quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de São Paio 

Por Joaquim A. Rocha 





ESTEVES, Hilário José. Filho de ---------- Esteves e de -----------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Faleceu em São Paio a --/--/1998 (VM 1091). 

 

ESTEVES, Hortense dos Anjos. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 902, de 19/6/1949: «Na igreja paroquial da freguesia de São Paio realizou-se há dias o enlace matrimonial do nosso amigo senhor António Joaquim Fernandes com a senhora Hortense dos Anjos, filha de José Esteves e de Sara Alves…» // Faleceu no lugar dos Barreiros, São Paio, a --/--/2020, com noventa e um (91) anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1445, de 1/12/2020).

 

ESTEVES, Idalina dos Prazeres. Filha de José Esteves e de Sara de Jesus Alves. Nasceu em São Paio a --/--/1938 (NM 411).

 

ESTEVES, Isabel. // Da Carpinteira. // Faleceu viúva, a 21/4/1813.

 

ESTEVES, Isabel. Filha de Manuel Esteves e de Maria de Freitas. Neta paterna de ---------------- Esteves e de ----------------------; n.m. de Bernardo de Freitas e de Bernarda Alves. Nasceu a --/--/17--. // Casou na igreja da Vila de Melgaço a 19/12/1790, com Manuel Luís, filho de Luís António Araújo e de Bernarda Esteves, morador no lugar de Moinhos, SMP.

 

ESTEVES, Isabel. // De Lourenços. // Faleceu com todos os sacramentos, sem testamento, a 3/11/1853, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, a cinco desse mês e ano.

 

ESTEVES, Isabel. Filha de António Joaquim Esteves e de Teresa de Jesus Domingues, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Barreira. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues; neta materna de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rosa Codesseira. Nasceu em São Paio a 28/4/1909 e foi batizada a 2 de Maio desse ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, e Maria Domingues, solteira, camponeses.

 

ESTEVES, Isabel Maria. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Fernandes, ele cirurgião e ela lavradeira, moradores em Lourenços, São Paio. N.p. de Manuel Esteves e de Madanela (deve ser Madalena) Domingues, lavradores, de Portelinha, Castro Laboreiro; n.m. de Francisco Fernandes e de Isabel Fernandes, do Barreiro. Nasceu na década de 80 do século XVIII. // Faleceu no lugar de Lourenços a 25/12/1861, com 76 anos de idade, solteira, apenas com a extrema-unção, pela brevidade da morte, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Não deixou testamento, nem filhos, só um irmão.       

 

ESTEVES, Isabel Maria. Filha de --------- Esteves e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1826 ou 1886. // Faleceu no lugar do Requeijo, São Paio, a --/--/1916, com 30 ou 90 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 192, de 26/3/1916).  

 

ESTEVES, Isaura. Filha de Manuel José Esteves e de Emília de Jesus Sousa Araújo Besteiro, lavradores. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues; n.m. de Manuel Joaquim de Sousa Araújo Besteiro e de Joaquina Rosa Meleiro. Nasceu na Carpinteira a 20/12/1900 e foi batizada pelo padre AE no dia seguinte. Padrinhos: presbítero Francisco de Castro, abade de Riba de Mouro, Monção, e Rosa Esteves, solteira, lavradora, de Alvaredo, Melgaço. // Casou com Amadeu, filho de Francisco Domingues e de Isabel Maria Domingues, castrejos, moradores na Quinta da Corga. // Finou-se ainda nova, devido a doença, a 30/1/1931. // O seu viúvo emigrou para França. // Sem geração.   

 

ESTEVES, Joana. // Da Carpinteira. // Faleceu solteira, com todos os sacramentos, a 6/5/1855, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

ESTEVES, Joana Maria. // Do Barral. // Viúva. // Faleceu a 24/11/1840, com testamento, e foi sepultada no dia seguinte.

 

ESTEVES, Joana Maria. Filha de Agostinho Esteves e de Maria Teresa Mendes, lavradores, sampaienses. Nasceu em São Paio por volta de 1831. // Camponesa. // Faleceu a 27/1/1909, no lugar da Verdelha, com todos os sacramentos, com 78 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Bento Rei, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial. 

 

ESTEVES, Joana Rosa. Filha de António Esteves e de Maria Josefa Quintela, moradores na Carpinteira. N.p. de João Esteves e de Rosa Maria Teixeira, de Corçães, Rouças; n.m. de Manuel António Quintela e de Ana Maria Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 19/1/1799 e foi batizado pelo padre António José Gomes, de Corujeiras, SMP. Padrinhos: Domingos Álvares e sua filha Ana, dos Lourenços. // Nota: deve ter morrido ainda bebé, pois deram o mesmo nome à sua irmã seguinte.    

 

ESTEVES, Joana Rosa. Filha de António Esteves e de Maria Josefa Quintela, moradores na Carpinteira. N.p. de João Esteves e de Rosa Luísa Ferreira (ou Teixeira), de Corçães, Rouças; n.m. de Manuel António Quintela e de Ana Maria Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 19/8/1800 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Álvares e sua ---------, dos Lourenços.

 

ESTEVES, João. // Casou com Madalena Esteves, do lugar do Requeijo, São Paio, a qual fez testamento no ano de 1755 ou 1756.

 

ESTEVES, João. // Foi casado com Antónia, de Cavencas. // Faleceu a 14/9/1812. // Deixou testamento. 

 

ESTEVES, João. // Do lugar do Paço. // Faleceu viúvo, a 21/4/1824. 

 

ESTEVES, João. // Do Barral. // Faleceu viúvo, a 23/3/1826.

 

ESTEVES, João. // De Lourenços. // Faleceu viúvo, a 12/4/1837, com testamento, e foi sepultado na igreja no dia 13.

 

ESTEVES, João. Filho de Joaquim Esteves e de Vitória Pulquéria Fernandes, moradores no lugar do Paço. Neto paterno de João Esteves e de Rosa Rodrigues, de Fonte Gonçalo; neto materno de Sebastião Fernandes, de Bilhões, Rouças, e de Maria Esteves, do Paço. Nasceu em São Paio a 15/4/1814 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinho: padre Francisco da Lapa. // Casou com Maria José Fernandes. // Lavrador e residente no lugar do Paço, onde faleceu a 10/12/1884, com os sacramentos da penitência e extrema-unção. // Foi sepultado no cemitério. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.    

 

ESTEVES, João António. Filho de José António Esteves e de Florinda Rosa Codesseira, ele de Rouças e ela de São Paio, moradores na Devesa. N.p. de Antónia Maria Esteves, solteira, do lugar da Verdade, Rouças; n.m. de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, da Devesa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 23/7/1869 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: João Francisco Gonçalves, casado, e Joaquina Rosa Codesseira, solteira, ambos de Rouças. // Morreu a 16/8/1869 e foi sepultado na igreja.   

 

ESTEVES, João Bento. Filho de José Benito Esteves e de Rosa Álvares, lavradores, residentes que foram em Mourentão, freguesia de Arbo, bispado de Tui. // Casou com Teresa de Jesus Esteves, de quem ficou viúvo. // Lavrador. // Faleceu em Soutulho, São Paio, a 2/8/1888, apenas com os sacramentos da penitência e eucaristia, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.

 

ESTEVES, João Manuel (Padre). // Em Setembro de 1818 era cura na igreja de São Paio; em Maio de 1828 ainda o era.

 

ESTEVES, Joaquim. // Do lugar do Paço. // Faleceu a 5/9/1821.

 

ESTEVES, Joaquim Augusto. Filho de Bento Manuel Esteves e de Ludovina de Jesus Alves, moradores no lugar da Veiga. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Teresa (Marques?), do Pombal. Nasceu em São Paio a 21/4/1880 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Bernardino Oliveira e Maria Angélica Esteves, moradores na Carpinteira, todos lavradores.

 

ESTEVES, Joaquina (ou Joaquina Rosa). Filha de Domingos José Esteves e de Maria Teresa Meleiro, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Manuel José (ou Manuel António) Meleiro e de Mariana de Abreu, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 24/7/1866 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel de Abreu e sua irmã, Maria de Abreu, ele solteiro e ela casada, de Lourenços, todos lavradores. // Casou na igreja de São Paio a 3/12/1893 com o seu conterrâneo Domingos José Meleiro, camponês. // Enviuvou a 1/10/1901. // C.g.

 

ESTEVES, Joaquina Matildes. Filha de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, moradores em Soutulho. N.p. de José Esteves e de Rosa Alves, de Arbo, Tui; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 15/11/1842 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves e Joaquina Matildes, de Soutulho.

 

ESTEVES, Joaquina Matildes. Filha de António José Esteves e de Rosa Joaquina Gonçalves, rurais, moradores em Soutulho. N.p. de João Bento Esteves (?) e de Teresa de Jesus Esteves (?), do dito lugar; n.m. de Manuel Luís Gonçalves e de Vicência Engrácia Fernandes, de Estivadas, Paderne. Nasceu em São Paio a 15 de Fevereiro (?) de 1872 e foi batizada três dias depois. Padrinhos: Manuel José Domingues Casal, solteiro, e Maria Joaquina Rodrigues, casada, tios (!) da criança. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 5/4/1896 com Manuel Caetano Rodrigues, natural de Paderne. // Faleceu a 28/8/1901, em sua casa de morada, sita no lugar de Estivadas, com todos os sacramentos, no estado de casada, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Paderne. // Com geração (ver, em Paderne, Justino Rodrigues).   

 

ESTEVES, Joaquina Rosa. Filha de José Esteves e de Maria Marques, moradores no lugar do Pombal. Neta paterna de Pedro Esteves e de Maria Gomes, de Surribas, Rouças; neta materna de Francisco Marques e de Maria Domingues, do Pombal. Nasceu em São Paio a 9/4/1812 e foi batizada dias depois. Padrinhos: José António Durães e sua companheira Maria Teresa Meleiro, do lugar da Igreja, Rouças.   

 

ESTEVES, Joaquina Rosa. Filha de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, moradores em Soutulho. N.p. de José Esteves e de Rosa Alves, de Arbo, Tui; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 19/7/1845 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José Gonçalves e sua mulher, Maria Joaquina Afonso, de Baratas. // Nota: deve ser esta senhora que casou em primeiras núpcias com Manuel José Domingues Casal, de quem enviuvou; voltou a casar, desta vez com Domingos José Pires, viúvo de Maria Joaquina Gonçalves, a 28/5/1887.  

 

ESTEVES, Joaquina Rosa. Filha de José António Esteves e de Florinda Rosa Codesseira, ele natural de Rouças e ela natural de São Paio, moradores no lugar da Devesa. Neta paterna de Antónia Maria Esteves, solteira, de Cavaleiros, Rouças; neta materna de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, da Devesa, todos rurais. Nasceu em São Paio a 6/8/1872 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António José Vergara e sua mulher, Joana Rosa Vaz, da Devesa. // Camponesa. // Faleceu a 8/5/1903, no lugar da Deveza, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.     

 

ESTEVES, José. // De Lourenços. // Faleceu solteiro, sendo sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, a 31/3/1807.

 

ESTEVES, José. // Do lugar do Pombal. // Casou com Maria Marques. // Faleceu a 2/11/1813. 

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel José Esteves, natural de Rouças, e de Felisménia Rosa Rodrigues, natural de São Paio, jornaleiros, moradores no lugar de Nogueiral. Neto paterno de José Manuel Esteves e de Joaquina Rosa Lourenço; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Ludovina Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a 25/12/1908 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. // Morreu a 13/12/1910.

 

ESTEVES, José. // Lê-se no Notícias de Melgaço: «Há dias, seriam nove horas da noite, manifestou-se um incêndio em uma casa pertencente a José Esteves, no lugar da Nogueira, freguesia de São Paio, sem que a princípio alguém notasse. Por tal fim uma pessoa que passava, começou a gritar dando lugar a que ouvissem no Barral e tocassem a sineta da capela que dificilmente se ouviu em Prado, motivo porque só tardiamente foi dado sinal de alarme na torre dessa freguesia e na de Paderne. A este sinal compareceram no quartel os bombeiros voluntários, que fizeram atrelar a bomba a um automóvel, dirigindo-se para o local, bem como a seguir o restante material atrelado a mais dois automóveis com os respetivos comandantes, Herculano Pinheiro e Abílio Domingues. Os dois últimos carros apenas chegaram ao Barral, não passando deste lugar, por saberem ser desnecessário, em virtude do incêndio já ter sido debelado, em parte por populares e finalmente pelos bombeiros que seguiram no 1.º carro sob o comando do 2.º patrão, senhor Ilídio de Sousa. Todas as pessoas ficaram admiradas pela rapidez com que compareceram os bombeiros, uma vez dado o sinal nas torres, juntando-se no local e proximidades mais de mil indivíduos. O matraquear dos carros atrelados com toda a velocidade possível mostrou-nos um espetáculo desusado. Lamentamos que em São Paio não houvesse alguém que tivesse tido o expediente de dar o alarme na torre da igreja, o que seria mais do que suficiente para os bombeiros terem pronto conhecimento do incêndio e não tarde e a más horas como sucedeu, dando assim lugar a chegarem lá e depararem com parte do prédio já destruído pelas chamas e um touro asfixiado. O prédio tinha as cortes cheias de palha centeia, razão por que o fogo se desenvolveu com mais violência. Alguém que esteve no local informou-nos que o mordomo de São Paio em lugar de correr para a torre e dar o sinal de alarme foi para o local do sinistro e estava a assistir… de palanque! Para outra vez, senhor mordomo, faça o favor de ir à torre e fazer gestos ao badalo de forma a ouvirem os bombeiros, sim?...» // NOTA: este incêndio deu-se na década de trinta, século XX, ainda os bombeiros tinham poucos recursos em material de incêndio.

 

ESTEVES, José António. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Fernandes, rurais, residentes em Lourenços. // Faleceu nesse lugar a 13/1/1865, com todos os sacramentos, solteiro. // Tinha 82 anos de idade e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Era lavrador.

 

ESTEVES, José António. Filho de João Esteves (o Novo) e de Maria (Lucas?), lavradores, moradores no lugar da Costa do Barral. Nasceu no Barral na década de 90 do século XVIII. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Real a 8/6/1861, com setenta anos de idade, mais ou menos, solteiro, sem sacramentos, por morrer de imprevisto, e foi sepultado na igreja de São Paio no dia seguinte. // Não fizera testamento, nem deixou descendência.  

 

ESTEVES, José António. Filho de Manuel José Esteves e de Rosa de Freitas, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel Esteves e de Francisca Gomes, do dito lugar; n.m. de Belchior de Freitas e de Antónia Gonçalves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 12/11/1819 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José António Gonçalves e sua mulher Ana Codesseira, do Nogueiral.

 

ESTEVES, José António. Filho de --------- Esteves e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu no lugar da Devesa a --/--/1914, com 75 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914).

 

ESTEVES, José António. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de Manuel António Esteves e de Antónia Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Francisco Domingues “Lameiro” e de Domingas de Castro, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 7/4/1849 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: padre Simão António Meleiro e Maria Luísa Domingues, tia do bebé. // Lavrador. // Casou a 18/7/1877 com Maria Rosa, de 19 anos de idade, filha de Francisco António Soares e de Ana Maria Lama Meleiro, lavradores, residentes em Cavaleiro Alvo. Testemunhas do ato: José Joaquim Soares e Manuel Joaquim Esteves, casados, do lugar de Cavaleiro Alvo. // Faleceu por volta de 1920; por sua morte foi citado seu filho, Manuel José Esteves, solteiro, emigrante no Brasil, a fim de assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que o Juízo de Direito da comarca de Melgaço procedeu (JM 1285, de 18/4/1920). 

 

ESTEVES, José António. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores no lugar dos Lourenços. Neto paterno de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, de Soutulho; neto materno de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, dos Lourenços, todos rurais. Nasceu em São Paio a 4/9/1873 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Gonçalves e Ana Rosa Afonso, solteiros, dos Lourenços. // Camponês. // Casou na igreja de São Paio a 22/9/1895 com a sua conterrânea Ana Maria Codesseira, de 36 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar da Rasa, filha de José Luís Codesseira e de Ana Rosa Vaz, lavradores. // Morreu no hospital da Vila de Melgaço a 9/3/1952 (NM 1018, de 23/3/1952).

 

ESTEVES, José Augusto. Filho de António Esteves, de Corçães, Rouças, e de Clementina Rosa Carvalho, da Carreira. N.p. de José Manuel Esteves e de Maria Rosa Alves, de Corçães; n.m. de Francisco José de Carvalho e de Antónia da Assumpção da Neiva, da Carreira, todos lavradores. Nasceu na Carreira, São Paio, a 27/7/1893, e foi batizado pelo padre JAAS a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu a 27/5/1895.

 

ESTEVES, José Augusto. Filho de António Joaquim Esteves e de Teresa de Jesus Domingues. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 38, de 23/2/1913).

 

ESTEVES, José Bento. Filho de Manuel José Esteves e de Joaquina Alves Garelha, lavradores. N.p. de Domingos José Esteves e de Maria Teresa Meleiro; n.m. de Francisco Alves Garelha e de Maria Domingues. Nasceu em Sante, São Paio, a 16/5/1899, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Madrinha: a sua avó paterna.

 

ESTEVES, José Bento. Filho de José Joaquim Esteves e de Joaquina Rosa Domingues, caseiros. N.p. de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro; n.m. de José Luís Domingues e de Ludovina Rosa Cardoso. Nasceu na Raza, São Paio, a 2/2/1900, e foi batizado pelo padre António Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Vaz e Rosa Teresa Vaz, solteiros, lavradores, de São Paio, moradores no lugar de Requeijo. // Nota: é possível que seja o senhor que faleceu no lugar do Cruzeiro, São Paio, a 17/11/1993, casado com Maria Rosa Alves; tinha um filho casado (confirmar).

 

ESTEVES, José Bernardino. Filho de Bento Manuel Esteves e de Ludovina de Jesus Alves, moradores no lugar da Veiga. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Luís Alves e de Maria Teresa Esteves, da Ponte, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 8/6/1874 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Bernardino de Oliveira e sua mulher, Maria Angélica Esteves, da Carpinteira. // Faleceu no lugar da Veiga a 25/8/1876, e foi sepultado na igreja.  

 

ESTEVES, José Cândido. Filho de Manuel Esteves (Barbeitos), de Paderne, e de Emília Rosa Soares, de São Paio. Nasceu a --/--/1880. // Casou com Delfina Rosa Fernandes. // Faleceu a 15/10/1910.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina (ou Rosa Maria) Meleiro. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro; n.m. de Manuel António Meleiro e de Mariana de Abreu, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 9/7/1862 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel José de Abreu, solteiro, lavrador, e Mariana de Abreu, viúva, lavradeira, avó do bebé. // Casou a 7/1/1889 com Joaquina Rosa, de 26 anos de idade, solteira, filha de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, lavradores, da Raza. Testemunhas do acto religioso: José Luís Lobarinhas de Brito, casado, proprietário, morador na Casa e Quinta da Gaia, e Manuel José Gonçalves, solteiro, lavrador, do lugar de Orjaz, Cubalhão.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Esteves e de Emília Rosa Soares, ele de Paderne e ela de São Paio, com morada em Real. N.p. de Francisco José Esteves e de Maria Joaquina Vaz, do Barbeito, Paderne; n.m. de José Maria Soares e de Florinda Rosa Caldas, de Real, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 14/1/1870 e foi batizado a 24 (!) desse mês e ano. Madrinha: Maria Angélica Meleiro, casada, do lugar da Granja, São Paio. // Faleceu em Real a 4/3/1874, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de José António Esteves e de Florinda Rosa Codesseira, ele natural da freguesia de Rouças e ela natural de São Paio, moradores no lugar da Devesa. Neto paterno de ---------- Maria Esteves, solteira, do lugar da Verdade, Rouças; neto materno de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, do lugar da Devesa. Nasceu em São Paio a 22/8/1874 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Alves, viúvo, e sua filha, Joaquina Alves, solteira, do lugar de Corçães, Rouças. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja local a 2/4/1904 com a sua conterrânea e parente no terceiro grau de consanguinidade Maria da Conceição Fernandes, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Carvalha Furada, filha de Manuel Caetano Fernandes e de Joaquina Rosa Vaz. Testemunhas: Germano dos Santos Pires, solteiro, estudante, do lugar do Cruzeiro, e Vicente de Jesus Gonçalves, solteiro, camponês, do lugar do Ameal. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 11/2/1956. 

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, jornaleiros, moradores no lugar de Baratas. N.p. de Bento Manuel Esteves e de Teresa Gonçalves, lavradores, de Quintela, Riba de Mouro; n.m. de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, artistas, de Baratas. Nasceu em São Paio a 30/6/1880 e foi batizado a 1 de Julho desse ano. Padrinhos: António José Gonçalves, casado, lavrador, e Miquelina (ou Marcelina) Rodrigues, solteira, jornaleira, ambos de Baratas. // Era solteiro, jornaleiro, quando casou na igreja local a 4/2/1905 com Ermelinda da Conceição Dias, de 25 anos de idade, solteira, do lugar de Sante, filha de Francisco Domingues Casal e de Vicência Dias, jornaleiros. // Faleceu na freguesia de Paderne a 17/2/1955.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Francisco António Esteves e de Joaquina Marques, rurais, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, do lugar de Carvalha Furada; neto materno de Manuel Marques e de Luísa Marques, do lugar de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 28/12/1882 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e Maria Rosa Lourenço, casados, do lugar de Cavaleiro Alvo, todos lavradores. // Casou na igreja de São Paio a 9/4/1905 com Rosa Lopes, de dezanove anos de idade, sua conterrânea, solteira, camponesa, filha de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues. // Enviuvou a 11/3/1968. // Morreu na sua terra natal a 27/3/1973, com 90 anos de idade. // Com geração.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel José Esteves e de Emília de Sousa Araújo. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).  

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Joaquim Esteves e de Maria Vitória, moradores no lugar do Paço. N.p. de João Esteves e de Rosa Rodrigues, do lugar (que foi) de Fonte Gonçalo; n.m. de Maria Esteves, do Paço. Nasceu em São Paio a 11/5/1802 e foi batizado pelo padre M.A.M., de Paderne, a 16 desse mês e ano. Padrinhos: José Lourenço e esposa, Maria Álvares, de Lobiô, Rouças.    

 

ESTEVES, José Luís. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, moradores no lugar da Carreira. N.p. de Manuel José Esteves e de Rosa Maria de Freitas, do Paço; n.m. de Inácio Domingues e de Maria Rosa Freitas, de Real. Nasceu em São Paio a 3/5/1847 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Luís da Costa Coelho e sua filha Rosa Maria, de Real, S. Paio. // Lavrador. // Casou a 6/12/1877 com Maria do Carmo, de 21 anos, de Golães, Paderne, filha de Luís António Rodrigues e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores, do dito lugar e freguesia. Testemunhas do acto: Manuel Esteves, casado, e António Esteves, solteiro, ambos de Real.        

 

ESTEVES, José Luís (Zé Barbeitos). Filho de Manuel Esteves e de Emília Rosa Soares, ele de Paderne e ela de São Paio, moradores em Real. N.p. de Francisco José Esteves e de Maria Joaquina Vaz, de Barbeito, Paderne; n.m. de José Maria Soares e de Florinda Rosa de Caldas, de Real. Nasceu em São Paio a 10/6/1875 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Caldas, da Carpinteira, solteiro (representado por José Luís Esteves, solteiro, de Real), e Carlota Joaquina Soares, solteira, tia do bebé. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou na igreja de SMP, Vila, a 17/3/1898, com Conceição Rosa (Loba), de 27 anos de idade, lavradeira, filha de António Manuel Sarandão, de Badim, Monção, e de Maria Rosa Gomes, de Rouças, Melgaço, cujo ato foi testemunhado por Feliciano Joaquim Soares e por Carlota Joaquina Soares, irmãos, ou meio irmãos, do noivo! // Com geração.    

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de José Esteves (*) e de Maria Marques, lavradores, naturais de São Paio de Melgaço, residentes no lugar do Pombal (ou Paço), São Paio. N.p. de Pedro Esteves e de Maria Gomes Veloso, de Surribas, Rouças; n.m. de Francisco Marques e de Maria Domingues, do Pombal. Nasceu em São Paio a 16/10/1807 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: José António Durães e sua mulher, Maria Teresa, do lugar da Igreja, Rouças. // Lavrador. // Casou na igreja de Rouças a 15/12/1834 com Maria Francisca, filha de João Manuel de Freitas e de Rosa Maria Esteves, de Surribas, Rouças. Testemunhas: Luís Manuel Domingues, casado, e José de Castro, solteiro, filho de Frutuoso José de Castro, ambos do lugar da Igreja. // Morreu no lugar do Paço a 7/7/1864, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento para o espiritual. // Deixou uma filha. /// (*) Já defunto em 1834.

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues, moradores no lugar da Veiga, São Paio. N.p. de Manuel António Esteves e de Ana Maria Mendes, do Covelo, Paderne, termo de Valadares; n.m. de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 11/9/1830 e foi batizado pelo padre JD a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Meixeiro e sua irmã, Maria José Meixeiro, solteiros, do lugar da Carpinteira.

 

ESTEVES, José Manuel. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, lavradores. Nasceu por volta de 1871. // Morreu a 18/7/1874, no lugar do Paço, com todos os sacramentos, com 23 anos de idade, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, José Maria. Filho de Manuel António Esteves e de Ana Joaquina Alves, moradores no lugar da Gaia. N.p. de Maria Joaquina Gonçalves, dos Moinhos, Paderne; n.m. de Manuel Alves e de Ana Maria Fernandes, do Granjão, Paderne. Nasceu em S. Paio a 3/12/1842 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: António Luís de Araújo Cunha, da Quinta da Gaia. 

 

ESTEVES, José Maria. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, moradores no lugar do Paço. N.p. de Rosa Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina Silva, da Ponte, todos lavradores. Nasceu em S. Paio a 15/6/1867 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o avô materno e a avó paterna. 

 

ESTEVES, Josefa Maria. // Da Gaia. // Faleceu viúva, com todos os sacramentos, com testamento, a 3/10/1855, e no dia 4 foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente.

 

ESTEVES, Josefina Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Emília Rosa Soares, ele de Paderne e ela de São Paio, moradores em Real. N.p. de Francisco José Esteves e de Maria Joaquina Vaz, de Barbeito, Paderne; n.m. de José Maria Soares e de Florinda Rosa de Caldas, de Real. Nasceu em São Paio a 13/2/1868 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Feliciano Joaquim Soares e sua irmã Eulália Leonor Soares, solteiros, de Real, todos lavradores. 

 

ESTEVES, Julieta. Filha de Francisco Esteves e de Rosa Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1919 (JM 1234). // Faleceu no lugar do Cruzeiro, São Paio, com apenas sete dias de vida.

 

ESTEVES, Justino. Filho de Ana Rosa Esteves, solteira, lavradora. Neto materno de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves. Nasceu em Soutulho, São Paio, a 10/5/1885, e foi batizado pelo padre JAF a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António José Vieites e Maria Joaquina Esteves, tia materna, casados, lavradores, residentes no dito lugar. // Casou a 26/4/1915 com Maria da Glória, de 21 anos de idade, sua conterrânea, filha de Elvira dos Anjos Rodrigues. // Ambos os cônjuges faleceram em São Paio: a sua mulher a 9/3/1963 e ele a 22/7/1963.

 

ESTEVES, Laureana. Filha de José Joaquim Esteves e de Maria da Conceição Fernandes, lavradores, sampaienses, residentes no lugar de Carvalha Furada. Neta paterna de José António Esteves e de Florinda Rosa Codesseira; neta materna de Manuel Joaquim Fernandes e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu em São Paio a 31/5/1908 e nesse mesmo dia foi batizada. Padrinhos: António José Esteves e Rosalina Lourenço, casados, camponeses.  

 

ESTEVES, Laurinda de Jesus. Filha de José Joaquim Esteves e de Joaquina Rosa Domingues, lavradores-caseiros, sampaienses, residentes no lugar da Rasa. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro; neta materna de José Luís Domingues e de Ludovina Rosa Cardoso. Nasceu em São Paio a 2/9/1903 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja. Padrinhos: Manuel José Vaz e Rosa Teresa Vaz, solteiros, camponeses.

 

ESTEVES, Ludovina de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, residentes no Paço, São Paio. N.p. de Rosa Maria Esteves, solteira, moradora que foi no dito lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, residentes no lugar da Ponte. Nasceu no lugar do Paço a 3/8/1885, e foi batizada pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Durães e Joaquina Rosa Gomes, casados, moradores no Regueiro, todos lavradores. // Casou a 26/2/1914 com António Joaquim Meleiro Gonçalves (ou Gonçalves Meleiro). // Com geração.     

 

ESTEVES, Luís António. Filho de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de José Bento Esteves e de Rosa Álvares, de Mourentão, Arbo; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 12/1/1841 e foi batizado dois dias depois. Padrinho: Manuel António Domingues, de Lourenços. // (Gémeo de Francisco José).

 

ESTEVES, Luísa. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu a 2/1/1821.

 

ESTEVES, Manuel. // Morou em Cavaleiro Alvo. // Casou com Maria Fidalga. // A 7/7/1787 já estava viúvo. // Nesse ano fez testamento.

 

ESTEVES, Manuel. // Morou em Lourenços. // Faleceu solteiro, a 5/1/1837, absolvido condicionalmente, e sem os mais sacramentos, devido à escassez do tempo, e foi sepultado na igreja no dia sete, com ofício de corpo presente, de acordo com o seu testamento. 

 

ESTEVES, Manuel. // De Cavencas. // Faleceu a 15/4/1841, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia 16.

 

ESTEVES, Manuel. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu só com a extrema-unção, por causa da sua demência, a 5/8/1846, sem testamento, e foi sepultado na igreja, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.

 

ESTEVES, Manuel. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu com todos os sacramentos, com testamento para o espiritual, a 7/11/1849, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel José Esteves e de Ana Mendes, lavradores, de Paderne, residentes que foram em Covelo. // Casou em segundas núpcias com Carlota Joaquina Rodrigues. // Faleceu na Veiga, São Paio, a 25/6/1873, com todos os sacramentos. // Tinha 73 anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Fizera testamento. // Deixou filhos da 1.ª esposa.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Dias, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de Pedro Esteves e de Antónia Gonçalves, castrejos; n.m. de António Dias e de Domingas Esteves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 30/12/1805 e foi batizado a 1/1/1806. 

 

ESTEVES, Manuel. // Nasceu por volta de 1879. // Morreu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a --/--/1931, com 52 anos de idade (NM 99, de 1/3/1931). 

 

ESTEVES, Manuel. // Morreu a 15/3/1947, no lugar de Cavaleiro Alvo, São Paio. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Joaquim Esteves e de Teresa de Jesus Domingues, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Barreira. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues; neto materno de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Codesseira. Nasceu em São Paio a 22/8/1907 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, rural, e Maria Domingues, solteira, camponesa. // Morreu a 22/8/1908 e foi sepultado no cemitério paroquial.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Joaquim Esteves e de Teresa de Jesus Domingues, lavradores. Nasceu em São Paio por volta de 1918. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1556, de 30/5/1965: «Bárbara agressão. No passado dia 26 do corrente mês de maio recebeu curativos no hospital da SCMM o senhor Manuel Esteves, de 47 anos de idade, solteiro, agricultor, natural de São Paio, residente no lugar de Oleiros, Rouças, que sofreu fratura do crâneo e vários ferimentos graves pelo corpo, por ser barbaramente agredido à gadanhada por um seu cunhado de nome José Crispim, quando regressava dos trabalhos da ceifa. O infeliz Esteves depois de socorrido pelo cirurgião Dr. Manuel Gonçalves Ribeiro ficou internado por o seu estado inspirar cuidados. A G.N.R. do posto desta vila tomou conta da ocorrência enviando o agressor e um seu filho, também cúmplice no crime, ao tribunal judicial desta comarca, onde aguardam julgamento.»    

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Alfredo Augusto Esteves e de Maria de Jesus Meleiro. Nasceu em São Paio a --/--/1938 (NM 400).

 

ESTEVES, Manuel António. // Do Regueiro. // Faleceu já viúvo, a 25/5/1837, com testamento, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Joaquim Esteves e de Vitória Fernandes, moradores no lugar do Paço. N.p. de João Esteves e de Rosa Rodrigues, de Fonte Gonçalo; n.m. de Maria Esteves, do Paço. Nasceu em São Paio a 28/9/1797 e foi batizado a 1 de Outubro desse ano. Padrinhos: Manuel António de Castro e sua filha Maria Teresa de Castro, solteira, de Cavencas (avô e mãe do célebre “Tomás das Quingostas”).   

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Pedro Esteves e de Ana Esteves, moradores no lugar do Nogueiral. N.p. de Manuel Esteves e de Isabel Pinheiro, do dito lugar; n.m. de ------- Esteves e de Perpétua Esteves, de Surribas, Rouças. Nasceu em São Paio a 9/4/1811 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua mulher Maria Durães, da Raza.  

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, de Soutulho. N.p. de Pedro Esteves e de Antónia Gonçalves, de Portos, Castro Laboreiro; n.m. de António Dias e de Domingas Esteves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 15/7/1812 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Madrinha: Maria Madalena Rodrigues, de Soutulho.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Maria Joaquina Gonçalves, solteira, lavradora, residente que foi no lugar dos Moinhos, Paderne. Nasceu por volta de 1816. // Negociante. // Casou com Ana Joaquina Alves, e moraram na Gaia, São Paio, onde ele morreu a 20/6/1882, com os sacramentos da penitência e extrema-unção. // Tinha sessenta e seis anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos. // A sua viúva faleceu no dito lugar da Gaia a 10/3/1900.   

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel Esteves e de Maria Luísa Meleiro. Neto paterno de António Esteves e de Maria Antónia Meleiro; neto materno de Domingos Meleiro e de Ana Rodrigues. Nasceu em São Paio a 22/7/1825 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Meleiro e sua irmã, Rosa Maria Meleiro, solteira, todos de Cavaleiro Alvo. // Nota: deve ter falecido bebé, pois seu irmão a seguir tem o mesmo nome.  

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel Esteves e de Maria Luísa Meleiro. N.p. de António Esteves e de Maria Antónia Meleiro; n.m. de Domingos Meleiro e de Ana Rodrigues. Nasceu em São Paio a 19/10/1827 e foi batizado pelo padre JVC a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Meleiro e sua irmã, Rosa Maria Meleiro, solteira, todos de Cavaleiro Alvo. // Faleceu em Cavaleiro Alvo a 19/8/1865, com todos os sacramentos. // Lavrador. // Era casado com Rosa Maria Meleiro. // Foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.     

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Agostinho Esteves e de Maria Teresa Mendes, moradores em Verdelha, lugar meeiro de São Paio e Paderne. N.p. de Pedro Esteves e de Antónia Gonçalves, dos Portos, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Mendes e de Ana Lourenço, de Verdelha. Nasceu em São Paio a 13/4/1839 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues Ramos e sua filha Manuela, do lugar da Ponte. // Foi sargento da Guarda-Fiscal. // Morreu no lugar do Soutulho a 23/12/1909, com todos os sacramentos, no estado de casado com Alexandrina de Almeida, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.  

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Manuel Esteves e de Ana Rosa (ou Ana Maria) Domingues, da Veiga. N.p. de Manuel António Esteves e de Ana Maria Mendes, de Covelo, Paderne; n.m. de Manuel Caetano Domingues e de Margarida Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 22/6/1841 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e Rosa Domingues, da Carpinteira.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de António José Esteves e de Rosa Joaquina Gonçalves, lavradores, ele de São Paio e ela de Paderne, residentes em Soutulho. // Faleceu neste último lugar a 7/7/1874, menor de sete anos, e foi sepultado na igreja de São Paio.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de José António Esteves e de Florinda Rosa Codesseira, ele de Rouças e ela de São Paio, moradores no lugar da Devesa. N.p. de Antónia Maria Esteves, solteira, do lugar da Verdade, Rouças; n.m. de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, do lugar da Devesa, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 20/1/1871 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Soares e sua mulher (Teresa Lourenço Esteves? galega?), tios do bebé.  

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de José Joaquim Esteves e de Joaquina Domingues. N.p. de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro; n.m. de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 7/3/1894, e foi batizado pelo padre António Esteves a 12 desse mês. Padrinhos: Domingos José Esteves e Maria Teresa Meleiro, casados, dos Lourenços, todos lavradores.

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de Júlio Manuel Esteves e de Maria Rosa Alves. N.p. de Francisco António Esteves e de Rosa Maria Alves; n.m. de Francisco Manuel Alves e de Teresa Rosa Monteiro. Nasceu em Sante, São Paio, a 12/12/1894, e foi batizado pelo padre AE nesse dia. Madrinha: Joaquina Rosa Rodrigues, casada, do lugar acima citado, todos lavradores.   

 

ESTEVES, Manuel António. Filho de José Joaquim Esteves e de Maria da Conceição Fernandes, lavradores, sampaienses, residentes no lugar de Carvalha Furada. Neto paterno de José António Esteves e de Florinda Rosa Codesseira; neto materno de Manuel Caetano Fernandes e de Joaquina Rosa Vaz. Nasceu em São Paio a 17/5/1905 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Rosa Esteves, solteira, ambos jornaleiros.// Casou na CRCM a 26/2/1929 com Deolinda Augusta Codesseira. // Enviuvou a 15/6/1987. // Morreu em Santo André, São Paio, a 16/4/1996.

 

ESTEVES, Manuel Caetano. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, moradores no lugar do Paço. Neto paterno de Rosa Maria Esteves, solteira, do dito lugar; neto materno de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, do lugar da Ponte, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 26/3/1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Marques, casado, da Raza, e Clemência Caetana Rodrigues, solteira, do Paço. // Era solteiro, oficial de pedreiro, quando casou na igreja a 24/9/1899 com a sua conterrânea Emília de Sousa Araújo, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Carpinteira, filha de Manuel Joaquim de Sousa Araújo, natural de Prado, e de Joaquina Rosa Meleiro, natural de São Paio, rurais. Testemunhas: o padre José Bento de Fontes e Germano dos Santos Pires, solteiro, estudante, ambos do lugar do Cruzeiro.     

 

ESTEVES, Manuel Francisco. Filho de José Maria e de Florinda Rosa Esteves. N.p. de Vitorino Joaquim Exposto e de Rosa Maria Afonso; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues. Nasceu no lugar do Paço, São Paio, a 22/3/1894, e foi batizado pelo padre António Esteves a 30 desse mês. Padrinhos: Francisco Aires e Maria Esteves, casados, da Costinha, Rouças, todos lavradores.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. // De Cavaleiro Alvo. // Casado. // Faleceu só com o sacramento da penitência, não recebendo os outros por brevidade da doença, sem testamento, a 9/5/1858, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com ofício de corpo presente de oito padres.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Teresa Marques, moradores no lugar do Barral. Neto paterno de João Esteves e de Maria Domingues, do dito lugar; neto materno de Manuel Marques e de Ana Domingues, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 8/10/1812 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Pedro Domingues e sua irmã Antónia Domingues, viúva. // Lavrador. // Morreu no lugar do Barral a 25/2/1892, somente com o sacramento da extrema-unção, no estado de viúvo de Maria Rosa Rodrigues, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Ana Joaquina Esteves, solteira, moradora na Carpinteira. N.m. de Manuel António Esteves e de -------------------, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 24/3/1821 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinho: o padre que o batizou, João Manuel Esteves.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Esteves e de Antónia Gonçalves, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de Joaquim Esteves e de Vitória Fernandes, do Paço; n.m. de Manuel José Gonçalves e de Maria Marques, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 12/4/1822 e foi batizado a 14 desse mês. Padrinhos: Manuel Joaquim Durães e Luísa Fernandes (sua criada?), da Raza. // Casou com Rosa Maria, filha de Francisco Domingues “Lameiro” e de Domingas de Castro, de Carvalha Furada. // Com geração.    

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Joaquina (ou Rosa Maria) Esteves, solteira, moradora no lugar do Paço. Neto materno de Manuel José Esteves e de Rosa de Freitas, do dito lugar. Nasceu em São Paio a 2/5/1838 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves e Maria Joaquina -------, tios do bebé. // Lavrador. // Morreu a 21/10/1897, no sobredito lugar do Paço, com todos os sacramentos, no estado de casado com Rosa Maria Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Antónia Joaquina Esteves, moradora no lugar de Real. N.m. de Clara Esteves, da Carpinteira. Nasceu em S. Paio a 14/12/1856 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites, da Carreira, e Maria Alves, solteira, de Real.   

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Bento Manuel Esteves e de Ludovina de Jesus Alves, moradores no lugar do Pombal. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues, da Veiga; n.m. de Manuel Luís Alves e de Maria Teresa Esteves, do Pombal, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 20/9/1870 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Carlota Rosa Rodrigues, da Veiga. // Faleceu na Veiga a 4/9/1872 e foi sepultado na igreja da freguesia.  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Maria do Patrocínio Esteves, solteira. Neto materno de António José Esteves e de Rosa Joaquina Gonçalves. Nasceu em Soutulho, São Paio, a 9/12/1890, e foi batizado pelo padre MJV a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Meleiro, da Granja, solteiro, e Maria Rosa Esteves, dos Lourenços, solteira, ambos de São Paio, todos lavradores. // Casou a 6/4/1921 com Narcisa do Rosário Porfírio, de 23 anos de idade, de Milharado, Mafra, filha de António Sebastião e de Matilde do Rosário. // Faleceu na Malveira, Mafra, a 31/8/1942.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de José Joaquim Esteves e de Rosa Lopes, serviçais, sampaienses, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neto paterno de Francisco António Esteves e de Joaquina Rosa Marques; neto materno de José Joaquim Lopes e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em São Paio a 20 de Julho de 1907 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: José Joaquim Meleiro e Maria Meleiro, casados, lavradores. // Morreu na sua freguesia de nascimento a 15 de Setembro de 1947.

 

ESTEVES, Manuel José. // De Lourenços. // Faleceu, sendo sepultado na igreja a 24/7/1806.

 

ESTEVES, Manuel José. // Do Paço. // Faleceu a 23/3/1820.

 

ESTEVES, Manuel José. // Do Paço. // Faleceu a 31/3/1820.

 

ESTEVES, Manuel José. // Da Carreira. // Faleceu solteiro, a 19/11/1823.

 

ESTEVES, Manuel José (Padre). // Em Julho de 1823 era pároco da igreja de São Paio.

 

ESTEVES, Manuel José. // Do Barral. // Faleceu viúvo, com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os demais por causa da doença, sem testamento, a 19/9/1857, e foi sepultado na igreja no dia 21, com ofício de corpo presente de sete padres.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de ---------- Esteves e de Ana Josefa Esteves. N.p. de Manuel Esteves e de Isabel Pinheiro, todos do Nogueiral; n.m. de Simão Esteves e de Perpétua Esteves, de Rouças. Nasceu em São Paio a 11/4/1803 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: José Meleiro (?) e sua mulher Ana Soares, da Carpinteira. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel José Esteves e de Rosa Maria de Freitas, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel José Esteves e de Francisca Gomes, do dito lugar; n.m. de Melchior de Freitas e de Antónia Gonçalves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 7/8/1816 e foi batizado a 13 desse mês. Padrinhos: Manuel José Carvalho e mulher, Isabel Codesseira, da Veiga. // Casou com Maria Joaquina Domingues, filha de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, do lugar de Real. // Foi lavrador e carpinteiro. // Faleceu em Real, com todos os sacramentos, a 14/4/1861, e foi sepultado na igreja de São Paio no dia seguinte. // Não fizera testamento e deixou cinco filhos.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Ana Joaquina. N.m. de António Esteves e de Maria Josefa Quintela, moradores na Carpinteira. Nasceu em São Paio a 12/4/1827, e foi batizado pelo padre JVC a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes (viúvo?) e Rosa Fernandes (viúva?), todos de Real.      

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, moradores em Soutulho. N.p. de José Benito Esteves e de Rosa Álvares (ou Rosa Mendes), de Mourentão, Arbo; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 10/4/1834 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: padre MJGC e Maria Joaquina, solteira, filha de Manuel António Afonso e de Maria Josefa, de Baratas. // Faleceu a 21/7/1835 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.   

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de José Bento Esteves e de Rosa Álvares, de Mourentão, Arbo; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 26/2/1839 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António José Domingues, solteiro, de Lourenços, e Maria Joaquina, solteira, de Baratas. // Lavrador. // Casou a 10/6/1871 com Maria Joaquina Rodrigues, solteira, de 35 anos de idade, de Lourenços, filha de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, lavradores. Testemunhas do acto religioso: Francisco José Rebelo, do Cruzeiro, e o padre Manuel José Meleiro de Castro, da Raza. // Com geração. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de João Esteves e de Maria Joaquina Garcia, moradores no lugar do Paço. N.p. de Joaquim Esteves e de Vitória Pulquéria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Teresa Gonçalves, solteira, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 12/5/1851 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre Manuel José Meleiro de Castro e Carlota Rosa Rodrigues, solteira, da Veiga. // Faleceu a 13/3/1853 e foi sepultado na igreja no dia seguinte.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de Manuel António Esteves e de Antónia Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Francisco Domingues “Lameiro” e de Domingas de Castro (Freitas), de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 10/8/1852 e foi batizado dois dias depois. Madrinha: a sua avó paterna. // Morava em Carvalha Furada, São Paio, onde nascera, quando casou na igreja de Lamas de Mouro, a --/--/1873, com Margarida Teresa Alves, de 25 anos de idade, filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rosa Domingues, moradora em Lamas de Mouro. // Enviuvou a 29/1/1911. // Com geração.   

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro, do dito lugar; n.m. de Manuel António Meleiro e de Mariana de Abreu, de Lourenços. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 5/7/1857 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel José de Abreu e Mariana de Abreu, ele tio e ela avó do recém-nascido. // Era solteiro, lavrador, morava no lugar onde nascera, quando casou na igreja de Rouças a 17/12/1879 com Ana Joaquina, solteira, camponesa, nascida em Lobiô, Rouças a 3/2/1853, e batizada a seis desse mês, filha de Domingos José Meleiro e de Maria Gonçalves, lavradores, naturais de Rouças. Testemunhas: António Caetano de Castro e António Joaquim Durães.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Domingos José Esteves e de Maria Teresa Meleiro, residentes no lugar de Lourenços, lavradores. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro, de Cavaleiro Alvo; neto materno de Manuel António Meleiro e de Mariana de Abreu, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 21/9/1860 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: Manuel José Abreu, solteiro, lavrador, de Lourenços, tio materno do bebé, e Mariana de Abreu, viúva, lavradeira, avó materna. // Camponês. // Casou na igreja de São Paio a 23/12/1892 com Joaquina Alves Garelha, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Sante, filha de Francisco Alves Garelha e de Maria Domingues Longarinha, rurais.   

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de José Luís Esteves, natural de Paderne, e de Joaquina Rosa Afonso, natural de São Paio, lavradores, residentes no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de Manuel Esteves e de Rosa Esteves, de Sainde; n.m. de Manuel Afonso e de Maria Lopes, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 9/8/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Soares e Ana Rosa Afonso, solteiros, moradores em Cavaleiro Alvo. // Lavrador. // Casou na igreja do mosteiro de Paderne a 5/4/1896 com Ludovina Rosa de Sousa, de 24 anos de idade, solteira, doméstica, natural de Paderne, residente no lugar de Estivadas, filha de Manuel José de Sousa e de Claudina Lourenço, rurais. // Era pedreiro, viúvo de Ludovina Rosa de Sousa, morava no lugar de Sainde, quando casou em segundas núpcias na igreja do mosteiro a 13/9/1903 com Maria Teresa Gomes de Sousa, de 34 anos de idade, solteira, doméstica, residente em Sante, filha de José Joaquim Gomes de Sousa, carpinteiro, e de Maria Justina Dias, doméstica. Testemunhas: António Joaquim Domingues Casal, casado, lavrador, e Manuel Joaquim Domingues, casado, rural, ambos moradores no lugar de Sante. // Faleceu em Sainde, Paderne, a 8/7/1939.

 

ESTEVES, Manuel José. // Nasceu por volta de 1874. // Morreu no lugar da Rasa, São Paio, a --/--/1929, com 55 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 24, de 4/8/1929).

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de Francisco [António] Esteves e de Joaquina [Rosa] Marques. Neto paterno de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Domingues; neto materno de Manuel Marques e de Luísa Marques, todos de Cavaleiro Alvo, lavradores. Nasceu nesse lugar de São Paio a 17/7/1879 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Lopes e irmã, Ludovina, solteiros, do sobredito lugar. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja local a 30 de Setembro de 1906 com a sua conterrânea Maria Rosa Lopes, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Joaquim Lopes e de Maria Joaquina Domingues, rurais.

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de José António Esteves e de Maria Rosa Soares. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Domingues; n.m. de Francisco António Soares e de Ana Meleiro. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 3/11/1885 e foi batizado pelo padre JAF a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, casados, todos lavradores e residentes no lugar citado. // Em 1920 estava solteiro e residia em parte incerta do Brasil; nesse foi citado pelo Juízo de Direito a fim de assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que se procedia por óbito de seu pai (Jornal de Melgaço n.º 1285, de 18/4/1920).

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de José Joaquim Esteves e de Joaquina Rosa Domingues. Neto paterno de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro; neto materno de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso, moradores na Raza. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 3/1/1890, e foi batizado pelo padre MJV a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Esteves e sua mulher Maria Teresa Meleiro, tios paternos do batizando, residentes nos Lourenços, todos lavradores. // Morreu a 25/2/1891.      

 

ESTEVES, Marcial Augusto. Filho de Angelina Rosa Esteves, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar do Paço. Neto materno de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Domingues. Nasceu em São Paio a 5/9/1908 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Esteves e Teresa de Jesus Domingues, jornaleiros. // Lê-se à margem: «registado no livro de óbitos do ano de 1925…» 

 

ESTEVES, Margarida. // Da Carpinteira. // Faleceu a 23/4/1837 e foi sepultada na igreja no dia 25. // Fizeram-lhe o bem de alma, de acordo com o seu testamento. 

 

ESTEVES, Maria. // Nasceu no século XVIII. // Casou com Manuel Fernandes. // Morou no lugar da Costa. // Fez testamento por volta de 1790.

 

ESTEVES, Maria. // Morou no Nogueiral. // Faleceu a 18/1/1808, sendo sepultada na igreja, com ofício de corpo presente.

 

ESTEVES, Maria. // Morou no lugar do Paço. // Faleceu viúva, a 16/12/1811.

 

ESTEVES, Maria. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu viúva, a 11/12/1816.

 

ESTEVES, Maria. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu casada, a 25/4/1824.

 

ESTEVES, Maria. // Do lugar do Paço. // Faleceu viúva, a 26/8/1848, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 27. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de (ignorava-se o nome dos pais, por não serem de São Paio). Nasceu na década de noventa do século XVIII. // Casou com Manuel António Alves, de Cavaleiro Alvo, onde faleceu, com todos os sacramentos, e com testamento escrito, já viúva, a 28/1/1861, com 70 anos de idade, mais ou menos. // Foi sepultada na igreja de São Paio no dia seguinte. // Tinha um filho adulto, seu herdeiro; o terço dos seus bens deixou-o a um neto.   

 

ESTEVES, Maria. Filha de ---------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1876. // Faleceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a --/--/1938, com 62 anos de idade (NM 398). 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Filomena Rosa Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 55, de 29/6/1913). 

 

ESTEVES, Maria Alice. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Pureza da Luz Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (NM 34, de 13/10/1929).

 

ESTEVES, Maria Alice. Filha de António Augusto Esteves e de Filomena Rosa Vaz. Nasceu a --/--/19--. // Morava em Santo André quando casou na igreja de São Paio a 14/8/1958 com Manuel José Nabeiro da Rocha, sapateiro, da Vila, com oficina perto da Ponte da Carpinteira. // Faleceu a 23/9/2003. // Tiveram um filho: José António.

 

ESTEVES, Maria Angélica. Filha de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues, moradora no lugar da Veiga. N.p. de Manuel António Esteves e de Ana Maria Mendes, de Covelo, Paderne; n.m. de Manuel Caetano Domingues e de Margarida José Esteves, da Carpinteira. Nasceu em São Paio a 12/3/1846 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, solteiro, tio da criança, da Carpinteira. // Casou a 27/6/1869 com José Bernardino, da mesma idade, filho de António José de Oliveira e de Maria Florinda, lavradores, do lugar da Carpinteira. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu na Carpinteira em 1914 (ver Correio de Melgaço n.º 83, de 18/1/1914).  

 

ESTEVES, Maria Angélica. Filha de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de José Luís Esteves e de Rosa Alves, de Mourentão, Arbo, Galiza; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Ventura, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 9/7/1848 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António José Gonçalves e sua mulher, Maria Joaquina Afonso, de Baratas. 

 

ESTEVES, Maria Angélica. Filha de Bento Manuel Esteves e de Ludovina de Jesus Alves, moradores no lugar do Pombal, São Paio. N.p. de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues, da Veiga; n.m. de Manuel Luís Alves e de Maria Teresa Esteves, do Pombal. Nasceu em São Paio a 9/9/1868 e foi batizada a 13 desse mês. Padrinhos: Manuel Esteves e sua filha, Maria Angélica, solteira, da Veiga, todos lavradores.   

 

ESTEVES, Maria Caetana. // Filha de Sebastião Esteves e de Ângela Domingues, moradores no lugar do Paço. Nasceu na segunda metade do século XVIII. // Casou com José, filho de João Manuel da Silva (Dantas) e de Josefa Maria de Aguiar, da freguesia e Couto de Cabaços, termo de Ponte de Lima. // Faleceu a 2/5/1830; foi amortalhada em túnica de São Francisco, e teve ofício de corpo presente de seis padres, tudo por esmola, por ser pobre. O cura, padre João Durães, cantou uma missa. // Deixou filhos.  

 

ESTEVES, Maria Carolina. Filha de Manuel António Esteves e de Ana Joaquina Alves, moradores no lugar da Gaia. N.p. de Maria Joaquina Gonçalves, de Moinhos, Paderne; n.m. de Manuel Alves e de Ana Maria Fernandes, do Granjão, Paderne. Nasceu em São Paio a 12/1/1847 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinho: José António Cunha Araújo, do Rio do Porto, SMP, e com sua procuração assistiu ao acto Manuel José de Puga, de Crastos, Paderne. // Casou a 29/8/1868 com Manuel Joaquim, filho de Manuel Joaquim Domingues e de Luísa Teresa da Vila, do Barral.

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de António Joaquim Esteves e de Teresa de Jesus Domingues, lavradores, sampaienses, residentes no lugar do Barreiro. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues; neta materna de Manuel Joaquim Domingues e de Ana Rosa Codesseira. Nasceu em São Paio a 14/11/1905 e no dia seguinte foi batizada na igreja. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, avô materno da neófita, e Maria Joaquina Domingues, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 2/2/1925 com o seu conterrâneo Ilídio Vitorino Rodrigues, de dezoito anos de idade, filho de Vitorino José Rodrigues e de Ana Joaquina da Ribeira. // O seu marido morreu em São Paio a 27 de Novembro de 1973. // Ela faleceu na mesma freguesia a 7/1/1984.  

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de José Joaquim Esteves e de Ermelinda Domingues Casal, jornaleiros, naturais e moradores em Sante. Nasceu nesse lugar de São Paio e Paderne às quatro horas da manhã de 8/7/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914) e foi registada na Vila, na Conservatória do Registo Civil, mas não seria batizada na igreja logo a seguir «por falta de meios e por estarem os padrinhos ausentes.» Os seus pais pediam, através de um requerimento dirigido ao Vigário Capitular, datado de 20/10/1914, licença à hierarquia eclesiástica para a poderem batizar cristãmente. Assinou, a rogo, o padre José António Alves Salgueira. // Faleceu em Sante a --/--/1915, com apenas nove meses de idade (Correio de Melgaço n.º 147, de 2/5/1915).        

 

ESTEVES, Maria das Dores. Filha de Justino Esteves e de Maria da Glória Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 205, de 2/7/1916).

 

ESTEVES, Maria Engrácia. Filha de Manuel José Esteves e de Domingas Vaz. N.p. de Manuel Esteves e de Maria de Freitas, todos moradores em Cavencas; n.m. de Domingos Vaz e de Isabel Domingas, do Pombal. Nasceu em São Paio a 14/10/1798 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Vaz, de Queirão, Paderne, e Isabel de Freitas, solteira, da Corga, Rouças. // Casou com -------------------------------. // Depois de ficar viúva teve uma filha: Ana Rosa Esteves.  

 

ESTEVES, Maria de Fátima. Filha de José Esteves e de Pureza de Jesus Soares. Neta paterna de ------------ Esteves e de -----------------------; neta materna de José Maria Soares e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em São Paio a 22/4/1961. // Casou com Manuel José Vieites, natural da Gave, o qual trabalhava como segurança em Braga, salvo erro no Hospital de São Marcos. // Enviuvou na década de oitenta (*). // É funcionária (2.º ajudante) da Conservatória do Registo Civil de Braga desde 1981. // Mãe de uma filha, nascida em Braga, casada. // No ano de 2011 Maria de Fátima residia com a sua mãe. /// (*) O seu marido apareceu morto no lugar do Peso, freguesia de Paderne; o médico Dr. Ribeiro considerou a sua morte um suicídio, mas há quem duvide; arrisca-se a hipótese de ter sido um ajuste de contas.       

 

ESTEVES, Maria de Jesus. Filha de Armando Esteves e de Capitolina de Jesus Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1930 (NM 77, de 14/9/1930).

 

ESTEVES, Maria Joana. // Do Barral. // Faleceu com todos os sacramentos, sem testamento, a 7/8/1849, e foi sepultada na igreja a nove, com ofício de corpo presente de seis padres.

 

ESTEVES, Maria Joana. Filha de João António Esteves e de Josefa de Fontes, lavradores, de Paderne, residentes no Barral. // Casou com Bento José Cerdeira, de quem ficou viúva. // Morreu no Cruzeiro, São Paio, a 12/5/1875, de repente. // Tinha 80 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.  

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Vitória (ou Vitorina) Pulquéria Fernandes, moradores no lugar do Paço, lavradores. N.p. de João Esteves e de Rosa Rodrigues, do lugar de (Fonte Gonçalo?); n.m. de Maria Esteves, do Paço. Nasceu em São Paio a 22/1/1807 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua irmã Antónia, da Raza. // Casou com Francisco António, filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, da Raza, de quem ficou viúva. // Faleceu no Paço, a 24/1/1881, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.     

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Esteves e de Rosa Maria de Freitas, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel Esteves e de Francisca Gomes, do dito lugar; n.m. de Matias de Freitas e de Antónia Gonçalves, do Nogueiral. Nasceu em São Paio a 2/9/1807 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Carvalho e mulher, Isabel Codesseira, da Raza. // Lavradeira. // Casou com António José Alves, de quem ficou viúva. // Morreu em Cavencas a 17/7/1868, repentinamente, sem sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Sem geração.   

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Esteves, viúvo, de Crastos, Paderne, e de Maria Rosa, solteira, do Barral, Paderne. N.p. de José Esteves e de Maria Esteves, de Crastos; n.m. de Manuel Valadares e de Maria Esteves, do Barral. Nasceu a 21/8/1809 e foi batizada na igreja de São Paio dois dias depois. Madrinha: Maria Joaquina Pereira, viúva, do Barral, Paderne.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel António Esteves e de Antónia Maria Marques. N.p. de Joaquim Esteves e de Vitória Fernandes, do Paço; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Marques, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 3/6/1829 e foi batizada pelo padre JVC a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves, de Lobiô, Rouças, e sua filha, Maria Joaquina.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de José Manuel Esteves e de Maria Francisca de Freitas, lavradores, residentes no lugar do Pombal, ele de São Paio e ela de Rouças. // Lavradeira. // Casou com Manuel José Fernandes, de Vilela, Rouças. // Morreu no Pombal (ou Paço) a 23/6/1869, com todos os sacramentos. // Tinha 40 anos de idade. // Foi sepultada na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro, lavradores, sampaienses. Neta paterna de António Esteves e de Antónia Meleiro; neta materna de Domingos Meleiro e de Ana Rodrigues. Nasceu em São Paio a 3/5/1831 e foi batizada pelo padre JD a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Meleiro e sua mulher Maria Rosa Gomes, todos de Cavaleiro Alvo, São Paio. // Lavradeira. // Faleceu a 1/3/1903, no lugar de Cavaleiro Alvo, com todos os sacramentos, no estado de viúva de José Bernardo Lopes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, moradores no lugar de Soutulho. N.p. de José Benito Esteves e de Rosa Álvares, de Mourentão, Arbo, Tui; n.m. de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 12/9/1835 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António José, solteiro, filho de Manuel António Codesseira, de Lourenços, e Maria Joaquina, solteira, filha de Manuel António Afonso e de Maria Josefa, de Baratas.

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de António José Esteves e de Maria Marques, moradores no lugar de Carvalha Furada. N.p. de Manuel José Esteves e de Teresa Marques, do Barral; n.m. de António José Marques e de Maria Pereira, ele de Carvalha Furada, São Paio, e ela de Rualde, São Martinho, concelho de Vila Real. Nasceu em São Paio a 8/7/1854 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António José Marques e sua mulher, Ana Maria da Gama, de Carvalha Furada. // Casou a 14/6/1874 com António Joaquim, filho de Manuel José Meleiro e de Rosa Gonçalves, lavradores, do lugar de Cavaleiro Alvo. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu em Carvalha Furada a --/--/1938, com 84 anos de idade (NM 383).

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Esteves e de Rosa Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar do Paço. N.p. de Rosa Esteves, solteira, do dito lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, da Ponte. Nasceu em São Paio a 9/2/1863 e foi batizada a 12 desse mês. Padrinho: Manuel António Domingues, casado, lavrador e pedreiro, morador no lugar da Ponte. // Casou com Francisco Aires, de Rouças. // Enviuvou a 4/4/1919. // Faleceu no lugar da Costinha, Rouças, a 16/11/1935, viúva, em consequência de graves queimaduras; estava à lareira e quando se apercebeu que estava a arder já não teve hipóteses de se salvar (ver Notícias de Melgaço n.º 292). // Foi sepultada no cemitério daquela freguesia. // Nota: no seu assento de óbito aparece-nos como Maria Joaquina Durães, filha de Manuel Durães e de Rosa Maria Domingues; o erro, quanto a mim, deve ter sido cometido pelo declarante, José Esteves, do lugar do Telheiro, Rouças.    

 

ESTEVES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Esteves e de Emília Rosa Soares, ele de Paderne e ela de São Paio, moradores em Real. N.p. de Francisco José Esteves e de Maria Joaquina Vaz, de Barbeito, Paderne; n.m. de José Maria Soares e de Florinda Rosa Caldas, de Real. Nasceu em São Paio a 6/9/1871 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Vieites e sua mulher, Maria Joaquina Codesseira, da Carreira. 

 

ESTEVES, Maria José. Filha de Pedro Esteves e de Ana Esteves, lavradores. N.p. de Manuel Esteves e de Domingas Pires, todos do Nogueiral; n.m. de Simão Esteves e de Perpétua Esteves, do lugar da Igreja, Rouças. Nasceu em São Paio a 18/1/1798 e foi batizada pelo padre JVC a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Simão Esteves e mulher, Clara Francisca Pires, da Igreja, Rouças. // Casou com Domingos José, filho de Manuel António Marques e de Maria Ana Domingues, do Nogueiral, de quem ficou viúva. // Faleceu na Raza a 23/8/1862, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Fizera testamento e deixou quatro filhos.      

 

ESTEVES, Maria José. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Domingues, jornaleiros, moradores no lugar de Real. N.p. de Manuel José Esteves e de Rosa Maria de Freitas, do Paço; n.m. de Inácio Domingues e de Maria Rosa de Freitas, de Real. Nasceu em São Paio a 3/8/1842 e foi batizada a seis desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Codesso e sua mulher, Rosa Fernandes, de Real. // Casou a 30/6/1883 com José Inocêncio Vaz, de 34 anos de idade, solteiro, jornaleiro, filho de Maria Joaquina Vaz, solteira, jornaleira, moradora no lugar de Carreira. // Morreu a 4/9/1908, no lugar de Real, com todos os sacramentos, no estado de casada, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.  

 

ESTEVES, Maria Josefa. Nasceu no lugar do Paço. Neta paterna do padre Esteves e de Maria Gomes, viúva, de Surribas, Rouças; neta materna de --------------- Marques e de Maria Domingues. Nasceu em São Paio a 14/5/1803 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos. // Sem mais notícias.  

 

ESTEVES, Maria Luísa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de Manuel António Esteves e de Antónia Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Francisco Domingues “Lameiro” e de Domingas Castro, de Carvalha Furada. Nasceu em São Paio a 22/5/1848 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: padre Simão António Meleiro, da Raza, e Maria Luísa Domingues, de Carvalha Furada. // Morreu a 3/6/1848 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. // De Baratas. // Faleceu a 12/10/1842, apenas com o sacramento da extrema-unção, não recebendo os demais por não estar em seu perfeito juízo, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente, no dia 14. // Não fizera testamento.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, lavradores, residentes no lugar de Soutulho. N.p. de Pedro Esteves e de Antónia Gonçalves, dos Portos, Castro Laboreiro; n.m. de António Dias e de Domingas Esteves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 5/5/1807 e foi batizada dois dias depois. Madrinha: Madalena Rodrigues, de Soutulho. // Lavradeira. // Casou com José António Fernandes, de Mourentão, Arbo, Galiza (depois da morte da esposa voltou a casar, a 14/4/1869, com Ana Teresa Vaz, da Carreira). // Faleceu em Soutulho a 30/1/1869, e foi sepultada na igreja. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.    

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel [António] Esteves e de Maria Rosa Gonçalves, rurais, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de Domingos Esteves e de Maria Alves, de Castro Laboreiro; n.m. de António Gonçalves e de Ana Lourenço, de Cavaleiro Alvo. Nasceu em São Paio a 17/5/1831 e foi batizada pelo padre JD a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Meleiro e sua mulher, Rosa Domingues, de Cavaleiro Alvo. // Lavradeira. // Faleceu a 24/8/1896, no dito lugar de Cavaleiro Alvo, com todos os sacramentos, no estado de viúva de Domingos José Lopes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de -------- Esteves e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1859. // Faleceu em Cavaleiro Alvo a --/--/1914, com 55 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 100, de 17/5/1914).

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Domingos José Esteves e de Maria Teresa Meleiro, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro, de Cavaleiro Alvo; n.m. de Manuel António Meleiro e de Mariana de Abreu, de Lourenços. Nasceu em São Paio a 30/9/1863 e foi batizada a 2 de Outubro desse ano. Padrinhos: Manuel José de Abreu, solteiro, e Mariana de Abreu, viúva, todos lavradores. // Faleceu em casa dos pais, a 1/9/1886, com todos os sacramentos, solteira, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Meleiro, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Rosa Meleiro, do sobredito lugar; n.m. de Manuel António Meleiro e de Mariana de Abreu, de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 18/5/1865 e foi batizada 21 do dito mês. Padrinhos: Manuel de Abreu, tio da criança, e a avó materna da mesma. // Casou a 22/9/1887 com o seu primo em 2.º grau, Manuel José, de 29 anos de idade, filho de José Bernardo Lopes e de Maria Joaquina Esteves, lavradores, de Cavaleiro Alvo.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de José António Esteves e de Florinda Rosa Codesseira, ele de Rouças e ela de São Paio, com casa na Devesa. N.p. de Antónia Maria Esteves, da Verdade, Rouças; n.m. de Manuel António Codesseira e de Isabel Joaquina Vaz, da Devesa. Nasceu em São Paio a 3/7/1867 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: João Francisco Gonçalves, solteiro, de Rouças, e Maria José Codesseira, solteira, da Devesa, São Paio, todos lavradores. // Faleceu na Pombeira, Rouças, a 20/7/1941.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores no lugar dos Lourenços. Neta paterna de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, do lugar de Soutulho; neto materno de José Luís Rodrigues e de Joaquina Rosa da Silva, de Lourenços, todos rurais. Nasceu em São Paio a 1/4/1872 e foi batizada a quatro desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Pires (?), casado, e Ana Rosa Afonso, solteira, do lugar dos Lourenços. // Casou na igreja de São Paio a 5/5/1898 com Maximino Gregório, de 34 anos de idade, jornaleiro, natural de Parada do Monte. 

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Ana Rosa Esteves, solteira, moradora em Soutulho. Neta materna de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, do dito lugar, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 4/9/1879 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Carvalho e sua mulher, Maria Petronila Fernandes, do sobredito lugar. // Casou a 18/9/1904 com Eleutério Fernandes, solteiro, jornaleiro, natural de Paderne. // O marido faleceu em São Paio a 21/5/1949 e ela a 6/2/1967 (?).     

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de José António Esteves e de Maria Rosa Soares, jornaleiros, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Francisco António Soares e de Ana Meleiro. Nasceu em São Paio a 13/6/1880 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Alves e Rosa Maria Alves, casados, todos de Cavaleiro Alvo, lavradores. // Serviçal. // Casou na igreja a 19/3/1899 com Manuel Luís Rodrigues, jornaleiro, natural de Cubalhão. // Enviuvou a 13/11/1946. // Faleceu na sua freguesia, no lugar de Cavaleiro Alvo, a 28/9/1948 (Notícias de Melgaço n.º 874, de 3/10/1948). // Com geração.  

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Manuel José Esteves e de Maria Rosa Lopes, lavradores, residentes no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de Francisco António Esteves e de Joaquina Rosa Marques; neta materna de José Joaquim Lopes e de Maria Rodrigues. Nasceu no sobredito lugar a 13/12/1909. Testemunhas: Albano Augusto Pereira, casado, amanuense da administração do concelho, Ilídio de Sousa, casado, contínuo da Câmara Municipal de Melgaço, António Reis, solteiro, artista, e Manuel Joaquim Domingues, casado, amanuense da CMM, todos da Vila. // Casou com José Maria Soares, na CRCM, a 3/5/1933. // Faleceu em Braga, na freguesia de São José de São Lázaro, em Novembro de 1999. // Com geração. // Nota: o assento de nascimento foi feito apenas em 1933, antes de ela casar.     

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de José Joaquim Esteves e de Maria da Conceição Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915).

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de José Esteves e de Rosa Lopes. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 202, de 9/6/1916).

 

ESTEVES, Maria Teresa. // Da Carreira. // Faleceu a 27/8/1838 e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ESTEVES, Maria Teresa. // De Real. // Faleceu 16/11/1849, com o sacramento da penitência «e não recebeu os mais por a enfermidade não dar lugar», sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de José Esteves e de Maria Marques, lavradores, residentes no lugar do Pombal, São Paio. N.p. de Pedro Esteves e de Maria ----------------, de Surribas, Rouças; n.m. de Francisco Marques e de Maria Domingues, do Pombal. Nasceu em São Paio a 26/9/1809 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: José António Durães e mulher, Maria Teresa Meleiro, do lugar da Igreja, Rouças. // Casou com Manuel Luís Alves, de quem ficou viúva. // Faleceu no Pombal, a 24/3/1876, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.    

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de Manuel José Esteves e de Margarida Teresa Alves, ele natural de São Paio e ela natural de Lamas de Mouro, moradores em Cavaleiro Alvo. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rosa Domingues, de Gavião, Lamas de Mouro. Nasceu em São Paio a 15/7/1875 e foi batizada a 18 desse mês e ano Padrinhos: José António Esteves, solteiro, e Maria Teresa Quintela, viúva, de Cavaleiro Alvo. // Deve ter falecido ainda bebé.

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de Manuel José Esteves e de Margarida Teresa Alves, ele natural de São Paio e ela natural de Lamas de Mouro, moradores no lugar de Cavaleiro Alvo. Neta paterna de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Alves e de Maria Rosa Domingues, do lugar de Gavião, Lamas de Mouro. Nasceu em São Paio a 24/1/1879 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Soares, solteiro, e Maria Teresa Quintela, viúva, ambos de Cavaleiro Alvo. // Casou a 21/6/1899 com o seu conterrâneo Manuel José Soares, solteiro, lavrador. // Faleceu na sua freguesia natal a 17/4/1937 (ou 1938).

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de José Joaquim Esteves e de Joaquina Rosa Domingues. N.p. de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro; n.m. de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso. Nasceu em Cavaleiro Alvo, São Paio, a 17/5/1891, e foi batizada pelo padre MJV a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Esteves e sua mulher, Maria Teresa Meleiro, tios paternos da batizanda, todos lavradores.

 

ESTEVES, Mariana. // Casou com Tiago Gomes, do Barral, de quem enviuvou. // Faleceu repentinamente, ao sair da missa de alva, na capela do Barral, tendo-se confessado e comungado, no dia anterior, por jubileu, e foi sepultada na igreja, com missa cantada, a 4/6/1805. 

 

ESTEVES, Mariana. Filha de Agostinho Esteves e de Maria Mendes. N.p. de Pedro Esteves e de Antónia Gonçalves, dos Portos, Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Mendes e de Ana Lourenço, de Verdelha, lugar meeiro de São Paio e Paderne. Nasceu em São Paio a 25/4/1837 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Madrinha: Mariana Mendes, tia da criança.

 

ESTEVES, Mário. Filho de ----------- Esteves e de -------------------------. Nasceu em São Paio a --/--/1931. // Faleceu em Dezembro de 2008, ou Janeiro de 2009, com 78 anos de idade (VM 1305, de 1/2/2009).

    

ESTEVES, Mário de Jesus. Filho de ------- Esteves e de --------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria Ester Rebelo. // Em 1998 residiam em São Paio. // Há anos que se arrastava um conflito entre este casal e Humberto Rei, por causa de uma mina, pertença do Mário, sita no lugar de Soutulho; o Umberto tinha uma fossa que prejudicava a água da mina (ver artigo em A Voz de Melgaço n.º 1090).

 

ESTEVES, Norberto. Filho de Armando Esteves e de Capitolina de Jesus Rodrigues. Nasceu em São Paio a --/--/1935 (NM 289, de 27/10/1935).

 

ESTEVES, Otelinda Rosa. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Joaquina Rodrigues, jornaleiros, moradores em Baratas. N.p. de Bento Manuel Esteves e de Teresa Gonçalves, lavradores, residentes em Quintela, Riba do Mouro; n.m. de João Manuel Rodrigues e de Ana Maria Rodrigues, artistas, de Baratas. Nasceu em S. Paio a 23/10/1882 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José Gonçalves, viúvo, lavrador, e Miquelina dos Remédios Rodrigues, solteira, jornaleira, ambos moradores em Baratas. 

 

ESTEVES, Páscoa (?). // Casou com Diogo Pinheiro, do Requeixo, de quem enviuvou. // Faleceu a 30/4/1814.  

 

ESTEVES, Pedro. // De Soutulho. // Faleceu no estado de viúvo, a 29/2/1812. // Deixou testamento.

 

ESTEVES, Pedro. // Do Nogueiral. // Faleceu no estado de casado, a 19/9/1832, e foi sepultado na igreja no dia seguinte.

 

ESTEVES, Pureza de Jesus. Filha de Manuel José Esteves e de Justina Marques. Nasceu em São Paio a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 76, de 23/11/1913). // Faleceu na Rasa, São Paio, a --/--/2000 (VM 1134, de 15/3/2000, e VM 1136). // Ver Valenciano Augusto Dias.

 

ESTEVES, Requelinda. Filha de José Joaquim Esteves e de Joaquina Rosa Domingues, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Rasa. Neta paterna de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro; neta materna de José Luís Domingues e de Ludovina Rosa Cardoso. Nasceu em São Paio a 11 de Abril de 1905 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gomes e Maria Angélica Gomes, solteiros, camponeses.  

 

ESTEVES, Rosa. // Da Carpinteira. // Faleceu solteira, a 17/7/1814. // Deixou testamento.

 

ESTEVES, Rosa. // Do Regueiro. // Faleceu a 29/5/1819.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Caetano Esteves e de Emília de Jesus Sousa Araújo, lavradores, sampaienses, residentes no lugar da Carpinteira. N.p. de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues; n.m. de Manuel Joaquim Pinto de Sousa Araújo Besteiro e de Joaquina Rosa Meleiro. Nasceu em São Paio a 10/8/1903 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Francisco de Castro, pároco de Riba de Mouro, e Rosa Esteves, solteira, camponesa. // Faleceu sem geração.

 

ESTEVES, Rosa da Conceição. Filha de António José Esteves e de Rosa Joaquina Gonçalves, ele de São Paio e ela de Paderne, moradores em Soutulho. N.p. de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel Luís Gonçalves e de Vicência Fernandes, de Estivadas, Paderne, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 20/12/1876 e foi batizada a 27 desse mês. Padrinhos: padre José Joaquim Rodrigues e Rosa Joaquina Vieites, casada, ambos de Soutulho. // Faleceu a 24/6/1877 e foi sepultada na igreja.  

 

ESTEVES, Rosa da Conceição. Filha de José Joaquim Esteves e de Joaquina Rosa Domingues. N.p. de Manuel António Esteves e de Rosa Joaquina Meleiro; n.m. de José Luís Domingues e de Ludovina Vitória Cardoso. Nasceu na Raza, São Paio, a 18/4/1898 e foi batizada pelo padre António Esteves a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e Rosa Teresa Vaz, solteiros, do Requeijo, São Paio.

 

ESTEVES, Rosa de Jesus. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues, moradores no lugar do Paço. N.p. de Rosa Maria Esteves, do dito lugar; n.m. de Manuel António Domingues e de Maria Joaquina da Silva, do lugar da Ponte. Nasceu em São Paio a 9/8/1880 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Durães e Maria Joaquina Gomes, casados, do Regueiro, todos lavradores. // Serviçal. // Casou a 1/1/1905 com o seu conterrâneo Manuel José Domingues, oficial de pedreiro. // Faleceu na sua terra natal, no lugar do Paço, a 5/1/1935 (NM 258, de 20/1/1935).  

 

ESTEVES, Rosa Joaquina. Filha de Manuel Esteves e de Ana Maria, moradores no lugar da Carreira. N.p. de André Alves e de Maria Esteves, do Paço; n.m. de Francisco Vaz e de Maria Rodrigues, da Carreira. Nasceu em São Paio a 16/3/1805 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Vaz e Antónia Maria Lourenço, do Regueiro.  

 

ESTEVES, Rosa Joaquina. Filha de Agostinho Esteves e de Maria Teresa Mendes, moradores em Verdelha, lugar meeiro. N.p. de Pedro Esteves e de Antónia Gonçalves, de Corveira, lugar da freguesia e concelho de Castro Laboreiro; n.m. de Manuel Mendes e de Ana Maria Lourenço, de Verdelha. Nasceu em São Paio a 4/5/1825 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues Torres e sua filha Rosa Teresa Rodrigues Torres.

 

ESTEVES, Rosa Maria. // De Sante. // Faleceu a 1/2/1845, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja, com ofício de corpo presente de seis sacerdotes, no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Teresa da Costa, de Perzes, Rouças. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Casou com Manuel António Fernandes, de quem ficou viúva; moraram em Cavencas. // Lavradeira. // Faleceu na sua casa a 4/7/1864, com todos os sacramentos, com 69 anos de idade, e foi sepultada na igreja de São Paio. // Fizera testamento. // Deixou filhos.   

 

ESTEVES, Rosa Maria. Filha de Manuel José Esteves e de Rosa de Freitas, lavradores, residentes no lugar do Paço. N.p. de Manuel Esteves e de Francisca Gomes (?), do dito lugar; n.m. de Melchior de Freitas e de Antónia Gonçalves, do Nogueiral. Nasceu em S. Paio a 10/5/1811 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Manuel Luís Fernandes e Ana Luísa Carvalho, da Carreira. // Faleceu no sobredito lugar do Paço a 23/9/1870, com todos os sacramentos, solteira. // Tinha 54 anos de idade. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.    

 

ESTEVES, Salvador. Filho de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina da Silva, moradores no lugar de Lourenços. N.p. de João Bento Esteves e de Teresa de Jesus Esteves, de Soutulho; n.m. de José Luís Rodrigues e de Joaquina da Silva, de Lourenços, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 1/7/1876 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Domingues, do lugar de Felgueiras, Penso, e Maria Joaquina Pires, solteira, de Lourenços, São Paio. // Faleceu em Rouças a 28/4/1963. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1470, de 5/5/1963: «Com 86 anos faleceu no passado dia 28 no asilo Pereira de Sousa, Salvador Esteves, natural de São Paio, Melgaço.»

 

ESTEVES, Telmo Ségio. Filho de Francisco José Esteves, de São Paio, e de Amélia Estefânia Dias, da Vila. Nasceu em ------------- a --/--/19--. // Em 1942 estava em Leixões. // Em 1943 residia em Matosinhos.

 

ESTEVES, Teresa. // Do lugar do Paço. // Faleceu solteira, a 25/10/1823.

 

ESTEVES, Teresa. // De Cavaleiro Alvo. // Faleceu solteira, a 29/10/1825.

 

ESTEVES, Teresa Caetana. Filha de Pedro Esteves e de Ana Josefa Esteves, moradores no lugar do Nogueiral. N.p. de Manuel Esteves e de Domingas Pinheiro, do dito lugar; n.m. de Simão Esteves e de Perpétua Esteves, do lugar da Igreja, Rouças. Nasceu em São Paio a 17/9/1805 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: Simão Esteves e sua filha Rita, solteira. // Nota: deve ter falecido criança, pois os pais deram o mesmo nome a outra filha.    

 

ESTEVES, Teresa Caetana. Filha de Pedro Esteves e de Ana Josefa Esteves, moradores no Nogueiral. N.p. de Manuel Esteves e de Domingas Pinheiro, do dito lugar; n.m. de Simão Esteves e de Perpétua Esteves, de Surribas, Rouças. Nasceu em S. Paio a 27/7/1813 e foi batizada a 2 de Agosto desse ano. Padrinhos: José Meleiro e companheira, Ana Soares, da Carpinteira.  

 

ESTEVES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel António Esteves e de Maria Ventura Dias, moradores em Soutulho. N.p. de Pedro Esteves e de Antónia Gonçalves, de Portos, Castro Laboreiro; n.m. de António Dias e de Domingas Esteves, de Soutulho. Nasceu em São Paio a 14/9/1809 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a avó materna. // Casou com João Bento, filho de José Bento (ou José Luís) Esteves e de Rosa Alves, de Mourentão, Arbo. // No dia 12/1/1841 deu à luz dois gémeos. // Morou em Soutulho, onde faleceu a 11/7/1887. // Recebeu apenas o sacramento da extrema-unção. // Foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.  

 

ESTEVES, Teresa de Jesus. Filha de José Manuel Esteves e de Maria Francisca de Freitas, moradores no lugar do Paço. N.p. de José Esteves e de Maria Marques, do dito lugar; n.m. de João Manuel de Freitas e de Rosa Maria Esteves, de Surribas, Rouças. Nasceu em São Paio a 13/4/1843 e foi batizada a 16 desse mês. Padrinhos: Manuel Luís Alves e sua mulher, Maria Teresa Esteves, do lugar do Paço. 

 

ESTEVES, Teresa de Jesus. Filha de Manuel António Esteves e de Ana Joaquina Alves, moradores no lugar da Gaia. N.p. de Maria Joaquina Gonçalves, dos Moinhos, Paderne; n.m. de Manuel Alves e de Ana Maria Fernandes, do Granjão, Paderne. Nasceu em São Paio a 18/2/1849 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Vicente Gomes Pinheiro, da Casa e Quinta da Gaia, e Teresa de Jesus de Araújo e Cunha, da Vila, e por procuração da madrinha «foi tirada da pia batismal por Teresa Delfina Gomes Pinheiro, da Casa e Quinta da Gaia». // Casou com Manuel Joaquim (ou Manuel Bento), filho de Joaquim Gomes e de Rosa Domingues, de Queirão, Paderne. // Faleceu em Prado a 10/4/1925. // Mãe de Justino (Pintor do Barral).   

 

ESTEVES, Teresa de Jesus. Filha de Bento Manuel Esteves e de Ludovina de Jesus Alves. Neta paterna de Manuel Esteves e de Ana Rosa Domingues, moradores na Veiga; neta materna de Manuel Joaquim Alves e de Maria Teresa (Marques?), moradores que foram no lugar do Pombal, todos camponeses. Nasceu no lugar da Veiga, São Paio, a 6/2/1884, e foi batizada pelo padre JAF no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Manuel Codesso, solteiro, criado de servir, morador no lugar da Carpinteira, e Teresa de Jesus Evangelista, solteira, lavradora, residente no lugar do Nogueiral. // Casou na igreja a 10/11/1906 com José Rodrigues da Silva, de 26 anos de idade, solteiro, jornaleiro, natural da freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, filho de pais incógnitos. Testemunhas: Manuel Bamonde e Manuel José Fernandes, solteiros, camponeses, sampaienses. // Com geração.    

 

ESTEVES, Virgínia. Filha de Joaquim Esteves e de Deolinda Domingues. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 186, de 13/2/1916).

 

ESTEVES, Vitorina Clara. Filha de João Esteves e de Francisca Lourenço. // Nasceu no lugar de Lourenços a 9/8/1794. // Faleceu no estado de viúva a 25/6/1852, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 26, sem ofício de corpo presente, por ser dia impeditivo, sendo-lhe feito um ofício de dez padres no dia 28 (1.º dia desimpedido).

 

ESTEVES, Zélia da Conceição. Nasceu por volta de 1941. // Faleceu em São Paio a --/--/2024, com 83 anos de Idade (A Voz de Melgaço de 1/02/2024).

 

ESTEVES, Zulmira Rosa. Filha de --------- Esteves e de ----------------------------. Nasceu no lugar de Cavaleiro Alvo a --/--/19--. // Casou com Aníbal Meleiro. // Faleceu a 22/12/1992, com 71 anos de idade.   // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário