sábado, 2 de abril de 2022

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Paderne

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 8/12/2021.


BERMUDES

 

BERMUDES, Manuel. // Faleceu no lugar de Sante, freguesia de Paderne, em 1925, com 55 anos de idade. 

 

BERNARDES

 

BERNARDES, Maria do Carmo de Jesus. Filha de José Bernardes e de Luísa Maria do Espírito Santo Laje, proprietários, da Sé, Lisboa. Nasceu na dita freguesia da Sé, Lisboa, por volta de 1828. // Morreu na sua casa do Barral, Paderne, a 7/8/1892, com 64 anos de idade, viúva de Manuel José Gonçalves (Servo?), e foi sepultada dentro da igreja do mosteiro. // Não deixou filhos.   

 

BERNARDINO

 

BERNARDINO, Manuel. // Nasceu por volta de 1919. // Foi funcionário das Alfândegas. // Faleceu no lugar do Peso, a 25/10/1993, no estado de viúvo, com 74 anos de idade. // Deixou filhos: Manuel José, etc., noras e netos. 

 

BESTEIRO

 (Bésteiro)

BESTEIRO, Amadeu. Filho de Maria José Besteiro, solteira, padernense, moradora na Várzea. Neto materno de Maria Matildes Besteiro, jornaleira, do mesmo lugar. Nasceu em Paderne a 27/2/1882 e foi batizado a 6 de Março desse ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Besteiro, casado, e Filomena Cândida Dias, solteira, lavradores, da Várzea. // Faleceu em Julho de 1882.   

 

BESTEIRO, Ana Rosa. Filha de José Besteiro e de Maria Gertrudes Fernandes, moradores na Várzea. N.p. de Francisco Besteiro e de Joana Mendes, de Alvaredo; n.m. de Pedro António Fernandes e de Clara de Araújo, da Várzea. Nasceu em Paderne a 27/10/1839 e foi batizada na igreja paroquial no dia seguinte. Padrinhos: padre José de Magalhães e sua irmã, Joaquina, da Quinta da Barqueira, freguesia de Alvaredo.  

 

BESTEIRO, António. Filho de Maria José Besteiro, solteira, moradora na Várzea. Neto materno de Maria Matildes Besteiro, solteira, jornaleira. Nasceu no dito lugar a 25/4/1878 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, lavrador, de São Martinho [de Alvaredo] e Filomena Cândida Dias, solteira lavradora, da Várzea. // Faleceu a 8/7/1878. /// Gémeo de Elvira.

 

BESTEIRO, António Joaquim. Filho de Manuel António Besteiro e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1827. // Faleceu a 23/2/1895, em sua casa de morada, sita no lugar da Barqueira, com todos os sacramentos, com 68 anos de idade, no estado de viúvo de Prudência Rosa Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro. 

 

BESTEIRO, António Joaquim. Filho de António Joaquim Besteiro e de Prudência Rosa Gonçalves, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1862. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, camponês, morava no lugar da Barqueira, quando casou na igreja do mosteiro a 18/12/1890 com a sua conterrânea Delfina Rosa Marques, de 21 anos de idade, solteira, doméstica, moradora no lugar de Golães, filha de João António Marques e de Maria do Rosário Taboada, rurais. Testemunhas: António Joaquim Gregório, casado, carpinteiro de profissão, morador no lugar da Costa, e Albino Domingues, solteiro, camponês, morador no lugar da Várzea, ambos os lugares de Paderne. // Faleceu a 14/5/1894, em sua casa de morada, sita no lugar de Golães, com todos os sacramentos, com apenas 32 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado dentro da igreja paroquial.  

 

BESTEIRO, António José. Filho de Manuel António Besteiro, de Remoães, e de Esménia Fernandes, de Paderne, lavradores. Nasceu em Paderne a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 73, de 2/11/1913). // Casou a 30/10/1939 com Maria, de 24 anos de idade, natural de Alvaredo, filha de Avelino Fernandes e de Justina Domingues Caldas, camponeses, residentes no lugar da Sobreira. // Morou no lugar do Souto, Paderne. // Faleceu em Paderne a 25/3/1983.

 

BESTEIRO, Camilo Joaquim. Filho de Manuel Besteiro e de Maria Joaquina Rodrigues, moradores na Várzea. N.p. de Francisco Besteiro e de Joana Mendes, de Alvaredo; n.m. de Manuel Rodrigues e de Francisca Luísa Alves, da Granja. Nasceu a 9/5/1838 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel e Justina, solteiros, filhos de José Domingues, da Várzea. // À margem do assento: «falecido em 1843».

 

BESTEIRO, Clementina. Filha de Maria Matildes (ou Matildes da Graça) Besteiro, solteira, moradora na Várzea. Neto materno de José Besteiro e de Maria Joana, lavradores. Nasceu a 4/3/1867 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Rodrigues, solteiro, filho de José Rodrigues, da Granja, e Emília, solteira, filha de Emília, viúva de Francisco Ribeiro, da Várzea.  

 

BESTEIRO, Domingos. Filho de Manuel José Besteiro, de Alvaredo, e de Maria Joana de Castro, de Paderne. N.p. de Matias Besteiro e de Guiomar Lourenço, de Alvaredo; n.m. de António Luís de Castro e de Maria Joaquina de Sousa, de Paderne, todos lavradores. Nasceu no lugar do Paço a 27/7/1873 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Domingos de Castro, casado, e Maria Joaquina Gonçalves, solteira, de Estivadas. // Faleceu a 3/8/1877.

 

BESTEIRO, Elvira. Filha de Maria José Besteiro, solteira, moradora na Várzea. N.m. de Maria Matildes Besteiro, solteira, jornaleira. Nasceu a 25/4/1878 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, lavrador, de São Martinho, e Filomena Cândida Dias, solteira, lavradeira, da Várzea. // Faleceu a 17/12/1878. /// Gémea de António.

 

BESTEIRO, Erminda. Filha de Manuel António Besteiro e de Esménia Fernandes, doméstica, moradores no lugar do Souto. Neta paterna de José Joaquim Besteiro e de Maria Claudina Gonçalves; neta materna de Manuel Joaquim Fernandes e de Rosa da Lama. Nasceu em Paderne a 15/12/1907 e foi batizada na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Estêvão Augusto, solteiro, trabalhador, e Rosa Besteiro, solteira, doméstica, tia materna da neófita. // Casou na CRCM a 2/12/1937 com Armindo Augusto Nunes de Castro, de 32 anos de idade, natural de Prado, filho de Joaquim Nunes de Castro e de Angelina Rosa Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia natal a 11/1/1971.  

 

BESTEIRO, Francisco António. Filho de Manuel José Besteiro, de Alvaredo, e de Maria Joana de Castro, de Paderne, moradores no lugar do Paço. N.p. de Matias Besteiro e de Guiomar Lourenço, de Alvaredo; n.m. de António Luís de Castro e de Maria Joaquina de Sousa, de Paderne, todos lavradores. Nasceu a 4/4/1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco de Carvalho, solteiro, lavrador, de Golães, e Florinda de Araújo, solteira. // Casou na igreja de Alvaredo a 21/8/1893 com Antónia, solteira, de 24 anos de idade, filha de Joaquim Besteiro e de Camila Domingues, natural de Alvaredo, moradora no lugar de Preza. // Enviuvou a 15/7/1943. // Faleceu em Preza, Alvaredo, a 22/12/1950, e foi sepultado no cemitério dessa freguesia. // Com geração.   

 

BESTEIRO, Joaquim. Filho de Francisco António Besteiro, lavrador, natural de Paderne, e de Antónia Besteiro, doméstica, natural de Alvaredo, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel José Besteiro e de Maria Joana de Castro; n.m. de Joaquim Besteiro e de Emília Domingues. Nasceu a 22/11/1895 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, casado, e Ana Besteiro, casada, doméstica. // Faleceu a 31/12/1895 e foi sepultado no adro.     

 

BESTEIRO, Joaquina. Filha de José Besteiro e de Maria Gertrudes Fernandes, moradores na Várzea. N.p. de Francisco Besteiro e de Joana Mendes, de Alvaredo; n.m. de Pedro António Fernandes e de Clara de Araújo, da Várzea, Paderne. Nasceu em Paderne a 1/12/1837 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: António Besteiro e sua esposa, Joaquina Rosa.

 

BESTEIRO, Joaquina Rosa. Filha de Mariana Besteiro, viúva, doméstica, moradora na Várzea. Neta materna de António Joaquim Besteiro e de Prudência Rosa Gonçalves. Nasceu a 29/5/1893 e foi batizada a 31 desse mês e ano. Padrinhos: José Cândido Oliveira, solteiro, lavrador, e Rosa Rodrigues, solteira, doméstica.   

 

BESTEIRO, José. Filho de Manuel José Besteiro, de Alvaredo, e de Maria Joana de Castro, de Paderne, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel José Besteiro e de Guiomar Lourenço; n.m. de António Luís de Castro e de Maria Joaquina de Sousa, todos lavradores. Nasceu a 26/2/1864 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Domingos de Castro, casado, de Alvaredo, lavrador, e Ana, solteira, tia materna do batizando. // Lavrador. // Casou na igreja de Alvaredo a 25/5/1889 com Florinda Rosa Pires, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, alvaredense. // Faleceu em Alvaredo a 4/6/1942. // Com geração.   

 

BESTEIRO, José. Filho de António José Besteiro e de Maria Fernandes, moradores no lugar do Souto. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria Olinda Vaz, de Alvaredo. // Por volta de 1974 os seus pais doaram-lhe o “Monte da Croa Grande”. // Em 1999 residiam no dito lugar.

 

BESTEIRO, José Joaquim. Filho de José Besteiro e de Maria Gertrudes Fernandes, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1830. // Rural. // Morreu a 27/12/1902, em sua casa de morada, sita no lugar do Souto, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de casado com Maria Cândida Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

BESTEIRO, José Joaquim. Filho de Manuel António Besteiro, natural de Alvaredo, e de Maria Joaquina Rodrigues, natural de Paderne. Nasceu e foi batizado na freguesia de Paderne por volta de 1831. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja do mosteiro a 4/5/1863 com a sua conterrânea Maria Joaquina, de 21 anos de idade, solteira, filha de António José Domingues, de Paderne, e de Maria Josefa Rodrigues, natural de Chaviães. Testemunhas presentes: Manuel José de Sousa, solteiro, da Granja, entre outros. // Nota: deve ser o mesmo senhor que morreu no lugar do Convento em 1914 com cerca de oitenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 98, de 3/5/1914).   

 

BESTEIRO, José Joaquim. Filho de José Joaquim Besteiro e de Maria Justina Fernandes. Nasceu em Paderne por volta de 1842. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, morava no lugar da Várzea, quando casou na igreja do mosteiro a 27/4/1874 com a sua conterrânea Maria Claudina Gonçalves, de 32 anos de idade, solteira, filha de Rosa Gonçalves, também solteira, moradora no lugar do Souto. // Com geração.

 

BESTEIRO, José Joaquim. Filho de Maria José Besteiro, solteira, doméstica, moradora no Barral (*). N.m. de Maria Matildes Besteiro. Nasceu a 9/5/1891 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Besteiro, casado, rural, e Maria Claudina Gonçalves, casada, doméstica. /// (*) Segundo consta, era filho de Luís Vicente Gomes Pinheiro, da Casa da Gaia.    

 

BESTEIRO, José de Lurdes. Filho de Rosa Besteiro, solteira, doméstica, moradora no lugar da Várzea. Neto materno de Ponciano Besteiro e de Maria Joaquina da Lama. Nasceu em Paderne a 27/2/1908 e foi batizado na igreja a 1 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel António Besteiro, casado, trabalhador, e Rosa Rodrigues, solteira, doméstica. // Casou na igreja de Paderne a 22/11/1947 com Libânia da Graça Lourenço. // Faleceu no lugar do Souto, Paderne, a 1/7/1992, com 84 anos de idade.

 

BESTEIRO, Luís Maria. Filho de Maria José Besteiro, solteira, doméstica, moradora no Barral (*). Neto materno de Maria Matildes Besteiro, solteira. Nasceu a 2 de Fevereiro de 1893 e foi batizado a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Besteiro, casado, rural, e Maria Claudina Gonçalves, casada, doméstica. /// (*) Segundo consta, Luís Maria (ou Luís Manuel) era filho de Luís Vicente Gomes Pinheiro, da Casa da Gaia.  

 

BESTEIRO, Manuel. // Nasceu em Paderne. // Casou com Maria Domingues, de Cristóval. // Em 1999 residiam no lugar do Souto. Nesse ano nomearam Manuel de Jesus de Sousa, da Vila, morador no Peso, seu procurador, o qual declarou no Cartório Notarial que os seus representados eram donos do prédio rústico “Leira do Souto”, adquirido em 1972 por doação verbal de António José Besteiro e sua esposa, Maria Fernandes, do lugar do Souto, freguesia de Paderne.    

 

BESTEIRO, Manuel Cândido. Filho de Maria José Besteiro, moradora na Várzea. Neto materno de Maria Matildes Besteiro. Nasceu a 31/12/1874 e foi batizado a 5/1/1875. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues, de Golães, e Filomena Cândida Dias, da Várzea. // Sua mãe, alegando pobreza, requereu à Câmara Municipal um subsídio, a fim de poder criar o filho. A 14/9/1876 levou o bebé à Vila, ficando registado no livro dos expostos sob o n.º 308. Nesse dia ela ficou responsável pela sua criação, registando-se no livro competente como ama-de-leite. // A 31/12/1881 a mãe deixou de receber vencimento, pelo facto do rapaz ter completado os sete anos de idade.     

 

BESTEIRO, Manuel Inácio. Filho de Maria José Besteiro, solteira, doméstica, moradora no Barral, e de (*). Neto materno de Maria Matildes Besteiro, solteira. Nasceu a 10/9/1895 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, rural, e Maria Carolina Esteves, casada, doméstica. /// (*) Seu pai era, segundo consta, Luís Vicente, filho de Manuel Inácio Gomes Pinheiro e de Maria Angélica de Araújo Cunha, da Casa da Gaia.  

 

BESTEIRO, Manuel Joaquim. Filho de Manuel António Besteiro e de Maria Joaquina Rodrigues, todos da Várzea. // Casou na igreja de Paderne a 25 de Janeiro de 1858 com Ana Maria, filha de Francisco Manuel Rodrigues da Silva e de Mariana Gertrudes de Castro. Testemunhas: FASV (afilhado do padre FASC), Luís Manuel Rodrigues, irmão da noiva, e Luís Fernandes, do Pinheiro. // Nota: é provável que seja o mesmo senhor que morreu no lugar da Várzea em 1914, com 86 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 86, de 8/2/1914).  

 

BESTEIRO, Manuel Joaquim. Filho de Ponciano Besteiro e de Maria Joaquina da Lama, lavradores, residentes na Várzea. N.p. de José Besteiro e de Maria Gertrudes Fernandes; n.m. de Manuel António da Lama e de Maria Rosa Ribeiro. Nasceu a 1/3/1880 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Ferreira e Maria Ângela Gonçalves, casados, lavradores. // Faleceu em Paderne a 16/3/1965.

 

BESTEIRO, Manuel José. Filho de Matias Besteiro e de Guiomar Lourenço, lavradores, residentes em Alvaredo. N.p. de Ventura Gomes; n.m. de António Lourenço e de Maria Luísa Esteves. Foi batizado na dita freguesia. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Paderne a 19/8/1861 com Maria Joana, de 32 anos de idade, solteira, filha de António Luís de Castro e de Maria Joaquina de Sousa, lavradores; neta paterna de João Francisco de Castro e de Ana Codeço, lavradores, do lugar do Paço, e neta materna de Raimundo José de Sousa e de Joana Barbosa Lobo, do lugar de Paules. Testemunhas: FASV e JMG, ambos casados, da Portela.  

 

BESTEIRO, Maria. Filha de Francisco António Besteiro, jornaleiro, natural de Paderne, e de Antónia Besteiro, doméstica, natural de Alvaredo, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel José Besteiro e de Maria Joana de Castro; n.m. de Joaquim Besteiro e de Camila Domingues. Nasceu a 25/6/1897 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Plácido Augusto Gonçalves, solteiro, lavrador, e Claudina Rosa Domingues, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 17 de Março de 1921 com Evaristo, de (21?) anos de idade, natural de Penso, filho de Manuel Domingues e de Maria Luísa de Sousa Lobato. // Enviuvou a 20/1/1968. // Faleceu em Paranhos, Porto, a 9/2/1980.  

 

BESTEIRO, Maria Ângela. Filha de José Besteiro e de Maria Joaquina da Lama. N.p. de José Besteiro e de Maria Gertrudes Fernandes; n.m. de Manuel António da Lama e de Maria Rosa Ribeiro. Nasceu na Várzea a 12/9/1871, e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Ferreira e sua esposa, Maria Ângela.  

 

BESTEIRO, Maria da Glória. Filha de José Joaquim Besteiro e de Maria Claudina Gonçalves, moradores no Souto. N.p. de José Joaquim Besteiro e de Maria Justina Fernandes; n.m. de Rosa Gonçalves. Nasceu a 17 de Fevereiro de 1875 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Camilo José Esteves e Maria do Rosário Esteves, dos Moinhos. // Faleceu em Paderne a 20/3/1953.  

 

BESTEIRO, Maria Joaquina. Filha de António Joaquim Besteiro e de Delfina Rosa Marques, lavradores, residentes em Golães. Neta paterna de António Joaquim Besteiro e de Prudência Rosa Gonçalves; neta materna de João Lourenço Marques e de Maria do Rosário. Nasceu em Paderne a 25/6/1893 e foi batizada a 29 desse mês e ano. Padrinhos: José Lourenço, solteiro, rural, e Suzana Besteiro, solteira, doméstica. // Faleceu em Remoães a 1/10/1974.

 

BESTEIRO, Maria José. Filha de Manuel António Besteiro e de Maria Joaquina Rodrigues, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1825. // Faleceu a 26 de Dezembro de 1909, em sua casa de morada, sita no lugar da Igreja, freguesia de Paderne, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 84 anos de idade, no estado de viúva de António Manuel de Abreu, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.   

 

BESTEIRO, Maria José. Filha de Maria Matildes Besteiro (ou Matildes da Graça Besteiro). Nasceu a --/--/18--. // Segundo se lê em “O Meu Livro das Gerações Melgacenses”, de Augusto César Esteves, volume I, páginas 652 a 656, esta Maria José nasceu da relação entre Luís Vicente, casado com Alexandrina Augusta de Sousa Gama, da Casa da Serra, Prado, filho de Manuel Inácio Gomes Pinheiro e de Maria Angélica de Araújo, da Casa da Gaia, e de sua mãe, Maria Matildes Besteiro, que fora empregada doméstica, ou rural, na Casa da Gaia. Diz-se ainda que esta Maria José, no estado de solteira, teve três filhos do seu presumível pai!       

 

BESTEIRO, Maria Luísa. Filha de Maria José Besteiro, solteira, doméstica, moradora no Barral. N.m. de Maria Matildes Besteiro, solteira. Nasceu a 26 de Novembro de 1889 e foi batizada a 26 de Dezembro desse mesmo ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Cândido Besteiro, solteiro, lavrador. // Morreu a 28/6/1890 e foi sepultada na igreja de Paderne.  

 

BESTEIRO, Maria Matildes. Filha de José Besteiro e de Maria Gertrudes Fernandes, lavradores. Nasceu em Paderne por volta de 1830. // Faleceu a 26/1/1902, em sua casa de morada, sita no lugar de Crastos, com todos os sacramentos, com 72 anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

BESTEIRO, Maria dos Remédios. Filha de José Besteiro, lavrador, de Paderne, e de Florinda Pires, doméstica, de Alvaredo, moradores no lugar do Paço. N.p. de Manuel José Besteiro e de Maria Joana de Castro; n.m. de Manuel António Pires e de Joaquina Fernandes. Nasceu a 25/7/1890 e foi batizada a 29 desse mês. Padrinhos: os seus avós paternos. // Casou na CRCM a 5/2/1917 com Luís, de 32 anos de idade, natural de Penso, filho de Anacleto Fernandes e de Maria Luísa Gonçalves. // Ambos os cônjuges faleceram em Alvaredo: o marido a 25/2/1927 e ela a 16/6/1983.

 

BESTEIRO, Mariana. Filha de António Joaquim Besteiro e de Prudência Rosa Gonçalves, lavradores, residentes na Várzea. Neto paterno de Manuel Besteiro e de Maria Joaquina Rodrigues; neto materno de Luís Manuel Gonçalves e de Marcelina Ferreira. Nasceu a 19/2/1858 e foi batizada no dia seguinte pelo cura de Paderne dessa altura, padre Manuel Inácio Rodrigues. Padrinhos: Manuel José Esteves e sua mãe, Mariana de Jesus Araújo, de Remoães. // Casou em 1885 com o seu conterrâneo José Joaquim Domingues. // Enviuvou a 26/5/1890. // Casou em segundas núpcias, a 29/3/1896, com o seu conterrâneo Albino Domingues. // Com geração. // Nota: este assento foi lavrado a 22/5/1885 pelo reitor de Paderne, padre João Luís Pereira Castro Marinho.

 

BESTEIRO, Ponciano. Filho de José Besteiro e de Maria Gertrudes Fernandes. N.p. de Francisco Besteiro e de Joana Mendes, de Alvaredo; n.m. de Pedro António Fernandes e de Clara de Araújo, da Várzea, Paderne. Nasceu em Paderne a 17/3/1836 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Ponciano Ferreira e sua mulher, Maria Joana, de Apião. // Era solteiro quando casou na igreja da sua freguesia a 14/12/1864, com Maria Joaquina, de 24 anos de idade, solteira, padernense, filha de Manuel António da Lama e de Maria Rosa Ribeiro, de Chaviães. Testemunhas: padre Manuel António Domingues Costa, de São Paio, e FASV, da Portela.   

 

BESTEIRO, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Besteiro e de Ana Maria Rodrigues, rurais, moradores na Várzea. N.p. de Manuel António Besteiro e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Francisco Manuel Rodrigues e de Mariana Gertrudes de Castro, todos padernenses. Nasceu em Paderne a 3/6/1865 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Rodrigues, lavrador, tio materno, e Maria Joaquina de Castro, casada com João Manuel Dias, todos da Várzea. // Casou na igreja do mosteiro a 28/7/1888 com António Nunes, de 28 anos de idade, solteiro, morador no lugar do Souto, Paderne, filho de Luís Nunes e de Ana Barata, camponeses, natural de Meruge, Oliveira do Hospital, cabo da Guarda-Fiscal (no assento de casamento diz-se que ele era alfaiate). Testemunhas: Manuel Gonçalves, casado, carpinteiro de profissão, residente no lugar do Souto, e o padre João António de Castro, pároco da freguesia de Remoães. // Com geração (ver em Alvaredo e em Paderne).    

 

BESTEIRO, Rosa. Filha de -------- Besteiro e de --------------------------------------. Nasceu por volta de 1868. // Faleceu na Várzea a --/--/1916, com 48 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 186, de 13/2/1916).

 

BESTEIRO, Rosa Ângela. Filha de Ponciano Besteiro e de Maria Joaquina da Lama, lavradores, residentes na Várzea. N.p. de José Besteiro e de Maria Gertrudes Fernandes; n.m. de Manuel António da Lama e de Maria Rosa Ribeiro. Nasceu a 3/4/1875 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Ferreira e Maria Ângela Gonçalves. // Faleceu a 7/3/1967, na sua freguesia de nascimento.   

 

BESTEIRO, Suzana. Filha de António Joaquim Besteiro e de Prudência Rosa Gonçalves. N.p. de Manuel António Besteiro e de Maria Joaquina Rodrigues; n.m. de Luís Manuel Gonçalves e de Marcelina Ferreira, todos lavradores e padernenses. Nasceu na Várzea, Paderne, a 24/2/1866 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: padre João António de Castro Junior e Maria Joaquina (Vaz?), solteira, do lugar da Várzea. // Casou na igreja do mosteiro a 14 de Abril de 1900 com o seu conterrâneo Ponciano de Abreu. // Com geração.

 

BESTEIRO, Zulmira de Jesus. Filha de Maria José Besteiro, solteira, doméstica, moradora na Várzea. Neta materna de Maria Matildes Besteiro, solteira. Nasceu em Paderne a 11/7/1887 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Manuel Cândido Besteiro, solteiro, trabalhador. // Morreu a 28/10/1888 e foi sepultada na igreja.    

 

BOTELHO

 

BOTELHO, José. Filho de ---------- Botelho e de --------- Araújo. // Faleceu em Crastos, Paderne, a --/--/1996 (VM 1058).

 

BRAGA

 

BRAGA, Américo. Filho de Gustavo Marques Braga e de Maria da Silva. Nasceu em Paderne a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 86, de 8/2/1914).

 

BRAGA, António. Filho de Esperança de Jesus Braga. Nasceu em Paderne a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 80, de 5/10/1930).

 

BRAGA, Domingos. Filho de Esperança Marques Braga. Nasceu na freguesia de Paderne a --/--/1932 (NM 157, de 17/7/1932). // Nota: é provável que seja o senhor que morreu a 17/12/1997 no hospital de Viana do Castelo, no estado de solteiro (no jornal diz-se que morreu com 58 anos de idade). // Era conhecido por “Augusto da Esperança do Rita”. // Foi sepultado no cemitério de Paderne.

 

BRANQUINHO

 

BRANQUINHO, José Silvério. Filho de José Maria Branquinho e de Antónia de Alegria Veríssimo Branquinho. Nasceu em Paderne a --/--/1933 (NM 206, de 27/8/1933).  

 

BRAZ

 

BRAZ, Ana Paula Oliveira. // O tribunal judicial da comarca de Melgaço «faz saber que foi distribuída na Secretaria Judicial desta comarca uma acção contra APOB, solteira, residente no lugar do Peso, Paderne, registada sob o n.º 174/98, para efeitos de ser decretada a sua interdição por anomalia psíquica.» // Melgaço, 4/1/1999 – A juíza de Direito, Susana Maria Mesquita Gonçalves.

 

BRAZ, Augusto Joaquim. // Morreu no lugar do Peso, Paderne, em 1997 (VM 1071).

 

BRAZ, Carlos. // Em 1948 era guarda-fiscal na Secção da Vila de Melgaço. A 9/8/1948 a sua esposa, Maria da Glória, deu à luz, no lugar da Portela, Paderne, uma criança do sexo feminino (NM 869, de 22/8/1948). // Em finais de 1948 encontrava-se doente (NM 878, de 7/11/1948).

 

BRAZ, Virgínia da Encarnação. Filha de Carlos Braz e de Maria da Glória Fernandes Esteves. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1588, de 27/2/1966: «No passado dia 13 do corrente realizou-se no vetusto mosteiro de Paderne o enlace matrimonial de Virgínia da Encarnação Vaz (…) com Manuel Augusto, filho de Adelino Pinheiro e de Ortelinda Rodrigues, proprietários da freguesia de São Paio. Serviram de padrinhos por parte da noiva António Marcos, 2.º cabo da Guarda-Fiscal na reserva, e Maria Elvira Domingues, de Alvaredo; e por parte do noivo Manuel Vaz e sua esposa, Rosa Rodrigues Vaz, de Fiães. (…) Findo o almoço, os noivos seguiram em viagem para o sul do país, dando-se em seguida início a um animado baile, que durou até tarde

 

BRITO

 

BRITO, Francisca Luísa. Filha de Luís António de Brito e de Antónia Joaquina Alves, lavradores, residentes em Aldeia. Nasceu em Paderne por volta de 1829. // Morreu no dito lugar, onde morava, a 11/2/1887, com 58 anos de idade; estava casada com Manuel Joaquim Rodrigues, rural; foi sepultada na igreja a 13, ou seja, dois dias depois da morte. // Com geração.    

 

BRITO, Francisco Manuel. Filho de Luís António de Brito e de Antónia Joaquina Alves, moradores no lugar de Aldeia, Paderne. // Emigrante. // Sua irmã germana, Francisca Luísa de Brito, fez um requerimento, autorizado por seu marido, Manuel Joaquim Rodrigues, a pedir a curadoria dos bens do ausente, por este não dar notícias há mais de 20 anos, presumindo que estivesse morto (Escrivão: António Joaquim Baião – Diário do Governo 84, de 16/4/1883). // No Diário do Governo 163, de 23/7/1883, ela pretende ser herdeira universal dele, já não se contenta em gerir os seus bens! 

 

BRITO, Valeriano Augusto. Filho de Manuel António de Brito, natural de Alvaredo, e de Carlota Joaquina Alves, natural de Paderne, rurais, moradores no lugar da Granja. Neto paterno de Marcos José de Brito e de Maria Ventura Rodrigues, do lugar de Ferreiros, Alvaredo; neto materno de Manuel Luís Alves e de Maria Joaquina Rodrigues, do lugar da Granja. Nasceu na freguesia de Paderne a 3/9/1868 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Bento Domingues (Castelar?), de Alvaredo, e Ana (Vaz?), solteira, da Granja. // Tinha 26 anos de idade, era militar de profissão, quando morreu, a 12/3/1894, pelas nove horas da noite, em sua casada de morada, sita no lugar do Souto, Paderne, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

CABRAL

 

CABRAL, José António. Filho de ------------- Rocha Cabral e de ---------------------. Nasceu por volta de 1856. // Casou com Filomena Teresa, nascida na freguesia da Sé, Braga, por volta de 1856, filha de Manuel Luís Ferreira e de Maria do Carmo Valente. // A sua esposa faleceu a 15/2/1910, em sua casa de morada, sita no lugar da Quinta da Torre, freguesia de Paderne, sem sacramentos, com 54 anos de idade, sem testamento, e foi sepultada no adro da igreja; deixou uma filha de maior idade. // Ele morreu também em Paderne, a 22/7/1913, com 57 anos de idade; residia na Quinta da Torre, Peso; era 2.º sargento da Guarda-Fiscal, já aposentado (Correio de Melgaço n.º 59).

 

CALDAS

 

CALDAS, --------------. Filho de Domingos Joaquim Pereira de Caldas, de Riba de Mouro, e de Maria Balbina Alves de Sousa, de Paderne, moradores no Pinheiro. N.p. de João Luís Pereira Caldas e de Maria Joaquina de Sousa e Castro, de Riba de Mouro; n.m. de Joaquim José de Sousa e de Antónia Maria Rodrigues Torres, de Paderne. Nasceu a 9/5/1870 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Francisco Pereira Caldas e Justina (?), irmãos do batizando.

 

CALDAS, Abel de Jesus. Filho de José Joaquim Pereira Caldas e de Teresa de Jesus Rodrigues, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Domingos Joaquim Pereira Caldas e de Maria Balbina de Sousa; n.m. de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Domingues. Nasceu a 22/2/1887 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José António Rodrigues, solteiro, rural, e Maria Violante Rodrigues, solteira, doméstica, tios maternos do neófito. // Emigrou para o Brasil, tornando-se negociante na praça fluminense; em 1914, vindo do Rio de Janeiro, instalou-se durante uns tempos na sua casa do lugar do Pinheiro, Paderne (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914). // Casou na igreja do mosteiro a 15/2/1915 com Glória, filha de João Luís de Almeida, louvado, e proprietário no lugar de Além, Paderne. Padrinhos da boda: José António Rodrigues e Maria da Glória Pereira. O almoço foi servido em casa dos pais da noiva. Passaram a lua-de-mel no Porto (Correio de Melgaço n.º 137, de 16/2/1915). // Em Junho ou Julho de 1915 partiu para o Rio de Janeiro (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915). // Com geração. // Era sobrinho de Albano Pereira Caldas, comerciante no Rio de Janeiro.      

 

CALDAS, Adelaide. Filha de Engrácia de Caldas, solteira. Neta materna de Manuel José de Caldas e de Ana Esteves, do Barral. Nasceu a 23/8/1846 e foi batizada a 25 desse mês. Padrinhos: tios maternos, José Maria Soares e esposa, Florinda de Caldas, de São Paio.

 

CALDAS, Adelaide. Filha de Alberto José de Caldas, do Barral, e de Joaquina Rosa Durães, da Carreira, São Paio, moradores em Nogueira, Paderne. Neta paterna de Manuel Joaquim de Caldas e de Ana Rosa Durães; neta materna de João Luís Durães e de Rosa Maria Afonso, todos lavradores e sampaienses. Nasceu a 30/11/1883 e foi batizada na igreja do mosteiro a 1/12/1883. Padrinhos: António Joaquim de Caldas, empregado da Câmara Municipal de Lisboa, e sua mulher, Escolástica da Conceição (representados pelo avô paterno da batizanda e sua segunda esposa, Maria Benedita Vaz, do Barral, São Paio). // Faleceu em Paderne a 18/5/1963.

 

CALDAS, Agostinho. // Nasceu por volta de 1930. // Morreu no lugar de Pomares, Paderne, a --/--/2021, com 91 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/8/2021).  

 

CALDAS, Albano. Filho de Abel de Jesus Pereira Caldas e de Glória de Almeida. Nasceu em Paderne a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 179, de 19/12/1915).

 

CALDAS, Alberto José. Filho de --------- Caldas e de --------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Foi jurado por Paderne no 2.º semestre de 1907; voltou a ter esse cargo em 1908 (JM 743). // Novamente jurado para as causas-crime durante o 2.º semestre de 1914, juntamente com Manuel José Nóvoas, Francisco José Pereira, João Luís de Almeida, António Maria Guerreiro Ranhada, Albino de Sousa Lobato, e o Dr. António Francisco de Sousa Araújo (Correio de Melgaço n.º 106, de 7/7/1914). // No 2.º semestre de 1915 assumiu novamente essa responsabilidade; com ele esteve Manuel Joaquim Domingues, entre outros (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915).    

 

CALDAS, Alberto José. Filho de -------- Caldas e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Paderne e ficou aprovado. Professora: E. C. Outeiro (NM 411).

 

CALDAS, Alfredo António. Filho de Alberto José de Caldas e de Joaquina Rosa Durães, residentes na Nogueira. N.p. de Manuel Joaquim de Caldas e de Ana Rosa Durães, do Barral, São Paio; n.m. de João Luís Durães e de Rosa Maria Afonso, da Carreira, São Paio, todos lavradores. Nasceu em Paderne a 25/9/1886 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim de Caldas, empregado na Câmara Municipal de Lisboa, e esposa, Escolástica da Conceição (representados por seu irmão, Manuel Joaquim de Caldas e sua mulher, Maria Benedita Vaz, lavradores, do Barral, São Paio). // Faleceu no dito lugar da Nogueira, a 23/9/1887, e foi sepultado na igreja.  

 

CALDAS, Amália da Conceição. Filha de Alberto José de Caldas e de Joaquina Rosa Durães, lavradores, de São Paio, residentes em Nogueira, Paderne. Neta paterna de Manuel Joaquim de Caldas e de Ana Rosa Durães; neta materna de João Luís Durães e de Rosa Maria Afonso. Nasceu a 19/7/1889 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim de Caldas, casado, empregado público, morador em Lisboa (representado por António Gonçalves Esteves, casado, proprietário, residente no Barral) e Escolástica da Conceição Caldas, casada, doméstica, moradora em Lisboa (representada por Margarida Amália Bernardes Esteves, doméstica, do Barral). // Casou na CRCM a 5/7/1919 com Adrião, de 31 anos de idade, filho de Manuel António Domingues e de Maria Vitória Fernandes, padernense. // Faleceu no lugar do Pinheiro, Paderne, a 24/11/1930 (NM 90, de 14/12/1930).     

 

CALDAS, António. Filho de José Joaquim Pereira Caldas e de Teresa Rodrigues, lavradores, residentes no Pinheiro. N.p. de Domingos Joaquim Pereira Caldas e de Maria Balbina de Sousa; n.m. de Luís António Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu a 21/1/1900 e foi batizado a 28 desse mês. Padrinhos: Francisco Joaquim Rodrigues, solteiro, rural, e Benedita Rodrigues, solteira, doméstica. // Fez exame do 1.º grau a 13/7/1912, obtendo a classificação de «suficiente»; era seu professor António Dâmaso Lopes.

 

CALDAS, António Joaquim. Filho de Alberto José de Caldas e de Joaquina Rosa Durães, lavradores, de São Paio, moradores em Nogueira, Paderne. Neto paterno de Manuel Joaquim Caldas e de Ana Rosa Durães; neto materno de João Luís Durães e de Rosa Maria Afonso. Nasceu a 5/11/1898 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António Joaquim Rodrigues Torres, casado, rural, e Caetana dos Ramos, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 25/8/1923 com Lucinda Firmina, de 22 anos de idade, natural de Prado, filha de Vitorino José (ou Joaquim) Domingues e de Rosa de Jesus Lopes. // A 3/3/1950 foi agredido à sacholada por Alípio Gomes, do lugar do Convento. // Faleceu em Paderne a 12/11/1981. Nota: deve ser o senhor que em 1946 movia um processo contra Delfim Rodrigues Lima e sua mulher, Deolinda Esteves, de Longos Vales, Monção (ver NM 802, de 22/12/1946, e NM 821, de 22/6/1947).

 

CALDAS, António do Nascimento. Filho de Adelaide da Conceição Caldas. Nasceu na freguesia de Paderne a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 74, de 9/11/1913). // Em 1948 residia em Lourenço Marques; era, segundo o jornal, abastado capitalista. Nesse ano veio, com sua esposa, visitar a terra natal (NM 856, de 2/5/1948).

 

CALDAS, Cândida do Patrocínio. Filha de Engrácia Caldas. Neta materna de Manuel de Caldas e de Ana Esteves, do Barral. Nasceu a 17/4/1854 e foi batizada pelo padre João Luís Marinho no dia seguinte. Padrinhos: Luís Manuel Rodrigues, solteiro, e Maria do Patrocínio, da Portela, Paderne. 

 

CALDAS, Cândido. Filho de José Manuel Domingues Caldas e de Maria José Gonçalves, rurais, moradores no lugar da Granja. N.p. de António Domingues de Caldas e de Maria Luísa Esteves de Abreu; n.m. de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa Vaz. Nasceu em Paderne a 19/4/1875 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Joaquim Gonçalves e Ana Gonçalves. // Faleceu a 29/12/1908, em sua casa de morada, sita no lugar da Granja, apenas com o sacramento da extrema-unção, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

CALDAS, Deolinda. Filha de Manuel Pereira Caldas e de Rufina Cândida Fernandes, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne em 1888. // Morreu no lugar de Pinheiro, a 30/12/1889, com apenas treze meses de idade, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

CALDAS, Domingos Joaquim. Filho de João Luís Pereira Caldas e de Maria Joaquina de Castro e Sousa, proprietários, de Riba de Mouro. Nasceu na freguesia de São Pedro de Riba de Mouro, Monção, por volta de 1828. // Proprietário. // Morreu na sua casa do Pinheiro, Paderne, a 15/1/1893, com 65 anos de idade, no estado de casado com Maria Balbina de Sousa, e foi sepultado na igreja do mosteiro. // Com geração.  

 

CALDAS, (Felizarda?). Filha de Engrácia de Caldas. Neta materna de Manuel José de Caldas e de Ana Esteves, do Barral. Nasceu a 1/2/1852 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Madrinha: Maria do Patrocínio de Castro, da Portela.   

 

CALDAS, Francisco António. Filho de José Joaquim Pereira Caldas e de Teresa Rodrigues, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Domingos Joaquim Pereira Caldas e de Maria Balbina de Sousa; n.m. de Luís António Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu a 7/1/1897 e foi batizado a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Joaquim Rodrigues e Benedita Rodrigues (Monteiro), tios maternos do batizando, solteiros, rurais. // Casou na igreja do mosteiro a 20/9/1955 com Rosa de Abreu. // Ambos faleceram em Paderne: a esposa a 16/1/1960 e ele a 30/6/1966.  

 

CALDAS, Francisco José. Filho de Manuel José de Caldas e de Ana Maria Esteves, moradores no lugar do Barral, Paderne. Nasceu por volta de 1804. // Rural. // Morreu no lugar da Carpinteira, São Paio, a 31/5/1894, com todos os sacramentos, com 90 anos de idade, no estado de viúvo de Ana Rosa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado da igreja de São Paio.   

 

CALDAS, Frederico das Chagas. Filho de Domingos Joaquim Pereira de Caldas, de Riba de Mouro, e de Maria Balbina Alves de Sousa, de Paderne, moradores em Pinheiro. Neto paterno de João Luís Pereira de Caldas e de Maria Joaquina de Sousa e Castro; neto materno de Joaquim José de Sousa e de Antónia Maria Rodrigues Torres. Nasceu em Paderne a 6/2/1867 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

CALDAS, Ivo. Filho de ---------------- Caldas e de --------------- Vieites. Nasceu em --------------- a --/--/19--. // Morou no lugar de Pomares, freguesia de Paderne.

 

CALDAS, João Luís Pereira (Padre). // Natural de Caldas de Badim. // Em 1770, juntamente com outros, comprou o mosteiro de Paderne; em 1774 era ele o prior.

 

CALDAS, José António. Filho de Alberto José de Caldas e de Joaquina Rosa Durães, lavradores, de São Paio, residentes em Nogueira. N.p. de Manuel Joaquim de Caldas e de Ana Rosa Durães; n.m. de João Luís Durães e de Rosa Maria Afonso. Nasceu a 6/11/1901 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Rodrigues Torres, casado, rural, e Caetana dos Ramos, casada, doméstica. // Faleceu a 24/2/1906 e foi sepultado no adro da igreja. 

 

CALDAS, José Joaquim. Filho de Domingos Joaquim de Caldas e de Maria Balbina Alves de Sousa, proprietários. N.p. de João Luís Pereira de Caldas e de Maria Joaquina de Sousa, de Quintela, Riba de Mouro; n.m. de Joaquim José Alves de Sousa e de Antónia Maria (Soares?), do Pinheiro, Paderne. Nasceu em Paderne a 4/11/1854 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Lavrador. // Morava no lugar do Pinheiro quando casou na igreja do mosteiro a 1/12/1886 com a sua conterrânea Teresa de Jesus, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar de Aldeia, filha de Luís António Rodrigues e de Rosa Pires, rurais.

 

CALDAS, Justina. Filha de José Manuel Domingues Caldas e de Maria José Gonçalves, moradores no lugar da Granja. N.p. de António Domingues Caldas e de Maria Luísa Esteves de Abreu, do Barbeito; n.m. de Manuel Joaquim Gonçalves e de Maria Luísa... Nasceu a 11/1/1871 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Francisco Joaquim Gonçalves e Ana, tios maternos, lavradores, da Granja. // Faleceu no lugar da Granja a 24/8/1885, com todos os sacramentos, e foi sepultada no adro da igreja de Alvaredo.  

 

CALDAS, Justino. Filho de José Joaquim Pereira Caldas e de Teresa Rodrigues, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Domingos Joaquim Pereira Caldas e de Maria Balbina Alves de Sousa; n.m. de Luís António Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu a 3/10/1892 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Pereira Caldas, negociante, solteiro, emigrante no Brasil (representado por Domingos Joaquim Pereira Caldas) e Maria Balbina de Sousa, casada, doméstica. // Pediu às autoridades militares que adiassem o seu ingresso na tropa de 1913 para 1914 (Correio de Melgaço n.º 62, de 17/8/1913). // Faleceu em Paderne a 3/3/1960.    

 

CALDAS, Luciana da Conceição. Filha de Alberto José de Caldas e de Joaquina Rosa Durães, lavradores, de São Paio, residentes em Nogueira, Paderne. N.p. de Manuel Joaquim de Caldas e de Ana Rosa Durães; n.m. de João Luís Durães e de (Rosa?) Maria Afonso. Nasceu em Paderne a 9/10/1895 e foi batizada a 11 desse mês. Padrinhos: António Joaquim Rodrigues Torres, casado, rural, e Constança do (Carmo?), casada, doméstica. // Casou na CRCM a 3 de Outubro de 1929, com (Abel?) José da Costa (Coelho?). // Enviuvou a 8 de Março de (1956?).  

 

CALDAS, Ludovina da Conceição. Filha de Domingos Joaquim Pereira Caldas, de Riba de Mouro, e de Maria Balbina Alves de Sousa, de Paderne, lavradores, residentes no Pinheiro. N.p. de João Luís Pereira Caldas e de Maria Joaquina de Sousa; n.m. de Joaquim José Alves de Sousa e de Antónia Maria Rodrigues Torres. Nasceu a 7/12/1877 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: seus irmãos, José Joaquim e Bernardina. // Faleceu em Paderne a 6/3/1945. 

 

CALDAS, Luís Vicente. Filho de Engrácia de Caldas. N.m. de Manuel José de Caldas e de Ana Esteves, do Barral. Nasceu a 16/11/1841 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: avó materna.      

 

CALDAS, Manuel Francisco. Filho de Domingos José (ou Joaquim) Pereira Caldas e de Maria Balbina de Sousa, moradores no Pinheiro. N.p. de João Luís Pereira Caldas e de Maria Joaquina de Sousa, de Riba de Mouro; n.m. de Joaquim José de Sousa e de Antónia Luísa Rodrigues, do Pinheiro. Nasceu a 30/7/1852 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

CALDAS, Manuel Francisco. Filho de Ludovina da Conceição Pereira Caldas, solteira, doméstica, moradora no lugar do Pinheiro. Neto materno de Domingos Joaquim Pereira Caldas e de Maria Balbina Alves de Sousa. Nasceu em Paderne a 15/5/1903 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Abel de Jesus Pereira Caldas, solteiro, camponês, e Rosa do Rosário Pereira Caldas, solteira, doméstica. // Casou na CRCM a 14/4/1938 com Teresa (!) das Dores Alves. // Enviuvou a 4/4/1990. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 16 de Junho de 1990.  

 

CALDAS, Manuel José. Filho de António Domingues Caldas e de Maria Luísa Esteves de Abreu, moradores em Barbeito. N.p. de João Domingues Caldas e de Maria Rosa Domingues, de Alvaredo; n.m. de João Esteves de Abreu e de Joana Rosa Rodrigues Torres, de Barbeito. Nasceu a 8/12/1844 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: tio paterno, Manuel José Domingues Caldas, e sua filha, Benta Rosa. // Faleceu em 1847.  

 

CALDAS, Manuel José. Filho de José Joaquim Pereira Caldas e de Teresa de Jesus Rodrigues, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Domingos Joaquim Pereira Caldas e de Maria Balbina de Sousa; n.m. de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Domingues. Nasceu a 22/8/1894 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Rodrigues, solteiro, ptoprietário, morador nos Arcos de Valdevez (representado por Francisco Joaquim Rodrigues, solteiro, rural) e Filomena Rodrigues, solteira, doméstica, tios maternos do bebé. // Casou na CRCM a 20/2/1918, com Adelina do Rosário de Sousa Lobato. // Faleceu em Paderne a 24/11/1969.

 

CALDAS, Maria das Dores. Filha de António Domingues Caldas e de Maria Luísa Esteves. N.p. de João Domingues Caldas e de Maria Rosa Domingues, de Alvaredo; n.m. de João Esteves de Abreu e de Joana Rosa Rodrigues Torres, do Barbeito. Nasceu a 12/5/1843 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinho: Marcelino José Fernandes, solteiro, de Santa Eulália de Valadares. // Casou na igreja de Paderne a 19/2/1868 com Manuel José, de 28 anos de idade, da Granja, filho de António José de Sousa Lobato e de Vitória Fernandes, de Alvaredo. // Faleceu a --/--/18--. // O seu viúvo finou-se a 2/6/1880. // Com geração.  

 

CALDAS, Maria das Dores. Filha de Manuel Francisco Pereira Caldas e de Teresa das Dores Alves. Nasceu em Paderne a --/--/1940 (NM 484, de 3/3/1940). // Casou com José Gregório, seu conterrâneo. // Em 1997 residiam no lugar do Pinheiro (VM 1064).

 

CALDAS, Maria da Graça. Filha de José Joaquim Pereira Caldas e de Teresa de Jesus Rodrigues, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Domingos Joaquim Pereira Caldas e de Maria Balbina Alves de Sousa; n.m. de Luís António Rodrigues e de Rosa Maria Domingues. Nasceu a 16/3/1889 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José António Rodrigues, solteiro, negociante em Lisboa (representado por Luís António Rodrigues, casado, lavrador), e Filomena Rodrigues, solteira, doméstica. // Casou em 1914 com José Joaquim Fernandes. // Faleceu em Paderne a 23/3/1958.  

 

CALDAS, Maria Joaquina. Filha de Manuel José de Caldas e de Ana Afonso, lavradores, padernenses. Nasceu em Paderne por volta de 1823. // Morreu na sua casa do Barral, a 22/10/1891, viúva de José Joaquim Rodrigues, e foi sepultada no adro da igreja do mosteiro. // Deixou filhos. 

 

CALDAS, Maria Justina Pereira. // Nasceu por volta 1860. // Faleceu no lugar do Pinheiro, Paderne, a --/--/1931, com 70 anos de idade (NM 98, de 22/2/1931).

 

CALDAS, Maria Rosa. Filha de Alberto José de Caldas e de Joaquina Rosa Durães, lavradores, de São Paio, residentes em Nogueira. N.p. de Manuel Joaquim de Caldas e de Ana Rosa Durães; n.m. de João Luís Durães e de Rosa Maria Afonso. Nasceu em Paderne a 24/2/1893 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Rodrigues Torres, casado, rural, e Caetana dos Ramos, casada, doméstica. // Casou na CRCM a 18/4/1925 com Joaquim Ferreira, de Remoães. // Faleceu em Remoães a 27/2/1958. 

 

CALDAS, Palmira. // Do lugar da Nogueira. // Casou a 6/3/1952 com o seu conterrâneo Salvador Alves, do lugar de Sante. Padrinhos da boda: Aníbal Vieites e sua esposa (Notícias de Melgaço n.º 1016, de 9/3/1952).

 

CALDAS, Perpétua da Glória Preciosa. Filha de José Joaquim Pereira Caldas e de Teresa de Jesus Rodrigues, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Domingos Pereira Caldas e de Maria Balbina de Sousa; n.m. de Luís António Rodrigues e de Rosa Domingues. Nasceu a 31/3/1891 e foi batizada a 19 de Abril desse ano. Padrinhos: Justino Pereira Caldas, solteiro, negociante, emigrante no Brasil (representado por Domingos Pereira Caldas) e a avó paterna da criança. // Casou na CRCM a 3/2/1915 com Luís Manuel, de 35 anos de idade, padernense, filho de Manuel António Domingues e de Maria Vitória Fernandes. // Ambos faleceram em Paderne: o marido a 11/2/1963 e ela a 19/11/1974. // Com geração.  

 

CALDAS, Rosa. Filha de Domingos Joaquim Pereira de Caldas, de Riba de Mouro, e de Maria Balbina Alves de Sousa, de Paderne. N.p. de João Luís Pereira de Caldas e de Maria Joaquina Pereira de Sousa; n.m. de Joaquim José Alves de Sousa e de Antónia Maria Rodrigues [Torres]. Nasceu no lugar do Pinheiro a 19/9/1873 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco e Justina (ou Maria Justina), irmãos da batizanda.       

 

CALDAS, Rosa do Rosário (*). Filha de Domingos Joaquim Pereira de Caldas e de Maria Balbina Alves de Sousa, lavradores, residentes no Pinheiro. N.p. de João Luís Pereira de Caldas e de Manuela (!) Joaquina de Sousa, de Quintela, Riba de Mouro; n.m. de Joaquim José Alves de Sousa e de Antónia Maria [Rodrigues] Torres. Nasceu a 23/8/1875 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Pereira de Caldas e Bernardina Pereira de Caldas, irmãos da batizanda. // Casou a 10/2/1907, na igreja de Paderne, com Manuel Francisco, de 29 anos de idade, filho de Manuel António Lourenço e de Teresa de Jesus Domingues, padernense. // Faleceu na sua freguesia a 27/2/1955. /// (*) Era a 2.ª filha do casal com este nome. Tudo nos leva a crer, portanto, que a Rosa acima indicada seria Rosa do Rosário, e teria morrido ainda bebé.    

 

CALDAS, Sérgio. Filho de Manuel Francisco Pereira Caldas e de Teresa das Dores Alves. Nasceu em Paderne em 1938 (NM 414). // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário