quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Paços

Por Joaquim A. Rocha 







SOUTO

 

SOUTO, Abílio de Jesus. Filho de -------- Souto e de --------------------------------. Nasceu em ---------, por volta de 1918. // Casou com Ester da Conceição Esteves. // Faleceu no lugar da Cruz de Merelhe, Paços, a --/--/1995, com 77 anos de idade, no estado de casado. // (A Voz de Melgaço n.º 1034). // Pai de Carlos Alberto, casado com Maria Fernanda de Melo, de Chaviães. 

 

SOUTO, Ana Josefa. Filha de Gregório Ventura do Souto e de Jerónima Luísa Salgado, moradores no lugar de Sá. Neta paterna de António José do Souto e de Custódia Domingues, das Vinhas; neta materna de Francisco Esteves Salgado e de Ana Domingues, de Sá, todos de Paços. Nasceu a 10/10/1819 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua filha, Maria Josefa, de Sá.

 

SOUTO, Ana Luísa. Nasceu no lugar de Cruz de Merelhe, freguesia de Paços. // Morou na Rua de Baixo, SMP. // Faleceu solteira, a 6/4/1826. (Deve ter sido sepultada na igreja matriz da Vila). 

 

SOUTO, António. Filho de ----------- Souto e de ---------------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/19--. // Foi presidente da Junta de Freguesia de Paços. // Em 1997, quando vinha do Algarve, sofreu um acidente de viação perto de Setúbal, ficando ligeiramente ferido. // (A Voz de Melgaço n.º 1080). 

 

SOUTO, António José. Filho de ----------- Souto e de --------------------------------. Nasceu em Paços a --/--/19--. // Em 1996 esteve no lugar da Grova, Paços, em gozo de férias. Residia habitualmente na cidade de Vitória, Canadá, onde era o presidente da comunidade portuguesa. Estava casado com Otília Branca. // Vinha acompanhado por Celeste Maria do Souto e de sua filha, Vitória do Souto Afonso, esta casada com Mel Dunolas, irlandês. 

 

SOUTO, António de Lurdes. Filho de Carlos José do Souto e de Francisca do Outeiro, lavradores, ambos naturais de Paços, residentes no lugar de Cruz de Merelhe. Neto paterno de Adelaide Francisca do Souto; neto materno de Manuel Joaquim Douteiro e de Francisca Pires. Nasceu em Paços a 2/2/1908 e foi batizado na igreja paroquial a 9 desse mês e ano. Padrinhos: António Dâmaso Lopes, solteiro, professor, e Filomena Douteiro, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 17/11/1933 com Umbelina Augusta Gonçalves, de 21 anos de idade, natural de Chaviães, filha de Augusto Cândido Gonçalves e de Ana Joaquina Gonçalves. // Moraram no lugar de Quintas, freguesia de Chaviães. // Faleceu a 29/21940, com apenas 32 anos de idade, e foi sepultado no cemitério paroquial de Chaviães (o declarante do óbito foi Manuel José Gonçalves, casado, rural, residente no lugar de Quintas, vizinho do defunto). // A sua viúva finou-se a 8/8/1990, com 78 anos de idade, e foi sepultada na mesma campa do falecido marido. // Com geração.       

 

SOUTO, Carlos Alberto. Filho de Abílio de Jesus do Souto e de Ester da Conceição Esteves, moradores em Cruz de Merelhe, Paços. Nasceu (na Vila?) a --/--/19--. // Casou com Maria Fernanda de Melo, de Chaviães. // Em 1998 residiam no sobredito lugar de Paços. // (A Voz de Melgaço n.º 1095).

 

SOUTO, Celeste Maria. Filha de ----------- Souto e de -------------------------------. Nasceu em Paços a --/--/19--. // Casou com ---------- Afonso. // Emigrante no Canadá. // Em 1999 esteve de visita à terra natal.

 

SOUTO, Diana Augusta. Filha de Carlos José do Souto e de Francisca Rosa Douteiro. Nasceu em Paços a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 16, de 22/9/1912). // Casou com --------------------------------------. // Faleceu no Lar Pereira de Sousa a --/--/1993, com 80 anos de idade, no estado de viúva. // Deixou filhos, noras, netos… (A Voz de Melgaço n.º 980).  

 

SOUTO, Felisménia (Filomena de Jesus). Filha de Carlos José do Souto e de Francisca Rosa Douteiro, lavradores, residentes no lugar de Merelhe. Neta paterna de Adelaide Francisca do Souto; neta materna de Manuel Douteiro e de Francisca Pires. Nasceu em Paços a 3/4/1903 e foi batizada na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Douteiro e Felisménia Douteiro, tios maternos da neófita. // Casou na CRCM a 19/11/1924 com César Augusto Mendes, de 22 anos de idade, filho de Maria de Jesus Mendes, natural de Rouças. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Paços: o marido a 14 de Janeiro de 1965 e ela, esposa, a 9/1/1978. // Com geração.

 

SOUTO, Francisca. Filha de Manuel do Souto e de Antónia Maria Domingues, lavradores. Nasceu em Paços por volta de 1809. // Faleceu no lugar de Merelhe, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 54 anos de idade, no estado de casada com Francisco Afonso, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

SOUTO, Isabel Ventura. Filha de Gregório Ventura do Souto e de Jerónima Luísa Salgado, moradores em Sá. N.p. de António José do Souto e de Custódia Domingues, das Vinhas; n.m. de Francisco Esteves Salgado e de Ana Domingues, de Sá. Nasceu a 21/1/1816 e foi batizada a 24 desse mês. Padrinhos: José Bento Gomes e sua mulher, Isabel Ventura, de Sá. // (À margem do assento: «falecida»).

 

SOUTO, José. Filho de Carlos José do Souto e de Francisca Rosa Douteiro, lavradores. Neto paterno de Adelaide Francisca do Souto, solteira, camponesa, moradora em Merelhe; neto materno de Manuel Douteiro e de Maria Pires, rurais, moradores no lugar das Vinhas. Nasceu em Paços, lugar de Merelhe, a 17/10/1900, e foi batizado na igreja paroquial a 21 desse mês e ano. Madrinha: Maria de Jesus do Souto, tia do batizando.    

 

SOUTO, José Bento. Filho de Gregório Ventura do Souto e de Jerónima Luísa Salgado, moradores no lugar de Sá. N.p. de António José do Souto e de Custódia Domingues; n.m. de Francisco Esteves Salgado e de Ana Domingues. Nasceu a 11/12/1812 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Gomes e sua mulher, Isabel Ventura Fernandes, de Sá. // (Gémeo de Maria Benta).   

 

SOUTO, Júlia. Filha de ---------- Souto e de ---------------------------------------------. Nasceu no lugar da Grova a --/--/19--. // Casou com Agostinho Vieites. // Em 1999, vinda de Vitória, Canadá, visitou a sua terra natal (*). // Veio acompanhada de sua irmã, Celeste Maria do Souto, casada com ---------- Afonso. // (A Voz de Melgaço n.º 1121). // Um filho seu, Samuel Vieites, casou em Vitória, Canadá, com Guiomar, filha de António da Silva e de Luísa da Silva. /// (*) Em 1999 já devia estar viúva.   

 

SOUTO, Luís Clemente. Filho de José Carlos do Souto e de Francisca Douteiro, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. Neto paterno de Adelaide Francisca do Souto, moradora no lugar de Merelhe; neto materno de Manuel Douteiro e de Maria Pires, moradores no lugar de Vinhas. Nasceu em Paços a 6/4/1897 e foi batizado na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Clemente Douteiro, solteiro, camponês, e Ana Joaquina Douteiro, casada, proprietária, ambos do lugar do Outeiro.  

 

SOUTO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel do Souto e de Antónia Maria Domingues, moradores no lugar da Cruz de Merelhe. Neto paterno de João do Souto e de Ana Rodrigues, do dito lugar; neto materno de Diogo Domingues e de Maria Alves, do lugar das Vinhas. Nasceu a 12/1/1817 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, do lugar de Sá, e Maria Josefa Esteves, do Casal, Chaviães.

 

SOUTO, Manuel José. Filho de Carlos José do Souto e de Francisca Rosa Douteiro, lavradores, residentes no lugar de Merelhe. Neto paterno de Adelaide Francisca do Souto; neto materno de Manuel Douteiro e de Francisca Pires. Nasceu em Paços a 17/10/1905 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, e sua esposa, Maria Caetana Lopes, moradores no lugar de Sá. // Casou a 23/2/1933 com Palmira de Lurdes Monteiro, de 23 anos de idade, natural de Cristóval, filha de Manuel José Monteiro e de Júlia Pinheiro. // Faleceu em Cristóval a 21/6/1983.

 

SOUTO, Maria. Filha de Delaide do Souto, lavradeira, moradora em Merelhe. N.m. de Francisca do Souto, solteira. Nasceu a 10/12/1862 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José de Abreu, solteiro, lavrador. // Faleceu em Paços a --/--/1933, com 70 anos de idade (NM 192, de 30/4/1933).

 

SOUTO, Maria Alice. // Nasceu por volta de 1934. // Faleceu em Paços a --/--/2019, com 85 anos de idade (VM 1433, de 1/11/2019).

 

SOUTO, Maria Benta. Filha de Gregório Ventura do Souto e de Jerónima Luísa Salgado, moradores em Sá. N.p. de António José do Souto e de Custódia Domingues; n.m. de Francisco Esteves Salgado e de Ana Domingues. Nasceu a 11/12/1812 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Gomes e sua mulher, Isabel Ventura Fernandes, de Sá. // (Gémea de José Bento).

 

SOUTO, Maria de Jesus. Filha de Carlos José do Souto e de Francisca Rosa do Outeiro. Nasceu no lugar dos Casais, Paços, a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 195, de 16/4/1916). // Casou com ------------- Meleiro. // Faleceu no hospital de Viana do Castelo a --/--/1992, com 75 anos de idade, e foi sepultada no cemitério da sua freguesia natal. // Mãe de Alzira Meleiro e de Carlos Meleiro, casados e com geração (A Voz de Melgaço n.º 972).  

 

SOUTO, Teresa Caetana. Filha de Maria Francisca do Souto, moradora na Cruz de Merelhe. N.m. de Ana Luísa do Souto, do dito lugar. Nasceu a 17/2/1844 e foi batizada a 21 desse mês. Padrinhos: Manuel António de Araújo e mulher, Teresa Caetana, natural da Jugaria, Fiães.   

 

TORRES

 

TORRES, Alexandrina Rosa. Filha de Joaquim Gonçalves Torres e de Francisca Afonso, lavradores, residentes nas Granjas. Neta paterna de Francisco José Gonçalves e de Maria Rosa Torres; neta materna de Francisco Afonso e de Teresa Pires. Nasceu a 17/9/1879 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António Trancoso e Joaquina Rosa Gonçalves, lavradores, solteiros, do sobredito lugar. // Camponesa. // Faleceu no lugar das Granjas a 24/8/1900, de repente, sem sacramentos, no estado de solteira, e foi sepultada no adro da igreja.

 

TORRES, Felismina. Filha de Joaquim Gonçalves Torres e de Francisca Afonso, lavradores, residentes nas Granjas. N.p. de Francisco José Gonçalves e de Maria Rosa Torres; n.m. de Francisco Afonso e de Teresa Pires. Nasceu a 24/5/1877 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: o seu avô materno, viúvo, lavrador, do sobredito lugar.

 

TORRES, Joaquim. Filho de Francisco José Gonçalves e de Maria Rosa Torres, lavradores. Nasceu em Paços por volta de 1840. // Camponês. // Faleceu a 26/8/1905, no lugar das Granjas, repentinamente, com sessenta e cinco anos de idade, no estado de casado com Francisca Afonso, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja. // Deixou um filho.

 

TORRES, Joaquim. Filho de ------- Torres e de --------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Emigrou para o Brasil. // Em 1916 regressava do Rio de Janeiro, onde era comerciante, à sua casa das Granjas, Paços (Correio de Melgaço n.º 212, de 20/8/1916).      

 

TORRES, José. Filho de Francisco José Gonçalves e de Maria Rosa Torres, lavradores. Nasceu em Paços por volta de 1836. // Rural. // Faleceu no lugar das Granjas a 12/2/1906, sem sacramentos, com setenta anos de idade, no estado de solteiro, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

TRANCOSO

 

TRANCOSO, António Joaquim. Filho de José Luís Trancoso e de Antónia Maria Pires. N.p. de António Trancoso e de Ana Teresa do Outeiro; n.m. de Francisco António Pires e de Maria Luísa da Ribeira, todos de Sá. Nasceu a 17/7/1851 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e Maria Joaquina do Souto, de Merelhe. // Faleceu a 18/11/1852.

 

TRANCOSO, Francisco. Filho de José Luís Trancoso e de Antónia Maria da Silva. N.p. de António José Trancoso e de Ana Teresa do Outeiro; n.m. de Francisco António da Silva e de Maria Luísa da Ribeira, todos de Sá. Nasceu a 20/11/1834 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Luís de Castro e sua irmã, Joaquina de Castro, das Granjas. // (À margem do assento: «falecido»).

 

TRANCOSO, Francisco. Filho de José Luís Trancoso e de Antónia Maria da Silva. Neto paterno de António José Trancoso e de Ana Teresa do Outeiro; neto materno de Francisco António da Silva e de Maria Luísa da Ribeira, todos de Sá. Nasceu a 14/4/1837 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Luís de Castro, solteiro, das Granjas, e Maria Teresa Pires, solteira, da Corga. // Lavrador. // Casou com Francisca Afonso, sua conterrânea. // Com geração.  

 

TRANCOSO, José Caetano. Filho de Francisco Trancoso e de Francisca Afonso, lavradores, residentes no lugar das Granjas. Neto paterno de José Luís Trancoso e de Antónia Maria da Silva; neto materno de Francisco Afonso e de Teresa Pires, solteira (!). Nasceu a --/--/1868 e foi batizado a 24 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: Caetano Alves e sua esposa, Maria Rodrigues, do lugar de Sá, Paços. // Emigrou para o Brasil. // Em 1912 veio desse país «deixando por algum tempo a direcção dos seus estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro», passar uns dias no seu solar das Granjas, Paços; tinha um filho, Álvaro, a tirar o Curso do Comércio na escola Raul Dória, do Porto; esse moço concluiu o dito Curso em 1915 (Correio de Melgaço n.º 159, de 1/8/1915) e embarcou para o Brasil em 1916 (ver Correio de Melgaço n.º 10, de 11/8/1912, Correio de Melgaço n.º 131, de 5/1/1915, Correio de Melgaço n.º 144, de 11/4/1915, Correio de Melgaço n.º 161, de 15/8/1915, Correio de Melgaço n.º 172, de 31/10/1915, e Correio de Melgaço n.º 196, de 23/4/1916). // Foi ele, José Caetano, que levou a chave do ataúde no funeral de Manuel José Esteves, natural de Chaviães, mas falecido na Cabana, Rouças, a 14/4/1920 (ver Jornal de Melgaço de 18/4/1920). // Era irmão de Maria Trancoso e tio de Beatriz Crispim (Correio de Melgaço n.º 178, de 12/12/1915). // Lê-se no jornal “Notícias de Melgaço” n.º 2, de --/2/1929: «Agradecimento. José Trancoso da Silva. A viúva, filhos, irmãos, cunhado e sobrinhos, agradecem reconhecidos a todas as pessoas que se dignaram acompanhá-los no doloroso transe que sofreram, quer procurando confortá-los com as suas palavras de amizade, quer assistindo às últimas homenagens prestadas ao saudoso extinto. Aqui deixam também exarado o seu eterno reconhecimento para com o Ex.mo Sr. Doutor Vitoriano da Glória Ribeiro de Figueiredo e Castro, distinto médico municipal e delegado de saúde, e Comissão Administrativa da Junta de Freguesia, pelas atenções com que os honraram. Paços, 9/2/1929. Beatriz Crispim Trancoso, Álvaro Trancoso da Silva (ausente), Alice Trancoso da Silva, Hernâni Trancoso da Silva, José Augusto Trancoso da Silva, Maria Trancoso, Joaquim Gonçalves Torres, Francisco Crispim, Diana Crispim, Júlia Augusta Crispim, Dinorá Crispim, Arnaldo Crispim (ausente), Eurico Crispim (ausente), António Joaquim de Sousa. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 14, de 26/5/1929: «Comarca de Melgaço. Anúncio. Arrematação. No dia 23 do próximo mês de Junho, às doze horas, à porta do tribunal judicial desta comarca, sito à Rua Direita desta vila, se há de proceder à arrematação em hasta pública, pelo maior lanço oferecido acima da respetiva avaliação dos seguintes bens (…) // Todos estes prédios pertencem à herança inventariada de José Caetano Trancoso da Silva, casado (*), proprietário, morador que foi no lugar das Granjas, freguesia de Paços, e vão à praça por deliberação do conselho de família, para pagamento do passivo descrito no mesmo inventário de que são credores Abel Rodrigues Montinho, casado, capitalista, residente na cidade de Lisboa, da quantia de 132.000$00, por escritura com hipoteca. António Augusto Tavares, por duas letras de 15.000$00 cada uma, moeda brasileira, e José Elízio Coelho, também por duas letras de 15.000$00, moeda brasileira...» /// (*) Suponho que casara com a sua sobrinha Beatriz Crispim Trancoso.  

 

TRANCOSO, José Joaquim. Filho de José Luís Trancoso e de Antónia Maria da Silva, solteiros. Neto paterno de António José Trancoso e de Ana Teresa do Outeiro; neto materno de Francisco António da Silva e de Maria Luísa da Ribeira. Nasceu a 10/2/1830 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, todos do lugar de Sá, freguesia de Paços.    

 

TRANCOSO, José Luís. Filho de António Trancoso (falecido antes de 1832) e de Ana Teresa do Outeiro, de Sá. // Casou na igreja de Paços a 24/10/1832 com Antónia Maria, filha de Francisco António Pires e de Maria Luísa da Ribeira, do sobredito lugar. Testemunhas do ato: José Joaquim Pires e Joaquim do Outeiro, ambos de Sá.

 

TRANCOSO, Luís Vicente. Filho de José Luís Trancoso e de Antónia Maria Pires da Silva, lavradores. N.p. de António Trancoso e de Ana Teresa do Outeiro; n.m. de Francisco António Pires da Silva e de Maria Luísa da Ribeira, todos de Sá, Paços. Nasceu a 13/12/1843 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: a avó materna e José Joaquim Trancoso, irmão do batizando. // Casou na igreja de Cristóval a 6/12/1885 com Maria Joaquina Trancoso, solteira, natural de Cristóval, nascida a 5/9/1857, filha de Manuel Vicente Trancoso e de Francisca Domingues. Testemunhas presentes: António Domingues, solteiro, lavrador, residente no lugar do Ramo, Cristóval, e José Trancoso, casado, também morador no lugar do Ramo. // Faleceu a 3/10/1901, no dito lugar do Ramo, freguesia de Cristóval, onde morava, no estado de casado, sem quaisquer sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério daquela freguesia. // Com geração (ver na freguesia de Cristóval).

 

TRANCOSO, Manuel Joaquim. Filho de José Luís Trancoso e de Antónia Maria Pires da Silva. Neto paterno de António Trancoso e de Ana Teresa do Outeiro; neto materno de Francisco António Pires e de Maria Luísa da Ribeira, todos de Sá. Nasceu a 30/8/1848 e foi batizado a 3 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: Miguel Bailão, solteiro, de Sá, e Maria Rosa Domingues, solteira, de Vinhas. // Faleceu a 9/12/1852.

 

TRANCOSO, Maria Rosa. Filha de José Luís Trancoso e de Antónia Maria Pires da Silva. Neta paterna de António José Trancoso e de Ana Teresa do Outeiro; neta materna de Francisco António Pires da Silva e de Maria Luísa da Ribeira, todos do lugar de Sá. Nasceu a 27/5/1841 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lopes, de Sá, com procuração do padre Ambrósio Custódio Araújo e Cunha, vigário de Remoães, e sua mãe, Maria Rosa Rodrigues Couto.

 

TRANCOSO, Maria Teresa. Filha de Francisco Trancoso, carpinteiro, e de Francisca Afonso, lavradeira, moradores nas Granjas. N.p. de José Trancoso e de Antónia Maria da Silva; n.m. de Francisco Afonso e de Teresa Pires. Nasceu a 16/2/1870 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinho: Luís Martins, alfaiate, solteiro, morador em Sá. // Lavradeira. // Casou na igreja de Paços a 6/6/1892 com Francisco Crispim, de vinte e seis anos de idade, carpinteiro, natural de Rouças, filho de João Manuel Crispim e de Maria Joaquina Rodrigues. Testemunhas presentes: Luís Martins Pires, casado, alfaiate, do lugar de Sá, e Constância Lopes, solteira, camponesa, do lugar das Granjas, pacenses. // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: o marido a 6/2/1936 e ela a 13/3/1964. // Com geração.

 

VASQUES

 

VASQUES, Gabriela. Filha de Pedro Vasques e de Maria Esteves, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Sendelhe, diocese de Tui, por volta de 1795. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Beleco, Paços, a 21/4/1865, com 70 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de José Joaquim Rodrigues, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

VASQUES, Nelson. Filho de António Vasques e de Maria Armanda Esteves. Nasceu em -----------, a --/--/19— e foi batizado a --/8/1992 na igreja de Paços. Padrinhos: Rui Martins Sérvio e a menina Alda Maria Bernardes Faria.       

 

VAZ

 

VAZ, Alberto. Filho de António Vaz e de Caetana Pires, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Vaz e de Isabel Maria de Freitas; n.m. de Maria Pires. Nasceu a 14/4/1877 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Vaz e Teresa Vaz, solteiros, tios do neófito, de Sá.

 

VAZ, Alexandrina Rosa. Filha de António José Vaz, natural de São Paio de Melgaço, e de Maria Caetana Pires, natural de Paços, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel António Vaz e de Isabel Maria de Freitas; n.m. de Maria Rodrigues. Nasceu a 2/1/1882 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Vaz, lavrador, e Teresa Caetana Vaz.

 

VAZ, Ana Maria. Filha de Manuel António Vaz e de Sabina, lavradores, pacences. Nasceu em Paços por volta de 1784. // Faleceu no lugar de Sá, onde morava, a 22/6/1864, com 80 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Joaquim Lopes, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

VAZ, Antónia Maria. Filha de António Félix Vaz e de Andreza Maria Domingues. Nasceu em Paços por volta de 1824. // Lavradeira. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Merelhe, a 29/9/1907, com todos os sacramentos da igreja católica, com 83 anos de idade, no estado de viúva de José Joaquim Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

VAZ, António. Filho de Manuel Vaz e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, do dito lugar; n.m. de Pedro Esteves e de Joaquina Rosa Gomes, de Beleco. Nasceu a 12/2/1867 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Francisco Pires, solteiro, lavrador, do Govendo, e Florinda Esteves, solteira, lavradora, dos Casais, Cristóval. // Faleceu em Paços a 12/10/1950. 

 

VAZ, António Félix. Filho de Manuel José Vaz e de Sebastiana Esteves, da Corga. // Casou na igreja de Paços a 13/8/1823, com Andreza Maria, filha de Diogo Domingues e de Maria Alves, das Vinhas. Testemunhas do ato religioso: Francisco Domingues, solteiro, das Vinhas, e padre Francisco José Mendes, do Outeiro. // Com geração.

 

VAZ, Augusto José. Filho de -------------- Vaz e de -------------------------------. Foi funcionário da Alfândega de São Gregório e depois da Alfândega do Porto. Residiu com a esposa, Maria Alice de Jesus Castro, em São Mamede de Infesta. // Faleceu a 27/2/2009. // Pai de um filho. (VM 1309, de 1/6/2009). 

 

VAZ, Caetano. Filho de Joaquina Vaz, solteira, moradora em Sá. N.m. de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, do Outeiro. Nasceu a 7/5/1834 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim José da Ribeira, solteiro, do Outeiro, e Caetana do Outeiro, solteira, de Sucastelo, Cristóval. // À margem do assento: «falecido».

 

VAZ, Carolina Augusta. Filha de Francisco Vaz e de Lina Rodrigues, lavradores, residentes em Beleco. N.p. de Manuel Vaz e de Maria Esteves; n.m. de Caetano José Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu a 10/2/1893 e foi batizada pelo padre José Maria Mendes a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, de São Gregório, Cristóval, e Maria Bermudes, solteira, do Outeiro, Paços. 

 

VAZ, Clara. Filha de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, moradores no lugar do Outeiro. Neta paterna de Leandro (ou José Leandro) Vaz e de Maria Benta Esteves, do dito lugar; neta materna de Bento José da Ribeira e de Isabel Esteves, de Sá. Nasceu em Paços a 28/11/1827 e foi batizada a 2/12/1827. Padrinhos: António Félix Vaz e Maria Rosa Domingues, das Vinhas. // Faleceu a 17/7/1909, em sua casa de morada, sita no lugar do Outeiro, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

VAZ, Clarice Celeste. Filha de Luís Vaz e de Maria da Conceição Rodrigues. Nasceu em Paços a --/--/1936. // (Notícias de Melgaço n.º 306). // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a --/--/2022, com 86 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2022).

 

VAZ, Felisbela Maria. Filha de Francisco Vaz e de Lina Rodrigues, lavradores, residentes em Beleco. Neta paterna de Manuel Vaz e de Maria Esteves; neta materna de Caetano José Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu a 11/1/1894 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António do Outeiro Esteves, solteiro, de São Gregório, e Maria Esteves, solteira, do Ramo, ambos de Cristóval. // Casou na CRCM a 9/5/1927, com Camilo, de vinte e oito anos de idade, natural da Vila de Melgaço, filho de Manuel Fernandes e de Aurora de Nazaré Calheiros. // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: o marido a 16/5/1966 e ela a 8/10/1970. // Mãe de Arnaldo Francisco, de Júlia de Jesus e de Glória Maria Fernandes, nascidos em Paços.       

 

VAZ, Francisca. Filha de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, moradores no lugar do Outeiro. Neta paterna de Leandro Vaz e de Maria Benta Esteves, do dito lugar; neta materna de Bento José da Ribeira e de Isabel Esteves, do lugar de Sá. Nasceu a 14/5/1821 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Tiago José Gomes e sua mulher, Francisca Belina Besteiro, do Outeiro. // Lavradeira. // Faleceu a 18/4/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Viladraque, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

VAZ, Francisco. Filho de Leandro Vaz e de Maria Benta Gomes (ou Esteves). Nasceu em Paços por volta de 1782. // Lavrador. // Morreu no lugar do Outeiro, freguesia de Paços, a 30/4/1861, com 79 anos de idade, no estado de viúvo de Ana Isabel da Ribeira, sem testamento, com filhos...

 

VAZ, Francisco. Filho de Joaquina Vaz, solteira, moradora no lugar do Outeiro, freguesia de Paços. Neto materno de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira. Nasceu a 7/11/1837 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

VAZ, Francisco. Filho de António Vaz, natural de São Paio, e de Caetana Pires, natural de Paços, lavradores, residentes em Lavandeira. N.p. de Manuel António Vaz e de Isabel Maria de Freitas, de Cavencas, São Paio; n.m. de Domingos Pires e de Maria Joaquina Pires, de Sá, Paços. Nasceu a 14/4/1870 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Salgado e sua mulher, Antónia Gonçalves, moradores em Beleco.  

 

VAZ, Francisco António. Filho de Manuel Vaz e de Maria Esteves, moradores no lugar de Beleco. N.p. de Francisco Vaz e de Ana da Ribeira, do Outeiro; n.m. de Pedro Esteves e de Joaquina Rosa Gomes, de Beleco. Nasceu a 23/9/1858 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Durães e sua filha, Ludovina Rosa, do lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval. // Morreu a 23/7/1926. // Nota: deve ter sido este senhor que em 1909, juntamente com o sócio Caetano Esteves, abriu uma oficina de pirotecnia (alvará assinado pelo rei Manuel II a 16/12/1909). // Ver blogue de Valter Alves, de 18/8/2017, Melgaço, entre o Minho e a Serra.    

VAZ, Inácio. Filho de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Leandro Vaz e de Maria Benta Esteves, do dito lugar; n.m. de Bento da Ribeira e de Isabel Esteves, de Sá. Nasceu a 18/9/1816 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio José Domingues e sua mulher, Francisca Teresa da Ribeira.

 

VAZ, José. Filho de Clara Vaz, moradora no lugar do Outeiro. N.m. de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, do dito lugar. Nasceu a 4/5/1857 (*) e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Pires, das Granjas, e Rosa Alves, de Viladraque. // Foi guarda da Alfândega. // Casou na igreja de Cristóval a 6/11/1889 com Maria Luísa Pinheiro, solteira, nascida a 19/10/1864, filha de José Joaquim Pinheiro e de Francisca Quintela, lavradores, residentes no lugar do Ranhado, Cristóval. Testemunhas presentes: Francisco Quintela, viúvo, e Joaquim Ribeiro, solteiro, lavradores, residentes no lugar da Porta. // Com geração. /// (*) No seu assento de casamento diz-se que ele nasceu a 12/8/1862.

 

VAZ, José. Filho de António José Vaz, natural de São Paio, e de Maria Caetana Pires, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar de Lavandeira. Neto paterno de Manuel António Vaz e de Isabel Maria de Freitas, de Cavencas, São Paio; neto materno de Domingos Pires e de Maria Joaquina Rodrigues, de Paços. Nasceu a 2/5/1874 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Vaz e Maria Caetana Vaz, tios do bebé, solteiros, lavradores, de Sá, Paços. 

 

VAZ, José. Filho de Francisco Vaz e de Lina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Azere, Paços. Neto paterno de Manuel Vaz e de Maria Esteves; neto materno de Caetano José Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu em Paços a 19/8/1899 e foi batizado na igreja a 23 desse mês e ano. Madrinha: Ludovina Bermudes. // Faleceu em Paços a 3/1/1986. 

 

VAZ, José Anjo. Filho de Miguel Vaz e de Manuela Esteves, de Lobarinhas, Colegiada de São Pedro de Crescente, Galiza. // Casou na igreja de Paços, a 10/2/1823, com Maria de Castro, filha de Maria Pires, solteira, da Pedreira, Paços. Testemunhas do ato religioso: Manuel José Vaz e António José da Ribeira, de Sá. 

 

VAZ, José Feliciano. Filho de António José Vaz, natural de São Paio de Melgaço, e de Maria Caetana Pires, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar da Lavandeira, Paços. N.p. de Manuel António Vaz e de Isabel Maria de Freitas; n.m. de Maria Rodrigues. Nasceu a 1/7/1885 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Feliciano Rodrigues, solteiro, lavrador, do Campo das Bouças, e Maria Caetana Vaz, solteira, de Sá. // Casou com Cândida de Jesus Rodrigues, na igreja paroquial de Cristelo Covo, Valença, a 19/12/1904. // Faleceu a 22/11/1955, na dita freguesia de Cristelo Covo. (A sua viúva deve ter morrido em 1967). 

 

VAZ, Josefa. Filha de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, moradores no Outeiro. N.p. de Leandro Vaz e de Maria Benta Esteves, do dito lugar; n.m. de Bento José da Ribeira e de Isabel Esteves, de Sá. Nasceu a 7/5/1823 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinho: Pedro Esteves, da freguesia de Santa Marinha da Ribeira, Colegiada de Crescente, Galiza.   

 

VAZ, Júlio. Filho de Francisco Vaz e de Lina Rodrigues, lavradores, residentes em Beleco. N.p. de Manuel Vaz e de Maria Esteves; n.m. de Caetano José Rodrigues e de Maria Esteves. Nasceu a 8/12/1891 e foi batizado pelo padre Manuel Vicente Pereira, de Cristóval, a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Júlio Augusto de Sousa Viana, solteiro, negociante, de São Gregório, Cristóval, e Maria Bermudes, solteira, do Outeiro, Paços. // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 25/2/1891. O noivo era solteiro e tinha 31 anos de idade; a noiva era também solteira e tinha 30 anos. Testemunhas do acto religioso: Luís Clemente Douteiro, do Outeiro, e Maria Ribeiro, solteira, lavradora, do Casal.   

 

VAZ, Luísa. Filha de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Leandro Vaz e de Maria Benta Esteves, do dito lugar; n.m. de Bento José da Ribeira e de Isabel Esteves, de Sá. Nasceu a 30/6/1819 e foi batizada a 2 de Julho desse mesmo ano. Padrinhos: Domingos José Pinheiro e sua mulher, Ana Luísa Besteiro, do lugar do Outeiro. // À margem do assento: «falecida». 

 

VAZ, Manuel. Filho de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Leandro Vaz e de Maria Benta Esteves, do dito lugar; n.m. de Bento José da Ribeira e de Isabel Esteves, de Sá. Nasceu a 3/5/1830 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Ribeiro e sua mãe, Maria Luísa Gonçalves, do Casal. // Camponês. // Faleceu no lugar do Outeiro a 7/10/1903, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Joaquina Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

VAZ, Manuel. Filho de ----------- Vaz e de ----------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/19--. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Paços, como candidato de maior idade, ficando distinto (Notícias de Melgaço n.º 364). 

 

VAZ, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, moradores no Outeiro. N.p. de Leandro Vaz e de Maria Benta Esteves, do dito lugar; n.m. de Bento José da Ribeira e de Isabel Esteves, de Sá. Nasceu a 21/2/1814 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Vaz e sua filha, Maria Joaquina Vaz, do Outeiro.   

 

VAZ, Manuel José. Filho de João Manuel Vaz e de Rosa Maria Vaz, da Jugaria, couto de Fiães. // Casou na igreja de Paços a 31/1/1830, com Luísa, filha de Manuel António Alves e de Maria Caetana da Costa, de Viladraque. Testemunhas do ato: José Joaquim Lopes e MGB.

 

VAZ, Maria. Filha de António Félix Vaz e de Andreza Maria Domingues, moradores no lugar das Vinhas. N.p. de Manuel José Vaz e de Sebastiana Esteves, da Corga; n.m. de Diogo Domingues e de Maria Alves, das Vinhas. Nasceu a 28/3/1829 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Domingues e sua mulher, Maria Joaquina, das Vinhas, ele, nessa altura, a viver em Lisboa.

 

VAZ, Maria Caetana. Filha de Teresa Caetana Vaz, lavradeira. Neta materna de Manuel António Vaz e de Isabel Maria de Freitas, todos de São Paio, Melgaço, moradores no lugar de Sá, Paços. Nasceu em Paços a 2/9/1867 e foi batizada na igreja paroquial a 5 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. // Lavradeira. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 21/11/1892 com Manuel Maria Soares, de 33 anos de idade, solteiro, soldado da Guarda-Fiscal, nascido e batizado na freguesia de Salvador de Eiró, concelho de Boticas, filho de Benito Soares e de Xaviera de Quintas. Testemunhas presentes: José Vaz e Maria Rosa Rodrigues, casados, lavradores, do lugar de Sá. // Faleceu em Paços a --/--/19--.

 

VAZ, Maria Claudina. Filha de Clara Vaz, moradora no lugar do Outeiro. N.m. de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, do dito lugar. Nasceu a 21/2/1852 e foi batizada pelo padre Luís Esteves no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim da Ribeira, de Sucastelo, e Maria Domingues, do Coto, ambos de Cristóval. // À margem do assento: «falecida».    

 

VAZ, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, moradores em Sá. N.p. de Manuel António Vaz e de Sabina Rodrigues; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Esteves. Nasceu a 30/3/1814 e foi batizada a 4/4/1814. Padrinhos: Joaquim José Lopes e sua mulher, Ana Maria Vaz. // À margem do assento: «falecida».

 

VAZ, Maria Joaquina. Filha de António Félix Vaz e de Andreza Maria Domingues, moradores no lugar das Vinhas. N.p. de Manuel José Vaz e de Sebastiana Esteves, da Corga; n.m. de Diogo Domingues e de Maria Alves, das Vinhas. Nasceu a 20/2/1827 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Caetano (?) e sua mãe, Antónia Maria Alves, de Chaviães. // À margem do assento: «morreu». 

 

VAZ, Maria José. Filha de Maria Vaz, moradora em Vinhas, Paços. N.m. de António Félix Vaz e de Andreza Domingues, do dito lugar. Nasceu a 12/4/1857 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinho: Manuel José de Puga, morador na Vila de Melgaço. // Faleceu em Paços, no lugar de Vinhas, a --/--/1933, com 76 anos de idade (NM 187, de 19/3/1933).

 

VAZ, Maria Rosa. Filha de José Anjo Vaz e de Maria de Castro, moradores em Merelhe. N.p. de Miguel Vaz e de Manuela Esteves, de Lobarinhas, Colegiada de São Pedro de Crescente, Galiza; n.m. de Maria Pires, solteira, da Pedreira. Nasceu a 3/4/1823 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Bento Torres e sua filha, Maria Rosa Torres, de Merelhe.  

 

VAZ, Miquelina Rosa. Filha de Manuel Vaz e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco Vaz e de Ana Isabel da Ribeira; n.m. de Pedro Esteves e de Joaquina Rosa Gomes. Nasceu a 8/9/1869 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Esteves e mulher, Rosa Ribeira, lavradores, residentes no Ramo, Cristóval. // Camponesa. // Faleceu no lugar do Outeiro a 12/10/1899, somente com o sacramento da extrema-unção, por estar demente, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

VAZ, Pureza Augusta. Filha de ---------- Vaz e de -------------------------------------. Nasceu em -----------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar do Outeiro, Paços, a --/--/1996. // (A Voz de Melgaço n.º 1056).

 

VAZ, Rosa Maria. Filha de Manuel Vaz e de Maria Esteves, lavradores, residentes em Beleco. N.p. de Francisco Vaz e de Ana Joaquina da Ribeira; n.m. de Pedro Esteves e de Joaquina Rosa Gomes. Nasceu a 24/7/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Esteves, lavrador, e Maria Lopes, solteiros, ambos de Beleco. // Faleceu a 26/5/1921.

 

VAZ, Teresa Luísa. Filha de Francisco Manuel Vaz e de Ana Isabel da Ribeira, moradores no lugar do Outeiro. Neta paterna de Leandro Vaz e de Maria Benta Esteves; neta materna de Bento José da Ribeira e de Isabel Esteves. Nasceu em Paços a 20/8/1825 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gomes (?) Balada (?) e Ana Luísa Besteiro, viúva, ambos do Outeiro. // Residiu em Prado. // Teve a profissão de tecedeira. // Foi mãe solteira de Rita Joaquina Vaz (ver em São Paio), casada com Bento Seixo (ver em Rouças); este casal de lavradores morou no lugar de Corçães, freguesia de Rouças. Uma filha deles, Juvita da Pureza Seixo, nasceu em Rouças a 1/1/1898 e casou a 9/4/1919 com José Augusto Rodrigues, seu conterrâneo; depois do casamento foram morar para Lisboa, onde ambos morreram. // Teresa Luísa Vaz faleceu no lugar da Corredoura, freguesia de Prado, onde morava, no dia 18/10/1905, no estado de solteira, com testamento, e foi sepultada no cemitério paroquial de Prado.   

 

VELOSO

 

VELOSO, António José. Filho de Manuel Joaquim Veloso e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco José Veloso e de Maria Rosa Alves, de São Gregório, Cristóval; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Vaz, do Outeiro, Paços. Nasceu em Paços a 10/10/1829 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Compareceram por padrinhos o Ilustríssimo António Jacinto de Araújo e Azevedo e sua mulher, Jerónima de Abreu Magalhães, de Chaviães, com procuração bastante do Ilustríssimo António de Vasconcelos Leite Pereira e Abraldes e Occa, coronel do Batalhão de Realistas Voluntários da cidade de Braga, e de sua mulher, Maria José Machado de Barbosa e Vasconcelos Aborim, vigésima segunda Senhora da Honra, Solar, Morgados e Padroados da Casa de Aborim.

 

VELOSO, Emília. Filha de Manuel Joaquim Veloso e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco José Veloso e de Rosa Maria Alves, de São Gregório, Cristóval; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Vaz, do Outeiro, Paços. Nasceu a 15/9/1832 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinho: Bento Manuel Veloso, de São Gregório, Cristóval. // Faleceu em Paços a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 165, de 12/9/1915).

 

VELOSO, Felicidade. Filha de Manuel Joaquim Veloso e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco José Veloso e de Rosa Maria Alves, de São Gregório, Cristóval; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Vaz, do Outeiro, Paços. Nasceu a 22/11/1823 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinho: Bento Manuel Veloso, de São Gregório. // À margem do assento: «falecida».

 

VELOSO, Francisco José. Filho de Manuel Joaquim Veloso e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco José Veloso e de Maria Rosa Alves, de São Gregório, Cristóval; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Vaz, do Outeiro, Paços. Nasceu em Paços a 18/12/1826 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Durães e sua mulher, Joana Joaquina Veloso, do lugar dos Casais, Cristóval. // Rural. // Morreu no lugar do Outeiro a 2/3/1900, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, no estado de casado com Maria Albina Gonçalves, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

VELOSO, Francisco José (ou Francisco Luís). Filho de Manuel Luís Veloso, natural de Desteriz, Galiza, e de Umbelina Rosa Alves da Costa, natural de Paços, Melgaço. Nasceu em Paços por volta de 1845. // Tinha 25 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no lugar do Coto, quando casou na igreja da sua freguesia natal a 16/1/1870, com Genoveva de Jesus Marques (ou Fontes), de 30 anos de idade, solteira, lavradora, natural do lugar da Várzea, freguesia de Paderne, filha de Ana Rosa Marques (ou Fontes). Testemunhas: Bernardo Soares e José Gomes, lavradores, de Paços. // Pai de José Joaquim Veloso, casado com Ana Rosa Esteves, e avô de Rufina Rosa Veloso, casada com Domingos de Almeida, soldado da Guarda-Fiscal. // Ver Manuel Luís Veloso. 

  

VELOSO, José. Filho de Manuel Joaquim Veloso e de Maria Joaquina Esteves, moradores no Outeiro. N.p. de Francisco José Veloso e de Maria Rosa Alves, de São Gregório, Cristóval; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Vaz, do Outeiro, Paços. Nasceu a 12/4/1835 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Bento Manuel Veloso, tio do batizando, e sua sobrinha, Rosa Maria Esteves. // Morreu a 28/9/1836.

 

VELOSO, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Veloso e de Maria Joaquina Esteves, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco José Veloso e de Rosa Maria Alves, de São Gregório, Cristóval; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Vaz, do Outeiro, Paços. Nasceu em Paços a 6/5/1821 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lopes da Ribeira e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, de Sá. // À margem do assento: «falecido». // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 10/11/1819. Testemunhas: Manuel Gomes “Balada”, Pedro Pires, e Manuel Francisco Pires Ramos, todos do Outeiro, Paços.      

 

VELOSO, José Joaquim. Filho de Manuel Luís Veloso e de Umbelina (ou Belina) Rosa Alves da Costa, moradores no lugar do Coto. Neto paterno de João Veloso e de Josefa Fernandes, de Desteriz, Galiza; neto materno de Manuel José Alves da Costa e de Maria Rosa da Ribeira, do Coto. Nasceu em Paços a 14/1/1837 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno.

 

VELOSO, José Joaquim. Filho de Francisco José Veloso, natural de Paços, e de Genoveva de Jesus Fontes (ou Marques), natural de Paderne, lavradores, residentes no lugar do Coto. Neto paterno de Manuel Luís Veloso e de Umbelina Rosa Alves da Costa; neto materno de Ana Rosa Fontes (ou Marques). Nasceu na freguesia de Paços a 4/6/1879 e foi batizado na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Madrinha: Ludovina Rosa Gonçalves, solteira, lavradora, do lugar do Ramo, freguesia de Cristóval. // Casou com Ana Rosa Esteves, solteira, de 31 anos de idade, sua conterrânea, filha de João Francisco Esteves e de Clara Rosa Esteves, na igreja de Paços, a 9/9/1905. // A sua esposa faleceu em Cristóval a 21/4/1951. // Ele morreu na Vila de Melgaço a 28/12/1964. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1540, de 3/1/1965: «No passado dia 28 do mês findo faleceu na vila, e em casa de sua neta, Maria Teresa de Almeida, o senhor José Veloso, de 86 anos de idade, natural da freguesia de Paços. O seu funeral, realizado no dia seguinte para o cemitério da sua naturalidade, foi muito concorrido, sendo o seu cadáver transportado no auto bomba dos Bombeiros Voluntários de Monção, por expressa vontade do falecido…»

 

VELOSO, Luís Clemente. Filho de José Joaquim Veloso e de Ana Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar das Vinhas. Neto paterno de Francisco José Veloso e de Genoveva de Jesus Fontes (ou Marques); neto materno de João Francisco Esteves e de Clara Rosa Esteves. Nasceu em Paços a 11/6/1906 e foi batizado na igreja paroquial a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Clemente Douteiro, solteiro, camponês, do lugar do Outeiro, Paços, e Filomena Esteves, casada, lavradeira, do lugar da Cabana, Rouças.  

 

VELOSO, Manuel Luís. Filho de João Veloso e de Josefa Fernandes, do lugar do Paço, Desteriz, Galiza. // Casou na igreja de Paços a 21/4/1836, com Umbelina Rosa Alves da Costa, filha de Manuel José Alves da Costa e de Maria Rosa da Ribeira, do lugar do Coto, Paços. Testemunhas presentes: António de Araújo, solteiro, e Manuel José Gomes, do lugar de Sá. // Pai de Francisco José (ou Francisco Luís) Veloso, de José Joaquim Veloso, e de Rosa Veloso.

 

VELOSO, Maria da Glória. Filha de Francisco José Veloso, natural de Paços, e de Maria Albina Gonçalves, natural de Fiães, lavradores, residentes no lugar do Outeiro. N.p. de Manuel Joaquim Veloso, natural de Cristóval, e de Maria Joaquina Esteves; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Luísa Marques. Nasceu em Paços a 27/11/1893 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: José Ribeiro, casado, lavrador, do Outeiro. // À margem do assento: «óbito». // Nota: os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 3/3/1890; o noivo tinha 63 anos de idade e era solteiro; a noiva tinha 37 anos de idade e era solteira. Testemunhas: José da Ribeira e Ana Joaquina Pires Ramos, casados, proprietários, do lugar do Outeiro.    

 

VELOSO, Maria Rosa. Filha de Francisco José (ou Francisco Luís) Veloso, carpinteiro, natural de Paços, e de Genoveva de Jesus Marques (ou Fontes), natural de Paderne, moradores no lugar do Coto. N.p. de Manuel Luís Veloso e de Umbelina Rosa Alves da Costa, de Paços; n.m. de Ana Rosa Marques (ou Fontes), solteira, do lugar da Várzea, Paderne. Nasceu em Paços a 29/5/1873 e foi batizada a 2 de Junho desse ano. Padrinhos: Luís Esteves, solteiro, lavrador, da Corga, Paços, e Ludovina Rosa, solteira, lavradora, do Ramo, Cristóval. // Em 1912 morava no lugar do Coto, Paços; nesse ano embarcou com seus filhos para Santos, Brasil (Correio de Melgaço n.º 26, de 1/12/1912, e Correio de Melgaço n.º 27, de 8/12/1912).

 

VELOSO, Rosa. Filha de Manuel Luís Veloso e de Umbelina Rosa Alves da Costa, moradores no lugar do Coto, Paços. Neta paterna de João Veloso e de Josefa Fernandes, de Desteriz, Galiza; neta materna de Manuel José Alves da Costa e de Maria Rosa da Ribeira, do Coto, Paços. Nasceu em Paços a 22/12/1839 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: António Veloso e sua mãe, Josefa Fernandes, avó paterna da batizanda.

 

VELOSO, Rufina Rosa. Filha de José Joaquim Veloso e de Ana Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar das Vinhas. Neta paterna de Francisco José (ou Francisco Luís) Veloso e de Genoveva de Jesus Fontes (ou Marques); neta materna de João Esteves e de Clara Rosa Esteves. Nasceu em Paços a 3/5/1909 e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Madrinha: Clara Rosa Esteves, solteira, camponesa, do lugar da Corga, Paços. // Casou na CRCM a 7/2/1928 com Domingos de Almeida (*), soldado da Guarda-Fiscal, de 28 (confirmar) anos de idade, natural da freguesia de Rebolosa, concelho do Sabugal, filho de José de Almeida e de Luísa Ramos. // Em 1958 o seu esposo foi colocado em Braga e ela acompanhou-o, mais a filha mais nova, mas ao fim de uns anos separou-se dele e voltou para a sua freguesia de nascimento. // O seu marido morreu em Braga a 19/8/1978. // Ela faleceu na Vila de Melgaço a 21/5/2006, com noventa e sete (97) anos de idade. /// (*) Domingos de Almeida era pai solteiro de Carlos Pereira de Lemos, nascido na vila de Melgaço a 29/8/1926, gerado em Angelina Pereira de Lemos, solteira, natural de Castro Laboreiro, filho que ele nunca perfilhou.      

 

VIANA

 

VIANA, Maria da Luz. Filha de Joaquim Rodrigues Viana e de Júlia Augusta Pires. Nasceu em Paços a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 180, de 22/1/1933). 

 

VIEIRA

 

VIEIRA, António. Filho de Manuel José Pires Vieira e de Joaquina Gonçalves. Neto paterno de Patrício Pires Vieira. Nasceu em Paços por volta de 1796. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a 9/3/1861, com todos os sacramentos da igreja católica, com 65 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos.

 

VIEIRA, Leonor. Filha de Domingos Antunes Vieira e de Pureza Gonçalves. Nasceu em Paços a --/--/1933 (NM 197, de 11/6/1933).

 

VIEIRA, Maria de Lurdes. Filha de Domingos Antunes Vieira e de Pureza Gonçalves. Nasceu em Paços a --/--/1931 (NM 116, de 5/7/1931).

 

VIEITES

 

VIEITES, Antónia. Filha de Bartolomeu António Vieites e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paços por volta de 1800. // Faleceu no lugar de Sá a 9/12/1866, com sessenta e seis anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha. 

 

VIEITES, Rosa Maria. Filha de António Vieites e de Ana Rosa Rodrigues, lavradores, pacenses. Nasceu em Paços por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Beleco, onde morava, a 3/4/1865, com 59 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Manuel Francisco Salgado, com testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial da freguesia.

 

VILA

 

VILA, Antónia. Filha de Rosa da Vila, moradora no Esporão, Paços. Neta materna de Teresa da Vila, solteira, de Deva, Galiza. Nasceu a 8/9/1834 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Gomes e sua mãe, Francisca Belina Besteiro, da Grova, Paços.

 

VILA, Bento. Filho de Benita da Vila, solteira, moradora no lugar do Esporão, Paços. N.m. de Teresa da Vila, solteira, de Deva, Galiza. Nasceu a 7/2/1838 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Benito da Vila, tio do batizando, e Ana Joaquina Cortes, solteira, de Beleco.

 

VILA, Domingos. Filho de Benita da Vila, solteira, de Deva, Galiza, moradora no lugar do Esporão, Paços. Neto materno de Teresa da Vila, galega. Nasceu a 11/7/1822 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinho: Domingos José Pinheiro, do lugar do Outeiro, Paços.

 

VILA, Manuel. Filho de Benita da Vila, solteira, galega, moradora no lugar do Esporão, Paços. Neto materno de Teresa da Vila, de Deva, Galiza. Nasceu em Paços a 11/6/1828 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Pires, solteiro, do Esporão, e Eusébia Domingues, solteira, do Outeiro. // À margem do assento: «falecido».

 

VILA, Policarpo. Filho de Benta, ou Benita, da Vila, galega, moradora no lugar do Esporão, Paços. N.m. de Teresa da Vila, solteira, de Deva, Galiza. Nasceu a 24/7/1831 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: João António Mil, galego, e Jerónima Pires, da Grova, Cristóval.   

 

VIRTELO

 

VIRTELO, Joaquina. Filha de Francisco Joaquim Virtelo e de Ana Rosa Esteves, moradores no lugar de Beleco. Neta paterna de Francisco Xavier Domingues (!) e de Maria Joaquina Besteiro, do Outeiro; neta materna de António Esteves e de Jerónima Joaquina do Outeiro, de Beleco. Nasceu a 13/11/1822 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos José Pinheiro e sua mulher, Ana Luísa Besteiro, do Outeiro, Paços. // À margem do assento: «falecida».

 

VIRTELO, Josefa Luísa. Filha de Francisco Joaquim Virtelo e de Ana Rosa Esteves, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco Xavier Domingues (!) e de Maria Joaquina Besteiro, do dito lugar; n.m. de António José Esteves e de Jerónima Joaquina do Outeiro, de Beleco. Nasceu em Paços a 5/12/1821 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Domingos José Pinheiro e sua mulher, Ana Luísa Besteiro, do Outeiro. // Nota: os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 14/7/1821. Testemunhas presentes: MGB, Pedro Pires e o padre Francisco José Mendes.   

 

VIRTELO, Maria. Filha de Francisco Joaquim Virtelo e de Ana Joaquina Esteves, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Francisco Xavier Domingues (!) e de Maria Joaquina Besteiro; n.m. de António José Esteves e de Jerónima Joaquina do Outeiro. Nasceu a 10/9/1825 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António José Esteves e sua irmã, Maria Gertrudes, tios da batizanda. // À margem do assento: falecida».

 

VIRTELO, Maria das Dores. Filha de Josefa Luísa Virtelo, lavradeira, pacense. Nasceu em Paços por volta de 1861. // Tinha 35 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no lugar de Beleco, quando casou na igreja da sua freguesia natal, a 25/11/1896, com o seu conterrâneo António Gomes, de 32 anos de idade, solteiro, rural, morador no lugar da Grova, filho de Manuel Joaquim Gomes e de Rosa Ribeiro. Testemunhas: Luís Clemente Douteiro e António Mendes, solteiros, camponeses. // Com geração.    

 

VIZO

 

VIZO, Joana. Filha de Francisco José do Vizo e de Antónia Alves, lavradores. Nasceu em Paços por volta de 1834. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Ferreira, onde morava, a 16/9/1901, com todos os sacramentos da igreja católica, com 67 anos de idade, no estado de viúva de Joaquim Igrejas, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou uma filha.

                                      FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário