quarta-feira, 22 de setembro de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Cubalhão)

Por Joaquim A. Rocha


// continuação de 27/05/2021.

 

SOUSA

 

SOUSA, Francisco. Filho de Manuel Esteves de Sousa e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel José Esteves de Sousa e de Rosa Esteves; neto materno de Manuel Rodrigues e de Ana Luísa Pereira. Nasceu em Cubalhão a 27/8/1880 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Rodrigues, solteiro, tio do batizando, camponeses. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a 13/9/1941.  

 

SOUSA, Maria Albina. Filha de Manuel Esteves de Sousa e de Maria Rosa Rodrigues, moradores no lugar de Baixo. Neta paterna de Manuel José Esteves de Sousa e de Rosa Esteves (já defuntos), do dito lugar; neta materna de Manuel Rodrigues e de Ana Luísa Pereira, do lugar de Cima, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 26/6/1871 e foi batizada na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Faleceu em Cubalhão a 2/6/1949.   

 

SOUSA, Mariana. Filha de Francisco de Sousa e de Maria José Afonso, lavradores, naturais de Parada do Monte. Nasceu em --------------, por volta de 1799. // Lavradeira. // Casou com Francisco Esteves, de quem ficou viúva. // Faleceu no lugar de Além, Cubalhão, repentinamente, a 8/4/1864, com 65 anos de idade, e foi sepultada na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou quatro filhos. 

 

TRIGUEIRA

 

TRIGUEIRA, António Domingues. Filho de Manuel José Domingues Trigueira e de Maria Luísa Domingues. Nasceu em Cubalhão por volta de 1807. // Lavrador. // Faleceu solteiro, a 17/2/1862, em Cavaleiro Alvo, São Paio, com 55 anos de idade, e foi sepultado na igreja da sua terra natal no dia seguinte. // Não fizera testamento. 

 

TRIGUEIRA, Manuel. Filho de Manuel José Domingues Trigueira e de Maria Luísa Domingues, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1825. // Camponês. // Faleceu a 19/3/1897, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, casado com Rosa Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.    

 

TRIGUEIRA, Manuel. Filho de Manuel Domingues Trigueira e de Rosa Esteves, moradores no lugar da Trigueira (!). Neto paterno de Manuel José Domingues Trigueira e de Maria Luísa Domingues; neto materno de Francisco Esteves e de Mariana de Sousa. Nasceu a 14/7/1861 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Esteves, solteira, ambos do lugar de Além, Cubalhão. // Faleceu em Parada do Monte a 21/9/1943.    

 

TRIGUEIRA, Maria. Filha de Manuel Domingues Trigueira e de Rosa Esteves, lavradores, do lugar da Trigueira (!). Neta paterna de Manuel José Domingues Trigueira e de Maria Luísa Domingues; neta materna de Francisco Esteves e de Mariana de Sousa. Nasceu a 21/9/1864 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Domingues, pedreiro, e Ana Domingues, jornaleira, solteiros.   

 

TRIGUEIRA, Rosa. Filha de Manuel Domingues Trigueira e de Rosa Esteves, moradores no lugar de Cima. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Luísa Domingues, do dito lugar; neta materna de Francisco Esteves e de Maria de Sousa, de Além, todos lavradores. Nasceu a 2/8/1868 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Alves e sua mulher, Maria Esteves, lavradores, de Cortegada, Parada do Monte.

 

VAZ

 

VAZ, Abílio da Conceição. Filho de José Vaz, guarda-fiscal, e de Maria Angélica Domingues de Barros, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira, lavradores; neto materno de José Domingues de Barros e de Francisca de Paula Ferreira, vendeiros, do lugar de Cima. Nasceu na freguesia de Cubalhão a 21/12/1896 e foi batizado na igreja católica a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Félix Dias Ribeiro, guarda-fiscal, do Lindoso, Ponte da Barca, e Rosa Domingues, solteira, cubalhoense. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1439, de 24/6/1962: «Abílio Vaz. Vindo dos Estados Unidos da América, acompanhado de seu estremecido filho, senhor Tony Vaz, encontra-se a passar uma temporada em sua casa, na freguesia de Cubalhão, o nosso estimado assinante, senhor Abílio Vaz, que há muitos anos labuta naquele Estado da América. Apresentando-lhes os nossos cumprimentos de boas vindas, agouramos uma feliz estadia entre nós.» // Ver Notícias de Melgaço n.º 1520, de 26/7/1964, página 4. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1607, de 28/8/1966, página 2: No passado dia catorze do corrente realizou-se no Hotel Ranhada, do Peso, um almoço de confraternização de diversos membros da família Vaz, que decorreu no meio da mais franca alegria. A família Vaz, reunida nesse dia, pois alguns há mais de cinquenta anos que não se viam, era constituída pelos senhores Abílio Vaz, residente nos Estados Unidos da América, Avelino Vaz, funcionário do Ministério da Guerra do Distrito Federal no Brasil, e sua esposa, D. Ernestina Tavares Vaz, José Rodrigues Vaz e madame Bernardeth Madalene, residentes em França, D. Laura e D. Benezinda Vaz e Manuel Pereira, todos residentes em Cubalhão. No final do almoço a família Vaz foi muito cumprimentada, sendo-lhe tiradas diversas fotografias para recordação futura. Associando-nos a esta confraternização, apresentamos a toda a família Vaz os nossos parabéns e as maiores felicidades.    

 

VAZ, Aires. Filho de Joaquim Vaz e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel José Vaz e de Rosa Maria Pereira; neto materno de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Sousa. Nasceu em Cubalhão a 19/7/1862 e foi batizado na igreja católica da localidade a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Luís Vaz e sua mulher, Albina Domingues, lavradores, do lugar de Cima. // Alfaiate. // Casou na igreja católica de Fiães a 10/12/1888 com Maria Albina Alves, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, natural e moradora no lugar de Balsada, Fiães, filha de Pedro Bento Alves, natural de São Pedro de Leirado, bispado de Ourense, e de Isabel Marques, natural de Fiães, Melgaço, lavradores. Testemunhas presentes: António Joaquim Alves, Francisco António Alves, e Manuel Joaquim Alves, todos solteiros, lavradores, residentes no lugar de Ladronqueira. // Os noivos declararam ao sacerdote, e às testemunhas, que eram pais de uma criança do sexo feminino, chamada Maria de Jesus, batizada na igreja de Fiães a 22/5/1885, a qual ficava agora perfilhada.  

 

VAZ, Alexandrina de Jesus. Filha de António Joaquim Vaz e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Francisco Vaz e de Rosa Rodrigues; neta materna de António Alves e de Maria Fernandes. Nasceu em Cubalhão a 15/7/1900 e foi batizada na igreja católica da localidade a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues e Maria Rosa Domingues, solteiros, cubalhoenses, moradores no sobredito lugar de Cima. // Faleceu na sua freguesia natal a 23/11/1970.

 

VAZ, Alípio de Jesus. Filho de José Vaz, guarda-fiscal, e de Maria Angélica Domingues de Barros, lavradeira, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira, lavradores; neto materno de José Domingues de Barros e de Francisca de Paula Ferreira, vendeiros. Nasceu em Cubalhão a 2/8/1894 e foi batizado a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Diogo Domingues, solteiro, guarda-fiscal, natural de Penso, e Rosa Domingues, solteira, natural de Cubalhão. // Camponês. // Faleceu a 29/1/1910, em casa de seus pais, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, e foi sepultado no adro da igreja.      

 

VAZ, Alzerino. Filho de ---------------- Vaz e de ------------------------------------------------. Nasceu em Cubalhão por volta de 1943. // Casou com Almerinda Alves. // Faleceu a --/--/1993, com cinquenta anos de idade, vítima de um acidente em Rocrolle-Oise, França, e foi sepultado no cemitério de Castro Laboreiro. // Pai de Natália de Jesus e de Maria Irene. // (ver «A Voz de Melgaço» n.º 994).  

 

VAZ, António Luís. Filho de Manuel Vaz e de Rosa Pereira, moradores no lugar de Orjais. Neto paterno de António Vaz e de Rosa Domingues, do lugar de Cima; neto materno de Manuel José Pereira e de Joana Gonçalves, de Orjais. Nasceu a 19/2/1857 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Pereira e Luísa Pires, de Orjais.

 

VAZ, Armando Augusto. Filho de José Vaz, guarda-fiscal em serviço no posto de Alcobaça, Fiães, e de Maria Angélica Domingues de Barros, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco Vaz e de Ana Ventura Pereira; neto materno de José Domingues de Barros e de Francisca de Paula Ferreira. Nasceu em Cubalhão a 22/7/1902 e foi batizado na igreja católica da localidade a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Ladislau Gonçalves, solteiro, guarda-fiscal, e Maria da Purificação Almeida, solteira, camponesa.  

 

VAZ, Augusto de Jesus. Filho de Guilhermina Vaz. Nasceu em Cubalhão a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931).

 

VAZ, Augusto Joaquim. Filho de Vitorino Vaz e de Miquelina Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco Vaz e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de António Alves e de Maria José Fernandes. Nasceu em Cubalhão a 12/7/1905 e foi batizado na igreja católica da localidade a 16 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Francisco Gonçalves, solteiro, lavrador, e Maria Joaquina Gonçalves, solteira, camponesa. // Casou com -----------------------------. // A 14/2/1950, pelas dezoito horas, quando a camioneta de feirantes pertencente a José Albano Fernandes, natural de Castro Laboreiro, conduzida pelo motorista Ernesto Martins Isidoro, solteiro, de Braga, se dirigia para a vila de Castro, ao passar a curva denominada Volta Grande, perto de Lamas de Mouro, precipitou-se de uma altura superior a cem metros, ficando gravemente ferido, pelo que depois de ter sido assistido pelos médicos Esteves e Saavedra foi transportado para o hospital de Santo António, no Porto (Notícias de Melgaço n.º 925, de 17/2/1950). // Faleceu na freguesia da Vila, SMP, a 18/7/1977.           

 

VAZ, Avelina. Filha de José Luís Vaz e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José António Vaz e de Joaquina Martins; neta materna de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues. Nasceu a 27/10/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues, viúvo, e Rosa Rodrigues, solteira, lavradores. // Faleceu a 4/12/1940.

 

VAZ, Balbina Rosa. Filha de José Luís Vaz e de Maria Domingues, lavradores, do lugar de Cima. Neta paterna de José António Vaz e de Joaquina Martins; neta materna de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues. Nasceu a 26/2/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues, viúvo, lavrador, do Louridal (!), e Maria Rosa Rodrigues, solteira, do Louridal (!), ambos de Cubalhão.   

 

VAZ, Benezinda. Filha de José Vaz, guarda-fiscal, em serviço em Portocarreiro, Fiães, e de Maria Angélica Domingues de Barros, lavradeira, moradores no lugar de Cima. Neta paterna de Francisco Vaz e de Ana Ventura Pereira; neta materna de José Domingues de Barros e de Francisca de Paula Ferreira. Nasceu em Cubalhão a 2/11/1904 e foi batizada na igreja católica da localidade a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Ladislau Gonçalves, solteiro, guarda-fiscal, e Maria da Purificação Almeida. // Casou na freguesia da Vila, civilmente, a 2/7/1923, com Manuel de Jesus Pereira. // Enviuvou a 8/5/1991. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 16/1/1994.

 

VAZ, Bento. Filho de José Luís Vaz e de Maria Domingues. Neto paterno de José António Vaz e de Joaquina Martins; neto materno de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues. Nasceu a 6/9/1855 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Luís Pereira e mulher, Isabel Rodrigues, todos do lugar de Cima. // Casou na igreja de Cubalhão, a 15/4/1891, com a sua parente no 4.º grau, Maria Albina, nascida a 26/6/1871, solteira, filha de Manuel Esteves de Sousa e de Maria Rosa Rodrigues. Testemunhas do ato religioso. Manuel José Rodrigues e Manuel Rodrigues Veiga, casados, todos rurais. // Morreu no lugar de Cima a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 72, de 10/8/1930).  

 

VAZ, Casimiro de Jesus. Filho de Vitorino Vaz e de Miquelina Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco Vaz e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de António Alves e de Maria José Fernandes. Nasceu em Cubalhão a 10/7/1908 e foi batizado na igreja católica da localidade a 12 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Albina Rodrigues, solteira, camponesa, que “batizara” a criança em casa por julgarem que não sobreviveria. 

 

VAZ, Constantino. Filho de José Luís Vaz e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José António Vaz e de Joaquina Martins; neto materno de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 7/1/1864 e foi batizado na igreja católica da localidade nesse dito dia. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua mulher, Ana Pereira, lavradores. // Casou com Rosa Lina Vaz, na CRCM, a 20/1/1921. // Faleceu em Cubalhão, no lugar de Cima, a 26/6/1933 (Notícias de Melgaço n.º 201, de 16/7/1933).

 

VAZ, Duartina da Natividade. Filha de Manuel de Jesus Vaz e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em Cubalhão a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 179, de 8/1/1933).

 

VAZ, Elisa da Glória. Filha de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Amélia Domingues Seara. Nasceu em Cubalhão a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 97, de 17/2/1931).

 

VAZ, Ermindo. Filho de Vitorino Vaz e de Miquelina Alves, naturais do lugar de Cima, onde moravam. Neto paterno de Francisco Vaz e de Rosa Rodrigues; neto materno de António Alves e de Maria Fernandes. Nasceu em Cubalhão a 6/3/1902 e foi batizado na igreja católica da localidade a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Domingues, casado, lavrador, e Maria Alves, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 29/7/1923 com Emília Gregório, a qual acrescentou Vaz ao seu apelido. 

 

VAZ, Eufrásia. Filha de José Luís Vaz e de Joaquina Martins, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1841. // Camponesa. // Faleceu a 17/11/1910, no lugar de Cima, onde nascera e morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 69 anos de idade, casada com José Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial da freguesia.

 

VAZ, Francisco. // Nasceu por volta de 1851. // Morreu em Cubalhão a --/--/1929, com 78 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 45, de 12/1/1930).

 

VAZ, Francisco José. Filho de Manuel José Vaz e de Rosa Maria Pereira, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1826. // Jornaleiro. // Faleceu a 10 de Janeiro de 1909, em casa de sua filha, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com 83 anos de idade, no estado de viúvo de Ana Ventura Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja. 

 

VAZ, Guilhermina. Filha de Vitorino Vaz e de Miquelina Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Francisco José Vaz e de Rosa Rodrigues; neta materna de António Alves e de Maria José Fernandes. Nasceu em Cubalhão a 2/6/1896 e foi batizada na igreja católica da localidade a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Miguel Vieites e Rosa Vieites, solteiros, cubalhoenses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20 de Abril de 1981.  

 

VAZ, João Manuel. Filho de Joaquim Vaz e de Maria Esteves. Nasceu em Abril de 1849. // Casou na igreja de Cubalhão, a 19/11/1893, com a sua parente no quarto grau, Maria Joaquina, nascida a 19/5/1859, filha de António Domingues e de Eugénia Seara. Testemunhas: José Vaz e Manuel António Seara, casados, todos lavradores, cubalhoenses.   

 

VAZ, Joaquim. // Nasceu por volta de 1880. // Morreu no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão, a --/--/1930, com 50 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 80, de 5/10/1930).

 

VAZ, Joaquim de Jesus. Filho de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Rosa Domingues, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de Manuel Luís Vaz e de Albina Domingues; neto materno de António Domingues e de Joaquina Domingues, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 5/2/1898 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Vicência Domingues, casados, lavradores. // (Gémeo de Manuel das Chagas). // Faleceu a 22/7/1898.     

 

VAZ, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Luís Vaz e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Vaz e de Joaquina Martins; neta materna de Jerónimo Rodrigues e de Luísa Esteves, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 24/4/1877 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: José Maria Domingues, viúvo, e Joaquina Domingues, solteira, rurais, cubalhoenses.    

 

VAZ, Jorge Fernando. Filho de --------- Vaz e de ---------------------------------------. Nasceu em ---------------, a --/--/19--. // Em 1999 era solteiro e encontrava-se ausente em parte incerta, com última residência conhecida em Cubalhão de Cima. // A “Intercar – Aluguer de Automóveis sem Condutor, Lda.”, de Braga, moveu-lhe um processo. O tribunal judicial da comarca de Braga penhorou-lhe bens. // (ver A Voz de Melgaço n.º 1116). 

 

VAZ, José. Filho de Bento Manuel Vaz e de Maria Rosa Rodrigues, rurais, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1831. // Lavrador. // Casou com Maria Rosa Rodrigues. // Faleceu na sua casa de morada, sita no lugar de Cima, repentina­mente, a 5/10/1899, com sessenta e oito anos de idade, e foi sepultado na igreja paroquial da freguesia. // Fizera testamento. // Não deixou filhos.

 

VAZ, José. Filho de ---------- Vaz e de --------------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou com -------------------------------------------------. // Morou no lugar de Cima, freguesia de Cubalhão. // Faleceu por volta de 1920. // Por sua morte foi citado o seu filho Avelino Vaz, casado, ausente em parte incerta, para assistir a todos os termos do inventário orfanológico a que então se procedia (Jornal de Melgaço n.º 1290, de 23/5/1920).

 

VAZ, José. Filho de Francisco Vaz, natural de Cubalhão, e de Ana Boaventura Pereira, natural de Lamas de Mouro, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel José Vaz e de Rosa Maria Pereira, do dito lugar; neto materno de Francisco Pereira e de Rosa Domingues, de Lamas de Mouro, todos lavradores. Nasceu a 7/10/1868 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Domingues e sua mulher, Albina, lavradores, do lugar de Cima. // Guarda-fiscal. // Casou na igreja de Cubalhão, a 24/3/1892, com Maria Angélica, nascida a 9/6/1873 e batizada a 12 desse mês e ano, solteira, filha de José Domingues de Barros e de Francisca de Paula Ferreira, lavradores. Testemunhas do ato religioso: Manuel António Seara, casado, do lugar de Baixo, e Manuel Domingues, solteiro, do lugar de Cima. // (O noivo teve de obter licença do seu comandante superior e a noiva, por ser menor, consentimento da mãe).  

 

VAZ, José Albano. Filho de José Luís Vaz e de Maria Domingues, lavradores. Neto paterno de José António Vaz e de Joaquina Martins; neto materno de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 10/5/1870 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: José Vaz e Maria Rosa Rodrigues, casados, lavradores, todos do lugar de Cima.

 

VAZ, José António. Filho de Manuel Vaz e de ------------ Martins. Nasceu por volta de 1796. // Lavrador. // Casou com Joaquina Martins. // Faleceu no lugar do Teso (!), Cubalhão, a 18/12/1863, com sessenta e sete anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou quatro filhos.   

 

VAZ, José Bento. Filho de José Luís Vaz e de Isaura de La Salete Domingues. Nasceu na freguesia de Cubalhão a --/--/1932 (Notícias de Melgaço n.º 179, de 8/1/1933). // Morreu na sua freguesia de nascimento a --/--/2020, com 87 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1443, de 1 de Outubro de 2020.

 

VAZ, José Luís. Filho de Manuel José Vaz e de Rosa Pereira. Nasceu a 12/5/1844 e foi batizado no dia seguinte. // Casou na igreja de Cubalhão, a 11/11/1866, com Joaquina, nascida a 12/4/1845, solteira, filha de Manuel José Marques e de Bárbara Rodrigues. Testemunhas: Manuel José Esteves de Sousa, casado, e Manuel Esteves de Sousa, solteiro, do lugar de Baixo, todos lavradores.  

 

VAZ, José Luís. Filho de António Joaquim Vaz e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco José Vaz e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de António Alves e de Maria Josefa Fernandes. Nasceu em Cubalhão a 3/5/1884 e foi batizado na igreja católica local a 6 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno e Miquelina Alves, solteira, camponesa, cubalhoense.

 

VAZ, José Luís. Filho de Bento Vaz e de Maria Albina Esteves de Sousa, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Luís Vaz e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Esteves de Sousa e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 22/5/1900 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Rodrigues, solteiro, cubalhoense. // Casou na CRCM a 17 de Dezembro de 1931 com a sua conterrânea Isaura de La Salete Domingues, de 24 anos de idade, filha de Manuel José Domingues e de Maria Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 27/11/1961.  

 

VAZ, Josefina do Carmo. Filha de António Joaquim Vaz e de Maria Rosa Alves, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Francisco José Vaz e de Maria Rosa Rodrigues; neta materna de António Alves e de Maria José Fernandes, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 14/7/1892 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues e Maria Rodrigues, solteiros, cubalhoenses. // Faleceu em Cubalhão a 22/2/1976.

 

VAZ, Justino de Jesus. Filho de Vitorino Vaz e de Miquelina Alves, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco José Vaz e de Rosa Rodrigues; neto materno de António Alves e de Maria José Fernandes, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 28/11/1898 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues, casado, e Maria Domingues, solteira.  

 

VAZ, Laura de Jesus. Filha de José Vaz, guarda-fiscal, e de Maria Angélica Domingues de Barros, moradores no lugar de Cima. Neta paterna de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira, lavradores; neta materna de José Domingues de Barros e de Francisca de Paula Ferreira, vendeiros. Nasceu em Cubalhão a 19/9/1899 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim de Araújo, guarda-fiscal, e Rosa de Jesus Vaz, de Fiães. (À margem: «sem selo, por motivo de pobreza de seus pais»). // Casou com Manuel Francisco, de 21 anos de idade, natural de Parada do Monte, filho de Oliveiros Afonso e de Albina Esteves, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 4/6/1923. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/2/1994, com noventa e quatro anos de idade.

 

VAZ, Lina. Filha de Francisco José Vaz e de Maria Rosa Rodrigues. Neta paterna de António José Vaz e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Manuel António Rodrigues e de Maria Angélica Domingues, todos do lugar de Cima, Cubalhão. Nasceu em Cubalhão a 17/3/1857 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua mulher, Ana Luísa Pereira. // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu no lugar de Cima a --/--/1915; no jornal diz-se que morreu com sessenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 175, de 21/11/1915). 

 

VAZ, Lourenço. Filho de Bento Manuel Vaz e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1829. // Camponês. // Faleceu a 17/10/1896, em sua casa de morada, sita no lugar de Baixo, sem sacramentos, com 67 anos de idade, solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

VAZ, Manuel. Filho de ------------ Vaz e de ----------------------------------------------. Nasceu por volta de 1853. // Faleceu em Cubalhão a --/--/1913, com 60 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 38, de 23/2/1913). 

 

VAZ, Manuel. Filho de ----------- Vaz e de -----------------------------------------------. Nasceu por volta de 1883. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a --/--/1917, com apenas trinta e quatro anos de idade (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917).

 

VAZ, Manuel. Filho de José Luís Vaz e de Isabel Domingues. Nasceu em Cubalhão a --/--/1935 (NM 264, de 10/3/1935).

 

VAZ, Manuel António. Filho de Joaquim Vaz e de Rosa Alves. Nasceu em Cubalhão por volta de 1841. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne, a 4/10/1869, com Ludovina Rosa, de 21 anos de idade, solteira, filha de Francisco Luís Alves e de Maria Joana Afonso, residentes no lugar de Pomares, freguesia de Paderne. Testemunhas presentes: Luís Vaz, estudante, irmão do noivo, e Joaquim Alves, irmão da noiva. // O casal ficou a morar no dito lugar de Pomares. // Por sua morte, ocorrida por volta de 1919, foram citados pelo Juízo de Direito da comarca de Melgaço, e cartório do terceiro ofício: Manuel Vaz e esposa, Joaquim Vaz, solteiro, António Vaz, solteiro, Luís Vaz, solteiro, Rosa Vaz e marido, Justino Domingues (todos eles ausentes em parte incerta do Brasil), a fim de assistirem a todos os termos até final do inventário orfanológico a que se procedia por seu passamento (Jornal de Melgaço n.º 1275, de 28/12/1919).

 

VAZ, Manuel Augusto. Filho de Josefina Vaz. Nasceu em Cubalhão a --/--/1939 (Notícias de Melgaço n.º 432).

 

VAZ, Manuel Caetano. Filho de Vitorino Vaz e de Miquelina Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco José Vaz e de Rosa Rodrigues; neto materno de António Alves e de Maria José Fernandes. Nasceu em Cubalhão a 2/12/1892 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Caetano Vieites e Rosa Vieites, solteiros, lavradores, cubalhoenses. // De acordo com um aviso do Ministério da Guerra, tinha que se apresentar em Infantaria 3, Viana do Castelo, a fim de cumprir o serviço militar, entre os dias 12 e 15 de Maio de 1913 (Correio de Melgaço n.º 45, de 13/4/1913). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 4/9/1956. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou a --/--/1913 com Maria Rosa Pereira (ver «Correio de Melgaço» n.º 77, de 30/11/1913); se for, é pai de Palmira de Jesus.

 

VAZ, Manuel das Chagas. Filho de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Rosa Domingues, residentes no lugar de Baixo. Neto paterno de Manuel Luís Vaz e de Albina Domingues; neto materno de António Domingues e de Joaquina Domingues, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 5/2/1898 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Vicência Domingues, casados, lavradores, cubalhoenses. (Gémeo de Joaquim de Jesus). // Casou civilmente, a 1/10/1985, com Maria Antónia Clanson, na localidade de Auxerre, França. // Faleceu a 2/10/1985 na Avenida Verdun Auxerre, França.

 

VAZ, Manuel de Jesus. Filho de Lina Vaz, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cima. Neto materno de Francisco José Vaz e de Maria Rosa Rodrigues, lavradores. Nasceu em Cubalhão a 22/7/1884 e foi batizado na igreja católica local a 24 desse mesmo mês e ano. Madrinha: Maria Albina Rodrigues, solteira, camponesa, cubalhoense. // Casou a 18/3/1925, na CRCM, com Maria Rosa Meleiro, de 24 anos de idade, sua conterrânea, filha de Manuel José Meleiro e de Maria Domingues Trigueira. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a 30/10/1939.    

 

VAZ, Manuel de Jesus. Filho de Manuel Caetano Vaz e de Maria Rosa Pereira. Nasceu em Cubalhão a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 116, de 15/9/1914).

 

VAZ, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Vaz e de Ana Boaventura Pereira, lavradores, do lugar de Cima. Neto paterno de Manuel José Vaz e de Rosa Maria Pereira; neto materno de Francisco Pereira e de Rosa Domingues. Nasceu a 28/3/1861 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Martins, casado, lavrador, e Maria Rosa Domingues, casada, ambos do lugar de Cima.

 

VAZ, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Luís Vaz e de Albina Domingues, lavradores. Neto paterno de José António Vaz e de Joaquina Martins; neto materno de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues, do lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão, no dito lugar de Cima, a 23/6/1868, e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: o avô materno e a avó paterna. // Casou na igreja de Cubalhão, a 30/9/1889, com Maria Rosa, nascida a 8/12/1861, solteira, filha de António Domingues e de Joaquina Domingues, todos lavradores. Testemunhas: Manuel António Domingues Seara e Manuel Esteves de Sousa, casados. // Faleceu a 1/2/1942, no lugar onde nascera.     

 

VAZ, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Vaz e de Ana Domingues Carvalho, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Joaquim Vaz e de Maria Esteves; neto materno de José Domingues Carvalho e de Florinda Domingues, todos camponeses, do dito lugar. Nasceu em Cubalhão a 17/7/1876 e foi batizado na igreja católica local a 20 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos.

 

VAZ, Manuel Joaquim. Filho de António Joaquim Vaz e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Francisco José Vaz e de Maria Rosa Rodrigues; neto materno de António Alves e de Maria Josefa Fernandes. Nasceu em Cubalhão a 9/3/1882 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Vitorino Vaz e Lina Vaz, solteiros, camponeses, cubalhoenses. // Casou a 18/9/1922, na CRCM, com Maria Amélia Seara. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 4/8/1956.

 

VAZ, Manuel José. Filho de Domingos Vaz e de Ana Pereira. Nasceu por volta de 1784. // Lavrador. // Casou com Rosa Maria Pereira, de quem ficou viúvo. // Faleceu em Trigueira, Cubalhão, a 26/5/1866, com 82 anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento. // Deixou três filhos. 

 

VAZ, Manuel José. Filho de António Vaz e de Rosa Domingues, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1814. // Camponês. // Faleceu a 29/3/1898, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, com 84 anos de idade, viúvo de Rosa Pereira, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial. 

 

VAZ, Manuel José. Filho de Manuel José Vaz e de Rosa Pereira. Neto paterno de António Vaz e de Rosa Domingues; neto materno de Manuel José Pereira e de Joana Gonçalves. Nasceu a 11/4/1837 (ou 11/4/1838) e foi batizado na igreja no dia seguinte pelo padre Luís Manuel Esteves. Padrinhos: Francisco José Vaz e Joana Gonçalves. (Este assento foi feito a 5/12/1866). // Casou na igreja de Cubalhão, a 9/12/1866, com Maria Rosa, nascida a 15/9/1827, solteira, filha de Manuel José Marques e de Bárbara Rodrigues. Testemunhas: Manuel José Esteves de Sousa, casado, e Francisco Domingues, também casado, lavradores, do lugar de Baixo, todos cubalhoenses. 

 

VAZ, Manuel José. Filho de José Luís Vaz e de Joaquina Marques, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Manuel Vaz e de Rosa Pereira; neto materno de Manuel José Marques e de Bárbara Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 4/9/1881 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Vaz e Maria Marques, casados, camponeses, cubalhoenses. 

 

VAZ, Manuel José. Filho de Bento Vaz e de Maria Albina Esteves de Sousa, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de José Luís Vaz e de Maria Domingues; neto materno de Manuel Esteves de Sousa e de Maria Rosa Rodrigues, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 4/1/1894 e foi batizado na igreja católica da localidade no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Rodrigues, solteiro, lavrador, cubalhoense. // Faleceu a 23 de Janeiro de 1894.  

 

VAZ, Manuel Luís. Filho de José António Vaz e de Joaquina Martins, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1834. // Camponês. // Faleceu a 13/8/1908, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, viúvo em segundas núpcias de Rosa Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

VAZ, Maria. Filha de Manuel António Vaz e de Isabel Domingues, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão por volta de 1822. // Camponesa. // Faleceu a 13/3/1906, em sua casa de morada, sita no lugar de Cima, tendo recebido apenas o sacramento da penitência, com 83 anos de idade, viúva de João Manuel Pereira, com testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial.

 

VAZ, Maria Albina. Filha de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Baixo. Neta paterna de Manuel Luís Vaz e de Albina Domingues; neta materna de António Domingues e de Joaquina Domingues. Nasceu na freguesia de Cubalhão a 19/11/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: José Domingues e Miquelina Vaz, solteiros, lavradores, cubalhoenses. // Casou a 22/5/1919 com o seu conterrâneo Constantino de Jesus Gonçalves. // Ficou viúva a 17/12/1957. // Tal como seu marido, faleceu em Cubalhão a 6/1/1971.

 

VAZ, Maria Joaquina. Filha de Joaquim Vaz e de Maria Esteves, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Manuel José Vaz e de Rosa Maria Pereira, do dito lugar; neta materna de Domingos Esteves e de Rosa Maria (ou Maria Rosa) de Sousa, do lugar de Além. Nasceu em Cubalhão a 3/7/1859 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel José Rodrigues e Joaquina Rodrigues, solteiros, de Orjais. // Tinha 28 anos de idade, era solteira, camponesa, morava no dito lugar de Cima, quando casou na igreja paroquial de Parada do Monte a 17/10/1887 com Manuel Joaquim Domingues, de 28 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Parada do Monte, onde morava, no lugar de Tabulado.

 

VAZ, Maria Joaquina. Filha de Manuel Luís Vaz e de Albina Domingues. Neta paterna de José António Vaz (já defunto) e de Joaquina Martins; neta materna de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues, todos lavradores, do lugar de Cima. Nasceu a 11/6/1871 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e a avó paterna. // Faleceu a 21/5/1880.

 

VAZ, Maria de Lurdes. Filha de Manuel de Jesus Vaz e de Maria Rosa Meleiro. Nasceu em Cubalhão a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 64, de 8/6/1930).

 

VAZ, Maria Rosa. Filha de Bento Manuel Vaz e de Maria Rosa Rodrigues. Neta paterna de José Vaz e de Isabel Rodrigues; neta materna de Manuel António Rodrigues e de Maria Rosa Rodrigues, todos lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão na noite do dia 18 para o dia 19 de Setembro de 1836 e foi batizada na igreja pelo padre António Nicomedes, por comissão do pároco da freguesia, padre Luís Manuel Esteves da Nóvoa, neste mesmo dia. Padrinhos: Lourenço José Domingues e Maria Rosa Vaz, tia paterna da neófita. // O padre esqueceu-se de fazer o assento, pelo que somente a 15/9/1869 é que ele foi feito. // Faleceu no lugar de Baixo, Cubalhão, a --/--/1914, com 77 anos de idade (ver Correio de Melgaço n.º 86, de 8/2/1914).

 

VAZ, Maria Rosa. Filha de ---------- Vaz e de -------------------------------------------. Nasceu por volta de 1855. // Faleceu em Orjais, Cubalhão, a --/--/1915, com 60 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 143, de 30/3/1915).

 

VAZ, Maria Rosa. Filha de José Luís Vaz e de Maria Domingues, do lugar de Cima. Neta paterna de José António Vaz e de Joaquina Martins; neta materna de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues. Nasceu a 27/2/1858 e foi batizada no dia seguinte pelo padre Elias de Jesus Marques, natural de Prado. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua mulher, Ana Pereira, do Louridal (!).

 

VAZ, Maria Rosa. Filha de Manuel Luís Vaz e de Rosa Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Vaz e de Joaquina Martins; neta materna de Jerónimo Rodrigues e de Luísa Esteves, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 12/9/1880 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Alves e Maria Rosa Alves, solteiros, lavradores, cubalhoenses. // Casou a 10/4/1902, na igreja da sua paróquia, com Luís Rodrigues, de 31 anos de idade, seu conterrâneo, filho de José Rodrigues e de Eufrásia Vaz. // O seu marido morreu na freguesia de Cubalhão a 26/6/1941. // Ela faleceu na mesma freguesia a 13/7/1965.  

 

VAZ, Maria Rosa. Filha de António Luís Vaz e de Maria Albina Domingues Carvalho, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Luís Vaz e de Maria Domingues; neta materna de Miguel Domingues Carvalho e de Maria Luísa Alves, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 10/12/1882 e foi batizada na igreja católica local nesse mesmo dia, mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e Albina Domingues, casados, cubalhoenses. // Casou na igreja da sua terra natal a 2/2/1903 com Manuel José Rodrigues, de 31 anos de idade, seu conterrâneo, filho de Manuel António Rodrigues e de Rosa Domingues. // Ambos os cônjuges se finaram na freguesia de Cubalhão: o marido a 6/4/1943 e ela a 27/3/1963.

 

VAZ, Maria Rosa. Filha de António Joaquim Vaz e de Maria Rosa Alves, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Francisco José Vaz e de Maria Rosa Rodrigues; neta materna de António Alves e de Maria Josefa Fernandes, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 22/11/1887 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: José Alves e Joaquina Martins, casados, lavradores, cubalhoenses.

 

VAZ, Maria Rosa. Filha de Bento Vaz e de Maria Albina Esteves de Sousa, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Luís Vaz e de Maria Domingues; neta materna de Manuel Esteves de Sousa e de Maria Rosa Rodrigues, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 25/7/1896 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Rodrigues, solteiro, lavrador, cubalhoense. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a 21/5/1941.  

 

VAZ, Palmira de Jesus. Filha de Manuel Caetano Vaz e de Maria Rosa Pereira. Nasceu em Cubalhão a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 227, de 3/12/1916).

 

VAZ, Rosa. Filha de Manuel Luís Vaz e de Albina Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José António Vaz e de Joaquina Martins; neta materna de Bernardino Domingues e de Isabel Rodrigues. Nasceu em Cubalhão a 7/8/1874 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues e Perpétua Vaz, casados, lavradores, residentes no lugar de Baixo. // Casou a 27/2/1922, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, com o seu conterrâneo José Maria Gonçalves, de 25 anos de idade, filho de Manuel Bento Gonçalves e de Maria Rosa Vaz. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 11/6/1926.   

 

VAZ, Rosa. Filha de Manuel Joaquim Vaz e de Maria Rosa Domingues, residentes no lugar de Baixo. Neta paterna de Manuel Luís Vaz e de Albina Domingues; neta materna de António Domingues e de Joaquina Domingues, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 28/2/1896 e foi batizada na igreja católica local a 1 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Joaquim Rodrigues e Vicência Domingues, casados, lavradores, cubalhoenses. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 10/3/1921 com Ricardo Domingues. // O seu marido morreu em Cubalhão a 21/9/1972. // Ela faleceu na mesma freguesia a 13/12/1974 (confirmar).

 

VAZ, Rosa. Filha de Bento Vaz e de Maria Albina Esteves Sousa, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de José Luís Vaz e de Maria Domingues; neta materna de Manuel Esteves de Sousa e de Maria Rosa Rodrigues, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 6/8/1898 e foi batizada na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e Francisco Rodrigues, solteiro, natural de Cubalhão. // Casou na CRCM a 16/6/1920 com Manuel José Domingues. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 16/5/1972.

 

VAZ, Rosa de Jesus. Filha de José Luís Vaz e de Joaquina Marques, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de Manuel Vaz e de Rosa Pereira; neta materna de Manuel José Marques e de Bárbara Rodrigues, todos camponeses, do dito lugar. Nasceu em Cubalhão a 12/9/1876 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Bento Martins e Maria Vaz, casados, lavradores, também de Orjais. // Casou a 17/11/1897, na igreja do mosteiro de Paderne, com Manuel Alves, de 24 anos de idade, solteiro, lavrador, natural da dita freguesia de Paderne. // Enviuvou a 30/7/1949. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 20/10/1968, com noventa e dois (92) anos de idade. 

 

VAZ, Rosa de Jesus. Filha de ---------- Vaz e de ------------------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/1927. // Faleceu em Cubalhão a --/--/2019, com noventa e dois (92) anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1431, de 1/9/2019).     

 

VAZ, Rosa Lina. Filha de António Joaquim Vaz e de Maria Alves, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Francisco José Vaz e de Rosa Rodrigues; neta materna de António Alves e de Maria José Fernandes, todos lavradores. Nasceu em Cubalhão a 1/7/1897 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues e Maria Rodrigues, solteiros, cubalhoenses. // Casou na CRCM a 20/6/1921 com Constantino Vaz. // O seu marido morreu em Cubalhão a 26/6/1933. // Ela faleceu a 30/12/1985, na mesma freguesia do concelho de Melgaço.

 

VAZ, Sebastião. Filho de Manuel António Vaz e de Isabel Domingues. Nasceu por volta de 1810. // Lavrador. // Casou com Maria Gonçalves. // Faleceu no lugar de Cima, a 9/1/1866, com cinquenta e oito anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Não deixou filhos. 

 

VAZ, Vitorino. Filho de Joaquim Vaz e de Maria Esteves, moradores no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel José Vaz e de Rosa Pereira, do dito lugar; neto materno de Domingos Esteves e de Maria Rosa de Sousa, do lugar de Além. Nasceu em Cubalhão a 25/6/1856 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Miguel Domingues e sua mulher, Maria Luísa Alves, do lugar de Cima.

 

VAZ, Vitorino. Filho de Francisco José Vaz e de Maria Rosa Rodrigues. Neto paterno de António Vaz e de Rosa Domingues; neto materno de Manuel António Rodrigues e de Angélica Domingues, todos do lugar de Cima. Nasceu a 1/8/1859 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Manuel Rodrigues e sua mulher, Ana Luísa Pereira, do Louridal (!). // Casou na igreja de Cubalhão a 29/4/1892, com Miquelina, viúva de Manuel Francisco Domingues. Testemunhas: Francisco Rodrigues, solteiro, do lugar de Cima, e Francisco José Domingues, casado, do lugar de Baixo, todos lavradores. // Morreu no dito lugar de Cima a --/--/1929, com 70 anos de idade (NM 26, de 18/8/1929).

 

VEIGA

 

VEIGA, Albino José. Filho de Ana Rosa Rodrigues Veiga, jornaleira, moradora no lugar de Cima. Neto materno de Manuel José Rodrigues Veiga e de Rita Esteves. Nasceu a 6/6/1887 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Tomaz Gonçalves e Francisca de Paula Ferreira, casados, naturais de Paderne, moradores no lugar de Cima, Cubalhão. 

 

VEIGA, Angelina da Conceição. Filha de Manuel Francisco Rodrigues Veiga e de Maria Francisca Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de Manuel Rodrigues Veiga e de Maria Rita Esteves; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Carvalho. Nasceu em Cubalhão a 14/7/1880 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: José Alves, solteiro, e Luísa Gonçalves, solteira, ambos lavradores, naturais de Cubalhão. // Faleceu a 5/8/1881.

 

VEIGA, Carolina. Filha de Manuel Francisco Rodrigues Veiga e de Maria Francisca Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de Manuel José Rodrigues Veiga e de Maria Rita Esteves, do lugar de Cima; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Gonçalves, de Orjais, todos camponeses. Nasceu em Cubalhão a 28/4/1874 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte: Padrinhos: Manuel Gonçalves, solteiro, natural de Cavaleiro Alvo, freguesia de São Paio, e Ana Rosa Rodrigues, solteira, tia da neófita, camponesa, do lugar de Cima, Cubalhão. 

 

VEIGA, Constantino. Filho de Manuel Francisco Rodrigues Veiga e de Maria Francisca Gonçalves, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Manuel José Rodrigues Veiga e de Maria Rita Esteves, do lugar de Cima; neto materno de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Gonçalves (já defuntos), de Orjais, todos lavradores. Nasceu a 5/6/1872 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: Constantino Rodrigues e Ana Rodrigues Veiga, tia do neófito, solteiros, lavradores, do lugar de Cima.

 

VEIGA, Joaquina Rosa. Filha de Manuel Francisco Rodrigues Veiga e de Maria Francisca Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neta paterna de Manuel José Rodrigues Veiga e de Maria Rita Esteves; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Carvalho. Nasceu em Cubalhão a 19/5/1887 e foi batizada a 22 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Soares e Luísa Gonçalves, casados, lavradores, naturais de São Paio. // Casou a 4/4/1917, na CRCM, com Manuel António Pires (ver Correio de Melgaço n.º 244, de 8/4/1917). // O seu marido morreu na freguesia de Cubalhão a 9/2/1954. // Ela faleceu na mesma freguesia a 19/4/1971.

 

VEIGA, Manuel. Filho de ------------ Rodrigues Veiga e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Faleceu no lugar de Baixo, Cubalhão, a --/--/1916, com 70 ou 79 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 223, de 5/11/1916).

 

VEIGA, Manuel António. Filho de Manuel Francisco Rodrigues Veiga e de Maria Francisca Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Orjais. Neto paterno de Manuel José Rodrigues Veiga e de Maria Rita Esteves; neto materno de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Carvalho. Nasceu em Cubalhão a 12/6/1877 e foi batizado na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel António Soares, solteiro, lavrador, natural de São Paio, e Luísa Gonçalves, solteira, camponesa, natural de Cubalhão, tia da neófita. 

 

VEIGA, Manuel Francisco. Filho de Manuel José Rodrigues Veiga e de Maria Rita Esteves. Nasceu em Cubalhão, no lugar de Cima, a 7/8/1839, e foi batizado no dia seguinte. // Camponês. // Casou na igreja de Cubalhão a 26/8/1866, com Maria Francisca, nascida a 20/8/1841 e batizada dois dias depois, solteira, filha de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Carvalho. Testemunhas: Francisco Domingues, casado, e Manuel de Sousa, solteiro, do lugar de Baixo, todos lavradores. // Faleceu a 2/12/1907, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo da sobredita Maria Francisca Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.    

 

VEIGA, Maria. Filha de --------- Rodrigues Veiga e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1834. // Faleceu no lugar de Baixo, Cubalhão, a --/--/1914, com oitenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 92, de 22/3/1914).

 

VEIGA, Maria. Filha de --------- Rodrigues Veiga e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1846. // Faleceu em Cubalhão a --/--/1913, com 67 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 41, de 16/3/1913).

 

VEIGA, Maria Albina. Filha de Ana Rosa Rodrigues Veiga, jornaleira, moradora no lugar de Cima. Neta materna de Manuel Rodrigues Veiga e de Rita Esteves. Nasceu em Cubalhão a 5/5/1883 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Francisco Rodrigues Veiga e Maria Francisca Gonçalves, casados, lavradores, cubalhoenses. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 22/8/1950.  

 

VEIGA, Maria Rosa. Filha de Manuel Francisco Rodrigues Veiga e de Maria Francisca Gonçalves, lavradores, de Orjais. Neta paterna de Manuel José Rodrigues Veiga e de Maria Rita Esteves; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Ana Maria Gonçalves. Nasceu a 13/6/1869 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Constantino Rodrigues e Ana Rodrigues Veiga, solteiros, lavradores, do lugar de Cima.  

 

VEIGA, Prudência. Filha de Ana Rosa Rodrigues Veiga, jornaleira, moradora no lugar de Cima. Neta materna de Manuel José Rodrigues Veiga e de Rita Esteves. Nasceu em Cubalhão a 13/8/1880 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Alves e Maria Alves, solteiros, camponeses, naturais de Parada do Monte. // Casou na Conservatória do Registo Civil de Melgaço a 13/10/1912 com Francisco Domingues, de quarenta anos de idade, seu conterrâneo, filho de António Domingues e de Joaquina Domingues. // Enviuvou a 24/11/1944. // Faleceu em Cubalhão, tal como o seu marido, a 2 de Março de 1965.   

 

VIEITES

 

VIEITES, Amélia de Jesus. Nasceu por volta de 1924. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a --/--/1930, com apenas seis anos de idade (NM 87, de 23/11/1930).

 

VIEITES, Ana Rosa. Filha de Manuel José Vieites e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Manuel José Vieites e de Maria Esteves, naturais de Parada do Monte; neta materna de Maria Rita Domingues, solteira, camponesa, cubalhoense. Nasceu em Cubalhão a 16/5/1877 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues e Ana Domingues, casados, lavradores, naturais de Cubalhão. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 18710/1958. // Nota: deve tratar-se da mesma senhora que casou a --/--/1912 com António José Domingues “Lara” (Correio de Melgaço n.º 24, de 17/11/1912).

 

VIEITES, António. Filho de Manuel José Vieites, natural de Parada do Monte, e de Maria Rosa Domingues, natural de Cubalhão, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel José Vieites e de Maria Esteves; neto materno de Maria Rita Domingues, solteira. Nasceu em Cubalhão a 22/11/1883 e foi batizado na igreja católica local a 24 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues “do Palheiro”, casado, e Brízida Domingues, solteira, lavradores, cubalhoenses. // Morreu a 14/4/1884.

 

VIEITES, Isabel. Filha de Manuel Vieites e de Teresa Esteves, lavradores, cubalhoenses. Nasceu em Cubalhão, no lugar de Além, por volta de 1829. // Camponesa. // Faleceu a 21/1/1904, em sua casa de morada, sita no lugar de Orjais, com todos os sacramentos da igreja católica, com 75 anos de idade, viúva de António Manuel Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da freguesia.   

 

VIEITES, Joaquim. Filho de António Joaquim Vieites e de Mariana Domingues, lavradores, de Além. Neto paterno de Manuel José Vieites e de Francisca Quitéria Alves; neto materno de António José Domingues e de Ana Maria Afonso. Nasceu a 28/3/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. 

 

VIEITES, Manuel Caetano. Filho de António Joaquim Vieites e de Mariana Domingues, moradores no lugar de Além. Neto paterno de Manuel José Vieites e de Francisca Quitéria Alves, do dito lugar; neto materno de António José Domingues e de Ana Maria Afonso, de Cortegada, Parada do Monte. Nasceu em Cubalhão a 24/1/1859 e foi batizado na igreja católica nesse mesmo dia. Padrinhos: a sua avó paterna e Caetano Alves.   

 

VIEITES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Vieites e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neto paterno de Manuel José Vieites (já defunto) e de Maria Esteves, de Cortegada, Parada do Monte; neto materno de Maria Rita Domingues, lavradeira, do lugar de Cima. Nasceu a 28/3/1871 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Constantino Rodrigues, do lugar de Cima, e Joaquina Domingues, solteira, de Cortelhas, lavradores. // Rural e oficial de pedreiro. // Casou na igreja paroquial de Cristóval a 29/4/1900 com Delfina Vieira, de 37 anos de idade, solteira, camponesa, natural do lugar de Cevide, freguesia de Cristóval, filha de Joaquim Vieira e de Maria Teresa Guerreiro, cristovalenses. Testemunhas presentes: Manuel Esteves de Magalhães, casado, do lugar dos Casais, e António José Fernandes, casado, do lugar da Sobreira, ambos da freguesia de Cristóval. // O casal residiu em Cevide, lugar dessa freguesia da raia, onde lhes nasceu a filha Ricardina de Jesus em 1905.     

 

VIEITES, Maria. // Nasceu por volta de 1862. // Faleceu no lugar de Cima, Cubalhão, a --/--/1932, com 70 anos de idade (NM 172, de 6/11/1932).

 

VIEITES, Maria Joaquina. Filha de Manuel José Vieites e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Manuel José Vieites e de Maria Esteves, do lugar de Cortegada, freguesia de Parada do Monte; neta materna de Maria Rita Domingues, do lugar de Cima. Nasceu em Cubalhão a 10/3/1874 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Domingues, casado, e Maria Vaz, solteira, camponeses, do lugar de Cima, Cubalhão.

 

VIEITES, Maria Rosa. Filha de António Joaquim Vieites e de Mariana Domingues, lavradores, residentes no lugar de Além. Neta paterna de Manuel José Vieites e de Francisca Quitéria Alves; neta materna de António Domingues e de Ana Maria Afonso. Nasceu a 6/3/1861 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Manuel Alves, casado, lavrador, e Ana Maria Alves, solteira, ambos do lugar de Cima.   

 

VIEITES, Miguel. Filho de António Joaquim Vieites e de Maria Domingues, lavradores, residentes no lugar de Além. Neto paterno de Manuel Vieites e de Francisca Alves, do dito lugar; neto materno de António Domingues e de Ana Afonso, do lugar de Cortegada, Parada do Monte. Nasceu em Cubalhão a 11/4/1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Miguel Vieites e sua mulher, Maria Pereira, camponeses, do dito lugar de Cortegada. // Camponês. // Casou na igreja paroquial de Parada do Monte a 15/6/1896 com Albina Domingues, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, natural e moradora no lugar de Cortegada, freguesia de Parada do Monte, filha de Joaquim Domingues e de Rosa Alves. Testemunhas presentes: Manuel Joaquim Domingues, solteiro, e Manuel Domingues...    

 

VIEITES, Miguel. Filho de Rosa Vieites, jornaleira, moradora no lugar de Além. Neto materno de António Joaquim Vieites e de Mariana Domingues. Nasceu em Cubalhão a 27/2/1898 e foi batizado a 1 de Março desse dito ano. Padrinhos: Miguel Esteves, natural de Parada do Monte, e Maria Rosa Esteves, natural de Cubalhão, solteiros. // Faleceu a 23/12/1900 e foi sepultado na igreja paroquial da freguesia.

 

VIEITES, Rosa. Filha de António Joaquim Vieites e de Mariana Domingues, lavradores, ele de Cubalhão e ela de Parada do Monte, residentes no lugar de Além. Neta paterna de Manuel José Vieites e de Francisca Quitéria Alves; neta materna de António José Domingues e de Ana Maria Afonso. Nasceu em Cubalhão a 15/3/1864 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Domingues, lavrador, e Carolina Domingues, solteiros, lavradores.   

                       

VIEITES, Rosa de Jesus. Filha de Manuel José Vieites e de Maria Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cima. Neta paterna de Manuel José Vieites e de Maria Esteves, naturais de Parada do Monte; neta materna de Maria Rita Domingues, solteira, camponesa, cubalhanense. Nasceu em Cubalhão a 23/8/1879 e foi batizada na igreja católica local a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Domingues e Ana Domingues, casados, cubalhanenses, camponeses. // Faleceu na sua freguesia natal a 2/8/1948. // FIM  

Sem comentários:

Enviar um comentário