quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

(Freguesia de Cousso)

Por Joaquim A. Rocha

 



// continuação...


DOMINGUES, José Custódio (Padre). // Em 1936 era pároco na freguesia de Cousso (Notícias de Melgaço n.º 326).

 

DOMINGUES, José Hernâni. Filho de Aníbal Domingues e de Ludovina Celeste Alves. Nasceu em Cousso a --/--/19--. // Era emigrante em França quando casou, a 11/8/1990, na igreja de Cousso, com Maria Cristina, nascida em França e estudante em Paris, filha de Augusto José Flores e de Maria Lídia Meixeiro, natural de São Paio, e neta de Augusto Meixeiro. Presidiu à cerimónia o padre Carlos Nuno Vaz, natural de Rouças, residente em Braga. O almoço foi servido num restaurante de Monção. // Pai de Lucas Yoan Domingues, batizado na igreja de Cousso a 15/8/1997; o almoço de batismo foi servido na casa dos avós maternos, no lugar de Lourenços, perto de Sante, onde decorria a festa da Senhora dos Remédios. // Nota: eram tios do neófito, Fernando, José, António, Armando, e o falecido Manuel, filho mais velho de Augusto Meixeiro; nesse ano de 1997 o bebé Lucas ainda tinha viva a bisavó materna, de 93 anos de idade, internada num Lar em França.        

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de José Domingues, natural de Cousso, e de Rosa Fernandes, natural de Paderne, moradores no lugar de Cousso. N.p. de José Luís Domingues e de Maria Luísa Dias, do dito lugar; n.m. de Bernardo Fernandes e de Francisca Fernandes, de Paderne. Nasceu em Cousso a 2/3/1870 e foi batizado no dia imediato. Padrinhos: José Joaquim Gregório, casado, e sua cunhada afim, Joana Domingues, viúva, do sobredito lugar de Cousso, todos lavradores. // Faleceu a 27/9/1881, no lugar de Cousso, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, José Joaquim. Filho de Manuel Joaquim Domingues “Cabenca” e de Maria do Carmo Duque, lavradores. N.p. de José Domingues “Cabenca” e de Joana Domingues; n.m. de Joaquim Duque e de Maria Joaquina Enes, todos de Aldeia (de Virtelo!). Nasceu em Cousso a 21/7/1878 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Duque, tio da criança, e Maria Joaquina Enes, avó. // Faleceu a 25/9/1879, no lugar de Aldeia, e foi sepultado na igreja paroquial.    

 

DOMINGUES, José Luís. Filho de Manuel Domingues e de Antónia Rodrigues. // Lavrador. // Faleceu no lugar de Cousso a 27/1/1862, com 86 anos de idade, viúvo de Maria Luísa Dias, com todos os sacramentos e com testamento. // Deixou filhos. 

 

DOMINGUES, José Manuel (Cruz). Filho de António Domingues e de Águeda Amaro. Nasceu na freguesia de Santa Maria de Entrimo, bispado de Ourense, por volta de 1814. // Faleceu a 5/3/1874, no lugar da Cela, freguesia de Cousso, Melgaço, onde morava, apenas com o sacramento da extrema-unção, com 60 anos de idade, no estado de casado com Genara Rodrigues, e foi sepultado na igreja de Cousso. 

 

DOMINGUES, Júlia. Filha de Luís Domingues e de Emília Rodrigues, lavradores, coussenses. Neta paterna de Félix José Domingues e de Luísa Domingues; neta materna de Manuel Rodrigues e de Maria Alves. Nasceu em Cousso a 18/3/1906 e foi batizada na igreja católica a 25 desse dito mês e ano. Padrinhos: Ludovina Rodrigues, solteira, camponesa, e António Rodrigues Telhado, casado, lavrador. // Faleceu a 7/9/1908, no lugar de Cousso, e foi sepultada no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Justina. Filha de João Domingues e de Rosa Pereira, lavradores, coussenses, residentes no lugar de Virtelo. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Etelvina Gonçalves; n.m. de Justino Pereira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 15/8/1906 e foi batizada na igreja católica no dia seguinte. Padrinhos: José Pereira, solteiro, lavrador, e Justina Esteves, solteira, camponesa. // Faleceu a 4/9/1906, no lugar de Cerdeiras, e foi sepultada no adro. // Gémea de Idalina Domingues.   

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Pedro Domingues e de Joaquina Domingues, moradores em Aldeia (de Virtelo). N.p. de Antónia Maria Domingues, viúva; n.m. de José Domingues “Souto” e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Cousso a 22/3/1866 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: João Domingues “Souto”, solteiro, e Maria Luísa Gonçalves, viúva, tios do batizando, lavradores, residentes em Virtelo.

 

DOMINGUES, Justino (Clemente). Filho de ---------- Domingues e de ------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou na igreja de Cousso a --/--/1917 com Claudina Esteves (Jornal de Melgaço n.º 1166, de 14/7/1917).   

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Luís Domingues e de Carolina Rodrigues, lavradores, naturais da freguesia de Cousso. Neto paterno de António Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Enes; neto materno de Manuel António Rodrigues Maia e de Luísa Alves. Nasceu a 1/1/1893 e foi batizado a 3 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Rosa Alves, tia materna, solteira. // Casou com Sara Olímpia Duque, na CRCM, a 12/2/1919. // Ambos os cônjuges faleceram em Cousso: a esposa a 21/1/1978 e ele a 24/12/1980. // Com geração.   

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cousso a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 202, de 9/6/1916).

 

DOMINGUES, Laurinda. Filha de Manuel Domingues, lavrador, coussense, e de Maria Clara Rodrigues, lavradeira, natural da freguesia de Castro Laboreiro, moradores no lugar de Cerdeiras. Neta paterna de Manuel Domingues e de Maria Albina Gonçalves; neta materna de António Rodrigues e de Isabel Afonso. Nasceu em Cousso a 29/12/1909 e foi batizada na igreja católica local a 31 desse mês e ano. Padrinhos: Bernardino Augusto Domingues, solteiro, lavrador, e Maria Albina Gonçalves, viúva, lavradeira. // Casou a 13/2/1935, na CRCM, com Augusto Covelo. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 7/7/1979.

 

DOMINGUES, Libório. Filho de Luís Manuel Domingues e de Joana Rosa Esteves, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1831. // Faleceu a 14/9/1887, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 56 anos de idade, solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

DOMINGUES, Lina. Filha de Francisco Domingues e de Ana Domingues, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1844. // Faleceu a 12/1/1901, no lugar da Cela, com todos os sacramentos, com 56 anos de idade, casada com João Domingues Souto, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

DOMINGUES, Luís (Longarinhas). Filho de Manuel António Domingues e de Maria Luísa Fernandes. Nasceu em Cousso por volta de 1795. // Camponês. // Morreu a 29/4/1869, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com 74 anos de idade, no estado de casado com Joana Rosa Esteves, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.  

 

DOMINGUES, Luís. Filho de Manuel António Domingues e de Ana Maria Fernandes. Nasceu em Cousso por volta de 1804. // Faleceu a 4/12/1887, no lugar de Cousso, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com 83 anos de idade, viúvo de Luísa Rodrigues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Luís. Filho de António Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Enes, lavradores. Neto paterno de Gertrudes Domingues, solteira; neto materno de Manuel António Enes e de Maria Afonso. Nasceu em Cousso a 26/3/1860 e foi batizado em casa pela avó materna; na igreja teve por padrinhos Luís Enes, solteiro, lavrador, e a citada avó materna. // Lavrador. // Casou na igreja da sua terra, a 12/1/1890, com Carolina Rodrigues Maia, de 24 anos de idade, solteira, lavradora, sua conterrânea, parente em terceiro grau, filha de Manuel António Rodrigues Maia e de Luísa Alves. Testemunhas: Luís Enes, casado, lavrador, tio materno do noivo, e Vitorino Rodrigues Maia, solteiro, lavrador, irmão da noiva, ambos de Cousso. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 24/9/1940. // Gémeo de Daniel. 

 

DOMINGUES, Luís. Filho de Félix José Domingues e de Luísa Domingues, moradores no lugar de Cousso. Neto paterno de Luís Caetano Domingues e de Maria José Rodrigues, do dito lugar; neto materno de José Domingues e de Maria Luísa Gonçalves, de Aldeia (de Virtelo!). Nasceu em Cousso a 5/8/1871 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Domingues, casada, da Cela, tia paterna da batizanda, todos lavradores. // Casou na igreja de Cousso a 18/1/1903 com Emília Rodrigues, de vinte e três anos de idade, solteira, sua conterrânea, filha de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria José Alves, coussenses. Testemunhas presentes: António Rodrigues “Telhado”, e José Rodrigues, lavradores.  

 

DOMINGUES, Luís. Filho de Luís Domingues e de Carolina Rodrigues, lavradores. Neto paterno de António Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Enes; neto materno de Manuel António Rodrigues (Maia) e de Maria Luísa Alves. Nasceu em Cousso a 20/5/1900 e foi batizado na igreja a 22 desse mês e ano. Padrinhos: o padre Luís Manuel Afonso Tojeiro, reitor da freguesia de Cousso, e Maria Rodrigues, solteira, camponesa. // Fez exame do 1.º grau a 9/7/1912, obtendo um «bom»; era seu mestre o professor Manuel Esteves Lira (Correio de Melgaço n.º 7). // Casou a 21 de Fevereiro de 1929, na CRCM (ver NM 4, de 10/3/1929), com Albertina Gonçalves, na altura com vinte e sete anos de idade, natural de Cousso, filha de Manuel Joaquim Gonçalves e de Carolina Gregório. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 19/1/1973.

 

DOMINGUES, Luís. Filho de José Domingues e de Claudina Alves. Nasceu em Cousso a --/--/1938 (NM 383, de 16/1/1938).

 

DOMINGUES, Luís Caetano. Filho de Ana Maria Domingues, viúva, coussense. Nasceu em Cousso por volta de 1793. // Lavrador. // Faleceu a 5/2/1883, no lugar de Cousso, onde residia, com todos os sacramentos, com noventa anos de idade, no estado de viúvo de Maria José Rodrigues, com testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Luísa. Filha de Manuel Francisco Domingues e de Maria José Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiras. Nasceu em Cousso por volta de 1825. // Lavradeira. // Faleceu a 15/11/1871, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com quarenta e seis anos de idade, no estado de casada com José Gonçalves Roldão, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial da sua terra de nascimento.

 

DOMINGUES, Luísa. Filha de Francisco Manuel Domingues e de Maria Domingues. Neta paterna de António Domingues Cruz e de Águeda Amaro, da Cela; neta materna de Luís Caetano Domingues e de Maria José Rodrigues, de Covelo. Nasceu em Cousso a 19/2/1856 e foi batizada na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Camponesa. // Casou na igreja de Cousso a 18/3/1878 com José, nascido em Paderne a 3/8/1850, lavrador, filho de Francisco Rodrigues e de Joaquina Fernandes. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 177, de 5/12/1915). // Mãe de Adjuto Rodrigues.  

 

DOMINGUES, Madalena. Filha de João Manuel Domingues e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cousso a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 163, de 29/8/1915). // Faleceu a --/--/1938, com apenas 23 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 425).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Inácio Domingues e de Rosa Rodrigues. Nasceu no lugar de Cerdeiras, Cousso, na década de trinta do século XIX. // Casou na igreja da sua terra, a 20/11/1873, no estado de solteiro, com Maria, de 28 anos de idade, também solteira, sua parente no 3.º e 4.º grau, filha de Manuel Gonçalves Rolo e de Maria Joana Rodrigues, de Aldeia. Testemunhas: padre Manuel Rodrigues, reitor da freguesia de Tangil, padre JLPCM, e Francisco Gonçalves Roldão, casado, lavrador. // Lavrador. // Morreu a 17/5/1904, no lugar de Cerdeiras, com todos os sacramentos da igreja católica, com 67 anos de idade, no estado de casado com a dita Maria, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.   

 

DOMINGUES, Manuel (Clemente). Filho de ----------- Domingues e de ----------------------. Nasceu por volta de 1853. // Faleceu no lugar de Virtelo, Cousso, a --/--/1916, com sessenta e três anos de idade (Correio de Melgaço n.º 198, de 7/5/1916).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Pedro Domingues e de Joaquina Domingues, moradores no lugar de Virtelo. N.p. de Antónia Maria Domingues; n.m. de José Domingues Souto e de Maria Luísa Gonçalves, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 21/4/1862 e foi batizado a 22 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria José Gregório, moradores no lugar da Cela. Neto paterno de Francisco Manuel Domingues e de Maria Domingues; neto materno de João Manuel Gregório e de Maria Rosa Gregório, esta natural da Gave, lavradores. Nasceu em Cousso a 27/5/1868 e foi batizado em casa pela avó paterna; ainda no dito dia foi à igreja receber os santos óleos. // Faleceu a 3/7/1868 e foi sepultado na igreja.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Manuel Joaquim Domingues e de Maria José Gregório, lavradores, a residir no lugar da Cela. Neto paterno de Francisco Manuel Domingues e de Maria Domingues; neto materno de João Manuel Gregório e de Maria Rosa Gregório, esta natural da Gave. Nasceu em Cousso a 8/5/1873 e foi batizado no dia imediato. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Luísa, solteira, lavradora, filha de João Alves, natural da Gave. // Casou na igreja da sua terra a 9/11/1896 com a sua conterrânea, e parente no 3.º e 4.º grau de consanguinidade, Maria Rosa, de 27 anos de idade, solteira, camponesa, residente no lugar da Cela, filha de Manuel Joaquim Alves e de Maria Domingues. Testemunhas presentes: Manuel Rodrigues “Granja”, solteiro, e Felicidade Domingues, solteira, lavradores, residentes no lugar da Cela. // Faleceu no dito no lugar da Cela, freguesia de Cousso, a 4/3/1939.  

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de --------- Domingues e de ---------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou na igreja de Cousso a --/--/1917 com Rosa de Jesus Rodrigues (Jornal de Melgaço n.º 1166, de 14/7/1917).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Luís Domingues e de Carolina Rodrigues, lavradores, de Cousso. Neto paterno de António Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Enes; neto materno de Manuel António Rodrigues Maia e de Luísa Alves. Nasceu a 1/4/1891 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: o seu avô materno e Maria Rodrigues, tia do bebé, solteira, lavradores. // (A madrinha assinou, o que era raro naquela altura – quase todas as mulheres do campo eram analfabetas). // Faleceu a 14 de Setembro de 1891, no lugar de Cousso, e foi sepultado na igreja paroquial.   

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de João Manuel Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores. Neto paterno de José Rodrigues e de Rosa Fernandes; neto materno de Manuel Rodrigues Ventura e de Rosa Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cousso a 8/3/1904 e foi batizado na igreja católica dois dias depois. Padrinhos: Manuel Rodrigues Ventura, casado, lavrador, e Madalena Rodrigues, casada, lavradeira. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 5/4/1970. 

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Jerónimo Domingues e de Maria Joaquina Pires, lavradores, coussenses, residentes no lugar de Cerdeiras. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Albina Gonçalves; neto materno de Manuel Pires e de Maria Albina Domingues. Nasceu em Cousso a 26 de Novembro de 1908 e foi batizado na igreja católica local a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, e Joaquina Domingues, também solteira. // Faleceu a 3 de Outubro de 1909, no lugar de Aldeia, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Joaquim Domingues e de Aurora Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1932 (NM 171, de 30/10/1932). // Sem mais notícias.

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de Agostinho Domingues e de Maria Rodrigues. Nasceu em Cousso a 12/3/1936. // Cometeu um crime de falsas declarações em 1990; nesse ano já estava separado da esposa (A Voz de Melgaço n.º 926, de 15/10/1990).

 

DOMINGUES, Manuel. Filho de --------------- Domingues e de ---------------------------------. Nasceu em Cousso a --/--/19--. // Em 2012 residia em Braga, onde se encontrava já havia quarenta e um (41) anos! (2012 – 41 = 1971).

 

DOMINGUES, Manuel João. Filho de Félix José Domingues e de Luísa Domingues, do lugar de Cousso. Neto paterno de Luís Caetano Domingues e de Maria José Rodrigues; neto materno de José Domingues (Santos ou Souto) e de Maria Luísa Gonçalves, de Virtelo. Nasceu em Cousso a 6/4/1864 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: João Domingues “Santo”, solteiro, tio do bebé, e Maria Luísa Domingues, de Virtelo, todos lavradores. // Faleceu em casa dos pais a 19/9/1864 e foi sepultado na igreja.

 

DOMINGUES, Manuel João. Filho de ---------- Domingues e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1865. // Faleceu no lugar de Cousso com cinquenta e um anos de idade, a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 205, de 2/7/1916). 

 

DOMINGUES, Manuel João. Filho de Félix José Domingues e de Luísa Domingues. Neto paterno de Luís Caetano Domingues e de Maria José Rodrigues; neto materno de José Domingues e de Maria Luísa Gonçalves. Nasceu em Cousso a 29/8/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Domingues “Santo”, solteiro, e Maria Luísa Domingues, viúva, de Aldeia, tios maternos da criança. // Casou com Albertina Amélia da Silva, natural de Viana do Castelo. // A 18/8/1908 morreu no lugar e freguesia de Cousso um filho do casal, Manuel, com apenas dezoito meses de idade, nascido na cidade de Viana do Castelo, tendo sido sepultado no adro da igreja de Cousso. // Ele faleceu em Santa Maria Maior, Viana do Castelo, a 28/8/1941. Era oficial (*) reformado do exército. /// (*) Em 1908 tinha a patente de tenente.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de António Domingues e de Luísa Rodrigues, moradores no lugar de Virtelo. Neto paterno de João Manuel Domingues e de Maria Luísa Esteves, da Gave; neto materno de João Manuel Rodrigues e de Rosa Maria Esteves, de Virtelo, Cousso. Nasceu por volta de 1837. // Faleceu em Virtelo a 27/11/1860, com apenas 23 anos de idade, «clérigo in minoribus», com todos os sacramentos da igreja católica. // Os seus pais ficaram por herdeiros.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Manuel Domingues e de Maria Domingues, moradores na Cela. Neto paterno de António Domingues e de Águeda Amaro; neto materno de Luís Caetano Domingues e de Maria José Rodrigues. Nasceu em Cousso a 15/2/1842 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís Caetano Domingues, viúvo, e Maria Joaquina Domingues, solteira, lavradores. (O assento foi feito a 17/5/1867 pelo padre JLPCM). // Casou na igreja da sua terra de nascimento a 24/6/1867, com Maria José, nascida a 26/3/1843, solteira, natural da Gave, moradora no lugar da Cela, Cousso, filha de João Manuel Gregório, da Cela, e de Maria Rosa Gregório, da Gave. Testemunhas: Luís Caetano Domingues, viúvo, do lugar de Cousso, avô do noivo, e José Gregório, solteiro, da Cela, irmão da noiva, lavradores. (Os noivos eram parentes no terceiro grau de consanguinidade).

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de José Domingues Cabenca e de Joana Domingues Ramos. Nasceu por volta de 1851. // Lavrador. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, e morava em Aldeia, quando casou na igreja de Cousso com Maria do Carmo, de vinte e dois anos de idade, solteira, lavradora, residente no dito lugar, filha de Joaquim Duque e de Maria Joaquina Enes. Testemunhas presentes: António Ramos e Mariana Duque, do mesmo lugar.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Domingues. Nasceu por volta de 1851. // Tinha 33 anos de idade, morava no lugar de Aldeia, quando casou na igreja de Cousso, a 24/12/1884, com Angelina, de 29 anos de idade, solteira, lavradora, filha (por subsequente matrimónio) de António Luís Gonçalves e de Florinda Alves, do lugar de Pousada. Testemunhas: Manuel Joaquim Alves Pedras e Manuel Rodrigues, ambos casados, lavradores, do lugar de Cousso.

 

DOMINGUES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Domingues e de Maria Gonçalves, lavradores, residentes no lugar de Cerdeiras. Neto paterno de Inácio Domingues e de Rosa Rodrigues; neto materno de Manuel José Gonçalves Rolo e de Maria Joana Rodrigues, do lugar de Virtelo. Nasceu em Cousso a 26/3/1876 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno e Luísa Gonçalves, tia da criança, solteira, ambos do lugar de Aldeia. // Camponês. // Casou na igreja de Cousso a 23/8/1909 com Maria Clara Rodrigues, de 29 anos de idade, solteira, camponesa, natural de Castro Laboreiro, moradora no lugar de Cerdeiras, Cousso, filha de António Rodrigues e de Isabel Maria Domingues, ambos castrejos.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Domingues e de Ana Maria Fernandes, lavradores, coussenses, residentes no lugar do Fojo e Aldeia de Virtelo (!). Nasceu em Cousso por volta de 1802. // Faleceu a 17/4/1872, no lugar de Cerdeiras de Virtelo, com todos os sacramentos da igreja católica, com setenta anos de idade, no estado de viúvo de Flórida Joaquina Martins, sem testamento, com filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Teresa Domingues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1815. // Faleceu a 13/2/1891, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos, com 76 anos de idade, solteiro, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma irmã e um sobrinho.  

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Luís Domingues e de Luísa Rodrigues, lavradores, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1834. // Lavrador. // Faleceu a 15/7/1904, no lugar de Cousso, tendo recebido apenas o sacramento da extrema-unção, com setenta anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial. 

 

DOMINGUES, Manuel José. Filho de Manuel Domingues e de Rosa Rodrigues. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1918 (Jornal de Melgaço n.º 1227, de 22/11/1918).

 

DOMINGUES, Manuel Luís. Filho de Manuel Domingues e de Maria Gonçalves Rolo, de Aldeia. Faleceu em Cousso a 11/12/1858 e foi batizado na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Margarida. Filha de Manuel Domingues “Cabenca” e de Maria Duque, lavradores, residentes em Aldeia, Cousso. N.p. de José Domingues “Cabenca” e de Joana Domingues Ramos; n.m. de Joaquim Duque e de Maria Joaquina Enes. Nasceu a 2/4/1887 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Esteves, casado, lavrador, e a avó materna da criança. // Mãe de Maria Domingues.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Manuel Francisco Domingues, viúvo, do lugar de Cerdeiras. // Faleceu, sem qualquer testamento, a 4/9/1856, e foi sepultada na igreja de Cousso um dia depois. 

 

DOMINGUES, Maria. Filha de José Domingues, viúvo. // Faleceu em Cousso a 16/11/1857, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Maria. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Cela a 8/3/1863, com oitenta anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de viúva de João Manuel Fernandes, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Luís Caetano Domingues e de Maria José Domingues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1820. // Faleceu a 31/3/1884, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com sessenta e quatro anos de idade, no estado de casada com Francisco Domingues Cruz, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Luís Manuel Domingues e de Joana Rosa Esteves. Nasceu em Cousso por volta de 1831. // Faleceu a 21/9/1887, no lugar da Cela, com todos os sacramentos da igreja católica, com 56 anos de idade, solteira, sem testamento, e foi sepultada na igreja paroquial. // Deixou um filho.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Tecla Maria Domingues. Nasceu no concelho de Monção por volta de 1833. // Lavradeira. // Faleceu a 1/3/1905, no lugar de Virtelo, onde morava, sem os sacramentos da igreja católica, com setenta e dois anos de idade, no estado de viúva de Manuel Rodrigues Lobato, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial de Cousso.  

 

DOMINGUES, Maria. Filha de -------- Domingues e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1856. // Faleceu no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso, a --/--/1914, com 58 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 105, de 30/6/1914).

 

DOMINGUES, Maria. // Nasceu por volta de 1857. // Faleceu no lugar de Virtelo, Cousso, a --/--/1930, com setenta e três anos de idade (NM 67, de 6/7/1930).

 

DOMINGUES, Maria. // Nasceu por volta de 1870. // Faleceu no lugar da Cela, freguesia de Cousso, a --/--/1930, com sessenta anos de idade (NM 75, de 31/8/1930).

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Rosa Domingues, solteira, coussense, moradora no lugar da Cela. Neta materna de João Domingues Souto e de Lina Domingues. Nasceu em Cousso a 4/9/1901 e foi batizada na igreja católica a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues Souto e sua mulher, Maria Esteves, proprietários.

 

DOMINGUES, Maria. Filha de Margarida Domingues. Nasceu na freguesia de Cousso a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1163, de 23/6/1917). // Faleceu no lugar de Virtelo a --/--/1917, com apenas dois meses de idade (Jornal de Melgaço n.º 1172, de 25/8/1917).  

 

DOMINGUES, Maria Albina. Filha de Maria Domingues, solteira, moradora em Virtelo. Neta materna de Pedro Domingues e de Joaquina Domingues. Nasceu a 9/5/1892 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Domingues, tio materno, solteiro, lavrador, e Maria Albina, casada, lavradeira. // Casou na igreja de Cousso a 30/4/1910 com o seu conterrâneo Bernardino Augusto Domingues, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador. // No dia 26/2/1953 exalava os últimos suspiros – o seu coração deixara de bater. // O seu viúvo morreu a 7/5/1958. // Com geração.    

 

DOMINGUES, Maria da Conceição. Filha de Justino Domingues e de Sara Olímpia Duque. Nasceu em Cousso a --/--/1931 (Notícias de Melgaço n.º 96, de 1/2/1931). 

 

DOMINGUES, Maria (Fernanda?). Filha de Luís Domingues e de Albertina Gonçalves. Nasceu em Cousso a --/10/1935 (NM 290, de 10/11/1935).

 

DOMINGUES, Maria Fernanda. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 985, de 15/7/1951: «No passado dia 1 do corrente realizou-se na igreja paroquial o enlace matrimonial de António Afonso com Maria Fernanda Domingues, da mesma freguesia

 

DOMINGUES, Maria de Jesus. Filha de Luís Domingues e de Emília Rodrigues, lavradores, coussenses. Neta paterna de Félix José Domingues e de Luísa Domingues; neta materna de Manuel Joaquim Rodrigues e de Maria Alves. Nasceu em Cousso a 25/3/1911 e foi batizada na igreja católica local no dia seguinte. Padrinhos: António Rodrigues, casado, lavrador, e Rosa Rodrigues, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 4/4/1985 com Joaquim Afonso Tojeira. // Faleceu na freguesia e concelho de Monção a 19/12/1990.    

 

DOMINGUES, Maria Joana. Filha de José Domingues e de Rosa Fernandes. Neta paterna de José Luís Domingues e de Maria Luísa Dias, todos do lugar de Cousso; neta materna de Bernardo Fernandes e de Francisca Fernandes, de Penela, Paderne. Nasceu em Cousso a 30/4/1858 e foi batizada a 1 de Maio desse dito ano. Madrinha: Joana Domingues, solteira, tia paterna da criança.

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de António Domingues e de Águeda Arnosa (confirmar). Nasceu em Cousso por volta de 1818. // Lavradeira. // Faleceu a 3/2/1901, no lugar da Cela, sem sacramentos, com 82 anos de idade, casada com Manuel Joaquim Alves, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.  

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de Luís Domingues e de Maria Luísa Rodrigues, moradores no lugar de Cousso. Neta paterna de Manuel António Domingues e de Ana Maria Fernandes; neta materna de Manuel António Rodrigues e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 4/3/1844 e foi batizada no dia seguinte pelo padre Manuel Esteves. Padrinhos: Manuel José Domingues e sua mulher Florinda Joaquina Martins, tios paternos da criança. (Este assento foi feito a 6/9/1974 pelo padre A.E.). 

 

DOMINGUES, Maria Joaquina. Filha de ----------- Domingues e de --------------------------. Nasceu por volta de 1865. // Faleceu em Cousso a --/--/1935, com setenta anos de idade (NM 264, de 10/3/1935).

 

DOMINGUES, Maria José (ou Maria Luísa). Filha de Manuel António Domingues e de Maria Luísa Domingues, lavradores. Nasceu por volta de 1800. // Faleceu no lugar de Cousso a 6/11/1868, com 68 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, casada com António Alves (Pedras), e foi sepultada na igreja. //Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Maria José. Filha de José Domingues e de Joana Domingues Ramos. Nasceu em Cousso por volta de 1840. // Faleceu a 8/9/1874, no lugar da Tojeira, com todos os sacramentos da igreja católica, com 34 anos de idade, no estado de casada com José Gonçalves Roldão, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de João Domingues e de Rosa Maria Domingues, coussenses, agricultores. Nasceu em Cousso por volta de 1806. // Lavradeira. // Faleceu a 10/5/1870, no lugar de Cousso, com todos os sacramentos da igreja católica, com 64 anos de idade, no estado de casada com José Joaquim Rodrigues Telhado, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de Manuel José Domingues e de Maria José Domingues. Nasceu em Cousso por volta de 1817. // Faleceu a 2/9/1869, no lugar da Cela, em casa de Raimundo Esteves, onde também morava, apenas com o sacramento da extrema-unção, com cinquenta e dois anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de -------------- Domingues e de ----------------------------. Nasceu por volta de 1843. // Faleceu no lugar de Cerdeiras, Cousso, a --/--/1915, com 72 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 158, de 25/7/1915).

 

DOMINGUES, Maria Luísa. Filha de José Domingues, natural de Cousso, e de Rosa Fernandes, natural de Paderne. N.p. de José Luís Domingues e de Maria Luísa Dias; n.m. de Bernardo Fernandes e de Francisca Fernandes, lavradores. Nasceu em Cousso a 16/1/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Manuel Fernandes, presbítero, de São Martinho, tio da mãe da batizanda (representado pelo padre João Luís Pereira de Castro Marinho), e sua tia Joana Domingues, casada. // Faleceu no lugar de Cousso a 26/11/1866 e foi sepultada na igreja.      

 

DOMINGUES, Maria Madalena. Filha de Manuel Domingues e de Sara Domingues Souto. Nasceu em Cousso a --/--/1932 (NM 157, de 17/7/1932). 

 

DOMINGUES, Maria dos Prazeres. Filha de Luís Domingues e de Albertina Gonçalves. Nasceu em Cousso a --/--/1933 (NM 101, ou 201, de 16/7/1933).

 

DOMINGUES, Maria Quitéria. Filha de Francisco Domingues “Corga” e de Ana Domingues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1850. // Faleceu a 13/4/1883, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com apenas trinta e três anos de idade, no estado de solteira, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. // Viúva de Manuel Luís Esteves, do lugar de Aldeia. // Faleceu na freguesia de Cousso a 12/9/1856 e foi sepultada na igreja a 14 desse mês e ano; não deixou testamento. 

 

DOMINGUES, Maria Rosa. // Viúva de Manuel António Esteves, do Fojo. // Faleceu em Cousso, sem testamento, a 14/11/1856, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. // Faleceu no lugar da Cela a 30/9/1864, com cerca de 70 anos de idade, no estado de viúva de Francisco Esteves, rural, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou filhos.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de José Domingues, do lugar da Cela, Cousso, e de Rosária Fernandes, da freguesia de Arons, concelho de Macieira de ---------------, bispado de (Bereo?). Nasceu a 1/7/1812. // Faleceu no dito lugar da Cela a 30 de Maio de 1865, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Não deixou filhos.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de António Domingues e de Luísa Rodrigues, coussenses. Nasceu em Cousso por volta de 1845. // Faleceu a 18/8/1881, no lugar de Aldeia, com os sacramentos da confissão e da extrema-unção, com apenas trinta e seis anos de idade, no estado de casada com Justino Pereira, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou uma filha.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Félix José Domingues e de Luísa Domingues. Neta paterna de Luís Caetano Domingues e de Maria José Rodrigues, todos do lugar de Cousso; neta materna de José Domingues e de Maria Gonçalves, de Aldeia. Nasceu em Cousso a 25/7/1855 (ou 1856) e foi batizada no dia a seguir. Padrinhos: João Domingues, solteiro, e Maria Luísa Domingues, viúva, tios maternos da criança. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 10/6/1941.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Genara Domingues. Nasceu na Galiza por volta de 1872. // Faleceu a 12/10/1892, no lugar da Cela, sem sacramentos, com 20 anos de idade, no estado de solteira, e foi sepultada na igreja paroquial de Cousso.

 

DOMINGUES, Maria Rosa. Filha de Manuel Joaquim Domingues “Cabencas” e de Maria Duque, lavradores, com residência no lugar de Aldeia, Cousso. Neta paterna de José Domingues “Cabencas” e de Joana Domingues Ramos; neta materna de Joaquim Duque e de Maria Joaquina Enes. Nasceu em Cousso a 3/7/1881 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Esteves, solteiro, e Rosa Duque, tia da criança, de Aldeia, lavradores. // Faleceu a 13/10/1883, no lugar de Aldeia, freguesia de Cousso, e foi sepultada na igreja paroquial.   

 

DOMINGUES, Mirandolina. Filha de Luís Domingues e de Carolina Rodrigues, lavradores, de Cousso. N.p. de António Joaquim Domingues e de Maria Joaquina Enes; n.m. de Manuel António Rodrigues Maia e de Maria Luísa Alves. Nasceu a 25/1/1895 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: Manuel António Rodrigues Maia, casado, lavrador, e Maria Rodrigues, solteira, lavradora. // Faleceu na sua freguesia a 10/3/1966.  

 

DOMINGUES, Narcisa. Filha de José Domingues e de Rosária Fernandes, lavradores. // Faleceu no lugar da Cela a 5/7/1863, com quarenta e três anos de idade, com todos os sacramentos, com testamento, no estado de casada com José Gregório, e foi sepultada na igreja. // Deixou irmãos.   

 

DOMINGUES, Porfírio. Filho de Manuel Domingues e de Maria Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. Neto paterno de Manuel Joaquim Domingues e de Maria José Gregório; neto materno de Manuel Joaquim Alves e de Maria Domingues. Nasceu a 20/3/1897 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Inácio Esteves e sua mulher, Rosa Francisca Domingues, lavradores. // Faleceu a 3/8/1897 e foi sepultado no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Preciosa. Filha de Manuel João Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, coussenses. N.p. de José Domingues e de Rosa Teresa Fernandes; n.m. de Manuel Rodrigues Ventura e de Rosa Rodrigues. Nasceu em Cousso a 5/4/1902 e foi batizada na igreja católica pelo padre Raimundo Prieto (Lamela), do lugar da Cela, no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Rodrigues Ventura e sua mulher, Rosa Rodrigues, lavradores. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 24/3/1981. 

 

DOMINGUES, Quitéria. Filha de Luís Domingues e de Maria Joana Esteves, coussenses. Nasceu na freguesia de Cousso por volta de 1828. // Faleceu a 7/2/1886, no lugar da Cela, onde residia, com todos os sacramentos da igreja católica, com cinquenta e oito anos de idade, no estado de viúva de Manuel Rodrigues Barreiro, sem testamento, com filhos, e foi sepultada na igreja. 

 

DOMINGUES, Raul. Filho de Manuel Domingues e de Maria Clara Esteves. Nasceu em Cousso a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 33, de 6/10/1929).

 

DOMINGUES, Ricardina. Filha de Jerónimo Domingues “Rola” e de Maria Pires. Nasceu em Cousso a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914).

 

DOMINGUES, Rosa. // Faleceu no lugar da Cela, Cousso, no estado de solteira, com testamento, a 18/4/1857, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de -------------- Domingues e de -------------------------------------. Nasceu por volta de 1842. // Faleceu no lugar de Virtelo, Cousso, com setenta anos de idade, a --/--/1912 (Correio de Melgaço n.º 22, de 3/11/1912).

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de João Domingues e de Lina Domingues, residentes na Cela. Neta paterna de José Domingues e de Maria Luísa Gonçalves; neta materna de Francisco Domingues “Corga” e de Ana Rosa Domingues, todos lavradores. Nasceu em Cousso a 3/4/1875 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós maternos. // Em 1913 tinha 38 anos de idade e era solteira. Nesse ano recebeu passaporte para embarcar para o Brasil com seus filhos: Maria Domingues, de onze anos, e Carlos Domingues, de quatro anos (Correio de Melgaço n.º 46, de 20/4/1913). 

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de João Domingues e de Ana Pereira, lavradores, residentes no lugar da Cela, Cousso. N.p. de Luís Domingues e de Joaquina Rosa Esteves; n.m. de Manuel António Pereira e de Maria Rodrigues. Nasceu a 9/4/1884 e foi batizada no dia seguinte. Padrinho: Januário Barreiro, solteiro, lavrador.  

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de João Manuel Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, de Cousso. N.p. de José Domingues e de Rosa Teresa Fernandes; n.m. de Manuel Rodrigues Ventura e de Rosa Rodrigues. Nasceu a 9/7/1897 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Dias e sua mulher, Lina Domingues, lavradores. // Casou na CRCM com Domingos Alves, de Cousso, a 27/10/1949. // Enviuvou a 15/12/1967 e faleceu na sua freguesia a 19 de Fevereiro (?) de 1983.   

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Jerónimo Domingues e de Maria Pires, lavradores. N.p. de Manuel Domingues e de Maria Gonçalves; n.m. de Manuel Pires e de Maria Albina Domingues. Nasceu em Virtelo, Cousso, a 19/2/1917 (Correio de Melgaço n.º 238, de 25/2/1917). // Casou a 7/11/1945, na igreja da freguesia de Cousso, com Anacleto Pires, seu conterrâneo. // O seu marido morreu em Cousso a 25/10/1974. 

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Justino Domingues e de Claudina Esteves. Nasceu em Cousso a --/--/1931 (NM 128, de 25/10/1931).   

 

DOMINGUES, Rosa. Filha de Aníbal Domingues, natural de Cousso, Melgaço, e de Ernestina Dias, natural da Senhora da Conceição, Minas, Brasil. Neta paterna de Manuel Domingues e de Maria Rodrigues; neta materna de António Dias e de Ducelina Rodrigues. Nasceu em Cousso a 14/1/1939. // Casou na igreja de Remoães a 20/10/1957 com João Manuel Fernandes, nascido nessa freguesia de Remoães em 1937, filho de Manuel José Fernandes e de Albertina da Glória Armada. // Ficou a morar em casa do marido. // Mãe de Albertina, de Lindalva e de Manuel.   

 

DOMINGUES, Rosária. Filha de Manuel António Domingues e de Maria Luísa Fernandes. Nasceu em Cousso por volta de 1819. // Camponesa. // Faleceu a 28/11/1879, no lugar da Cela, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 60 anos de idade, solteira, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial. 

 

DOMINGUES, Silvério. Filho de Bernardino Augusto Domingues e de Maria Albina Domingues. Nasceu em Cousso a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1163, de 23/6/1917). // Morreu em Virtelo com apenas dez horas de vida.  

 

DOMINGUES, Teresa. Filha de --------- Domingues e de --------------------------------. Nasceu por volta de 1823. // Faleceu em Cousso a --/--/1913, com 90 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 35, de 2/2/1913). 

 

DOMINGUES, Valeriano. Filho de João Domingues e de Ana Pereira. N.p. de Luís Manuel Domingues e de Joana Rosa Esteves Soeiro; n.m. de Manuel António Pereira e de Maria Joaquina Rodrigues. Nasceu em Cousso a 22/5/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Libério (?) Domingues, solteiro, tio paterno do bebé, e Francisca, solteira, filha de Raimundo Esteves, todos da Cela, lavradores.  // continua...

1 comentário:

  1. Nas gentes da Freguesia de Penso, será Carvalho em vez de Camacho? Ver:
    Registo Paroquial, Penso, Casamento, 1892, imagem m0086.tif.
    Registo Paroquial, Penso, Batismo, 1899, imagem m0010.tif.

    ResponderEliminar