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1830. // Tinha 54 anos anos de idade, era viúvo de Maria Alves Garelha, camponês, quando casou na igreja do mosteiro a 3/7/1884 com a sua conterrânea Maria Alves, de 27 anos de idade, solteira, filha de João Alves e de Rosa Vieites, todos moradores em Pomares, rurais. Testemunhas: José Bento Gonçalves, casado, João Lúcio Rodrigues de Morais, solteiro, mestres sapateiros, e Mariana Rodrigues, casada, todos do lugar da Portela. // Faleceu a 13/1/1895, em sua casa de morada, sita no lugar de Pomares, sem sacramentos, com 66 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, José. Filho de José Rodrigues e de Rosa Lourenço. N.p. de Inácio José Rodrigues e de Maria de Sousa; n.m. de Manuel José Lourenço e de Maria Fernandes. Nasceu em Queirão, Paderne, a 20/9/1845 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria da Ascensão Alves. // Lavrador. // Casou na igreja a 23/4/1879 com Custódia Esteves, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Poules, filha de José Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues. Testemunhas: Manuel José Rodrigues, Manuel José de Sousa, casados, e Rosa Rodrigues, solteira, todos lavradores. // Nota: este assento foi feito apenas a 19/4/1879.    

 

RODRIGUES, José. Filho de Francisco Rodrigues e de Joaquina Fernandes, moradores no lugar da Granja. N.p. de Pedro Rodrigues e de Maria Sampaio, da freguesia de Achas, Tui; n.m. de José Fernandes e de Rosa Martins, de Cousso. Nasceu a 3/8/1850 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: a sua avó materna e António de Sousa. // Lavrador. // Casou na igreja de Cousso a 18/3/1878 com Luísa, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Francisco Manuel Domingues e de Maria Domingues. Testemunhas presentes: Félix José Domingues, casado, do lugar de Cousso, e Maria Rodrigues, solteira, do lugar da Cela. // Moraram no lugar da Cela, Cousso. // Pai de Adjuto Rodrigues, nascido em Cousso a 15/3/1900.

 

RODRIGUES, José. Filho de Ana Maria Rodrigues, solteira. N.m. de João Manuel Rodrigues (defunto) e de Rita Clemência, da Portela de Paderne. Nasceu a 19/11/1851 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Lourenço José Ribeiro Codesso Figueiredo e Castro, e sua irmã Henriqueta, da Portela. 

 

RODRIGUES, José. (?)

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Emília Rosa Afonso, moradores em Estivadas. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro; n.m. de Manuel António Afonso e de Rosa Maria Pires. Nasceu a 12/4/1876 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Camilo Gonçalves, pedreiro, e sua mulher, Teresa Rodrigues. // Casou a 5/11/1917 na CRCM com Maria, de 25 anos de idade, natural de Alvaredo, filha de António Besteiro e de Cândida Fernandes. // Faleceu em Paderne a 20/6/1966.  

 

RODRIGUES, José. Filho de Luís Rodrigues, lavrador, da Vila de Monção, e de Maria Joaquina Meixeiro, doméstica, de Paderne, moradores em Midão. N.p. de António Rodrigues e de Antónia Afonso; n.m. de José Romão Granha e de Francisca Rosa Meixeiro. Nasceu a 1/4/1888 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, casado, guarda-fiscal da Alfândega, e Maria Rodrigues, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 5/10/1921 com Deolinda Rosa Alves. // Faleceu em Fiães a 31/5/1972.  

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Carolina Rosa Rodrigues, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de José Rodrigues e de Maria Alves Garelha; n.m. de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto. Nasceu em Paderne a 13/8/1897 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna, viúva, doméstica, e Benjamim Rodrigues, casado, rural. // Faleceu a 21/7/1900 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina Alves Garelha, lavradores, residentes em Pomares. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Dias; n.m. de Manuel António Alves Garelha e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em Paderne a 17/2/1898 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Afonso, casado, rural, e Maria Rosa Vieites, casada, doméstica. // Faleceu a 6/7/1898 e foi sepultado no adro da igreja. 

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel José Rodrigues, ferreiro, de São Paio, e de Delfina Laureana Carneiro (Cela), doméstica, da Vila de Melgaço, moradores no lugar de Pinheiro, Paderne. N.p. de João Manuel Rodrigues e de Ana Rosa Rodrigues; n.m. de José Joaquim Cela e de Antónia Joaquina Carneiro. Nasceu no dito lugar de Pinheiro, a 16/3/1899, e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Abreu, casado, rural, e Delfina do Patrocínio Domingues, solteira, doméstica. // Ferreiro. // Casou na CRCM a 31/3/1926 com Rosa Alves. // Morou na Vila, onde faleceu a 28/12/1938, tendo sido sepultado no cemitério de Paderne. // Pai de Maria Alice, Noberto José…  

 

RODRIGUES, José. Filho de Manuel José Rodrigues e de Virgínia Alves. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 179, de 19/12/1915).

 

RODRIGUES, José. Filho de João Rodrigues e de Maria das Dores Martins. Nasceu em Paderne a --/--/1920 (JM 1297, de 18/7/1920). // Este, ou o de baixo, fez exame do 2.º grau, 4.ª classe, em Julho de 1932, ficando distinto (NM 158, de 24/7/1932). 

 

RODRIGUES, José. Filho de Maria da Glória Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1920 (JM 1304, de 19/9/1920).

 

RODRIGUES, José António. Filho de Florinda Rodrigues, solteira. Neto materno de Manuel Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, do lugar de Sainde. Nasceu em Paderne a 15/3/1848 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José António de Sousa e sua esposa, Antónia, do lugar de Aldeia.

 

RODRIGUES, José António. Filho de Mariana Rodrigues, solteira. Neto materno de Joaquina Rodrigues, de Pomares. Nasceu em Paderne a 11/5/1849 e foi batizado nesse dia. Padrinho: José Nepoliciano, de Crastos.

 

RODRIGUES, José António. Filho de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Pires, rurais, moradores no lugar de Aldeia. Neto paterno de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro, do dito lugar; neto materno de Maria Manuela Pires, solteira, de Longarinha. Nasceu em Paderne a 24/4/1853 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Vaz e tia, Ana Alves, da Longarinha. // Era solteiro, proprietário, morava no lugar de Aldeia, quando casou na igreja do mosteiro a 14/2/1898 com a sua conterrânea Maria da Glória Pereira, de 44 anos de idade, solteira, proprietária, moradora no lugar dos Moinhos, filha de António Luís Pereira e de Francisca de Araújo, proprietários. Testemunhas: Alfredo Manuel de Sá Vilarinho, casado, proprietário, e António Evangelista Pereira, solteiro, proprietário, ambos moradores no lugar dos Moinhos, Paderne. // Em 1920, aquando da morte de seu irmão Manuel, ainda estava vivo (JM 1315, de 19/12/1920). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 161, de 21/8/1932: «Na sua casa de Pontizelas, em Paderne, finou-se no dia 10 do corrente, o senhor José António Rodrigues, assinante deste jornal. O extinto era casado com a Sr.ª D. [Maria da] Glória Pereira, sendo cunhado do antigo vereador municipal, senhor António Evangelista Pereira, e tio afim do senhor Dr. Francisco de Sousa Araújo, advogado na comarca de Monção. Desempenhou durante muitos anos, até 1927 (?), o cargo de juiz de paz de Paderne e São Paio, sendo bemquisto em todos os seus atos, pelo que o seu passamento foi, por muitos, chorado. O Notícias de Melgaço envia sentidos pêsames a toda a excelentíssima família. O funeral efetuou-se para o cemitério de Paderne no dia 11, sendo muito concorrido   

 

RODRIGUES, José António. Filho de -------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu a --/--/18--. // Morou no lugar de Pontizelas. // Proprietário. // Em 1914 partiu para África (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914). // Deve ser o mesmo senhor que casou com uma filha de António Luís Pereira.

 

RODRIGUES, José António. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Gracinda Domingues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia. Neto paterno de Luís António Rodrigues e de Rosa Domingues; neto materno de João António Domingues e de Maria de Jesus da Rosa. Nasceu em Paderne a 2/11/1908 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José António Rodrigues, casado, rural, tio paterno do batizando, e Maria de Jesus da Rosa, casada, doméstica. // Faleceu na sua freguesia natal a 3/1/1945.  

 

RODRIGUES, José António. Filho de --------- Rodrigues e de ---------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. // Casou com Maria da Conceição de Castro, da mesma freguesia. // Em 1972, por compra verbal feita a Joaquim Rodrigues, solteiro, do lugar da Portela, adquiriram o “Campo do Calvo”, sito no lugar de Grela, Paderne, com a área de 330 m2, confrontando a norte e a poente com António Lourenço, e a nascente com Abel Vieites. // Em 1999 residiam na Portela de Paderne (VM 1119).

 

RODRIGUES, José Bento. Filho de -------- Rodrigues e de ------------------------. Nasceu em ---------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar da Cividade, Paderne, a --/--/1994. // (A Voz de Melgaço n.º 1021).

 

RODRIGUES, José Bernardino. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Ferreira, lavradores, residentes em Queirão. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito; n.m. de António Manuel Ferreira e de Marcelina Pires. Nasceu em Paderne a 17/4/1896 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Rodrigues, casado, rural, e Teresa de Jesus Codesseira, casada, doméstica. // Faleceu a 22/12/1906 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, José Caetano. Filho de Manuel Francisco Rodrigues, de Penso, e de Carolina Maria Rodrigues, de Paderne, moradores na Quinta da Barqueira. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues; n.m. de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama, todos lavradores. Nasceu no lugar da Barqueira a 16/9/1869 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Caetano de Abreu Cunha Araújo, solteiro, do Rio do Porto, SMP, e Maria Claudina, solteira, do Souto. // Faleceu a 27/11/1872.      

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de António Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1816. // Rural. // Morreu na sua casa de Sainde, a 30/4/1890, com 74 anos de idade, no estado de casado com Joaquina Rosa Pinto, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Com geração. // A sua viúva faleceu em 1908.  

 

RODRIGUES, José Joaquim (Padre). // Em 1867 era capelão da igreja de Paderne.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Bento José (ou Manuel) Rodrigues e de Rosa Maria Fernandes, lavradores. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, de Queirão; n.m. de Matias Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, de Penelas. Nasceu em Paderne a 12/5/1843 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: os seus tios maternos, Manuel Fernandes e sua irmã, Joana. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, morava no lugar onde nascera, quando casou, na igreja de Penso, a 29/5/1872, com Francisca Luísa, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Barreiros, filha de Manuel António Fernandes e de Maria Caetana Esteves, de Penso. Testemunhas presentes: padre MJD e António José Fernandes, casado, pedreiro, natural de Penso, residente em Alvaredo.  

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito. Nasceu em Paderne por volta de 1862. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, morava no lugar de Aldeia, quando casou na igreja do mosteiro a 28/12/1884 com a sua conterrânea e parente no 4.º grau de consanguinidade, Ludovina Ferreira, de 27 anos de idade, solteira, filha de António Ferreira e de Marcelina Pires, rurais. Testemunhas: Manuel José Pires, solteiro, camponês, filho de Maria Joana Pires, solteira, de Estivadas, e José Domingues Exposto, solteiro, alfaiate, do lugar da Costa dos Moinhos, Paderne. // Proprietário. // Morreu a 15/5/1929, no lugar de Queirão, com 66 anos de idade (NM 13, de 19/5/1929). Pai de Frederico, negociante.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Margarida Rodrigues, viúva de Manuel Joaquim Pereira. Neto materno de João Manuel Rodrigues e de Maria Jacinta, todos lavradores, do lugar da Cividade. Nasceu a 21/1/1864 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: José Joaquim Esteves, lavrador, e sua esposa, Maria das Neves, de Prado. // Faleceu em Agosto de 1864.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Maria José Rodrigues, solteira, de Paderne, moradora no Barral. Neto materno de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas, do dito lugar. Nasceu a 15/5/1870 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João José Rodrigues e Teresa, solteiros, tios maternos do bebé. 

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia, freguesia de Paderne. N.p. de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito. Nasceu em Paderne a 23/7/1896 e foi batizado na igreja a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, casado, rural, tio materno do bebé, e Teresa de Jesus Rodrigues, solteira, tia paterna. // Faleceu a 10/8/1900 e foi sepultado no adro da igreja.

 

RODRIGUES, José Luís J. // Nasceu por volta de 1959. // Morreu em Paderne a --/--/2020, com 61 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1441, de 1/8/2020). 

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de João Manuel Rodrigues e de Ana Duarte Ferreira, moradores em Estivadas. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Ventura, do dito lugar; n.m. de Domingos Duarte e de Maria Ferreira, de (Ranhados? Meda), bispado de Lamego. // Tinha 36 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Paderne a 14/8/1861 com Maria Claudina, de 30 anos de idade, solteira, filha de Bernardino Lourenço e de Maria Luísa Gonçalves, residentes em Estivadas; neta paterna de Manuel Lourenço e de Maria Joana Alves, e neta materna de José Gonçalves e de Joana Gonçalves, todos lavradores, de Estivadas. Testemunhas: Lourenço José Ribeiro, António Francisco Rodrigues, irmão do noivo, e Pedro José Gonçalves, casado.   

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de Marcelino Rodrigues e de Rosa Maria Dantas. Neto paterno de José Rodrigues e de Rosa Morais, de Crastos; neto materno de Lourenço Dantas e de Maria Benta Esteves, do lugar do Barral. Nasceu na freguesia de Paderne a 3/8/1844 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Madrinha: Teresa de Jesus da Cunha Araújo, da Quinta da Gaia, São Paio. // Casou na igreja de Paderne a 9/6/1872 com Ana Batista, de 40 anos de idade, solteira, nascida e batizada na Vila de Moimenta da Beira, filha de Manuel Batista e de Maria Pedreira, do dito concelho, residentes no Barral. Testemunhas: José António de Sousa, casado, professor, e Manuel Francisco Gonçalves, solteiro, mestre-carpinteiro, do lugar da Costa (São Paio?). // Estava viúvo de Ana Batista quando casou em segundas núpcias, na igreja de Prado, com Carolina Rosa Rodrigues, nascida na vila de Melgaço a 22/2/1860, e moradora naquela freguesia. // Faleceu no Barral a --/--/1917, com 73 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 242, de 25/3/1917).  

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de Maria Joaquina Rodrigues, viúva, jornaleira, de Desteriz, Ourense, moradora no lugar de Queirão. Neto materno de José Rodrigues e de Maria do Carmo. Nasceu a 27/10/1877 e foi batizado pelo padre António José Rodrigues, cura de Paderne, a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Durães e Maria Vaz, solteiros, lavradores, padernenses. // A sua mãe fugiu para a Galiza, levando com ela dois filhos, e abandonando este, a 15/1/1878, no lugar do Pico, Cristóval. No dia seguinte o regedor dessa freguesia apresentou-o à Câmara Municipal, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 317. // Nesse dia, 16/1/1878, foi entregue à ama-de-leite, Maria da Conceição Sanches, do lugar de Fonte, Alvaredo. // A 15/1/1885 findou a época da criação, e ficou com a dita ama, por ela assim o desejar. // Lavrador. // Casou na igreja de Remoães a 20/9/1909 com Ludovina Rosa Rei, natural de Remoães. // Morreu no lugar da Quinta da Torre, Paderne, onde residia, no estado de viúvo, a 21/1/1957, e foi sepultado no cemitério de Remoães. // Pai de António de Lurdes (ver em Paderne). // Nota: o pároco de SMP, não sabendo que a criança fora batizada, batizou-o novamente, dando-lhe o nome de Manuel Justino, mas verificando-se o lapso, esse batismo ficou sem efeito. 

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de Joaquim Rodrigues e de Maria Joaquina Fernandes, lavradores, residentes em Moinhos. N.p. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Francisca Luísa de Brito; n.m. de Ventura Fernandes e de Florinda de Carvalho. Nasceu a 11/4/1891 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Fernandes, casado, rural, e Vicência Dias, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 6/6/1923 com Ortelinda da Glória Gonçalves. // Faleceu em Paderne a 12/2/1945.  

 

RODRIGUES, José Maria. Filho de José Rodrigues e de Maria Alves, de Cubalhão. N.p. de Manuel Rodrigues e de Maria Marques; n.m. de Pedro Alves e de Maria Luísa Alves, estes de Paderne e aqueles de Cubalhão. Nasceu por volta de 1842. // Tinha 31 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Paderne, a 13/7/1873, com Maria Joaquina, de 30 anos de idade, solteira, filha de José Joaquim Domingues Casal e de Custódia Dias; neta paterna de Joaquim Domingues e de Maria Ferreira, e neta materna de Francisco Dias e de Maria Alves, do lugar de Sante.

 

RODRIGUES, José Maria. Filho de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama. N.p. de Manuel Rodrigues e de Isabel Maria Ferreira; n.m. de Manuel António da Lama e de Ana Lourenço, da Várzea. Nasceu a 24/3/1844 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria de Abreu e sua filha, Ludovina, do dito lugar. 

 

RODRIGUES, José Maria. Filho de Feliciano Rodrigues e de Maria Rosa Lourenço, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de José Luís Rodrigues e de Maria Rosa Fernandes; n.m. de João José Lourenço e de Florinda Pereira. Nasceu a 24/3/1877 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Fernandes, casado, lavrador, de Messegães, e sua filha Maria José Fernandes, solteira. // Faleceu a 9/8/1879.

 

RODRIGUES, Judite de Jesus M. // Nasceu por volta de 1951. // Faleceu no lugar de Sainde, Paderne, a --/--/2021, com 70 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2021).

 

RODRIGUES, Juliana. Filha de Maria Rodrigues, solteira, doméstica, moradora em Montarrão. Neta materna de Manuel Francisco Rodrigues e de Carolina Rodrigues. Nasceu a 26/4/1888 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel António de Sousa Lobato, coadjutor, e Ana de Sousa Lobato, casada, doméstica. // Casou no posto do Registo Civil de Valadares, Monção, a 14/4/1924, com Luís, de 43 anos de idade, filho de Manuel Fernandes Real e de Guilhermina Exposta, de Ceivães, Monção. // O seu marido morreu na freguesia do Socorro, Lisboa, a 26/4/1960. // Ela faleceu na Amadora a 5/12/1967.  

 

RODRIGUES, Julieta. Filha de Olívia Rodrigues. Nasceu em Paderne a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 8, de 14/4/1929).

 

RODRIGUES, Júlio Augusto. Filho de Joaquim Augusto Rodrigues, lavrador, de Paderne, e de Maria do Patrocínio Domingues, doméstica, da Gave, moradores em Crastos. N.p. de Maurício Rodrigues e de Madalena Reinoso; n.m. de Maria Rosa Domingues. Nasceu a 22/8/1901 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto Vaz, solteiro, soldado da Guarda-Fiscal (representado por João de Puga, casado, alfaiate), e Maria da Conceição Rodrigues, solteira, doméstica, tia paterna do batizando. // A 21/11/1914, quando se dirigia na companhia de um primo para a escola, teve a lembrança de subir a um muro, propriedade de Miguel Gonçalves Pereira, em Crastos; porém, ao descer, algumas pedras deslocaram-se, esmagando-lhe a perna direita; levaram-na ao hospital da Santa Casa, ficando ali em tratamento (Correio de Melgaço n.º 126, de 24/11/1914). // Casou na CRCM a 11/11/1926 com Rosa Rodrigues. // Enviuvou a 13/9/1986. // Faleceu no lugar de Crastos, Paderne, a 28/2/1995.     

 

RODRIGUES, Justina. Filha de Maurício Rodrigues, fogueteiro e lavrador, da freguesia de Santiago de Canda, bispado de Tui, e de Maria Madalena Reinoso, da freguesia de São Tomé de Madornas, bispado de Ourense, moradores em Crastos, Paderne. N.p. de Maurício Rodrigues e de Maria Antónia Alves; n.m. de Simão Reinoso e de Josefa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 25/9/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna, moradora em Crastos, e o padre João Luís Pereira de Castro Marinho. // Casou a 10/2/1908, na igreja do mosteiro, com Joaquim José da Rocha, de 26 anos de idade, solteiro, trabalhador, natural e batizado em São Jorge, Arcos de Valdevez, filho de Domingos José da Rocha e de Rosa Gomes. Testemunhas: Damião José da Rocha, casado, e Manuel José da Rocha, casado, trabalhadores, residentes no lugar das Corgas, Paderne. // Faleceu em Paderne a 5/12/1942. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Justino. Filho de (Camila?) Rodrigues, de Sainde. N.m. de Domingos Rodrigues e de Rosa Gonçalves. Nasceu no dito lugar a 18/12/1873 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Luís Alves e Maria Joana Afonso, de Pomares. // Faleceu em Paderne a 25/1/1958. 

 

RODRIGUES, Justino. Filho de Manuel Caetano Rodrigues, lavrador, de Paderne, e de Joaquina Matildes Esteves, doméstica, de São Paio, moradores no lugar de Estivadas. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Emília Rosa Afonso; neto materno de António José Esteves e de Rosa Joaquina Gonçalves. Nasceu em Paderne a 17/12/1896 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Fernandes, solteiro, rural, e Carlota Fernandes, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 27/12/1920, com Justina, de 23 anos de idade, filha de Manuel António Domingues e de Maria Rosa Afonso, natural de São Paio. // Faleceu em Paderne a 1/3/1986.   

 

RODRIGUES, Justino. Filho de Benjamim Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, residentes em Sainde. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Rosa Pinto; n.m. de Lourenço Domingues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 11/8/1899 e foi batizado na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna, viúva, e Manuel Luís Rodrigues, casado, rural. // Faleceu a 2/9/1899 e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

RODRIGUES, Justino. Filho de Domingos José (exposto), alfaiate, natural da Vila de Melgaço, e de Albina Rodrigues, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar de Aldeia. Neto materno de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Paderne a 29/7/1902 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: Manuel Fernandes, casado, lavrador, e Maria Rosa Soares, casada, doméstica.  

 

RODRIGUES, Laudelina de Jesus. Filha de -------------------- e de -------------------. Nasceu em Paderne por volta de 1919. // Casou com o seu conterrâneo António das Mercês Gonçalves. // Faleceu em Estivadas, Paderne, a --/10/2016, com noventa e sete anos de idade. // Mãe de Manuel António Gonçalves.

 

RODRIGUES, Laurinda de Jesus. Filha de Manuel José Rodrigues, ferreiro, natural de São Paio, e de Delfina Laureana Carneiro (Cela), doméstica, natural da Vila de Melgaço, moradores no lugar do Pinheiro. Neta paterna de João Manuel Rodrigues e de Ana Rosa Rodrigues; neta materna de José Joaquim Cela e de Antónia Joaquina Carneiro. Nasceu em Paderne a 18/1/1903 e foi batizada na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim de Abreu, casado, lavrador, e Delfina do Patrocínio Domingues, solteira, doméstica. 

 

RODRIGUES, Laurinda de Jesus. Filha de António José Rodrigues e de Maria Joaquina Sousa Lobato. Nasceu em Paderne a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 205, de 2/7/1916).

 

RODRIGUES, Libânia de Jesus. Filha de ---------- Rodrigues e de ----------------Lourenço. Nasceu em Longarinha, Paderne, por volta de 1922. // Casou com Francisco Dias. // Faleceu no hospital de Viana a 5/6/1992, com 70 anos de idade, viúva. // Mãe de Leonardo Arsénio Dias e de Maria de Fátima Dias.

 

RODRIGUES, Lourenço. Filho de António Rodrigues e de Joaquina Gonçalves, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1863. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar de Sainde, quando casou na igreja do mosteiro a 9/1/1889 com a sua conterrânea Maria dos Remédios Gonçalves, de 24 anos de idade, solteira, doméstica, residente no dito lugar de Sainde, filha de Camilo Gonçalves e de Teresa Rodrigues, rurais. Testemunhas: Lourenço Domingues, casado, lavrador, residente em Sainde, e Manuel José Esteves de Abreu, casado, rural, morador em Estivadas. // Faleceu a 7 de Agosto de 1900, em sua casa de morada, sita no lugar de Sainde, com todos os sacramentos, com 39 (!) anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

RODRIGUES, Luciana Rosa. Filha de António Joaquim Rodrigues e de Maria da Ascensão Alves, moradores em Queirão. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Lourenço. Nasceu a 12/12/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José de Sousa, solteiro, e Rosa Alves, tia materna da neófita. // Casou na igreja do mosteiro a 23/12/1893 com o seu conterrâneo Manuel Joaquim Gomes, de 22 anos de idade, solteiro. // Faleceu na sua freguesia a 8/2/1949.  

 

RODRIGUES, Ludovina. Filha de Manuel Francisco Rodrigues e de Carolina Maria Rodrigues, moradores em Montarrão. Neta paterna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues; neta materna de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa Lamas. Nasceu no dito lugar a 6/8/1874 e foi batizada a 9 desse mês. Padrinhos: António Domingues Caldas e Benta Domingues Caldas. // Faleceu em Paderne a 18/3/1946.

 

RODRIGUES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Rosa Seara, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1859. // Tinha 29 anos de idade, era solteira, doméstica, morava no lugar de Pomares, quando casou na igreja do mosteiro a 15/9/1888 com José Maria da Cunha, de 22 anos de idade, solteiro, pedreiro, natural da freguesia de Riba do Mouro, residente no lugar da Portela, filho de João Manuel da Cunha e de Maria Teresa Afonso. Testemunhas: Tomás Afonso, casado, rural, morador em Pomares, e Alfredo Manuel de Sá Vilarinho, solteiro, estudante, residente no lugar da Igreja, ambos os lugares da freguesia de Paderne. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel António Rodrigues e de Maria da Glória Alves. Nasceu em Paderne a --/--/1932 (NM 140, de 21/2/1932).

 

RODRIGUES, Luís. // Viúvo de Ana Maria Rodrigues. // Casou na igreja de Paderne a 14/8/1858 com Clara Luísa Rodrigues, viúva de José Joaquim Vasques, todos de Crastos. Testemunhas: Manuel de Sousa, da Sobreira, Alvaredo, e José Nepoloziano Martins, de Crastos, Paderne. 

 

RODRIGUES, Luís. Filho de ----------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1851. // Faleceu em Paderne a --/--/1913, com 62 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 33, de 19/1/1913). 

 

RODRIGUES, Luís. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Joaquina do Vale, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1856. // Tinha 31 anos de idade, era solteiro, camponês, morava no lugar da Cevidade, quando casou na igreja de Penso a 29/12/1887 com Maria Joaquina Esteves Cordeiro, de 34 anos de idade, solteira, camponesa, natural dessa freguesia, residente no lugar de Rabosa, filha de António Esteves Cordeiro e de Maria José Esteves, rurais. Testemunhas presentes: Agostinho Fernandes, casado, camponês, e Manuel José Esteves Cordeiro, solteiro, agricultor, do lugar de Rabosa. // Nota: deve ser o senhor que morreu no lugar de Midão, Paderne, a --/--/1932, com 77 anos de idade (NM 145, ou 146, de 17/4/1932).

 

RODRIGUES, Luís. Filho de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar de Aldeia. Neto paterno de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Ferreira; neto materno de Matias Esteves e de Ana Maria Domingues. Nasceu em Paderne a 29/8/1865 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Luís António Rodrigues e sua esposa, Rosa Domingues, lavradores, de Aldeia, Paderne. // Faleceu na sua freguesia a 15/12/1940. // Nota: deve tratar-se do mesmo senhor que em 1935 foi exonerado do cargo de arbitrador judicial por ter atingido o limite de idade; no Notícias de Melgaço n.º 290, de 10/11/1935, dão-lhe o nome de Luís António Rodrigues, morador no lugar de Aldeia.

 

RODRIGUES, Luís. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Gracinda Rosa Domingues. Nasceu em Paderne a --/--/1913. // Faleceu no lugar de Aldeia a --/--/1913, com apenas uma hora de vida (Correio de Melgaço n.º 57, de 13/7/1913).

 

RODRIGUES, Luís. Filho de ---------- Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/19--. // Casou com Elvira da Costa. // Em 1992 visitou Granjão, Paderne, com a esposa e filhos, Anabela e João Paulo, estudantes universitários em França, onde residiam.

 

RODRIGUES, Luís. Filho de ---------- Rodrigues e de --------------------------------. Nasceu em Paderne a --/--/19--. // Casou com Lucinda da Conceição Rodrigues, sua conterrânea. // Em 1993 residiam no lugar de Queirão. // (VM 999).

 

RODRIGUES, Luís António. Filho de Manuel Rodrigues e de Rosa de Jesus, lavradores, residentes em Golães. Nasceu em Paderne por volta de 1816. // Rural. // Morreu em Crastos, onde morava, a 22/3/1886, com 70 anos de idade; estava casado com Clara de Morais, lavradeira; foi sepultado na igreja a 24. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

RODRIGUES, Luís António. Nasceu em Paderne por volta de 1818. // Morreu em sua casa de morada, sita no lugar de Canle, Remoães, a 27/10/1898, com 80 anos de idade, alienado, no estado de viúvo de Damiana Fernandes, e foi sepultado no cemitério local. // Deixou filhos.

 

RODRIGUES, Luís António. Filho de Manuel António Rodrigues e de Rosa Maria Monteiro, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1820. // Rural. // Faleceu a 1/2/1896, em sua casa de morada, sita no lugar de Aldeia, com todos os sacramentos, com 76 anos de idade, no estado de casado com Rosa Maria Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro.

 

RODRIGUES, Luís António. Filho de Manuel Francisco Rodrigues e de Maria Teresa Esteves. N.p. de António José Rodrigues e de Rosa Maria Alves, de Sainde; n.m. de João Esteves e de Maria Vicenta, de Alvaredo. Nasceu a 6/6/1851 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinho: João Manuel Domingues, do dito lugar. // Foi jurado por Paderne no 2.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915). // Foi multado por transgredir o artigo 16 do Código de Posturas Municipais (Correio de Melgaço n.º 211, de 13/8/1916).  

 

RODRIGUES, Luís Manuel. Filho de António José Rodrigues e de Ana Maria Lourenço, de Sainde. // Casou na igreja de Paderne a 24/7/1856 com Ana Joaquina, filha de Luís Manuel da Cunha e de Inácia Monteiro, do Barral. Testemunhas: o pai e irmão da noiva, Manuel, e João Rodrigues, solteiro, de Sainde.    

 

RODRIGUES, Luísa Clara. Filha de Manuel José Rodrigues e de Maria do Vallacuja, jornaleiros, naturais de Paderne. Nasceu em Paderne por volta de 1793. // Criada de servir. // Faleceu a 25/9/1873, em sua casa da Carreira, sita na freguesia de Penso, com 80 anos de idade, solteira, e foi sepultada na igreja de Penso. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.  

 

RODRIGUES, Manuel. // Nasceu em Paderne por volta de 1806. // Tinha sessenta e quatro anos de idade, era viúvo de Vicência Rodrigues, quando casou na igreja do Convento a 18/8/1870 com Rosa, de trinta e quatro anos de idade, solteira, filha de Manuel Alves Garelha e de Francisca Pereira, lavradores, residentes em Pomares. Testemunhas: António José Rodrigues, estudante minorista, e seu cunhado, Francisco Pires, casado, lavrador, residente no extinto mosteiro. 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Bento Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Fernandes. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Domingues, de Queirão; n.m. de Matias Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves, de Penelas. Nasceu a 2/10/1842 e foi batizado cinco dias depois. Padrinhos: tios maternos, Manuel Joaquim e Joana Fernandes.

 

RODRIGUES, Manuel. // Nasceu por volta de 1846. // Morreu no lugar de Golães, Paderne, em 1928, ou 1929, com 83 anos de idade (NM 2, de --/2/1929).

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Francisco Manuel Rodrigues e de Carolina Rodrigues (um de Penso e outro de Paderne). Neto paterno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de António Joaquim Rodrigues e de Maria Luísa da Lama. Nasceu no lugar da Barqueira a 10/1/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: Manuel Joaquim Rodrigues, tio materno do batizando. // (Gémeo de Rosa).    

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel José Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Maria Luísa Fernandes; n.m. de Manuel José Rodrigues e de Maria Domingues, todos lavradores. Nasceu em Queirão a 22/4/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves e esposa, Maria Joaquina, de Queirão.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de António Rodrigues e de Emília Alves, moradores em Queirão. N.p. de José Joaquim Rodrigues e de Jerónima Besteiro; n.m. de Manuel António Afonso e de Rosa Maria Pires. Nasceu a 1/3/1875 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Joaquim Pires e Maria Joana Pires. // Jornaleiro. // Casou na igreja de Cristóval a 27/5/1900 com Maria Joaquina, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, moradora na Rua Verde, lugar daquela freguesia, filha de João Manuel Domingues e de Caetana Arias. Testemunhas presentes: padre José Maria Alves, do lugar de Alcobaça, Fiães, e José Vicente, casado, lavrador, da Rua Verde. // Faleceu em São Gregório, Cristóval, a 27/12/1939. // Com geração.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Luís Rodrigues, do lugar de Rentoselo, Vila de Monção, e de Maria Joaquina Meixeiro, de Paderne, moradores no lugar de Midão. Neto paterno de António Rodrigues e de Antónia Afonso, monçanenses; neto materno de José Romão e de Francisca Rosa Meixeiro, padernenses. Nasceu em Paderne a 17/9/1880 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Francisco António dos Santos Vaz, casado, e Virgínia do Rosário Castro Araújo, solteira, da Portela de Paderne. // Era solteiro, artista, quando casou na igreja de São Paio a 24/6/1900 com Carolina Rosa Sérvio, de 25 anos de idade, solteira, tecedeira, natural de São Paio, residente no lugar dos Lourenços, filha de João Francisco Sérvio e de Maria Teresa da Silva, jornaleiros. // Enviuvou a 27/4/1968. // Morreu em São Paio a 8/1/1971, com noventa (90) anos de idade. 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de João Manuel Rodrigues e de Maria Júlia de Abreu, moradores na Várzea. N.p. de José Rodrigues e de Rosa Pinheiro, da Granja; n.m. de Bernardo António de Abreu e de Justina Domingues, da Várzea. Nasceu em Paderne a 30/9/1881 e foi batizado a 5 de Outubro desse ano. Padrinhos: Luís António Alves, viúvo, e Maria Angélica Alves, solteira, lavradores, da Granja. // Casou na igreja do mosteiro a 23/9/1908 com Emília de Castro, de 25 anos de idade, solteira, padernense, filha de Eduardo Manuel de Castro, carpinteiro, natural de Friestas, Valença, e de Maria Amália Esteves, doméstica, natural de Paderne. Na cerimónia matrimonial apresentaram ao sacerdote e às testemunhas presentes uma criança do sexo masculino, Albino de Jesus, nascido na freguesia de Paderne a 5/6/1907, que reconheceram como filho do casal. // Faleceu em Paderne, no lugar da Várzea, a 15/1/1931 (ver Notícias de Melgaço n.º 95, de 25/1/1931).  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Luís Rodrigues, de Arbo, Tui, e de Jerónima Rodrigues, natural de Alvaredo, moleiros, moradores na Várzea, Paderne. N.p. de Joana Rodrigues, solteira, do Souto, Arbo; n.m. de José Rodrigues e de Maria Joana Mendes, do lugar dos Esteves, Alvaredo, lavradores. Nasceu no lugar da Várzea a 28/7/1882 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Albano Lopes e sua esposa, Rosa Alves, do lugar do Padreiro, Alvaredo. // Faleceu a 9/12/1883 e foi sepultado no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Maria Júlia Rodrigues, costureira, moradora na Várzea. Neto materno de Zeferina Rodrigues, solteira, do dito lugar. Nasceu a 26/4/1886 e foi batizado pelo cura Francisco José Dias a 3 de Maio desse ano. Padrinhos: Luís Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, residente no Barral, Paderne, e Maria Joaquina de Castro, solteira, costureira, moradora na Várzea.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Maria Joaquina Rodrigues, solteira, lavradora, residente em Estivadas. Neto materno de João Manuel Rodrigues e de Vicência Rodrigues, rurais. Nasceu a 23/7/1886 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: o seu avô materno e Maria dos Remédios Gonçalves, solteira, lavradora, ambos do lugar de Estivadas.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de José Rodrigues e de Custódia Esteves, residentes em Longarinha. Neto paterno de José Rodrigues e de Rosa Lourenço, de Queirão; neto materno de José Joaquim Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, de Paules, todos lavradores. Nasceu em Paderne a 11/9/1886 e foi batizado no dia seguinte (fora batizado em casa, por acharem que corria risco de vida, por Rosa Domingues, casada, lavradeira, de Queirão). // Casou a 11/9/1911 na Conservatória do Registo Civil de Valença com Maria Adelaide da Costa, de 28 anos de idade, da Vila de Valença, filha de Joaquim José da Costa e de Maria da Agonia Gomes. // Combateu na Grande Guerra. Foi 2.º sargento do batalhão de infantaria n.º 3, Viana do Castelo, 4.ª companhia do Corpo Expedicionário Português, 2.ª divisão. Embarcou para França a 15/3/1917, integrado no CEP, Brigada do Minho. Foi-lhe atribuída a chapa de identificação número 49019. Sabe-se que esteve de licença durante trinta dias por ordem de serviço do quartel-general do CEP a 10 de Julho de 1918 «findos os quais deve ser presente a nova junta médica.» Consta no seu boletim individual que ele foi «abatido ao efetivo do batalhão a 25 de Agosto de 1918.» Embarcou em Cherbourg, França, com destino ao seu país, desmbarcando no cais de Alcântara, Lisboa, a 4/2/1919. // A sua esposa faleceu em Gaifar, Ponte de Lima, a 12/11/1961. // Casou em segundas núpcias na 1.ª Conservatória do Porto a 20/9/1962 com Demilde do Nascimento, de 40 anos de idade, de Pontelo, Pesqueira, filha de Manuel Maria da Costa e de Maria do Carmo.    

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Joaquim Rodrigues, ferreiro, de Paderne, e de Maria Esteves, doméstica, natural de Alvaredo, moradores em Montarrão. N.p. de Manuel Francisco Rodrigues e de Carolina Rodrigues; n.m. de António Esteves e de Perpétua Domingues Caldas. Nasceu a 11/3/1889 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: José Esteves, casado, lavrador, e Teresa Esteves, solteira, doméstica, tios maternos do neófito.   

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Benjamim Rodrigues e de Maria Domingues, lavradores, residentes em Sainde. Neto paterno de José Joaquim Rodrigues e de Joaquina Pinto; neto materno de Lourenço Domingues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Paderne a 30/7/1891 e foi batizado a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, rural, e Umbelina Domingues, solteira, doméstica, tia materna do bebé. // Faleceu em Paderne a 13/5/1978. // Continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário