sábado, 30 de dezembro de 2023

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Paços

Por Joaquim A. Rocha



 

// continuação de 26/09/2023.


NUNES

 

NUNES, Francisco José (Padre). // Em 1850 era pároco de Paços. // Em 1851 e 1852 era o reitor de Badim, Valadares.    

 

OLIVEIRA

 

OLIVEIRA, Maria Angelina. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1489, de 27/10/1963: «Na maternidade do hospital da SCMM deu à luz um menino a senhora M.A.O.»

 

OUTEIRO

 

OUTEIRO, Albina Rosa. Filha de Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Pires. Neta paterna de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; neta materna de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, todos do lugar de Sá. Nasceu a 7/6/1845 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano José do Outeiro e sua irmã, Ana do Outeiro, tios paternos da batizanda.

 

OUTEIRO, Ana. Filha de Manuel do Outeiro e de Maria Rosa Pires, de Sá. N.p. de Domingos do Outeiro e de Ana Esteves, do dito lugar; n.m. de Caetano Pires e de Maria Esteves, dos Casais, todos de Paços. Nasceu a 22/2/1818 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José Lopes e sua mulher, Ana Maria Vaz, de Sá.

 

OUTEIRO, Ana. Filha de Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Pires. N.p. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, todos de Sá. Nasceu a 28/2/1842 e foi batizada na igreja de Paços nesse dia (primeiro em casa, por correr risco de vida). // Nota: à margem do assento: «falecida». 

 

OUTEIRO, Ana Joaquina. Filha de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, moradores em Sá. N.p. de José do Outeiro e de Maria Gomes, da Corga; n.m. de José Bento Gomes e de Isabel Ventura Fernandes, de Sá. Nasceu a 15/9/1832 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Gomes e sua mulher, Maria Luísa Vieites, de Sá. // Lavradeira. // Casou com Francisco António Lopes. // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Sá, Paços, a 7/10/1907, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja. // Mãe de Clara Rosa Lopes e sogra de António Manuel Lopes (ver), escrivão da Fazenda, nesse ano de 1907 a trabalhar em Monção (Jornal de Melgaço n.º 704, de 10/10/1907). 

 

OUTEIRO, Ana Joaquina. Filha de Francisco José do Outeiro e de Maria Francisca Monteiro, moradores na Pedreira. N.p. de Manuel do Outeiro e de Maria Francisca Alves, do dito lugar; n.m. de José Monteiro e de Helena Ribeiro, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 29/9/1847 e foi batizada a 4/10/1847. Padrinhos: José Joaquim Pires, solteiro, da Cruz de Merelhe, e Ana Joaquina Pereira, solteira, de Merelhe. // (Gémea de Lina Rosa).

 

OUTEIRO, Ana Joaquina. Filha de Francisco José do Outeiro e de Caetana da Ribeira. N.p. de Manuel Joaquim do Outeiro e de Maria Joaquina Vaz; n.m. de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, todos de Paços. Nasceu a 1/9/1854 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Caetano José da Ribeira e Maria Luísa Pires, do Outeiro, Paços. // Casou com Manuel José Lopes, natural de Cristóval. // Faleceu a 5 de Abril de 1932 (NM 144, de 10/4/1932). // Com geração.

 

OUTEIRO, António. Filho de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, do lugar da Pedreira. // Casou na igreja de Paços a 15/2/1849 com Ana Joaquina, filha de Inácio Pires e de Maria Joaquina Martins, de Sá. Testemunhas: Manuel Joaquim do Outeiro, de Sá, e José Pires, solteiro, do Govendo. 

 

OUTEIRO, António. Filho de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, moradores em Sá. N.p. de José do Outeiro e de Maria Gomes, da Corga; n.m. de José Bento Gomes e de Isabel Ventura Fernandes, de Sá. Nasceu a 13/7/1830 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Gomes e sua mulher, Maria Luísa Vieites, de Sá.

 

OUTEIRO, António. Filho de Ana Juliana do Outeiro, moradora no lugar de Merelhe. Neto materno de Manuel António do Outeiro e de Maria Josefa Lourenço, todos de Paços. Nasceu em Paços a 16/4/1838 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Luís do Outeiro, irmão do batizando, e Rosa Joaquina Pereira, solteira.

 

OUTEIRO, António. Filho de Francisco José do Outeiro e de Maria Francisca Monteiro, moradores no Robendo. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira; n.m. de José Monteiro e de Helena Ribeiro, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 9/5/1838 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António do Outeiro e sua irmã, Maria Luísa do Outeiro, tios do bebé. // Faleceu a 3/5/1911.

 

OUTEIRO, António. Filho de Manuel Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Vaz, moradores em Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Nasceu a 1/12/1838 e foi batizado a 3 desse mês. Padrinhos: Francisco do Outeiro, irmão do batizando, e sua avó materna. // (À margem do assento: «falecido»).     

 

OUTEIRO, António. Filho de ------------- Outeiro e de --------------------------------. Nasceu em Paços a 17/9/1909. // Nota: ou foi major, ou teve essa alcunha.

 

OUTEIRO (ou DOUTEIRO), António Avelino (Padre). Filho de Francisco Douteiro e de Caetana da Ribeira, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Manuel Joaquim Douteiro e de Ana Joaquina Vaz, do lugar de Sá; neto materno de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, do lugar do Outeiro. Nasceu no dito lugar a 19/2/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinho: padre Francisco José da Ribeira, tio do batizando, reitor de Paços. // Em 1881 era pároco encomendado de Paços. O reitor da freguesia era o padre António Esteves (é possível que este, devido à sua idade, tenha ficado impossibilitado de continuar a prestar os serviços religiosos). // Era um homem muito ativo: fundou o jornal “Espada do Norte” em 1892, continuação de “O Melgacense”; saíram apenas cinquenta e dois números (Melgaço, Sentinela do Alto Minho, de ACE, II parte, 2.º volume, página 209), e edificou, no lugar de Merelhe, Paços, em 1905, a capela de Nossa Senhora de Lurdes, que iniciara em 1894. // Em 1912 era «conhecido orador sagrado» (Correio de Melgaço n.º 3, de 23/6/1912). // A 21/10/1913 houve em Lisboa, pelas três horas e trinta minutos, uma tentativa revolucionária para derrubar a República; o padre António Avelino foi preso no Porto ou arrabaldes, como sendo um dos suspeitos. Há tempos estivera em Barcelos como pároco da freguesia de Santa Maria de Galegos (Correio de Melgaço n.º 72, de 26/10/1913). // Em 1915 ele e o professor José Caetano Gomes ficaram ligeiramente feridos devido a um pequeno acidente com o carro onde seguiam; isto em São Julião; iam a caminho de São Gregório, onde existia uma oficina (Correio de Melgaço n.º 161, de 15/8/1915). // Paroquiou a freguesia da Vila de Melgaço de 1917 a 1921, deduzindo-se que deve ter estado em Paços até 1917, pois a partir de Dezembro desse ano e até 1921 foi abade de SMP. // Morava no Largo de São Benedito, ou Largo da Calçada (depois Praça José Cândido Gomes de Abreu e agora Amadeu Abílio Lopes). Era dele o prédio onde mais tarde esteve instalada a “Loja dos Pereiras”. // Em 1908 lavrou um incêndio em uma dependência da sua casa, não tendo contudo grandes prejuízos (ver Jornal de Melgaço n.º 708 e 724). // Morreu em Paços a 25/12/1926, com sessenta e nove anos de idade. // Disse dele o Dr. Augusto César Esteves: «…foi grande patriota, acrisolado bairrista, e orador sacro dos mais afamados da terra» (Melgaço, Sentinela do Alto Minho, II parte, 2.º volume, página 209).  

 

OUTEIRO, Benedita. Filha de Francisco Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Rodrigues, moradores em Lavandeira, Paços. Neta paterna de Jerónimo Luís do Outeiro e de Maria Luísa da Costa, de Sá; neta materna de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, de Lavandeira. Nasceu a 1/12/1844 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Domingos Pires, solteiro, e Ventura Rodrigues, solteira, de Sá. // Casou a 10/10/1869 com Manuel Daniel da Silva, de 24 anos de idade, caiador. // Faleceu por volta de 1883, talvez de parto (ver José Marinho da Silva). // O seu viúvo casou em 1885 com Maria Caetana do Outeiro.     

 

OUTEIRO, Caetana. Filha de Manuel Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Vaz, moradores em Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro, da Pedreira, e de Maria Francisca Alves; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Nasceu a 9/11/1829 e foi batizada a 13 desse mês e ano Padrinhos: os seus avós maternos. (À margem do assento: «falecida»). 

 

OUTEIRO, Caetano. Filho de Manuel do Outeiro e de Maria Rosa Esteves, moradores no lugar de Sá. N.p. de Domingos do Outeiro e de Ana da Ribeira; n.m. de Caetano Pires e de Maria Esteves, todos de Paços. Nasceu a 23/3/1815 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Gomes e sua mulher, Ana Rosa Esteves, de Sá.

 

OUTEIRO, Claudina Rosa. Filha de Francisco José do Outeiro e de Ana Joaquina Rodrigues, moradores na Lavandeira, Paços. N.p. de Jerónimo Luís do Outeiro e de Maria Luísa da Costa, de Sá; n.m. de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Alves, de Lavandeira. Nasceu a 22/3/1848 e foi batizada a 1/4/1848. Padrinhos: António Joaquim de Araújo, solteiro, e Ana Joaquina da Gama, solteira, ambos de Sá. // Faleceu a 23/10/1918.

 

OUTEIRO, Elvira. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 107, de 3/5/1931: «A prestar serviço provisório encontra-se na escola do sexo feminino de Paços a inteligente professora, senhora D. Elvira do Outeiro

 

OUTEIRO, Filipe. Filho de Antónia Maria do Outeiro, de Merelhe, Paços. Neto materno de Manuel António do Outeiro e de Maria Rosa Rodrigues, do dito lugar. Nasceu a 17/7/1814 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José do Bizo e sua irmã, Maria Rosa, do lugar da Ferreira, Paços. (À margem do assento: «morreu»).

 

OUTEIRO, Francisca Rosa. Filha de Manuel Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Vaz, moradores em Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Nasceu a 29/10/1827 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua mulher, Maria Luísa Domingues, de Sá. // Lavradeira. // Faleceu a 29/11/1905, no lugar de Sá, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Francisco José Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.  

 

OUTEIRO, Francisca Rosa. Filha de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, moradores em Sá. N.p. de José do Outeiro e de Maria Gomes, da Corga; n.m. de José Bento Gomes e de Isabel Ventura Fernandes, de Sá. Nasceu a 17/7/1838 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Gomes e sua mulher, Maria Luísa Vieites.

 

OUTEIRO, Francisco. Filho de Joaquim José do Outeiro e de Ana Joaquina Pires. N.p. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, todos de Sá. Nasceu a 27/2/1837 e foi batizado a 1 de Março desse ano. Padrinhos: Francisco José Pires e sua mulher, Maria da Costa, dos Casais. (À margem do assento: «falecido»).

 

OUTEIRO, Francisco Joaquim. Filho de Jerónimo Luís do Outeiro e de Ana Luísa da Costa, de Sá. // Casou na igreja de Paços, a 5/10/1842, com Ana Joaquina, filha de Francisco Luís Rodrigues e de Ana Maria Alves, do lugar de Lavandeira, todos de Paços. Testemunhas: padre Francisco José Mendes e MGB.

 

OUTEIRO, Francisco José. Filho de Manuel Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Vaz, moradores no lugar de Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Nasceu a 15/2/1826 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Vaz e Maria Josefa Vaz, tios da criança. // Lavrador. // Casou na igreja de Paços a 15/1/1851 com Caetana, filha de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, do Outeiro, todos de Paços. Testemunhas presentes: João Manuel Durães e Francisco José Pires, de Sá. // Enviuvou a 14/7/1898. // Faleceu a 2/6/1905, no lugar do Outeiro, Paços, somente com o sacramento da extrema-unção, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja. // Com geração.  

 

OUTEIRO, João Manuel. Filho de Francisco José do Outeiro e de Maria Francisca Monteiro, moradores em Pedreira, Paços. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, do dito lugar; n.m. de José Monteiro e de Helena Ribeiro, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 5/6/1845 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pires e sua filha, Rosa Pires, de Doma, Cristóval. // Faleceu a 10/2/1923.

 

OUTEIRO, Joaquim José. Filho de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires, de Sá. N.p. de Domingos do Outeiro e de Ana Esteves; n.m. de Caetano Pires e de Maria Esteves. Nasceu a 20/8/1812 e foi batizado a 22 desse mês. Padrinhos: Manuel Francisco Pires e sua mulher, Ana Joaquina, do Casal, Paços. // Casou na igreja de Paços a 21/4/1836, com Ana Joaquina, filha de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, de Sá. Testemunhas: António de Araújo, solteiro, e Manuel José Gomes, de Sá.

 

OUTEIRO, Joaquim José. Filho de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, de Sá. N.p. de José do Outeiro e de Maria Gomes, da Corga; n.m. de José Bento Gomes e de Isabel Ventura Fernandes, de Sá. Nasceu a (?)/4/1818 e foi batizado a 5/4/1818. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, de Sá. (À margem do assento: «falecido»).      

 

OUTEIRO, Joaquim José. Filho de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, moradores no lugar de Sá. N.p. de José do Outeiro e de Maria Gomes, da Corga; n.m. de José Bento Gomes e de Isabel Ventura Fernandes, de Sá. Nasceu a 26/10/1821 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua esposa, Ana Joaquina da Ribeira, de Sá. // À margem do assento: «falecido».

 

OUTEIRO, Joaquim José. Filho de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, moradores no lugar de Sá. Neto paterno de José do Outeiro e de Maria Gomes; neto materno de José Bento Gomes e de Isabel Ventura. Nasceu a 6/4/1825 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Lopes e sua mulher, Ana Joaquina da Ribeira, de Sá. // À margem do assento: «falecido».

 

OUTEIRO, Joaquina Carolina. Filha de Manuel do Outeiro e de Ana Martins. N.p. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; n.m. de Francisco José Martins e de Maria Rosa Rodrigues, todos de Sá. Nasceu em Paços a 6/10/1845 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Caetano José do Outeiro e sua irmã, Ana do Outeiro, tios paternos da neófita. 

 

OUTEIRO, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires, de Sá. N.p. de Domingos do Outeiro e de Ana Esteves, do dito lugar; n.m. de Caetano Pires e de Maria Esteves, dos Casais, Paços. Nasceu a 17/1/1822 e foi batizada a 20 desse mês. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua filha, Ana Joaquina, de Sá. // À margem do assento: «falecida».

 

OUTEIRO, Joaquina Rosa. Filha de Ana Joaquina do Outeiro, solteira. Neta materna de Jerónimo do Outeiro e de Maria Luísa da Costa. Nasceu a 13/7/1823 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Vaz e sua filha, Ana Joaquina Vaz, todos do lugar de Sá. 

 

OUTEIRO, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires, de Sá. N.p. de Domingos do Outeiro e de Ana Esteves (da Ribeira), do dito lugar; n.m. de Caetano Pires e de Maria Esteves, dos Casais, Paços. Nasceu a 22/6/1825 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco do Outeiro e sua irmã, Maria do Outeiro, tios da criança. // À margem do assento: «falecida».

 

OUTEIRO, José. Filho de Antónia Maria do Outeiro, solteira. N.m. de Manuel António do Outeiro e de Maria Josefa Lourenço. Nasceu a 16/3/1817 e foi batizado a 18 desse mês. Padrinhos: José Bento Torres e sua mulher, Maria Luísa de Castro, todos de Merelhe. // À margem do assento: «morreu».

 

OUTEIRO, José. Filho de Antónia Maria do Outeiro, solteira. Neto materno de Manuel António do Outeiro e de Maria Josefa Lourenço, todos de Merelhe. Nasceu a 3/10/1823 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José do Bizo e sua irmã, Maria Rosa do Bizo. // Gémeo de Manuel. // À margem do assento: «morreu».  

 

OUTEIRO, José (Padre). Filho de Manuel Joaquim do Outeiro e de Maria Joaquina Vaz, moradores em Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Nasceu em Paços a 20/11/1831 e foi batizado na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António do Outeiro, solteiro, da Pedreira, e Maria Luísa Domingues, viúva, de Sá. // Teve uma casa na Calçada, Vila, mais tarde propriedade do comerciante José Maria Pereira. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a 31/10/1904, com todos os sacramentos da igreja católica, com testamento, e foi sepultado no adro da igreja. Era pároco encomendado da freguesia de Paços desde pelo menos 1867. // Tio do padre António Avelino Outeiro, etc.    

 

OUTEIRO, José. Filho de Francisco José do Outeiro e de Maria Francisca Monteiro, moradores no lugar do Esporão. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, do lugar da Pedreira; n.m. de José Monteiro e de Helena Ribeira, de São Gregório. Nasceu a 5/7/1840 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Alves da Costa e sua mulher, Ana Maria do Outeiro, do Esporão.

 

OUTEIRO, José Bento. Filho de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, de Sá. N.p. de José do Outeiro e de Maria Gomes, da Corga; n.m. de José Bento Gomes e de Isabel Ventura Fernandes (ou Salgado), de Sá. Nasceu a 1/4/1818 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa do Outeiro, solteira, da Corga. // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 18/8/1816. Ele, noivo, era neto paterno de Silvério do Outeiro e de Maria Esteves, de Merelhe, e neto materno de Bento Gomes e de Inês do Souto, da Corga; ela, noiva, era neta paterna de Pedro Gomes e de Rosa Gomes, de Sá, e neta materna de Francisco Fernandes e de Jerónima Salgado, também de Sá. Testemunhas presentes: Manuel Gomes, do Outeiro, e José Joaquim Lopes, de Sá, todos de Paços.   

 

OUTEIRO, José Joaquim. Filho de Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Pires. N.p. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, todos de Sá. Nasceu a 8/4/1843 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Afonso, solteiro, de Merelhe, e Maria Luísa Pires, solteira, tia do batizando. // Faleceu a 9 de Julho (de 1918?).

 

OUTEIRO, José Joaquim (Padre). Filho de Francisco António do Outeiro e de Caetana da Ribeira, moradores no Outeiro, Paços. N.p. de Manuel Joaquim do Outeiro e de Maria Joaquina Vaz, de Sá; n.m. de Caetano José da Ribeira e de Maria Luísa Pires, do Outeiro. Nasceu a 2/3/1852 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Foi abade da Vila de Melgaço de 19/8/1888 a 6/7/1893; teve de sair porque fora nomeado pároco de Santa Maria de Galegos, Barcelos, a 3/2/1893. // Aposentaram-no em Outubro de 1891, talvez de professor (decreto regulamentar de 30/12/1890 e carta de lei de 14/9/1891). // Morreu no lugar do Outeiro, freguesia de Paços, a 6/7/1929 (Notícias de Melgaço n.º 21, de 14/7/1929).     

 

OUTEIRO, José Luís. Filho de Ana do Outeiro, solteira. Neto materno de Manuel António do Outeiro e de Maria Josefa Lourenço, todos de Merelhe, Paços. Nasceu a 8/2/1821 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim José Lopes e sua mulher, Ana Maria Vaz, do lugar de Sá.

 

OUTEIRO, Júlio. Filho de ------------- Outeiro e de --------------------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/19--. // Morreu em Paços a --/--/1996 (ou 1997). // (VM 1065). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 947, de 17/9/1950: «Teve há dias a sua feliz dèlivrance, dando à luz uma linda menina, a senhora Maria de Jesus Outeiro Esteves, esposa do senhor Júlio Douteiro, proprietário do lugar de Beleco. Mãe e filha encontram-se bem  

 

OUTEIRO, Lina Rosa. Filha de Francisco José do Outeiro e de Maria Francisca Monteiro, moradores na Pedreira, Paços. N.p. de Manuel do Outeiro e de Maria Francisca Alves, do dito lugar; n.m. de José Monteiro e de Helena Ribeiro, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 29/9/1847 e foi batizada a 4 de Outubro desse ano. Padrinhos: António Luís Cortes, solteiro, do Govendo, e Maria de Araújo, solteira, de São Gregório, Cristóval. // Gémea de Ana Joaquina.

 

OUTEIRO, Luís Manuel. Filho de -------------- Outeiro e de --------------------------------------. Nasceu em Sá, Paços, a --/--/18--. // Em 1914 embarcou para o Rio de Janeiro, Brasil (Correio de Melgaço n.º 89, de 1/3/1914).

 

OUTEIRO, Luís Vicente. Filho de Manuel Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Vaz, moradores em Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, do lugar da Pedreira; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Nasceu a 1/1/1845 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António do Outeiro, da Pedreira, e Francisca do Outeiro, de Sá, tios paternos do recém-nascido.  

 

OUTEIRO, Manuel. Filho de Antónia Maria do Outeiro, solteira, de Merelhe. N.m. de Manuel António do Outeiro e de Maria Josefa Lourenço. Nasceu a 3/10/1823 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Afonso e sua mulher, Maria Luísa Alves, de Merelhe. // Gémeo de José. // À margem do assento: «morreu». 

 

OUTEIRO, Manuel. Filho de Joaquim José do Outeiro e de Ana Joaquina Pires. Neto paterno de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; neto materno de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, todos de Sá, Paços. Nasceu a 6/7/1838 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

OUTEIRO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira. // Casou na igreja de Paços, a 1/3/1824, com Ana Joaquina, filha de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Testemunhas do ato religioso: padre F.A.O. e Jerónimo José Pires, do Govendo.

 

OUTEIRO, Manuel Joaquim. Filho de Francisco José do Outeiro e de Maria Francisca Monteiro, moradores na Pedreira, Paços. Neto paterno de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, do dito lugar; neto materno de José Monteiro e de Helena Ribeiro, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 24/11/1842 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim do Outeiro e sua mulher, Ana Joaquina Vaz, do lugar de Sá, tios do batizando.

 

OUTEIRO, Manuel José. Filho de José Bento do Outeiro e de Maria Esteves, rurais, moradores em Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, do dito lugar; n.m. de João Esteves e de Caetana Veloso, dos Casais, Cristóval. Nasceu a 24/1/1847 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Esteves e sua irmã, Joaquina, tios do bebé, dos Casais, Cristóval. // Faleceu no lugar de Sá, Paços, a 10/2/1903, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casado com Carlota Gomes, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.     

 

OUTEIRO, Maria. Filha de Ana Juliana do Outeiro. Neto materno de Manuel António do Outeiro e de Maria Josefa Lourenço, todos de Merelhe. Nasceu a 12/1/1832 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Esteves, solteiro, de Merelhe, e Maria Joaquina Pires, solteira, da Cruz de Merelhe. // Faleceu a 14/1/1834.

 

OUTEIRO, Maria. Filha de Manuel Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Vaz, moradores em Sá, Paços. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Nasceu a 12/1/1833 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco do Outeiro e sua irmã, Maria Luísa do Outeiro, tios da batizanda. // Faleceu a 27/10/1834.

 

OUTEIRO, Maria. Filha de Manuel Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Vaz, moradores em Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, da Pedreira; n.m. de Manuel José Vaz e de Maria Luísa Domingues, de Sá. Nasceu a 23/2/1835 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco do Outeiro e Maria do Outeiro, tios da batizanda. // Faleceu a 25 (de Novembro?) de 1835.

 

OUTEIRO, Maria. Filha de ---------- Outeiro e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1872. // Faleceu no lugar da Pedreira, freguesia de Paços, a --/--/1918, com 46 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918). 

 

OUTEIRO, Maria Benta. Filha de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, moradores no lugar de Sá. Neta paterna. de José do Outeiro e de Maria Gomes, da Corga; neta materna de José Bento Gomes e de Isabel Ventura Fernandes, de Sá. Nasceu a 5/10/1827 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Bento Gomes e sua mulher, Maria Luísa Vieites, de Sá. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Viladraque a 24/5/1904, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com Joaquim Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

OUTEIRO, Maria Caetana. Filha de Manuel do Outeiro e de Ana Martins. N.p. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; n.m. de Francisco José Martins e de Maria Rosa Rodrigues, todos do lugar de Sá. Nasceu em Paços a 22/2/1842 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Martins e Ana do Outeiro, tios da batizanda.

 

OUTEIRO, Maria Caetana. Filha de Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Pires. N.p. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, todos de Sá. Nasceu a 6/4/1852 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Pires e Ludovina Pires, tios maternos da neófita. // Casou a 1/2/1885 com Manuel Daniel da Silva, nascido em Riba de Mouro, Monção, por volta de 1845. // O seu marido morreu no lugar de Sá, Paços, a 11/3/1911. // Com geração.   

 

OUTEIRO, Maria Joaquina. Filha de António Outeiro e de Ana Joaquina Pires, moradores em Sá. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, de Pedreira; n.m. de Inácio José Pires e de Maria Joaquina Martins, de Sá. Nasceu a 17/4/1851 e foi batizada pelo padre José Nunes, pároco de São Julião de Badim, Valadares, a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José do Outeiro, solteiro, e Caetana Pires, solteira, de Sá. // Faleceu em Vila Praia de Âncora, Caminha, em Janeiro de 1940. 

 

OUTEIRO, Maria Josefa. Filha de Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Pires. Neta paterna de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; neta materna de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, todos de Sá. Nasceu a 12/1/1848 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Maria Josefa Vaz, viúva, e seu filho, José Pires, solteiro, do lugar do Govendo, freguesia de Paços.

 

OUTEIRO, Maria Josefa. Filha de Joaquim do Outeiro e de Ana Joaquina Pires. N.p. de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; n.m. de Manuel José Pires e de Ana Rosa Lopes, todos de Sá. Nasceu a 16/5/1849 e foi batizada ainda nesse mês. Padrinho: José Pires, solteiro, do Govendo.   

 

OUTEIRO, Maria Luísa. Filha de Manuel do Outeiro e de Maria Francisca Álvares, da Pedreira, Paços. // Casou na igreja de Paços a 19/10/1840, com Manuel António, filho de Manuel Piña e de Maria Heredia, de Desteriz, Galiza. Testemunhas: padre António Manuel Gonçalves e Caetano José da Ribeira. 

 

OUTEIRO, Maria Rosa. // (ver Álvaro Mateus Alves).

 

OUTEIRO, Rosa Maria. Filha de José do Outeiro e de Maria Esteves, moradores em Sá, Paços. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, do dito lugar; n.m. de João Esteves e de Caetana Veloso, dos Casais, Cristóval. Nasceu a 24/6/1851 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: António de Sousa Viana e Rosa Maria Durães, de São Gregório, Cristóval. // Faleceu em Paços a 16/2/1941. 

 

OUTEIRO, Tomásia Emília. Filha de Manuel do Outeiro e de Ana Martins. Neta paterna de Manuel José do Outeiro e de Maria Rosa Pires; neta materna de Francisco José Martins e de Maria Rosa Rodrigues, todos do lugar de Sá. Nasceu a 16/11/1839 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Bacharel José António Marques Lobarinhas e sua filha, Tomásia Emília de Brito. // Faleceu a 7/5/1920.

 

OUTEIRO, Venceslã. Filha de ---------- Outeiro e de -----------------------------. Nasceu em ---------, por volta de 1860. // Faleceu no lugar do Outeiro, Paços, a --/--/1938, com 78 anos de idade (NM 385, de 30/1/1938).

 

OUTEIRO, Vitorino. Filho de Francisco José do Outeiro e de Maria Francisca Monteiro, moradores no lugar da Pedreira. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves, do dito lugar; n.m. de José Monteiro e de Helena Ribeiro, de São Gregório, Cristóval. Nasceu a 1/7/1850 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Madrinha: Maria, solteira, filha de Manuel Caetano de Araújo, de São Gregório, Cristóval. 

 

PAZ

 

PAZ, António. Filho de Pedro Paz e de Francisca Rodrigues, moradores no lugar de Beleco. Neto paterno de Estêvão Paz e de Maria Benita Rodrigues, de Lordelo, Desteriz, Galiza; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vasques, de Beleco, Paços. Nasceu a 10/11/1845 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Paz, solteiro, de Desteriz, e Teresa Rodrigues, solteira, de Beleco.

 

PAZ, José Luís. Filho de Pedro Paz e de Francisca Rodrigues, moradores no lugar do Coto, Paços. Neto paterno de Estêvão Paz e de Maria Benita Rodrigues, de Lordelo, Desteriz; neto materno de Manuel Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vasques, de Beleco, Paços. Nasceu a 8/4/1843 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Esteves e sua mulher, Luísa Gomes, de Souto do Rei.

 

PAZ, Pedro. Filho de Estêvão Paz e de Maria Benita Rodrigues, de Lordelo, Desteriz, Galiza. // Casou na igreja de Paços, a 23/12/1839, com Francisca, filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Gabriela Vaz, de Beleco. Testemunhas: padre FJM, do Outeiro, e Pedro Esteves, de Beleco. 

 

PEIXOTO

 

PEIXOTO, José Fernandes. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 17, de 16 de Junho de 1929: «Na sexta-feira, pelas 19.30 horas, na pedreira que a empresa Mesquita L.da explora no lugar da Ferreira, freguesia de Paços, para reconstrução da estrada nacional, desabou uma pedra. O operário José Fernandes Peixoto, casado, natural de Troperiz, Monção, tentando desviar-se, tropeçou e caiu, vindo sobre ele a pedra, do que resultou ficar com ambas as pernas esmagadas e com outros ferimentos graves. Conduzido ao hospital da SCMM ali recebeu os primeiros curativos de urgência, seguindo imediatamente para o hospital geral de Santo António, do Porto, acompanhado do encarregado geral da empresa, senhor Neto

 

PEREIRA

 

PEREIRA, Abílio Augusto. Filho de Manuel Joaquim Pereira, lavrador, natural de Paços, e de Maria Caetana Rodrigues Alves, lavradeira, natural de Fiães, moradores no lugar de Viladraque, freguesia de Paços. Neto paterno de Bento Manuel Pereira e de Maria Caetana Rodrigues; neto materno de Constantino Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Paços a 14/3/1902 e foi batizado na igreja paroquial a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos.  

 

PEREIRA, Adelino. Filho de ---------- Pereira e de -----------------------------------. Nasceu em Paços a --/--/189-. // Fez exame do primeiro grau a 16/7/1908, obtendo um «ótimo».

 

PEREIRA, Albano. Filho de Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, natural de São Paio, e de Maria Caetana Lopes, lavradeira, natural de Sá, Paços, onde moravam. Neto paterno de Caetano Maria Pereira e de Maria Teresa Dias; neto materno de Luís Lopes e de Maria de Araújo. Nasceu em Paços a 10/10/1901 e foi batizado na igreja paroquial a 12 desse mês e ano. Padrinhos: António Pires e Ana da Ribeira, casados, camponeses, do lugar de Sá. // A 9/7/1912 fez exame do 1.º grau (3.ª classe do ensino primário), obtendo a classificação de «ótimo»; tinha por professor Sebastião Pereira. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 232, de 13/5/1934: «Este nosso amigo, que há quinze anos partiu para o Rio de Janeiro, regressou há poucos dias à sua terra natal, encontrando-se presentemente em casa de seus extremosos pais, no lugar de Sá, freguesia de Paços. Em boa altura, e com óptima disposição veio, pois que a pedido de dois amigos deu para a aquisição dum sino para a torre, que o seu nascimento anunciou, a importante esmola de cem escudos. Bem-haja 

 

PEREIRA, Albano. Filho de Albano Augusto Pereira e de Carolina Rosa Pires. Nasceu em Paços a --/--/1915. // Faleceu no lugar do Outeiro a --/--/1915, com apenas cinco horas de vida (Correio de Melgaço n.º 159, de 1/8/1915)

 

PEREIRA, Albano Augusto. // Lê-se no Notícias de Melgaço: «Comarca de Melgaço. Secretaria Judicial. Anúncio. Arrematação. 1.ª Publicação. No dia 23 do corrente, às 12 horas, e à porta do tribunal judicial desta comarca, se há de proceder à arrematação em hasta pública, pelo maior preço oferecido acima do valor da respetiva avaliação, os seguintes bens: Propriedade denominada Souto do Carvalhal, sita em Pousadas, de mato e árvores, no valor de 4.000$00; campo do rochão de pão e vinho, sito na Guia, no valor de 3.000$00. Estes prédios são sitos na freguesia de Cristóval, desta comarca, e pertencentes ao executado Albano Augusto Pereira, casado, do lugar do Outeiro, Paços, desta comarca, e vão à praça para pagamento da quantia exequenda de escudos 2.850$00, metade de uma letra, e mais despesas acrescidas, da execução sumária que Manuel José da Cunha Gonçalves, casado, proprietário, deste vila, move ao referido executado. Dos referidos bens é depositário José Jaime Gonçalves, solteiro, maior, proprietário, do lugar do Outeiro, Paços. Pelo presente são citados todos e quaisquer credores incertos para assistirem à praça e deduzirem os seus direndo, querendo.» // Melgaço, 1/10/1932. Verifiquei a exatidão: o juiz de direito, Almeida. O escrivão do 1.º ofício: João Afonso.  

 

PEREIRA, Albano Augusto. Filho de Albano Augusto Pereira e de Carolina Rosa Pires. Nasceu em Paços a --/--/1929 (NM 2, de --/2/1929)

 

PEREIRA, Albina Rosa. Filha de Bento Manuel Pereira, natural de Chaviães, e de Maria Rodrigues, de Paços, lavradores, residentes no lugar da Pedreira. Neta paterna de Manuel Joaquim Pereira e de Maria Violante Vaz; neta materna de Manuel José Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 9/1/1891 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, irmão da batizanda, e Albina Quintela, solteira, lavradora, da Pedreira. // Em Outubro de 1916 deu à luz uma criança do sexo masculino, Armindo Augusto. // Casou na CRCM a 27/1/1919 com José Joaquim, de 27 anos de idade, filho de José Joaquim Alves e de Maria Joaquina Marques, seu conterrâneo. // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: o marido a 20/9/1959 e ela a 13/4/1978. // Com geração.   

 

PEREIRA, Ana. Filha de Bento Manuel Pereira, natural de Chaviães, e de Maria Rodrigues, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar da Pedreira. N.p. de Manuel Joaquim Pereira e de Maria Violante Vaz; n.m. de Manuel José Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 22/2/1888 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Pereira, solteiro, irmão da batizanda. // Casou na CRCM a 6/11/1913 com o seu conterrâneo Luís Alberto Alves. // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: o seu marido a 6/4/1945 e ela a 27/8/1973. // Mãe de Manuel Leopoldino e de Manuel Avelino Pereira Alves.    

 

PEREIRA, Ana Maria. Filha de António Pereira e de Maria Ventura Marques, moradores no lugar de Merelhe. Neta paterna de Domingos António Pereira e de Maria de Sousa, do dito lugar; neta materna de Manuel Marques e de Esperança Esteves, de Pousafoles, couto de Fiães. Nasceu em Paços a 30/8/1818 e foi batizada a 4 de Setembro desse mesmo ano. Padrinhos: Joaquim José Lopes e sua mulher, Ana Maria Vaz, de Sá.

 

PEREIRA, Ana Rosa. Filha de Manuel José Pereira e de Maria Justina Alves. Nasceu em Paços a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914).

 

PEREIRA, Aníbal Augusto. Filho de Manuel Pereira e de Miquelina Rosa Douteiro. Nasceu em Paços a 11/7/1914 (Correio de Melgaço n.º 113, de 25/8/1914). // Casou a 11/2/1946 com Maria de Lurdes, natural da Vila, filha de António Araújo, fiscal dos impostos, e de Nazaré Gomes de Sousa.   

 

PEREIRA, Antónia Maria. Filha de Bento Pereira e de Isabel Gonçalves (ou Isabel Esteves), lavradores, pacenses. Nasceu na freguesia de Paços por volta de 1786. // Faleceu no lugar das Granjas, onde residia, a 20/5/1864, com 78 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva de Manuel José de Castro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

PEREIRA, António. Filho de Bento Manuel Pereira, de Chaviães, e de Maria Rodrigues, de Paços, lavradores, residentes em Viladraque. N.p. de Manuel Joaquim Pereira e de Maria Violante Vaz; n.m. de Manuel José Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 31/3/1882 e foi batizado a 1 de Abril desse ano. Padrinhos: Manuel Domingues, viúvo, da Pedreira, e Teresa Alves, solteira, de Viladraque, lavradores. // Casou com Angelina, de 33 anos de idade, filha de Constantino Alves e de Maria Rosa Rodrigues, sua conterrânea, na CRCM, a 26/5/1913. // A sua esposa finou-se em Paços a 4/8/1937. // Ele faleceu também em Paços a 19/10/1959.      

 

PEREIRA, António. Filho de Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, de São Paio, e de Maria Caetana Lopes, de Paços, recebidos na Gavieira, Arcos de Valdevez, e moradores em Sá, Paços. Neto paterno de Caetano Maria Pereira e de Maria Teresa Dias; neto materno de Luís Lopes e de Maria de Araújo. Nasceu a 10/3/1893 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Avelino Mendes e Caetana Douteiro, casados, lavradores, de Sá, que assinaram.

 

PEREIRA, António. Filho de Manuel Pereira, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Miquelina Rosa Douteiro, lavradeira, natural de Paços, onde moravam, no lugar de Merelhe. Neto paterno de Luís Pereira e de Ana Gregório; neto materno de João Douteiro e de Joana de Castro. Nasceu em Paços a 16/1/1908 e foi batizado na igreja paroquial a 23 desse dito mês e ano. Padrinhos: Alfredo Alves e Adelaide Alves, solteiros, camponeses, naturais de Fiães. // Faleceu na freguesia da Cividade, Braga, a 24 de Junho de 1962. 

 

PEREIRA, António Augusto. Filho de Carlos Ricardo (ou Ricardino) Pereira e de Deolinda Domingues. Nasceu em Paços a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 55, de 30/3/1930).

 

PEREIRA, António Joaquim. Filho de Manuel Vicente Pereira, natural de Cubalhão, e de Carlota Joaquina de Castro (legitimada pelo subsequente matrimónio dos pais), de Paços, lavradores, residentes em Sá. Neto paterno de Francisco Pereira e de Rosa Martins; neto materno de António Luís de Castro e de Ana Luísa Rodrigues. Nasceu a 11/6/1889 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinhos: José de Castro, solteiro, e Francisca de Castro, solteira, ambos de Sá. // À margem do assento: «óbito». // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 20/12/1883; o noivo tinha 30 anos de idade e era solteiro; a noiva tinha 33 anos e também estava solteira. Testemunhas do ato religioso: professor Joaquim José Durães e José Douteiro, lavrador, da Pedreira, solteiros.   

 

PEREIRA, António Manuel. Filho de Manuel José Pereira e de Maria Justina Alves, lavradores, residentes no lugar de Viladraque. Neto paterno de Bento Manuel Pereira e de Maria Caetana Rodrigues; neto materno de Constantino Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Paços a 25 de Março de 1900 e foi batizado na igreja paroquial a 2 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na CRCM a 6/10/1927 com Francisca Guilhermina Esteves. // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: a esposa a 3/9/1976, e ele a 1/8/1986.   

 

PEREIRA, Armandina de Jesus. Filha de Albano Augusto Pereira e de Carolina Rosa Pires. Nasceu em Paços a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 218, de 1/10/1916).

 

PEREIRA, Armindo Augusto. Filho de Albina Rosa Pereira. Nasceu em Paços a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916). // A 18/7/1933 fez exame do 2.º grau, quarta classe, ficando aprovado (NM 204, de 13/8/1933).

 

PEREIRA, Augusto. // Lê-se no Notícias de Melgaço: «Desde há dias que se encontra de visita a seus pais, no lugar de Sá, Paços, o nosso assinante senhor Augusto Pereira, digno sargento e comandante do posto da Guarda-Fiscal de Porto Franco, da cidade de Lisboa, a quem endereçamos os nossos cumprimentos.» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 76, de 7/9/1930: «Com sua família encontra-se em Paços o nosso assinante, senhor Augusto Pereira, 2.º sargento da Guarda-Fiscal do posto fiscal de Porto Franco, em Alcântara, Lisboa

 

PEREIRA, Avelino Augusto. Filho de Manuel Pereira, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Miquelina Rosa Douteiro, lavradeira, natural de Paços. Neto paterno de Luís Pereira e de Ana Gregório; neto materno de João Douteiro e de Joana de Castro. Nasceu em Paços, no lugar da Pedreira, a 20/5/1897, e foi batizado na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, e Delfina Rosa Igrejas, casada, moradora no lugar da Ferreira.       

 

PEREIRA, Avelino Augusto. Filho de Miquelina Pereira, solteira, camponesa, moradora no lugar de Viladraque. Neto materno de Bento Manuel Pereira e de Maria Rodrigues. Nasceu em Paços a 9/6/1906 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António José Pereira e Ana Pereira, solteiros, camponeses, do dito lugar de Viladraque.  

 

PEREIRA, Caetana. Filha de António Pereira e de Maria Benta Marques, de Merelhe. N.p. de António Pereira e de Maria de Sousa, do dito lugar; n.m. de Manuel Marques e de Esperança Esteves, de Pousafoles, couto de Fiães. Nasceu a 18/10/1814 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Maria Vaz e sua mulher, Maria Caetana, de Gondufe, Chaviães. // (À margem do assento: «morreu»).

 

PEREIRA, Carmem de Lurdes. Filha de António Pereira e de Angelina Rosa Alves. Nasceu em Paços a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 100, de 17/5/1914). 

 

PEREIRA, César Augusto. Filho de Manuel Vicente Pereira, natural de Cubalhão, e de Carlota Joaquina de Castro, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar de Sá. N.p. de Francisco Pereira e de Rosa Martins; n.m. de António Luís de Castro e de Ana Luísa Rodrigues. Nasceu a 21/2/1886 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Bento Campilho, casado, guarda da Alfândega, morador em Sá, e Maria de Castro, solteira, tia materna do batizando. // O correspondente em Paços do “Correio de Melgaço” deu a notícia de que ele se ia casar com uma moça de Rio Tinto, Gondomar (CM 116, de 15/9/1914). // Em 1932 era 2.º sargento da Guarda-Fiscal; nesse ano, juntamente com a esposa e filhas, veio passar um mês de férias em casa de seus pais; prestava serviço na 1.ª Companhia do Batalhão n.º 1, Lisboa (NM 163, de 4/9/1932, e NM 170, de 23/10/1932). // Foi 1.º sargento da Guarda-Fiscal em Lisboa (NM 244, de 9/9/1934). // Morreu em Portimão a 8/3/1955. // Pai de Hermínia Augusta Pereira...   

 

PEREIRA, Constança Modesta. // Em Julho de 1932 fez exame do 2.º grau, quarta classe, ficando aprovada (NM 158, de 24/7/1932).

 

PEREIRA, Deolinda. Filha de Manuel José Pereira, natural de São Paio, soldado da Guarda-Fiscal, da Secção de Lindoso, e de Maria Caetana Lopes, natural de Paços. N.p. de Caetano Maria Pereira e de Maria Teresa Dias; n.m. de Luís Lopes e de Maria de Araújo. Nasceu no lugar de Sá a 26/4/1889 e foi batizada a 10 de Maio desse mesmo ano. Padrinhos: Luís Martins Pires e Caetana Douteiro, casados, negociantes, de Sá. // Casou na CRCM a 26/11/1919 com José Caetano, seu conterrâneo, de 32 anos de idade, filho de Luís José Gomes e de Joaquina Douteiro. // Em 1947 visitou a sua terra natal (NM 808, de 23/2/1947). // Faleceu na Vila Praia de Âncora a 4/11/1959. // Com geração.  

 

PEREIRA, Ermezinda Augusta. Filha de -------- Pereira e de ---------------------. Nasceu em ----------, a --/--/1907. // Casou a --/--/1929 (NM 2, de --/2/1929) com José António Ferreira (Zé dos Arcos). // Faleceu no lugar de Merelhe, Paços, a --/--/1993, com oitenta e seis anos de idade. // Com geração. // (VM 982, de 1/4/1993). 

 

PEREIRA, Firmino. Filho de Maria Rosa Pereira. Nasceu na freguesia de Messegães, Monção, por volta de 1870. // Tinha 22 anos de idade, era solteiro, jornaleiro, quando casou na igreja de Paços, Melgaço, a 24/12/1892, com Francisca Rosa Pires, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, nascida e batizada na freguesia de Paços, Melgaço, filha de Luís Pires e de Maria Joaquina Esteves, pacenses. Testemunhas presentes: o padre José Maria Mendes e Rosa Rodrigues, solteira, camponesa, do lugar de Merelhe. // A sua esposa faleceu em Paços a 24/9/1954. // Com geração.  

 

PEREIRA, Francisca Rosa. Filha de Manuel Francisco Pereira e de Maria Joaquina Alves. N.p. de Francisco António Pereira e de -------------------------, do lugar de Quintas, Paços; n.m. de Jerónimo José Alves e de Joaquina Vaz, da Pedreira, Paços. Nasceu a 18/1/1846 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim do Outeiro e sua filha, Francisca, de Sá, Paços. // Faleceu a 4 de ---------- de 1923. 

 

PEREIRA, Francisco. Filho de Francisco António Pereira e de Ana Teresa Esteves, moradores no lugar de Merelhe. N.p. de Bento Pereira e de Isabel Esteves; n.m. de Lourenço José Esteves e de Maria Josefa Esteves, de Gondufe, Chaviães. Nasceu ejm Paços a 23/2/1816 e foi batizado na igreja ainda nesse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Pires e sua filha, Maria Luísa, de Robendo. // À margem do assento: «morreu».

 

PEREIRA, Francisco. Filho de Francisco António Pereira e de Ana Teresa Esteves, moradores nas Vinhas. N.p. de Bento Pereira e de Isabel Esteves, do dito lugar; n.m. de Lourenço José Esteves e de Maria Josefa Esteves, de Gondufe, Chaviães. Nasceu a 7/6/1830 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Luís Esteves de Oliveira e sua criada, Maria Trancoso, do Val, Chaviães. // Faleceu a 7/9/1835.

 

PEREIRA, Henrique Gregório (Dr.) Filho de Sebastião Pereira, natural de Albergaria, Ceivães (ou freguesia de São João de Sá), Monção, e de Deolinda da Encarnação Fernandes de Barros, natural de Castro Laboreiro, ambos professores do ensino primário na escola de Paços, moradores no lugar do Outeiro. Neto paterno de Gregório Pereira e de Maria Tavares; neta materna de Jerónimo Fernandes de Barros e de Isabel Maria Gonçalves. Nasceu em Paços a 24/7/1909 e foi batizado na igreja paroquial a 31 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e o padre Francisco António Gonçalves, pároco da freguesia de Prado. // Em Julho de 1929 transitava para o 3.º ano de medicina (Notícias de Melgaço n.º 21, de 14/7/1929); concluído o curso, sem ter perdido nenhum ano, foi colocado como médico escolar em Bragança. // Em Julho de 1931, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, fez um exame, obtendo a classificação de dezoito valores (NM 119, de 26/7/1931). // Casou a 10/8/1932 na casa dos pais da noiva, sita no lugar do Sobreiro, Ceivães, Monção, com Maria Augusta Abreu da Rocha e Sá, de 27 anos de idade, filha de Augusto Abreu da Rocha e Sá e de Maria dos Prazeres Vieira, esta filha do escritor valenciano, autor do “Minho Pitoresco”. // Foi médico no hospital Magalhães Lemos, sito no Porto, e por algum tempo dirigiu superiormente o Centro Psiquiátrico da Zona Norte. // Escreveu alguns artigos científicos. // Enviuvou a 14/2/1989. // Morreu a 20/1/1990.      

 

PEREIRA, Hermelinda do Carmo. Filha de Firmino Pereira, lavrador, natural da freguesia de Messegães, Monção, e de Francisca Rosa Pires, lavradeira, natural de Paços. Neta paterna de Maria Rosa Pereira; neta materna de Luís Pires e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Paços, lugar de Merelhe, a 8/9/1896, e foi batizada na igreja paroquial a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira, casado, alfaiate, tio da neófita, e Hermelinda Pereira, solteira, ambos de Messegães. // Casou na CRCM a 6/7/1921 com Germano Alves. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Paços: o marido a 18/8/1946 e ela, esposa, a 22/12/1985.    

 

PEREIRA, Hermezinda Augusta. Filha de Firmino Pereira, jornaleiro, natural de Messegães, Monção, e de Francisca Rosa Pires, jornaleira, natural de Paços, onde moravam, no lugar de Merelhe. Neta paterna de Maria Rosa Pereira; neta materna de Luís Pires e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu em Paços a 15/9/1905 e foi batizada na igreja paroquial a 22 desse mês e ano. Madrinha: Maria Pires, solteira, camponesa, tia materna da neófita, do dito lugar de Merelhe. // Casou na CRCM a 17/1/1929 com José Ferreira. // Faleceu na sua freguesia natal a 22/3/1993.   

 

PEREIRA, Hermínia Augusta (Dr.ª) Filha de César Augusto Pereira, sargento da Guarda-Fiscal, e de -------------------------------------. Nasceu no lugar de Sá, freguesia de Paços, a --/--/19--. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 242, de 19/8/1934: «No liceu feminino de Lisboa fez exame do 7.º ano de Ciências, obtendo 12 valores, tendo sido dispensada das provas orais, a nossa distinta colaboradora…» // Em 1935 residia em Lisboa; colaborava no “Notícias de Melgaço” com o pseudónimo «MILHÉRNIA»; nesse ano fez exames na Faculdade de Ciências e de Farmácia, em Lisboa, obtendo a média de 15 valores (ver NM 281, de 11/8/1935). // Em 1937 concluiu a sua formatura em Farmácia (Notícias de Melgaço n.º 364, de 8/8/1937).

 

PEREIRA, Isabel Maria. Filha de Sebastião Pereira, natural de Albergaria, Ceivães, Monção, e de Deolinda da Encarnação Barros, natural de Melgaço, ambos professores do ensino primário. Neta paterna de Gregório Pereira e de Maria Tavares; neta materna de Jerónimo Fernandes de Barros, de Cabreiros, Rouças, e de Isabel Maria Gonçalves, de Cainheiras, Castro Laboreiro. Nasceu em Paços a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 172, de 31/10/1915). // Em 1929 transitou para o 3.º ano do liceu. // Em 1935 vivia com seus pais e irmãos em Ermezinde; nesse ano passou do 6.º para o 7.º ano do liceu, e a sua irmã Maria Alberta do 2.º para o 3.º ano (NM 283, de 1/9/1935). // Faleceu no estado de solteira.  

 

PEREIRA, Jesufina de Lurdes. Filha de Manuel José Pereira e de Maria Justina Alves, lavradores, residentes no lugar da Ferreira. Neta paterna de Bento Manuel Pereira e de Maria Caetana Rodrigues; neta materna de Constantino Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Paços 26 de Setembro de 1909 e foi batizada na igreja paroquial a 4 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: os seus avós paternos, rurais. // Casou na igreja de Paços a 23/2/1942 com o seu conterrâneo José Joaquim Domingues. // Faleceu no lugar de Viladraque, freguesia de Paços, a 22/8/1997, com 87 anos de idade, no estado de casada. // (VM 1078).  

 

PEREIRA, Joaquina Rosa. Filha de Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Sante, São Paio, e de Maria Caetana Lopes, lavradeira, natural de Paços, onde moravam. Neta paterna de Caetano Maria Pereira e de Maria Teresa Dias; neta materna de Luís Lopes e de Maria de Araújo. Nasceu em Paços a 9/1/1908 e foi batizada na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Luís António Alves, casado, rural, natural de Paços, e Joaquina Rosa de Carvalho, casada, lavradeira, natural de São Paio. // Casou na CRCM a 28/4/1932 com Manuel Vaz, nascido em Fiães a 16/1/1911, filho de Manuel José Vaz e de Maria Rosa de Carvalho. // O seu marido morreu no Rio de Janeiro, Brasil, a 6/10/1990. 

 

PEREIRA, José. Filho de Manuel Pereira, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Miquelina Rosa Douteiro, lavradeira, natural de Paços, onde moravam, no lugar da Pedreira. Neto paterno de Luís Pereira e de Ana Gregório; neto materno de João Douteiro e de Joana de Castro. Nasceu em Paços a 10/8/1899 e foi batizado na igreja paroquial a 15 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, rural, e Delfina Rosa Igrejas, casada, camponesa, do lugar da Ferreira. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1006, de 25/12/1951: «deu entrada no hospital da Misericórdia desta vila, onde ficou internado, José Pereira, do lugar de Pedreira, da freguesia de Paços, em virtude de - quando carregava um carro de bois -, perfurar uma coxa com um fueiro.» Morreu na Vila de Melgaço a 22/7/1963. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1479, de 28/7/1963: «No passado dia 22 faleceu no lugar de Galvão, desta vila, o senhor José Augusto Pereira, de 62 anos de idade, natural da freguesia de Paços, residente com seu irmão, senhor Aníbal Pereira, naquele lugar. O extinto, que há bem pouco tempo tinha vindo de França, onde granjeou inúmeras amizades, era geralmente estimado, motivo por que o seu funeral, realizado no dia seguinte, foi muito concorrido 

 

PEREIRA, José. Filho de Manuel José Pereira e de Justina Rosa Alves. Nasceu em Paços a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 249, de 13/5/1917).

 

PEREIRA, José Avelino. Filho de Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, de São Paio, e de Maria Caetana Lopes, de Paços, moradores em Sá. N.p. de Caetano Maria Pereira e de Maria Teresa Dias; n.m. de Luís Lopes e de Maria de Araújo. Nasceu a 2/7/1891 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Mendes, solteiro, lavrador, dos Casais, e Caetana Douteiro, solteira, de Sá, ambos de Paços.

 

PEREIRA, José Joaquim. Filho de Bento Manuel Pereira e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes em Viladraque. N.p. de Manuel Joaquim Pereira e de Maria Violante Vaz; n.m. de Manuel Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 26/3/1879 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Alves e Teresa Alves, solteiros, lavradores, do sobredito lugar. // Faleceu em Paços a 27/2/1950. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou em 1915 com Maria Florinda Alves (ver Correio de Melgaço n.º 137, de 16/2/1915).

 

PEREIRA, José Moreno. Filho de --------- Pereira e de ------------------------------. Nasceu em Paços a --/--/19--. // Casou com Ludovina Gonçalves. // Faleceu a --/--/1994, devido a ter sofrido um acidente de viação quando se fazia transportar na sua motorizada; tinha 60 anos de idade e morava no lugar de Sá. // Pai de dois filhos, emigrantes em França. // (VM 1016).

 

PEREIRA, Júlio. Filho de Carlos Ricardino Pereira e de Deolinda Domingues. Nasceu em Paços a --/--/1939. // (NM 434).

 

PEREIRA, Laurinda. Filha de Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, natural de São Paio, e de Maria Caetana Lopes, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar de Sá. Neta paterna de Caetano Maria Pereira e de Maria Teresa Dias; neta materna de Luís Lopes e de Maria de Araújo. Nasceu em Paços a 4/8/1894 e foi batizada na igreja paroquial a 11 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, do lugar de Sá, e Maria Joaquina Pereira, solteira, camponesa, tia paterna da neófita, natural da freguesia de São Paio.     

 

PEREIRA, Manuel Francisco. Filho de Francisco António Pereira e de Ana Teresa Esteves, residentes no lugar de Merelhe. Neto paterno de Bento Pereira e de Isabel Esteves, do dito lugar; neto materno de Lourenço José Esteves e de Maria Josefa Esteves, de Gondufe, Chaviães. Nasceu a 7/4/1814 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Lourenço Esteves e sua filha, Maria Rosa Esteves, de Gondufe, Chaviães. // Nota: os pais do batizando casaram na igreja de Paços a 22/4/1813. Ele, noivo, era neto paterno de Gabriel Pereira e de Maria Rodrigues, de Merelhe, e neto materno de Gregório Esteves e de Maria Rodrigues, de Viladraque; ela, noiva, era neta paterna de Amaro Esteves e de Águeda Fernandes, de Merelhe, e neta materna de Manuel Esteves e de Maria Gonçalves, de Gondufe, Chaviães. Testemunhas: Francisco Rodrigues, de Sá, e Manuel Gomes, do Outeiro.

 

PEREIRA, Manuel Joaquim. Filho de António Pereira e de Maria Ventura Marques, de Merelhe. N.p. de Domingos António Pereira e de Maria de Sousa, do dito lugar; n.m. de Manuel Marques e de Esperança Esteves, do couto de Fiães. Nasceu a 23/9/1820 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim José Lopes e sua filha, Maria Joaquina Lopes, de Sá.

 

PEREIRA, Manuel José. Filho de Bento Manuel Pereira, natural de Chaviães, e de Maria Rodrigues, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar de Viladraque. Neto paterno de Manuel Pereira e de Maria Violante Vaz, do lugar de Gondufe, Chaviães; neto materno de Manuel José Rodrigues e de Ana Domingues, de Paços. Nasceu a 17/2/1871 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Ana Salgado, moradores no lugar do Outeiro. // Rural. // Casou na igreja de Paços a 25/6/1899 com a sua conterrânea Maria Justina Alves, de 25 anos de idade, solteira, filha de Constantino Alves e de Maria Rosa Rodrigues, moradores no lugar de Viladraque. Testemunhas presentes: Manuel José Baleixo, solteiro, camponês, do lugar da Pedreira, e Delfina Rosa Igreja, casada, do lugar da Ferreira. // Lê-se no livro “Vil perseguição a um advogado por um delegado do Ministério Público”, do Dr. José Joaquim de Abreu, página 99, ano de 1955: «Declaro, eu abaixo assinado, Manuel José Pereira, casado, lavrador, do lugar do Outeiro, freguesia de Paços, deste concelho, que não é verdadeiro o que consta a folhas 86 do processo-crime que por denúncia de Joaquina Rosa Pereira, casada, doméstica, do lugar da Ferraria, da citada freguesia de Paços, deste concelho, corre termos contra Augusto José Vaz, casado, escriturário na alfândega de São Gregório, deste concelho, na minha acareação com Firmino Augusto Gonçalves, casado, lavrador, também morador no lugar do Outeiro, onde se escreveu que o Senhor Doutor José Joaquim de Abreu, casado, advogado nesta comarca, me ofereceu 100$00 para depor falsamente no processo-crime que por participação de Aníbal Adelino de Brito, casado, lavrador, também do lugar do Outeiro, correu termos contra José Severino Pires, casado, lavrador, do lugar do Outeiro referido, no ano de 1942. É falso que este advogado oferecesse os 100$00. O que se passou foi que o réu deste processo me prometeu 100$00 para vir depor em sua defesa, sendo isto o que afirmei na referida acareação.» // Morreu em Paços a 25/4/1956. // Com geração.

 

PEREIRA, Maria. Filha de Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, natural de São Paio, e de Maria Caetana Lopes, lavradeira, natural de Paços, moradores no lugar de Sá. Neta paterna de Caetano Maria Pereira e de Maria Teresa Dias; neta materna de Luís Lopes e de Maria de Araújo. Nasceu em Paços a 5/3/1900 e foi batizada na igreja paroquial a 10 desse mês e ano. Padrinhos: António Pereira e Deolinda Pereira, solteiros, irmãos da neófita. // Sem mais notícias.    

 

PEREIRA, Maria. // Nasceu por volta de 1934. // Faleceu no lugar da Ferraria, freguesia de Paços, a --/--/2021, com 87 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/5/2021).

 

PEREIRA, Maria Branca. Filha de Sebastião Pereira, natural de Ceivães, Monção, e de Deolinda da Encarnação Barros, melgacense. Nasceu em Paços por volta de 1913. // Em 1929 terminou o curso dos liceus com 17 valores (NM 21, de 14/7/1929). // Em Julho de 1931 fez exame na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (NM 119, de 26/7/1931). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 235, de 10/6/1934: «Esta menina, tão nova ainda, acaba de juntar aos muitos louros da sua vida académica mais um, com o qual muito prazer dá a todos os seus e ainda àqueles que têm o prazer de conhecê-la. E como é oriunda da nossa terra, pois é filha de D. Deolinda da Encarnação Barros e de Sebastião Pereira, distintos professores primários em Ermesinde, e neta materna de Jerónimo Fernandes de Barros e de Isabel Maria Gonçalves, convém que os seus conterrâneos, que à futura Doutora muito podem vir a dever, saibam que esta menina, tão nova ainda, pois apenas conta 21 primaveras, concluiu há dias na Universidade do Porto o Curso de Ciências, passando agora a frequentar o 5.º ano de Farmácia na mesma cidade. Devido à sua aplicação, aliada à inteligência com que Deus tão prodigamente a dotou, tem conseguido tantas distinções quantos os exames que tem feito. Para a estudante que assim soube aproveitar os oito meses de estudo, é justo o repouso das férias que certamente vai passar em companhia de sua irmã, D. Júlia Josefina Pereira, distinta professora em Vilarinho, concelho de Vila Verde, e de seu irmão, Dr. Henrique Gregório Pereira, médico escolar em Bragança…» // Também se lê no Notícias de Melgaço n.º 283, de 1/9/1935: «Concluiu mais uma formatura, com distinção, na Faculdade de Farmácia do Porto, a Ex.ma Sr.ª D. Maria Branca Pereira…»    

 

PEREIRA, Maria Rosa. Filha de Manuel José Pereira e de Maria Justina Alves, lavradores. Neta paterna de Bento Manuel Pereira e de Maria Caetana Rodrigues; neta materna de Constantino Alves e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Paços a 10/4/1907 e foi batizada na igreja paroquial a 14 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 10/3/1983. // C.g.

 

PEREIRA, Miguel Moreno. Filho de Adelino Moreno Pereira e de Pureza de Jesus Alves. Nasceu em Paços a --/--/1931 (NM 131, de 22/11/1931).

 

PEREIRA, Miquelina (*). Filha de Bento Manuel Pereira e de Maria Rodrigues. N.p. de Manuel Joaquim Pereira e de Maria Violante Vaz; n.m. de Manuel José Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu em Viladraque a 4/6/1876 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues “Reiganha”, casado, lavrador, da Pedreira, e Teresa Alves, solteira, lavradora, de Viladraque. // Casou na igreja de Paços a 5/6/1907 com Manuel José Alves. // Ambos faleceram em Paços: o marido a 11/1/1928 e ela a 22/4/1971. // Mãe de José Joaquim Alves. /// (*) Posteriormente acrescentaram-lhe o sobrenome Rosa, ficando assim a chamar-se Miquelina Rosa Pereira.

 

PEREIRA, Patrícia Cristina. Filha de -------- Pereira e de ---------------------------. Nasceu no lugar de Viladraque, Paços, a --/--/19--. // Acordeonista; a 21/11/1999, domingo, atuou num magusto-festa, na freguesia de Paços, onde atuava também o conjunto Armando Gonçalves. // (VM 1128, de 1/12/1999).

 

PEREIRA, Requelinda Augusta. Filha de Carlos Ricardino Pereira e de Deolinda Domingues. Nasceu em Paços a --/--/1932 (NM 175, de 4/12/1932).

 

PEREIRA, Rosa Maria. Filha de António Pereira e de Maria Ventura, moradores no lugar de Merelhe. N.p. de Domingos António Pereira e de Maria de Sousa; n.m. de Manuel Marques e de Esperança Esteves. Nasceu a 15/8/1812 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô materno.

 

PEREIRA, Rosalina. Filha de Manuel José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, natural do lugar de Sante, São Paio, e de Maria Caetana Lopes, lavradeira, natural de Paços, onde residiam, no lugar de Sá. Neta paterna de Caetano Maria Pereira e de Maria Teresa Dias; neta materna de Luís Lopes e de Maria de Araújo. Nasceu em Paços a 22/10/1903 e foi batizada na igreja paroquial a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Avelino Pereira, irmão da neófita, e Rosa Marques, viúva, do lugar do Campo do Souto, freguesia de Cristóval. // Faleceu em Aboboreira, Mação, a 30/12/1979.   

 

PEREIRA, Sara Moreno. Filha de --------- Pereira e de ------------------------------. Nasceu em -----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paços, com a professora Felicidade A. Silva, ficando aprovada (Notícias de Melgaço n.º 409).

 

PEREIRA, Sebastião. Filho de Gregório Pereira, proprietário, (*) e de Maria Tavares. Nasceu em Albergaria, Ceivães, Monção, por volta de 1877. // Foi professor oficial na freguesia de Paços, Melgaço (ver Correio de Melgaço n.º 96, de 19/4/1914). Tirara o curso na escola distrital de Vila Real de Trás-os-Montes, prestando provas a 26/8/1897, sendo colocado em Paços, Melgaço, onde lecionou muitos anos e conheceu a noiva, que concluíra o curso em Julho de 1902 na Escola Normal de Viana do Castelo. // Tinha 31 anos de idade quando casou na igreja de Paços a 26/9/1908 com a sua colega de profissão, a professora oficial, Deolinda da Encarnação, nascida em Castro Laboreiro por volta de 1885, filha de Jerónimo Fernandes de Barros e de Isabel Maria Gonçalves. Padrinhos da boda: Maria do Carmo de Barros e o reverendo reitor de Prado, padre Francisco António Gonçalves, irmã e tio materno da noiva. // Em 1914 nasceu-lhes um nado-morto (Correio de Melgaço n.º 123, de 3/11/1914). // Em 1915 foi promovido à 1.ª classe (Correio de Melgaço n.º 149, de 16/5/1915). // Devia ser bom mestre, pois foi agraciado pelo governo com o grau de cavaleiro da ordem de instrução pública. // Em 1919 permutou com o seu colega, António Joaquim de Sousa, sendo transferido para Ermezinde (Jornal de Melgaço n.º 1259, de 24/8/1919). Deve ter feito nessa freguesia algo de grande, pois existe ali uma rua com o seu nome. // Morreu em Ermezinde na década de sessenta, com 85 anos de idade. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1452, de 11 de Novembro de 1962: «(…) sucedeu agora com o finado Sebastião Pereira, cuja inteligência eu me obriguei a respeitar (…) ele e um outro melgacense polemicaram no extinto O Jornal de Melgaço, pois confortado com os sacramentos da igreja fechou os olhos pela derradeira vez com 85 anos de idade no prédio n.º --------, Rua Sebastião Pereira, de Ermezinde. S.P. nasceu no lugar da Albergaria, freguesia de Ceivães, no termo de Monção, e era filho dos modestos proprietários Gregório Pereira, cuja morte se deu em 13/10/1908, e de sua mulher, que pouco mais durou neste mundo. Seu irmão era Joaquim Pereira, que mais tarde frequentou a escola médico-cirúrgica do Porto e foi nomeado facultativo municipal dos Arcos de Valdevez. Ora Sebastião Pereira era um modesto professor (…) oficial formado pela Escola Distrital de Vila Real de Trás-os-Montes, onde prestou provas pela última vez em 26/8/1887, sendo despachado para a nossa freguesia de Paços em (…) onde lecionou muitos e muitos anos. Aí se encontrou com a senhora D. Deolinda da Encarnação Barros, uma das filhas de Jerónimo Fernandes de Barros, dos Cabreiros de Rouças, e de Isabel Maria Gonçalves, das Cainheiras de Castro Laboreiro, e como a mesma era professora, como ele o era, formada em Julho de 1902 na Escola Normal de Viana do Castelo, com ela se matrimoniou na igreja paroquial de Paços a 26/9/1908, sendo padrinhos de ambos D. Maria do Carmo Barros e reverendo padre Francisco António Gonçalves, aquela irmã da noiva e este reitor de Prado, tio materno de ambas as irmãs. Os filhos do casal começaram a nascer nesta aldeia melgacense e o primogénito foi o Dr. Henrique Gregório de Barros Pereira, que ali veio ao mundo a 24/7/1909, e já em Julho de 1929 transitava para o 3.º ano de medicina. Concluído o curso, sem perda de ano, foi despachado médico escolar para Bragança, casou em Valinha, no termo de Monção, com Maria Augusta Vieira da Rocha e Sá, filha de Augusto Abreu da Rocha e Sá e de Maria dos Prazeres Vieira, por sua vez filha do célebre escritor valenciano autor do Minho Pitoresco, e também por algum tempo dirigiu superiormente o Centro Psiquiátrico da Zona Norte. Outros filhos foram o Dr. Jorge Augusto que se consorciou com Adélia Moreira Ramos Pereira, médica como ele, e Carlos Augusto de Barros Pereira, hoje casado com Maria Antero de Sá. As suas filhas ainda hoje estão vivas, com exceção de Maria Isabel, falecida solteira depois de cursar com brilho o liceu. Solteira está Maria Alberta. A D. Maria Branca é hoje licenciada; a sua vida de estudante pode resumir-se em poucas palavras: em 1929 concluiu o curso geral dos liceus com 17 valores; em 1934 terminou o curso de ciências na Universidade do Porto com distinção e logo depois começou a Faculdade de Farmácia. // Júlia Josefina concluiu o curso na Escola Normal em Julho de 1929 e em 1934 estava professora oficial na freguesia de Vilarinho, Vila Verde. // Se todos os filhos de D. Deolinda da Conceição Barros honraram e engrandeceram os pais, quer pela séria aplicação ao estudo e viva inteligência por eles manifestada nos exames escolares e pelo seu correto proceder na vida social, a filha que mais os venerou e preitejou foi esta D. Júlia Josefina, por haver abraçado a profissão dos progenitores, que neste mundo foram educadores eméritos e sobressaíram tanto acima da vulgaridade que o chefe da família tem na sua segunda pátria adotiva uma rua com o seu nome – Sebastião Pereira, e até o governo da nação o agraciou com o grau de cavaleiro da ordem de instrução pública. // A todos os filhos do professor S. P. e a toda a mais família enlutada as nossas sentidas condolências.» // A sua esposa finou-se em Ermesinde, Valongo, a 6/7/1959. // Pai de Henrique Gregório (ver); de Jorge Augusto (tirou o curso de medicina e casou com Adélia Moreira Ramos, também médica); de Carlos Augusto (casou com Maria Antero de Sá); de Isabel Maria (ver); de Maria Alberta (em 1935 passou do 2.º para o 3.º ano do liceu, e em 1962 ainda estava solteira); de Maria Branca (em 1929 concluiu o curso geral dos liceus com 17 valores, e em 1934 terminou o curso de Ciências na Universidade do Porto, com distinção, e logo a seguir começou a frequentar a Faculdade de Farmácia); e de Júlia Josefina (concluiu o curso na Escola Normal em Julho de 1929, e em 1934 era professora oficial em Vilarinho, Vila Verde). // Irmão do Dr. Joaquim Pereira, facultativo municipal no concelho dos Arcos de Valdevez. /// (*) Gregório Pereira faleceu na sua casa de Albergaria, Valadares, em 1908 (Jornal de Melgaço n.º 755); a sua viúva finou-se em Valadares em 1913 (Correio de Melgaço n.º 44, de 6/4/1913).

 

PEREIRA, Sérgio Arlindo. Filho de Albano Augusto Pereira, amanuense da administração do concelho, e de Carolina Rosa Pires. Nasceu a --/10/1930 (Notícias de Melgaço n.º 90, de 14/12/1930). // Morreu a 30 de Outubro de 1931, no lugar do Outeiro, com apenas um ano, ou doze meses, de idade (NM 130, de 15 de Novembro de 1931).

 

PEREIRA, Sérgio Luís. Filho de Albano Augusto Pereira e de Carolina Rosa Pires. Nasceu em Paços a --/--/1932 (NM 157, de 17/7/1932).

 

PEREIRA, Silvana Augusta. Filha de Maria Rosa Pereira. Nasceu em Paços a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 42, de 15/12/1929). 

 

PEREIRA, Teresa Ana. Filha de Bento Manuel Pereira, natural de Chaviães, e de Maria Rodrigues, natural de Paços, lavradores, residentes na Pedreira, Paços. N.p. de Manuel Joaquim Pereira e de Maria Violante Vaz; n.m. de Manuel José Rodrigues e de Ana Domingues. Nasceu a 3/6/1885 e foi batizada a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Pereira, solteiro, irmão da batizanda, e Teresa Alves, solteira, lavradora, de Viladraque. // Faleceu em Paços a 23/4/1955.

 

PEREIRA, Teresa Rosa. Filha de Bento Manuel Pereira, natural de Chaviães, e de Maria Rodrigues, de Paços, lavradores, residentes em Viladraque. N.p. de Manuel Pereira e de Maria Violante Vaz, de Gondufe, Chaviães; n.m. de Manuel José Rodrigues e de Ana Domingues, de Viladraque, Paços. Nasceu a 7/12/1873 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues, casado, lavrador, residente na Pedreira, e Teresa Rodrigues, solteira, lavradora, residente em Viladraque.  

 

PEREIRA, Vitalina Cândida. Filha de Firmino Pereira, jornaleiro, de Messegães, Monção, e de Francisca Rosa Pires, de Paços, Melgaço, moradores em Merelhe. N.p. de Maria Rosa Pereira; n.m. de Luís Pires e de Maria Joaquina Esteves. Nasceu a 24/7/1893 e foi batizada a 30 de Julho desse ano. Padrinhos: Rufino António Esteves, solteiro, negociante, da Orada, Vila de Melgaço, e Ludovina Cândida, solteira, de Prado. // Casou na CRCM a 26/8/1912 com José Bento, de 26 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Vitorino Esteves e de Albina Lopes. // Ambos os cônjuges faleceram em Paços: o marido a 8/2/1966 e ela a 25/8/1984.

 

PEREIRA, Vitorino Alberto. Filho de Manuel Pereira, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Miquelina Rosa Douteiro, lavradeira, natural de Paços, onde moravam, no lugar de Merelhe. Neto paterno de Luís Pereira e de Ana Gregório; neto materno de Francisco José Douteiro e de Maria Monteiro. Nasceu em Paços a 8/10/1901 e foi batizado na igreja paroquial a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Vitorino Augusto Douteiro e Maria Douteiro, solteiros, camponeses, tios maternos do batizando. // Faleceu a 24 de Dezembro de 1903 e foi sepultado no adro da igreja.

 

PEREIRA, Vitorino Alberto. Filho de Armandina de Jesus Pereira. Nasceu em Paços a --/--/1937 (Notícias de Melgaço n.º 376).

 

PEREIRA, Vitorino Augusto. Filho de Manuel Pereira, lavrador, natural de Lamas de Mouro, e de Miquelina Rosa Douteiro, lavradeira, natural de Paços, onde moravam, no lugar de Merelhe. Neto paterno de Luís Pereira e de Ana Gregório; neto materno de João Douteiro e de Joana de Castro. Nasceu em Paços a 21/9/1904 e foi batizado na igreja paroquial a 21 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: Vitorino Douteiro, solteiro, rural, e Maria Douteiro, solteira, camponesa, ambos do lugar da Pedreira, Paços. // Faleceu em Sendelhe, Cresciente, Pontevedra, Galiza, a 30/1/1970.

 

PEREIRA, Zulmira de Jesus. // Faleceu no lugar da Pedreira a --/--/1930, com apenas 19 dias de vida (Notícias de Melgaço n.º 54.A, de 23/3/1930). // continua...  

Sem comentários:

Enviar um comentário