terça-feira, 9 de julho de 2024

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Paços

Por Joaquim A. Rocha 



PUGA

 

PUGA, Agostinho José. Filho de -------------- de Puga e de -------------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 9/7/1912 fez exame do 1.º grau (terceira classe do ensino primário), obtendo a classificação de «bom»; tinha por professor Sebastião Pereira.

 

QUEIROZ

 

QUEIROZ, António Bernardino Barroso. // Professor do ensino primário. // Lecionou na escola de Paços, para a qual fora nomeado em Dezembro de 1949. // Foi também vereador da Câmara Municipal de Melgaço, cargo que o Conselho Municipal «malevolamente» lhe retirou a 13/9/1957.   

 

RAMOS

 

RAMOS, Francisco António. Filho de Francisco Pires Ramos e de Quitéria Esteves, moradores no Outeiro. N.p. de João Pires Ramos e de Gracia Pires, do dito lugar; n.m. de Manuel Esteves e de Ângela Marques, de Pousafoles, couto de Fiães. // Casou na igreja de Paços a 24/2/1813 com Maria Rosa, filha de António Lopes e de Maria Luísa Trancoso; neta paterna de André Lopes e de Ana da Ribeira, e neta materna de Manuel Trancoso e de Francisca Pires, todos de Sá. Testemunhas: Manuel Luís Lopes, da Corga, e Manuel Gomes, do Outeiro. 

 

RAMOS, José Joaquim. Filho de Manuel Francisco Pires Ramos e de Maria Luísa Esteves, moradores no lugar do Outeiro. Nasceu na freguesia de Paços a --/--/18--. // Casou na igreja de Cristóval a 23/1/1836 com Maria, filha de Francisco José Durães e de Joana Veloso, dos Casais. Testemunhas do ato religioso: Bento Manuel Veloso e António José de Sousa, naturais de São Gregório. // Com geração.

 

RAMOS, Manuel José. Filho de Manuel Francisco Pires Ramos e de Maria Luísa Esteves, moradores no Outeiro, Paços. N.p. de Francisco António Pires Ramos (defunto) e de Quitéria Esteves; n.m. de José Esteves e de Ana Luísa do Outeiro, todos de Paços. Nasceu a 31/5/1815 e foi batizado a 1/6/1815. Padrinhos: padre Manuel José Ramos e sua irmã, Maria Gertrudes. (À margem do assento: «falecido»). // Os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 14/2/1813. Ele, noivo, era neto paterno de João Pires e de Gracia Pires, e neto materno de Manuel Esteves e de Ângela Esteves, da Fraga, couto de Fiães. E ela, noiva, era neta paterna de Manuel Esteves e de Maria Pires, do Outeiro, e neta materna de Jerónimo do Outeiro e de Maria de Araújo (já defuntos aquando da boda), de Beleco, Paços. Testemunhas do ato religioso: Manuel Joaquim Pires e João de Araújo. Presidiu à cerimónia o vigário Luís António Abreu.

 

RAMOS, Marcelina. Filha de Manuel Francisco Pires Ramos e de Maria Luísa esteves. N.p. de Francisco António Pires Ramos e de Quitéria Esteves; n.m. de José Esteves e de Ana Luísa do Outeiro, todos do lugar do Outeiro, Paços. Nasceu a 18/5/1823 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: António José Rodrigues, da freguesia de Mozelos, Paredes de Coura, e Ana Luísa do Outeiro, viúva, do lugar do Outeiro, Paços. // À margem do assento: «falecida».

 

RAMOS, Marcelina Rosa. Filha de Manuel Francisco Pires Ramos e de Maria Luísa Esteves. N.p. de Francisco António Pires Ramos e de Quitéria Esteves; n.m. de José Esteves e de Ana Luísa do Outeiro, todos do lugar do Outeiro. Nasceu a 10/10/1824 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Pires Ramos e sua irmã, Maria Gertrudes, do Outeiro. // À margem do assento: «falecida».    

 

REBOUÇO

 

REBOUÇO, Maria Edite B. S. // Nasceu por volta de 1940. // Faleceu no lugar de Merelhe, freguesia de Paços, a --/--/2022, com 82 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1 de Maio de 2022).

 

REIS

 

REIS, Brízida de Jesus. Filha de ----------- Reis e de ---------------------------------. Nasceu em ----------------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar dos Casais, freguesai de Paços, a --/--/1999. // (A Voz de Melgaço n.º 1118).

 

REIS, Nelson de Almeida. // Morreu em Paços a --/--/202, com 75 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1444, de 1/11/2020).

 

RIBEIRA

 

RIBEIRA, Adriano Manuel. Filho de António José da Ribeira, natural de Chaviães, e de Francisca Rosa Rodrigues, natural de Paços, lavradores, residentes em Viladraque. Neto paterno de Francisco José da Ribeira e de Maria Alves; neto materno de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 4/3/1891 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria, casado, lavrador, do lugar do Val, Chaviães, e Ana Rosa Douteiro, solteira, do lugar de Doma, Cristóval. 

 

RIBEIRA, Ana Joaquina. Filha de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, moradores no Outeiro. N.p. de Manuel Caetano da Ribeira e de Ana Joaquina Fernandes, do dito lugar; n.m. de Francisco José Pires e de Antónia Maria Alves, do Govendo. Nasceu a 7/8/1818 e foi batizada ainda nesse mês. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, de Sá. // Nota: os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 7/1/1817. O noivo era neto paterno de Manuel da Ribeira e de Isabel Gomes, de Sá, e neto materno de Francisco Fernandes e de Maria Rosa Salgado, do Outeiro. A noiva era neta paterna de Domingos Pires e de Maria do Outeiro, do lugar do Outeiro, e neta materna de Manuel Alves e de Isabel Gomes, do Govendo, todos de Paços. Testemunhas presentes: José Joaquim Lopes e António José da Ribeira, de Sá.

    

RIBEIRA, Ana Joaquina. Filha de Manuel José da Ribeira e de Maria Martins. N.p. de Manuel José da Ribeira e de Teresa de Jesus; n.m. de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues, todos de Sá, Paços. Nasceu a 14/12/1840 e foi batizada a 17 desse mês. Padrinhos: Francisco António da Ribeira e mulher, Isabel Ventura Alves, de Viladraque. // Lavradeira. // Casou com António Pires, lavrador, do dito lugar de Sá. // Enviuvou a 1/10/1907. // Faleceu em Sá, Paços, a 13/9/1912. // Mãe de Manuel (35 anos em 1912, casado com Claudina de Pinho), e de Albano (32 anos em 1912, solteiro), emigrantes os dois em parte incerta do Brasil. 

 

RIBEIRA, Ana Rosa. // Casou a --/--/1930 com José Augusto Alves (ver Notícias de Melgaço n.º 54.A., de 23/3/1930). 

 

RIBEIRA, António Augusto. Filho de Júlio Anselmo da Ribeira e de Deolinda Amélia Pires. Nasceu em Paços a --/--/1937 (NM 375, de 7/11/1937).

 

RIBEIRA, António José. Filho de -------- Ribeira e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1866. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a --/--/1935, com 69 anos de idade (NM 260, de 3/2/1935).

 

RIBEIRA, António José. Filho de Manuel José da Ribeira, carpinteiro, natural de Chaviães, e de Rosa Alves, lavradeira, natural de Paços, moradores em Viladraque. N.p. de Manuel José da Ribeira e de Benta Esteves, de Soengas, Chaviães; n.m. de Francisco José Alves e de Inácia Esteves, de Paços. Nasceu a 11/2/1872 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e Maria Alves, tia materna, de Viladraque. // Lavrador. // Casou na igreja de cristóval a 27/1/1910 com Benedita Ribeiro, de 48 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar da Porta, Cristóval, de onde era natural, filha de Francisco José Ribeiro e de Helena Marques, cristovalenses.     

 

RIBEIRA, Augusto Adelino. Filho de António José da Ribeira, lavrador, natural de Chaviães, e de Francisca Rosa Rodrigues, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar de Viladraque. Neto paterno de Francisco José da Ribeira e de Maria Alves; neto materno de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu em Paços a 4/1/1899 e foi batizado na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Gomes, casado, do lugar de Soengas, Chaviães, e Maria José de Jesus, solteira, camponesa, do lugar de Campo das Bouças, Paços. // Casou na CRCM a 4/10/1920 (*) com Adélia da Conceição Mendes (Jornal de Melgaço n.º 1307, de 10/10/1920). // A sua esposa faleceu na freguesia de Cristóval a 21/3/1950. // Ele morreu também em Cristóval a 6/5/1972. // (*) No assento de batismo, à margem, diz-se que casou em 1930.

 

RIBEIRA, Caetana. Filha de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, rurais, moradores no Outeiro. N.p. de Manuel Caetano da Ribeira e de Ana Joaquina Fernandes, do dito lugar; n.m. de Francisco José Pires e de Antónia Maria Alves, do Robendo. Nasceu a 7/1/1821 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: o seu avô paterno. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Outeiro, Paços, onde residia, a 14/7/1898, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Francisco José Douteiro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

RIBEIRA, Filomena. Filha de Joaquina da Ribeira, solteira, camponesa, do lugar de Viladraque. Neta materna de Manuel José da Ribeira e de Rosa Alves. Nasceu em Paços a 8/10/1894 e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Riobom e Maria da Ribeira, casados, camponeses, do lugar de Viladraque.   

 

RIBEIRA, Francisco António. Filho de Bento José da Ribeira e de Isabel Esteves, lavradores, pacenses. Nasceu em Paços por volta de 1792. // Faleceu no lugar de Viladraque, onde residia, a 31/5/1864, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Isabel Alves, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

RIBEIRA, Francisco José. Filho de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, moradores no Outeiro. N.p. de Manuel Caetano da Ribeira e de Ana Joaquina Fernandes; n.m. de Francisco José Pires e de Antónia Maria Alves, do Robendo. Nasceu a 23/12/1828 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: o seu avô paterno. // Nota: em 1853 havia em Paços um cura, ou coadjutor, com este nome; em 1855 já era reitor; é possível que seja ele.

 

RIBEIRA, João Silvio. // Em 1932 fez exame do 2.º grau, quarta classe, ficando aprovado (NM 158, de 24/7/1932).

 

RIBEIRA, Joaquim. Filho de Ana Isabel da Ribeira, do lugar do Outeiro. Nasceu e foi batizado em Paços por volta de 1812. // Casou na igreja de Paços a 15/6/1834 com Caetana, filha de Francisco do Outeiro e de Rosa Rodrigues, de Sucastelo, Cristóval. Testemunhas: Manuel José Pires e Inácio José Pires, de Sá (ver em Cristóval). // Tinha 50 anos de idade, era viúvo de Caetana Rodrigues do Outeiro (*), lavrador, morava no lugar de Sucastelo, quando casou na igreja de Cristóval, a 24/3/1862, com Luísa, cristovalense, de trinta e um anos de idade, solteira, filha de João Monteiro e de Josefa Valada, lavradores, do lugar do Coto; neta paterna de Manuel Monteiro e de Antónia Domingues, do dito lugar; e neta materna de José Valado e de Páscoa de Araújo, de Valongo, Galiza. Testemunhas: Francisco Monteiro e Francisco Lopes, lavradores, casados, residentes no lugar de Doma; e Francisco Mendes, solteiro, lavrador, dos Casais, Paços. // Faleceu em Doma a 10/6/1893, com 76 anos de idade, no estado de casado com a dita Luísa, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 12. // Com geração. /// (*) Caetana faleceu no lugar de Sucastelo a 3/6/1857, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja de Cristóval a 4, com ofício de quatro padres; rezaram-se por sua alma 40 missas e os ofícios do costume.

 

RIBEIRA, Joaquim. Filho de António José da Ribeira, de Chaviães, e de Francisca Rosa Rodrigues, de Paços, lavradores, residentes em Viladraque. N.p. de Francisco José da Ribeira e de Maria Alves; n.m. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 13/6/1892 e foi batizado a 16 desse mês. Padrinhos: Joaquim Manuel Esteves, solteiro, lavrador, da Bouça, Chaviães, e Ana Rosa Douteiro, solteira, de Doma, Cristóval.   

 

RIBEIRA, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José da Ribeira, natural de Chaviães, e de Rosa Alves, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar de Viladraque. N.p. de Manuel José da Ribeira e de Benta Esteves, naturais de Chaviães; n.m. de Francisco José Alves e de Inácia Esteves, naturais de Paços. Nasceu a 11/2/1869 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Alves, tia materna, de Viladraque. // Casou com o seu conterrâneo José Bento Alves. // Faleceu em Paços a 29/6/1949. // Com geração.  

 

RIBEIRA, José. Filho de Manuel José da Ribeira e de Maria Martins. N.p. de Manuel José da Ribeira e de Teresa de Jesus; n.m. de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues. Nasceu a 29/10/1837 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, todos de Sá.   

 

RIBEIRA, José. Filho de Romão da Ribeira, de Desteriz, Tui, e de Antónia Rodrigues, de Paços, lavradores, residentes no Outeiro. N.p. de António Ribeira e de Benita Fernandes, do Coto, São Miguel de Desteriz; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu a 26/6/1861 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Veloso, solteiro, lavrador, residente no Outeiro, e Emília da Conceição Veloso, solteira, do mesmo lugar. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços a 9/2/1887, com Teresa Joaquina, de 31 anos de idade, solteira, lavradora, cristovalense, filha de Manuel Pires, de Cristóval, e de Clara Esteves, de Paços. Testemunhas presentes: José Joaquim Pires, casado, do Outeiro, e Rosa Vaz, solteira, do mesmo lugar. // Faleceu em Paços a 12 de Julho (de 1941?).      

 

RIBEIRA, José. Filho de António José da Ribeira, natural de Chaviães, e de Francisca Rosa Rodrigues, natural de Paços, lavradores, residentes em Viladraque. N.p. de Francisco José da Ribeira e de Maria Alves; n.m. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 26/1/1894 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim da Costa, casado, lavrador, do Sobreiro, Cristóval, e Ana Rosa do Outeiro, casada, lavradeira, de Doma, Cristóval. // Casou a --/--/1915 com Constância Rosa Alves (ver Correio de Melgaço n.º 146, de 25/4/1915). // Faleceu em Cristóval a 25/2/1955. // Com geração.    

 

RIBEIRA, José Joaquim. Filho de Manuel José da Ribeira, carpinteiro, natural de Chaviães, e de Rosa Alves, lavradeira, natural de Paços, moradores em Viladraque. N.p. de Gregório da Ribeira e de Benta Esteves, de Soengas, Chaviães; n.m. de Francisco José Alves e de Inácia Esteves, de Viladraque, Paços. Nasceu a 29/4/1875 e foi batizado a 2 de Maio desse ano. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Alves, tia materna. // Casou na igreja de Cristoval a 13/1/1908 com Albina Rosa, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Marga, Cristóval, de onde era natural, filha de Manuel José do Souto, natural de Cristóval, e de Ana Lopes, natural de Paços. Testemunhas presentes: Manuel Pereira da Costa, casado, proprietário, morador no lugar da Porta, e Manuel Joaquim Esteves, casado, lavrador, residente no lugar do Sobreiro, ambos naturais de Cristóval. // Em 1912 foi padrinho de Alzira de Sousa (Correio de Melgaço n.º 7). // Com geração (ver na freguesia de Cristóval).

 

RIBEIRA, Judite Celeste. Filha de Júlio Anselmo da Ribeira e de Deolinda Amélia Pires. Nasceu em --------------, a --/--/19--.

 

RIBEIRA, Júlio. Filho de Valentim Gonçalves da Ribeira e de Joaquina Gomes, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Vicente Gonçalves da Ribeira e de Vicenta ------------; n.m. de Inácio José Gomes e de Antónia Pires. Nasceu a 22/8/1876 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Gonçalves, solteiro, lavrador, irmão do batizando.

 

RIBEIRA, Júlio Anselmo. Filho de António José da Ribeira, lavrador, natural de Chaviães, e de Francisca Rosa Rodrigues, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar de Viladraque. Neto paterno de Francisco José da Ribeira e de Maria Alves; neto materno de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu em Paços a 11/2/1896 e foi batizado na igreja paroquial a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Gomes, casado, lavrador, do lugar de Soengas, Chaviães, e Maria José de Jesus, solteira, camponesa, do lugar do Campo das Bouças, Paços. // Casou na CRCM a 20/9/1926 com a sua conterrânea Deolinda Amélia Pires, de 22 anos de idade, filha de Vitorino Pires e de Maria do Carmo Bermudes. // Faleceu na sua terra de nascimento a 29/10/1978.   

 

RIBEIRA, Júlio Augusto. Filho de José da Ribeira e de Constança Rosa Alves. Nasceu em Paços a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 236). // Faleceu no lugar de Viladraque a --/--/1917, com apenas 17 dias de idade (Correio de Melgaço n.º 238, de 25/2/1917). 

 

RIBEIRA, Justino Alberto. Filho de ------- Ribeira e de -----------------------------. Nasceu em Viladraque, Paços, a --/--/192-. // Faleceu a –/--/1998, no hospital de Viana do Castelo, solteiro, com 76 anos de idade, e foi sepultado no cemitério da sua terra natal (A Voz de Melgaço n.º 1101).

 

RIBEIRA, Lina Rosa. Filha de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, moradores no Outeiro. N.p. de Manuel Caetano da Ribeira e de Ana Joaquina Fernandes, do dito lugar; n.m. de Francisco José Pires e de Antónia Maria Alves, do Govendo. Nasceu a 21/5/1826 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: o seu avô paterno.  

 

RIBEIRA, Manuel. Filho de Valentim Gonçalves da Ribeira (*), de Alveios, Tui, e de Joaquina Gomes, de Paços, moradores em Sá. N.p. de Vicente Gonçalves da Ribeira e de Vicenta (Botana?), de Alveios; n.m. de Inácio José Gomes e de Antónia Pires, de Sá. Nasceu a 26/7/1859 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gomes e Antónia Maria Vieites. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços a 1/10/1890, com Ludovina Rosa, de 30 anos de idade, solteira, lavradora, sua conterrânea, filha de António Maria de Sousa, de Chaviães, e de Antónia Maria Alves, de Paços. Testemunhas presentes: Bernardo Soares, viúvo, sacristão da igreja de Paços, e Bento Lopes, casado, lavrador, de Beleco. // (*) Foi legitimado pelo matrimónio subsequente dos pais e escritura de legitimação. 

 

RIBEIRA, Manuel. Filho de Manuel José da Ribeira, natural de Chaviães, e de Rosa Alves, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar de Viladraque. N.p. de Gregório Ventura da Ribeira e de Maria Benta Esteves; n.m. de Francisco José Alves e de Inácia Esteves. Nasceu a 23/11/1862 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco da Ribeira e Maria Alves, solteiros, lavradores.

 

RIBEIRA, Manuel Francisco. Filho de Manuel José da Ribeira e de Maria Martins. N.p. de Manuel José da Ribeira e de Teresa de Jesus; n.m. de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues, todos de Sá. Nasceu a 26/2/1841 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco do Outeiro e mulher, Ana Martins. // À margem do assento: «morto».

 

RIBEIRA, Manuel José. Filho de Manuel José da Ribeira, natural de Paços, lavrador, e de Teresa de Jesus, natural do Douro, moradores no lugar de Sá. Nasceu em Paços por volta de 1815. // Casou na igreja da sua freguesia a 25/1/1837, com Maria Martins, filha de Francisco José Martins e de Rosa Maria Rodrigues. Testemunhas presentes: José Joaquim Lopes e Francisco Lopes. // Faleceu no lugar de Sá a 6/1/1865, com 50 anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

RIBEIRA, Manuel Maria. Filho de António José da Ribeira, natural de Chaviães, e de Francisca Rosa Rodrigues, natural de Paços, lavradores, residentes em Viladraque. N.p. de Francisco José da Ribeira, natural de Chaviães, e de Maria Alves, natural de Paços; n.m. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 9/8/1889 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria, casado, lavrador, do Val, Chaviães, e Ana Rosa Douteiro, solteira, de Doma, Cristóval. // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 10/10/1888. O noivo tinha 24 anos de idade e era solteiro. A noiva tinha 31 anos de idade, era solteira, lavradora. Testemunhas do ato religioso: padre José Maria Mendes, de Paços, e Ana Rosa Douteiro, solteira, de Doma, Cristóval.  

 

RIBEIRA, Maria. Filha de Manuel José da Ribeira e de Rosa Alves, lavradores. Nasceu em Viladraque por volta de 1861. // Casou na igreja de Rouças a 9/12/1891 com António Joaquim, da mesma idade, solteiro, morador no lugar da Eira, filho de Caetano Riobom e de Maria José Lourenço, lavradores, roucenses. 

 

RIBEIRA, Maria da Esperança. Filha de Francisco António da Ribeira, “brasileiro”, natural de Cristóval, e de Alexandrina Gonçalves, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar do Outeiro. Neta paterna de Manuel da Ribeira e de Maria Teresa de Araújo; neta materna de António Gonçalves e de Josefa Bermudes. Nasceu em Paços a 18/10/1900 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Gonçalves, solteira, tia materna. // Faleceu em Cristóval a 20/9/1975. 

 

RIBEIRA, Pedro (Padre). // No ano de 1813 era cura e coadjutor da freguesia de Paços.

 

RIBEIRA, Sílvio José. Filho de ---------- Ribeira e de ---------------------------------. Nasceu em Sá, Paços, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paços, com o professor António Dâmaso Lopes, ficando aprovado. // (Notícias de Melgaço n.º 409). // Casou com -------------------------------. // Faleceu em Aveiro, terra da esposa, a --/--/1993, com 65 anos de idade. // (A Voz de Melgaço n.º 978).   

 

RIBEIRO

 

RIBEIRO, Albina Maria. Filha de António Manuel Ribeiro e de Antónia Rodrigues, moradores em Viladraque. N.p. de Manuel Ventura Ribeiro e de Maria Caetana da Costa, do lugar da Porta, Cristóval; n.m. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves. Nasceu a 22/8/1849 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim da Ribeira e sua mulher, Maria Luísa Domingues, de Viladraque. // Faleceu a 27/4/1918.

 

RIBEIRO, Ana. Filha de Maria Rosa Ribeiro, moradora nas Granjas, Paços. N.m. de Francisco António Ribeiro e de Ana Josefa Afonso, do dito lugar. Nasceu a 9/11/1842 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso e Ana Maria Domingues, solteiros, de Merelhe. // À margem do assento: «falecida».  

 

RIBEIRO, António. Filho de Manuel António Ribeiro e de Maria do Outeiro, moradores em Sá. N.p. de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves, do Casal; n.m. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires, de Sá. Nasceu a 10/2/1840 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu a 29/12/1840.

 

RIBEIRO, António de Jesus. Filho de Manuel Ribeiro e de Rosa Veloso, lavradores, residentes no lugar de Casal. N.p. de Rosa Ribeiro; n.m. de Luís Veloso e de Umbelina Alves da Costa. Nasceu a 6/9/1880 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Domingues, casado, lavrador, de Pousafoles, Fiães, e Benta Gonçalves, solteira, lavradora, do Esporão, Paços. (À margem do assento: «falecido»). 

 

RIBEIRO, António Joaquim. Filho de Maria Rosa Ribeiro, moradora nas Granjas. N.m. de Francisco António Ribeiro e de Maria Josefa Afonso, do dito lugar. Nasceu a 19/9/1846 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim de Araújo, de Sá, e Ana Cortes, de Beleco, solteiros.

 

RIBEIRO, António Luís. Filho de Umbelina Ribeiro, solteira, das Granjas, Paços. Neto materno de Francisco António Ribeiro e de Ana Josefa Afonso, do dito lugar. Nasceu a 27/8/1842 e foi batizado a 29 desse mês. Padrinhos: António Luís Cortes, solteiro, de Beleco, e Antónia Maria Esteves, de Merelhe. 

 

RIBEIRO, António Manuel. Filho de Manuel Ventura Ribeiro e de Maria Caetana da Costa, do lugar da Porta, Cristóval. // Casou na igreja de Paços, a 27/2/1843, com Antónia Maria, filha de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque. Testemunhas presentes: padre AMG, de Beleco, e Manuel Caetano Araújo, morador em São Gregório.

 

RIBEIRO, Francisca. Filha de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves. N.p. de Inácio Ribeiro e de Rosa Gomes; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Maria Gertrudes Alves de Araújo, todos do Casal, Paços. Nasceu a 18/3/1823 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // À margem do assento: «falecida».

 

RIBEIRO, Francisca. Filha de Manuel António Ribeiro e de Maria do Outeiro (*), moradores no Casal, Paços. N.p. de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires, de Sá. Nasceu a 28/7/1843 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Lopes, solteiro, de Beleco, e Rosa Ribeiro, solteira, do Casal. // Faleceu a 23/12/1910, no lugar do Outeiro, sem quaisquer sacramentos da igreja católica, por ser demente, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. /// (*) No seu assento de óbito diz-se que ela era filha de Romão Ribeiro e de Antónia Ribeira, lavradores, naturais de Paços.

 

RIBEIRO, Francisco José. Filho de António Manuel Ribeiro e de Antónia Maria Rodrigues, moradores em Viladraque. Neo paterno de Manuel Ventura Ribeiro e de Caetana Maria da Costa, do lugar da Porta, Cristóval; neto materno de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque, Paços. Nasceu a 27/6/1853 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues e Rosa Rodrigues, ele tio e ela prima do batizando, do lugar de Beleco.     

 

RIBEIRO, João. Filho de ------------- Ribeiro e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1830. // Faleceu no lugar do Casal, Paços, a --/--/1915, com 85 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 163, de 29/8/1915). // Ver Ana Gomes.

 

RIBEIRO, José. Filho de Francisco Ribeiro e de Maria Josefa Afonso, moradores nas Granjas. N.p. de Bento Ribeiro e de Gertrudes Rodrigues; n.m. de Leandro Afonso e de Gertrudes Pires. Nasceu a 20/12/1812 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio Alves e sua mulher, Joaquina Rosa, da Corga.

 

RIBEIRO, José. Filho de ---------- Ribeiro e de -----------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Lavrador. // Em 1912 morreu-lhe, de doença, um boi; era uma perda superior a 50$00! Comentava o jornalista: «quantia bem suficiente para arruinar um pobre lavrador nas suas finanças…» Para cúmulo da desgraça, não tinha nenhum seguro (ver Correio de Melgaço n.º 16, de 22/9/1912).  

 

RIBEIRO, José Caetano. Filho de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves. N.p. de Inácio Luís Ribeiro e de Rosa Gomes; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Maria Gertrudes Alves de Araújo, todos do Casal, Paços. Nasceu a 9/8/1819 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // À margem do assento: «falecido».

 

RIBEIRO, José Cândido. Filho de Manuel Ribeiro e de Rosa Veloso, lavradores, residentes no Casal. N.p. de Rosa Ribeiro, solteira; n.m. de Manuel Luís Veloso e de Umbelina da Costa, todos de Paços. Nasceu a 30/4/1871 e foi batizado a 3 de Maio desse dito ano. Padrinhos: José Esteves Miranda, casado, lavrador, residente em Pousafoles, Fiães, e Benta Gonçalves, solteira, lavradora, residente no Esporão, Paços. 

 

RIBEIRO, José Joaquim. Filho de Manuel António Ribeiro e de Maria do Outeiro, moradores no Casal, Paços. N.p. de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves; n.m. de Manuel do Outeiro e de Maria Pires. Nasceu a 26/4/1847 e foi batizado ainda nesse mês e ano. Padrinho: José Luís Pires, solteiro, de Beleco. 

 

RIBEIRO, Manuel. Filho de Rosa Ribeiro, solteira, lavradora, de Paços, moradora no lugar do Casal. N.m. de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves, do dito lugar. Nasceu a 18/2/1847 e foi batizado 21 desse mês. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel António Ribeiro, tio materno. // Tinha 22 anos de idade, era lavrador, morava no Casal, quando casou na igreja de Paços, a 1/9/1869, com Rosa, de 30 anos de idade, solteira, lavradora, do Coto, filha de Luís Veloso e de Umbelina Alves da Costa. Testemunhas: José Gomes e António Lopes, solteiros, pacenses.

 

RIBEIRO, Manuel António. Filho de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves, do Casal. // Casou na igreja de Paços, a 3/11/1837, com Maria, filha de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires, de Sá. Testemunhas: padre FJM e Manuel José Gonçalves, do Casal.

 

RIBEIRO, Maria. Filha de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves. Neta paterna de Inácio Luís Ribeiro e de Rosa Gomes; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Maria Gertrudes Alves de Araújo, todos do lugar do Casal, Paços. Nasceu a 24/4/1814 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

RIBEIRO, Maria. Filha de Bento Manuel Ribeiro e de Maria Luísa Gonçalves. N.p. de Inácio Luís Ribeiro e de Rosa Gomes; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Maria Gertrudes Alves de Araújo, todos do Casal, Paços. Nasceu a 18/6/1816 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os avós maternos.       

 

RIBEIRO, Maria Benedita. Filha de José António Ribeiro, natural de Prado, e de Mariana Esteves, natural de Rouças, lavradores. Nasceu em Paços (ou em Rouças) a --/--/1841. // Lavradeira. // Casou com Teotónio Joaquim Dias, ferreiro, natural de Prado. // Faleceu no lugar da Assadura, freguesia da Vila, onde morava, a 22/1/1893, com 52 anos de idade, no estado de casada, e foi sepultada no cemitério municipal. // Deixou filhos. 

 

RIBEIRO, Maria Benta. Filha de Manuel Ribeiro e de Rosa Veloso, lavradores, residentes no Casal, Paços. N.p. de Rosa Ribeiro, solteira; n.m. de Luís Veloso e de Umbelina Alves da Costa. Nasceu a 11/3/1874 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves Miranda, casado, lavrador, de Pousafoles, Fiães, e Maria Gonçalves, solteira, lavradora, do Esporão, Paços. // Casou na igreja de Paços a 13/2/1899, com José Maria, de 34 anos de idade, filho de João Rodrigues e de Dolores Gomes (ou Gama), de Desteriz, Galiza. // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: o marido a 14 (ou 18) de Junho de (1933?) e ela a 4/1/1959. 

 

RIBEIRO, Maria da Esperança. Filha de ------------ Ribeiro e de -------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // A 9/7/1912 fez exame do 1.º grau (3.ª classe da instrução primária), obtendo a classificação de «ótima»; tinha como professora Deolinda da Encarnação Barros (Correio de Melgaço n.º 6).

 

RIBEIRO, Maria Joaquina. Filha de António Manuel Ribeiro e de Antónia Maria Rodrigues, moradores em Viladraque. N.p. de Manuel Ventura Ribeiro e de Caetana Maria da Costa, de Cristóval; n.m. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque. Nasceu a 17/12/1843 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José da Ribeira, solteiro, do Val, Chaviães, e Maria do Souto, solteira, de Merelhe. // À margem do assento: «óbito». 

 

RIBEIRO, Maria Joaquina. Filha de António Manuel Ribeiro e de Antónia Maria Rodrigues, moradores em Viladraque. N.p. de Manuel Ventura Ribeiro e de Maria Caetana da Costa, de Cristóval; n.m. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque, Paços. Nasceu a 8/1/1846 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José da Ribeira, solteiro, do Val, Chaviães, e Maria do Souto, de Merelhe. 

 

RIBEIRO, Maria Joaquina. Filha de Umbelina Ribeiro, solteira, moradora nas Granjas, Paços. N.m. de Francisco António Ribeiro e de Ana Josefa Afonso, do dito lugar. Nasceu a 8/11/1848 e foi batizada pelo padre Luís Manuel Esteves a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Diogo Rodrigues, do Val, Chaviães, e Ana Joaquina da Gama, de Sá, solteiros.

 

RIBEIRO, Maria Teresa. Filha de João Manuel Ribeiro, ferreiro, e de Ana Gomes, moradores no Casal, Paços. N.p. de José António Ribeiro e de Mariana Esteves, lavradores, residentes na Grova; n.m. de Caetano José Gomes e Maria Rosa da Ribeira, lavradores, residentes no Casal. Nasceu a 7/12/1861 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Frutuoso António de Castro, solteiro, lavrador, residente no lugar da Igreja, Rouças, e Maria Teresa de Castro, irmã do padrinho, viúva. // (Os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 17/6/1860. O noivo tinha 30 anos de idade, era solteiro, fora batizado na igreja de Rouças, neto paterno de Francisco José Ribeiro, exposto, e neto materno de José Luís Esteves e de Maria Josefa Domingues. A noiva tinha 38 anos de idade, era solteira, fora batizada na igreja de Paços, neta paterna de Manuel Gomes e de Maria Benta Esteves, e neta materna de Manuel António da Ribeira e de Maria Ventura Veloso. Testemunhas presentes: Francisco Douteiro, casado, e Caetano José da Ribeira, casado, lavradores, ambos do Outeiro.)

 

RIBEIRO, Rosa. Filha de José António Ribeiro, natural de Prado, e de Mariana Esteves, natural de Rouças, lavradores, residentes que foram no lugar da Grova, Paços. Nasceu em Paços por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Grova a 30/9/1901, com todos os sacramentos da igreja católica, com 66 anos de idade, no estado de viúva de Manuel Gomes, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou um filho.   

 

RIBEIRO, Teresa de Jesus. Filha de -------- Ribeiro e de ---------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Faleceu em Paços a --/--/1996 (ou em 1997). // (ver A Voz de Melgaço n.º 1065).     

 

RIOBOM

 

RIOBOM, Adelino Augusto. Filho de António Joaquim Riobom, lavrador, natural de Rouças, e de Maria da Ribeira, camponesa, natural de Paços, moradores no lugar de Viladraque. Neto paterno de Caetano Joaquim Riobom e de Maria José Lourenço; neto materno de Manuel José da Ribeira e de Rosa Alves. Nasceu em Paços a 18/4/1898 e foi batizado na igreja paroquial a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pereira e Miquelina Rosa Pereira, solteiros, camponeses, naturais de Viladraque.

 

RIOBOM, Alexandrina Rosa. Filha de António Joaquim Riobom, pedreiro, de Rouças, e de Maria da Ribeira, de Paços, moradores em Viladraque. N.p. de Caetano Joaquim Riobom e de Maria José Lourenço; n.m. de Manuel José da Ribeira e de Rosa Alves. Nasceu a 1/4/1892 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Riobom, viúvo, lavrador, da Eira, Rouças, e Florinda Rosa, solteira, do mesmo lugar. // Casou na igreja de Paços a 18/12/1947 com Alfredo Esteves, de Guilhadeses, Arcos de Valdevez. // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: o marido a 9/11/1953 e ela a 6/6/1977. // Nota: antes de casar foi mãe de Ana Maria Riobom.   

 

RIOBOM, Ana Maria. Filha de Alexandrina Rosa Riobom. Nasceu em Paços a --/--/1933 (NM 190, de 9/4/1933). // Casou com António Alves. // Faleceu no lugar do Esporão, Paços, a --/--/1997, com 63 anos de idade. // Mãe de Helena e de Dinora. // Sogra de Avelino Esteves e de Manuel Arnoia. // (A Voz de Melgaço n.º 1066, de 15/2/1997).

 

RIOBOM, António Adelino. Filho de António Joaquim Riobom, natural de Rouças, e de Maria da Ribeira, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar de Viladraque. Neto paterno de Caetano Joaquim Riobom e de Maria José Lourenço; neto materno de Manuel José da Ribeira e de Rosa Alves. Nasceu em Paços a 4/6/1895 e foi batizado na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pereira e Miquelina Pereira, solteiros, camponeses, do dito lugar de Viladraque.  

 

RIOBOM, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Riobom, pedreiro, natural de Rouças, e de Maria da Ribeira, ntural de Paços, moradores em Viladraque. N.p. de Caetano Joaquim Riobom e de Maria José Lourenço; n.m. de Manuel José da Ribeira e de Rosa Alves. Nasceu a 21/5/1893 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, lavrador, da Pedreira, e Joaquina da Ribeira, solteira, de Viladraque. // À margem do assento: «óbito».  

 

ROCHA

 

ROCHA, Augusto. Filho de António Baltazar da Rocha, natural da Vila, e de Alice Alves, natural de Paços. Neto paterno de Salatiel José da Rocha e de Celeste Alves de Melo, da Vila de Melgaço; neto materno de Júlio Alves, de Castro Laboreiro e de Ana Joaquina Pires, de Paços. Nasceu em Paços a --/--/197-. // Faleceu bebé.

    

ROCHA, Esmeralda. Filha de António Baltazar da Rocha, natural da Vila, e de Alice Alves, natural de Paços. N.p. de Salatiel José da Rocha e de Celeste Alves de Melo, da Vila; n.m. de Júlio Alves, castrejo, e de Ana Joaquina Pires, pacense. Nasceu a --/--/1978. // Faleceu ainda bebé.

 

ROCHA, Fernanda Patrícia. Filha de António Baltazar da Rocha, natural da Vila, e de Alice Alves, natural de Paços. N.p. de Salatiel José da Rocha e de Celeste Alves de Melo; n.m. de Júlio Alves e de Ana Joaquina Pires. Nasceu a 9/7/1976. // Casou com Álvaro Rodrigues.    

 

ROCHA, Isaura. Filha de -------------- Rocha e de ----------------- Fernandes. Nasceu em Paços a --/--/19--. // Em 1958 deu à luz uma menina no hospital da SCMM, sito na freguesia da Vila, SMP. 

 

ROCHA, José Luís. Filho de António Baltazar da Rocha, natural da Vila, e de Alice Alves, natural de Paços, onde moravam. N.p. de Salatiel José da Rocha e de Celeste Alves de Melo; n.m. de Júlio Alves e de Ana Joaquina Pires. Nasceu a 25/1/1965. // Emigrou para França. // Casou com Maria da Fonseca. // Pai de duas crianças: uma do sexo masculino, Miguel, nascido em França em 1990, e outra do sexo feminino.    

 

ROCHA, Maria de Fátima. Filha de António Baltazar da Rocha, natural da Vila, e de Alice Alves, natural de Paços. Neta paterna de Salatiel José da Rocha e de Celeste Alves de Melo; neta materna de Júlio Alves e de Ana Joaquina Pires. Nasceu em Paços a 1/5/1966. // Emigrante. // Casou com José de Melo. // Mãe de Estefânia.

 

ROCHA, Marta Maria. Filha de António Baltazar da Rocha, natural da Vila, e de Alice Alves, natural de Paços. N.p. de Salatiel José da Rocha e de Celeste Alves de Melo; n.m. de Júlio Alves e de Ana Joaquina Pires. Nasceu em Paços a 22/3/1968. // Casou com Augusto Vieira. // Mãe de Inês (nascida em 1990); e de Raquel (nascida em 1995).

 

ROCHA, Olinda da Conceição. Filha de António Baltazar da Rocha, natural da Vila, e de Alice Alves, natural de Paços. N.p. de Salatiel José da Rocha e de Celeste Alves de Melo; n.m. de Júlio Alves e de Ana Joaquina Pires. Nasceu em Paços a --/--/197 -. // Emigrante em França. // Casou com Alberto Amorim. // Mãe de Michel (nascido em 1993). 

 

ROCHA, Paula Cristina. Filha de António Baltazar da Rocha, natural da Vila, e de Alice Alves, natural de Paços. Neta paterna de Salatiel José da Rocha e de Celeste Alves de Melo; neta materna de Júlio Alves e de Ana Joaquina Pires. Nasceu em Paços a --/--/197-. // Emigrante em França. // Casou com Fernando ----------------------.

 

RODRIGUES

 

RODRIGUES, Adoinda da Saudade. Filha de António Rodrigues e de Rosa da Gaia Torres. Nasceu em Paços a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914). // Era gémea de Emília Bernardina Rodrigues.

 

RODRIGUES, Adriano Augusto. Filho de Manuel Meleiro Rodrigues, de Desteriz, Tui, e de Maria Rosa Rodrigues, de Paços, lavradores, residentes nos Casais. N.p. de Manuel Meleiro e de Josefa Rodrigues, [da Galiza]; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Marques, de Fiães. Nasceu a 12/5/1886 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano Augusto Mendes, solteiro, lavrador, dos Casais, Paços, e Marcelina Martins, solteira, de Soutomendo, Fiães. // Nota: seus pais casaram na igreja de Paços a 11/6/1885. O noivo era solteiro e tinha 33 anos de idade; a noiva era solteira e tinha 21 anos de idade. Testemunhas presentes: padre José Maria Mendes e professor José Joaquim Durães.  

 

RODRIGUES, Alexandrina Rosa. Filha de Duarte José Rodrigues e de Marcelina Rosa Esteves, lavradores, residentes na Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Domingues; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Joaquina Salgado. Nasceu a 29/4/1877 e foi batizada a 3 de Maio desse ano. Padrinhos: João Domingues e Alexandrina Rosa Rodrigues, casados, proprietários, da Portela do Couto, freguesia de Chaviães. // Faleceu em Chaviães a 10/12/1970.  

 

RODRIGUES, Alice. Filha de Elias Rodrigues e de Amália Rodrigues. Nasceu em Paços a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 367).

 

RODRIGUES, Amália de Jesus. Filha de Alexandrina Rodrigues, moradora no lugar da Corga. Neta materna de Duarte José Rodrigues e de Marcelina Esteves. Nasceu em Paços a 3/1/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves e Amália Gomes, casados, rurais, pacenses. // A 13/7/1916 fez exame do 1.º grau (3.ª classe do ensino primário) na escola Conde de Ferreira, Vila, obtendo a classificação de «bem» (Correio de Melgaço n.º 207, de 16/7/1916). // Casou na CRCM a 18 de Maio de 1925 com o seu conterrâneo Elias de Jesus Rodrigues, de 21 anos de idade, filho de José Maria Rodrigues e de Maria Benta Ribeiro. // O seu marido morreu em Paços a 16/12/1964. // Ela faleceu na freguesia de Chaviães a 5 de Março de 1990.  

 

RODRIGUES, Ana de Jesus. Filha de Modesto Rodrigues, lavrador, natural da freguesia de Santa Cruz de Sendelhe, bispado de Tui, e de Clara Gomes, lavradeira, natural de Paços, residentes no lugar da Grova. Neta paterna de Romão Rodrigues e de Rosalina Solheiro; neta materna de Francisco José Gomes e de Francisca Lopes. Nasceu em Paços a 29/5/1894 e foi batizada na igreja paroquial a 1 de Junho desse dito ano. Padrinhos: Vitorino António de Sousa, lavrador, do lugar de Sá, e Benedita Gomes, solteira, camponesa, do lugar da Grova. // Faleceu no lugar da Grova, freguesia de Paços, a 26/9/1938, com apenas 44 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 418). // Ver António Cardoso Rodrigues.

 

RODRIGUES, Ana Joaquina. Filha de Maria Luísa Rodrigues, solteira. Neta materna de António Rodrigues e de Caetana Gomes. Nasceu a 25/5/1822 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Lopes da Ribeira e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, todos do lugar de Sá.

 

RODRIGUES, Ana Joaquina. Filha de Ana Luísa Rodrigues, solteira, moradora em Sá, Paços. N.m. de Umbelina Rodrigues, solteira. Nasceu a 11/8/1853 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Lopes e sua mulher, Ana Joaquina Douteiro, do sobredito lugar.   

 

RODRIGUES, Ana Luísa. Filha de Belina Rodrigues (ou Umbelina Rosa Rodrigues), solteira. Neta materna de António Rodrigues e de Maria Caetana Gomes, todos de Sá. Nasceu a 8/1/1817 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires, do Coto, e Ana Luísa, solteira, de Sá. // Lavradeira. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Sá, a 27/2/1907, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de António Luís de Castro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Ana Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa da Ribeira (ou Bernardes). Nasceu na freguesia de Paços por volta de 1808. // Lavradeira. // Casou com Manuel António Martins. // Faleceu a 6/8/1868, às seis horas da manhã, na sua casa de morada, sita no lugar de Gondufe, Chaviães, com 60 anos de idade, e foi sepultada na igreja daquela freguesia. // Deixou filhos.

 

RODRIGUES, Ana Rosa. Filha de Daniel Rodrigues e de Maria Douteiro. Nasceu em Paços a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914).

 

RODRIGUES, Angelina. Filha de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues, lavradores, residentes em Vinhas, Paços. N.p. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues; n.m. de Francisco José Domingues e de Maria Teresa Afonso. Nasceu a 24/7/1873 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves, solteiro, lavrador, residente em Sá, e Maria Rodrigues, solteira, lavradora, tia da batizanda. // Faleceu no lugar da Vinhas a --/--/1929, com 54 (!) anos de idade (NM 3, de 3/3/1929)

 

RODRIGUES, Angelina Rosa. Filha de Duarte José Rodrigues, natural de Chaviães, e de Marcelina Rosa Esteves, natural de Paços, moradores no lugar da Corga. Neta paterna de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Domingues, da Portela, Chaviães; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Salgado, moradores na Corga, Paços. Nasceu a 15/2/1874 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Esteves, casado, lavrador, e Ana Rosa Pinto, solteira, lavradora, residentes na Portela de Chaviães, Melgaço.   

 

RODRIGUES, Aníbal. Filho de ---------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu em Paços a --/--/189-. // Em Julho de 1908 fez exame do 1.º grau, obtendo um «ótimo».

 

RODRIGUES, Antónia Maria. Filha de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, moradores em Viladraque. N.p. de Nicolau Rodrigues e de Isabel Rodrigues; n.m. de Malaquias Alves e de Mariana Gonçalves. Nasceu a 16/8/1812 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Pires e sua mulher, Antónia Maria Alves, do Govendo, Paços.

 

RODRIGUES, Antónia Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa da Ribeira. N.p. de Gregório Rodrigues e de Francisca Domingues; n.m. de Manuel Bernardo Castelo e de Ana Luísa da Ribeira, todos do Outeiro. Nasceu a 14/7/1826 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Codeço e sua mulher, Ana Maria Rodrigues, de Gondufe, Chaviães. 

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Domingues, lavradores, residentes em Vinhas. N.p. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Rodrigues; n.m. de Francisco José Domingues e de Maria Teresa Afonso. Nasceu a 7/1/1877 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: António Gonçalves e Josefa Bermudes, casados, lavradores, do Outeiro, Paços. // Casou na igreja de Paços a 3/5/1909 com a sua conterrânea Miquelina Douteiro, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, filha de José Douteiro e de Maria Herédia. Testemunhas presentes: padre José Joaquim Pinheiro e José de Jesus Pires, lavrador, pacenses. // Faleceu em Paços a 1/7/1945.

 

RODRIGUES, António. Filho de Luís Rodrigues e de Joaquina Carlota Rodrigues, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues; n.m. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu a 27/3/1878 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores, do Outeiro.   

 

RODRIGUES, António. Filho de --------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou na CRCM a 24/10/1913 com Maria, nascida em Mouriga, Cristóval, a 12/7/1883, filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Estrela Meleiro. // Morreram os dois em Cristóval, onde tinham fixado a sua residência: ele a 26/11/1955 e ela a 26/6/1972.

 

RODRIGUES, António. Filho de Manuel António Rodrigues, pedreiro, natural de Fiães, e de Delfina Rosa Igrejas, natural de Paços, moradores em Ferreira. N.p. de João Rodrigues e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Joaquim Igrejas e de Joana do Vizo. Nasceu a 8/4/1894 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Rodrigues, viúva, lavradeira, ambos de Sá.

 

RODRIGUES, António. Filho de José Rodrigues, de Paços, e de Maria Rosa de Brito, de Cristóval. Nasceu em Sá, Paços, em 18--. // Emigrou para Cuba na década de trinta do século XX. // Nunca esquecendo os pais, todos os anos lhes mandava algum dinheiro. // Nos anos quarenta, ficando na miséria, devido a um furacão e maremoto, que destruiu tudo que ele possuía, voltou para Melgaço. Com o dinheiro que mandara, a sua mãe tinha comprado terrenos em Paços, os quais passou para seu nome, logo que ele chegou! Foi a sua salvação. // Tinha uma filha, Alzira, a viver em Melgaço em 1993 (VM 990, de 1/8/1993, p. 12). // É possível que tivesse mais filhos: Palmira, a residir em São Paulo, e Henrique, a residir no Rio de Janeiro (a confirmar). // Irmão de Norberto.    

 

RODRIGUES, António. Filho de Florinda Rodrigues, solteira, camponesa, natural de Rouças, moradora no lugar da Grova, Paços. Neto materno de José Rodrigues e de Leopoldina de Sousa. Nasceu em Paços a 19/4/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António José Rodrigues, casado, natural de Fiães, e Albina Gonçalves, viúva, natural de Paços, camponeses. // Faleceu a 11/4/1910, no lugar da Grova, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, António. Filho de ----------- Rodrigues e de --------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Faleceu em Paços a --/--/1996. // (VM 1059).

 

RODRIGUES, António Cardoso. Filho de Ana de Jesus Rodrigues. Nasceu na freguesia de Paços a --/--/1932 (NM 153, de 12/6/1932). 

 

RODRIGUES, António Joaquim. Filho de Manuel Meleiro Rodrigues, lavrador, natural da freguesia de Desteriz, bispado de Tui, e de Maria Rosa Rodrigues, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar dos Casais. Neto paterno de Manuel Meleiro e de Josefa Rodrigues; neto materno de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Marques. Nasceu em Paços a 13 de Outubro de 1895 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Mendes, solteiro, camponês, e Maria Joaquina Meleiro, casada, camponesa, ambos do dito lugar dos Casais. // Casou na CRCM a 24 de Janeiro de 1919 com Palmira de Puga. // Faleceu a 17/4/1923.

 

RODRIGUES, António José. Filho de José Rodrigues, lavrador, natural de Paços, e de Maria de Brito, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Sá. Neto paterno de Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues; neto materno de António de Brito e de Joaquina Esteves. Nasceu na freguesia de Paços a 28/6/1901 e foi batizado na igreja paroquial a 12 de Julho desse dito ano. Madrinha: Maria Rodrigues, solteira, camponesa, do lugar de Sá. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau na escola do sexo masculino de Paços, com o professor Sebastião Pereira, obtendo a classificação de «bem» (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915). // Casou na CRCM a 1/6/1929 com a sua conterrânea Maria de Jesus Douteiro, de 24 anos de idade, filha de Manuel José Douteiro e de Constança Rosa Lopes. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 29/11/1961. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1419, de 10/12/1961: «No lugar de Sá faleceu no passado dia 29 o senhor AJR, mais conhecido pelo “Rola”, de sessenta anos de idade, casado com MJD, e pai das senhoras Alzira Douteiro Rodrigues, moradora naquela freguesia, Glória Douteiro Rodrigues, José e Henrique Douteiro Rodrigues, ausentes no Brasil (...)» 

 

RODRIGUES, António José. Filho de ------- Rodrigues e de ----------------------. Nasceu em Paços a --/--/19--. // Casou com Áurea da Conceição Gonçalves, natural da freguesia de Castro Laboreiro. // Em 1995 residia em Cavaleiros, Rouças. // (A Voz de Melgaço n.º 1035).

 

RODRIGUES, António Luís. Filho de Emília Rodrigues, lavradeira, de Paços, moradora em Merelhe. Neto materno de Bento Rodrigues e de Umbelina Gomes. Nasceu a 30/5/1870 e foi batizado a 2 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: António da Ribeira, solteiro, lavrador, residente no lugar das Granjas, Paços, e Teresa Galega, moradora no lugar do Outeiro. // Faleceu na Vila de Alandroal a 8/2/1939.

 

RODRIGUES, António Luís. Filho de Manuel António Rodrigues, negociante, e de Maria Rosa Trancoso, moradores em Sá, Paços. N.p. de Joaquim José Rodrigues e de Gabriela Vaz, moradores em Beleco; n.m. de José Luís Trancoso e de Antónia Maria da Silva, moradores em Sá. Nasceu a 1/9/1874 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Madrinha: Bernardina Rodrigues, tia do batizando, lavradeira, de Beleco.   

 

RODRIGUES, António Manuel. Filho de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires, moradores em Beleco. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque; n.m. de António José Pires e de Ana Maria Pires, de Beleco. Nasceu a 16/4/1844 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: João António da Silva e sua mulher, Antónia Maria do Outeiro, do lugar do Outeiro, Paços.

 

RODRIGUES, Artur de Jesus. Filho de José Rodrigues e de Maria de Brito, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neto paterno de Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues; neto materno de António de Brito e de Joaquina Esteves. Nasceu em Paços a 13/4/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 19 desse mês e ano. Madrinha: Maria da Conceição de Jesus, solteira, de São Gregório, Cristóval. // Faleceu a 2/9/1903 e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

RODRIGUES, Avelino. Filho de David Rodrigues e de Palmira de Lurdes Bailão. Nasceu em Paços a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 185, de 5/3/1933). // Morreu em Paços a --/--/2020, com 87 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1435, de 1/2/2020).

 

RODRIGUES, Bento. Filho de Teresa da Vila, moradora no lugar do Esporão. // Casou na igreja de Paços a 4/12/1837 com Umbelina, filha de Antónia Gomes, do lugar de Merelhe, todos de Paços. Testemunhas presentes: Caetano José da Ribeira e Tiago José Gomes.

 

(PASSOS) RODRIGUES, Bernardo António (Padre). Filho de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Domingues Salgado, doméstica, moradores no lugar de Beleco. Neto paterno de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; neto materno de Manuel Joaquim Domingues Salgado e de Francisca Caetana Gomes, de Beleco, Paços. Nasceu a 6/5/1829 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel António Domingues, cura da freguesia de Cristóval, e sua irmã, Antónia Maria Domingues. // (Consta que na altura em que ele era estudante no Seminário, aí por volta de 1849, namorou uma jovem fidalga de Barcelos, cujo nome ignoro, a qual ficou grávida dele; a criança, do sexo masculino, nascida em 1850, foi colocada na Roda de Ourense. O exposto, em 1870, com 20 anos de idade, veio viver para a Vila de Melgaço, onde abriu uma oficina de alfaiate. É óbvio que tinha indícios de que o pai, ou a mãe, seria de Melgaço – era de Melgaço certamente que lhe mandavam dinheiro, o que lhe permitiu comprar uma máquina de costura, a primeira a surgir no concelho.) // Ficou conhecido por padre Bernardo António Rodrigues Passos. O apelido Passos teria sido usado por vaidade, ou talvez para homenagear a sua terra natal. // Em Janeiro de 1867 era pároco colado na freguesia de Arnoso, Famalicão. A 14 de Janeiro desse ano foi padrinho de seu sobrinho, futuro sacerdote, Aníbal Bernardo, nascido na freguesia da Vila a 23/12/1866. // Logo depois veio transferido para a freguesia de Chaviães, onde se manteve até à sua morte. Teve alguns problemas com a população por causa do cemitério; os chavianenses não queriam que os seus defuntos fossem enterrados fora da igreja, mas a lei assim obrigava, ele tinha que cumpri-la. // Em 1874 era presidente da Junta de Paróquia (OJM, de ACE, p. 157). // Aposentou-se em Outubro de 1891 (decreto regulamentar de 30/12/1890 e carta de lei de 14 de Setembro). // Faleceu em Chaviães a 17/1/1901, às quatro horas da manhã, na sua residência, sem testamento, e foi sepultado no cemitério daquela freguesia. // Sucedeu-lhe no munus o presbítero Manuel Ferreira, que transitara de Lamas de Mouro. // Irmão do médico Passos, que residiu na Vila de Melgaço, entre outros. // Nota: no seu assento de óbito diz-se que ele era natural da freguesia de Cristóval!  

 

RODRIGUES, Caetano. Filho de Pedro Rodrigues e de Manuela Alves, galegos. Nasceu na freguesia de Condado, diocese de Ourense, por volta de 1815. // Tinha 55 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços a 8/8/1870, com Ana Joaquina, de 53 anos de idade, solteira, lavradora, de Beleco, Paços, filha de António Cortes e de Caetana Meleiro. Testemunhas: Luís de Brito, de Bela, Monção, e Bernardo Soares.

 

RODRIGUES, Caetano José. Filho de Francisco José Rodrigues e de Ana Teresa Esteves, moradores no lugar da Pedreira. Neto paterno de Maria Rosa Rodrigues, solteira, do dito lugar; neto materno de Pedro José Esteves e de Maria Rosa Afonso, de Merelhe. Nasceu a 29/4/1830 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Caetano José da Ribeira e sua mulher, Maria Luísa Pires, do Outeiro. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Asere, Paços, a 4/10/1899, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Maria Luísa Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.     

 

RODRIGUES, Carlos Augusto. Filho de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Trancoso, moradores em Sá. N.p. de Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vaz; n.m. de José Luís Trancoso e de Antónia Maria da Silva. Nasceu a 8/8/1877 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Madrinha: Francisca da Silva, solteira, lavradora, tia do batizando, de Sá, Paços.

 

RODRIGUES, Carlota Joaquina. Filha de Ana Luísa Rodrigues, solteira, moradora em Sá, Paços. N.m. de Umbelina Rodrigues, solteira, do dito lugar. Nasceu a 3/4/1850 e foi batizada a 7 desse mês. Padrinhos: Francisco António Pereira e mulher, Ana Teresa Esteves, do lugar de Vinhas.

 

RODRIGUES, Carlota Joaquina. Filha de --------- Rodrigues e de ----------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/18--. // Faleceu em Sá, Paços, a --/--/1935, com 58 anos de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 293).

 

RODRIGUES, Carolina de Jesus. Filha de António Rodrigues e de Hermínia Augusta de Castro. Nasceu em Paços a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 76, de 23/11/1913). 

 

RODRIGUES, Carolina Joaquina. Filha de António Rodrigues e de Miquelina Douteiro, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neta paterna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Domingues; neta materna de José Douteiro e de Maria Herédia. Nasceu em Paços a 26/2/1910 e foi batizada na igreja paroquial a 3 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Luís José Gomes e sua mulher, Maria Joaquina Douteiro, rurais, pacenses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 9/3/1944.

 

RODRIGUES, Carolina Rosa. Filha de Luís Rodrigues e de Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues; n.m. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu a 15/7/1889 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, irmão da batizanda, e Maria Rodrigues, solteira, tia materna. // À margem do assento: «óbito». No entanto, casou a 8/12/1915 com Albano José Flores, natural de Paderne (Correio de Melgaço n.º 178, 12/12/1915). // O seu marido morreu em Paços a 20/6/1970.

 

RODRIGUES, Clara de Nazaré. Filha de José Vitorino Rodrigues e de Júlia Dias Ribeiro. Nasceu em Paços a --/--/1929 (NM 8, de 14/4/1929).

 

RODRIGUES, Claudina. Filha de ---------- Rodrigues e de -------------------------. // Lavradeira. // Casou em primeiras núpcias com Manuel José Vieites, de quem ficou viúva. // Em segundas núpcias casou na igreja de Rouças, a 18/7/1883, com Joaquim, nascido naquela freguesia de Melgaço, no lugar de Oleiros, a 20/2/1844, lavrador, filho de Francisco José Rodrigues (Cela) e de Maria Joana Alves. 

 

RODRIGUES, Claudina da Conceição. Filha de Rosa Rodrigues, solteira, moradora no Esporão, Paços. N.m. de Teresa da Vila, do dito lugar. Nasceu a 11/11/1844 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Tiago José Gomes e mulher, Francisca Umbelina Besteiro, do lugar do Outeiro.

 

RODRIGUES, Claudina Rosa. Filha de Bento Rodrigues e de Belina Rosa Gomes, moradores no lugar do Campo das Bouças. N.p. de Teresa da Vila, do Esporão; n.m. de Antónia Gomes, de Merelhe. Nasceu a 8/4/1841 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Durães, solteiro, natural de São Gregório, Cristóval, e Claudina Rosa Lopes, solteira, natural da Vila de Melgaço. // Faleceu a 27/5/1841.

 

RODRIGUES, Claudina Rosa. Filha de Luís Rodrigues, carpinteiro, e de Joaquina Carolina Rodrigues, moradores em Sá. N.p. de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues; n.m. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu a 1/8/1893 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues, solteiro, irmão da batizanda, e Maria Rodrigues, solteira, tia materna. // Casou na CRCM a 8/12/1915 com Albano José Flores. // O seu marido faleceu em Paços em Junho de 1970. // Ela finou-se em Vigo, Galiza, a 2/12/1981. // Mãe de Maria de Nazaré Flores.    

 

RODRIGUES, Clementina de Jesus. Filha de Frederico Rodrigues, natural de Rouças, e de Ana Joaquina Erédia, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar da Pedreira. Neta paterna de Ana Rodrigues; neta materna de Francisco Joaquim Erédia e de Constança Douteiro. Nasceu em Paços a 16/1/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Gomes, solteiro, camponês, de Rouças, e Clementina Douteiro, solteira, camponesa, de Paços. // Casou a 28/4/1927, na 7.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, com Francisco Policarpo Viseu. // Faleceu a 28/8/1941na freguesia da Amadora, concelho de Oeiras.

 

RODRIGUES, Daniel. Filho de --------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/1870. // Faleceu em Sá, Paços, a --/--/1939, com 69 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 434). // Nota: deve ser o senhor que casou com Maria Douteiro (ver Ana Rosa Rodrigues).

 

RODRIGUES, Daniel. Filho de Luís Rodrigues e de Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes em Sá. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues; neto materno de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu a 29/2/1888 e foi batizado nesse dito dia. Padrinhos: António Rodrigues, irmão do bebé, e Emília Rodrigues, tia paterna. // Rural. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 9/1/1909 com a sua conterrânea, Constância Rosa de Jesus, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Fiães, filha de Camila de Jesus. Testemunhas presentes: Vitorino José Pires e Carlota Joaquina de Sousa, solteiros, camponeses, de Paços, e Primo Nunes Gonçalves, casado, lavrador. // Faleceu em Paços a 15/9/1947. 

 

RODRIGUES, Daniel José. Filho de ------------- Rodrigues e de -------------------------------. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1011, de 3/2/1952: «… no passado dia 26 realizou-se na freguesia de Paços o casamento do senhor Daniel José Rodrigues com a senhora Clara de Nazaré Rodrigues. (…)»

 

RODRIGUES, David. Filho de José Maria Rodrigues, lavrador, natural da freguesia de São Miguel de Desteriz, diocese de Tui, e de Maria Benta Ribeiro, lavradeira, natural de Paços, onde moravam, no lugar do Casal. Neto paterno de João Rodrigues e de Dolores Gomes; neto materno de Manuel Ribeiro e de Rosa Veloso. Nasceu em Paços a 29/4/1907 e foi batizado na igreja paroquial a 2 de Maio desse dito ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, carpinteiro, e Conceição Gonçalves, casada, lavradeira, natural de Desteriz, Galiza. // Casou na CRCM a 11/5/1932 (NM 153, de 12/6/1932) com a sua conterrânea Palmira de Lurdes Bailão, de 24 anos de idade, filha de José Bailão e de Maria Rosa Gonçalves. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Paços: a esposa a 4/1/1983 e ele, marido, a 15/1/1988.  

 

RODRIGUES, Deolinda Augusta. Filha de Manuel Meleiro Rodrigues, de Desteriz, Tui, e de Maria Rosa Rodrigues, de Paços, lavradores, residentes nos Casais. N.p. de Manuel Meleiro e de Josefa Rodrigues; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Marques. Nasceu a 24/3/1888 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Adriano Augusto Mendes, solteiro, lavrador, do lugar dos Casais, Paços, e Marcelina Martins, casada, lavradeira, de Soutomendo, Fiães. 

 

RODRIGUES, Diogo Manuel (Padre). // Em 1846 era coadjutor em Paços.

 

RODRIGUES, Elias de Jesus. Filho de José Maria Rodrigues, lavrador, natural de Desteriz, Galiza, e de Maria Benta Ribeiro, lavradeira, natural de Paços, onde moravam, no lugar do Casal. Neto paterno de João Rodrigues e de Dolores Gomes; neto materno de Manuel Ribeiro e de Rosa Veloso. Nasceu em Paços a 5/11/1903 e foi batizado na igreja paroquial a 8 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Ana Sousa (ou Senra) Alves, solteira, camponesa, de Paços, moradora no lugar do Coto. // Casou na CRCM a 18/5/1925 com a sua conterrânea Amália de Jesus Rodrigues, de 21 anos de idade, filha de Alexandrina Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 16/12/1964. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1538, de 20/12/1964: «… em sua casa de residência do lugar da Corga, Paços, faleceu no passado dia 16 o senhor Elias Rodrigues, de 61 anos de idade, casado com a senhora Amália de Jesus Rodrigues, e pai de Rodolfo, José, Manuel, Nair, Maria, Ortelinda e Alice…»

 

RODRIGUES, Emília. Filha de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues, moradores no Outeiro. N.p. de Pedro Casal e de Benta Rodrigues, do lugar do Surreiro, freguesia de Reber do Chão, Galiza; n.m. de Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu a 18/4/1848 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís António de Abreu e Sousa, vigário de Paços, por procuração de Manuel Bernardes, da Vila de Monção, e sua sobrinha, Antónia Rodrigues, do Outeiro, tia da batizanda. // Faleceu em Paços a 5/12/1939. 

 

RODRIGUES, Emília Bernardina. Filha de António Rodrigues e de Rosa da Gaia Torres. Nasceu em Paços a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914). // Era gémea de Adoinda da Saudade.

 

RODRIGUES, Emília da Conceição. Filha de Bento Rodrigues e de Umbelina Rosa Gomes, moradores no Campo das Bouças. N.p. de Teresa da Vila, do Esporão; n.m. de Antónia Gomes, de Merelhe. Nasceu a 12/7/1842 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José António da Costa Guimarães, solteiro, de São Gregório, Cristóval, e Claudina Rosa Lopes, solteira, da Vila de Melgaço.

 

RODRIGUES, Emília Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues, moradores no lugar do Outeiro. Neta paterna de Benedita Rodrigues, solteira, de Rebor do Chão, Tui; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu a 4/2/1850 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim do Outeiro, do lugar de Sá, e sua filha, Francisca.

 

RODRIGUES, Felismina. Filha de Duarte José Rodrigues e de Marcelina Esteves, lavradores, residentes no lugar da Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Salgado. Nasceu a 9/5/1879 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingues Rodrigues e Alexandrina Rosa Rodrigues, casados, da Portela do Couto, Chaviães.   

 

RODRIGUES, Felismino José. Filho de Emília Rodrigues, lavradeira, moradora em Merelhe. N.m. de Bento Rodrigues e de Umbelina Gomes. Nasceu a 2/3/1882 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Vaz, do lugar de Sá, e Marcelina Rosa, do Campo das Bouças, lavradores. // (À margem do assento: «óbito»).   

 

RODRIGUES, Florinda. Filha de --------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu por volta de 1874. // Faleceu no lugar da Grova, freguesia de Paços, a --/--/1934, com 60 anos de idade (NM 224, de 4/3/1934).  

 

RODRIGUES, Florinda Rosa. Filha de Ana Rodrigues, solteira, moradora em Sá. Neta materna de Umbelina Rodrigues, solteira, do dito lugar. Nasceu a 17/4/1848 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Domigos Lopes “Pica”, da Corveira, Chaviães, e Joana Rodrigues, tia da batizanda, solteiros. // (À margem do assento: «morta»). 

 

RODRIGUES, Francisca Bernardes. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues, natural de Chaviães, e de Ana da Ribeira, natural de Paços, onde moravam, no lugar do Outeiro. Neta paterna de Gregório Rodrigues e de Francisca Domingues, de Chaviães; neta materna de Manuel Bernardo e de Ana da Ribeira, de Paços. Nasceu em Paços a 26/4/1815 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Gomes e sua filha, Ana Rosa, pacenses. // Casou a 26/2/1835 com Manuel Ventura Domingues Salgado, nascido em Cristóval a 15/10/1803, filho de José Bento Salgado e de Maria Inocência Ribeiro. // Com geração.

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de [José] Joaquim Rodrigues e de Gabriela (escrito Garviela) Vasques, moradores no lugar de Govendo, Paços. Neta paterna de Francisco Rodrigues e de Rosaria Fernandes, de Beleco; neta materna de Pedro Vasques e de Maria Esteves, de Sendelhe, Colegiada de São Pedro de Crescente, Tui. Nasceu a 11/8/1818 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António José da Ribeira e sua mulher, Francisca Caetana Lopes, do lugar de Sá.

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de Ana Luísa Rodrigues, moradora em Sá. Neta materna de Umbelina Rodrigues, do dito lugar. Nasceu a 5/3/1852 e foi batizada na igreja a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Lopes, solteiro, de Sá, e Joaquina de Castro, casada, das Granjas. // Faleceu a 29/9/1852. 

 

RODRIGUES, Francisca. Filha de Ana Rodrigues, moradora em Sá. Neta materna de Umbelina Rodrigues, do dito lugar. Nasceu a 6/7/1856 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinho: Francisco Luís de Castro, das Granjas, Paços. // Faleceu a 18/7/1925.  

 

RODRIGUES, Francisca Rosa. Filha de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Domingues. N.p. de Maria Joaquina Fernandes; n.m. de Manuel António Domingues e de Perpétua Maria Rodrigues, todos de Viladraque. Nasceu a 14/3/1857 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Lopes e Rosa Maria Pires, de Doma, Cristóval.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves. N.p. de Manuel Rodrigues e de Ana Luísa da Ribeira; n.m. de Francisco Esteves e de Maria da Ribeira. Nasceu a 16/10/1815 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António José da Ribeira e sua mulher, Francisca Caetana Lopes, todos de Sá, Paços.

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Maria Luísa Rodrigues. Neto materno de Francisco José Rodrigues e de Maria Rosa do Outeiro. Nasceu a 26/4/1820 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua mulher, Maria Luísa Domingues, todos de Sá, Paços. // À margem do assento: «falecido».  

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Maria Rosa Rodrigues, solteira. N.m. de Lourenço José Rodrigues e de Ana Luísa Quintela. Nasceu a 29/11/1835 e foi batizado a 1/12/1835. Padrinhos: Francisco Luís Rodrigues e sua filha, Ana Joaquina Rodrigues, todos de Lavandeira, Paços.  

 

RODRIGUES, Francisco. Filho de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues, moradores no Outeiro. N.p. de Pedro Casal e de Benta Rodrigues, de Paço, Rebor do Chão, Galiza; n.m. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu em Paços a 13/11/1845 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: padre Manuel Esteves, vigário de Cousso, e Francisca Lopes, solteira, das Bouças, Paços.

 

RODRIGUES, Francisco António. Filho de Duarte José Rodrigues, de Chaviães, e de Marcelina Esteves, de Paços, lavradores, residentes no lugar da Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Alves da Costa. Nasceu a 14/7/1887 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Esteves, casado, lavrador, da Portela de Chaviães, e Rosa Esteves, solteira, lavradora, da Corga, Paços, tia materna do batizando.

 

RODRIGUES, Francisco Joaquim. Filho de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, do lugar de Lavandeira. // Casou na igreja de Paços, a 30/11/1836, com Ana Joaquina, filha de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, de Sá. Testemunhas: Caetano José Martins e seu irmão, José Martins. 

 

RODRIGUES, Francisco Joaquim. Filho de Avelina (ou Belina) Rosa Rodrigues. Neto materno de António Rodrigues e de Caetana Gomes. Nasceu a 30/5/1814 e foi batizado a 2 de Junho desse dito ano. Padrinhos: Francisco José Martins e sua cunhada, Maria Antónia Rodrigues, todos do lugar de Sá, freguesia de Paços.

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves. // Casou na igreja de Paços a 22/2/1843, com Maria, filha de Gregório Ventura do Souto e de Jerónima Luísa Salgado. Testemunhas: José Joaquim Lopes e Manuel José Martins, todos de Sá.  

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Maria Rosa Rodrigues, da Pedreira. // Casou na igreja de Paços a 25/4/1826 com Ana Teresa, filha de Pedro José Esteves e de Maria Rosa Afonso, das Vinhas, todos de Paços. Testemunhas do ato religioso: Francisco José Pires, do Robendo, e Manuel Joaquim Rodrigues, do Outeiro. 

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque. // Casou na igreja de Paços a 2/1/1830, com Maria Pires, filha de António Pires e de Ana Maria Pires, de Beleco. Testemunhas presentes: padre FJM e Pedro Esteves. // Com geração.   

 

RODRIGUES, Francisco José. Filho de Maria Antónia Rodrigues, de São Bartolomeu (da Igreja?), Jurisdição de Lobeira, Galiza. N.m. de Tomás Alonso e de Josefa Rodrigues, da dita freguesia galega. Nasceu a 19/6/1854 e foi batizado na igreja de Paços no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Pires e Teresa Gomes, de Sá, Paços.  

 

(PASSOS) RODRIGUES, Francisco Luís (Dr.) Filho de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, moradores no lugar de Beleco. Neto paterno de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; neto materno de Manuel Joaquim Domingues Salgado e de Francisca Caetana Gomes, de Beleco, Paços. Nasceu a 18/9/1832 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Luís Rodrigues, irmão do batizando. // Estudou Medicina no Porto, na Escola Médico-Cirúrgica. Teve consultório na Vila de Melgaço e foi médico pago pela Câmara Municipal. A 26/4/1895 foi nomeado Diretor Clínico do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço (o primeiro a sê-lo, visto que o hospital fora inaugurado há pouco tempo). // Aposentou-se em 1895. // Em sessão da Câmara Municipal de Melgaço de 7/8/1907 foi decidido atribuir-lhe a mensalidade de 25$000 réis, como facultativo aposentado (Jornal de Melgaço n.º 698). // Militou no Partido Regenerador. // Já depois de casado, construiu uma casa na Vila de Melgaço, na antiga Feira do Gado, com as pedras da muralha, que comprara à Câmara Municipal, com autorização do Ministério da Guerra, casa essa que pertenceu mais tarde à sua filha Josefina. Antes morara na Rua da Calçada. Ao seu nome acrescentou «Luís» e «Passos», passando a assinar: Francisco Luís Rodrigues Passos. // Casou na igreja matriz da Vila de Melgaço a 6/8/1866 com Ludovina Rosa, nascida em Viana do Castelo em 1850, e batizada na freguesia de Santa Maria Maior, filha do tenente de Infantaria 3, Vitorino Monteiro Vasconcelos Mourão, transmontano, de Vila Real, e de Albina Clara Abreu Cunha Araújo, melgacense. Testemunhas presentes: padre João Evangelista de Sá Sotomaior e Gaspar Eduardo da Fonseca, contador do Juízo de Direito. // Enviuvou a 3/4/1896. // Em 1912 a Mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço concedeu-lhe trinta dias de licença; era, como acima se disse, diretor clínico do hospital (Correio de Melgaço n.º 28, de 15/12/1912). // Faleceu na Vila de Melgaço a 13/7/1914 e foi sepultado no dia seguinte, terça-feira; o seu corpo foi acompanhado pelas irmandades da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço e da Senhora do Rosário de Sante, Paderne. // Pai do padre Aníbal Bernardo de Vasconcelos Mourão Passos, entre outros. // Nota: no seu consultório instalou-se Mário Lira Fernandes, procurador do arrematante dos impostos indiretos municipais de Melgaço, Francisco Fernandes (Correio de Melgaço n.º 133, de 19/1/1915).     

 

RODRIGUES, Henrique (Portela). Filho de Manuel José Rodrigues e de Erminda Esteves. Nasceu em Paços a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 87, de 23/11/1930). // Casou com ----------------------. // Morreu no lugar de Merelhe, Paços, a --/--/1994, com sessenta e três anos de idade, no estado de viúvo. // (A Voz de Melgaço n.º 1000).

 

RODRIGUES, Hermínio. // Nasceu por volta de 1936. // Morreu em Paços a --/06/2021 com 85 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1 de Julho de 2021).  

 

RODRIGUES, Ismael Francisco. Filho de Duarte José Rodrigues, natural de Chaviães, e de Marcelina Esteves, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar da Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Alves da Costa. Nasceu a 8/1/1889 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Manuel Rodrigues, solteiro, e Alexandrina Rosa Rodrigues, casada, ambos da Portela de Chaviães.

 

RODRIGUES, Jesufina. Filha de Manuel António Rodrigues, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Delfina Rosa Igrejas, lavradeira, natural de Paços, onde moravam, no lugar da Ferreira. Neta paterna de João Rodrigues e de Maria Luísa Domingues; neta materna de Joaquim Igreja e de Joana do Vizo. Nasceu em Paços a 19/3/1902 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira e sua mulher, Miquelina Douteiro, camponeses, moradores no lugar de Merelhe. 

 

RODRIGUES, Joana. Filha de Ana Luísa Rodrigues, solteira, moradora em Sá. N.m. de Umbelina Rodrigues, do dito lugar. Nasceu a 1/8/1844 e foi batizada a 3 desse mês. Padrinhos: Manuel António de Castro, solteiro, das Granjas, e Joana Rosa Rodrigues, solteira, tia da batizanda.

 

RODRIGUES, Joana Rosa. Filha de Avelina (ou Belina) Rosa Rodrigues, solteira. N.m. de António Rodrigues e de Caetana Gomes. Nasceu a 23/8/1822 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José da Ribeira e sua filha, Ana Joaquina da Ribeira, todos de Sá.

 

RODRIGUES, João. Filho de Ana Joaquina Rodrigues, solteira, moradora no lugar de Lavandeira, Paços. N.m. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, do dito lugar. Nasceu a 29/10/1840 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: padre João de Araújo e Maria Rodrigues, solteira, moradores em Sá.

 

RODRIGUES, João Augusto. Filho de Duarte José Rodrigues, lavrador, natural de Chaviães, e de Marcelina Esteves, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar da Corga. Neto paterno de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Rodrigues; neta materna de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Alves da Costa. Nasceu em Paços a 1/5/1894 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco José Esteves, casado, camponês, e Ana Rosa Rodrigues Moreira, viúva, proprietária, ambos do lugar da Portela, freguesia de Chaviães.   

 

RODRIGUES, João Luís. Filho de Duarte José Rodrigues, de Chaviães, e de Marcelina Rosa Esteves, de Paços, residentes no lugar da Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Domingues, da Portela, Chaviães; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Salgado, da Corga, Paços, todos lavradores. Nasceu a 27/5/1875 e foi batizado a 2/6/1875. Padrinhos: João Domingos Rodrigues, “brasileiro”, e sua mulher, Ana Rosa Pinto, moradores na Portela de Chaviães.    

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Avelina (ou Belina) Rosa Rodrigues, solteira. Neto materno de António Rodrigues e de Caetana Gomes, todos de Sá. Nasceu a 31/3/1820 e foi batizado a 3/4/1820. Padrinhos: padre António Joaquim Marques Lobarinhas e Joaquina Luísa Esteves, solteira, de Sá.  

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Francisco Manuel Rodrigues e de Antónia Maria Esteves, moradores nas Granjas, Paços. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Viladraque; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Maria Fernandes, das Granjas. Nasceu em Paços a 12/2/1824 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim do Outeiro e sua mãe, Maria Francisca Alves, da Pedreira. // À margem do assento: «morto».

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues, lavradores, residentes no Outeiro, Paços. N.p. de Benita Rodrigues; n.m. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes. Nasceu a 27/11/1860 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Pires Ramos, casado, lavrador, do Outeiro, e sua mulher, Maria Durães. 

 

RODRIGUES, Joaquim. Filho de Luís Rodrigues e de Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues; n.m. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu a 31/10/1885 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: a sua avó paterna e Joaquim Rodrigues, solteiro, lavrador, tio paterno. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a 8/7/1942.  

 

RODRIGUES, Joaquina. Filha de Rosa Rodrigues, solteira, de Sá, Paços. Neta materna de (?). Nasceu a 2/7/1826 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: António José Durães e sua mulher, Maria Joaquina Lopes, do dito lugar. // À margem do assento: «falecida».

 

RODRIGUES, Joaquina Carolina. Filha de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Rodrigues, moradores no lugar de Sá. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, da Lavandeira; n.m. de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, de Sá. Nasceu a 26/12/1849 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Maria Rodrigues, irmão e tia da batizanda, solteiros.

 

RODRIGUES, José. Filho de Maria Luísa Rodrigues. Neta materna de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa do Outeiro, todos de Sá. Nasceu a 10/9/1823 e foi batizado a 18 desse mês. Padrinhos: Domingos José Pinheiro, morador no Outeiro, e Antónia Maria Rodrigues, tia do batizando. // À margem do assento: «morto».

 

RODRIGUES, José. Filho de ---------- Rodrigues e de --------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paços, com o professor António Dâmaso Lopes, ficando aprovado. // (Notícias de Melgaço n.º 409).

 

RODRIGUES, José António. Filho de Bento Isidoro Rodrigues e de Rosa Maria Salgado. Nasceu a --/--/18--. // Em 1872 encontrava-se no Rio de Janeiro, Brasil; estava casado com Júlia Maria Luísa Rodrigues Passos. Nesse ano foi padrinho, juntamente com a esposa, de seu sobrinho, José Júlio Rodrigues Passos, nascido na Vila de Melgaço a 13/3/1872 e batizado a 14/5/1872. Como não puderam estar presentes, foram representados pelo padre Bernardo António Rodrigues Passos e por Albina Clara, tio e avó materna do batizando. 

 

RODRIGUES, José António. Filho de António Cardoso Rodrigues e de Maria Mendes. Nasceu no lugar da Grova, Paços, a --/--/19--. // Casou a 10/8/1991 na igreja paroquial de Gonçalo, Guarda, com Margarida, natural da dita freguesia de Gonçalo, filha de Arlindo dos Santos Barbas e de Teresa dos Santos Rente. Padrinhos do noivo: António de Lemos e esposa, Ana de Lurdes Mendes. Padrinhos da noiva: José Joaquim Barbas e esposa, Paula Pinheiro. 

 

RODRIGUES, José Bento. Filho de Manuel Rodrigues e de Ana Domingues, moradores em Viladraque. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Inácio Domingues e de Francisca da Ribeira, do Outeiro. Nasceu a 20/9/1852 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Bento Meleiro e mulher, Dina Domingues, do Outeiro. 

 

RODRIGUES, José Francisco. Filho de José Rodrigues, lavrador, natural de Paços, e de Maria de Brito, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Sá. Neto paterno de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues; neto materno de António de Brito e de Joaquina Esteves. Nasceu em Paços a 6/1/1896 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco José Rodrigues Junior, solteiro, proprietário, e Albina Rodrigues, solteira, irmã do padrinho. 

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, do lugar da Rola, Paços. N.p. de Manuel Rodrigues Pinheiro e de Ana Luísa da Ribeira; n.m. de Francisco Esteves e de Maria Lopes. Nasceu a 19/7/1813 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António da Ribeira e sua filha, Ana Joaquina da Ribeira.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires, moradores em Beleco. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque; n.m. de António Pires e de Ana Maria Pires, de Beleco. Nasceu a 24/4/1831 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Diogo Manuel de Castro e sua mulher, Maria Bebiana de Araújo, da Casa e Quinta de Galvão, Vila de Melgaço.       

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Joaquina de Castro, moradores nas Granjas. N.p. de Umbelina Rodrigues, solteira, de Sá; n.m. de Manuel José de Castro e de Antónia Pereira, das Granjas. Nasceu a 20/2/1837 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Martins e sua filha, Ana Martins, de Sá.  

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Rodrigues, rurais, moradores em Sá. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Lavandeira; n.m. de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, de Sá. Nasceu a 17/6/1852 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e sua mulher, Isabel Gonçalves, de Lapela, Fiães. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 11/10/1891 com Maria de Brito, solteira, nascida em São Gregório a 8/12/1865, filha de António de Brito e de Joaquina Esteves, proprietários. Testemunhas presentes: Francisco José Rodrigues Junior, solteiro, do lugar da Granja, e Manuel Esteves, casado, morador no lugar dos Casais, ambos cristovalenses. // Faleceu a 10/7/1910, no lugar de Beleco, Paços, sem quaisquer sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Luís Rodrigues e de Joaquina Rodrigues, lavradores, residentes em Sá. N.p. de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues; n.m. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu a 3/6/1882 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, solteiro, lavrador, e Maria Josefa Rodrigues, moradores em Sá.

 

RODRIGUES, José Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues, pedreiro, natural de Fiães, e de Delfina Rosa Igrejas, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar de Ferreira. N.p. de João Rodrigues e de Maria Luísa Domingues; n.m. de Joaquim Igrejas e de Joana do Viso. Nasceu a 8/9/1892 e foi batizado a 11 desse mês pelo padre Manuel Vicente Pereira, de Cristóval. Padrinhos: José Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Rodrigues, viúva, lavradeira, ambos de Sá. // Casou na CRCM a 31/7/1913 com Pureza Augusta Esteves (Correio de Melgaço n.º 60, de 3/8/1913). // Faleceu no Brasil a 23/8/1953. // Com geração.  

 

RODRIGUES, José Luís. Filho de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues Salgado, moradores nos Casais, Paços. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques, de Portocarreiro, Fiães; n.m. de Francisco Domingues Salgado e de Ana Rosa Marques, dos Casais, Paços. Nasceu a 23/4/1847 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e mulher, Luísa Gomes, dos Casais, Paços.

 

RODRIGUES, José Manuel. Filho de Elias de Jesus Rodrigues e de Amália Rodrigues. Nasceu em Paços a --/--/1934 (NM 225, de 11/3/1934). 

 

RODRIGUES, José Maria. Filho de João Rodrigues e de Dolores Gomes. Nasceu na freguesia de São Miguel de Desteriz, Galiza, por volta de 1865. // Tinha 34 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços a 13/2/1899 com Maria Benta Ribeiro, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, natural do lugar do Casal, Paços, filha de Manuel Ribeiro e de Rosa Veloso, rurais. Testemunhas presentes: José Domingues Miranda, casado, lavrador, natural de Pousafoles, Fiães, e Maria Gonçalves, solteira, natural do Esporão, Paços. // Faleceu no lugar do Casal, Paços, a 14/6/1933, com 68 anos de idade (NM 198, de 18/6/1933).

 

RODRIGUES, José Vitorino. Filho de Modesto Rodrigues, da paróquia de Santa Cruz de Sendelhe, Tui, e de Clara Gomes, de Paços, lavradores, residentes no lugar da Grova. Neto paterno de Romão Rodrigues e de Rosalia Solheiro; neto materno de Francisco José Gomes e de Francisca Lopes. Nasceu a 4/5/1890 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Vitorino António de Sousa, casado, lavrador, de Sá, e Benedita Gomes, solteira, tia materna do bebé. // Casou na CRCM a 11/1/1919 com Júlia Amália, de 20 anos de idade, natural de Cristóval, filha de Félix Dias Ribeiro e de Deolinda da Rocha. // Em 1948 foi autuado pela Guarda Nacional Republicana por transitar na estrada com uma bicicleta sem levar com ele o livrete (NM 855, de 25/4/1948). // Faleceu em Paços a 24/2/1976.     

 

RODRIGUES, Josefa. Filha de António Rodrigues e de Maria Isabel Pires, moradores no Outeiro, Paços. N.p. de António Rodrigues e de Maria Luísa, de Tariz, Trute, Monção; n.m. de António Pires e de Maria Migueis, de Padrenda, Galiza. Nasceu a 20/5/1815 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: padre Francisco José Mendes e sua sobrinha, Maria Josefa Mendes, de Paços.

 

RODRIGUES, Josefa. Filha de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires, moradores em Beleco. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque; n.m. de António Pires e de Ana Maria Pires, de Beleco. Nasceu a 2/4/1833 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Luís Pires e Antónia Maria Rodrigues, solteiros, tios da batizanda.

 

RODRIGUES, Josefa. Filha de Bento Isidoro Rodrigues, boticário, e de Rosa Maria Salgado, doméstica, moradores no lugar de Beleco. Neta paterna de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; neta materna de Manuel Joaquim Domingues Salgado e de Francisca Caetana Gomes, de Beleco, Paços. Nasceu em Paços a 4/7/1835 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Rodrigues e sua mulher, Josefa de Sousa Viana, de São Gregório, Cristóval. // Casou com Caetano José de Almeida, natural de Cristóval. // Faleceu na Vila a 23/2/1921, no estado de viúva.

 

RODRIGUES, Józina. Filha de Emília Rodrigues, lavradeira, moradora em Merelhe. N.m. de Bento Rodrigues e de Umbelina Esteves. Nasceu a 9/8/1880 e foi batizada a 16 desse mês. Padrinhos: Joaquim Luís Esteves e Maria da Conceição, solteiros, naturais e residentes na Vila de Melgaço.

 

RODRIGUES, Júlia. Filha de Manuel Meleiro Rodrigues, de Desteriz, Tui, e de Maria Rosa Rodrigues, de Paços, lavradores, residentes nos Casais. N.p. de Manuel Meleiro e de Josefa Rodrigues; n.m. de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Marques. Nasceu a 22/11/1890 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. 

 

RODRIGUES, Júlia de Lurdes. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 104, de 24/2/1952: «Paços, Fevereiro, 15. Teve há dias a sua feliz delivrance, dando à luz um indivíduo do sexo masculino, a senhora Júlia de Lurdes Rodrigues, esposa de António José Meleiro, do lugar da Sobreira. Mãe e filho encontram-se bem

 

RODRIGUES, Júlia Rosa. Filha de António Rodrigues e de Miquelina Douteiro, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neta paterna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Rosa Domingues; neta materna de José Douteiro e de Maria Herédia. Nasceu em Paços a 18/2/1911 e foi batizada na igreja paroquial a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Luís José Gomes e sua mulher, Maria Joaquina Douteiro, lavradores, pacenses. // Casou na CRCM a 29/3/1935 com o seu conterrâneo Vitorino José Rodrigues. // O seu marido morreu em Paços a 24/8/1963. 

 

RODRIGUES, Lina. Filha de Caetano Rodrigues e de Maria Luísa Esteves, moradores no Campo das Bouças. N.p. de Francisco José Rodrigues e de Maria Teresa Esteves; n.m. de Angélica Esteves, solteira, de Balsada, Fiães. Nasceu a 20/1/1861 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinho: Francisco Esteves, solteiro, lavrador, tio da neófita, residente no Faval, Fiães. // Faleceu no lugar de Azere, a --/--/1932, com 71 anos de idade (NM 161, de 21/8/1932). // Nota: os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 12/4/1860. O noivo tinha 32 anos de idade, era solteiro, neto paterno de Maria Rosa Fernandes, solteira, e neto materno de Pedro José Esteves e de Maria Rosa Afonso. A noiva tinha 28 anos de idade, era viúva, fora batizada em Fiães, neta paterna de Luís Esteves e de Luísa Domingues, e neta materna de António Esteves e de Maria Luísa Lamas. Testemunhas presentes: Francisco José Veloso e Francisco Pires, solteiros, lavradores, do lugar do Outeiro, Paços.     

 

RODRIGUES, Ludovina. Filha de Emília Rodrigues, solteira, lavradora, residente em Merelhe. N.m. de Bento Rodrigues e de Umbelina Gomes, do dito lugar. Nasceu a 8/6/1874 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, solteiro, lavrador, de Adedela, Fiães, e Albina Rodrigues, solteira, lavradora, do Esporão, Paços. // Faleceu em Pinelo, Vimioso, a 7 de (Fevereiro?) de 1940.

 

RODRIGUES, Luís. Filho de Maria Luísa Rodrigues, solteira. N.m. de António Rodrigues e de Caetana Gomes. Nasceu a 16/10/1815 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António José da Ribeira e sua mulher, Francisca Caetana Lopes, todos de Sá.

 

RODRIGUES, Luís. Filho de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires, moradores no lugar de Beleco. Neto paterno de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque; neto materno de António Pires e de Ana Maria Pires, de Beleco. Nasceu a 11/5/1835 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís Pires e Antónia Maria Rodrigues, tios da criança. // Faleceu a 18/8/1836.

 

RODRIGUES, Luís. Filho de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues, moradores no lugar do Outeiro. N.p. de Benedita Rodrigues, solteira, de Rebor de Chão, Galiza; n.m. de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes, do Outeiro, Paços. Nasceu a 12/4/1855 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Esteves e Ana Rosa Domingues, de Pousafoles, Fiães. // Tinha 21 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços, a 23/4/1876, com Joaquina, filha de Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues, de Sá. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues, casado, lavrador, do Outeiro, e José Rodrigues, solteiro, lavrador, de Sá. // Em 1913 morava em Sá; nesse ano assaltaram-lhe a casa, da qual roubaram 10$00 (Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913). // Em Outubro desse mesmo ano voltou a ser assaltado, tendo-lho sido roubada a mesma importância anterior (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913). // Nota: parece ser o mesmo senhor que em Junho de 1912 desempenhava o cargo de regedor da freguesia de Paços; nesse ano encontrava-se doente (Correio de Melgaço n.º 1).

 

RODRIGUES, Luís António. Filho de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires, moradores em Beleco. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque; n.m. de António Pires e de Ana Maria Pires, de Beleco. Nasceu a 2/3/1841 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Luís Pires e sua irmã, Rosa Pires, tios do neófito. 

 

RODRIGUES, Luís Manuel. Filho de ------------- Rodrigues e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1842. // Faleceu no lugar do Outeiro, Paços, a --/--1912, com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 21, de 27/10/1912).

 

RODRIGUES, Luísa. Filha de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Rodrigues, rurais. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves; n.m. de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, todos de Sá. Nasceu a 25/7/1838 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Alves e sua mãe, Maria Luísa Rodrigues, de Viladraque. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Sá a 25/1/1904, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques, de Portocarreiro, freguesia de Fiães. // Casou na igreja de Paços a 14/10/1839, com Rosa, filha de Francisco Domingues Salgado e de Ana Rosa Marques, dos Casais, Paços. Testemunhas presentes: Caetano José da Ribeira e João António da Silva, do Outeiro. 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Manuel Rodrigues e de Francisca Roxo, de Santa Marinha da Ribeira, Crescente, Galiza. // Casou na igreja de Paços, a 19/2/1844, com Maria Luísa, filha de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, de Sá, Paços. Testemunhas presentes: José Joaquim Lopes e Manuel Rodrigues, do lugar de Sá.

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Benta Rodrigues, de Santa Maria de Rebor de Chão, Ajuntamento de Crescente, Galiza. // Casou (na igreja de Paços ou na igreja de Crescente), a 18/11/1844, com Marcelina Rodrigues, filha de Manuel e de Maria Rosa Bernardes, natural de Paços. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues, Manuel Gomes e João Benito de Año. (Frei José Benito Pires, cura ecónomo de Santa Maria de Rebor do Chão, Ajuntamento de Crescente, Partido Judicial da Caniça, bispado de Tui, deu licença a Frei João Lourenço, presbítero dessa paróquia, para que celebrasse esse matrimónio).     

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Francisco Manuel Rodrigues e de Antónia Maria Esteves, das Granjas, Paços. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Viladraque; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Maria Fernandes, das Granjas. Nasceu a 19/7/1816 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco do Outeiro e sua mulher, Maria Francisca, da Pedreira. // À margem do assento: «morto».

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Joaquim José Rodrigues e de Gabriela Vasques, moradores no lugar de Beleco. N.p. de Francisco Rodrigues e de Rosaria Fernandes, do dito lugar; n.m. de Pedro Vasques e de Maria Esteves, da freguesia de Sendelhe, Colegiada de Crescente, bispado de Tui. Nasceu a 13/9/1828 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Gonçalves e sua nora, Maria Ventura Gomes, do Casal. // Era solteiro, negociante, quando casou na igreja de Paços a 27/11/1870, com Maria Rosa, de 30 anos de idade, solteira, lavradora, do lugar de Sá, filha de José Luís Trancoso e de Antónia Maria da Silva, de Paços. Testemunhas presentes: António Lopes e Bernardo Soares.  

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Francisco Manuel Rodrigues e de Antónia Maria Esteves, moradores nas Granjas. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Viladraque; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Maria Fernandes, das Granjas. Nasceu a 1/3/1830 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António de Castro e sua mãe, Antónia Maria Pereira. // À margem do assento: «morto».   

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues, moradores em Sá. Nasceu nesse lugar de Paços por volta de 1842. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços a 10/10/1868 com Rosa, de 28 anos de idade, solteira, lavradora, das Vinhas, filha de Francisco Domingues e de Maria Teresa Afonso. Testemunhas presentes: José Lopes e sua mulher, lavradores, de Merelhe. 

 

RODRIGUES, Manuel. Filho de Duarte José Rodrigues, natural de Chaviães, e de Marcelina Esteves, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar da Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Alves da Costa. Nasceu a 2/4/1891 e foi batizado pelo padre José Douteiro, de Paços, a 8 desse mês e ano. Padrinhos: João Rodrigues e Alexandrina Rodrigues, casados, negociantes, de Chaviães.  

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Antónia Rodrigues, solteira, moradora no lugar da Grova. Neto materno de Patrício Rodrigues e de Páscoa Vasques. Nasceu a 8/3/1877 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Gomes e sua mulher, Rosa Pinto, lavradores, da Portela do Couto, Chaviães. 

 

RODRIGUES, Manuel António. Filho de Vitorino José Rodrigues e de Júlia Rosa Rodrigues. Nasceu em Paços a --/--/1935 (Notícias de Melgaço n.º 291, de 17/11/1935).

 

RODRIGUES, Manuel Caetano. Filho de Bento Rodrigues e de Umbelina Gomes, moradores em Merelhe. N.p. de Teresa da Vila, moradora no Esporão; n.m. de Antónia Gomes, também do Esporão, ambas solteiras. Nasceu a 11/7/1838 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José da Ribeira e sua mulher, Maria Luísa Pires, do Outeiro.

 

RODRIGUES, Manuel Dâmaso. Filho de José Maria Rodrigues, lavrador, natural de Desteriz, Galiza, e de Maria Benta Ribeiro, lavradeira, natural de Paços, Melgaço, onde moravam, no lugar do Casal. Neto paterno de João Rodrigues e de Dolores Gomes; neto materno de Manuel Ribeiro e de Rosa Veloso. Nasceu na freguesia de Paços a 30/11/1909 e foi batizado na igreja a 5 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, carpinteiro, e Maria Constantina Rodrigues, tia paterna do bebé. // Morreu no lugar do Casal a --/--/1932 (NM 157, de 17/7/1932).

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Manuel Rodrigues e de Maria Luísa Pires, com domicílio em Santa Marinha, Galiza, moradores em Sá, Paços. N.p. de Manuel Rodrigues e de Francisca Rosa, da dita freguesia galega; n.m. de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, de Paços. Nasceu a 24/3/1845 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Pires e sua irmã, Ludovina Pires, tios maternos do batizando.   

 

RODRIGUES, Manuel Francisco. Filho de Duarte José Rodrigues, natural de Chaviães e de Marcelina Esteves, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar da Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Alves da Costa. Nasceu a 24/12/1882 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Esteves, casado, lavrador, da Portela, Chaviães, e Alexandrina Rosa Rodrigues, casada, de Chaviães, tia paterna do batizando. // (À margem do assento: «óbito»).

 

RODRIGUES, Manuel João. Filho de ----------- Rodrigues e de -------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Morou na Corga, Paços. // Em 1914 embarcou para o Rio de Janeiro (Correio de Melgaço n.º 84, de 25/1/1914).

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Rodrigues, moradores em Sá. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, da Lavandeira; n.m. de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, de Sá. Nasceu a 6/10/1841 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim do Souto e sua irmã, Maria do Souto, de Merelhe. // Morreu em Paços a --/--/1912, com 70 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 12, de 25/8/1912).

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues Salgado, moradores nos Casais, Paços. N.p. de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques, de Portocarreiro, Fiães; n.m. de Francisco José Domingues Salgado e de Ana Marques, dos Casais. Nasceu a 15/8/1842 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Ventura Rodrigues e Luísa Marques, de Portocarreiro, Fiães.

 

RODRIGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Rodrigues, pedreiro, natural de Fiães, e de Delfina Rosa Igrejas, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar da Ferreira. Neto paterno de João Rodrigues e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Joaquim Igrejas e de Joana do Vizo. Nasceu em Paços a 29/6/1898 e foi batizado na igreja paroquial a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira e esposa, Miquelina Rosa Douteiro, camponeses, do lugar da Pedreira. // Faleceu no lugar da Ferreira, Paços, a 26/12/1900, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de João Ventura Rodrigues e de Maria Josefa Gonçalves, de Lavandeira, Paços. N.p. de João Rodrigues e de Maria Afonso, de Taviz, Santa Eulália de Trute; n.m. de José Gonçalves e de Teresa Vaz, de Lapela, couto de Fiães. Nasceu a 26/10/1813 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço José Rodrigues e sua mulher, Gregória Pires, de Lavandeira, e (com procuração) substituiu o padrinho Manuel José Gomes, do lugar de Sá.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel Luís Rodrigues, viúvo, de Sá, Paços, e de Maria Rosa Gonçalves, de Lapela, couto de Fiães. Neto paterno de Manuel Rodrigues e de Ana Luísa da Ribeira, de Sá; neto materno de Manuel Gonçalves e de Isabel Afonso, de Lapela, Fiães. Nasceu em Paços a 11/6/1820 e foi batizado na igreja a 14 desse mês e ano. // Era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Paços a 6/6/1864 com Ana Joaquina Pires, de 42 anos de idade, viúva de António Douteiro, sua conterrânea, filha de Inácio José Pires e de Maria Joaquina Martins, pacenses. Testemunhas presentes: Caetano Alves e José Salgado, lavradores, pacenses. // Faleceu no lugar de Sá, onde morava, a 5/12/1865, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Viladraque. // Casou na igreja de Paços a 12/12/1847 com Ana, filha de Inácio José Domingues e de Francisca Teresa da Ribeira, do Outeiro. Testemunhas do ato religioso: José Joaquim Lopes e Caetano José da Ribeira. 

 

RODRIGUES, Manuel José (Presbítero). Filho de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires, moradores no lugar de Beleco. Neto paterno de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque; neto materno de António José Pires e de Ana Maria Pires, do lugar de Ribas, todos de Paços. Nasceu no lugar de Beleco a 21/6/1846 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mãe, Angélica Esteves, de Cristóval. // Embarcou para o Brasil com treze anos de idade, em Novembro de 1859, chegando a esse país em Janeiro de 1860. «Dirigiu-se para Caldas, Minas Gerais, ali chegando no dia 7 de Abril. Quatro anos depois, em Março de 1864, foi residir em São Gonçalo do Sacupai, onde se casou a 22/4/1865 com Florisbela de Azevedo Costa (ele com 19 anos de idade e ela com 13). Em 1866 mudou-se para Águas Virtuosas (Lambari), onde no ano seguinte nasceu o primogénito Guilherme. // Em 1870 mudou-se para a Serra de Santos, como empregado da empresa “São Paulo Railway”. // Converteu-se em 1874, através da leitura da Bíblia, sendo recebido por profissão de fé e baptismo no dia 6 de Dezembro pelo reverendo George W. Chamberlain na igreja Presbiteriana de São Paulo. // Florisbela foi recebida em 7 de Março de 1875, em companhia do futuro reverendo Eduardo Carlos Pereira (*). // No dia 21, batizaram os filhos Guilherme, Elisa e Alberto. // Manoel deixou o emprego na estrada de ferro por causa do trabalho no domingo e tornou-se comerciante. Teve um armazém na rua Santa Efigénia, transferindo-o em 1879 para a rua dos Andradas. // Foi eleito diácono da Igreja de São Paulo em Março de 1876, e presbítero em 3 de Outubro de 1880, sendo ordenado no dia 9 de Janeiro de 1881. Tornou-se assim o segundo presbítero dessa igreja histórica, organizada em 1865. O primeiro havia sido o inglês William Dreaton Pitt, ordenado em 22 de Dezembro de 1867, que ingressou no ministério em 1869 e faleceu no ano seguinte. // Foi somente a partir de Manoel da Costa (Manuel José Rodrigues) que a Igreja de São Paulo teve com regularidade o ofício de presbítero. // O casal Costa teve 19 filhos, quase todos falecidos na infância ou início da idade adulta. Um deles, Guilherme da Costa, foi consagrado pastor metodista (faleceu no Rio de Janeiro em Setembro de 1904, numa epidemia de varíola).» [Retirado do Portal Mackenzie – Instituto Presbiteriano Mackenzie]. // Faleceu em 1929. /// (*) Lê-se na Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, volume 15, página 1021: «No Brasil o impulso ao protestantismo é ainda dado pelo Dr. Kalley, ali chegado com portugueses fugidos da Madeira. O 1.º missionário americano chega ao Rio em 1859 – o rev. Simonton. A igreja torna-se autónoma em 1903, por acção principalmente do reverendo E. Carlos Pereira.»    

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de José Rodrigues, lavrador, natural de Paços, e de Maria de Brito, natural de Cristóval, residentes no lugar de Sá. Neto paterno de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues; neta materna de António de Brito e de Joaquina Esteves. Nasceu em Paços a 19/5/1899 e foi batizado na igreja paroquial a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Dias e Maria da Conceição Lucas, solteiros, camponeses, naturais de São Gregório, Cristóval. // Nota: existiu um indivíduo de Paços com o mesmo nome, o qual emigrou para o Rio de Janeiro, Brasil. Em 1913 esteve na sua freguesia natal, de visita a seus pais, residentes no lugar da Corga (Correio de Melgaço n.º 67, de 21/9/1913). Não deve ser este senhor, devido à sua idade.  

 

RODRIGUES, Manuel José. Filho de --------- Rodrigues e de ---------------------. Nasceu a --/--/19--. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, com o professor Sebastião Pereira, obtendo a classificação de «bem» (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915).

 

RODRIGUES, Manuel Luís. Filho de Bento Isidoro Rodrigues e de Rosa Maria Salgado, moradores em Beleco. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; n.m. de Manuel Joaquim Domingues Salgado e de Francisca Caetana Gomes, de Beleco, Paços. Nasceu a 29/12/1820 e foi batizado a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Domingues e sua filha, Francisca Domingues, do Outeiro, Paços. (Os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 10/2/1820. Testemunhas: MGB, Manuel Luís Domingues e o padre Francisco José Mendes).

 

RODRIGUES, Marcelina. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa da Ribeira, moradores no lugar do Outeiro. Neta paterna de Gregório Rodrigues e de Francisca Domingues; neta materna de Manuel Bernardo Castelo e de Ana Luísa da Ribeira, do Outeiro, Paços. Nasceu a 11/7/1823 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: António Manuel Codeço e Ana Maria Rodrigues, de Gondufe, Chaviães. // Lavradeira. // Faleceu a 19/9/1905, no lugar do Outeiro, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

RODRIGUES, Marcelina Rosa. Filha de Duarte José Rodrigues e de Marcelina Esteves, residentes no lugar da Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Joaquina Domingues, da Portela do Couto, Chaviães; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Salgado, da Corga, Paços, todos lavradores. Nasceu a 16/1/1881 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingos Rodrigues e Alexandrina Rosa Rodrigues, proprietários, casados, da Portela do Couto, Chaviães. // Casou na CRCM, a 19/7/1918, com o seu conterrâneo, José Joaquim (Herédia?). // Faleceu em Paços a 6/1/1958. 

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardes. Nasceu em Paços por volta de 1799. // Casou com Joaquim Esteves. // Faleceu no lugar das Vinhas a 3/12/1861, com 62 anos de idade, no estado de casada, sem testamento; deixou dois filhos.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Francisco Manuel Rodrigues e de Antónia Maria Esteves, das Granjas. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Viladraque; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Maria Fernandes, das Granjas, todos de Paços. Nasceu a 26/7/1815 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco do Outeiro e sua mulher, Maria Francisca, da Pedreira. (Os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 26/10/1814; ele, noivo, era neto paterno de Pedro José Rodrigues e de Ana Vaz, e neto materno de António Alves e de Maria Rodrigues, de Viladraque; ela, noiva, era neta paterna de Gregório Esteves e de Maria Rodrigues, de Merelhe, e neta materna de Manuel Fernandes e de Maria Esteves, das Granjas, todos de Paços. Testemunhas do ato religioso: Manuel Francisco do Outeiro e Manuel Luís Esteves).   

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues Salgado, moradores no lugar dos Casais, Paços. Neta paterna de Francisco Rodrigues e de Maria Rosa Marques, de Portocarreiro, Fiães; neta materna de Francisco Domingues Salgado e de Ana Rosa Marques, dos Casais, Paços. Nasceu a 8/8/1841 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Domingues Salgado e sua filha, Maria, dos Casais, Paços. // À margem do assento: «falecida».

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Veríssimo Rodrigues e de Antónia Maria Vieites, moradores em Sá. Neta paterna de José Rodrigues e de Bernarda Alonso, de Deva; neta materna de António Vieites e de Ana Rodrigues, de Sá, Paços. Nasceu a 6/9/1846 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Romão Rodrigues, de Deva, Galiza, e Maria Vieites, de Sá, Paços. // Lavradeira. // Faleceu a 27/7/1910, no lugar de Beleco, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de António Salgado, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.   

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Ana Rodrigues, solteira, moradora em Sá. Neta materna de Umbelina Rodrigues, do dito lugar. Nasceu a 21/5/1848 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Pires e irmã, Joana Rodrigues, solteiros, tios da criança.

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Duarte José Rodrigues, de Chaviães, e de Marcelina Rosa Esteves, de Paços, lavradores, residentes na Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Domingues, da Portela, Chaviães; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Salgado, de Paços. Nasceu a 19/9/1872 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Esteves e mulher, Alexandrina Rosa Rodrigues, da Portela de Chaviães. // (Os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 29/3/1872. O noivo tinha 21 anos e a noiva 20; eram solteiros. Testemunhas presentes: Bernardo Soares e António Lopes). // Faleceu na Vila de Melgaço a 26/7/1948.  

 

RODRIGUES, Maria. Filha de Luís Rodrigues, carpinteiro, e de Joaquina Carolina Rodrigues, moradores em Sá. N.p. de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues; n.m. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu em Paços a 27/2/1884 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Rodrigues, solteira, tia materna da batizanda. // Casou na igreja de Paços a 14/12/1907 com Primo Nuno Gonçalves, de 22 anos de idade, solteiro, camponês, natural de Santa Maria de Pau, bispado de Ourense, filho de Romão Nunes Gonçalves e de Carmo Lourenço. // Faleceu em Paços a 7/9/1957.    

 

RODRIGUES, Maria. Filha de ----------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu em Paços a --/--/1---. // Casou com «Luís de Sainde». // Faleceu na sua casa de Sá, Paços, com cerca de 85 anos de idade, no estado de viúva. // (Século XX).

 

RODRIGUES, Maria Albina. Filha de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Joaquina Domingues, moradores em Viladraque. N.p. de Maria Joaquina Alves, solteira; n.m. de Manuel António Domingues e de Perpétua Maria Rodrigues. Nasceu em Paços a 27/3/1854 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Lopes e sua mulher, Ana Rosa Pires, de Doma, Cristóval. // Lavradeira. // Casou com Caetano Maria Simões. // Faleceu a 23/11/1897, em casa de sua morada, sita no lugar da Igreja, freguesia de Chaviães, com todos os sacramentos, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja de Chaviães.

 

RODRIGUES, Maria Augusta. Filha de Elias de Jesus Rodrigues e de Amália Rodrigues. Nasceu em Paços a --/--/1930 (NM 84, de 2/11/1930).

 

RODRIGUES, Maria Caetana. Filha de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Rodrigues, moradores no lugar de Sá. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Lavandeira; n.m. de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, de Sá. Nasceu a 12/4/1837 e foi batizada ainda nesse mês e ano. Padrinhos: Caetano José Martins e sua irmã, Maria Martins, de Sá. // Faleceu a 20/10/1838.

 

RODRIGUES, Maria Caetana. Filha de Maria Ventura, solteira. Neta materna de Ana Joaquina Rodrigues. Nasceu a 11/1/1842 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gomes e Ventura Rodrigues, todos moradores no lugar de Sá.

 

RODRIGUES, Maria Caetana. Filha de Manuel Rodrigues e de Ana Domingues, moradores em Viladraque. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, do dito lugar; n.m. de Inácio Domingues e de Francisca da Ribeira, do Outeiro. Nasceu a 18/3/1849 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Bento Meleiro e Lina (?) Domingues, esposa do padrinho e tia da criança, do lugar do Outeiro. // Faleceu no lugar de Viladraque a --/--/1930, com 81 anos de idade (NM 51, de 23/2/1930).  

 

RODRIGUES, Maria Caetana. Filha de Modesto Rodrigues, de Santa Cruz de Sendelhe, Tui, e de Clara Gomes, de Paços, lavradores, residentes no lugar da Grova. Neta paterna de Romão Rodrigues e de Rosalia Solheiro; neta materna de Francisco José Gomes e de Francisca Lopes. Nasceu a 17/3/1888 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino António de Sousa, casado, lavrador, de Sá, e Maria Gomes, esposa do padrinho. // Casou na igreja de Paços a --/--/1917 com Manuel de Jesus Mendeo. // Faleceu na freguesia de Paços a 2/8/1954. // Nota: os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 23/7/1885. O noivo tinha 30 anos de idade, era solteiro, e fora batizado em Crescente, Galiza, mas morava em Sá, Paços; a noiva tinha 32 anos de idade e era solteira. Testemunhas do acto: José Durães, solteiro, lavrador, do lugar de Sá, e Vitorino António de Sousa, casado, lavrador, também do lugar de Sá.   

 

RODRIGUES, Maria do Carmo. Filha de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues, moradores no lugar do Outeiro. Neta paterna de Benta Rodrigues, solteira, de Rebor do Chão, Tui; neta materna de Joaquim Rodrigues e de Maria (Bernardes?), do Outeiro, Paços. Nasceu a 27/6/1852 e foi batizada pelo padre Francisco José da Ribeira no dia seguinte. Padrinhos: Bento Portela e sua filha, Maria Antónia, de Santa Cristina de Baleixe, bispado de Tui. // Faleceu a 14/11/1921.  

 

RODRIGUES, Maria do Carmo. Filha de Emília Rodrigues, lavradeira, moradora em Merelhe. Neta materna de Bento Rodrigues e de Umbelina Gomes. Nasceu a 24/8/1862 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Esteves, solteiro, lavrador.

 

RODRIGUES, Maria Joana. Filha de Ana Joaquina Rodrigues, solteira, do lugar de Lavandeira, Paços. Neta materna de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, do dito lugar. Nasceu a 4/4/1839 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: padre João de Araújo, de Deva, Galiza, e Maria Ventura Rodrigues, solteira. // Faleceu a 8/9/1840.

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Ribeira, do Outeiro. N.p. de Gregório Rodrigues e de Francisca Domingues, de Gondufe, Chaviães; n.m. de Manuel Bernardo Castelo e de Ana Luísa Ribeira, do Outeiro, Paços. Nasceu a 21/2/1813 e foi batizada pelo padre Pedro da Ribeira a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Pires e sua irmã, Maria Luísa Pires, do Outeiro.      

 

RODRIGUES, Maria Joaquina. Filha de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Joaquina Rodrigues, moradores no lugar de Sá. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Lavandeira; n.m. de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Esteves, de Sá. Nasceu a 19/12/1843 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Marques e mulher, Isabel Gonçalves, de Lapela, Fiães. 

 

RODRIGUES, Maria José. Filha de Manuel Rodrigues e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar das Vinhas. Neta paterna de Francisco José Rodrigues e de Ana Rodrigues; neta materna de Francisco José Domingues e de Maria Teresa Afonso. Nasceu em Paços a 18/2/1870 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Lopes e sua mulher, Maria do Souto, naturais de Paços, moradores em Merelhe. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 1/3/1897 com Duarte José Alves, natural de Chaviães. // Faleceu a 28/8/1899, no lugar das Vinhas, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Deixou uma filha.   

 

RODRIGUES, Maria Josefa. Filha de Manuel Luís Rodrigues e de Maria Rosa Gonçalves, moradores no lugar de Sá. Neta paterna de Manuel Rodrigues (Pinheiro?) e de Ana Luísa da Ribeira, do dito lugar; neta materna de Manuel Gonçalves e de Isabel Afonso, de Lapela, couto de Fiães. Nasceu a 17/6/1823 e foi batizada a 22 desse mês e ano. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Sá a 27/2/1900, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Caetano Alves, com testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. // Nota: os pais da batizanda casaram na igreja de Paços a 4/3/1821.

 

RODRIGUES, Maria Josefa. Filha de Luís Rodrigues e de Joaquina Carolina Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neta paterna de Manuel Rodrigues e de Marcelina Rodrigues; neta materna de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues. Nasceu a 28/1/1880 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: José Rodrigues, solteiro, e Maria Rodrigues, viúva, lavradores, do sobredito lugar. 

 

RODRIGUES, Maria Luísa. Filha de Francisco Manuel Rodrigues e de Antónia Maria Esteves, das Granjas. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Viladraque; n.m.de Francisco José Esteves e de Ana Maria Fernandes, das Granjas, todos de Paços. Nasceu a 7/12/1819 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e sua irmã, Maria Josefa, tios da batizanda. // (À margem do assento: «morta»).

 

RODRIGUES, Maria de Lurdes. Filha de ----------- Rodrigues e de ---------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/192-. // Residiu no lugar do Coto do Mocho, Paços. // Faleceu em França a --/--/2000, com cerca de 77 anos de idade, no estado de viúva, e foi sepultada no cemitério de Paços. // (VM 1146, de 1/10/2000). // Nota: deve ser a mesma senhora que em 1991 residia na Rua do Rio do Porto, freguesia de Rouças, no estado de viúva (VM 946). 

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Joaquim Rodrigues, de Paços, e de Gabriela Vasques, de Aldemir de Sendelhe, Tui. Neta paterna de Francisco Rodrigues e de Rosaria Fernandes, das Ribas, Paços; neta materna de Pedro Vasques e de Maria Esteves, de Aldemir, Sendelhe, Tui. Nasceu em Beleco a 14/6/1813 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues Figueiredo e sua mulher, Dominga Domingues, do lugar do Regueiro, São Paio.

 

RODRIGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Rodrigues e de Maria Caetana Marques. Nasceu no lugar dos Casais, Paços, por volta de 1866. // Lavradeira. // Faleceu no dito lugar dos Casais, Paços, a 16/2/1901, de morte repentina, com 35 anos de idade, no estado de casada com Manuel Meleiro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

RODRIGUES, Maria Ventura. Filha de Bento Isidoro Rodrigues e de Rosa Maria Salgado, moradores em Beleco. N.p. de Domingos José Rodrigues e de Luísa Francisca Pires, da Vila de Melgaço; n.m. de Manuel Joaquim Domingues Salgado e de Francisca Caetana Gomes, de Beleco, Paços. Nasceu a 23/4/1824 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gonçalves e sua mulher, Maria Ventura Gomes, do Casal. // (À margem do assento: «falecida»).    

 

RODRIGUES, Mário Augusto. Filho de José Joaquim Rodrigues e de Pureza Augusta Esteves. Nasceu em Paços a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 193, de 2/4/1916). // Casou com ------------------------------. // Faleceu no hospital de Viana do Castelo a --/--/1995, com 78 anos de idade, viúvo, e foi sepultado no cemitério da sua freguesia natal. // Pai de Rosa Barbosa, casada com Armindo Dias da Cunha. // Avô de Carla Maria Sousa da Cunha, casada com José Alberto Domingues, e de Paulo Jorge Sousa da Cunha. // Bisavô de Marcelina Andreia da Cunha Domingues (VM 1025).

 

RODRIGUES, Nair. Filha de José Joaquim Rodrigues e de Pureza Augusta Esteves. Nasceu em Paços a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 86, de 8/2/1914). // Faleceu na sua freguesia natal, no lugar dos Ferreiros, a --/--/1917, com apenas três anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1168, de 28/7/1917). // Nota: no Jornal de Melgaço diz-se que ela se chamava Nair de Castro Rodrigues.

 

RODRIGUES, Nair de Jesus. Filha de Elias de Jesus Rodrigues e de Amália de Jesus Rodrigues. Nasceu em Paços por volta de 1927. // Faleceu na Loja Nova, Vila de Melgaço (talvez no Lar Pereira de Sousa), a --/--/2022, com noventa e cinco (95) anos de idade (ver “A Voz de Melgaço” de 1 de Junho de 2022). 

 

RODRIGUES, Norberto. Filho de José Rodrigues, de Paços, e de Maria Rosa de Brito, de Cristóval, lavradores, residentes no lugar de Sá. N.p. de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues; n.m. de António de Brito e de Joaquina Esteves. Nasceu em Sá, Paços, a 11/3/1893, e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues Junior, solteiro, proprietário, e Albina Rodrigues, solteira, ambos da Granja, Cristóval. // Em 1905 embarcou para o Rio de Janeiro, Brasil; dessa cidade deslocou-se para o Estado do Espírito Santo, e dali para Minas Gerais, cidade de Aimorés, onde lhe nasceu a filha Nelly. // Entretanto casara com Hermegildes Dias, também minhota, ou filha de minhotos. // Requereu às autoridades militares o adiamento de incorporação do ano de 1913 para 1914 (Correio de Melgaço n.º 62, de 17/8/1913). // Suponho que morreu sem jamais voltar à sua terra natal. // Em 1993 ainda estava viva uma sua filha, professora Nelly, casada com um alemão, Ernest Erich Scmitz, bancário, que fora para o Brasil com apenas seis anos de idade, com seus pais, em 1920, fugindo da crise europeia do pós-guerra; morava no Rio de Janeiro.  

 

RODRIGUES, Olívia de Jesus. Filha de José Rodrigues, lavrador, natural de Paços, e de Maria de Brito, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Sá. Neta paterna de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues; neta materna de António de Brito e de Joaquina Esteves. Nasceu em Paços a 5/3/1906 e foi batizada na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Norberto Rodrigues, irmão da neófita, e Joaquina Dias, solteira, de São Gregório, Cristóval. // Casou a 11/6/1931, no município de Baixo Guandu, Espírito Santo, Brasil, com Licínio Ferreira Meneses. // Faleceu no Brasil a 5/12/1998. 

 

RODRIGUES, Ortelinda Augusta. Filha de Elias de Jesus Rodrigues e de Amália Rodrigues. Nasceu em Paços a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 182, de 5/2/1933). // Faleceu a 24/3/2020 e foi sepultada no cemitério de Paços no dia seguinte (ver “A Voz de Melgaço” n.º 1437, de 1/4/2020). // Com geração.

 

RODRIGUES, Ortelinda Rosa. Filha de José Rodrigues e de Maria Benta Ribeiro. Nasceu em Paços a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 47, de 27/4/1913).

 

RODRIGUES, Palmira. Filha de José Rodrigues, lavrador, natural de Paços, e de Maria de Brito, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de Sá. Neta paterna de Francisco Joaquim Rodrigues e de Ana Rodrigues; neta materna de António de Brito e de Joaquina Esteves. Nasceu em Paços a 18/5/1894 e foi batizada na igreja paroquial a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Rodrigues Junior, solteiro, proprietário, e Albina Rodrigues, solteira, ambos do lugar da Granja, freguesia de Cristóval. 

 

RODRIGUES, Palmira. Filha de Modesto Rodrigues, lavrador, natural da freguesia de Sendelhe, bispado de Tui, e de Clara Gomes, lavradeira, natural de Paços, Melgaço, moradores no lugar da Grova. Neta paterna de Romão Rodrigues e de Rosalia Solheiro; neta materna de Francisco José Gomes e de Francisca Lopes. Nasceu em Paços a 7/2/1897 e foi batizada na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino António de Sousa, lavrador, do lugar de Sá, e Benedita Gomes, solteira, camponesa, do lugar da Grova, ambos pacenses. // Faleceu a 12/1/1900 e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

RODRIGUES, Palmira. Filha de António José Rodrigues e de Maria de Jesus Douteiro. Nasceu em Paços a --/--/1929 (NM 17, de 16/6/1929).

 

RODRIGUES, Paulo. Filho de ----------- Rodrigues e de ----------- Peres. Nasceu por volta de 1849. // Faleceu em Paços a --/--/1914, com sessenta e cinco anos de idade (Correio de Melgaço n.º 120, de 13/10/1914).

 

RODRIGUES, Pero. // Proprietário de Sá, Paços. // Em 1656 era vereador da Câmara Municipal de Melgaço e juiz pela ordenação. // (ver Organização Judicial de Melgaço, de Augusto César Esteves, página 121).

 

RODRIGUES, Pureza da Glória. Filha de José Vitorino Rodrigues e de Júlia Amália Dias Ribeiro. Nasceu em Paços a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 97, de 17/2/1931). // Faleceu no lugar do Coto, Paços, a --/--/1931, com apenas vinte e quatro dias de idade (Notícias de Melgaço n.º 96, de 1/2/1931).

 

RODRIGUES, Rita. Filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Rosa Bernardo, moradores no Outeiro. N.p. de Gregório Rodrigues e de Francisca Domingues, de Chaviães; n.m. de Manuel Bernardo e de Ana Luísa Ribeira, do Outeiro, Paços. Nasceu a 6/3/1817 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Mendes e sua mulher, Maria Rosa Rodrigues, do lugar das Vinhas, freguesia de Paços. // À margem do assento: «falecida».

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de António Rodrigues e de Isabel do Outeiro, moradores no lugar do Outeiro, Paços. Nasceu a 17/1/1818 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo José Salgado, do lugar da Sobreira, freguesia de Cristóval, e Maria Rosa Rodrigues, de Santa Eulália de Trute, termo de Monção.

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Francisco José Rodrigues e de Maria Pires, moradores em Beleco. N.p. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Rosa Alves, de Viladraque; n.m. de António Pires e de Ana Maria Pires, de Beleco, todos de Paços. Nasceu a 2/4/1838 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: José Luís Pires, tio da batizanda. // Casou com Bento Lopes. // Faleceu em Beleco a --/--/1916, com 78 anos (Correio de Melgaço n.º 229, de 17/12/1916). // Mãe do professor António Dâmaso Lopes.   

 

RODRIGUES, Rosa. Filha de Emília Rodrigues, solteira, lavradora, residente em Merelhe. N.m. de Bento Rodrigues e de Umbelina Gomes, lavradores, do dito lugar. Nasceu a 12/5/1867 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: os avós maternos.

 

RODRIGUES, Rosa Joaquina. Filha de ----------- Rodrigues e de -----------------------------. Nasceu por volta de 1844. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a --/--/1915, com 71 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 137, de 16/2/1915).

 

RODRIGUES, Rosa Maria. Filha de Francisco Manuel Rodrigues e de Antónia Maria Esteves, das Granjas. N.p. de Manuel António Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Viladraque; n.m. de Francisco José Esteves e de Ana Maria Fernandes, das Granjas. Nasceu a 27/3/1827 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Domingues e sua irmã, Guimar, solteiros, do lugar das Vinhas.

 

RODRIGUES, Rosalina dos Anjos. // Lê-se no Notícias de Melgaço: «Na maternidade do hospital da Misericórdia desta Vila deu à luz uma menina a senhora Rosalina dos Anjos Rodrigues, da freguesia de Paços

 

RODRIGUES, Ventura. Filha de Ana Joaquina Rodrigues, solteira, moradora em Sá. Neta materna de Lourenço José Rodrigues e de Ana Luísa Quintela, da Lavandeira. Nasceu a 20/1/1822 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Domingues, da freguesia de Badim, Monção, e Gregória Pires, da Lavandeira, Paços.

 

RODRIGUES, Veríssimo. Filho de José Rodrigues e de Bernarda Alonso, de Deva, Galiza. // Casou na igreja de Paços a 3/2/1845 com Antónia Maria, filha de António Vieites e de Ana Rosa Rodrigues, de Sá, Paços. Testemunhas: José Bento Gomes e José Joaquim Lopes.

 

RODRIGUES, Virgínia Cândida. Filha de Duarte José Rodrigues, natural de Chaviães, e de Marcelina Esteves, de Paços, lavradores, residentes no lugar da Corga. N.p. de Manuel José Rodrigues e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Manuel José Esteves e de Maria Luísa Alves da Costa. Nasceu em Paços a 24/12/1884 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingos Rodrigues, proprietário, da Portela, Chaviães, tio paterno da batizanda, e Alexandrina Rosa Rodrigues, solteira, filha do padrinho; ambos assinaram. // Casou na igreja de Chaviães a 3/1/1909 com Manuel de Jesus Alves, da sua idade, natural de Chaviães. // Faleceu na freguesia de Chaviães a 10/2/1949.      

 

RODRIGUES, Vitorino José. Filho de Daniel Rodrigues e de Constância de Jesus, lavradores, residentes no lugar de Sá. Neto paterno de Luís Rodrigues e de Joaquina Carolina Rodrigues; neto materno de Camila de Jesus. Nasceu em Paços a 1/4/1910 e foi batizado na igreja paroquial a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino José Pires e Carlota Joaquina de Sousa, solteiros, lavradores. // Casou na CRCM a 29/3/1935 com Júlia Rosa Rodrigues, natural de Chaviães. // Faleceu em Paços a 24/8/1963.

 

RODRIGUES, Vitorino José. Filho de José Vitorino Rodrigues e de Júlia Amália Dias Ribeiro. Nasceu em Paços a --/--/1932 (NM 144 -?-, de 3/4/1932). // continua...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário