GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO
Freguesia de São Paio
Por Joaquim A. Rocha
EUGÉNIA DA GLÓRIA. Filha de Francisca da Luz, exposta, solteira, jornaleira. Nasceu no lugar de Barata, São Paio, a 5/7/1883, e foi batizada pelo padre JAF a 7 desse mês e ano. Padrinhos: José António Domingues Costa e Maria das Dores Vasques, casados, proprietários, moradores no dito lugar. // Casou na igreja da sua freguesia a 22/12/1906 com José António Gonçalves, de 26 anos de idade, solteiro, artista, sampaiense, filho de António Augusto Gonçalves e de Florinda de Jesus Cu-nha. // Ambos os cônjuges morreram em São Paio: o marido a 18/2/1952 e ela a 5/8/1962. // Com geração.
EXPOSTO
EXPOSTO, Teresa de Jesus. Filha de Joaquim (ou José) Maria Exposto e de Florinda Rosa Esteves, lavradores, residentes no lugar do Paço, São Paio. N.p. de Vitorino Joaquim Exposto e de Rosa Maria Afonso; n.m. de Manuel Joaquim Esteves e de Rosa Maria Domingues. Nasceu em São Paio a 20/1/1896 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Aires e Maria Joaquina Esteves, casados, lavrado-res, do lugar da Costinha, Rouças.
FERNANDES
FERNANDES, Abílio Manuel. Filho de -------- Fernandes e de ---------- Afonso. Nasceu em São Paio a --/--/19--. // Casou com Maria da Ascensão Lourenço, de Paderne. // Em 1997 o casal residia em Corçães, Rouças (VM 1064).
FERNANDES, Adjuto Domingos (o padre escreveu, no assento de óbito, Adjuto Domingues). Filho de Manuel José Fernandes e de Matildes da Graça Rodrigues, jornaleiros, moradores no lugar de Baratas. // Morreu a 15/11/1884, com seis anos de idade, e foi sepultado no cemitério paroquial de São Paio.
FERNANDES, Albano José. Filho de Manuel José Fernandes e de Matildes da Graça Rodrigues, jornaleiros, moradores em Baratas. N.p. de Carlota Júlia Fernandes, sol-teira, jornaleira, do Pinheiro, Paderne; n.m. de João Manuel Rodrigues e de Ana Ma-ria Rodrigues, artistas, de Baratas. Nasceu em São Paio a 12/3/1882 e foi batizado em casa, em virtude de correr risco de vida, pela tia materna, Carlota Joaquina Ro-drigues; nesse mesmo dia foi batizado na igreja. Madrinha: Carlota Joaquina Rodri-gues, acima referida.
FERNANDES, Alfredo. Filho de Manuel Alberto Fernandes e de Carolina Augusta Pi-res, lavradores. N.p. de Rosendo Fernandes e de Antónia Vasques, jornaleiros, mo-radores que foram na freguesia de São Cosme, comarca de Ourense; n.m. de Tere-sa Maria Pires, solteira, camponesa, moradora que foi no Barral. Nasceu no Barral, S. Paio, a 29/2/1888, e foi batizado pelo padre JAF a 2 de Março desse ano. Madri-nha: Teresa Delfina Gomes Pinheiro, casada, proprietária, moradora na Quinta da Gaia. // Em 1912 emigrou para o Brasil; estava solteiro (Correio de Melgaço n.º 26, de 1/12/1912).
FERNANDES, Amadeu António. Filho de Eleutério Fernandes e de Maria Rosa Este-ves. Nasceu em São Paio a --/--/1917 (Correio de Melgaço n.º 247, de 29/4/1917).
FERNANDES, Amélia da Conceição. Filha de Ortelinda de Jesus Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 31, de 22/9/1929).
FERNANDES, Ana Maria. // De Real. // Faleceu solteira, a 13/1/1825.
FERNANDES, Ana Rosa. Filha de Domingos José Fernandes e de Maria Caetana Al-ves, moradores na Carreira. N.p. de Manuel Fernandes e de Francisca Rodrigues, de Real; n.m. de Manuel José Alves e de Maria Luísa Lobato, da Carreira. Nasceu em São Paio a 29/3/1818 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Luís Fernan-des e mulher, Ana Luísa Carvalho, da Carreira. // Casou com Francisco José, filho de Pedro José Domingues e de Isabel Maria Rodrigues, do lugar do Porto, Rouças, de quem ficou viúva. // Lavradeira. // Faleceu na Carreira, a 27/9/1887, só com a extrema-unção. // O seu corpo foi sepultado na igreja. // Não fizera testamento. // Deixou filhos.
FERNANDES, Ana Rosa. Filha de João António Fernandes e de Mariana Rosa Louren-ço, moradores no lugar de Real, São Paio. Neta paterna de Maria Luísa Fernandes; neta materna de Manuel Luís Lourenço e de Isabel Esteves. Nasceu em São Paio a 1/12/1831 e foi batizada pelo padre MJGC a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Figueiredo, do Regueiro, e Rosa Maria Alves, de Real. // Mãe solteira de Manu-el Joaquim Fernandes. // Em Janeiro de 1889, aquando do casamento deste filho, já ela estava casada (ver José António Pires). // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Real a 28/11/1907, com todos os sacramentos, no estado de casada com José An-tónio Pires, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no cemitério paroquial.
FERNANDES, Anabela. Filha de António José Fernandes, agente da Guarda-Fiscal, e de Maria Madalena Gonçalves. Nasceu no lugar da Costa, São Paio, a --/--/19--. // Era aluna do Curso Médico no Centro de Saúde de Lousada quando casou na igreja da sua freguesia a 24/4/1995 com Tosé Luís Domingues Esteves, de Pousafoles, Fiães, gestor comercial na Lota Modelo, de Santo Tirso, grupo SONAE. // Padrinhos: Paula Albertina Gonçalves Fernandes e marido, Armando José Afonso, agente da Guarda Nacional Republicana, pela noiva; e Bernardete Domingues Esteves e Carlos Meleiro, estudantes universitários, pelo noivo. // O almoço foi servido no Restau-rante Lido, em Valença.
FERNANDES, Anésia. Filha de Pureza de Nazaré Fernandes. Nasceu em São Paio a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1180, de 20/10/1917).
FERNANDES, António. // De Soutulho. // Faleceu a 3/1/1835 e foi sepultado na igre-ja da freguesia dois dias depois.
FERNANDES, António. // Da Carreira. // Faleceu viúvo, a 9/12/1835, com testamen-to, e foi sepultado na igreja no dia seguinte, com assistência de dez padres.
FERNANDES, António. // De Lourenços. // Faleceu, com todos os sacramentos, a 29/10/1847, e foi sepultado, com ofício de corpo presente, no dia seguinte.
FERNANDES, António. Filho de Manuel Fernandes e de Rosa Alves, lavradores, resi-dentes que foram em Sante. Nasceu nos inícios do século XIX. // Lavrador. // Fale-ceu no referido lugar, a 20/8/1864, com todos os sacramentos, solteiro, de 60 anos de idade, e foi sepultado na igreja. // Fizera testamento.
FERNANDES, António. Filho de Francisco Fernandes e de Ana Joaquina Alves, de Paderne, moradores no lugar do Barral. N.p. de Maria do Carmo, solteira, de Pader-ne; n.m. de Francisco ----------------- e de Maria Benedita Durães, do Barral, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 23/3/1866 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Xavier, solteiro, de Paderne, e Inácia (?) Pinheiro, da Quinta da Gaia.
FERNANDES, António. Filho de Felisménia Fernandes, solteira, jornaleira, sampaien-se, moradora no lugar de Baratas. Neto materno de Manuel José Fernandes e de Matildes Rodrigues. Nasceu em São Paio a 22/12/1910 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Eduardo Fernandes e Pureza Fernandes, solteiros, jornaleiros. // Casou a 17/10/1934 com a sua conterrânea Benezinda Rosa Domingues. // Mor-reu em Rubia, Crecente, a 17/8/1978.
FERNANDES, António (*). Filho de Ortelinda de Jesus Fernandes (solteira?). Nasceu em São Paio a --/--/1938 (NM 383). /// (*) ou António Domingues Fernandes.
FERNANDES, António Augusto. Filho de Francisco José Fernandes e de Teresa de Jesus Gonçalves, proprietários, roucenses, moradores no lugar do Nogueiral. Neto paterno de Manuel António Fernandes e de Maria Durães; neto materno de João Evangelista Gonçalves e de Ana Joaquina Domingues. Nasceu em São Paio a 12/1/1903 e no dia seguinte foi batizado na igreja. Padrinhos: Manuel António Fer-nandes e Maria da Conceição Fernandes, solteiros, camponeses. // Casou a 14/5/1931 (NM 111, de 31/5/1931) com Luísa Cardoso, natural de Remoães. // Morreu na freguesia de Paderne a 3/4/1992. // Com geração.
FERNANDES, António Augusto. Filho de José Fernandes e de Sofia Fernandes. Nas-ceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 193, de 2/4/1916).
FERNANDES, António Augusto. Filho de José Maria Fernandes e de Rosa Joaquina de Caldas. Nasceu em São Paio a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 221, de 22/10/1916). // Faleceu a --/--/1916, com apenas vinte e três dias de vida (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916).
FERNANDES, António Augusto. // Nasceu na freguesia de São Paio. // Em 2024 es-tava casado com Deolinda Fernandes de Abreu, natural de Alvaredo. Moravam em São Paio, no lugar do Regueiro (ver a Voz de Melgaço de 1 de Junho de 2024, pági-na 20).
FERNANDES, António A. G. // Nasceu por volta de 1949. // Morreu em São Paio de Melgaço a --/--/2021, com 72 anos de idade (ver A Voz de Melgaço de 1/11/2021).
FERNANDES, António Caetano. Filho de Manuel Joaquim Fernandes e de Margarida Rosa Rebelo, moradores no lugar do Cruzeiro. N.p. de Feliciano Fernandes e de Maria Engrácia Domingues, de Sobral de Baixo, Rouças; n.m. de Manuel José Rebe-lo e de Rosa Maria de Mendonça, do Cruzeiro. Nasceu em São Paio a 3/5/1867 e foi batizado dois dias depois. Padrinhos: António Caetano Gomes, solteiro, e sua mãe, Ana Joaquina de Freitas, do Regueiro, todos lavradores.
FERNANDES, António Félix. Filho de Manuel Ventura Fernandes e de Maria Rosa Di-as, rurais, moradores no lugar de Cavencas. N.p. de Manuel António Fernandes e de Maria Rosa Fernandes; n.m. de Francisco Dias e de Maria Rosa Alves, de Sante. Nasceu em São Paio a 17/12/1842 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: António Félix e Joana Codesseira, da Raza. // Lavrador. // Casou a 22/6/1873 com Maria Teresa, de 23 anos de idade, filha de Francisco Vieites e de Claudina Rosa Alves, lavradores, de São Paio, residentes em Lourenços. Testemunhas: Manuel José Vieites, solteiro, de Lourenços, e Manuel Joaquim da Costa, casado, do Cruzei-ro. // Morreu a 12/12/1908, no lugar das Cabencas, com todos os sacramentos, no estado de casado, sem testamento, com filhos, e foi sepultado no cemitério paro-quial.
FERNANDES, António Joaquim. Filho de José António Fernandes e de Ana Joaquina Durães, moradores em Lourenços. N.p. de António Fernandes e de Maria Domin-gues, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Durães e de Maria Rosa Gomes, com morada na Raza, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 13/6/1862 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Fernandes, solteiro, lavrador, tio do be-bé, e Maria Domingues, viúva, lavradeira, de Lourenços. // Morreu a 5/9/1870 e foi sepultado na igreja.
FERNANDES, António Joaquim. Filho de Manuel Fernandes e de Rosa Joaquina Este-ves, moradores em Verdelha. Neto paterno de Francisco Fernandes e de Mariana Mendonça (?), de Covelo, Paderne; neto materno de Agostinho Esteves e de Maria Teresa -------------, de Verdelha, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 30/4/1863 e foi batizado a 3 de Maio desse ano. Madrinha: Maria José Domingues, casada, lavradeira, das Quingostas.
FERNANDES, António Joaquim. Filho de ------ Fernandes e de ------------------. Nasceu a --/--/19--. Faleceu no Nogueiral, São Paio, a --/--/1995 (VM 1026).
FERNANDES, António Joaquim. Filho de ----- Fernandes e de -------------------. Nasceu a --/--/19--. // Casou na igreja a 16/5/1949 com Hortense dos Anjos Esteves. // A 16/5/1999 o casal celebrou as bodas de ouro; o almoço foi servido no Restaurante Miradoiro (Pegaso). Residiam no lugar de Barreiros, São Paio. Tinham filhos e netos; um dos filhos chama-se Fernando. Tinha pelo menos duas filhas. // (VM 1118). // Nota: deve ser o mesmo senhor que morreu no lugar de Barreiros a --/--/2000 (VM 1136).
FERNANDES, António José. Filho de Maria Gonçalves, do Val, Rouças, lavradeira, moradora em Real, São Paio. Nasceu na década de 90 do século XVIII. // Carpintei-ro. // Faleceu em Real, onde morava, a 11/6/1868, com todos os sacramentos, solteiro. // Tinha setenta e cinco anos de idade. // Foi sepultado na igreja de São Paio. // Não fizera testamento. // Deixou uma filha.
FERNANDES, António José. Filho de Manuel António Fernandes e de Vicência Luísa Vaz, moradores em Verdelha (lugar meeiro de São Paio e Paderne). N.p. de António Fernandes e de Maria Rosa Carvalho, da Vinha de Cima, Rouças; n.m. de Manuel Luís Vaz e de Isabel Alves de Sousa, de Verdelha. Nasceu em São Paio a 14/7/1815 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: António José Fernandes e mulher, Luísa Teresa Gonçalves, de Soutulho.
FERNANDES, António José. Filho de Manuel Caetano Fernandes e de Maria Rosa Alves, moradores no lugar da Veiga. N.p. de Matias Manuel Fernandes e de Maria Rosa Alves, do dito lugar; n.m. de Manuel Luís Alves e de Maria Rosa Esteves, do Pombal, todos lavradores. Nasceu em São Paio a 27/1/1871 e foi batizado a 1 de Fevereiro desse ano. Padrinhos: José Maria Alves, solteiro, e sua mãe, Maria Teresa Esteves, do Pombal, São Paio. // Faleceu a 8/3/1872 e foi sepultado na igreja.
FERNANDES, António José. Filho de Manuel António Fernandes e de Rosa Joaquina da Cunha. Nasceu em São Paio a --/--/1917 (JM 1183, de 10/11/1917).
FERNANDES, António José (Caldas). Nasceu a --/--/1939. // Foi soldado da Guarda-Fiscal. // Casou com Maria Madalena Gonçalves. // Morreu em São Paio a --/--/2020, com 81 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/10/2020). // Pai de Paula Al-bertina, casada desde 1993 com Armando José Caldas Afonso, da Vila.
FERNANDES, António Lourenço. Filho de Conceição Fernandes, solteira, jornaleira, sampaiense, moradora no lugar de Soutulho. Neto materno de Maria Vilas. Nasceu em São Paio a 23/9/1909 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna, viúva, serviçal.
FERNANDES, António Luís. Filho de Manuel Alberto Fernandes e de Carolina Augusta Pires, ele da freguesia de São Cosme, Galiza, e ela de São Paio, Melgaço, rurais, moradores no Barral. N.p. de Rozendo Fernandes e de Antónia Vasques, galegos, moradores no dito lugar do Barral; n.m. de Teresa Pires, solteira, do referido lugar. Nasceu em São Paio a 22/11/1876 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Luís Araújo Cunha e Teresa Delfina Gomes Pinheiro, casada, ambos da Gaia. // Casou na Vila a 4/8/1915 com Elvira da Purificação, filha de Carolina da Glória Almada (ver «Correio de Melgaço» n.º 160, de 8/8/1915), e irmã do comerciante em Pará, Brasil, Aureliano Cândido Almada. Testemunhas: José António Abreu Carneiro, solteiro, e Estefânia da Cunha Osório, solteira. // Durante vários anos trabalhou como caixeiro na loja de José Cândido Gomes de Abreu, que o contemplou no seu testamento com 120$000 réis, assim como ao outro caixeiro, Aurélio A. Azevedo. // A 1/5/1909, em sociedade com o seu colega, tomou de trespasse o estabelecimento comercial do ex-patrão, adotando a firma «Aurélio de Araújo Azevedo & Companhia». Acabaram a sociedade, de comum acordo, a 8/7/1915, estabelecendo-se por conta própria na casa “Pé de Pote”, na Rua Nova de Melo, em frente ao Hospital, que arrendou às herdeiras de Manuel Ventura da Costa Pinto, e que depois os seus herdeiros venderam a Ezequiel Augusto do Vale, que o transformou para melhor. // Foi vereador da Câmara Municipal de Melgaço pela Vila em Fevereiro de 1918. // Morreu na Vila de Melgaço a 8/3/1951. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 969, de 11/3/1951: // continua...
Sem comentários:
Enviar um comentário