terça-feira, 31 de dezembro de 2024

GENTES DO CONCELHO DE MELGAÇO

Freguesia de Cristóval

Por Joaquim A. Rocha 








MONTES

 

MONTES, Clementina. Filha de João Francisco Montes e de Benedita Ermelinda Alves de Magalhães, moradores em São Gregório. N.p. de João de Montes e de Maria Teixeira, da freguesia de Santo André de Ribeira do Minho, Julgado de Monforte de Lemos, bispado e província de Lugo; n.m. de José Joaquim Alves de Magalhães e de Antónia Rodrigues, de S. Gregório. Nasceu a 6/1/1851 e foi batizada a 8 desse mês. Padrinho: padre Caetano José de Castro, de Rouças. // Lavradeira. // Faleceu em Cevide a 18/10/1891, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja no dia 20.  

 

MONTES, João Francisco. Filho de João [de Montes] e de Maria Teixeira, da freguesia de Santo André de Riberos, partido judicial de Monforte de Lemos (?), província e bispado de Lugo, residente nos Casais, Cristóval. // Casou na igreja de Cristóval a 9/4/1845, com Benedita Ermelinda, filha de José Álvares de Magalhães e de Antónia Rodrigues (já defunta), de São Gregório. Testemunhas: Caetano Mendes, dos Casais, Paços, e o padre Manuel Joaquim Fernandes, da Casa do Rego, Cristóval. Escreveu o pároco: «… o matrimónio foi contraído por peocuração bastante do contraente por estar preso, e assim o determinar o reverendíssimo senhor arcipreste, assistindo em seu nome José Francisco Fernandes, solteiro, da mesma freguesia

 

MONTES, José Maria. Filho de João Francisco de Montes e de Benedita Ermelinda Alves de Magalhães, dos Casais, Cristóval. N.p. de João de Montes e de Maria Teixeira, de Santo André da Ribeira do Minho, Julgado de Monforte de Lemos, bispado e província de Lugo; n.m. de José Joaquim Alves de Magalhães e de Antónia Rodrigues, de São Gregório. Nasceu a 24/1/1846 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: José Mendes e sua mulher, Josefa Lopes, dos Casais, Cristóval.

 

MORAIS

 

MORAIS, Hermínio. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 950, de 8/10/1950, referindo-se a um agente da polícia política, colocado em São Gregório, Melgaço: «Em gozo de férias seguiu para a capital o senhor Hermínio Morais, chefe do posto da P.S.D.E. nesta localidade

 

MOREDA

 

MOREDA, Albina. Filha de Manuel Francisco Moreda e de Maria Benita Rodrigues dos Santos, moradores em São Gregório. N.p. de Inácio Moreda e de Luísa Gonçalves, do mesmo lugar; n.m. de Manuel Rodrigues dos Santos e de Luísa Gonçalves, de Cruzes, Desteriz, Tui. Nasceu a 24/5/1849 e foi batizada pelo padre Manuel Joaquim Fernandes no dia seguinte. Padrinhos: o avô materno e Benta Durães, de São Gregório. 

 

MOREDA, António [Luís]. Filho de Luís Moreda e de Maria Monteiro, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do lugar do Coto. Nasceu em Cristóval a 28/8/1845 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Casou na CRCM a 23/1/1920 com Maria Joaquina, de 24 anos de idade, natural de Fiães, filha de Manuel José Gonçalves e de Joaquina Alves. // Faleceu em Cristóval 13/2/1921. // A sua viúva casou em segundas núpcias com Júlio Celestino Coelho (ver). // Nota: deve tratar-se de António Luís Moreda que em 1913 foi nomeado jurado para o 2.º semestre desse ano (Correio de Melgaço n.º 56, de 6/7/1913).

 

MOREDA, Benedita. Filha de Luís Moreda e de Maria Monteiro, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, do dito lugar; neta materna de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto. Nasceu a 2/3/1852 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Monteiro e sua irmã, Francisca, tios maternos da batizanda. 

 

MOREDA, Benedita. Filha de Luís Moreda e de Maria Monteiro, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves; neto materno de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto. Nasceu em Cristóval a 24/8/1857 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Monteiro, casado, de São Gregório, e sua irmã, Francisca, do Coto, tios maternos da neófita. 

 

MOREDA, Claudina. Filha de Luís Moreda e de Maria Monteiro, de São Gregório. N.p. de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto. Nasceu a 8/2/1849 e foi batizada no dia 11. Padrinhos: o avô materno e sua filha Francisca Monteiro, tia da batizanda. // Lavradeira. // Faleceu em Sucastelo a 14/1/1891, no estado de casada com Manuel Alves, sem sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 15. // Deixou um filho.

 

MOREDA, Francisca. Filha de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, lavradores, residentes em São Gregório. // Faleceu no dito lugar a 7/12/1862, com 66 anos de idade, no estado de casada com João Batista Pereira Pires, com o sacramento da extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Benedita.  

 

MOREDA, Luís. Filho de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, moradores no lugar de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 25/4/1844, com Maria Monteiro, filha de Francisco Monteiro e de Ana Fernandes, do Coto. Testemunhas: Bento Monteiro, de São Gregório, e João Monteiro, viúvo, do Coto. // Faleceu em São Gregório a 17/11/1873, com sessenta e cinco anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou três filhos: António, Claudina, e Benedita. // A sua viúva morreu a 7/8/1896.  

 

MOREDA, Manuel Francisco. Filho de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves (defunta), ele residente no lugar de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 5/2/1844, com Benita, filha de Manuel Rodrigues dos Santos e de Luísa Gonçalves, do lugar das Cruzes, Desteriz, Tui. Testemunhas: Luís Gonçalves, das Cruzes, Desteriz, e José Francisco Fernandes, de Cristóval.

 

MOREDA, Manuel Francisco. Filho de Manuel Francisco Moreda e de Maria Benita Rodrigues dos Santos, moradores em São Gregório. Neto paterno de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves; neto materno de Manuel Rodrigues dos Santos e de Luísa Gonçalves. Nasceu a 31/10/1838 e foi batizado a 1 de Novembro desse mesmo ano. Padrinhos: os seus avós maternos. // Parece que se deve a ele a iniciativa de criar a banda musical de São Gregório (ver Dicionário Enciclopédico de Melgaço, II volume, página 48).  

 

MOREDA, Maria Albina. Filha de Manuel Francisco Moreda e de Maria Benita Rodrigues dos Santos, proprietários, moradores em São Gregório. N.p. de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, do dito lugar; n.m. de Manuel Rodrigues dos Santos e de Luísa Gonçalves, de São Fagundo, Desteriz, Tui. Nasceu a 27/3/1847 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: o avô materno e sua filha, Maria Teresa, solteira, tia da bebé.

 

MOREDA, Teresa. Filha de Manuel Francisco Moreda e de Maria Benita Rodrigues dos Santos. // Proprietária. // Faleceu em São Gregório a 26/9/1900, com cinquenta anos de idade, no estado de viúva, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada no cemitério, em jazigo de família. // Com geração.    

 

MOSQUEIRA

 

MOSQUEIRA, Florentina. Filha de Francisco Mosqueira e de Benta Salgado, lavradores, galegos. Nasceu na freguesia de Crespos, diocese de Ourense, por volta de 1833. // Lavradeira. // Faleceu a 11/8/1910, no lugar de Mouriga, Cristóval, onde morava, com todos os sacramentos da igreja católica, com 77 anos de idade, viúva de António Fernandes, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério de Cristóval.                

 

MOURE

 

MOURE, Manuel José Maria. Filho de Martinho Moure e de Maria Teresa Correia Soares, moradores em São Gregório. N.p. de José António Moure e de Alonsa Moreno, de Padrenda, Galiza; n.m. de Anacleto Correia Soares e de Mariana Antónia da Costa, da Vila de Melgaço. Nasceu a 3/1/1837 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinhos: José Manuel Gomes de Abreu e sua filha, Balbina da Glória, da Vila de Melgaço.

 

MOURE, Maria da Conceição. Filha de Martinho Moure e de Maria Teresa Correia Soares, moradores em São Gregório. N.p. de José António Moure e de Alonsa Moreno, de Padrenda, Tui; n.m. de Anacleto Correia Soares e de Mariana Antónia da Costa, da Vila de Melgaço. Nasceu a 9/12/1838 e foi batizada a 13 desse mês e ano. Padrinho: António Joaquim Pereira de Araújo, da Vila de Melgaço. 

 

MOURE, Martinho. Filho de José Moure e de Maria Alonso. // Galego. // Casou na igreja de Cristóval a 21/3/1836, com Maria Teresa Soares, filha de Anacleto Correia Soares e de Mariana Antónia da Costa. Testemunhas: V.C. e António Monteiro, de Doma. // Ele morreu antes de 1843. // A sua viúva finou-se na Rua Verde a 29/1/1890, com 76 anos de idade, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte, 30. // Com geração. // Nota: a sua esposa, depois de viúva teve uma filha, Benedita, nascida em 1843 (ver em Soares).  

 

MOURE, Ramona. // Faleceu em São Gregório a 30/8/1859, no estado de casada com Francisco António Durães, com os sacramentos da confissão e da extrema-unção, não recebendo o sagrado viático por ter caído repentinamente no estado de delírio, sem testamento, e foi sepultada na igreja a 1 de Setembro. Rezaram por sua alma 150 missas e teve os ofícios do costume. 

 

NOVO

 

NOVO, Casimiro Augusto. Filho de Manuel Gonçalves Novo (Junior), de Meadela, e de Marta Gonçalves da Cruz, de Santa Marta de Portuzelo. Nasceu em Meadela, Viana do Castelo, a --/--/1876. // Pedreiro. // Casou na igreja de Cristóval, Melgaço, a 18/7/1906, com Rufina, de 24 anos de idade, solteira, camponesa, moradora em São Gregório, filha de Augusto Marques e de Maria Lopes, cristovalenses. Testemunhas: José Abdónio da Silva, proprietário, e António Alberto do Outeiro Esteves, negociante, moradores no lugar de São Gregório. // Faleceu em São Gregório, freguesia de Cristóval, a 4/8/1907, vítima de um acidente de trabalho, quando estava a construir uma choupana, e foi sepultado no cemitério de Cristóval. // Com geração.   

 

NOVO, José. Filho de Gonçalo Gonçalves Novo e de Laura Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 80, de 5/10/1930).

 

NOVO, Júlio Augusto. Filho de Casimiro Augusto Gonçalves Novo, pedreiro, natural de Meadela, Viana do Castelo, e de Rufina Marques, lavradeira, natural de Cristóval, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Manuel Gonçalves Novo Junior e de Marta Gonçalves da Cruz; n.m. de Augusto Marques e de Maria Lopes. Nasceu em Cristóval a 8/4/1907 e foi batizado na igreja ainda nesse mês e ano. Padrinhos: Migues (!) Esteves, solteiro, negociante, e Palmira Augusta Veloso, solteira, proprietária. // Morreu em São Gregório a 9/2/1911 e foi sepultado no cemitério paroquial.  

 

NÓVOA

 

NÓVOA, Amália. Filha de José de Nóvoa, boticário, e de Maria Josefa Barbosa e Silva, moradores em São Gregório. Neta paterna de Domingos de Nóvoa e de Rosa Vasques, de Santa Cristina de Baleixo, Tui, partido judicial de Caniça, província de Pontevedra; neta materna de Miguel Barbosa e Silva e de Joana Maria Rodrigues, de Pantanhas, São Paio de Moselos, Paredes de Coura. Nasceu em Cristóval a 26/5/1868 e foi batizada nesse mesmo dia. Padrinho: António José de Nóvoa, irmão da neófita, solteiro, estudante, morador em São Gregório.     

 

NÓVOA, António Bento. Filho de Manuel Malvar e de Manuela de Nóvoa, solteira, de Paradela, Alveios, Tui. Neto paterno de (?); neto materno de Patrício Simões e de Teresa de Nóvoa, do dito lugar. Nasceu a 5/8/1840 e foi batizado na igreja de Cristóval a nove desse mês e ano. Padrinhos: Bento Galego, de Pontevedra, e Balbina Pires, solteira, dos Casais, Cristóval. // Faleceu a 20/8/1840. 

 

NÓVOA, António José. Filho de José de Nóvoa e de Maria Josefa Barbosa e Silva, moradores em São Gregório. Neto paterno de Domingos de Nóvoa e de Rosa Vasques, de Santa Cristina de Baleixo, Tui; neto materno de Miguel Barbosa e Silva e de Joana Maria Rodrigues, de Pantanhas, freguesia de São Paio de Moselos, Coura. Nasceu a 24/9/1856 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e António José Rodrigues, tio da mãe do batizando.

 

NÓVOA, Francisco José. Filho de José Gomes de Nóvoa e de Caetana Pires, moradores nos Casais. // Lavrador. // Faleceu nesse lugar a 13/9/1883, com 65 anos de idade, casado com Joaquina Gonçalves, só com a extrema-unção, sem testamento, e no dia seguinte foi sepultado no terreno destinado ao futuro cemitério, fora da igreja. // C.g.

 

NÓVOA, Inês Barbosa. Filha de José de Nóvoa e de Maria Josefa Barbosa e Silva, moradores em São Gregório. Neta paterna de Domingos de Nóvoa e de Rosa Vasques, de Santa Cristina de Baleixo; neta materna de Miguel Barbosa e Silva e de Joana Maria Rodrigues, de Pantanhas, Moselos, Coura. Nasceu em Cristóval a 19/4/1855 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António José Rodrigues e sua mulher, Maria Josefa de Sousa Viana, ele tio da mãe da batizanda.

 

NÓVOA, Joaquina das Dores. Filha de José de Nóvoa e de Maria Josefa Barbosa e Silva, moradores em São Gregório. N.p. de Domingos de Nóvoa e de Rosa Vasques, de Santa Cristina de Baleixo, Galiza; n.m. de Miguel Barbosa e Silva e de Joana Maria Rodrigues, de Pantanhas, Moselos, Coura. Nasceu a 19/8/1859. Teve por padrinhos António José Rodrigues, de São Gregório, e a avó materna da batizanda. // Faleceu tragicamente, a 20/4/1866, em São Gregório, nas ruínas da casa de negócio de Joaquim -----------, desastre ocorrido pelas 8 horas e 30 minutos desse dia, morrendo ali várias pessoas, devido a uma tremenda explosão. // Foi sepultada na igreja.    

 

NÓVOA, Manuel José. Filho de Francisco José Gomes de Nóvoa e de Joaquina Gonçalves, camponeses, moradores nos Casais. N.p. de José de Nóvoa e de Caetana Pires, do dito lugar; n.m. de Agostinho Gonçalves e de Francisca Pires, de Sá, Paços. Nasceu a 11/9/1867 e foi batizado a 14 desse mês. Padrinhos: o avô materno, lavrador, e sua filha, Cândida Gonçalves, solteira, tia do bebé, moradores em Sá, Paços. // Faleceu em Cristóval a 13/2/1942, ou 1946. // Nota: parece ser o indivíduo que foi citado aquando da morte de Francisco Luís Gomes Nóboas, falecido no lugar dos Casais, Cristóval, mais ou menos em 1883; ele, Manuel José, encontrava-se em Lisboa. (Melgaço, 28/11/1883. M.R.B. – A. Barros. Diário do Governo n.º 15, de 18/1/1884).  

 

NÓVOA, Maria. Filha de José de Nóvoa, boticário, e de Maria Josefa Barbosa e Silva, moradores em São Gregório. Neta paterna de Domingos de Nóvoa e de Rosa Vasques, de Taim, Santa Cristina de Baleixo; neta materna de Miguel Barbosa e Silva, lavrador, e de Joana Maria Rodrigues, de Pantanhas, Moselos, Coura. Nasceu a 4/8/1862 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia 5 do mesmo mês e ano. Madrinha: Maria Josefa de Nóvoa, solteira, tia da criança, de Taim, Galiza.       

 

NÓVOA, Rosa da Conceição. Filha de José de Nóvoa, boticário, e de Maria Josefa Barbosa e Silva, moradores em São Gregório. N.p. de Domingos de Nóvoa e de Rosa Vasques, lavradores, de Santa Cristina de Baleixe, partido judicial de Caniça, bispado de Tui; n.m. de Miguel Barbosa e Silva e de Joana Maria Rodrigues, lavradores, da freguesia de São Paio de Mozelos, moradores no lugar de Pantanhas, concelho de Coura. Nasceu a 2/7/1860 e foi batizada na igreja de Cristóval a 4 desse mês e ano. Padrinhos: José Barbosa e Silva, solteiro, tio materno da batizanda, e a avó materna, viúva, moradores em Mozelos. // Faleceu em São Gregório a 7/9/1861.     

 

NUNES

 

NUNES, Aduzinda Júlia. Filha de Manuel Bernardo Nunes, soldado da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de Mascarenhas, concelho de Mirandela, e de Maria Luísa Lebosa, lavradeira, natural de Cristóval, Melgaço, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel Silvestre Nunes e de Gracinda de Jesus; neta materna de Francisco Leboso e de Teresa de Jesus Domingues. Nasceu em Cristóval a 22/8/1894 e foi batizada na igreja a 25 desse mesmo mês e ano. Padrinhos: António Joaquim Bernardo, casado, lavrador, e Mariana Domingues, casada. // Casou a 6/9/1915, na CRCM, com Francisco Augusto Nunes de Castro, natural da freguesia de Prado, concelho de Melgaço. // O seu marido morreu em Cristóval a 1/3/1946. // Ela faleceu na freguesia de São João de Brito, concelho de Lisboa, a 25/3/1982. // Com geração. 

 

NUNES, António Noé. Filho de António Nunes, cabo da Guarda-Fiscal, e de Ilda de Jesus Amorim. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Funcionário da Empresa Auto Viação de Melgaço. // Casou a --/--/1995, na igreja do convento da Senhora da Conceição, sita nas Carvalhiças, Vila de Melgaço, com Teresa de Jesus, de Galvão, filha de António de Freitas e de Maria Augusta de Sousa. Padrinhos da boda: Luís Gualberto Capelo Teles e sua esposa, Maria Filomena Alves Teles, de Reiriz, Monção; e António Rodrigues Afonso e sua esposa, Maria Luísa Seixo Amorim.    

 

NUNES, Beatriz. Filha de Manuel Bernardo Nunes, soldado da Guarda-Fiscal, natural da freguesia de Mascarenhas, Mirandela, e de Maria Luísa Leboso, lavradeira, natural de Cristóval, Melgaço, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Manuel Silvestre Nunes e de Gracinda de Jesus; n.m. de Francisco Leboso e de Teresa de Jesus Domingues. Nasceu em Cristóval a 18/5/1897 e foi batizada na igreja a 23 desse mês e ano. Padrinho: padre Manuel Francisco Domingues, pároco de Lamas de Mouro.

 

NUNES, Claudina. Filha de Manuel Bernardo Nunes e de Maria Luísa Leboso, moradores na Rua Verde. Neta paterna de Manuel Silvestre Nunes e de Gracinda de Jesus, de Mascarenhas, Mirandela; neta materna de Francisco Leboso e de Teresa de Jesus Domingues, da Rua Verde. Nasceu a 3/1/1887 e foi batizada na igreja de Cristóval a 5 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.

 

NUNES, Elisa de Jesus. Filha de Manuel Bernardo Nunes, empregado da alfândega, e de Maria Luísa Lebozo. Neta paterna de Manuel Silvestre Nunes e de Gracinda de Jesus, de Mascarenhas, Mirandela; neta materna de Francisco Lebozo e de Teresa de Jesus Domingues, da Rua Verde. Nasceu em Cristóval a 22/2/1889 e foi batizada na igreja de Cristóval a 24 desse mês e ano. Madrinha: Maria Francisca Marques (?), casada, lavradeira e proprietária, do Coto de São Gregório.  

 

NUNES, Hermínia de Jesus. Filha de Manuel Nunes e de Mercês Augusta Vaz. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 70, de 27/7/1930).

 

NUNES, José Avelino. Filho de ------------ Nunes e de ----------------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/19--. // Em Julho de 1932 fez exame do 2.º grau, ficando distinto (ver NM 158, de 24/7/1932). // Morreu em Cristóval a --/--/1997. // (VM 1076).

 

NUNES, Ludovina Rosa. Filha de Manuel Bernardo Nunes e de Maria Luísa Lebozo, moradores na Rua Verde. N.p. de Manuel Silvestre Nunes e de Gracinda de Jesus, de Mascarenhas, Mirandela; n.m. de Francisco Lebozo e de Teresa de Jesus Domingues, da Rua Verde. Nasceu a 15/11/1890 e foi batizada na igreja de Cristóval no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Alves, casado, e Rosa Ludovina Gonçalves, casada, lavradores, residentes em São Gregório. // Faleceu na sua freguesia natal a 9/2/1972. 

 

NUNES, Manuel José. Filho de ------------ Nunes e de -------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou com Isaura Carreira. // Teve a sua residência no lugar de Esquipa. // Devia ser emigrante, pois faleceu em França a --/--/1995, com 46 anos de idade. // Pai de dois filhos ainda menores. // (VM n.º 1022, de 1/2/1995).

 

NUNES, Maria. // Em Julho de 1932 fez exame do segundo grau, ficando distinta (ver Notícias de Melgaço n.º 158, de 24/7/1932).

 

OLIVEIRA

 

OLIVEIRA, Antenor. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 978, de 20/5/1951: «do hospital militar do Porto, onde se encontrava em tratamento, regressou, já em franca convalescença, o senhor Antenor de Oliveira, guarda-fiscal deste posto de São Gregório.» // Lê-se no NM 1471, de 12/5/1963: (...)


OLIVEIRA, José. Filho de -------------- Oliveira e de ----------------------------------. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a --/--/193-. // Faleceu a --/--/1937, com apenas onze meses de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 372).

 

OLIVEIRA, Manuel. Filho de ----------- Oliveira e de ----------------------------------. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a --/--/188-. // Faleceu a --/--/1935, com 46 anos de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 293).  

 

OLIVEIRA, Manuel. Filho de Manuel de Oliveira e de Maria Rosa Rodrigues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 65, de 15/6/1930).

 

OLIVEIRA, Rosalina. Filha de ----------- Oliveira e de ------------ Alves. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Agricultora. // Em 1999 residia no lugar do Sobreiro. // (VM 1111).   

 

OUTEIRO

 

OUTEIRO, Aida. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1428, de 4/3/1962: «No pretérito dia 3 realizou-se o enlace matrimonial de Armando Justino Esteves, de Soutomendo, Fiães, com Aida Outeiro, de São Gregório. Foi na igreja paroquial desta freguesia que o casamento se realizou, apadrinhando o noivo o Dr. Rodrigues e a menina Maria do Rosário Vaz, aluna do liceu nacional de Braga. A noiva foi apadrinhada pelo Dr. (médico) Amoedo e sua esposa. O jantar foi servido no hotel Ranhada…»

 

OUTEIRO, Albina. Filha de Manuel do Outeiro e de Francisca Bermudes, moradores no lugar de Doma. Neta paterna de Jerónimo do Outeiro e de Maria Domingues, do dito lugar; neta materna de Romão Bermudes e de Ana Pires, de Sucastelo. Nasceu em Cristóval a 5/9/1850 e foi batizada na igreja a 8 desse mês e ano. Padrinhos: João Bermudes e sua irmã, Josefa, solteiros, tios maternos da neófita. // Casou na igreja de Cristóval a 20/11/1893 com o seu conterrâneo Manuel Alves, viúvo de Claudina Moreda, filho de João Alves e de Josefa Vaz.   

 

OUTEIRO, Alcina. Filha de ------------ Outeiro e de ----------- Mendes. Nasceu por volta de 1895. // Faleceu no lugar dos Casais, Cristóval, a --/--/1917, com apenas vinte e dois anos de idade (JM 1169, de 4/8/1917). 

 

OUTEIRO, Ana Joaquina. Filha de Manuel do Outeiro e de Clara Luísa Esteves, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Manuel Luís do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de [Manuel] Francisco Esteves e de Ana Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu em Cristóval a 1/8/1841 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e António Joaquim do Outeiro, tio paterno.   

 

OUTEIRO, Ana Rosa. Filha de Joaquim do Outeiro e de Rosa Maria Pires, rurais, moradores no lugar de Doma. Neta paterna de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do Ramo; neta materna de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. Nasceu em Cristóval a 7/8/1869 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Lopes e sua mulher, Ana Rosa Pires, lavradores, de Doma. // Casou na igreja paroquial a 5/12/1892 com Francisco Rodrigues, solteiro, de 26 anos de idade, natural de Fiães. // Faleceu em Cristóval a 12/3/1956. 

 

OUTEIRO, António de Jesus de Lourdes. Filho de Maria do Outeiro, solteira, camponesa, moradora no lugar de Doma. Neto materno de Joaquim do Outeiro e de Rosa Pires. Nasceu em Cristóval a 16/12/1908 e foi batizado na igreja a 21 desse mês e ano. Madrinha: Maria do Outeiro, solteira, camponesa. // A 26/7/1917 fez exame do 1.º grau e obteve a classificação de ótimo; era aluno do professor Abel Nogueira Dantas (Jornal de Melgaço n.º 1169, de 4/8/1917). // Faleceu a 17/1/1974, no hospital de Santo António da Estia, Miguel Pereira, Brasil.

 

OUTEIRO, Artur José. Filho de Manuel José do Outeiro e de Maria Albina Domingues, proprietários, moradores no lugar do Ramo. Neto paterno de Joaquim do Outeiro e de Rosa Maria Pires; neto materno de Manuel Batista Domingues e de Maria Josefa do Outeiro. Nasceu em Cristóval a 24/7/1907 e foi batizado na igreja a 29 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. 

 

OUTEIRO, Caetana. Filha de Francisco do Outeiro e de Rosa Rodrigues, residentes no lugar de Sucastelo. // Casou com Joaquim da Ribeira, natural de Paços. // Faleceu no dito lugar de Cristóval a 3/6/1857, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 4, com ofício de quatro padres; foram rezadas por sua alma 40 missas, além dos ofícios do costume. // O seu viúvo voltou a casar.

 

OUTEIRO, Carlota. Filha de Manuel do Outeiro e de Francisca Bermudes, residentes no lugar de Doma. Neta paterna de Jerónimo do Outeiro e de Maria Domingues, do dito lugar; neta materna de Vitório Romão Bermudes e de Ana Pires, de Sucastelo. Nasceu em Cristóval a 19/11/1855 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Monteiro e sua mulher, Josefa Bermudes, do lugar de Doma.

 

OUTEIRO, Carlota Joaquina. Filha de Manuel Luís do Outeiro e de Ludovina Rosa Durães, moradores no lugar do Ramo. Neta paterna de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do dito lugar; neta materna de Francisco António Durães e de Ramona Moure, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 2/7/1871 e foi batizada a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Durães e sua mulher, Carlota Joaquina Lopes, de São Gregório. // Lavradeira. // Casou na igreja de Cristóval a 18/8/1901 com o seu conterrâneo Emílio de Araújo, de 23 anos de idade, solteiro, lavrador. // Mãe de Palmira Rosa de Araújo, nascida em 1906.   

 

OUTEIRO, Delfina Rosa. Filha de Manuel Luís do Outeiro e de Ludovina Rosa Durães, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do dito lugar; n.m. de Francisco António Durães e de Ramona Moure, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 6/6/1875 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Madrinha: Clara Esteves, viúva, do Ramo. // Casou na igreja da freguesia a 30/10/1907 com o seu conterrâneo Justino Damião Vieira, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador.

 

OUTEIRO, Delfina Rosa. Filha de ---------- Outeiro e de -------------------------------. Nasceu por volta de 1885. // Faleceu no lugar do Ramo, Cristóval, a --/--/1934, com 49 anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 221, de 28/1/1934). 

 

OUTEIRO, Elvira da Conceição. Filha de Manuel José do Outeiro e de Maria Albina Domingues, proprietários, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Joaquim do Outeiro e de Rosa Maria Pires; n.m. de Manuel Batista Domingues e de Maria Josefa do Outeiro. Nasceu em Cristóval a 25/1/1905 e foi batizada na igreja a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Batista Domingues e Maria Josefa do Outeiro, casados, lavradores. // No verão de 1915 fez exame do 1.º grau, obtendo a classificação de «ótima» (Correio de Melgaço n.º 160, de 8/8/1915). // A 15/8/1916 fez exame do 2.º grau na escola Conde de Ferreira, ficando distinta. // Casou a 28/7/1934, na CRCM, com o seu conterrâneo Manuel José Rodrigues. // Faleceu na sua freguesia a 3/5/1969.

 

OUTEIRO, Emália (ou Amália) Augusta. Filha de Manuel Luís do Outeiro e de Ludovina Rosa Durães, lavradores, residentes no lugar do Ramo. N.p. de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do dito lugar; n.m. de Francisco António Durães e de Ana Ramona Moure, da Rua Verde de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 6/10/1883 e foi batizada a 10 desse mês e ano. Madrinha: Maria Josefa, solteira, irmã da batizanda, maior de 14 anos de idade, moradora no Ramo. // Casou com Joaquim dos Anjos, de 25 anos de idade, cristovalense, filho de Manuel Joaquim Esteves e de Maria do Outeiro, na Conservatória do Registo Civil de Melgaço, a 18/8/1917. // Ambos os cônjuges faleceram em Cristóval: o marido a 18/10/1924 e ela a 8/2/1961.   

 

OUTEIRO, Emília. Filha de José Bento do Outeiro e de Maria Esteves, moradores no lugar dos Casais. N.p. de Manuel Francisco do Outeiro e de Teresa Maria Gomes, de Sá, Paços; n.m. de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 18/3/1845 e foi batizada a 20 desse mês e ano. Padrinhos: José Bento Gomes e sua segunda mulher, Maria Luísa Vieites, de Sá, Paços.

 

OUTEIRO, Francisca Albina. Filha de Joaquim do Outeiro e de Rosa Maria Pires, moradores no lugar de Doma. N.p. de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do Ramo; n.m. de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. Nasceu a 22/11/1876 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinho: Francisco Lopes, casado, lavrador, residente em Doma. // Faleceu em Cristóval a 16/3/1941.

 

OUTEIRO, Francisco. Filho de João Luís do Outeiro e de Ludovina Esteves, residentes no lugar da Granja. Neto paterno de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, de Doma; neto materno de Francisco António Esteves e de Luísa Esteves, da Granja. Nasceu em Cristóval a 18/2/1848 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, solteiro, de São Gregório, e Rosa Bermudes, solteira, de Quintela de Crecente, Tui. // Negociante. // Casou com Ludovina Augusta, filha de António José de Sousa Viana e de Rosa Durães, sua conterrânea. // Faleceu no lugar de São Gregório, no verão de 1918 (Jornal de Melgaço n.º 1222, de 7/9/1918). // Pai de António Outeiro Esteves, comerciante em São Gregório.    

 

OUTEIRO, Francisco. Filho de Manuel do Outeiro e de Ana Rosa Marques, moradores no lugar da Calçada de Cristóval. Neto paterno de José do Outeiro e de Maria Rodrigues, do dito lugar; neto materno de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Nasceu a 19/3/1856 e foi batizado na igreja a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Lopes e sua mulher, Ana Pires, do lugar de Doma.

 

OUTEIRO, Francisco António. Filho de Maria Joaquina do Outeiro, solteira, moradora no lugar de Sucastelo. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 21/1/1850, com Belina (ou Balbina) Rosa, filha de Francisco Domingues e de Rosa Maria Fernandes, de Mouriga. Testemunhas: António Joaquim Barros, solteiro, de São Gregório, e António Maria Rodrigues, do lugar da Calçada. // Faleceu em Mouriga a 21/12/1898, com setenta e três anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no cemitério. // Com geração.   

 

OUTEIRO, Francisco José. Filho de Manuel Francisco do Outeiro e de Maria Francisca Alves. // Morava no lugar da Pedreira, Paços, quando casou na igreja de Cristóval, a 11/7/1835, com Maria Francisca Monteiro, filha de José Monteiro e de Helena Ribeiro, do lugar de São Gregório. Testemunhas: Manuel Caetano de Araújo, de São Gregório, e o padre António Afonso, de Pousafoles, Fiães.   

 

OUTEIRO, Henrique Joaquim. Filho de Manuel José do Outeiro e de Maria Albina Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 218, de 1/10/1916). // Casou em Cristóval a --/--/1938 com Maria da Conceição da Costa Velho (Notícias de Melgaço n.º 400). // Ver a sua descendência no apelido Douteiro.

 

OUTEIRO, Ilídio Tito. Filho de Manuel José do Outeiro e de Maria Albina Domingues, proprietários, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Joaquim do Outeiro e de Rosa Pires; n.m. de Manuel Batista Domingues e de Maria Josefa do Outeiro. Nasceu em Cristóval a 21/7/1909 e foi batizado na igreja a 26 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores. // Deve ter falecido ainda bebé.

 

OUTEIRO, João. Filho de João do Outeiro e de Maria Esteves, de São Gregório. // Faleceu a 25/9/1804 e foi sepultado na igreja de Cristóval. // Era filho-família.

 

OUTEIRO, João Luís. Filho de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, residentes no lugar de Doma. // Casou na igreja de Cristóval a 28/12/1846, com Carlota Ludovina, filha de Francisco António Esteves e de Maria Luísa Esteves, da Granja. Testemunhas: João Bermudes, de Sucastelo, e Francisco Domingues, de São Gregório. // Rural. // Faleceu no lugar da Granja a 25/1/1896, com 84 anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 28. // Tinha um filho ausente no Brasil.

 

OUTEIRO, Joaquim. Filho de Manuel José do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues. // Faleceu no lugar do Ramo a 21/1/1874, com setenta anos de idade, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja.

 

OUTEIRO, Joaquim. Filho de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, lavradores, residentes no lugar do Ramo. Nasceu por volta de 1836. // Rural. // Tinha 28 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cristóval, a 31/5/1864, com Rosa Maria, de 21 anos de idade, solteira, cristovalense como ele, filha de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. Testemunhas: Manuel Pires, solteiro, do lugar da Cruz; António Pires, casado, de Doma; e o padre José Maria Mendes. // A sua esposa faleceu em Doma a 8/9/1901. // Ele finou-se a 20/2/1905, também no lugar de Doma, sem sacramentos, com 69 anos de idade, no estado de viúvo, sem testamento, e foi sepultado no cemitério. // Com geração.

 

OUTEIRO, Joaquina. Filha de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Manuel do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues; n.m. de Francisco Esteves e de Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu em Cristóval a 28/4/1836 e foi batizada a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: a sua avó materna e Joaquim do Outeiro, tio paterno. // Faleceu a 23/10/1869, solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada na igreja.  

 

OUTEIRO, Joaquina. Filha de João Luís do Outeiro e de Carlota Ludovina Esteves, lavradores, residentes no lugar da Granja. Neta paterna de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, do lugar de Doma; neta materna de Francisco António Esteves e de Luísa Esteves, da Granja. Nasceu em Cristóval a 15/1/1855 e foi batizada na igreja paroquial a 17 desse mês e ano. Madrinha: Joaquina Domingues de Barros, do lugar de São Gregório, solteira. // Casou na igreja da sua freguesia com Justiniano Cardoso, da sua idade, natural de Rouças, filho de José Joaquim Cardoso e de Maria Justina Gonçalves. // Enviuvou a 7/10/1908.  

 

OUTEIRO, José. Filho de Maria do Outeiro, solteira, moradora no lugar do Ramo. Neto materno de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 17/1/1835 e foi batizado em casa, nesse dia, recebendo os santos óleos na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José da Ribeira, do lugar da Soalheira, e Antónia da Ribeira, do lugar do Ramo. // Gémeo de Manuel.  

 

OUTEIRO, José. Filho de João Luís do Outeiro e de Carlota Ludovina Esteves, moradores no lugar da Granja. N.p. de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, de Doma; n.m. de Francisco António Esteves e de Luísa Esteves, da Granja, todos lavradores. Nasceu em Cristóval a 26/1/1861 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Domingues, solteiro, lavrador, e Joaquina Domingues, solteira, moradores em São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 3/5/1894 com Maria Albina Lopes, solteira, de 32 anos de idade, filha de Manuel Lopes e de Maria Rodrigues, lavradores, residentes no lugar da Cruz de Carvão. Testemunhas presentes: Júlio de Sousa Viana, solteiro, negociante, morador em São Gregório, e Francisco Domingues, casado, jornaleiro, morador no lugar da Cruz de Carvão.

 

OUTEIRO, José. Filho de Manuel do Outeiro e de Ana Josefa Marques, moradores no lugar da Calçada do Ramo, Cristóval. Neto paterno de José do Outeiro e de Maria Rodrigues, do dito lugar; neto materno de Manuel Marques e de Maria Luísa Domingues, da Granja. Nasceu em Cristóval a 17/6/1862 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Lopes, lavrador, e Ana Pires, casados, do lugar de Doma. // Faleceu a 5/9/1864 e foi sepultado na igreja.  

 

OUTEIRO, José Joaquim. Filho de Manuel do Outeiro e de Ana Josefa Marques, moradores no lugar da Calçada, Cristóval. N.p. de José do Outeiro e de Maria Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Nasceu em Cristóval a 6/2/1853 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Lopes e sua mulher, Ana Pires, de Doma. // Faleceu em Fevereiro de 1855.

 

OUTEIRO, José Joaquim. Filho de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, moradores no lugar do Ramo. Neto paterno de Manuel Luís do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues, do dito lugar; neto materno de Francisco Esteves e de Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu a 31/7/1855 e foi batizado a 4 de Agosto desse dito ano. Padrinho: Manuel Luís do Outeiro, solteiro, irmão do batizando.

 

OUTEIRO, José Manuel. Filho de Maria do Outeiro, solteira, moradora no lugar do Ramo. Neto materno de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 7/6/1836 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Luís da Silva e sua mulher, Luísa Rodrigues, do lugar da Soalheira.  

 

OUTEIRO, Josefa Clara. Filha de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, moradores no lugar do Ramo. Neta paterna de Manuel Luís do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Francisco Esteves e de Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu em Cristóval a 21/10/1852 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Joaquim do Outeiro, tio paterno.

 

OUTEIRO, Josefa Rosa. Filha de Manuel do Outeiro e de Ana Marques, moradores no lugar da Calçada, Cristóval. Neta paterna de José do Outeiro e de Maria Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Nasceu na freguesia de Cristóval a 29/8/1868 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António Cândido Domingues, solteiro, lavrador, residente no Ramo, e Josefa Durães, viúva, de São Gregório. // Faleceu em 1872.  

 

OUTEIRO, Ludovina Rosa. Filha de Manuel Luís do Outeiro e de Ludovina Rosa Durães, moradores no lugar do Ramo. Neta paterna de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do dito lugar; neta materna de Francisco António Durães e de Ramona Moure, de São Gregório. Nasceu a 6/8/1869 e foi batizada no dia 7 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores.  

 

OUTEIRO, Luísa. Filha de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Luísa Esteves, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Manuel Luís do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Francisco Esteves e de Ana Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu em Cristóval a 14/9/1849 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Joaquim do Outeiro, solteiro, tio paterno.

 

OUTEIRO, Luísa. Filha de Manuel do Outeiro e de Francisca Bermudes, residentes no lugar de Doma. Neta paterna de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, do dito lugar; neta materna de Vitório Romão Bermudes e de Ana Pires, do lugar de Sucastelo. Nasceu em Cristóval a 30/3/1853 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Josefa Bermudes, tia da batizanda, do lugar de Doma.

 

OUTEIRO, Manuel. Filho de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, moradores no lugar de Doma. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 17/5/1848, com Francisca, filha de Romão Bermudes e de Ana Pires, de Sucastelo. Testemunhas: Francisco Domingues, solteiro, de São Gregório, e o padre Manuel Joaquim Fernandes, da Casa do Rego. // Faleceu em Doma a 16/10/1894, com 82 anos de idade, no estado de viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado junto da capela do Senhor dos Passos. // Com geração.

 

OUTEIRO, Manuel. Filho de José do Outeiro e de Maria Rodrigues, do lugar da Calçada. // Casou na igreja de Cristóval a 16/10/1850, com Ana Josefa, filha de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Testemunhas: João Alves, de Sucastelo, e António Maria Rodrigues, da Calçada. // A sua esposa faleceu a 12/10/1887. // Ele morreu na Calçada do Ramo a 22/1/1890, com 59 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 24. // Com geração.  

 

OUTEIRO, Manuel. Filho de Maria do Outeiro, solteira, moradora no lugar do Ramo. Neto materno de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 17/1/1835 e foi batizado em casa nesse dia; recebeu os santos óleos na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José da Ribeira, da Soalheira, e Antónia da Ribeira, do Ramo. // Gémeo de José.    

 

OUTEIRO, Manuel. Filho de João Luís do Outeiro e de Ludovina Esteves, moradores no lugar de Doma. Neto paterno de Jerónimo do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, do dito lugar; neto materno de Francisco António Esteves e de Luísa Esteves, da Granja. Nasceu em Cristóval a 4/1/1850 e foi batizado a 6 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Pires, casado, de São Gregório.

 

OUTEIRO, Manuel. Filho de João Luís do Outeiro e de Carlota Ludovina Esteves, moradores no lugar da Granja. N.p. de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, do lugar de Doma; n.m. de Francisco António Esteves e de Maria Luísa Esteves, do lugar da Granja. Nasceu a 25/5/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Pires e sua mulher, Clara Esteves, de São Gregório. 

 

OUTEIRO, Manuel Joaquim. Filho de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, moradores no lugar da Rua Verde. Neto paterno de José do Outeiro e de Maria Rodrigues, da Calçada; neto materno de Manuel Marques e de Teresa Loné, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 25/1/1835 e foi batizado a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim do Outeiro, do Ramo, e Feliciana do Outeiro, da Calçada.  

 

OUTEIRO, Manuel Joaquim. Filho de Francisca Albina do Outeiro, solteira, lavradora, residente no lugar de Doma. Neto materno de Joaquim do Outeiro e de Rosa Pires. Nasceu na freguesia de Cristóval a 2/4/1903 e foi batizado na igreja a 4 desse mês e ano. Madrinha: Albina Rosa Gonçalves, solteira, camponesa. // Faleceu a 3/8/1903 e foi sepultado no cemitério local.  

 

OUTEIRO, Manuel José. Filho de Joaquim do Outeiro e de Rosa Pires, moradores no lugar de Doma. Neto paterno de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do Ramo; neto materno de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. Nasceu em Cristóval a 30/8/1867 e foi batizado pelo padre José Maria Mendes, dos Casais, Paços, a 1 de Setembro daquele ano. Padrinho: Francisco Lopes, casado, lavrador, residente em Doma. // Proprietário. // Casou na igreja de Cristóval a 28/12/1903 com Maria Albina, de 31 anos de idade, solteira, camponesa, cristovalense, moradora no lugar do Ramo, filha de Manuel Batista Domingues, natural de Fiães, e de Maria do Outeiro, natural de Cristóval. Testemunhas: padre Júlio Celestino Gonçalves e Manuel Pereira da Costa, casado, proprietário, cristovalenses. // Pai de Henrique Joaquim e de Olinda de Nazaré do Outeiro. // Nota: deve tratar-se do senhor que em 1908 era emigrante em Pará, Brasil; nesse ano veio passar uns dias de férias na sua casa de Cristóval, de acordo com o Jornal de Melgaço n.º 739.   

 

OUTEIRO, Manuel Luís. Filho de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, lavradores, residentes no lugar do Ramo. Neto paterno de Manuel Luís do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues, do dito lugar; neto materno de Francisco Esteves e de Ana Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu na freguesia de Cristóval a 5/12/1833 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: padre Luís Esteves e sua irmã, Ana Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. // Casou na igreja de Cristóval, a 16/2/1863, com Ludovina Rosa, nascida a 19/10/1843 e batizada a 22 desse mês e ano (o seu padrinho fora o avô paterno), filha de Francisco Durães e de Ramona Moure, proprietários, de São Gregório; neta paterna de Domingos José Durães e de Josefa Maria Lopes, da Carpinteira, São Paio; e neta materna de José Moure e de Alonsa Moreno, de Cumieiro, Padrenda. Testemunhas: Joaquim do Outeiro, solteiro, lavrador, do Ramo, e Manuel Pires, solteiro, estudante, do lugar da Cruz.  

 

OUTEIRO, Manuel Pascoal. Filho de Manuel Luís do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues. // Lavrador. // Faleceu no lugar do Ramo a 1/4/1870, com 70 anos de idade, casado com Clara Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Manuel Luís, Joaquim, Maria, Luísa, e de José. 

 

OUTEIRO, Maria. Filha de Manuel do Outeiro e de Francisca Bermudes, moradores no lugar de Doma. Nasceu em 1848. // (ver no apelido Bermudes).

 

OUTEIRO, Maria. Filha de Francisco António do Outeiro e de Balbina Rosa Fernandes Domingues, moradores no lugar de Mouriga. Neta paterna de Maria Joaquina do Outeiro, solteira, de Sucastelo; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Rosa Fernandes, de Mouriga. Nasceu em Cristóval a 26/3/1852 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: Maria Teresa da Costa, do Regueiro, solteira.  

 

OUTEIRO, Maria. Filha de João Luís do Outeiro e de Ludovina Esteves, moradores no lugar de Doma. Neta paterna de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, do dito lugar; neta materna de Francisco António Esteves e de Luísa Esteves, da Granja. Nasceu a 20/8/1852 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Domingues e sua irmã, Joaquina, solteiros, da Rua Verde, São Gregório.   

 

OUTEIRO, Maria. Filha de João Luís do Outeiro e de Carlota Ludovina Esteves, lavradores, residentes no lugar da Granja. N.p. de Jerónimo José do Outeiro e de Maria Josefa Domingues, de Doma; n.m. de Francisco António Esteves e de Maria Luísa Esteves, da Granja. Nasceu a 1/7/1863 e foi batizada a 4 do dito mês e ano. Padrinho: Francisco do Outeiro, solteiro, lavrador, da Granja, irmão da neófita.

 

OUTEIRO, Maria Albina. Filha de Joaquim do Outeiro e de Rosa Pires, moradores no lugar de Doma. Neta paterna de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do lugar do Ramo; neta materna de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. Nasceu em Cristóval a 17/12/1871 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco Lopes e sua mulher, Ana Rosa Pires, lavradores, de Doma. // Faleceu no lugar de Doma, freguesia de Cristóval, a 17/1/1942.   

 

OUTEIRO, Maria Benta. Filha de Joaquim do Outeiro e de Rosa Maria Pires, lavradores, residentes no lugar de Doma. Neta paterna de Manuel Pascoal do Outeiro e de Maria Esteves, do Ramo; neta materna de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. Nasceu em Cristóval a 17/2/1865 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Lopes e sua mulher, Ana Pires, lavradores, de Doma. 

 

OUTEIRO, Maria da Conceição. Filha de Francisco António do Outeiro e de Belina Rosa Domingues, moradores no lugar de Mouriga. N.p. de Maria Joaquina Outeiro, solteira, de Sucastelo; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Rosa Fernandes, de Mouriga. Nasceu em Cristóval a 7/12/1850 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: José Marques, solteiro, de São Gregório, e Teresa Joaquina da Costa, solteira, do Regueiro. // Faleceu em Mouriga, Cristóval, a 24/12/1940.

 

OUTEIRO, Maria Joaquina. Filha de Francisco António do Outeiro e de Maria Rodrigues. Nasceu por volta de 1806. // Faleceu em Sucastelo a 29/11/1876, com 70 anos de idade, solteira, «tendo recebido os últimos socorros espirituais», sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou um filho: Francisco.

 

OUTEIRO, Maria Joaquina. Filha de Maria do Outeiro, moradora no lugar do Ramo. Neta materna de Joaquim do Outeiro e de Antónia da Ribeira, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 19/9/1833 e foi batizada a 21 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco António Esteves e sua filha, Josefa, do lugar da Granja.   

 

OUTEIRO, Maria Joaquina. Filha de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, moradora no lugar do Ramo. Neta paterna de Manuel Luís do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues, do dito lugar; neta materna de Francisco Esteves e de Ana Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu a 6/7/1839 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e Joaquim do Outeiro, tio paterno.

 

OUTEIRO, Maria Joaquina. Filha de Manuel do Outeiro e de Ana Josefa Marques, moradores no lugar de Sucastelo. N.p. de José do Outeiro e de Maria Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Manuel Marques e de Maria Luísa Rodrigues, da Granja. Nasceu em Cristóval a 31/3/1859 e foi batizada a 3 de Abril desse dito ano. Padrinhos: Joaquim da Ribeira e sua criada, Francisca Marques, ele de Sucastelo e ela do lugar de Soutomendo, freguesia de Fiães. // Casou na igreja de Cristóval a 27/11/1890 com Manuel Joaquim, solteiro, nascido a 9/7/1953, filho de António Esteves e de Maria Esteves, lavradores, residentes no lugar de Ervedal, freguesia de Fiães.  

 

OUTEIRO, Maria Josefa. Filha de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Luísa Esteves, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Manuel Luís do Outeiro e de Maria Josefa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Francisco Esteves e de Ana Joaquina Esteves, de Adedela, Fiães. Nasceu em Cristóval a 14/5/1845 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó materna e António Joaquim do Outeiro, tio paterno.  

 

OUTEIRO, Maria Josefa. Filha de Manuel Luís do Outeiro e de Ludovina Rosa Durães, residentes no lugar do Ramo. Neta paterna de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do dito lugar; neta materna de Francisco António Durães e de Ramona Moure, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 10/8/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: os seus avós paternos, lavradores. // Faleceu no lugar do Ramo a --/--/1932 (NM 156, de 10/7/1932). // No jornal diz-se que ela, à hora da morte, tinha 60 anos!  

 

OUTEIRO, Maria Rufina da Conceição. Filha de Maria do Outeiro, solteira, camponesa, moradora no lugar de Doma, e filha também, por perfilhação (testamento de 28/12/1926) do padre António Joaquim Monteiro, natural de Cristóval. Neta materna de Joaquim do Outeiro e de Rosa Pires; neta paterna de Vitorino Monteiro e de Florinda Rosa Pereira. Nasceu em Cristóval a 10/12/1897 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim do Outeiro, casado, lavrador, e Rosa Pires, casada. // Casou a 18/10/1920, na CRCM, com o seu conterrâneo Francisco Monteiro, de 37 anos de idade, filho de José Joaquim Monteiro e de Maria Teresa Moreda. // Ambos os cônjuges morreram em Cristóval: o marido a 27/3/1965 e ela a 3/3/1976.    

 

OUTEIRO, Maria Teresa. Filha de Jerónimo do Outeiro e de Maria Benta Marques, moradores em São Gregório. N.p. de José do Outeiro e de Maria Rodrigues, da Calçada; n.m. de Maria Teresa Loné e de Manuel Marques, de São Gregório. Nasceu a 21/12/1837 e foi batizada no dia seguinte. Madrinha: a sua avó materna.

 

OUTEIRO, Miquelina. Filha de Joaquim do Outeiro e de Rosa Pires, moradores em Doma. N.p. de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do Ramo; n.m. de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, do lugar da Cruz. Nasceu a 27/2/1874 e foi batizada a 1 de Março desse mesmo ano. Padrinhos: Francisco Lopes e sua mulher, Ana Pires, lavradores, de Doma. // Faleceu a 25/6/1877 e foi sepultada na igreja.

 

OUTEIRO, Miquelina Rosa. Filha de Manuel Luís do Outeiro e de Ludovina Rosa Durães, moradores no lugar do Ramo. N.p. de Manuel Pascoal do Outeiro e de Clara Esteves, do dito lugar; n.m. de Francisco António Durães e de Ramona Moure, de São Gregório. Nasceu a 31/3/1878 e foi batizada a 4 de Abril daquele ano. Madrinha: a avó paterna, viúva. // Faleceu no Ramo, Cristóval, a 15 de Janeiro (?) de 1943.

 

OUTEIRO, Olinda de Nazaré. Filha de Manuel José do Outeiro e de Maria Albina Domingues. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 130, de 22/12/1914). // Faleceu no lugar do Ramo a --/--/1915, com apenas dezassete dias de idade (Correio de Melgaço n.º 132, de 12/1/1915).  

 

PACHECO

 

PACHECO, Atílio Carlos. Filho de Francisco Joaquim Pacheco e de Marcelina de Almeida, ele empregado da alfândega, de serviço em São Gregório. N.p. de António Pacheco e de Maria Josefa Pereira, de Cerveira (!); n.m. de Manuel José de Almeida e de Maria do Outeiro, de Cristóval. Nasceu na Rua Verde a 27/6/1886 e foi batizado na igreja de Cristóval a 1/7/1886. Padrinhos: António Carlos Esteves e Maria da Conceição Esteves, solteiros, moradores na Calçada, Vila de Melgaço.

 

PACHECO, Francisco Joaquim. Filho de António Pacheco e de Maria Josefa Pereira, de Cerveira. Foi batizado em Cerveira, nessa altura vila do concelho de Valença. Tinha 27 anos de idade, era solteiro, acidentalmente a morar em Cristóval, quando casou na igreja desta freguesia, a 4/11/1878, com Miquelina, de 24 anos de idade, solteira, filha de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, de São Gregório. Testemunhas: Luís Manuel de Abreu, casado, alfaiate; Caetano de Abreu, solteiro, alfaiate; e o padre Luís Manuel Marques, os três de São Gregório.   

 

PACHECO, Henriqueta Augusta. Filha de Francisco Joaquim Pacheco, guarda da alfândega, em serviço no posto de São Gregório, e de Miquelina da Anunciação de Almeida, moradores na Rua Verde. Neta paterna de António Pacheco e de Maria Josefa Pereira, de Cerveira (!); neta materna de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina do Outeiro, de Cristóval. Nasceu na freguesia de Cristóval a 11/7/1888 e foi batizada na igreja a 14 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Araújo, casado, negociante, e Claudina Marques, casada, moradores na Rua Verde. 

 

PACHECO, Herménia Aurora. Filha de Francisco Joaquim Pacheco e de Miquelina da Anunciação de Almeida, moradores em São Gregório. N.p. de António Pacheco e de Maria Josefa Pereira, de Cristelo-Cova, Vieira do Minho; n.m. de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina Rosa do Outeiro, do Coto, Cristóval. Nasceu a 3/11/1880 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Cunha de Abreu, solteiro, oficial de alfaiate, de São Gregório, e Maria das Dores Bamonde, solteira, da freguesia de São Guines (?), bispado de Ourense, moradora em São Ciprião de Padrenda.  

 

PAÇO

 

PAÇO, Aurora. Filha de Adriano do Paço e de Arminda da Glória Pereira Caldas. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (NM 98, de 22/2/1931).

 

PAÇO, Honório Soares. Filho de Adriano do Paço e de Arminda da Glória Pereira Caldas. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (NM 155, de 3/7/1932).

 

PAÇO, Maria Ermelinda. Filha de Adriano do Paço, guarda-fiscal, de Melgaço, e de Arminda da Glória Pereira Caldas, doméstica, de Monção. N.p. de Lourenço do Paço e de Albina Cândida Moreira; n.m. de Florinda Pereira Caldas. Nasceu em Cristóval a 24/4/1929 e foi batizada na igreja de SMP a 19 de Maio desse ano. Padrinhos: Honório de Almeida Soares e Ermelinda Juliana Bravo de Faria Pereira Soares. Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 14, de 26/5/1929: «No dia 19 do corrente, na igreja matriz de Melgaço, foi batizada uma filha de Adriano do Paço, guarda-fiscal, e de Arminda Pereira. Apadrinharam a criança Honório de Almeida Soares, escrivão de direito nesta comarca, e sua esposa, Ermelinda Bravo de Faria Soares, professora oficial em Paderne, à qual deram o nome de Maria Ermelinda. O almoço foi servido em casa dos pais da neófita, sita em São Gregório.» // Casou com --------------. // No ano de 1977, por herança, adquiriu uma casa de morada, de dois pavimentos, com uma dependência, sita em São Gregório, com a área de 56 m2, e rossios com 1500 m2, e ainda um anexo de 18 m2. // Em 1999 já estava viúva.    

 

PAÇO, Maria Helena. Filha de Adriano do Paço, guarda-fiscal, de Melgaço, e de Arminda da Glória Pereira Caldas, doméstica, de Monção. Nasceu em Cristóval a --/--/1937 (NM 361). // Faleceu a --/--/1938, com apenas cinco meses de vida (NM 402). 

 

PAÇO, Rosa Augusta. Filha de Isidoro Artur do Paço, natural da Vila de Melgaço, casado, e de Merenciana (ou Emerenciana) Maria Esteves, viúva. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1929 (Notícias de Melgaço n.º 10, de 28/4/1929).

 

PAÇOS

 

PAÇOS, José Aníbal. Filho de ---------- Paços e de ----------------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/19--. // Faleceu no lugar dos Casais, Cristóval, a --/--/1994. // Deixou esposa, filhos, noras, genros, netos… // (VM 1003).

 

PAIOLA

 

PAIOLA, Antónia. // Faleceu, sem testamento, a 23/6/1839, e foi sepultada na igreja. // Era solteira e morava na Grova, Cristóval.

 

PARDELHAS

 

PARDELHAS, Luís Domingues. // Nasceu em São Gregório, Cristóval. // Faleceu a 5/1/1859, na Rua dos Cavaleiros n.º 37, Lisboa, com todos os sacramentos, no estado de viúvo de Maria Josefa de Araújo, e foi sepultado no cemitério do Alto de São João, paróquia do Socorro, sendo prior o Dr. D. Rodrigo de Vasconcelos…, de acordo com a certidão que enviou ao pároco de Cristóval.  

 

PARENTE (ver em ABREU)

 

PARENTE, António. Filho de José Parente e de Maria da Glória de Abreu. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 208, de 23/7/1916).

 

PARENTE, Arnaldo. Filho de --------- Abreu Parente e de ----------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/1---. // Casou a 15/7/1951 com Arminda (!) Vaz Sérvio (Notícias de Melgaço n.º 986, de 22/7/1951). // Em 1991 moravam na Rua Verde de São Gregório. // Pai do Dr. Arnaldo Álvaro, casado com a Dr.ª Idalina Gonçalves (melgacense de Cristóval?), residentes na cidade de Braga. // Avô de Jorge Miguel, nascido na capital do Minho em 1991 (ver A Voz de Melgaço n.º 944).

 

PARENTE, José. Filho de --------- Parente e de -------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Casou a --/--/1915 com Maria da Glória de Abreu (Correio de Melgaço n.º 180, de 2/1916).

 

PARENTE, Maria Elisa. Filha de Arnaldo Abreu Parente e de Aduinda Sérvio, comerciantes em São Gregório. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1479, de 28/7/1963: «Em Braga, com uma brilhante classificação, concluiu as provas de exame de admissão ao liceu Maria Elisa…» // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1563, de 28/7/1965: «Ainda no liceu nacional D. Maria II, em Braga, concluiu as provas de exame do 2.º ano com brilhante classificação a distinta aluna Maria Elisa, filha de Arnaldo Abreu Parente e de Aduinda Sérvio Parente, comerciantes em São Gregório  

 

PARENTE, Maria da Glória. Filha de -------- Parente e de --------------------------. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a --/--/193-. // Faleceu a --/--/1936, com apenas um mês de vida (Notícias de Melgaço n.º 306).    

 

PEIXOTO

 

PEIXOTO, Manuel Joaquim (ou Joaquim Manuel). Filho de João Peixoto e de Catarina Novais. // Era viúvo, e morava em São Gregório, quando casou na igreja de Cristóval, a 23/2/1846, com Maria Esteves, filha de Manuel António Esteves e de Maria de Jesus, da Granja. Testemunhas: padre Manuel Diogo Rodrigues, do lugar do Ranhado, e Manuel Gonçalves, do lugar da Granja. // Novamente viúvo, voltou a casar, na dita igreja, a 21/3/1855, com Maria Josefa, filha de Maria Carmela Baldera, solteira, moradora em São Gregório. Testemunhas: José da Costa, viúvo, do lugar da Porta; e Bento Caetano Alves, de São Gregório. // Faleceu a 7/10/1859, no lugar de Carvão, no estado de casado, com todos os sacramentos, e foi sepultado na igreja no dia 8, com ofício da Confraria das Almas, por ser irmão.   

 

PEIXOTO, Manuel José. Filho de Manuel Joaquim Peixoto e de Maria Esteves, moradores em Carvão. N.p. de João Peixoto e de Catarina Novais, da freguesia de Santa Maria da Ribeira, concelho de Montelongo (Fafe, Braga); n.m. de Manuel António Esteves e de Maria de Jesus, de Carvão, Cristóval. Nasceu a 17/7/1847 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires e mulher, Antónia Pires, de Carvão.  

 

PEREIRA

 

PEREIRA, Adelaide Augusta. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1494, de 15/12/1963: «na maternidade do hospital da SCMM deu à luz um menino a senhora AAP.»

 

PEREIRA, Amália. Filha de José Francisco Pereira e de Soledade Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 141, de 16/3/1915).

 

PEREIRA, António. Filho de João Batista Pires Pereira e de Francisca Moreda, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, do Sobreiro; n.m. de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, de São Gregório. Nasceu a 26/9/1842 e foi batizado nesse dia. Padrinho: o seu avô materno. 

 

PEREIRA, António José. Filho de André Bento Pereira e de Maria Teresa de Oliveira, naturais de Paderne. // Casou na igreja de Cristóval a 16/6/1852 com Francisca de Araújo, filha de Alexandre José de Araújo e de Maria de Sousa, da Rua Verde de São Gregório. Testemunhas: António José Rodrigues, casado, e o padre Policarpo José de Araújo, irmão da noiva, ambos de São Gregório.

 

PEREIRA, António José. Filho de Manuel José Pereira e de Maria Carlota de Lurdes Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (NM 8, de 14/4/1929).

 

PEREIRA, António José. // Nasceu por volta de 1937. // Morreu em São Gregório, Cristóval, a --/--/2022, com 85 anos de idade (A Voz de Melgaço de 1/1/2023).

 

PEREIRA, António Manuel. Filho de --------- Pereira e de ---------------------------. Nasceu no lugar da Porta, Cristóval, a --/--/19--. // Casou com Ernestina, filha de José ------------ e de Lucete Fernandes (*). // Em 1990 encontrava-se no Brasil, onde era dono da firma “GUARAPARI”. // Pai de José Justino (casado com Elaine e com uma filha, Vanessa, e com um filho, Vítor, nascido em 1994); de António (casado com Nelma, pais de Natália e de Caio, nascido a 21/11/1992); e de Carlos Manuel. // (ver VM 924 e VM 1012). // Irmão de Armando. /// (*) Lucete Fernandes faleceu a --/--/1999 (VM 1120).

 

PEREIRA, Armando. Filho de ---------- Pereira e de ---------------------------------. Nasceu no lugar da Porta, Cristóval, a --/--/19--. // Emigrou para o Brasil. // Casou com Zilma. // Dono da firma “FIEL FONTÃO”. // Pai de Carlos de Assis, casado com Ângela. // Avô de Isabela e de Pedro, este com três anos em 1999. // (ver VM 956 e VM 1115). // Irmão de António Manuel.   

 

PEREIRA, Augusto. Filho de Gaspar Pereira e de Angelina de Lurdes da Silva. Nasceu em Cristóval a --/--/1937. // (NM 366).

 

PEREIRA, Augusto José. // Morreu no lugar da Granja a --/--/1929, com apenas cinco anos de idade (NM 5, de 17/3/1929).

 

PEREIRA, Bruno. Filho de ---------- Pereira e de --------------------------. Nasceu no lugar de São Gregório a --/--/19--. // É cantor (ver A Voz de Melgaço de 1/4/2024.

 

PEREIRA, Carmem. Filha de José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Barbeita, Monção, e de Hermínia Domingues Luzada, natural de Padrenda, Galiza. Nasceu em São Gregório a --/--/194-. // Casou com Abílio Rodrigues, da Ponte da Barca. // Foi viver para Braga. // Mãe do Eng.º José Rodrigues.  

 

PEREIRA, Delza Alcinda. Filha de António José Fernandes Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, e de Requelinda da Conceição Gonçalves. Nasceu em Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 39, de 2/3/1913). // Foi batizada na igreja de Cristóval a --/--/1914. Padrinhos: Carolina Augusta Gonçalves, tia da neófita, e João Batista Gonçalves, capitalista, do Ramo, Cristóval (Correio de Melgaço n.º 121, de 20/10/1914). 

 

PEREIRA, Domingos. Filho de José Francisco Pereira, natural de Areosa, Viana do Castelo, e de Soledade Maria Fernandes, natural da freguesia de Trado, diocese de Ourense, jornaleiros, moradores em São Gregório, Melgaço. N.p. de José Francisco Pereira e de Teresa Soares Ribeiro da Silva; n.m. de João Fernandes e de Maria Barreiro. Nasceu em Cristóval a 20/2/1910 e foi batizado na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Domingos Franco, solteiro, pedreiro, e Carmo Meleiro, solteira, rural.    

 

PEREIRA, Florinda Rosa. Filha de António José Pereira, solteiro, e de Jerónima Pires, do lugar de Merelhe, Paços. // Lavradeira. // Faleceu na Grova a 26/1/1892, com sessenta e nove anos de idade, casada com Vitorino Monteiro, com os sacramentos da penitência e da extrema-unção, sem testamento, e a 28 foi sepultada no jazigo junto à capela do Senhor dos Passos, fora da igreja. // Com geração.  

 

PEREIRA, Francisca. Filha de José Caetano Pereira e de Francisca da Ribeira, moradores no lugar de São Gregório. // Faleceu no lugar de Carvão a 29/10/1864, com quarenta anos de idade, no estado de casada com Francisco Alves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de José, de Manuel, de Caetano, de Josefa, e de Guilherme. 

 

PEREIRA, Glória da Conceição. Filha de ----------- Pereira e de ------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/192-. // Em 1935 fez exame do 2.º grau, ficando distinta (Notícias de Melgaço n.º 283, de 1/9/1935).

 

PEREIRA, Hermínia Celeste. Filha de José Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, de Barbeita, Monção, e de Hermínia Domingues Luzada, de Padrenda, Galiza. Nasceu em São Gregório a --/--/1938 (NM 425, de 18/12/1938). // Casou com José Augusto Esteves (Maceira), nascido na Vila em 1937, funcionário do Ministério das Finanças. // Enviuvou a 12/9/1993. // Mãe de Sandra Cristina. // Mora na freguesia da Vila.   

 

PEREIRA, Isaura. Filha de Francisco José Pereira e de Soledade Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1916 (Correio de Melgaço n.º 222, de 29/10/1916).

 

PEREIRA, José. Filho de José Francisco Pereira, natural de Areosa, Viana do Castelo, e de Soledade Maria Fernandes, natural da freguesia de Trado, diocese de Ourense, jornaleiros, moradores em São Gregório. N.p. de José Francisco Pereira e de Teresa Soares Ribeiro da Silva; n.m. de João Fernandes e de Maria Barreiro. Nasceu em Cristóval a 17/3/1909 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: José Pereira de Brito, solteiro, pedreiro, e Olívia Dias, solteira, camponesa. // Morreu a 21/3/1909.

 

PEREIRA, José. Filho de Francisco José (ou José Francisco) Pereira e de Soledade Maria Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1913 (Correio de Melgaço n.º 63, de 24/8/1913).  

 

PEREIRA, José (Peligro). Filho de --------- Pereira e de ----------------------------. Nasceu no lugar da Porta, Cristóval, a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Cristóval, ficando distinto (NM 364). // Casou com Aida Monteiro, de Doma, a --/--/19--. // Foi sargento-chefe da G.N.R. // Encontrava-se na situação de reserva quando faleceu na sua residência do Porto a --/--/1993, com 67 anos de idade. // (VM 995).

 

PEREIRA, José. Filho de José Pereira e de Emília Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1930 (Notícias de Melgaço n.º 84, de 2/11/1930).

 

PEREIRA, José Evangelista. Filho de António José Fernandes Pereira e de Requelinda da Conceição Gonçalves. Nasceu em Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 168, de 3/10/1915).

 

PEREIRA, Júlia Josefina. Filha de Sebastião Pereira, natural de São João de Sá, Monção, e de Deolinda da Encarnação Barros, natural de Castro Laboreiro, ambos professores do ensino primário, moradores no lugar da Ferraria. N.p. de Gregório Pereira e de Maria Tavares; n.m. de Jerónimo Fernandes de Barros e de Isabel Maria Gonçalves. Nasceu em Cristóval a 20/3/1911 e foi batizada na igreja desta freguesia a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Jerónimo Fernandes de Barros, casado, proprietário, e Maria do Carmo de Barros, solteira, doméstica. // Faleceu em Ermezinde, Valongo, a 11/7/2005, com noventa e quatro anos de idade. 

 

PEREIRA, Leonor Augusta de Lurdes. Filha de António José Fernandes Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Paderne, e de Requelinda da Conceição Gonçalves, doméstica, natural de SMP, Vila, moradores em São Gregório. N.p. de Francisco Manuel Fernandes Pereira e de Lina Rosa de Abreu; n.m. de José Guilherme Gonçalves e de Rosa Maria Bandeira. Nasceu em Cristóval a 9/4/1910 e foi batizada na igreja a 1 de Maio desse ano. Padrinhos: José Gonçalves, viúvo, soldado da guarda-fiscal espanhola, e Ana Augusta de Jesus Cortes, solteira, proprietária. // Casou na CRCM a 2/1/1935 com Artur Alves, natural de Belém, Estado de Pará, Brasil.

 

PEREIRA, Manuel. Filho de ---------- Pereira e de ------------------ Guerrener. Nasceu em ----------, a --/--/19--. // Casou em Cristóval a --/--/1935, com Anésia de Araújo (Notícias de Melgaço n.º 289, de 27710/1935).   

 

PEREIRA, Manuel António. Filho de Júlio Augusto Pereira e de Benta Joaquina Soeiro. Nasceu em Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 119, de 6/10/1914).

 

PEREIRA, Manuel José. Filho de --------- Pereira e de ---------------------------------------. Nasceu em ---------- a --/--/18--. // Morreu em Cristóval a 30/7/1943.

 

PEREIRA, Maria dos Anjos. Filha de -------- Pereira e de -----------------------. Nasceu em --------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Cristóval, com a professora Maria Cândida Lopes, ficando aprovada (Notícias de Melgaço n.º 409). 

 

PEREIRA, Maria Branca. Filha de Sebastião Pereira e de Deolinda da Encarnação Barros. Nasceu em Cristóval a --/--1912 (Correio de Melgaço n.º 30, de 29/12/1912).

 

PEREIRA, Maria Brígida. Filha de Júlio Augusto Pereira, lavrador, natural de Rouças, e de Benta Joaquina Soeiro, lavradeira, natural de Cristóval, onde moravam, no lugar da Granja. Neta paterna de Manuel António Pereira e de Maria das Dores da Costa; neta materna de Manuel António Soeiro e de Maria do Outeiro. Nasceu em Cristóval a 25/4/1902 e foi batizada na igreja a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Soeiro, casado, lavrador, e Maria do Outeiro, casada, lavradeira. // Casou a 23/2/1927, na CRCM, com António Garcia. // Enviuvou a 25/11/1933. // Faleceu na sua freguesia de nascimento a 31/10/1984. // Com geração.   

 

PEREIRA, Maria das Dores. Filha de Manuel José Pereira, lavrador, natural de Penso, e de Albina Rosa Domingues, lavradeira, cristovalense. N.p. de Maria José Pereira; n.m. de Francisco António Domingues e de Florinda Esteves Pires. Nasceu em Cristóval a 29/8/1897 e foi batizada na igreja a 31 desse mês e ano. Padrinhos: António José Rodrigues, casado, lavrador, e Noémia Rodrigues, solteira. // Casou a 27/10/1923, na 1.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, com José da Cruz Pombo. // Faleceu a 30/5/1968, na freguesia de Santa Isabel, concelho de Lisboa.   

 

PEREIRA, Maria Preciosa. Filha de -------- Pereira e de -------------------------------. Nasceu a --/--/19--. // Fez exame do 1.º grau a 6/7/1916 na escola Conde de Ferreira, sita na Vila, obtendo a classificação de «bom» (Correio de Melgaço n.º 206, de 9/7/1916).

 

PEREIRA, Maria Vitalina de Lurdes. Filha de António José Fernandes Pereira, soldado da Guarda-Fiscal, natural de Paderne, e de Requelinda da Conceição Gonçalves, doméstica, natural da Vila de Melgaço, moradores em São Gregório. Neta paterna de Francisco Manuel Fernandes Pereira e de Lina Rosa de Abreu; neta materna de José Guilherme Gonçalves e de Rosa Maria Bandeira. Nasceu em Cristóval a 22/4/1908 e foi batizada na igreja a 9 de Junho desse mesmo ano. Padrinhos: Manuel José Pereira, casado, soldado da Guarda-Fiscal, e Maria Joaquina Gonçalves, solteira, lavradora. // Faleceu em São Gregório a 13/5/1909.    

 

PEREIRA, Rosa dos Prazeres. Filha de Júlio Augusto Pereira, jornaleiro, natural de Rouças, e de Benta Joaquina Soeiro, lavradeira, natural de Cristóval. Neta paterna de Manuel António Pereira e de Maria das Dores da Costa; neta materna de Manuel António Soeiro e de Maria Teresa do Outeiro. Nasceu em Cristóval a 9/4/1904 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel António Pereira, casado, lavrador, e Maria das Dores da Costa, lavradeira. // Casou a 26/9/1945 na sua freguesia de nascimento com o conterrâneo Manuel Domingos Vaz. // Enviuvou a 18/12/1962. // Faleceu em Cristóval a 31/4/1992. 

 

PEREIRA, Rosalina de Lurdes. Filha de José Francisco Pereira e de Soledade Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1931 (NM 126, de 5/10/1931). 

 

PERES

 

PERES, Cláudio. // Em 1918 possuía um talho no lugar de São Gregório, freguesia de Cristóval (JM 1195, de 16/2/1918).

 

PINHEIRO

 

PINHEIRO, Albina Rosa. Filha de José Joaquim Pinheiro, natural de Paços, e de Francisca Quintela, natural de Cristóval, moradores no lugar do Ranhado. Neta paterna de Domingos José Pinheiro, natural da Vila, e de Maria Mendes, natural do Outeiro, Paços; neta materna de Francisco José Quintela e de Maria Josefa Esteves, do lugar de Marga. Nasceu em Cristóval a 7/7/1874 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinho: Manuel José Marques, viúvo, lavrador, residente no Campo do Souto. // Casou na igreja de Cristóval a 6/11/1902 com Justiniano de Lima, de 27 anos de idade, natural de Rouças, filho de Luís de Lima e de Maria Teresa (ou Pureza) Rodrigues. // Ambos faleceram em Rouças: o marido a 20/7/1920 e ela a 16/2/1964. // Com geração (ver em Rouças). // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 1503, de 1/3/1964: «Com a idade de 89 anos faleceu no passado 16 findo, no lugar de Oleiros, Rouças, A.R.P., mãe de Maria de Lima, de José Augusto, Armindo e Manuel Luís...»   

 

PINHEIRO, Alcinda Augusta. Filha de Manuel José Pinheiro e de Maria Augusta Domingues. Nasceu em Cristóval a --/--/1929 (NM 23, de 28/7/1929).

 

PINHEIRO, Ana da Boa Luz. Filha de Luís Pinheiro, farmacêutico, natural de Paços, e de Ludovina de Sousa Viana, proprietária, natural da Vila de Monção, moradores em São Gregório. Neta paterna de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires; neta materna de Manuel José de Sousa Viana e de Luísa Teresa Rodrigues Ferreira. Nasceu em Cristóval a 11/4/1909 e foi batizada na igreja a 13 desse mês e ano. Padrinhos: António José de Sousa Viana, solteiro, negociante, representado pelo padre José Joaquim Pinheiro, e Ana Joaquina Pires Ramos, viúva, proprietária. // A 15/7/1918 fez exame do 1.º grau na escola Conde de Ferreira, obtendo a classificação de ótima (JM 1216, de 27/7/1918). // Casou a 8/1/1933 com Artur Correia dos Santos Junior, comerciante, natural de Santo Ildefonso, Porto. // Enviuvou a 31/8/1987. // Faleceu na freguesia de Bonfim, Porto, a 12/4/1997.      

 

PINHEIRO, António José. Filho de José Joaquim Pinheiro, natural de Paços, e de Francisca Quintela, de Cristóval, moradores no Ranhado, Cristóval. N.p. de Domingos José Pinheiro, da Vila, e de Maria Mendes, do Outeiro, Paços; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Josefa Esteves, de Marga. Nasceu a 29/6/1870 e foi batizado nesse mesmo dia. Padrinhos: António Fernandes, casado, lavrador, e sua irmã, Luísa Fernandes, solteira, de Mouriga. // Faleceu a 20/3/1871 e foi sepultado na igreja.    

 

PINHEIRO, Armandina de Jesus. Filha de --------- Pinheiro e de ------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Cristóval, com a professora Maria Cândida Lopes, ficando aprovada (Notícias de Melgaço n.º 409).

 

PINHEIRO, Delfina Maria de Lurdes. Filha de Luís Pinheiro, farmacêutico, natural de Paços, e de Ludovina de Sousa Viana, proprietária, natural da Vila de Monção. Neta paterna de Manuel Joaquim Pinheiro e de Ana Joaquina Pires Ramos; neta materna de Manuel José de Sousa Viana e de Luísa Teresa Rodrigues Ferreira Viana. Nasceu na freguesia de Cristóval, concelho de Melgaço, a 23/10/1907 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: padre José Joaquim Pinheiro e Delfina Rosa de Sousa Viana, solteira, proprietária. // Faleceu a 30/1/1956, em Paranhos, Porto.   

 

PINHEIRO, Hugo. Filho de José Augusto Pinheiro e de Maria Vitória Rodrigues, moradores no lugar de Esquipa. Nasceu em ----------, a --/--/19--, e foi batizado na igreja de Cristóval a 11/8/1999. 

 

PINHEIRO, José Augusto. Filho de Casimiro Pinheiro e de Aurora Bravo. Nasceu em ------, a --/--/19--. // Casou na capela da Senhora de Fátima, Facho, a 22/8/1992, com Maria Vitória, filha de José Calva e de Maria Esteves de Sousa, de Cristóval.

 

PINHEIRO, Luís. Filho de -------- Pinheiro e de --------------------------. Nasceu a --/--/18--. // Foi jurado pela freguesia de Cristóval no 2.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915), e no 2.º semestre de 1916 (Correio de Melgaço n.º 208, de 23/7/1916).

 

PINHEIRO, Manuel José. Filho de José Joaquim Pinheiro, natural de Paços, e de Francisca Quintela, de Cristóval, moradores em Ranhado. N.p. de Domingos José Pinheiro, da Vila, e de Maria Mendes, do Outeiro, Paços; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Josefa Esteves, de Marga. Nasceu a 26/6/1872 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel José Marques e sua mulher, Maria Luísa Pires, lavradores, do Campo do Souto. // Faleceu a 21/10/1872 e foi sepultado na igreja.  

 

PINHEIRO, Manuel José. Filho de José Joaquim Pinheiro, natural de Paços, e de Francisca Quintela, moradores no lugar de Ranhado. N.p. de Domingos José Pinheiro, natural da Vila, e de Maria Mendes, natural do Outeiro, Paços; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Josefa Esteves, de Marga, Cristóval. Nasceu a 24/10/1879 e foi batizado a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José Marques, viúvo, e Maria da Conceição, solteira, do Campo do Souto, lavradores.

 

PINHEIRO, Marcelina. Filha de José Joaquim Pinheiro, natural de Paços, e de Francisca Quintela, natural de Cristóval, moradores no lugar de Ranhado. N.p. de Domingos José Pinheiro, da Vila, e de Maria Mendes, do Outeiro, Paços; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Josefa Esteves, de Marga. Nasceu a 7/10/1868 e foi batizada a 9 desse mês e ano. Padrinhos: o avô materno, viúvo, lavrador, e sua filha, Marcelina, solteira, de Marga. // Faleceu a 21/9/1869 e foi sepultada na igreja.

 

PINHEIRO, Maria Josefa. Filha de ---------- Pinheiro e de -----------------------. Nasceu em --------------, a --/--/18--. // Casou com --------------------------. // Em 1897 estava casada e morava em Cevide. // Nesse ano, a 24 de Abril, foi madrinha de Abílio da Purificação Pires, nascido na freguesia de Paços a 18/4/1897.

 

PINHEIRO, Maria Luísa. Filha de José Joaquim Pinheiro, natural de Paços, e de Francisca Quintela, natural de Cristóval, moradores no lugar do Ranhado. N.p. de Domingos José Pinheiro, da Vila, e de Maria Mendes, do Outeiro, Paços; n.m. de Francisco José Quintela e de Maria Josefa Esteves, de Marga. Nasceu a 19/10/1864 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António José Fernandes, lavrador, e sua irmã, Luísa Fernandes, solteiros, de Mouriga. // Casou na igreja a 6/11/1889 com José Vaz, natural de Paços. // Faleceu no dito lugar de Ranhado a --/--/1935 (Notícias de Melgaço n.º 269, de 28/4/1935). // Com geração.   

 

PINHEIRO, Maria Ortelinda. Filha de -------- Pinheiro e de ----------------------------. Nasceu em ----------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do 2.º grau na escola de Cristóval, com a professora Maria Cândida Lopes, ficando aprovada (NM 413, de 18/9/1938).

 

PINHO

 

PINHO, Alberto. Filho de Luís Lopes da Costa Pinho e de Francisca Alves, moradores em São Gregório. N.p. de João Manuel da Costa Pinho e de Maria das Neves, da Rua das Casas Novas, Braga; n.m. de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 7/12/1869 e foi batizado a 9 do dito mês e ano. Padrinho: padre Custódio de Jesus Vieira Lopes, abade da freguesia de São Pedro de Capareiros, concelho e distrito de Viana do Castelo (substuido na cerimónia por Manuel José de Sousa Viana, negociante, casado, de São Gregório).   

 

PINHO, Albina Antónia. Filha de João José de Pinho, oficial de sapateiro, e de Maria Araújo, moradores em São Gregório. N.p. de José de Pinho e de Joana Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; n.m. de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do Coto. Nasceu em Cristóval a 13/6/1882 e foi batizada a 16 desse mês e ano. Padrinhos: João Monteiro, solteiro, sapateiro, morador na Rua Verde de São Gregório, e Albina Araújo, solteira, do Coto, tia materna da criança.

 

PINHO, Amália. Filha de João José de Pinho e de Maria de Araújo, moradores em São Gregório. N.p. de José de Pinho e de Joana Fernandes, de Paços; n.m. de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do Coto de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 14/1/1873 e foi batizada a 17 desse mês e ano. Padrinhos: João Monteiro, solteiro, sapateiro, e sua irmã, Maria do Carmo, casada, moradores em São Gregório.   

 

PINHO, Angelina. Filha de Augusto de Pinho e de Albina Pires, proprietários, moradores nos Casais, Cristóval. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; n.m. de Belina Pires, dos Casais. Nasceu a 22/2/1888 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Madrinha: Maria Marques, viúva, dos Casais, Paços. // Casou com Manuel Duarte, na 2.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, a 2/11/1919. // Faleceu na freguesia de São Bento, Lisboa, a 9/3/1977. 

 

PINHO, António. Filho de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, residentes em São Gregório. Neto paterno de Rosa de Pinho, solteira, de Cevide; neto materno de Inocêncio António Fernandes e de Maria José Besteiro, do Campo das Bouças, Paços. Nasceu em Cristóval a 30/1/1850 e foi batizado na igreja paroquial a 4 de Fevereiro desse dito ano. Padrinhos: os seus avós maternos.

 

PINHO, António. Filho de Luís da Costa Pinho e de Francisca Alves, residentes em São Gregório. Neto paterno de João Manuel da Costa Pinho e de Maria das Neves, da freguesia de São Vítor, Braga; neto materno de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, do lugar de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 14/3/1872 e foi batizado a 17 desse mês e ano. Padrinhos: António Correia, chapeleiro, e sua mulher, Ramona Gonçalves, moradores no lugar da Travessa, Desteriz.

 

PINHO, António. Filho de Augusto Maria de Pinho, natural de Paços, e de Albina Pires, natural de Cristóval, proprietários, moradores no lugar dos Casais, Cristóval. Neto paterno de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; neto materno de Belina Pires, solteira, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 10/1/1893 e foi batizado no dia seguinte. Madrinha: Maria Benedita de Pinho, solteira, maior de catorze anos (nasceu em 1875), dos Casais, irmã do batizando. // Casou com Helena Gonçalves. // Foi combatente na I Grande Guerra (1914-1918).   

 

PINHO, António Alberto. Filho de Francisco de Pinho e de Francisca Peres, de Paços, moradores na Rua Verde de São Gregório. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, proprietários, moradores no Campo das Bouças, Paços; n.m. de João Peres e de Joaquina Clara Gomes, de Sá, Paços. Nasceu a 13/12/1886 e foi batizado na igreja de Cristóval nesse dia. Padrinhos: os seus avós paternos.  

 

PINHO, António José. Filho de Venâncio de Pinho e de Manuela Fernandes, de Agra, Desteriz. Foi batizado em Desteriz, Galiza. // Tinha 24 anos de idade, era solteiro, quando casou na igreja de Cristóval a 31/12/1879, com Albina, de 21 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Joaquim Rodrigues e de Benedita Mendes, de Cevide. Testemunhas: José Domingues, solteiro, de Pousadas; António Cândido Domingues, solteiro, do Ramo; e Caetano José Marques, casado, de São Gregório, todos rurais.

 

PINHO, António Maria. Filho de João José de Pinho e de Maria de Araújo, moradores em São Gregório. N.p. de José de Pinho e de Joana Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; n.m. de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do Coto de São Gregório. Nasceu a 5/9/1874 e foi batizado a 8 desse mês e ano. Padrinhos: João Monteiro, solteiro, sapateiro, e Maria do Carmo Monteiro, casada, moradores em São Gregório.

 

PINHO, Artur. Filho de Augusto Maria de Pinho e de Albina Pires, dos Casais, Cristóval. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; n.m. de Belina Pires, solteira, dos Casais, Cristóval. Nasceu a 18/8/1879 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Madrinha: Rosa Rodrigues, solteira, lavradora, dos Casais, Paços. // Faleceu a 11/10/1880 e foi sepultado na igreja.

 

PINHO, Augusta de Jesus. Filha de João José de Pinho e de Maria de Araújo, moradores em São Gregório. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; n.m. de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do Coto de São Gregório. Nasceu a 25/1/1887 e foi batizada na igreja de Cristóval a 28 desse mês e ano. Madrinha: Josefa de Araújo, solteira, do Coto de São Gregório, tia materna da neófita. // Faleceu na Vila de Melgaço a 5/4/1984, com noventa e sete (97) anos de idade. // Mãe de Maria da Soledade de Pinho (ver na freguesia de Rouças).

 

PINHO, Augusto Maria. Filho de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Rosa de Pinho, solteira, de Cevide; n.m. de Inocêncio António Fernandes e de Maria José Besteiro, do Campo das Bouças, Paços. Nasceu em Cristóval a 13/8/1848 e foi batizado a 20 desse mês e ano. Padrinho: Domingos António Lopes, solteiro, da Vila de Melgaço. // Tinha vinte e cinco anos de idade, era solteiro, lavrador, quando casou na igreja de Cristóval a 2/7/1873, com Albina, também com vinte e cinco anos de idade, viúva de Manuel Domingues (Herdeiro), filha de Belina Pires, solteira, moradora nos Casais. Testemunhas: Caetano Esteves, solteiro, lavrador, de Beleco, Paços; Francisco José Ribeiro, casado, lavrador, do lugar da Porta; e Damião Migueis, solteiro, dos Casais, Paços.  

 

PINHO, Benedita. Filha de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, moradores na Rua Verde. N.p. de Rosa de Pinho, solteira, de Cevide; n.m. de Inocêncio António Fernandes e de Maria José Besteiro, do Campo das Bouças, Paços. Nasceu a 23/6/1843 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: os avós maternos. 

 

PINHO, Caetano Maria. Filho de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de Rosa de Pinho, solteira, de Cevide; n.m. de Inocêncio António Fernandes e de Maria José Besteiro, do Campo das Bouças, Paços. Nasceu em Cristóval a 10/3/1845 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e João Manuel de Sousa, solteiro, da Vila de Melgaço. 

 

PINHO, Claudina. Filha de Venâncio de Pinho e de Manuela Fernandes, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de Rosa de Pinho, solteira, de Cevide; neta materna de António Fernandes e de Josefa Herêdia, de Agra, Desteriz, Tui. Nasceu em Cristóval a 11/4/1853 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: João Batista Pires Pereira e sua mulher, Francisca Moreda, de São Gregório.  

 

PINHO, Emílio. Filho de Luís da Costa Pinho e de Francisca Caetana Alves, residentes na Rua Verde. Neto paterno de João da Costa Pinho e de Maria das Neves Lopes, da Rua das Casas Novas, São Vítor, Braga; neto materno de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, da Rua Verde. Nasceu a 3/10/1864 e foi batizado na igreja de Cristóval a 5 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Costa Pinho, chapeleiro, e sua mulher, Emília Esteves, das Casas Grandes, Desteriz, Galiza.

 

PINHO, Francisco António. Filho de Isidora de Pinho, solteira, residente no lugar de Doma. Neto materno de Luísa de Pinho, solteira, do dito lugar. Nasceu a 23/4/1849 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco do Outeiro, solteiro, e sua tia, Maria do Outeiro, viúva, ambos de Sucastelo. // Em 1864 estava vivo.   

 

PINHO, Francisco José. Filho de Augusto Maria de Pinho e de Albina Pires, moradores no lugar dos Casais. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; n.m. de Belina Pires, solteira, dos Casais, Cristóval. Nasceu a 21/5/1874 e foi batizado a 24 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Novais, lavrador, de Merelhe, Paços, e Maria Fernandes, dos Casais, solteiros. 

 

PINHO, Germana Augusta. Filha de João José de Pinho e de Maria de Araújo, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; neta materna de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do Coto de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 16/1/1879 e foi batizada a 19 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, lavrador, e Josefa de Araújo, solteira, lavradora, tia da batizanda, moradores no Coto. // Mãe de António Avelino de Pinho, nascido em Paços a 9/3/1903.   

 

PINHO, Ilídio Augusto. Filho de Luís da Costa Pinho e de Francisca Alves, moradores em São Gregório. N.p. de João Manuel da Costa Pinho e de Maria das Neves Lopes, de São Vítor, Braga; n.m. de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 8/3/1877 e foi batizado a 12 desse mês e ano. Padrinhos: José Lázaro Pinto da Silveira, guarda de 1.ª classe da alfândega de Valença, de serviço em São Gregório, e Vergite de Sousa Viana, solteira, de São Gregório. 

 

PINHO, Isidora. Filha de Luísa de Pinho, solteira. // Faleceu no lugar de Doma a 2/3/1864, com 50 anos de idade, no estado de casada com Vicente José Souto, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Luís e de Francisco António, filhos que deu à luz quando ainda era solteira. 

 

PINHO, João José. Filho de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, moradores na Rua Verde. N.p. de Rosa de Pinho, solteira, de Cevide; n.m. de Inocêncio António Fernandes e de Maria José Besteiro, do Campo das Bouças, Paços. Nasceu a 17/5/1846 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinho: João Manuel de Sousa, solteiro, da Vila de Melgaço. // Casou na igreja de Cristóval a 8/6/1871, com Maria, de 25 anos de idade, solteira, batizada na freguesia de Santa Maria do Pao, Ourense, filha de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, moradores no Coto. Testemunhas: Manuel Pires, casado, lavrador, de Marga; padre José Maria Mendes; e Caetano José Gonçalves, casado, sapateiro, de São Gregório. // A sua esposa faleceu no Coto de São Gregório a 1/9/1901, com 52 anos de idade (!), com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério de Cristóval. // Com geração.    

 

PINHO, José. Filho de Rosa de Pinho, do lugar de Cevide. // Casou na igreja de Cristóval a 18/12/1842 com Joana Rosa, filha de Inocêncio António Fernandes e de Maria José Besteiro, do Campo das Bouças, Paços. Testemunhas: Manuel Joaquim Fernandes e Caetano Fernandes, irmãos da noiva. 

 

PINHO, José. Filho de Augusto Maria de Pinho e de Albina Pires, proprietários, moradores nos Casais, Cristóval. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; n.m. de Belina Rosa Pires, dos Casais, Cristóval. Nasceu a 20/2/1886 e foi batizado a 25 desse mês e ano. Madrinha: Maria Ludovina Pires, solteira, natural dos Casais e moradora na Vila de Melgaço.

 

PINHO, José Maria. Filho de Francisco Pinho e de Maria Herêdia, lavradores, de Desteriz, moradores no lugar do Regueiro. Foi batizado nessa freguesia galega. // Tinha 39 anos de idade, era solteiro, morava em Cevide, quando casou na igreja de Cristóval, a 7/12/1862, com a sua parente no 2.º grau, Isabel Maria Manuela, de 38 anos de idade, solteira, batizada também em Desteriz, moradora em Cevide, filha de José Herêdia e de Maria Pinho, lavradores, de Desteriz. Testemunhas: Ramon Pinho e Francisco Herêdia, solteiros, lavradores, galegos. 

 

PINHO, José Maria. Filho de Florêncio de Pinho e de Benedita Domingues, moradores em Cevide. N.p. de Manuel Pinho e de Manuela Rodrigues, da Frieira; n.m. de Benito Domingues e de Joana Rodrigues, do lugar da Travessa, todos da freguesia de Desteriz, Galiza. Nasceu em Cristóval a 19/7/1866 e foi batizado na igreja de Cristóval no dia seguinte. Madrinha: Maria Domingues, solteira, do lugar de Travessa, Desteriz, tia do neófito. // Faleceu em Cevide a 13/8/1868 e foi sepultado na igreja.    

 

PINHO, Júlia. Filha de Augusto Maria Pinho e de Albina Pires, lavradores, residentes no lugar dos Casais. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, de Campo das Bouças, Paços; n.m. de Belina Rosa Pires, solteira, dos Casais, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 8/3/1883 e foi batizada a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Meleiro, solteiro, lavrador, de Formarigo, Desteriz, e Rosa Maria Rodrigues, solteira, dos Casais, Paços. // Faleceu em São João de Deus, Lisboa, a 8/4/1970.  

 

PINHO, Julieta de Lurdes. Filha de Angelina de Pinho, solteira, moradora no lugar dos Casais. Neta materna de Augusto de Pinho e de Albina Pires. Nasceu em Cristóval a 28/12/1907 e foi batizada na igreja a 1/1/1908. Padrinhos: Manuel Joaquim Fernandes, solteiro, lavrador, e Júlia de Pinho, solteira, camponesa.  

 

PINHO, Luís. Filho de João da Costa Pinho e de Maria das Neves Lopes, de Braga. Foi batizado na freguesia de São Julião do Freixo, arcebispado de Braga. // Tinha dezassete anos de idade, e estava domiciliado em Desteriz, Galiza, quando casou na igreja de Cristóval, a 6/12/1863, com Francisca Caetana, de dezoito anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel Alves e de Maria Luísa Pereira, de São Gregório. Testemunhas: Caetano José Domingues, solteiro, de São Gregório, e Manuel da Costa Pinho, casado, de Desteriz.  

 

PINHO, Manuel. Filho de Luís da Costa Pinho e de Francisca Caetana Alves, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de João da Costa Pinho e de Maria Neves, da Rua Nova da Seara (?), São Vítor, Braga; n.m. de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, de São Gregório. Nasceu a 27/4/1867 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel da Costa Pinho, chapeleiro, e sua mulher, Emília Esteves, de Desteriz, Tui, moradores no lugar das Casas Grandes. 

 

PINHO, Manuel José. Filho de Isidora de Pinho, solteira, moradora no lugar de Doma. Neto materno de Maria Luísa de Pinho, solteira, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 18/6/1843 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Madrinha: Ana Pires, solteira, do lugar de Doma. // Faleceu em Maio de 1845.

 

PINHO, Manuel José. Filho de Isidora de Pinho, solteira, de Doma. Neta materna de Maria Luísa de Pinho, solteira, do dito lugar. Nasceu a 7/3/1847 e foi batizado a 11 desse mês e ano. Madrinha: Ana Pires, de Doma. // Em 1864 estava vivo.

 

PINHO, Maria. Filha de Isidora de Pinho, solteira, do lugar de Doma. Neta materna de Maria Luísa de Pinho, solteira, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 3/11/1840 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.

 

PINHO, Maria Benedita. Filha de José de Pinho e de Joana Rosa Ferandes, de São Gregório. N.p. de Rosa de Pinho, solteira, de Cevide; n.m. de Inocêncio António Fernandes e de Maria José Cabral, da Grova, Paços. Nasceu em Cristóval a 28/12/1851 e foi batizada a 30 desse mês e ano. Padrinhos: os seus avós maternos.  

 

PINHO, Maria Benedita. Filha de Augusto Maria de Pinho e de Albina Pires, moradores no lugar dos Casais, Cristóval. Neta paterna de José de Pinho, sapateiro, e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; neta materna de Belina Rosa Pires, solteira, dos Casais, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 29/11/1875 e foi batizada a 2 de Dezembro desse ano. Padrinhos: os seus avós paternos.

 

PINHO, Maria da Glória. Filha de Luís Manuel da Costa Pinho e de Francisca Alves, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de João da Costa Pinho e de Maria das Neves Lopes, de São Vítor, Braga; n.m. de Manuel Alves e de Luísa Pereira do Lago, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 23/1/1875 e foi batizada a 25 do dito mês e ano. Padrinhos: António Correia, chapeleiro, e sua mulher, Ramona Gonçalves, de Desteriz, moradores no lugar da Travessa, bispado de Tui.  

 

PINHO, Miquelina de Jesus. Filha de João José de Pinho, solteiro (*), e de Maria de Araújo, solteira (*), moradora no Coto de São Gregório. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes; n.m. de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do dito lugar. Nasceu a 6/3/1868 e foi batizada na igreja de Cristóval a oito desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José de Araújo, solteiro, lavrador, residente em São Gregório, e Albina de Araújo, solteira, tia da batizanda, moradora no lugar do Coto. // Casou na igreja de Cristóval a 20/12/1894 com Marcelino Maria de Amorim, galego. // Enviuvou a 8/2/1903. // Com geração. /// (*) Casaram posteriormente ao nascimento da criança.

 

PINHO, Rosa Maria. Filha de Augusto Maria de Pinho, natural de Paços, e de Albina Pires, cristovalense, proprietários, moradores nos Casais, Cristóval. N.p. de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, lavradores, do Campo das Bouças, Paços; n.m. de Belina Pires, dos Casais. Nasceu em Cristóval a 14/12/1880 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Meleiro, solteiro, lavrador, residente em Formarigo, São Miguel de Desteriz, e Rosa Maria Rodrigues, solteira, dos Casais, Paços. // Casou na igreja de Cristóval a 30/7/1905 com António Fernandes, de 27 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Rouças. // Faleceu em Paços a 11/8/1945.   

 

PINHO, Venâncio. Filho de Rosa de Pinho, solteira, de Cevide. // Casou na igreja de Cristóval a 1/7/1851, com Manuela, filha de António Fernandes e de Josefa Heredea, de Agra, São Miguel de Desteriz, Tui. Testemunhas: José de Pinho, de São Gregório, e Manuel Fernandes, solteiro, de Agra, irmão da noiva. 

 

PINHO, Venâncio. Filho de João José de Pinho e de Maria de Araújo, moradores no lugar de São Gregório. Neto paterno de José de Pinho e de Joana Rosa Fernandes, do Campo das Bouças, Paços; neto materno de Carmelo de Araújo e de Josefa Monteiro, do Coto. Nasceu em Cristóval a 16/10/1876 e foi batizado a 19 desse mês e ano. Padrinhos: os avós do bebé pelo lado paterno, lavradores.

 

PINTO

 

PINTO, António Cândido. // (ver na Vila de Melgaço).     

 

PINTO, Daniel. Filho de ------------- e de ----------------------------------. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a --/--/1937. // Faleceu a --/--/1937, com apenas vinte e quatro dias de idade. // (Notícias de Melgaço n.º 371).

 

PIRES

 

PIRES, Albina. Filha de Umbelina (ou Belina) Rosa Pires, solteira, moradora no lugar dos Casais. Neta materna de Manuel Pires e de Rosa Monteiro, do dito lugar. Nasceu a 4/5/1848 e foi batizada na igreja de Cristóval a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Rodrigues Tapia, solteiro, de Desteriz, e Albina Mendes, de Cevide.

 

PIRES, Albina. Filha de Manuel Pires e de Rosa Alves, lavradores, residentes em Marga. N.p. de Francisco Pires e de Ana Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Joaquina Telheira, de Viladraque, Paços. Nasceu a 16/1/1863 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Caetano Rodrigues, lavrador, e sua irmã, Josefa Rodrigues, solteiros, do Sobreiro. // Faleceu a 25/9/1863 e foi sepultada na igreja.   

 

PIRES, Albina Rosa. Filha de Joaquim Pires e de Matildes Esteves, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de Luís Pires e de Ana Esteves, do Coto; neta materna de Maria Rosa Domingues, do Sobreiro. Nasceu a 25/3/1841 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Madrinha: Teresa da Costa, solteira, do Regueiro.   

 

PIRES, Albina Rosa. Filha de Manuel José Pires e de Rosa Alves, moradores no lugar de Marga. N.p. de Francisco Pires e de Ana Luísa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Joaquina Pires, de Viladraque, Paços. Nasceu em Cristóval a 10/1/1866 e foi batizada a 12 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Rodrigues e sua irmã, Josefa Rodrigues, solteiros, lavradores, do Sobreiro. // Camponesa. // Casou a 11/12/1893 com José Maria Quintela, de 33 anos de idade, solteiro, lavrador, natural da freguesia de Fiães. // Faleceu em Fiães a 19/7/1952. // Com geração.  

 

PIRES, Alexandre António. Filho de ---------- Pires e de ---------------------------------. Nasceu em --------- a --/--/19--. // A 16/7/1931 fez exame do 2.º grau, ficando aprovado com distinção (NM 119, de 26/7/1931). 

 

PIRES, Alexandrina dos Ramos. Filha de Luís Pires e de Joaquina Gonçalves, moradores no lugar dos Casais. Neta paterna de Manuel Pires e de Maria Rosa Veloso, do dito lugar; neta materna de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues. Nasceu a 5/4/1880 e foi batizada nesse dia. Padrinho: Manuel Pires, solteiro, lavrador, residente no lugar dos Casais, tio paterno da batizanda. 

 

PIRES, Alzira Júlia. Filha de ---------- Pires e de -------------------- Magalhães. Nasceu em -----------, a --/--/192-. // Em 1937 fez exame do 2.º grau na escola de Cristóval, ficando distinta. // (ver Notícias de Melgaço n.º 363).

 

PIRES, Alzira Rosa. Filha de Manuel António Pires, natural de Cristóval, e de Ana Rosa Esteves, natural de Paços, lavradores, residentes no lugar dos Casais. N.p. de José Joaquim Pires e de Rosa Ermelinda Esteves; n.m. de António Esteves e de Ana Joaquina de Castro. Nasceu em Cristóval a 12/12/1910 e foi batizada na igreja a 15 desse mês e ano. Padrinhos: José Joaquim Pires, casado, lavrador, e Pureza Esteves, solteira, camponesa. // Casou na CRCM a 27/12/1933 com António de Lurdes Douteiro, mais conhecido por “Rita”, nascido em Paços a 24/1/1908, negociante, filho de José Joaquim Douteiro e de Rita Lopes. Moraram nos Casais. // O seu marido morreu em Ramalde, Porto, a 19/7/1990. // Ela faleceu em Espinho a 10/5/1996. // Com geração.  

 

PIRES, Ana. Filha de Maria Meleiro, solteira, e de Francisco António Pires, viúvo de Francisca Esteves, do lugar de Carvão (a mãe da criança estava a servir na casa desse casal). Neto materno de António Meleiro e de Teresa Alves, de Ferreiros de Baixo, São Cipriano de Padrenda, Tui. Nasceu em Cristóval a 12/7/1856 e foi batizada na igreja de Cristóval a 14 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna. (O pai da neófita assistiu à cerimónia religiosa). // Faleceu em 1859.   

 

PIRES, Ana Joaquina. Filha de Francisco Pires, natural de Paços, e de Maria do Carmo do Souto, natural de Cristóval, moradores no lugar de Beleco, Paços. Neta paterna de António Pires e de Rosa Pires; neta materna de Manuel José do Souto e de Ana Joaquina Lopes. Nasceu em Cristóval a 15/10/1901 e foi batizada na igreja a 19 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô materno, viúvo, lavrador, e Rosa do Souto, solteira, camponesa. // Casou a 29/3/1922 com Júlio Alves, natural de Castro Laboreiro. // Faleceu em Paços a 14/2/1972. // Com geração.  

 

PIRES, Ana Maria. // Faleceu a 6/5/1785 e foi sepultada na igreja de Cristóval. // Era solteira, de origem galega.

 

PIRES, Ana Maria. Filha de Luís Pires e de Joaquina Gonçalves, moradores no lugar dos Casais. N.p. de Manuel Francisco Pires e de Maria Rosa Veloso, do dito lugar; n.m. de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Nasceu a 14/9/1868 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Pires e sua mulher, Maria Luísa Gomes, lavradores, de Souto do Rei, Paços. // Faleceu nos Casais, Cristóval, a 27/7/1941.  

 

PIRES, Ana Rosa. Filha de Manuel José Pires e de Maria Ventura Monteiro. Nasceu por volta de 1810. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Doma a 3/2/1886, com setenta e seis anos de idade, no estado de viúva de Francisco José Lopes, com todos os sacramentos, com testamento, e no dia seguinte foi sepultada na igreja. 

 

PIRES, Ana Rosa. Filha de Manuel Pires e de Rosa Alves, moradores no lugar de Marga. N.p. de Francisco José Pires e de Ana Luísa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Caetano José Alves e de Joaquina Pires, de Viladraque, Paços. Nasceu a 22/11/1871 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinho: o seu avô paterno, viúvo. // Casou na igreja de Cristóval a 7/6/1899 com o seu conterrâneo Manuel Francisco Domingues, de 26 anos de idade, solteiro, lavrador. // Faleceu em Cristóval a 5/9/1954. 

 

PIRES, Ângelo. Filho de Luís Pires e de Ana Esteves, moradores no lugar do Sobreiro. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 26/4/1848, com Rosa, filha de Francisco Luís Lopes e de Maria Joana Domingues, do Pico. Testemunhas: Francisco da Silva, solteiro, do Pico, e Manuel Lopes, do lugar da Cruz. // Morreu em Marga (embora morasse no Pico) a 21/10/1886, com 55 anos de idade, viúvo de Rosa Lopes, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultado na igreja.   

 

PIRES, Aniceto José. Filho de Maria Angelina Pires. Nasceu na freguesia de Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

PIRES, Antónia. Filha de Rosa Pires, solteira, moradora em Mouriga. Neta materna de Francisco Pires e de Umbelina Domingues, do dito lugar. Nasceu a 23/10/1893 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Madrinha: a sua avó materna.

 

PIRES, António. Filho de Manuel José Pires e de Maria Ventura Monteiro, residentes no lugar de Doma. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 11/2/1838 com Lúcia (ou Luísa) Domingues, filha de Francisca Domingues, do sobredito lugar. Testemunhas: padre Manuel António Domingues e padre Manuel Joaquim Fernandes. // Tinha sessenta anos de idade, estava viúvo de Luísa Domingues, quando casou na igreja da sua freguesia, Cristóval, a 22/2/1873, com Helena, de 39 anos de idade, solteira, batizada na freguesia de São João de Monte Redondo, bispado de Ourense, criada de servir em Doma, filha de Maria Rosa Vasques, viúva, galega. Testemunhas: padre José Maria Mendes; José Pires, viúvo; e Francisco Rodrigues, solteiro, ambos lavradores. // Faleceu em Doma a 10/3/1886, com 74 anos de idade, casado com a dita Helena, com testamento, e no dia 12 foi sepultado na igreja.   

 

PIRES, António. Filho de --------- Pires e de ----------------------------------------. Nasceu por volta de 1833. // Tinha quarenta anos de idade, era viúvo de Maria Luísa Gomes, de Paços, e morava em Souto do Rei, quando casou na igreja de Cristóval a 19/5/1873 com a sua parente em 3.º grau, Florinda Esteves, de 43 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de João Manuel Esteves e de Maria Caetana Veloso, dos Casais. Testemunhas: Francisco Veloso, de Cevide; Manuel Joaquim Pires, dos Casais, solteiros, lavradores; e o padre José Maria Mendes.

 

PIRES, António. Filho de Luís Manuel Pires e de Ana Domingues, moradores no lugar do Sobreiro. Neto paterno de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, do dito lugar; neto materno de Francisco Domingues e de Rosa Pires, de Pousadas. Nasceu em Cristóval a 23/11/1853 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Pires Pereira e sua mulher, Francisca Moreda, tios do bebé, de São Gregório. // Faleceu a 11/9/1864 e foi sepultado na igreja. 

 

PIRES, António. Filho de Teresa Pires, solteira, moradora no lugar de Sucastelo. Neto materno de António Pires e de Maria Domingues, de Assureira, Castro Laboreiro. Nasceu em Cristóval a 14/1/1859 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: António Martins e Antónia Vaz, solteira, ambos de Sucastelo. 

 

PIRES, António. Filho de Manuel António Pires (Relâmpago) e de Clara Rosa Esteves. Nasceu em Cristóval a --/--/1917 (Jornal de Melgaço n.º 1176, de 22/9/1917). // Casou com Mirandolina Rodrigues Rego, natural da vila de Melgaço. // Morreu antes de 1999, pois nesse ano faleceu a sua viúva. // Com geração.    

 

PIRES, António Cândido. Filho de -------- Pires e de ---------------------------------. Nasceu no lugar da Marga, freguesia de Cristóval, a --/--/192-. // Faleceu a --/--/1937, com apenas nove anos de idade (Notícias de Melgaço n.º 376). 

 

PIRES, António Emílio. Filho de Manuel Pires, natural de Cristóval, e de Clara Esteves, natural de Paços, residentes no lugar de São Gregório. Neto paterno de João Pires e de Francisca Esteves, do dito lugar; neto materno de Bento Manuel Esteves e de Maria Josefa Mendes, do Outeiro, Paços, todos lavradores. Nasceu em Cristóval a 18/7/1860 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó materna e o tio materno, padre António Esteves, de Paços. // Casou na igreja de Cristóval a 17/2/1896 com Ana Maria Rodrigues, solteira, de vinte e nove anos de idade, cristovalense, filha de Francisco Rodrigues e de Albina Rodrigues. Testemunhas: António José Rodrigues, casado, lavrador, e Maria Amália de Sousa Viana, casada, ambos residentes no lugar de São Gregório. // A sua esposa morreu ainda nova, a 28/5/1902. // Ele voltou a casar, a 19/12/1910, desta vez com Júlia Fernandes, de 32 anos de idade, solteira, camponesa, também sua conterrânea, moradora no lugar do Sobreiro, filha de António José Fernandes, castrejo, e de Rosa Salgado, cristovalense. // Em sessão da Câmara Municipal de Melgaço de 4/3/1914, juntamente com António Cândido Quintela, foi nomeado delegado paroquial para os efeitos da administração escolar a que se referia o artigo 63 do decreto de 1911 (ver Correio de Melgaço n.º 90, de 8/3/1914). // Foi jurado pela freguesia de Cristóval no 2.º semestre de 1915 (Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915). // No segundo semestre de 1919 foi novamente nomeado jurado. Eram seus colegas: António José Rodrigues, Manuel Esteves de Magalhães, José Maria Seixo, Manuel Batista Domingues, e Luís Domingues (Jornal de Melgaço n.º 1256, de 27/7/1919). // Ele faleceu em Cristóval a 13/2/1948 e a sua viúva a 23/11/1964.    

 

PIRES, António Emílio. Filho de Luís Pires e de Joaquina Gonçalves, moradores no lugar dos Casais, Cristóval. N.p. de Manuel Pires e de Maria Rosa Veloso, do dito lugar; n.m. de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Nasceu a 5/1/1874 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Joaquim Pinheiro e sua mulher, Ana Joaquina Pires, do Outeiro, Paços. // Proprietário. // Casou na igreja de Cristóval a 23/4/1900 com Olívia de Jesus Mendes, de 20 anos de idade, solteira, proprietária, do lugar dos Casais, Paços, filha de Francisco Mendes e de Joaquina Maria Meleiro. Testemunhas: António Caetano Domingues e José Joaquim Veloso, solteiros, moradores no lugar dos Casais. // Foi jurado para o 2.º semestre de 1916 (Correio de Melgaço n.º 208, de 23/7/1916). // Enviuvou a 15/8/1947. // Faleceu em Paços a 8/4/1955.   

 

PIRES, António Evangelista. Filho de João Evangelista Pires (João da Esquina), comerciante, natural de Paços, e de Júlia Amélia de Magalhães Esteves, doméstica, natural de Cristóval. Nasceu em São Gregório a 27/12/1919. // A 16/7/1931 fez exame do 2.º grau, ficando aprovado com distinção (NM 119, de 26/7/1931). // Casou a --/--/1951 com Assunção Movilha Carnero, espanhola. // Em 1954 saiu de Cristóval, julgo que para a capital do país, pois lá frequentou o Curso Industrial, salvo erro; dali emigrou para o Brasil. // Em 2009 ainda residia em São Paulo. // Era colaborador de “A Voz de Melgaço”. Nos seus artigos dizia sempre bem do Salazar e do Corporativismo, e mal de todos aqueles que simpatizassem com o 25 de Abril de 1974. Fica sempre no ar a pergunta: se gostava tanto do regime corporativista por que partiu de Portugal? Devia ter ficado em Lisboa, à beira do “Chefe”, mas não, emigrou para longe do ídolo! Teria ido ao seu funeral? // De Melgaço, das obras que se fizeram no período em que Rui Solheiro esteve à frente da Câmara, só disse mal – nada do que se fez estava bem feito, segundo a sua opinião. // Malhava em colaboradores de A Voz de Melgaço, com a conivência da direção, só porque tinham opiniões diferentes da sua! Armava-se em historiador, não possuindo sequer um curso secundário, confundindo lendas (caso da designada Inês Negra), com a realidade! Enfim, um caceteiro, um trauliteiro de má memória. // Morreu em Maio de 2014, com 94 anos de idade. // Pai de Ana Maria, nascida no Brasil em 1954 (*), formada em Administração de Empresas, funcionária do Banco do Brasil, casada com Walter Correia desde 1977. // Avô de Júlia Pires Correia, com 18 anos de idade em 1996, e ainda estudante nessa altura. // (ver A Voz de Melgaço 1053 e 1370, de 1/7/2014). /// (*) A mãe de Ana Maria já ia grávida quando embarcou para o Brasil. 

     Lê-se em A Voz de Melgaço: «Radicado no Brasil, São Paulo, há mais de 50 anos, faleceu em Maio A.E.P. que assinava os seus textos em A Voz de Melgaço como Zé do Rio Trancoso. AEP era acérrimo defensor da nossa história e do nosso glorioso passado. Não suportava os comentários superficiais que muitos faziam e alguns ainda fazem hoje sobre o regime de Salazar. Era mesmo violento nos adjetivos a propósito de quem tecia comentários menos abonatórios sobre o estadista que governou Portugal mais de 40 anos. Apesar de não ter estudos superiores, AEP dedicou-se ao estudo e tinha uma formação acima da média, o que lhe permitia rebater afirmações menos fundamentadas de muitos dos detratores de Salazar. Lá longe, mantinha um amor inviolável pela terra natal, pelo jornal que tanto estimava, e pelo país que do fundo do coração admirava. Era um homem de fé, de fortes convicções e de prática religiosa consciente. A sua filha, irmãos e demais familiares, os nossos sentidos pêsames…»       

             

PIRES, António Joaquim. Filho de Bento Pires e de Maria Benta Quintela, lavradores, residentes no lugar da Porta. Neto paterno de Manuel José Pires e de Maria Benta Fernandes, de Conle; neto materno de Manuel Luís Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Campo do Souto. Nasceu em Cristóval a 5/8/1863 e foi batizado a 7 desse mês e ano. Padrinhos: António Fernandes, solteiro, lavrador, de Mouriga, e Maria da Costa, solteira, do lugar da Porta. // Faleceu a 7/9/1864 e foi sepultado na igreja. 

 

PIRES, António Joaquim. Filho de Francisco Pires e de Umbelina Rosa Domingues, moradores no lugar de Mouriga. Neto paterno de Maria do Outeiro, solteira, de Sucastelo; neto materno de Francisco António Fernandes e de Maria Rosa Domingues, de Mouriga. Nasceu em Cristóval a 24/9/1870 e foi batizado a 26 desse mês e ano. Madrinha: Albina Monteiro, solteira, de São Gregório.  

 

PIRES, António José. Filho de ---------- Pires e de -------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/1---. // Faleceu a 29/12/1859, em sua habitação, sita no lugar de Carvão, Cristóval, no estado de viúvo de Josefa Benita; no dia anterior fora trabalhar e regressara a casa normalmente; no dia seguinte de manhã foi encontrado morto na cama; não fizera testamento e foi sepultado na igreja a 31 desse mês e ano, com ofício de oito padres. Testemunhas do óbito: os vizinhos do finado - José Pires, casado, do lugar da Cruz; e Francisco Marques, casado, do lugar de Carvão.

 

PIRES, António José. Filho de Manuel Pires e de Maria Rosa Veloso, moradores no lugar dos Casais. N.p. de José Bento Pires e de Maria Rosa Domingues; n.m. de António Veloso e de Maria Ribeira. Nasceu a 3/8/1833 e foi batizado a 5 do dito mês e ano. Padrinhos: Manuel José Pires e sua filha, Ana Joaquina, de Doma. 

 

PIRES, António José. Filho de ----------- Pires e de ------------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/19--. // Casou a 19/9/1970 com Maria Isolina, nascida na Vila a 5/6/1951, filha de Henrique Napoleão Gonçalves, sapateiro, e de Palmira Rosa Alves de Melo, doméstica. // Emigrante. // Em 1996 o casal tinha habitação no lugar de Pousadas, Cristóval (VM 1053).    

 

PIRES, António Manuel. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 52, de 2/3/1930: «Numa das noites das últimas semanas fugiu aos seus pais uma filha do senhor António Manuel Pires, com mercearia no lugar de São Gregório, residente no lugar dos Casais, com o chauffer que fazia o correio entre Monção e o referido lugar. Perseguida por seu pai, foi detida em Monção, quando se preparavam para tomar o comboio das cinco horas. O chauffer espantou-se

 

PIRES, António Manuel (Eng.º). Filho de ------- Pires e de ----------------------------. Nasceu em São Gregório, Cristóval, a --/--/19--. // Casou a 25/11/1967 com Alexandra Marques, natural de Matosinhos. // A 25/11/2017 celebraram na igreja do Cristo Rei, Foz do Douro, as suas bodas de ouro. // «Numa quinta das proximidades foi depois servido requintado almoço…» // Com geração (ver a VM n.º 1413, de 1/2/2018).

 

PIRES, Benedita. Filha de José Maria Pires e de Rosa Maria Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira; n.m. de José Rodrigues e de Maria Domingues. Nasceu em Cristóval a 12/1/1835 e foi batizada a 14 desse mês e ano. Padrinhos: a sua avó paterna e Manuel Luís Rio (?). // Faleceu no lugar do Sobreiro a 3/8/1865, no estado de casada com Caetano José Quintela, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Maria.    

 

PIRES, Benedita. Filha de João Batista Pereira Pires e de Francisca Moreda, moradores em São Gregório. N.p. de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, do Sobreiro; n.m. de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 12/9/1838 e foi batizada em casa nesse dia; recebeu os santos óleos na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Inácio Moreda e Maria Teresa Carvalho, da freguesia de São Jorge de Touca, Ourense. // Negociante. // Faleceu na Rua Verde a 3/3/1900, no estado de casada com José Joaquim de Araújo, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultada no cemitério. // Com geração.    

 

PIRES, Benedita. Filha de Manuel Joaquim Pires e de Maria Francisca Marques, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de Luís Pires e de Ana Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rodrigues, do Campo do Souto. Nasceu em Cristóval a 27/2/1874 e foi batizada nesse dia. Padrinhos: José Joaquim de Araújo e sua mulher, Benedita Pires, negociantes, de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 14/10/1901 com o conterrâneo José Joaquim Esteves, de vinte e quatro anos de idade, solteiro.      

 

PIRES, Bento. Filho de Manuel José Pires e de Maria Benta Fernandes, moradores no lugar de Conle. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 12/7/1858, com Maria Benta Quintela, filha de Manuel Luís Quintela e de Maria Rodrigues, do Campo do Souto. Testemunhas: António Fernandes, de Mouriga, e José Maria de Abreu, solteiro, de São Gregório. // Faleceu no lugar da Porta a 16/12/1883, com 52 anos de idade, viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado no dia 18 no cemitério.

 

PIRES, Caetana. Filha de Francisco Pires e de Maria Teresa Pires, lavradores, residentes no lugar do Regueiro. // Faleceu no lugar de Carvão a 1/3/1863, com oitenta anos de idade, no estado de viúva de Francisco Pires Covelo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Maria.

 

PIRES, Caetano Luís. Filho de Francisco José Pires e de Ana Luísa Rodrigues, moradores em Marga. N.p. de Luís Pires e de Ana Esteves; n.m. de José Rodrigues e de Rosa Alves. Nasceu a 2/2/1841 e foi batizado a 4 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Luís e sua irmã Josefa, tios maternos do bebé. // Faleceu a 2/3/1841.   

 

PIRES, Clara. Filha de José Maria Pires e de Rosa Rodrigues, do Sobreiro. N.p. de Manuel Pires e de Rosa Pires; n.m. de Manuel Domingues e de Maria Luísa Rodrigues. Nasceu a 29/10/1837 e foi batizada a 5 de Novembro desse dito ano. Padrinhos: Francisco Quintela e sua irmã, Isabel Quintela. // Lavradeira. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 5/10/1896, casada com Joaquim Serafim Esteves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Com geração.

 

PIRES, Delfina. Filha de Manuel Pires e de Rosa Alves, moradores em Marga. N.p. de Francisco Pires e de Ana Luísa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Joaquina Pires, de Viladraque, Paços. Nasceu em Cristóval a 24/1/1870 e foi batizada a 26 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Luís Rodrigues e sua irmã, Josefa Rodrigues, solteiros, lavradores, do lugar do Sobreiro. // Faleceu no lugar de Marga a --/--/1917, com 46 anos de idade (Correio de Melgaço n.º 235, de 4/2/1917).

 

PIRES, Francisca. Filha de Manuel Francisco Pires e de Rosa Veloso, moradores no lugar dos Casais, Cristóval. Neta paterna de José Bento Pires e de Maria Rosa Domingues; neta materna de António Veloso e de Maria da Ribeira. Nasceu a 30/3/1836 e foi batizada a 2 de Abril desse mesmo ano. Padrinhos: António Joaquim Veloso e sua irmã, Francisca Maria, moradores no lugar dos Caneiros. 

 

PIRES, Francisca. Filha de Manuel Luís Pires e de Ana Domingues, moradores no lugar de Pousadas. Neta paterna de Manuel José Pires e de Rosa Pereira, do Sobreiro; neta materna de Francisco Domingues e de Maria Rosa Pires, de Pousadas. Nasceu em Cristóval a 22/9/1840 e foi batizada a 24 desse mês e ano. Padrinhos: João Batista Pires e sua mulher, Francisca Moreda, de São Gregório. 

 

PIRES, Francisca. Filha de Luís Pires e de Ana Domingues, moradores no lugar do Sobreiro. // Faleceu nesse lugar de Cristóval a 1/10/1886, com apenas vinte e nove anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, sem filhos, e no dia seguinte foi sepultada na igreja.  

 

PIRES, Francisca Caetana. // Faleceu a 1/1/1858, no lugar dos Casais, Cristóval, no estado de casada com José Luís da Nóvoa, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 3, com ofício de cinco padres.

 

PIRES, Francisco. Filho de Luís Manuel Pires e de Ana Esteves, do Coto. // Casou na igreja de Cristóval a 29/1/1837, com Ana Luísa, filha de José Rodrigues e de Rosa Alves, do Sobreiro. Testemunhas: V.C. e Manuel António Gomes, do Coto. // Morreu em Marga a 30/11/1877, com – anos, no estado de viúvo, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou um filho: Manuel Joaquim.  

 

PIRES, Francisco. Filho de Manuel Pires e de Maria Benta Pires, residentes no lugar de Conle. Nasceu por volta de 1821. // Faleceu em Marga a 6/8/1885, com 64 anos de idade, no estado de viúvo de Isabel Quintela, com todos os sacramentos, sem testamento, e no dia seguinte foi sepultado na igreja, devido à rebelião das mulheres.

 

PIRES, Francisco. Filho de António José Pires e de Benta Fernandes. // Casou na igreja de Cristóval a 11/4/1841, com Francisca, filha de Francisco António Esteves e de Luísa Pires. Testemunhas: Manuel Alves, do lugar da Porta, e sua cunhada, Joaquina Esteves, todos da Granja. // Rural. // Morreu no lugar de Carvão a 4/4/1900, com 78 anos de idade, no estado de viúvo de Francisca Esteves, só com a extrema-unção, com testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério. 

 

PIRES, Francisco. Filho de Manuel Luís Pires e de Ana Domingues, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, do dito lugar; n.m. de Francisco Domingues e de Rosa Pires, de Pousadas. Nasceu a 11/9/1846 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Pires e sua mulher, Francisca Moreda, de São Gregório. // Nota: deve ter falecido ainda bebé.  

 

PIRES, Francisco. Filho de Manuel Luís Pires e de Ana Domingues, moradores no lugar do Sobreiro. Neto paterno de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, do dito lugar; neto materno de Francisco Domingues e de Rosa Pires, do lugar de Pousadas. Nasceu em Cristóval a 19/12/1851 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Batista Pires Pereira, tio do batizando, e sua filha, Benedita, solteira, de São Gregório. // Morreu a 7/3/1858 e foi sepultado na igreja no dia seguinte. 

 

PIRES, Francisco António. Filho de Manuel José Pires e de Maria Benta Fernandes, moradores no lugar de Conle. // Casou na igreja de Cristóval a 20/6/1858, com Isabel Ventura Quintela, filha de Manuel Luís Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Campo do Souto. Testemunhas: José Maria Mendes, minorista, natural de Paços, e Manuel Joaquim Fernandes, do lugar do Ranhado, Cristóval.

 

PIRES, Glória Rosa. Filha de ------- Pires e de ------------------------. Nasceu em Cristóval a --/--/192-. // A 17/7/1933 fez exame do 2.º grau, 4.ª classe, ficando aprovada (NM 204, de 13/8/1933). // Casou a 2/9/1939 com Armando César, cabo da Guarda-Fiscal, natural de Paderne, filho de José Joaquim Lopes, também cabo da Guarda-Fiscal, natural da Vila de Melgaço, e de Filomena Rodrigues, doméstica, natural de Paderne, onde moravam, no lugar de Além; neto paterno de Maria das Dores Lopes, solteira; neto materno de António Francisco Rodrigues e de Maria Joaquina Esteves, o qual nascera a 14/3/1911. // O seu marido morreu em Viana do Castelo a 22/8/1984. // Mãe de Osório Fernando, nascido em Paços (confirmar) a --/--/1945; este moço na tropa atingiu o posto de sargento e morreu em Moçambique a 7/8/1966, com apenas 21 anos de idade.

 

PIRES, Jerónima Maria. // Faleceu na Grova, Cristóval, a 12/5/1857, solteira, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultada na igreja no dia 13, com ofício de 8 padres; deixou por sua alma vinte missas, além de mais vinte e duas particulares.

 

PIRES, João. // Morreu em Lisboa no mês de Outubro de 1804. // Era solteiro, natural do lugar da Granja, Cristóval.

 

PIRES, João Batista. Filho de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, moradores no lugar do Sobreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 4/1/1836, com Francisca, filha de Inácio Moreda e de Maria Luísa Gonçalves, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 18/7/1879, com 70 anos de idade, viúvo de Francisca, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou uma filha.

 

PIRES, João Batista. Filho de Luís Manuel Pires e de Ana Domingues, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de Manuel Pires e de Rosa Pereira, do dito lugar; n.m. de Francisco Domingues e de Rosa Pires, de Pousadas. Nasceu a 30/8/1844 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Batista Pires, tio do bebé, e sua mulher, Francisca Moreda, de São Gregório. // Faleceu em São Gregório a 10/2/1872, solteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja.  

 

PIRES, João Evangelista. Filho de João Evangelista Pires (João da Esquina), natural de Paços, e de Júlia Esteves de Magalhães, natural de Cristóval, comerciantes em São Gregório. Nasceu em São Gregório a --/--/1929 (NM 10, de 28/4/1929). // Empregado de escritório. // Casou com Teresa de Jesus, sua conterrânea, comerciante, filha de José Martins da Costa Lobo Maia e de Pureza Augusta Pires. // A sua esposa faleceu a 19/6/1999 na sua residência de São Gregório, com 60 anos de idade; os seus restos mortais foram levados para o Porto, e jazem no cemitério de Agramonte (ver VM 1120, de 15/7/1999). // Pai da Dr.ª Ana Maria e de José João (foi representante – ou proprietário – da empresa “Automóveis, L.da”. – Pace Car – com sede na Avenida da Boavista, Porto, e com representação em Melgaçover A Voz de Melgaço n.º 1046, de 1/3/1996).   

 

PIRES, Joaquim. Filho de Luís Pires e de Ana Esteves, residentes no lugar do Sobreiro. // Rural. // Casou na igreja de Cristóval a 3/9/1834, com Matildes Esteves, filha de Maria Rosa Domingues, do Ranhado. Testemunhas: Vitorino da Costa, do lugar da Porta, e Francisco Pires, do Sobreiro. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 13/6/1874, com setenta anos de idade, no estado de casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Deixou duas filhas: Maria e Albina. // A sua viúva finou-se no mesmo lugar a 21/2/1885, com 72 anos de idade, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério no dia seguinte.

 

PIRES, Joaquina. Filha de Manuel Joaquim Pires e de Rosa Alves, moradores no lugar de Marga. N.p. de Francisco Pires e de Ana Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Joaquina Pires, de Viladraque, Paços. Nasceu em Cristóval a 25/4/1878 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel José do Souto, casado, e Benta Rodrigues, solteira, ele de Marga e ela do Sobreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 5/11/1899 com José, seu conterrâneo, de 47 anos de idade, solteiro, filho de Vicente Domingues e de Ana Esteves. // Ambos os cônjuges faleceram na freguesia de Cristóval: o seu marido a 22/3/1937 e ela a 11/5/1961.

 

PIRES, José. Filho de Manuel José Pires e de Maria Ventura Monteiro, moradores no lugar de Doma. // Casou na igreja de Cristóval a 11/2/1838, com Feliciana, filha de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto. Testemunhas: padre Manuel António Domingues e padre Manuel Joaquim Fernandes.

 

PIRES, José. Filho de Francisco António Pires e de Maria Rosa Alves, moradores no lugar da Porta. // Casou na igreja de Cristóval a 8/5/1853 com Luísa Rodrigues, filha de José Rodrigues e de Rosa Alves, do lugar do Sobreiro. Testemunhas: Manuel Pires, solteiro, e José Francisco Fernandes, da Casa da Igreja. // Faleceu no lugar da Porta a 25/1/1878, com 61 anos de idade, viúvo de Luísa Rodrigues, com todos os sacramentos, com testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

PIRES, José Augusto. Filho de Manuel Pires e de Maria Francisca Marques, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de Luís Pires e de Ana Domingues, do dito lugar; n.m. de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rodrigues, do Campo do Souto. Nasceu em Cristóval a 6/9/1866 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: João Batista Pires Pereira, viúvo, negociante, e sua filha Benedita, solteira, de São Gregório. 

 

PIRES, José Avelino. Filho de Luís Pires e de Joaquina Gonçalves, residentes no lugar dos Casais. N.p. de Manuel Pires e de Maria Rosa Veloso, do dito lugar; n.m. de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Nasceu a 2/2/1871 e foi batizado a 3 de Abril desse ano. Padrinhos: Francisco Mendes e sua mulher, Maria Joaquina Meleiro, lavradores, dos Casais, Paços. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 7, de 7/4/1929: «Pelo regedor da freguesia [de Cristóval] foi capturado, no lugar dos Casais, Manuel Ribeiro, que agrediu à pancada José Avelino Pires, e feriu com uma navalha Palmira Puga, quando esta despartava o desordeiro.» // Morreu na freguesia de Paços a 13/9/1948. 

 

PIRES, José Joaquim. Filho de Manuel Pires e de Clara Esteves, moradores no lugar de São Gregório. N.p. de João Pires e de Francisca Esteves, do dito lugar; n.m. de Bento Manuel Esteves e de Maria Josefa Mendes, do Outeiro, Paços. Nasceu a 5/2/1853 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: frei Manuel de Jesus Maria e sua irmã, Maria Josefa Mendes, do Outeiro, avó materna do bebé. // Casou na igreja de Paços a 18/1/1882 com Alexandrina Augusta, nascida nessa freguesia a 27/8/1858, filha de Francisco Pires e de Francisca Douteiro. // Com geração (ver em Paços).

 

PIRES, José Joaquim. Filho de Francisco Pires e de Umbelina Rosa Domingues, moradores no lugar de Mouriga. Neto paterno de Joaquim Pires, lavrador, casado, do lugar do Sobreiro, e de Maria Joaquina do Outeiro, solteira, de Sucastelo; neto materno de Francisco Domingues e de Rosa Fernandes, de Mouriga. Nasceu em Cristóval a 3/1/1858 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: José Joaquim Pinheiro, solteiro, do lugar do Outeiro, Paços, e Rosa de Brito, solteira, do lugar da Porta. // Nota: é provável que se trate do mesmo senhor que foi jurado pela freguesia de Cristóval no segundo semestre de 1915 (ver Correio de Melgaço n.º 157, de 18/7/1915).     

 

PIRES, José Joaquim. Filho de Francisco José Pires e de Francisca Rosa do Outeiro, do lugar de Sá, freguesia de Paços. Nasceu a 31/7/1862. // Casou a 3/9/1884, na igreja de Cristóval, com Rosa Ermelinda, solteira, nascida em Cristóval a 22/3/1860, filha de José Esteves e de Josefa Alves de Magalhães, do lugar dos Casais, Cristóval. // Parece que se divorciaram. // Pai de José Joaquim Pires, de Manuel António Pires (Relâmpago), e de Maximiano Pires. // Nota: deve ser o senhor que faleceu nos Casais, Cristóval, a --/--/1914, com 52 anos de idade (ver Correio de Melgaço n.º 124, de 10/11/1914).

 

PIRES, José Joaquim. Filho de Manuel Pires e de Rosa Alves, moradores no lugar de Marga. N.p. de Francisco Pires e de Ana Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Joaquina Pires, de Viladraque, Paços. Nasceu em Cristóval a 30/7/1876 e foi batizado a 1 de Agosto desse ano. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, lavrador, e Maria Benta Rodrigues, solteira, do lugar do Sobreiro.

 

PIRES, José Joaquim. Filho de José Joaquim Pires e de Rosa Ermelinda Esteves, lavradores, residentes nos Casais, Cristóval. N.p. de Francisco José Pires e de Francisca Rosa do Outeiro, de Sá, Paços; n.m. de José Esteves e de Josefa Alves de Magalhães, dos Casais, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 10/10/1889 e foi batizado a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, tio do bebé, lavrador, residente nos Casais, Cristóval, e Rosa Clara Alves de Magalhães, solteira, de Cimo de Vila, Remoães, parente do bebé em 3.º grau. // Faleceu a 26/11/1889 e foi sepultado na igreja de Paços no dia 28, com licença do pároco de Cristóval.

 

PIRES, José Joaquim. Filho de Manuel António Pires e de Clara Rosa Esteves. Nasceu em Cristóval a --/--/1915 (Correio de Melgaço n.º 137, 16/2/1915). // Morreu no lugar dos Casais a --/--/1916, com 17 meses de idade (Correio de Melgaço n.º 208, de 23/7/1916).

 

PIRES, José Luís. Filho de Manuel José Pires e de Maria Benta Monteiro, moradores que foram no lugar de Doma. // Morreu no lugar da Cruz a 9/4/1869, com sessenta anos de idade, no estado de casado com Feliciana Monteiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Manuel e de Rosa.

 

PIRES, José Sílvio. Filho de ------------ Pires e de -------------------------------------. Nasceu em --------------, a --/--/18--. // Em 1915 tinha uma loja na Ferraria, Cristóval, à qual atribuiu a designação de “A Vencedora” (Correio de Melgaço n.º 156, de 11/7/1915). // Nota: é possível que seja natural de Paços. 

 

PIRES, Josefina de Jesus. Filha de Delfina Pires, solteira, moradora em Marga. Neta materna de Manuel Pires e de Rosa Alves, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 14/3/1890 e foi batizada a 18 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Cardoso, casado, guarda da alfândega, tio da criança por afinidade, e Albina Pires, solteira, tia materna, ambos moradores em Marga. // Casou com Manuel José Esteves, de 31 anos de idade, seu conterrâneo, a 12/7/1914. // Ambos faleceram em Cristóval: o marido a 23/2/1943 e ela a 17/7/1961. // Mãe de António Maria Pires e de Manuel Pires.

 

PIRES, Júlia --------. // Casou a --/--/1930 com ---------- Rodrigues (ver Notícias de Melgaço n.º 92, de 4/1/1931). 

 

PIRES, Júlia Augusta. Filha de Manuel Pires e de Maria Marques, lavradores, residentes no lugar do Sobreiro, Cristóval. Neta paterna de Luís Pires e de Ana Domingues, do dito lugar; neta materna de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rodrigues, do Campo do Souto. Nasceu em Cristóval a 21/7/1887 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Augusto de Araújo, solteiro, filho-família, e sua mãe, Benedita Pires Pereira, casada, proprietária, moradores em São Gregório. // Casou a 6/8/1905 na igreja de Cristóval com Artur Cardoso, de vinte anos anos de idade, natural de Rouças. // Faleceu na sua freguesia natal a 9/2/1958. // Com geração.   

 

PIRES, Júlia Augusta. Filha de ----------- Pires e de ------------------------------------. Nasceu em ------------, a --/--/192-. // Em 1938 fez exame do ensino primário na escola de Cristóval, com a professora Maria Cândida Lopes, ficando aprovada (Notícias de Melgaço n.º 409). // Casou com Joaquim António Marques, natural da freguesia de Fiães, amanuense da Guarda-Fiscal na Secção da Vila de Melgaço, mais tarde sargento. // A 7/6/1949, na maternidade do hospital da SCMM, deu à luz uma menina (NM 902, de 19/6/1949).  

 

PIRES, Júlia Francisca. Filha de José Pires e de Manuela Maria Fernandes. Nasceu em Cristóval a --/--/1914 (Correio de Melgaço n.º 94, de 5/4/1914). // Faleceu no lugar de Marga a --/--/1914, com apenas 24 dias de idade (Correio de Melgaço n.º 94, de 5/4/1914). 

 

PIRES, Ludovina Augusta. Filha de Luís Pires e de Joaquina Gonçalves, lavradores, residentes no lugar dos Casais. N.p. de Manuel Pires e de Maria Rosa Veloso, do dito lugar; n.m. de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 5/2/1866 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: Francisco Mendes, solteiro, lavrador, dos Casais, Paços, e Ludovina Augusta, solteira, de São Gregório. // Casou na igreja de Cristóval a 30/11/1892 com Joaquim Domingues, de 27 anos de idade, solteiro, natural de Paços. // Faleceu em Cristóval a 28/6/1947.  

 

PIRES, Luís. Filho de José Pires e de Sebastiana Monteiro (*), moradores no lugar dos Casais, Cristóval. // Casou na igreja de Cristóval a 19/2/1833 com Maria, filha de José Vasques e de Tomásia Pires, de Quintela de Crecente, Tui. Testemunhas: Vitorino da Costa, do lugar da Porta, e Francisco António Domingues, do lugar de Pousadas. // Faleceu no dito lugar dos Casais a 22/8/1864, com 70 anos de idade, casado, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultado na igreja. // Pai de Manuel. /// (*) No assento de óbito do filho aparece com o nome de “Manuela Galega”.

 

PIRES, Luís. Filho de Umbelina Rosa Pires, solteira, moradora no lugar dos Casais. Neto materno de Manuel Pires e de Rosa Monteiro, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 20/1/1843 e foi batizado na igreja a 22 desse mês e ano. Madrinha: Antónia Lopes, solteira, do lugar dos Bouços, Paços.

 

PIRES, Luís Manuel. Filho de Manuel Francisco Pires, carpinteiro, e de Maria Rosa Veloso, doméstica, residentes no lugar dos Casais, Cristóval. Neto paterno de José Bento Pires e de Maria Rosa Domingues; neto materno de António Veloso e de Maria Rosa Ribeira. Nasceu em Cristóval a 11/11/1837 e foi batizado a 14 desse mês e ano. Padrinho: Manuel Luís Esteves, do lugar de Sucastelo. // Casou na igreja de Cristóval a 17 ou 21/1/1863, com Joaquina Gonçalves, de 22 anos de idade, solteira, cristovalense, nascida a 21/7/1840 e batizada a 23 desse mês e ano, filha de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, lavradores, de Cevide; neta paterna de António Gonçalves e de Maria Rodrigues, de Desteriz; e neta materna de José Luís Rodrigues (seu padrinho de batismo) e de Ângela Claro, de Cevide. Testemunhas: Francisco Mendes, dos Casais, Paços; José Gomes, dos Casais, Cristóval, solteiros, lavradores; e o padre José Maria Mendes, presbítero, dos Casais, Paços.

 

PIRES, Manuel. // Faleceu a 19/7/1785, foi amortalhado com túnica de São Francisco e sepultado na igreja de Cristóval. // Era viúvo e morava no lugar da Marga.

 

PIRES, Manuel. Filho de Francisco Pires, da Granja. // Faleceu a 17/4/1805 e foi sepultado na igreja de Cristóval com ofício de sete padres. // Era filho-família.

 

PIRES, Manuel. Filho de Francisco Pires e de Maria Caetana Pires, moradores no lugar de Carvão. // Casou na igreja de Cristóval a 20/7/1840, com Maria Luísa Lopes, filha de Francisco Lopes e de Maria Joana Domingues, do lugar do Pico. Testemunhas: Manuel José Lopes e o padre Manuel António Domingues.

 

PIRES, Manuel. Filho de João Luís Pires e de Francisca Rosa Esteves, moradores no lugar de São Gregório. Nasceu por volta de 1817. // Casou na igreja de Cristóval a 22/6/1848, com Clara Esteves, filha de Bento Manuel Esteves e de Maria Josefa Mendes, do lugar do Outeiro, Paços. Testemunhas: Manuel de Jesus Maria, do Outeiro, Paços, e José Francisco Fernandes, da Casa da Igreja. // Lavrador. // Faleceu em São Gregório a 21/2/1882, com 65 anos de idade, no estado de casado com a dita Clara, com todos os sacramentos menos o da extrema-unção, por não terem dado parte, sem testamento, e foi sepultado na igreja no dia 22.

 

PIRES, Manuel. Filho de Manuel Pires e de Maria Benta Pires, lavradores, residentes que foram no lugar de Conle. Nasceu por volta de 1820. // Faleceu no lugar da Porta a 13/6/1884, com 64 anos de idade, no estado de solteiro, com todos os sacramentos, à excepção do viático, com testamento, e foi sepultado no cemitério no dia 14. 

 

PIRES, Manuel. Filho de Luís Pires e de Maria Marques (ou Vasques), moradores nos Casais, Cristóval. Foi batizado na freguesia de Quintela, Galiza, por volta de 1829. // Lavrador. // Casou na igreja de Cristóval a 22/11/1852, com Clara, filha de António Bento da Silva e de Maria Joaquina Rodrigues, do Pico. Testemunhas: Manuel Joaquim Meleiro, de Pousafoles, Fiães, e Francisco da Silva, irmão da noiva, de Carvão. // Tinha 50 anos de idade, estava viúvo de Clara Silva, quando contraiu novo matrimónio, na igreja de Cristóval, a 24/12/1879, com Caetana Luísa [de Castro], de 37 anos de idade, solteira, batizada em Paderne, filha de Ana Maria Rodrigues, da Várzea, Paderne. Testemunhas: Manuel Francisco Rodrigues, casado, lavrador; Francisco José Rodrigues, solteiro, alfaiate, moradores no lugar da Porta; e Francisco Lourenço, solteiro, lavrador, de Marga. // Caetana Luísa de Castro faleceu no lugar dos Casais a 30/8/1899, com 47 anos de idade, com todos os sacramentos, sem filhos, com testamento a favor de uma sobrinha menor, e foi sepultada no cemitério de Cristóval. // Ele morreu a 22/12/1905, no lugar dos Casais, Paços, e foi sepultado no adro da igreja.   

 

PIRES, Manuel. Filho de --------- Pires e de ---------------------------------------------. Nasceu em --------------, por volta de 1834. // Faleceu em Cristóval a --/--/1914, com oitenta anos de idade (Correio de Melgaço n.º 115, de 8/9/1914).

 

PIRES, Manuel. Filho de Francisco Pires e de Umbelina Domingues, residentes no lugar de Mouriga, lavradores. N.p. de Maria do Outeiro, solteira, de Sucastelo; n.m. de Francisco Domingues e de Rosa Fernandes, de Mouriga. Nasceu a 8/5/1865 e foi batizado a 10 desse mês e ano. Madrinha: Maria Domingues, solteira, do Sobreiro.   

 

PIRES, Manuel António (Relâmpago). Filho de José Joaquim Pires e de Rosa Ermelinda Esteves, lavradores, residentes no lugar dos Casais, Cristóval. Neto paterno de Francisco José Pires e de Francisca Rosa do Outeiro, de Sá, Paços; neto materno de José Esteves e de Josefa Alves de Magalhães, dos Casais, Cristóval. Nasceu em Cristóval a 13/5/1887 e foi batizado na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Esteves, solteiro, lavrador, tio materno do bebé, e a avó materna, ambos dos Casais. // Antes de casar foi emigrante no Brasil. // Casou na igreja de Paços a 22/11/1909 com Clara Rosa Esteves, de 23 anos de idade, natural daquela freguesia de Melgaço. // Lê-se no jornal «Notícias de Melgaço» de Junho de 1931, página 8: «Inicia-se hoje mais uma carreira de camionete de passageiros entre São Gregório e Monção e vice-versa. Ao seu proprietário, senhor Manuel António Pires, o Relâmpago, desejamos muito trabalho.» // Também exerceu a atividade de contrabandista com algum sucesso. // Morreu na sua freguesia natal a 19/2/1972. // Pai de Rosa de Jesus, de José Joaquim, e de Nair de Jesus, casada com António Rodrigues Laranjeira, agente da PIDE, e avô do Dr. José Luís Pires Laranjeira, professor na Universidade de Coimbra. Pai também de Pureza Augusta, casada com José Martins da Costa Lobo Maia, e de António, casado com Mirandolina Rodrigues Rego.   

 

PIRES, Manuel Francisco. Filho de Manuel José Pires e de Maria Ventura Monteiro. Nasceu por volta de 1804. // Estava viúvo, e morava na Granja, quando casou na igreja de Cristóval a 19/3/1849, com Maria Ventura, filha de António José Pires e de Ana Maria Pires, de Beleco, Paços. Testemunhas: Francisco José Rodrigues, de Beleco, e António José Pires, de Doma. // Faleceu na Granja a 30/3/1864, com 60 anos de idade, no estado de casado, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado na igreja.

 

PIRES, Manuel Francisco. Filho de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, moradores no lugar da Cruz. N.p. de Manuel José Pires e de Maria Ventura Monteiro, de Doma; n.m. de João Monteiro e de Josefa Valada, de São Gregório. Nasceu em Cristóval a 19/2/1839 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Pires, do lugar da Cruz, e Ana Rosa Pires, tia do bebé, do lugar de Doma. 

 

PIRES, Manuel Francisco. Filho de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, residentes no lugar da Cruz. N.p. de Manuel José Pires e de Maria Ventura Monteiro, de Doma; n.m. de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto. Nasceu a 5/3/1846 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Pires e Ana Rosa Pires, tia do batizando. 

 

PIRES, Manuel Francisco. Filho de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, moradores no lugar da Cruz. Neto paterno de Manuel José Pires e de Maria Benta Monteiro, de Doma; neto materno de João Monteiro e de Josefa Valada, do Coto. Nasceu em Cristóval a 22/3/1848 e foi batizado no dia seguinte. Padrinhos: Francisco José Pires, do lugar da Cruz, e Ana Rosa Pires, tia do bebé, do lugar de Doma.  

 

PIRES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Francisco Pires, natural de Paços, e de Maria Rosa Veloso, natural de Cristóval. Nasceu por volta de 1830. // Lavrador. // Faleceu a 10/3/1910, no lugar dos Casais, freguesia de Cristóval, onde morava e nascera, com todos os sacramentos, com oitenta anos de idade, no estado de solteiro, sem testamento, sem filhos, e foi sepultado no cemitério paroquial.  

             

PIRES, Manuel Joaquim. Filho de Manuel Luís Pires e de Ana Domingues, moradores no lugar de Pousadas. N.p. de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, do Sobreiro; n.m. de Francisco Domingues e de Rosa Maria Pires, de Pousadas. Nasceu a 6/2/1837 e foi batizado no dia 8. Padrinhos: os seus avós paternos. // Lavrador. // Morava com os pais no Sobreiro quando casou na igreja de Cristóval, a 10/8/1865, com a sua parente em 3.º grau, Maria Francisca, de 25 anos de idade, solteira, cristovalense, filha de Manuel Joaquim Marques e de Maria Rosa Rodrigues, do Campo do Souto. Testemunhas: João Batista Pires Pereira, viúvo, negociante, e sua filha, Benedita, solteira, de São Gregório; e ainda Manuel José Marques, casado, ferreiro, do Campo do Souto. // Morreu no lugar do Sobreiro a 23/12/1899, no estado de viúvo, só com a extrema-unção, sem testamento, e foi sepultado no cemitério. // Com geração.  

 

PIRES, Manuel Joaquim. Filho de Francisco Pires e de Ana Rodrigues. N.p. de Luís Manuel Pires e de Ana Esteves; n.m. de José Rodrigues e de Rosa Alves, todos do lugar do Sobreiro. Nasceu a 28/6/1839 e foi batizado a 30 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Rodrigues e Josefa Rodrigues, tios do batizando. // Casou com Rosa, filha de Caetano José Alves e de Joaquina Pires, natural de Viladraque, Paços. // A sua esposa faleceu no lugar de Marga, Cristóval, a 1/10/1907. // Com geração.   

 

PIRES, Manuel Joaquim. Filho de Ludovina Pires, solteira, dos Casais. Neto materno de Umbelina Rosa Pires, solteira, do mesmo lugar. Nasceu em Cristóval a 21/3/1862 e foi batizado a 23 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Joaquim Calheiros, lavrador, e Mariana Domingues, casados, do lugar de Bouços, Prado.

 

PIRES, Manuel José. Filho de ---------- Pires e de ----------------------. // Morreu a 30/3/1858, no lugar de Doma, viúvo de Maria Ventura Monteiro, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja no dia 31, com ofício de dez padres; deixou pagas por sua alma 60 missas, mais 27 por diferentes tenções particulares.

 

PIRES, Manuel José. Filho de Francisco Pires e de Maria Teresa Rodrigues, moradores que foram no lugar do Regueiro. // Faleceu a 28/2/1867, no lugar de Carvão, com oitenta anos de idade, no estado de viúvo de Antónia Maria Pires, com todos os sacramentos, com testamento, e foi sepultado na igreja. // Não deixou filhos. 

 

PIRES, Manuel José. Filho de ------------- Pires e de ------------------------------------. Nasceu a --/--/1917. // Faleceu no lugar de Marga a --/--/1917, com apenas sete meses de idade (Jornal de Melgaço n.º 1170, de 11/8/1917).  

 

PIRES, Manuel Luís. Filho de Manuel José Pires e de Rosa Pereira, moradores no lugar do Sobreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 7/5/1835 com Ana, filha de Francisco Domingues e de Rosa Pires, de Pousadas. Testemunhas: João Pires, do Sobreiro, e Manuel Domingues, de Pousadas. // Faleceu antes de 1888, pois nesse ano, a 30 de Junho, morreu a sua viúva, com setenta e um anos de idade.

 

PIRES, Manuel Maria. Filho de Delfina Pires, solteira, camponesa, residente no lugar de Marga. Neto materno de Manuel Pires e de Rosa Alves. Nasceu em Cristóval a 7/3/1897 e foi batizado na igreja a 10 desse mês e ano. Padrinhos: Manuel Maria Cardoso, casado, lavrador, e Maria Luísa Pires, casada. // Faleceu a 24/2/1906 e foi sepultado no cemitério da freguesia.

 

PIRES, Manuel Vicente. Filho de Luís Pires e de Joaquina Gonçalves, rurais, moradores nos Casais. Neto paterno de Manuel Pires e de Maria Rosa Veloso, do dito lugar; neto materno de João Gonçalves e de Caetana Rodrigues, de Cevide. Nasceu em Cristóval a 26/12/1876 e foi batizado a 29 desse mês e ano. Padrinhos: Vicente Domingues e sua mulher, Ana Luísa Esteves, lavradores, de Pousadas. // Morreu a 2/3/1881 e foi sepultado na igreja de Cristóval no dia seguinte.

 

PIRES, Maria. // Faleceu a 1/5/1805, foi amortalhada com túnica de São Francisco e sepultada na igreja de Cristóval. // Era viúva e morava na Fonte do Cabo. 

 

PIRES, Maria. // Faleceu, com testamento, a 21/3/1839, e foi sepultada na igreja de Cristóval. // Era viúva e morava no lugar de Carvão. 

 

PIRES, Maria. Filha de Pedro Pires e de Antónia Esteves, moradores que foram no lugar da Granja. Nasceu por volta de 1799. // Faleceu no lugar da Soalheira a 26/3/1879, com 80 anos de idade, casada com José Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Deixou cinco filhos. 

 

PIRES, Maria. Filha de João Pires e de Rosa Pires, do Regueiro. Nasceu por volta de 1808. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 21/11/1881, com setenta e três anos de idade, no estado de casada com Jerónimo Quintela, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte.

 

PIRES, Maria. Filha de Francisco Pires e de Caetana Pires, lavradores, residentes no lugar de Carvão. Nasceu por volta de 1818. // Faleceu no lugar da Granja a 7/6/1862, com 44 anos de idade, no estado de casada com Manuel Gonçalves, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Manuel. 

 

PIRES, Maria. Filha de Luís Pires e de Ana Domingues, moradores no lugar do Sobreiro. Nasceu por volta de 1833. // Faleceu no Campo do Souto a 27/3/1873, com 40 anos de idade, casada com Manuel José Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de João, José, Manuel, e de Albina.

 

PIRES, Maria. Filha de Joaquim Pires e de Matildes Esteves, residentes no lugar de Ranhado. N.p. de Luís Pires e de Ana Esteves, do Sobreiro; n.m. de Maria Rosa Domingues, do Ranhado. Nasceu a 21/5/1835 e foi batizada a 23 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Gonçalves, do Faval, Fiães, e Angélica Esteves, tia da batizanda. // Faleceu no Sobreiro a 20/2/1900, viúva de Manuel José Marques, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério. // Com geração.  

 

PIRES, Maria. Filha de Francisco Pires e de Belina Domingues, lavradores, cristovalenses. Nasceu em Cristóval por volta de 1851. // Lavradeira. // Faleceu a 30/11/1903, no lugar do Ranhado, onde residia, apenas com o sacramento da extrema-unção, com cinquenta e dois anos de idade, no estado de casada com Vitorino Esteves, sem testamento, sem filhos, e foi sepultada no cemitério local.   

 

PIRES, Maria. Filha de Manuel Pires e de Clara Esteves, lavradores, naturais e residentes na freguesia de Cristóval, Melgaço. Nasceu em Cristóval por volta de 1850 ou 1852. // Tinha 35 anos de idade, era solteira, camponesa, quando casou na igreja de Parada do Monte a 8/6/1885 com José Pereira, de 36 anos de idade, solteiro, lavrador, natural de Parada do Monte. // Faleceu no lugar de Aldeia Grande, Parada do Monte, a 17/9/1909, com 57 anos de idade, apenas com os sacramentos da penitência e extrema-unção, no estado de viúva de José Pereira, natural de Parada do Monte, sem testamento, com filhos, e foi sepultada no adro da igreja paroquial daquela freguesia.  

    

PIRES, Maria. Filha de Umbelina Rosa Pires, solteira, do lugar dos Casais. Neta materna de Manuel Pires e de Rosa Monteiro, do dito lugar. Nasceu a 4/6/1853 e foi batizada a 6 desse mês e ano. Madrinha: Agostinha Garcia, viúva, residente na Vila. 

 

PIRES, Maria. Filha de Bento Pires e de Maria Benta Quintela, moradores no lugar da Porta. N.p. de Manuel José Pires e de Maria Benta Fernandes, de Conle; n.m. de Manuel Luís Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Campo do Souto. Nasceu a 27/8/1858 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: António Fernandes, de Mouriga, e Benedita Pires, do Sobreiro, solteiros. // Faleceu a 16/10/1858. 

 

PIRES, Maria. Filha de Bento Pires e de Maria Benta Quintela, do lugar da Porta. N.p. de Manuel José Pires e de Maria Benta Fernandes, de Conle; n.m. de Manuel Luís Quintela e de Maria Luísa Rodrigues, do Campo do Souto, todos lavradores. Nasceu a 22/3/1861 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: António Fernandes, solteiro, lavrador, de Mouriga, e Maria da Costa, solteira, do lugar da Porta.   

 

PIRES, Maria Amélia. // Lê-se no Notícias de Melgaço n.º 998, de 21/10/1951: «Na maternidade do hospital da SCMM deu à luz uma criança do sexo feminino a senhora Maria Amélia Pires, do lugar de São Gregório, Cristóval.

 

PIRES, Maria Angelina. Filha de Delfina Pires, solteira, do lugar de Marga. Neta materna de Manuel Pires e de Rosa Alves, do dito lugar. Nasceu em Cristóval a 13/4/1893 e foi batizada na igreja no dia seguinte. Padrinhos: Manuel Maria Cardoso, casado, e Albina Pires, solteira, tios da neófita, moradores no dito lugar de Marga. // Faleceu em Cristóval a 26/10/1969. // Mãe de Aniceto José Pires.   

 

PIRES, Maria Augusta. Filha de -------- Pires e de --------------------------------. Nasceu em -------------, a --/--/19--. // Faleceu em Cristóval a --/--/1996 (A Voz de Melgaço n.º 1057).

 

PIRES, Maria Francisca. Filha de José Pires e de Rosa Rodrigues, moradores no lugar do Sobreiro. Neta paterna de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, do dito lugar; neta materna de José Rodrigues e de Maria Luísa Domingues, do lugar da Chão. Nasceu em Cristóval a 21/12/1843 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim, tio da neófita, e Isabel Quintela, solteira, do Campo do Souto. // Faleceu no lugar da Porta, onde morava, a 27/2/1882, no estado de casada com Francisco José Quintela, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia 28. // Mãe de José, de António, de Rosa, e de Joaquim. 

 

PIRES, Maria Júlia. Filha de Rosa Pires, solteira, moradora no lugar de Mouriga, freguesia de Cristóval. Neta materna de Francisco Pires e de Belina Domingues. Nasceu a 28/2/1887 e foi batizada a 2 de Março desse dito ano. Padrinhos: os seus avós maternos, lavradores, residentes no sobredito lugar. // Nota: deve ser a mesma senhora que casou com Manuel Francisco Rodrigues (ver Armindo Pires Rodrigues).

 

PIRES, Maria Ludovina. Filha de Umbelina Rosa Pires, solteira. Neta materna de Manuel Pires e de Rosa Monteiro. Nasceu no lugar dos Casais a 4/12/1839 e foi batizada na igreja a 6 desse mês e ano. Padrinhos: Joaquim Pires, tio da batizanda, e Maria Esteves, solteira, todos do lugar dos Casais, Cristóval. // Moleira. // Faleceu numa casa da Rua da Calçada, Vila de Melgaço, a 27/10/1905, com todos os sacramentos, no estado de solteira, sem testamento, e foi sepultada no cemitério municipal de Melgaço. // Foi mãe de Maria da Ascensão Pires, nascida na Vila a 14/5/1871, a qual por sua vez foi mãe de António Pires (Xinto), comerciante na Vila, gerado, segundo consta, pelo Dr. António Pereira de Sousa, médico.

 

PIRES, Maria Luísa. // Faleceu a 5/7/1804 e foi sepultada, como pobre, na igreja de Cristóval. Era viúva e morava no lugar de Sucastelo.

 

PIRES, Maria Luísa. // Faleceu em Marga a 16/2/1859, viúva de Joaquim Manuel do Souto, com todos os sacramentos, e foi sepultada na igreja no dia dezassete. Fizera testamento aberto, no qual dispunha que se fizessem dois ofícios de 5 padres, 28 missas por sua alma, mais uma pelas penitências mal cumpridas, outra ao arcanjo São Miguel, mais 20 por alma de seu defunto marido, mais 4 por alma de seu filho Caetano, mais uma por seus sogros, e mais uma por seus pais, ao todo cinquenta e seis.

 

PIRES, Maria Luísa. Filha de Manuel Luís Pires e de Ana Domingues, residentes no lugar de Pousadas. N.p. de Manuel José Pires e de Rosa Maria Pereira, do Sobreiro; n.m. de Francisco Domingues e de Maria Rosa Pires, de Pousadas. Nasceu a 15/9/1838 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: a sua avó paterna e João Batista Pires, tio paterno. // Casou com Manuel José Marques. // Faleceu antes do marido, pois este finou-se a 28/10/1900, com 76 anos de idade. // Com geração.   

 

PIRES, Maria Luísa. Filha de Francisco Pires e de Ana Luísa Rodrigues, moradores no lugar de Marga. Neta paterna de Luís Pires e de Ana Esteves, do lugar do Sobreiro; neta materna de Francisco José Rodrigues e de Rosa Alves. Nasceu em Cristóval a 5/5/1846 e foi batizada a dez desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Luís Rodrigues e sua irmã, Maria Benta, tios maternos da neófita. 

 

PIRES, Maria Luísa. Filha de Manuel Pires e de Rosa Alves, moradores no lugar de Marga. N.p. de Francisco Pires e de Ana Luísa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Joaquina Pires, de Viladraque, Paços, todos lavradores. Nasceu em Cristóval a 24/3/1861 e foi batizada a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Caetano Rodrigues, lavrador, e sua irmã, Benta Rodrigues, solteiros, do Sobreiro. // Casou na igreja paroquial a 1/7/1889 com Manuel Maria Cardoso, solteiro, nascido a 20/8/1858, batizado na freguesia de Lorvão, bispado de Coimbra, filho de Timóteo Cardoso e de Engrácia de Jesus. Testemunhas presentes: Francisco Esteves, casado, e Manuel do Souto, casado, ambos lavradores, residentes no lugar de Marga.     

 

PIRES, Maria Teresa. // Faleceu no lugar de Carvão a 29/4/1859, com todos os sacramentos, sem testamento, no estado de viúva de António Rodrigues, e foi sepultada na igreja a 1 de Maio desse ano, com ofício de cinco padres. Foram rezadas por sua alma trinta missas, e teve os ofícios do costume. 

 

PIRES, Maximiano. Filho de José Joaquim Pires e de Rosa Ermelinda Esteves, lavradores, residentes no lugar dos Casais, Cristóval. Neto paterno de Francisco Pires e de Francisca do Outeiro, de Sá, Paços; neto materno de José Esteves e de Josefa Alves de Magalhães, dos Casais, Cristóval. Nasceu na freguesia de Cristóval a 18/9/1890 e foi batizado a 21 desse mês e ano. Padrinhos: padre José do Outeiro e Caetano do Outeiro, solteiro, proprietários, moradores no lugar de Sá, Paços.

 

PIRES, Nair de Jesus. Filha de Manuel António Pires e de Clara Rosa Esteves. Nasceu em Cristóval a --/--/1923. // Casou a --/--/194- com António Rodrigues Laranjeira, agente da PIDE em São Gregório, natural de Souto de Lafões, Oliveira de Frades, filho de Benjamim Simões Laranjeira e de Piedade dos Prazeres. // Mãe do Dr. José Luís, nascido no hospital da SCMM em 1950, professor universitário.  

 

PIRES, Osvaldo Manuel. Filho de João Evangelista Pires e de Júlia Esteves de Magalhães. Nasceu em Cristóval a --/--/1932 (NM 153, de 12/6/1932).

 

PIRES, Rafael. Filho de Mário Rui dos Santos Pires e de Carla Marina Esteves Barbeitos, moradores na Costa da Caparica. Nasceu em -----------------, a --/--/19-- e foi batizado na igreja de Cristóval a 26/9/1999.

 

PIRES, Rosa. Filha de Luís Pires e de Ana Esteves. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Marga a 3/1/1885, com setenta anos de idade, no estado de viúva de Caetano Manuel do Souto, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério a 5 desse mês e ano. // Com geração.   

 

PIRES, Rosa. Filha de Manuel Francisco Pires e de Guiomar Esteves. Nasceu por volta de 1827. // Lavradeira. // Faleceu no lugar da Granja a 3/12/1881, com cinquenta e quatro anos de idade, no estado de casada com Francisco Rodrigues, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja no dia seguinte. // Deixou quatro filhos: Maria, Albina, Francisco, e José Luís.

 

PIRES, Rosa. Filha de Manuel António Pires e de Clara Rosa Esteves, moradores no lugar de São Gregório. Neta paterna de João Pires e de Francisca Esteves, do dito lugar; neta materna de Bento Manuel Esteves e de Maria Josefa Mendes, do Outeiro, Paços. Nasceu a 2/7/1859 e foi batizada no dia seguinte. Padrinhos: frei Manuel de Jesus Maria e sua irmã, Maria Josefa Mendes, avó materna da neófita. // Faleceu a 11/7/1859.   

 

PIRES, Rosa. Filha de Manuel António Pires e de Clara Rosa Esteves, residentes no lugar de São Gregório, lavradores. Neta paterna de João Pires e de Francisca Esteves, do dito lugar; neta materna de Bento Manuel Esteves e de Maria Josefa Mendes, do Outeiro, Paços. Nasceu em Cristóval a 13/7/1864 e foi batizada a 15 desse mês e ano. Padrinhos: padre António Esteves, tio da neófita, e a avó materna.

 

PIRES, Rosa Joaquina. Filha de Manuel Pires e de Rosa Alves, moradores no lugar de Marga. N.p. de Francisco José Pires e de Ana Luísa Rodrigues, do dito lugar; n.m. de Caetano Alves e de Joaquina Pires, de Viladraque, Paços. Nasceu a 23/11/1874 e foi batizada a 25 desse mês e ano. Padrinhos: o seu avô paterno, viúvo, lavrador, e Benta Rodrigues, solteira, do lugar do Sobreiro. // Casou na igreja de Cristóval a 28/11/1895 com Aniceto Lourenço, carteiro, natural de Rouças. // Ambos faleceram em Cristóval: o marido a 26/9/1956 e ela a 24/5/1957. // Com geração (ver em Cristóval).  

 

PIRES, Rosa Maria. Filha de José Luís Pires e de Feliciana Monteiro, moradores no lugar da Cruz. N.p. de Manuel José Pires e de Maria Ventura Monteiro; n.m. de João Monteiro e de Josefa Valada. Nasceu em Cristóval a 8/10/1842 e foi batizada na igreja a 11 desse mês e ano. Padrinhos: Francisco José Pires, do lugar da Cruz, e Ana Rosa Pires, do lugar de Doma. // Lavradeira. // Faleceu no lugar de Doma a 8/9/1901, no estado de casada com Joaquim do Outeiro, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada no cemitério em jazigo de família. // Com geração.  

 

PIRES, Rosa Maria. Filha de Francisco Pires e de Umbelina Rosa Domingues, moradores no lugar de Mouriga. Neta paterna de Joaquim Pires, casado, do lugar do Sobreiro, e de Maria Joaquina do Outeiro, solteira, do lugar de Sucastelo; neta materna de Francisco Domingues e de Rosa Fernandes, do lugar de Mouriga, todos lavradores. Nasceu em Cristóval a 30/6/1860 e foi batizada a 1 de Agosto desse mesmo ano. Madrinha: Maria Rosa Domingues, solteira, tia da neófita, de Mouriga.

 

PIRES, Teresa Joaquina. Filha de Joaquim Pires e de Matildes Esteves, moradores no lugar do Sobreiro. N.p. de Luís Pires e de Ana Esteves, do dito lugar; n.m. de Maria Rosa Domingues, do lugar do Ranhado. Nasceu em Cristóval a 25/6/1838 e foi batizada a 28 desse mês e ano. Padrinhos: José da Costa, solteiro, e sua irmã, Teresa, do lugar do Regueiro. // Casou com José Bento Marques. // Faleceu no lugar do Sobreiro a 20/1/1864, no estado de casada, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Manuel José.

 

PIRES, Teresa Joaquina. Filha de Manuel Pires e de Clara Esteves, residentes no lugar de São Gregório. N.p. de João Pires e de Francisca Esteves, do dito lugar; n.m. de Bento Manuel Esteves e de Maria Josefa Mendes, do lugar do Outeiro, Paços. Nasceu a 2/10/1856 e foi batizada dois dias depois. Padrinhos: frei Manuel de Jesus Maria e sua irmã, Maria Josefa Mendes, avó materna da neófita.

 

PIRES, Umbelina Rosa (*). Filha de Manuel Pires e de Rosa Monteiro. // Faleceu no lugar dos Casais, Cristóval, com 46 anos de idade, no estado de solteira, com todos os sacramentos, sem testamento, e foi sepultada na igreja. // Mãe de Luís, Ludovina, Albina, Maria, e Valentim. /// (*) Também aparece escrito Envelina e Belina. 

 

PIRES, Valentim. Filho de Umbelina (ou Belina) Rosa Pires, moradora no lugar dos Casais. Neta materna de Manuel Pires e de Rosa Monteiro, do dito lugar. Nasceu a 25/3/1856 e foi batizado na igreja de Cristóval a 27 desse mês e ano. Padrinhos: Valentim Gonçalves da Ribeira, morador em Paços, natural de Alveios, Galiza, e Josefa Clara de Magalhães, do lugar dos Casais, Cristóval. // continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário