sábado, 11 de setembro de 2021

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Cousso)

Por Joaquim A. Rocha 


// continuação de 21/04/2021. 



ENGRÁCIA. // Nasceu por volta de 1819. // Camponesa. // Faleceu a 11/9/1879, no lugar da Cela, onde morava, freguesia de Cousso, apenas com o sacramento da extrema-unção, por o seu tempo de vida não ter permitido receber os restantes, com sessenta anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.    

 

ESTEVES

 

ESTEVES, Adriano. Filho de ------------- Esteves e de --------------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Faleceu no lugar de Pousadas, Cousso, a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 97, de 26/4/1914).

 

ESTEVES, Adriano. Filho de Domingos Esteves “Rodeiro” e de Marcelina Pinto, ele de São José da Lage, Pontevedra, bispado de Tui, e ela de Cousso, moradores em Pousada, Cousso. N.p. de Manuel Esteves e de Maria Rodeira; n.m. de Maria Luísa Pinto, solteira. Nasceu a 8/1/1889 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Gonçalves Roldão, casado, e Joaquina Veloso, solteira, lavradores, de Cerdeiras.   

 

ESTEVES, Alexandrina. Filha de Inácio Esteves e de Francisca Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neta paterna de Raimundo Esteves e de Ana Esteves; neta materna de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Domingues. Nasceu a 29/4/1888 e foi batizada a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: João Domingues Souto e sua mulher, Lina Domingues. // Casou na igreja de Cousso a 29/11/1905 com Luís de Jesus Esteves, natural de Paderne. // Enviuvou em 1938. // Faleceu na sua freguesia natal a 19/6/1958. // Mãe de Sara Esteves.  

 

ESTEVES, Alfredo. Filho de Felisménia (ou Felismina) Esteves. Neto materno de -------- Esteves e de --------------------------------------------. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 86, de 8 de Fevereiro de 1914). // Casou com Maria Vaz, sua conterrânea; em 1999 residiam na sua terra natal (ver A Voz de Melgaço n.º 1121). // Faleceu em sua casa de morada, sita no lugar de Cousso, a 19 de Novembro de 2014, com cem anos de idade, e foi sepultado no cemitério da sua freguesia de nascimento.     

 

ESTEVES, Alzira. Filha de Claudina Esteves, solteira, camponesa, coussense, moradora no lugar de Aldeia. Neta materna de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu no lugar de Virtelo, Cousso, a 19/5/1906, e foi batizada na igreja católica a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues Souto, casado, proprietário, e Luísa Esteves, solteira, camponesa.

 

ESTEVES, Amália. Filha de Luís Manuel Esteves e de Constância das Dores Brito, de Badim, Monção. Neta paterna de João Esteves e de Francisca Luísa de Sá; neta materna de Francisco Joaquim de Brito e de Teresa Caspim. Nasceu a 2/12/1896 e foi batizada na igreja de Cousso a 6 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Pereira Caldas e sua mulher, Amália Rosa de Aguiar (ela assinou Araújo). 

 

ESTEVES, Américo. Filho de Justino Esteves e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 234, de 28/1/1917).

 

ESTEVES, Ana. Filha de António Esteves e de Rosa Gonçalves Rolo, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de José Esteves e de Maria Afonso; n.m. de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Joana Rodrigues. Nasceu a 10/5/1893 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores.

 

ESTEVES, Ana. // Nasceu por volta de 1925. // Faleceu na freguesia de Cousso a --/--/2020, com 95 anos de idade (A Voz de Melgaço n.º 1438, de 1/5/2020). 

 

ESTEVES, Ana Rosa. Filha de Marcelina Esteves, solteira. Neta materna de Maria Esteves, solteira. Nasceu em Cousso a 18/3/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Raimundo Esteves e sua mulher, Ana Rosa Esteves, todos da Cela. // Faleceu em Pomares, Paderne, a 5/12/1939.

 

ESTEVES, Angelina. Filha de João Esteves e Maria Joana Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. Neta paterna de Caetano Esteves e de Joaquina Alves; neta materna de Manuel Gonçalves e de Maria Custódia Gonçalves. Nasceu a 20 de Maio de 1885 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Gonçalves Roldão, de Pousada, e Maria Gonçalves, solteira, lavradora. // Faleceu na sua freguesia a 1/10/1953. // Nota: deve ser a mãe de Maria Esteves.

 

ESTEVES, Angelina. Filha de Claudina Esteves, solteira, camponesa, coussense, moradora no lugar de Aldeia. Neta materna de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu em Cousso a 31/3/1910 e foi batizada na igreja católica local nesse dito dia, mês, e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, e Angelina Esteves, solteira, camponesa. 

 

ESTEVES, Ângelo. Filho de --------- Esteves e de -----------------------------------------------. Nasceu em ----------, por volta de 1948. // Morreu no lugar de Pomares, freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, a --/--/2018, com setenta anos de idade (ver A Voz de Melgaço n.º 1417, de 1 de Junho de 2018). 

 

ESTEVES, António. Filho de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues. // Era solteiro, lavrador, e morava no lugar de Cousso, onde nascera em Março de 1838, quando casou na igreja da sua freguesia, a 12/8/1866, com Vitória, nascida em Abril de 1841, solteira, filha de Raimundo Esteves e de Ana Esteves, do lugar da Cela. Testemunhas: José Esteves, solteiro, irmão do noivo, e Elias Esteves, solteiro, irmão da noiva. // (Os noivos eram parentes no 2.º grau). // Faleceu a 13/10/1906, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, sem testamento, com filhos, no estado de viúvo, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, António (Padre). // Em 1874 era encomendado da freguesia de Cousso (ver «Organização Judicial de Melgaço», de Augusto César Esteves, página 158).  

 

ESTEVES, António. Filho de José Esteves e de Maria Afonso. Neto paterno de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Manuel José Afonso e de Maria José Rodrigues. Nasceu em Cousso a 4/10/1857 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel João Esteves e sua mulher Joaquina Rodrigues, todos de Aldeia, Cousso. // Casou na igreja da sua freguesia, a 3/9/1884, com Rosa, de 26 anos de idade, solteira, lavradora, residente em Aldeia, filha de Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Joana Rodrigues. Foram testemunhas: Manuel José Rodrigues “Janelas” e Manuel Domingues, ambos casados, lavradores, do lugar de Virtelo, Cousso. // (Os noivos eram parentes no 3.º e 4.º grau). // Nota: parece ser o mesmo senhor que faleceu no lugar de Virtelo, em 1938, com oitenta anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 389).  

 

ESTEVES, António. Filho de ---------- Esteves e de ---------------------. Nasceu a --/--/1---. // Casou a --/--/1935 com Madalena Domingues (Notícias de Melgaço n.º 258, de 20/1/1935).

 

ESTEVES, António. Filho de Américo Esteves e de Maria da Silva. Nasceu por volta de 1949. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1428, de 4/3/1962: «Quando procedia ao corte de uma lenha, deu um golpe de machado na perna esquerda o menor António de Oliveira Esteves, de treze anos de idade, filho do senhor Américo Esteves e da senhora Maria da Silva. Conduzido ao hospital da Vila de Melgaço, depois de pensado pelo senhor Dr. Ribeiro e pelo pessoal da Santa Casa, ficou internado por sofrer de ferida corto-contundente do músculo.» 

 

ESTEVES, António Modesto. Filho de -------- Esteves e de ------------------------. Nasceu em Cousso a --/--/19--. // Casou com Maria da Graça Cardoso Martins, natural da Gavieira, Arcos de Valdevez. // Por volta de 1978 adquiriram – através de uma doação verbal feita por António Esteves e sua esposa, Pureza Gonçalves, residentes que foram no dito lugar – dois prédios rústicos: “Devesas” e “Pinheiral”, situados no lugar de Virtelo. // Em 2000 residiam em Virtelo, Cousso (VM 1132).   

 

ESTEVES, Armindo. Filho de Luís Esteves e de Alexandrina Esteves, lavradores, coussenses, residentes no lugar da Cela. N.p. de Elias Esteves e de Carolina Rosa Esteves; n.m. de Inácio Esteves e de Francisca Rosa Domingues. Nasceu em Cousso a 10/6/1908 e foi batizado na igreja católica local a 16 desse dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, e Wanceslã Alves, solteira, camponesa. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 28/6/1980.   

 

ESTEVES, Artur. Filho de António Esteves “Ramalheira” e de Maria Pereira. Nasceu em Cousso a --/--/1919 (Jornal de Melgaço n.º 1242, de 13/4/1919).

 

ESTEVES, Augusto. Filho de --------- Esteves e de --------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Em 1939 estava solteiro e residia no lugar da Cela, Cousso. A 22/1/1939 iria à praça a sua leira da trigueira «penhorada ao executado (…) nos autos de execução por custas e selos que lhe move o Ministério Público para pagamento da quantia exequenda de 87$56…» (NM 428). // No Notícias de Melgaço n.º 481, de 11/2/1940, lê-se: «no dia 24 do próximo mês de Fevereiro, pelas 11 horas, à porta do tribunal judicial desta comarca, se há-de proceder à arrematação em hasta pública (…). Todos estes prédios pertencem ao executado Augusto Esteves, solteiro, maior, do lugar da Cela, (…), e vão à praça nos autos de execução por custas e selos que lhe move o agente do MP para pagamento da quantia de 572$59 (…).» 

 

ESTEVES, Carlos. Filho de Domingos Esteves “Rodeiro”, criado de servir, natural de São José da Lage, Pontevedra, Tui, e de Marcelina Pinto, jornaleira, natural de Cousso, moradores em Pousada. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Rodeira; neto materno de Maria Luísa Pinto, solteira. Nasceu a 16/10/1893 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: António Mendes e Justina Mendes, solteiros, lavradores. // Faleceu a 2/8/1894 e foi sepultado na igreja. // Gémeo do Casimiro.   

 

ESTEVES, Carolina. Filha de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves, lavradores. N.p. de Caetano Esteves e de Joaquina Alves; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Custódia Gonçalves, todos do lugar de Aldeia, Cousso. Nasceu a 4/5/1881 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: António Alves, solteiro, de Lijó, Riba de Mouro, e Maria Gonçalves, solteira, de Cerdeiras, Cousso. // Casou com José Manuel Afonso, na CRCM, a 20/9/1920. // Faleceu em Riba de Mouro, Monção, a 10/2/1951.

 

ESTEVES, Casimiro. Filho de Domingos Esteves “Rodeiro” e de Marcelina Pinto, ele de São José da Lage, Pontevedra, e ela de Cousso, moradores em Pousada. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Rodeira; neto materno de Maria Luísa Pinto, solteira. Nasceu a 16/10/1893 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Joaquim Veloso e Joaquina Veloso, solteiros, lavradores. // Casou com Maria Roqueta, de quarenta anos de idade, filha de António Alagão e de Rosa Domingues, natural de Merufe, na Conservatória do Registo Civil de Monção, a 11/12/1913. // A sua mulher morreu em Merufe, Monção, a 29/7/1955. // Casou em segundas núpcias, na igreja de Merufe, a 24 de Novembro de 1956, com Maria Dolores Moreira, natural da Portela, Arcos de Valdevez. // Faleceu em Merufe a 22/7/1974. // Gémeo do Carlos.

 

ESTEVES, Claudina. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neta paterna de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; neta materna de Caetano José Rodrigues e de Antónia Rodrigues. Nasceu em Cousso a 19/5/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves e Rosa Rodrigues, solteiros, tios da criança, do sobredito lugar.

 

ESTEVES, Claudina. Filha de António Esteves e de Vitória Esteves, moradores na Cela. Neta paterna de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues, do lugar de Cousso; neta materna de Raimundo Esteves e de Ana Esteves, da Cela. Nasceu em Cousso a 19/6/1867 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Elias Esteves, solteiro, tio materno da criança, e Claudina Marques, solteira, ambos da Cela, lavradores. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a 20/5/1942.

 

ESTEVES, Claudina. Filha de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves Roldão, moradores na Aldeia (de Virtelo). N.p. de Caetano Esteves, de Riba de Mouro, e de Joaquina Alves, de Aldeia (de Virtelo); n.m. de Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Custódia Gonçalves, de Aldeia. Nasceu em Cousso a 7/4/1872 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves, solteiro, tio paterno da criança, e Luísa Gonçalves Roldão, solteira, tia materna, lavradores. // Faleceu na sua freguesia a 19/2/1955.

 

ESTEVES, Claudina. Filha de Manuel Esteves e de Maria Custódia Esteves, moradores no lugar de Aldeia, Cousso. Neta paterna de José Esteves e de Maria Rosa Afonso; neta materna de Manuel Esteves e de Joaquina Rodrigues. Nasceu a 27/5/1896 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Esteves, solteira, lavradora. // Casou na CRCM a 11/7/1917 com Justino Domingues Clemente. // O seu marido faleceu na Gave a 12 de Novembro de (1917?) // Ela finou-se na freguesia de Cousso, a 9/5/1988, com noventa e um anos de idade.

 

ESTEVES, Claudina da Purificação. Filha de Luís Manuel Esteves e de Constância das Dores Brito, de Badim, Monção, negociantes, moradores em Cousso. N.p. de João Esteves e de Francisca Luísa de Sá; n.m. de Francisco Joaquim de Brito e de Teresa Carpim. Nasceu a 5/11/1898 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: Justino Alves e Claudina Constância Esteves, solteiros, lavradores.

 

ESTEVES, Domingos. Filho de ---------- Esteves e de ----------------------------------. Nasceu por volta de 1854. // Faleceu no lugar de Pousadas, Cousso, com sessenta anos de idade, a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 97, de 26/4/1914).

 

ESTEVES, Dorinda. Filha de António Esteves “Ramalheira” e de Maria Pereira. Nasceu em Cousso a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914).

 

ESTEVES, Elias. Filho de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Nasceu em Cousso na primeira metade do século XIX. // Casou com Carolina Rosa, sua parente no 2.º grau de consanguinidade, filha de João Manuel Esteves e de Maria Joana Lourenço, natural de Paderne. Esse casamento foi anulado pela igreja católica, devido ao seu parentesco, mas voltaram a casar, na igreja do mosteiro de Paderne, a 6/4/1875. // Moraram em Cousso, no lugar da Cela. // Enviuvou a 23/9/1889. // Com geração.

 

ESTEVES, Elvira. Filha de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu na freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, a 27/5/1922. // Em Maio de 1949 emigrou para o Brasil. 

 

ESTEVES, Ermelinda. Filha de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. Neta paterna de Caetano Esteves e de Joaquina Alves; neta materna de Manuel Gonçalves e de Maria Custódia Gonçalves. Nasceu a 11/3/1883 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e sua mulher, Rosa Pinto, de Badim, Monção. // Casou na CRCM a 13/7/1912 com Manuel Duque, de dezanove anos de idade, seu conterrâneo, filho de Joaquina Duque. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 30/4/1965.

 

ESTEVES, Ermelinda Rosa. Filha de Elias Esteves e de Carolina Rosa Esteves, lavradores, residentes na Cela. Neta paterna de Raimundo Esteves e de Ana Esteves, de Cousso; neta materna de João Manuel Esteves e de Maria Joana Lourenço, de Paderne. Nasceu em Cousso a 8/6/1876 e foi batizada a 11 do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel Fernandes e Carlota Fernandes, solteiros, lavradores, residentes em Sainde, Paderne. // Faleceu na sua freguesia, no lugar da Cela, a 14/10/1948.

 

ESTEVES, Ernestina de Fátima. Filha de -------- Esteves e de -------------------. Nasceu a --/--/193-. // Faleceu em Virtelo, Cousso, a --/--/1938, com apenas dezanove meses de vida (NM 411, de 28/8/1938). 

 

ESTEVES, Esperança. Filha de Claudina Esteves, solteira, lavradora, residente na Cela, Cousso. N.m. de António Esteves e de Vitória Esteves. Nasceu a 19/12/1898 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves e sua mulher, Maria Rosa (d’Alexandre), lavradores. // Faleceu a 8/1/1902 e foi sepultada no adro da igreja.

 

ESTEVES, Evaristo. Filho de Elias Esteves e de Carolina Rosa Esteves, lavradores, residentes na Cela, Cousso. N.p. de Raimundo Esteves e de Ana Esteves; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Joana Lourenço. Nasceu a 19/11/1885 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Luís Manuel Gonçalves e Balbina Gonçalves, solteiros, lavradores, de Estivadas, Paderne. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 188, de 27/2/1916).

 

ESTEVES, Francisca. Filho de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1848. // Faleceu a 18/12/1891, no lugar da Cela, com quarenta e três anos de idade, no estado de casada com António Manuel Dias, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho.  

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues, lavradores. N.p. de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; n.m. de Caetano Rodrigues e de Antónia Rodrigues. Nasceu em Cousso a 10/5/1856 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Esteves e Maria Esteves, tios paternos do bebé. // Morreu a 17/4/1869, no lugar de Cousso, sem testamento, e foi sepultado na igreja.

 

ESTEVES, Francisco. Filho de Claudina Esteves, solteira, camponesa. Neto materno de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu na freguesia de Cousso a 20/3/1904 e foi batizado na igreja católica a 22 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues Souto, casado, lavrador, e Maria Esteves, solteira, camponesa. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 30/11/1943.

 

ESTEVES, Francisco Manuel. Filho de José Manuel Esteves e de Maria Rosa Domingues, do lugar e freguesia de Cousso. // Casou na igreja de Rouças a 21/11/1836 com Maria Joaquina Gomes, filha de António Manuel Gomes e de Antónia Maria Alves, de Paçô, Rouças. Testemunhas: António Marques, do lugar de Carvalhos, e Bento de Nossa Senhora do Carmo, do lugar da Igreja, e ainda Narciso, filho de Lourenço José Gomes e de Escolástica Maria Alves, do lugar do Requeixo, todos de Rouças. 

 

ESTEVES, Helena de Lurdes. Filha de Manuel Esteves e de Maria Domingues Clemente. Nasceu em Cousso a --/--/1933 (NM 197, de 11/6/1933). // Faleceu no lugar de Virtelo a --/--/1934, com seis meses de idade (Notícias de Melgaço n.º 220, de 21/1/1934).

 

ESTEVES, Inácio. Filho de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Nasceu por volta de 1849 (!). // Tinha trinta e oito anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cousso, a 27/10/1878, com Francisca Rosa, de vinte e seis anos de idade, solteira, lavradora, filha de Francisco José Domingues e de Ana Domingues, ambos moradores no lugar da Cela. Testemunhas: Manuel Luís Alves Lamas, casado, do lugar de Cousso, e José Esteves, casado, do lugar da Cela. // Faleceu a 20/8/1897, no lugar da Cela, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 48 anos de idade (!), no estado de casado com a sobredita Francisca Rosa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja.     

 

ESTEVES, Inácio. Filho de Claudina Esteves, solteira, camponesa, coussense, moradora no lugar de Aldeia. Neto materno de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Nasceu em Cousso a 31/3/1910 e foi batizado na igreja católica local nesse mesmo dia, mês, e ano. Padrinhos: Francisco Domingues Souto, casado, proprietário, e Maria Duque, solteira, camponesa. // Casou a 2/7/1949 (confirmar) com Isaulinda Duque, sua conterrânea. // Enviuvou a 24/9/1991. // Faleceu em Cousso a 20/3/2001.      

 

ESTEVES, Isaura. Filha de Manuel Esteves e de Maria Domingues. Nasceu na freguesia de Cousso, concelho de Melgaço, a 13/10/1923. // Em Maio de 1949 emigrou para o Brasil.

 

ESTEVES, Isolina. Filha de Manuel Esteves e de Maria Enes. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1929 (NM 26, de 18/8/1929).

 

ESTEVES, Januário. Filho de António Esteves e de Vitória Esteves, lavradores, residentes no lugar da Cela. Neto paterno de Matias Esteves e de Maria Rosa Rodrgues; neto materno de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Nasceu em Cousso a 16/5/1881 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinhos: Januário Barreiro e Felicidade Barreira, solteiros, lavradores, do dito lugar.  

 

ESTEVES, Joana. Filha de Maria Esteves, solteira. Neta materna de Joaquina Esteves, também solteira. // Faleceu no lugar da Cela a 2/10/1860, no estado de solteira, com 21 anos de idade, com todos os sacramentos e sem testamento.

 

ESTEVES, Joana Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Luísa Gregório, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1802. // Camponesa. // Faleceu a 24/5/1872, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com cerca de setenta anos de idade, no estado de viúva de Luís Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

ESTEVES, João. Filho de Caetano Esteves, de Cousso, e de Joaquina Alves, de Riba de Mouro, moradores em Aldeia (de Virtelo). N.p. de João Manuel Esteves e de Maria Luísa Esteves; n.m. de António Luís Alves e de Maria José Esteves, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 15/3/1843 e foi batizado pelo padre Manuel Esteves a 17 desse mês e ano. (O assento foi feito a 30/7/1868 pelo padre JLPCM). // Casou na igreja de Cousso, a 12/8/1868, com Maria Joana, de 23 anos de idade, filha de Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Custódia Gonçalves, de Aldeia de Virtelo. Testemunhas: o padre JLPCM e o padre Manuel José Gonçalves, cura de Riba de Mouro.

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de Maria Esteves, solteira. Nasceu em Cousso por volta de 1849. // Tinha 29 anos de idade, era solteiro, jornaleiro, morava no lugar da Cela, quando casou na igreja do mosteiro de Paderne a 21/10/1878 com Maria Rosa Lourenço, de 38 anos de idade, solteira, camponesa, natural da freguesia de Paderne, onde residia, no lugar de Fontes, filha de José Manuel Lourenço e de Maria Rosa Afonso. Testemunhas: Manuel Joaquim Cerqueira, casado, e sua filha Maria Cerqueira, solteira, lavradores, residentes no dito lugar de Fontes, e ainda Justino Pereira Caldas, do lugar do Pinheiro, padernenses. // Com geração (ver na freguesia de Paderne).

 

ESTEVES, Joaquim. Filho de José Esteves e de Maria Afonso, lavradores, residentes em Aldeia de Virtelo. Neto paterno de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Domingues; neto materno de Manuel José Afonso e de Maria José Rodrigues. Nasceu em Cousso a 16/10/1860 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: José Afonso, casado, e Maria Gonçalves, viúva, moradores no sobredito lugar. // Casou na igreja da sua freguesia natal, a 9/3/1891, com a sua conterrânea e parente no quarto grau de consanguinidade, Maria Custódia Rodrigues, de trinta e três anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Cerdeiras, filha de Custódio Rodrigues e de Joana Domingues. Testemunhas presentes: António Esteves, casado, lavrador, irmão do noivo, e Manuel Joaquim Gonçalves Paradela, lavrador, viúvo, ambos residentes em Virtelo. // Nota: deve ser o senhor que morreu no lugar de Virtelo a --/--/1929, com setenta e três anos de idade! (ver NM 3, de 3/3/1929).

 

ESTEVES, Joaquina. Filha de Luís Manuel Esteves e de Marcelina Gonçalves, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Matias Esteves (Sócio) e de Joana Rosa Rodrigues; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Clara Domingues. Nasceu em Cousso a 23/12/1870 e foi batizada pelo padre João Domingues a 25 desse mês e ano. Padrinhos: José Gonçalves, solteiro, tio materno do neófito, e Joaquina Enes, viúva (?). // Faleceu na sua terra a 26/2/1954.      

 

ESTEVES, José. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Domingues. Nasceu por volta de 1818. // Faleceu a 23/3/1892, no lugar de Aldeia de Virtelo, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, casado com Maria Afonso, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ESTEVES, José. Filho de Matias Esteves e de Joana Rosa Rodrigues, coussenses, lavradores. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1824. // Faleceu a 24/8/1901, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta e sete anos de idade, no estado de solteiro, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. // Constava que doara os seus bens ao irmão, Luís Manuel Esteves.

 

ESTEVES, José. Filho de Raimundo Esteves e de Ana Esteves, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Francisco Esteves e de Rosa Maria Domingues; neto materno de Manuel Esteves e de Maria Luísa Gregório, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 23/6/1838 e foi batizado pelo padre Manuel Esteves no dia seguinte. Padrinhos: José Fernandes e sua mulher, Maria Joana Esteves. (Fez-se este assento a 18/4/1865 – JLPCM). // Casou na igreja de Cousso, a 7/5/1865, com Maria Rosa, nascida a 20 de Maio de 1839, solteira, filha de Manuel António Fernandes e de Ana Alves, lavradores, residentes na Cela. Testemunhas: António Esteves, solteiro, de Cousso, primo do noivo; Elias Esteves, solteiro, da Cela, cunhado da noiva, lavradores; e Manuel José da Silva, casado, mestre sapateiro, da Portela de Paderne.   

 

ESTEVES, José. Filho de Luís Esteves e de Marcelina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cousso. Neto paterno de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; neto materno de Manuel António Gonçalves e de Clara Domingues. Nasceu em Cousso a 26/11/1881 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves, solteiro, tio paterno, e Luísa Gonçalves, tia materna.  

 

ESTEVES, José. Filho de Inácio Esteves e de Francisca Rosa Domingues, lavradores, residentes na Cela, Cousso. Neto paterno de Raimundo Esteves e de Ana Esteves; neto materno de Francisco José Domingues e de Ana Domingues. Nasceu a 23/8/1882 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos.    

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Caetano Esteves e de Maria Joaquina Alves, lavradores. Nasceu em Cousso por volta de 1844. // Camponês. // Faleceu a 14/5/1902, no lugar de Aldeia de Virtelo, com todos os sacramentos da igreja católica, com 58 anos de idade, solteiro, sem testamento, e foi sepultado no adro da igreja.

 

ESTEVES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Joaquina Alves, ele da Gave e ela de Cousso. Neto paterno de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Alves; neto materno de Manuel Luís Alves Lamas e de Maria Alves. Nasceu a 2/2/1891 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Gonçalves e Balbina Esteves, solteiros, lavradores, ela tia paterna do bebé. 

 

ESTEVES, Justina. Filha de António Esteves e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. Neta paterna de José Esteves e de Maria Rosa Afonso; neta materna de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu a 4/2/1887 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Afonso, solteiro, lavrador, e Maria Esteves, solteira, tia paterna da criança. // Casou com Manuel Gonçalves, de 28 anos de idade, seu conterrâneo, filho de António Gonçalves e de Joaquina Gonçalves, na CRCM, a 29/11/1915. // Faleceu na sua terra de nascimento, no lugar de Pousadas, a 28/2/1932 (NM 142, de 6/3/1932). // O seu viúvo finou-se a 23/7/1966.   

 

ESTEVES, Justino. Filho de António Esteves e de Rosa Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. Neto paterno de José Esteves e de Maria Esteves; neto materno de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Joana Rodrigues. Nasceu a 26/7/1891 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves e sua mulher, Maria Custódia Esteves, ambos lavradores. // Nota: deve ser o mesmo senhor que casou em 1915 com Rosa Rodrigues (ver Correio de Melgaço n.º 151, de 30/5/1915).

 

ESTEVES, Justino. Filho de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1181, de 27/10/1917). // Nota: é provável que tenha participado na desordem do dia 10/10/1937, domingo, aquando da festa a Santo António, nela tendo sido abatido a tiro Maximino de Lima, solteiro, natural de São Cosme, Gave (ver Notícias de Melgaço n.º 372, de 17/10/1937).  

 

ESTEVES, Justino António. Filho de Caetano Esteves e de Joaquina Alves. Tinha trinta anos de idade, era solteiro, lavrador, e morava no lugar de Aldeia, quando casou na igreja de Cousso, a 15/10/1884, com Albina, de vinte e sete anos de idade, solteira, lavradora, do dito lugar, filha de Manuel Gonçalves e de Maria Custódia Gonçalves. Testemunhas: Francisco Gonçalves Roldão, casado, e Francisco Gonçalves, solteiro, lavradores, ambos do lugar de Aldeia.   

 

ESTEVES, Leonel. Filho de Rosa Esteves. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1933 (Notícias de Melgaço n.º 197, de 11/6/1933).

 

ESTEVES, Luís de Jesus. Filho de -------- Esteves e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1875. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1938, com sessenta e três anos de idade (NM 428).

 

ESTEVES, Luís Manuel. Filho de Matias Esteves (Soeiro) e de Joana Rosa Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cousso a 8/2/1830. // Casou no estado de solteiro, na igreja de Cousso, a 8/7/1866, com Marcelina Gonçalves, nascida a 25/1/1840, solteira, filha de Manuel António Gonçalves e de Clara Domingues. Testemunhas: Manuel Joaquim Rodrigues, casado, e José Gonçalves, solteiro, irmão da noiva, todos lavradores, coussenses. // Em 1901 ainda estava vivo.   

 

ESTEVES, Luísa. Filha de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves. Neta paterna de Caetano Esteves e de Joaquina Alves; neta materna de Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Custódia Gonçalves. Nasceu na freguesia de Cousso a 21/5/1878 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Eleutério da Silva e sua mulher, Luísa Rodrigues, todos de Aldeia, lavradores.

 

ESTEVES, Manuel (Padre). // Faleceu na Cela, Cousso, com testamento, a 2/10/1857, e foi sepultado na igreja no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de José Esteves e de Maria Rosa Afonso. Nasceu por volta de 1854. Era lavrador, e morava em Aldeia de Virtelo, quando casou na igreja de Cousso, a 6/11/1876, com Maria Custódia, sua parente em 2.º e 3.º grau, de 22 anos de idade, lavradeira, moradora no dito lugar, filha de Manuel João Esteves e de Joaquina Rodrigues. Testemunhas: Manuel Gonçalves Roldão e Manuel Domingues Cabenca, solteiro, lavradores, ambos residentes no lugar de Aldeia.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Esteves e de Vitória Esteves, moradores no lugar da Cela. N.p. de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; n.m. de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Nasceu em Cousso a 29/3/1873 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Elias Esteves e Francisca Esteves, solteiros, tios maternos do bebé, lavradores, do sobredito lugar. // Faleceu na Cela, Cousso, a 3/7/1941.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Elias Esteves e de Carolina Esteves, lavradores, ele natural de Cousso e ela natural de Paderne. N.p. de Raimundo Esteves e de Ana Esteves; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Joana Lourenço. Nasceu na Cela, Cousso, a 9/7/1881, e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Fernandes e sua mulher, Maria Alves, lavradores, do lugar da Cela. // Faleceu a 14/7/1897, no sobredito lugar da Cela, sem quaisquer sacramentos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Domingos Esteves “Rodeiro” e de Marcelina Pinto, ele da freguesia de São José da Lage, província de Pontevedra, bispado de Tui, e ela de Cousso, moradores no lugar de Fojo. Neto paterno de Manuel Esteves e de Maria Rodeira; neto materno de Maria Luísa Pinto, solteira. Nasceu em Cerdeiras a 13/8/1884 e foi batizado a 16 desse mês e ano. Padrinhos: António Luís Veloso, solteiro, de Cerdeiras, e Maria Esteves Rodeira, tia paterna do bebé, lavradores.  

 

ESTEVES, Manuel. Filho de --------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1912 com Maria Esteves (Correio de Melgaço n.º 30, de 29/12/1912).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de António Esteves e de Rosa Gonçalves Rolo, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de José Esteves e de Maria Afonso; n.m. de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Joana Rodrigues. Nasceu a 30/3/1889 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // A sua mulher, Maria Joaquina Domingues, faleceu a 19/6/1948 (confirmar). // Pai de Justino Esteves.   

 

ESTEVES, Manuel. Filho de ------ Esteves e de ----------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1914 com Maria Joaquina Clemente (Correio de Melgaço n.º 108, de 24/7/1914).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Justino António Esteves e de Albina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso. Neto paterno de Caetano Esteves e de Joaquina Alves; neto materno de Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Custódia Gonçalves. Nasceu a 21/9/1897 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves e sua mulher, Maria Esteves. 

 

ESTEVES, Manuel. Filho de -------------- Esteves e de -------------------------------------------. Nasceu a --/--/1---. // Em 1938 estava casado; residira em Virtelo, Cousso, mas nesse ano encontrava-se em parte incerta do Brasil. // José Maria Gomes, casado, proprietário, do lugar da Igreja, Badim, Monção, movia-lhe uma ação sumaríssima; o autor pedia o pagamento de 1.750$00, juros legais, custas e selos (Notícias de Melgaço n.º 422).

 

ESTEVES, Manuel. Filho de Justino Esteves e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 190, de 12/3/1916). // Faleceu no lugar de Virtelo a --/--/1916, com apenas três meses de idade (Correio de Melgaço n.º 192, de 26/3/1916).

 

ESTEVES, Manuel João. Filho de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Domingues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1814. // Lavrador. // Faleceu a 7/12/1882, no lugar de Aldeia, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e oito anos de idade, no estado de viúvo de Joaquina Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Luís Manuel Esteves e de Marcelina Gonçalves, moradores no lugar de Cousso. N.p. de M. Esteves Soeiro e de Joana Rosa Rodrigues; n.m. de Manuel António Gonçalves e de Clara Domingues, todos lavradores, do sobredito lugar. Nasceu em Cousso a 5/4/1867 e foi batizado nesse dia. // Casou a 17/8/1911 com Maria Enes, sua conterrânea. // Morreu na sua freguesia a 13/9/1958.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues. Neto paterno de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; neto materno de Caetano José Rodrigues e de Antónia Rodrigues. Nasceu em Cousso a 12/8/1867 e foi batizado a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Rodrigues e Rosa Rodrigues, solteiros, primos da criança, do lugar de Cousso, lavradores.    

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Inácio Esteves e de Francisca Rosa Domingues, lavradores. Neto paterno de Raimundo Esteves e de Ana Esteves; neto materno de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Domingues, todos da Cela. Nasceu em Cousso a 5/1/1881. Padrinhos de batismo: os seus avós maternos.

 

ESTEVES, Manuel Joaquim. Filho de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar da Cela. Neto materno de Elias Esteves e de Carolina Esteves. Nasceu em Cousso a 9/6/1900 e foi batizado na igreja católica a 15 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias e sua mulher, Rosa Lourenço, camponeses. // Casou a 30/8/1922, na CRCM, com Hortelinda Duque, sua conterrânea. // A sua esposa faleceu em Cousso a 7/7/1974. // Ele morreu na mesma freguesia de Cousso a 26/7/1978.  

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de José Manuel Esteves e de Maria Rosa, naturais de Cousso. // Nasceu por volta de 1802. // Lavrador. // Morreu no lugar de Paçô, freguesia de Rouças, a 6/11/1874, somente ungido, por ter morrido de repente, com 72 anos de idade, no estado de viúvo de Isabel Ventura da Gama, roucense, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja de Rouças. 

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de António Esteves e de Madalena Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/19--. // Casou com Rosa dos Prazeres Afonso, nascida na mesma freguesia. // Por volta de 1940, por doção verbal feita por seus pais, adquiriram uma casa de morada de dois pavimentos e rossios, sita no lugar de Cousso, confrontando a norte com Felicidade Alves, e a sul com Maria Alves. // Em 1999 residiam no dito lugar de Cousso (VM 1119).

 

ESTEVES, Manuel José. Filho de António Esteves e de Madalena Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1937 (NM 360).

 

ESTEVES, Marcelina. Filha de Maria Esteves. Nasceu em Cousso por volta de 1832. // Faleceu a 10/3/1897, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e cinco anos de idade, solteira, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Marcolino. Filho de --------- Esteves e de ---------------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1913 com Ana Esteves (Correio de Melgaço n.º 44, de 6/4/1913).

 

ESTEVES, Marcos. Filho de António Esteves e de Maria Luís Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1809. // Faleceu a 5/10/1881, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 72 anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Joaquina Esteves. Nasceu em Cousso por volta de 1809. // Lavradeira. // Faleceu a 12/2/1877, no lugar da Cela, onde residia, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, com 68 anos de idade, solteira, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou três filhos. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Fernandes. Nasceu em Cousso por volta de 1812. // Camponesa. // Faleceu a 19/4/1880, no lugar de Aldeia, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 68 anos de idade, no estado de solteira, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

ESTEVES, Maria. Filha de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues, coussenses. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1835. // Lavradeira. // Faleceu a 28/8/1879, no lugar de Cousso, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com quarenta e quatro anos de idade, no estado de casada com Domingos Gonçalves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Caetano Esteves e de Joaquina Alves. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1849. // Casou a 21/6/1874 com Manuel, filho de João Manuel Gonçalves e de Maria Joaquina Fernandes. // Deve ter falecido por volta de 1920, pois nesse ano o Juízo de Direito da comarca de Melgaço, através do cartório do escrivão Soares, citava Joaquim Veloso, solteiro, Manuel Veloso, solteiro, Bebica Veloso, e António Gonçalves, casado, ausentes em parte incerta, para assistirem aos termos do inventário orfanológico de Maria Esteves, que fora da freguesia de Cousso, sua avó e mãe (Jornal de Melgaço n.º 1310, de 7/11/1920).      

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Maria Joana Rodrigues, lavradores. Neta paterna de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; neta materna de Caetano José Rodrigues e de Antónia Rodrigues. Nasceu em Cousso a 11/3/1859 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Bento Esteves, tio paterno, e Luísa Rodrigues, tia materna, todos do lugar de Cousso. // Faleceu a 3/5/1869, no lugar de Cousso, e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Maria. Filha de José Esteves e de Maria Afonso, moradores em Aldeia (de Virtelo). Neta paterna de Manuel Luís Esteves e de Maria Rosa Domingues; neta materna de Manuel José Afonso e de Maria José Rodrigues. Nasceu em Cousso a 23/5/1869 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel João Esteves, tio paterno da criança, e sua mulher Joaquina Rodrigues. // Casou com Daniel Rodrigues, de quem ficou viúva. // Casou em segundas núpcias na igreja da sua freguesia natal a 11/71901 com o seu parente e conterrâneo Francisco Domingues, de 45 anos de idade, solteiro. // Faleceu no lugar de Cousso a 20/4/1940. // Com geração.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Marcelina Esteves, solteira, a morar na Cela. Neta materna de Maria Esteves, solteira, do dito lugar. Nasceu em Cousso a 17/4/1870 e foi batizada a 19 do dito mês e ano. Padrinhos: Benedito Esteves, solteiro, tio da criança, e Maria Gregório, casada com Manuel Domingues, todos do sobredito lugar, lavradores. // Faleceu na sua freguesia a 18 de Junho de 1935.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Esteves e de Maria Custódia Esteves, lavradores. N.p. de José Esteves e de Maria Rosa Afonso; n.m. de Manuel João Esteves e de Joaquina Rodrigues, todos de Aldeia (de Virtelo). Nasceu em Cousso a 8/11/1879 e foi batizada pelo padre Manuel Rodrigues, reitor de Tangil, no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves, tio da criança, e Maria Rosa Afonso, avó.       

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Esteves e de Vitória Esteves, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. N.p. de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; n.m. de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Nasceu a 10/9/1885 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Januário Barreiros, solteiro, lavrador, e Francisca Esteves, casada, tia materna da criança. // Faleceu a --/9/1941 (?).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Benedito Esteves e de Blandina de Jesus Moreira, lavradores, ele natural de Cousso e ela natural de Santiago de Piães, concelho de Cinfães, diocese de Lamego, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neta paterna de Francisco Esteves e de Maria Esteves; neta materna de Manuel Moreira e de Maria Pinto. Nasceu a 18/8/1886 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingues e sua mulher, Ana Pereira, lavradores, do lugar da Cela.  

 

ESTEVES, Maria. Filha de Manuel Joaquim Esteves e de Joaquina Alves, ele natural da Gave e ela natural de Cousso, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Joaquim Esteves e de Maria Rosa Alves; neta materna de Manuel Luís Alves e de Maria Alves. Nasceu a 3/1/1889 e foi batizada a 5 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno e Balbina Esteves, tia paterna, solteira, lavradores.

 

ESTEVES, Maria. Filha de António Esteves (Ramalheira), lavrador, natural da freguesia da Gave, e de Maria Pereira, lavradeira, coussense, moradores no lugar de Aldeia. N.p. de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves; n.m. de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Virtelo, Cousso, a 7/2/1910, e foi batizada na igreja católica local a 10 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: Adriano Esteves, solteiro, lavrador, e Maria Esteves, solteira, camponesa. // Casou na igreja de Cousso a 18/5/1944 com Manuel Pires, seu conterrâneo. // Enviuvou a 20/7/1978 (confirmar). // Faleceu a 20/3/1999 na freguesia de São José de São Lázaro, cidade de Braga.

 

ESTEVES, Maria. Filha de Justina Esteves. Nasceu em Cousso a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 68, de 28/9/1913).

 

ESTEVES, Maria. Filha de Angelina Esteves. Nasceu em Cousso a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917). // Nota: deve ser a mesma senhora que faleceu em Virtelo, Cousso, a --/--/2000 (ver A Voz de Melgaço n.º 1151).

 

ESTEVES, Maria da Conceição. Filha de António Justino Esteves e de Albina Gonçalves Roldão, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de Caetano Esteves e de Joaquina Alves; n.m. de Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Custódia Gonçalves. Nasceu a 13/5/1886 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Gonçalves Roldão, tio materno da criança, e sua mulher, Maria Luísa Gonçalves, lavradores, de Pousada. // Casou com Justino, seu conterrâneo, filho de Francisco Gonçalves “Serafina” e de Maria Antónia Fernandes, na CRCM, a 26/4/1928. O seu marido morreu a 3/5/1967. // Ela faleceu na sua freguesia a 4/3/1969.

 

ESTEVES, Maria de Jesus. Filha de António Esteves e de Rosa Gonçalves Rolo, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de José Esteves e de Maria Rosa Afonso; n.m. de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Joana Rodrigues. Nasceu a 12/6/1885 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Gonçalves Rolo, solteiro, tio materno, e Maria Esteves, solteira, tia paterna. // Faleceu a 25/8/1909, no lugar de Aldeia, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

ESTEVES, Maria Justina. Filha de Maria Esteves, solteira, moradora no lugar de Cousso. N.m. de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues, do mesmo lugar, lavradores. Nasceu em São Paio (!) a 24/7/1862 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves, solteiro, tio materno da batizanda, e Maria Joana Rodrigues, solteira, lavradores, do sobredito lugar.

 

ESTEVES, Maria Rosa. Filha de Joaquim Esteves e de Maria Custódia Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiras, Cousso. Neta paterna de José Esteves e de Maria Afonso; neta materna de Custódio Rodrigues e de Joana Domingues. Nasceu a 5/6/1894 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues, solteiro, lavrador, e Joana Domingues, casada. 

 

ESTEVES, Maria Teresa. Filha de João Manuel Esteves e de Joaquina Gonçalves. Nasceu por volta de 1814. // Faleceu a 19/1/1897, no lugar de Surribas, apenas com o sacramento da confissão, com 83 anos de idade, no estado de viúva de Luís Duque, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou um filho.

 

ESTEVES, Matias. Filho de Manuel Esteves e de Maria Luísa Gregório. Nasceu em Cousso por volta de 1796. // Lavrador. // Faleceu a 20/4/1876, no lugar de Cousso, onde residia, sem quaisquer sacramentos, com 80 anos de idade, viúvo de Rosa Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

ESTEVES, Matilde. Filha de ---------- Esteves e de -----------------------------------. Nasceu por volta de 1852. // Faleceu em Cousso a --/--/1912, com sessenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 18, de 6/10/1912). 

 

ESTEVES, Máximo (ou Maximino) José. Filho de António Esteves (Ramalheira), lavrador, natural da freguesia da Gave, e de Maria Pereira, camponesa, coussense. N.p. de Luís Esteves e de Maria Rosa Alves; n.m. de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 14/12/1906 e foi batizado na igreja católica nesse mesmo dia, mês, e ano. Padrinhos: José Pereira, solteiro, lavrador, e Maria Esteves, solteira, camponesa. // Casou na igreja de Cousso a 12/11/1941 com Isolina Afonso, sua conterrânea. // A sua esposa finou-se a 17/1/1984. // Ele morreu a 10/11/1985. // Nota: é provável que tenha participado na zaragata do dia 10/10/1937, entre os da Cela e os de Virtelo, aquando da festa a Santo António, na qual foi abatido a tiro Maximino de Lima, solteiro, de São Cosme, Gave (ver Notícias de Melgaço n.º 372, de 17/10/1937).  

 

ESTEVES, Oliviano. Filho de António Esteves e de Vitória Esteves, lavradores, residentes na Cela. Neto paterno de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; neto materno de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Nasceu em Cousso a 26/11/1875 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio Esteves, solteiro, lavrador, residente no lugar da Cela, e Francisca Esteves, tios do bebé.   

 

ESTEVES, Raimundo. Filho de Francisco Esteves e de Rosa Domingues, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1811. // Camponês. // Faleceu a 21/11/1871, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com 60 anos de idade, no estado de casado com Ana Rosa Esteves, sem testamento, e foi sepultado na igreja paroquial. // A sua viúva finou-se a 5/11/1889, também no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com 62 anos de idade, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Com geração.    

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Maria Esteves, solteira. Neta materna de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues, lavradores. Nasceu no lugar de Cousso a 23/3/1865 e foi batizada em casa nesse dia por Rosa, filha de Joaquim Fernandes e de Joana Gonçalves, do dito lugar. // Faleceu a 28/3/1865 e foi sepultada na igreja. 

 

ESTEVES, Rosa. Filha de António Esteves e de Vitória Esteves. Nasceu em Cousso por volta de 1868. // Faleceu a 31/10/1899, em casa dos pais, sita no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas 31 anos de idade, solteira.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Luís Manuel Esteves e de Marcelina Gonçalves, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Matias Esteves e de Joana Rosa Rodrigues; neta materna de Manuel António Gonçalves e de Clara Domingues. Nasceu em Cousso a 30/3/1873 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Esteves, casado, tio paterno da batizanda, e Joaquina Enes, viúva.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de João Esteves e de Maria Joana Gonçalves, lavradores, residentes em Aldeia. N.p. de Caetano Esteves e de Maria Joaquina Alves; n.m. de Manuel Gonçalves e de Maria Custódia Gonçalves. Nasceu em Cousso a 2/7/1875 e foi batizada a 4 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves, tio paterno da criança, e Rosa Gonçalves, solteiros, lavradores, do sobredito lugar. // Casou na igreja da sua freguesia a 20/1/1898 com Francisco Joaquim Rodrigues, de 51 anos de idade, solteiro, natural da Gave. // Faleceu na Gave a 4/12/1950.   

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Custódia Esteves, rurais, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de de José Esteves e de Maria Rosa Afonso; n.m. de Manuel João Esteves e de Joaquina Rodrigues. Nasceu a 26/9/1885 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Esteves e Maria Esteves, solteiros, lavradores, tios paternos. // Faleceu a 4/9/1889, no lugar de Aldeia, e foi sepultada na igreja.   

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Custódia Esteves, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de José Esteves e de Maria Rosa Afonso; n.m. de Manuel Esteves e de Joaquina Rodrigues. Nasceu a 27/12/1892 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Esteves, solteira, lavradora, irmã da neófita, e invocaram como padrinho Santo António, representado por Maria Esteves, viúva, tia da batizanda. // Faleceu na sua freguesia natal a 24/6/1955.  

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Justino António Esteves e de Albina Gonçalves, moradores em Aldeia, Cousso. N.p. de Caetano Esteves e de Joaquina Alves; n.m. de Manuel Gonçalves Roldão e de Maria Custódia Gonçalves. Nasceu a 9/5/1893 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves, solteiro, lavrador, tio da batizanda, e Claudina Esteves, solteira, lavradora. // Casou com José Duque, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 24/12/1919. // Faleceu na sua terra a 5/4/1974.

 

ESTEVES, Rosa. Filha de Manuel Esteves e de Maria Joaquina Domingues Clemente. Nasceu em Cousso a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 184, de 30/1/1916).

 

ESTEVES, Rosa Maria. // Foi casada com João Manuel Rodrigues, de Aldeia. // Faleceu em Cousso a 14/3/1859 e foi sepultada na igreja no dia seguinte. 

 

ESTEVES, Rosalina. Filha de António Esteves e de Vitória Esteves, camponeses, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues, do lugar de Cousso; neta materna de Raimundo Esteves e de Ana Esteves, da Cela. Nasceu em Cousso a 20/8/1868 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: José Esteves, casado, e Francisca Esteves, solteira, tios maternos da criança, lavradores. // Faleceu a 25/4/1869 e foi sepultada na igreja.

 

ESTEVES, Rosalina. Filha de António Esteves e de Vitória Esteves, moradores no lugar da Cela. Neta paterna de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues; neta materna de Raimundo Esteves e de Ana Esteves. Nasceu em Cousso a 22/2/1870 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Inácio Esteves e Francisca Esteves, tios maternos da criança, solteiros, da Cela, lavradores. 

 

ESTEVES, Sara. Filha de Luís de Jesus Esteves, natural de Paderne, e de Alexandrina Esteves, natural de Cousso, onde habitavam. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 108, de 24/7/1914).

 

ESTEVES, Violanda (ou Violinda). Filha de Inácio Esteves e de Francisca Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neta paterna de Raimundo Esteves e de Ana Esteves; neta materna de Francisco José Domingues e de Ana Rosa Domingues. Nasceu a 19/7/1893 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: João Manuel Esteves e sua mulher, Maria Rosa, lavradores. // Faleceu a 18/12/1894 e foi sepultada no adro da igreja.  

 

ESTEVES, Vitória. Filha de Raimundo Esteves e de Ana Esteves, moradores no lugar da Cela. N.p. de Francisco Esteves e de Rosa Maria Domingues; n.m. de Manuel Esteves e de Maria Luísa Gregório, lavradores. Nasceu em Cousso a 25/4/1841 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: o padre Manuel Esteves, que a batizara, e uma das avós da criança: materna ou paterna. (Este assento foi feito a 2/8/1866 pelo padre JLPCM). // Casou com António, filho de Matias Esteves e de Rosa Rodrigues. // Faleceu a 2/4/1890, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

ESTEVES, Zulmira. Filha de Luísa Esteves. Nasceu em Cousso a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 100, de 17/5/1914). // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário