sábado, 5 de dezembro de 2020

 GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO


Por Joaquim A. Rocha




// continuação...

CASTRO

 

CASTRO, Aires Martins (Padre). // Em Agosto de 1855 era vigário em Parada do Monte. // Em princípio manteve-se ali até Junho de 1857. 

 

CERQUEIRA

 

CERQUEIRA, Albina. Filha de António José Cerqueira e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar dos Chãos de Bezerro. Neta paterna de Manuel José Cerqueira e de Rosa Pires, lavradores, residentes que foram no dito lugar; neta materna de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires, camponeses, moradores no lugar da Lagarteira. Nasceu em Parada do Monte a 22/4/1878; nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

CERQUEIRA, António Joaquim. Filho de Manuel José Cerqueira e de Rosa Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 19/3/1839. // Tinha 32 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Chão do Bezerro, quando casou na igreja da sua terra, a 24/6/1871, com Maria Alves, nascida na mesma freguesia a 17/2/1845, solteira, camponesa, moradora em Lagarteira, filha de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires. Testemunhas: Francisco Domingues, casado, rural, morador em Coto do Paço, e Manuel Joaquim Pires, casado, rural, morador em Chão do Bezerro. // Com geração.  

 

CERQUEIRA, Florinda. Filha de António José Cerqueira e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Chão de Bezerro. Neta paterna de Manuel José Cerqueira e de Maria Rosa Pires; neta materna de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires. Nasceu em Parada do Monte a 20/2/1876. Padrinhos: o seu avô materno, casado, lavrador, residente no lugar da Lagarteira, e Mariana Cerqueira, tia paterna da neófita, solteira, camponesa, moradora no lugar dos Chãos de Bezerro. // Casou na igreja de Parada do Monte a 13/10/1897 com o seu conterrâneo Joaquim Domingues, lavrador, filho de Manuel Luís Domingues e de Maria Afonso, do lugar de Trigueira. // Faleceu em Parada do Monte a 11/4/1957. // Mãe do padre António Domingues (1912-1998).   

 

CERQUEIRA, Manuel. Filho de Manuel José Cerqueira e de Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar de Chão de Bezerro. Nasceu em Parada do Monte por volta do ano de 1835. // Camponês. // Faleceu no dito lugar a 3/12/1892, com cinquenta e sete anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja paroquial.  

 

CERQUEIRA, Maria. Filha de Manuel José Cerqueira e de Rosa Pires, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1837. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Paço a 16/3/1895, com 58 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada, com testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja paroquial.

 

CERQUEIRA, Maria. Filha de António Joaquim Cerqueira e de Maria Alves, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Neta paterna de Manuel José Cerqueira e de Maria Rosa Pires; neta materna de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires. Nasceu em Parada do Monte a 18/5/1872 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Alves, solteiro, rural, morador em Lagarteira, e Joaquina Alves, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar. // Casou na igreja paroquial a 5/7/1897 com o seu conterrâneo António Luís Esteves. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte, a 5/10/1940.

 

CERQUEIRA, “Mestre Lima”. Nasceu em Parada do Monte a 2/10/1728. // S.m.n.

 

CERQUEIRA, Rosa. Filha de António Joaquim Cerqueira e de Maria Alves, residentes no lugar de Chão do Bezerro. Neta paterna de Manuel José Cerqueira e de Rosa Maria Pires, do dito lugar; neta materna de Manuel Bento Alves e de Rosa Pires, de Lagarteira, todos lavradores. Nasceu em Parada do Monte a 2/5/1874 e foi batizada na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, e tia paterna, Maria Ana Cerqueira, solteira, de Chão do Bezerro.

 

CRUZ

 

CRUZ, Adão. Filho de -------------------- Cruz e de ------------------------ Esteves. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Ermezinda dos Prazeres Esteves, ambos de Parada do Monte. // Por volta de 1974, por doação verbal de Manuel José Esteves e sua esposa, Maria Pires, residentes em Cortegada, falecidos antes de 1999, adquiriram o “Campo da Medonha”, com 540 m2, sito nesse lugar, confrontando a norte com Rosalina Esteves, a sul com José da Costa Martins, e a nascente com Álvaro Esteves. // Em 1999 residiam em Cortegada (A Voz de Melgaço n.º 1122).

 

CUNHA

 

CUNHA, Júlio. Filho de ---------- Cunha e de ---------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Faleceu em Seixas, Caminha, a --/--/1993 (A Voz de Melgaço n.º 989).

 

CUNHA, Maria. Filha de (*) --------- Cunha e de ---------------------------------------. Nasceu por volta de 1862. // Faleceu no lugar de Tabulado a --/--/1915, com cinquenta e três anos de idade (Correio de Melgaço n.º 180, de 2/1/1916). /// (*) Deve ser filha de João Manuel da Cunha e de Maria Teresa Afonso; ver, em Cousso, Francisco Manuel Pereira.  

 

CUNHA, Pedro Alfredo. // Nasceu por volta de 1890. // Morreu no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte, a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 31, de 22/9/1929).

 

DOMINGUES

 

DOMINGUES, Abílio. Filho de ------------- Domingues e de -------------------. // Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // Ficou conhecido por “Abílio da Pereira”. // Em 1992 ainda estava vivo; era ele que dava as injeções aos vizinhos, quando os médicos lhas receitavam, apesar de não ser enfermeiro, mas fora maqueiro na tropa (VM 965).    

 

DOMINGUES, Abílio Augusto. Filho de Júlio Domingues e de Ortelinda Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1929 (NM 10, de 28/4/1929).

 

DOMINGUES, Aires. Filho de --------- Domingues e de ------------------------------. Nasceu por volta de 1839. // Faleceu no lugar de Cortegada, Parada do Monte, a --/--/1912, com 73 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 21, de 27/10/1912).

 

DOMINGUES, Aires. Filho de Manuel Luís Domingues e de Maria Afonso, lavradores, residentes em Trigueira. Neto paterno de João Domingues e de Rosa Pires; neto materno de Manuel José Afonso e de Maria Ana Domingues. Nasceu a 24 de Julho de 1869 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Esteves e Maria Domingues, casados, rurais, moradores em Aldeia Grande.  

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Joaquim Domingues e de Rosa Alves, rurais, moradores no lugar de Cortegada. Neta paterna de Bento Domingues e de Maria José Rodrigues; neta materna de Manuel António Alves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 12/10/1868 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinhos: Manuel Pereira e Luísa Alves, casados, lavradores, residentes no lugar de Lagarteira. // Camponesa. // Casou na igreja paroquial a 15/6/1896 com Miguel Vieites, de 28 anos de idade, solteiro, natural da freguesia de Cubalhão. // Faleceu na freguesia de Parada do Monte a 23/2/1956.

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Justino Domingues e de Rosa Afonso, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neta paterna de Manuel Luís Domingues e de Maria Afonso; neta materna de Francisco Afonso e de Margarida Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 7/5/1896 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel José Domingues e Luísa Afonso, casados, camponeses, moradores no lugar do Coto do Paço. // Faleceu a 11/12/1900 e foi sepultada no adro da igreja.    

 

DOMINGUES, Albina. Filha de Manuel José Domingues e de Luísa Afonso, lavradores, residentes no lugar da Lagarteira. Neta paterna de Manuel José Domingues e de Joaquina Domingues; neta materna de Francisco Afonso e de Margarida Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 24/3/1910 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: Francisco Afonso, viúvo, lavrador, e Maria José Domingues, solteira, camponesa. // Casou civilmente, a 12/6/1930 (confirmar) com o seu conterrâneo Manuel Lourenço Domingues, de vinte e nove (29) anos de idade (confirmar), filho de José Domingues e de Maria Lourenço. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 28/2/1979. // É irmã do padre Justino Domingues.

 

DOMINGUES, Ana. Filha de Manuel António Domingues e de Ana Domingues, lavradores, naturais da Gavieira, Arcos de Valdevez. Nasceu no lugar da Peneda, freguesia da Gavieira, por volta de 1783. // Faleceu no lugar de Trigueira, freguesia de Parada do Monte, onde residia, a 2/5/1863, com 80 anos de idade, viúva de Manuel António Domingues, e foi sepultada na igreja desta freguesia. // Deixou duas filhas.

 

DOMINGUES, Ana. Filha de Manuel José Domingues e de Joaquina Domingues, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neta paterna de Francisco Domingues e de Margarida Fernandes, rurais, moradores no lugar do Pereiral; neta materna de Francisco José Domingues e de Maria Rosa Pereira, camponeses, residentes no lugar do Coto do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 20/4/1877 e no dia seguinte foi batizada na igreja paroquial. Padrinho: o seu avô paterno. // Lavradeira. // Casou na igreja paroquial a 24/11/1904 com o seu conterrâneo Manuel Afonso, de 20 anos de idade, solteiro, camponês.  

 

DOMINGUES, Ana. Filha de ------------ Domingues e de -------------------------. Nasceu no lugar do Paço, freguesia de Parada do Monte, a --/--/1---. // Fez parte da Pia União das Filhas do Santíssimo Coração de Maria, da qual era presidente, juntamente com os professores Genoveva Augusta de Neiva e seu marido, A. Joaquim de Neiva. 

 

DOMINGUES, António. Filho de Manuel José Domingues e de Joaquina Domingues, lavradores. Neto paterno de Francisco Domingues e de Margarida Fernandes; neto materno de Francisco José Domingues e de Maria Rosa Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/10/1879 e foi batizado na igreja a 12/10/1879. Padrinhos: o seu avô paterno, casado, rural, e Maria Luísa Domingues, tia materna do batizando.

 

DOMINGUES, António. Filho de ---------- Domingues e de -------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Lê-se no Jornal de Melgaço n.º 1258, de 17/8/1919: «Em virtude da desmobilização dos oficiais milicianos, em que se encontrava incorporado António Domingues, voltou este nosso amigo para aquela escola, onde anteriormente à mobilização, com brilho, desempenhava o lugar de professor oficial

 

DOMINGUES, António (Padre). Filho de Joaquim Domingues, lavrador, do lugar da Trigueira, e de Florinda Cerqueira, doméstica, de Chão de Bezerro, onde moravam. Neto paterno de Manuel Luís Domingues e de Maria Afonso; neto materno de António Joaquim Cerqueira e de Maria Alves. Nasceu em Chão de Bezerro, Parada do Monte, a 26/7/1912 (Correio de Melgaço n.º 9, de 4/8/1912). // Em 1935 fez exame do 2.º ano no Seminário Conciliar de Braga, no Curso de Teologia (Notícias de Melgaço n.º 276, de 30/6/1935). // Em 1936 concluiu o 3.º ano do dito curso (Notícias de Melgaço n.º 317, de 28/6/1936). // Foi ordenado sacerdote em 1937, tendo sido colocado na freguesia de Chaviães, concelho de Melgaço. // Em 1950 foi transferido para a sua freguesia natal. // Retirou-se em 1992, sendo substituído pelo padre Ildefonso Xavier, nascido em Timor a 17/5/1952, já a paroquiar Gave e Cubalhão. // Morreu na sua freguesia natal a 2/2/1998 (ver A Voz de Melgaço n.º 961; VM 962, de 1/5/1992; VM 1061, de 15/11/1996). 

 

DOMINGUES, António Caetano. Filho de Manuel Luís Domingues e de Maria Luísa Pires, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1823. // Camponês. // Morreu no lugar de Trigueira a 17/6/1902, com setenta e nove (79) anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Joaquina Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

DOMINGUES, António de Jesus. Filho de Quintino Domingues e de Leopoldina Pereira. Nasceu a --/--/19--. // Casou com Maria de Jesus Pires, ambos de Parada do Monte. // Em 1975 receberam de Justino Francisco Pires e mulher, Rosa Pires, moradores em Tablado, o prédio rústico “Outeiro de Cima”, situado no lugar de Coto Santo, com 280 m2. // Em 1998 e em 2000 residiam no lugar de Aldeia Grande (VM 1097; JM 119).

 

DOMINGUES, António Luís. Filho de ---------- Domingues e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1845. // Faleceu no lugar da Trigueira a --/--/1915, com setenta (70) anos de idade (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

DOMINGUES, Arminda da Conceição. Filha de -------- Domingues e de -------------------. Nasceu a --/--/19--. // Em 1990 era uma jovem catequista na igreja de Parada do Monte (VM 926).

 

DOMINGUES, Artur. Filho de Oliveiros Domingues e de Deolinda Vieites. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1933 (NM 201, de 16/7/1933). // Nota: deve ser o senhor que casou com Rosa Domingues; em 1991 o casal residia no lugar de Cortegada (VM 934). 

 

DOMINGUES, Balbina. Filha de Manuel Domingues e de Margarida Pires, camponeses, moradores no lugar do Paço. Neta paterna de Luís António Domingues e de Maria Luísa Esteves, de Pereiral; neta materna de Manuel Joaquim Pires e de --------------------------------------------, do Paço. Nasceu a 4/2/1856 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Aires Esteves e Balbina Esteves, da Trigueira. // Tinha 29 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja paroquial a 7/6/1885 com o seu conterrâneo Manuel Domingues, solteiro, lavrador, do lugar de Trigueira.

 

DOMINGUES, Balbina. Filha de --------- Domingues e de --------------------------. Nasceu por volta de 1861. // Faleceu em Aldeia Grande, Parada do Monte, a --/--/1916, com cinquenta e cinco (55) anos de idade (Correio de Melgaço n.º 198, de 7/5/1916). 

 

DOMINGUES, Baltazar. Filho de Aires Domingues e de Ana Maria Fernandes, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neto paterno de Bento Domingues e de Maria José Rodrigues; neto materno de José Fernandes e de Rosa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 14/6/1879 e nesse dito dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Vieites e Rosa Vieites, solteiros, camponeses, moradores no lugar de Cortegada. // Casou a --/--/1914 com Florinda Pereira “Aires” (Correio de Melgaço n.º 96, de 19/4/1914). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 17/6/1948. // Com geração.

 

DOMINGUES, Belmira. Filha de Júlio Domingues e de Olívia Rodrigues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1932 (NM 161, de 21/8/1932).

 

DOMINGUES, Caetano. Filho de Manuel Domingues e de Rosa Vieites (Beites), lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Ana Xavier; neto materno de Manuel António Vieites (Beites) e de Maria Ana Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 2/6/1867, e foi batizado na igreja paroquial nesse dito dia. Padrinhos: Manuel Caetano Alves, casado, rural, morador em Aldeia Grande, e Maria Vieites (Beites), casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Casou catolicamente, na igreja de Parada do Monte, a 24/1/1889, com Maria Vieites, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Miguel Vieites (Beites) e de Maria Pereira, do lugar de Cortegada, sua parente no 2.º grau de consanguinidade. Testemunhas: Manuel Domingues, do lugar de Trigueira, e Justino Pereira, do lugar de Cortegada, casados, lavradores. // Ambos os cônjuges faleceram em Parada do Monte: a esposa a 18/3/1940 e ele a 18/7/1960, com 93 anos de idade.

 

DOMINGUES, Carolina. Filha de António Domingues e de Ana Afonso, lavradores. Nasceu na freguesia de Parada do Monte por volta de 1848. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Cortegada a 7/5/1898, com cinquenta (50) anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja.    

 

DOMINGUES, Casimiro. Filho de António Domingues e de Margarida Pires, lavradores, residentes em Aldeia Grande. Neto paterno de Francisco Domingues e de Maria Luísa Esteves; neto materno de Francisco Pires e de Maria (Joana?) Gertrudes. Nasceu em Parada do Monte a 9/7/1865 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Joaquim Machado, solteiro, morador em São Cosme, Gave, e Maria Rosa Machado, solteira, camponesa, moradora no mesmo lugar e freguesia.  

 

DOMINGUES, Constância. Filha de Manuel Francisco Domingues e de Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neta paterna de António Domingues e de Maria José Afonso, de Lamas de Mouro; neta materna de Francisco Esteves e de Mariana Esteves, do lugar de Trigueira. Nasceu em Parada do Monte a 8/8/1873 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Domingues e sua esposa, Maria Teresa Domingues, rurais, moradores em Lamas de Mouro. // Casou na igreja a 18/1/1905, com Justino, de vinte e quatro (24) anos de idade, filho de António Pires e de Maria Lourenço, natural de Parada do Monte. // Faleceu na sua freguesia natal a 18/10/1944. // O seu viúvo morreu em Janeiro de 1960.    

 

DOMINGUES, Custódio (Padre). // Em 1912 era pároco de Parada do Monte; nesse ano recebeu uma intimação das autoridades para no prazo de cinco dias deixar a casa de residência paroquial (Correio de Melgaço n.º 7). // Vigorava então a lei da separação entre a Igreja Católica e o Estado.

 

DOMINGUES, Florinda. Filha de Joaquim Domingues e de Rosa Alves, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. Neta paterna de Bento Domingues e de Maria José Rodrigues; neta materna de Manuel António Alves e de Maria Rosa Esteves. Nasceu a 24/6/1872 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António Pereira e Maria Ana Alves, casados, rurais, do lugar de Lagarteira. 

 

DOMINGUES, Florinda. Filha de Justino Domingues e de Rosa Afonso, lavradores. // Morreu no lugar de Coto do Paço a 30/11/1902, com apenas três meses de idade, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de Bento Domingues e de Maria José Rodrigues, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1829. // Camponês. // Morreu no lugar de Trigueira a 5/12/1909, com 80 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúvo de Rosa Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja paroquial.

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de Luís António Domingues e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Pereiral. Nasceu a 1/9/1840. // Tinha 37 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 6/5/1878, com a sua parente no 3.º grau de consanguinidade, Joaquina Pires, nascida a 5/2/1847, solteira, camponesa, moradora no lugar de Chão do Bezerro, filha de Manuel Joaquim Pires e de Ana Pires, rurais, moradores no mesmo lugar. // Testemunhas: Bento Esteves, casado, rural, morador no lugar do Paço, e Manuel José Pires, casado, morador em Coto Santo. // Enviuvou. // A 23/1/1882, na dita igreja, casou em segundas núpcias, com Rosa Alves, de 36 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Aldeia Grande, filha de Manuel José Alves e de Maria Joana de Carvalho, rurais, de esse lugar. Testemunhas: Francisco Pereira, casado, rural, do lugar de Trigueira, e Manuel Domingues, casado, comerciante, de Aldeia Grande.   

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de -------- Domingues e de ------------------------. Nasceu por volta de 1843. // Faleceu em Aldeia Grande a --/--/1913, com setenta (70) anos de idade (Correio de Melgaço n.º 63, de 24/8/1913).

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de João Manuel Domingues e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Gonçalves; neto materno de Manuel José Pires e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 7/7/1865 e foi batizado na igreja paroquial nesse mesmo dia. Padrinhos: Luís Pires, casado, rural, e Maria Domingues, casada, lavradeira, ambos moradores no supracitado lugar.

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de João Manuel Domingues e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Maria Rosa Gonçalves; neto materno de Manuel José Pires e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 22/7/1869 e foi batizado na igreja nesse mesmo dia. Padrinhos: Luís Pires e Rosa Domingues, casados, rurais, moradores no sobredito lugar. // Tinha 21 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Coto do Paço, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 12/11/1890, com Maria Esteves, de 26 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Trigueira, filha de Zeferino Esteves e de Rosa Alves, rurais, desse mesmo lugar. Testemunhas: Zeferino Esteves, do lugar de Trigueira, e João Manuel Domingues, do lugar de Coto do Paço, casados, agricultores. // Nota: é possível que tenha sido este senhor que a 24/11/1912 arrendou por dois anos a casa que servira de residência ao pároco; o negócio foi feito com a administração do concelho por 6$100 réis (Correio de Melgaço n.º 26, de 1/12/1912).

 

DOMINGUES, Francisco. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Rosa Vieites, camponeses, do lugar da Trigueira; neto materno de Manuel Rodrigues e de Mariana Domingues, rurais, do lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 1/1/1885 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô paterno e Maria Angélica Domingues, solteira, camponesa, do lugar da Trigueira. // Casou na igreja da sua freguesia natal a 11/7/1906 com a sua parente e conterrânea Maria das Dores Pires, de 23 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar do Coto do Paço. Testemunhas presentes: Francisco Vieites e Manuel Luís Domingues, camponeses. // Faleceu em Parada do Monte a 8/2/1970.

 

DOMINGUES, Germana. Filha de Joaquim Domingues e de Rosa Alves. Neta paterna de Bento Domingues e de Maria José Rodrigues; neta materna de António Alves e de Rosa Esteves, todos rurais, moradores em Cortegada. Nasceu a 5/5/1874 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: António Pereira, casado, camponês, morador em Lagarteira, e Maria Ana Alves, casada, lavradeira, do mesmo lugar.

 

DOMINGUES, Germano. Filho de Joaquim Domingues e de Florinda Cerqueira, lavradores, residentes no lugar de Chão do Bezerro. // Morreu no lugar citado, no dia 5/12/1902, com apenas onze meses de idade, e foi sepultado no adro da igreja.  

 

DOMINGUES, Germano. Filho de -------- Domingues e de -------------------------. Nasceu em Parada do Monte a --/--/19--. // É primo do padre Justino Domingues, que foi pároco da Vila de Melgaço. // Na década de trinta do século XX conheceu Esperança de Carvalho (mais tarde conhecida por Baetas), nascida na Peneda, Gavieira, Arcos de Valdevez, já mãe de dois filhos: o Ventura, que faleceu com dois anos de idade; e o Júlio, que veio a casar com Maria da Pureza. // O marido da Esperança, Manuel de Carvalho, emigrara para França e nesse país juntou-se com uma senhora, esquecendo definitivamente a esposa. // Desta ligação amorosa, Germano com a Esperança, nasceram: Rosa e Maria, gémeas, nascidas em 1938, ou 1939; Manuel, nascido por volta de 1944; José Carlos, nascido em 1946, ou 1947; Leonardo, nascido em 1950; e David, nascido a 30/11/1955. // Tiveram um restaurante na Vila de Melgaço e, segundo constava, a sua companheira (e ele próprio?) era “passadora”, isto é, levava para França, mediante um certo pagamento, os candidatos a emigrantes. // Nota: estes seus filhos não tiveram o apelido Domingues em virtude de ela não se ter divorciado.      

 

DOMINGUES, Glória da Conceição. Filha de Manuel Lourenço Domingues e de Albina Domingues. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1937 (NM 359).

 

DOMINGUES, João. Filho de Manuel José Domingues e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Nasceu na freguesia de Parada do Monte por volta de 1827. // Camponês. // Morou no dito lugar. // Faleceu na freguesia de Paderne, concelho de Melgaço, a 18/6/1897, com setenta anos de idade, repentinamente, no estado de casado com Maria Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no adro da igreja de Parada do Monte. 

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de ---------- Domingues e de ------------------------. Nasceu por volta de 1837. // Faleceu no lugar de Cortegada, Parada do Monte, a --/--/1917, com 80 anos de idade (Jornal de Melgaço n.º 1175, de 15/9/1917).

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de António Domingues e de Ana Afonso. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1845. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Cortegada, quando casou na igreja da sua freguesia, a 31/5/1869, com Rosa Domingues, de 28 anos de idade, solteira, camponesa, sua conterrânea, moradora em Tablado, filha de Caetano Domingues e de Maria Domingues. Testemunhas: Francisco Alves, viúvo, rural, morador no lugar de Coto Santo, e José Esteves, casado, camponês, morador no mesmo lugar. 

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Manuel Luís Domingues (*) e de Maria Afonso (**), lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de João Domingues e de Rosa Pires; neto materno de Manuel José Afonso e de ----------------------. Nasceu em Parada do Monte a 3/6/1863 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Pires, solteira, camponesa, do lugar de Trigueira. // Camponês. // Casou na igreja paroquial de Parada do Monte a 13/10/1897, com a sua conterrânea Florinda Cerqueira, de 22 anos de idade, solteira, camponesa, filha de António Joaquim Cerqueira e de Maria Alves, rurais, do lugar de Chão do Bezerro. Testemunhas presentes: Luís Afonso, casado, rural, morador no lugar da Trigueira, e Miguel Domingues, solteiro, camponês, do mesmo lugar. // Pai do padre António Domingues (1912-1998), entre outros. /// (*) Manuel Luís Domingues faleceu a 24/2/1888. /// (**) Maria Afonso faleceu a 7/5/1906.   

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Mamerte Domingues e de Maria Rosa Esteves. Neto paterno de Anselmo Domingues e de Doroteia Martins; neto materno de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, lavradores, do lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte, no lugar do Paço, a 29/4/1882, e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Bento Esteves e Rosa Esteves, camponeses, do dito lugar.  

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Francisco Domingues e de Rosa Domingues, lavradores, residentes no lugar de Cortegada. // Morreu a 2/9/1902, com apenas um mês e meio de idade, e foi sepultado no adro da igreja.

 

DOMINGUES, Joaquim. Filho de Justino Domingues e de Maria Lourenço, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. Neto paterno de João Manuel Domingues e de Maria Pires; neto materno de Domingos Lourenço e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a 22/3/1910 e foi batizado na igreja paroquial nesse dit\o dia. Padrinhos: Manuel Luís Domingues, solteiro, camponês, e Maria Pires, viúva, lavradeira. // Casou na CRCM a 7/3/1932 (NM 143, de 20/3/1932) com Maria Alves. // A sua esposa faleceu a 20/1/1989. // Ele morreu na freguesia de Tibães, Braga, a 24/2/1996.  

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Manuel José Domingues e de Maria Perpétua Afonso, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1823. // Camponesa. // Faleceu no lugar de Trigueira a 15/2/1900, com 77 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de casada com António Caetano Domingues, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial. 

 

DOMINGUES, Joaquina. Filha de Francisco Domingues e de Maria Rosa Pereira, lavradores. Nasceu em Parada do Monte por volta de 1837. // Camponesa. // Faleceu no lugar do Coto do Paço a 5/4/1898, com 61 anos de idade, com todos os sacramentos da igreja católica, no estado de viúva, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no adro da igreja. 

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel Francisco Domingues, natural de Lamas de Mouro, e de Rosa Esteves, natural de Parada do Monte, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de António Domingues e de Maria José Afonso; neto materno de Francisco Manuel Esteves e de Mariana Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 12/5/1870 e foi batizado na igreja dois dias depois. Padrinhos: José Domingues, ferrador, e Maria Teresa Domingues, lavradeira, casada, ambos da freguesia de Lamas de Mouro, onde residiam.

 

DOMINGUES, José. Filho de Mamerte Domingues e de Maria Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço. Neto paterno de Anselmo Domingues e de Doroteia Martins; neto materno de Francisco Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 5/3/1880 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Esteves, tio materno do batizando, e Rosa Esteves, avó materna. // Camponês. // Casou na igreja paroquial a 23/1/1902 com Maria Lourenço, de 25 anos de idade, solteira, camponesa, moradora no lugar de Coto Santo, filha de Francisco Lourenço e de Maria Alves, rurais. Testemunhas presentes: Manuel Esteves “Corga” e Justino José Afonso, casados, camponeses. // Nota: aquando do casamento, os nubentes declararam ao padre e às testemunhas que reconheciam como seu filho a Manuel, o qual nascera a 10/5/1901 e nesse mesmo dia fora batizado na igreja.  

 

DOMINGUES, José. Filho de Justino Domingues e de Rosa Afonso, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neto paterno de Manuel Luís Domingues e de Maria Afonso; neta materna de Francisco Afonso e de Margarida Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 25/10/1893 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel Luís Domingues, casado, e Luísa Afonso, solteira, camponeses. // Faleceu na freguesia de Mafamude, Vila Nova de Gaia, a 17/11/1976.  

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel José Domingues e de Luísa Afonso, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neto paterno de Manuel José Domingues e de Joaquina Domingues; neto materno de Francisco Afonso e de Margarida Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 15 de Janeiro de 1896 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu avô materno e a sua avó paterna, camponeses. // Morreu a 17 de Novembro de 1898 e foi sepultado no adro da igreja.  

 

DOMINGUES, José. Filho de Justino Domingues e de Rosa Afonso, lavradores, residentes no lugar de Coto do Paço. // Morreu a 12/7/1901, com apenas quatro meses de vida, e foi sepultado no adro da igreja.

 

DOMINGUES, José. // Faleceu no lugar do Coto do Paço, freguesia de Parada do Monte, a --/--/1929, com apenas 21 anos de idade (NM 3, de 3/3/1929).

 

DOMINGUES, José. Filho de Francisco Domingues e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel António Domingues e de Maria Rodrigues; neto materno de Manuel Francisco Pires e de Rosa Vieites. Nasceu em Parada do Monte a 4/11/1910 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Manuel António Domingues, casado, lavrador, e Maria Rodrigues, casada, lavradeira. // Casou na CRCM a 13/4/1932 com Amélia Pereira (confirmar – ver NM 149, de 8/5/1932). // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 24/12/1974.

 

DOMINGUES, José. Filho de Manuel Domingues e de Maria Pires. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 177, de 5/12/1915).

 

DOMINGUES, José (Carrascal). Filho de --------- Domingues e de --------------. Nasceu a --/--/1917. // Casou com Rosa Rodrigues. // Faleceu em Parada do Monte a 20/2/1992, com 75 anos de idade (VM 960). 

 

DOMINGUES, José. Filho de José Domingues e de Amélia Pereira. Nasceu em Parada do Monte a --/--/1935 (Notícias de Melgaço n.º 293). // Nota: parece ser o mesmo senhor que faleceu no lugar do Paço, Parada do Monte, a --/--/1993 (A Voz de Melgaço n.º 987).

 

DOMINGUES, Júlia Augusta. Filha de -------- Domingues e de ------------------ Esteves, moradores no lugar de Aldeia Grande. Neta paterna de João Manuel Domingues e de Maria Pires; neta materna de Zeferino Esteves e de Rosa Alves. Nasceu em Parada do Monte a 20/8/1891 e nesse mesmo dia foi batizada na igreja paroquial. Padrinhos: o avô materno e sua mulher, Felicidade da Rocha, camponeses, do lugar da Trigueira.   

 

DOMINGUES, Júlio. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 933, de 21/5/1950: «Secretaria Judicial. Comarca de Melgaço. Anúncio. Arrematação. 1.ª Publicação. 1.ª Praça. No dia 3 de Junho próximo, pelas 14 horas, no tribunal judicial da comarca de Melgaço, nos autos de execução sumária que Álvaro Rodrigues de Sá, casado, lavrador, da freguesia de Arcozelo, comarca de Ponte de Lima, move contra Júlio Domingues, casado, comerciante, residente no lugar do Paço, Parada do Monte, se há-de proceder à arrematação em hasta pública e em 1.ª praça, dos seguintes bens penhorados ao executado, os quais serão entregues a quem maior lanço oferecer acima do valor por que são postos em praça: (segue-se a enumeração dos bens a arrematar –> 9, duas casas de morada e terrenos). // Melgaço, 15/5/1950. O Chefe da Secção, Arsénio Pinheiro. // Verifiquei, o Juiz de Direito, Costa Fernandes.     

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Manuel Domingues e de Rosa Vieites (Beites), moradores no lugar de Trigueira. N.p. de Manuel Francisco Domingues e de Mariana Xavier, do dito lugar; n.m. de Manuel António Vieites (Beites) e de Mariana Esteves, de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 15/7/1858 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: Justino Pereira e Maria Vieites (Beites), de Aldeia Grande.

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Manuel Luís Domingues e de Maria Afonso, lavradores, residentes no lugar de Trigueira. Neto paterno de João Domingues e de Rosa Pires; neto materno de Manuel José Afonso e de Mariana Domingues. Nasceu em Parada do Monte a 5/4/1861 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Afonso, viúvo, rural, morador em Trigueira, e Maria Pires, moradora no mesmo lugar. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava no dito lugar, quando casou na igreja da sua freguesia, a 14/12/1885, com a sua conterrânea e parente, Rosa Afonso, de 21 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Coto do Paço, filha de Francisco Afonso e de Margarida Domingues, desse lugar. Testemunhas: Manuel Domingues, solteiro, do lugar de Trigueira, e Francisco Afonso, casado, do lugar de Coto do Paço, rurais. // Faleceu em Parada do Monte a --/--/1944.

 

DOMINGUES, Justino. Filho de João Domingues e de Maria Pires, lavradores, residentes no lugar do Coto do Paço. Neto paterno de Manuel José Pires (Revolta) e de Maria Pires; neto materno de Manuel José Domingues e de Maria Gonçalves. Nasceu em Parada do Monte a 30/9/1862 e foi batizado na igreja a 1 de Outubro desse mesmo ano. Padrinhos: Luís Domingues, casado, rural, morador no lugar de Coto do Paço, e Rosa Pires, casada, lavradeira, moradora no mesmo lugar. // Tinha 26 anos de idade, era solteiro, lavrador, morava em Coto do Paço, quando casou na igreja de Parada do Monte, a 20/12/1888, com Rosa Lourenço, de 33 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Trigueira, filha de Manuel José Lourenço e de Rosa Alves, desse lugar. Testemunhas: Raimundo Fernandes, de Trigueira, e João Domingues, de Coto do Paço, casados, lavradores. // Enviuvou a 15/2/1898. // Tinha quarenta e quatro anos de idade, estava viúvo de Rosa Lourenço, quando casou na igreja paroquial a 3/1/1906 com a sua parente por afinidade Maria Lourenço, de 34 anos de idade, solteira, camponesa, do lugar de Coto Santo, filha de Domingos Lourenço e de Maria Pires, rurais. Testemunhas presentes: Luís Afonso e Manuel Luís Domingues, camponeses. // Faleceu em Parada do Monte a 31/1/1942. 

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Mamerte Domingues, natural da província de Madrid, Espanha, e de Maria Rosa Esteves, natural da freguesia de Parada do Monte, Melgaço, lavradores, residentes no lugar do Paço. Neto paterno de Anselmo Domingues e de Doroteia Martins; neto materno de Francisco Esteves e de Rosa Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 21/9/1874 e foi batizado nesse dia. Padrinhos: os seus avós maternos, rurais, moradores no lugar do Paço. // Deve ter morrido ainda criança, pois o seu irmão tem o mesmo nome.

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Mamerte Domingues e de Maria [Rosa] Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço. Neto paterno de Alberto (ou Anselmo) Domingues e de Doroteia Martins (ou Domingues), jornaleiros, moradores em Espanha; neto materno de Francisco Esteves e de Rosa Esteves, rurais, residentes no lugar do Paço. Nasceu em Parada do Monte a 11/2/1877 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: o seu tio materno, Manuel Esteves, e tia materna, Luísa Esteves, solteiros, camponeses, moradores no lugar do Paço. // Casou na igreja de Parada do Monte a 6/2/1901 com Rosa Alexandrina Afonso, de 20 anos de idade, solteira, camponesa, filha de Manuel José Afonso e de Maria de Jesus Monteiro, natural de Chaviães, onde morava, no lugar da Igreja. Testemunhas presentes: Luís Domingues e Manuel Joaquim Vieites, camponeses. // Exerceu a profissão de capador. // Faleceu na freguesia de Chaviães, Melgaço, a 6/12/1937. // Com geração. 

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Manuel António Domingues e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar de Aldeia Grande. Neto paterno de Manuel Domingues e de Rosa Vieites, camponeses, do lugar da Trigueira; neto materno de Manuel Rodrigues e de Mariana Domingues, rurais, do lugar de Aldeia Grande. Nasceu em Parada do Monte a 13 de Setembro de 1883 e no dia seguinte foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: os seus avós paternos.

 

DOMINGUES, Justino. Filho de Manuel Domingues e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Coto Santo. Neto paterno de Manuel Domingues e de Maria Esteves; neto materno de Francisco Esteves e de Balbina Esteves. Nasceu em Parada do Monte a 17/3/1909 e nesse mesmo dia foi batizado na igreja paroquial. Padrinhos: Bento Esteves, solteiro, camponês, e Balbina Esteves, viúva, lavradeira. // Casou na igreja de Parada do Monte a 30/10/1941 com a sua conterrânea Deolinda Pires. // Ambos os cônjuges faleceram em Parada do Monte: a esposa a 25 de Março de 1966 e ele a 20/12/1982.  // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário